Vous êtes sur la page 1sur 27

PESSOAS

Personagens: Fernando Pessoa lvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Bernardo Soares Capelo

CENA 1
Fernando pessoa est no seu leito de morte e um capelo prepara-se para lhe administrar a extrema-uno.. Voz-Of: O poeta um fingidor. Finge to completamente Que chega a fingir que dor A dor que deveras sente. E os que lem o que escreve, Na dor lida sentem bem, No as duas que ele teve, Mas s a que eles no tm. E assim nas calhas de roda Gira a entreter a razo, Esse comboio de corda que se chama o corao. Capelo: Meu filho, antes de partires, caso seja essa a vontade de Deus, deves confessar os teus pecados a nosso Senhor. Pessoa: Perante Deus no tenho confisses a fazer. Confessar-me-ei antes ao meu Portugal. O capelo sai.

Voz-Of: A Europa jaz, posta nos cotovelos: De Oriente a Ocidente jaz, fitando, E toldam-lhe romnticos cabelos Olhos gregos, lembrando. O cotovelo esquerdo recuado; O direito em ngulo disposto. Aquele diz Itlia onde pousado; Este diz Inglaterra onde, afastado, A mo sustenta, em que se apoia o rosto. Fita, com olhar esfngico e fatal, O Ocidente, futuro do passado. O rosto com que fita Portugal Pessoa: Deus quer, o homem sonha, a obra nasce, Deus quis que a terra fosse toda uma, Que o mar unisse, j no separasse. Sagrou-te, e foste desvendando a espuma, E a orla branca foi de ilha em continente, Clareou, correndo, at ao fim do mundo, E viu-se a terra inteira, de repente, Surgir, redonda, do azul profundo. Quem te sagrou criou-te portugus. Do mar e ns em ti nos deu sinal. Cumpriu-se o Mar, e o Imprio se desfez. Senhor, falta cumprir-se Portugal! Voz-Of: (Enquanto Pessoa acende um cigarro e goza o seu vcio) Sonhava, annimo e disperso, O Imprio por Deus mesmo visto, Confuso como o Universo E plebeu como Jesus Cristo. No foi nem santo nem heri, Mas Deus sagrou com Seu sinal Este, cujo corao foi No portugus, mas Portugal
2

Pessoa: (Como que discursando) Nem rei nem lei, nem paz nem guerra, Define com perfil e ser Este fulgor bao da terra Que Portugal a entristecer Brilho sem luz e sem arder, Como o que o fogo-ftuo encerra. Ningum sabe que coisa quere. Ningum conhece que alma tem, Nem o que mal nem o que bem. (Que nsia distante perto chora?) Tudo incerto e derradeiro. Tudo disperso, nada inteiro. Portugal, hoje s nevoeiro... a Hora!

CENA 2
Caeiro entra Caeiro: Est no fim deste seu tortuoso caminho pela vida e tudo o que tem para nos mostrar so as suas exaltaes msticas a Portugal? Ocultismo, Quinto Imprio, Sebastianismos, destinos. Irra!!!! J h metafsica Bastante em no pensar em nada! Pessoa: Mas esta a minha mensagem de vida para a minha ptria e para o mundo. Com certeza que ter a sua. Ser que o ilustre Alberto Caeiro no pensa nada do mundo? Caeiro: Se eu penso no mundo? Sei l se eu penso no mundo. Se estivesse doente, pensaria nisso. Meditar sobre Deus e a alma e mistrio do mundo para mim pensar nisso fechar os olhos. Pessoa: Mas eu no sobrevivo sem pensar. No me basta saber que h uma lua e um sol, quero perceber porqu, pensar nas origens divinas ou fsicas. Caeiro: Est louco Pensar no sol Pensar nele no saber o que ele , comear a pensar muitas coisas cheias de calor, fechar os olhos. Pessoa: Mas se pensar nessas coisas cheias de calor, j vejo para que est o sol no cu Caeiro: Pois , mas um dia abre os olhos e volta a ver o Sol, e j no pode pensar em mais nada, porque a luz do sol vale mais que os pensamentos. Pessoa: Valer? O sol tem que ter uma razo de ser, um motivo para existirum sentido ntimo neste universo Caeiro: Sentido ntimo? Ah! Ah! Ah! O nico sentido das coisas elas no terem sentido nenhum. Pessoa: No terem sentido? No terem sentido? E Deus? Fez tudo sem pensar em lgicas e motivos e razes e utilidades? Caeiro: Eu no acredito em Deus. Nunca o vi. Pessoa: Nunca o viu? E por isso que no acredita? Caeiro: , se ele quisesse que eu acreditasse nele, com certeza que viria falar comigo, entrava-me pela porta dentro e dizia: Caeiro, aqui estou!.

Pessoa: Mas mestre, acha mesmo que no v Deus? No estar Ele, como dizem, em toda a parte? No ser Ele as flores, as rvores, os montes, o sol e o luar? Caeiro: Bem Se Deus isso tudo, ento acredito Nele, Ento acredito Nele a toda a hora, e a minha vida toda ela uma orao e uma missa mas se Deus as rvores e as flores, e os montes e o luar e o sol para qu chamar-lhe Deus? Chamem-lhe isso mesmo. Porque Ele se fez, para eu o ver como Luar e sol, e flores e montes e rvores, porque apenas quer que eu o conhea enquanto tal. Que mais sei eu de Deus que Deus de si prprio? E obedeo-lhe vivendo espontaneamente. Pessoa: Como assim? Obedece-lhe? Caeiro: Claro. Obedeo-lhe e amo-o. Mas amo-o sem pensar Nele, e penso-o vendo e ouvindo-o pelo que ele Pessoa: J sei. rvores, flores, montes sol e luar Caeiro: Sim. E tudo o resto, todos os animais e rios, a chuva e o vento. Vivo-os todos simplesmente, sempre com os olhos abertos de quem no pensa, s sente. Soares: Sentir uma maada. Pessoa: Mas se assim porqu escrever poesia, porqu essa ambio, esse desejo? Caeiro: No tenho ambies nem desejos. Ser poeta no uma ambio minha, apenas a minha maneira de estar sozinho. Pessoa: Mas o mestre um poeta. No um pastor. Esse esprito de campons e pastor no combina com os seus pensamentos e ideias por mais que lhes queira dar esse tom. Caeiro: verdade, eu nunca guardei rebanhos. verdade. Mas como se os guardasse. A minha alma como a de um pastor. O meu rebanho so os meus pensamentos e os meus pensamentos so s sensaes pois penso com os olhos e os ouvidos e com as mos e com os ps. Pessoa: Mas com certeza que interpreta essas sensaes e que as pensa Caeiro: No! Pensar uma flor, por exemplo, cheir-la, e comer um fruto saber-lhe o sentido, tudo o mais so conjecturas e interpretaes antinaturais.
5

Pessoa: Isso tudo muito estranho, temos que pensar e definir e interpretar para concluir o que as coisas so. Temos que as pensar! Caeiro: J lhe disse que no. Vou repetir-lhe, pensar nisso fechar os olhos. Pessoa: Tudo bem mestre, no vou insistir nesta discusso. A verdade que para mim, por mais que no concorde atravs do pensamento que se chega verdade. S assim se pode chegar ordem e destinos das coisas. E isso que a Mensagem, uma viso, to natural como os seus rebanhos, porque espontnea e validada pela lgica racional. Caeiro: Esquea isso. A verdade a sensao Pessoa: Temos verdades diferentes, vindas de formas diferentes de olhar para a vida, s isso. Mas eu que j no tenho muito tempo. O fim aproxima-se. Mas antes de partir gostaria de privar uma ltima vez com os meus quatro predilectos. Onde esto os outros? Caeiro: Os outros? Quais outros? Pessoa: Os seus outros discpulos, os meus outros eus O Campos e o Reis. Soares: So horas talvez de eu fazer o nico esforo de eu olhar para a minha vida. Vejo-me no meio de um deserto imenso. Digo do que ontem literalmente fui, procuro explicar a mim prprio como cheguei aqui. Pessoa: E claro, o Soares. Caeiro: Ah, Esses. No sei, mas era suposto virem c hoje? Pessoa: Claro, o mestre no veio? Tal como voc veio, devero vir todos Mas demoram (Ouve-se ao longe um rangido metlico que aps pessoa voltar a falar comea a aumentar o volume) Estou a ouvir qualquer coisa, o que se passa? Caeiro: No sei.

CENA 3
Entra Campos com sons metlicos de fbrica e com as luzes em confusos e desorganizados focos a acender e apagar Campos: (de forma louca e entusiasta, quase histrica) dolorosa luz das grandes lmpadas elctricas da fbrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos. rodas, engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! Forte espasmo retido dos maquinismos em fria! Em fria fora e dentro de mim, Por todos os meus nervos dissecados fora, Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto! Tenho os lbios secos, grandes rudos modernos, De vos ouvir demasiadamente de perto, E arde-me a cabea de vos querer cantar com um excesso De expresso de todas as minhas sensaes, Com um excesso contemporneo de vs, mquinas! Horas europeias, produtoras, entaladas Entre maquinismos e afazeres teis! Grandes cidades paradas nos cafs, Nos cafs - osis de inutilidades ruidosas Onde se cristalizam e se precipitam Os rumores e os gestos do til E as rodas, e as rodas-dentadas e as chumaceiras do Progressivo! Nova Minerva sem-alma dos cais e das gares! Novos entusiasmos de estatura do Momento! Quilhas de chapas de ferro sorrindo encostadas s docas, Ou a seco, erguidas, nos planos-inclinados dos portos! Actividade internacional, transatlntica, Canadian-Pacific! Luzes e febris perdas de tempo nos bares, nos hotis, Nos Longchamps e nos Derbies e nos Ascots, E Piccadillies e Avenues de L'Opra que entram Pela minh'alma dentro! fazendas nas montras! manequins! ltimos figurinos! artigos inteis que toda a gente quer comprar! Ol grandes armazns com vrias seces! Ol anncios elctricos que vm e esto e desaparecem! Ol tudo com que hoje se constri, com que hoje se diferente de ontem!
7

Soares: O entusiasmo uma grosseria. A expresso do entusiasmo , mais do que tudo, uma violao dos direitos da nossa insinceridade. Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanh podemos s-lo por coisa contrria. Por mim no tive convices. Tive sempre impresses. Exteriorizar impresses mais persuadirmo-nos de que as temos, do que t-las de facto. Campos: Boa tarde! Caeiro: Voc, realmente nunca foi muito certo. Pessoa: (Dirige-se fala para Caeiro em surdina) Deixe-o, sabe que o Campos no tem andado bem Campos: O que falam a em segredo, mestre? Caeiro: Nada. Estava s a pensar na inutilidade desses disparates que acabou de dizer. Campos: Disparates, mestre, como assim disparates? Foi uma exaltao modernidade, aos avanos tecnolgicos, capacidade do homem de criar e de mudar o mundo e a natureza conforme as suas necessidades. Nada h de mais belo! Caeiro: Poupe-me Perde-se a Natureza, a paz, a serenidade em funo de umas mquinas que servem para construir coisas que no precisamos para nada. E que servem apenas para nos fazer necessitar de outras coisas que outras mquinas ho-de construir. Soares: A nica atitude digna de um homem superior o persistir tenaz de uma actividade que se reconhece intil, o hbito de uma disciplina que se sabe estril, e o uso fixo de normas de pensamento filosfico e metafsico cuja importncia se sente ser nula Caeiro: E no fim, j no sabemos quem somos nem o que ser homem perdemos a nossa verdade natural Campos: Isso tudo falso. Se temos a capacidade NATURAL para construir e evoluir e inventar, s natural que o faamos. Esta modernidade toda a expresso mais natural das nossas capacidades e vontades. Se queremos construir, construmos, se queremos inventar inventamos. natural que tudo avance porque natural ao homem querer mais Caeiro: Meu caro
8

Pessoa: Parem! No vale a pena sequer tentarem convencer-se. (pausa) Neste assunto esto to prximos como a China daqui. No sair da qualquer concluso. (para Campos) Finalmente chegou meu caro Eng., voltamos ao futurismo, segundo vejo Campos: Finalmente cheguei? No sabia que me esperavam Pessoa: Mais tarde explicarei Campos: Mais tarde? E ter voc mais tarde? Pelo que vejo no tem muito mais tempo Pessoa: Pois no, mas penso ter ainda o suficiente Seja como for, fico feliz por v-lo. Afinal, de todos, voc foi quem mais me acompanhou Caeiro: O qu? Mas no era eu o mestre? Pessoa: Era e ! De todos ns. Mas digo acompanhou porque com ele mais de perto privei. O mestre est presente em toda a minha obra, Ensinou-me a andar por assim dizer, mas o Campos caminhou a meu lado. Foi meu companheiro na vida e na arte Caeiro: Se assim . Campos: Voc acha mesmo que eu caminhei ao seu lado? Eu sempre me senti um passo atrs Pessoa: Atrs? Quanto muito teria estado minha frente. Sempre na vanguarda modernista e futurista Campos: Sabe bem que no me refiro a isso. Refiro-me antes sua aparente maior segurana na vida. Refiro-me ao saber o que c faz no mundo. Ao ter descoberto os seus sentidos para a sua vida e at para outros e para naes e para o mundo. Eu no tenho essas certezas. Tambm no as quero. No quero nada. Sempre disse que no quero nada. Pessoa: Voc no quer nada? Ento e essa cincia, essa tcnica que domina? Campos: Sou um tcnico, mas tenho tcnica s dentro da tcnica. Fora disso sou doido! Caeiro: Agora que voc disse uma grande verdade! Um doido! Campos: Sim sou um doido e com todo o direito a s-lo!
9

Pessoa: Campos, doidos somos todos um pouco ou um muito. Sabemos l ns se somos doidos ou quem doido ou louco. At pode ser que sejam os loucos os sos e que a maioria seja louca. Quem pode responder com certeza a tudo isto? Ningum! (pausa) Seja como for, voc tem sempre a opo de se integrar, voc tem uma profisso. Campos: Eu tenho uma profisso? E que mais tenho? Eu no exero porque no quero, ao contrrio do que sociedade toda me queria a fazer. Queriam-me a produzir. Queriam-me trabalhador. Se calhar at me queriam casado, ftil quotidiano e tributvel? Pessoa: E seria assim to mau ser isso tudo? Caeiro: Irra! Sim era! Campos: Olhe, Pessoa, se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes a vontade. Mas como no sou, tenham pacincia. Pessoa: Ento a soluo alienar-se, fazer-se de louco? Campos: Sim, como na bebedeira. Ao menos uma soluo. Encontrei a loucura exactamente na cabea. E graas a Deus que estou doido. Pessoa: J lhe disse, no creio na loucura, no nessa. No na sua Sempre o vi defender suas ideias e interesses com total lucidez. Soares: Tendo visto com que lucidez e coerncia lgica certos loucos justificam, a si prprios e aos outros, as suas ideias delirantes, perdi para sempre a segura certeza da lucidez da minha lucidez. Campos: Viu? Voc faz-me rir, A cheio de certezas, E em todos os manicmios h doidos malucos com tantas certezas Eu, que no tenho nenhuma certeza, sou mais certo ou menos certo? Pessoa: No percebo onde quer chegar, est a chamar-me doido a mim? Est a dizer que eu sou cheio de certezas Campos: No a si conheo bem e sei que no tem aspiraes a certezas absolutas mas digo-lhe que se me acham louco por no as ter, garanto que no as tenho, nem em mim Caeiro: Tem razo, voc doido perde tempo com pensamentos inteis, como j lhe disse, pensamentos destinados ao esquecimento, ao lixo Campos: Sim, talvez, um dia pegue nisto tudo que ando a pensar e escrever e deito tudo para o cho, como tenho deitado a prpria vida Mas ao
10

menos fica a amargura do que nunca serei Ao menos consagro a mim mesmo um desprezo sem lgrimas, nobre ao menos no gesto largo com que atiro a roupa suja que sou Soares: Alguns tm na vida um grande sonho e faltam a esse sonho. Outros tm na vida nenhum sonho e faltam a esse tambm. Pessoa: No compreendo esse Melodrama, toda a obra que tem, um dia ser reconhecia, estou certo alis j muitos o reconhecem. Campos: Talvez, os outros doidos Pessoa: Ou os outros sos acho que nunca saberemos de facto. Caeiro: Isso ridculo! Campos: Mas eu sou um ridculo assumido. Alis, devo ser o nico deste mundo. Escrevi qualquer coisa sobre isto em tempos Estava aqui algures est aqui vou ler-vos: Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos tm sido campees em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo, Eu, que tantas vezes no tenho tido pacincia para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridculo, absurdo, Que tenho enrolado os ps publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando no tenha calado, tenho sido mais ridculo ainda; Eu que tenho sido cmico s criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moos de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenha agachado, Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angstia das pequenas coisas ridculas, Eu verifico que no tenho par nisto tudo neste mundo. Toda a gente que eu conheo e que fala comigo Nunca teve um acto ridculo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi seno prncipe. Todos eles prncipes na vida... Quem me dera ouvir de algum a voz humana Que confessasse no um pecado, mas uma infmia; Que, contasse, no uma violncia, mas uma cobardia! No, so todos o Ideal, se os oio e me falam. Quem h neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
11

prncipes, meus irmos, Arre estou farto de semideuses! Onde que h gente no mundo? Ento sou s eu que vil e errneo nesta terra? Podero as mulheres no os terem amado, Podem ter sido trados . mas ridculos nunca! E eu, que tenho sido ridculo sem ter sido trado, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que tenho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

12

CENA 4
Caeiro: No devo ter sido claro O ridculo pensar nisso tudo. Campos: Como queira mestre. Mas afinal o que estamos todos aqui a fazer? Pessoa: Espere, ainda falta um. No posso dizer mais nada at ele chegar. Campos: Ele? Ele quem? Pessoa: Ricardo Reis. Campos: Ricardo Reis? No sabia que o conhecia Pessoa Caeiro: H muita coisa que no sabe no quer dizer que no exista Pessoa: Conheo melhor do que pensam todos vs, melhor do que ele mesmo supe Caeiro: Eu conheo-o. Foi meu discpulo. Tal como vocs deu os primeiros passos artsticos a meu lado Talvez tenha sido o meu mais fiel seguidor( parte) embora com alguns exageros e desvios De qualquer forma porque viria ele c? O Reis foi para o Brasil desde a implantao, o seu esprito monrquico obrigou-o E essa de o conhecer bem ele nunca me falou em si. Pessoa: Isso porque ele no me conhece. Eu que o conheo. Ele j deve ter ouvido falar em mim, talvez at j tenha lido alguma coisa minha por a na Presena ou no Orfeu, ou noutra revista. Mas conhecer-me, no me conhece. Caeiro: Isto est a ficar muito estranho Explique-se! Pessoa: Tudo a seu tempo, ele no deve demorar Entra reis, meio tonto, desconhecendo onde est ou porqu. Finalmente v Caeiro e a ele se dirige. Reis: Mestre, o que fao aqui? Estava a descansar e acordei nesta casa estranha e com esta gente estranha. Felizmente que tambm c est. Tambm o trouxeram adormecido? Caeiro: No Ricardo, esta casa no estranha nem esta gente, so os meus dois discpulos Fernando Pessoa e lvaro de Campos.
13

Reis: No sei se hei-de dizer muito gosto Caeiro: No se preocupe, est tudo bem. Aqui estamos entre amigos. Mas essa sua vinda estranha, diz que adormeceu? Reis: No sei. Sei que acordei ali porta, sinceramente no me lembro de adormecer, mas como ouvi vozes vim ver onde estava, estou aqui Pessoa: No se preocupe. Acredite que bem-vindo nesta casa. Alm disso muito esperado. Reis: Esperado por poetas que no me conhecem? Pessoa: J explicarei. Tudo ser esclarecido daqui a pouco, no isso um bem suficiente para que fique feliz por aqui estar? Reis: Bem ao que nada espera, tudo o que vem grato. Se bem que no procuro respostas Pessoa: No? No se preocupa por saber o que se passa na realidade? Reis: A realidade sempre ou mais ou menos do que ns queremos S ns somos sempre iguais a ns prprios. Sabe dia aps dia a vida a mesma. Pessoa: A vida muda, ns podemos faz-la ser aquilo que desejamos. Reis: No, meu caro, no podemos. A vida est destinada e o que fazemos nela h muito definido, tambm no valeria a pena fazer muito no final todos sabemos para onde vamos Pessoa: Para onde vamos? (Mais estranhando a expresso que perguntando de facto) Reis: Para onde pensa? No se esquea que nada fica de nada. Apenas nos atrasamos um pouco ao sol e ao ar, somos apenas cadveres adiados que procriam. Campos: Sr. Reis. Isso deprimente. J basta a vida ser difcil e os nossos desejos no se cumprirem Reis: Ora a est o problema. Os desejos. Devemos renegar tudo o que queremos se o querermos pesar na vontade. Campos: Desculpe, mas no consegui acompanh-lo
14

Reis: simples, No devemos dedicar nenhum esforo por obter seja o que for que d esforo a obter. Campos: E porque no? Reis: Porque no h nada que valha o suficiente para que lhe concedamos uma ateno que doa. Pessoa: No? Ento e o amor. Reis: O amor oprime. Pessoa: Oprime? O amor no oprime. Quanto muito deixa-nos mais pensativos Reis: No. O amor oprime porque exige amor de volta. Eu quero ser livre. Pessoa: Mas se o amor for correspondido, a liberdade no se perde, antes se respeita de parte a parte Reis: Amor correspondido? Isso existe mesmo? Ser que existe mesmo o amor? Se calhar apenas amamos no outro o que de ns h no outro. Caeiro: No o sabia to introspectivo. Qualquer dia tambm escreve uma obra como o Pessoa, de exaltao de um povo ou de uma voz perante o mundo ou qualquer outra baboseira Reis: No se preocupe, eu sei bem que nunca serei algum; Sei de sobra que nunca terei uma obra Olhe, at sei enfim, que nunca saberei de mim Soares: Considerar todas as coisas que nos sucedem como acidentes ou episdios de um romance, a que assistimos no com a ateno seno com a vida. S com essa atitude poderemos vencer a malcia dos dias e os caprichos dos sucessos. Caeiro: (Para Campos e Soares) Tambm no para tanto Reis: Est tudo bem mestre. Eu sei isto tudo, mas sei-o sem desnimo, no vale a pena grandes emoes nesta passagem, amanh acordamos e estamos num enterro e o nosso. De que vale grandes desejos ou paixes? Campos: Vale para podermos viver tudo o que nos for possvel e o mais intensamente possvel, viver em tudo o peso de sentir.
15

Soares: (Pensativo) O peso de sentir O peso de ter que sentir! Pessoa: Ou para deixarmos alguma marca no mundo. Reis: Desculpem, mas no vejo assim, O dia breve, breve o ano, tudo breve. No tarda e at ns nada somos. Por isso s resta viver cada dia com o maior gozo possvel. Pessoa: Reis, h a uma contradio, com gozo? Reis: Sim claro. Cada dia sem gozo, no nosso. Pessoa: Como assim? Reis: Basta durarmos nele para o gozarmos. Temos sempre que gozar a nossa passagem pelos dias. Basta ter prazer sem nada fazer nesse dia e nessa hora, sentir o prazer s por viver e por passar pela vida. Campos: Sem nada querer da vida, sem nada desejar, sem nada pedir vida? Reis: Exacto: Sbio o que se contenta com o espectculo do mundo. aquele que ao beber nem recorda que j bebeu na vida. Sbio aquele para quem tudo sempre novo. Campos: Como pode, algum para quem tudo novo, algum que no chega a conhecer, ser um sbio? No possvel, um sbio sabe mais que o comum. O sbio aquele cuja riqueza o conhecimento, e enriquece conforme vai guardando recordaes e experincia Reis: Aos que a riqueza toca, o ouro irrita a pele. O verdadeiro conhecimento saber que no vale a pena a aco, tudo o resto desperdcio Soares: Tudo quanto o homem expe ou exprime uma nota margem de um texto apagado de todo. Mais ou menos, pelo sentido da nota, tiramos o sentido que havia de ser o do texto; mas fica sempre uma dvida, e os sentidos possveis so muitos.

16

CENA 5
Pessoa: A conversa de facto interessante, mas temos assuntos mais urgentes e importantes. Campos: Sim, j tempo de revelar o que fazemos aqui. Tanto mistrio s poderia vir de si. Reis: A mim basta-me saber como vim aqui parar Pessoa: Vou pedir-vos silncio. O que vos tenho a dizer no vai ser fcil de ouvir ou compreender Caeiro: Vindo de si, s espero grandes desenvolvimentos lgicos de pensamentos que tenham tanto de complicados como de inteis mas sinceramente, est entre gente inteligente, com certeza que conseguiremos compreend-lo Pessoa: Ainda assim, peo-vos que oiam com ateno at ao fim. O que vos vou revelar tem tanto de surpreendente como de chocante, e se interromperem antes do final, podero tirar concluses precipitadas. Soares: Nada conheo mais, ao mesmo tempo, falso e significativo que aquele dito de Leonardo Da Vinci de que se no pode amar ou odiar alguma coisa seno depois de compreend-la. Pessoa: Bernardo, por favor junte-se a ns. O que tenho a dizer tambm do seu interesse. (Soares dirige-se ao palco) Tenham muita ateno a tudo o que vos vou dizer. Vou pr em causa algumas das vossas convices e certezas. Vou questionar o que de mais importante tm ou acreditam, mas imperativo, para todos ns que o faa e que me oiam sem interrupes. Reis: O que pode V. Exa. dizer que me possa afectar de tal forma? Pessoa: Oia. Desde criana tive a tendncia para criar em meu redor um mundo fictcio. De me cercar de amigos e conhecidos que nunca existiram. (No sei, bem entendido, se realmente no existiram, ou se sou eu que no existo. Nestas coisas, como em todas, no devemos ser dogmticos.) Desde que me conheo como sendo aquilo a que chamo eu, me lembro de precisar mentalmente, em figura, movimentos, carcter e histria, vrias figuras irreais que eram para mim to visveis e minhas como as coisas daquilo a que chamamos, porventura abusivamente, a vida real. Esta tendncia, que me vem desde que me lembro de ser eu, tem-me acompanhado sempre, mudando um pouco o tipo de msica com que me encanta, mas no alterando nunca a sua maneira de encantar. Lembro-me do que me parece ter sido o meu primeiro conhecido inexistente um certo Chevalier de Pas
17

dos meus seis anos, por quem escrevia cartas dele a mim mesmo, e cuja figura, no inteiramente vaga, ainda conquista aquela parte da minha afeio que confina com a saudade. Caeiro: E o que tem isso a ver com a nossa presena hoje aqui?

Pessoa: J ver. Assim vivi toda a vida, cercado de gente que inventei e que, para mim eram to reais como qualquer pessoa real. Conclui, por isto, que o facto de eu criar estas personagens tem origem na minha tendncia orgnica para a despersonalizao e para a simulao. Este fenmeno, felizmente para mim e para os outros, nunca se manifestou na minha vida prtica, exterior e de contacto com os outros; faz exploso para dentro e vivo-os a ss comigo. De qualquer forma, o importante para ns aqui, so as minhas quatro mais completas e reais criaes. Quatro pessoas que criei e a quem dei total liberdade e independncia, quatro homens que, dentro de mim eu no controlo, e que constantemente se apoderam da minha conscincia de tal forma que criam em nome prprio as obras mais surpreendentes e poderosas Reis: Ser que quer insinuar o disparate que me est a parecer? (Muito irritado) Pessoa: Peo-vos calma mais uma vez (pausa) Mas Reis, sim estou. Essas quatro pessoas, esses quatro Heternimos de que vos falo so vs, as quatro vozes que eu precisava para mostrar o mundo por quatro pares de olhos diferentes dos meus Todos se afastam de Pessoa em direces opostas Soares apenas se ri. Campos: Incrvel! Depois destes anos de amizade, enlouqueceu. Sei bem que est para morrer, mas tanto delrio inacreditvel. Digo eu de mim mesmo que sou louco, francamente! A loucura apoderou-se do meu amigo Ganhe juzo. Afirmar que somos uma criao dele e a infncia que me lembro? E a obra que escrevi, todas as recordaes, todas as poucas alegrias e as infindveis tristezas e amarguras Foi voc que mas deu? No seja ridculo... Pessoa: Tentem abrir o esprito descobriro a verdade. Dentro de vocs estou eu, eu criei essas infncias e esses sentimentos Reis: A verdade? S faltava mais esta! Fazem-me aparecer aqui, num pas que JUREI nunca mais pisar para me ofenderem desta forma! Por favor, tenha um pouco de bom senso. Como pode dizer a quatro pessoas que esto
18

aqui, sua frente, em carne e osso que so apenas fruto da sua imaginao? Deve ter algo por traz disto, o que quer, apoderar-se da nossa obra? No vale a pena tenho tudo guardado no Brasil Pessoa: A vossa obra? Se eu a quisesse t-la-ia escrito em meu nome. Porque escreveria eu obra em nome de outros para depois a reclamar? Caeiro: Nunca pensei que chegasse a este ponto de demncia, porque sinceramente espero que seja demncia. Entre tudo o que poder ser, a demncia a menos ofensiva para todos ns. Sem ser isso poderia estar a rir-se da nossa cara, a pregar-nos uma partida o que seria no mnimo uma falta grave de respeito; ou pior, poderia estar a querer de facto arranjar qualquer estratagema para nos enganar como diz o Ricardo Afirmar que somos fruto da imaginao e do seu poder criativo (Zangado) E este pensamento e esta indignao tambm foi voc que criou??? Pessoa: De certa forma sim, fui. Mas a minha capacidade de controlo sobre os vossos pensamentos tornou-se menor que a vossa capacidade de me controlar quando aparecem em mim As seguintes falas so ditas em simultneo por Caeiro, Reis e Campos gritando enquanto Pessoa se tenta fazer ouvir e Soares observa distante e divertido a cena. Caeiro: Chega de ofensas, se soubesse que um dia seria assim ofendido nunca o teria acolhido como pupilo! Nunca, ouviu bem? Vou sair que j nada aqui do meu interesse. Nem a despedida farei. No quero estar num local onde no sou respeitado, nunca mais aqui voltarei Campos: Nunca pensei que o meu melhor, talvez nico amigo acabasse a sua vida assim, pretendendo ficar s e despedir-se dos amigos fazendo com que deixem de o ser. Francamente Estou paralisado com esta situao, Nunca mais espere de mim um acto amigo. Um amigo no tenta convencer outro da sua no existncia Reis: A guarda Vou chamar a guarda! Ter que explicar como me trouxe aqui sim porque ainda no sei. Aqui del Rei que s no parto para a violncia por ser incapaz de tal esforo. Mas exijo que me devolva ao Brasil onde estava, que me devolva minha nova ptria que no a sua imaginao!!! No , est a ouvir-me? Pessoa: (Num grito imperativo) PAREM!!!

19

CENA 6
Assim que Pessoa grita, todos ficam imveis, ficam parados, estticos como esttuas que no perderam a conscincia. Todos menos Soares que observa o que aos outros aconteceu. Pessoa: (enquanto olha para eles um por um com um ar visivelmente incomodado com a atitude que teve que tomar) Desculpem desculpem. Eu no queria ter chegado a isto Mas essencial que me faa ouvir e nenhum de vs me ouve. (reparando que soares o segue divertido) Soares? Mas como? Soares: Meu caro, o que queria? Parar-se a si prprio? Pessoa: Parar-me a mim prprio? Que quer dizer com isso? Soares: Voc sempre disse a que a minha personalidade no era diferente da sua, que era uma mutilao da sua personalidade Pessoa: De facto, voc sempre me apareceu em momentos em que estou demasiado cansado ou sonolento. Sempre o considerei eu prprio, mas sem a capacidade de sentir ou pensar. Realmente, at a nossa forma de escrever prosa sempre foi semelhante Soares: Isso porque, de facto, somos apenas um em momentos diferentes. Parar-me dentro de si, seria parar-se a si prprio. Pessoa: Quer dizer que no o posso controlar como aos outros? Soares: Ah! Ah! Ah! E acha que controla os outros? Pode apag-los enquanto criaes, mas controla-los? Sabe verdade que todas estas relaes se passam apenas ao nvel mental, mas pensar, ainda assim, agir. Portanto, no poder nunca controlar estes pensamentos que transformou em pessoas. Pessoa: De acordo, mas a si nem isso Soares: Apenas porque eu no existo. Eu sempre o soube, sempre tive conscincia da minha inexistncia prtica. Embora acreditasse, de forma pouco convicta, que era uma pessoa de carne e osso. Se o no sou tanto melhor Pessoa: Tanto melhor? Porqu?

20

Soares: Sabe, eu cultivo o dio aco como uma flor de estufa. Gabo-me para comigo da minha dissidncia da vida. Se descubro agora que essa vida nunca existiu est cumprido o meu desejo. Pessoa: Mas em que que diferente dos outros? Porque age como se pertencesse ao mundo exterior? Soares: Porque eu no existo s. Nem voc. Somos partes de uma mesma personalidade. Mas quanto ao mundo exterior este apenas existe como um actor num palco: est l mas outra coisa, qualquer coisa que nunca foi para mim. Pessoa: E ao receber esta notcia reage assim to calmamente? Descobre que no existe e aceita-o sem problemas ou ressentimentos? Soares: O que queria? Toda a vida roguei aos deuses que o destino tivesse um sentido. Agora essas preces foram ouvidas. Nada do que disse faz de mim mesmo menos do que sempre achei que era. O que descobri eu? Que nada de mim interrompe nada? Isso j eu sabia. Pessoa: Mesmo assim poderia ter sido um choque, como est a ser para os outros, voc at me parece feliz. Soares: Se at aqui algum me perguntasse se era feliz, responderia que o no era agora respondo tambm que o no sou apenas encontrei um sentido que procurava Pessoa: Ao menos, esse sentido o satisfaz? Soares: No sei Ainda no tive tempo para pensar nisso. Tenho vivido demasiado a ss comigo, sem saber sequer que a estava. Cheguei aquele ponto em que o tdio uma pessoa, a fico encarnada do meu convvio comigo. Agora descubro que afinal sempre estivemos juntos e que foi uma solido partilhada, um tdio a dois deixe-me pensar nisso.

21

CENA 7
Soares volta a vaguear pela sala pensativo. Pessoa dirige-se aos heternimos. Pessoa: Como vos dizia, no queria ter chegado a este ponto. Mas sabero avaliar a necessidade desta atitude, sei-o porque eu prprio vos dei essa capacidade. Mas no queria deixar dvidas no ar e peo-vos que pensem se na realidade tm recordaes. A resposta podero encontrar de forma simples. Pensem naquelas coisas que sabem que aconteceram, vejam se conseguem lembrar-se dos acontecimentos em si, ou se apenas sabem que aconteceram. (Dirigindo-se a Ricardo Rei) Reis, pense na ida para o Brasil. O que se lembra? Como foi a viagem? Como l chegou, estava cansado? Onde se instalou? Em que cidade vive actualmente? Tem uma morada? (Para Caeiro) Mestre, e o Sr., O que lembra do seu outeiro? Onde fica? Tem l vizinhos? A que distncia? Quantas rvores tem no seu quintal? (Para campos) Amigo, a si pergunto-lhe o que recorda de Glasgow. Como foi o seu curso? Os seus colegas? E sobre os seus trabalhos? Recorda de realmente ter trabalhado em algum lado? Em que fbrica? Onde estava localizada? (Pausa) Eu sei que no tm resposta para nenhuma destas perguntas. No tm porque essas respostas no existem. Eu no defini nenhum desses pormenores das vossas vidas, apenas me limitei a dar-vos razes para a vossa obra. Mas tenho mais uma prova. Uma prova fsica. Uma prova irrefutvel. (Trazendo uma arca para o centro do palco) Dentro desta arca esto todos os nossos originais. Tudo o que escrevi em nosso nome, em nome de todos ns. Podem ver todos os vossos textos, todas a vossas correces, os vossos apontamentos at, mas com a minha letra. Com a minha caligrafia. Estou certo que reconhecero os vossos originais a dentro. Vejam bem. Falaremos depois disso. Os 3 heternimos voltam a movimentar-se. Primeiro movem-se pensativos olhando para o prprio corpo e para o dos outros como que a querer ver confirmaes do que acabaram de ouvir. Depois dirigem-se para a arca onde vo encontrando os seus textos. Campos: A ode triunfal No pode ser Reis: Ldia! Mais Ldia! Est aqui tudo o que lhe escrevi mesmo o que nunca mostrei a ningum Caeiro: O meu poema ao menino Jesus Com todas as correces que lhe fiz, at esto aqui os versos que cortei Pessoa: Eu disse-vos, espero que agora estejam convencidos

22

Campos: Mas porqu? Qual a razo de nos criar se realmente poderia ter escrito tudo em seu nome. Pessoa: Como poderia eu mostrar tudo somos se escrevesse tudo no meu nome? Reis: De facto. Mas poderia fazer como muitos, criar pseudnimos e escrever dessa forma. Assim j poderia dar largas s suas diferentes vises do mundo. Pessoa: Pseudnimos? Entendam que eu no sou nenhum de vocs. No partilho a vossa viso das coisas. No acredito nas vossas convices. Eu tive que vos criar e que vos dar independncia e liberdade para que pudessem, vocs prprios, ver o mundo pelos meus olhos, e recria-lo vossa maneira. Assim, assinei sempre com o vosso nome, para que esta viagem que fiz convosco ficasse registada e para que vocs no fossem apenas uma bengala ao meu servio. Caeiro: E no fomos, ento, apenas isso, uma bengala sua disposio? Pessoa: No. Claro que no. Fui eu uma bengala da vossa conscincia que uma vez criada foi sempre livre. A vossa obra escrevi-a eu, verdade, mas escrevi-a segundo as vossas ideias e conscincia. Fui eu o instrumento da vossa arte. Por isso sempre vos atribui essa autoria. Reis: Mas qual era o verdadeiro objectivo, o intuito de nos criar? Pessoa: Sabe, nem sempre agimos por objectivos ou com intuitos. H coisas que simplesmente nos aparecem na vida sem qualquer explicao. Mais tarde, hoje, vejo realmente um sentido, mas a vossa criao no obedeceu a nenhum critrio racional ou artstico. Reis: V um sentido? Que sentido? E que sentido tem para ns esse sentido? Pessoa: Como vos disse h pouco, o sentido est na oportunidade de ver e mostrar o mundo por diferentes posies e perspectivas, o poder chegar artisticamente mais longe, onde nenhum homem poderia ir s. O sentido para vs? O sentido para si o mais fcil como poderia ter tido a vida que teve, na arte, se tem tido que se preocupar com as pequenas coisas da vida? Onde estaria esse extremismo de despreocupao e desprendimento na hora da doena ou do trabalho? Voc foi pleno nessa filosofia porque foi apenas disso que viveu da sua formas de vida Reis: De facto espantoso (afasta-se pensativo).
23

Campos: E eu? J sei Como poderia variar tanto entre o eufrico e o deprimido? S assim. De outra forma, em vida real j teria cometido o suicdio. O sentido para mim a prpria existncia, de outra forma j seria nada. Pessoa: Mas no s Campos, O seu sentido foi tambm a amizade. Esta amizade que nos une h tantos anos. Esta amizade que tornou possvel, a ambos, ser o que somos. Caeiro: Nem tem importncia saber o meu sentido. Saber sentidos ainda mais agora nunca precisei de sentidos, s quis ser e existir, e isso consegui, de uma forma ou de outra. Pessoa: Mestre, ilustrssimo Alberto Caeiro, o Sr. foi o princpio de toda esta aventura. O Sr. foi o que me apareceu de rompante com o sentido de fazer aparecer os outros. E depois esteve sempre a, a mostrar-nos que a vida tambm pode ser simples

24

CENA 8
Ouve-se um som de agonia vindo da cama. Pessoa: O meu corpo chama-me. O meu tempo est no fim Falta-me apenas pedir-vos que venham a mim. Regressem a mim antes da morte para que possamos partir juntos. Reis: Morte? Como assim? No quero partir. Campos: Reis, mas pensou que poderia sobreviver ao Pessoa? Se ele morre, ns vamos com ele. Para onde mais poderamos ir? Reis: No sei. Mas tanto tentei esperar a morte sem preocupaes, que agora que a vejo chegar no acredito nos meus olhos Mais um eco de agonia. Pessoa: Passei a minha vida a despersonificar-me em vs. Neste momento sinto que precisamos ser Um s de novo, para podermos morrer em paz. Caeiro: Eu j estou morto Fui morto pela tuberculose, no foi esse o destino que me deu? Pessoa: Foi mestre, foi. Era importante que morresse para que a sua memria ficasse em ns como um marco. Seja como for, agora j pode regressar terra. Caeiro: Irei. Se a terra que me germinou e me fez ser foi voc como tudo na natureza voltarei terra. Voltarei a si Campos: De amigos, irmos mesmo, para um s. Afinal tinha razo sendo Fernando pessoa, eu no poderia ser nada Reis: No vou lutar contra o que no tem lutavamos. Pessoa: Obrigado amigos pelas vidas que partilhmos e pelas vises que tivemos. Neste momento, os 3 heternimos abraam-se a pessoa e d-se a repersonificao de forma ruidosa. Pessoa ficar s em palco no fim desta cena.

25

CENA 9
Aps o som se dissipar e a luz voltar ao normal, Soares j se encontra no palco, pessoa est visivelmente cansado. Soares: Vejo que est praticamente pronto. Pessoa: Sim, estou. Foi, sem dvida, uma interessante viagem esta minha vida. Soares: Esta nossa vida, quer voc dizer Pessoa: Sim. Sempre perguntei de quem era este olhar que espreita pelos meus olhos quando penso que vejo, e quem continua vendo enquanto estou pensando. Soares: Mas sempre teve a resposta em si, no foi? Pessoa: Foi. De facto a resposta sempre esteve encerrada em mim, neste mundo que para ns cinco criei E desse mundo nasceram as nossas obras, reflexo das nossas vidas Soares: No, no foi bem assim Desse mundo nasceu a nossa obra, una e indivisvel. Pessoa: Una e indivisvel Talvez, mas no entanto to heterogenia. Nunca soube ser s mesmo na solido. Em meus momentos escuros, em que no houve ningum, tudo foi nvoas e muros Soares: Meu caro Pessoa, houve sempre algum. Mesmo que silenciosos sempre l estivemos. Ns fomos a obra. Ns fomos pessoa. Pessoa: Vocs foram a obra? Soares: Claro. Mais que escrever, talvez a sua arte tenha sido o criar vises e ideias. E atravs disso, sim, criou-se a nossa literatura. (Senta-se) Pessoa: Ditosos a quem acena Um leno de despedida! So felizes: tm pena Eu sofro sem pena a vida. Pessoa dirige-se para a cama e deita-se em posio de defunto.
26

Soares: L longe, em casa, h a prece: Que volte cedo e bem! (Malhas que o imprio tece!) Jaz morto, e apodrece, O menino da sua me Soares fica sentado em frente mquina de escrever, de cigarro aceso, na posio da esttua na Brasileira do Chiado.

Fecha o pano.

27

Vous aimerez peut-être aussi