Vous êtes sur la page 1sur 5

tica e Direito Este texto pretende lanar alguma luz na sondagem perquerida por muitos sobre a controvertida relao

entre a pragmtica do Direito e a tica. Pergunta-se, com efeito e como questo fundamental, se o Direito, enquanto norma positivamente elaborada e coercitivamente imposta sendo a tcnica e prtica legais e procedimentais -, guardaria ou no um substrato fundante e geral de ordem tica. Para comearmos a responder a esta questo vale registrar, neste ponto, que entendemos a tica - tambm a sua co-irm Esttica -, como categorias de carter superior do pensamento humano e de civilizao, portanto construes intelectivas de cunho filosfico que instituem a relao com a noo do Belo: relao poltica tica; relao objetual Esttica. Dessa lgica, entendemos razoavelmente que no havia tica, conhecida como esse valor arquetpico considerado acima, antes da Filosofia Ocidental. Cremos que no podemos pensar em tica, como aqui a colocamos, antes, principalmente, de Plato e Aristteles. No havia tica, e sim uma espcie de moral primria, no ritualismo e na mitologia dos povos primitivos; nos ritos de passagem, iniciao e de poder; nas teogonias, e no animismo que fundamentava a relao deles com as foras da natureza e com seus pretensos deuses ou com o prprio Deus. Seus mitos que diziam o qu, e como deveriam fazer e agir. Tinham esses povos, sim, arqutipos e esteretipos constitudos, nada obstante, to-s para instrumentalizar e personalizar essa sua onipresente mitologia. Os mitos governavam assim o imaginrio e o inconsciente coletivo das sociedades primitivas, e um deles, o mito do poder de origem divina ou sagrada deu vazo ideolgica e embrionria criao dos Estados teocrticos e autocrticos, e a seus incipientes cdigos, primeiramente morais, para depois encontrarmos traos objetivos de jurisdio estatal como modernamente a conhecemos. Pois bem: com o advento da Filosofia introduziu-se a ruptura com essa prtica, e uma tentativa de leitura racional do mundo. No que se refere tica, o idealismo socrtico ensinava, por exemplo, no valer a pena praticar o mal, inclusive porque o mal no existiria por si mesmo, a no ser como um contraponto ou ausncia. Ausncia do autoconhecimento que levaria o homem inexoravelmente ao caminho dos modelos superiores, a caminho do Bem.

Um texto lido coloca essa maiutica socrtica como uma espcie de exerccio interior de alteridade, o que nos levaria a sermos dois em um. Somos um que pratica e outro que analisa - e julga. O texto tambm coloca a possibilidade do mal como sendo a prtica do ignorante, e no necessariamente do malfeitor, o que cria um impasse considervel anlise que ora fazemos sobre a possibilidade cognoscvel da prpria tica - e de forma ontolgica -, sem a qual - sem esse fino discernimento -, no teramos como considerla imanentemente normativa. Pergunta-se, portanto e em suma: o sujeito pensante teria efetivamente, e sempre, conscincia de sua eventual "maldade", por exemplo, ou mesmo conscincia de que estaria sendo a-tico nesse proceder? Se no, seria moral e humanamente justo puni-lo por sua transgresso, desvendada e descoberta assim como absolutamente involuntria? Essa questo bastante complexa e difcil de responder, e pode ser deixada relativamente de lado porque qui represente um colapso na noo de tica. Cumprenos ento e agora, por razes de objetividade e manuteno de foco analtico, situar o Direito, o ordenamento jurdico, no seio das relaes poltico-culturais das sociedades humanas para entender a eventual conexo que o tempo histrico estabeleceu entre ele e a tica. O Estado, do ponto de vista marxista e como bem sabemos -, organizar-se-ia, dialeticamente, na dependncia do modo de produo vigente na sociedade e da ideologia e valores dele decorrentes. No incio da Histria, com a Revoluo do Neoltico, o homem tornou-se sedentrio, arteso, agricultor, e da surgiu, com o acmulo material, a propriedade privada. Podese dizer que tambm a Arte em suas diversas vertentes teve nesse momento seu desenvolvimento iniciado. Houve a sobra de produo que alavancou, direta e indiretamente, a prosperidade material e espiritual. Formou-se o amlgama para a criao do Estado como o conhecemos: primeiramente, o Estado teocrtico, atravs da proeminncia dos sacerdotes, com os cls e as primeiras tribos; no curso dos acontecimentos, sucedeu o Estado Autocrtico, seja de raiz militar ou civil. E quanto ao Direito? O Direito, tambm do ponto de vista marxista, o principal elemento da superestrutura da nova sociedade politicamente organizada, nasceria com o verniz que lhe imprimiria o modo de produo vigente, no que concerneria ao estabelecimento das regras de

disciplinamento do acesso produo, distribuio e consumo gerais, e portanto de acesso ao poder, mal disseminado e desigual desde o princpio de sua organizao. O Direito legitimou "o homem o lobo do homem" atravs de cdigos que favoreciam, seja direta ou atravs de sua exegese ideolgica, elites militares, castas familiares e elites fundirias e econmicas que marcaram principalmente a Idade Antiga e MdiaAlta da nossa Histria. O Renascimento, adiante, ps fim s trevas. O Humanismo ressurgiu, principalmente nas artes plsticas, no urbanismo e na literatura. Cidades floresceram comercialmente com a Revoluo Comercial e o Classicismo. Surge a Burguesia e a Cincia Poltica. Voltaire, Maquiavel, Montesquieu, Bacon. A Revoluo Cientfica, me do Iluminismo, est em curso: Coprnico, Kepler, Galileu, Descartes. H a reforma religiosa de Lutero e Calvino. O Antropocentrismo substitui o Obscurantismo e o Teocentrismo. H os Dspotas Esclarecidos, cujo exemplo temporo no Brasil foi o de D. Pedro II. H uma espcie de euforia em torno da possibilidade de evoluo exponencial, material e espiritual da civilizao humana. Descartes preceptor de um monarca, seguindo um antigo exemplo do Helenismo. O Direito, nesse cenrio, tenta passar por uma reformulao que o descontamine do absolutismo que sempre o manteve preso s foras das elites. E quanto tica? Spinoza colocou seus pensamentos, na "tica", em oposio a um dos maiores e resistentes poderes: o Cristianismo. E a tica e o Direito? Ou pelo menos, e o Direito? Rousseau e os Contratualistas acreditavam na boa e pura ndole do homem, e advogavam um contrato social que tivesse por prerrogativa o pretenso Direito Natural, incorporando o entendimento clssico de que de fato pudesse haver uma tica universal humanista. Hobbes, ao contrario, insistia num Estado forte, que coibisse desvios e paixes. Marx, bem depois, diz que a Burguesia a expresso sofisticada da explorao, como que se quem "vencera" fora a tese de Hobbes, e que portanto a tica burguesa no exatamente aquela tica, de Plato e Aristteles retomando o incio do texto -, e sim uma concepo de valores ideologicamente deformados (e deformadores) pela alienao do modo de produo e de pensar capitalistas. Deixamos de falar, pelo menos nominadamente, do projeto de mundo do Iluminismo.

O Iluminismo, na esteira do Renascimento e da Revoluo Cientfica, prometeu uma prosperidade e um avano de civilizao que em parte no ocorreu. A Revoluo Industrial demonstrou o poder da tcnica, verdade. O Positivismo instituiu como corolrio o Primado ideolgico da tcnica. O Capitalismo se aperfeioa, mas parece entender o homem como mquina, afirmao que se entende ao se olhar o modus operandi do Taylorismo e do Fordismo. Os Direitos Romano e Anglo-Saxo, basicamente, mudaram para justificar os novos imprios (Ingls, Francs, Alemo e Norte-Americano) e suas relaes com as novas colnias. O mundo cresceu, internacionalizou-se, mas a tica permaneceu distante daquele ideal de relao poltica com a noo do Belo, porque a vida, o drama da maior parte da populao humana continuou muito distante desse paradigma. O Iluminismo fracassou como um humanismo, como diriam os existencialistas. Os humanismos, ou os "ismos", enfim, fracassaram. Atualmente, ento, qual a relao entre tica e Direito? No nosso Estado Brasileiro, que cresceu de cima para baixo e mantm essa verticalidade de autoridade e de poder, h uma considervel distncia entre esses dois valores. Na nossa sociedade de consumo, da alienao do trabalho e da vida, dessa ps-modernidade coisificada, pasteurizada e massificada, tica o que o mercado dita, como tal, na realizao tcnica do processo de produo e manuteno de sua infra e superestrutura de alienao sistmica, e que ns, muitas vezes inadvertidamente, reproduzimos na forma dos piores esteretipos, paradigmas e clichs. O Direito, em suma, nunca conseguiu se desvincular do poder, a no ser como filosofia pura. Pelo contrrio, o Direito em si legitima, como conjunto de tcnicas jurdicas de administrao de normas positivas, o status quo scio-poltico-econmico e cultural vigente em dada sociedade. E como o poder (ou poderes) tem apenas uma roupagem (oficialmente vestida pelo aparelho ideolgico do Estado) de Democracia, veja, apenas a aparncia, porque essencialmente - como disseram Freire, Frei Betto, Milton Santos, Boff e Bobbio -, a Globalizao uma nova e aperfeioada colonizao, no tem ele um compromisso medular com aquela tica filosfica e humana superior, mas to-somente, como j foi falado, com a tica ps-moderna dos mercados globais. Naquilo que remanescer de tico e ao mesmo tempo interessante lgica de funcionamento dos mercados, o Direito ter cumprido sua funo de promover a

equidade; ter sido tico. Caso contrrio, estar a norma positiva a promover e oficializar a incongruncia e "desigualdade". s vezes, subliminarmente, e mesmo que sutilmente e ideologicamente camuflada de equanimidade e como uma necessidade do Estado (vide o Stanilismo e o Nazismo). Isso acontece, evidentemente, no por culpa do Direito em si, nem tanto dos seus diversos idelogos e operadores. Isso decorre, a bem da verdade, como consequncia desse modelo secular de civilizao e forma de "pensar" de mundo que ainda no conseguiu alar o homem e o sentimento humano condio de medida universal de todas as coisas.

Vous aimerez peut-être aussi