Vous êtes sur la page 1sur 43

RESUMO DE PNEUMTICA Definies Presso Atmosfrica a presso exercida pela atmosfera terrestre medida em um barmetro.

. Ao nvel do mar esta presso aproximadamente de 760 mmHg; Presso Relativa a presso medida em relao presso atmosfrica, tomada como unidade de referncia. O fato de se omitir esta informao na Figura 2 Diagrama de presses.indstria significa que a maior parte dos instrumentos medem presso relativa. Escalas de presso A presso, provavelmente, a grandeza fsica que possui a maior quantidade de unidades de medida. Presso Absoluta a soma da presso relativa e atmosfrica, tambm se diz que medida a partir do vcuo absoluto. As mais utilizadas so: a) atmosfera (ata ou ate: ata e atmosfera Ao se exprimir um valor de presso, absoluta e ate atmosfera efetiva); determinar se a presso relativa ou absoluta. b) kg/cm2 ; c) p.s.i. (pounds per square inch ou libras Presso Negativa ou Vcuo por polegada quadrada); quando um sistema tem presso relativa d) O Pascal (Pa), ou seja, N/m2; e, as menor que a presso atmosfrica; e) unidades em altura de coluna lquida. Presso Diferencial A relao entre as vrias grandezas : a diferena entre duas presses, sendo representada pelo smbolo P (delta P). Essa diferena de presso normalmente utilizada para medir vazo, nvel, presso, etc. Presso Esttica Temperatura o peso exercido por um lquido em repouso ou que esteja fluindo perpendicularmente a tomada de impulso, por unidade de rea exercida; Presso Dinmica ou Cintica

A primeira escala de temperatura foi a de Farenheit em 1714, no qual se convencionou 32 F para a temperatura de congelamento de uma mistura entre gelo e amnia e 212 F para a temperatura de ebulio da gua. A diferena entre estes pontos foi dividida em 180 partes iguais a qual se deu o nome de grau Farenheit. a presso exercida por um fludo em movimento. medida fazendo a tomada de impulso de tal forma que recebe o impacto do fluxo. Os compressores so mquinas destinadas a elevar a presso de um certo volume de ar, admitido nas condies atmosfricas, at uma determinada presso, exigida na execuo dos trabalhos realizados pelo ar comprimido.

2.0 - CLASSIFICAO E DEFINIO SEGUNDO OS PRINCPIOS DE TRABALHO So duas as classificaes fundamentais para os princpios de trabalho, ou seja: Deslocamento Positivo: Baseia-se fundamentalmente na reduo de volume. O ar admitido em uma cmara isolada do meio exterior, onde seu volume gradualmente diminudo, processando-se a compresso. Quando uma certa presso atingida, provoca a abertura de vlvulas de descarga, ou simplesmente o ar empurrado para o tubo de descarga durante a contnua diminuio do volume da cmara de compresso. Compressor Dinmico de Fluxo Radial O ar acelerado a partir do centro de rotao, em direo periferia, ou seja, admitido pela primeira hlice (rotor dotado de lminas dispostas radialmente), axialmente, acelerado e expulso radialmente. Deslocamento dinmico: A elevao da presso obtida por meio de converso de energia cintica em energia de presso, durante a passagem do ar atravs do compressor. O ar admitido colocado em contato com impulsores (rotor laminado) dotados de alta velocidade. Este ar acelerado, atingindo velocidades elevadas e conseqentemente os impulsores transmitem energia cintica ao ar. Posteriormente, seu escoamento retardado por meio de difusores, obrigando a uma elevao na presso. Quando vrios estgios esto reunidos em uma carcaa nica, o ar obrigado a passar por um difusor antes de ser conduzido ao centro de rotao do estagio seguinte, causando a converso de energia cintica em energia de presso. A relao de compresso entre os estgios determinada pelo desenho da hlice, sua velocidade tangencial e a densidade do gs. Compressores O resfriamento entre os estgios, a princpio, era realizado atravs de camisas de gua nas paredes internas do compressor. Atualmente, existem O difusor uma espcie de duto que provoca diminuio na velocidade de escoamento de um fluido, causando aumento de presso. Compressor de Parafuso Este compressor dotado de uma carcaa onde giram dois rotores helicoidais em sentidos opostos. Um dos rotores possui lbulos convexos, o outro uma depresso cncava e so denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fmea. Os rotores so sincronizados por meio de

engrenagens, mas existem fabricantes que fazem com que um rotor acione o outro por contato direto. O processo mais comum acionar o rotor macho, obtendo-se uma velocidade menor do rotor fmea. Estes rotores revolvem-se numa carcaa cuja superfcie interna consiste de dois cilindros ligados como um "oito". Nas extremidades da cmara existem aberturas para admisso e descarga do ar. O ciclo de compresso pode ser seguido pelos itens a,b,c,d da figura 3. O ar presso atmosfrica ocupa espao entre os rotores e, conforme eles giram, o volume compreendido entre os mesmos isolado da admisso. Em seguida, comea a decrescer, dando incio compresso. Esta prossegue at uma posio tal que a descarga descoberta e o ar descarregado continuamente, livre de pulsaes. No tubo de descarga existe uma vlvula de reteno, para evitar que a presso faa o compressor trabalhar como motor durante os perodos em que estiver parado.

Compressor de Simples Efeito ou Tipo Tronco Compressores Este tipo de compressor leva este nome por ter somente uma cmara de compresso, ou seja, apenas a face superior do pisto aspira o ar e comprime; a cmara formada pela face inferior esta em conexo com o crter. O pisto est ligado diretamente ao virabrequim por uma biela (este sistema de ligao denominado tronco), que proporciona um movimento alternativo de sobe e desce ao pisto, e o empuxo totalmente transmitido ao cilindro de compresso. Iniciado o movimento descendente, o ar aspirado por meio de vlvulas de admisso, preenchendo a cmara de compresso. A compresso do ar tem incio com o movimento da subida. Aps obter-se uma presso suficiente para abrir a vlvula de descarga, o ar expulso para o sistema. Compressor de Duplo Efeito ou Tipo Cruzeta Este compressor assim chamado por ter duas cmaras, ou seja, as duas faces do mbolo aspiram e comprimem. O virabrequim est ligado a uma cruzeta por uma biela; a cruzeta, por sua vez, est ligada ao mbolo por uma haste. Desta maneira, consegue-se transmitir movimento alternativo ao mbolo, alm do que, a fora de empuxo no mais transmitida ao cilindro de compresso e sim s paredes guias da cruzeta. O mbolo efetua o movimento descendente e o ar admitido na cmara superior, enquanto que o ar contido na cmara inferior comprimido e expelido. Procedendo-se o movimento oposto, a cmara que havia efetuado a admisso do ar realiza a sua compresso e a que havia comprimido efetua a admisso. Os movimentos prosseguem desta maneira, durante a marcha do trabalho.

PARTES PRINCIPAIS Cilindros (Cabeotes) So executados, geralmente, em ferro fundido perltico de boa resistncia mecnica, com dureza suficiente e boas caractersticas de lubrificao devido presena de carbono sob a forma de grafite. Pode ser fundido com aletas para resfriamento com ar, ou com paredes duplas para resfriamento com gua (usam-se geralmente o bloco de ferro fundido e camisas de ao). A quantidade de cilindros com camisas determina o nmero de estgios que podem ser: mbolo (pisto) O seu formato varia de acordo com a articulao existente entre ele e a biela.

Captulo 2: Compressores - 8 Nos compressores de simples efeito, o p da biela se articula diretamente sobre o pisto e este, ao subir, provoca empuxo na parede do cilindro. Em conseqncia, o mbolo deve apresentar uma superfcie de contato suficiente. No caso de duplo efeito, o empuxo lateral suportado pela cruzeta e o mbolo rigidamente preso haste. Os mbolos so feitos de ferro fundido ou ligas de alumnio.

Resfriamento gua Os blocos dos cilindros so dotados de paredes duplas, entre as quais circula gua. A superfcie que exige um melhor resfriamento a do cabeote, pois permanece em contato com o gs ao fim da compresso. No resfriador intermedirio empregam-se, em geral, tubos com aletas. O ar a ser resfriado passa em torno dos tubos, transferindo o calor para a gua em circulao. Esta construo preferida, pois permite maior vazo e maior troca de calor. A gua utilizada para este fim deve ter baixa temperatura, presso suficiente, estar livre de impurezas e ser mole, isto , conter pouco teor de sais de clcio ou outras substncias.

Resfriamento a Ar Compressores pequenos e mdios podem ser, vantajosamente, resfriados a ar num sistema muito prtico, particularmente em instalaes ao ar livre ou onde o calor pode ser retirado facilmente das dependncias. Nestes casos, o resfriamento a ar a alternativa conveniente. Existem dois modos bsicos de resfriamento por ar: a) Circulao - os cilindros e cabeotes, geralmente, so aletados a fim de proporcionar maior troca de calor, o que feito por meio da circulao do ar ambiente e com auxlio de hlices nas polias de transmisso; b) Ventilao Forada - a refrigerao interna dos cabeotes e resfriador intermedirio conseguida atravs de ventilao forada, ocasionada por uma ventoinha, obrigando o ar a circular no interior do compressor. MANUTENO DO COMPRESSOR A manuteno do compressor uma tarefa muito importante dentro do setor industrial. imprescindvel seguir as instrues recomendadas pelo fabricante, o qual conhece os pontos vitais do equipamento. Um plano semanal de manuteno deve ser previsto e, nele, programado uma verificao no nvel de lubrificao nos lugares apropriados e, particularmente, nos mancais do compressor, motor e no crter. Neste mesmo prazo, deve-se prever a limpeza do filtro de ar e a verificao experimental da vlvula de segurana, para comprovao do seu real funcionamento. Alm disto, tambm necessria a verificao fixao do volante sobre o eixo de manivelas. IRREGULARIDADES NA COMPRESSO 1)AQUECIMENTO: a) Falta de leo no crter; b) Vlvulas presas; c) Ventilao insuficiente; d) Vlvulas sujas e) leo do crter viscoso demais; f) Vlvulas de recalque quebradas; g) Filtro de ar entupido 2)BARULHO ANORMAL OU BATIDAS: a) Carvo no pisto; b) Folga ou desgaste nos pinos que prendem as buchas e os pistes; c) Jogo nos mancais das buchas no eixo das manivelas; d) Desgaste nos mancais principais; e) Vlvulas mal assentadas

f) Volante solto RESERVATRIO DE AR COMPRIMIDO Um sistema de ar comprimido dotado, geralmente, de um ou mais reservatrios, desempenhando as seguintes funes: a) Armazenar o ar comprimido; b) Resfriar o ar auxiliando na eliminao do condensado; c) Compensar as flutuaes de presso em todo o sistema de distribuio; d) Atuar como amortecedor de pulsaes; e) Controlar as marchas dos compressores, etc. Os reservatrios so dotados ainda de manmetro e vlvula de segurana e so submetidos a uma prova de presso hidrosttica, antes da utilizao.

MATERIAL DA TUBULAO Tubulaes Principais Na escolha do material da tubulao existem vrias possibilidades: a) Cobre - Tubo de ao preto; b) Lato - Tubo de ao zincado (galvanizado); c) Ao liga - Material sinttico.

Toda tubulao deve ser fcil de instalar, resistente corroso e de preo vantajoso. EQUIPAMENTOS 1)FILTRO DE AR

filtro de ar comprimido reter as partculas de impureza, bem como a gua condensada presentes no ar que passa por ele. DRENOS DOS FILTROS Os drenos so dispositivos fixados na parte inferior dos corpos que servem para eliminar o condensado e impurezas, retidos pela ao de filtragem. Podem ser manuais ou automticos. a)DRENO MANUAL A-Dreno manual B-Defletor interior C-Corpo D- Defletor superior E-Orificio de entrada F-Elemento filtrante G-Orificio de sada

b)DRENO AUTOMTICO O dreno automtico utilizado para evacuar o condensado retido no interior do corpo, sem necessidade de interferncia humana.

Pelo furo nmero 6, o condensado atinge a cmera entre as vedaes 1 e 2. Com o aumento do nvel do condensado o flutuador nmero 3 se ergue. A um determinado nvel, abre-se a passagem nmero 7. O ar comprimido existente no corpo passa por ela e desloca o mbolo nmero 5 para a direita. Com isso se abre o escape para o condensado. Pelo escape nmero 4, o ar s passa lentamente, mantendo-se com isso, aberta por um tempo ligeiramente maior a sada do condensado. REGULADOR DE PRESSO COM EXAUSTO O regulador tem por funo manter constante a presso de trabalho (secundrio) independente da presso da rede (primria) e consumo do ar. A presso primria tem que ser sempre maior que a secundria. A presso regulada por meio da membrana (1). Uma das faces da membrana submetida presso de trabalho. De outro lado, atua uma mola (2) cuja presso ajustvel por meio de um parafuso de regulagem (3). Com aumento da presso de trabalho a membrana se movimenta contra a fora da mola. Com isso, a seco nominal de passagem na sede da vlvula (4) diminui progressivamente, ou se fecha totalmente. Isto significa que a presso regulada pelo fluxo. Na ocasio do consumo a presso diminui e a fora da mola reabre a vlvula. Com isso, o manter da presso regulada se torna um constante abrir e fechar da vlvula. Para evitar a ocorrncia de uma vibrao indesejvel, sobre o prato da vlvula (6) constitudo um amortecimento por mola (5) ou ar. A presso de trabalho indicada por um manmetro. Se a presso crescer demasiado do lado secundrio, a membrana pressionada contra a mola. Com isso, abre-se a parte central da membrana e o ar em excesso vai pelo furo de escape para a atmosfera.

Regulador de presso com exausto (escape).

Regulador de presso sem escape. MANMETROS A presso, como citado anteriormente, normalmente medida em relao presso atmosfrica e chamada presso relativa. Pode ser positiva ou negativa. A presso no vcuo menor que a presso atmosfrica. A presso absoluta igual soma das presses atmosfrica e relativa. Existem trs categorias de medidores de presso: a) Manmetros em que a medio de presso se faz por equilbrio com uma coluna de lquido de densidade conhecida; MANMETRO DE DIAFRAGMA:O manmetro de diafragma, tambm conhecido por manmetro de Bourdon, pertence a este ltimo conjunto de medidores

b) Princpio de funcionamento do manmetro.

c)Vista interna do manmetro:

LUBRIFICADOR DE AR COMPRIMIDO O lubrificador tem a tarefa de abastecer suficientemente, com materiais lubrificantes, os elementos pneumticos. Os lubrificadores de leo trabalham, geralmente, segundo o princpio Venturi. A diferena de presso DeltaP (queda de presso), ente a presso antes do bocal nebulizador e a presso no ponto estrangulador do bocal, ser aproveitada para sugar o leo de um reservatrio e de mistur-lo com o ar em forma de neblina. O lubrificador de ar somente comea a funcionar quando existe um fluxo superficialmente grande. Quando houver uma pequena demanda de ar, a velocidade no bocal insuficiente para gerar uma depresso (baixa presso) que possa sugar o leo do reservatrio. Deve-se, portanto, prestar ateno aos valores de vazo (fluxo) indicados pelo fabricante. O funcionamento do lubrificador, baseando-se na figura , o que segue:

A corrente de ar no lubrificador vai de A para B. A vlvula de regulagem H desvia o ar atravs do bocal C para o ambiente do reservatrio. O ar se enriquece com o leo, o qual corre, provocada pela presso no reservatrio e pela depresso em C atravs da mangueira plstica, caindo no ambiente D. Com o parafuso de regulagem K dada a possibilidade de regular as gotas de leo por unidade de tempo. O desvio do ar, enriquecido com leo, feito por intermdio da bucha F. As gotas grandes demais recaem no ambiente E. Somente a neblina ar-leo chega atravs do canal G, para sada B.

LUBRIFICADOR DE AR COMPRIMIDO

DIFERENAS CONSTRUTIVAS DOS CILINDROS PNEUMTICOS Existem dois tipos de cilindros, ou seja, de simples efeito ou simples ao e duplo efeito ou dupla ao, com e sem amortecimento. Alm disto existem outros tipos de construo derivados, tais como:

Figura 1 - Cilindro de simples ao. Basicamente, existem dois tipos de cilindros, ou seja, de simples efeito ou simples ao e duplo efeito ou dupla ao, com e sem amortecimento. Alm disto existem outros tipos de construo derivados, tais como: Elementos pneumticos de Funo Retilnea Na execuo mostrada na figura 1, o curso de trabalho feito por uma mola e o retrocesso por ar comprimido. Um de seus empregos tpicos a atuao ao faltar energia como em freios de caminhes e a) - Cilindro de dupla ao com haste dupla; b) Cilindro duplex contnuo (Tandem); c) - Cilindro duplex geminado (mltiplas posies); Neste captulo so analisados os cilindros pneumticos e os seus tipos. d) - Cilindro de impacto; e) - Cilindro de trao por cabos. CILINDROS DE SIMPLES AO so acionados por ar comprimido de um s lado e, portanto, trabalham em apenas uma direo. Eexistem dois tipos de cilindros, ou seja, de simples efeito ou simples ao e duploefeito ou dupla ao, com e sem amortecimento.Alm disto existem outros tipos de construoderivados, tais como: a) - Cilindro de dupla ao com haste dupla b) Cilindro duplex contnuo (Tandem); c) Cilindro duplex geminado (mltiplas posies); Neste captulo so analisados os cilindros pneumticos e os seus tipos. d) - Cilindro de impacto; e) - Cilindro de trao por cabos. Os motores pneumticos esto classificados, segundo a construo, como: a) Motor de pisto; b) Motor de palhetas; c) Motor de engrenagem; d) Turbinas. So caractersticas desses motores:

a) Regulagem sem escala de rotao e do momento de toro; b) Construo leve e pequena; c) Seguro contra sobre carga; d) Insensvel contra poeira, gua, calor, frio; 3.0 - MOTOR DE LAMELAS (PALHETAS) Graas construo simples e de pequeno peso, os motores pneumticos geralmente so fabricados como mquinas rotativas com lamelas. e) Seguro contra exploso; f) Grande faixa de rotao; g) Conservao e manuteno insignificantes; Estes so, em princpio, contrrios aos compressores de clulas mltiplas (compressor h) Sentido de rotao fcil de inverter. rotativo). O rotor est fixado excentricamente em um espao cilndrico. O rotor dotado de ranhuras. As palhetas colocadas nas ranhuras sero, pela fora centrfuga, afastadas contra a parede interna do cilindro. As vedaes individuais das cmaras so garantidas. 2.0 MOTORES DE PISTO Este tipo est sub-classificado em motores de pisto radial e axial. Por pistes em movimento inverso, o ar, atravs de uma biela, aciona o eixo de motor. Para que seja garantido um movimento sem golpes e vibraes so necessrios vrios pistes. A capacidade dos motores depende da presso de entrada, nmero de pistes, rea dos pistes e do curso dos mesmos. Por meio de pequena quantidade de ar, as palhetas sero afastadas contra a parede interna do cilindro, j antes de acionar o motor. Elementos Pneumticos de Ao Rotativa Em tipos de construo diferente, o encosto das palhetas feito por presso de molas. Motores desta execuo tm geralmente entre trs a dez palhetas. Estas formam no motor cmaras de trabalho, nas quais pode atuar o ar, sempre de acordo com o tamanho da rea das palhetas. O ar entra na cmara menor, se expandindo na medida do aumento da cmara.

MOTORES DE ENGRENAGEM A gerao do momento de toro efetua-se nesta construo pela presso de ar contra os flancos dos dentes de duas engrenagens engrenadas Uma engrenagem montada fixa no eixo do motor, a outra livre no outro eixo. TURBO-MOTORES

Turbo-motores somente podem ser empregados para trabalhos leves. A faixa de rotao, porm, muito ampla (em equipamentos dentrios at 500.000 rpm). O modo de atuar corresponde ao contrrio do princpio de um tubo compressor. VLVULAS PNEUMTICAS Os comandos pneumticos consistem em elementos de sinal, elementos de comando e elementos de trabalho. Os elementos emissores de sinal e de comando influenciam o processo dos trabalhos, razo pela qual so denominados por vlvulas. As vlvulas so aparelhos de comando ou de regulagem de partida, parada e direo. Elas comandam tambm a presso ou a vazo do meio de presso armazenada em um reservatrio ou movimentada por uma hidrobomba. A denominao vlvula vlida, correspondendo linguagem internacionalmente usada, para todos tipos de construo: registros, vlvulas de esfera, vlvulas de assento, vlvulas direcionais, etc. Esta validade definida pela norma DIN 24300, conforme recomendao da CETOP (Comisso Europia de Transmisso leo-Hidrulicas e Pneumticas). As vlvulas, segundo as suas funes, so subdivididas em cinco grupos: a) Vlvulas direcionais; b) Vlvulas de bloqueio; c) Vlvulas de presso; d) Vlvulas de fluxo (vazo); e) Vlvulas de fechamento. 2.0 VLVULAS DIRECIONAIS As vlvulas direcionais so aparelhos que influenciam o percurso de um fluxo de ar, principalmente nas partidas, nas paradas e na direo do fluxo. 2.1 Simbologia de Vlvulas Em esquemas pneumticos usam-se smbolos para a descrio de vlvulas emissoras de sinal, de vias. Estes smbolos no caracterizam o tipo de construo, mas somente a funo das vlvulas. As vlvulas simbolizam-se com quadrados, sendo que o nmero de quadrados unidos indica o nmero de posies de que uma vlvula pode assumir.

O nmero de vias o nmero de conexes de trabalho que a vlvula possui. So consideradas como vias a conexo de entrada de presso, conexes de utilizao e as de escape. Para fcil compreenso do nmero de vias de uma vlvula de controle direcional podemos tambm considerar que:

As setas indicam a interligao interna das conexes, mas no necessariamente o sentido de fluxo

Os fechamentos so indicados dentro dos quadrados com tracinhos transversais.

Para escape no provido para conexo (no canalizado ou livre), tem-se:

No escape provido para conexo (canalizado) tem-se

Uma regra prtica para a determinao do nmero de vias consiste em separar um dos quadrados (posio) e verificar quantas vezes o(s) smbolo(s) interno(s) toca(m) os lados do quadro, obtendo-se, assim, o nmero de orifcios e em correspondncia o nmero de vias. Preferencialmente, os pontos de conexo devero ser contados no quadro da posio inicial.

As identificaes dos orifcios de uma vlvula pneumtica, reguladores, filtros etc., tm apresentado uma grande diversificao de indstria para indstria, sendo que cada produtor adota seu prprio mtodo, no havendo a preocupao de utilizar uma padronizao universal. Em 1976, o CETOP props um mtodo universal para a identificao dos orifcios aos fabricantes deste tipo de equipamento. O cdigo, apresentado pelo CETOP, vem sendo estudado para que se torne uma norma universal

atravs da Organizao Internacional de Normalizao - ISO. A finalidade do cdigo fazer com que o usurio tenha uma fcil instalao dos componentes, relacionando as marcas dos orifcios no circuito com as marcas contidas nas vlvulas, identificando claramente a funo de cada orifcio. Essa proposta numrica, conforme mostra a figura a seguir. Os orifcios so identificados como segue: a) N 1 - alimentao: orifcio de suprimento principal; b) N 2 - utilizao, sada: orifcio de aplicao em vlvulas de 2/2, 3/2 e 3/3; c) Ns 2 e 4 - utilizao, sada: orifcios de aplicao em vlvulas 4/2, 4/3, 5/2 e 5/3; d) N 3 - escape ou exausto: orifcios de liberao do ar utilizado em vlvulas 3/2, 3/3, 4/2 e 4/3; e) Ns 3 e 5 - escape ou exausto: orifcio de liberao do ar utilizado em vlvulas 5/2 e 5/3; f) Orifcio nmero 1 corresponde ao suprimento principal, 2 e 4 so aplicaes, 3 e 5 escapes; g) Orifcios de pilotagem so identificados da seguinte forma: 10, 12 e 14. Estas referncias baseiam-se na identificao do orifcio de alimentao 1; h) N 10 - indica um orifcio de pilotagem que, ao ser influenciado, isola, bloqueia, o orifcio de alimentao; i) N 12 - liga a alimentao 1 com o orifcio de utilizao 2, quando ocorrer o comando; j) N 14 - comunica a alimentao 1 com o orifcio de utilizao 4, quando ocorrer a pilotagem. Quando a vlvula assume sua posio inicial automaticamente (retorno por mola, presso interna) no h identificao no smbolo. Em muitas vlvulas, a funo dos orifcios identificada literalmente. Isso se deve principalmente s normas DIN (DEUTSCHE NORMEN), que desde maro de 1996 vigoram na Blgica, Alemanha, Frana, Sucia, Dinamarca, Noruega e outros pases. Segundo a Norma DIN 24.300, Blatt 3, Seite 2, Nr. 0.4. de maro de 1966, a identificao dos orifcios a seguinte: a) Linha de trabalho (utilizao): A, B, C; b) Conexo de presso (alimentao): P; c) Escape ao exterior do ar comprimido utilizado pelos equipamentos pneumticos (escape, exausto): R,S,T; d) Drenagem de lquido: L; e) Linha para transmisso da energia de comando (linhas de pilotagem): X,Y, Z. Os escapes so representados tambm pela letra E, seguida da respectiva letra que identifica a utilizao (normas N.F.P.A.). Como exemplos, tem-se: EA - significa que os orifcios em questo so a exausto do ponto de utilizao A; EB - escape do ar utilizado pelo orifcio B. A letra D, quando utilizada, representa orifcio de escape do ar de comando interno. Acionamentos ou Comandos

As vlvulas exigem um agente externo ou interno que desloque suas partes internas de uma posio para outra, ou seja, que altere as direes do fluxo, efetue os bloqueios e liberao de escapes. Os elementos responsveis por tais alteraes so os acionamentos, que podem ser classificados em: a) Comando Direto: quando a fora de acionamento atua diretamente sobre qualquer mecanismo que cause a inverso da vlvula; b) Comando Indireto: quando a fora de acionamento atua sobre qualquer dispositivo intermedirio, o qual libera o comando principal que, por sua vez, responsvel pela inverso da vlvula. Estes acionamentos so tambm chamados de combinados, servos, etc. Os smbolos de acionamento desenham-se horizontalmente nos quadrados. Acionamento por fora muscular

Acionamento mecnico

Acionamento eltrico

Acionamento pneumtico

Acionamento combinado

Classificao Segundo o Tempo de Acionamento Tem-se: a) Acionamento contnuo: Durante o tempo de comutao, a vlvula acionada mecnica, manual, pneumtica ou eletricamente. O retorno efetua-se manual ou mecanicamente pela mola; b) Acionamento Momentneo (impulso): A vlvula comutada por um impulso. Uma nova comutao feita por um segundo impulso emitido por outro elemento de sinal, repondo a vlvula na posio inicial. Em circuitos em cadeia e em processo automtico, empregam-se principalmente os comandos por impulsos. Caractersticas de Construo

O princpio de construo da vlvula determinante para a vida til, a fora de acionar, o modo de acionar, a possibilidade de ligao e o tamanho de construo. Segundo o tipo de construo distinguem-se: Vlvulas de sede: a) Vlvulas de sede esfricas (de assento); b) Vlvulas de sede de prato. Vlvulas de corredia: a) Corredia longitudinal (carretel); b) Corredia plana longitudinal (comutador); c) Corredia giratria (disco). Vlvulas de sede ou de assento As ligaes de vlvulas de sede so abertas e fechadas por esferas, prato ou cone. A vedao das sedes de vlvula efetua-se de maneira simples, geralmente com elementos elsticos de vedao. As vlvulas de sede tm poucas peas de desgaste e tm, portanto, uma longa vida til. Elas so robustas e insensveis sujeira. A fora de acionamento relativamente alta, pois necessrio vencer a fora da mola de retorno e do ar comprimido agindo sobre a rea do obturador. Vlvula de sede esfrica A construo das vlvulas de sede esfrica muito simples e, portanto, de preo vantajoso. Estas vlvulas se caracterizam pela pequena construo. Uma mola aperta uma esfera contra a sede, evitando que o ar comprimido passe da ligao de presso P para o canal de trabalho A. Por acionamento da haste da vlvula, afasta-se a esfera da sede. Para isto, necessrio vencer a fora da mola e a fora de comando (aberto ou fechado) e 2 ligaes comandadas, entrada e sada. Com um canal de exausto pela haste, elas podem ser empregadas tambm como vlvulas direcionais de trs vias. O acionamento das vlvulas efetua-se manual ou mecanicamente. Vlvula de sede de prato As vlvulas desse tipo possuem uma vedao simples e boa. O tempo de comutao curto. Um pequeno movimento do prato libera uma rea bastante grande para o fluxo de ar. Tambm estas, como as de sede esfricas, so insensveis sujeira e tm uma longa vida til. Ao acionar o apalpador so interligadas entre si,num campo limitado, todas as trs ligaes: P, A, e R. Isto provoca, quando em movimento lento, um escape livre de um grande volume de ar, sem ser aproveitado para o trabalho. Quando isto ocorre, dize-se que existe exausto cruzada.

VLVULAS DE BLOQUEIO Estas vlvulas so aparelhos que fecham a passagem em uma direo, dando passagem em direo contrria. A prpria presso aciona a pea vedante e ajuda, com isso, a vedao da vlvula. Vlvula de Reteno Esta vlvula pode fechar completamente a passagem em uma direo. Em direo contrria, passa o ar com a mnima queda possvel de presso. O fechamento de uma direo pode ser feito por cone, esfera, placa ou membrana. Vlvula Alternadora (funo lgica OU) Tambm chamada vlvula de comando ou vlvula de dupla reteno. Esta vlvula tem duas entradas, P1 e P2, e uma sada, A. Entrando ar comprimido em P1, a esfera fecha a entrada P2 e o ar flui de P1 para A. Em sentido contrrio, quando o ar flui de P2 para A, a entrada P1 ser fechada. No retorno do ar, quer dizer, quando um lado de um cilindro ou de uma vlvula entra em exausto, a esfera permanece na posio em que se encontrava antes do retorno do ar. Resumindo: Uma sada em A possvel quando existe um sinal P1 ou P2 (A = X+Y). Esta vlvula tambm seleciona os sinais das vlvulas pilotos provenientes de diversos pontos e evita o escape do ar atravs de uma segunda vlvula. Devendo ser um cilindro ou uma vlvula acionada de dois ou mais lugares, necessrio empregar uma vlvula alternadora (dupla reteno). Vlvula Reguladora de Fluxo Unidirecional Tambm conhecida como vlvula reguladora de velocidade. Nesta vlvula, a regulagem do fluxo feita somente em uma direo. Uma vlvula de reteno fecha a passagem numa direo e o ar pode fluir somente atravs da rea regulada. Em sentido contrrio, o ar passa livre atravs da vlvula de reteno aberta. Empregam-se estas vlvulas para a regulagem da velocidade em cilindros pneumticos. - Regulagem de Entrada de Ar Estas vlvulas podem ser montadas para a regulagem da entrada de ar. O ar em exausto sai, atravs da vlvula de reteno, no lado do escape. Ligeiras oscilaes de carga na haste do pisto, provocadas, por exemplo, ao passar pela chave fim de curso, resultam em grandes diferenas de velocidades do avano. A regulagem na entrada emprega-se em cilindros de simples ao e cilindros de dupla ao de pequeno volume. Regulagem da Exausto Na regulagem da exausto o ar flui da alimentao, livre para cilindro. O ar da exausto, porm, ser regulado. Nisto, a haste do mbolo est submetida entre duas presses de ar. Esta montagem da vlvula reguladora de fluxo melhora muito a conduta de avano. Em cilindros de dupla ao, dever-se-ia, portanto, prever sempre uma regulagem da exausto. Em cilindros de pequeno volume ou de pequeno curso, a presso do lado da

exausto no pode aumentar suficientemente rpido, sendo eventualmente obrigatrio o emprego do conjunto de vlvulas reguladoras de fluxo para a entrada e para a exausto. Vlvula Reguladora de Fluxo Unidirecional com Acionamento Mecnico Regulvel So empregadas quando h necessidade de alterar a velocidade de um cilindro, de ao simples ou dupla, durante seu trajeto. Com cilindros de ao dupla, pode ser utilizada como amortecimento de fim de curso. Antes do avano ou recuo se completar, a massa sustentada por um fechamento ou reduo da seco transversal de exausto. Esta aplicao se far quando for recomendvel um reforo no amortecimento de fim de curso. Por meio de um parafuso pode-se regular uma velocidade base. Um came, que fora o rolete para baixo, regula a seco transversal de passagem. Em sentido contrrio, o ar desloca uma vedao de seu assento e passa livremente. Esta vlvula pode ser usada normal aberta ou normal fechada. Vlvula de Escape Rpido Vlvulas de escape rpido se prestam para aumentar a velocidade dos mbolos nos cilindros. Tempos de retorno elevados, especialmente em cilindros de ao simples, podem ser eliminados desta forma. A vlvula est provida de conexo de presso (P) e conexo de escape (R) bloqueveis. Se houver presso em P, o elemento de vedao adere ao assento de escape. Dessa forma, o ar atinge a sada pela conexo de utilizao A. Quando a presso em P deixa de existir, o ar, que agora retorna pela conexo A, movimenta o elemento de vedao contra a conexo P, e provoca o seu bloqueio. Dessa forma, o ar pode escapar por r, rapidamente, para a atmosfera. Evita-se, com isso, que o ar de escape seja obrigado a passar por uma canalizao longa e de dimetro pequeno, at a vlvula de comando. O mais recomendvel colocar o escape rpido diretamente no cilindro, ou ento, o mais prximo possvel do mesmo. Expulsor Pneumtico Emprega-se na indstria, h muito tempo, o ar comprimido para limpar e expulsar peas. O consumo de ar, neste caso, alto. Ao contrrio do mtodo conhecido, no qual o consumo de ar da rede contnuo, com o expulsor trabalha-se mais economicamente. O aparelho consiste em um reservatrio com uma vlvula de escape rpido. O volume de reservatrio corresponde ao volume de ar necessrio. Como o elemento de sinal emprega-se uma vlvula direcional de 3/2 vias, normal aberta. O ar comprimido flui para o reservatrio atravs da vlvula direcional de 3/2 vias e da vlvula de escape rpido. Acionada a vlvula, o fluxo para o reservatrio ser interrompido e o canal at a vlvula de escape rpido ser exaurido. O ar do reservatrio flui, neste momento, rapidamente, atravs da vlvula de escape, para a sada R. Devido a este golpe concentrado de ar, podem-se expulsar peas, de dispositivos; ferramentas de corte, de esteiras transportadoras; dispositivos de separao de

equipamentos, de embalagens. O comando para a expulso pode ser feito atravs de processo manual, mecnico, pneumtico ou eletropneumtico. Vlvula de Duas Presses (Funo Lgica E) Esta vlvula tem duas entradas, P1 e P2, e uma sada, A. S haver uma sada em A, quando estiverem os dois sinais de entrada P1 E P2. (A = X. Y). Um sinal de entrada em P1 e P2 impede o fluxo para a, em virtudes das foras diferenciais no pisto corredio. Existindo diferena de tempos nos sinais de entrada, o sinal atrasado vai para a sada. Quando h diferena de presso dos sinais de entrada, a presso maior fecha em lado da vlvula, e a presso menor vai para a sada A. Emprega-se esta vlvula principalmente em comando de bloqueio, comando de segurana e funes de controle em combinaes lgicas.

Vous aimerez peut-être aussi