Vous êtes sur la page 1sur 17

Transformadores

Transformador monofsico Bobina de ncleo de magntico Transformador ideal Transformador real Esquema equivalente do transformador Transformador adaptador de impedncias Ensaio transformador em curto-circuito Corrente de curto-circuito em regime normal Esquema simplificado pela aproximao KAPP Corrente de curto-circuito em regime normal Rendimento do transformador Queda de tenso Transformador trifsico Constituio Vantagens do transformador trifsico: pag.10 Vantagens do banco de transformadores monofsicos pag.10 Ligao de enrolamentos pag.10 ndice horrio pag.10 Grandezas nominais pag.11 Relao de transformao trifsica: pag.11
Paralelo de transformadores trifsicos:

pag.2 pag.2 pag-3 pag.3 pag.4 pag.5 pag.6 pag.6 pag.7 pag.7 pag.8 pag.8 pag.9 pag.9

pag.11 Refrigerao de transformadores: pag.11 Auto transformadores pag.12

Transformador medida pag.12 Transformador tenso (T.T) pag.13 Transformador Intensidade (T.I) pag.14 Transformador numero de fases pag.15 Proteco diferencial pag.15 Proteco mxima corrente pag.15 Proteco trmica pag.16

Curso Profissional de Tcnico de Instalaes Elctricas Transformadores monofsico

Mdulo 9

Os transformadores so mquinas elctricas e so responsveis pela grande expanso da electricidade. A constituio bsica dum transformador relativamente simples. O transformador monofsico constitudo apenas por duas bobinas e um ncleo de ferro e o trifsico tem, normalmente, 6 bobinas, alm do ncleo.

Transformador monofsico
So transformadores que possuem apenas um conjunto de bobinas de Alta e Baixa tenso colocado sobre um ncleo.

Bobina de ncleo de magntico


Ncleo magntico um componente chave em dispositivos eltricos e electromecnicos como electromanes, transformadores e indutores. Um ncleo magntico um material magntico com uma elevao permeabilidade magntica, mas so escolhidos geralmente ser magntica macio, isto , so feitos dos materiais que no mantm um campo magntico significativo quando o campo externo removido.

Transformador ideal
Um transformador ideal pode ser esquematizado conforme arranjo da Figura. Duas bobinas compartilham o mesmo ncleo. Todo o fluxo magntico conduzido pelo ncleo. A aplicao de uma corrente varivel com o tempo em uma das bobinas gera um fluxo magntico que, por sua vez, induz uma tenso na outra conforme lei de Faraday. A bobina que recebe a corrente denominada bobina ou enrolamento primrio. Na bobina ou enrolamento secundrio, est presente a tenso induzida. Transformadores prticos costumam ter apenas um enrolamento primrio, mas podem ter mais de um secundrio.

Transformador real
O transformador real aquele que encontramos na prtica. A potncia obtida no secundrio menor do que a potncia aplicada no primrio, ou seja,existem perdas. As perdas acontecem devido aos seguintes motivos: No enrolamento, devemos considerar a resistncia do fio, que transforma parte da energia em calor; no ncleo tambm existem perdas em razo dos fenmenos fsicos, que fazem com que o ncleo se aquea, reduzindo o campo magntico

Esquema equivalente do transformador

Nos transformadores, existem dois circuitos: 1) Enrolamento Primrio> recebe a energia elctrica da fonte; 2) Enrolamento secundrio> entrega a energia a um circuito de carga. Um transformador possui as seguintes grandezas: Vp-> tenso aplicada ao primrio, V; Rp-> resistncia do enrolamento primrio, ; Xp-> reatncia do enrolamento primrio, ; Zp-> impedncia do enrolamento primrio, ; Ep-> tenso induzida no enrolamento primrio, V; Np-> nmero de espiras do enrolamento primrio; Ip-> corrente drenada da fonte pelo enrolamento primrio, A; Vs-> tenso que aparece nos terminais do secundrio, V; Rs-> resistncia do enrolamento do secundrio, ; Xs-> reatncia do enrolamento secundrio, ; Zs-> Impedncia do enrolamento secundrio, ; Es-> tenso induzida no enrolamento secundrio, V; Ns-> nmero de espiras do enrolamento secundrio; Is-> Corrente induzida entregue carga ligada ao secundrio, A.

Transformador adaptador de impedncias

A funo do transformador como adaptador de impedncias, uma vez que permite adaptar determinada carga a determinada fonte desde que seja adoptada a relao de espiras adequa.

Ensaio transformador em curto-circuito


O objectivo do ensaio de curto-circuito determinar os demais parmetros do circuito equivalente, alm das perdas ocorridas nos enrolamentos de cobre, sob condies de carga nominal. Nesse ensaio aplicado o valor da corrente nominal de menor valor, ou seja, a corrente do enrolamento de maior tenso, mantendo o outro lado transformador em curto-circuito.

Corrente de curto circuito em regime normal

- Ampermetro = corrente nominal, In

- Voltmetro 1 = tenso de curto-circuito, Vcc (aproximadamente 10% da tenso nominal) - Wattmetro = potencia dissipada nos enrolamentos de cobre = Perdas no cobre para o valor de carga nominal, Pcobre. De posse desses valores possvel calcular: Zerp = Vcc In Re rp = Pcobre In 2 Xerp = Zerp 2 Re rp 2

Esquema simplificado pela aproximao KAPP


Em vazio: O transformador equivalente a uma impedncia Z0. J vimos que pelo ensaio em vazio podemos calcular o seu valor assim como I10 e Pferro. -Em carga: Nesta situao pode desprezar-se a corrente em vazio em face da corrente de carga pelo que i1 = i2. nisto que consiste a aproximao de Kapp permitindo agora ver o transformador como se fosse um gerador com uma f.m.e constante (valor eficaz) ou igual a U20 e com uma impedncia interna Z (impedncia longitudinal).

Tal como nos geradores de corrente continua a tenso aos seus terminais igual f.m.e menos a queda de tenso interna.

Corrente de curto circuito em regime normal


- Ampermetro = corrente nominal, In - Voltmetro 1 = tenso de curto-circuito, Vcc (aproximadamente 10% da tenso nominal) - Wattmetro = potencia dissipada nos enrolamentos de cobre = Perdas no cobre para o valor de carga nominal, Pcobre. De posse desses valores possvel calcular: Zerp = Vcc In Re rp = Pcobre In 2 Xerp = Zerp 2 Re rp 2

Rendimento do transformador

O rendimento de um transformador pode ser definido como a percentagem de potencia til de entrada que estar disponvel na sada, considerando todas as perdas ocorridas.

Potencia de sada x 100% Potencia de entrada

Sendo: Potencia de entrada = potencia de sada + perdas Potencia de sada = Vs.Is.cos Cos Fator de potencia da carga ligada no secundrio do transformador.

Queda de tenso
. Uma queda significativa da tenso pode causar efeitos prejudiciais nos

motores elctricos por ela alimentados, tais como aqueles encontrados em refrigeradores, mquinas de lavar e outros. A operao contnua com tenso baixa pode levar ao sobreaquecimento e at mesmo queima desses equipamentos. Uma forma de se evitar a queda de tenso com carga crescente no circuito de distribuio pode ser feita atravs de um regulador de tenso. Para isso necessrio saber a regulao da tenso necessria no transformador. A regulao de tenso de um transformador definida como a mudana em mdulo, da tenso do secundrio, quando a corrente muda de carga total para em vazio, com a tenso do primrio mantida fixa. Em forma de equao:
g d t Regulao de tenso R e u l a eeon s = o E s V s x1 0 % 0 Vs

Curso Profissional de Tcnico de Instalaes Elctricas Transformador trifsico

Mdulo 9

Transformador trifsico
grande a importncia do transformador trifsico. atravs dele que a energia elctrica chega a nossas casas, por exemplo. Um transformador trifsico constitudo por 3 transformadores monofsicos ligados de determinada maneira. Existem vrios processos de ligar os enrolamentos dum transformador: estrela, tringulo, zig-zag.

Constituio:

Com o aumento dos consumos de energia nasceu a necessidade de fazer o transporte e distribuio de energia em sistema trifsico, o qual se mostrava bastante mais econmico do que em monofsico. Para transformar o sistema trifsico de tenses, que se obtm sada dos alternadores trifsicos nas centrais, podemos utilizar 3 transformadores monofsicos. Num tal sistema os 3 transformadores devem trabalhar como um bloco dada a interdependncia de uns em relao aos outros. A este conjunto de chama-se banco de transformadores monofsicos.

Surgiu assim a ideia de reunir os 3 transformadores monofsicos de formar um nico transformador que tivesse o mesmo papel, economizado material e espao.

Vantagens do transformador trifsico:


10

Ocupa menos espao e mais leve que 3 transformadores, o que de grande importncia nos postos de transformao de baixa potencia. mais barato em cerca de 15%. Para esta diferena de preo contribuem em grande parte os preos dos isolamentos de alta tenso que so elevadas. O banco requer 6 isolamentos enquanto o trifsico requer apenas 3. Tem um maior rendimento.

Vantagens do banco de transformadores monofsicos:


Transportam-se mais facilmente, dado que constitudo por unidades independentes. Exige uma reserva de potencia mais econmica. Com efeito, quando um transformador avaria necessrio uma unidade de reserva com a potencia S/3, enquanto que por avaria da unidade trifsica se torna necessria uma reserva com potencial total S. O banco de transformadores, mesmo que tenha uma unidade avariada, pode continuar em funcionamento desde as ligaes dos enrolamentos no primrio e no secundrio sejam em tringulo.

Ligao de enrolamentos:
Os 3 enrolamentos primrios e secundrios podem ser ligados de diferentes maneiras: em tringulo, em estrela e em ziguezague. Na ligao em ziguezague, cada enrolamento dividido em duas partes bobinadas sobre duas diferentes colunas, de modo a que, a corrente provoque fluxos de sentidos inversos numa coluna e noutra. Num mesmo transformador, a associao das duas ligaes de enrolamentos (primrio e secundrio) constitui uma ligao.

ndice horrio:
Trata-se de uma associao, entre os ponteiros do relgio (em horas e minutos) e as posies dos vectores das tenses no primrio e no secundrio. Por exemplo, se o grupo de ligaes for Yy e as tenses duma fase (no primrio e secundrio), estiverem em fase, o ndice zero, a ligao denominase por Yy0, mas se o neutro estiver acessvel denomina-se por Yy0n. Se numa ligao Yy, as tenses num enrolamento do primrio e do secundrio, montado na mesma coluna do transformador, estiverem em oposio de fase, que corresponde a existncia de uma desfasagem de 180, entre o vector da tenso num enrolamento do primrio e o vector da tenso no enrolamento do secundrio. Pensando, se no vector da tenso mais alta como o ponteiro dos minutos e, no vector da tenso mais baixa como o das horas, verifica-se que, no exemplo apontado, os ponteiros indicam as seis horas, diz-se que o ndice horrio seis a ligao Yy6.

Grandezas nominais:

11

O valor nominal das correntes sempre o da corrente na linha. S na ligao em ziguezague e em estrela, que a corrente na linha igual corrente no enrolamento. O valor nominal das tenses a tenso composta (tanto no primrio como no secundrio). A potncia nominal dada por: Sn=3 U1n I1n=3 U20 I2n, sendo U1n e U20 tenses compostas e I1n e I2n as intensidades das correntes na linha. Sintetizando, os valores nominais so os valores medidos no exterior do transformador, no os valores interiores que variam com o tipo dos enrolamentos.

Relao de transformao trifsica:


Torna-se claro que se no primrio e no secundrio tivemos o mesmo tipo de ligaes (Yy ou Dd) ento a relao entre tenses compostas ou entre tenses simples (reais ou fictcias) igual relao entre espiras j estudada no transformador monofsico. Se, no entanto, as duas ligaes forem diferentes ento a relao entre tenses compostas Uc1 e Uc2 j no igual a N1/N2. Seno vejamos para o transformador Yd representado na figura.

Paralelo de transformadores trifsicos:

Quando dois transformadores trifsicos so ligados, e a mesma rede alimenta os primrios, e os secundrios fornecem energia a uma rede comum, a sua ligao em paralelo. Na ligao em paralelo de transformadores trifsicos, deve-se cumprir s seguintes condies: terem iguais tenses de curto-circuito, terem a mesma relao global de transformao (as mesmas tenses primrias e secundrias respectivamente), e pertencerem ao mesmo grupo de ligaes. A satisfao destas condies evita que, haja a circulao de correntes entre os enrolamentos dos dois transformadores, que at, podem atingir valores elevados.

Refrigerao de transformadores:
O rendimento dos transformadores muito elevado, mas podem libertar quantidades de calor elevadas. Por exemplo, um transformador de 10 MVA, com um rendimento de 99%, produz uma potncia trmica de 100 kW, necessrio recuar, para que a temperatura da mquina se mantenha dentro limites admissveis. Para refrigerar os transformadores, consoante a potncia destes, empregam-se vrios processos como o arrefecimento artificial no leo obtido por circulao forada do ar, do leo ou de gua, arrefecimento natural do leo ou no piraleno e arrefecimento natural no ar. Curso Profissional de Tcnico de Instalaes Elctricas
Mdulo 9

12

Transformadores especiais

Auto transformadores
Um auto-transformador um transformador cujos enrolamentos primrios e secundrio coincidem parcialmente. Conforme se ilustra na Figura 13.11, os acessos ao primrio e ao secundrio so coincidentes ou com as extremidades ou com pontos intermdios do enrolamento, sendo um dos terminais do primrio sempre coincidente com um dos do secundrio. O auto-transformador do tipo redutor quando o nmero de espiras do secundrio inferior ao do primrio (Figura. A), e do tipo elevador no caso contrrio (Figura B).

Figura Auto-transformador redutor (a) e elevador (b)

Transformador medida

Transformador de medida obtm as grandezas a medir j reduzidas a valores convenientes e sem perigo. O transformador de medida, para alm da segurana, tem ainda a funo de aumentar o campo de medida (apenas em corrente alternada) do aparelho a utilizar, tal como os "shunts" e as resistncias adicionais respectivamente para os ampermetros e voltmetros.

13

Transformador tenso (T.T)

O transformador de tenso (T.T.) permite fazer a extenso do campo de medida dos voltmetros para tenses acima de 500 V. Os transformadores de tenso e de intensidade, em conjunto ou separados, permitem tambm a utilizao de wattmetros, contadores, fasmetros e frequencmetros em alta tenso assim como o funcionamento de rels de proteco. Transformador Na figura est representado o circuito elctrico de um transformador de tenso a alimentar um voltmetro, bem como os esquemas unifilar e multifilares correspondentes.

14

Transformador Intensidade (T.I)

O primrio do transformador de intensidade ligado em srie ao circuito cuja intensidade de corrente se quer medir (fig.A). O enrolamento secundrio fecha-se sobre o aparelho de medida (ampermetro, bobina amperimtrica de wattmetro, etc.). Na figura exemplificado este tipo de ligao.

Fig. A - Esquemas de T.I.

Sendo a resistncia dos ampermetros bastante baixa (da ordem de 1 (OHM) ou inferior) podemos dizer que o T.I. funciona em regime prximo do ensaio em curto-circuito. Nestas condies so vlidas as relaes obtidas para o ensaio em curtocircuito. Como o transformador elevador, visto que N2 > N1, temos:

Transformador numero de fases


Transformador nmero de fases Alm das potencialidades j apontadas, o transformador tem ainda uma bastante importante: permite, atravs de uma montagem conveniente de enrolamentos, a transformao de um sistema polifsico (n fases) num outro sistema tambm polifsico mas com um nmero de fases diferente: Podemos obter, entre outras, as seguintes transformaes: Trifsico em monofsico e Trifsico em bifsico Trifsico em hexafsico (6 fases) Trifsico em dodecafsico (12 fases)

15

Curso Profissional de Tcnico de Instalaes Elctricas Proteco de transformadores

Mdulo 9

Proteco diferencial
A lgica diferencial uma das principais metodologias aplicadas proteco de transformadores de potncia, cuja base a comparao entre as correntes que entram e saem do equipamento, conforme ilustra a Fig.1. A figura mostra tambm o esquema de conexo dos Transformadores de Corrente (TCs) acoplados em srie aos ramos primrio e secundrio. Neste, Np:Ns a relao de transformao entre o primrio e o secundrio do transformador protegido.

Proteco mxima corrente

Atravs de aparelhos de proteco, este tipo de aparelho destinado a impedir ou limitar os efeitos perigosos ou prejudiciais da passagem de uma corrente de intensidade superior admissvel nas canalizaes ou aparelhos de utilizao, aos quais possam estar sujeitas pessoas ou instalaes. Proteco contra curto-circuitos dever ser efectuada de modo a garantir que a durao do curto-circuito seja limitada a um tempo suficientemente curto de forma que as caractersticas das canalizaes e dos aparelhos no sejam afectadas

16

Proteco trmica
Quando o transformador tem um detector de temperatura ,tipo resistncia, alimentado por um T.I , trata-se de uma Imagem trmica colocada no interior do leo. -Imagem trmica: Indica a temperatura do ponto mais quente no enrolamento; O aumento da temperatura provoca a expanso de um bolbo de mercrio que leva ao accionamento de uma mola que move um ponteiro, quando a temperatura atinge um limite mximo os contactos fecham-se e caso a temperatura seja muito elevada pode ser necessrio retirar o transformador de servio

17

Vous aimerez peut-être aussi