Vous êtes sur la page 1sur 15

Ateno: Para conhecer nosso blog sobre Melhora da Viso e Ginstica Cerebral, clique AQUI.

Para conhecer nosso Kit Melhora da Viso e Ginstica Cerebral, clique AQUI.

Exerccios para a Sade dos Olhos


"Quando o homem convive com a natureza e vive no seu habitat natural, a viso fica perfeita at o fim da vida". Essa frase de Andr Van Lysebeth, pioneiro em yoga no ocidente, com certeza vai deixar o leitor perplexo. Para o cidado de nossas cidades modernas, vivendo, trabalhando em lugares fechados onde o horizonte no tem mais do que cinco metros de distncia, os msculos da convergncia so sempre ativados e cansam. Isso gera tenses. A luz, com intensidade sempre igual, o olhar pregado tela do computador ou da televiso, a monocromia (letras pretas/papel branco), aliados a um trabalho irritante que gera tenses em todos os lugares do corpo, at no aparelho visual, so as causas principais que levam a distrbios e a uma viso alterada. Se voc tem uma viso boa, os exerccios aqui so para manter seus olhos sadios. Se voc tem miopia ou presbiopia (vista cansada), sua viso vai melhorar logo.

1) De manh, massagear de leve os globos oculares com os dedos indicadores mdios, suavemente em contato com as plpebras. Fazer movimentos circulares. No pressione.

2) Com os olhos fechados, apertar (fechar) firmemente as plpebras e abri-las, piscar umas 20 vezes. Recomear cinco vezes. Quando voc apertar as plpebras voc poder at ouvir os msculos vibrarem.

3) Colocar o indicador a uns 10 centmetros do nariz, e girar a cabea da direita para esquerda alternativamente, apontando o nariz em direo ao ombro, SEM PARAR DE OLHAR O DEDO. Assim voc ter a impresso que o dedo se desloca da direita para a esquerda. Esse exerccio d uma grande mobilidade ao aparelho visual e relaxa toda musculatura ocular. excelente tambm para a mobilidade das vrtebras cervicais e para relaxar toda a musculatura do pescoo. Fazer 10 rotaes com os olhos abertos e dez rotaes com os olhos fechados. Sempre respirando calmamente. 4) Coloque-se de frente para sol, tampe um olho com a palma da mo e faa esse mesmo movimento de rotao (usando o sol sua frente no lugar do dedo), sem NUNCA fixar o sol (exceto ao levantar ou ao deitar quando o disco do sol esta ainda visvel). A luz do sol vai se espalhar no fundo do olho e estimular a retina todinha. Repetir com o outro olho e continuar durante dois minutos respirando calmamente. 5) Depois deste exerccio, tampe os dois olhos com as palmas da mo (conforme imagem abaixo) e deix-los na escurido total durante um ou dois minutos. O "palming" sempre bom para o olho e nunca pode ser demais. aconselhvel fazer uns dez minutos de "palming" por dia. Se no tiver sol, voc pode fazer o mesmo exerccio na frente de uma lmpada com incandescncia bem forte (150 watts). Fazer o "palming" indicado. A lmpada ser colocada a uns 50 centmetros do rosto. No tem uma intensidade para as mos no palming. As mos ficam com duas cpulas, sem pressionar os olhos, e so fazer uma 'cmara preta' para deixar o olho no escuro. a durao que faz a eficincia, porque esse momento de grande relaxamento dos olhos = relaxamento muscular e mental. Os pensamentos diminuem quando os olhos esto no escuro e conseguimos ao mesmo tempo imaginar o preto.

6) A luz amiga do olho. Evite sempre que puder os culos de sol, exceto com prescrio do seu mdico, em caso de doenas oculares ou em lugares onde a reflexo da luz seja alta como na neve, na gua, em alto mar, etc. tudo o que precisamos para deixar nossa mente tranqila e apta a fazer a nossa intuio aflorar. Em breve retornaremos ao assunto, mas clique aqui e leia mais sobre a sade dos olhos. Exerccios Oculares Os exerccios abaixo, foram criados pelo ucraniano Meir Schneider e outros autores que tiveram e tm como precursor o oftalmologista Willian H. Bates, MD, "The Bates Metod for Better Eyesight without Glasses". So ideais para a perturbao de acomodao visual, cansao das vistas e afeces oculares de carcter reversvel, no dispensando, no entanto, orientaes teraputicas oftalmolgicas. Piscadela O piscar lubrifica os olhos, mantendo-os limpos e permitindo a manuteno dos msculos em seu estado tnico e regenerador, favorecendo a circulao linftica em torno dos olhos e facilitando a circulao sangnea no fornecimento de nutrientes e oxigenao, bem como, eliminando os catablicos. A piscadela no deve se constituir um vcio. Deve ser peridica, cerca de 2 a 3 vezes ao dia, durando cerca de 5 minutos de cada vez. A piscadela pode ser alternada com o pestanejar, que deve durar cerca de 5 segundos de olhos fechados fortemente, estimulando, assim, o tnus muscular da regio palpebral e aumentando o fluxo sangneo dessa regio. Fixao Central Difere da fixao irreverente e exagerada. A mente e os olhos devem ser fixados, sincrnica e coordenadamente, em torno de pequenas reas de cada vez. Quando se procura ver a maior rea possvel, perde-se a capacodade de focar e manter harmnica a tonicidade muscular dos olhos e a viso poder desenvolver cansao desnecesrio. Mobilidade Parece antagnico ao hbito anterior, porm no o . Neste exerccio procure mover os olhos lentamente para cima e para baixo e para os lados.

"Palming" Para diversos problemas visuais o melhor exerccio, pois repousa e fortalece as vistas: 1. Sentar-se comodamente, procurando repousar a cabea com suavidade, sem tenso muscular; 2. Tapar os olhos com as mos, colocando a parte do "calcneo" sobre os olhos, com os dedos justapostos, uma mo sobre a outra, cruzadas, em direo testa; 3. Os cotovelos repousam sobre a mesa; 4. Manter os olhos fechados sem contrao. Nenhum raio luminoso deve chegar s vistas. Ficar assim alguns minutos at sentir sensao de relaxamento e bem-estar. O palming surte melhor efeito se a respirao for lenta, regular e profunda. Enquanto estiver neste exerccio, procure no pensar em problemas e, sim, em fatos e coisas alegres e salutares. O palming deve ser feito, preferencialmente, noite, antes de dormir, facilitando um sono restaurador. Para os mopes, as sesses devem ser mais curtas; para a presbiopia e hipermetropia, mais longas (cerca de 10 minutos). Em casos de glaucoma, acompanhar com prtica de jejum controlado. Rotao/Balanceamento (o Grande Volteio) o melhor complemento para os exerccios anteriores, fortalecendo profundamente todo o sistema ocular. Manter-se de p, com o afastamento de 20 a 30 cm entre os ps. Virar o corpo para a direita, levantando, ao mesmo tempo, o calcanhar do p direito. Depois, inverter fazendo um giro de 180, da direita para a esquerda, levantando-se o calcanhar do p direito, enquanto o da esquerda pisa no cho. E, neste girar, da direita para a esquerda e vice-versa, mantendo o corpo levemente inclinado, fazer cerca de 5 minutos dirios. Um dos braos poder ficar esticado, com o polegar para cima e os olhos fixos, acompanhando-o e sentindo o "deslocamento" do ambiente onde se realiza a rotao/balanceamento. Se sentir tonturas, deve parar. Quadro de Snellen Procure ler o quadro de Snellen com uma das vistas e depois com a outra e, posteriormente, com as duas. Procure orientao quanto distncia e luminosidade para a leitura. Oscilaes do Olhar distncia, colocar um pndulo e olhar acompanhando-o, cerca de 2 a 3 minutos. O pndulo pode ser suspenso por um barbante de 50 cm e a pessoa deve ficar cerca de 5 metros de distncia. Helioterpia dos Olhos

Aproveitar o Sol matinal ou do entardecer. Deitar-se e procurar visar ao lado do Sol. No olhar diretamente para o Sol. Ento, fechar e abrir os olhos, durando cada vez (fechado e aberto), 10 seundos. Fazer este exerccio cerca de 10 minutos dirios ou dias alternados. Movimentos Circulares Movimentos oculares em crculo (primeiramente no sentido horrio e, posteriormente, no sentido anti-horrio). No comeo, fazer poucos movimentos, aumentando com o tempo, tanto num snetido como no outro. Fazer 10 vezes num sentido e 10 no sentido contrrio, sem, no entanto, ficar tonto. Se isto ocorrer, deve-se para imediatamente e, no dia seguinte, fazer menos vezes, at ter o nmero ideal de movimentos. Movimentos Laterais Movimentos oculares laterais. Olhar com os dois olhos para o lado direito e, depois, para o lado esquerdo, forando a musculatura mxima elongao lateral. Neste exerccio, como no anterior, a cabea deve ficar no sentido da frente. Fazer cerca de 10 vezes para um lado e 10 vezes para o outro lado. Movimentos Laterais com o Sol O exerccio anterior pode ser feito olhando lateralmente para o Sol da manh, no muito forte ou ao entardecer. Neste caso, fazer o exerccio, deitado ou sentado, com os olhos fechados. Fixoscpio Num quarto escuro, noite, expor os olhos num "fixoscpio" de 3 cores: azul, vermelho e verde. O fixoscpio pode ser feito com a ajuda de uma lanterna. Primeiramente, expor os dois olhos com o feixe de luz vermelha, durante 3 minutos; depois, com luz verde e, finalmente, com luz azul (tambm com 3 minutos de exposio para cada cor). Para glaucoma, usar somente a luz verde, com exposio de 5 minutos dirios. Exerccios Oculares De fato, os olhos so o espelho da alma e janelas para o mundo... muito comum se ouvir dizer que os olhos so o espelho da alma. Hoje sabe-se que qualquer alterao no corpo pode ser detectada atravs do exame minucioso da ris, pupila situada entre a crnea e a face anterior do cristalino. Por ela podem ser conhecidos os estgios agudos, crnicos e outras modificaes orgnicas por que passa o corpo. Descoberta feita pelo Dr.Oscar Brunler, na Rssia, mostra que os olhos ao fixarem um objeto, emitem radiao que podem ser medida em grau bio mtrico, e, segundo essa medida corresponderia inicialmente a 350 bio mtricos. Deste modo pde avaliar os graus bio mtricos de pessoas famosas e at s suas obras. Assim os manuscritos Shakespeariano, na concepo do Dr.Brunler, continuaram a manter as emanaes do autor e somaram em graus bio mtricos 725 radiaes, essas maiores do que aquelas obtidas nas obras de Michelangelo, que foram equivalentes a 689, como relata o livro Anatomia Esotrica de Dr. Douglas Baker. Realmente os olhos so importantes na

anlise dos aspectos mais secretos e profundos de uma personalidade. Ento vamos saber algumas curiosidades relacionadas com eles. Muitas pessoas ainda pensam que focalizam um objeto com os dois olhos, mas no por a. Para saber como se processa o mecanismo da viso, qual o olho dominante, ou seja, aquele que ao mexer focaliza a imagem, o exerccio o seguinte: Visualize um ponto qualquer numa rea pouco distante. Com o brao direito bem esticado, a mo fechada e o polegar levantado fixe novamente esse ponto e depois tente bloque-lo, colocando o dedo na sua direo, mas com os olhos abertos. Logo assim que conseguir bloquear o alvo escolhido, feche o olho direito e observe se o dedo continua bloqueando o local. Se continuar significa que olho esquerdo domina na hora em que voc focaliza uma imagem. Caso movimente, saindo da direo, o olho direito o dominante, no momento da visualizao. Portanto , conhecer o olho dominante extremamente importante para quem pratica desporto: tiro ao alvo, tnis, basquete, arremesso de peso, lanamento de dardo, etc... Mas, ainda, pode-se conhecer qual o olho dominante atravs do piscar das plpebras. Piscando um olho e depois o outro, a piscada que foi mais natural, sem forar o lado do rosto, indica que esse o olho que domina no momento da visualizao. De fato, os olhos so o espelho da alma, janelas para o mundo, por isso, precisam ser bem cuidados, pois atravs deles um universo abre-se nossa volta. Como so bastante sensveis, tm msculos que precisam ser exercitados para melhor desempenho visual. Existe um bom exerccio para quem quiser ter msculos perfeitos e boa viso e evitar a vista cansada, a chamada presbiopia, que acomete as pessoas acima dos 40 anos. O exerccio assim: Sentado, respire calmamente. Deixe a cabea ereta e visualize um ponto sua frente. Os olhos para cima, bem para o alto e depois para a direita, sem mover a cabea. Fique nessa posio por 1 segundo e repita o mesmo procedimento com o lado esquerdo. Esse exerccio ajuda a diminuir a tenso da rea ocular e voc ver como os seus olhos iro lhe agradecer. Exerccios oculares

Mtodo Bates
William Horcio Bates, nasceu em Newark, New Jersey em 1860. Recebeu seu diploma de mdico no Colgio de Mdicos e Cirurgies em 1885. Ele praticou a oftalmologia tanto em mbito privado como tambm trabalhou em diversos hospitais, incluindo o Manhattan Eye and Ear Hospital e New York Eye Infirmary. Foi assistente, por muitos anos, em oftalmologia no New York Postgraduate Medical School and Hospital, e fez consultoria mdica em New York. De 1907 a 1922, trabalhou em ambulatrio do Harlem Hospital, tendo escrito importantes trabalhos em jornais mdicos.

Na sua prtica, foi ficando insatisfeito com o tradicional tratamento sintomtico dos olhos. Procurando um substitutivo para as lentes artificiais, ele se pos a estudar e tentar descobrir alguma maneira de reeducar a viso imperfeita para uma condio de normalidade. Como resultado deste trabalho, com um grande nmero de pacientes, ele chegou concluso de que a grande maioria dos defeitos de viso eram funcionais e devido a hbitos visuais errneos, esforo e tenso. Atravs de tcnicas apropriadas, estas condies poderiam ser aliviadas, quando os pacientes aprendessem a usar seus olhos de uma maneira relaxada, melhorando a viso e os erros de refrao sendo corrigidos. Hbitos saudveis substituindo os velhos hbitos. Atravs de observao clnica, experincias em laboratrios e experincia pessoal, ele sintetizou dizendo: Viso normal intrinsecamente varivel. Viso imperfeita pode ficar melhor ou pior. Baixa viso e doena ocular esto intimamente relacionadas. Viso um indicador de sade fsica, mental e emocional. Seu mtodo inclue uma teoria especial que explica o comportamento fsico do olho para formar a imagem de um objeto. Uma teoria geral do ato de ver dentro de um contexto holstico em que h uma atividade da mente, do corpo e do esprito, e no somente do olho. As tcnicas prticas para um comportamento normal dos olhos e reeducao em hbitos normais de uso atravs do: 1. visto. 2. 3. 4. Relaxamento, conscincia do esforo para ver e aceitao do que Conscincia e ateno. Memria e imaginao. Integrao da funo cerebral.

O mtodo valioso para todos os tipos de desordem visuais, pois baseado em restaurar e assegurar a funo natural dos olhos. O mtodo sugere deixar os culos de lado, aprender a relaxar os olhos, aprender a focar a ateno e ao mesmo tempo evitar esforos para ver, desenvolver viso central diretamente atravs de discriminao visual e indiretamente atravs da experincia do movimento: Descanso dos olhos (fechar os olhos e concentrar o pensamento em algo agradvel). Empalmar. Balano. Memria. Imaginao. Piscar. Fixao Central. Exposio ao Sol

A atitude segundo Aldous Huxley, em seu livro de Art of Seeing, deve ser a seguinte: Cultive uma atitude de confiana combinado com indiferena. Confiana na sua capacidade de fazer o trabalho e indiferena a um possvel fracasso.

Deve estar seguro de que em algum momento, se fizer uso dos meios adequados e exercitar a pacincia, conseguir resultados. Para a pessoa com baixa viso, a atitude mental correta deve ser expressa da seguinte maneira: Eu sei, teoricamente, que a viso imperfeita pode ser melhorada. Eu estou certo de que o fato de aprender a arte de ver pode melhorar minha viso defeituosa. Eu estou praticando a arte de ver como eu vejo agora, e provvel que eu verei melhor do que eu j vi; mas se eu no ver to bem quanto eu espero, eu no me sentirei infeliz ou deprimido, mas continuarei em frente at que uma viso melhor chegue para mim. Fonte: CPVI Exerccios Oculares

Como melhorar a Capacidade da Viso


O terapeuta americano Meir Shneider, de 46 anos, criou um mtodo prprio e eficaz de exerccios para reduzir deficincias visuais. Conhecido como Self-healing, o tratamento rene exerccios de respirao da ioga, massagens, movimentos ativos e passivos da musculatura dos olhos e visualizaes. Meir criou o mtodo self-healing a partir de experincias com exerccios visuais do oftalmologista americano William Bates, do sculo XIX, numa tentativa obstinada de vencer a cegueira. Ele nasceu com catarata congnita, mal que hoje afeta tambm seus dois filhos, fez cinco cirurgias malsucedidas e foi dado oficialmente como cego aos 7 anos. Na adolescncia, conheceu um rapaz que obteve uma melhora surpreendente na viso com os exerccios de Bates e decicou-se a eles intensamente. Conseguiu ver efetivamente aos 17 anos e hoje tem at carteira de motorista sem restries em Los Angeles, na Califrnia, onde leciona e forma terapeutas visuais h 29 anos. Nesse perodo, Meir constatou a melhora visual de cerca de dois mil pacientes. Os filhos de Meir, que cresceram com os exerccios alcanaram considervel melhora visual e esto livres da cegueira que afligiu o pai na infncia. A influncia do estresse nas deficincias visuais: Schneider citou as pesquisas do oftalmologista William Bates para reafirmar que as pessoas vem basicamente com a mente e apenas uma pequena parte com os olhos. - Bates comprovou que, exceto casos de origem gentica ou causados por leses, todos os problemas visuais so causados por extresse mental - disse Meir ao GLOBO, por telefone, de Los Angeles, antes de embarcarpara o Brasil.

As pesquisas constatam que possvel produzir por exemplo, graus de miopia em qualquer um que se estresse para ver algo distncia ou que evite ver, com medo de constatar uma deficincia. - Bates diz que as crianas se tornam miopes nas escolas quando se estressam, por exemplo, para ler o que est escrito no quadro-negro. Ficam ansiosas com sua performance, o que dificulta ainda mais a viso. A postura corporal tambm as empurra miopia. Os ombros se contraem e se inclinam para frente provocando um colapso respiratrio e constraes da musculatura do pescoo e dificultando a circulao do sangue no crebro e nos olhos. Meir far sesses de exerccios com brasileiros, entre eles o menino Joo Hossell, de 7 anos, que eliminou com a terapia a miopia de dois graus do olho direito e reduziu de 12 para 10,5 a do olho esquerdo. O oftalmologista Orlando Abdo, da Clnica de Olhos So Vicente, confirmou o fim da miopia do olho direito de seu paciente. - Esses dois graus provavelmente foram provocados por espasmos da musculatura ciliar. Houve reduo nos dois olhos, mas a miopia do olho esquerdo no reduzir mais. Meir far uma palestra gratuita em So Paulo, amanh (7 de maio), e de 8 a 11, quatro workshops (self-healing) massagem regenerativa, preveno LER, a leso por esforo repetitivo e terapia visual). No Rio, dar cursos e palestras no fim de julho. Exerccios para reduzir deficincias: RELAXAMENTO: O relaxamento da mente e damusculatura ocular fundamental para melhorar qualquer deficincia visual. Os olhos so rgos, que trabalham cerca de 17 horas por dia e, mesmo durante o sono, se movem e o nervo tico estimulado. Um exerccio que relaxa a musculatura dos olhos a escurido. Durante o dia, eles relaxam com alguns minutos de escurido proporcionados pelas palmas das mos, rapidamente aquecidas uma na outra, sobre os olhos. O exerccio chama-se palming e eficaz para a maioria das deficincias, especialmente para a conhecida vista cansada, que afeta pessoas de meia-idade. LUZ: Os exerccios de luz como olhar o sol de olhos fechados por alguns minutos, atuam na abertura e no fechamento da pupila e, conseqentemente, trabalham a musculatura interna dos olhos e estimulam as clulas da retina. FLEXIBILIDADE: Exerccios como piscar os olhos rapidamente e brincadeiras ldicas como ver de longe e ver de perto aumentam a flexibilidade da musculatura tica. VISO PERIFRICA: Exerccios que estimulam a viso perifrica, com o paciente olhando fixamente para frente e o terapeuta estimulando sua viso lateral com lanternas, por exemplo, melhoram a viso noturna enquanto descansam a viso central. ANDAR DE COSTAS: O mtodo usa procedimentos para quebrar padres psquicos e corporais. Andar ou correr de costas, por exemplo, cria um padro com o qual o crebro no est acostumado, anulando alguns efeitos da marcha. Os olhos e o corpo relaxam com esse novo padro.

VISUALIZAO: Como estresse visual tambm mental, visualizaes de cenas relaxantes melhoram a viso. Fonte: Paran-Online Exerccios oculares

Empalmar, Pratique este Exerccio


Empalmar recomendada por terapeutas holsticos para tratamento dos olhos com base no mtodo Bates para recuperao da viso. O exerccio promove relaxamento dos nervos sensoriais, inclusive os da viso, livrando da tenso fsica e mental. Empalmar significa encobrir os olhos com as mos em concha. Sente-se com os cotovelos apoiados em algum local que pode ser mesa ou escrivaninha. Mantenha a nuca e coluna eretas, confortvel e relaxado. Cubra os olhos com a palma das mos em concha, sem que toquem os olhos. Eliminada toda a luz, se o exerccio for feito corretamente, voc sentir seus olhos como veludo negro, livres de cores e de imagens. Quanto mais relaxado voc estiver, maior o grau de escurido. No conseguir escurido total significa que voc ainda no est plenamente relaxado. Alguns vem cores, outros, azul escuro, cinza, manchas claras em fundo escuro. Essas cores que as pessoas vem no existem na realidade, pois elas esto de olhos fechados. Empalmar tcnica mais mental do que fsica e o sucesso depende de hbitos mentais. Seu propsito conseguir completo relaxamento mental. Quanto mais escuro voc perceber, maior seu grau de relaxamento mental. O fenmeno pode ocorrer em cinco, dez minutos.

Empalmar benfico, especialmente para quem passa o dia com os olhos concentrados. De modo especial para quem trabalha muito com computador. Depois de tirar as mos dos olhos voc poder ver com mais nitidez os objetos que o rodeiam. este primeiro momento de viso ntida que procuramos prolongar at sempre. Quantas vezes voc deve fazer este exerccio? Quantas vezes puder durante o dia! Os benefcios voc vai sentir quase de imediato. E eles sero muito maiores com a continuidade do exerccio.

Fonte: Nicole Witek Exerccios oculares

O Poder de uma Histria


Cada um de ns tem uma histria de vida para contar, com um tema principal e outros fatos paralelos para completar. De um campo infinito de possibilidades, observamos, atravs de nossas crenas e percepes, que experincias vivemos, com que emoes e sentimentos e como tudo se processa. Construmos uma narrativa com muitas informaes que se ajustam sempre ao tema escolhido, pois s acreditamos e lembramos dos fatos que se encaixam no tema principal. Ns no vemos como as coisas como so. Ns vemos as coisas como ns somos. Vemos o que acreditamos e estamos sempre certos. A partir da, a nossa histria vai se repetir continuadamente, pois somos leais ao tema principal de nossa vida. Decises que fazemos todos os dias tornam-se automticas e assim criam-se os hbitos e esta repetio bem-vinda, pois no gostamos de fatos novos que causam ansiedade e insegurana. Voltamos rapidamente nossa histria, no qual sabemos quais sero as reaes e concluses. Usamos somente caminhos conhecidos e as mesmas sinapses dos neurnios no crebro.Mudar significa abrir novos caminhos, desenvolver o crebro, mas tambm se aventurar no desconhecido! Voltamos ao certo e estabelecido! Quebrar padres, mudar a histria. Somos ns que construmos a nossa histria, portanto ns podemos construir a cada momento novas formas de pensar, sentir e vivenciar. As situaes de cada dia so criadas por ns e s podemos alter-las, encerr-las. Precisamos comear a nos perguntar: como posso mudar uma atitude, descobrir o que falta na minha vida, como eliminar pensamentos negativos, como promover alegria e felicidade? Como ver a vida com novos olhos a cada dia, desenvolver novas clulas do crebro, abrindo novos caminhos e ligaes de neurnios (neurogenesis e neuroplasticidade),permitindo que a nossa histria evolua atravs de novos percursos, ainda no explorados. Quando escrevemos uma nova histria, mudamos a nossa mente, mudamos o nosso crebro. Uma histria que muda todos os dias. Como a maioria das pessoas, eu tambm achava que ter problemas de viso no era de fato um problema. Usar culos desde os seis anos, com lentes cada vez mais fortes nunca foi um drama, pois era fcil usar as lentes corretivas que com certeza estavam cuidando dos meus olhos. Nunca recebi qualquer orientao de como cuidar dos olhos, como descans-los, relaxar e nutrir este rgo neuro - muscular to complexo e delicado. At um dia em que tive problemas mais srios nos meus olhos e perdi a viso. At este ponto estamos juntos: escrevo minha histria seguindo um padro bem estabelecido de usar culos e no pensar em cuidar deles. Trabalhei e vivi intensamente

sempre acreditando que ao abrir os olhos de manh eles estariam prontos e preparados para seguir a sua funo de enxergar bem em qualquer situao. Diante de uma deficincia grave da viso que limitou os meus movimentos, eu tive que reescrever a minha histria, abrir novos caminhos, quebrar padres e velhos hbitos. Durante dez anos de minha vida transformei dificuldades em oportunidades, vivi desafiantes experincias com a perda e recuperao da minha viso, encontrei a minha misso e tornei-me especialista, nos EUA, em terapias naturais da viso pelo Mtodo Meir Schneider de Autocura (Self-Healing). Decidi que voltaria a enxergar normalmente e comecei a minha busca em 1999. Com f, intuio e, sobretudo a convico de que eu era capaz de despertar e me transformar para voltar a ver, descobri o Tao da Viso. Um programa que funciona para jovens de todas as idades Cuidar dos olhos significa cuidar do corpo como um todo e ao combinarmos algumas regras b sicas de vida podemos alcanar nossos objetivos. sempre tempo para comear e estas regras, que no so simples nem fceis de cumprir, so imprescindveis se queremos cuidar de ns mesmos, do mundo que nos cerca e de nossa viso exterior e interior: 1. Desenvolver com perseverana um programa moderado, mas regular de exerccios teraputicos, de viso e de respirao, para proteger a sade dos olhos e manter ativos o corpo, mente e esprito. Nossos olhos afectam e so afectados por todos os aspectos de nossas vidas, portanto trabalhar para melhorar a nossa viso um grande desafio. No processo podemos encontrar grande tenso fsica, resistncias mentais, bloqueios emocionais e traumas. Ao enfrentar estas barreiras vamos encontrar a fora para vencer e, na medida em que melhoramos a viso, mudamos as nossas vidas. Atravs de exerccios de viso muito fceis de fazer, pelo Mtodo Meir Schneider de Autocura (Self-Healing), os diversos exerccios teraputicos orientais e a criao de bons hbitos em cuidar dos olhos, possvel impedir ou sustar a deteriorao, o declnio e, sobretudo reverter processos danosos causados por stress. possvel melhorar a viso. Eu nunca mais parei de fazer os exerccios, estudei e torneime terapeuta de viso. E a vida continua, com muita alegria e amor. 2. Assegurar uma dieta que dinamiza a circulao, rica em gros e fibras, com controle do acar e sal, com ingesto controlada de cafena, abundante e balanceada em verduras, legumes e frutas, ricas em antioxidantes. Longevidade significa termos de nos cuidar cada vez mais para preparar o nosso corpo, mente e nossos olhos para esta extenso de vida. Na medida em que as pessoas envelhecem, h uma reduo na densidade do pigmento macular, fator vital para a qualidade da viso. Este pigmento composto de trs carotenides: luteina, zeaxantina e meso-zeaxantina, nutrientes que encontramos nos vegetais, em especial de cor verde escura e em frutas de cor laranja e amarelo. Portanto, vamos aumentar as defesas complementando antioxidantes (com vitaminas A, C, E), B12, carotenides (com

luteina, meso-zeaxantina e zeaxantina), Gingko biloba, carnosina, cido flico e outros micronutrientes e minerais como zinco, cobre, magnsio e selnio. 3. Desenvolver melhores condies de vida, quebrando velhos paradigmas e criando novos padres e hbitos. A meditao (com palming) como forte instrumento para conseguir a coerncia cardaca e visual. Como noventa por cento da viso acontece na mente preciso entender que de fato vemos por trs dos nossos olhos! Precisamos acalmar as nossas mentes super ativas, relaxar, meditar, brincar e ter o prazer de ver, a alegria de olhar no s de fora para dentro como de dentro para fora. Da combinao de ambas formas de ver surge o conhecimento, a conscincia, a iluminao. Melhorar a viso o caminho da verdade na busca do nosso Ser. Para melhorar a viso e manter os olhos saudveis comeamos por reduzir a tenso. Enquanto vivermos a cultura do stress, estaremos alimentando a tenso dos nossos olhos e do nosso crebro visual, que se espalha pelo corpo e mente criando tambm as diversas disfunes que conhecemos bem: hipermetropia, miopia, presbiopia, entre outras. Hoje, somos muito poucos os que temos uma viso normal ao longo de toda a vida! Assim vamos rever e nos propormos a melhor adequao dos tempos usados nas diversas atividades, controlando mais o stress dirio. Buscar intervalos para respirar e fazer os exerccios propostos. Modificar os ambientes de trabalho, explorar mais e melhor a luz natural desde o amanhecer ao por do sol, at a iluminao artificial dos ambientes com boa circulao de ar fresco; eliminar os hbitos destrutivos como fumo, drogas ou excesso de bebidas alcolicas. 4. Estar sempre alerta s alteraes na viso: criatividade e alegria de viver. Ns somos de fato os donos do nosso corpo e somos ns que devemos cuidar dele. Assim preciso estar sempre atento ao corpo, s modificaes que podem acontecer com a viso e consultar rapidamente o seu mdico oftalmologista. Ao aplicarmos exerccios saudveis para os olhos, fceis de aprender e fazer, com o apoio de acessrios como o CD Movimento Vida, tapa-olhos, quadros de letras, rguas e os culos perfurados/pinholes, relaxamos os olhos e aprendemos a movimentlos estimulando-os a olhar para longe e perto, usando de forma balanceada os dois olhos, melhorando a viso central ao fixar pequenos detalhes com mais nitidez, a ajustar melhor intensidade de luz do dia e a viso noturna, alm de estimular a viso perifrica movimentando os olhos em todas as direes, sem tenso nem receios. Podemos reverter este mal crnico da nossa sociedade, vermos melhor e sermos melhores indivduos. A frmula mgica Desde1999 esta tem sido a minha frmula mgica para recuperar e cuidar dos meus olhos, da minha viso e da minha vida. Reescrevo a minha histria todos os dias, os meus caminhos esto sempre abertos para novas descobertas e a minha misso cuidar de todos aqueles que querem contar novas histrias, conhecer estes caminhos e , como eu, recuperar a viso. Vivo, estudo e trabalho em So Paulo e em Lisboa.

Manter sempre saudvel a viso deve ser a meta de cada um de ns. Fonte: Silvya Loretta Lakeland, Biloga, Professora Universitria, Terapeuta e Orientadora

Exerccios oculares
Viso Consciente Reeducao visual um processo consciente. Dizem os poetas que os olhos so a janela da alma. Refletem, atravs do seu brilho, uma chama reveladora das impresses causadas pela diversidade do mundo. De fato, a experincia visual muito mais do que um simples catlogo informativo; ver no simplesmente filmar o mundo. As imagens penetram um complexo universo interior e so, de pronto, tingidas por seu clima emocional. Atuam em consonncia com os outros sentidos e nos devolvem uma interpretao coerente e padronizada do mundo.Tudo isso modulado por um mecanismo to sutil quanto poderoso - a ateno. Se observarmos o comportamento visual de uma criana pequena, veremos em seu olhar um brilho vivo, fruto da curiosidade com que ela examina o mundo. No entanto, muito rapidamente as novidades ficam mais raras; o mundo j no to desconhecido e o que antes era objeto de observao ativa se transforma no reconhecimento de formas j conhecidas e experimentadas. Atravs do sistema motor integrado aos aspectos cognitivos ela constri o conceito. A partir da a imagem passa a ficar automtica. O trilho est feito; viso passa a ser um reconhecimento a partir de um catlogo de experincias. Diante da acelerao da vida moderna, h uma longa fila de informaes espera de um minuto de ateno para receber a devida apreciao. Contedos emocionais conflitantes, pressa, preocupaes, excesso de trabalho, provocam uma atrofia gradual no ato de aproveitar e desfrutar a impresso que nos chega pelos olhos. Poderamos falar aqui de uma ambliopia filosfica. Isso para no citar aquelas pessoas que, diante de uma patologia ou ametropia, esto privadas do desempenho fluente da viso desde seu nascedouro. O mtodo Meir Schneider Self-Healing desenvolveu meios de potencializar a viso funcional, ou seja, promover o melhor uso do aparato visual atravs de exerccios e prticas no invasivas, que estimulem a ateno e a percepo visual. importante frisar que este um mtodo de reeducao, o que permite trabalhar em todas as instncias do processamento visual, independentemente da patologia. Ns possumos um estoque de viso pronto a ser explorado. Os exerccios obedecem a alguns princpios bsicos: 1. Capacidade de observar os menores detalhes possveis.

2. 3. 4. 5.

Relaxamento visual. Equilbrio no uso dos dois olhos. Equilbrio entre viso central e perifrica. Capacidade de adaptao a diferentes intensidades de luz.

Seguindo esses parmetros, numa terapia so sugeridas dinmicas visuais e corporais com o intuito de quebrar padres viciados e automatizados de comportamento visual, possibilitando o uso dessa reserva. Se observarmos uma pessoa lendo um texto sob condies adversas, perceberemos que possivelmente franzir o cenho e tencionar mandbulas e pescoo. Deixar de piscar, provocando excesso de fixao. A respirao rasa, ombros levantados; todo o corpo dar sinais do esforo despendido naquela tarefa. Nada de conscincia corporal. Muitas vezes ela estar to distanciada de uma conscincia cinestsica que no perceber nada, nem mesmo quando h dor. paradoxal, mas a tenso pode tambm ter um efeito anestesiante. Diante de um portador de degenerao macular senil, por exemplo, haver uma disparidade entre o conceito armazenado na memria visual e a capacidade atual de resoluo da imagem. Isso faz com que a pessoa focalize a ateno para a perda gradual e constante, exacerbando o contedo emocional intrnseco, ao invs de usufruir de alternativas possveis pela reserva da viso residual. O componente da perda torna-se soberano e devastador. O segredo reside na modulao da ateno, que s pode ser liberada atravs da cognio. Na verdade a ateno no nada mais do que a prpria conscincia expandida, explicando o poder enorme que se encerra nas tcnicas de visualizao, parte integrante da maioria dos exerccios de Self-Healing. A visualizao revigora a memria visual, ampliando a percepo e o intercmbio com o fluxo de impresses frescas. Diante disso a influncia passa a ser de cima para baixo. Surge a conscincia lcida, ou seja, o observador ativo. A emergncia do observador ativo permite, por sua vez, que se abra uma brecha no sistema visual. Os neurnios, predispostos para a ao conhecida, so surpreendidos por estmulos inusitados, percebendo a informao como nova e perturbadora, o que leva a uma reorganizao. A repetio constante de manobras muito simples, de acordo com os princpios acima citados, gera um padro de impulsos que, de alguma forma induz a uma resposta visual imediata favorvel. A plasticidade do crebro, presente de maneiras diferentes ao longo da vida, possibilita a instalao de novos padres. Assim, podemos ousar dizer que a funo condiciona a estrutura, abrindo espao para um melhor aproveitamento e maior apreciao do ato de ver. Fonte: Maria Fernanda Leite Ribeiro - Terapeuta visual - Mtodo Meir Schneider Self-Healing

Vous aimerez peut-être aussi