Vous êtes sur la page 1sur 12

SUMRIO INTRODUO Captulo I A DIGNIDADE HUMANA NO DIREITO CONTEMPORNEO I. ORIGEM E EVOLUO II.

DIREITO COMPARADO, DIREITO INTERNACIONAL E DISCURSO TRANSNACIONAL 1. A Dignidade Humana nas Constituies e na Jurisprudncia de Diferentes Pases 2. A Dignidade Humana nos Documentos e na Jurisprudncia Internacionais 3. A Dignidade Humana no Discurso Transnacional III. A DIGNIDADE HUMANA NOS ESTADOS UNIDOS DA AMRICA IV. ARGUMENTOS CONTRRIOS AO USO DA DIGNIDADE HUMANA COMO UM CONCEITO JURDICO Captulo II A NATUREZA JURDICA E O CONTEDO MNIMO DA DIGNIDADE HUMANA I. A DIGNIDADE HUMANA COMO UM PRINCPIO JURDICO II. A INFLUNCIA DO PENSAMENTO KANTIANO III. O CONTEDO MNIMO DA IDEIA DE DIGNIDADE HUMANA 1. Valor Intrnseco 2. Autonomia 3. Valor comunitrio Captulo III UTILIZAO DA DIGNIDADE HUMANA PARA A ESTRUTURAO DO RACIOCNIO JURDICO NOS CASOS
DIFCEIS

I. ABORTO II. CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO III. SUICDIO ASSISTIDO CONCLUSO I. A UNIDADE NA PLURALIDADE II. EPLOGO: IGUAIS, NOBRES E DEUSES

POST SCRIPTUM O USO DA DIGNIDADE HUMANA PELA JURISPRUDNCIA BRASILEIRA

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS

INTRODUO

O Sr. Wackeneim, na Frana, queria tomar parte em um espetculo conhecido como arremesso de ano, no qual frequentadores de uma casa noturna deveriam atir-lo maior distncia possvel. A Sra. Evans, no Reino Unido, aps perder os ovrios, queria poder implantar em seu tero os embries fecundados com seus vulos e o smen do ex-marido, de quem se divorciara. A famlia da Sra. Englaro, na Itlia, queria suspender os procedimentos mdicos e deix-la morrer em paz, aps dezessete anos em estado vegetativo. O Sr. Ellwanger, no Brasil, gostaria de continuar a publicar textos negando a ocorrncia do Holocausto. O Sr. Lawrence, nos Estados Unidos, desejava poder manter relaes homoafetivas com seu parceiro, sem ser considerado um criminoso. A Sra. Lais, na Colmbia, gostaria de ver reconhecido o direito de exercer sua atividade de trabalhadora do sexo, tambm referida como prostituio. O Sr. Grndgens, na Alemanha, pretendia impedir a republicao de um livro que era baseado na vida de seu pai e que considerava ofensivo sua honra. A Sra. Grootboom, na frica do Sul, em situao de grande privao, postulava do Poder Pblico um abrigo para si e para sua famlia. O jovem Perruche, na Frana, representado por seus pais, queria receber uma indenizao pelo fato de ter nascido, isto , por no ter sido abortado, tendo em vista que um erro de diagnstico deixou de prever o risco grave de leso fsica e mental de que veio a ser acometido.

Todos esses casos reais, decididos por cortes superiores ao redor do mundo, tm um trao em comum: subjacente deciso de cada um deles, de modo implcito ou expresso, esteve presente a necessidade de se fixar o sentido e o alcance da ideia de dignidade humana. Nas ltimas dcadas, a dignidade humana tornou-se um dos maiores exemplos de consenso tico do mundo ocidental, sendo mencionada em incontveis documentos internacionais, em constituies nacionais, leis e decises judiciais. No plano abstrato, poucas ideias se equiparam a ela na capacidade de encantar o esprito e ganhar adeso unnime. Contudo, em termos prticos, a dignidade, como conceito jurdico, frequentemente funciona como um mero espelho, no qual cada um projeta os seus prprios valores. No por acaso, assim, que a dignidade, pelo mundo afora, tem sido invocada pelos dois lados em disputa, em matrias como aborto, eutansia, suicdio assistido, unies homoafetivas, hate speech (manifestaes de dio a grupos
2

determinados, em razo de raa, religio, orientao sexual ou qualquer outro fator), clonagem, engenharia gentica, cirurgias de mudana de sexo, prostituio, descriminalizao das drogas, abate de avies sequestrados, proteo contra a autoincriminao, pena de morte, priso perptua, uso de detector de mentiras, greve de fome e exigibilidade de direitos sociais. A lista longa.

Nos Estados Unidos, as referncias dignidade humana na jurisprudncia da Suprema Corte remontam a dcada de 1940. O uso do conceito no Direito americano, todavia, tem sido episdico e pouco desenvolvido1, relativamente incoerente e contraditrio2, alm de carente de maior especificidade e clareza3. Apesar disso, perceptvel, nos ltimos anos, uma tendncia das cortes americanas ao emprego da ideia de dignidade humana em casos envolvendo direitos fundamentais, como o direito privacidade e igualdade, proibio de buscas e apreenses inconstitucionais e de penas cruis e incomuns, alm do direito de morrer4. A adoo de uma ideia expandida de dignidade humana como um dos fundamentos da Bill of Rights dos Estados Unidos foi louvada como um salto qualitativo por uma srie de renomados autores5, embora essa compreenso no seja unnime. No Judicirio e na academia, vozes como a do Justice Antonin Scalia ou do Professor James Whitman tm enfaticamente contestado a funo da dignidade humana na interpretao constitucional e no raciocnio jurdico em geral, alm de questionar a sua necessidade, convenincia e constitucionalidade6. Mais ainda: alguns encaram com desagrado, quando no com horror, a mera possibilidade de recorrer s contribuies

Vicki C. Jackson, Constitutional Dialogue and Human Dignity: States and Transnational Constitutional Discourse, Montana Law Review, n. 65, 2004, p. 15.
2

Neomi Rao, On the Use and Abuse of Dignity in Constitutional Law, Columbia Journal of European Law, n. 14, 2007-2008, p. 201.
3

Gerald L. Neuman, Human Dignity in United States Constitutional Law. In: Dieter Simon & Manfred Weiss (ed.), Zur Autonomie des Individdums, 2000, p. 250.
4

V. Maxima D. Goodman, Human Dignity in Supreme Court Constitutional Jurisprudence, Nebraska Law Review, n. 84, 2005-2006,p. 740.
5

V. Laurence Tribe, Larry Tribe on Liberty and Equality, disponvel em http://balkin.blogspot.com/2008/05/larry-tribe-on-liberty-and-equality.html (A estratgia que, para mim, permite o melhor vislumbre do infinito aquela que resiste compartimentalizao rgida e que vai alm da dicotomia entre liberdade e igualdade para reconhecer o fundamento ltimo de ambos os conceitos em uma ideia expandida de dignidade humana).
6

V. James Q. Whitman, The Two Western Cultures of Privacy: Dignity versus Liberty, Yale Law Journal, n. 113, 2004, pp. 1151, 1160 e 1221.

doutrinrias e jurisprudenciais estrangeiras sobre a dignidade humana, com a finalidade de estabelecer uma viso comum a respeito do seu significado7.

As ideias que se seguem esto baseadas no pressuposto de que a dignidade humana um conceito valioso, com importncia crescente na interpretao constitucional, e que pode desempenhar um papel central na fundamentao de decises envolvendo questes moralmente complexas. Tendo isso em mente, o presente artigo busca alcanar trs objetivos principais. O primeiro deles demonstrar a importncia que a dignidade humana assumiu na jurisprudncia nacional e internacional, assim como no discurso transnacional8. Procura-se demonstrar, a esse propsito, que os Estados Unidos, embora ainda timidamente, tm se alinhado a essa tendncia, e que no h motivos para que no devesse faz-lo. O segundo objetivo o de precisar a natureza jurdica da dignidade da pessoa humana direito fundamental, valor absoluto ou princpio jurdico? e definir o seu contedo mnimo, o qual, como aqui se sustenta, composto por trs elementos: o valor intrnseco de cada ser humano, a autonomia individual e o valor comunitrio. O propsito visado o de determinar as implicaes jurdicas associadas a cada um desses elementos, isto , estabelecer quais so os direitos fundamentais, os deveres e as responsabilidades que deles derivam. O terceiro e ltimo objetivo mostrar como a definio da natureza jurdica e do contedo mnimo da dignidade humana pode ser til para estruturar o raciocnio jurdico nos casos difceis. Como exemplos para confirmar o argumento central do trabalho, so utilizados os casos do aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo e do suicdio assistido. A globalizao do direito uma caracterstica essencial do mundo moderno9, que promove, no seu atual estgio a confluncia entre Direito Constitucional, Direito Internacional e
7

V. Richard Posner, No Thanks, We Already Have Our Own Laws, Legal Affairs, July/August 2004 (defendendo que o uso de decises estrangeiras, mesmo que de modo limitado, danoso ao Poder Judicirio e reduz a influncia dos juzes).
8

Com a expresso discurso transnacional quer-se significar a meno e o uso argumentativo de jurisprudncia estrangeira e internacional pelo Judicirio de um determinado pas.
9

A respeito do tema da globalizao do Direito, v. Duncan Kennedy, Three Globalizations of Law and

Legal Thought: 1850-2000. In: David Trubek & Alvaro Santos, (eds.), The New Law and Development: A Critical Appraisal, 2006. Sobre a emergncia de um direito transnacional, v. Harold Hongju Koh, The Globalization of Freedom, Yale J. Intl L., n. 26, 2001, p. 205. Sobre constitucionalismo e globalizao, v.

Direitos Humanos. As instituies nacionais e internacionais procuram estabelecer o enquadramento para a utopia contempornea: um mundo de democracias, comrcio justo e promoo dos direitos humanos10. A dignidade humana uma das ideias centrais desse cenrio. J passou o tempo de torn-la um conceito mais substantivo no mbito do discurso jurdico, aonde ela tem frequentemente funcionado como um mero ornamento retrico, cmodo recipiente para um contedo amorfo.

Jeffrey L. Dunoff & Joel P. Trachtman, A Functional Approach to Global Constitutionalism. In: Jeffrey L. Dunoff & Joel P. Trachtman (eds.), Ruling the World: Constitutionalism, International Law, and Global Governance, 2009.
10

embaraoso reconhecer, como o fez a Justice Rosie Abbei da Suprema Corte do Canad, em uma conversa na Harvard Law School no dia 6 de Abril de 2011, que o comrcio internacional avanou muito mais do que os direitos humanos ao longo dos ltimos 60 anos.

Captulo I A DIGNIDADE HUMANA NO DIREITO CONTEMPORNEO

I. ORIGEM E EVOLUO

Em uma linha de desenvolvimento que remonta a Roma antiga, atravessa a Idade Mdia e chega at o surgimento do Estado liberal, a dignidade dignitas era um conceito associado ao status pessoal de alguns indivduos ou proeminncia de determinadas instituies11. Como um status pessoal, a dignidade representava a posio poltica ou social derivada primariamente da titularidade de determinadas funes pblicas, assim como do reconhecimento geral de realizaes pessoais ou de integridade moral12. O termo tambm foi utilizado para qualificar certas instituies, como a pessoa do soberano, a coroa ou o Estado, em referncia supremacia dos seus poderes13. Em cada caso, da dignidade decorria um dever geral de respeito, honra e deferncia, devido queles indivduos e instituies merecedores de tais distines, uma obrigao cujo desrespeito poderia ser sancionado com medidas civis e penais14. At o final do sculo XVIII a dignidade ainda no estava relacionada com os direitos humanos. De fato, na Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789, ela estava entrelaada com ocupaes e posies pblicas15; nos Estados Unidos, as referncias dignidade nos Artigos Federalistas, por exemplo, diziam respeito a cargos, ao governo ou a nao como um todo16. Portanto, na cultura ocidental, comeando com os romanos e chegando at o sculo

11

Christopher McCrudden, Human Dignity and Judicial Interpretation of Human Rights, 19 European Journal of International Law, n. 19, 2008, pp. 655-7.
12

Izhak Englard, Human Dignity: From Antiquity to Modern Israels Constitutional Framework, Cardozo Law Review, n. 21, 1999-2000, pp. 1903 e 1904.
13 14

V. Jean Bodin, Les Six Livres De La Rpublique, 1593, p. 144.

Charlotte Girard e Stphanie Hennette-Vauchez, La Dignit De La Personne Humaine: Recherche Sur Un Processus De Juridicisation, 2005, p. 24.
15

Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, Art. 6: ...todos os cidados so iguais aos olhos da lei e igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo a sua capacidade e sem outra distino que no seja a das suas virtudes e dos seus talentos.
16

V. Jeremy Rabkin, What Can We Learn About Human Dignity from International Law, Harv. J. L. & Pub.

Poly, n. 27, 2003, pp. 145 e 156; e Neomi Rao, On the Use and Abuse of Dignity in Constitutional Law, Columbia Journal of European Law, n. 14, 2007-2008, p. 238.

XVIII, o primeiro sentido atribudo dignidade enquanto categorizao dos indivduos estava associado a um status superior, uma posio ou classificao social mais alta.

Como se percebe, a dignidade em seu sentido pr-moderno pressupunha uma sociedade hierarquizada, na qual a desigualdade entre diferentes categorias de indivduos era parte constitutiva dos arranjos institucionais. De modo geral, a dignidade era equivalente nobreza, implicando em tratamento especial, direitos exclusivos e privilgios. Tendo essas premissas como base, no parece correto entender a ideia contempornea de dignidade humana como um desenvolvimento histrico do conceito romano de dignitas hominis. Incorporada em documentos internacionais, tratados e constituies como a base para uma ordem nacional e internacional fundada sobre a liberdade e a igualdade muitos acrescentariam a solidariedade -, no parece possvel, de modo algum, associar ambas as ideias em uma relao linear de sucesso. A noo atual de dignidade humana no substitui a antiga, pois produto de uma histria diferente, que correu paralelamente narrativa apresentada acima. Deve ficar claro, contudo, que o entendimento atual de dignidade humana possui origens religiosas e filosficas que remontam a muitos sculos, sendo talvez quase to antigo quanto o anterior .

A dignidade humana, como atualmente compreendida, se assenta sobre o pressuposto de que cada ser humano possui um valor intrnseco e desfruta de uma posio especial no universo. Diversas religies, teorias e concepes filosficas buscam justificar essa viso metafsica. O longo desenvolvimento da compreenso contempornea de dignidade humana se iniciou com o pensamento clssico17 e tem como marcos a tradio judaico-crist, o Iluminismo e
17

O primeiro uso registrado da expresso dignidade do homem atribudo ao estadista e filsofo romano Marco Tlio Ccero, no seu tratado De Officis (Sobre os deveres), de 44 A. C., em uma passagem na qual ele distingue a natureza dos homens da dos animais (XXX.105-107): Mas essencial a todas as investigaes sobre o dever, que ns mantenhamos diante de nossos olhos o quo superior o homem , por natureza, do gado e de outros animais: eles no tm pensamento, exceto para o prazer carnal, e procura disso eles so impelidos por cada instinto, mas a mente do homem alimentada pelo estudo e pela meditao; ele est sempre investigando ou agindo, e cativado pelo prazer de ver e ouvir () [106] Disso ns vemos que o prazer carnal no est a altura da dignidade do homem e que devemos desprez-lo e afast-lo de ns; mas, caso se encontre algum que atribui algum valor para a gratificao carnal, ele deve se manter estritamente dentro dos limites da indulgncia moderada. Os desejos e satisfaes fsicas de algum devem, portanto, serem orientados de acordo com as exigncias da sade e da fora, no obedecendo aos chamados do prazer. E se tivermos em mente a superioridade e a dignidade da nossa natureza, devemos perceber quo errado abandonar-nos ao excesso e viver na luxria, voluptuosamente, e quo correto viver de forma parcimoniosa, com autonegao, simplicidade e sobriedade. V. texto integral em ingls (Walter Miller, 1913) em

o perodo imediatamente posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial. Sob uma perspectiva religiosa, o monotesmo hebraico tem sido considerado como o ponto inicial: a unidade da raa humana o corolrio natural da unidade divina18. As ideias centrais que esto no mago da dignidade humana podem ser encontradas no Velho Testamento, a Bblia Judaica: Deus criou o ser humano sua prpria imagem e semelhana (Imago Dei)19 e imps sobre cada pessoa o dever de amar seu prximo como a si mesmo20. Essas mximas so repetidas no Novo Testamento cristo21. Devido a sua influncia decisiva sobre a civilizao ocidental, muitos autores enfatizam o papel do cristianismo na formao daquilo que veio a ser conhecido como dignidade humana, encontrando nos Evangelhos elementos de individualismo, igualdade e solidariedade que foram fundamentais no desenvolvimento contemporneo da sua abrangncia22. difcil exagerar o papel que o cristianismo em geral, assim como a Igreja Catlica e os reis e filsofos catlicos, desempenharam na histria da cultura europeia, particularmente aps o sculo IV. No deve ser ignorado, contudo, que a Igreja em si, como uma instituio humana, tem estado em desacordo

HTTP://www.constitution.org/rom/de_officiis.htm. Para um comentrio sobre o pensamento de Ccero e sobre a influncia que ele sofreu da filosofia grega, especialmente do estoicismo, v. Hubert Cancik, Dignity of Man and Persona in Stoic Anthropology: Some Remarks on Cicero, De Officis I 105-107. In: David Kretzmer and Eckart Klein (eds.), The Concept of Human Dignity in Human Rights Discourse, 2002, pp. 20-21. Cancik observa que Ccero foi bastante influenciado por um autor grego, Pancio de Rodes, citado diversas vezes em De Officis. O texto grego, contudo, foi perdido e, dessa forma, o escrito de Ccero permanece como o primeiro uso documentado da expresso "dignidade do homem". Hubert Cancik, Dignity of Man and Persona in Stoic Anthropology: Some Remarks on Cicero, De Officis I 105107, 2002, p. 22.
18

Hershey H. Friedman, Human Dignity and the Jewish Tradition, 2008, mimeografado em http://www.jlaw.com/Articles/HumanDingnity.pdf.
19 20 21 22

Gnesis 1:26 e 1:27. Levtico 19:18. Efsios 4:24 e Mateus 22:39.

No que se refere ao individualismo, o cristianismo surgiu como uma religio de indivduos cujo relacionamento com Deus era independente de pertencimento a qualquer comunidade, nao ou Estado. A igualdade essencial dos indivduos diante de Deus afirmada na conhecida passagem de So Paulo: No h judeu ou gentio, nem escravos ou libertos, nem homens ou mulheres, pois todos vocs so um s em Jesus Cristo (Galtas 3:28). O papel central da solidariedade e da misericrdia no cristianismo sintetizado em Mateus 22:37-40: Ame o Senhor seu Deus com todo o seu corao, com toda a sua alma e com toda a sua mente. Esse o primeiro e o maior dos deveres. E o segundo esse: Ame seu prximo como a si mesmo. Todas as Leis e todos os Profetas se equilibram sobre esses dois mandamentos. V. Christian Starck, The Religious and Philosophical Background of Human Dignity and Its Place in Modern Constitutions. In: David Kretzmer and Eckart Klein (eds.), The Concept of Human Dignity in Human Rights Discourse, 2002, p. 181.; Ana Paula de Barcellos, A Eficcia Jurdica dos Princpios: O Princpio da Dignidade da Pessoa Humana, 2008, pp. 122-128; e Maria Celina Bodin de Moraes, O Conceito de Dignidade Humana: Substrato Axiolgico e Contedo Normativo. In: Ingo Wolfgang Sarlet (ed.), Constituio, Direitos Fundamentais e Direito Privado, 2003, pp. 111-112.

com a dignidade humana em diversas ocasies, incluindo sua participao na diviso da sociedade em propriedades, no apoio a escravido e na perseguio de hereges 23, como at os fiis mais devotos reconhecem24. Aps o Renascimento, a lenta mas constante secularizao da sociedade progressivamente reduziu a influncia temporal da religio25. Em relao s origens filosficas da dignidade humana, o grande orador e estadista romano Marco Tlio Ccero foi o primeiro autor a empregar a expresso dignidade do homem, no sentido que vem sendo explorado pelo presente artigo26. O conceito surgiu, portanto, com contornos puramente filosficos, derivados da tradio poltica romana, sem qualquer conotao ou conexo religiosa. Desde essa primeira utilizao, ele tem sido associado com a razo e com a capacidade de tomar livremente decises morais27. Ao longo da Idade Mdia, a dignidade humana esteve entrelaada com a religio; na civilizao ocidental, as tradies ticas e religiosas tradicionalmente tm se sobreposto28. Foi apenas em 1486, com Giovanni Picco, Conde de Mirandola, que a ratio philosophica comeou a se afastar de sua subordinao ratio theologica. Seu famoso discurso Oratio de Hominis Dignity (Orao Sobre a Dignidade do Homem) considerado o manifesto fundador do humanismo renascentista. Nesse texto, Pico della Mirandola justifica a importncia da busca humana pelo conhecimento, trazendo o homem e a razo para o centro do mundo, no limiar da Idade Moderna29. No chega a ser uma surpresa,
23

Christian Starck, The Religious and Philosophical Background of Human Dignity and Its Place in Modern Constitutions. In: David Kretzmer and Eckart Klein (eds.), The Concept of Human Dignity in Human Rights Discourse, 2002, p. 181.
24

John B. Cobb Jr., Human Dignity and the Christian Tradition, disponvel em http://www.religiononline.org/showarticle.asp?title=100.
25

Para uma dura crtica do cristianismo e do papel da religio nas grandes questes morais da contemporaneidade, v. A.C. Grayling, Meditations for the Humanist: Ethics for a Secular Age, 2002.
26 27

V. nota 19. Hubert Cancik, Dignity of Man and Persona in Stoic Anthropology: Some Remarks on Cicero, De

Officis I 105-107. In: David Kretzmer and Eckart Klein (eds.), The Concept of Human Dignity in Human Rights Discourse, 2002, p. 27.
28

V. Frederick Copleston, A History of Philosophy, 1960, p. 394 (Na Idade Mdia a filosofia foi fortemente influenciada pela teologia, a rainha das cincias ); e Max Weber, On Law in Economy and Society (Edward Shils and Max Rheinstein, trans, Harvard University Press), 1969, p. 226 (Tambm possvel, contudo, que a prescrio religiosa nunca tenha se diferenciado das normas seculares e que a combinao caracteristicamente teocrtica entre religio e prescrio ritualstica com normas legais, permanea intocada). V. tambm, Henrique Cludio de Lima Vaz, tica e Direito, 2002, p. 37.
29

V. Pico della Mirandola, Oratio de Hominis Dignitate, disponvel em http://www.wsu.edu:8080/~wldciv/world_civ_reader/world_civ_reader_1/pico.html. Embora o texto esteja repleto de referncias a Deus, o Supremo Arquiteto do Universo, ele enfatiza o papel decisivo do

portanto, que suas teses tenham sido consideradas herticas pelo Papa Inocncio VIII e consequentemente proibidas pela Inquisio30. Diversos outros pensadores forneceram importantes contribuies para o delineamento da ideia moderna de dignidade humana, incluindo o telogo espanhol Francisco de Vitoria, conhecido pela defesa firme dos direitos dos indgenas contra a ao dos colonizadores no Novo Mundo31; e o filsofo alemo Samuel Pufendorf, um precursor do Iluminismo e um pioneiro na concepo secular de dignidade humana, a qual ele fundou sobre a liberdade moral32.

conhecimento e da autodeterminao: [Deus disse ao homem] Ns o colocamos no centro do mundo para que voc possa analisar tudo o mais que nele existe. Ns no o fizemos nem de material celestial nem terrestre, de modo que, com livre arbtrio e dignidade, voc possa moldar a si mesmo da forma que escolher. A voc concedido o poder de degradar a si mesmo at as mais baixas formas de vida, como as feras, a voc concedido o poder, contido no seu intelecto e julgamento, de renascer na mais elevada das formas, a divina. (...) Imagine! A grande generosidade de Deus! A felicidade do homem! Ao homem permitido ser qualquer coisa que ele escolher! (...) Acima de tudo, ns no deveramos fazer dessa liberdade de escolha que Deus nos deu algo nocivo, pois ela se destinava a ser algo que nos beneficiasse. Deixe uma santa ambio entrar em nossas almas; no nos deixe contentar-nos com a mediocridade, mas sim lutar por uma maior elevao e dispender todas as nossas foras para alcan-la ".
30

Suas teses foram declaradas "em parte herticas, em parte a flor da heresia, vrias so escandalosas e ofensivas aos ouvidos piedosos; nada fazem, seno reproduzir os erros dos filsofos pagos... outras so capazes de inflamar a impertinncia dos judeus; algumas delas, finalmente, sob o pretexto de filosofia natural, beneficiam artes que so inimigas da f catlica e da raa humana". V. Giovanni Pico della Mirandola, De la Dignit de LHomme: Biographie, disponvel em http://www.lybereclat.net/lyber/mirandola/picbio.html. A traduo do francs para o ingls foi obtida em http://en.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Pico_della_Mirandola.
31

Francisco de Vitoria (1492-1546) foi um telogo e filsofo neoescolstico, fundador da Universidade de Salamanca, e contemporneo do incio da colonizao do Novo Mundo pela Espanha. Indagado a respeito da conquista dos astecas e dos incas e do abuso de poder por parte dos conquistadors e funcionrios reais, o telogo de Salamanca afirmou que a Espanha no tem o direito intrnseco, segundo o Direito Natural, de conquistar reinos ndgenas ou desapossar seus habitantes de sua propriedade: ela tem apenas o direito de pregar o cristianismo para os povos do Novo Mundo. V. Edwin Williamson, The Penguin History of Latin America, 2009, pp. 64-65.
32

Samuel von Pufendorf (1632-1694) publicou diversos trabalhos importantes, sendo que o mais famoso De officio hominis et civis juxta legem naturalem libri duo, cuja verso em ingls On The Duty of Man and Citizen According to the Natural Law (1673), pode ser encontrada em http://www.lonang.com/exlibris/pufendorf/index.html. O livro contm um captulo chamado Sobre o Reconhecimento da Igualdade Natural dos Homens. Em uma outra obra, De Iure Naturae et Gentim (1672), no item 2.1.5, Pufendorf utilizou expressamente o termo dignidade: A maior dignidade para o homem deriva disso, que ele tem uma alma imortal que se distingue pela luz da inteligncia, da capacidade de decidir e escolher (...) Devido a sua alma, o homem tido como um animal mais santo que os demais, capaz de reflexo profunda e apto a governar sobre os outros animais. " Uma verso original desse texto pode ser encontrada em http://www.archive.org/stream/samuelispufendor1672pufe#page/n19/mode/2up.

10

Embora no se devam ignorar as contribuies dos tericos contratualistas como Hobbes, Locke e Rousseau com suas importantes ideias de direito natural, liberdade e democracia, respectivamente -, foi apenas com o Iluminismo que o conceito de dignidade humana comeou a ganhar impulso. Somente ento a busca pela razo, pelo conhecimento e pela liberdade foi capaz de romper a muralha do autoritarismo, da superstio e da ignorncia, que a manipulao da f e da religio havia construdo em torno das sociedades medievais33. Como Peter Gay afirmou em seu livro clssico, o Iluminismo foi um programa de secularismo, humanismo, cosmopolitismo e liberdade, um paganismo moderno, visando emancipao dos dogmas cristos com seu circulo sagrado, que compreendia textos bblicos, hierarquia clerical e aristocracia hereditria e do pensamento clssico34. Com isso, veio a centralidade do homem, ao lado do individualismo, do liberalismo, do desenvolvimento da cincia, da tolerncia religiosa e do advento da cultura dos direitos individuais, ideias que fomentaram as revolues liberais nos Estados Unidos e na Frana. Em sua fase avanada, o Iluminismo produziu seu representante mais proeminente, Immanuel Kant, o celebrado e reverenciado autor de um complexo e sofisticado sistema de pensamento. Kant definiu o Iluminismo como a sada do ser humano da sua auto-imposta imaturidade35. Algumas de suas ideias sero objeto de discusso mais aprofundada no presente artigo.

Ao lado dos marcos religiosos e filosficos j identificados, existe um marco histrico significativo, que foi decisivo para o delineamento da noo atual de dignidade humana: os horrores do nacional-socialismo e do fascismo, e a reao que eles provocaram aps o fim da Segunda Guerra Mundial. Na reconstruo de um mundo moralmente devastado pelo totalitarismo e pelo genocdio, a dignidade humana foi incorporada ao discurso poltico dos vitoriosos como uma das bases para uma longamente aguardada era de paz, democracia e

33

Sobre o Iluminismo, v. Peter Gay, The Enlightenment: An Interpretation (1977); Paul Hazard, European Thought in the Eighteenth Century (trad. J. Lewis May, Yale University Press); e Ernst Cassirer, The Philosophy of the Enlightenment (1960) (trad. Fritz C.A. Koelln e James P. Pettegrove, The University Press).
34 35

Peter Gay, The Enlightenment: An Interpretation, 1977, pp. xi, 3 e 358.

Immanuel Kant, An Answer to the Question: What is Enlightenment? In: James Schmidt (ed.), What Is Enlightenment?, 1996, pp. 58, 62 e 63.

11

proteo dos direitos humanos36. A dignidade humana foi ento importada para o discurso jurdico devido a dois fatores principais. O primeiro deles foi a incluso em diferentes tratados e documentos internacionais, bem como em diversas constituies nacionais, de referncias textuais dignidade humana. O segundo fator corresponde a um fenmeno mais sutil, que se tornou mais visvel com o passar do tempo: a ascenso de uma cultura jurdica ps-positivista, que reaproximou o direito da moral e da filosofia poltica, atenuando a separao radical imposta pelo positivismo pr-Segunda Guerra37. Nessa teoria jurdica renovada, na qual a interpretao das normas legais fortemente influenciada por fatos sociais e valores ticos, a dignidade humana desempenha um papel proeminente. Conclui-se aqui, ento, o breve esboo da trajetria religiosa, filosfica, poltica e jurdica da dignidade humana em direo ao seu sentido contemporneo.

36

Para uma viso idiossincrtica e contrria ao conhecimento convencional, pela associao da noo de dignidade humana com a histria do fascismo e do nazismo, v. James Q. Whitman, The Two Western Cultures of Privacy: Dignity versus Liberty, Yale Law Journal, n. 113, 2004, pp. 1166 e 1187. O principal problema da anlise de Whitman que no seu texto ele no faz a distino adequada entre os significados antigo e contemporneo da dignidade humana, equiparando esse conceito com honra pessoal.
37

Na Europa, e particularmente na Alemanha, a reao contra o positivismo comeou com a obra de Gustav Radibruch, Fnf Minuten Rechtsphilosphie (Cinco Minutos de Filosofia do Direito) de 1945, que influenciou muito o delineamento da jurisprudncia dos valores que, por sua vez, gozou de bastante prestgio no perodo ps-Segunda Guerra. Na tradio anglo-americana, a obra A Theory of Justice, de John Rawls, publicada em 1971, tem sido considerada um marco no processo de aproximao de elementos da tica e da filosofia poltica com a Teoria do Direito. O ataque geral de Ronald Dworkin contra o positivismo por meio do seu artigo The Model of Rules (University of Chicago Law Review, N. 35, pp. 14 e 17, 1967) outro poderoso exemplo dessa tendncia. Na Amrica Latina, o livro tica y Derechos Humanos, de Carlos Santiago Nino, publicado em 1984 (a verso em ingls, intituladaThe Ethics and Human Rights, de 1991), igualmente representativo da cultura ps-positivista.

12

Vous aimerez peut-être aussi