Vous êtes sur la page 1sur 42

Psicomotricidade e Aprendizagem na EDUCAO INFANTIL

Mnika Porfrio Nunes Pessoa profa.monika@yahoo.com.br

PSICOMOTRICIDADE
PSICO social/ afetiva/ cognitiva

MOTRICIDADE Atividade dinmica; Movimento do corpo; Base neurofisiolgica.

APRENDIZAGEM
Pode se dar a partir de situaes totalmente informais ou pode ser o resultado de uma ao planejada e intencional como a de sala de aula. Assim como, dada a relao paifilho. Em vista disso, todas as aprendizagens so importantes, porm a sua relevncia depende de seu contedo e do que significa para o aprendiz - quer dizer, o quanto ela modifica o indivduo, e em que sentido ela o faz.

H diversas possibilidades de aprendizagem, ou seja, h diversos fatores que nos levam a apresentar um comportamento que anteriormente no apresentvamos, como o crescimento fsico, descobertas, tentativas e erros, ensino etc. Essas teorias poderiam ser genericamente reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas.

CONDICIONAMENTO
Teoria que define a aprendizagem pelas suas consequncias comportamentais e enfatizam as condies ambientais como foras propulsoras da aprendizagem. a conexo entre o estmulo e a resposta. O aparecimento do estmulo evoca a resposta.

COGNITIVISTA
Teoria que define a aprendizagem como um processo de relao do sujeito com o mundo externo e que tem consequncias no plano da organizao interna do conhecimento (organizao cognitiva). Aprendizagem significativa um elemento que provm de uma comunicao com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de contedos cognitivos. o processo de organizao de informaes e integrao do material pela estrutura cognitiva.

Concepo de CRIANA
Sujeito histrico, de direitos, ator social em potencial, que interage, cria, recria e transforma. Isto significa que este ser humano de pouca idade necessita de oportunidades para exercer-se, com o direito a ser ouvida e interpretada na sua forma de olhar e conceber o mundo, desde a mais tenra idade.

Concepo de INFNCIA
Perodo que est em construo, sendo modificada de acordo com a cultura e meio inserido. Considerado como um tempo de ser.

EDUCAO INFANTIL
Segundo, Vital Didonet (2011) a Educao Infantil pode ser entendida como a primeira etapa da educao bsica, oferecida em creches e pr-escolas, as quais se caracterizam como espaos institucionais no domsticos que constituem estabelecimentos educacionais pblicos ou privados que educam e cuidam de crianas de 0 a 5 anos e 11 meses de idade no perodo diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por rgo competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.

Vale lembrar que o no oferecimento da educao infantil (creche e prescola) implica a responsabilidade da autoridade pblica competente, conforme determina a Constituio Federal de 1988.

Hoje, vem se afirmando cada vez mais na psicologia e na pedagogia a noo de criana capaz. Desde que nasce, a criana tem algumas capacidades e vai desenvolvendo novas a cada dia por fora de uma competncia prpria e na interao com outras pessoas e com o meio fsico. Toma iniciativas e, constante e progressivamente, vai se tornando autora de descobertas, competncias e conhecimentos diversos.

A expresso mais adequada seria educao inicial, por trs razes: no se constri sobre a origem in de negao de qualidades ou capacidades, mas sobre o prefixo in de dentro, ou seja, que est dentro do comeo. expressa melhor sua funo de primeira etapa da educao bsica, porque com ela que essa educao se inicia. coincide com a expresso usada pela grande maioria dos pases latinoamericanos.

A criana, a educao infantil e a psicomotricidade.

A abordagem da psicomotricidade ir permitir a compreenso da forma como a criana toma conscincia do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espao do seu eixo corporal.

O PAPEL DA EDUCAO INFANTIL


preciso que os profissionais da educao infantil possam ter acesso ao conhecimento que contemple aspectos alm do cognitivo, do afetivo-social, do psicomotor. Propiciando assim o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades sociais. Alm de privilegiar o lugar para a curiosidade, o desafio e a oportunidade para a investigao. No exercendo o papel de substituir a famlia e nem de antecipar as prticas tradicionais de escolarizao.

Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento Infantil:
Asp. Estruturais:
Sistema orgnico

Asp. Instrumentais:
Linguagem socializao Atividades de vida diria Psicomotricidade Aprendizagem Brincar

Psquico-cognitivo
Psquico-subjetivo

Qual a funo da PSICOMOTRICIDADE PARA A EDUCAO INFANTIL? Preveno e tratamento das dificuldades Explorao ativa de cada um.

O corpo responsvel pela aprendizagem


Organismo corpo inteligncia desejo

O organismo pode ser representado a um aparelho de recepo programado, ou seja, o funcionamento codificado (gravador). O corpo pode ser comparado a um instrumento transmissor , ou seja, a parte que aprendida (msica).

Histrico da PSICOMOTRICIDADE
Dupr, 1909 neurologista francs independncia da debilidade motora associao entre DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE > INTELIGNCIA > AFETIVIDADE; Wallon, 1925 motricidade + emoo = dilogo tnico-emocional; Guilmain, 1935 reeducao psicomotora;

Ajuriaguerra modificao do corpo no conjunto desenvolvimento infantil reeducativa e teraputica ocupao do corpo em sua globalidade importncia relao AFETIVA e EMOCIONAL. Lapierre e Aucoutorer Psicanlise. 1982 I Congresso Brasileiro de Psicomotricidade Psicomotricidade Relacional o homem relaciona-se com o mundo interno e externo atrvs do seu corpo.

Cortes epistemolgicos
Terapia Psicomotora Educao Psicomotora Clnica psicomotora

As estruturas Psicomotoras
Praxias (fina e grossa); Postura; Tnus; Equilbrio; Respirao; Esquema corporal; Imagem corporal;

Lateralidade; Relaxamento; Organizao espacial; Organizao temporal; Ritmo; Percepes; Expresso.

Reflexo acerca do te:


Psicomotricidade e Aprendizagem.
Zulema Garcia Yaes

As bases psicomotoras da aprendizagem da leitura e da escrita

O domnio corporal o primeiro domnio do comportamento.

Desenvolvimento Psicomotor
Imagem do corpo; Reconhecimento dos objetos; Palavras; Maturao do movimento; Ritmo; Construo espacial.

Estrutura sensrio motriz


O desenvolvimento sensrio-motor importante para o amadurecimento da funo motriz. Estrutura sensrio-motriz ao. Antecipao simblica; Loucura cnica necessria. Corpo imaginrio corpo simblico corpo real.

Representao Psicomotriz
Dobra cnica a criana tem a chance de que sua sensibilidade se transforme em afetividade para o Outro; Gesto apresentado para ser visto e lido pelo Outro que provoca o desejo de se movimentar e agir => RESIGNIFICA

As primeiras experincias de leitura e escrita apelam para a funo de globalizao.

O ato motor e a escrita

Para o Desenvolvimento da Motricidade Grfica faz-se necessrio : a maturao do Sistema Nervoso - S. Motor; a integridade do Sistema Visual; controle visual- motor (inicia-se aos 4 meses)

A organizao do grafismo acontece juntamente ao desenvolvimento psicomotor, que abrange: As competncias motoras (experincias e exerccios grfico especficos, estruturao e espaotemporal), a vida afetiva/ social, capacidade intelectiva, competncia relacional e lingustica, e as experincias em geral.
Na realizao do ato grfico especificamente, o brao move-se em torno do ombro, o antebrao ao redor do cotovelo e a mo ao redor do pulso.

A escrita um ato consciente intencional, e se for aprendida certamente, pode automatizar-se. Devido a isso, mais tarde ela ganha uma liberdade de expresso dos contedos do pensamento.

A criana de 6/7 anos ainda no tem, segundo Boscaini, a maturidade neuromotora nvel de motricidade fina que lhe permita a perfeita dissociao do conjunto: OMBRO- COTOVELO- PUNHO

Nvel Motor

Nvel Perceptivo

Nvel Representativo
3 anos em diante A percepo e o simbolismo se unem para reproduzir a imagem que correspondem ao objeto. Diferencia o grafismo do desenho do grafismo da escrita. A capacidade sensriomotora acompanha o pensamento simblico e a linguagem.

+ou- at 2 anos +ou at 3 anos Faz pequenos Comea a se rabiscos e vrgulas perceber a forma e agita e desliza o a representao lpis pelo papel, faz grfica da criana. simples garatujas, Antes o olho seguia a mas ainda no mo e percebia o controla sua fora e trao, agora ele no tem conscincia segue o trao e do espao grfico. limita o movimento O traado feito a respeitando o espao partir do movimento grfico. de rotao do brao O ato impulsivo em torno do ombro. comea a ser um ato intencional.

Obstculos:
Materiais; Emocionais; Psicolgicos.

As condies favorveis, segundo Boscaine:


Equilbrio; Tnus; Preenso; Lateralizao.

Domnio da LINGUAGEM
saber utilizar termos como: antes, depois, em cima, embaixo, dentro, fora, entre outros.

A familiarizao global com o cdigo grfico

A utilizao dos desenhos com legendas, a escrita desajeitada do nome, descobrir o modo sonoro do como por um cdigo grfico correspondente.

Condies Psicomotoras
As atividades globais consolidam a dominncia lateral e sua conscientizao que termina na lateralizao DIREITA ou ESQUERDA.

Pr- caligrfica: 5 a 9 anos No tem ainda o controle motor fino, no conseguindo respeitar o ideal caligrfico. Caligrfica Infantil: 10 a 12 anos Sua escrita se manifesta com mais maturidade e equilbrio psicomotor mais definido. Ps- caligrfica: 12 a 16 anos crise da escrita a exigncia a velocidade e a rapidez. Cada um apresenta uma escrita personalizada e individual, demonstrando uma maior maturidade do indivduo.

Eu me julgava rico por ter uma flor nica, e possuo apenas uma rosa comum. Uma rosa e trs vulces que no passam do meu joelho, estando um talvez, extinto para sempre. Isso no faz de mim um prncipe muito poderoso... (Saint-Exupry)

Vous aimerez peut-être aussi