Vous êtes sur la page 1sur 28

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA Seleccione a alternativa correcta ou as alternativas correctas quando for o caso . 1.

Segundo Kant, agir moralmente bem depende: a)Dos resultados da aco; b)Da inteno ou do motivo do agente; c) Da inteno ou motivo do agente faamos o que fizermos; d)D a satisfao interior que decorre da aco realizada.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 2. Agir em conformidade com o dever : a)Respeitar a lei moral porque no se pratica crime algum. b) Respeitar uma exigncia moral categrica; c)Cumprir o dever sem qua lquer outro objectivo. d)Agir de uma forma em que os nossos desejos e interesses influenciam a nossa motivao.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 3. Uma aco genuinamente moral , para Kant, a que: a) Fazemos por compaixo; b)Fazemos por amor ao prximo; c) Fazemos por respeito absoluto pela lei moral. d) Fazemos por interesse em cumprir o dever.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA

4.Segundo Kant, para determinar o valor moral de uma aco temos de dar ateno: a) Ao m otivo da aco; b) razo porque realizmos essa aco; c)Aos efeitos da aco; d)Ao que res do que fizemos.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 5.A boa vontade : a)A vontade que age motivada exclusivamente pelo cumprimento do dever; b)O nico motivo incondicionalmente bom de um acto; c)O nico motivo genuina mente moral de uma aco; d)A vontade cujos actos produzem sempre boas consequncias.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 6.Para Kant, a) Os deveres so obrigaes que devemos cumprir; b) Os deveres so todos a bsolutos; c)Os deveres so todos perfeitos; d) H deveres que so absolutos e deveres que admitem excepes;

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 7. De acordo com Kant, a) Para agir moralmente suficiente fazer o que correcto; b)Para agir moralmente temos de sentir simpatia pelos outros; c)Para agir moralm ente temos de fazer o que correcto pelas razes correctas; d)Para agir moralmente temos respeitar a vontade de Deus.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 8. Assinale a mxima ou as mximas que para Kant tm valor moral genuno. a)Serei honesto com os meus clientes de modo a ganhar a sua confiana e aumentar os meus lucros; b )Serei honesto com os meus clientes porque so boas pessoas; c)No enganarei os meus cl ientes porque tenho bom carcter e gosto deles; d)Serei honesto com os meus clientes porque alm de gostar deles penso que essa a minha obrigao; e)Serei honesto com os me us clientes porque a minha obrigao respeit los.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 9. Segundo Kant, as obrigaes morais como No matar inocentes e No roubar ou mentir so ondicionais; b)Obrigaes dependentes da nossa simpatia pelos outros; c)Deveres cujo cumprimento no absolutamente obrigatrio se tiver consequncias negativas; d)Direito s dos outros que devemos respeitar absolutamente; e)Regras que no esto sujeitas a excepes.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 10. O imperativo categrico : a) Um princpio incondicionalmente imposto pela razo; b) Um princpio que nos diz a forma como devemos cumprir o dever; c) Uma obrigao absolu ta e incondicionada; d)Um princpio que nada tem a ver coma s mximas que orientam a s nossas aces.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 11. As mximas so: a) Regras segundo as quais agimos; b)Regras segundo as quais dev emos agir se forem universalizveis; c)Regras ou princpios que exprimem o motivo da nossa aco; d)Aquilo de que depende o valor moral de uma aco; e) Regras segundo as q uais devemos sempre agir.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 12.Ajudar os outros por compaixo , segundo Kant, uma aco: a)Louvvel; b)Correcta porqu e baseada num bom sentimento; c)Motivada pelo sentido do dever; d)Uma aco correcta realizada por um motivo sem valor moral.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 13.Segundo Kant, a) errado tratar os outros seres humanos como meios; b) errado desrespeitar a autonomia dos outros; c) errado forar os outros a prestarem nos ser vios; d)No permissvel tratar os seres humanos de qualquer forma.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 14. Ajudo algum porque espero ser r ecompensado ou porque sinto ter o dever de o fazer. Esta exemplo significa que: a) A mesma aco pode ser praticada com diferentes intenes. b) A mesma aco pode ter dife rentes consequncias. c) A moral kantiana um conjunto de normas absolutas. d) Apen as no primeiro caso a aco tem valor moral.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA

15. Quando Kant afirma que o valor moral de uma aco depende da inteno quer dizer que : a) Uma aco tem valor moral se for motivada apenas pela compaixo pelos outros. b). O conhecimento das intenes permite ficar a saber as razes que motivaram o agente a praticar uma aco. c) H aces que no tm consequncias. d) Para determinar o valor moral uma aco , algumas vezes, necessrio saber com que inteno essa aco foi praticada.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 16. Quando se afirma que a tica kantiana um sistema de deveres absolutos quer se dizer que: a)Todos os nossos deveres so absolutos ou perfeitos. b)Nenhum dos noss os deveres admite excepes. c)H obrigaes morais que temos de respeitar mesmo que respe it-las tenha consequncias negativas para todos. d) As regras morais so leis estabel ecidas pela razo e valem para (aplicam-se a) todos os seres racionais.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 17. As regras morais devem ser respeitadas independentemente das consequncias (bo as ou ms). Esta afirmao vale para: a)O consequencialismo. b)O utilitarismo c) O deo ntologismo ou tica deontolgica. d)O altrusmo.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA 18. Segundo a tica deontolgica de Kant, o bem ltimo da aco : a) A felicidade. b) A von tade boa. c) O interesse da maioria. d) Viver com a conscincia tranquila.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 1. R: b)Da inteno ou do motivo do agente. 2. R: d)Agir de uma forma em que os noss os desejos e interesses influenciam a nossa motivao. 3. R: c) Fazemos por respeito absoluto pela lei moral. 4. R: a) Ao motivo da aco; b) razo (motivo) porque realizm os essa aco. O motivo do acto que determina o seu valor moral. 5. R: As trs primeir as alneas esto correctas. A boa vontade o nico motivo intrnseca e incondicionalmente bom. Um acto que procede de uma boa vontade bom em si mesmo e no por causa dos s eus resultados.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 6. As alneas a) e d) esto correctas. Os deveres so obrigaes ou imperativos. Alguns so absolutos - Diz sempre a verdade, Cumpre sempre as tuas promessas e Nunca cometas sui cdio so a forma absoluta de exprimir as obrigaes de no mentir, de cumprir o prometido e de manter a vida. Mas nem todos os deveres so absolutos. H deveres cujo cumprime nto admite excepes os deveres que Kant considera imperfeitos tais como No desperdice s os teus talentos e Ajuda o prximo. H tambm, em sentido muito lato, deveres que s se plicam no caso de atravs do seu cumprimento desejarmos algum fim. Sirva como exem plo, Deves estudar se quiseres ser engenheiro.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 7.R: c)Para agir moralmente temos de fazer o que correcto pelas razes correctas. O motivo o critrio decisivo da moralidade doa actos. 8. R: S a alnea e) seria consi derada correcta por Kant. O cumprimento do dever s acontece genuinamente quando f azer o que moralmente correcto suficiente para motivar a vontade ou quando o mot ivo do acto uma boa vontade e no o interesse pessoal, a simpatia o carcter do agen te ou o carcter dos outros.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA CORRECO. 9.R: e)Regras que no esto sujeitas a excepes. As obrigaes morais no so imperativos hi icos porque ento cumprir se iam umas vezes e outras dependendo do nosso interesse ou outros factores. Ora as obrigaes no podem depender dos desejos. S faramos o que q uereramos ou nos apetecesse. So obrigaes universais para todos os seres racionais e se dependessem de sentimentos de simpatia pelos outros perderiam o seu carcter ab soluto. Quando deixssemos de sentir simpatia deixaria de haver obrigao. Os deveres valem independentemente das consequncias porque o que moralmente relevante a inte no ou o motivo do acto. Uma tica deontolgica parte do princpio de que no h deveres sem direitos e que cumprir um dever fazer algo que constitui uma expectativa legtima dos outros.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 10.R: As alneas a), b) e c) so verdadeiras. O imperativo categrico diz nos, em gera l, de que forma devemos agir para agir de modo moralmente correcto. No h vrios impe rativos categricos mas um s, ao contrrio do que acontece com os imperativos hipottic os. O que h vrios deveres especficos ou mais particulares que derivam do imperativo categrico neste sentido: so mximas que tm valor moral porque podemos querer que tod os ajam segundo elas, isto , so mximas que se tornaram leis universais e so por isso aplicadas a diversas situaes morais particulares. Por isso, errado dizer que o im perativo categrico nada tem a ver coma s mximas que orientam as nossas aces. Nas sua s duas modalidades mais conhecidas ele o teste pelo qual tm de passar as mximas ou regras que escolhemos para dirigir as nossas aces individuais. Que teste esse? O teste da universalidade baseado numa questo simples: E se todos agissem como eu? S e todos agisse de acordo com o motivo que o meu nas mesmas circunstncias? Seria m oralmente correcto faz lo?.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 11. R: As alneas a); b); c) e d) so verdadeiras. S devemos agir segundo mximas que p ossam valer para todos os seres racionais, isto , se pudermos querer sem contradio que todos ajam segundo o motivo subjacente nossa aco. 12. R: As alneas a) e d) so ve rdadeiras. S tm valor moral s so genuinamente boas as aces exclusivamente motivadas pe lo dever. Se julgamos ter o dever de ajudar os outros devemos faz lo apenas porqu e julgamos que nosso dever ajudar os outros. A compaixo no razo suficientemente ace itvel para ajudar os outros porque se no tivermos esse sentimento no cumprimos tal dever. Ora isso, segundo Kant, deixar o cumprimento do dever merc de inclinaes, sem pre variveis. Devemos agir de forma puramente racional e embora os sentimentos co mo a compaixo no sejam contrrios ao dever, retiram aco a pureza racional que ela deve ter.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 13. R: As alneas b), c) e d) so verdadeiras. A alnea a) falsa porque podemos tratar os outros como meios desde que no os tratemos como simples instrumentos da nossa vontade e dos nossos interesses. Temos de respeitar os seres humanos como pesso as fins em si mas isso no significa que no prestemos servios uns aos outros. Um tax ista presta servio a um cliente, um mdico a um paciente, um funcionrio a um cidado e um futebolista ao seu clube ou seleco do seu pas. Em si, estes actos nada tm de err ado. S sero moralmente errados se forem praticados contra a vontade das referidas pessoas, se estas forem foradas a prestar tais servios. Ao respeitarmos a sua vont ade, ao considerarmos correcto que sejam beneficiados por que beneficiam outras pessas e ao admitirmos que o fazem porque querem, tratamo los no s como meios mas tambm como fins.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 14.R: a) A mesma aco pode ser praticada com diferentes intenes. 15.R: b). O conhecim ento das intenes permite ficar a saber as razes que motivaram o agente a praticar u ma aco. 16. R: c)H obrigaes morais que temos de respeitar mesmo que respeit-las tenha consequncias negativas para todos. H obrigaes ou deveres que dependem dos nossos des ejos, interesses ou projectos. Neste caso, a aco guia se por um imperativo hipottic o. H deveres no matar, no roubar, no mentir que sero sempre obrigaes independentemente dos nossos interesses, dos nossos projectos ou das circunstncias. A alnea d) refer e se universalidade de certas obrigaes morais e no ao seu carcter aabsoluto.

A TEORIA TICA DE KANT QUESTES DE ESCOLHA MLTIPLA - CORRECO 17. R: c) O deontologismo ou tica deontolgica. 18. R: b) A vontade boa. Cumprir o imperativo categrico o que faz uma aco ser corre cta e a vontade ser boa. A alnea a) vale para Mill desde que no seja apenas a feli cidade do agente o que se obtm. Produzir a maior felicidade para o maior nmero o q ue faz uma aco ser correcta segundo o utilitarismo.

Vous aimerez peut-être aussi