Vous êtes sur la page 1sur 11

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.

110-120

Avaliao de performances por ouvintes: um estudo com estudantes de licenciatura em msica da FAMES
Joo Fortunato Soares de Quadros Jnior (UEMA, So Luiz, MA)
joaofjr@gmail.com

Mikely Pereira Brito (Faculdade de Msica do Esprito Santo, Vitria, ES)


mikbrito@yahoo.com.br

Resumo: Este estudo investigou a relao entre a variao de expressividade e a preferncia de performances na opinio de ouvintes, tomando como objeto de estudo os estudantes do curso de licenciatura em msica da FAMES. Partindo da premissa que correlaciona positivamente uma performance expressiva ao nvel de apreciao do ouvinte, este trabalho submeteu os estudantes a trs performances distintas de uma mesma obra. Dessa maneira, cada performance considerada previamente por juzes independentes como de alta, mdia e baixa expressividade, recebeu um nvel de preferncia atribudo por cada aluno e a premissa foi avaliada. Os estudantes tambm foram solicitados a indicar quais aspectos musicais eles consideram preponderantes na construo de uma performance musical expressiva. Os resultados apontam para uma relao direta entre o nvel de expressividade e a preferncia de performance. Quanto aos aspectos musicais relacionados expressividade, confirmam-se as associaes feitas pelos ouvintes entre a expressividade na performance musical e as variaes de dinmica, intensidade, tempo, aggica, articulao, altura e timbre. Palavras-chave: Expressividade; performance musical; preferncia musical.

Evaluation of performances for listeners: a study with undergraduate music students from FAMES
Abstract: This study investigated the relationship between expressivity variation and performances preference in the opinion of listeners, taking as study object undergraduate music students from FAMES. Assuming that an expressive performance and the listeners appreciation level are positively correlated, this paper submitted the students to three different performances of the same piece. Thus, each performance, previously considered by independent judges as having a high, medium and low expressivity, received a preference level given by each student, and the premise was evaluated. Students were also requested to indicate which musical aspects they consider preponderant on the construction of an expressive music performance. The results indicate a direct relation between the level of expressivity and the performance preference. About the musical aspects most related to musical expression, are confirmed the associations made by listeners between expressivity in musical performance and changes in dynamic, intensity, duration, time variation, articulation, timbre and time. Keywords: Expressivity; musical performance; musical preference.

1. A construo da performance musical e sua relao com o ouvinte

A performance musical um processo de realizao sonora onde o msico comunica aos ouvintes sua mensagem, interpretando determinado texto ou idia musical (PALMER, 1997; SLOBODA, 2008; SWANWICK, 2003). Numa viso mais ampla, SLOBODA (2008) a
PER MUSI Revista Acadmica de Msica n.26, 180 p., jul. - dez., 2012

define como aquela que abrange qualquer manifestao musical, incluindo um canto improvisado de uma criana, um canto de uma cano folclrica ou mesmo uma dana. A construo da performance envolve diversos aspectos a serem trabalhados pelo intrprete, sendo um deles o estudo da partitura, observando-se as indicaes do compositor.
Recebido em: 07/11/2011 - Aprovado em: 10/04/2012

110

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

Alm disso, ocorrem tambm etapas de pesquisa e anlise da pea, onde so adquiridos conhecimentos tericos sobre a obra a ser executada, tais como o perodo em que ela foi composta, aspectos das prticas interpretativas desse perodo, caractersticas estilsticas do compositor, dentre outros. Esses conhecimentos iro influenciar o executante em sua performance, contribuindo para uma melhor interpretao da obra (WINTER; SILVEIRA, 2006). Embora a partitura contenha informaes essenciais que orientam o intrprete no preparo de sua performance musical, nem sempre so explicitados nela todos os elementos necessrios para uma boa execuo. PALMER (1997) afirma que as indicaes de intensidade e dinmica so indeterminadas, constituindo ambiguidades na notao, permitindo assim uma liberdade considervel do msico nas suas decises interpretativas. importante ressaltar que o performer deve ter claro em mente o que pretende transmitir com sua execuo musical. WOODY (2000) afirma que o objetivo final de um intrprete comunicar algo ao ouvinte atravs de sua performance. Para isso, primordial considerar que a maneira de ouvir e interpretar uma msica varia de um ouvinte para o outro, podendo uma mesma interpretao causar diferentes reaes em diferentes ouvintes. De acordo com JOURDAIN (1998, p.326), isso ocorre porque:
Cada um de ns tem seu prprio estilo de ouvir, uma tendncia a prestar ateno a certas caractersticas da msica, deixando outras de lado. Algumas pessoas sentem uma atrao especial pela melodia, outras por harmonia, mtrica, fraseado ou forma. [...] No existe nenhuma tipologia rgida de ouvintes.

componente diz respeito ao estado emocional do ouvinte antes da escuta. J o terceiro envolve a familiaridade do ouvinte com o local de execuo da performance assim como com o performer. Quanto aos componentes envolvidos durante a performance, o primeiro relaciona-se com o envolvimento do ouvinte com a execuo. Nesse contexto esto, dentre outros, o julgamento da interpretao dada pelo msico por parte do ouvinte e o envolvimento emocional deste com a execuo. O segundo componente trata do que ele denominou de dynamic modifiers, aspectos musicais e extra-musicais que interferem na ateno do ouvinte e que podem ser modificados medida que a performance se desenvolve. So eles: a execuo tecnicamente correta da pea, a interferncia de sons externos, o local onde o ouvinte est sentado, a durao da pea, dentre outros. Os dynamic modifiers podem influenciar positivamente ou negativamente a apreciao da msica pelo ouvinte. Por fim, o terceiro componente, denominado background modifiers, corresponde a variveis que podem tirar a ateno do ouvinte e provavelmente no sero mudadas durante a performance. Aqui pode ser citado o estado emocional do performer, a pea em si e at mesmo a maneira com a qual o msico est vestido. Dessa forma, pode-se constatar que so diversas as variveis envolvidas na determinao da preferncia por uma performance musical, abrangendo aspectos tanto musicais quanto extra-musicais. A maneira como essas variveis so relacionadas e se manipulam, assim como a maior ou menor incidncia e influncia delas na audio, dependem da estrutura musical, do contexto e dos ouvintes, e, portanto, podem conter grandes variaes de um indivduo para outro. PALHEIROS (2006, p.309) afirma que:
As diferentes maneiras de ouvir e usar msica podem estar relacionadas com as funes da msica, e podem depender de caractersticas pessoais do ouvinte (idade, formao musical), da situao (inteno de ouvir, ateno) e do contexto (fsico, social, cultural, educativo).

O autor chama isso de preferncia cognitiva, que corresponde a uma inclinao por certos tipos de msica. Ainda segundo JOURDAIN (1998), os ouvintes usualmente no se acomodam na audio de canes simples. Pelo contrrio, medida que envelhecem, as pessoas passam a preferir msicas mais complexas, o que indica que a preferncia cognitiva no esttica, mas sofre variaes medida que os ouvintes se envolvem com a escuta musical. Levando-se em considerao aspectos mais gerais que envolvem o ouvinte e a performance musical, alguns outros fatores interferem nessa relao. Nem sempre a predileo por uma interpretao est relacionada apenas a aspectos musicais inerentes quela pea. Existem outros quesitos a serem considerados. THOMPSON (2007) realizou um estudo para determinar esses quesitos envolvidos em uma performance ao vivo. Ele considera a existncia de fatores que interferem na predileo antes e durante a audio. Para cada momento, ele divide esses fatores em trs componentes. Para o caso dos componentes envolvidos antes da audio, o primeiro est relacionado msica propriamente dita. Eles dizem respeito expectativa do ouvinte, familiaridade com o repertrio, presena de amigos no momento da escuta, familiaridade com o instrumento tocado e preferncia musical do ouvinte. O segundo

Sendo assim, percebemos o quo complexa a busca pela interpretao adequada, tornando-se importante considerar todos os aspectos apontados pela literatura como influentes no modo de se escutar msica, na busca de construir uma performance que contenha uma menor incidncia de variveis de influncia, possibilitando a transmisso mais aproximada da idealizada pelo intrprete.

2. Msica e expressividade

Na construo da performance, fundamental que o intrprete se preocupe no apenas com a tcnica, mas tambm com a expressividade em sua execuo. Segundo FRANA (2001), afirmar que a habilidade tcnica o que caracteriza o msico distorce a essncia da musicalidade. Ela comenta que a performance instrumental vem ao longo dos anos dando nfase ao desenvolvimento tcnico instrumental em detrimento de um fazer musical mais 111

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

expressivo, consistente e musicalmente significativo. A autora defende que a escolha de uma pea a ser trabalhada no deve ser feita visando a sua dificuldade tcnica, mas sim as oportunidades que ela oferece na tomada de decises criativas e na explorao da expresso musical. A expressividade na msica se relaciona com elementos musicais que dependem de uma reao pessoal e variam entre diferentes interpretaes (SADIE, 1994, p.306). Um levantamento bibliogrfico sobre expressividade musical feito por LOUREIRO (2006), reunindo diversas publicaes da rea, tais como: estudos comparativos entre performances, visando identificar semelhanas e diferenas entre elas; pesquisas relacionadas determinao das intenes expressivas de diferentes intrpretes, a fim de verificar se elas so percebidas pelos ouvintes; investigaes sobre o impacto emocional da performance no ouvinte e sua relao com a expressividade; estudos para quantificar a expressividade e gerar modelos para a expressividade musical na performance, propondo regras e caminhos a serem seguidos pelo performer; pesquisas que tratam da modelagem de aspectos especficos da performance visando uma maior expressividade, tais quais as correlaes entre o ritardando final e o movimento humano, a durao de notas de appogiaturas, o vibrato, a articulao, desvios de tempo e de intensidade, dentre outros. importante abordar a maneira como um intrprete modela a sua performance a fim de torn-la mais expressiva. Esta, num sentido amplo, caracteriza-se por utilizar da comunicao no-verbal (DA SILVA et al., 2000). No caso da performance corporal, o corpo o instrumento atravs do qual o msico comunica a expressividade utilizando movimentos e gestos. De forma semelhante, na performance musical, o msico utiliza a voz ou o instrumento musical para comunicar sua expresso. A comunicao da expressividade, assim como qualquer outra forma de comunicao, depende de quem comunica e de quem ouve, ou seja, do performer e do ouvinte. No existe um modelo ideal de performance expressiva. Porm, existem maneiras do intrprete manipular elementos expressivos com maior ou menor intensidade e quantidade, de maneira a obter interpretaes mais ou menos expressivas de uma mesma pea (LOUREIRO, 2006; PALMER, 1997; WOODY, 2000). DE POLI (2004) esclarece que a contribuio do intrprete para a comunicao da expressividade tem duas facetas. Uma delas esclarecer a mensagem do compositor no que se refere estrutura musical e a outra acrescentar sua interpretao pessoal pea. Considerando-se os aspectos musicais mais abordados por pesquisas relacionadas expressividade, pode-se dizer que os mais citados so aggica, altura, articulao, dinmica, intensidade, tempo e timbre (BRESIN; BATTEL, 2000; CANAZZA et al., 2003; DE POLI et al., 1998; DE POLI, 2004; LISBOA; SANTIAGO, 2006; LOUREIRO, 2006; PELLON, 2008; ROBATTO, 2004; SWANWICK, 2003; TODD, 1992; WOODY, 2000). A manipulao desses

aspectos ocorre em qualquer performance. A diferena entre uma baixa, mdia e alta expressividade est na frequncia de ocorrncia ao longo da performance e na magnitude de cada elemento. Essas so decises a serem tomadas pelo intrprete baseando-se em suas vivncias e tambm no estilo da pea e so geralmente percebidas pelos ouvintes.

3. A avaliao da performance

A avaliao se constitui numa ao frequente em msica, estando presente no momento da escolha do que ouvir, qual repertrio tocar ou utilizar nas aulas com os alunos. Tal procedimento ocorre, em sua maioria, de maneira informal, no necessitando de relatrios escritos para justificar essas decises (SWANWICK, 2003). Esta fase chamada por Swanwick de avaliao por filtragem. FIREMAN (2007) argumenta que na filtragem no h uma preocupao com a preciso, mas se avalia considerando a experincia vivida anteriormente. Outro tipo comum consiste na avaliao por comparao. Ela pode ser interpessoal, comparando-se as aes do avaliado hoje e no passado, ou intrapessoal, onde so feitas comparaes entre pessoas diferentes. Um processo avaliativo eficaz realizado com o estabelecimento de critrios coerentes de julgamento. Nas diferentes atividades do fazer musical, esses critrios nem sempre so fceis de serem estabelecidos porque a msica muitas vezes vista como uma atividade de difcil mensurao (EMRICH; BARRENECHEA, 2004; HENTSCHKE; DEL BEN, 2003). No que se refere avaliao da performance, ela tem ainda sido vista como um processo de mensurao do desempenho tcnico do performer (OLIVEIRA; TOURINHO, 2003; SWANWICK, 2003). Essa viso questionada por pesquisadores que defendem que a habilidade tcnica importante, porm no pode ser tratada como o nico parmetro de avaliao (FRANA; SWANWICK, 2002; FRANA, 2004; TOURINHO, 2001). Quanto ao julgamento por parte do ouvinte, ele no ocorre necessariamente levando-se em considerao a habilidade tcnica do performer. LOUREIRO (2006, p.7-8) afirma que:
Diferenas entre performances so percebidas com uma clareza surpreendente, mesmo por no especializados, o que faz com que uma performance tecnicamente perfeita, mas inexpressiva, seja quase sempre menos apreciada que uma interpretao expressiva da mesma partitura, ainda que contenha alguns erros ou imprecises.

Ao abordar a maneira como o ouvinte avalia uma execuo musical, deve-se entender previamente quais os critrios geralmente utilizados para tal. BOYLE (1987) afirma que o julgamento de uma performance musical baseado nas sensaes que a msica transmite e em como elas so processadas pelo crebro. A avaliao de uma mesma performance pode ser diferente entre um indivduo e outro. Alguns se prendem anlise de aspectos estritamente musicais, outros abordam tambm aspectos extra-musicais. Outros ainda se atentam para aspectos emocionais despertados pela interpretao.

112

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

Outros fatores envolvidos na avaliao da performance so a preferncia cognitiva e os aspectos musicais e no musicais envolvidos na performance. importante salientar tambm a relao entre a avaliao e a preferncia musical do ouvinte. A preferncia musical identificada nas pessoas pela msica que decidem ouvir, pelos lbuns que optam por comprar e/ou pelos concertos que decidem assistir (QUADROS JR, 2009). Ela construda ao longo da vida e pode sofrer mudanas. No entanto, a adolescncia um perodo crucial na sua formao (ANDREU, 2009). Nesse perodo, segundo JOURDAIN (1998), a preferncia por um estilo musical fixada, assim como a forma de ouvir msica. Essa forma passa ento a ser aplicada a todo tipo de audio e ir interferir em qualquer julgamento de aceitao ou rejeio de um produto musical. fato que essa fixao pode ser modificada, dependendo de como o ouvinte passa a se relacionar com a msica e se posicionar em relao s influncias que recebe. Isso porque, como afirma QUADROS JR (2009), a preferncia musical pode ser formada e desenvolvida de maneira autnoma ou de maneira induzida. No primeiro caso, o indivduo escolhe de maneira consciente o que quer ouvir. J no segundo caso, o indivduo conduzido audio de determinado repertrio ou estilo musical pelo meio ou por outros. Essa conduo pode vir de diversas influncias, destacando dentre elas os meios de comunicao rdio, televiso e internet. Com essas discusses, buscou-se relacionar a performance musical nos processos de escuta musical e avaliao, discutindo aspectos envolvidos na construo da performance, na maneira de transmisso da expressividade ao ouvinte, bem como na elaborao dos critrios de avaliao da expressividade e de indicao da preferncia de performances.

escolha sobre a preferncia de performances e sobre os indicadores de expressividade que mais influenciam na elaborao/avaliao de uma performance mais ou menos expressiva. Na questo sobre a indicao da preferncia, foi solicitado que os participantes assinalassem para cada performance ouvida uma entre as opes: Detestei, No gostei, Indeciso, Gostei e Gostei muito. J para a investigao da influncia dos indicadores de expressividade, solicitou-se a indicao da valorao de cada indicador obedecendo a uma escala Likert de 1 a 5, na qual 1 equivalia a Nenhuma influncia e 5 equivalia a Altssima influncia. O questionrio tambm continha questes nas quais os estudantes indicaram qual performance eles mais gostaram, qual a que menos gostaram, qual a performance mais expressiva e qual a menos expressiva. Alm disso, contava com uma seo para que os estudantes justificassem as suas escolhas de maneira sucinta.

4.1 - Procedimento

4. Metodologia

Esta pesquisa teve uma abordagem quanti-qualitativa, caracterizada pela utilizao de tcnicas estatsticas para analisar e classificar os dados coletados, assim como a anlise qualitativa das respostas abertas (DA SILVA; MENEZES, 2001). Foi escolhido como universo de pesquisa a Faculdade de Msica do Esprito Santo FAMES, por se tratar da instituio de ensino superior em msica com maior relevncia no Estado. A pesquisa foi realizada com alunos do curso de licenciatura em msica da referida faculdade, contemplando estudantes de todos os perodos, abarcando os turnos matutino e noturno. Estes alunos foram escolhidos de forma conveniente, obedecendo aos seguintes critrios: Presena no momento da coleta dos dados; Concordncia em participar da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionrio elaborado especificamente para essa pesquisa, constitudo de perguntas de mltipla

Para essa pesquisa foi selecionada a msica Can you feel the love tonight, de Elton John. Esta escolha se deu a partir da sugesto do intrprete participante da pesquisa. A msica foi ento executada de acordo com as trs performances sugeridas: alta, mdia e baixa expressividade. A construo das performances se deu segundo as indicaes trazidas no referencial terico, sendo o nvel alto de expressividade aquele no qual o performer explora uma maior variao na manipulao dos elementos expressivos (LOUREIRO, 2006). Dessa maneira, o nvel baixo se referiu a uma performance que apresentasse pouca ou nenhuma variao na manipulao dos elementos expressivos. Por fim, a performance com nvel mdio de expressividade foi construda a partir da manipulao dos elementos expressivos de maneira conveniente para o performer.

4.1.1 - Gravao das performances

Aps a seleo e o arranjo da msica, as performances foram gravadas por um pianista escolhido pelos pesquisadores. Para esta gravao foi solicitado ao intrprete que tentasse tocar a msica de distintas maneiras, utilizando recursos para obter diferentes tipos de performances com relao expressividade. Assim sendo, ficou estabelecido como recursos de expressividade a utilizao do pedal e variaes significativas na dinmica, intensidade, tempo, aggica, articulao, altura e timbre. Com isso, para as performances menos expressivas o intrprete buscou evitar a utilizao de tais recursos e, por outro lado, para as mais expressivas, tentou explor-los com exausto. Dessa forma, o pianista executou a msica sete vezes de forma a se obter uma variedade de performances com alta, mdia e baixa expressividade. Essas as gravaes foram apresentadas a uma banca examinadora (juzes independentes) para que avaliassem, a partir de uma escala Likert de 1 (nvel mnimo de expressividade) a 5 (nvel mximo de expressividade) cada performance 113

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

ouvida. Realizado o clculo da mdia dos valores obtidos, a performance que obteve menor mdia foi considerada como de baixo nvel de expressividade, bem como a que obteve maior mdia correspondeu performance com alto nvel de expressividade. A gravao de nvel mdio correspondeu quela que obteve mdia mais prxima de 3. As performances selecionadas pela banca examinadora apresentaram o mesmo nvel de expressividade idealizado pelo performer no momento de construo das mesmas.

Onde: 1 = Nvel baixo de expressividade 2 = Nvel mdio de expressividade 3 = Nvel alto de expressividade Essas combinaes foram obtidas pelo procedimento da anlise combinatria, utilizando-se a permutao simples. Depois de respondidos, os questionrios foram recolhidos e organizados por perodo e turno.

4.1.2 - Teste piloto

5. Resultados

Antes da aplicao do questionrio, foi realizada uma sesso de pr-teste com uma amostra reduzida de estudantes de licenciatura em msica da faculdade para verificao da objetividade do questionrio, sendo a amostra composta de quatro alunos escolhidos de forma conveniente. Dessa maneira, foi apresentado aos estudantes o questionrio e, em seguida, a audio das trs performances foi autorizada. Por solicitao dos estudantes, todas as performances foram ouvidas duas vezes.

Para a anlise das respostas dos questionrios foi utilizado o software Microsoft Office Excel 2007, organizandose os resultados em grficos estatsticos desenvolvidos no software supracitado. Dentre os diferentes tipos de anlises possveis, decidiu-se utilizar a estatstica descritiva com clculos de frequncias, porcentagens e modas. Essa anlise foi realizada observando-se a ordem das questes constantes no questionrio. Os resultados foram estruturados em funo das duas grandes categorias que compreendem o questionrio: Relao entre expressividade e preferncia; Aspectos musicais relacionados expressividade na performance.

4.1.3 - Teste

A aplicao dos questionrios foi ento realizada em todas as turmas do curso de Licenciatura. Explicadas as normativas que direcionava a aplicao, os questionrios foram distribudos e lidos, com a inteno de sanar possveis dvidas sobre o instrumento de coleta de dados. Seguindo a sugesto apontada durante o pr-teste, cada performance foi executada duas vezes, obedecendo a sequncia estabelecida previamente. Buscando amenizar possveis fatores que exercem influncia no momento da escuta, optou-se por alterar a ordem de audio entre uma sala e outra, sendo utilizadas as seguintes combinaes: 132 231 123 321

5.1 - Valorao das performances


A partir dos dados do Ex.1, possvel extrair algumas informaes importantes: A performance 1, correspondente performance menos expressiva, obteve o maior nmero de respostas no gostei; A performance 2, correspondente performance com mdia expressividade, obteve o maior nmero de respostas gostei; A performance 3, correspondente performance mais expressiva, obteve o maior somatrio de respostas gostei muito.

45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 1

43 37

45

Detestei 18 14 7 1 0 Performance 2 9 10 1 3 21 No gostei Indeciso Gostei Gostei Muito 0

Performance 1

Performance 3

Ex.1 Frequncia das respostas referentes valorao das performances escutadas. 114

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

Dessa maneira, possvel afirmar que a categorizao estabelecida pelos juzes independentes e corroborada no pr-teste foi mais uma vez comprovada nas respostas dos alunos participantes.

que eles menos gostaram, indicada por 78,57% dos estudantes como a performance 1 (Ex.3). Em relao indicao das performances mais expressiva, expressividade mdia e menos expressiva, foi observado que 90% dos estudantes apontou a performance 3 como a mais expressiva (Ex.4), confirmando a categorizao determinada pelos juzes independentes e com o pr-teste. Nenhum participante considerou a performance 1, correspondente menos expressiva, como sendo a mais expressiva. Isso nos leva a concluir que 4,29% dos participantes preferem a performance menos expressiva, porm no a consideram como a mais expressiva. Ainda, 80% dos participantes apontou a performance 1 (equivalente menos expressiva) como tal (Ex.5).

5.2 - Relao entre a expressividade e a preferncia das performances

Os resultados que seguem foram obtidos com as respostas das questes que investigaram a performance que os participantes mais gostaram, a que menos gostaram e qual a mais e menos expressiva. Pode-se observar que 80% dos estudantes preferiram a performance 3 (equivalente mais expressiva) (Ex.2), configurando assim a maioria das opinies obtidas. Observa-se resultado semelhante para a performance

Ex. 2 Porcentagem de respostas referentes performance que mais gostaram.

Ex. 3 Porcentagem de respostas referentes performance que menos gostaram.

115

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

Ex. 4 Porcentagem de respostas referentes eleio da performance mais expressiva.

Ex. 5 Porcentagem de respostas referentes eleio da performance menos expressiva.

5.3 - Anlise dos itens de resposta aberta

Uma questo de resposta aberta do questionrio da pesquisa solicitava aos estudantes que apontassem quais os aspectos musicais considerados como fundamentais para a obteno de uma performance musical expressiva. No grfico 6 abaixo so ilustrados os aspectos constantes nas respostas e suas respectivas frequncias. Observa-se que o item dinmica apresentou maior incidncia (24%), seguido dos itens timbre (9%), intensidade (8%) e articulao (7%) (Ex.6). Destacase ainda a presena do item sentimento, com incidncia 116

de 5%, elemento no diretamente relacionado a aspectos musicais de uma performance.

5.4 - Aspectos musicais relacionados expressividade na performance

Na sequncia, so expostos os resultados obtidos da anlise dos aspectos musicais que mais influenciam na obteno de uma performance musical expressiva. Os dados analisados nessa seo foram extrados da questo do questionrio que solicitava que os estudantes respondessem qual a influncia de cada aspecto musical relacionado na expressividade de uma performance,

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

tendo como opes as respostas nenhuma influncia, pouca influncia, mdia influncia, alta influncia ou altssima influncia. A partir do clculo da moda, pode-se observar que, segundo a opinio dos estudantes pesquisados, os aspectos que

mais influenciam so: dinmica, altura, articulao, intensidade e timbre. Os aspectos indicados como de menor influncia foram aggica e tempo (Ex.7). Ressalta-se ainda que nenhum dos aspectos relacionados se enquadrou nas categorias nenhuma influncia e pouca influncia.

Ex. 6 Porcentagem de respostas referentes a aspectos musicais relacionados expressividade.

4 Moda

Aggica

Altura Articulao Dinmica Intensidade Tempo Timbre

Ex. 7 Valorao dos indicadores de expressividade apontados pela literatura.

117

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

6. Concluses

Este trabalho teve o objetivo de verificar qual a relao entre a variao de expressividade e a preferncia de performances na opinio de ouvintes. Dessa forma, a partir dos dados coletados da amostra estudada, foi possvel constatar que a maioria dos ouvintes dessa pesquisa demonstrou preferncia por performances que apresentam uma maior manipulao dos elementos expressivos, caracterizadas como performances mais expressivas. Em complementao a essa constatao, observa-se tambm que a maioria dos estudantes afirmou no gostar da performance menos expressiva. Esses resultados confirmam a afirmao de LOUREIRO (2006), que argumenta que os ouvintes em geral apreciam mais as performances mais expressivas. Dentro das justificativas apresentadas para gostar ou no de uma performance, encontram-se diferentes abordagens. Alguns estudantes citaram aspectos estritamente musicais, outros comentaram sobre o apreo pela msica ouvida (citando aspectos relacionados ao gosto pessoal e preferncia musical), alguns afirmaram que a preferncia se deu pelas emoes despertadas, e tambm foram feitas algumas relaes entre a preferncia de performance e os aspectos ligados tcnica do performer, criatividade e expressividade transmitida ou no por ele. A maioria das respostas obtidas coincidiu com as classificaes atribudas pelos membros da banca examinadora em relao s escolhas das performances mais expressiva, com mdia expressividade e menos expressiva. Esse fato explicado pelas caractersticas de cada performance. Aquela pr-determinada como menos expressiva foi construda pelo intrprete sem a utilizao dos pedais do piano e sem variaes significativas dos elementos expressivos, tais como a aggica e a dinmica. A no utilizao dos pedais resultou em uma performance com poucas variaes de intensidade e articulao, alm de causar uma alterao no timbre devido ausncia de alguns harmnicos (SANTOS; CORVISIER, 2007). Em contrapartida, na construo da performance determinada como mais expressiva, foram exploradas as variaes de dinmica, intensidade, tempo, aggica, articulao, altura e timbre. Na performance com mdia expressividade, essas variaes foram utilizadas de maneira randmica em trechos de maior relevncia para os pesquisadores e o intrprete. Dessa maneira, so confirmadas as pesquisas de WOODY (2000), LOUREIRO (2006) e PALMER (1997), que relatam ser possvel ao performer manipular intencionalmente os elementos expressivos, alterando a expressividade da performance.

No que se refere aos resultados obtidos na investigao dos aspectos musicais que mais influenciam na expressividade, pode-se concluir que todos considerados nessa pesquisa so relevantes para a amostra investigada, como mostram estudos anteriores (LISBOA; SANTIAGO, 2006; LOUREIRO, 2006; PELLON, 2008; TODD, 1992; WIDMER; GOEBL, 2004; WOODY, 2000). A dinmica foi considerada como o aspecto que mais interfere na expressividade, confirmando as pesquisas (PALMER, 1997; WINTER; SILVEIRA, 2006) que a apontam como elemento a ser utilizado pelo intrprete com liberdade para a transmisso de caractersticas expressivas da performance. Os aspectos altura, articulao, intensidade e timbre tambm foram apontados como de alta influncia, conforme era esperado. Quanto ao aspecto tempo, esperava-se que os ouvintes atribussem a ele uma maior influncia na expressividade, por se tratar de um elemento subjetivo da partitura, assim como a dinmica (Ross apud WINTER; SILVEIRA, 2006), cujas pequenas variaes so em geral identificadas e modeladas visando uma maior expressividade (LOUREIRO, 2006; SUNDBERG; VERRILLO, 1980). Considerando-se as respostas abertas dadas pelos estudantes para indicar livremente os aspectos fundamentais para a obteno de uma performance expressiva, interessante ressaltar que os itens dinmica , timbre, intensidade e articulao foram novamente apontados. Alm disso, destaca-se o aparecimento do item tcnica entre as respostas, o que comprova que, para alguns ouvintes, o desempenho tcnico do performer um dos aspectos mais visados na avaliao (OLIVEIRA; TOURINHO, 2003; SWANWICK, 2003), ainda que o foco esteja na expressividade. Ressalta-se tambm a presena do item sentimento, que est relacionado ao impacto emocional que a msica traz ao ouvinte (JUSLIN, 2001; 2004). GERLING et al. (2008) afirmam que no momento de escuta e apreciao musical comum que o ouvinte relacione aspectos da pea ouvida a emoes. Assim, pode-se ento afirmar que foram atingidos os objetivos estabelecidos para essa pesquisa, que se propunha em apresentar consideraes sobre o estudo de performances com o foco na comunicao e na percepo da expressividade, bem como chegar a concluses que apontassem a relao entre a variao da expressividade e a preferncia de performances pelos estudantes. Dessa forma, sugere-se que sejam realizados estudos futuros que abordem ouvintes no estudantes de msica, a fim de comparar os trabalhos e investigar qual a influncia da educao musical formal no julgamento da expressividade em performances.

118

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

Referncias
ANDREU, Roberto Cremades. Influencia de la educacin formal e informal en las concepciones y gustos musicales de los Estudiantes del conservatorio profesional de msica de Melilla. Melilla: Universidad de Granada, 2009. BOYLE, J. David. Measurement and evaluation of musical experience. New York: Achirmer Books, 1987. BRESIN, Roberto; BATTEL, Giovanni Umberto. Articulation strategies in expressive piano performance. Journal of New Music Research, v.29. 2000.p.211-224. CANAZZA, Sergio; DE POLI, Giovanni; ROD, Antonio; VIDOLIN, Alvise. An abstract control space for communication of sensory expressive intentions in music performance. Journal of New Music Research, v.32, n.3, 2003.p.281-294. DA SILVA, L. M. G.; BRASIL, V. V.; GUIMARES, H. C. Q. C. P.; SAVONITTI, B. H. R. de A.; DA SILVA, M. J. P. Comunicao noverbal: reflexes acerca da linguagem corporal. Revista latino-americana de enfermagem, v.8, n.4. Ribeiro Preto: USP, 2000.p.52-58. DA SILVA, Edna Lcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaborao de dissertao. 3. ed. rev. e atual. Florianpolis: Laboratrio de Ensino a Distncia da UFSC, 2001. DE POLI, Giovanni; ROD, Antonio; VIDOLIN, Alvise. Note-by-Note Analysis of the influence of expressive intentions and musical structure in violin performance. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.p.293-321. DE POLI, Giovanni. Methodologies for Expressiveness Modelling of and for Music Performance. Journal of New Music Research, v.33, n.3, 2004.p.189-202. EMRICH, Ana Rita Oliari. BARRENECHEA, Lcia Silva. A avaliao da performance musical: um estudo do processo de avaliao do ensino de instrumentos musicais. In: SEMINRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICA, 4., 2004, Goinia. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.musica.ufg.br/mestrado/anais/anais%20IV%20Sempem/ artigos/artigo%20Kamilla%20Thais.pdf>. Acesso em: 9 mai. 2009. FIREMAN, Milson Casado. A escolha de repertrio na aula de violo como uma proposta cognitiva. Em Pauta, v.18, n.30. Porto Alegre: UFRGS, 2007.p.93-129. FRANA, Ceclia Cavalieri. A natureza da performance instrumental e sua avaliao no vestibular em msica. Opus, ano 8, n.7. So Paulo, 2001. FRANA, Ceclia Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composio, apreciao e performance na educao musical: teoria, pesquisa e prtica. Em Pauta, v.13, n.21. Porto Alegre: UFRGS, 2002.p.5-41. FRANA, Ceclia Cavalieri. Dizer o indizvel?: consideraes sobre a avaliao da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em msica. Per Musi, v.10, Belo Horizonte, UFMG, 2004.p.31-48. GALL, M.; GALL, J.; BORG, W. Educational Research: an Introduction. Boston: Allyn and Bacon, 2003. GERLING, Cristina Capparelli; DOMENICI, Catarina; SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos. Reflexes sobre interpretaes musicais de estudantes de piano e a comunicao de emoes. Msica Hodie, v.8, n.1. Goinia: UFG, 2008.p.11-25. HENTSCHKE, Liane. DEL BEN, Luciana. Aula de msica: do planejamento e avaliao prtica educativa. In: ______. Ensino de msica: propostas para pensar e agir em sala de aula. So Paulo: Moderna, cap.11, p.176-189, 2003. JOURDAIN, Robert. Msica, crebro e xtase. Como a msica captura nossa imaginao.Trad. de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. JUSLIN, Patrick N. Communicating emotion in music performance: a review and theoretical framework. In: ______. Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press. cap.14, p.309-338, 2001. JUSLIN, Patrick N.; PETRI, Laukka. Expression, perception, and induction of musical emotions: a review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.217-238. LISBOA, Christian Alessandro; SANTIAGO, Diana. A comparao de execues de peas para piano do sc. XX com foco na transmisso de emoes. In: CONGRESSO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E PS-GRADUAO EM MSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005, p.1196-1203. LOUREIRO, Maurcio. A pesquisa emprica em expressividade musical: mtodos e modelos de representao e extrao de informao de contedo expressivo musical. Opus, ano 12, n.12. Campinas, 2006. OLIVEIRA, Alda; TOURINHO, Cristina. Avaliao da performance musical. In: ______. Avaliao em msica: reflexes e prticas. So Paulo: Moderna. cap1. p.13-28, 2003. PALHEIROS, Graa Boal. Funes e modos de ouvir msica de crianas e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em msica da percepo produo. Curitiba: Ed. da UFPR. cap 9, p.303-352, 2006. PALMER, Caroline. Music performance. Annual Reviews of Psychology. v.48, n.1, 1997.p.115-138. PELLON, Bernardo. A teoria do contorno no estudo da emoo em msica. In: SIMPSIO DE COGNIO E ARTES MUSICAIS, 4., 2008, Paulistana. Anais eletrnicos... Disponvel em: <http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/ SIMCAM4_Bernardo%20Pellon.pdf> Acesso em: 6 abr. 2009. QUADROS JR, Joo Fortunato Soares de. Preferencia de estilos musicales en estudiantes de educacin secundaria en Brasil: El caso de la ciudad de Vitria. Melilla: Universidad de Granada, 2009. 146f. 119

QUADROS JNIOR, J. F. S. de; BRITO, M. P. Avaliao de performances por ouvintes... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.110-120

ROBATTO, Pedro. Questes interpretativas no concerto para clarineta e piano op.116 de Ernst Widmer. Ictus, n.5. Salvador, 2004.p.107-120. SADIE, Stanley. Expresso. In: DICIONRIO GROVE DE MSICA: edio concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.p.306. SANTOS, Adriana Moraes dos; CORVISIER, Fernando Crespo. Os pedais e suas aplicaes na tcnica pianstica. In: SIMPSIO INTERNACIONAL DE INICIAO CIENTFICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO, 15., 2005, So Paulo. Disponvel em: <http://www.usp.br/siicusp/Resumos/15Siicusp/156.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2009. SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da msica. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008. SUNDBERG, Johan; VERRILLO, Violet. On the anatomy of the ritard: a study of timing in music. Journal of the Acoustical Society of America, v.68. 1980, p.772-779. SWANWICK, Keith. Ensinando msica musicalmente. Trad. de Alda Oliveira e Cristinha Tourinho. So Paulo: Moderna, 2003. THOMPSON, Sam. Determinants of listeners enjoyment of a performance. Psychology of Music, v.35, n.1. 2007.p.20-36. TODD, Neil P. McAngus. The dynamics of dynamics: a model of musical expression. Journal of the Acoustical Society of America, v.91 n.6. 1992.p.3540-3550. TOURINHO, Cristina. Relaes entre os critrios de avaliao do professor de violo e uma teoria de desenvolvimento musical. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001, 236f. WIDMER, Gerhard; GOEBL, Werner. Computational models of expressive music performance: the state of the art. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.203-216. WINTER, Leonardo Loureiro; SILVEIRA, Fernando Jos. Interpretao e execuo: reflexes sobre a prtica musical. Per Musi, n.13. Belo Horizonte: UFMG, 2006.p.63-71. WOODY, Robert H. Learning expressivity in music performance: an exploratory study. Research Studies in Music Education, v.14, n.1. Indiana, 2000.p.14-23.

Joo Fortunato Soares de Quadros Jnior professor da Universidade Estadual do Maranho (UEMA) desde 2011. Foi professor da Universidade Federal do Maranho UFMA (2010-2011) e da Faculdade de Msica do Esprito Santo FAMES (2009-2010). Doutorando em Educao Musical pela Universidad de Granada (Espanha), possui mestrado em Msica/nfase em Educao Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e licenciado em Artes/nfase em Msica pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Publicou em 2009 o livro Fatores de influncia no processo de ensino-aprendizagem musical: o caso da Escola Pracatum, pela Editora Unimontes, em parceria com os doutores Oswaldo Lorenzo (Espanha) e Ana Cristina Tourinho (UFBA). Tambm em 2009, publicou o artigo Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhis de Educao Secundria Obrigatria com diferentes origens culturais: anlise desde a educao formal na Revista da ABEM (n.21), em parceria com os doutores Oswaldo Lorenzo, Luca Herrera e Roberto Cremades. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre preferncia musical em adolescentes. Mikely Pereira Brito licenciada em Msica pela Faculdade de Msica do Esprito Santo (FAMES). Publicou em 2010 o artigo denominado A avaliao da expressividade na performance: um estudo de caso, no XIX Congresso Nacional da Associao Brasileira de Educao Musical.

120

Vous aimerez peut-être aussi