Vous êtes sur la page 1sur 2

Tratamentos Superficiais e Cuidados com Pesos Padro em Ferro Fundido

Carlos Alexandre Brero de Campos

Os padres de ferro fundido devem receber um tratamento superficial para sua proteo, facilidade de limpeza e para preservar a integridade da sua massa. Padres sem esta proteo esto sujeitos a oxidao e em funo desta varivel, podem provocar alteraes na massa do objeto. Este tratamento pode ser realizado atravs de diversos processos, entre eles destacamos: 1. GALVANIZAO POR IMERSO A QUENTE Neste processo a pea totalmente imersa em banho de zinco lquido (zinco fundido entre 450C e 490C) para que toda superfcie da pea, inclusive possveis imperfeies sejam protegidas. Este tratamento superficial deve ser eficaz para garantir proteo dos pesos padro por barreira (proteo mecnica) e proteo catdica. O revestimento de zinco deve isolar todas as superfcies internas e externas, do contato com agentes oxidantes presentes no meio ambiente. Deve-se garantir, no tratamento superficial, que ocorra a penetrao do zinco na rede cristalina na base do metal base, resultando em uma difuso intermetlica, ou seja, na formao de ligas de Fe-Zn na superfcie de contato. 2. PINTURA - Aplicao, na forma de spray, de uma camada fina de tinta, preferencialmente a base de alumnio, ou ainda a aplicao de uma camada de verniz, neste caso o verniz deve ser resistente a impactos e riscos. Tinta epoxy ou esmalte no devem ser utilizados. Na preparao para a pintura, o padro deve ser limpo com uma escova de ao ou lixa fina e deve ser aplicada uma camada de primer para minimizar o efeito da oxidao. A utilizao do processo de jateamento para remover pintura antiga e oxidao, no recomendada, pelo fato de retirar quantidade significativa de massa do peso padro. Durante o processo de secagem os padres devem ficar protegidos de fontes de poeira e outros agentes contaminantes. 3. CROMAGEM - Existem duas tcnicas de cromagem, o cromo decorativo e o cromo duro. No cromo decorativo camadas muito finas de cromo so depositadas sobre bases de nquel. A camada de cromo decorativo no protege um metal base como ferro. sempre necessria uma camada intermediria seja de nquel, cobre ou as duas antes da cromagem. Somente o ao inox recebe a proteo direta de cromo (Campos, 2006). A camada de Cromo Duro proporciona elevada resistncia ao desgaste, em virtude de sua dureza superficial da ordem de 900 HV (60~70 HC), proporcionando maior vida til da ferramenta, retardando seu desgaste. O Cromo Duro possui baixo coeficiente de atrito, permitindo a reduo de lubrificantes. Numa superfcie cromada, devido a sua caracterstica de alta repelncia, no h adeso de partculas (Souza, 2003). 4. NiP O NiP, popularmente conhecido como nquel qumico, obtido pela reduo de ons complexos de nquel tendo o hipofosfito de sdio com agente redutor, sem aplicao de corrente eltrica externa e havendo incorporao de fsforo. A deposio inicialmente catalisada pela superfcie do substrato, tornando-se posteriormente autocataltica. O desempenho do NiP no depende somente do teor de fsforo, da espessura da camada depositada

e do tratamento trmico (fatores apontados pela literatura como principais influenciadores do desempenho), mas tambm de outros fatores como tipo de substrato, idade do banho e teores de contaminantes como o enxofre, o chumbo, o magnsio, o cobre, o ferro e o mangans (CARDOSO, 2006). Cabe lembrar, que todos estes processos devem ser realizados antes da calibrao ou verificao a menos que a se tenha controle sobre a quantidade de produto que ser depositado na superfcie do padro. Se o processo utilizado no permitir este controle, a deposio de material deve ser realizada com a cmara de ajuste aberta para possibilitar o ajuste da massa aps o tratamento superficial. Durante o uso, se o peso padro estiver com a superfcie isenta de pontos de oxidao, falhas na pintura ou riscos, deve ser realizada somente a limpeza da superfcie com uma escova de nylon, pano limpo ou utilizar um compressor de ar para remover focos de sujeira ou poeira.

Bibliografia NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY. Good Laboratory Practice for Painting Cast Iron Weights. GLP 11. Disponvel em: ts.nist.gov/WeightsAndMeasures/upload/Glp_11_Mar_2003.pdf NATIONAL INSTITUTE OF STANDARDS AND TECHNOLOGY. NIST HANDBOOK 105-1. Revised 1990. Specifications and Tolerances for Reference Standard Weights and Measures.13 pages. Washington, DC. THE NATIONAL MEASUREMENT SYSTEM POLICY UNIT, THE NATIONAL PHYSICAL LABORATORY, THE NATIONAL WEIGHTS AND MEASURES LABORATORY AND THE SOUTH YORKSHIRE TRADING STANDARDS UNIT IN RESPECT OF MASS METROLOGY: CLEANING, HANDLING AND STORAGE OF WEIGHTS. Project 1.2.5 DTI/ITT Ref No: MPU 8/60.1. Disponvel em: http://www.npl.co.uk/mass/guidance/handling.pdf. TROEMNER CALIBRATION TECNOLOGIES & PRECISION WEIGHTS. Mass Standards HandbookWeight Care and Maintenance. Disponvel em:
www.troemner.com/pdf/deskref/TroemnerMassStandardsHandbookCareHandle.pdf

Souza A., Laboni, A., Coutinho I. ENGENHARIA DE APLICAES CASCADURA INDUSTRIAL S.A. Revestimentos superficiais Tecnologia de Superfcies Aplicao de Cromo Duro em Ferramentas, Moldes e Matrizes. 1 Encontro de Integrantes da Cadeira Produtiva de Ferramentas, Moldes e Matrizes - 28/10/2003 a 30/10/2003. So Paulo SP. Disponvel em: http://www.pmbok.com.br/italo/arquivos/abm2003cd-artigo.PDF. CAMPOS G. O. CENTRO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLGICO CDT/UNB. Resposta Tcnica. Campus UnB - Faculdade de Tecnologia Mdulo AT-5, trreo. 2006. CARDOSO, Cristiano. Revestimentos de Nquel Qumico para proteo contra corroso. So Paulo, 2006. 276 p.

Vous aimerez peut-être aussi