Vous êtes sur la page 1sur 7

Lista de Exerccios do Cap. 8 Questes 1) Um automvel se move uma rodovia. O motorista freia e o carro derrapa at parar.

Sob que forma aparece a energia cintica perdida pelo carro. Suponha que o motorista acione os freios de tal modo que no ocorra deslizamento, nem derrapagem. Neste caso, sob que forma aparece a energia cintica perdida pelo carro? 2) Dois discos so ligados por uma mola dura. Voc pode pressionar suficientemente o disco superior de forma que quando o soltar ele vai pular para cima, levantando da mesa o disco inferior? A energia mecnica pode ser conservada em tal caso? Problemas 3) Um projtil tem massa de 2,4 kg e lanado de um penhasco cuja altura de 125 m com velocidade inicial de 150 m/s, inclinada de 41 acima da horizontal. Determine (a) a energia cintica do projtil imediatamente depois de lanado e (b) sua energia potencial. (c) Calcule a velocidade do projtil imediatamente antes de atingir o solo. Que respostas dependem da massa do projtil? Ignore a resistncia do ar. Resp.: (a) 27,0kJ; (b) 2,94 kJ; (c) 158m/s.; (a) e (b). 4) Uma bola de massa m presa extremidade de uma haste muito leve de comprimento L. A outra extremidade da haste pivotada para que a bola possa mover-se em crculo vertical. A haste empurrada lateralmente para uma posio horizontal e, em seguida, recebe um impulso para baixo ,conforme a figura abaixo, o suficiente para que a haste oscile e alcance a posio vertical superior. a) Calcule o trabalho de cada umas das foras que atuam sobre a bola. b) A energia mecnica do sistema bola e Terra se conserva? Porque? b) Qual a velocidade inicial dada a bola? c) Qual a fora exercida pela haste a bola quando essa passa pela posio vertical inferior? d) Suponha agora que areia tenha sido colocada no eixo do piv. Nestas condies a bola atinge o ponto horizontal oposto quando lanada com a mesma velocidade de antes. Qual o trabalho realizado pelo atrito durante este movimento?

5) Um bloco de massa m cai sobre uma mola vertical de constante elstica k a partir de uma altura h, como mostrado na figura. O bloco prende-se a mola e esta sofre uma compresso d antes de ficar momentaneamente parada.

a) Qual a velocidade do bloco imediatamente antes de chocar-se com a mola? b) Calcule os trabalhos realizados pelas foras da gravidade e da mola durante a compresso. c) Calcule a altura inicial h em termos da constante k, m, g, e d. d) Desenhe o diagrama de foras atuando na massa m logo aps esta se chocar com a mola. Sua velocidade continua aumentando logo aps o choque? Se a resposta sim, ento em que ponto a velocidade mxima? 6) O fio da figura abaixo tem comprimento L=120 cm e a distncia d ao pino fixo P de 75 cm. Quando se larga a bola em repouso na posio mostrada ela oscilar ao longo do arco pontilhado. Qual ser sua velocidade: a) quando alcanar o ponto mais baixo do ser sua velocidade? b) quando alcanar o ponto mais elevado depois que o fio encostar no pino? c) Mostre, ainda que, para a bolinha do pndulo completar uma volta inteira em redor do pino deve ser d>3L/5.

7) Um bloco de massa m=10kg solto em repouso do alto de um plano inclinado de 40 em relao ao plano horizontal, com coeficiente de atrito cintico C = 0,50. Depois de percorrer uma distncia d= 2,0 m ao longo do plano, o bloco colide com uma mola de constante k=800N/m, de massa desprezvel, que se encontra relaxada. a) Qual a compresso sofrida pela mola? b) Qual a energia dissipada pelo atrito durante o trajeto do bloco desde o alto do plano at a compresso mxima da mola? Que frao representa da variao total de energia potencial durante o trajeto inteiro?

8) A partcula m da figura abaixo move-se em um crculo vertical de raio R, no interior de um trilho sem atrito. Quando m se encontra em sua posio mais baixa sua velocidade v0. (a) Qual o valor mnimo vm de v0 para que m percorra completamente o crculo, sem perder contato com o trilho at um ponto P no qual perde contato com ele e percorrer o arco indicado aproximadamente pela linha pontilhada. Determine a posio angular do ponto P.

9) Uma partcula de massa 2,0 kg move-se ao longo do eixo x numa regio em que a energia potencial U(x) varia conforme a figura abaixo. Quando a partcula se encontra em x=2,0 m sua velocidade de -2,0 m/s. (a) Calcule a fora atuante na partcula nessa posio. (b) Entre que limites ocorre o movimento da partcula? (c) Qual a velocidade da partcula quando estiver em x=7,0 m? Resp. (a) 4,7N; (b) x=1,2m at x=14m; (c) 3,7m/s.

10) Um bloco de 1,34 kg escorrega sobre uma superfcie horizontal e se choca com uma mola cuja constante elstica vale 1,93 N/cm. O bloco comprime a mola de 4,16 cm em relao ao seu comprimento normal. O atrito entre o bloco e a superfcie dissipa 117 mJ de energia mecnica e leva o bloco a deter-se. (a)Determine a velocidade do bloco no instante da coliso com a mola. Considere que a mesma quantidade de energia dissipada, tambm, no retorno. Resp.: (a) 65,1cm/s; 11) Um pequeno objeto de massa m=234 g desliza em um trilho que tem a parte central horizontal e as extremidades so arcos de crculo (figura abaixo). A parte horizontal mede L=2,16 m e nas pores curvilneas no h atrito. O objeto solto no ponto A, situado altura h=1,05 m acima do trecho horizontal, no qual ele perde 688 mJ de energia mecnica, devido ao atrito. Em que ponto o objeto ir parar?

12) Uma partcula de massa m parte do repouso na posio A e desliza em uma superfcie cilndrica lisa. Determine: a) Calcule a variao da energia potencial gravitacional como funo do ngulo . b) Calcule a energia cintica como funo do o ngulo . c) Calcule as aceleraes radial e tangencial em funo do ngulo . d) Calcule velocidade em funo do ngulo . e) Calcule o ngulo quando a partcula abandona a superfcie. f) Se houver atrito a partcula abandona a superfcie num ngulo maior ou menor ao obtido no item d) ?

Exerccios Complementares
(no precisam ser entregues, mas ficam como sugesto para estudo)

Questes As bolas de ar utilizadas nos carros, em geral, reduzem muito a probabilidade de ferimentos em caso de acidente. Explique por que, em termos de transmisso de energia. Uma bola largada sobre a Terra no pode rebater a uma altura superior aquela de onde foi largada. No entanto, o nevoeiro formado ao p de uma queda dgua s vezes pode subir acima do topo. Por qu? Um pndulo oscilante eventualmente pra. Tem-se a uma violao da lei de conservao da energia mecnica? Comprime-se uma mola e amarra-se firmemente suas extremidades; em seguida ela colocada em cido, que a dissolve. O que acontece energia potencial nela armazenada? Problemas Uma partcula move-se ao longo do eixo dos x em uma regio na qual a energia potencial U(x) varia como na figura abaixo. (a) Faa um grfico quantitativo da fora que atua na partcula , como funo da distncia, utilizando a mesma escala da figura. (b) a partcula tem energia mecnica E (constante) de 4,0J.. Esboce, diretamente sobra a figura dada, o grfico de sua energia cintica K(x).

A figura ao lado mostra uma pedra de 7,94 kg apoiada numa mola, que fica comprimida de 10,2 cm pela pedra. a) Calcule a constante de fora da mola. b) A pedra empurrada para baixo mais 28,6 cm e largada. Qual a energia potencial armazenada na mola imediatamente antes de soltar-se a pedra? c) A que altura da posio mais baixa a pedra ir subir? Resp. (a) 7,63 N/cm; (b) 57,4 J; (c) 73,8cm.

O cabo de um elevador de 1800 kg (figura abaixo) rompe-se quando o elevador est parado no primeiro pavimento; o fundo da cabine situa-se a 3,6 m acima da mola amortecedora instalada no fundo do poo e cuja constante elstica vale 14800 N/m. Um dispositivo de segurana nos trilhos remove-se 4520 J de energia mecnica em cada metro percorrido pelo elevador. (a) Calcule a velocidade do elevador imediatamente antes de atingir a mola. (b) De quanto a mola comprimida? (c) A que altura o elevador sobe depois de chocar-se com a mola? (d) Determine aproximadamente a distncia total percorrida pelo elevador antes de parar. Por que essa resposta no exata? Resp. (a) 7,32 m/s; (b) 0,915m; (c) 2,76 m; (d) 14,9m

Um pndulo constitudo de um fio de 3,82 m na extremidade do qual se prende uma pedra de 1,33 kg. A pedra jogada para cima, perpendicularmente ao fio, quando este forma o ngulo de 58 com a vertical. A pedra tem velocidade de 8,12 m/s ao passar no ponto mais baixo de sua trajetria. (a) Qual a velocidade da pedra ao ser lanada? (b) Qual o maior ngulo com a vertical alcanada pelo fio durante o movimento da pedra? (c) Considerando como numa a energia potencial gravitacional no ponto mais baixo da trajetria, calcule a energia mecnica total do sistema. Resp. (a) 5,5m/s; (b) 83,1o; (c) 43,9 J. Uma bola de 112g lanada de uma janela com velocidade horizontal de 8,16 m/s, num ngulo de 34 acima da horizontal. Aplicando a lei de conservao da energia, determine: (a) a energia cintica da bola no topo de seu movimento e (b) sua velocidade quando estiver 2,87 m abaixo da janela. Ignore a resistncia do ar. Resp. (a) 2,56 J; (b) 11,1 m/s; Um esquiador parte do repouso de uma altura vertical h 1. Ele passa sobre duas montanhas de alturas sucessivamente menores h2 e h3, como mostrado na figura. O topo da terceira montanha descrito por um crculo de raio igual a h 3/2. As resistncias com o ar e com a neve podem ser desprezadas. a) Ache a velocidade do esquiador em x2 e x3. b) Faa o diagrama de foras no esquiador em x3. c) Qual a razo h3/h1 tal que o esquiador abandona a terceira montanha, exatamente, em x3?

Um bloco de massa m1 = 20 kg colocado sobre um plano inclinado liso, formando um ngulo de 30o com a linha horizontal., e est ligado por um fio, que passa por uma polia leve e sem atrito, a um sistema bloco-mola. O sistema bloco-mola composto por um bloco de massa m 2 = 30 kg que est rigidamente preso a uma mola de massa desprezvel e constante elstica k=1250 N/m na posio

relaxada de 40cm, como mostrada na figura. O bloco de 20 kg puxado 20 cm para baixo ao longo do plano de forma que o bloco de 30 kg fique a 60 cm acima do solo, e solto de repente. Usando a conservao de energia, determine a velocidade escalar do bloco de 30 kg no instante de retornar posio relaxada de 40cm..

Uma mola ideal, sem massa, pode ser comprimida 2,33 cm pela fora de 268 N. Num bloco de massa m=3,18 kg solto em repouso no alto de um plano inclinado, conforme a figura abaixo, sendo de 32 a inclinao do plano. O bloco pra momentaneamente depois de comprimido a mola de 5,48 cm. (a) Que distncia o bloco percorreu plano abaixo nesse instante? (b) Qual a velocidade do bloco pouco antes de chocar-se com a mola? Resp (a) 1,04m; (b) 3,20m/s.

Um bloco de 3,22 kg parte do repouso e desliza uma distncia d para baixo de uma rampa inclinada de 28 e se choca com uma mola de massa desprezvel, conforme a figura abaixo. O bloco desliza mais 21,4 cm antes de parar momentaneamente ao comprimir a mola, cuja constante elstica de 427 N/m. (a) Quanto vale d? (b) A velocidade do bloco continua a aumentar durante certo tempo depois de chocar-se com a bola. Qual a distncia adicional que o bloco percorre antes de alcanar sua velocidade mxima e comear a diminuir?

Um bloco de 20,0 kg sobre uma superfcie horizontal est preso a uma mola horizontal de constante elstica k=4,0 kN/m. O bloco puxado para a direita de modo que a mola fica esticada de 10,0 cm alm do seu comprimento relaxado, sendo ento solta a partir do repouso. A fora a de atrito entre o bloco deslizante e a superfcie tem a intensidade de 80,0 N. Qual a energia cintica do bloco aps ele ter se movido 2,0cm a partir do ponto em que foi solto? Qual a energia cintica quando ele volta pela primeira vez ao ponto no qual a mola est relaxada? Qual a mxima energia cintica alcanada pelo bloco enquanto ele desliza do ponto em que foi solto at o ponto no qual a mola est relaxada?

Um bloco de 2,0kg est sobre um plano inclinado spero, formando =370 com o plano horizontal, preso a uma mola de massa desprezvel, cuja constante elstica 100,0 N/m. O bloco solto do repouso quando a mola est sem deformao, e a roldana no oferece atrito. O bloco desce 20,0cm no plano inclinado antes de ficar parado. Achar o coeficiente de atrito cintico entre o bloco e o plano inclinado.

Vous aimerez peut-être aussi