Vous êtes sur la page 1sur 93

APRESENTAO

Este trabalho faz parte de um projeto. Um projeto que teve inicio com o meu desligamento e o da minha famlia da CCB em 2006, os motivos esto em uma carta que entregamos ao ministrio (www.alphaomegactb.com.br/confissao_e_desligamento.pdf). No mesmo ano ingressei na Faculdade de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O objetivo j estava traado, que era o de buscar ferramentas acadmicas que me ajudassem a entender, e principalmente a quebrar os mitos de que a CCB no possua ligaes histricas, que a Obra comeou ex nihilo, que Francescon no tinha denominao, e que nem recebeu influncias que marcaram seu ministrio. Nada mais falso. Francescon foi presbiteriano, numa igreja formada por italianos e algumas famlias valdenses. Teve contato com o movimento pentecostal americano, recebeu uma profecia do prprio Durham para ser missionrio entre as colnias italianas espalhadas pelo mundo. Foi batizado por G. Beretta, um ex-metodista. Quanta influncia recebeu Francescon. Seu padro de ministrio foi o do missionrio Michelli Nardi. O objetivo desse trabalho foi justamente contar um pouco dessa histria, apoiado em outros autores que percorreram esse mesmo caminho. No final de 2006 encontrei na biblioteca do Mackenzie uma dissertao de mestrado de Gloecir Bianco, cujo objetivo era o de testar a memria do membro da CCB. At que ponto o membro conhecia suas origens. A resposta j era esperada, ou seja, a maioria no sabe muita coisa da sua prpria denominao. Hoje com o avano da internet, isso tem mudado um pouco, mas em relao ao grande pblico o desconhecimento ainda continua. Gloecir teve o privilgio de usar como fonte do seu trabalho a tese de doutorado feita pelo Prof. Dr. Key Yuasa. Dr. Key, atualmente, a maior autoridade em relao vida de Francescon, sua tese foi concluda em 2001 na Sua, mas at agora aguardamos a traduo e publicao. um trabalho que j entrou para a histria da CCB. Dr. Key teve acesso a este trabalho e atravs de e-mail disse que gostou muito, isso j valeu todo o esforo empreendido. Em 2008 Gloecir lanou o livro: Italianos Pentecostais. Marcelo Ferreira lanou o livro: Por trs do Vu e pagou um alto preo por isso, mas no negou o seu chamado. Agradeo a esses autores pela amizade e inspirao. Para entendimento do trabalho preciso l-lo na ntegra, ler somente o captulo quarto perde-se o fio da meada. Por se tratar de uma monografia as anlises so limitadas, maiores anlises sero feitas posteriormente numa dissertao de mestrado, se Deus permitir. Aguardo de todos as preciosas crticas e contribuies. Que Deus abenoe.

HELYEL RODRIGUES

CONGREGAO CRIST NO BRASIL: ORIGENS HISTRICAS E TEOLGICAS DE UMA IGREJA MOVIDA PELO ESPRITO.

Trabalho de Graduao Interdisciplinar, apresentado Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito para obteno do grau de Bacharel em Teologia.

ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Rodrigues Romeiro

So Paulo 2009

Este trabalho dedicado a todos os membros da Congregao Crist no Brasil, na esperana de que um dia encontrem o caminho do protestantismo bblico. E a todos os que lutam das mais variadas formas, interna ou externamente, para que esse dia brilhe.

AGRADECIMENTOS

Ao Deus Trino, Que pela divina providncia fez com que esse trabalho fosse possvel. Aos meus pais e familiares, Pela criao de acordo com os princpios cristos. minha esposa e filhos, Pelo apoio, mesmo em detrimento da nossa convivncia. Aos meus amigos de classe, Pelo companheirismo cotidiano. colega de classe e amiga Gilvania, Pelo auxlio na traduo de alguns textos. A todos os professores da Escola Superior de Teologia, Pela pacincia, conhecimento e compreenso dispensados. Ao Prof. Silas Luiz de Souza, Pela inspirao advinda das aulas de Histria do Cristianismo. Ao Prof. Paulo Rodrigues Romeiro, Pela orientao nessa empreitada.

Os movimentos sectrios revolucionrios na histria da igreja, em geral, dizem a mesma coisa: pensam representar a poca do Esprito (Paul Tillich).

RESUMO

Ao lado do cristianismo escriturstico sempre existiu um cristianismo do Esprito. Tais manifestaes receberam a denominao de Movimentos do Esprito. A principal caracterstica desses movimentos ter como fonte de autoridade no somente a Bblia, mas principalmente as iluminaes diretas do Esprito Santo. Esses movimentos irromperam em toda a histria do cristianismo. H exemplos no inicio do cristianismo, na Idade Mdia, na Reforma Protestante e na contemporaneidade. O trabalho visa estudar as origens histricas e teolgicas da Congregao Crist no Brasil (CCB) dentro do contexto dos Movimentos do Esprito. Pioneira na insero do pentecostalismo no Brasil, e prestes a completar seu primeiro centenrio, a CCB foi fruto do trabalho do missionrio talo-americano Louis Francescon. Desde o inicio ela se considerou uma igreja diferenciada das demais igrejas evanglicas brasileiras. Essa diferenciao est baseada justamente na sua compreenso de que sua fundao, crescimento e desenvolvimento no foram fruto de obras humanas, mas sim do Esprito Santo. A CCB entende que todas as suas aes e decises foram, e so guiadas exclusivamente pelo Esprito.

Palavras-chave: Movimentos do Esprito Montanismo Pentecostalismo - Congregao Crist no Brasil Louis Francescon.

ABSTRACT

Beside the scriptural christianity has always been a Christian Spirit. Such demonstrations have been called the "Movement of the Spirit." The main characteristic of these movements is to have as a source of authority not only to the Bible, but mainly the direct illumination of the Holy Spirit. These movements erupted throughout the history of Christianity. There are examples at the beginning of Christianity in the Middle Ages, in the Protestant Reformation and contemporary. This paper looks at the historical and theological origins of the Christian Congregation of Brazil (CCB) within the context of the movements of the Spirit. A pioneer in the integration of Pentecostalism in Brazil, and about to complete its first century, the CCB was the fruit of missionary work of Italian-american Louis Francescon. From the beginning it was considered a church different from other evangelical churches in Brazil. This differentiation is based precisely on its understanding that its foundation, growth and development were not the result of human works, but the Holy Spirit. CCB believes that all actions and decisions were, and are guided exclusively by the Spirit.

Keywords: Movements of the Spirit - Montana - Pentecostalism - Christian Congregation of Brazil - Louis Francescon.

SUMRIO

INTRODUO ..................................................................................................................... 11 CAPTULO 1 - ORIGENS ANTIGAS E MEDIEVAIS .................................................... 15 1.1 O Montanismo ................................................................................................................... 16 1.2 O Monasticismo................................................................................................................. 22 1.3 Joaquim de Fiori .................................................................................................... 24 CAPTULO 2 - ORIGENS MODERNAS ........................................................................... 28 2.1 Os Entusiastas da Reforma Protestante ............................................................................. 29 2.2 George Fox e os quakers ................................................................................................... 32 2.3 O Pietismo ......................................................................................................................... 34 2.4 O Metodismo ..................................................................................................................... 37 CAPTULO 3 - O PENTECOSTALISMO MODERNO NORTE-AMERICANO ........ 41 3.1 A influncia Protestante na colonizao americana e os Avivamentos.......................... 41 3.2 A Era Metodista e a Arminianizao da Teologia ............................................... 42 3.3 O Movimento de Santidade ..................................................................................... 44 3.4 Uma segunda ou terceira beno? ..................................................................... 46 3.5 O sinal visvel do Batismo do Esprito Santo.......................................................... 47 3.6 O Movimento Pentecostal e seus Lderes .................................................................. 48 3.7 A Teologia Pentecostal ........................................................................................... 51 3.8 Um balano necessrio ........................................................................................... 53 3.9 Um parntese sociolgico ....................................................................................... 55 3.9.1 Ernst Troeltsch .................................................................................................... 55 3.9.2 H. Richard Nieburh ............................................................................................. 56

CAPTULO 4 - CONGREGAO CRIST NO BRASIL: UMA IGREJA MOVIDA PELO ESPRITO .................................................................................................................. 58 4.1 Louis Francescon: um italiano pentecostal ........................................................................ 59 4.1.1 Origens e converso ao Protestantismo .......................................................................... 59 4.1.2 A revelao sobre o batismo e suas implicaes ........................................................ 62 4.1.3 O cisma na Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago ...................................................... 63 4.1.4 O contato com o movimento pentecostal ....................................................................... 65 4.1.5 Pentecostes na Assemblea Cristiana de Chicago ..................................................... 67 4.1.6 Viagem para a Amrica Latina.............................................................................. 69 4.2 Louis Francescon no Brasil ..................................................................................... 72 4.2.1 As primeiras converses em Santo Antonio da Platina............................................. 72 4.2.2 As primeiras converses em So Paulo .................................................................. 74 4.3 Desenvolvimento e expanso .................................................................................. 75 4.3.1 O Hinrio transmite uma Histria .......................................................................... 77 4.4 Doutrinas e Ensinamentos ....................................................................................... 79 4.4.1 Doutrinas............................................................................................................ 81 4.4.2 Ensinamentos...................................................................................................... 84 CONSIDERAES FINAIS...................................................................................... 88 REFERNCIAS ........................................................................................................ 90

11

INTRODUO

A Congregao Crist no Brasil (CCB) pioneira na implantao do protestantismo pentecostal em nosso pas. Ela foi organizada em 1910, pelo missionrio itlo-americano Louis Francescon, o qual fora influenciado pelo movimento pentecostal que ocorreu no inicio do sculo XX nos Estados Unidos da America (EUA). Motivado pela pregao do pastor batista William H. Durham na cidade de Chicago recebeu a incumbncia de pregar a mensagem pentecostal aos italianos e suas colnias espalhadas pelo mundo. Sentindo-se movido pelo Esprito, empreendeu viagem missionria para Amrica do Sul, acompanhado de Giacomo Lombardi e Lucia Menna. Em 1909 chegaram cidade de Buenos Aires na Argentina, onde lanaram as bases para a futura igreja Assemblea Cristiana, existente at hoje. No inicio de 1910 Francescon chegou cidade de So Paulo, Brasil. Em seguida fez uma viagem at a cidade de Santo Antonio da Platina no norte do Estado do Paran, onde ocorreram as primeiras converses. Retornando So Paulo, Francescon encontrou solo frtil para propagao de sua mensagem, especificamente no bairro do Brs, local de forte presena da colnia italiana. Desde o inicio a CCB manteve-se distante dos demais protestantes brasileiros, inclusive de sua co-irm na implantao do pentecostalismo no Brasil, a Assemblia de Deus. O distanciamento explicitado na sua forma de organizao eclesistica e principalmente na sua teologia. No limiar do seu primeiro centenrio pouca coisa parece ter se modificado dentro de suas fileiras. A Congregao Crist conhecida no meio protestante, por conservar as mesmas caractersticas e as mesmas linhas doutrinrias (consideradas rgidas), estabelecidas na sua organizao no ano de 1910 e preservadas at os dias atuais (BIANCO, 2007, p. 19). Por causa desse distanciamento e isolamento dos demais protestantes a CCB tem desenvolvido uma forma de pentecostalismo diferenciado. A CCB continua sendo, portanto, o que os primeiros pesquisadores j afirmaram seu respeito: um pentecostalismo sui generis (FOERSTER, 2006, p. 121). Este trabalho tem por objetivo estudar as origens histricas e teolgicas da CCB. O Estudo dessas origens ser feito baseado na hiptese, que permeia todo o trabalho, de que a CCB faz parte de uma tradio crist, a qual os estudiosos denominam genericamente como Movimentos do Esprito. A tradio bblica afirma que o Esprito age livremente, ningum consegue aprision-lo. A igreja oficial, com seus dogmas, tem muitas vezes tentado delimitar

12

sua ao, mas a histria tem registrado, aqui e ali, a irrupo de movimentos que qualificamos de movimentos do Esprito. (JARDILINO, 1994, p. 18). Segundo Mendona:

Em geral, so movimentos que correm margem da Igreja Oficial. A principal caracterstica desses movimentos a averso s normas da Igreja, por entenderem que a iluminao do Esprito revela tudo o que necessrio para a vida religiosa, inclusive a conduta. Todos esses movimentos so, em geral, englobados sob o ttulo de Religies do Esprito, Movimentos do Esprito ou, ainda, Iluminismo. (2008, p. 130 - grifo nosso).

Uma das marcas caracterstica da maioria desses movimentos o estado de xtase, que pode ser acompanhado da glossolalia (falar em lnguas estranhas) e da profecia1. O xtase um estado alterado de conscincia, e se caracteriza pela passagem que o indivduo sofre de uma realidade para outra. considerado um canal privilegiado de comunicao com o sagrado. Os graus de conscincia so variados e o indivduo pode apresentar: tremores, voz embargada, choro e em alguns casos total inconscincia. Tais fenmenos no so peculiaridades exclusivas da religio crist. (MENDONA, 2008). Dependendo da tradio na linha de estudos, os Movimentos do Esprito podem receber outras nomenclaturas. Assim, quando for usado qualquer um dos termos abaixo, ser no sentido de uma vida crist mais emocional. Nas palavras de Mendona e Velasques:

Modernamente circulam trs palavras para designar a tendncia mais emocional da vivncia religiosa crist: a primeira entusiasmo, que aparece na literatura anglosax europia; a segunda iluminismo, de preferncia francesa; a terceira pentecostalismo, mais norte-americana e, por extenso, latino-americana. Quando essa tendncia surge e ainda est no interior das Igrejas tradicionais chamada de carismtica. Esse fenmeno se observa atualmente tambm na Igreja Catlica. (1990, p. 47).

As palavras entusiasmo e carismtico sero usadas no sentido teolgico do termo. Esta distino faz-se necessria principalmente porque a palavra carismtico pode assumir outros significados. O termo ser usado no sentido da pessoa que diz possuir dons espirituais, conforme os mencionados no Novo Testamento. Conforme Matos:

O termo profecia esta sendo usado no sentido dos dons do Novo Testamento conforme entendida pelos pentecostais. Refere-se ato da pessoa que fala em nome de Deus.

13

O termo entusiasmo (do grego em = em e thes = Deus) aponta para situaes em que as pessoas afirmam receber revelaes diretas de Deus, muitas vezes acompanhadas de xtases msticos, vises e outros fenmenos associados a uma experincia religiosa de grande fervor e intensidade. Por sua vez, a palavra carismtico lembra os carismas ou dons espirituais mencionados no Novo Testamento, particularmente aqueles extraordinrios ou espetaculares, tais como profecias, lnguas estranhas, curas e milagres diversos. (s.d.).

No objetivo do trabalho apresentar uma lista exaustiva desses movimentos. O propsito apenas estudar alguns fragmentos na histria do cristianismo, na busca por caractersticas comuns, que ajudem a melhor compreender as origens da CCB. A escolha desses fragmentos tambm no arbitrria ou aleatria, mas est em conformidade com os autores pesquisados. Em particular, dentro da histria do cristianismo, a busca de uma religiosidade mais intensa a partir de um contato mais ntimo com Deus, passa pelo misticismo, pietismo, pelas ordens mendicantes e pelas religies de pobreza lideradas por leigos. (MENDONA, 2008, p. 130). O trabalho que est dividido em quatro captulos. No primeiro captulo, denominado Origens Antigas e Medievais, sero abordados trs movimentos: o montanismo; o monasticismo e o movimento de Joaquim de Fiori. O montanismo teve inicio por volta do segundo sculo D.C2, na regio da Frigia, sia Menor. Foi um movimento proftico liderado por Montano, Maximila e Priscila. Advogavam serem os representantes do tempo do Parclito, ou seja, do Esprito, e de possurem novas revelaes para a Igreja. O monasticismo aparece no Egito por volta do sculo III d.C. Movimento leigo que buscava a perfeio espiritual por meio da fuga do mundo. Os monges eram conhecidos como homens cheios do Esprito, ou pneumticos. Joaquim de Fiori, no sculo XII d.C, ensinou que a histria estava dividida em trs perodos ou dispensaes: a do Pai; a do Filho e a do Esprito Santo. (MENDONA, 2008). No segundo captulo, denominado Origens Modernas, sero descritos os movimentos contemporneos Reforma Protestante do sculo XVI, conhecidos como entusiastas ou radicais da reforma. Em seguida o movimento de George Fox conhecido como quakers. Aps a reforma, o protestantismo europeu passou por um perodo chamado de ortodoxia ou escolasticismo protestante. Nesse perodo os telogos preocupavam-se em estabelecer a correta doutrina. Na busca por uma religiosidade mais intensa e prtica, surgem dois movimentos importantes para o nosso estudo. Na Alemanha o pietismo e na Inglaterra o metodismo.

Depois de Cristo.

14

No terceiro captulo sero estudadas as origens do movimento pentecostal moderno em solo americano. nos EUA que os diversos movimentos descritos no trabalho iro se mesclar contribuindo para o surgimento desse importante Movimento do Esprito. O movimento pentecostal moderno fruto dos desdobramentos da doutrina da perfeio crist de John Wesley ensinada pelo metodismo, e dos movimentos Holiness (Santidade) ocorridos no sculo XIX. O quarto captulo dedicado exclusivamente CCB. Ser estudado como se deu a converso do fundador Louis Francescon ao protestantismo e posteriormente ao pentecostalismo. Quais os motivos que o levaram a empreender viagem para America Latina? Como foi a insero e expanso da CCB em territrio brasileiro? Quais so suas principais doutrinas e ensinamentos? Como seu relacionamento com os demais protestantes? De que maneira feita a preservao de sua histria e memria? Com o desenrolar do trabalho ser possvel perceber algumas caractersticas comuns maioria desses movimentos: 1) alegam receber uma iluminao interior do Esprito; 2) dividem a histria em perodos ou dispensaes; 3) defendem representar a era do Esprito; 4) so contra uma estrutura eclesistica rgida; 5) acreditam que entre Igreja e Estado no pode haver qualquer relao, pois h o perigo de contaminao; 6) desejam viver em conformidade com a igreja do Novo Testamento, principalmente no tocante as prticas dos dons espirituais (glossolalia, profecia, curas, milagres). 7) acreditam que o fim do mundo (apocaliptismo) e a volta de Cristo, para estabelecer seu reino milenar, so iminentes (milenarismo).

15

CAPTULO 1 - ORIGENS ANTIGAS E MEDIEVAIS.

Os movimentos estudados nesse captulo esto situados em dois momentos na histria da Igreja. O montanismo no sculo II d.C, e o monasticismo no sculo III d.C, esto localizados no Perodo Antigo. No entanto, eles avanam para outros perodos da histria. Principalmente o monasticismo. Cairns classifica esse perodo como:

Histria da Igreja Antiga, 5 a.C 590 d.C. O primeiro perodo da histria da Igreja revela a evoluo da Igreja Apostlica para a Antiga Igreja Catlica Imperial, e o incio do sistema Catlico Romano. O centro de atividade era a bacia do Mediterrneo, que inclua regies da sia, frica e Europa; A igreja operava dentro do ambiente cultural da civilizao greco-romana e do ambiente poltico do Imprio Romano. (2001, p. 21)

O movimento de Joaquim de Fiori, sculo XII d.C, tem seu inicio no Perodo Medieval. Um perodo bastante conturbado para o Imprio Romano, poca em que o cristianismo ir se mesclar com novas culturas. Cairns classifica esse perodo como:

Historia da Igreja Medieval, 590 a.C 1517 d.C. O palco de ao nesse perodo muda do sul para o norte e oeste da Europa, isto , para as margens do Atlntico. A Igreja Medieval, diante das levas migratrias das tribos teutnicas, lutou para trazlas ao cristianismo e fundir a cultura greco-romana e o cristianismo com as instituies teutnicas. Ao fazer isso, a Igreja medieval centralizou ainda mais sua organizao debaixo da supremacia papal, desenvolvendo o sistema sacramentalhierrquico que caracteriza a Igreja Catlica Romana. (2001, p. 22)

Tal diviso possui apenas fins didticos. um recurso que auxilia a localizar os eventos dentro de um espao-tempo e a memorizar fatos importantes. Por esta razo, a periodizao da histria da Igreja apenas um recurso artificial para colocar os dados na histria em segmentos perceptveis e ajudar o estudante a guardar os fatos essenciais. (CAIRNS, 2001, p. 21). No se pode cair na idolatria das origens. necessrio vencer o pressuposto de que as origens so um comeo que explica. Pior ainda: que basta para explicar. (BLOCH apud CAMPOS, 2005).

16

1.1 O Montanismo.

Passada a expectativa da iminente volta de Cristo, os cristos tiveram que se estabelecer no mundo. Desde o inicio a comunidade crist sofreu perseguies, ora dos judeus, ora das autoridades romanas. As perseguies e dificuldades, no entanto, no vinham somente do meio externo, mas tambm de dentro. Ensinamentos gnsticos e disputas com o marcionismo, fizeram com que a Igreja do sculo II empregasse muita energia para defender sua f. Em reao a esses perigos doutrinrios, a Igreja procurou desenvolver alguns princpios: 1) estabelecimento do cnon: qual a relao de livros que sero considerados inspirados para a composio da Bblia, 2) sucesso apostlica: quem so as pessoas autorizadas a ensinar e a quem os cristos devem obedecer como autoridade eclesistica e 3) estabelecimento do credo: quais sos os ensinamentos bsicos que os cristos devem professar com certeza e convico. Com a evoluo e consolidao desses princpios, a Igreja desse perodo ficou conhecida como Igreja Catlica Antiga. (GONZLEZ, 1995). Nesse contexto surge o montanismo. Contra a ordem em desenvolvimento surge a reao do Esprito, comandada por Montanus. (TILLICH, 2000, p. 58). O montanismo surgiu por volta do ano de 172, como movimento proftico na regio da Frgia, na sia Menor. Eram seus fundadores, Montano, Priscila, Maximila e Quintila posteriormente. Tinham como plo central duas cidades de uma aldeia chamada Ardaban: Pepuza e Timiom. Existe contradio referente data de inicio do montanismo, entre dois escritores antigos. So atravs de seus escritos que nos chegou s informaes sobre ele. O historiador da Igreja Eusbio de Cesreia, em sua obra Histria Eclesistica (H.E. V. XIVXIX), apresenta os anos entre 160 e 177, tendo preferncia por 170. O Bispo Epifnio de Salamina em sua obra Panarion (Pan. XLVIII-XLIX), fornece a data de 157. (TREVETT, 1996 - traduo nossa). Montanismo foi o nome dado pelos opositores do movimento, ou seja, pelos lderes oficiais da Igreja na poca. Teria sido Cirilo de Jerusalm o primeiro a usar o termo montanismo. (MAGALHES, 2006, p. 76). Outros nomes tambm foram usados para designar o movimento, Frgios, Pepuzitas, Priscilianistas, Quintilianistas (Pan. XLVIII. 1 XLIX. 1 - traduo nossa) Catafrigas (H.E. V. XVIII). Esses nomes provinham dos fundadores e da suas cidades. Porm, os montanistas denominavam-se Nova Profecia. Para Magalhes:

17

O termo , portanto, uma expresso daquilo que as pessoas entenderam na poca do que estava acontecendo na vida de muitas comunidades. Montanismo expresso cunhada pela historiografia oficial da Igreja. Nova Profecia expresso que marca a forma como os primeiros atores e atrizes deste processo entenderam a ao do Esprito e a renovao das comunidades. (2006, p. 76).

Montano nasceu na Frigia e por volta de 155, foi supostamente sacerdote do deus Apolo Lairbeno. Aps converso ao cristianismo, comeou a profetizar dizendo ser a encarnao do Esprito Santo, e que havia comeado uma nova e ltima era, a era do Esprito. Montano acreditava ser o prprio Parclito (Consolador) prometido por Jesus em Joo 14:26 (H.E. V. XVI. 12). Montano dizia: Em verdade o homem como uma lira, e eu o arco; o homem dorme, e eu velo, Vim no como anjo ou mensageiro, mas como Senhor, Deus o Pai (Pan. XLVIII. 3-11; 11,9 - traduo nossa). Enquanto Montano era o Parclito, Priscila e Maximila eram suas profetisas. (H.E. V. XVI. 1). Os montanistas tinham duas idias fundamentais: o Esprito e o fim (TILLICH, 2000, p. 59). Eles entendiam que o Esprito Santo ainda falava e ensinava os cristos, e que isso no estava restrito as Escrituras. Em relao ao fim diziam que Jesus voltaria e instituiria a Nova Jerusalm na cidade de Pepuza.

De acordo com Montano e suas profetizas, com eles, o perodo de revelao tinha chegado ao fim e imediatamente depois disso viria o fim do mundo. A Nova Jerusalm seria estabelecida na cidade de Pepuza na Frigia e muitos montanistas, se reuniram ali a fim de testemunhar os grandes eventos dos dias finais. (GONZALEZ, 2004a, p. 140).

Tais afirmaes causaram grande discrdia entre os cristos da poca. Mesmo porque, Montano e suas profetizas pronunciavam seus orculos em estado de xtase, dizendo coisas sem sentido. Esse fato parece ter desagradado os lderes da Igreja, pois havia um entendimento que no era necessrio que o profeta falasse em xtase, se o tal fizesse era considerado um falso profeta. Inclusive eram citados os profetas do Antigo e do Novo Testamento e segundo os lderes, nenhum deles profetizou em estado de xtase. Eusbio assim relata o pensamento dos lideres:

[...] mas o falso profeta, no xtase ao qual seguem o descaramento e a ousadia comea em voluntria ignorncia e termina em demncia involuntria da alma, como se disse anteriormente. Mas no podero mostrar um s profeta, nem do Antigo nem do Novo (Testamento) que tenha sido arrebatado pelo esprito desta maneira, [...] (H.E. V. XVII. 3; 4).

18

Mas entre o povo existiam pessoas que defendiam essas manifestaes. A confuso tornou-se grande, uns queriam reprimir enquanto outros queriam ouvir as profecias. Eusbio ao citar Apolinrio (H.E. V. XVI. 7-8), nos d uma idia de qual era a imagem dos lderes da Igreja em relao ao movimento:

Diz-se que em Misia da Frigia existe uma aldeia chamada Ardaban. Ai foi, dizem que um recm-convertido f chamado Montano, pela primeira vez, em tempos de Grato, procnsul da sia, saindo contra o inimigo com a paixo desmedida de sua alma ambiciosa de proeminncia, ficou a merc do esprito e de repente entrou em arrebatamento convulsivo como se possesso e em falso xtase, e comeou a falar e a proferir palavras estranhas, profetizando desde aquele momento contra o costume recebido pela tradio e por sucesso desde a Igreja primitiva. Dentre os que naquela ocasio, escutaram estas expresses bastardas, uns, ofendidos com ele como energmeno, endemoninhado, embebido no esprito do erro e perturbador das multides, repreendiam-no e tentavam impedi-lo de falar, lembrando-se da explicao e advertncia do Senhor sobre estar em guarda e alerta com a apario de falsos profetas, os outros em troca, como que excitados por um esprito insano, sedutor e desencaminhador do povo, provocavam-no para que no permanecesse mais em silencio. (grifo nosso).

possvel perceber na citao acima, que os lderes estavam irritados e aturdidos com essa nova maneira de expresso da f. No conseguiam classificar taxativamente o movimento como heresia, ou seja, um ensinamento no apostlico. Afinal de contas, eles aceitavam as doutrinas da Escrituras, Ressurreio dos Mortos e Trindade. (Pan. XLVIII. 1). No entanto, um importante lder e telogo da Igreja de Cartago na frica, Tertuliano, por motivos obscuros aderiu ao montanismo. Tertuliano, o telogo de mente jurdica, nasceu em Cartago por volta de 150. Viveu vrios anos em Roma e aps sua converso, aos 40 anos, retornou a sua cidade natal dedicando-se a escrever diversas obras em defesa da f crist. Dentre elas: Apologia; Prescrio contra os Hereges; Contra Praxeas; Contra Marcio e Da Alma. (GONZALEZ, 2004a). Gonzalez ao falar de Tertuliano diz:

Deste modo, mediante uma inigualvel combinao de ironia mordaz com uma lgica inflexvel, Tertuliano se converteu na chibata dos hereges e campeo da ortodoxia. E entretanto por volta do ano 207, aquele rude inimigo dos hereges, aquele tenaz defensor da autoridade da igreja, uni-se ao movimento montanista, que o resto dos cristos considerava hertico. Esse passo dado por Tertuliano um dos mistrios insolveis da histria da igreja. (1995a, p. 125).

19

No possvel saber com certeza quais foram os motivos que levaram Tertuliano a se converter ao montanismo. Ao que tudo indica, Tertuliano foi atrado pelo carter asctico e de rigor moral existente nos ensinamentos do movimento, como explica Campenhausen:

As razes pelas quais Tertuliano tomou tal deciso no so claras; contudo parece que o montanismo personificava, na opinio dele, o esprito de protesto contra o crescente poder da hierarquia e contra sua suposta lassido em lidar com os pecadores arrependidos. Foi esse aspecto do montanismo que atraiu Tertuliano, que sempre demonstrara um excessivo rigor moral. (apud GONZALEZ, 2004, p. 168).

Tertuliano entendia, contrariamente aos outros lderes, que o profeta ao profetizar, perdia seus sentidos, pois, era ofuscado pelo poder de Deus e no podia saber o que estava dizendo. (Contra Marcio apud Pan. XLVIII. 5.1). Em sua obra Da Alma (De Anima, IX), Tertuliano nos fornece uma bela imagem de sua viso em relao ao montanismo. Se no fosse mencionada a fonte, poderia se pensar tratar-se de um relato pentecostal do sculo XXI. Bettenson relata o ocorrido num culto de domingo:

Temos entre ns uma irm favorecida com dons de revelao que ela manifestou na igreja, mediante vises extticas no Esprito, durante os ofcios do domingo... Terminando o culto e despedido o povo, costuma relatar-nos suas vises... entre outras coisas, diz ela, foi-me revelada uma alma em forma corporal que surgiu semelhantemente a um esprito; no era, contudo, uma realidade vazia de qualidades, mas algo que podia ser tocado, vaporoso, transparente, de cor etrea e de forma perfeitamente humana. (2007, p. 139).

As vises por parte das mulheres pareciam ser comuns no movimento. Certa Quintila mencionada por Ephifanius, faz um relato parecido com o de Tertuliano. Cristo havia aparecido a ela enquanto dormia em Pepuza. Cristo veio a mim, vestido de um manto branco, sob a forma de uma mulher, imbuindo-me com sabedoria, e revelou-me que este lugar santo, e que Jerusalm deve descer do cu aqui (Pan. XLIX. 1). As mulheres desenvolveram papel proeminente no montanistmo. Esse fato parece ser comum maioria dos Movimentos do Esprito, que no inicio pregam sempre uma igualdade entre os membros. Para Trevett (1996), Montano foi o grande organizador do movimento, mas foi Priscila a grande lder carismtica. [...] pesquisadores recentes tm reconhecido que no foi Montano o principal profeta do movimento e sim Priscila. (MAGALHES, 2006, p. 87). Alem de Priscila, Maximila, Quintila, as mulheres mais conhecidas da historiografia, so mencionadas outras mulheres na Nova Profecia com posio de destaque, Dentre elas destacamos Perptua

20

e Felicitas [...]. (MAGALHES, 2006, p. 89). Montano fora, supostamente, um sacerdote pago antes de sua converso. Esse fato pode explicar a sua aceitao para a participao das mulheres na liderana do movimento. Se de fato, Montano fora sacerdote do deu Apolo Lairbelo, havia a uma procedncia do meio-ambiente cultural, pois, as mulheres tambm exerciam o sacerdcio. (FRANGIOTTI, 1995, p. 56). Como j mencionado, o montanismo se destacou pelo rigor dos seus ensinamentos, entre os quais pontuamos: 1) rompimento de matrimnios para melhor servir ao movimento; 2) leis de jejuns; 3) proibio do segundo casamento; 4) negao do perdo para alguns pecados como adultrio e homicdio. (H.E. V. XVIII. 2), (Pan. XLVIII. 8-9). Frangiotti elenca as imposies do movimento:

Exigem f incondicionada de seus adeptos, obedincia s suas ordens e uma moral rgida, dura, rigorosa, uma pratica asctica de jejuns severos, substanciosas esmolas de qualquer tipo, encorajam e aconselham ao martrio, interdio do matrimonio, especialmente das segundas npcias. O ponto mais marcante do rigorismo montanista era o de que, aps o batismo, os pecadores no deveriam esperar novo perdo dos pecados. Ensinava que os pecados maiores, chamados capitais, como homicdio, o adultrio e a apostasia, no podiam ser perdoados e que a Igreja no tinha poder para isso. A estes pecados capitais, alistavam-se outros secundrios: proibio de ornamento nas mulheres, aceitao de cargos pblicos, uso de pintura, escultura e das cincias profanas. O montanismo se caracterizava, assim pela mais rigorosa penitencia. (1995, p. 58).

No inicio, os Movimentos do Esprito surgem cheios de vigor e originalidade. Pregam a igualdade entre os membros, pois o Esprito deve ser livre para usar quem desejar. Mas com o passar das primeiras geraes, esses aspectos originais vo perdendo fora. Os princpios de liberdade e informalidade vo cedendo lugar para uma maior organizao e formalidade. Tillich comenta:

Acontece, porm, que ao se procurar fixar o contedo do ensinamento do Esprito, o resultado exatamente pobre. Foi o que aconteceu, por exemplo, com os quacres logo aps o seu surgimento. Quando se fixa o contedo, no se v nada de novo ou, pior ainda, o novo no passa de forma mais ou menos radical de moralismo. Foi o que aconteceu com George Fox e seus seguidores, e com todas as seitas do mesmo tipo. Na segunda gerao, tornan-se racionalistas, moralistas e legalistas; o elemento de xtase desaparece, no sobra quase nada de criativo em comparao com o perodo clssico do cristianismo apostlico. Os montanistas fixaram seus ensinamentos em novos livros; adotaram idia de certa sucesso proftica. Naturalmente, de maneira auto-contraditria, posto que sucesso princpio organizacional e profecia no. A tentativa de combin-los no deu certo e nunca dar [...] O que passou nessa poca tem-se repetido frequentemente na historia da igreja. Surgem pequenos grupos com rigorosa disciplina; tornam-se suspeitos dentro

21

da igreja; separam-se e formam grandes igrejas; em seguida perdem o poder disciplinar original. (2000, p. 59-60).

Movimentos como o montanismo podem ser observados e estudados por muitos ngulos. Eles influenciam e so influenciados pelo meio social, poltico e religioso em que nascem. Frangiotti (1995, p. 56), prope uma sntese do montanismo em quatro pontos:

Primeiro, como fenmeno nascido da superstio religiosa ou fruto de milenarismo asitico influenciado pelo Apocalipse. Segundo, como uma tentativa de retorno Igreja das origens, de reforma da Igreja, de retorno ao estado de perfeio e pureza, como pretexo contra o episcopado monrquico urbano, que sufocava, cada vez mais, o dom da profecia, isto como movimento, contra a Igreja organizada, sistematizada. Terceiro, pode-se v-lo ainda como movimento poltico religioso que nasceu e se radicava nas igrejas das zonas rurais da Frgia contra as igrejas urbanas, que se pavoneavam em torno de seus bispos. Em quarto e ltimo lugar, como reao ao conservadorismo das regies rurais, contra a modernizao das igrejas urbanas, que se vo helenizando, enfraquecendo sua fisionomia original, carismtica.

Enfim, o montanismo no ficou restrito aos limites da Frigia, mas estendeu-se por Roma e Norte da frica. Aps vrias condenaes regionais o Papa Vitor em 198-199, ou Zeferino em 199-217, excomungou os seguidores de Montano. Tambm sofreram condenao no VI Concilio Ecumnico realizado em Constantinopla em 680-681. (FRANGIOTTI, 1995). A exigncia do imperador Leo III em 721-722 para que os montanistas e judeus fossem batizados prova da longa existncia do movimento. (MAGALHES, 2006). O motivo para se dar maior destaque ao montanismo neste capitulo, o fato do montanismo ser considerado uma forma primitiva de pentecostalismo. A Nova Profecia foi a ltima primavera pentecostal da Igreja. (WHALE apud MAGALHES, 2006, p. 77). Outra caracterstica que marcar no s o montanismo, mas tambm a maioria dos Movimentos do Esprito a permanente dvida: esse tipo de movimento um reavivamento espiritual no seio da Igreja ou mais uma heresia? (TREVETT, 1996). Em seguida ser descrito outra forma de Movimento do Esprito. Tendo suas bases no ascetismo, no isolamento da Sociedade, na fuga das atividades mundanas, e muitas vezes na clausura. O monasticismo nasce no Oriente, mas rapidamente se espalha por outras regies.

22

1.2 O Monasticismo.

O monasticismo tem suas origens por volta do sculo III d.C. no Egito, especialmente nas regies desrticas. Todavia, ele se espalhou por vrias localidades do Imprio Romano, tanto no Oriente quanto no Ocidente, influenciando profundamente o cristianismo. A palavra monge vem do termo grego monachs e significa solitrio. Uma das principais razes para os primeiros monges viverem isolados foi a fuga do mundanismo com suas inquietaes e tentaes. Dessa forma poderiam se dedicar mais a vida no Esprito. Devido ao isolamento, logo foram tambm chamados de anacoretas, que significa: retirado ou fugitivo. O movimento monstico possui dupla influencias. Uma interna e outra externa. A interna vem das prprias palavras de Jesus sobre o deixar as riquezas e segui-lo (Mateus 19:21), e das palavras de orientao do apostolo Paulo quanto ao celibato (Romanos 7). Se o fim estava prximo, no havia razo para se casar e levar a vida sedentria dos que fazem planos para o futuro. (GONZALEZ, 1995b, p. 61). A externa vem da filosofia grega, platnica e estica. Elas entendiam que a matria era m. Para se atingir o aperfeioamento da alma era necessrio ter domnio sobre os desejos e paixes do corpo. Um fator que deu impulso ao movimento monstico foi subida de Constantino ao poder do Imprio Romano no sculo IV d.C. Nesta poca a perseguio aos cristos havia diminudo. Com Constantino a Igreja tambm chegava ao poder e se institucionalizava. Para muitos, como para Eusbio de Cesaria, esse novo acontecimento fazia parte do plano de Deus no avano do cristianismo. Para outros a porta estreita ensinada por Jesus ficara larga demais. As multides entravam por ela, sem muitas vezes ter noo exata da f crist. Buscavam posies de prestigio e poder na nova religio estatal. Gonzalez explica:

A resposta de muitos no se fez esperar; fugir da sociedade humana; abandonar tudo; subjugar o corpo e as paixes que do ocasio tentao. E assim, ao mesmo tempo que a Igreja se enchia de milhares que pediam o batismo, houve um verdadeiro xodo de outros milhares que procuravam a santidade na solido. (1995b, p. 61).

Dois nomes esto ligados s origens do monasticismo. Paulo e Antonio. Suas biografias foram escritas por Jernimo e Atansio respectivamente. Entretanto, muitos relatos so lendrios. Por volta do sculo III d.C, Paulo ao fugir de uma perseguio, andou pelo deserto at encontrar um abrigo. Passou ali o resto de seus dias, alimentando-se quase que

23

exclusivamente de tmaras. As nicas companhias que teve foram os animais e algumas vezes de Antonio. Segundo Atansio, Antonio nasceu no Egito numa famlia de agricultores relativamente rica. Quando jovem, ouviu na Igreja as palavras de Jesus ao jovem rico (Mateus 19:21) e sentido-se tocado, optou pela vida monstica. Antonio viveu alguns anos com um ancio para aprender a vida monstica, depois se retirou para o deserto. Atansio conta que os demnios importunavam e lutavam muito contra Antonio, provocando at ferimentos fsicos. Outras pessoas tambm o procuravam, monges queriam aprender de sua sabedoria, e enfermos iam atrs de milagres. Prximo a sua morte, em 356 d.C, Antonio permitiu que dois jovens monges vivessem com ele, para aprenderem e atenderem suas necessidades. Cada vez mais pessoas se retiravam para o deserto a fim de aprender com os monges. Esse contato entre monges fez com surgisse outro tipo de monasticismo, o cenobita, palavra de origem grega que quer dizer vida comum. Pacmio nasceu tambm no Egito em 286 d.C, e deu forma a esse novo tipo de monasticismo, que se dava em mosteiros, em pequenas comunidades de monges. O movimento tambm iria se espalhar pelo Ocidente. No Ocidente o tipo de monasticismo que predominou foi o cenobita, e o seu sistematizador foi Benedito de Nrsia. Benedito nasceu na aldeia italiana de Nrsia. Sua famlia pertencia velha aristocracia romana. Por volta dos vinte anos de idade, ele se retirou para uma caverna onde lutava contra vrias tentaes. Gregrio, o Grande diz que Benedito lutava contra uma tentao que se apresentava na forma de uma bela mulher. Pensando em desistir da vida monstica, Gregrio esclarece que ele recebe uma iluminao:

...ele recebeu uma repentina iluminao do alto, recobrou os sentidos, e ao ver uma moite de espinheiros e urtigas tirou toda a roupa e se lanou aos espinheiros e ao fogo das urtigas. Depois de se revolver ali durante muito tempo, saiu todo ferido... A partir de ento nunca voltou a ser tentado de maneira igual. (GONZALEZ, 1995c, p. 45).

A fama de Benedito se espalhou rapidamente, muitos monges quiseram se unir a ele. Benedito os organizou em grupos de 12 (doze) e se dirigiram a um lugar remoto chamado Montecasino, onde organizaram uma comunidade, prxima outra fundada por sua irm gmea, Escolstica. Em 529, Benedito preparou para o mosteiro um documento, contendo toda orientao para convivncia ali. A famosa Regra de So Benedito, que se tornaria a base de todo monasticismo ocidental. A Regra se adaptou bem ao estilo ocidental de monasticismo. Sua tnica era a temperana em todas as atividades do monge: alimentao (inclusive o consumo dirio de vinho); trabalho; orao; descanso e assim por diante. Era bem

24

diferente do estilo oriental. Somente duas regras eram mais rgidas. A Permanncia ao mosteiro de origem e a Obedincia ao abade. Como efeito colateral, tanto no monasticismo oriental como no ocidental, os monges passaram a considerarem-se superiores aos outros cristos, devido vida de renuncia e de penitencia que levavam. Fizeram desse estilo de vida um meio para se obter a salvao individual. O monge passou a ver-se como um pneumtico, ou seja, um homem cheio do Esprito, conforme Danilou e Marrou:

Em meio a uma sociedade crist, ou que pretende ser crist, mas que e se sente ameaada pelo esprito do mundo ou pela tibieza, o monge l est para representar o ideal mesmo do Evangelho em todo o rigor e a recusa a todo compromisso, o chamamento a perfeio estrada estreita, loucura da cruz; mas este ideal tambm plenitude da vida espiritual, entusiasmo, efuso do Esprito. Este ltimo ponto talvez seja o mais caracterstico do monacato oriental; o monge um pneumtico, um pneumatforo, manifestando a presena do Esprito pelos carismas que lhe so confiados e esta a funo mais elevada que ter de preencher no seio da Igreja. (apud JARDILINO, 1994, p. 20).

O movimento monstico seguiu influenciando a Igreja por sculos. Os mosteiros foram grandes aliados da Igreja no processo de educao e evangelizao. Nos sculos X e XI dois mosteiros se destacaram na tarefa de reformar o monasticismo e tambm a Igreja. O mosteiro de Cluny deu origem reforma cluniacense e o mosteiro de Citeaux a reforma cisterciense, cujo termo vem do latim, Cistertium. (GONZALEZ, 1995d). E justamente sobre um monge cisterciense que ser tratado a seguir, um monge que anunciava a era do Esprito.

1.3 Joaquim de Fiori.

Segundo Gonzalez (2004b) os sculos X e XI d.C. foram perodos difceis para a teologia e para a igreja ocidental, devido o declnio do Imprio Carolngio (Carlos Magno). O sculo XII d.C. nasce como um perodo de despertamento do pensamento teolgico. Surge um grande numero de pregadores, mestres e movimentos, que no se encaixavam na estrutura hierrquica e doutrinal da Igreja Catlica. Alguns desses movimentos distanciaram-se da doutrinas tradicionais crists. Outros buscavam uma vida religiosa mais profunda, sem a intermediao das autoridades eclesisticas, que s vezes eram indignas ou indiferentes. Neste

25

contexto aparecem as idias de Joaquim de Fiori. Fiori nasceu na Calbria entre 1130 e 1135. Era monge cisterciense, posteriormente em 1189 fundou seu prprio mosteiro, o So Joo de Fiori. Neste lugar Joaquim passou a vida exercitando a contemplao e estudando a Bblia, principalmente o livro de Apocalipse. Quando morreu em 1202, era considerado um Santo. (CONGAR, 1976). Conforme Fiori, a histria estava dividida em trs eras. Cada qual regida por uma das pessoas da Trindade. Dessa forma a histria se desenrola em trs estgios. A era do Pai a do Filho e a do Esprito Santo. Porm estes perodos no so estanques, mas so gerados no seio do anterior. Os trs estgios sucedem um ao outro de tal maneira que durante os ltimos dias de uma era aparecem sinais ou pressgios da que esta para vir. (GONZALEZ, 2004b, p. 183). Cada novo perodo concebido e nascido no ventre do perodo anterior. (TILLICH, 2000, p. 183). Segundo Fiore, os perodos e as formas do reino so de tal maneira entrelaados que um fecunda o outro, nele penetrando. (MOLTMANN, 2000, p. 210). Fiori acreditava ter descoberto uma concordncia do Antigo e do Novo Testamento, bem como os segredos do Apocalipse. Isso foi feito atravs da associao de duas escatologias da tradio crist. A primeira, segundo Agostinho, o mundo foi criado em sete dias. Consequentemente a histria humana tem sete idades. Depois de seis eras de trabalho, vem stima era, a do descanso. Esta stima era o Sabbat da histria do mundo, que antecede o dia eterno do Senhor. A outra, segundo os telogos capadcios, o Reino de Deus apresentava trs modos de revelao diferentes, segundo as propriedades das pessoas trinitrias. A era do Esprito, como foi tambm identificada pelos montanistas, tivera inicio na promessa do Parclito contida no Evangelho de Joo. Fiori identificou o stimo dia da histria do mundo com o reino do Esprito. (MOLTMANN, 2000). Dessa forma Fiori passou a atribuir datas para estes perodos da histria. Gonzalez define essas datas:

O primeiro comea com Ado e termina com Cristo; o segundo vai de Cristo at o ano de 1260; o ultimo se inicia naquela data e se estender at o final dos tempos. O primeiro a era do Pai; o segundo a era do Filho; e o terceiro a era do Esprito. A data 1260 estabelecida por intermdio de um processo exegtico que serve para mostrar o mtodo teolgico de Joaquim. Se entre Ado e Jesus houve quarenta e duas geraes, deve se esperar que, para poder manter a concordncia entre ambos os testamentos, haver tambm quarenta e duas geraes entre Cristo e o incio da terceira era. Embora no Antigo Testamento estas geraes no sejam absolutamente de comprimentos iguais, a perfeio do Novo Testamento necessita que sejam todas iguais. Se ento se calcula com uma base de trinta anos para cada gerao, quarenta e duas geraes sero 1260 anos. (2004b, p. 183).

26

Fiori acreditava ter descoberto um segredo nas Sagradas Escrituras, que apontava para um desenvolvimento histrico regido por trs ordens universais ou reinos. O relacionamento de Deus com a humanidade seria diferenciado em cada um deles.

Os segredos das Sagradas Escrituras nos apontam trs ordens universais status -: a primeira, na qual estvamos sob o imprio da lei; a segunda, na qual estamos sob a graa; a terceira, que j sentimos prxima, na qual estaremos numa graa muito mais rica... Assim, o primeiro status consiste na cincia; o segundo, na sabedoria parcialmente completa; o terceiro, na plenitude do conhecimento. O primeiro na servido de escravos; o segundo na sujeio de filhos, o terceiro na liberdade. O primeiro no medo; o segundo na f; o terceiro no amor. O primeiro no status de escravos; o segundo no de homens livres; o terceiro no de amigos. O primeiro dos jovens; o segundo o dos homens; o terceiro o dos ancios. O primeiro situa-se na luz das estrelas; o segundo na luz do alvorecer; o terceiro na plena luz do dia... O primeiro status relaciona-se com o Pai; o segundo com o Filho; o terceiro com o Esprito Santo. (MOLTMANN, 2000, p. 210).3

A histria desenvolve-se sob trs formas de reino. No reino do Pai, a relao com os homens se d atravs da lei e do temor. No reino do Filho, Deus domina atravs do Evangelho e dos sacramentos da Igreja. Por causa do Filho os homens passam de escravos a filhos de Deus. A relao baseada no temor passa para a confiana. No reino do Esprito os homens passam da condio de filhos a condio de amigos de Deus. (MONTMANN, 2000). Tillich (2000) analisa os trs estgios. O primeiro representado sociologicamente pelo matrimonio; trabalho, servido e economia. O perodo religioso era o da lei. O segundo perodo o do clero e da igreja organizada, os sacramentos tornam a lei desnecessria por causa da graa. O terceiro o representado pelo perodo monstico. o ltimo perodo. As graas do Esprito Santo ultrapassam as graas sacramentais. No h submisso ao estado nem as autoridades da igreja. A contemplao toma o lugar das obras e amor o da lei. Como mencionado anteriormente, o ideal monstico exerceu grande influencia na histria da Igreja. Para Fiori, em cada era, Deus apontava arautos. Os arautos da era do Esprito eram os monges cujo estilo de vida seria mais espiritual do que a do povo e a dos lideres eclesisticos. Assim, por exemplo, Benedito e os outros grandes lderes na vida espiritual eram precursores da era do Esprito. Quando esta era de fato aparece e est prxima ser o tempo quando florescero a vida espiritual, a renuncia monstica, e a caridade perfeita. (GONZALEZ, 2004b, p. 183).

A obra citada por Montmann : Concrdia Novi ac Veteris Testamenti, Veneza, 1519, Lib. V, 84,112.

27

Por influncia das doutrinas de Fiori a partir do sculo XIII surgiram movimentos baseados no ideal de pobreza. Os begardes (de beggar, mendigo, pobre). Eram conhecidos tambm como Comunidades do Livre Esprito e tinham a ala feminina chamada de beginnes. Estes homens e mulheres julgavam viver sobre o controle do Esprito, e dessa forma no podiam pecar. Todos os atos praticados por eles eram santos, e livres de quaisquer acusaes, j que o Esprito no pecava. (MENDONA, 2008). Segundo Jardilino:

Os irmos do livre-Esprito acreditavam ter chegado perfeio exigida por Deus e por isso eram incapazes de pecar. Como seres perfeitos no podia haver regras nem limites para suas aes. O homem perfeito podia chegar a qualquer concluso e fazer o que lhe aprouvesse, pois nada poderia ser considerado pecado para aqueles que estavam em liberdade total. (1994, p. 23).

Uma ala mais radical dos monges franciscanos, outro movimento tambm influenciado por Fiori, passaram a pregar suas doutrinas. Chamavam-se de espirituais. Diziam que o papa e os demais cristos estavam ainda na era de Cristo, enquanto eles, os espirituais, estavam na era do Esprito. Enfim no sculo XIII, a doutrina de Fiori foi condenada pelo quarto Concilio de Latro. Para Tillich (2000) e Moltmann (2000), as doutrinas de Fiori iro influenciar diversos movimentos da era Moderna, como o iluminismo e socialismo, pois ambos esperavam por um perodo da histria em que todos seriam ensinados diretamente pela luz interior, a luz da razo, e assim o homem teria liberdade completa. Suas idias iro influenciar tambm as diversas seitas da Reforma protestante. Para Jardilino, Fiori o primeiro dispensacionalista
4

da histria: Joaquim de Fiori pode ser considerado o primeiro sistemtico do dispensacionalismo,

pois tratou das dispensaes que, segundo, sua opinio, ocorreram e que ainda vo ocorrer no curso da histria humana. (JARDILINO, 1994, p. 22).

O dispensacionalismo uma das formas teolgicas de se entender a relao de Deus com a humanidade, defendida pelos pentecostais, a outra de linha reformada, a teologia dos pactos.

28

CAPTULO 2 - ORIGENS MODERNAS.

Os movimentos estudados neste captulo fazem parte do perodo chamado moderno na histria da Igreja. Perodo marcado por grandes transformaes religiosas, polticas, sociais e cientficas. Cairns faz a seguinte definio:

Histria da Igreja Moderna, 1517 e depois. Esse perodo foi iniciado por um cisma que resultou na origem das igrejas-estados protestantes e na divulgao universal da f crist pela grande vaga missionria do sculo XIX. O palco da ao no era mais o mar Mediterrneo nem o oceano Altntico, mas o mundo. O cristianismo tornou-se uma religio universal e global. (2001, p. 23)

Inmeros fatores contriburam para o ocaso da era medieval e surgimento da era moderna. H ento, uma transio gradual entre uma forma de viver de um perodo para outro. (CAIRNS, 2001, p. 21). O sentimento nacionalista de alguns povos europeus; as grandes navegaes; o surgimento da imprensa; o declnio do Catolicismo Romano e a Renascena so alguns deles. Pontualmente a Renascena traz especial interesse. Foi um movimento nascido na Itlia por volta do sculo XIV e que se espalhou rapidamente por toda Europa. Seus proponentes alegavam que a era anterior a medieval, fora um perodo obscuro para o conhecimento da humanidade. A Renascena se caracterizou pelo desejo de voltar s origens clssicas greco-romana. Este ideal foi assimilado por diversas reas do saber como as artes, a literatura entre outras. Era grande o interesse na antiguidade clssica, em todos os seus aspectos. No bojo desse movimento encontra-se o humanismo com seu renovado interesse nas qualidades e potencialidades humanas. (GONZALEZ, 2004c). Segundo Cairns:

Tentativas internas para reformar um papado corrupto foram feitas pelos msticos que lutaram para personalizar uma religio que se institucionalizara demasiadamente. Tentativas de reforma foram feitas tambm por reformadores primitivos, tais como os msticos Joo Wycliffe e Joo Huss, conclios reformadores e humanistas bblicos. A expanso geogrfica do mundo, a nova viso intelectual secular da realidade na Renascena, o surgimento das naes-estado e a emergncia da classe mdia se constituram em foras externas que logo derrubariam uma Igreja corrupta e decadente. A recusa da Igreja Catlica Romana em aceitar a reforma interna tornou possvel a Reforma. (2001, p. 23).

A Reforma Protestante do sculo XVI com suas doutrinas de sacerdcio universal dos crentes; livre exame das Escrituras Sagradas; individualismo religioso entre outras; contribuiu

29

para o surgimento da era moderna. O conceito de era, ou mundo moderno, esta sendo usado no sentido de cultura ocidental. Pelas caractersticas descritas, o protestantismo tem sido considerado como fator preponderante para este acontecimento. Para Ernst Troeltsch (1983) se o protestantismo no foi o fator primordial, pelo menos no se constituiu um estorvo. Grande parte dos fundamentos do mundo moderno se desenvolveu em completa independncia do protestantismo, sendo um desenvolvimento natural da baixa idade media, em parte pelos efeitos do Renascimento assimilado pelo protestantismo. Este contexto ser parte do palco dos Movimentos do Esprito descritos a seguir.

2.1 Os Entusiastas da Reforma Protestante.

Apesar das inmeras tentativas anteriores de se reformar a Igreja Catlica Romana, lideradas por homens como Joo Wyclif e Joo Huss, nenhuma delas obteve tamanho desdobramento quanto do monge agostiniano Martinho Lutero. No dia 31 de Outubro de 1517, ele afixou na catedral de Wittenberg suas 95 teses. Com o auxlio da imprensa, recm criada, elas se espalharam por toda a Europa, bem como outros de seus escritos, causando seu rompimento com o Catolicismo Romano. O nico homem que realmente conseguiu essa ruptura, e com ela transformou a face da terra, foi Lutero. (TILLICH, 2000, p. 227). Lutero inovou nos ensinamentos quanto salvao atravs da justificao pela f; quanto autoridade papal em relao s Escrituras entre outros. Mas na questo da relao entre Igreja e Estado no houve avano significativo. Esse fato desagradou alguns grupos menos favorecidos socialmente, pois viam em Lutero e no movimento, um novo tempo em que eles seriam libertos, no s espiritualmente da opresso papal, mas tambm socialmente da opresso dos poderosos. Para esses grupos a reforma havia ficado pelo meio do caminho. Em Zwickau (Wittenberg), surgiu um movimento no qual seus profetas alegavam que no precisavam mais da Bblia, uma vez que tinham o Esprito. Este era suficiente para os dirigirem em todos os aspectos da vida. Thomas Muntzer, natural de Zwickau, acreditava da mesma forma. O que importava no era o texto das Escrituras, mas sim a revelao presente do Esprito. Suas idias tinham um componente poltico, pois ensinava que os espirituais deviam se reunir em uma comunidade teocrtica para trazer a realidade o reino de Deus. Essas idias de teocracia influenciaram a revolta dos camponeses em 1524, duramente massacrada pelos prncipes, com o consentimento de Lutero. (GONZALEZ, 2004c).

30

Em Zurique da mesma forma, outro grupo no estava satisfeito com as propostas de reforma do reformador Zunglio. Para eles, a igreja deveria ser separada e distinta do Estado. Como foi a igreja do Novo Testamento, assim deveria ser agora. A igreja primitiva esteve sempre em tenso e sendo perseguida, mas nunca usou a violncia para se defender. O Sermo do Monte deveria ser observado literalmente. Para ser um cristo, a pessoa deve fazer uma opo voluntria e isso na fase adulta, e no deve ser batizada quando criana. A idia de igualdade tambm deveria prevalecer e muitos se chamavam de irmos, inclusive em relao s mulheres. Em 21 de Janeiro de 1525 George Blaurock pediu a um dos seus irmos Conrad Grebel, que o batiza-se. Grebel assim procedeu e logo Blaurock comeou a batizar outras pessoas na comunidade. Como essas pessoas j tinham sido batizadas quando crianas, seus opositores comearam a cham-los de anabatistas que significa rebatizadores. Os anabatistas se defendiam dizendo que no estavam rebatizando ningum, mas simplesmente aplicando o verdadeiro batismo, que posteriormente passou a ser por imerso total do corpo. (GONZALEZ, 2004c). Gonzalez explica as proposies anabatistas:

Portanto a reforma iniciada por Lutero devia ir mais alm se verdadeiramente queria ser obediente ao mandato bblico. A igreja no deveria confundir-se com o restante da sociedade. E a diferena fundamental entre ambas que, embora se pertena a uma sociedade pelo simples fato de nascer-se nela, e sem fazer deciso alguma a esse respeito, para ser parte da igreja h necessidade de se fazer uma deciso pessoal. A igreja uma sociedade voluntria e no uma sociedade dentro da qual nascemos. A conseqncia imediata de tudo isso que o batismo das crianas deve ser rechaado. Esse batismo d a entender que uma pessoa crist simplesmente por ter nascido em uma sociedade supostamente crist. Porm tal entendimento oculta a verdadeira natureza da f crist, que requer deciso prpria. (1995e, p. 98).

Muitos anabatistas foram perseguidos e mortos, tanto por catlicos quanto por protestantes. Em muitos casos, ironicamente, por afogamento. Com o calor da perseguio no demorou a que idias apocalpticas e da iminente volta de Cristo para implantar seu reino surgissem. Em Strasbourg, Melquior Hoffman comeou a pregar que esta cidade era a Nova Jerusalm. O afluxo de pessoas foi intenso, e consequentemente as autoridades tiveram que intervir. Hoffman profetizou que seria aprisionado por seis meses e depois viria o fim. Como as profecias no se cumpriram os radicais voltaram seus olhos para a cidade de Munster na regio da Westphalia, onde uma trgua entre catlicos e protestantes criara uma situao favorvel. Liderados por Joo Matthys e Joo de Leiden a Nova Jerusalm fora transferida para l e as conseqncias tambm foram trgicas. (GONZALEZ, 2004c). Matos esclarece a relao entre entusiastas e reformistas:

31

No sculo 16, os reformadores protestantes se defrontaram repetidamente com pessoas e grupos, principalmente anabatistas, que apelavam para revelaes diretas de Deus e tendiam a relativizar a importncia das Escrituras. Esses indivduos receberam os eptetos de entusiastas, libertinos, fanticos e espiritualistas, sendo objeto de alguns dos escritos mais contundentes de Lutero, Calvino e outros lderes. Por exemplo, Calvino escreveu uma obra intitulada Contra a seita fantstica e furiosa dos libertinos que so chamados espirituais (1545). Lutero costumava referir-se a eles com o termo Schwrmer, que lembra um enxame de abelhas esvoaando confusamente em torno da colmia. (s.d.).

Os entusiastas e radicais da reforma desejavam voltar as origens do Novo Testamento. Para eles, ser cristo fazia parte da deciso pessoal de cada individuo. Igreja e Estado eram coisas separadas e distintas. A ceia e o batismo no eram sacramentos, ou seja, meios exteriores que conferem graa ao cristo, mas apenas smbolos. Como a converso era algo da deciso pessoal, o batismo deveria ser administrado somente para adultos. No entender de Tillich:

Da perspectiva do Esprito interior, todos os sacramentos perdem o valor. O ofcio do ministro se torna desnecessrio nos grupos sectrios por causa da imediatez da processo do Esprito. Em lugar disso tinham outro mpeto, expresso de dois modos. A sociedade seria transformada pelo sofrimento, e se no fosse, absteriam-se de armamentos, de juramentos, de servios pblicos e de qualquer outra coisa que lhes envolvesse em questes de ordem poltica. Um outro movimento sectrio mostravase disposto a superar a sociedade m por meio de medidas polticas e ate mesmo pela espada. Os evanglicos radicais tambm so conhecidos pelo nome de entusiastas. A nfase de seu movimento recaa na presena do Esprito divino e no nos escritos bblicos como tais. O Esprito pode se presentificar em qualquer pessoa a qualquer momento e lhes aconselhar sobre o que deve fazer nos afazeres cotidianos. (2000, p. 237).

Na Inglaterra outro movimento trs como marca a mesma distino que os entusiastas da reforma faziam em relao separao da Igreja e do Estado em assuntos espirituais. George Fox radicalizou ainda mais a questo dos sacramentos. Ensinava que o verdadeiro comer e beber de Cristo eram espirituais. Comer os elementos materiais como, po e vinho, tinham pouco ou nenhum valor. Superior as Escrituras era a luz interior que cada ser humano recebia do Esprito.

32

2.2 George Fox e os quakers.

Um homem na busca pela luz interior, assim era George Fox o fundador do movimento quaker. Nasceu em 1624 em uma pequena aldeia da Inglaterra. De origem humilde, foi aprendiz de sapateiro. No recebeu educao teolgica formal. Fox gastou diversos anos numa ardente peregrinao espiritual. Participava de varias reunies de muitos grupos religiosos, porm nada o satisfazia. Em 1646 ele descobriu o que chamou de luz interior, que Cristo vivendo no crente. Para ele o cristo ensinado por essa luz, no necessitando de nenhum meio exterior de graa, como a igreja, o batismo ou a ceia. Ao expor suas idias nessas reunies, Fox passou a ter vrios seguidores. No comeo chamavam-se de filhos da luz, ou simplesmente amigos. O povo vendo que seu entusiasmo religioso era tanto que at tremiam, deu-lhe o nome de quakers (do ingls, tremer). Fox chamava as igrejas de casa com campanrios, pois Deus no habita em casas feitas por mo de homens. Em relao ao culto ele entendia que qualquer estrutura ou liturgia era um obstculo obra do Esprito, por isso o culto dos amigos era realizado em silncio. Caso algum se sentisse chamado a falar ou a orar, o fazia. As mulheres tambm tinham os mesmos direitos para falar quando impulsionadas pelo Esprito. Fox no se preparava para as pregaes, pois entendia que o Esprito na hora o iria mover para isso. Em certa ocasio se negou a pregar alegando que no se sentia movido pelo Esprito. Quanto ceia e o batismo, entendia que eram meio materiais que desviavam ateno da realidade espiritual. Para ele, o beber e o comer espiritual do corpo de Cristo era muito mais importante do que o po e vinho. Gonzalez registra as palavras de Fox:

Alegrei-me por me mandarem chamar as pessoas esta luz interior... e tira-las de suas comunhes mundanas, de suas oraes e seus hinos, que eram formas vazias. Minha tarefa tir-las das cerimnias judias, das fbulas pags, das invenes humanas e dos dogmas detalhados. (2007a, p. 144).

Mesmo a despeito desse individualismo espiritual, Fox no se distanciou dos seus seguidores. Ele enfatizava a necessidade da comunho crist e o envolvimento com questes de justia social. Quando surgia alguma discordncia entre o grupo, no usavam do voto para dirimi-las. Ao invs disso propunham o silncio at que algum recebesse uma iluminao que fosse satisfatria para todos. Os quackers rapidamente atraram o dio dos lideres

33

religiosos da poca. Negavam-se a dar o dzimo, a prestar juramentos e no se inclinavam nem prestavam homenagem s autoridades. Como conseqncia Fox e muitos seguidores foram seguidamente presos e muitos martirizados. (GONZALEZ, 2007a; 2004c). Robert Barclay, um discpulo de Fox, sintetizou em 1678 os quinze pontos dos principais ensinamentos dos quakers. Sero descritas algumas dessas proposies para melhor compreenso do movimento. Algumas destas proposies possuem afinidades de pensamento, inclusive de vocabulrio, com a teologia da CCB.

II. Sobre a revelao direta Vendo que nenhum homem conhece o Pai, a no ser o Filho e aquele a quem o Filho o revela, e vendo que a revelao do Filho consiste no e pelo Esprito, por isso o testemunho do Esprito o nico meio pelo qual o verdadeiro conhecimento de Deus foi, e pode ser revelado,... pela revelao deste mesmo Esprito, ele se manifestou sempre aos filhos dos homens, tanto patriarcas, como profetas e apstolos [...] III. Sobre as Escrituras Destas revelaes do Esprito de Deus procederam as Escrituras da verdade;... contudo, sendo elas simplesmente a declarao da fonte e no a prpria fonte, no devem ser consideradas a principal base de toda verdade e conhecimento, nem mesmo a regra primria adequada da f e do conhecimento, nem mesmo a regra adequada da f e do comportamento. Antes, sendo elas que do um testemunho verdadeiro e fiel do primeiro fundamento, so e podem ser consideradas uma regra secundaria, subordinada ao Esprito do qual elas tm toda a sua excelncia e certeza... X. Sobre o ministrio Visto que, por esse dom ou luz de Deus, recebido e revelado o verdadeiro conhecimento nas coisas espirituais,... pelo impulso, movimento e atrao dele, cada evangelista ou pastor cristo deve ser guiado e ordenado para seu trabalho e obra do Evangelho, tanto no que respeita ao lugar, s pessoas e aos tempos em que ele ministro. Alm disso, os que tm essa autoridade podem e devem pregar o Evangelho, embora sem comisso ou letras humanas; por outro lado, os que desejam a autoridade desse dom divino - por mais instrudos ou autorizados por comisses de homens ou de igrejas devem ser tidos como simples enganadores e no como verdadeiros ministros do Evangelho. E tambm os que receberam esse santo e imaculado dom, assim como o receberam livremente sem contrato ou negcio muito menos devem us-lo para negociar ou para ganhar dinheiro por meio dele. XI. Sobre o culto Todo culto verdadeiro e aceitvel a Deus oferecido pelo movimento e pelo impulso e interno e imediato de seu prprio Esprito, o qual no est limitado nem a lugares, nem a tempos ou pessoas, pois embora sempre devamos cultu-lo a fim de que estejamos em temor perante ele, para a manifestao exterior desse culto em oraes, louvores e pregao, no devemos faz-lo onde e quando queremos, mas onde e quando somos movidos a ele pela secreta inspirao de Seu Esprito em nossos coraes... Por conseguinte, todos os outros cultos, tanto louvores, como oraes, e pregao, que os homens estabeleam por sua prpria resoluo, que eles podem iniciar ou terminar segundo a sua prpria vontade, fazer ou no fazer segundo lhes parece conveniente, que sejam sob uma forma prescrita como liturgia quer sob a forma de oraes concebidas extemporaneamente pela fora e capacidade natural da mente, tudo isso nada mais que superstio, culto falso, e

34

abominvel idolatria aos olhos de Deus; essas coisas devem ser negadas, rejeitadas e separadas nesses dias em que ele produz uma ressurreio espiritual. XII. Sobre o Batismo Assim como h um s Senhor e uma s f, h tambm um s batismo; este no consiste em por de lado a sujeira da carne, mas na resposta da boa conscincia perante Deus pela ressurreio de Jesus Cristo. E esse batismo uma coisa pura e espiritual, a saber, o batismo do Esprito e do fogo, pelo qual somos sepultados com ele, a fim de que, sendo lavados e purificados de nossos pecados, possamos andar em novidade de vida; dele o batismo de Joo era uma figura, o qual foi recomendado somente durante algum tempo e no para ser continuado sempre. Quanto ao batismo das crianas, trata-se de uma tradio puramente humana, de que no se encontra nem o preceito nem a prtica em toda a Escritura. XV. Sobre saudaes e recreaes etc. Vendo que o fim principal de toda religio redimir o homem do esprito e do vo comportamento deste mundo e leva-lo para a comunho interior com Deus perante o qual, se sempre estivermos em temo, somos tidos por felizes todos os vos costumes e hbitos, tanto em palavras como em obras, devem ser rejeitados e esquecidos; tais como tirar o chapu a outro homem, inclinar e curvar o corpo e outras saudaes desta espcie, com todas as formalidades loucas e supersticiosas que concernem a eles... (citado em BETTENSON, 2007, p. 350-355 grifo nosso).

Os quakers surgiram num perodo conturbado na histria da Inglaterra. poca em que a guerra civil (1644-1649), liderada por um grupo chamado puritanos, estava em curso. O grupo ou partido dos puritanos era assim chamado pelo seu rigorismo moral, e por querer purificar a Igreja Anglicana dos antigos costumes catlicos romanos, estabelecendo somente a Bblia como regra de f e prtica. Eram calvinistas na sua teologia. O calvinismo um sistema teolgico criado por Joo Calvino (1509-1564) reformador da igreja de Genebra, Sua. (Cairns, 2001). O calvinismo d nfase na doutrina da soberania de Deus. Ensina, dentre outras coisas que: 1) Deus elegeu pessoas e as predestinou previamente para salvao, segundo sua soberana vontade; 2) No momento certo estas pessoas ouviro a pregao do evangelho e no resistiro ao chamado divino; 3) O Esprito Santo ir produzir segurana e certeza de salvao, uma vez salvas nunca perdero esta condio. (MENDONA, 1995). Esses conceitos sero importantes no transcorrer do trabalho, quando os compararmos com o metodismo ingls. Enquanto isso surgia no continente europeu outro movimento que dava nfase em uma vida piedosa prtica e na ao do Esprito. O pietismo.

2.3 O Pietismo.

Aps a Reforma o protestantismo passou por um perodo de sistematizao de suas idias. Os reformadores estavam preocupados em estabelecer a correta doutrina. a poca das

35

confisses de f. A corrente surgida imediatamente depois da Reforma, conhecida pelo nome de ortodoxia [...] Poderamos cham-la de escolstica protestante com todos os refinamentos e mtodos que a palavra escolstica inclui. (TILLICH, 2000, p. 272). o perodo de consolidao das idias da Reforma em formulas, confisses, catecismos entre outros. Entretanto medida que as geraes subseqentes herdaram a obra teolgica de seus ancestrais, essa obra se tornou crescentemente obsoleta e materializada [...]. (GONZALEZ, 2004c). No demorou a surgir a reao do Esprito. Na Alemanha ela recebeu o nome de Pietismo. Filipe Jac Spener fundador do Pietismo alemo nasceu em 1635 em uma devotada famlia luterana. Ao ingressar no curso superior, sentiu grande diferena entre a f vivida em casa e a que encontrara na Universidade. Ao viajar para a Sua conheceu Jean de Labadie, um ex-jesuita. Ficou impressionado com a vitalidade do movimento Labadista. Decidiu ento que iria promover um despertamento fervoroso na Igreja Luterana. Ao voltar para a Alemanha e ser ordenado pastor, comeou a fazer experincias com pequenos grupos que se reuniam na sua casa para estudos bblicos. Em 1675 publicou sua obra mais conhecida, Pia Desideria (Desejos Piedosos). Ao lado de Spener se destacou o seu discpulo Augusto Hermann Francke. A oposio por parte dos telogos da ortodoxia luterana veio rapidamente e ambos foram acusados de ensinar heresias. Assim os pietistas se viram obrigados a fundar em 1694 seu prprio centro de estudos, a Universidade de Halle. Os seis desejos piedosos que deram o ttulo obra de Spener continham todo o programa do movimento, so eles: 1) O entendimento mais claro das escrituras se d pelo estudo devoto em pequenos grupos, o collegia pietatis; 2) Os crentes devem redescobrir o princpio do sacerdcio universal e assumir responsabilidades nesses grupos; 3) A natureza do cristianismo no est contida em formulas doutrinrias, mas sim na experincia de f e uma atitude no todo da vida, mais importante que as doutrinas ortodoxas so as experincias e prticas efetivas da vida crist; 4) Todas as controvrsias que venham a existir no grupo devem ser levadas a cabo com esprito de caridade; 5) O treinamento dos pastores deve ir alm da lgica fria da teologia ortodoxa, deve incluir leitura devocional e a prtica efetiva de pastorear o rebanho; 6) Dessa forma o plpito ser lugar de alimento, instruo e inspirao para os crentes, ao invs das especulaes e investigaes eruditas sobre pontos irrelevantes. Importante dizer, que Spener no estava pregando um anti-intelectualismo, mas uma vida crist mais intensa e prtica. Mendona define o ncleo da f pietista:

36

O ncleo da f pietista consiste na experincia com Cristo e no cultivo de sua presena. A experincia com Cristo santifica um sentimento vivido de seu sofrimento substitutivo, que ao mesmo tempo mostra ao fiel a extenso de seus prprios pecados diante da justia divina, justia que se transforma em amor e perdo na cruz. O cultivo da presena do Cristo sofredor mantm viva a premncia do pecado assim como a certeza do amor e do perdo. (1995, p. 74).

Outro nome importante no movimento pietista o do Conde Nicolau Ludwig von Zinzendorf. Em 1722 ele convidou alguns irmos da Boemia, que estavam sofrendo perseguies, para se estabelecerem em uma de suas propriedades na Saxnia. Zinzendorf se tornou lder daquela comunidade. Devido sua origem esses irmos da Boemia ficaram conhecidos como moravianos e tambm como herrnhters, por causa da vila de Herrnhut que fundaram em territrio de Zinzendorf. Os moravianos tornaram-se grandes missionrios, espalhando sua f por diversas partes do mundo. Foi em uma dessas muitas misses, atravessando o Atlntico sob tormenta, que Joo Wesley foi impactado com a piedade e a f dos moravianos. Wesley o fundador do movimento que ser visto no prximo tpico. (GONZALEZ, 2004c). Novamente Mendona, ao falar do pietismo diz:

Em suma, o pietismo essencialmente uma crena em Jesus, uma f centrada no crucificado [...] uma grande devoo a Bblia, a sua leitura, estudo e interpretao pessoal. uma grande descrena neste mundo, onde, no entanto, se deve viver asceticamente a espera de outro melhor. O pietismo aceita a igreja institucionalizada, qual atribui uma funo purificadora, mas valoriza mais a devoo pessoal e as reunies de orao e estudo da Bblia em qualquer lugar que seja. (1995, p. 75).

Tillich faz uma importante anlise do movimento destacando o princpio pietista da individualidade da f em relao ortodoxia protestante. Esse princpio alega que todos podem e devem ter uma experincia pessoal com o Esprito. Cada cristo autnomo na sua relao com Deus. Na busca piedosa pela comunho com o Esprito, todos sero diretamente ensinados por Ele. Para Tillich, esse princpio est presente na maioria dos movimentos estudados at aqui.

O subjetivismo do pietismo, ou a doutrina da luz interior dos quacres e de outros movimentos de xtase, tm carter de imediatez ou de autonomia em oposio a autoridade da igreja. Falando mais claramente, a autonomia racional moderna filha da autonomia mstica da doutrina da luz interior. Essa doutrina antiga; encontramo-la na teologia franciscana da Idade Media, em algumas das seitas radicais (especialmente entre os franciscanos posteriores), em inmeras seitas do perodo da Reforma, na transio do espiritualismo para o racionalismo, da crena do Esprito como guia autnomo de cada indivduo orientao racional que todas as pessoas possuem em virtude de sua razo autnoma. De outra perspectiva

37

histrica, o terceiro estgio de Joachim de Fiori, o estgio do Esprito Santo [...] Remontam profecia de Joel, em que os servos ou empregados so ensinados diretamente pelo Esprito Santo e ningum depende de quem quer que seja para receber o Esprito. (2000, p. 281).

O pietismo mais que um movimento era um forma piedosa de viver a f crist. Influenciou diversos movimentos com seu ideal, aliando estudo da Bblia e uma vida crist prtica. Um deles foi o metodismo ingls.

2.4 O Metodismo.

exemplo do pietismo no continente, o metodismo surgiu como movimento de renovao espiritual na Inglaterra do sculo XVIII. Henrique VIII, que reinou entre 1509 e 1547, separou a Igreja da Inglaterra da Igreja Romana. (MENDONA, 1995, p. 35). Desta separao surgiu a Igreja Anglicana da qual Joo Wesley, fundador do metodismo, foi ministro at a morte. Wesley nasceu em 1703 numa famlia numerosa. Seu pai Samuel e sua me Suzana tiveram dezenove filhos. Seu pai, tambm ministro anglicano, inculcava-lhe rgidos princpios morais. Sua me cuidada de sua educao nas letras, na religio e na vida devocional. Referia-se a ele como um tio tirado do fogo, devido a um incndio que escapara na infncia. Ela via naquele incidente uma indicao de que Deus tinha planos para seu filho. (GONZALEZ, 2007a). Ao entrar na Universidade de Oxford destacou-se pelos estudos e pela vida piedosa. Com seu irmo Carlos e um grupo de amigos montaram um grupo para estudos bblicos e atividades devocionais. Os membros comprometiam-se em levar uma vida sbria, tomar a comunho pelo menos uma vez na semana, reunirem-se todas as tardes, por trs horas, para estudar as Escrituras e visitar os crceres regularmente. Por ser o nico ministro ordenado e pelos seus dons naturais, Wesley tornou-se lder do movimento. O grupo recebeu a alcunha depreciativa de clube santo, devoradores da Bblia e metodistas. Mesmo a despeito de uma vida piedosa, alguma coisa parecia faltar na experincia de f de Wesley. No final de 1735 Wesley estava a bordo do navio Simmonds, a caminho da Gergia na Nova Inglaterra. Iria atender a um pedido para pastorear a congregao inglesa de Savannah. A bordo tambm se encontrava um grupo de missionrios moravianos, indo evangelizar os ndios na mesma localidade. Dado momento, sobreveio uma forte tormenta sobre o navio,

38

quebrando-lhe o mastro. O pnico tomou conta de todos. Exceto do grupo de moravianos. Eles permaneciam cantando hinos e acalmavam as pessoas a bordo. A atitude dos missionrios fez com que Wesley ficasse em duvida sobre a profundidade de sua f, uma vez que sentiu medo da morte. Seu trabalho na Gergia no lhe rendeu muitos frutos e assim retornou a Inglaterra. Um pouco decepcionado com sua falta de f pensou em abandonar a pregao. Mas em 24 de Maio de 1738, Wesley teve a experincia que procurava. A partir desse evento no teria mais duvidas quanto a sua salvao. Gonzalez registra essa experincia:

noite, fui de muita m vontade a uma sociedade na rua Aldersgate, onde algum lia o prefcio de Lutero Epstola aos Romanos. Quando falava um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudana que Deus opera no corao mediante a f em Cristo, senti em meu corao um ardor estranho. Senti que confiava em Cristo, e somente nele, para minha salvao e me foi dada a certeza de que ele havia resgatado os meus pecados, os meus, e me havia salvo da lei do pecado e da morte. (2007a, p. 177).

George Whitefield, outro membro do clube santo, dividia sua atividade de pregao entre a Gergia e a Inglaterra. Whitefield foi o responsvel por trazer Wesley para a prtica da pregao ao ar livre. Essa maneira de pregar no era do seu agrado, pois entendia que Deus exigia ordem nos servios divinos. Outra preocupao era com a reao dos ouvintes, relatada por Gonzalez:

Comeavam a chorar, condoer-se amargamente e em voz alta por seus prprios pecados. Alguns caiam desmaiados por causa da profunda angustia que sentiam. Depois um grande gozo tomava conta deles e diziam que estavam limpos de sua maldade. (2007a, p. 179).

Whitefield e Wesley logo iriam separar-se por motivos teolgicos. O primeiro seguia a linha calvinista, enquanto o ltimo a arminiana. O arminianismo um sistema teolgico, criado em anttese ao calvinismo, pelo Telogo holands Jac Armnio (1559-1609). D nfase na vontade e responsabilidade humanas quanto salvao. Mendona faz uma sntese da teologia arminiana.

39

Na sua essncia, a teologia de Armnio pode ser resumida assim: Cristo morreu por todos os homens, e o propsito de Deus, desde o princpio, foi salvar todos os crem em Cristo. Desse modo, os propsitos soberanos de Deus deixam uma margem para a deciso humana, o que valoriza de certo modo o homem ao lhe garantir a liberdade de aceitar ou no, pela f, essa graa que lhe oferecida. (1995, p. 37).

Wesley desenvolve toda sua teologia sobre bases arminianas, os pontos principais em contraste com o calvinismo so: 1) No existe eleio ou predestinao prvia de alguns indivduos para salvao por parte soberana de Deus; 2) O ser humano pode ou no resistir ao chamado divino para salvao em Cristo, pois em todo ser existe uma graa preventiva, da parte de Deus que o habilita a isso; 3) Deus poder conceder a alguns cristos uma certeza de seu amor e de salvao - como fora sua experincia em Aldersgate - mas essa certeza, em momento algum, se constitui em garantia absoluta de no cair do estado salvfico. Wesley rejeita trs importantes doutrinas do calvinismo: a) predestinao; b) graa irresistvel e c) perseverana dos santos. Ele entendia a salvao como um processo em que o ser humano, possuindo uma graa preventiva que o habilita aceita a mensagem do evangelho; arrepende-se dos seus pecados; justificado pela f em Jesus Cristo e passa por um processo de santificao at atingir um estgio de perfeio crist. Por meio da santificao somos restaurados a imagem de Deus. Assim lido em um de seus sermes5:

A salvao comea com o que geralmente se costuma chamar (e muito acertadamente) a graa preventiva; inclui o primeiro desejo de agradar a Deus, o primeiro raio de luz concernente a sua vontade e a primeira leve e transitria convico de termos pecado contra ele. Tudo isto revela certa tendncia rumo a vida; certo grau de salvao; um comeo do resgate da cegueira, do corao indiferente, to insensvel a Deus e as coisas de Deus. A salvao logo avana por meio da graa convincente, que nas Escrituras geralmente se chama arrependimento. Esta traz uma medida maior de conhecimento, e uma maior liberao plena do corao de pedra. Depois experimentamos a salvao crist propriamente dita, por meio da qual por graa somos salvos, pela f, e que consiste nestes dois grandes ramos: a justificao e a santificao. Por meio da justificao somos salvos da culpa do pecado e restaurados ao favor de Deus; por meio da santificao somos libertos do poder e da raiz do pecado e restaurados a imagem de Deus. A experincia, pelas Escrituras, nos demonstra que esta salvao tanto instantnea como gradual. Comea no momento em que somos justificados pelo amor santo, humilde, gentil e generoso de Deus pelo homem. A partir desse momento aumenta e cresce como um gro de mostarda, a qual no principio, a menor de todas as sementes, mas depois grandes ramos, e se torna em uma rvore muito grande. Num outro instante, tambm, o corao limpo de seus pecados e experimenta um amor puro por Deus pelo homem. Mas depois esse amor aumenta mais e mais, at que cresamos em todas as coisas naquele que a Cabea, at alcanar a medida da estatura da plenitude de Cristo. (Sermo 85, - On Working Out Our Own Salvation parte 2, sec. 1, na edio de Jackson das obras de Wesley, 7, p. 514. citando em DAYTON, 1996, p. 27 traduo nossa). Para outros sermes de Wesley consultar: http://www.metodistavilaisabel.org.br/metodismo/sermoes_john.asp, acesso em 24 Set. 2009.
5

40

Wesley entendia a perfeio crist como um segundo momento dentro do processo total de santificao. Logo, alguns de seus discpulos passaram a relacionar esse segundo momento como um batismo do Esprito Santo, nos moldes do evento do Pentecostes do Novo Testamento, descritos em Atos 2. Principalmente John Fletcher e seu amigo Joseph Benson. Wesley no concordou com esse passo alm em relao ao seu ensinamento, pois argumentava que o cristo ao ser justificado j recebia o Esprito Santo. As diferenas entre eles permaneceram. Fletcher explica em que ponto divergia de seu mentor:

Voc poder encontrar minhas opinies a esse respeito nos sermes do senhor Wesley sobre a perfeio crist e sobre o cristianismo escritural; com esta nica diferena: que eu distinguiria mais claramente entre o crente batizado com o poder pentecostal do Esprito Santo, e o crente que, como os apstolos depois da ascenso do Senhor, ainda no est to cheio desse poder. (DAYTON, 1996, p. 31 traduo nossa).6

Em relao Histria, Fletcher fazia outra distino. Ele a dividia em trs dispensaes: a primeira, do Pai, que antecipava a manifestao externa do Filho; a segunda, do Filho, que se inicia com Joo Batista e antecipa a promessa do Pai, o derramamento do Esprito Santo em Pentecostes; a terceira, do Esprito, que antecipa a volta de Cristo. Essas dispensaes no so somente uma descrio do processo salvfico, ou etapas da obra de Deus na historia humana, mas uma descrio das etapas de crescimento espiritual e o desenvolvimento pelo qual cada indivduo deve passar. Dessa forma Fletcher dava maior nfase para a pessoa do Esprito Santo, trazendo esse assunto para a agenda do dia. Wesley por sua vez, era mais tradicional nesse ponto. Acreditava na doutrina dos pactos: o da lei, ou obras, e o da graa. (DAYTON, 1996 traduo nossa). Graas aos esforos de Wesley o metodismo se espalhou por toda Europa e Nova Inglaterra. Ele viajou mais de 200.000 milhas a cavalo, pregou cerca de 42 mil sermes e escreveu cerca de 200 livros. (CAIRNS, 2001). Os desdobramentos da doutrina de santificao de Wesley tero grande influncia no surgimento do movimento pentecostal em solo norte-americano. O metodismo haveria de encontrar seu verdadeiro destino na Amrica do Norte. (DAYTON, 1996, p. 37 traduo nossa).

Carta de John Fletcher a Mary Bosanquet, datada data de 07 de maro de 1778, reimpressa em Tyerman, Wesles Designated Sucessor, p. 411. citando em

41

CAPTULO 3 - O PENTECOSTALISMO MODERNO NORTE-AMERICANO.

Ao lado do protestantismo da Bblia h tambm um protestantismo do Esprito que vai dos profetas de Zwickau e dos anabatistas ao pentecostalismo de hoje, passando pelos quakers, os inspirados de Cvennes, Swedenborg, os iluminados alemes e muitos outros. (LONARD, 1988, p. 7).

O movimento pentecostal americano de suma importncia para este trabalho. A CCB tem suas origens diretamente ligadas a este acontecimento. O termo Pentecostes uma referencia aos eventos ocorridos em Atos 2. Era uma festa judaica. considerado o fato inaugural da igreja crist. A compreenso do movimento pentecostal sobremodo complexa. Como ser visto, o pentecostalismo fruto dos desdobramentos da doutrina de santificao de Wesley. Est para muito alm do simples relato do acontecimento inaugural, em Topeka, Los Angeles no inicio de 1901. Portanto, os eventos de Topeka, Los Angeles ou Chicago no foram frutos do acaso, nem tampouco pioneiros nesse processo crescente de pentecostalizao de igrejas protestantes norte-americanas. (CAMPOS, 2005, p. 106). necessrio conhecer, resumidamente, alguns fatores que contriburam para que o evento de Topeka eclodisse.

3.1 A influncia Protestante na colonizao americana e os Avivamentos.

A primeira influncia est presente no tipo de colonizao empreendida. Puritanos da Inglaterra emigraram para a Nova Inglaterra imprimindo a marca do protestantismo na nova nao. Perseguidos por questes poltico-religiosas, os puritanos da Inglaterra emigraram em grande numero para terras da Amrica. Em 1620, os Pilgrim Fathers atravessaram o oceano no Mayflower e fundam a colnia de Massachusetts. (MENDONA, 1995, p. 49). Os Pais Peregrinos, a bordo do navio Flor de Maio atravessam o Atlntico com inteno de fundar na nova terra uma nao crist, o Novo Israel de Deus. Atrs dos Pais Peregrinos vieram tambm pessoas dos mais diferentes segmentos religiosos. Em busca de um lugar onde pudessem exercer suas idias em paz e tranqilidade. Moravianos, metodistas, anabatistas, quakers e outros grupos surgidos durante a revoluo puritana na Inglaterra, fundaram comunidades na colnia. A efervescncia religiosa era grande. Um exemplo foi a profetiza

42

Ann Lee Stanley fundadora dos seekers (tremedores). A Me Ann Lee dizia ser a Segunda Vinda de Cristo, que havia regressado agora em forma feminina, como antes havia vindo em forma masculina. (GONZALEZ, 2007b, p. 26-27). 7 Outro fator importante que ir marcar a teologia norte-americana sero os avivamentos dos sculos XVIII e XIX. O primeiro deles surgiu nos meios calvinistas, muitos dos quais influenciados pela pregao de Whitefield. Em 1734 o pastor de Northamptom, Massachusetss, Jonathan Edwards, comeou a pregar dando nfase para que as pessoas se arrependessem dos seus pecados e procurassem ter uma experincia de converso genuna. A reao dos ouvintes foi anloga ao do avivamento ingls promovido por Wesley. As pessoas arrependiam-se dos seus pecados em meio a lgrimas, davam gritos de entusiasmo pelo perdo alcanado e algumas at desmaiavam. (GONZALEZ, 2007a, p. 208). Em 1802 outro avivamento teve inicio nos meios universitrios. Timothy Dwight, neto de Jonathan Edwards, pregava sobre a incredulidade e a autoridade da Bblia, e levou quase um tero do corpo discente da universidade de Yale a se converter. Assim, no Leste norte americano, os avivamentos comearam nas universidades. Os avivamentos tambm atingiram o Oeste, lugar para onde muitas pessoas haviam migrado. Eram realizadas reunies em acampamentos ao ar livre. O mais famoso deles foi o de Cane Rigde no estado de Kentucky, marcado por estranhos fenmenos como, quedas, pulos, meneios, danas e ladridos. (CAIRNS, 2001). Inesperadamente, comearam a ocorrer inauditas expresses de emoo, pois uns choravam, outros riam, outros tremiam, alguns saiam correndo, e no faltavam pessoas que latiam... (GONZALEZ, 2007b, p. 29). Estes avivamentos surgiram primeiramente nos meios presbiterianos calvinistas, causando polmica e diviso na denominao. Todavia outros grupos iro utilizar o mesmo expediente, obtendo maior xito na evangelizao, foram os batistas e metodistas.

3.2 A Era Metodista e a Arminianizao da Teologia.

Os metodistas obtiveram grande xito na evangelizao do Oeste americano por causa dos meios que empregavam. Como havia falta de pastores com formao teolgica, foram utilizados pregadores leigos. A linguagem que utilizavam era simples. Qualquer clareira ou
7

Relato anlogo o da montanista Quintila: Cristo veio a mim, vestido de um manto branco, sob a forma de uma mulher [...]

43

acampamento se transformava em lugar de culto. A teologia arminiana tambm era propcia, pois todos eram convidados a crer, sem distino, bastava aceitar a mensagem. O metodismo mostrou-se especialmente adaptado a regio de fronteira. Conseqentemente os costumes e a moral das pessoas foram elevados, e milhares se convertiam ao protestantismo metodista. Mendona explica como se deu a expanso do metodismo:

A expanso do metodismo na Amrica do Norte se d na esteira da conquista e colonizao do sudoeste americano e das reas a sudoeste que, por compra ou conquista, foram sendo incorporadas ao territrio da nova nao. As demais denominaes acompanharam essa expanso, mas os metodistas, por suas peculiaridades, conseguiam se adaptar melhor s condies scias da fronteira. Os metodistas estavam habituados a pratica religiosa informal, a realizar suas reunies ao ar livre, com seus pregadores leigos e itinerantes e sua teologia simples e emotiva. Desse modo, a igreja Metodista estava sempre na linha de frente, era a primeira a chegar, pois no exigia lugares sagrados, nem ministros formados e nem aparato litrgico. Os acampamentos, nas clareiras, nas florestas, eram lugares para seus pastores cavaleiros realizarem cultos e prdicas. As outras denominaes, como os presbiterianos por exemplo, mais formalistas, ajustavam-se com certa dificuldade a essas novas condies e por isso ficaram mais ou menos na esteira dos metodistas, que cresceram extraordinariamente. Fator importante, ainda, eram as diferenas teolgicas entre os metodistas e os demais de origem calvinista. (1995, p. 56).

Em virtude desta adaptabilidade, os metodistas experimentaram enorme crescimento, superando as demais confisses evanglicas. A influencia exercida por eles foi tamanha que historiadores do sculo XIX chegam a falar sobre uma era metodista norte-americana. Como conseqncia a teologia arminiana foi prevalecendo sobre outras teologias, especialmente a calvinista. A influncia arminiana se estendeu inclusive aos crculos reformados. Novamente os interpretes falam sobre uma arminianizao da teologia americana. Segundo Dayton:

A razo deste surpreendente crescimento do metodismo mltipla. O movimento wesleyano chegou a Amrica do Norte no momento de maior vigor. Seus evangelistas e obreiros itinerantes que percorriam as regies a cavalo, somados aos laicos e novos conversos, aumentaram facilmente suas foras e se estenderam por todo o pas, mostrando-se especialmente adaptados a fronteira que se expandia com a colonizao do Oeste. Os motivos arminianos e perfeccionistas do metodismo, tanto explcitos como implcitos, eram um pano de fundo que combinava com o desejo de expressar e tambm alimentar o expansionismo otimista da regio. O metodismo cresceu a tal ponto como fator de influencia que os intrpretes do sculo XIX sugerem falar de uma era metodista na Amrica do Norte[...] As idias e praticas do metodismo penetraram em outras denominaes, especialmente do campo reformado. Os avivamentos do sculo XVIII agregaram outro fator para a debilitao do calvinismo puritano e contriburam ao que veio a chamar-se a arminianizao da teologia norte-americana. (1996, p. 37-38 traduo nossa).

44

O resultado desta acomodao do metodismo fronteira foi sua quase completa vitria sobre as igrejas coloniais mais antigas. A conferncia metodista do Oeste aumentou o numero de membros de 2.800 para mais de 11.000 no perodo de 1800 a 1805 [...] (NIEBUHR, 1992, p. 112).

3.3 O Movimento de Santidade.

Com a arminianizao da teologia, houve um crescente interesse na doutrina da perfeio crist de Wesley. A nfase nos temas sobre santificao acabou por produzir uma cruzada pela santidade. A partir da dcada de 1830 a metodista Phoebe Palmer passou a realizar reunies de orao em Nova Iorque todas as teras-feiras. Ela e sua irm Sarah Lankford diziam ter chegado a experincia de santificao. Phoebe se tornou editora de uma revista chamada Guide to Holiness (Guia para Santidade). O tema santidade impregnou a literatura da poca. Phoebe se tornaria figura central no que se conheceria mais tarde como Movimento de Santidade (Holiness). (DAYTON, 1996). Nos meios calvinistas o representante desta tendncia foi Charles G. Finey. Com uma nova forma de fazer reunies, chamada de Novas Medidas, Finey fazia uso de uma linguagem simples, distribua folhetos antes dos cultos, citava nomes de pessoas em oraes e sermes. Havia tambm o banco dos aflitos, destinados s pessoas que tinham alguma dvida para esclarecer. Finey tornou-se professor e posteriormente reitor do Oberlin College (Colgio de Oberlin) em Ohio. Neste lugar, devido nfase na santificao crist, surgiu o perfeccionismo de Oberlin, ou seja, a busca por uma santificao total. A teologia de Oberlin pode ser resumida assim: Todo crente santificado na medida em que tendo aceito a Cristo e dado integralmente seu corao renuncia totalmente ao pecado. (SMITH apud MENDONA, 1995, p. 58). Em Oberlin tambm foi criado um peridico para se difundir as idias de santidade, o Oberlin Evangelist. Finey, porm, no chegou a vincular a experincia de santificao ao batismo do Esprito Santo nos moldes pentecostais. (DAYTON, 1996). Alguns membros do Oberlin College foram mais explcitos ao vincularem a experincia de santificao com o batismo pentecostal. Retomando assim, as antigas idias de Fletcher. Henry Cowles preparou dois sermes em 1840 para o peridico Oberlin Evangelist, nos quais ele chegava seguinte concluso: O plano de salvao contempla como seu primeiro objeto a santificao da igreja; e usa o batismo do Esprito Santo como o grande

45

poder eficiente para levar a cabo a obra. (citado em DAYTON, 1996, p. 46 traduo nossa). Dessa forma cada vez mais a linguagem e os smbolos pentecostais passaram a ser usados no Movimento de Santidade. O sentimento de restaurao, ou seja, a igreja atual deveria viver como nos dias apostlicos, colaborou para a crescente vinculao da experincia de santidade e do recebimento de poder para o evangelismo, ao evento de Pentecostes. Em 1856 o metodista britnico William Arthur escreve o livro The Tongue of Fire (Lngua de Fogo). Ao concluir a obra ele faz a seguinte orao:

E agora, adorvel Esprito, que procede do Pai e do Filho, desce sobre todas as igrejas, renova o Pentecoste para nossa poca, e batiza a todos em geral... oh, batizaos de novo com lnguas de fogo! Coroa este sculo XIX com um novo avivamento da religio pura e sem mcula maior do que o sculo passado, maior do que o primeiro sculo, maior que qualquer demonstrao do Esprito que tenha sido outorgada aos homens. (citado em DAYTON, 1996, p. 47-48 traduo nossa).

No ano seguinte, em 1857, teve inicio mais um avivamento, entendido por muitos como o Terceiro Grande Avivamento. A partir de reunies dirias de orao dirigidas por Jeremiah Lanphier na rua Fulton, em Nova Iorque. No inicio eram apenas seis pessoas, passados alguns meses, quase 10.000 (dez mil) pessoas estavam se reunindo em reunies similares por toda Nova Iorque. Como resultado desse avivamento, cerca de 1.000.000 (um milho) de pessoas foram acrescentadas as igrejas. Os metodistas ganharam a maioria dos novos membros. (CAIRNS, 2001). Aps a guerra civil americana (1861-1865) o Movimento de Santidade adotou cada vez mais a formulao pentecostal da doutrina de santidade total. Em julho de 1867 foi criada a National Camp Meeting Association for the Promotion of Holiness (Associao Nacional de Acampamentos para a Promoo da Santidade). De 1867 a 1872 foram realizados 14 (quatorze) acampamentos. A idia dos acampamentos era fazer com que, todos juntos, recebessem um batismo pentecostal do Esprito Santo. O tema dos primeiros 14 acampamentos foi Dias de Poder no Templo do Bosque. O informe do 16 (dcimo sexto) levava o titulo de Um Moderno Pentecostes. (DAYTON, 1996).

46

3.4 Uma segunda ou terceira beno?

O Movimento de Santidade no era homogneo em termos de ensinamentos. Havia pelo menos trs variantes principais. A primeira, a oficial, ensinava sobre duas obras da graa. A santificao recebida em termos de batismo do Esprito Santo era uma segunda beno, posterior converso que todos os crentes sem distines deveriam buscar. Assim lido em um dos informes do Guide of Holiness de Phoebe Palmer, registrado por Dayton:

Em nossas reunies tarde afirmamos a necessidade absoluta para todos os crentes, quaisquer que sejam, de receber a santidade do Senhor, ou em outras palavras, o pleno batismo do Esprito Santo, como o receberam os cento e vinte discpulos no dia de Pentecostes. (1996, p. 56 traduo nossa).

A segunda variante, influenciada pela doutrina dispensacionalista de Fletcher, ensinava que o batismo do Esprito Santo era uma terceira beno, ou terceira obra da graa. Para estes, o batismo do Esprito deveria ser algo visvel. Algum sinal exterior deveria indicar esse acontecimento na vida de um crente. Em primeiro lugar a pessoa se convertida. Depois passava por um perodo de inteira santificao. Por ltimo recebia o batismo do Esprito. Arthur S. Clibborn escreve Asa Mahan, ex-presidente do Oberlin College nos seguintes termos:

Pouco a pouco a luz nasceu em meio obscuridade, comecei a sentir-me mais e mais submetido a Cristo e desprendido de mim e do mundo. Depois de um tempo de completa consagrao (por volta de quatro anos depois daquele chamado), durante o qual me fez estar disposto a ser um loco por Cristo renunciar a mim e ao mundo, a reputao, e dar-me inteiramente a Ele, dar a mim mesmo a seu servio recebi o batismo do Esprito. (citado em DAYTON, 1996, p. 63 traduo nossa).

O batista Benjamin Harden Irwin, fundador da igreja Fire-Baptized Holiness Church (Igreja da Santidade dos Batizados com Fogo), e o evangelista canadense R.C. Horner, so os defensores mais proeminentes da terceira beno acompanhada de demonstraes fsicas do Esprito. Irwin era uma figura controvertida, no s por sua doutrina do batismo em fogo, mas tambm pelas manifestaes que ocorriam em suas reunies como, danas, gritos, prostrao, risos entre outras.

47

A terceira variante representada pelo evangelista Dwight L. Moody, j no final do sculo XIX. Nos meios reformados o batismo do Esprito Santo era entendido como uma capacitao de poder para o servio evangelstico. Em 1871 Moody passou por uma experincia em que desejava ser revestido desse poder. Pessoas do Movimento de Santidade freqentavam suas reunies de avivamento para descobrirem indcios de temas sobre o batismo do Esprito em suas pregaes. Moody, no entanto, era ambguo em suas colocaes pblicas. Em suas pregaes, porm, eram comuns os temas sobre uma investidura pentecostal para o servio. Mas explcito nessa questo foi seu sucessor Reuben A. Torrey. Em uma de suas obras publicadas na dcada de 1890, so encontradas quatro proposies sobre o batismo do Esprito Santo:

1. ...que existem varias formas de nomear esta experincia na Bblia... batizados com o Esprito Santo... cheios do Esprito Santo... investidos de poder do alto... receber o Esprito Santo... o dom do Esprito Santo... 2. ...que o batismo do Esprito Santo uma experincia clara e distinta, que possvel saber se tem recebido ou no... 3. O batismo do Esprito Santo uma obra separada e distinta da sua obra de regenerao. 4. O batismo do Esprito Santo sempre esta conectado com o testemunho e o servio. (citado em DAYTON, 1996, p. 70 traduo nossa).

Estas diferenas doutrinrias contriburam para o surgimento de inmeras denominaes nascidas do Movimento de Santidade. A maioria delas acrescentava palavra Holiness (Santidade) ao seu nome, por exemplo: Igreja Pentecostal da Santidade (1899); Igreja de Deus Cleveland (1907); Igreja de Deus em Cristo (1907); Igreja dos Nazarenos (1895); Igreja da Santidade dos Batizados com Fogo (1898); Unio Pentecostal (1901).

3.5 O sinal visvel do Batismo do Esprito Santo.

O fato que no final da dcada de 1890 quase todas as variantes do Movimento de Santidade ensinavam, de uma forma ou de outra, um batismo do Esprito Santo. Uma pista desta influncia so as publicaes de uma srie de hinrios usados nos avivamentos. Foram publicados pelo menos seis destes hinrios pentecostais. O caminho estava preparado para o surgimento do pentecostalismo moderno. A fogueira estava armada. Tudo o que se necessitava era de uma fasca que incendiasse a mecha. (DAYTON, 1996, p. 74 traduo nossa).

48

A fasca seria acesa por um evangelista independente do Movimento de Santidade em 1900-1901, ao associar a glossolalia como sinal visvel do batismo do Esprito Santo. A glossolalia no era um fenmeno desconhecido na poca. Em 1881 durante um acampamento de santidade no centro dos Estados Unidos h o seguinte relato:

Um dia no meio de um grande sermo, uma mulher de Carrol Country, seguidora da santidade, caiu ao cho no meio do corredor. Isto por si s no era de se espantar, j que cair de vez em quando era algo que se pudesse esperar. Mas o que no se esperava que ocorresse, aconteceu neste caso. Vrias irms tiveram que se ocupar para que ela no oferecesse um espetculo no edificante. Imediatamente comeou a articular uma srie de palavras que rimavam, e a cant-las em uma estranha melodia. Ela continuou com isso at que o servio fosse arruinado e o acampamento se transformou num grande alvoroo. Ainda que parecesse estranho, o pblico se dividiu. Alguns diziam que era um repetio dos acontecimentos de Pentecostes, quando falaram em lnguas desconhecidas. Mas todos os pregadores que estavam presentes, sem exceo, opinaram que era coisa do diabo. No acampamento as opinies estavam to dividas que tiveram que tratar das coisas com extremo cuidado. (citado em DAYTON, 1996, p. 127 traduo nossa).

curioso observar no relato acima, que as manifestaes produzidas pelos Movimentos do Esprito, em sua maioria causam discordncia. As pessoas se dividem entre aqueles que apiam e entre aqueles que consideram coisa do diabo. Esta tenso esteve presente tambm no movimento montanista descrito no primeiro captulo. A questo vem sempre tona: Estas manifestaes so sinais de um avivamento no seio da Igreja ou so mais uma heresia? A associao do falar em outras lnguas como sendo o sinal exterior que atestaria que uma pessoa havia recebido o batismo do Esprito Santo, seria o salto de qualidade que faltava para a transformao do Movimento de Santidade no Movimento Pentecostal Moderno. Os historiadores dariam esse mrito a Charles Fox Parham.

3.6 O Movimento Pentecostal e seus Lderes.

Charles Fox Parham (1873-1929) era um pregador independente do Movimento de Santidade. Alguns anos antes havia sido pastor metodista. Sua crena a respeito da cura divina, possivelmente fez com que se desligasse e iniciasse um ministrio independente. Ele fundou o Instituto Bblico Betel na cidade de Topeka, Estado do Kansas, regio central dos Estados Unidos. Neste lugar os alunos estudavam temas prprios da teologia pentecostal

49

como, a converso, a santificao, o iminente retorno de Cristo entre outros. Porm uma questo os incomodava, nas palavras do prprio Parham:

Em dezembro de 1900 tnhamos estudado sobre os temas de arrependimento, converso, consagrao, santificao, santidade, e a iminente volta do Senhor. Havamos chegado a um ponto difcil em nossos estudos. O que acontecia com o segundo captulo de Atos?... Coloquei os alunos a estudar diligentemente sobre tudo o que constitua uma evidencia bblica do batismo do Esprito Santo. (DAYTON, 1996, p. 128).

No dia 31 de Dezembro de 1900 era realizada uma viglia de orao para aguardar a chegada do novo ano. Uma das presentes, a evangelista Agnes N. Ozman Laberge pediu que os outros alunos lhe impusessem as mos para que ela recebesse o batismo do Esprito Santo, e assim fosse capacitada para o trabalho missionrio no exterior. Na seqncia desse ato, Agnes falou em idioma chins. Parham prontamente ligou um evento ao outro. Era a resposta que esperava para as questes que vinham estudando. A glossolalia (falar em outras lnguas) era o sinal visvel, ou evidncia inicial, do batismo do Esprito Santo. Nos dias seguintes o fenmeno tambm ocorreu com Parham e com grande parte dos alunos da Escola Betel Parham relacionou esse evento ao que ocorrera com os apstolos no dia de pentecostes (Atos 2). Assim ele denominou seu movimento de The Apostolic Faith (A F Apostlica). Este tambm era o nome de um jornal pelo qual Parham divulgava suas idias. Mesmo considerado como pai do pentecostalismo moderno, a historiografia pentecostal tende a diminuir seu papel. Talvez devido a suas inclinaes racistas e por defender estranhas doutrinas. Uma delas diz que os anglo-saxes seriam descendentes das doze tribos de Israel, aps o exlio na Assria. O movimento pentecostal iria se expandir para o mundo a partir das reunies dirigidas por um dos seus discpulos. Homem humilde, neto de escravos, cego de um olho, conhecido como irmo Seymour (CAMPOS, 2005), (MATOS, s.d.). William Joseph Seymour (1870-1922) era membro da Igreja Metodista Episcopal, uma congregao negra. Em 1895 trabalhava em Indianpolis como garom em restaurantes. Algum tempo depois se mudou para Houston estado do Texas, freqentando uma igreja Holiness. Em 1905 Parham inicia uma escola bblica no mesmo local. Seymour desejava participar das aulas, mas por causa do racismo de Parham, obrigado a assisti-las do lado de fora, assentado em uma cadeira. Posteriormente Seymour recebe o convite para visitar um pequeno grupo, dissidente dos batistas por ensinarem doutrinas Holiness. Em seu primeiro

50

sermo Seymour prega Atos 2.4 dando nfase para nova doutrina pentecostal da glossolalia. Houve discordncia entre o grupo e alguns membros se uniram a Seymour. Eles passaram a realizar suas reunies em uma antiga casa na Rua Bonnie Brae8. No dia 12 de Abril de 1906, Seymour tem a experincia que vinha pregando, falou em outras lnguas. Nesse mesmo dia a varanda da casa onde estavam desabou pelo excesso de pessoas. Os lideres ento alugaram um antigo edifcio de madeira, onde anteriormente havia pertencido a uma igreja metodista de negros. O local era situado Rua Azuza, 312 prxima ao centro de Los Angeles. (CAMPOS, 2005), (MATOS, s.d.). Rapidamente o local se transformou num centro de peregrinaes. As reunies eram barulhentas, no havia liturgia nem hora para terminar. Duravam aproximadamente doze horas. Os homens gritavam e pulavam pelo salo e as mulheres danavam e cantavam, muitos caiam prostrados em xtase. Seymour fundou um jornal para divulgar os novos acontecimentos. Em uma das publicaes, o jornal informava que em algumas reunies estavam presentes pessoas de vinte nacionalidades. Vinham pessoas negras, brancas, hispnicos, ricos e pobres todos ansiosas para experimentar o batismo do Esprito Santo e falar em outras lnguas. Seymour acreditava que o Esprito Santo estava usando um negro para que a diviso entre as etnias e entre as classes sociais fosse rompida. Era comum a frase: A linha divisria da cor havia sido lavada pelo sangue. O movimento recebeu o nome de Apostolic Faith Mission (Misso da F Apostlica). Os acontecimentos na Rua Azuza chamaram tambm a ateno da imprensa. Em 18 de Abril de 1906, o jornal Los Angeles Times informava que seus reprteres estavam diante de uma sobrenatural babel de lnguas, uma nova seita de fanticos formada por negros e imigrantes pobres. Parham chegou a visitar o local, mas ficou chocado com o que viu, isto impossibilitou a unio dos grupos. O movimento pentecostal iria se dividir tambm por questes teolgicas. Entre aqueles que defendiam o batismo do Esprito Santo como uma segunda beno dos que defendiam como uma terceira beno. (CAMPOS, 2005), (MATOS, s.d.). Willian H. Durham (1873-1912) pastor batista visitou a misso na Rua Azuza e recebeu o batismo do Esprito Santo. Em 1907 ele fundou a North Avenue Mission (Misso da Avenida Norte), na cidade Chicago, Illinois. Durham discordou de Seymour quanto questo das fases para o recebimento do batismo. Para ele s existiam duas: a converso/santificao e o batismo do Esprito Santo, com a evidncia de falar em lnguas. A
8

O historiador da Igreja Presbiteriana do Brasil Alderi Souza Matos teve a oportunidade de visitar esse local em outubro de 2003. A casa da Rua Bonnie Brae est muito bem preservada, sendo administrada por uma instituio denominada Pentecostal Heritage Inc.

51

Misso da Avenida Norte ir influenciar de maneira decisiva a vida de Louis Francescon, fundador da CCB.

3.7 A Teologia Pentecostal.

O movimento pentecostal, como foi dito no tpico anterior, se dividiu por problemas teolgicos. Surgiram assim dois grandes grupos e um terceiro menor. A divergncia no era nova, no Movimento de Santidade tambm houve controvrsia quanto ao entendimento do processo de santificao. O primeiro grupo (Parham, Seymour) ensinava a doutrina da santificao na tradio wesleyana, ou seja, as trs obras da graa. O indivduo se converte, passa por um processo de completa santificao, entendida como uma experincia posterior, e recebe o batismo do Esprito Santo, evidenciado pelo falar em lnguas. O segundo grupo (Durham) ensinava uma variante da doutrina acima, a qual foi chamada de as duas obras da graa ou obra consumada. O indivduo se converte, santificado e recebe o batismo do Esprito Santo, evidenciado pelo falar em lnguas. Para Durham a obra de Cristo na cruz era suficiente tanto para salvar quanto para santificar. O padro de Durham foi o que predominou entre os pentecostais brasileiros, uma vez que tanto Francescon quanto Daniel Berg, um dos fundadores da Assemblia de Deus, partiram em misso motivados pelos ensinamentos de Durham. O terceiro grupo, derivado do segundo, se preocupou em resolver um problema referente a formula batismal. Era necessrio harmonizar dois textos bblicos: Mateus 28:19 com Atos 2:38. O modo correto de se batizar algum, segundo eles, era somente no nome de Jesus, pois assim os apstolos batizavam no livro de Atos. O movimento ficou conhecido como Unicista ou S Jesus. A CCB tambm procurou harmonizar esses dois textos em sua formula batismal. A diviso entre o primeiro e o segundo grupo se tornou to sria que chegaram a dizer que o prprio diabo havia motivado Durham a ensinar um batismo do Esprito Santo sem a devida preparao da santificao. As acusaes a Durham foram embasadas ao melhor estilo pentecostal, ou seja, atravs de vises, sonhos, profecias entre outros. Rehfeldt relata um acontecimento curioso:

52

Como no poderia deixar de ser, uma certa irm Reubley teve uma viso em que os demnios estavam discutindo quanto ao que fazer agora que o Esprito Santo tinha novamente voltado ao mundo. Eis que finalmente um demnio muito corrompido disse: Eu descobri, dem [sic] a eles um batismo numa vida no santificada. Todos os demnios bateram palmas e gritaram em aprovao. (apud JARDILINO, 1994, p. 82).

Deixando de lado a controvrsia das obras da graa, o movimento pentecostal apresenta um padro doutrinrio comum. Donald Datyton (1996) salienta que alm da marca caracterstica da glossolalia, o movimento pentecostal possuiu uma teologia de quatro pontos: 1) Jesus salva; 2) batiza com o Esprito Santo; 3) Jesus cura e 4) Jesus voltar. Este padro confere ao movimento um sentimento de possuir um evangelho completo. Como lido na citao acima, os pentecostais acreditam que o Esprito Santo esteve ausente na histria da Igreja desde a morte dos apstolos at o dia em que voltou a batizar novamente em 19001901. O movimento em suma, restaura a f apostlica com todas as suas propriedades. O termo f apostlica aparece tanto no movimento de Parham quanto no de Seymour. A CCB ir apropriar-se deste conceito radicalizando-o ao atribuir que Francescon restaurou a f apostlica para os dias atuais. Assim lido em um dos artigos da Afirmao da Verdade da Fraternidade Pentecostal Norte Americana (PFNA) em 1948:

Durante a Reforma Deus se utilizou de Martinho Lutero entre outros para restaurar no mundo a doutrina da justificao pela f. Ro. 5.1. Mais tarde o Senhor usou os irmos Wesley entre outros, que pertenceram ao grande movimento de santidade, para restaurar o evangelho da santificao pela f. Atos 26:18. Depois disto usou diversas pessoas para restaurar o evangelho da cura divina pela f. (Stg. 5.14,15) e a doutrina da segunda vinda de Cristo. Atos 1.11. Agora o Senhor est utilizando muitas testemunhas dentro do grande movimento pentecostal para restaurar o evangelho do batismo com o Esprito Santo e com fogo (Lucas 3.16; Atos 1.5) e os sinais que o seguiriam. Marcos 16.17,18; Atos 2.4; 10.44-46; 19.6; 1.1-28.31. Graas a Deus agora temos pregadores do evangelho completo. (citado em DAYTON, 1996, p. 7).

O evangelho quadrangular entendido, portanto, como um evangelho completo. Parham deu ao seu movimento outro nome caracterstico: Movimento da Chuva Tardia. O pentecostes descrito em Atos so as primeiras chuvas, o derramamento do Esprito Santo acompanhado pela colheita da Igreja. O pentecostes moderno representa as ultimas chuvas, o derramamento especial do Esprito que restaura os dons nos ltimos dias, como preparao para a grande colheita, o retorno de Cristo em glria. O dom de falar em outras lnguas era entendido pelos pentecostais como sinal da iminente volta de Cristo, uma vez que era uma capacitao para a evangelizao das naes. Essa aparente descontinuidade com as formas

53

clssicas do cristianismo e com a prpria historia da Igreja pode parecer um ponto fraco do movimento, mas pelo contrrio, tornou-se a maior justificao de sua teologia. (DAYTON, 1996). Esse sentimento restauracionista desconecta o membro pentecostal da Histria e faz com que ele pense que o pentecostalismo surgiu ex nihilo (do nada). Segundo Dayton (1996) se algum perguntar a um pentecostal sobre as origens do seu movimento, isso lhe soara como blasfmia. Afinal o pentecostalismo no outra coisa seno a restaurao da f apostlica, e suas origens esto no Novo Testamento. Este fator tem sido um dos principais empecilhos para que as igrejas pentecostais mantenham comunho com outras igrejas, principalmente da linha reformada. Afinal, segundo sua concepo, quem no recebeu o batismo do Esprito do Santo no portador do mesmo.

3.8 Um balano necessrio.

Antes de passar para o quarto e ltimo captulo deste trabalho, faz-se necessrio um balano dos movimentos estudados at aqui. Nestes trs primeiros captulos foram descritos alguns movimentos ocorridos na histria da igreja, os quais receberam a denominao de Movimentos do Esprito. Junto ao relato dos movimentos procurou-se delinear alguns fatos importantes concernentes ao contexto histrico em que surgiram. Muitos destes movimentos no guardam relao histrica direta com a CCB, outros sim, como o caso do Movimento Pentecostal Americano. Mais do que relao histrica direta, o trabalhou procurou por caractersticas que pudessem estabelecer uma relao quanto ao pensamento teolgico destes movimentos. Como visto, os Movimentos do Esprito nascem e se desenvolvem a margem da Igreja Oficial. Acreditam que as normas e a formalizao da religio, engessam e impendem a livre ao do Esprito. Defendem uma vida crist prtica, emotiva, as coisas espirituais so apreendidas pelo sentimento, pela experincia e no pelo intelecto. Em geral apelam para uma autoridade advinda das revelaes e dons do Esprito, como, vises, profecias, sonhos entre outras, em detrimento revelao escriturstica. Em ltima instncia o Esprito que ir ensinar todas as coisas, inclusive o que est escrito na prpria Bblia. Eles dividem a Histria em Eras ou Dispensaes. Cada Movimento do Esprito acredita viver a dispensao final que antecede a iminente volta de Cristo para estabelecer o

54

milnio e a Jerusalm Celestial. Usam expresses para se referirem a uma experincia prtica com o Esprito: comunho; corao aquecido; desejos de piedade; perfeio crist, batismo do Esprito Santo entre outras. necessrio certo afastamento do mundo, da cultura e da Sociedade por causa do perigo de se contaminar a alma. Assim o moralismo em relao aos costumes intensificado. Tudo o que est relacionado com o corpo, com a diverso, deve ser rejeitado. Devido o moralismo excessivo, existem alguns pecados que so mais graves, imperdoveis, principalmente os relacionados vida sexual. O afastamento do mundo produz internamente, um forte sentimento de unio e fraternidade, afinal fazem parte de uma comunidade diferenciada, de uma elite espiritual. O sentimento de no hierarquia tambm acentuado, uma vez que todos so filhos, irmos, amigos, no deve haver diferenciao entre lderes e liderados, pois, quem lidera a todos o Esprito. As mulheres por sua vez, se beneficiam desta situao, ganham oportunidade de atuarem, de se expressarem. Pelo menos assim no inicio. O desejo de voltar a viver como a Igreja dos dias apostlicos, faz com que a tradio crist perca o valor. A continuidade histrica rompida. No se consegue enxergar a atuao do Esprito em outras pocas. Tudo comea agora. O nome apostlico, presente no nome de alguns destes movimentos, denota este desejo. O Esprito parece no atuar na histria de forma coletiva, mas somente na histria de indivduos. Para Velasquez:

O Deus das religies do esprito estranho realidade histrica e social. A interiorizao desse Deus decorre da subjetivao do dualismo tradicional. Deus no atua nas estruturas do mundo, mas to-somente no interior das pessoas: no se relaciona com a histria de povos e naes, mas apenas com indivduos [...] (VELASQUEZ, 1990, p. 262-263).

Em sua maioria os Movimentos do Esprito esto ligados as massas, representam aspirao dos extratos mais baixos da Sociedade. Correm a margem da Igreja. Esto sempre em tenso com ela. Para melhor compreenso desta relao se faz necessrio recorrer a alguns conceitos da sociologia da religio.

55

3.9 Um parntese sociolgico.

Os Movimentos do Esprito nascem e se desenvolvem dentro de determinados contextos sociais, polticos e religiosos. Eles recebem influncia e influenciam esse meio. Sem perder o foco histrico e teolgico que o trabalho se prope, e devido complexidade que tais movimentos apresentam, necessrio buscar alguns fundamentos da sociologia da religio para melhor compreend-los. Para isso, sero usados os conceitos de dois autores que so referncia nessa questo, Ernst Troeltsch e H. Richard Niebuhr. Pois se a religio fornece a energia, a meta e o motivo dos movimentos sectrios, os fatores sociais, no menos decididamente, oferecem a ocasio e determinam a forma que a dinmica religiosa assumir. (NIEBUHR, 1992, p. 26).

3.9.1 Ernst Troeltsch.

Ernst Troeltsch desenvolveu uma teoria para classificar sociologicamente os grupos cristos em dois tipos, Igreja e seita. Uma das principais caractersticas que define sociologicamente um grupo como seita a tenso entre este grupo e a Sociedade. Na Igreja as pessoas nascem nela, na seita as pessoas aderem de forma voluntria. Este fato marcante na maioria dos Movimentos do Esprito. Eles esto sempre em conflito com a Sociedade, a qual procura transformar com seus ensinamentos. Enfatizam a experincia da converso como requisito imprescindvel para participar do grupo. Enquanto a Igreja se preocupa com a coletividade, a seita se concentra no indivduo. Segundo Troeltsch:

As diferenas concretas saltam primeira vista. A Igreja um tipo de organizao fundamentalmente conservadora, que at certo ponto aceita a ordem secular e domina as massas; em princpio, portanto universal ou seja, deseja abarcar a totalidade da vida da humanidade. As seitas, por outro lado, so grupos relativamente pequenos, que aspiram perfeio interior do indivduo, tendo como objetivo um companheirismo pessoal e direto entre os membros de cada grupo. Assim, desde o incio elas so obrigadas a organizar-se em grupos reduzidos e renunciar idia de dominar o mundo. Sua atitude em relao ao mundo, ao Estado e Sociedade pode ser de indiferena, tolerncia ou hostilidade, j que no tm interesse em controlar e incorporar estas formas de vida social- pelo contrrio, tendem a evit-las; sua meta normalmente ou tolerar a presena destas instituies sociais ao lado de sua prpria organizao ou mesmo substituir aquelas por esta. (1987, p. 135).

56

A essncia da Igreja est no seu carter de instituio. As pessoas passam a fazer parte dela ao nascer, atravs do batismo. O sacerdcio, a hierarquia, os sacramentos, a jurisdio eclesistica e a tradio formam o tesouro objetivo da graa, basta acion-los no momento oportuno. A Igreja deseja dominar as massas e educar os indivduos, trazendo-os para sua rea de influncia. Em contrapartida a seita uma comunidade de voluntrios onde os membros aderem por livre e espontnea vontade. Ningum se torna membro ao nascer, necessrio converter-se. O progresso espiritual depende do esforo individual e da fidelidade aos princpios do grupo. A seita no esta preocupada em educar as naes, mas sim em reunir um grupo seleto de eleitos colocando-os em direta oposio com o mundo. O desejo pela escatologia, pelo fim do mundo est sempre na ordem do dia, uma vez que esse grupo no se encaixa nas estruturas mundanas. (TROELTSCH, 1987). Estas caractersticas descritas esto presentes na maioria dos Movimentos do Esprito estudados at aqui. A nfase na converso para se fazer parte do grupo fez com que grupos anabatistas da reforma e depois dela, rejeitassem o batismo infantil, o papel dos sacramentos e qualquer interferncia do Estado ou da Sociedade nos assuntos espirituais. H. Richard Nieburh ir utilizar outra nomenclatura para os Movimentos do Esprito.

3.9.2 H. Richard Nieburh.

Nieburh, usando os conceitos de Troeltsch e de outros socilogos, ir chamar alguns dos movimentos estudados, com exceo do metodismo, de Igreja dos Deserdados. Assim, o metodismo foi adaptado desde os seus incios para tornar-se Igreja da classe mdia respeitvel, embora seu emocionalismo religioso continuasse a constituir forte apelo para a gente simples. (NIEBURH, 1992, p. 50). So nos extratos mais baixos da sociedade que se encontram os ingredientes motivadores para a formao dos Movimentos do Esprito. Segundo Troeltsch:

Os movimentos religiosos realmente criativos, formadores de igrejas, so obras dos estratos mais baixos. Somente aqui pode-se encontrar a imaginao irreprimida, a simplicidade da vida e a fora veemente da necessidade, de onde brotam a f incondicional na revelao divina, a inocncia da plena submisso e a intransigncia da certeza. S a encontramos a necessidade de um lado e a ausncia da cultura de reflexo relativizadora, de outro. Todas as grandes revelaes originrias de comunidades surgiram sempre nesses crculos. Nesses movimentos religiosos, o significado e o poder para o desenvolvimento posterior tem sempre dependido da

57

fora do mpeto original, conferido, tanto pelas revelaes ingnuas quanto pelo vigor da convico que erigiu este mpeto absoluto e divino. (apud NIEBURH, 1992, p. 27).

Um dos traos comuns desse tipo de igreja o fervor emocional. Nela o pensamento abstrato ainda no se desenvolveu plenamente, e a emoo no foi suprimida pelas convenes da religio bem educada. A genuna religiosidade expressa pelo vigor dos sentimentos, mais do que pela conformidade com os credos religiosos. A formalidade do ritual substituda pela informalidade e linguagem simples. O clero bem preparado e fixado na liturgia substitudo por lderes leigos que do total nfase no improviso. Como correm a margem da Sociedade, o desejo pelo milenarismo, pelo apocaliptismo ou por uma nova era constante. Nieburh resume:

Ingenuidade intelectual e necessidades prticas combinam-se para criar marcada propenso para o milenarismo com suas promessas de bens tangveis e de inverso de todos os sistemas de classe vigentes. Desde o primeiro sculo os deserdados, identificaram-se com o apocalipsismo. A mesma combinao de necessidades e experincia social produzem nestas classes profundo apreo pelo carter radical da tica do Evangelho e maior resistncia tendncia de comprometer-se com a moralidade do poder do que a encontrada entre seus irmos mais afortunados. A religio do pobre caracteriza-se pela exaltao das virtudes tpicas da classe e pela apreenso, sob a influncia do Evangelho, dos valores morais presentes em suas necessidades. Em conseqncia, verifica-se aqui, mais do que em outro lugar, o reconhecimento da dignidade religiosa, da solidariedade e da igualdade; da simpatia e ajuda mtuas, da rigorosa honestidade em matria de dvida, a avaliao religiosa da simplicidade no vestir e nas maneiras; da sabedoria escondida aos sbios e entendidos, mas revelada aos pequeninos, da pobreza de esprito, da humildade e da mansido. Simples e direta na apreenso da f, a religio dos pobres afasta-se das relativizaes da sofisticao tica e intelectual e, pelo que resulta em formas de conduta, demonstra freqentemente sua superioridade moral e religiosa. (1992, p. 20).

Imaginao

irreprimida,

ingenuidade

intelectual,

necessidades

praticas,

emocionalismo religioso e uma f incondicional numa revelao divina, parecem ser alguns dos principais ingredientes presentes nos Movimentos do Esprito. Aps a descrio histrica e teolgica de alguns destes movimentos, aliada a uma pequena base terica da sociologia da religio, passa-se para a anlise da CCB. O objetivo encontrar em suas origens, indcios que possam justificar sua classificao como um Movimento do Esprito.

58

CAPTULO 4 - CONGREGAO CRIST NO BRASIL: UMA IGREJA MOVIDA PELO ESPRITO.

A CONGREGAO CRIST NO BRASIL, uma comunidade religiosa fundamentada na doutrina apostlica (Atos 2:42 e 4:33), apoltica, sem fins lucrativos, constituda de nmero ilimitado de membros, sem distino de sexo, nacionalidade, raa, ou cor, tendo por finalidade propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor a Deus, tendo por cabea s a Jesus Cristo e por guia o Esprito Santo (So Joo, 16:13)[...] (CCB, Estatuto 2004, Art. 1).

A CCB foi pioneira na insero do pentecostalismo no Brasil. Fundada em 1910 est prxima do seu primeiro centenrio. No entanto, no aspecto doutrinrio quase nada mudou. Seus ensinamentos ainda so transmitidos oralmente. Ela se considera uma comunidade religiosa fundamentada na doutrina apostlica. Como visto, o termo apostlico denota o desejo de restaurar as origens do cristianismo. Raras so as publicaes oficiais. Isto porque, uma Igreja movida pelo Esprito no pode construir barreiras intelectuais para o mesmo. O termo Igreja est sendo usado no sentido sociolgico, conforme definido por Mendona:

Entende-se por Igreja uma comunidade local, regional ou nacional, com um mnimo de estabilidade, com certa liderana burocrtica razoavelmente estabelecida e com corpo de doutrinas mais ou menos delineado, situado acima das vontades individuais. (2002, p. 143).

O termo seita tambm pode ser usado, pois a CCB possui algumas das caractersticas mencionadas no captulo anterior como, oposio ao mundo e adeso voluntria. As seitas tendem com o passar do tempo a se tornarem Igrejas. Geralmente elas passam da condio de movimento para a condio de Igrejas a partir da segunda gerao de membros. As novas geraes, porm, no guardam o mesmo mpeto religioso das primeiras, pois procuram adaptar-se melhor a Sociedade. Nieburh explica:

Pela prpria natureza, o tipo sectrio de organizao valido apenas para a primeira gerao. Os filhos nascidos dos membros voluntrios da primeira gerao comeam a fazer da seita uma Igreja, muito antes, de chegarem maturidade. Com o advento

59

deles a seita tem de assumir o carter de instituio educacional e disciplinar com o propsito de levar a nova gerao conformidade com os ideais e costumes que se tornaram tradicionais. (1992, p. 20).

No entanto, a classificao em um ou outro tipo no tarefa fcil nem clara. Ao mesmo tempo em que a CCB possui marcas de Igreja, quanto a sua organizao, tambm preserva fortes traos de seita, no tocante a conservao rgida dos ensinamentos, evitando o quanto possvel influncias externas no modo de pensar de seus fiis. Santos Junior (s.d.) ao estudar especificamente esse tema afirma: A CCB no se deixa prender por um ou outro tipo. Com isso, pode-se dizer que a inadequao baseia-se no fato de que ora o grupo se comporta como igreja; ora como seita. Nessa questo o trabalho seguir Mendona (2002) que classifica a CCB no gradiente seita/Igreja como Igreja.

4.1 Louis Francescon: um italiano pentecostal.

Louis Francescon pea fundamental para o entendimento das origens da CCB. No somente por ser o fundador, mas tambm por deixar as bases dos ensinamentos que se tornaro fundamentos inabalveis na Igreja. Ou como os ancies9 brasileiros costumam denominar: nossas santas tradies (CCB, Resumo de Ensinamentos da Assemblia de 2002, Tpico 21). Dentro do movimento pentecostal talo-americano ele compartilhou a liderana com outras pessoas, mas no Brasil sua figura exerceu papel central. A conduta e o pensamento teolgico de Francescon sero verdadeiros paradigmas espirituais para a futura Igreja. Ele sempre atribuir que suas aes so movidas pelo Esprito Santo.

4.1.1 Origens e converso ao Protestantismo.

Sua autobiografia, bem como a histria dos primrdios do movimento pentecostal talo-americano e a histria dos primrdios da CCB, esto contidas num pequeno livreto azul denominado: Resumo da Conveno Realizada em Fevereiro de 1936; Reunies e Ensinamentos Realizadas em Maro de 1948; Pontos de Doutrina e da F que uma vez foi
9

A CCB usa a forma arcaica Ancies no lugar de Ancios.

60

dada aos Santos; Histrico da Obra de Deus, Revelada pelo Esprito Santo no Sculo Passado e Mensagens. Uma das raras publicaes oficiais da Igreja. Devido importncia do documento, e por ser uma fonte primria, a autobiografia ser sempre citada fazendo-se intervenes quando necessrias.

HISTRICO DA OBRA DE DEUS, REVELADA PELO ESPIRITO SANTO, NO SCULO PASSADO. I PARTE. Este fiel testemunho da Obra do Nosso Senhor, teve incio na cidade de Chicago, Illinois e no para engrandecer aquele que o escreve, porm, para a Glria de Deus que opera todas as coisas, segundo o conselho de Sua vontade. (Efsios 1:11). Eu, Louis Francescon, nasci em 29 de maro de 1866, na comarca de Cavasso Nuovo, Prov. de Udine (Itlia) de profisso mosasta. Vim para a Amrica do Norte, depois de ter cumprido o servio militar, chegando a Chicago em 3 de maro de 1890. (CCB, 2002, p. 35).

A primeira observao digna de nota sobre o ttulo. Em 1942 a CCB publicou a mesma com outro ttulo, o original: Resumo de uma Ramificao da Obra de Deus, pelo Esprito Santo, no Sculo Atual. (RELY, 1998, p. 436). Mudou-se de Resumo de uma Ramificao da Obra de Deus [...], para Histrico da Obra de Deus [...]. Esta mudana d indcios da evoluo no pensamento exclusivista da CCB que se v no como um Ramo da Obra de Deus, mas como a prpria Obra de Deus. Francescon revela que nasceu na Itlia. De famlia catlica, era o quinto filho de Pietro e Maria Lorsa Francescon. Aos 15 anos de idade vai para Budapeste, Hungria, onde desenvolve habilidades para aprender outros idiomas e evolui na profisso de mosasta. O conhecimento de outras lnguas ser importante para o desenvolvimento de seu trabalho missionrio no futuro. A Hungria foi o principal destino dos imigrantes italianos entre 1886 e 1895. (YUASA apud BIANCO, 2008). Aps ter cumprido o servio militar, Francescon emigrou para os Estados Unidos da Amrica do Norte, checando na cidade de Chicago em Maro de 1890. Milhares de europeus emigram para os Estados Unidos nessa mesma poca, produzindo mudanas significativas tanto na cultura, economia e religio. Para Nieburh:

A migrao de milhes de europeus para os Estados Unidos nos sculos XVIII, XIX e XX constitui um dos maiores fenmenos da histria mundial, comparvel, em certo sentido, s extraordinrias migraes que assinalaram o fim do mundo antigo e o inicio da civilizao do norte da Europa. Descobriu-se que, no somente seus efeitos polticos e econmicos sobre a prosperidade das naes so cada vez mais

61

significativos, mas que sua importncia para a histria religiosa esta se tornando cada vez mais visvel. (1992, p. 125).

O ano de 1890 muito significativo. Francescon chega aos Estados Unidos no momento de maior vigor dos movimentos Holiness, conforme estudados no capitulo trs. A cidade de Chicago era tambm o local de atuao do pregador avivalista Moody. Ele perdeu seu auditrio, onde realizava suas reunies, aps um grande incndio. (DAYTON, 1996). Francescon est, portanto, num ambiente onde a efervescncia religiosa muito grande. Isso ir influenciar seu pensamento. Sobre sua converso ele declara.

No mesmo ano, ouvi o Evangelho por meio da pregao do irmo Miguel Nardi. Em Dezembro de 1891 tive do Senhor a compreenso do novo nascimento. Em Maro de 1892, com o grupo evangelizado pelo irmo M. Nardi e algumas famlias da f Valdense, foi criada nesta cidade a primeira Igreja Presbiteriana Italiana, sendo o Sr. Fillippo Grilli, pastor. Eu fui eleito um dos trs diconos, e aps alguns anos, ancio. (CCB, 2002, p. 35).

Francescon foi evangelizado por Miguel Nardi, missionrio italiano pioneiro na implantao do protestantismo entre a colnia italiana nos Estados Unidos. Nardi pregava com muita eloqncia e demonstrava bom conhecimento bblico. Era um autentico pregador do Movimento Holiness, pregava sobre a segunda vida de Cristo e sobre o batismo com o Esprito Santo. Um relato da poca destaca:

O senhor Nardi apresentava o evangelho com tal simplicidade e poder que as pessoas ficavam surpresas e atradas e agarravam, pelo conhecimento da bblia e pela autoridade com que falava. Ele pregava repleto de f sobre a segunda vinda de Cristo, e exortava seus ouvintes a vigiar e a orar para que a volta de Cristo pudesse ser rpida. Ele tambm pregava o batismo com o Esprito Santo e a total dependncia de Deus. (YUASA apud BIANCO, 2008, p. 81).

Francescon co-fundador da Primeira Igreja Presbiteriana Italiana em Chicago, juntamente com um grupo evangelizado por Nardi e algumas famlias da f Valdense. Logo assume posio de liderana, eleito Dicono10 e algum tempo depois, Ancio. O termo Ancio acabou prevalecendo posteriormente na estrutura da CCB, tornando-se marca
A palavra Dicono vem do Grego diacronia o oficial que nas Igrejas prestam assistncia tanto no culto quanto aos pobres, rfos e vivas. Sua instituio encontra-se em Atos 6.
10

62

distintiva na denominao dos seus lderes. Porm, o termo sinnimo de Pastor, Bispo, Presbtero.11

4.1.2 A revelao sobre o batismo e suas implicaes.

No princpio do ano de 1894, encontrando-me em Cincinate, Ohio, em servio material, aconteceu que, estando numa noite de joelhos em meu quarto lendo o Cap. 2 da carta aos Colossenses, ao chegar no verso 12, ouvi uma voz que me repetiu 2 vezes: Tu no obedeceste a este meu mandamento. Ento respondi: Senhor jamais algum me falou neste assunto. Em 1 de Janeiro de 1895, casei-me com Rosina Balzano salva tambm em nosso meio em, princpio de 1892. Como membro da administrao da referida Igreja, falei do batismo determinado nas escrituras e como o Senhor me ordenou obedec-lo. Todos se manifestaram contra mim, inclusive o pastor, ao qual eu tinha comunicado por carta na mesma noite que o Senhor me havia falado. (CCB, 2002, p. 35-36).

A experincia de Cincinate em 1894 marcar a vida de Francescon ao ponto dele, por problemas de conscincia, no conseguir mais conviver entre os presbiterianos italianos. Sua compreenso sobre o ritual batismo no se coaduna mais com a da comunidade. Para ele o batismo verdadeiro feito pela imerso total do corpo e no por efuso ou asperso. Ao ouvir a voz de Deus por duas vezes ele teme, e a partir da alimentar um conflito que durar nove anos. Em cima dessa experincia com o sagrado, Francescon construir toda a base do seu ministrio. Mas antes que isso acontea necessrio um passo importante, obedecer a Deus, ou seja, rebatizar-se. O fato de no aceitar o batismo infantil, entendendo que o batismo uma questo de opo voluntria consciente, uma das caractersticas dos Movimentos do Esprito. Outra caracterstica marcante so as experincias com o sagrado que mudam as vidas dos lderes destes movimentos. Em sua maioria alegam ter recebido uma revelao especial de Deus. A nova viso de Francescon sobre o batismo entra em conflito com a dos lderes da Igreja.

No ano de 1898, o Senhor salvou o irmo Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres Americanos, o qual aps algum tempo, uniu-se conosco, Presbiterianos italianos. Falei-lhe tambm muitas vezes, do citado batismo, mas no momento no lhe era dado compreender. Em princpio de Setembro de 1903 nos encontramos em Elgin, ILL, (no local onde eu e o irmo G. Marin estvamos executando um trabalho), lhe falei novamente em presena deste, da necessidade de
11

A palavra Presbtero vem do Grego presbteros, significa mais velho, so pessoas designadas para liderarem a igreja. So responsveis pela pregao e ensino dos membros e tambm se envolvem na administrao. Sua instituio encontra-se em Atos 20:17; 1 Timteo 5:17 entre outros.

63

obedecer ao mandamento do Nosso Senhor. Ento, servindo-se Deus tambm de outros meios, convenceu-se e dois dias aps, fez-se batizar mesmo em Elgin, por um irmo Americano pertencente Igreja dos irmos (Church of the Brethren). Na ocasio lhe disse: Irmo Beretta, agora que sois batizado, na prxima segundafeira, dia 7 que dia do Trabalho, batizar-me-s tambm. Como o pastor se encontrava na Itlia, competia a mim como ancio presidir o servio que se realizava no domingo, dia 6. Assim tive oportunidade de dizer ao povo o que eu sentia em meu corao e lhes falei: Aps 9 anos que o Senhor me falou em obedecer ao Seu mandamento, amanh com a ajuda de Deus, terei a oportunidade de obedec-Lo e se algum de vs quiser assistir, venham ao (Lake-front, de Chicago) em tal lugar s tantas horas.Vieram cerca de 25, dos quais, 18 obedeceram juntamente comigo. Fomos imersos pelo irmo G. Beretta. (CCB, 2002, p. 36 grifo nosso).

Em 1898, portanto, pouco mais de um ano antes do evento Topeka, a influncia metodista chega igreja presbiteriana, atravs da converso de Giuseppe Beretta. Francescon compartilha sua nova viso com ele. Curiosamente Beretta se antecipa a Francescon e rebatizado por imerso por um irmo da Igreja dos Irmos. Animado com a atitude de Beretta, Francescon aproveita a ausncia do pastor Fillipo Grilli e anuncia a comunidade que ir se rebatizar por imerso no lago Michigan, no dia do Trabalho. Dos vinte e cinco membros que compareceram dezoito obedeceram (se rebatizaram) com Francescon. O termo obedecer se tornou sinnimo da palavra batismo entre os membros CCB. Ancio e obedecer, so duas palavras distintas do vocabulrio dos demais protestantes brasileiros. Esta distino colaborar para o exclusivismo e distanciamento da CCB para com os demais evanglicos.

4.1.3 O cisma na Igreja Presbiteriana Italiana de Chicago.

Com a volta do Pastor Grilli, Francescon pede a palavra num culto de domingo e apresenta sua demisso dos cargos que ocupava naquela igreja. Tal atitude, segundo ele, era uma ordem recebida de Deus. Ele ainda os exorta a seguirem sua atitude caso queiram ser abenoados por Deus.

Pouco tempo depois, o pastor (F. Grilli) voltou da Itlia e no primeiro domingo que nos reunimos, disse-lhe que eu desejava dirigir algumas palavras irmandade antes de seu sermo, o que me foi concedido. Primeiramente perguntei a todos se eu havia feito alguma coisa errada, que testemunhassem; responderam que nada havia contra mim. Ento exortei-os que, se quisessem tambm ser participantes das promessas de Deus, seria necessrio obedec-lo conforme Sua palavra. Em seguida apresentei minha demisso de ancio, secretrio e membro daquela Igreja. Todos se maravilharam e pediram para que eu no os deixasse e eu lhes respondi que aquela deciso no era por mim premeditada, mas sim ordenada, por Nosso Senhor. (CCB, 2002, p. 37).

64

O motivo que levou Francescon a se desligar da igreja presbiteriana no foi somente a questo do batismo. Francescon como membro da administrao vivenciou a constante dificuldade de se pagar o salrio pastoral. Isto o incomodava, pois, entendia que um pastor no deveria receber salrios. Seu modelo de pastor era o de Miguel Nardi que trabalhava gratuitamente. Ele tambm entendia que o pastor deveria ser fixo na igreja, no concordava com mudanas contnuas de pastores. Todos estes fatores contriburam para seu desligamento. (YUASA apud BIANCO, 2008). Bianco esclarece:

Os anos todos de convivncia com a burocracia eclesial, serviram para Louis Francescon formar algumas idias e questionar inmeras outras. Dentre as prticas que questionava no Presbiterianismo e que Yuasa trata com detalhe, esto: a forma do batismo (que j o incomodava desde 1894), a lealdade da direo (ou do pastor) para com a igreja, a questo do salrio pastoral e a questo da adorao. Foram esses pontos que geraram a primeira mudana em 1903, juntamente com amigos leais, iniciou um grupo para estudar a bblia, orar, adorar e dividir o po, era assim que entendia a necessidade de retornar s origens da Igreja primitiva. (2008, p. 84).

Os dezoito membros da igreja presbiteriana que haviam se rebatizado com Francescon, decidem se desligar da Igreja Presbiteriana tambm. O grupo passou a se reunir em casas, dando origem a uma pequena comunidade, liderada por Beretta e Francescon.

Aconteceu tambm, que aqueles que comigo obedeceram ao mandamento, quiseram abandonar a igreja, o que no julguei conveniente fazerem, todavia o fizeram. Foi necessrio ento, que nos reunssemos em vrios lugares, pela necessidade dos que no sabiam ler. Assim a primeira reunio foi em casa do irmo ancio N. Moles, na qual, eu fui eleito ancio. Nessa mesma ocasio, propuz os irmos G. Beretta, e P. Menconi para dirigirem o servio uma semana cada um; depois de algumas noites decidiu-se reunir em minha casa. (CCB, 2002, p. 37).

Mas, a convivncia harmoniosa da nova comunidade no seria duradora. Aps uma viagem Itlia para visita de familiares, Francescon por motivos teolgicos se afasta tambm do grupo recm formado. Alguns irmos acabam seguindo-o. Francescon diz que sempre esta sendo orientado por Deus.

Em 2 de Dezembro de 1903, embarquei para a Itlia em visita minha famlia. Regressando a Chicago em princpio de maio de 1904, encontrei estes irmos cheios de si, e em contendas sem fim. No sabendo como proceder resolvi pedir conselho ao Senhor e Ele respondeu que me separasse deles at que Ele (o Senhor) determinasse unir-me a eles novamente. Isto foi em outubro de 1904, separando-se comigo tambm as famlias de N. Moles, Alberto di Cicco e alguns outros, nos reunamos de casa em casa nos dias estabelecidos, e todos os domingos partia-se o

65

po, recordando a morte do Nosso Senhor. Eis alguns dos preliminares da grande obra que o Senhor fez pelo Esprito Santo, na colnia Italiana. (CCB, 2002, p. 37).

Desta nova diviso, um grupo ir se reunir na W. Grand Ave, 1139 em Chicago. Francescon sempre atribui s revelaes do Esprito Santo, a motivao de suas atitudes. Ele diz buscar sempre a orientao do Esprito e procura fugir das disputas teolgicas. Francescon deseja viver a f sua maneira e continua a reunir-se com seu grupo em casas. Eles comemoram a ceia do Senhor em todos os domingos, bem diferente do que veio a fazer a CCB com sua comemorao anual. Segundo Giamarco:

Aps o retorno de uma viagem de visita a Itlia com sua famlia que durou de 02 de dezembro de 1903 at o principio de maio de 1904, ao retornar Francescon se indispe com Beretta, Ottolini e Menconi pois defende que o domingo deve ser observado como era o sbado judaico, abstendo-se o cristo de qualquer atividade, ao que Beretta contrapunha dizendo que os cristos deviam ser santos, no os dias. Isso fez com que Francescon com sua famlia e acompanhado das famlias Moles e DiCicco se separassem do grupo e passassem a realizar reunies nas casas novamente, pois nessa altura a pequena comunidade livre italiana j tinha adquirido um local de culto situado na W. Grand Avenue 1139, onde se reunia a Assemblea Cristiana como foi denominada por seus membros, ou a Igreja dos Toscanos, como era jocosamente chamada pelos demais imigrantes italianos devido a origem da maioria de seus fiis. (2007).

4.1.4 O contato com o movimento pentecostal.

Os dois grupos separados em 1904 iro unir-se novamente em 1907. O motivo que levar a isso o contato que Francescon ter com o recente movimento pentecostal. Francescon ao assistir um culto ao ar-livre fica sabendo que na West North Ave, 943 h uma misso que anunciava o batismo do Esprito Santo Pentecostal. (GIAMARCO, 2007). Essa misso no outra seno a North Avenue Mission (Misso da Avenida Norte), liderada pelo pastor Willian H. Durham. Francescon freqenta o local por uma semana sozinho, e depois leva as outras pessoas do seu grupo. Curiosamente ele diz que aquele lugar a obra de Deus.

Em fins de Abril de 1907, o Senhor me fez encontrar com um irmo Americano, um dos primeiros a receber a promessa do Esprito Santo, em Los Angeles, no ano de 1906 e, por meio dele soube que na W. North Ave, 943, havia uma misso que anunciava a Promessa do Esprito Santo e que o prprio pastor (W. H. Durham) A havia recebido. Na primeira semana freqentei sozinho aquele servio e o Senhor

66

me confirmou que aquela era Sua obra. No domingo seguinte me acompanhou o resto do grupo. No ms de Julho a minha esposa foi a primeira a ser selada com o Dom do Esprito Santo, falando em lngua Sueca e a irm Dora Di Cicco foi a segunda, falando em lngua Chinesa. Em 25 de Agosto o benigno Senhor se comprazeu selar tambm a mim tambm. Naquele tempo enquanto se esperava a Promessa, o Senhor fez saber ao irmo W. H. Durhan e outros que Ele me havia chamado e preparado para levar Sua mensagem colnia italiana; aps fui eu mesmo tambm confirmado por Deus. (CCB, 2002, p. 38 grifo nosso).

Aps freqentarem algum tempo a Misso, Francescon, sua esposa e a irm Dora, recebem o batismo do Esprito Santo. Interessante que ele usa a expresso selar referindo-se ao recebimento do batismo. Este termo tornou-se usual entre os membros da CCB. Quando um membro recebe o batismo do Esprito Santo diz que foi selado com a promessa, o que tambm difere do vocabulrio da maioria dos evanglicos brasileiros, colaborando assim para o futuro exclusivismo. Enquanto esperava ser selado com a promessa, Francescon recebe do pastor Durham uma profecia dizendo que Deus o havia chamado para ser o portador da nova mensagem pentecostal para as colnias italianas. A profecia o motivar empreender posteriormente viagem America Latina. Francescon passa a divulgar suas experincias entre os irmos do grupo do qual estava separado. Ele os convida a freqentar a Misso do pastor Durham, e alguns acabam tambm recebendo o batismo do Esprito Santo Pentecostal.

No principio de Setembro, testemunhei Pietro Ottolini e sua famlia, vindo todos assistir aos servios e, em poucos dias, forma tambm selados com a Bendita Promessa do Esprito Santo. No dia 14 do mesmo ms, veio tambm o irmo Giovanni Perrou e perguntei-lhe se conhecia o Evangelho e ele respondeu-me haver nascido no Evangelho; perguntei-lhe tambm se tinha em si mesmo testemunho de ser salvo, e ele respondeu-me que no sabia, ento o exortei a pedir perdo a Deus de todo o seu corao e depois buscar a Promessa do Esprito Santo; ele obedeceu prostrando-se de joelhos e naquele momento, o Benigno Senhor o lavou com SEU SANGUE, e tambm o selou com a Promessa do seu Esprito Santo. Naquele momento se achavam presentes os irmos G. Marin e A. Lencioni, tendo esse ltimo se manifestado contrrio; entretanto vendo como o Senhor operava sobre o irmo G. Perrou, seu conhecido, convenceu-se e buscou tambm a face do Senhor. (CCB, 2002, p. 38-39).

67

4.1.5 Pentecostes na Assemblea Cristiana de Chicago.

Pietro Ottolini testifica aos seus irmos reunidos na West Grand Ave, 1139, os fatos ocorridos na North Avenue Mission do pastor Durham, e como recebeu o batismo do Esprito Santo no dia 09 de Setembro de 1907. No dia 14 de Setembro o irmo A. Lencioni visita a Misso de Durham acompanhado de G. Perrou, este ltimo recebe o batismo. Na manh do dia de domingo, 15 de setembro, chamado por Francescon de inesquecvel dia e por Ottolini de um dia de sacra memria houve uma manifestao especial do Esprito Santo entre os italianos reunidos na Assemblea Cristiana. (GIAMARCO, 2007). Os presentes no compreendendo as manifestaes ocorridas, mandam chamar Francescon, o qual vem, e explica-lhes que se trata de manifestaes pentecostais. Enquanto ele falava, alguns irmos recebem o batismo pentecostal. Aps esse acontecimento Francescon novamente conduzido ao posto de Ancio na antiga igreja.

No inesquecvel dia 15 de Setembro do mesmo ano, na casa de orao da W. Grand Ave, 1139, o Senhor se manifestou no irmo A. Lencioni, e muitos dos presentes julgando que ele no se encontrasse em s, formaram um ambiente confuso por no discernirem a obra de Deus. Dois dos presentes (P. Menconi e Luigi Garrou) vendo isso, vieram me chamar dizendo que fosse depressa onde eles se encontravam reunidos; antes de sair orei ao senhor que me determinou ir. Ao entrar naquele local, o Senhor me abriu a boca para falar no poder do Sangue do Concerto Eterno e que s por Ele se pode permanecer em p na presena de Deus e obter as Suas fiis promessas. Imediatamente, o Senhor se manifestou com Sua presena, selando os irmos P. Menconi, A. Andreoni, A. Lencioni e outros, e as maravilhas de Nosso Senhor e de Seu grande poder foram conhecidas e manifestadas a todos quantos vinham v-las e o Senhor convencia e os selava, jovens e velhos (na f) e entre esses, os irmos G. Marin e Umberto Gazzari. Nas primeiras semanas o Senhor chamou muitos Carrareses, entre os quais nosso irmo Alessio Adriani, que ainda vive e permanece na f. Quando voltei Congregao de W. Grand Ave, o irmo P. Ottolini abria o servio e P. Menconi presidia. No terceiro servio que tivemos, sucedeu que, enquanto o irmo P. Menconi subia ao plpito, o irmo P. Ottolini, (guiado pelo Esprito Santo), deu um salto e falou em alta voz: Irmo Menconi! pare; o Senhor me disse que enviou em nosso meio o irmo Louis Francescon para nos exortar. E o irmo P. Menconi foi confirmado por Deus para ficar sentado no momento, depois tambm Deus se serviria dele. E foi assim que, novamente, ocupei o lugar de ancio nessa igreja at 29 de junho de 1908. (CCB, 2002, p. 39-40 grifo do autor).

Os grupos novamente unidos formam a primeira igreja italiana pentecostal em solo americano a Assemblea Cristiana. A atividade na nova igreja intensa. Profecias, curas, batismos do Esprito Santo, novas converses. A Igreja Presbiteriana Italiana sofre novas

68

baixas. Nessa poca Francescon faz uma profecia, que futuramente se tornar a marca calvinista distintiva da CCB, ou seja, Deus quem enviar as pessoas que se salvaro Igreja.

Em fins de outubro, o Senhor enviou minha esposa a Los Angeles, Cal., a fim de dar o testemunho da promessa a famlia do irmo N. Moles, que residia naquela cidade cerca de um ano antes da manifestao do Esprito Santo, resultando assim que tambm alguns deles foram selados e ento se uniram com os irmos Americanos que ali, habitavam. Nessa ocasio recebemos a visita de alguns irmos de Hulberton N. Y., que ouviram como o Senhor tinha operado em nosso meio. Aps alguns dias foram tambm selados e voltaram as suas residncias com essa confirmao em seus coraes. Pouco depois vinha tambm o irmo G. Beretta que recebeu o dom de Deus. Recebemos tambm em nosso meio os irmos Leopoldo Tedeschi e Michele Iacovetti, (que conheciam o Evangelho). Em princpios de Dezembro o Senhor falou pela minha boca, dizendo: Eu o Senhor, permaneci no meio de vs e se me obedecerdes e fordes humildes Eu mandarei convosco todos que devem ser salvos. Vos terei unidos por um pouco de tempo a fim de vos preparar, para depois mandar alguns de vs em outros lugares para recolher outras minhas ovelhas. Este o sinal que vos dou para confirmar que vosso Deus que vos falou. Este local ser pequeno para conter as pessoas que chamarei. Logo aps estas profecias um irmo sentiu-se de comprar mais 60 cadeiras, a fim de juntar s existentes. Naqueles dias o Senhor havia operado nos irmos Giacomo Lombardi e Giovanni Rossi e em outras famlias, membros da Igreja Presbiteriana Itlia, como tambm nos catlicos, dentre os quais o irmo Luigi Terragnoli. No domingo seguinte ao da profecia, todas as cadeiras foram ocupadas, permanecendo algumas pessoas em p. Em princpios de janeiro de 1908, foi realizado um batismo para estes ltimos e cerca de 70 obedeceram ao mandamento de Nosso Senhor; desses, a maior parte j eram selados com a Promessa. De 15 de setembro at fim de Dezembro de 1907, o Senhor fez muitas curas milagrosas de doenas crnicas e incurveis cincia humana; desses casos citamos aqui quatro nomes: G. Lombardi, P. de Stefano, Lcia Menna e Fidalma Andreoni. O Senhor permitiu, entretanto que passssemos duras provas e perseguies, mas no fazamos caso delas, porque a Graa de Deus abundava em nossos coraes e as suas promessas eram fiis. (CCB, 2002, p. 40-41 grifo do autor).

Com o estabelecimento da igreja e com seu crescimento, a preocupao agora com as misses. Entre 1908 e 1909, partem de l cerca de vinte missionrios levando a mensagem pentecostal aos seus patrcios, residentes em diversas regies dos Estados Unidos, Itlia e Amrica Latina. (GIAMARCO, 2007).

Em Janeiro de 1908 os irmos P. Ottolini e G. Perrou, guiados pelo Esprito Santo e com a comunho da Igreja foram cidade de New York, (passaram antes por Hulberton) permitindo o Senhor que alguns cressem, dentre os quais o irmo Silvio Margadonna. Depois da partida de P. Ottolini, o irmo A. Lencioni tomou o seu lugar em abrir os servios, e em Fevereiro, o Senhor lhe fez sentir de ir a Hulberton N.Y., a fim de batizar novamente os crentes daquele local, pois no foram imergidos de acordo com Sua Santa Palavra. O irmo G. Lombardi substituiu A. Lencioni at 15 de Julho. Em Maro do ano seguinte, o Senhor fez saber a mim e ao irmo G. Lombardi que deixssemos o nosso trabalho material, para nos dedicarmos inteiramente obra que Ele nos havia preparado; ambos nos encontrvamos em m

69

situao financeira e cada um com 6 filhos menores; entretanto, no tememos, certos de que o Senhor protegeria nossas famlias. Esta revelao nos foi confirmada por meio do dom de interpretao de linguagem e isto muito nos consolou, dispondo-nos inteiramente vontade de Nosso Senhor. Em princpios de Abril, num espao de duas semanas, quatro irmos partiram para a Itlia, dos quais trs voltaram sem sucesso. Permaneceu l um pouco de tempo com sua famlia o irmo Demetrio Cristiani, tendo o Senhor operado nela, vieram, aps, a Chicago. Durante o ms de Abril, o Senhor nos mandou gloriosas mensagens, controladas pelo Esprito Santo e quase todas j se cumpriram; destas, vamos narrar uma como segue: um irmo, depois de ter rendido testemunho, falou em linguagem estranha e sentou-se; uma nossa irm, com o dom de interpretao, levantou-se dizendo: O Senhor nos faz saber hoje, pela boca deste irmo, que os Santos da Itlia sero perseguidos sob o reinado de Vittorio Emanuelee III, (Note-se que por ocasio desta profecia, o testemunho desta Obra, no tinha ainda chegado a Itlia). Como todos sabem, esta profecia foi totalmente cumprida em 1936, quando, por ordem do governo italiano, todos os locais de reunies de nossos irmos foram fechados e proibidos de se reunirem, e os que eram surpreendidos reunidos eram multados e tambm encarcerados, pelo nico motivo de servirem a Deus vivente, segundo a f Apostlica. Em 29 de Junho, o Senhor me fez sentir de ir a St. Louis, Mo. Antes de partir, ordenei para ancies desta Igreja de Chicago os irmos Pietro Menconi e A. Andreoni. Em 15 de Julho, me veio encontrar em St. Louis, Mo. o irmo Lombardi e de l partimos para Califrnia. Em princpios de Setembro, ele voltou a Chicago para depois partir para Roma (Itlia) onde diversos foram pelo Senhor chamados e eleitos para serem Suas testemunhas naquela nao.12 Eu fiquei em Los Angeles, e acolhi em casa do irmo N. Moles algumas irms italianas j salvas e batizadas com o Esprito Santo, nas Igrejas Americanas daquela cidade. Naquele tempo o Senhor salvou o irmo Serafino Arena e famlia, alm de outros e, aps tempos, o irmo S. Arena sentiu-se levar o testemunho na Sicilia (Itlia), onde foi bem sucedido. Em 3 de maro de 1909, voltei a Chicago. Em 18 de Abril, guiado pelo Esprito Santo, parti para Filadlfia, Pa., onde o Senhor chamou os irmos Giovanni Marcucci, sua esposa e um filho, sua irm Carolina e filha, e mais a irm Concetta. O Senhor firmou Sua Obra naquela cidade no meio do povo italiano, confirmando-A pelo bom fruto dado Glria de Deus Pai. Voltei a Chicago em 22 de Julho. (CCB, 2002, p. 42-44 grifo do autor).

4.1.6 Viagem para a Amrica Latina.

Antes de se relatar a viagem de Francescon para a Argentina e Brasil, um fato ocorrido no Chile digno de nota. Um Movimento do Esprito surgia naquele pas, independente de missionrios estrangeiros. O movimento pentecostal chileno nasceu no seio da Igreja Metodista da cidade de Valparaso. O pastor W. G. Hoover em 1895 visita uma igreja pr-pentecostal em Chicago, e fica impressionado com a vitalidade da renovao espiritual vivida pela igreja. Atravs de correspondncias com lderes pentecostais da ndia, Estados Unidos e Venezuela, Hoover se inteira do batismo do Esprito Santo Pentecostal. Entre 1907 e 1909 so intensificadas as
Dos trabalhos de G. Lombardi na Itlia originou-se a Igreja Crist Evanglica Assemblia de Deus na Itlia. Disponvel em http://www.assembleedidio.org/cennistorici.php
12

70

reunies de orao e viglias em sua igreja. Os textos de Atos e do profeta Joel so estudados com afinco, at que:

... risos, chro [sic], gritos, cantos, lnguas estranhas, vises, xtases nos quais a pessoa caia no solo e se sentia trasladada a outra parte ao cu, ao paraso, a campos formosos, com experincias variadas falavam com o Senhor, com anjos ou com o diabo [!]. Os que passavam por estas experincias gozavam muito e geralmente eram mudados e se tornavam cheios de louvores, de esprito de orao, de amor. (HOOVER apud DEPINAY, 1970, p. 48).

O Esprito surge com toda fora na igreja dirigida pelo pastor Hoover, com todas as manifestaes pertinentes a este tipo de movimento. Assim desde 1902 ventos de espiritualidade j sopravam sobre a pequena igreja de Valparaso e consequentemente sobre a America Latina. (DEPINAY, 1970). Em 4 de Setembro de 1909 Louis Francescon, Giacomo Lombardi e Lucia Menna partem de Chicago para a Cidade de Buenos Aires na Argentina. Trazem consigo a mensagem pentecostal. Mais uma vez Francescon alega estar viajando apoiado em uma revelao. Dois anos antes, ele j havia recebido do pastor Durham essa incumbncia. Eles vm com a inteno de evangelizar Michelangelo Menna, cunhado de Lucia Menna.

Em 4 de Setembro por santa revelao e bem confirmado, embarquei de Chicago Ill. para a cidade de Buenos Aires, com o irmo G. Lombardi e Lucia Menna. Aps algumas semanas eu e o irmo G. Lombardi fomos convidados pela famlia Michelangelo Menna, a ir a sua casa em San Cagetano, provncia de Buenos Aires, onde o Senhor operou das suas maravilhas. Em princpios de janeiro de 1910 voltei com o irmo G. Lombardi na cidade de Buenos Aires, onde foi aberta uma porta para a Obra do Nosso Senhor, e tambm num subrbio chamado Tigre. (CCB, 2002, p. 44).

Francescon no d detalhes da sua passagem pela Argentina. Acontece, porm, que ao evangelizar um pequeno grupo na provncia de San Cagetano e num bairro de Buenos Aires chamado Tigre, ele lana as bases da futura igreja Asamblea Cristiana. Em 1916 Narciso Natucci, vindo da Assemblea Cristiana de Chicago, organiza definitivamente a igreja. O relato a seguir da prpria igreja na Argentina. Nas palavras do Pastor Crimi:

Cidade de Chicago (EUA) calle West Erie Street 1350, em sua fachada l-se ASAMBLEA CRISTIANA REUNIDOS EM NOME DE JESUS. Nesta direo vinha todos os dias, um grande nmero de fiis, os cultos eram realizados em

71

italiano, pois sua membresia era composta de emigrantes da Itlia. A mensagem de Deus chegava poderosamente e penetrava nos coraes das pessoas reunidas ali. Logo veio um pregador pentecostal com uma mensagem para nosso pas. Os primeiros a chegar eram irmos da mesma nacionalidade, pertenciam a nossas igrejas com o nome ASAMBLEA CRISTIANA. Vindos de Chicago desembarcaram em 09 de outubro de 1909, no porto de Buenos Aires, os irmos Luis Francescon, Giacomo Lombardi e Lucia Menna. Em 28 de novembro do mesmo ano, o Senhor batizou com o Esprito Santo 6 pessoas, pertencentes famlia Menna, que viviam em San Cayetano (provncia de Buenos Aires). Alm de pregar nas cidades de Trs Arroyos e Tiger Necochea, em seguida partiram para o Brasil em 8 de maro de 1910. [...] Em 1915, entre as pessoas que se reuniam na igreja de Chicago, um homem comeou a sentir em seu corao um desejo ardente de trazer a mensagem de Deus para Buenos Aires. Chamava-se Narciso Natucci. (1996 traduo nossa).

Depois de lanar as bases da igreja na Argentina, Francescon embarca para So Paulo, onde organizar a CCB. Seria comum pensar que entre a CCB e a Asamblea Cristiana da Argentina houvesse estreitos laos. Nada mais natural, uma vez que as duas Igrejas compartilham o mesmo fundador. No entanto, a CCB seguindo sua linha exclusivista no mantm nenhum vinculo de cooperao com a igreja na Argentina. Muito menos com qualquer outra igreja do Brasil ou do exterior, nem ainda com as igrejas que nasceram do movimento pentecostal talo-americano. Com relao igreja na Argentina a CCB explica:

- OBRA DE DEUS NA ARGENTINA E BOLIVIA Levantou-se o irmo Ricardo Rebuffo, de Buenos Aires (Vila Lyneh) fazendo um rpido histrico como comeou a obra na Repblica Argentina. Em 1909 chegou o testemunho a eles por intermdio dos servos de Deus, irmo Louis Francescon e Giacomo Lombardi, vindos de U. S. A. A Obra prosperou grandemente espalhandose por quase todo o pas; entretanto de uns tempos para c, as coisas no seguiram como deviam seguir. Alguma cousa [sic] que no convm s doutrina infiltrou-se no meio da Igreja e entrou a desunio danificando a obra [...] (CCB, Resumo de Ensinamentos da Assemblia Geral de 1969 grifo nosso).

A igreja na Argentina seguiu o padro das igrejas americanas em relao criao de escolas bblicas e implantao de estudos bblicos. Foram criadas revistas para educao teolgica dos membros, inclusive uma revista dedicada especialmente para admisso de novos membros. Todas essas coisas que no convm s doutrina, na opinio da CCB, danificou a Obra na Argentina, pois ela levantou barreiras intelectuais para a livre ao do Esprito.13 Aps os trabalhos na Argentina, Francescon e Lombardi se dirigem ao Brasil.

Revista: Ingressando como membro na Asamblea Cristiana. Disponvel. em <http://www.asambleacristiana.com.ar/pdf/Ingresando%20como%20miembro%20-%20Profesor.pdf.>. Acesso em 14 de Out. de 2009.

13

72

4.2 Louis Francescon no Brasil.

Em 08 de Maro de 1910 Francescon e Lombardi partem de Buenos Aires na Argentina com destino ao Brasil para a cidade de So Paulo, Capital. Eles conhecem um italiano no bairro da Luz que morava em Santo Antonio da Platina, norte do Estado do Paran. Passado alguns dias Lombardi resolve voltar para Buenos Aires e Francescon decide ir atrs do novo amigo. Logicamente, todas as aes esto divinamente guiadas pelo Esprito. Embora o grande desenvolvimento da CCB ocorresse em So Paulo, entre a colnia italiana, foi no Paran que aconteceram as primeiras converses. Ou como Bianco (2008) denonima: O Mito de Origem.

Em 8 de maro de 1910, por determinao do senhor, partimos direto a So Paulo (Brasil). No segundo dia de nossa chegada, divinamente guiados, encontramos no jardim da luz um italiano chamado Vicenzo Pievani (ateu) morador em Sto. Antnio da Platina, Paran, e lhe falamos da graa de Deus. (CCB, 2002, p. 44).

4.2.1 As primeiras converses em Santo Antonio da Platina.

Francescon conheceu no Jardim da Luz em So Paulo, o italiano Vicenzo Pievani que curiosamente classifica como ateu. Enfrentando todas as dificuldades possveis, ou seja, sem saber a localizao nem como chegar l, sem falar o portugus, doente e com pouco dinheiro, Francescon, divinamente guiado, decide viajar pela estrada de ferro Sorocabana, desembarcando na estao de Salto Grande. Aps percorrer 70 quilmetros a cavalo na companhia de um guia indgena, chega a Santo Antonio no dia 20 de Abril de 1910. Segundo ele tudo j estava preparado por Deus.

Dois dias aps, V. Pievani voltou a Sto. Antnio da Platina, e ns permanecemos em S. Paulo at aos 18 de Abril, quando ento por vontade de Deus, o irmo G. Lombardi partiu para Buenos Aires e eu para Sto. Antnio da Platina. Chegando naquele lugar, encontrei dois italianos um dos quais era V. Pievani e o outro Felcio A. Mascaro; sendo suas esposas e demais moradores daquele lugar brasileiros e de f catlica romana. Para ir ao lugar onde o Senhor me ordenara, eu no tinha nenhum endereo a no ser o seguinte: V. Pievani, Sto. Antnio da Platina, Estado do Paran. Havia s uma estrada de ferro que levava ao sul daquele Estado, porm, Sto. Antnio da Platina achava-se ao norte e distante mais de 200 Km da estao mais prxima. Meu corao duvidava em tomar aquela estrada, porm, me senti de ir estao e consultar o mapa e o Esprito Santo me indicou a tomar a Estrada de Ferro Sorocabana, que percorria o Estado de So Paulo, passando perto do norte do

73

Estado do Paran, e sua ltima estao era Salto Grande. Parti de So Paulo s 5:30 horas com uma terrvel dor lombar que me impediu tomar alimento durante todo aquele dia. Cheguei a Salto Grande s 23 horas e nesse lugar o Senhor me disse ter preparado tudo para mim, a fim de cumprir minha misso; e assim aconteceu, porm faltavam cerca de 70 km a cavalo, atravessando matas virgens infestadas de jaguaras e outras feras existentes no lugar. Pela Graa de Deus, fiz este resto de viagem com um guia indgena, chegando em Sto. Antnio da Platina, em 20 de Abril. Outra dificuldade que encontrei foi no conhecer uma palavra do idioma portugus, e achar-me sem dinheiro e doente; Deus, porm, que tem todos os coraes em suas mos, me fez ver a primeira maravilha: ao chegar naquele local, encontrei na janela a esposa do italiano V. Pievani tendo o senhor lhe dito: Eis o homem que Eu vos enviei. (note-se que eu no era l esperado). Assim, fui recebido em sua casa e poucos dias depois, o Senhor comprazeu-se em abrir seus coraes e de mais 9 pessoas. Foram batizadas na gua 11 pessoas e confirmados com sinais do Altssimo. Estas foram as primcias da grande obra de Deus naquele pas. (CCB, 2002, p. 44-46 grifo do autor).

Francescon se hospedou na casa de Pievani e passado alguns dias, batizou onze pessoas em um riacho prximo chamado Ribeiro do Boi Pintado. Entre os batizados estava Felcio A. Mascaro, o primeiro membro batizado no Brasil. A primeira comunidade foi formada, portanto, em Santo Antonio da Platina. Segundo Bianco (2008), este fato marcou profundamente os membros da CCB neste local. No s os membros como tambm as autoridades da cidade. Foram nomeadas ruas e avenidas com os nomes de Francescon e Mascaro. Mesmo que a organizao oficial da CCB tenha ocorrido posteriormente em So Paulo, os membros de Santo Antonio da Platina no abrem mo desta fundao simblica. Depois dessas converses o povo da regio, predominantemente catlico, fica enfurecido a ponto de jurar Francescon de morte. Aps passar por muitas dificuldades, ele retorna para So Paulo em 20 de Junho de 1910.

Logo aps o inimigo comeou a trabalhar para desfazer aquela Obra, mas foi em vo o seu trabalho. O resto do povo daquele lugar sabendo da minha chegada e da minha misso, juraram matar-me, tendo como chefe um sacerdote de determinada denominao. Isto teria sucedido se Deus no interviesse com Seus meios. O Senhor me fez saber de permanecer l at 20 de Junho; nessa prova eu estava pronto a me entregar aos inimigos, a fim de poupar a vida dos poucos crentes que o Senhor havia chamado. Deus testemunha disso, como tambm os irmos que l vivem. Parti de Sto. Antonio da Platina em 20 de Junho, com destino a So Paulo. (CCB, 2002, p. 46).

74

4.2.2. As primeiras converses em So Paulo.

Francescon chega a So Paulo provavelmente em 21 de Junho de 1910. Ao chegar ele relata que o Senhor lhe abriu uma porta da qual resultou na converso de 20 pessoas. Dentre elas haviam Presbiterianos, Batistas, Metodistas e Catlicos Romanos. Francescon est convicto de sua misso, pregar a mensagem pentecostal aos italianos, independente do lugar onde estejam e da religio que professam.

Apenas chegando quela capital, o Senhor permitiu abrir uma porta, resultando que cerca de 20 almas aceitaram a f e quase todas provaram a Divina virtude. Uma parte eram Presbiterianos e alguns Batistas e Metodistas e alguns tambm Catlicos Romanos. Alguns foram curados e outros selados com o Bendito Dom do Esprito santo. (CCB, 2002, p. 46).

A porta que Francescon se refere uma Igreja Presbiteriana situada na Rua da Alfndega n 64, antigo n 4 no bairro do Brs, onde ele tem a oportunidade de pregar a mensagem pentecostal. A pregao de Francescon dividiu a igreja e para evitar maiores problemas o pastor Carvalhosa mudou-se dali, levando consigo os bancos e o rgo da Igreja. Os membros que ficaram comearam a realizar cultos com Francescon naquele lugar, eram eles: Felipe Pavan (ex-presbtero da igreja), sua esposa ngela e seus filhos Germilio e Paulo, Ernesto Finotti sua esposa Esterina e seu filho Joo, Santo Pontalti e sua esposa Isabela parentes de Ernesto. Esse pequeno grupo foi batizado por Francescon no Rio Tiet, na altura da Ponte Grande. Ernesto e Pavan foram ungidos14 para o ministrio de Ancio. Em Setembro de 1910 ele parte para o Canal do Panam, aps aconselhar o pequeno grupo de irmos. Em fins de Setembro parti para o Canal do Panam, deixando-os nas mos de Deus e com os conselhos que o Senhor mandou dar para que, por meio deles continuassem a Obra de Deus naqueles lugares. (CCB, 2002, p. 46). Em 1911 o irmo Genrio tambm foi ungido para o ministrio. O ancio Genrio batizou outra famlia no bairro da gua Branca. Em um rio prximo fbrica de vidros Santa Marina, foram batizados: Antonio Mazzei, sua esposa Maria e seus filhos Francisco e Genarino.

14

Ungir no vocabulrio da CCB o mesmo que ordenar ou consagrar ao pastores ao ministrio.

75

Em Fevereiro ou Maro de 1915, Felipe Pavan e sua famlia foram despejados da casa onde moravam na Rua da Alfndega. Pavan foi acolhido pelo irmo Caetano Dangelo na Rua Anhaia. Passado alguns dias ele foi morar com a famlia Spina na Rua da Graa. Dessa forma o grupo ia aumentando. Finalmente em 1916 adquirida uma propriedade na Rua Uruguaiana, 163 para realizao dos cultos. Na dcada de 1950 ser adquirida a propriedade que se tornar sede central da CCB no mundo, situada a Rua Visconde de Parnaba n 1616. Estes so os primrdios do inicio da CCB em So Paulo.15

4.3 Desenvolvimento e expanso.

Um fator importantssimo que contribuiu para o sucesso do trabalho de Francescon, em So Paulo, foi a forte presena da colnia italiana. No transcorrer dos sculos XIX e XX emigraram para o Brasil cerca de 1.500.000 (um milho e quinhentos mil) italianos. Quatro razes contriburam para esse fenmeno. O primeiro, econmico, est ligado substituio da mo-de-obra escrava pelo trabalhador italiano. O segundo, racial, est ligado poltica de branqueamento da populao brasileira. O terceiro, cultural, est ligado poltica migratria de no trazer povos distante da cultura latina. O quarto, religioso, est ligado ao fortalecimento da populao catlica em nosso pas. Desse ponto de vista, o italiano possua o perfil perfeito. (BORGES PEREIRA, 2004). Segundo Bianco:

Em So Paulo, que chegou a ser identificada como uma cidade italiana no incio do sculo XX, os italianos se ocuparam principalmente na indstria nascente e nas atividades de servios urbanos. Chegaram a representar 90% dos 50.000 trabalhadores ocupados nas fbricas paulistas, em 1901. No incio, entretanto, o destino era mesmo as fazendas de caf do interior paulista, que tambm inclua o que conhecemos hoje como interior paranaense. Logo que os italianos chegavam, o governo os recebia em alojamentos provisrios. Em 1882 foi inaugurada uma hospedaria, no bairro do Bom Retiro, no entanto, o local era pequeno e l proliferavam diversas doenas. Foi necessrio ento, comear a construir um novo local que pudesse atender demanda crescente de estrangeiros. Em junho de 1887 comeou a funcionar a Hospedaria do Imigrante, com capacidade para 1200 pessoas, mas esse nmero muitas vezes foi ultrapassado, houve oportunidades em que se registrou a presena de 6 mil pessoas alojadas. Nos 91 anos de atividades, estima-se que o local tenha acomodado aproximadamente trs milhes de pessoas. Atualmente, o complexo abriga o Museu da Imigrao. (2008, p. 36-37).

15

O relato completo do inicio da CCB em So Paulo est disponvel em <http://www.louvoresccb.kit.net/curiosidades/relato_da_obra_de_deus_no_seu_in.htm>.

76

Francescon em So Paulo sentiu-se literalmente em casa. No teve de enfrentar dificuldades culturais para desenvolvimento do seu trabalho. Isso lhe conferiu uma enorme vantagem estratgica na evangelizao. Com isso o numero de membros foi crescendo em virtude da existncia de laos comuns. Quando o fundador da Congregao, Louis Francescon, italiano, chegou ao Brasil, j possua ligaes com a imensa colnia italiana. Ele pregou, viveu, trabalhou, atuou como pastor e batizou nesse meio italiano. No tinha de vencer barreiras culturais. (READ, 198-?. p. 41). Nos primeiros anos o trabalho da CCB ficou limitado colnia italiana. Ela era conhecida como igrejinha dos italianos. Por causa dos cultos de carter pentecostal era conhecida tambm como glrias, isso porque no culto, a todo o momento os membros diziam: glria a Deus. (LONARD, 1988). Naqueles primeiros dias, o Senhor chamava apenas a populao italiana, pois a nica lngua utilizada pelo fundador era o Italiano! Falava-se, pregava-se, ensinava-se e cantava-se s em Italiano. (ancio Joo Finotti citado por READ, 198-?, p. 22). Devido ao carter tnico que a igreja adquiriu, seu crescimento nos primeiros anos foi modesto. Mas com o passar dos anos houve uma transio natural para a populao brasileira. Consequentemente o numero de membros comeou a crescer. Read esclarece:

O movimento expandiu-se entre os italianos, e, com o correr dos anos, passou natural e progressivamente dos italianos para os brasileiros, sem qualquer dificuldade, pois, por volta de 1930, duas geraes de italianos j se haviam integrado na sociedade brasileira e o fundador havia comeado a pregar e ensinar, usando o Portugus em vez do Italiano. (198-?. p. 41).

Os primeiros nmeros sobre o crescimento da CCB so relatados pelo prprio Francescon na autobiografia que estamos seguindo. Ela foi escrita em Maro de 1942. Ele atribui ao rpido crescimento, prova irrefutvel de que a Igreja foi plantada e guiada pelo Esprito Santo.

At agora o Senhor me enviou nove vezes ao Brasil e todos as vezes tenho notado maior progresso no meio deles quer espiritual, quer material. Esta uma prova que a obra de Deus no Brasil foi plantada pelo Esprito Santo e por Ele guiada; na Capital de So Paulo existem cerca de 30 Igrejas, todas de comum acordo e com mais de 6000 almas que rendem testemunho da graa de Deus. Segundo o relatrio do ano de 1940, o numero de casa de orao da nossa irmandade no Brasil era de 305; do ano de 1935 a 1940, obedeceram 17.761 almas ao mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual seja dada toda honra e glria. (CCB, 2002, p. 47).

77

William R. Read (198-?) em estudo realizado na dcada de 1960, baseado nos relatrios anuais que contabilizam os batismos realizados, informava que de 1936 a 1962, 330.025 (trezentos e trinta mil e vinte e cinco) haviam sido batizadas. Segundo clculo aplicado por ele, a comunidade era de aproximadamente 600.000 pessoas. Nessa poca a CCB j havia se espalhado por vrios estados brasileiros. No ltimo Censo Demogrfico realizado em 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatsticas (IBGE), declararam-se membros da CCB, 2.489.113 (dois milhes quatrocentos e oitenta e nove mil cento e treze) pessoas.16 At 1935 a CCB no contabilizava o numero de pessoas batizadas, pelo receio de incorrer no pecado do Rei Davi, descrito em II Samuel captulo, 24. Aps 1936 Francescon recebe uma revelao do bvio, manter registros sistemticos a fim de obedecer s leis do pas (READ, 198-?, p. 25). Para Mendona (1990) a CCB explodiu na dcada de 1950 quando os trabalhadores italianos foram substitudos pelos nordestinos no bairro do Brs.

4.3.1 O Hinrio transmite uma Histria.

Embora no mantendo registros histricos, uma fonte que demonstra o processo de aculturao da CCB ao povo brasileiro o seu livro de hinos usado nos cultos. O primeiro hinrio foi composto e impresso ainda na Assemblea Cristiana de Chicago em 1912. Sua autoria reputada s revelaes do Esprito Santo. Yuasa registra esse acontecimento:

No ano de 1912, enquanto ns ainda estvamos na igreja de Chicago Illinois, numa humilde localizao numa grande Avenida, nosso primeiro livro de hinos foi impresso. Estando sem um livro de hinos at aquele momento com o qual pudssemos louvar o Senhor, ns nos reunimos em especial orao, e rogamos ao Senhor para abrir um caminho atravs do qual ns pudssemos obter um livro italiano de msicas espirituais. [...] Durante a orao o Senhor se revelou aos irmos com estas palavras: Eu darei sabedoria para os irmos entre vocs, quem devero compor um livro de msicas, o qual ser de sua propriedade e o qual dever ser utilizado sempre onde quer que Eu seja invocado (apud BIANCO, 2008).

O hinrio se chamava Inni e Salmi Spirituali posteriormente foi impresso o Nuovo Libro di Inni e Salmi Spirituali. Por causa dessa revelao recebida por Francescon e seus companheiros, os membros da CCB, at hoje, acreditam que os hinos que a igreja canta nos

Disponvel em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/religiao_Censo2000.pdf.

16

78

cultos, so de autoria dos fundadores, tanto a letra quanto a msica. Assim acreditam que as outras igrejas, principalmente as pentecostais copiaram seus hinos mudando apenas a letra. Mas segundo anlise de Yuasa (apud BIANCO, 2008), os hinos contidos nesses hinrios foram inspirados em diversas musicas do movimento Holiness americano e nos hinrios protestantes em geral. Somente 24% (vinte e quatro por cento) dos hinos contidos nesses hinrios so de autoria do movimento pentecostal italiano. Em 1932 Francescon teve outra revelao e deu instrues aos ancies brasileiros para que alguns hinos fossem traduzidos para o portugus. Assim foi produzido um hinrio misto, italiano/portugus e um hinrio s em portugus. O balano apresentado na Assemblia Geral de 1936 mostra a contabilizao da venda dos hinrios em 1934/1935. Foram vendidos 2.042 mistos contra 1677 hinrios em portugus, revelando a preferncia dos membros pelo hinrio misto. O hinrio N 2 chamava-se Hymnos e Psalmos Espirituaes. Impresso em Maro de 1944 j em portugus. No seu prefcio h uma evidncia da procedncia da autoria dos hinos, ratificando o que foi relatado no penltimo pargrafo.

Agradecemos a Deus por Jesus Cristo por mais este passo que nos permitiu dar na compilao deste novo livro intitulado HYMNOS E PSALMOS ESPIRITUAES N 2 o qual melhor se adapta ao desenvolvimento da Congregao Crist do Brasil. Grande parte destas melodias sacras, pertencem a autores norte-americanos, italianos e de outras nacionalidades; as demais, assim como as poesias, quer originais, traduzidas ou semi-traduzidas, so frutos de membros da Congregao Crist do Brasil. (CCB, Hinrio N 2, 1944).

Segundo o prprio prefcio, esse hinrio melhor se adapta ao desenvolvimento da CCB. Ou seja, ao processo de transio e acomodao da igreja ao povo brasileiro. Igualmente, revela que a maioria dos hinos foi composta por irmos de diversas nacionalidades.

O estudo analtico da evoluo do hinrio da Congregao iria certamente revelar diversas etapas do crescimento e desenvolvimento dessa nova igreja, explicando sua rpida transio, da cultura predominantemente italiana para a brasileira num perodo rpido de tempo. O elemento italiano, tanto racial como lingstico foi a ponte atravessada pela nova igreja para atingir um rpido padro de crescimento. (READ, 198-?, p. 24).

79

O hinrio N 3 chamava-se HINOS DE LOUVORES E SPLICAS A DEUS e continha 330 hinos. O hinrio N 4 tambm se chama HINOS DE LOUVORES E SPLICAS A DEUS. Ele contem 450 hinos, 400 hinos so utilizados nos cultos para adultos e 50 para o culto dos jovens e das crianas. utilizado desde Maro de 1965. Atualmente est sendo preparada uma nova edio com lanamento previsto provavelmente o ano de 2010.17

4.4 Doutrinas e Ensinamentos.

A fonte primria de autoridade de onde emanam as doutrinas e os ensinamentos da CCB so as revelaes e interpretaes bblicas do profeta-fundador Louis Francescon. A Bblia passa a ser ento, uma fonte secundria. O nico documento que a CCB teve preocupao de registrar e publicar foram os resumos das Assemblias Gerais de 1936 e 1948, justamente as reunies que Francescon esteve presente. No prembulo desse documento, que contem tambm a autobiografia que estamos seguindo, est escrito:

Prefcio Devido necessidade sempre crescente da Obra de Deus, o Senhor fez compreender a seus servos nas Reunies Gerais de 1998, que seria necessria a nova edio do Resumo da Conveno das Igrejas da Congregao Crist no Brasil do ano de 1936, assim como o Resumo das Reunies Gerais de Ensinamentos do ano de 1948, j que esses dois trabalhos tiveram a assistncia do irmo Ancio Louis Francescon, a quem esta Obra foi revelada. [...] (CCB, 2002, p. 5 grifo nosso).

Os dois grandes pontos doutrinrios que deram impulso a toda saga teolgica empreendida por Francescon, foram o batismo por imerso e o batismo do Esprito Santo. Segundo ele foi atravs deles que a Igreja cresceu em numero, e por isso nada se pode mudar ou acrescentar, pois o crescimento sinal da aprovao de Deus.

Eis como o benigno Deus comeou Sua Obra; pelo batismo da gua, segundo o mandamento do Senhor Jesus, fomos tirados das seitas humanas e de suas teorias; pelo Dom do Esprito Santo Ela foi animada e engrandecida, nada mais havendo necessidade de acrescentar, pois os resultados falaram e ainda falam desta maravilhosa obra feita pela potente mo de Deus, e s a Ele seja dado honra e glria por Jesus Cristo, Bendito em Eterno. (CCB, 2002, p. 47).

17

Devo a Marcelo Ferreira Silva o contato com os hinrios 1, 2 e 3.

80

Francescon declara que todas as vezes que voltava para os Estados Unidos da Amrica, aps alguma viagem, encontrava coisas diferentes daquilo que se fazia no inicio do movimento pentecostal talo-americano. Devido a diferenas teolgicas ele acabou se separando desse movimento e organizando a Congregao Crist de Chicago, a qual permaneceu at sua morte em 07 de Setembro de 1964.

Todas as vezes que eu voltava Amrica do Norte, encontrava sempre novidades no meio de dos irmos; coisa diferentes daquilo que tinham aprendido no comeo. Agradeo a Deus, porm, que sempre me iluminou e me fez discernir o bem do mal, mantendo-me firme no Seu conselho e na Sua verdade. Este testemunho um breve resumo da obra de Nosso Senhor. uma lembrana minha famlia e tambm um conforto irmandade de Chicago, da qual uma parte se conserva fiel palavra de Deus, tomando juntos a parte do Senhor como tambm muitos outros irmos de outras localidades, que no comprometeram a celeste vocao por respeito humano, nem por temor do que o homem lhes pudessem fazer e nem ainda por tentao do maligno. Nas guerras do Nosso Senhor, muitos por no terem sido perseverantes, nos abandonaram, porm, Deus os substituiu por outros. Embora outros mais nos abandonaram, sabemos que temos um verdadeiro Amigo que nunca deixar, nem abandonar, nem abandonar Seus fieis; Ele o Eterno Senhor, o Seu Nome a Palavra de Deus, o Verdadeiro e Fiel, Aquele que julga e guerreia pela justia, Aleluia. Irmos! Guardemo-nos do inimigo e do seu astuto falar, a fim de no cairmos em seus laos, porm, firmes no conselho de Deus para que possamos, unidos com Ele e com o Esprito Santo, servi-lo, com lealdade e pela f que temos recebido dEle em Cristo Jesus, nosso Salvador, Bendito em Eterno. Agradeo a Deus por Jesus Cristo, por ter mantido minha mente sempre clara e alertada at agora. No conservei lembranas, ou particulares de minha vida, nem da gloriosa misso que o Bendito Deus me chamou a cumprir pela f no Senhor Jesus e virtude do Esprito Santo. Contemplando sempre do alto da minha submisso ao Senhor meu Deus, o panorama de Sua grande Obra, sentindo-me sempre presente Nela e para contar, quando Ele me der oportunidade, as Suas grandes maravilhas, a Sua misericrdia, Seus conselhos e Suas libertaes recebidas. Vi Seu poder e fidelidade em Suas promessas e tambm Seus juzos. Esta lembrana e tambm um Dom de Deus que o homem recebe dEle, para magnificar a Sua pacincia e Suas Obras, e dar a Deus o louvor e toda a glria por Jesus Cristo, Amm. Chicago, Illinois, Maro de 1942. (CCB, 2002, p. 48 fim da primeira parte).

Devido a inmeras discordncias com os lderes do movimento pentecostal taloamericano, Francescon diz que muitos irmos se separam dele, mas Deus sempre os substitua por outros. Por ter passado por varias experincias conflitantes, e por no concordar com muitas das posies teolgicas de seus primeiros companheiros, Francescon idealizou o que seria a Constituio da Igreja Perfeita. Essa Constituio foi adotada pela CCB no Estatuto de 1936.

CONSTITUIO DA IGREJA DE DEUS Jesus a cabea da Igreja. O Esprito Santo a Lei para gui-la em toda a verdade. Sua organizao a Caridade de Deus no corao de seus membros, que o vinculo

81

da perfeio. Onde esses trs no governam, satans que governa em forma de homem para seduzir o povo de Deus com sabedoria humana.

Por determinao dos Ancies essa Constituio foi colocada em um quadro, e por muitos anos permaneceu afixada nos trios da CCB. Nela Francescon transmite a idia que tem sobre a constituio da verdadeira Igreja. Nela no deve haver hierarquia, pois Jesus a cabea e o Esprito Santo a guia dos crentes.

- QUADRO REVELAO DO IRMO LOUIS FRANCESCON. O Senhor preparando no h mal algum em se ter no saguo de uma casa de orao a inscrio em um quadro da revelao que o Senhor deu ao irmo ancio Louis Francescon e que se encontra no prembulo do Estatuto da Congregao. No entanto convm que seja uma coisa em ordem e em proporo em tamanho, com o local onde venha a ser colocado. No h mal algum nisto como no h lei sobre o caso. (CCB, Resumo de Ensinamentos da Assemblia Geral de 1969).

Curiosamente esse quadro foi retirado dos trios da CCB em 1999, devido a uma revelao dada aos Ancies da poca. A alegao para tal se deve ao fato de que Deus revelou a Francescon que a nica frase que deveria constar na CCB era a frase em cima do plpito: Em Nome do Senhor Jesus.

* 12 - QUADRO DA CONSTITUIO DA IGREJA DE DEUS18 Em reunio ministerial de Ancies de todo o Brasil, deste ano, deliberou-se por aprovao unnime remover esse quadro de nossas casas de orao. Essa resoluo tomada devido revelao que o Senhor deu ao seu servo, irmo Louis Francescon, de que os nicos dizeres que devem constar nas casas de orao, so estes: "EM NOME DO SENHOR JESUS". Os dizeres do quadro sero tirados, tambm, da contra-capa do livreto de nosso Estatuto. (CCB, Resumo de Ensinamentos da Assemblia Geral de 1999).

4.4.1 Doutrinas.

Alm da Constituio, a CCB possui doze pontos doutrinrios que deveriam reger a Igreja. Os doze pontos so figurativos, pois na prtica o que impera so os ensinamentos transmitidos pela tradio oral. Os pontos de doutrinas foram elaborados em uma conveno
O asterisco no tpico de ensinamento significa que ele privativo do ministrio, ou seja, no pode ser lido aos membros comuns.
18

82

de igrejas do movimento pentecostal talo-americano a fim de definir e dirimir inmeros conflitos teolgicos existentes entre os lderes.

A tenso se fazia presente em outras igrejas da comunidade italiana, que chegavam a diviso como ocorreu em Chicago. Devido a isso os ancies Luigi Francescon e Massimiliano Tosetto (Niagara Falls, NY), com o auxilio de Michele Palma (Syracuse, NY) consideraram necessria realizao de uma Assemblia Geral dos ancies das igrejas talo-americanas. O local foi igreja de Niagara Falls, NY, e a data 30 de abril a 01 de maio de 1927. Essa Assemblia Geral pode ser considerada o evento constitutivo do movimento pentecostal talo-americano. Nele so elaborados e aceitos pelas comunidades os 12 pontos de f, que ainda hoje so utilizados pela Congregao Crist no Brasil, pela Christian Church of North Amrica e pela Congregazione Cristiana Pentecostale Italiana [...] (GIAMARCO, 2007).

Os pontos de doutrina aparecem no Artigo 10 do Estatuto de 1936. Eles constam tambm impressos no final dos hinrios utilizados pela CCB nos cultos. So eles:

PONTOS DE DOUTRINA E DA F QUE UMA VEZ FOI DADA AOS SANTOS. 1. Ns cremos na inteira Bblia e aceitamo-la como infalvel Palavra de Deus, inspirada pelo Esprito Santo. A Palavra de Deus nica e perfeita guia a nossa f e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. tambm, o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr. (II Pedro, 1:21, II Tim., 3:16,17; Rom. 1:16). 2. Ns cremos que h um s Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade h trs pessoas distintas; o Pai, o Filho e o Esprito Santo. (Ef. 4:6; Mat. 28:19; I Joo, 5:7). 3. Ns cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, a Palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana; por isso chamado verdadeiro Deus e verdadeiro homem e o nico Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Luc. 1:27,35; Joo 1:14; I Pedro 3:18). 4. Ns cremos na existncia pessoal do diabo e de seus anjos, maus espritos que, junto a ele, sero punidos no fogo eterno. (Mat. 25:41). 5. Ns cremos que a regenerao, ou o novo nascimento, s se recebe pela f em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificao. Os que esto em Cristo Jesus so novas criaturas. Jesus Cristo, para ns, foi feito por Deus sabedoria, justia, santificao e redeno. (Rom. 3:24 e 25; I Cor., 1:30; II Cor., 5:17). 6. Ns cremos no batismo na gua, com uma s imerso, em nome de Jesus Cristo (Atos, 2:38) e em Nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. (Mat., 28:18,19) 7. Ns cremos no batismo do Esprito Santo, com evidncia de novas lnguas, conforme o Esprito Santo concede que se fale. (Atos, 2:4; 10:45-47; 19:6). 8. Ns cremos na Santa Ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi trado, tomando o po e havendo dado graas, partiu-o e deu-o aos discpulos, dizendo "Isto o meu corpo, que por vs dado; fazei isto em memria de mim". Semelhantemente tomou o clice, depois da ceia, dizendo: "Este clice o Novo Testamento no meu sangue, que derramado por vs". (Luc. 22:19,20; I Cor., 11:24,25).

83

9. Ns cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos dolos, do sangue, da carne sufocaa e da fornicao, conforme mostrou o Esprito Santo na assemblia de Jerusalm. (Ato, 15:28,29; 16:4; 21:25). 10. Ns cremos que Jesus Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades. "Est algum entre vs doente? Chame os presbteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindoo com azeite em nome do Senhor. E a orao da f salvar o doente, e o Senhor o levantar; e se houver cometido pecados, ser-lhe-o perdoados." (Mat. 8:17; Tiago, 5:14,15). 11. Ns cremos que o mesmo Senhor (antes do milnio) descer do cu com alarido, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitaro primeiro. Depois ns, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (I Tess., 4:16,17; Ap. 20:6). 12. Ns cremos que haver a ressurreio corporal dos mortos, justos e injustos. Estes iro para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Atos, 24:15; Mat., 25:46) para a vida eterna. (Atos, 24:15; Mat., 25:46).

Do ponto de vista da teologia pentecostal, os doze pontos de doutrinas so perfeitos, e representam bem essa teolgica. Ou seja, no papel a CCB demonstra a tpica teologia pentecostal de quatro pontos, como classifica Dayton (1996). Jesus Salva (ponto 5), Cura (ponto 10), Batiza com o Esprito Santo (ponto 7) e Voltar (ponto 11). Portanto, por mais que a CCB negue qualquer classificao, ela no pode negar suas origens. Dois pontos de doutrina merecem destaque. O ponto numero 1 por muitos anos permaneceu inalterado. At que em 1995 recebeu o acrescimento da palavra contendo, passando a ter a seguinte redao:

Artigo 19 Estatuto Reformado de 1995. 1) Ns cremos na inteira Bblia Sagrada e aceitamo-la como contendo a infalvel Palavra de Deus, inspirada pelo Esprito Santo. A Palavra de Deus a nica e perfeita guia da nossa f e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou dEla diminuir. , tambm, o poder de Deus para salvao de todo aquele que cr. (II Pedro, 1:21; II Tim. 3:16-17; Rom. 1:16). (grifo nosso).

Com o acrescimento da palavra contendo a CCB passou a figurar entre os adeptos da Teologia Neo-Ortodoxa. Essa teologia surgiu no inicio do sculo XX e teve como um dos principais expoentes o telogo suo Karl Barth. Para os neo-ortodoxos, a Bblia no a palavra de Deus, mas sim a contm. At que ponto os lderes da CCB tem conscincia do efeito que esse acrscimo trs a sua teologia objeto de estudo. O ponto numero 6 denota claramente o desejo que a CCB tem em harmonizar os textos de Atos 2:38 com Mateus 28:18-19. A frmula batismal utilizada pela CCB, portanto,

84

diferenciada das demais igrejas evanglicas brasileiras. Embora sendo trinitariana na sua teologia, sua frmula batismal, segue a do movimento pentecostal unicista. A maneira com que a CCB batiza seus novos membros a seguinte:

* 33 PONTO DOUTRINAL - CONSIDERAES SOBRE AS PALAVRAS QUE SE PRONUNCIAM AO BATIZAR Tpico de 1969. O saudoso servo de Deus irmo ancio Louis Francescon, deixou-nos esclarecidos sobre este ponto. O modo de batizar e a misso de batismo encontram-se em Mateus 28 v.19 Portanto ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do filho e do Esprito Santo. A palavra ide exprime a ordem que Jesus nos da, consequentemente, a misso com a qual Ele nos envia. O mandamento de batismo encontra-se em Atos dos Apstolos 2 v. 38 Arrependei-vos e cada um de vs seja batizado Em nome de Jesus Cristo para perdo dos pecados. Unindo-se o que vem dito nessas duas passagens, encontramos as palavras a serem ditas no batismo: Irmo, Em nome de Jesus Cristo te batizo, Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. (CCB, Resumo de Ensinamentos da Assemblia de 2009, Tpico 33).

4.4.2 Ensinamentos.

Apesar de a CCB possuir uma Constituio, e uma estrutura doutrinria em doze pontos, o que impera internamente a tradio oral. Os ensinamentos transmitidos por Francescon aos ancios brasileiros, e destes aos membros, o que realmente prevalece dentro da Igreja. Dessa forma evitam-se as disputas pelo poder, ou seja, o verdadeiro ancio aquele que guarda e transmite o que recebeu, ou seja, o que mantm a pura tradio. Segundo Foerster:

J vimos que os membros da CCB no obedecem nem ao carisma de um lder, nem a uma estrutura burocrtica, mas a tradio e ordem, da qual o ancio apenas o guardio e representante. Ser o guardio e representante da tradio legitima a autoridade do ancio [...] Eles agem como condutores da tradio oral de gerao em gerao. Eles guardam e transmite a memria coletiva da CCB e so seus portadores. (2006, p. 134).

Assim a CCB desenvolveu ao longo do tempo uma gama de ensinamentos advindos da tradio oral. Atravs de uma leitura literal da bblia ela foi encontrando trechos para validar tais ensinamentos. Por causa disso, ela se considera uma Igreja diferenciada das demais, e, portanto a nica que pode oferecer a verdadeira salvao. Ela acredita representar o puro

85

ensinamento apostlico. Para a CCB Francescon restaurou a doutrina apostlica que a igreja crist havia perdido. A maioria dos Movimentos do Esprito alega a mesma coisa. Os principais ensinamentos so:

1. O batismo correto o praticado pela formula composta de Atos 2:38 com Mateus 28:18-19, portanto todas as pessoas batizadas de forma diferente devem ser rebatizadas. 2. A verdadeira orao aquela pratica somente de joelhos. (Filipenses 2:10). 3. As mulheres que oram ou profetizam deve ter a cabea coberta com o vu. (I Corntios 11). 4. Os membros devem saudar-se com o sculo santo. (I Tessalonicenses 5:26). 5. A verdadeira saudao : A paz de Deus e no A paz do Senhor. 6. O dzimo pertence ao Antigo Testamento e no ao Novo. 7. O verdadeiro obreiro no pode receber salrio, pois aquilo que recebeu de graa deve dar de graa. (Mateus 10:8). 8. O evangelho no deve ser pregado em lugares pblicos. O Esprito Santo enviar queles que so predestinados a salvao CCB. 9. A pregao do sermo no deve ser preparada, mas sim revelada na hora que se ir pregar. O Esprito Santo ir trazer naquele momento o que dever ser ensinado Igreja. 10. Quando um membro falece, ele dorme e no tem conscincia do que acontece ao seu redor. 11. O adultrio o pecado de morte. Esse ensinamento, embora negado pela maioria dos lideres e membros da CCB, foi ratificado em diversas reunies de ensinamentos:

Resumo de Ensinamento da Assemblia Geral de 1936 INFIDELIDADE MATRIMONIAL Se alguns dos cnjuges tornar-se infiel ao matrimnio, deixa-se a deciso do caso a critrio da parte ofendida, pois a lei de nosso pas permite divrcio a vnculo, que

86

somente nesse caso Deus permite. (S. Matheus 19:9). O pecador ser excludo da comunho com os fiis. Resumo de Ensinamento da Assemblia Geral de 1984. 02 - ERROS DE DOUTRINA: PREGAR QUE ADULTRIO NO PECADO DE MORTE - E QUEM NO RECEBE A PROMESSA NO SALVO. Quem pregou que adultrio no pecado de morte deve se retratar perante a irmandade e desfazer o que disse. Se alguns pecaram e depois declararam que se sentem perdoados, isto entre eles e Deus. De nossa parte no os impedimos de se congregar [...]

O excesso no rigorismo moral outra marca registrada da maioria dos Movimentos do Esprito. Como visto no primeiro captulo, o montanismo tambm considerava o adultrio um pecado mortal. necessrio expurgar os pecadores, para que somente uma elite espiritual permanea dentro da Igreja. Enfim, a CCB entende que por ser a nica igreja a observar, no conjunto, esses ensinamentos, est numa posio de superioridade s demais igrejas evanglicas. Ela se entende como a Graa, o Verdadeiro Caminho, enquanto as outras esto a beira do caminho. As demais igrejas so outros apriscos e servem apenas, para guardar momentaneamente os predestinados, at que encontrem o verdadeiro aprisco, a prpria CCB. Ela defende que todas as suas decises so guiadas e reveladas pelo Esprito Santo.19 O sentimento de ser a igreja verdadeira, o nico caminho que conduz ao cu, parece presente j no fundador Francescon, em suas prprias palavras: Este o Caminho do Cu aprovado do Eterno Salvador (CCB, 2002, p. 50). Mas essa idia foi levada ao extremo pelos seus discpulos, os ancies brasileiros. De tal sorte que a CCB no possui nenhum tipo de cooperao com as demais igrejas brasileiras. Os membros da CCB no se sentem ligados a nenhuma histria ou tradio crist. Para eles o verdadeiro evangelho foi restaurado somente em 1910. Assim a CCB constitui-se a nica arca de salvao para o ser humano. Para os membros, essa idia redunda em prejuzo intelectual, numa viso mope e exclusivista do evangelho, para a denominao redunda em orgulho espiritual. No conhecer suas origens religiosas o mesmo que no conhecer os prprios genitores. Este trabalho intenta ser uma contribuio no resgate dessa histria. Com a expectativa de que ao l-lo, o membro da CCB possa perceber que faz parte de algo bem maior do que a sua denominao, algo chamado Cristianismo, que possui uma longa histria de heris e mrtires. Para Cairns:
19

A palavra aprisco uma aluso ao discurso de Jesus em Joo 10:16.

87

H tambm edificao quando algum toma conscincia de sua rvore genealgica espiritual. to necessrio para o cristo conhecer sua genealogia espiritual quanto para o cidado estudar a historia de seu pas para exercer sua cidadania de forma consciente. Ao mostrar o desenvolvimento gentico do cristianismo, a histria da Igreja est para o Novo Testamento assim como o Novo Testamento est para o Antigo. O cristo precisa conhecer os principais contornos do crescimento e progresso do cristianismo to bem quanto conhece a doutrina bblica. Desse modo, ele se sentir parte do Corpo de Cristo, que inclui um Paulo, um Bernardo de Claraval, um Agostinho, um Lutero, um Wesley e um Booth. O sentido de unidade que surge da continuidade da histria produzir enriquecimento espiritual. (2001, p. 20).

A CCB levou ao extremo a questo da descontinuidade histrica. Tentou, e tenta de todas as formas ocultar os fatos das suas origens. No h publicaes oficiais, nem datas comemorativas, possivelmente a ocasio do primeiro centenrio passar em branco. Dessa forma ela passa a idia para a membresia de que a igreja surgiu ex nihilo, ou melhor, surgiu da vontade de Deus e no do ser humano. Nem o fundador escapa dessa proposta. No prembulo do Estatuo de 2004, Francescon apresentado apenas como Seu servo, seu nome no mencionado. Alegam tambm que ele no tinha denominao alguma, mas como visto Francescon foi membro da Igreja Presbiteriana e depois da pentecostal, Assemblea Cristiana de Chicago.

PREMBULO: O Senhor iniciou Sua Obra no Brasil por um Seu servo, em Junho de 1910, sem denominao alguma, propagando-se, todavia, rapidamente, por intermdio de Seus crentes, desde ento chamados por f, em Nosso Senhor Jesus Cristo [...]

Gloecir Bianco (2008) ao testar a memria dos membros da CCB em seu trabalho, verificou que rarssimo encontrar um membro que conhea suas origens. O fato de que a igreja comeou em uma colnia italiana e que por muitos anos ficou restrita a ela, totalmente desconhecido pela grande maioria dos membros. Pode ser que com a evoluo tecnolgica dos meios de comunicao, principalmente a internet, esse desconhecimento venha a diminuir. A CCB usa com eficcia uma receita bem conhecida da sociologia da religio. o conceito Moiss e Maquiavel. Ao ocultar suas origens humanas, ela procura transmitir a idia de que sua existncia exclusivamente obra do Esprito. Dessa forma, ela consegue legitimar suas proposies religiosas. Berger define essa receita:

88

Para se provar a eficcia da legitimao religiosa pode-se fazer, por assim dizer, uma pergunta de receita sobre a construo de mundos. Se algum se imagina fundador plenamente consciente de uma sociedade, um misto de Moiss e Maquiavel, poderia perguntar a si mesmo o seguinte: Qual seria o melhor modo de garantir a futura continuao da ordem institucional, agora estabelecida ex nihilo? H uma resposta bvia pergunta, formulada em termos de poder. Suponha-se, porm, que todos os meios de poder tenham sido de fato empregados que todos os opositores tenham sido destrudos, que todos os meios de coero estejam disposio, que se tenham tomado providencias razoavelmente seguras para a transmisso do poder aos sucessores designados do fundador da sociedade. Persiste o problema da legitimao cuja urgncia maior devido a novidade e portanto a precariedade notria da nova ordem. A melhor maneira de resolver o problema seria aplicar a seguinte receita: interprete-se a ordem institucional de modo a ocultar o mais possvel o seu carter de coisa construda. Que aquilo que foi formado ex nihilo surja como a manifestao de alguma coisa que existiu desde o comeo dos tempos, ou ao menos desde o comeo deste grupo. Que as pessoas esqueam que esta ordem foi estabelecida por homens e continua dependendo do seu consentimento. Que acreditem que, executando os programas institucionais que lhes foram impostos, limitam-se a realizar as mais profundas aspiraes do seu ser e a se porem em harmonia com a ordem fundamental do universo. Em suma: estabelece legitimaes religiosas [...] (1985, p. 45-46).

89

CONSIDERAES FINAIS.

Ao termino desse trabalho foi possvel verificar o quanto a CCB esta enquadrada no conceito de Movimento do Esprito. Todas as aes empreendidas pelo fundador Louis Francescon so atribudas ao Esprito. Foi visto o quanto a histria do cristianismo est impregnada desses movimentos. Desde o inicio com o montanismo, passando pelos quakers at chegar ao movimento pentecostal americano, o qual a CCB est diretamente ligada. O discurso desses movimentos sempre o mesmo, ou seja, Deus ainda fala e orienta diretamente as pessoas. Deus no est preso a escritura, mas seu Esprito sopra onde quer. Eles tambm acreditam representar uma era do Esprito, uma restaurao do tempo apostlico, com direito a todas as suas prerrogativas. Dessa forma todos os dons, milagres e feitos extraordinrios, no esto restritos Bblia, mas so tambm para hoje. Os movimentos do Esprito alegam que houve um tempo em que a Igreja se desviou e que, portanto, o verdadeiro Evangelho perdeu sua pureza. Cada um desses movimentos alegam que so os restauradores do puro Evangelho, a CCB alega a mesma coisa. Fato que o Evangelho se deu na Histria e se desenvolveu atravs dela. Mas em sua maioria, tais movimentos apresentam uma proposta de descontinuidade histrica. Dessa forma o trabalho encerra-se, cumprindo seu objetivo de apresentar as origens histricas e teolgicas da CCB, dentro do conceito de Movimento do Esprito. Muitas perguntas ficam em aberta para futuras pesquisas: de que forma o Esprito est circulando atualmente dentro da CCB? Como ela est lidando com os desafios da modernidade? So caminhos a serem percorridos em outros trabalhos.

90

REFERNCIAS.

ARAUJO, Isael de. Dicionrio do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007. BERGER, Peter L. O Dossel Sagrado: elementos para uma teoria sociolgica da religio. 5 ed. So Paulo: Paulus, 2004. 194 p. BETTENSON, Henry (Ed.). Documentos da Igreja Crist. Traduo: Helmuth Alfredo Simon. So Paulo: ASTE, 2007. p. 139; 350-355. BIANCO, Gloecir. Italianos Pentecostais. Curitiba: Protexto, 2007. 176 p. BORGES PEREIRA, Joo Baptista. Italianos no protestantismo brasileiro: a face esquecida pela histria da imigrao. So Paulo: 2004. Revista da USP n 63 (SetNov). p. 87-91. CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Atravs dos Sculo: uma histria da Igreja Crist. Traduo: Israel Belo de Azevedo. 2. ed. So Paulo: Vida Nova, 2001. 508 p. CAMPOS, Leonildo Silveira. As Origens Norte-americanas do Pentecostalismo Brasileiro: observaes sobre uma relao ainda pouco avaliada: So Paulo, 2005. Revista da USP n. 67 (Set-Nov.), p. 100-115. _____. Protestantes Histricos e Pentecostalismo no Brasil: aproximaes e conflitos. In: GUTIRREZ, Benjamin F. (Ed.). Na fora do Esprito: os pentecostais na Amrica Latina: um desafio s igrejas histricas. So Paulo: Pendo Real, 1996. p.77-120. CONGAR, Yves. Historia de los dogmas : eclesiologa dede san agustn hasta nuestros das. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1976. CRIMI, Ciro Pablo. Nuestros Orgenes. Buenos Aires, 1996. Revista El Camino n 2 (diciembre 1996). DAYTON, Donald. Races Teolgicas del pentecostalismo. Buenos Aires: Nueva Creacion, 1996. DEPINAY, Christian Lalive. O Refgio das Massas: estudo sociolgico do protestantismo chileno. Traduo: Waldo A. Cesar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970. 353 p. ECO, Umberto. Como se faz uma Tese. Traduo: Gilson Cesar Cardoso de Souza. 20 ed. So Paulo: Perspectiva, 2005. 174 p. EPIPHANIUS. The Panarion of Epiphanius of Salamis: Books II and III (Sects 47-80, De fide). Traduo: Frank Willians. Leiden-New York-Koln: E.J.Brill, 1994. EUSBIO. Histria Eclesistica. 3. ed. Traduo: Wolfgang Fischer. So Paulo: Fonte Editorial, 2005. p. 172-180. FERREIRA, Marcelo. Por Trs do Vu: a histria da primeira denominao pentecostal brasileira. Revista e Ampliada. So Paulo: Barana. 2009. FOERSTER, Norbert H. Christoph. Poder e Poltica na Congregao Crist no Brasil: um pentecostalismo na contramo. In: Cincias Sociais e Religio. Porto Alegre, ano 8, no.8, p.121-138, Out-2006. FRANGIOTI, Roque. Histria das Heresias (sculos I-VII): conflitos ideolgicos dentro do Cristianismo. 2. ed. So Paulo: Paulus, 1995. p. 55-59. GIAMARCO, Josu. O Movimento Pentecostal Italo-Americano: um resumo histrico. So Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. (Trabalho apresentado disciplina:

91

Temas sobre o Protestantismo Emocional, professor Paulo Rodrigues Romeiro do Curso de Mestrado em Cincias da Religio). GONZALEZ, Justo L. E at aos Confins da Terra: uma histria ilustrada do Cristianismo. Traduo: Key Yuasa. So Paulo: Vida Nova, 1995a. 177 p. (A Era dos Mrtires, v.1). ______. ______. Traduo: Hans Udo Fuchs. So Paulo: Vida Nova, 1995b. 182 p. (A Era dos Gigantes, v.2). ______. ______. Traduo: Hans Udo Fuchs. So Paulo: Vida Nova, 1995c. 181 p. (A Era das Trevas, v.3). ______. ______. Traduo: Hans Udo Fuchs. So Paulo: Vida Nova, 1995d. 181 p. (A Era dos Altos Ideais, v.4). ______. ______. Traduo: Itamir N. De Souza. So Paulo: Vida Nova, 1995e. 219 p. (A Era dos Reformadores, v.6). ______. ______. So Paulo: Vida Nova, 2007a. 210 p. (A Era dos Dogmas e das Dvidas, v.8). ______. ______. So Paulo: Vida Nova, 2007b. 212 p. (A Era dos Novos Horizontes, v.9). ______. Uma Histria do Pensamento Cristo: do incio at o Conclio de Calcednia. 1. ed. Traduo: Paulo Arantes. So Paulo: Cultura Crist, 2004a. 382 p. v.1 ______. ______.: de Agostinho s vsperas da Reforma. 1. ed. Traduo: Paulo Arantes, Vanuza Helena Freitas Mattos. So Paulo: Cultura Crist, 2004b. 334 p. v.2 ______. ______.: da Reforma Protestante ao sculo 20. 1. ed. Traduo: Paulo Arantes, Vanuza Helena Freitas Mattos. So Paulo: Cultura Crist, 2004c. 494 p. v.3 JARDILINO, Jos Rubens L. As Religies do Esprito: Viso Histrico-Teologica do Pentecostalismo na Dcada de 30. Rio de Janeiro: ISER; So Paulo: CEPE, 1994. 101 p. LONARD, mile G. O Iluminismo num protestantismo de constituio recente. Traduo: Prcoro V. Filho; Loide B. Velasques. So Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1988. 119 p. MAGALHES, Antonio. Uma Igreja com Teologia. So Paulo: Fonte Editorial, 2006, 127 p. MENDONA, Antonio Gouva; VELASQUEZ, Prcoro. Introduo ao protestantismo brasileiro. So Paulo: Loyola, 1990. 279 p. MENDONA, Antonio Gouva. O Celeste Porvir. So Paulo: Aste, 1995. p. 35-78. ______. Protestantes, pentecostais & ecumnicos: o campo religioso e seus personagens. 2. ed. Leonildo Silveira Campos (Org.). So Bernardo do Campo: Universidade Metodista de So Paulo, 2008. p. 127-140. MATOS, Alderi Souza de. O Movimento Pentecostal: Reflexes a Propsito do seu Primeiro Centenrio. s.d. Disponvel em <http://www.mackenzie.br/6982.html>. Acesso em 16 Set. 2009. MOLTMANN, Jurgen. Trindade e Reino de Deus. Traduo: Ivo Martinazzo. Petrpolis: Vozes, 2000. p. 208-216. MOLTMANN, Jurgen. O Esprito da Vida: uma pneumatologia integral. Traduo: Carlos Almeida Pereira. Petrpolis: Vozes, 1998. 301 p.

92

MORESCHINI, Claudio; NORELLI, Enrico. Histria da Literatura Crist Antiga Grega e Latina: I de Paulo era constantiniana. So Paulo: Loyola, 1996. NIEBUHR, H. Richard. As Origens Sociais das Denominaes Crists. Traduo: Antonio Gouveia Mendona. So Paulo: ASTE, 1992. READ, William R. Fermento Religioso Nas Massas do Brasil. So Bernadrdo do Campo: Imprensa Metodista, [198-?]. REILY, Duncan A. Histria Documental do Protestantismo no Brasil. 3. ed. rev. So Paulo: Aste, 1984. p. 364-436. ROMEIRO, Paulo Rodrigues. Decepcionados com a Graa. So Paulo: esperanas e frustraes no Brasil neopentecostal. So Paulo: Mundo Cristo, 2005. SANTOS JUNIOR, Reginaldo Jos dos. Crtica aos Tipos Igreja/Seita para o Estudo de Grupo Religiosos. s.d. Disponvel em <http://www.metodista.br/ppc/correlatio/correlatio05/critica-aos-tipos-igreja-seita-para-oestudo-de-grupo-religiosos/>. Acesso em 08 Out. 2009. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22 ed. rev. e ampliada de acordo com a ABNT. So Paulo: Cortez, 2002. 335 p. TILLICH, Paul. Histria do Pensamento Cristo. 2. ed. Traduo: Jaci Maraschin. So Paulo: ASTE, 2000. 293 p. TREVETT, Christine. Montanism: authority, and the new prophecy. New York: Cambridge University Press, 1996. TROELTSCH, Ernst. El protestantismo y el mundo moderno. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1983. 108 p. TROELTSCH, Ernst. Igreja e Seitas. In, Religio e Sociedade. Traduo. Paulo Henriques Britto. Rio de Janeiro, 1987. n.14/3. p. 136-144. YUASA, Key. Louis Francescon: A Theological Biography 1866 1964. Genebra, 2001. (Tese de Doutorado. Disponvel na USP. SBD-FFLCH-USP, n 228547). Documentos. CONGREGAO CRIST NO BRASIL. Resumo da Conveno realizada em Fevereiro de 1936; Reunies e Ensinamentos realizadas em Maro de 1948; Pontos de Doutrina e da F que uma vez foi dada aos Santos; Histrico da Obra de Deus, Revelada pelo Esprito Santo no Sculo Passado; Mensagens. 1 Edio Unificada. So Paulo, Augusto, 2002. 64 p. (livreto azul 1 tiragem, 300.000 unidades). ______. Estatuto Reformado. So Paulo, 1936. ______. ______. So Paulo, 1980. ______. ______. So Paulo, 1995. ______. ______. So Paulo, 2004. ______. Resumo de Ensinamentos das Assemblias Gerais - 1. 74. So Paulo. 1936-2009. ______. Circulares. So Paulo, 1982, 1984, 2004-2008.

93

______. Relatrios. ______. Hinrio N 1 -Inni e Salmi Spirituali .Chicago, Illinois, 1924. ______. Hinrio N 2 -Hymnos e Psalmos Espirituaes. So Paulo, Brasil, 1944. ______. Hinrio N 3 -Hinos de Louvores e Splicas a Deus. So Paulo, Brasil, 1951. ______. Hinrio N 4 -Hinos de Louvores e Splicas a Deus. So Paulo, Geogrfica: 1994. Sites Consultados na Iternet. http://www.jurista-ccb.com.br/ http://portalccbonline.blogspot.com/ http://www.sabetudo.net/ccb/Museu/Museu.html/ http://www.sabetudo.net/ccb/ccb.htm http://www.alphaomegactb.com.br/confissao_e_desligamento.pdf http://www.ccbverdade.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi