Vous êtes sur la page 1sur 8

Personalizando o Word 2007 e Excel 2007

Tanto no Word 2007 como no Excel 2007 a navegao para acesso aos recursos feita atravs de guias. Cada guia possui vrios grupos, e cada grupo uma determinada quantidade de recursos. Na guia Incio do Excel 2007 temos acesso aos recursos mais usados. No grupo Fonte encontramse os cones referentes s formataes. Na guia Incio do Word 2007 tambm temos o grupo Fonte para as formataes mais usadas. Alguns grupos possuem uma pequena seta direita do nome. Ao clicar nesta seta o usurio tem acesso mesma janela que havia na verso 2003. Excel 2007

Janela do grupo Fonte

Word 2007

Janela do grupo Fonte

Na guia Layout da Pgina grupo Configurar Pgina esto as opes para configuraes de margens e outras parmetros relacionados. Excel 2007

Word 2007

Posicionando a seta do mouse em qualquer cone o programa apresenta uma breve descrio do mesmo.

Para esconder os grupos tanto no Excel 2007 como no Word 2007, clique com o boto direito na Barra das Faixas de Opes (onde aparecem os nomes das guias) e escolha a opo Minimizar a Faixa de Opes.

Clique em alguma guia para ter acesso aos grupos. Clicando na rea vazia da Barra das Faixas de Opes os grupos ficam novamente escondidos. Para que os grupos fiquem visveis como antes clique com o boto direito na Barra das Faixas de Opes e em seguida em Minimizar a Faixa de Opes para desmarcar. Na parte superior esquerda, ao lado do Boto Office, h uma barra de cones de nome Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Esta barra pode ser inserida abaixo dos nomes dos grupos. Clique com o boto direito na Barra das Faixas de Opes e em seguida em Mostrar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Abaixo da Faixa de Opes.

Para voltar posio anterior clique em Mostrar a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido Acima da Faixa de Opes.

Habilitar a guia Desenvolvedor:


Os botes relacionados a formulrios ficam na guia Desenvolvedor, que por padro no exibida. Para que ela aparea, siga as instrues abaixo:

No Excel 2007 clique no Boto Office e em seguida em Opes do Excel.

Na janela seguinte em Mais Usados marque a opo Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opes. Voc pode tambm alterar os seguintes padres na abertura do Excel 2007: - A quantidade de planilhas; - A Fonte e o Tamanho da Fonte; - O Estilo de dica de tela com trs opes que se referem s dicas quando se posiciona a seta do mouse em algum cone: 1) Mostrar descries de recursos em dicas de tela aparece o nome da ferramenta e sua tecla de atalho se houver, e uma breve descrio da ferramenta. 2) No mostrar descries de recursos em dicas de tela aparece somente o nome da ferramenta e sua tecla de atalho se houver. 3) No mostrar dicas de tela no mostra nada.

Para a guia Desenvolvedor o Word 2007 segue o mesmo padro acima descrito.

Personalizando a Barra de Ferramentas de Acesso Rpido:


Inserir cones nesta barra facilita bastante e d mais agilidade ao usurio. Por exemplo, para visualizar a impresso, preciso clicar no Boto Office, posicionar o mouse na opo Imprimir e clicar em Visualizao de Impresso. O melhor inserir o cone correspondente a este recurso na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido. O procedimento abaixo serve para o Excel 2007 e o Word 2007. No Excel 2007 clique na seta direita da Barra de Ferramentas de Acesso Rpido e em seguida na opo Mais Comandos.

Automaticamente a janela de opes abre em Personalizar. Em Escolher comandos em clique em Todos os Comandos. Logo abaixo h uma lista de todos os comandos disponveis. Selecione por exemplo Visualizao de Impresso e clique no boto Adicionar. O recurso escolhido inserido na coluna direita. Caso queira excluir algum comando da coluna direita, selecione o recurso e clique no boto Remover. Voc tambm pode ordenar os botes na ordem que desejar. Selecione um deles na coluna direita e mude sua posio clicando na seta para cima ou para baixo. Clique em OK e pronto. O recurso j est disponvel na Barra de Ferramentas de Acesso Rpido.

Inserindo Listas Personalizadas:


No Excel 2007 voc pode trabalhar com Listas Personalizadas para facilitar seu trabalho. O Excel 2007 j possui algumas listas prontas. Digite na clula A1 o nome Janeiro. Com a clula A1 selecionada use o recurso de arrastar do mouse para copiar e colar. Posicione a seta do mouse no canto inferior direito da clula A1 para que fique com a aparncia de um sinal de mais. Ateno: no so duas setas cruzadas, e sim um sinal de mais.

Arraste at a clula A20. As clulas foram preenchidas com os nomes dos meses. Voc pode inserir uma lista de nomes prprios, ou o abecedrio por exemplo, ou um das sugestes abaixo: Alto, Mdio, Baixo Grande, Mdia e Pequena Norte, Sul, Leste e Oeste Gerente Snior de Vendas, Gerente de Vendas Regional, Gerente de Vendas do Departamento e Representante de Vendas Digite os nomes abaixo conforme a figura:

Clique no Boto Office e em seguida em Opes do Excel. Em Mais Usados clique no boto Editar Listas Personalizadas.

Para inserir uma nova lista, clique na caixa Importar lista das clulas.

Selecione de A1 a A4 e clique em Importar. Faa o mesmo com o intervalo de clulas B1:B3 e depois com C1:C26. As listas foram inseridas do lado esquerdo. Para excluir alguma lista basta selecion-la e clicar no boto Excluir. Clique em OK e experimente usar as novas listas.

Vous aimerez peut-être aussi