Vous êtes sur la page 1sur 131

1

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Bibliografia: CLT do Valentin Carrion, Vagner Giglio (muito bom) Srgio Pinto Martins (no o melhor manual tem posies muito especficas dele) Carlos Henrique Bezerra Leite ( o melhor) Prova: ter uma pea. Noes Gerais sobre a Disciplina I Processo e Procedimento: Os tipos de processos existentes so o de conhecimento, o de execuo e o de cautelar. Isso vale tambm para o processo do trabalho. O processo Civil fez uma juno da execuo com o conhecimento, acoplando-se ao conhecimento, uma parte significativa (fase de cumprimento de sentena). Com a idia de processo sincrtico. No processo do trabalho sempre se teve essa idia de processo sincrtico. Dentro de uma reclamatria trabalhista temos tanto o aspecto de conhecimento, quanto execuo, quanto cautelar e inclusive, aspectos de antecipao de tutela. Assim, essa grande novidade trazida para o processo civil, sempre esteve presente no processo do trabalho (simplicidade, sincretismo). No se precisa de uma provocao nova para que o processo v adiante. Reclamao: PI Juntada de documentos ... Para executar, sequer precisa de petio, ao contrrio do Processo Civil. O nosso Processo tem na sua essncia a dinmica de andamento natural, de ofcio. Procedimento: H o sumrio - sumarssimo, o ordinrio e os especiais. Procedimento comum: sumarssimo e ordinrio (o sumrio absorvido pelo sumarssimo). Ver lei 5584 de 1970 procedimento sumrio para causas com at 2 salrios mnimos

Lei 9957/2000 incorporou CLT o art. 852, com as suas letras. a referncia para o procedimento sumarssimo at 40 salrios mnimos, abrangendo o sumrio. A idia de que o sumrio foi abrangido pelo sumarssimo. Assim, a maioria dos autores afirma que o sumrio no existe mais, no exame de ordem sempre cai alguma coisa sobre o rito sumrio. O procedimento ordinrio est regulado a partir do art. 763 da CLT. o mais utilizado. Procedimentos especiais no CPC esto no art. 890 e SS. Ex: ao de consignao em pagamento (cabe no processo do trabalho, mas s est previsto no CPC). A maior parte dos procedimentos especiais (depsito, entre outros) previstos no CPC estaro presentes no Processo do Trabalho.

II Autonomia X Subsidiariedade: Ler texto do professor. O art. 769 da CLT diz que, nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte ao processo do trabalho, exceto o que for incompatvel. Assim, a CLT no suficiente no processo do trabalho, assim teremos que buscar no Processo Civil esse suporte. Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiria do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatvel com as normas deste Ttulo. Alguns autores afirmam que, nas omisses por princpio da CLT, no deve ser buscado no CPC para no complicar. Deve ser compatibilizado com princpios do Direito do Trabalho. Ex: princpio da proteo ou no aplicado no direito processual? Ser visto adiante. Art. 8 da CLT uma regra de comunicao tudo que for possvel trazer do Direito Civil ao Direito do Trabalho ser trazido. Art. 8 - As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico.

Pargrafo nico - O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. Art. 889 da CLT comunica o sistema de execuo (remete a lei 6830 lei dos executivos fiscais). tambm uma forma de comunicao. Art. 889 - Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. Autonomia propriamente dita, nenhum ramo tem, todos so interligados, deve-se buscar os princpios e buscar a subsidiariedade quando necessria.

III Condies da Ao: Legitimidade ad causam; Interesse de agir; Possibilidade jurdica do pedido; Isso se aplica ao processo do trabalho. No processo civil, se eu discuto se a parte legtima para propor ou contestar essa ao, e eu entendo que ela ilegtima, h a extino da ao sem julgamento de mrito por carncia de ao. No processo do trabalho, a maioria dos juzes no aplica isso. O Buzaid quem traz a teoria das condies da ao no CPC. Aps entendeu-se que possibilidade e legitimidade entravam no exame de mrito. Assim, se entende que no h vnculo empregatcio, extingue-se o processo com julgamento do mrito. A CLT no entra nessa discusso. A base da CLT de 1939. O CPC influencia a CLT em certos limites. Legitimidade ad causam: a relao processual deve reproduzir a relao material. Quem deve estar legitimado para estar em juzo, como regra, so os sujeitos da relao material. Quando se diz que tem uma relao material de emprego, eu seria parte legtima para estar na ao. O que se pode dizer que a relao material no empregatcia, mas de outra natureza. Possibilidade Jurdica do Pedido: antes se dizia que era a possibilidade de, no ordenamento jurdico, ter uma previso legal para aquela postulao em juzo. Evoluiu para o sentido de que, para haver a impossibilidade jurdica, deve haver um veto para aquela situao. Como o nosso ordenamento aberto, no se pode dizer que no se tem previso legal.

Interesse de agir: tudo aquilo que eu no puder fazer por meios prprios, e que se tem que buscar pelo judicirio. Ex: falta grave do empregado (a empresa pode demitir sem ir ao judicirio, salvo se ele estiver estvel). Se precisar fazer de uma maneira forada, dever ser feito atravs do judicirio. s vezes entendida como a nica condio necessria para uma ao (reclamatria ou reclamao trabalhista). Reclamao = Reclamatria Reclamao o processo, que envolve vrios pedidos e cada pedido corresponde a uma ao. No direito do trabalho, h um acmulo de aes dentro do mesmo processo. A base da reclamao a cumulao objetiva (vrios pedidos dentro da mesma reclamao). Quando o juiz dar sua sentena analisando cada um dos pedidos. Cumulao subjetiva: h mais de um reclamante ou mais de uma reclamada. Analisa-se a subjetividade e a responsabilidade de cada uma das empresas, solidrias ou subsidirias. O direito do trabalho proporciona que o empregador, de uma forma mnima, pr-constitua a prova, inclusive a lei, s vezes, o obriga a faz-lo. O processo a forma civilizada de resolver o conflito. IV- Pressupostos Processuais: Se analisa tanto na sentena, quanto no processo inteiro. Defesa indireta tudo que ataca o processo. a) Subjetivos: AA) Juiz: o juiz deve ter competncia para julgar. Aqui h a competncia absoluta; isso significa uma anlise em razo da matria. Se for incompetncia relativa (ex. em razo do lugar), da se utilizar a exceo de incompetncia (s quando for relativa). A incompetncia absoluta dever ser feita por preliminar de mrito. A defesa se reconvenes. faz por meio de excees, contestaes e

BB) Partes: tem a ver com a legitimidade ad processum: a legitimidade para estar nesse processo (se o sujeito tem capacidade maior -, se no sendo maior, est adequadamente representado). Jus postulandi da parte (ao contrrio do processo civil, que do advogado). Contudo o processo flui muito melhor com advogado.

Possibilidade de eventual cumulao passiva/ ativa. Na reclamatria com vrios reclamantes plrima (arts. 842 e 843 da CLT). Temos limites para a cumulao plrima? A resposta est no art. 842. Art. 842 - Sendo vrias as reclamaes e havendo identidade de matria, podero ser acumuladas num s processo, se se tratar de empregados da mesma empresa ou estabelecimento. Art. 843 - Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. (Redao dada pela Lei n 6.667, de 3.7.1979) 1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. A cumulao passiva ocorre quando houver vrios reclamados, que podero ser responsabilidade subsidiria ou solidria. b) Objetivos AA) Pedidos: quando o pedido for mal elaborado, h a inpcia da inicial. Ou seja: em relao a esse pedido no h como haver defesa e posterior anlise. Coisa julgada pode ser alegada; Litispendncia; excluso por outro processo com as mesmas partes e mesmo pedidos. Tudo que estiver a ver com os pedidos, ser analisado aqui.

Prejudicial de Mrito: so questes de mrito, nada a ver com os pressupostos.

Compensao: deve ter a mesma natureza de parcela para haver a compensao, tendo como resultado a extino parcial ou total da obrigao. Reteno: a situao clssica do hspede que no paga. De forma rara, pode acontecer no Direito Processual do Trabalho. A reteno se faz em termos de patrimnio, de maneira a viabilizar a questo do crdito alheio. remotssima essa hiptese. Prescrio:

Aula que vem: princpios.

14 de maro de 2011

1. Princpios:
a) Princpios e Regras = Normas: O sistema normativo brasileiro

utiliza tanto de princpios quanto de regras. O princpio mais abstrato, mais flexvel, se molda aplicao concreta de forma mais ampla, o princpio convive com outro, ao passo que a regra mais dura, no convive com outra regra. Uma regra elimina a outra em relao especificidade e a natureza dessa regra. Regra mais nova revoga a mais antiga naquilo que for compatvel.
b) Funes:

B1) Informativa: a funo informativa aquela que inspira, motiva o legislador para a formulao de uma regra ou para normatizar um princpio, ela pr-jurdica. Seriam os princpios bsicos: lgico, econmico, ultrapassam o aspecto jurdico. B2) Interpretativa: auxilia o aplicador da lei, bem como o destinatrio dessa aplicao. Uma regra processual interpretada pelo destinatrio e pelo operador do direito. B3) Normativa: o princpio est posto na lei, est expresso na lei. A nossa CF, por exemplo, muito forte nessa estrutura principiolgica. Os primeiros arts. da CF nos diz o que significa a nossa sociedade, nosso estado. A base do direito est justamente na contraposio ao poder. O direito serve para estabelecer os limites ao poder. Essa caracterstica vem muito mais do direito anglo-saxnico do que o romano (que a nossa tradio).

7 c) Princpios Fundamentais: so princpios que esto basicamente na

CF C1) Igualdade 1, 3, 5, CF: o Processo do Trabalho adota a igualdade processual entre as partes? A relao material desigual. No processo, a base a igualdade, a exceo seria o tratamento desigual. Ex: prazo recursal o mesmo para ambas as partes. O que mudar so as situaes especficas em lei que excepcionar a igualdade, para que tornem iguais. Ex: se o trabalhador no aparece na audincia nica, foi intimado sob a pena do art. 844 da CLT. Art. 844 - O no-comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao, e o no-comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso quanto matria de fato. Pargrafo nico - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poder o presidente suspender o julgamento, designando nova audincia. Absolvio de instncia: se no aparecesse, extingue-se o processo (arquiva-se), mas pode iniciar outro. No outro dia pode iniciar nova ao. Se o trabalhador entrou com o processo inicial no ltimo dia da prescrio, interrompe-se a prescrio, passando-se a contar o prazo integral da prescrio de novo. Assim, pode ajuizar 6 meses depois do primeiro processo, que mesmo assim no tem problema. Decorre a revelia se o empregador, por sua vez no aparece. Que a falta de defesa, instado a se defender, o ru no o faz. No processo do trabalho, o conceito muda: a ausncia da parte audincia inicial, que o momento em que produzida a defesa. PT revelia: ausncia audincia inicial. E nesse momento que se deve ser apresentada a defesa alm das provas. Presuno ficta de veracidade. H o chamado jus postulandi da parte. Se o reclamado no tiver advogado, pode fazer acordo. Se disser que no tem nada a declarar no revel, mas os efeitos so os mesmos, pois no se ops a tese da inicial. O jus postulandi, consoante o art. 791, dos dois.

s vezes um tratamento desigual que leva igualdade. Art. 791 - Os empregados e os empregadores podero reclamar pessoalmente perante a Justia do Trabalho e acompanhar as suas reclamaes at o final. 1 - Nos dissdios individuais os empregados e empregadores podero fazer-se representar por intermdio do sindicato, advogado, solicitador, ou provisionado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil. 2 - Nos dissdios coletivos facultada aos interessados a assistncia por advogado. C2) Contraditrio 5 LV, CF: existente no DPT. O contraditrio a possibilidade de a outra parte se manifestar principalmente quanto a aspectos relacionados a documentos. Sempre o juiz tem que dar vista a outra parte. H no DPT a chamada rplica? No, o advogado no tem que falar nada da defesa, apenas do documento juntado pela defesa. Se no impugnar a documentao apresentada, ela tida por verdadeira, depois no adianta trazer testemunha. A prova que deve ser produzida pela parte so os recibos e os controles de entrada. Se no impugnar, o juiz poder entender que esto corretos esses pagamentos. A idia do contraditrio de utilidade, ou seja, d oportunidade a outra parte quanto a um documento ou coisa do gnero. Sempre que uma parte recorre, o juiz concede o prazo legal para contrarrazes e a parte pode ou no contrarrazoar. Se no contrarrazoar, o tribunal analisar da mesma forma. A reforma ser feito no limite do que est sendo feito. O tribunal no pode extrapolar os limites da lide posto no processo. C3) Ampla Defesa 5, LV: s vezes a defesa apenas para no incidir o 457. s vezes apenas para gerar uma controvrsia falsa. A idia desse princpio possibilitar s partes a produo de uma defesa ampla. Limite: momento processual adequado para apresentao da defesa.

TST: implacvel quanto presena de audincia para apresentao da defesa. Intolerncia quanto ao horrio. Art. 457 - Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. (Redao dada pela Lei n 1.999, de 1.10.1953) 1 - Integram o salrio no s a importncia fixa estipulada, como tambm as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador. (Redao dada pela Lei n 1.999, de 1.10.1953) 2 - No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam de 50% (cinqenta por cento) do salrio percebido pelo empregado. (Redao dada pela Lei n 1.999, de 1.10.1953) 3 - Considera-se gorjeta no s a importncia espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como tambm aquela que fr cobrada pela emprsa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer ttulo, e destinada a distribuio aos empregados. (Redao dada pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) C4) Imparcialidade 95, CF: H imparcialidade no CPT: a parcialidade a atitude consciente do juiz no sentido de se posicionar a favor de um ou de outro. No se pode confundir com a neutralidade. Se diz que neutralidade no existe, pois h formao pessoal, acadmica que te conduz a determinadas interpretao. No DT no h de fato neutralidade, pois tende-se a proteger ideologicamente o trabalho. Isso no ser parcial. C5) Motivao das Decises 93, IX, CF: uma sentena vale pela sua autoridade fundamentada ou deve convencer algum de que essa sentena est correta? Essa segunda hiptese nunca vai ocorrer, pois a parte sempre acha que tem razo. Quem perde no processo, sempre acha que estar injustiado. Essa deciso vale pela autoridade dela de expresso estatal. Deve ser motivada, fundamentada. A motivao da deciso serve para dar possibilidade parte que no se conforma a recorrer. C6) Devido Processo Legal/ Juiz Natural / Duplo Grau de Jurisdio 5, LIV, CF: o devido processo legal ter regras previsveis, no se pode ter cartas na manga. O processo tem uma

10

seqncia, uma estrutura previsvel. H momentos adequados para a produo de determinados atos. O suporte disso a idia de juiz natural: no pode haver juzo de exceo, no se pode escolher um juiz para julgar aquele processo, h regras de competncia previamente estipuladas. No pode haver avocao de processo. Duplo Grau de Jurisdio: no um princpio isolado, at porque alguns processos/ procedimentos no comportariam esse duplo grau de jurisdio. Procedimento sumrio: at 2 salrios mnimos: ele no exige qualquer registro do aspecto ftico discutido no processo. O recurso nesse processo est limitado matria de direito. A idia de duplo grau de jurisdio est na possibilidade de discusso ampla (fato e direito) da deciso proferida. Os tribunais superiores no esto na idia de duplo-grau de jurisdio, mas graus especiais, extraordinrios e os processos no tm necessariamente acesso. A idia de duplo-grau de jurisdio de mais uma vez. C7) Indeclinabilidade da Jurisdio 5 XXXV, CF: nenhuma ameaa ou ofensa a direitos escapar da apreciao do judicirio. s vezes h algumas exigncias processuais que colocam em xeque essa questo de indeclinabilidade. No DPT h as Comisses de Conciliao Prvia, que comearam como soluo extrajudicial de conciliao de conflitos. Todas as coisas extrajudiciais acabam afastando a indeclinabilidade da jurisdio. Art. 625-A, letra D diz que obrigatria a passagem por essas comisses em alguns casos. Art. 625-A. As empresas e os sindicatos podem instituir Comisses de Conciliao Prvia, de composio paritria, com representante dos empregados e dos empregadores, com a atribuio de tentar conciliar os conflitos individuais do trabalho. Pargrafo nico. As Comisses referidas no caput deste artigo podero ser constitudas por grupos de empresas ou ter carter intersindical. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) Art. 625-D. Qualquer demanda de natureza trabalhista ser submetida Comisso de Conciliao Prvia se, na localidade da prestao de servios, houver sido instituda a Comisso no mbito da empresa ou do sindicato da categoria. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000)

11

1 A demanda ser formulada por escrito ou reduzida a tempo por qualquer dos membros da Comisso, sendo entregue cpia datada e assinada pelo membro aos interessados. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) 2 No prosperando a conciliao, ser fornecida ao empregado e ao empregador declarao da tentativa conciliatria frustada com a descrio de seu objeto, firmada pelos membros da Comisso, que devera ser juntada eventual reclamao trabalhista. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) 3 Em caso de motivo relevante que impossibilite a observncia do procedimento previsto no caput deste artigo, ser a circunstncia declarada na petio da ao intentada perante a Justia do Trabalho. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) 4 Caso exista, na mesma localidade e para a mesma categoria, Comisso de empresa e Comisso sindical, o interessado optar por uma delas submeter a sua demanda, sendo competente aquela que primeiro conhecer do pedido. (Includo pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) No direito coletivo se criam direitos, da pode a exigncia de prvia arbitragem, por exemplo. Aqui no h uma jurisdio propriamente dita, no h direito ofendido, se busca a criao de direitos, s h interesses em pauta. Juzo arbitral pode em processos individuais do trabalho? No. No processo coletivo do trabalho pode. O problema do laudo arbitral a irrecorribilidade dessa deciso. A jurisdio deve ser exercida de uma forma indeclinvel. C8) Razovel Durao do Processo 5 LXXVIII, CF: a grande soluo do constitucionalismo. O que uma razovel durao? Depende do tipo de processo. Acaba desvalorizando a nossa constituio colocar coisas que no possa ser implementado complicado. H certo carter demaggico. Isso depende muito mais da implementao material do que constar.
d) Princpios Comuns ao Processo Civil e ao Processo do

Trabalho: so princpios comuns ao PC e ao PT.

12

12/03/12

D1) Dispositivo Art. 2 do CPC: o mesmo que o da demanda, que significa que a jurisdio s existe mediante provocao. No DPT essa a regra, mas comporta excees. No art. 856, CLT, que fala sobre dissdios coletivos isto aqui no vale mais, pois superado pelo art. 114, 2 e 3 da CLT, pois essa instncia instaurada (ajuizamento do dissdio) se faz por sindicato, antes, o presidente do tribunal instaurava, hoje no pode mais. O MPT pode propor dissdio coletivo apenas quando houver greve em atividade essencial. Art. 856 - A instncia ser instaurada mediante representao escrita ao Presidente do Tribunal. Poder ser tambm instaurada por iniciativa do presidente, ou, ainda, a requerimento da Procuradoria da Justia do Trabalho, sempre que ocorrer suspenso do trabalho. Fora disso, quem tem que propor essa ao ser sindicato. Outra hiptese que tnhamos como exceo ao princpio dispositivo estava no art. 39 da CLT, que dizia que se houvesse uma reclamao trabalhista, e o reclamante postulasse reconhecimento de vnculo de emprego e no postula anotao na CTPS, o juiz pode determinar isso mesmo sem haver um pedido. Aqui no h exceo ao princpio do dispositivo, o que h uma ultrapetio, que uma espcie de princpio explcito. O processo do trabalho tambm adota o princpio dispositivo/ demanda, ou seja, age mediante provocao das partes. Art. 39 - Verificando-se que as alegaes feitas pelo reclamado versam sbre a no existncia de relao de emprgo ou sendo impossvel verificar essa condio pelos meios administrativos, ser o processo encaminhado a Justia do Trabalho ficando, nesse caso, sobrestado o julgamento do auto de infrao que houver sido lavrado. (Redao dada pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) 1 - Se no houver acrdo, a Junta de Conciliao e Julgamento, em sua sentena ordenar que a Secretaria efetue as devidas anotaes uma vez transitada em julgado, e faa a comunicao autoridade competente para o fim de aplicar a multa cabvel. (Includo pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967)

13

2 - Igual procedimento observar-se- no caso de processo trabalhista de qualquer natureza, quando fr verificada a falta de anotaes na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, devendo o Juiz, nesta hiptese, mandar proceder, desde logo, quelas sbre as quais no houver controvrsia. (Includo pelo Decreto-lei n 229, de 28.2.1967) O processo civil naturalmente dispositivo, mas no deixa de ter conotao inquisitivo. D2) Inquisitivo/ Impulso Oficial 262, 267, II, III, CPC e 765, CLT: comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. Art. 765, CLT ampla liberdade na direo do processo comparvel ao 129 e 130 do CPC. O comando, direo do processo do juiz. a obrigao de o juiz dirigir o processo. No momento em que o juiz deixa uma parte ou outra dirigir o processo, ele est se desigualando. As audincias processuais so ambientes de disputa de poder. Se o juiz no exerce esse poder uma parte/ advogado o far, e isso desequilibrar o processo. Art. 765 - Os Juzos e Tribunais do Trabalho tero ampla liberdade na direo do processo e velaro pelo andamento rpido das causas, podendo determinar qualquer diligncia necessria ao esclarecimento delas. Art. 129. Convencendo-se, pelas circunstncias da causa, de que autor e ru se serviram do processo para praticar ato simulado ou conseguir fim proibido por lei, o juiz proferir sentena que obste aos objetivos das partes. Art. 130. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias. D3) Instrumentalidade 154 e 244 do CPC: o art. 154 se aplica tranquilamente ao processo do trabalho, que tem como base a simplificao dos atos processuais. O art. 244 trata das nulidades (instrumentalidade do processo). Nos arts. 794 a 798 trata-se da mesma questo. Deve-se sobrepor a finalidade do processo do que a forma.

14

Art. 154. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputandose vlidos os que, realizados de outro modo, Ihe preencham a finalidade essencial. Pargrafo nico. Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil. (Includo pela Lei n 11.280, de 2006) 2o Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos, transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrnico, na forma da lei. (Includo pela Lei n 11.419, de 2006). Art. 244. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominao de nulidade, o juiz considerar vlido o ato se, realizado de outro modo, Ihe alcanar a finalidade. Art. 794 - Nos processos sujeitos apreciao da Justia do Trabalho s haver nulidade quando resultar dos atos inquinados manifesto prejuzo s partes litigantes. Art. 795 - As nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argi-las primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. 1 - Dever, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetncia de foro. Nesse caso, sero considerados nulos os atos decisrios. 2 - O juiz ou Tribunal que se julgar incompetente determinar, na mesma ocasio, que se faa remessa do processo, com urgncia, autoridade competente, fundamentando sua deciso. Art. 796 - A nulidade no ser pronunciada: a) quando for possvel suprir-se a falta ou repetir-se o ato; b) quando argida por quem lhe tiver dado causa. Art. 797 - O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarar os atos a que ela se estende. Art. 798 - A nulidade do ato no prejudicar seno os posteriores que dele dependam ou sejam conseqncia.

15

D4) Impugnao Especfica 302 do CPC: art. 302 do CPC impe a quem contesta, manifestar-se contra todos os pedidos do autor na inicial. Isso se aplica ao processo do trabalho. Quando se tem advogado atuando no processo, se aplica o 303, pois uma regra tcnica. Quando no h advogado, no se pode ser to rigoroso quanto a isso. Uma situao no impugnada passa a incontroverso, que no depender de prova. categoria de fato

Art. 302. Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo: I - se no for admissvel, a seu respeito, a confisso; II - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato; III - se estiverem em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto. Pargrafo nico. Esta regra, quanto ao nus da impugnao especificada dos fatos, no se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao rgo do Ministrio Pblico. Art. 303. Depois da contestao, s lcito deduzir novas alegaes quando: I - relativas a direito superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofcio; III - por expressa autorizao legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo. D5) Estabilidade da Lide 41 e 294 do CPC: tem-se dois tipos de estabilidade da lide: uma subjetiva e outra objetiva. A estabilidade subjetiva da lide saber quem so as partes e os litigantes no processo. Pode-se ter uma alterao nessa estrutura com intervenes de terceiros. Mas essa estabilidade se d na audincia principal, com a defesa. A audincia inicial tambm estabiliza objetivamente. Aps a contestao, s se pode pedir outra coisa mediante ao prpria.

16

No processo do trabalho, h a possibilidade de pedir outra coisa por dependncia. No processo civil, se estabiliza a parte objetiva (art. 219 do CPC), com a citao vlida. Com a citao, se estabiliza a lide. No processo do trabalho s se estabiliza na audincia. No basta a notificao (equivalente citao no processo civil). A audincia o momento que se efetua a relao processual propriamente dita. A notificao feita administrativamente, o juiz no despacha o recebimento da inicial. No trabalho no h o recebimento da inicial, o sistema funciona por si s. Na audincia pode-se aditar a inicial e pedir mais coisas, pois no foi feito ainda o aperfeioamento dessa ao. A inpcia da inicial quando se tem os pedidos e no tem os fundamentos. Se no tem o pedido, o reclamado no precisa falar nada. Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) D6) Eventualidade 300, CPC: art. 300 do CPC: na inicial no precisa dizer as provas que se produzir, mas tanto na defesa, quanto na contestao, deve-se alegar todos os fatos possvel. Ex: pedido de reconhecimento de vnculo empregatcio. Desse vnculo decorrem efeitos, horas-extras. No se pode contestar apenas a inexistncia de vnculo, tem que contestar tudo, pois se o reclamado ganhasse o vnculo, ganhava tudo. Alega-se tudo. No art. 301 em diante tem todos os meios de defesa indireta, contra o processo e no contra direitos. Art. 300. Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. D7) Precluso 795, 879, 2, CLT: -Consumativa: art. 795 da CLT: as partes devero argir no primeiro momento em que puder. uma matria eminentemente processual. Exceto coisa julgada (precluso mxima), o resto tudo

17

processual. Protesto anti-preclusivo a manifestao da parte contra uma deciso do juiz, do qual no caiba recurso previsto. Art. 795 - As nulidades no sero declaradas seno mediante provocao das partes, as quais devero argi-las primeira vez em que tiverem de falar em audincia ou nos autos. 1 - Dever, entretanto, ser declarada ex officio a nulidade fundada em incompetncia de foro. Nesse caso, sero considerados nulos os atos decisrios. 2 - O juiz ou Tribunal que se julgar incompetente determinar, na mesma ocasio, que se faa remessa do processo, com urgncia, autoridade competente, fundamentando sua deciso. Ex: reclamado traz testemunha e juiz se nega a ouvi-lo. No DPT no seria agravo de instrumento, da se utiliza dessa expresso que a jurisprudncia e a doutrina criaram do protesto anti-preclusivo. No precisa fundamentar o protesto. Ele s cumpre com a finalidade no preclusiva. O momento o imediatamente posterior ao indeferimento. No caso, seria na prpria audincia. Processo um andar para frente. As coisas vo se consumando em momentos prprios. Art. 879, 2 da CLT pena de precluso, na verdade um nus. Art. 879 - Sendo ilquida a sentena exeqenda, ordenar-se-, previamente, a sua liquidao, que poder ser feita por clculo, por arbitramento ou por artigos. (Redao dada pela Lei n 2.244, de 23.6.1954) 2 - Elaborada a conta e tornada lquida, o Juiz poder abrir s partes prazo sucessivo de 10 (dez) dias para impugnao fundamentada com a indicao dos itens e valores objeto da discordncia, sob pena de precluso. (Includo pela Lei n 8.432, 11.6.1992) -Lgica: -Temporal -Ordinria -Mxima -Pr-judicato (para o juiz)

18

D8) Economia Processual: todo sistema se conduz pra isso. Idia de utilidade para o processo, procura-se um resultado mais adequado e mais rpido. A cumulao subjetiva ser que significa uma economia processual? Depende da situao, se forem realmente semelhante melhora, seno, no. Em termos prticos devemos estar atentos se a cumulao vale a pena (ex: em termos de testemunhas no sero para cada reclamante, mas 3 para todos). D9) Perpetuao da Jurisdio art. 87 do CPC: a competncia definida pelo art. 87 determinao da competncia no momento em que proposta, exceto se trocar competncia em relao matria ou hierarquia. Isso comeou com a EC45 que trouxe para a justia do trabalho competncia por danos materiais ou morais em relao a acidentes do trabalho. Os processos que estavam correndo na justia comum se tivessem ao menos deciso de 1 grau ficavam na justia comum. Os que no tinham deciso vinham para a justia do trabalho. D10) nus da Prova 818, CLT e 333, CPC: a prova das alegaes incube s partes que a fizer (818), 333 fatos constitutivos (autor), fatos impeditivos, modificativos e extintivos (ru). A discusso se aplica o 333 ou 818. Prevaleceu o 333, pois ele posterior e mais tcnico. Seno, todos deveriam provar tudo. A distribuio do nus da prova um aspecto de racionalidade. Por isso, se adota o 333 e o autor deve provar os fatos constitutivos e o reclamado os extintivos, modificativos e extintivos. Art. 333. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito. Art. 818 - A prova das alegaes incumbe parte que as fizer.

19

Exceo: inverso do nus da prova as inverses so aquelas previstas em lei. No art. 74, 2, p. ex, diz que o empregador que tiver mais de 10 empregados dever realizar controle expresso. Quem dever comprovar a empresa. A desqualificao do vnculo de emprego (ex: para autnomo), quem deve comprovar o empregador. Art. 74 - O horrio do trabalho constar de quadro, organizado conforme modelo expedido pelo Ministro do Trabalho, Industria e Comercio, e afixado em lugar bem visvel. Esse quadro ser discriminativo no caso de no ser o horrio nico para todos os empregados de uma mesma seo ou turma. 2 - Para os estabelecimentos de mais de dez trabalhadores ser obrigatria a anotao da hora de entrada e de sada, em registro manual, mecnico ou eletrnico, conforme instrues a serem expedidas pelo Ministrio do Trabalho, devendo haver prassinalao do perodo de repouso. (Redao dada pela Lei n 7.855, de 24.10.1989) D11) Oralidade: 840, 846, 847, CLT, 852, letras, CLT. A oralidade mais procedimental do que processual em si. no sentido de prevalncia. O processo ter escritos para maior segurana. No futuro, os escritos no sero fsicos, mas eletrnicos. Na JT isso demora mais que na JF, pois tem um aspecto probatrio grande. A oralidade est muito presente no PT. A oralidade tem a ver com a relao dos advogados com o juiz, juiz e partes e advogados com as partes de forma imediata, presencial. H um contato fsico bem mais amplo do que o procedimento escrito (peties e mais peties). por isso que temos mais audincias do que outro ramos do Direito. O Processo Civil mais objetivo e mais tcnico, ao passo que no PT fica-se mais na audincia (exceo: direito de famlia e direito penal). Isso est no art. 840, CLT. Art. 840 - A reclamao poder ser escrita ou verbal. 1 - Sendo escrita, a reclamao dever conter a designao do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificao do reclamante e do reclamado, uma breve exposio

20

dos fatos de que resulte o dissdio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 2 - Se verbal, a reclamao ser reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivo ou secretrio, observado, no que couber, o disposto no pargrafo anterior. Art. 843 - Na audincia de julgamento devero estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatrias Plrimas ou Aes de Cumprimento, quando os empregados podero fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. (Redao dada pela Lei n 6.667, de 3.7.1979) 1 - facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declaraes obrigaro o proponente. 2 - Se por doena ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, no for possvel ao empregado comparecer pessoalmente, poder fazer-se representar por outro empregado que pertena mesma profisso, ou pelo seu sindicato. Art. 846 - Aberta a audincia, o juiz ou presidente propor a conciliao. (Redao dada pela Lei n 9.022, de 5.4.1995) 1 - Se houver acordo lavrar-se- termo, assinado pelo presidente e pelos litigantes, consignando-se o prazo e demais condies para seu cumprimento. (Includo pela Lei n 9.022, de 5.4.1995) 2 - Entre as condies a que se refere o pargrafo anterior, poder ser estabelecida a de ficar a parte que no cumprir o acordo obrigada a satisfazer integralmente o pedido ou pagar uma indenizao convencionada, sem prejuzo do cumprimento do acordo. (Includo pela Lei n 9.022, de 5.4.1995) Art. 847 - No havendo acordo, o reclamado ter vinte minutos para aduzir sua defesa, aps a leitura da reclamao, quando esta no for dispensada por ambas as partes.(Redao dada pela Lei n 9.022, de 5.4.1995) Essa oralidade exigia que o advogado lesse a inicial e se houvesse defesa escrita, tambm deveria ser lida. Hoje no mais assim. 852- letras trata do procedimento sumarssimo, com audincia una, em que a maioria das coisas so resolvidas aqui.

21

- Imediao: A imediao ou imediatidade o contato direto do juiz com as provas e com as partes. Quem colhe a prova judicial o juiz. Mesmo em cartas precatrias, a figura do juiz estar presente. A prova pr-constituda so apenas as necessrias relao material, e no ao processo propriamente dito. Essa prova mesmo da relao material se submete ao crivo do poder judicirio. - Identidade Fsica do Juiz: juiz natural o juiz cujo sistema o coloca para julgar determinadas coisas. Identidade fsica do juiz que o juiz que colheu a prova vinculado ao julgamento. a vinculao do juiz ao processo que colheu a prova e que instruiu. No PT, era para existir a identidade fsica do juiz, mas a smula 136 do TST diz que no se aplica s varas do trabalho. Essa smula anterior a mudana da justia do trabalho em 1998 (at aqui tinham as juntas de conciliao um juiz togado e dois juzes classistas). Essa smula vem dessa situao. Se tinha uma junta no poderia haver identidade fsica do juiz. Isso passou batido, e a redao da smula apenas adequou a questo da junta para a da vara. Isso ofende a identidade fsica do juiz e do juiz natural. Sempre diferente produzir sentena em um processo que no se instruiu. Ofende o princpio do juiz natural (idia mais ampla, de estrutura), pois tira do juiz em que naturalmente o processo estava com jurisdio para essa vara e passar para outro juiz (normalmente substituto). Os tribunais chamam isso de gesto do processo poltica judiciria. A smula lamentavelmente respeitada, o que no respeitada a lei. - Concentrao: o subprincpio da concentrao (846 e 847, CLT revelam bem isso nessa audincia deve haver tudo). a concentrao dos atos processuais. O art. 852, CLT

22

Art. 852-E. Aberta a sesso, o juiz esclarecer as partes presentes sobre as vantagens da conciliao e usar os meios adequados de persuaso para a soluo conciliatria do litgio, em qualquer fase da audincia. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) 852-H. Todas as provas sero produzidas na audincia de instruo e julgamento, ainda que no requeridas previamente. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) Decide-se de plano tudo que acontea nessa audincia. No procedimento ordinrio, pode haver um adiamento desta audincia. Quando o processo tem algum problema, o JT coloca em pauta (no cvel o contrrio).

D12) Lealdade Processual 16/18 e 599/ 601, CPC. A necessidade de lealdade processual to bvia que a CLT nem se preocupou com isso. O CPC j se preocupa com isso. 16 a 18 do CPC litigncia de m-f conseqncia: possibilidade da pena de litigncia de m-f. Art. 16. Responde por perdas e danos aquele que pleitear de m-f como autor, ru ou interveniente. Art. 17. Reputa-se litigante de m-f aquele que: (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) I - deduzir pretenso ou defesa contra texto expresso de lei ou fato incontroverso; (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) II - alterar a verdade dos fatos; (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) III - usar do processo para conseguir objetivo ilegal; (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) IV - opuser resistncia injustificada ao andamento do processo; (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) V - proceder de modo temerrio em qualquer incidente ou ato do processo; (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980) Vl - provocar incidentes manifestamente infundados. (Redao dada pela Lei n 6.771, de 1980)

23

VII - interpuser recurso com intuito manifestamente protelatrio. (Includo pela Lei n 9.668, de 1998) Art. 18. O juiz ou tribunal, de ofcio ou a requerimento, condenar o litigante de m-f a pagar multa no excedente a um por cento sobre o valor da causa e a indenizar a parte contrria dos prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e todas as despesas que efetuou. (Redao dada pela Lei n 9.668, de 1998) 1o Quando forem dois ou mais os litigantes de m-f, o juiz condenar cada um na proporo do seu respectivo interesse na causa, ou solidariamente aqueles que se coligaram para lesar a parte contrria. 2o O valor da indenizao ser desde logo fixado pelo juiz, em quantia no superior a 20% (vinte por cento) sobre o valor da causa, ou liquidado por arbitramento. (Redao dada pela Lei n 8.952, de 1994) Hoje se fala em assdio processual, gerando um dano processual derivado da falta processual. Se isso ficar comprovado, pode-se aplicar uma indenizao por dano processual. Isso acontece no processo de conhecimento e tambm no processo de execuo (fases). O PT desde sempre foi sincrtico, nunca teve processo de execuo. Pode-se aplicar sano processual no conhecimento (trnsito em julgado), mas no processo de execuo, ele no muda sua conduta e pratica atos para procrastinar a execuo. L, pelo art. 599, o juiz poder advertir a parte e sancionar pelo 601 uma penalidade (multa). Art. 599. O juiz pode, em qualquer momento do processo: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) I - ordenar o comparecimento das partes;(Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) II - advertir ao devedor que o seu procedimento constitui ato atentatrio dignidade da justia. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) Art. 600. Considera-se atentatrio dignidade da Justia o ato do executado que: (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006).

24

I - frauda a execuo; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) II - se ope maliciosamente execuo, empregando ardis e meios artificiosos; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) III - resiste injustificadamente s ordens judiciais; (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) IV - intimado, no indica ao juiz, em 5 (cinco) dias, quais so e onde se encontram os bens sujeitos penhora e seus respectivos valores. (Redao dada pela Lei n 11.382, de 2006). Art. 601. Nos casos previstos no artigo anterior, o devedor incidir em multa fixada pelo juiz, em montante no superior a 20% (vinte por cento) do valor atualizado do dbito em execuo, sem prejuzo de outras sanes de natureza processual ou material, multa essa que reverter em proveito do credor, exigvel na prpria execuo.(Redao dada pela Lei n 8.953, de 13.12.1994) Pargrafo nico. O juiz relevar a pena, se o devedor se comprometer a no mais praticar qualquer dos atos definidos no artigo antecedente e der fiador idneo, que responda ao credor pela dvida principal, juros, despesas e honorrios advocatcios. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1.10.1973) O TRT-4 acaba quase sempre retirando a multa.

e) Princpios Peculiares (especficos) E1) Proteo: caro ao direito material. um princpio forte no direito material. Isso se transfere ao PT? Sim, a maioria dos doutrinadores diz que o PT deve levar em conta o princpio protetivo em razo que ele busca instrumentalizar um direito material protetivo. O art. 844 da CLT trata de uma forma diferente a ausncia do trabalhador e do empregador. Se o empregado faltar, extingue-se o processo sem resoluo de mrito, se faltar o empregador segue a revelia (confisso) exemplo. No pode o juiz, a certa altura, se posicionar de maneira a proteger o trabalhador quando isso no tem previso legal. E2) Finalidade Social: O professor no concorda com o Bezerra Leite. Ainda que o PT coloque em proteo os ncleos de direitos sociais (trabalhista), no apenas o PT que faz isso. Ex: Justia comum no

25

direito sade. O professor acha que todos os processos teriam, como no Processo Civil e Processo Penal. E3) Verdade Real: o professor critica esse princpio. O PT busca a verdade real (art. 765, CLT autoriza o juiz a tomar providncias para esclarecer o processo). Contudo, o 129, 130 do CPC vo no mesmo caminho. Este 765, CLT mais perto da idia de ordem/ de comando do processo o juiz responsvel pelo andamento do processo e por isso o 765 d esse tratamento, e no pela busca da verdade real. Essa noo de verdade real veio em razo da idia de que o processo formalista isso contraditrio. Ex: o PP busca a verdade real, contudo um dos processos mais formalista que tem. A verdade real apenas para que o juiz decida com mais convico. No se pode extrapolar os nus das partes. Essa verdade real existe? O que existe so verses. E4) Indisponibilidade: no PT, seria um desdobramento do princpio da irrenunciabilidade/ indisponibilidade do Direito Material. Se no DM no se pode renunciar, no PT no se poderia renunciar. Pode um juiz no homologar um acordo? Sim, mas deve-se fundamentar. O Juiz no homologa quando o valor aviltante ou quando verifica que o acordo seria uma espcie de conluio. A idia de indisponibilidade tanto no DM quanto no processo esto perdendo um pouco de fora no DM, a doutrina pretende um ncleo de direitos irrenunciveis e outro no. No PT, o empregado est com o juiz na frente dele. E5) Conciliao: no peculiar ao PT. Sempre esteve presente no PT, mas hoje existe em todos os ramos do judicirio, inclusive no mbito geral. Permeia o processo de uma forma geral, no sentido da soluo do litgio. Ressalta a idia de soluo de litgio. Conciliao hoje no peculiar ao PT.

26

E6) Normatizao Coletiva: quem traz esse princpio o Giglio (assim como o E7 ao E9). a possibilidade de o judicirio trabalhista poder exercer o chamado poder normativo. Isso tem influncia em relao ao PT? Muito pouco, pois tem mais a ver com o processo coletivo. Quando vamos ao Processo Coletivo do Trabalho, da sim temos uma situao de processo coletivo, possvel alguma categoria de trabalhadores propor algum dissdio coletivo que ser proposto no Tribunal do Trabalho de 1 grau. Processo coletivo s tem na JT (conjunto de regras que normatizam sindicatos para normatizao coletiva sentena normativa que resultado de um dissdio coletivo). o resultado a sentena normativa. Art. 856 da CLT para frente. O 856 est basicamente revogado quanto iniciativa ( apenas do sindicato). apenas como resultado no Processo Coletivo, peculiar ao PC. E7) Simplicidade das Formas: se busca essa simplicidade no PT. Art. 794 e ss da CLT. nulidades processuais. 840, CLT possibilidade de ao (reclamao) verbal. Art. 791, CLT jus postulandi da parte (a parte pode comparecer em juzo independentemente da constituio de advogado). No especfico do PT, mas priorizado no PT. E8) Despersonalizao do Empregador: tem a ver com o processo na ponta. Originariamente isso est no art. 10 no 448 da CLT. O contrato de emprego personalssimo ao empregado. Quanto ao empregador, a idia de despersonalizao (fuso, incorporao, etc). Isso se projeta tambm para o processo. Ex: tenho processo contra Pepsi, Coca compra a Pepsi naturalmente haver essa substituio por sucesso. s comunicar (demonstrar) essa sucesso. E9) Extrapetio: em regra a parte pedir uma coisa e o juiz dar outra? Em regra no, mas o juiz pode adequar.

27

Ex: pedido de reintegrao ao emprego com pagamento de salrios vencidos ou vincendos ou sucessivamente pagamento correspondente ao pagamento da garantia. Se no pedir a indenizao pelo perodo de garantia, o juiz pode dar se pede o mais pode o juiz dar o mesmo desde que justifique, por fora do art. 497 da CLT. No 497 diz que se o trabalhador for despedido e tiver estabilidade, o juiz pode aplicar a reintegrao ou indenizao. Nesse tipo de situao, pede-se uma coisa, mas pode-se ganhar outra. Outra situao: postula-se vnculo de emprego com os direitos decorrentes dessa situao, mas no se pede expressamente a anotao da CTPS. O juiz pode determinar essa anotao, mesmo que no haja esse pedido tipo um pedido implcito. Multa do 467, CLT reclamado que chegar na audincia e reconhecer os pedidos, em relao ao que reconheceu, deve pagar imediatamente, sob pena de multa de 50%. Mesmo se no pedir, o juiz pode aplicar essa multa. A extrapetio sim um princpio peculiar do PT que pode ser usado dentro de limites (no em situaes constantes, mas em situaes excepcionais).

JURISDIO E COMPETNCIA
1. Distines: h diferena entre jurisdio e competncia?

Jurisdio um poder dever estatal. Jurisdio dizer o direito. Todos os juzes legalmente investidos tm jurisdio. A competncia uma poro (parte) da jurisdio. Essa competncia a distribuio dessa jurisdio, que se far pela matria, em razo da pessoas, funcional ou em razo do lugar. Art. 114, CF Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio,

28

dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) II as aes que envolvam exerccio do direito de greve; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) III as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) IV os mandados de segurana, habeas corpus e habeas data , quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) V os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VII as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) VIII a execuo, de ofcio, das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) IX outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 1 - Frustrada a negociao coletiva, as partes podero eleger rbitros. 2 Recusando-se qualquer das partes negociao coletiva ou arbitragem, facultado s mesmas, de comum acordo, ajuizar dissdio coletivo de natureza econmica, podendo a Justia do T rabalho decidir o conflito, respeitadas as disposies mnimas legais de proteo ao trabalho, bem como as convencionadas anteriormente. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 3 Em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ajuizar

29

dissdio coletivo, competindo Justia do Trabalho decidir o conflito. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)
2. Competncia Material:

Art. 114, I, CF: relao de trabalho Relao de trabalho toda aquela relao que o prestador de servios seja necessariamente pessoa fsica. Trabalho qualquer modificao da natureza feita pelo homem. Se for pessoa jurdica, no haver contrato de trabalho, haver uma prestao de servios estrito senso no interessa ao direito do trabalho. Relao de trabalho se divide em relao de emprego, autnomo, avulso, eventual, empreitada, servidor pblico. Tudo que envolve relao de emprego, inclusive danos materiais, danos morais, ser analisado na JT. A principal caracterstica da relao de emprego a subordinao. Representante comercial se tiver subordinao, vendedor, empregado. Se tem autonomia autnomo, vai para a JT (a legislao prev alguns direitos ao representante comercial autnomo). A maioria destas figuras que se inseriram nessa relao de trabalho no tem direitos estabelecidos. Ex: trabalhado eventual afigura do chapa. Se no pagar o chapa, o chapa reclama na JT o que no foi pago. O chapa no tem direitos estabelecidos como o empregado. Se no tiver direitos materialmente estabelecidos, pouco vai adiantar trazer isso para a JT. A empreitada uma PF que faz um trabalho especfico. O inciso I amplia a competncia da JT sai da idia de que a JT voltada apenas para resolver as relaes de emprego. Trabalhador avulso no tem empregador direto tem seu trabalho intermediado por sindicato ou OGMO (rgo gestor de mo-de-obra 8630/98) relao com o sindicato e no com o tomador de servios. Acontece normalmente na zona porturia.

30

Lei 8.630 Hoje se cria o trabalhador avulso urbano (portos secos, etc). Desde que haja um sindicato organizado. Traz a idia de que o SP estaria diante da JT. O empregado pblico entra na relao de emprego. O SP aquele estatutrio (relao de Direito Administrativo). Houve uma ADI promovida pela AJUFE 3395-6, que ainda no foi julgada, mas houve um deferimento liminar (por interpretao conforme e pela lei 8112), esta competncia no poderia ser da JT, dada a sua relao, que institucional e no contratual. Esta ao ainda no foi julgada. Ex um trabalhador contrato pelo Muncipio em situao de emergncias, no abrem concurso, este sujeito vem para a JT, querendo vincular seu vinculo, conforme a deciso da ministra Carmem, Lcia, esta competncia ser da justia do trabalho, Isso ainda est na emenda paralela. Enquanto isso, vale a suspenso de parte do inciso I s vale para a relao de emprego e no das institucionais. Relao de trabalho X Relao de Consumo Mesmo no STF ainda h divergncias quanto abrangncia do art. 114 como o todo, principalmente pelo inciso I. Inciso II: aes que envolvam o exerccio do direito de greve na lei 7783/79 diz que as responsabilidades da greve sero analisadas nas esferas trabalhistas, penais e civis. Piquete se o empregador no aceitar, a ao a ser promovida ser um interdito proibitrio (proteo da posse e propriedade do empresrio e o direito de ir e vir) que ser proposta na JT pois decorrente do exerccio do direito de greve. A smula vinculante n. 23 vai nesse sentido. Inciso III: tudo que envolva representao sindical eleies sindicais (at a EC/45, a JC decidia sobre eleies sindicais); representao (nomes para estes efeitos). Ao de cumprimento art; 872, nico, uma ao de conhecimento, dai sim terei uma sentena condenatria. A idia a de representao.

31

Ex: cobrana de contribuies (sindical, assistencial, confederativas, estatutrias) ao de cumprimento ou ao de cobrana, mas tambm podem ser cobradas aos empregadores, ou seja, sindicatos contra as empresas, na justia do trabalho. Inciso IV: mandado de segurana, HC, HD quando o ato impugnado for de matria sujeita a sua competncia. Hiptese de MS na JT: antes era exclusivamente contra ato judicial cometido necessariamente pelo juiz (cabia apenas perante o tribunal contra ato de juiz). Hoje, com a EC/45 pode ser feito em relao a atos administrativos. Quem pode cometer esses atos? Ex: fiscal do trabalho autua e fecha a mquina pode cometer abusos a empresa impetra MS para deslacrar a mquina. HC a nica hiptese era para o depositrio infiel hoje no podem prender mais ningum. O juiz s pode implementar a priso se houver hiptese de flagrante ex: depoimento falso. HD o professor nunca viu. Ex: empresa que detm dados e no quer dar ao funcionrio quase impossvel. Inciso VI: desnecessrio em face do inciso I (relao de trabalho j entra na relao de emprego). Ex: no houve inscrio desse trabalhador para efeitos de inscrio no PIS. Constatada essa no inscrio, paga-se indenizao. Ex: no fornece as guias para o seguro-desemprego indenizao. Comeou uma discusso quanto a acidente do trabalho. Um acidente tem 4 desdobramentos: com leso grave ou morte (desdobramento penal justia comum); previdencirio (desdobramento JF ou comum); civil (responsabilidade civil do empregador frente ao empregado (estava na JC e veio para a JT). Quer seja indenizao em face de teoria objetiva ou subjetiva, analisada pela JT. O ltimo desdobramento o trabalhista estrito eventual garantia de emprego em relao a essa circunstncia. Ex: auxlio-doena acidentrio.

32

Um acidente do trabalho nesse desdobramento pode gerar dano material, quanto dano moral. Material gastos mais reduo da capacidade laborativa projeo pagamento entre a diferena do que vai deixar de ganhar. Isso acontece com morte tambm. Ao acidentria a previdenciria, que no de competncia da JT serve para o INSS. A competncia da JT para a responsabilizao do empregador. Responsabilidade por acidente de trabalho: este dano de ordem moral ou material de responsabilidade do empregador ou no. Isso se via na Justia comum, hoje na JT, com duas hipteses de excluso de responsabilidade civil do empregador, iseno da empresa, culpa exclusiva da vtima ou de terceiros. nus da empresa provar. 114, Inciso V, CF: conflitos de competncia aqui seriam os conflitos que envolvem jurisdio trabalhista de um juiz de direito de forma excepcional, o juiz de direito aplica a lei trabalhista no caso de um municpio no ter justia do Trabalho. No RS no h essa hiptese, pois todos os municpios tm alguma vara do trabalho. Mas esse conflito pode ocorre de forma secundria conflito negativo cada um entende no ser competente para julgar aquele tipo de ao. 102, I, o, CF competncia do STF conflito de competncia entre o STJ e TST.

114, inciso VII aes que envolvam a fiscalizao do auditor fiscal do trabalho o direito administrativo do trabalho. O auditor fiscal do trabalho o que permanentemente fiscaliza. Se empregador no concordar, dever propor ao de desconstituio dessa autuao (ou de anulao). Hoje, isso se processa na JT. Empregador tambm pode utilizar MS contra este ato propor numa vara do trabalho. Ver art. 626 e SS da CLT regulao do auto de infrao, o que tem que constar, as visitas, os requisitos.

33

114, VIII, CF: contribuies sociais envolvem as contribuies ao INSS. A composio de receitas do INSS vem de contribuies dos trabalhadores, empregadores, dentre outras. Ex: se houver condenao de 20 mil reais e 15 mil tem natureza salarial ( aquela para contraprestar o trabalho). O resto a no salarial ou indenizatria. Desses 15 mil, h a contribuio do trabalhador de 8,5 a 9,5% e do empregador que vai de 20% a 29.5%. Desses 15 mil, ser descontado esses valores + imposto de renda. O bom que sobre os juros no incide IR. A competncia da JT restrita CS. No pode ver IR. A obrigao da reteno deste devedor. Alguns juzes orientam a refazer tambm as GFIPs (guias em que h a informao de todos os recolhimentos desse trabalhador junto ao INSS). Tudo que compem essas guias vo gerar os salrios de contribuio. Se fizer um recolhimento nico dos 20% sobre 15 mil o INSS no sabe que perodo levar em conta. O professor acha que os juzes deveriam fazer isso de ofcio. Outro desdobramento da competncia do inciso VIII a smula 368 do TST ( anterior redao dada ao art. 876, nico). 876, nico recolhimento sobre os 15 mil seria de um contrato j reconhecido. Se o empregador, no curso do contrato, no recolhe o INSS, de quem a competncia para determinar o recolhimento? Interesse do INSS e do trabalhador ser proposta na JF. A JT s competente para vnculos condenatrios. PROVA: trabalhador no tinha carteira assinada justia do trabalho disse que houve 4 anos de trabalho, com salrio de 700 reais por ms. No curso dessa relao no houve recolhimento previdencirio? Se dizia que ele era autnomo.

34

No curso desse contrato, agora reconhecido, competente a JT, pelo 876, nico. Se reconhece o vnculo agora, ento competncia da JT executar as parcelas decorrentes desse perodo bem como da condenao. Uma coisa a condenao e outra o aspecto declaratrio, que declara a existncia de vnculo (que serve ao INSS). TRT 4 apesar do 876, nico, deve prevalecer a smula 368, pois ela no se modificou, devendo prevalecer a smula essa smula anterior e vai contra a lei. Assim, entende-se que a competncia no da JT. O professor entende que competncia da JT. Essa smula to estranha pois atribui competncia para executar a competncia para reter IR segundo o professor, isso um absurdo. Se o juiz executa o IR, o empregado pode opor MS. Se no houve o recolhimento, deve-se oficiar a RF e o MP por haver apropriao indbita em relao a este dinheiro. O inciso VIII vem reforar essa competncia, inclusive a lei posterior a competncia e uma smula anterior contraria tudo isso. STF diz que o sistema de CS um sistema de contribuio solidria. PROVA: adotar o entendimento da lei. Como calcula ms a ms p recolhimento? Pega o salrio de 4 anos atrs, faz incluir as horas extras, aplica a alquota, mas com que ndice? Com o crdito trabalhista, parcela de janeiro de 2007 de 5 reais, transforma no fator (fator de atualizao do dbito trabalhista) aplica o ndice chega em 2011 aplica o valor do fator e chega ao valor atualizado. Querem as empresas que o valor da contribuio incida sobre 5 reais, seja atualizada pelo FADT at 2007 e aps a citao a taxa SELIC. O professor entende que a taxa SELIC deve ser paga desde que o empregador deixa de pagar. Se no, no ser o empregador que ser lesado, mas a sociedade. A JT deve ser mais rgida quanto a isso. At 2000, se o empregador no recolhesse o INSS, ficava por isso mesmo, s quem pagava era o trabalhador.

35

O empregador esperava que o INSS cobrasse dele. Hoje houve uma grande evoluo, no sentido de obrigar os juzes a verificar isso.

114, inciso IX da CF: pegar artigo do professor. A tese desse inciso de um lado dizendo que no precisava existir, pois todas as controvrsias estariam no inciso I (decorrentes X oriundas). Outra corrente diz ser necessrio o inciso IX possibilidade de uma abertura para que, por meio de lei infraconstitucional, haja ampliao da competncia da JT. Professor concorda com essa corrente. EX: competncia da JT para postular em nome prprio o dano moral decorrente da morte de um trabalhador. H essa competncia. Se essa esposa do trabalhador, pela perda deste ente, entenda que haja um dano moral para ela tem se entendido como competncia da JT. Nos TS, isso oscila STJ entende que JC e TST entende que JT. Se viesse uma lei dizendo ser competncia inconstitucional, por conta desse inciso. da JT, no seria

Abre a possibilidade de a lei regular outras competncias da JT. Outra situao seria o seguro de vida dos empregados feito pela empresa. A JC, quando havia essas causas, as empresas denunciavam a lide essas seguradoras (denunciao obrigatria). Na JT no se pode fazer da mesma forma, pois h o reclamante e a reclamada. Entre a reclamada e a seguradora, a JT no tem competncia. Na JC, condenava-se a empresa a pagar e regressivamente a empresa pagava, ou ento j condenava direto a seguradora. A JT est recebendo essa provocao como chamamento ao processo. Autor ru chamado ao processo (seguradora). A empresa ser condenada e a seguradora ser apenas uma garantidora. Se condenar a empresa, a seguradora dever pagar at o limite combinado.

36

Na JT no tem a estria de regresso. Ficar apenas como garantidora at o limite da aplice. Para a empresa uma boa, pois tem a garantia de pagar menos. Art. 652, CLT abrange competncia material, mas foi engolido pelo 114, CF.

3. Competncia em razo das pessoas:

O trabalhador (de forma mais ampla que o empregado) e o empregadortomador de servios podem ir at a JT. Trabalhador (empregador + trabalhador autnomo, avulso, etc). Empregador (na relao de emprego) + tomador de servio (em relao ao autnomo, avulso). Na JF comum, se um ente pblico federal promover uma ao, ser promovida na JF. Menos a relao trabalhista. Se o ente pblico for empregador, ser competente a JT. 114, CF, I entes pblicos externo e interno, desde que RELAO DE EMPREGO. Se for relao estatutria, administrativa, ser promovida na JF (justia comum). Se trabalhador brasileiro trabalhar contra o consulado da Venezuela no Brasil. Presta servio a um ente pblico externo justia do trabalho brasileiro. No h o argumento de imunidade de jurisdio na fase de conhecimento. Mas, na execuo, h a imunidade de execuo. O meio para executar o meio diplomtico o juiz oficia o Itamaraty para que sejam promovidas negociaes nesse sentido. Assim, nessas relaes trabalhistas no h o deslocamento para a JF. A competncia em razo das pessoas na JT no tem figuras especficas. At 1988, aes trabalhistas movidas contra ente pblico federal eram movidas perante a JF.
4. Competncia Funcional:

37

Trabalha com a estrutura do judicirio. STF TST TRTs Varas Naturalmente, as aes trabalhistas so promovidas nas varas do trabalho (1 grau). Naturalmente h a implementao de recursos para os graus superiores, passando para os TRTs. Art. 670, CLT composio e funcionamento desses tribunais. Cada estado, desde a CF 88, tem um tribunal. Exceto SP que tem 2: SP e Campinas. Cada TRT tem um nmero. TRT1: RJ TRT2: SP TRT3: Minas TRT4: RS, e assim sucessivamente. H algum tipo de ao, que pela competncia comea em outro grau. Sim, ex: o primeiro grau de uma ao rescisria ser no TRT. Ato do juiz do trabalho atacado por MS promoo no TRT, se for contra aspecto administrativo, a competncia ser na vara. Dissdio Coletivo no pode ser ajuizado em 1 grau. A audincia at pode acontecer em primeiro grau mediante carta de ordem. Por uma questo de competncia funcional, quem promove a execuo, de uma forma geral, so as varas. Execues quer das sentenas, quer de ttulos extrajudiciais. O TST ter um papel, como regra, de um grau especial, mas que pode ter competncia originria, tal como uma ao rescisria que pretende rescindir um acrdo do TRT.

38

485, CPC hipteses de ao rescisria. STF seria num grau extraordinrio. TST dissdio coletivo de categoria de abrangncia nacional, ou, no mnimo, interestadual.

5. Competncia em razo do lugar:

Art. 651, CLT. Regra: o que conduz a competncia para efeitos do lugar? Ser o lugar da prestao do trabalho. a chamada Lex executiones (a lei ser a do local do trabalho). Excees:
a) 1, 651: quando for parte agente/ viajante comercial local em que a

empresa tem agncia/ filial a quem o empregado estiver subordinado. Na falta, onde o empregado tiver domiclio. Sede/ filial empresa (1) Domiclio do trabalhador (2) Se no tiver vara no domiclio, o mais prximo (3). a nica hiptese que leva em conta o domiclio. Pois, presta trabalho em uma rea muito grande. b) 2, 651: brasileiro que trabalha no estrangeiro. Ex: admitido no Brasil para trabalhar no BB do Lisboa. Promove ao na JT Brasileira na agncia em que foi admitido aqui e que estava vinculado aqui. A legislao material ser a legislao brasileira trabalhista e o que tiver de melhor na legislao trabalhista estrangeira. A aplicao da legislao ser o do local da execuo e de forma subsidiria, a CLT. O pressuposto que o trabalhador e a empresa sejam brasileiros.
c) 3, 651: o que chamamos de foro facultativo prestao ou

contratao. Ex: contratado em POA para trabalhar em RG, o empregado pode optar pelos dois foros. Por vezes, a empresa faz a captao aqui, mas assina todos os documentos em RG. Incube a este trabalhador comprovar que houve todo o processo aqui, para ajuizar aqui. Se for contratado em POA, transferido para RG e transferido para

39

PF no foi contratado para promover atividades foro nessa hiptese o ltimo local trabalhado ser o competente. Aqui, no se trata de foro facultativo. Se promoveu essa ao em qualquer dos lugares, os juzes tem aceitado, pois a competncia se estabelece em favor do trabalhador.

Existe foro de eleio para a competncia trabalhista? No h foro de eleio na competncia em razo do lugar trabalhista.

19 de maro de 2012

PETIO INICIAL 1. Requisitos: art. 840, 1 + 282, CPC Precisa-se buscar no 282 mais algum requisito essencial, ou j se tem todos os requisitos na CLT. CLT: Juzo Partes, (qualificao das partes) Exposio Ftica Pedidos Requerimentos data Assinatura 282, CPC: Juzo ok Qualificao das Partes Fato e fundamento jurdico se precisa fundamentar com a lei a minha petio inicial? No, no necessrio argumento jurdico em uma reclamatria

40

trabalhista, necessria apenas a exposio ftica. Isso a regra, mas quando houver regulamentao especfica de um regimento interno, de lei estadual, municipal, de dissdio coletivo. O direito posto o juiz deve saber. Mas no necessariamente saber a lei municipal, da a parte tem que trazer a lei municipal. Pedidos o corao da ao o que define a discusso a ser posta. 286 e SS do CPC (pedido certo e determinado, ou genrico nas aes universais). Pedido certo no processo do trabalho , p. ex., horas extras. Tudo que se deixar de pedir, no ser visto. Horas extras, com repercusso de frias, FGTS, etc, etc. O pedido simples, enxuto e direto. Ainda sobre pedidos, o 288 do CPC diz que o pedido ser alternativo quando em relao natureza, o devedor poder cumprir de vrios modos pedido alternativo no PT de muito difcil implementao. Normalmente ser pedido sucessivo. Pedido sucessivo ex: pedido de insalubridade e de periculosidade. Insalubridade mais benfico. Ex: reintegrao de emprego ou garantia de emprego, com indenizao. 193, 2. Valor da causa preciso no PT? Pela CLT no. Mas isso valia at 1970. Nesse ano, veio a lei 5584/1970 (lei que uma colcha de retalhos traz o procedimento sumrio, unifica sistema de peritos perito nico do juzo, sistema de remisso, AJG, depsito recursal) Pelo fato de trazer o rito sumrio (at 2 salrios mnimos), passou-se a exigir a meno do valor da causa. A partir de 70 at 2 salrios mnimos (rito sumrio); mais de 2 (rito ordinrio). Isso foi superado em 2000, com a lei 9957 mudou o 852 e letras da CLT, que institui o rito sumarssimo. A partir de 2000, o valor da causa passou a ser necessrio para a interposio da PI, pois o valor da causa determinar o rito da causa requisito essencial. Requerimento da citao do ru necessrio requerer a citao do ru na reclamatria trabalhista? No, pois haver notificao administrativa que vai ser feita, independentemente do requerimento de notificao. No PT nem precisa dizer nada quanto prova.

41

Os requerimentos no PT so pr-forma. Ex: requerer depoimento da outra parte. Seno, haver interrogatrio, ao invs de depoimento. Ex: 2 exibio de documento, oitiva de testemunha por precatria. Deve-se fazer os requerimentos especficos e necessrios. Se no requereu na inicial, pode requerer depois. O sujeito s se complica na inicial se quiser.

Se faltar qualquer requisito essencial, o juiz mandar emendar a inicial art. 284 do CPC. Pode ainda o juiz no perceber e a parte perceber a parte dir que essa inicial ser inepta (quando faltar qualquer um dos requisitos essenciais). Art. 292, CPC cumulao de vrios pedidos ainda que no haja conexo contra um mesmo ru. A regra no PT a de cumulao objetiva. 293, CPC todos os pedidos so feitos de forma expressa, objetiva. Entretanto tem se entendido que juros e correo monetria, mesmo que no pedidos seriam analisados pelo juiz por ser um pedido implcito. Pedido de frias necessrio o pedido de acrscimo de 1/3? No, pois est implcito. 294, CPC antes da citao, o autor pode aditar o pedido. O aditamento no PT pode ser at o momento imediatamente anterior defesa, ou seja, na audincia. Assim, depois da notificao. Assim, diferente do 294. O reclamado poder pedir a devoluo do prazo para apresentao no dia (na audincia inicial). H um referncia de prazo. a audincia inicial no pode ser marcada antes de 5 dias art. 841, CLT. marcada nova audincia para apresentao de defesa (regra geral). Art. 295, nico inpcia da petio inicial aplica-se ao PT. Mas o JT tem resistncia em acolher ao pedido de inpcia. Se houver alguma possibilidade de se entender o que est sendo pedido, o juiz no acolher o pedido de inpcia. Assim, pelo princpio da eventualidade, deve-se fazer a contestao direta. A preliminar ser a de inpcia da inicial.

42

Fazer PI como tema de casa Juzo prof Partes ns Trabalhava das 07h s 19h, de segunda sbado. Trabalhava em contato com graxas, leos. Desenvolvia atividades idnticas ao seu colega Joo da Silva, que recebia mil reais por ms, enquanto o reclamante recebia 700. Com base nesse itens formular petio inicial.
2. Estrutura:

04 de abril de 2011

DEFESA DO RU A defesa pode ser indireta ou direta. Defesa exceo, contestao ou reconveno.
1. Defesa Indireta: a defesa indireta ser sempre contra o processo. So

situaes processuais que devem ser mencionadas pela defesa, mais ou menos na ordem do 300, 301 do CPC.
1.1.

Excees: ainda que sejam defesa indireta, se faz de uma forma diferente no PT do que se faz no PC. S h duas excees com peas apartadas. feito dessa forma, pois a exceo de incompetncia ou suspeio, so as nicas formas que suspendem o processo. Art. 799 e 800.
1.1.1. Incompetncia: competncia relativa, em razo do lugar

(arts. 799 e ss. da CLT). A parte far uma pea especfica prpria, ou seja, a parte da contestao, ou da reconveno. O juiz quando recebe a suspeio indicar quem o juzo competente, d vista a outra parte, que tem 24h para se manifestar, consoante o art. 800, CLT. Ou o excepto j apresenta sua defesa ter 24h (art. 651, 3 opo de escolha de foro). J se faria a instruo e o juiz emitiria sua deciso. A possibilidade de deciso do juiz quando exceo

43

acolher essa exceo e dizer que o foro competente outro e remeter ou autos para l, ou rejeitar a exceo e dizer que ele sim o competente para julgar essa ao. PROVA: cabe recurso da deciso de exceo de incompetncia art. 799, 2 no cabe recurso. Esta deciso, no se sabe bem se sentena terminativa ou extintiva ou se deciso interlocutria (893, 1 - so irrecorrveis de imediato). No PT, diferente do PC, no se pode recorrer de imediato. No PC, usaramos um AI. No PT, o AI s serve para atacar o despacho que no recebe o recurso. Smula 214 do TST cria uma espcie de recurso. Letra c remessa de autos para TRT distinto do que aquele em que se proferiu a deciso. Assim, a regra que no cabe, exceto se mandar para outro tribunal, da cabe recurso ordinrio (recorre para o tribunal o qual o juiz que emitiu a deciso est vinculado). Ela confirma a irrecobilidade. Ou seja, deve estar preparado pois depois da suspeio, no juzo para apresentar a constestao,
1.1.2. Suspeio: o procedimento basicamente o mesmo. Art. 134

e 139 do CPC Quando existiam Juntas na JT, eram os membros da juntas que julgavam essas excees. Assim que criaram as varas, juzes dos trabalhos, existe somente uma figura. No PC, a deciso ocorre no tribunal fazer uma pesquisa sobre isso.

Contestao se divide em preliminares e mritos excees esto antes das preliminares so chamadas de defesa indireta pois ataca o processo, porque esto fora das contestaes, quando entramos em contestao (preliminares), entram as condies da ao e pressupostos processuais preliminares de contestao. As preliminares so defesas indiretas. Antes de 1973 as decises terminativas eram terminadas por agravo.

44 1.2.

Condies da Ao: possibilidade jurdica do pedido, interesse de agir e legitimidade ad causam tudo isso e em preliminar de mrito na contestao. Ex: pedido juridicamente impossvel empregado pblico e o Municpio passa a ter estatutrios e quer sacar os fundos do FGTS pela mudana de regime (no pode em razo de uma lei que probe isso). uma situao clssica de impossibilidade jurdica do pedido, pois h um veto legal em relao a isso. Na ilegitimidade ad causam e possibilidade jurdica do pedido se julga como improcedente. Os juzes do trabalho tm entendido apenas o Interesse de Agir como condio da ao, o resto seria improcedente. Carncia de ao (art. 301, X do CPC) o efeito da no observncia das condies da ao.

1.3.

Pressupostos Processuais: tanto essa classificao, quanto a de negativo e positivo servem. Art. 301, CPC e seus 11 incisos. Pressuposto processual tambm preliminar de mrito
1.3.1. Subjetivos: 1.3.1.1.1. Juiz: pode-se alegar incompetncia absoluta. 1.3.1.1.2. Partes:

incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao a legitimidade ad processum.

1.3.2. Objetivos: 1.3.2.1. Listispendncia: 1.3.2.2. Coisa Julgada: 1.3.2.3. Inpcia: quando no se tem condies de defender. Ex: se quer

horas extras, mas no se diz a jornada.


1.3.2.4. Perempo:

Preliminar a mesma coisa que prejudicial? Toda preliminar s pode ser de mrito. Tudo que vem antes do mrito preliminar, o resto mrito. Dentro do mrito se podem tem prejudiciais (prescrio, compensao...). Tudo que estiver relacionado aos pedidos, ser um pressuposto objetivo.
2. Defesa Direta: ultrapassada a defesa indireta, passa-se a direta, que

a defesa de mrito.

45 2.1.

Prescrio: direito material. Ex: trabalhou de 02.10.2005 at 10.10.2010. Ajuizou a ao em 20.03.2011. Art. 7, XXIX, CF (2 anos e 5 anos). A prescrio de 5 anos, mas tem que combinar com dois anos contados do rompimento do contrato. Se em 09.10.2012 no ajuizar, haver a prescrio total do DT. O marco para a prescrio a leso do direito. Conta-se o 5 anos para trs do ajuizamento da ao. H a prescrio parcial. possvel dano moral posterior ao rompimento do contrato? Sim, os juzes do trabalho dizem que a competncia dele, no devendo ir para a JC. A JC diz que a competncia dela. No caso acima, perde 5 meses, podendo exigir at 20.03.2006. A primeira coisa que se alega no mrito a prescrio total ou parcial. A total quando passaram-se os dois anos, mas se tem uma discusso em relao aos dois anos (ex: prazo do aviso prvio). Deve-se computar o perodo do aviso prvio. Se computar o aviso prvio, fez a ao em dois anos e s alegou a prescrio total. Se no falar em parcial, no reconhecer de prescrio. O juiz no pode reconhecer a prescrio de ofcio do Direito do Trabalho. O sujeito pode alegar a prescrio em que momento? Nos graus ordinrios, pode alegar a qualquer momento, durante o curso do processo.

2.2.

Compensao: matria de defesa art. 767 da CLT. Smulas 18 e 48 do TST. Est restrita a dividas de natureza trabalhista. S poder ser argida com a contestao. A prescrio pode ser argida em qualquer momento do processo at o recurso ordinrio. A compensao preclui, ou seja, necessariamente deve ser apresentada com a contestao. Normalmente h confuso nas contestaes para estes efeitos. Se condenar a horas extras e a empresa pagava horas extras a deduo dessas parcelas j pagas no so compensao. a compensao do C.C: forma de extino das obrigaes (368 e ss do CC). S se tem compensao quando se tiver reciprocidade de crdito e dbito. O empregado que no tem as horas pagas, ele credor do empregador. Deve-se ter a situao de dbito e crdito. Se h pagamentos j feitos, h a simples deduo de valores.

46

Ex: deferir diferenas de horas extras. Se defere horas extras durante o contrato de trabalho e no menciona nada das pagas, no est dizendo que foram compensadas. O abatimento e a deduo de valores pagos sequer necessitam ser alegados. J a compensao deve ser analisada. Se no pedir compensao, tem-se entendido que esse valor foi dado por mera liberalidade. O professor no concorda com isso, pois entraria na deduo ou abatimento de valores.
2.3.

Reteno: quando pode haver a reteno no DT? Quando o juiz defere parcelas de natureza salarial, sobre esses valores tm incidncia previdenciria, parte do empregado, parte do empregador, fala-se em reteno mas um simples ato (de permanecer com os empregadores estes valores para fazer o recolhimento previdncia) e no do instituto da reteno. A reteno, que precisa ser alegada, aquela situao de atitude material do credor de garantir o seu crdito. Isso uma circunstncia de auto-tutela. Dificilmente ocorre o DT. Ex: empregado tem mostrurio de produtos, foi despedido e no recebeu os valores, assim no entrega ao empregador esse mostrurio.

2.4.

Nega O fato: Negativa pode ser quanto aos fatos ou contra as conseqncias desses fatos. Ex: pedido de horas extras. Se negar que realizava as horas extras, nega-se um fato (relaciona-se prova). Quem dever provar o fato constitutivo o autor. Alega-se um fato impeditivo, modificativo ou extintivo. Ex de fato extintivo: as horas extras foram pagas. Ex de fato modificativo: as horas extras eram para compensar o trabalho no sbado. - As conseqncias:

Quando eu produzo uma defesa, o que devo fazer: JUZO (normalmente j est identificado)

47

QUALIFICAO DO RECLAMADO, no precisa identificar o reclamante.


I- PRELIMINARMENTE: alega tudo voltado ao processo.

II- MRITO: tudo que est em relao ao mrito. Deve-se impugnar tudo!!!
III- REQUERIMENTOS: depoimento pessoal normalmente so voltados

para aspectos diferenciados nos processos. Situaes voltadas para a pretenso do reclamado de trazer ao processo mais algum (hipteses de interveno de terceiros do art. 70 para frente). O litisconsrcio assistencial deve estar no requerimento. Ex: art. 455, CLT. As preliminares e o mrito, o juiz analisa conjuntamente na sentena. Se fizer no requerimento, o juiz vai analisar desde logo o chamamento ao processo: v se a outra parte concorda e, se concordar, chama ao processo, se no concordar, o juiz, no PT, vai indeferir porque aqui no existe o litisconsrcio necessrio, s o facultativo. Reclamada a empreiteira empresaria e quer chamar o empregador, que o subempreiteiro (art. 455, CLT). Isso no preliminar por que a preliminar analisada na sentena no processo do trabalho. Aqui a sentena leva em conta todo o conjunto, preliminares e mrito. Se fizer no requerimento, o juiz vai desde logo analisar o chamamento ao processo: v se a outra parte concorda e, se concordar, chama ao processo; se no concordar, o juiz, no processo do trabalho, vai indeferir por que aqui no existe o litisconsrcio necessrio, s o facultativo. Litisconsrcio facultativo: podem estar no plo um e outro. Ex: denunciao da lide Litisconsrcio necessrio: devem estar no plo um e outro. No processo do trabalho no h litisconsrcio necessrio. Ento sempre o juiz vai perguntar ao autor se concorda com a vinda daquele terceiro ao processo. Se ele no concordar, o juiz vai indeferir. Cabe ao autor definir o plo passivo. Em relao inicial que fizermos, deveremos produzir uma defesa com os seguintes dados: - trabalhava em regime de compensao de jornada semanal e tambm com banco de horas, conforme conveno coletiva. Alm disso as horas extras realizadas foram pagas. - adicional de insalubridade: o sindicato da categoria move uma ao contra a empresa substituindo os empregados. De qualquer forma, havia fornecimento

48

de EPIs para a realizao das atividades. Por fim, recebia adicional de insalubridade de grau mdio. - em relao equiparao salarial, o paradigma indicado foi admitido a mais de dois anos do que o reclamante. Trabalhava em localidade distinta daquela do reclamante, ainda que no mesmo municpio.

PROVAS No cair na prova a parte de sentena. A sentena ficar no G2. No G2 cair no mximo uma questo do G1.

1. Conceito: a prova para convencer o juzo. Segundo Bezerra Leite, o

meio lcito para demonstrar a veracidade dos fatos. At porque, como objeto da prova so fatos (98% dos casos). Art. 337, CPC (situao excepcional em que se prova o direito objetivo, pois h uma presuno de conhecimento da normatividade pelo juiz, mas em relao legislao federal e no estadual, municipal ou conveno coletiva. A normatividade que ser provada nesse caso especfico. Art. 332, CPC verdade dos fatos 2. Princpios:
2.1.

Contraditrio e Ampla Defesa: art. 5, LV, CF. Toda prova produzida no processo ter a caracterstica necessria de contraditrio. Ampla defesa no a parte fazer o que quiser, mas respeitar o 130 do CPC e o 765 da CLT, que, por esse dever de proteo de processo que tem o juiz, ele pode indeferir ou impedir a produo de determinada prova. Essa ampla defesa no sentido da utilidade, necessidade para o processo Necessidade da Prova: est relacionada com o nus da prova. Quem tem o nus de provar determinado fato que deve fazer a prova. Ex: trabalhador diz que trabalhou 1 ano sem carteira assinada, reclamante diz que trabalhou com autnomo. Se ningum produziu qualquer prova, o resultado desse processo. Quem tem que comprovar que autnomo a empresa, seno prevalecer a tese que essa uma relao de emprego.

2.2.

49

Art. 334 do CPC no dependem de prova fatos notrios, os fatos alegados por uma parte e confessados a outra, os fatos admitidos no processo como incontroversos, em cujo favor milita presuno de existncia ou veracidade (so presunes relativas, que admitem prova em contrrio necessidade da prova por quem tem o nus de produzir).
2.3.

Unidade da Prova: a prova no precisar ser feita no mesmo momento, at porque h provas pr-constitudas que se fazem no curso da relao (ex. controle de horas). H provas que sero produzidas em audincia. Esse princpio em relao analise da prova. A anlise da prova feita de forma conjunta e unitria. Proibio de Prova Ilcita: art. 5, LVI da CF: uma regra ampla, que vale em todos os processos de uma forma geral. A prova ilcita no pode ser fundamento da deciso, mas vindo ao processo, acaba influenciando o julgador. Princpio do Livre Convencimento ou Persuaso Racional: se sobrepe ao livre convencimento. O livre convencimento no existe, pois deve-se ter uma fundamentao para esse convencimento naquilo que se tem no processo. A anlise deve conduzir a um determinado resultado. O juiz sempre dever fundamentar essa deciso. Princpio da Oralidade: onde vai haver a coleta dessa prova, que na audincia art. 848, 852 da CLT. Princpio da Imediao: art. 765, 848, 852 da CLT. A coleta da prova se faz necessariamente em juzo, ainda que seja por precatria. Princpio do In Dubio Pro Misero: o professor desconfia desse princpio na hora da coleta da prova. Segundo esse princpio, a mngua de prova, se posicionaria a favor do trabalhador. O professor acha duvidoso. um princpio muito controvertido. Princpio da aptido para a prova: um paralelo com o anterior, o juiz dentro do processo analisaria quem tem mais aptido para a prova, o que feito no Direito do Consumidor, no art. 6 do CDC. Esse princpio tambm duvidoso. O professor diz que s ser razovel se definir isso antes e no no final do processo.

2.4.

2.5.

2.6.

2.7.

2.8.

2.9.

3. Objeto: so fatos e excepcionalmente a normatividade/ direitos.

50

11 de abril de 2011

4. nus da Prova: a matria de processo mais importante. Sempre h

uma grande dvida de quem prova o que no processo e isso acaba sendo crucial para a defesa e para a inicial. - Artigos 818, CLT e 333 do CPC o art. 818 no se preocupava muito com o nus da prova para a CLT, todo mundo tinha que provar tudo. Isso se tornou invivel do ponto de vista prtico do processo. Com isso, terminou prevalecendo essa distribuio do inciso I e II do 333 do CPC, no sentido de que o autor prova os fatos constitutivos de seu direito, enquanto o ru deve provar os extintivos, modificativos ou impeditivos do direito do autor. O 769 diz que o CPC ser subsidirio (quando no haver nada na CLT). Uns autores dizem que, por isso, deveria prevalecer o 818. Mas prevalece o 333. O art. 852, que trata do procedimento sumarssimo, no s na letra d, mas na letra c e na h, traz aspectos relacionados com a prova. A letra d se aproxima muito ao art. 6, VIII do CDC que diz que o juiz poder estabelecer a quem provar o que, ou seja, o juiz fazer essa distribuio do nus da prova, levando em conta o princpio da aptido para a prova. Normalmente isso no feito. Se adota o nus da prova distribudo normalmente por meio da lei. Por exemplo, o art. 74 da CLT. - Artigo 74, CLT e 6, VIII, CDC 74 da CLT a nossa primeira referncia legal da inverso do nus da prova. Art. 74, 2 seria do reclamante, mas por fora desse dispositivo, tempos a inverso. Tendo a empresa mais de 10 empregados, ser dela o nus da prova e no o do reclamante. Nessa mesma linha, mas de forma obtusa, vem a smula 338, TST - Smulas: 338 TST O inciso I dessa smula diz que nus do empregador o registro da jornada de trabalho. Inciso II traz a presuno relativa da jornada de trabalho, a qual, pode ser ilidida por prova em contrrio. Mesmo assim, a empresa poder fazer prova da jornada de trabalho por outros meios, tal como testemunhas.

51

O sistema abre uma empresa a possibilidade de sacanear, o que no seria o propsito da lei. Esta smula surgiu em razo dos exageros das iniciais, principalmente nas aes envolvendo bancrios. Ainda que essa smula permita uma segunda chance para nova prova, uma prova meio diablica, pois ter que dizer que estava sempre l observando a jornada de trabalho. No inciso II dessa smula, os empregadores queriam que prevalecesse que a jornada real de trabalho aquela que aparece nos controles de jornadas. A smula diz que se pode comprovar pro testemunhas que no era aquele horrio. No clusula de conveno coletiva que vai tornar verdadeiro um fato que no verdadeiro. No inciso III, diz que os cartes de ponto que sempre d o mesmo horrios (registro britnico) inverte o nus da prova, que passa a ser do empregador. Se no provar, prevalecer a inicial. O mesmo reclamante que impugna os cartes-pontos dizendo que so horrios britnicos e diz que trabalhava da 07h s 24h (isso tambm no deixa de ser horrio britnico). 212 TST vai tratar do nus da prova quanto despedida o nus de provar o trmino do contrato de trabalho do empregador pois o princpio da continuidade do emprego beneficia o empregado. Se nega-se o vnculo de emprego, como haver a despedida, tendo que provar o trabalhador essa tese no prevaleceu justamente em razo dessa smula. Pois seno, a presuno do motivo ou da circunstncia dessa despedida ser a da ordinria (e no da justa causa). 6 TST h 10 incisos nesses smula. No inciso VIII dessa smula dir que do empregador o nus da prova o fato impeditivo, modificativo e extintivo da equiparao salarial. - OJs 215 SDI 1 TST nus da prova do vale transporte. do empregado o nus de comprovar que satisfaz os requisitos necessrios para o vale transporte. Ex: se mora em um local longe do trabalho e precisa desse valor. O no precisar que necessita ser demonstrado pela empresa (vai de moto, dorme dentro da empresa). S que no isso que diz a OJ, pois diz que o empregado deve demonstrar a necessidade daquele vale, o que um disparate no nus de prova. Mora em Guaba e trabalha em Canos. Precisa de 2 vales. Quem tem que pagar a empresa, pelo menos em parte. A outra do empregado. Isso

52

levou a alguma empresas a no contratar que morava longe. Muitos empregados passaram a mentir e depois colocavam na justia. 301 SDI 1 TST diz sobre o nus da prova acerca do FGTS. Continua sendo da empresa o nus de provar, mas se desincumbe desse nus trazendo os documentos, tendo que a outra parte e o juiz analisar se esto corretos. Se a outra parte no falar nada, se dir que sero corretas. Ainda que no seja do reclamante, ou ele reclama ou ele requer uma percia contbil. Smula 16 do TST ajuizada a reclamao, essa ao ser distribuda, protocolada, notifica a reclamada. Da remessa dessa notificao, conta-se 48h para a presuno de recebimento pelo reclamado. Marca a audincia, no retorna o AR, e no comparece o reclamado. O reclamante requer a revelia. O nus de comprovar o contrrio (fato negativo da notificao) do reclamado. Quando no retorna o AR, o professor normalmente adia audincia.

5. Meios de Prova:
a) Depoimentos (820, 848, CLT e 342, CPC): temos que enxugar o

artigo para dizer que quem ouve as partes a qualquer momento. Isso significa que so depoimentos que geram confisso ou so meramente interrogatrios (servem para simples esclarecimentos). Hoje prevalece a idia do depoimento. Tudo que a parte disser contra os interesses dela, importar em confisso (admisso por uma das partes de fato contrrio a seu interesse). A confisso (principalmente a real), acaba sendo a prova mais forte dentro do processo. No PT, ainda que a confisso no bastasse na sua origem, pois era um processo essencialmente inquisitivo. Para esses efeitos, veio a smula 74 do TST, que diz que aplica-se a pena de confisso parte que no comparecer na audincia a qual deveria depor (presuno ficta). No comeo, o PT tinha a audincia una, hoje tinha uma idia de audincia inicial e principal. No sumarssimo, apareceu de novo a audincia uma. Se no comparecesse, extino ou revelia. Se no outro momento, que no a audincia inicial, o reclamante faltar, no se extingue o processo, aplica-se a pena de confisso.

53

O inciso II dessa smula diz que a prova dos autos, pode ser levada em conta para afastar a presuno ficta. Se tiver prova prconstituda e no confrontada pelo reclamante e a reclamada confessa. Aqui prevalece a confisso ficta ou a prova? Vai prevalecer a prova pr-constituda. Por isso, importante sempre pedir que a outra parte deponha, pois um elemento de prova significativo.
b) Testemunhas:

B1) Nmero (821 + 852-H, CLT): no procedimento comum ordinrio, pode-se ouvir de cada parte 3 testemunhas. A exceo seria no caso de inqurito para apurao de falta grave em que sero ouvidas 6 testemunhas. No procedimento sumarssimo sero ouvidas 2 testemunhas por cada parte. Trata-se se um procedimento mais simples, pois trata de 40 salrios mnimos. No 2 para cada fato, mas para tudo. B2) Quem pode depor (829, 405, CLT): testemunha parente at 3 grau civil, amigo ou inimigo no pode ser testemunha, apenas informante. Isso acontece no momento da qualificao. Se no diz que parente, mas . O advogado da outra parte dever contraditar a testemunha. Contradita: dever ser feita antes do compromisso. O art. 405 da CLT tambm traz as figuras impedidas de depor (incapazes, impedidas ou suspeitas). Se o juiz acolhe a contradita, da ser a hiptese do 829, pois ser ouvida como mero informante. B3) Testemunhas Referidas (418, I, CLT): no PT, tem-se a idia de que a testemunha tem que ter tido um contato sensvel com o fato (olhou, sentiu, viu). Requerida esta oitiva, o juiz obrigado a ouvi-la? No, uma faculdade do juiz. Se a parte trouxe uma testemunha que s ouviu falar do fato, perde-se uma testemunha. B4) Ordem de oitiva: primeiro se houve as testemunhas do autor, normalmente. Pode at haver a inverso disso se as partes concordarem. Reclamada alega que foi despedida por justa causa (nus do empregador). O reclamante teria em tese a contra prova. Seria sensato ouvir primeiro as testemunhas do reclamante? Seria mais razovel comear com a reclamada. Mas as partes devem aceitar isso. Se o juiz no observar isso, cabe protesto ou uma correio parcial contra esse juiz.

54

B5) Arrolamento: a parte assume o nus de levar as suas testemunhas em juzo (art. 825, CLT). O que vale como regra o 825, CLT. Como regra no se tem o arrolamento. Excepcionalmente poder haver sim esse arrolamento. O nico diz que as que no comparecerem sero intimadas de ofcio, ficando sujeitas a reconduo. Regra: no h arrolamento. As que se negarem a comparecer sero intimadas pelo juiz e se for o caso, conduzi-las. 852-H, 2 e 3, CLT ele torna essa discusso um pouco mais especfica, pois diz que se deve COMPROVAR que convidou a testemunha a comparecer. Na prtica, chega-se na audincia, em que no se ouve ningum, s recebe a defesa e a documentao, com vista ao reclamante, marcando-se nova audincia. No final da ata as partes ficam obrigadas a trazer suas testemunhas (art. 825). Quando h prosseguimento e a parte se obrigou a traz-la, no poder invocar co nico. Pegar caderno do Digo. Se for uma audincia que se desdobra, assumiremos o nus de trazer essa testemunha. Se tiver de arrolar, arrolarei com a inicial ou com a defesa no momento da audincia. O professor no concorda com isso, pois a reclamada seria prejudicada. O arrolamento excepcional. Se houver, tem que ser na inicial e na apresentao de defesa

c) Documental

(777, 760, 787, 830, CLT): ser todo aquele instrumento capaz de demonstrar aquele fato. A idia de documento tambm por meio eletrnico C1) Juntada inicial 787, CLT: os documentos so juntados com a inicial. Da mesma forma, a defesa dever juntar os documentos junto com a defesa. Vcio da JT: requisio de prazo para juntadas de documento (o reclamante normalmente concorda com isso, mas h sempre um risco em relao a isso). Se o reclamante no concordar j era. A idia de juntada posterior est vinculada a idia de documento novo (no havia acesso esse documento, por mais que ele seja antigo. Defesa 396, CPC

55

C2) Forma (464, 59, e 135 a 145 da CLT): a forma escrita do documento. O 464 trata do recibo (comprovao de valores de pagamentos). Pode-se comprovar pagamentos de salrios por testemunhas? No. O 464 se leva ao extremo. Deve ter recibo. O art. 59, 2 trata do acordo de compensao de jornada de trabalho, que se exige seja formulado de maneira escrita. O acordo de compensao de jornada aquela situao em que o sujeito trabalha mais horas na semana para no trabalhar no sbado, ou por banco de horas. 130 para frente trata de frias, principalmente no caso de frias coletivas, que dever haver uma documentao expressa nesse sentido.
d) Pericial 420 a 439, CPC quais os temas que demandam percia?

Sempre que houver necessidade de uma manifestao tcnica, deveremos produzir uma prova pericial. Na JT se chama de percia tcnica a voltada par situaes de: D1) TIPOS - Tcnica: insalubridade, periculosidade e prova de equiparao. Ela feita por engenheiro, arquiteto, mdico que tenha formao em segurana e medicina do trabalho. Se reclamante postular adicional de insalubridade e horas extras. Se houver revelia, em relao s horas extras, prevalecer a inicial. Mas em relao s condies insalubres e perigosas no, pois necessariamente haver de ter percia. Nem mesmo a confisso ser existente para que se atribua ao trabalhador esse adicional de periculosidade. Art. 195, 2, CLT. - contbil: apesar desse nome, no necessariamente contbil, pois no tem nada a ver com contabilidade. No processo do trabalho se usa essa percia para fazer um cotejo para dizer, p. ex, levantamento das horas realizadas e pagas, apontando diferenas para esses efeitos. dispensvel, pois ocorrer de acordo com a necessidade do processo. - Mdica: segue o mesmo padro das outras percias e agora tem sido necessrio para a verificao de doena profissional. Essa percia mdica tem por finalidade estabelecer o nexo de causalidade entre a doena alegada e a atividade desse trabalhador. E mais: se houve reduo da capacidade laborativa e em que limites. Isso importante para definir determinados valores de indenizao. Nexo de causalidade e extenso da leso.

56

- Grafodocumentoscpica: chega um documento no processo e uma das partes diz que aquela assinatura no sua. Da vai para um setor do TRT que examina esse documento e por meio de tcnicas adequadas, verificar se essa assinatura foi feita por ele. D2) Perito nico: a idia do art. 3 da Lei 5584/70. O PT admite um perito, nomeado pelo juiz, e as partes podem nomear assistentes.

Inspeo judicial como meio de prova no ser visto. A inspeo judicial deve notificar as partes para acompanhar, descrever o que viu, dar vista as partes. Acaba sendo um trabalho. O professor fato essa coleta de dados e na audincia seguinte descreve os atos e d vista s partes.

PROVA: Princpio da eventualidade: art. 300 do CPC. O ru tem que impugnar tudo. a produo de toda argumentao que eu tenha em relao aqueles elementos trazidos na inicial. Ex: defesa diz que no empregado, mas autnomo. No se pode deixar de impugnar o resto, pois no se ter outra oportunidade. A oportunidade o meio da defesa. O momento na audincia, que se concentra todos os aspectos de defesa. A conseqncia elementar a precluso se eu no falei tudo o que tinha que falar na exceo, contestao e reconveno. Execuo de ofcio das contribuies previdencirias significa que o juiuz do trabalho, mesmo sem provocao da Unio vai executar as contribuies previdencirias decorrentes da relao do trabalho. O clculo ser apresentado levando em conta essa situao e o juiz de ofcio vai executar. A JT no tem competncia para executar as contribuies do curso da relao se tem carteira assinada. Se no tem carteira assinada, tem-se entendido majoritariamente que no (tribunais), mas o professor acha que pode.

02 de maio de 2011

SENTENA E COISA JULGADA

57 1. Razes Finais: no PT, conforme art. 850, CLT, podero as partes

produzir razes finais. Essas razes finais aquilo que chamamos no PC de debates orais. As razes finais no PT mais simplificada, sem debate, se reportando as suas provas e atos j praticados no processo. O prazo no pode exceder a 10 minutos cada uma. Se no for produzida, no h problema algum. De qualquer forma um ato muito mais formal e reportam-se as partes ao que j foi produzido no processo. s vezes alguns elementos so importantes. aquela situao muito especfica para ressaltar essa ou aquela prova ou situao do processo. Em seguida, o juiz renovar a proposta de conciliao. Art. 850 - Terminada a instruo, podero as partes aduzir razes finais, em prazo no excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovar a proposta de conciliao, e no se realizando esta, ser proferida a deciso. Pargrafo nico - O Presidente da Junta, aps propor a soluo do dissdio, tomar os votos dos vogais e, havendo divergncia entre estes, poder desempatar ou proferir deciso que melhor atenda ao cumprimento da lei e ao justo equilbrio entre os votos divergentes e ao interesse social.
2. Acordo/ Conciliao art. 831 CLT + smula 259 TST: uma ltima

tentativa de conciliao, feita aps as razes finais. A conciliao to importante que, se o juiz no fizer a proposta de conciliao do 850, o processo poder ser declarado nulo no tribunal. Se o acordo for implementado, vai para o art. 831, nico, CLT ( irrecorrvel, salvo para a previdncia social). Art. 831 - A deciso ser proferida depois de rejeitada pelas partes a proposta de conciliao. Pargrafo nico. No caso de conciliao, o termo que for lavrado valer como deciso irrecorrvel, salvo para a Previdncia Social quanto s contribuies que lhe forem devidas. (Redao dada pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) irrecorrvel. Mas pode haver, como todo ato judicial, uma resciso desse ato, atravs de uma rescisria, ou o ato judicial pode ser atacado

58

por uma ao anulatria. Assim, so duas possibilidades: ou ao rescisria (485, CPC) ou anulatria. Se h um acordo, a discusso que sempre se teve se esse acordo equivale a uma sentena e poderia ser atacado por uma rescisria ou um ato e deve ser feito por anulatria. O 486 do CPC traz, na verdade, uma ao anulatria. Como o juiz apenas homologa esse acordo, venceu a tese da ao rescisria. Smula 259, TST. s por ao rescisria. TST Enunciado n 259 - Res. 7/1986, DJ 31.10.1986 - Mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Rescisria Trabalhista - Termo de Conciliao S por rescisria atacvel o termo de conciliao previsto no pargrafo nico do Art. 831 da Consolidao das Leis do Trabalho.

Ainda que houvesse fundamento doutrinrio que aceite rescisria e anulatria, a smula diz que s pode ser ajuizada ao rescisria. Entende-se que no uma mera homologao, pode at recusar essa homologao, pois faz uma extensa anlise. O salvo para previdncia social no sentido de que essa sentena (acordo) no far coisa julgada material e formal para a previdncia social, pois a previdncia no fez parte desse processo. A previdncia pode recorrer, pois, para ela no irrecorrvel e para ela no produz coisa julgada material ou formal. Por vezes, nessas situaes, as partes declaram que tudo indenizatria. E a previdncia tem interesse que sejam salariais para que se faa o recolhimento previdencirio quanto a essas parcelas. A conciliao hoje o grande mote para que o judicirio ande mais rpido. Aps a conciliao, se inexitosa, ser proferida a deciso.
3. Atos do Juiz sentena: 831, 832, 833 e 834 da CLT.

59 3.1.

Conceito: os atos do juiz esto definidos no art. 162 do CPC (a CLT no define o que uma deciso interlocutria, um despacho ou uma sentena). Art. 162. Os atos do juiz consistiro em sentenas, decises interlocutrias e despachos. 1o Sentena o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos arts. 267 e 269 desta Lei. (Redao dada pela Lei n 11.232, de 2005) 2o Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. 3o So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. 4o Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. (Includo pela Lei n 8.952, de 1994) Sentena: 1 - o ato do juiz que implica alguma das situaes do 267 ou 269 do CPC. O art. 267 traz as hipteses de extino do processo sem resoluo de mrito terminativa, pois extingue o processo sem resoluo de mrito, da terminativa. No 269, teremos uma sentena com resoluo do mrito, ou seja, definitiva. Todas as situaes que envolvem aspectos processuais (preliminares) estaro na sentena terminativa. Os aspectos que esto voltados ao mrito da discusso entraro na sentena definitiva. Deciso Interlocutria: definida no 2 do 162: o ato pelo qual, no curso do processo, resolve questo incidente. Seria qualquer situao que implique ato do juiz para regular processamento do feito, de instruo desse processo, aspectos voltados produo de provas. No apenas um despacho de mero expediente. Na DI, h um fundo de deciso, que pode interferir no curso do processo. Despacho: no comporta qualquer ataque, so os atos ordinatrios. No PC, a diferenciao entre o despacho e a DI muito importante, pois a DI comporta recurso e o despacho no. J no PT, os dois atos so irrecorrveis de imediato (893, 1, CLT).

60

1 - Os incidentes do processo so resolvidos pelo prprio Juzo ou Tribunal, admitindo-se a apreciao do merecimento das decises interlocutrias somente em recursos da deciso definitiva. (Pargrafo nico renumerado pelo Decreto-lei n 8.737, de 19.1.1946) At a entrada em vigor do novo CPC, tnhamos um recurso especfico para a sentena terminativa (agravo de petio) e outro para a definitiva (apelao). O atual CPC juntou tudo com a apelao. No PT, o recurso ordinrio equivale apelao. O recurso de revista o que vai para o TST. Aps h o extraordinrio, que vale para todos os mbitos. Assim, no PC, sumiu o agravo de petio. No PT h ainda o agravo de petio, mas deslocando a sua competncia, pois ao invs de atacar uma sentena terminativa, ataca todas as decises proferidas em uma execuo. 3.2. 3.3.
3.4.

Sentena Terminativa: Sentena Definitiva:

Classificao Ordinria das Sentenas: tal qual no PC, tambm temos essa classificao quinaria. O grande defensor dessa tese o Pontes de Miranda.
3.4.1. Declaratria: o art. 4, I e II do CPC se refere a sentena

declaratria. Se pode ter uma sentena declaratria se o autor assim postular. Ex disso no PT seria o reconhecimento de vnculo de emprego. Mas no PT isso perde um pouco a fora pois se pede o reconhecimento de vnculo para determinar outras conseqncias (de ofcio para recolhimento de parcelas previdencirias, apesar de discusso). Dificilmente temos aes exclusivamente declaratrias, ou constitutivos ou condenatrios. De maneira geral, o efeito declaratrio a base da sentena. Art. 4o O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II - da autenticidade ou falsidade de documento.
3.4.2. Constitutiva: quando eu tenho um inqurito para apurao de

falta grave (853, CLT) (garantia e estabilidade), devemos primeiro declarar a existncia de um fato suficientemente

61

grave para constituir o direito desse empregador de desconstituir o contrato. Isso ser quando for procedente. O cipeiro no precisa de inqurito, mas o dirigente sindical tem. O empregado tambm tem ao parecida, quando o empregador comete algum ato faltoso do art. 483, CLT, postulando resciso indireta nessa hiptese o juiz vai constituir o direito do empregado no sentido de romper esse vnculo. Tambm uma sentena declaratria de fundo, mas essencialmente constitutiva. No direito coletivo, a sentena normativa tem carter declaratrio (declara fato) e constitutivo (constitui direitos). A partir do trnsito em julgado dessa sentena, produzir direitos. SN nunca ser condenatria, ser sempre constitutiva ou declaratria constitutiva.
3.4.3. Condenatria:

nunca meramente condenatria, pois normalmente temos que declarar a existncia desses fatos. a mais comum. 99% das aes da JT. Quando se busca o reconhecimento de um vnculo, se postula a condenao das parcelas decorrentes dessa relao de emprego, pedindo-se a condenao do reclamado (de fazer, de pagar, etc, etc). suporte constitucional) normalmente implicam deciso de carter mandamental. Possuem procedimentos especficos, no demandam dilao probatria significativa e possuem um carter de urgncia.

3.4.4. Mandamental: o mandado de segurana e o HC (aes de

3.4.5. Executiva: executiva no seu sentido lato.

Art. 876, CLT diz que termos de ajuste de conduta e termos de ajuste nas conciliaes prvias so ttulos extrajudiciais suficientes a uma ao executiva no PT. Uma certido de lanamento de dvida ativa do contribuinte no PT possvel de promover algum tipo de ao? Sim, as multas do art. 826 agora so cobradas pela JT, por fora do art. 114, VII. Uma sentena penal poderia ser objeto de execuo no PT, no caso em que ficar demonstrado na JC que o sujeito ofendeu a moral (crimes contra a honra), postula-se danos morais em relao a isso. Teoricamente isso seria uma mera execuo, devendo apenas quantificar isso. Art. 876 - As decises passadas em julgado ou das quais no tenha havido recurso com efeito suspensivo; os acordos, quando no cumpridos; os termos de ajuste de conduta firmados perante o Ministrio Pblico do Trabalho e os termos de conciliao firmados perante as Comisses de Conciliao

62

Prvia sero executada pela forma estabelecida neste Captulo. (Redao dada pela Lei n 9.958, de 12.1.2000) Pargrafo nico. Sero executadas ex-officio as contribuies sociais devidas em decorrncia de deciso proferida pelos Juzes e Tribunais do Trabalho, resultantes de condenao ou homologao de acordo, inclusive sobre os salrios pagos durante o perodo contratual reconhecido. (Redao dada pela Lei n 11.457, de 2007)

4. Requisitos Essenciais da Sentena: a falta de requisito essencial: se

for do relatrio, no leva nulidade. O art. 852 - I, dispensa expressamente o relatrio no rito sumarssimo. Tem-se entendido por nulidade do processo quando no houver fundamentos, em razo do art. 93, IX, que exige a fundamentao dessa sentena. Art. 852-I. A sentena mencionar os elementos de convico do juzo, com resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensado o relatrio. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) A ausncia de dispositivo no levar a nulidade, mas a inexistncia da sentena, pois no ter qualquer conseqncia. Um ato nulo, at a sua declarao pode gerar efeitos. Um ato inexistente, no.
4.1.

CLT 832: diz os elementos essenciais.

Art. 832 - Da deciso devero constar o nome das partes, o resumo do pedido e da defesa, a apreciao das provas, os fundamentos da deciso e a respectiva concluso.
4.1.1. Nome das Partes: necessrio o nome das partes para

identificar os limites subjetivos dessa deciso, em relao a quem est decidindo, condenando, etc.
4.1.2. Resumo dos Pedidos e da Defesa: isso pode ser feito tanto

no relatrio (normalmente) ou at mesmo dispensvel se trouxer isso nos fundamentos. A melhor maneira de fazer uma sentena fazer o relatrio de forma ampla (demonstrar que o juiz examinou o processo). Nos fundamentos, deve-se colocar a tese inicial, a tese da defesa e a anlise dos fundamentos.

63

Fazendo dessa forma a sentena fica mais adequada. Assim, chegaremos no dispositivo como um extrato da deciso. 4.1.3. Apreciao das Provas: 4.1.4. Fundamentos: 4.1.5. Concluso: 4.2. CPC 458:

Art. 458. So requisitos essenciais da sentena: I - o relatrio, que conter os nomes das partes, a suma do pedido e da resposta do ru, bem como o registro das principais ocorrncias havidas no andamento do processo; II - os fundamentos, em que o juiz analisar as questes de fato e de direito; III - o dispositivo, em que o juiz resolver as questes, que as partes Ihe submeterem.
4.2.1. Relatrio: essa estrutura de relatrio com o nome das partes,

o resumo. 4.2.2. Fundamentos:


4.2.3. Dispositivo: s precisa constar as parcelas que foram

deferidas, o resto ser tido por improcedncia uma anlise mais extratificada.
5. Requisitos Complementares: esto no art. 832 da CLT. Na CLT usa-se

a expresso procedncia dos pedidos.


5.1.

Prazo e Condies: para o seu cumprimento. Normalmente se remonta ao prazo legal para o cumprimento. um prazo de 48h da citao. Juiz determina 48h a partir da citao para pagamento. Se no tiver valores apurados, diz que ter de ser feita uma liquidao (por clculo, por arbitramento ou por artigos). Se no disser nada, o normal que seja por clculo. Se houver liquidao por arbitramento ou por artigos, deve-se mencionar isso na sentena (se no for lquida, deve ser liquidvel).

5.2.

Despesas: processo do trabalho de 2% do valor da condenao, ainda que o valor final seja maior ou que o valor final seja menor.

5.3.1. Custas: art. 789 a 790, CLT. As custas que incidem no

64

importante fixar esse valor da condenao para definir o preparo para efeitos de recursos. O preparo feito por itens. O preparo se compe de custas e do valor da condenao. O valor da condenao ser limitado a um valor fixado hoje na JT (hoje: 6mil reais o teto). Se condenar a menor, ter de depositar apenas o valor da condenao. Se quiser recorrer de revista, diz que tem que depositar + o dobro do valor do recurso ordinrio. Se tiver mais embargos infringentes, mais o dobro, extraordinrio, mais o dobro. bvio que se o valor da condenao for menor que tudo isso, o limite do valor ser o valor da condenao. Normalmente o reclamado ser isentado de pagamento. O valor das custas de 25 e o de depsito em razo de uma tabela do TST. 790-A: diz que os beneficirios da Justia Gratuita so isentos de custas. As custas sempre sero pagas ao final. Ente pblico e MP no pagaro custas. O 790-A fala da iseno dessas custas
5.3.2. Honorrios Periciais: explicitar na sentena a quem

incumbe o pagamento. Art. 790, CLT. At um determinado momento dizia-se que na JT no se tinha sucumbncia parcial. Se o perito no considerava as atividades insalubres, o reclamado tinha que pagar. A smula 236 do TST diz que se disser que no tem adicional de periculosidade, a reclamada no tem que pagar. Aps essa smula foi produzido o art. 790-B. Art. 790-B. A responsabilidade pelo pagamento dos honorrios periciais da parte sucumbente na pretenso objeto da percia, salvo se beneficiria de justia gratuita. (Includo pela Lei n 10.537, de 27.8.2002) Hoje h uma resoluo do TRT-4 que possibilita que o juiz arbitre honorrios para ser pago pelo tribunal.

65

O perito assistente ser remunerado apenas pela parte, pois no PT, no art. 3 da Lei 5584/70 estabelece o sistema de perito nico.
5.3.

Contribuio Previdenciria: no dispositivo, temos que identificar quais as parcelas so sujeitas contribuio previdenciria e indicar quem dever arcar com elas (art. 832, 3 da CLT). Os 4, 5 e 6 do 832 tambm se relacionam a essa discusso de contribuies previdencirias. Isso tudo dever estar no decisum. 3o As decises cognitivas ou homologatrias devero sempre indicar a natureza jurdica das parcelas constantes da condenao ou do acordo homologado, inclusive o limite de responsabilidade de cada parte pelo recolhimento da contribuio previdenciria, se for o caso. (Includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 4o A Unio ser intimada das decises homologatrias de acordos que contenham parcela indenizatria, na forma do art. 20 da Lei no 11.033, de 21 de dezembro de 2004, facultada a interposio de recurso relativo aos tributos que lhe forem devidos. (Redao dada pela Lei n 11.457, de 2007) 5o Intimada da sentena, a Unio poder interpor recurso relativo discriminao de que trata o 3o deste artigo. (Includo pela Lei n 11.457, de 2007) 6o O acordo celebrado aps o trnsito em julgado da sentena ou aps a elaborao dos clculos de liquidao de sentena no prejudicar os crditos da Unio. (Includo pela Lei n 11.457, de 2007) A sentena ideal a que no componha os embargos declaratrios.

6. Julgamento: o ideal que esteja nos limites dos arts. 128 e 460 do

CPC, ou seja, o juiz proferir sentena nos limites da lide. O ideal que no houvesse sentena citra, ultra ou extra petita. Citra, ultra e extra petita so hipteses excepcionais.
6.1.

Citra Petita: est dando menos do que a parte est pedindo. Tem se entendido que se ela citra petita, pode o tribunal pode deferir aquilo que no for deferido. A outra teoria diz que se fizesse isso no tribunal, haveria uma supresso de instncia. Assim, outras turmas determinam que se devolva o processo ao juiz para que decida sobre o assunto. O art. 515, 2 permite que o tribunal j aprecie a matria, como, p. ex, no caso de o juzo de primeiro grau declarar prescrito.

66

Tem-se prevalecido a tese de retorno dos autos. Art. 515. A apelao devolver ao tribunal o conhecimento da matria impugnada. 2o Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelao devolver ao tribunal o conhecimento dos demais. Art. 484, CLT quando se postula todas as parcelas da resciso e houver culpa recproca, da no seria 40%, mas 20%. Se diz que citra, pois no houve a formulao desse pedido. Aqui seria citra, pois o juiz verifica que tem culpa recproca. Art. 484 - Havendo culpa recproca no ato que determinou a resciso do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzir a indenizao que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador, por metade.
6.2.

Ultra Petita: deu mais. Se o juiz der mais do que o pedido, o tribunal pode cortar o que foi dado a mais, no precisa determinar que se volte ao tribunal, s se tira o excesso. Extra Petita: dar diferente. Seria deferir um pedido distinto daquele que foi proposto. H o princpio da extrapetio como, p. ex., na indenizao do perodo correspondente, mesmo sem pedir, na hiptese de garantia de emprego (art. 496, CLT). Art. 496 - Quando a reintegrao do empregado estvel for desaconselhvel, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissdio, especialmente quando for o empregador pessoa fsica, o tribunal do trabalho poder converter aquela obrigao em indenizao devida nos termos do artigo seguinte.

6.3.

7. Coisa Julgada:
7.1.

Definio: art. 467, CPC. aquela situao imutvel protegida pela CF. Mas os elementos da coisa julgada esto no 301, 1 do CPC. Ao idntica com as mesmas partes, mesma causa de pedir e mesmo pedidos. Para haver CJ, deve-se repetir ao que foi decidida por sentena que no caiba recurso. Art. 467. Denomina-se coisa julgada material a eficcia, que torna imutvel e indiscutvel a sentena, no mais sujeita a recurso ordinrio ou extraordinrio. Art. 301.

67

1o Verifica-se a litispendncia ou a coisa julgada, quando se reproduz ao anteriormente ajuizada.


7.2.

Formal: uma espcie de precluso mxima que acontece dentro do processo. Se limita ao processo. Na verdade, a sentena tanto do 267 quanto do 269 (definitiva ou terminativa) produz coisa julgada formal. O 467 do CPC se refere coisa julgada formal e material. Material: se expande. Os efeitos vo alm das partes. Art. 467, CLT. As situaes contra o processo possibilitam novo ajuizamento de ao. Toda coisa julgada material formal, mas nem toda coisa julgada formal materialhyu. A coisa julgada, o direito adquirido e o ato jurdico perfeito sempre foram dogmas do direito. Relativizao: o art. 884, 5, CLT relativiza a coisa julgada. A regra que seja absoluta. Muitas leis estaduais chegaram ao STF que declarou-as inconstitucional. Antes desse artigo se dizia que j havia coisa julgada, no podendo ser mudado. Mas esse artigo abre a possibilidade de essa sentena no se tornar exeqvel. Esse pargrafo um marco para efeitos dessa coisa julgada que era tida como intocvel. Art. 884. 5o Considera-se inexigvel o ttulo judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal ou em aplicao ou interpretao tidas por incompatveis com a Constituio Federal. (Includo pela Medida provisria n 2.180-35, de 2001)

7.3.

7.4.

7.5.

Limites: julgada partes as quais dada. A regra que os efeitos so entre as partes que participam dessa relao processual. Temos de acrescentar o art. 103, CDC que vai dar uma outra dimenso para a coisa julgada em relao s aes coletivas em sentido lato senso (ao civil pblica). Na ao civil pblica s temos efeitos de coisa julgada positiva e no negativa. Se um direito for reconhecido nessa ACP valer para todos os prejudicados. Mas se indeferir, cada um dos prejudicados poder propor sua ao individualmente. Isso est vindo para JT em aes de substituio processual. Art. 472. A sentena faz coisa julgada s partes entre as quais dada, no beneficiando, nem prejudicando terceiros.

7.5.1. Subjetivos: o art. 472 do CPC diz que a sentena faz coisa

68

Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsrcio necessrio, todos os interessados, a sentena produz coisa julgada em relao a terceiros.
7.5.2. Objetivos: esto no art. 468, CPC. Limites da lide das

questes decididas o objeto dessa ao que faz coisa julgada est definido pela inicial e pela defesa Art. 468. A sentena, que julgar total ou parcialmente a lide, tem fora de lei nos limites da lide e das questes decididas. Ler 469 ao 475. Art. 469. No fazem coisa julgada: I - os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentena; Il - a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; III - a apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo. Art. 470. Faz, todavia, coisa julgada a resoluo da questo prejudicial, se a parte o requerer (arts. 5o e 325), o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto necessrio para o julgamento da lide. Art. 471. Nenhum juiz decidir novamente as questes j decididas, relativas mesma lide, salvo: I - se, tratando-se de relao jurdica continuativa, sobreveio modificao no estado de fato ou de direito; caso em que poder a parte pedir a reviso do que foi estatudo na sentena; II - nos demais casos prescritos em lei. Art. 472. A sentena faz coisa julgada s partes entre as quais dada, no beneficiando, nem prejudicando terceiros. Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsrcio necessrio, todos os interessados, a sentena produz coisa julgada em relao a terceiros. Art. 473. defeso parte discutir, no curso do processo, as questes j decididas, a cujo respeito se operou a precluso.

69

Art. 474. Passada em julgado a sentena de mrito, reputar-se-o deduzidas e repelidas todas as alegaes e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como rejeio do pedido. Art. 475. Est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal, a sentena: (Redao dada pela Lei n 10.352, de 2001) I proferida contra a Unio, o Estado, o Distrito Federal, o Municpio, e as respectivas autarquias e fundaes de direito pblico; (Redao dada pela Lei n 10.352, de 2001) II que julgar procedentes, no todo ou em parte, os embargos execuo de dvida ativa da Fazenda Pblica (art. 585, VI). (Redao dada pela Lei n 10.352, de 2001) 1o Nos casos previstos neste artigo, o juiz ordenar a remessa dos autos ao tribunal, haja ou no apelao; no o fazendo, dever o presidente do tribunal avoc-los. (Includo pela Lei n 10.352, de 2001) 2o No se aplica o disposto neste artigo sempre que a condenao, ou o direito controvertido, for de valor certo no excedente a 60 (sessenta) salrios mnimos, bem como no caso de procedncia dos embargos do devedor na execuo de dvida ativa do mesmo valor. (Includo pela Lei n 10.352, de 2001) 3o Tambm no se aplica o disposto neste artigo quando a sentena estiver fundada em jurisprudncia do plenrio do Supremo Tribunal Federal ou em smula deste Tribunal ou do tribunal superior competente. (Includo pela Lei n 10.352, de 2001) 09 de maio de 2011

Fazer trab. 1. Descreva os princpios


a) Da manuteno dos efeitos da sentena.

Consoante o disposto no art. 899 da CLT, a regra geral que os recursos interpostos por meio de petio no tero carter suspensivo, apenas devolutivo. A devolutividade atributo inerente a todos os recursos, que consiste submeter a matria impugnada a novo julgamento por um mesmo ou por outro rgo judicial hierarquicamente superior. Assim, entende-se por efeito devolutivo a delimitao da matria submetida apreciao e julgamento pelo rgo judicial destinatrio do recurso.

70

Apesar do supracitado artigo da legislao trabalhista explicitar que os recursos trabalhistas sero interpostos por simples deciso, a jurisprudncia dessa seara tem entendido que devem ser apresentadas as respectivas razes para verificar, dentre outras hipteses, quais matrias estariam sujeitas ou no coisa julgada. Como toda regra geral, a norma de no atribuir efeito suspensivo aos recursos trabalhistas possui excees. Exemplo disso est o disposto no art. 14 da Lei 10.192/01, que explicita a hiptese de que o recurso interposto da deciso normativa da justia do trabalho ter efeito suspensivo, na medida e extenso conferidas em despacho de Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. b) Da singularidade, unirrecorribilidade da unicidade recursal Desse princpio extrai-se a idia de que a cada deciso corresponde a nico recurso. Isso se depreende do fato de que no ordenamento jurdico trabalhista vedada a interposio de mais de um recurso contra a mesma deciso. Os recursos, assim, no podero ser interpostos simultaneamente, mas sim sucessivamente, obedecendo hierarquia dos rgos jurisdicionais. c) Conversibilidade ou fungibilidade Na legislao processual trabalhista, ao contrrio da processual civil, admite a interposio de um recurso trabalhista em lugar do outro. Assim, se um recurso for interposto equivocadamente dentro do prazo do recurso correto, aquele ser aproveitado. Isso acontece pelo fato de os recursos trabalhistas terem, em regra, o mesmo prazo processual. Cumpre salientar que esse princpio ser devidamente afastado no caso de evidente m f. 2. Identifique os pressupostos recursais Para que um recurso seja admitido, ele deve estar de acordo com os pressupostos recursais, que a doutrina os classifica em subjetivos (intrnsecos), objetivos (extrnsecos), ou ainda, extraordinrios (nos casos de RE, RR e Embargos no TSE). Os pressupostos subjetivos tm a ver com as caractersticas pessoais do recorrente e se subdividem em:
a) Legitimidade: tem legitimidade a pessoa fsica ou jurdica, ainda que

revel, que tenha participado como parte, no processo de primeiro grau de jurisdio; e, ainda, terceiro prejudicado ou interessado quando for (i) sucessor ou herdeiro, (ii) empresa condenada solidria ou subsidiariamente, (iii) o subempreteiro, o empreiteiro principal ou o dono

71

da obra, (iv) os scios de fato nas sociedades no juridicamente constitudas, alm das pessoas fsicas e jurdicas por fora de normas de Direito Civil, que se vinculem parte que figurou na demanda, (v) os litisconsortes e os assistentes e o (vi) substituto processual. H, ainda, a legitimidade processual do MPT.
b) Capacidade: no momento da interposio do recurso, o recorrente

dever estar plenamente capaz; caso no o esteja, dever ser legalmente representado nos termos da legislao civilista.
c) Interesse: para interpor um recurso, a providncia judicial pleiteada

dever ser til, alm disso a via que se escolhe para obter essa providncia dever ser necessria. Assim, o binmio necessidade e utilidade transcendem a mera sucumbncia. J os pressupostos objetivos so aqueles que se relacionam com os aspectos extrnsecos dos recursos:
a) Recorribilidade do ato: esse requisito impe que s ser admitido um

recurso, se no ordenamento jurdico no houver bice ao direito de recorrer. H alguns atos que no comportam recursos, tais como os despachos de mero expediente e as decises interlocutrias.
b) Adequao: o recurso deve ser prprio e adequado para atacar a

deciso impugnada. O princpio da fungibilidade exceo a esse pressuposto. Contudo, o Ministrio Pblico do Trabalho no pode se beneficiar desse princpio, em razo de ser um rgo eminentemente tcnico.
c) Tempestividade: o direito de recorrer dever ser exercido dentro do

prazo peremptrio legal do recurso. A regra geral nos prazos de recursos trabalhistas de oito dias, a exceo seria no caso de embargos declaratrios, que o prazo de cinco dias. Importante salientar que, como o processo do trabalho preconiza a celeridade, no se aplica a este a regra processual civilista do prazo recursal dobrado no caso de os litisconsortes terem diferentes procuradores. Um recurso interposto fora do prazo ser denegado pelo juzo a quo e, caso esse no o faa, no ser conhecido pelo juzo ad quem. O prazo processual recursal do Ministrio Pblico do Trabalho tem sido amplamente discutido pela doutrina. A minoritria separa a funo do MPT como rgo agente, isto , como parte, ou como rgo interveniente, ou seja, como custos legis. Para que faz essa separao, diz que o prazo para o MPT parte ser o comum a todos, ou seja, de oito dias; e, para o MPT custos legis seria em dobro. Contudo a doutrina majoritria, corroborada pelas decises jurisprudenciais, tem entendido

72

que independente da funo do MPT o prazo recursal deste ser dobrado.


d) Representao: apesar do direito processual laboral admitir o jus

postulandi da parte, uma vez representada por advogado, dever este estar devidamente constitudo nos autos. Entretanto, os tribunais vm relativizando esse pressuposto, admitindo o mandato tcito (quando o advogado tiver praticado em nome da parte vrios atos no processo), bem como admitindo a procurao apud acta (quando o advogado figurar como assistente da parte em ata de audincia). Importante salientar que o jus postulandi da parte s existe na relao de emprego, no existindo nas demais relaes trabalhistas julgadas pela Justia do Trabalho. Assim, nas outras relaes, sempre dever a parte ser assistida por advogada, com a referente representao.
e) Preparo: a combinao das custas processuais com o depsito

recursal. As custas so tributo, mais precisamente, uma taxa, em razo da contraprestao de um servio pblico. As custas em recursos no processo de conhecimento incidiro a base de 2% sobre a causa, respeitando o mnimo de R$ 10,64. As custas sero fixadas na sentena e, no sendo lquidas, o juiz a determinar. A interpretao quanto s custas deve ser feita de forma restritiva. Importante salientar que no processo de execuo, ao contrrio do de conhecimento, as custas sero pagas no final. Em relaes trabalhista que no as de emprego, pode ocorrer o fenmeno da sucumbncia recproca quanto s custas, devendo ambas as partes a pagarem de forma proporcional ao dispositivo da sentena. Outrossim, no pagaro as custas os beneficirios das justia gratuita, as pessoas jurdicas de direito pblico e o Ministrio Pblico do Trabalho. J o depsito recursal incidir apenas se houver condenao pecuniria e s ser pago pelo empregador e jamais pelo empregado. Alm disso, esto isentos de arcar com os depsitos as pessoas jurdicas de direito pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho e a Massa Falida.

3. O que e quem faz o juzo de admissibilidade recursal?

Um recurso, em regra, passa por dois juzos de admissibilidades: um feito pelo juzo a quo e outro pelo juzo ad quem. Exceo a isso seria o recurso de Embargos de Declarao.

73

O juzo de admissibilidade a anlise dos pressupostos processuais, tanto os objetivos quanto os subjetivos, feitos por esses dois juzos. Assim, no juzo de admissibilidade jamais se analisa o mrito. (TRABALHAR MELHOR ESTA QUESTO).

16 de maio de 2011 Perguntas principais aspectos: princpios dos efeitos da sentena e unirrecorribilidade, pressupostos processuais objetivos e subjetivos (questo do preparo no processo do trabalho, depsito recursal). I. Recursos em espcie so 8 recursos possveis: 1. Embargos 894, CLT: no so os declaratrios, so recurso especfico frente ao TST. Tem 3 tipos: Art. 894. No Tribunal Superior do Trabalho cabem embargos, no prazo de 8 (oito) dias: (Redao dada pela Lei n 11.496, de 2007) I - de deciso no unnime de julgamento que: (Includo pela pela Lei n 11.496, de 2007) a) conciliar, julgar ou homologar conciliao em dissdios coletivos que excedam a competncia territorial dos Tribunais Regionais do Trabalho e estender ou rever as sentenas normativas do Tribunal Superior do Trabalho, nos casos previstos em lei; e (Includo pela pela Lei n 11.496, de 2007) b) (VETADO) II - das decises das Turmas que divergirem entre si, ou das decises proferidas pela Seo de Dissdios Individuais, salvo se a deciso recorrida estiver em consonncia com smula ou orientao jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho ou do Supremo Tribunal Federal. (Includo pela pela Lei n 11.496, de 2007) - infringentes - de nulidade - de divergncia 2. Ordinrio 895, CLT: o mais utilizado, clssico, equivale apelao. Julgado, em regra, pelo TRT.

74

Art. 895 - Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: (Vide Lei 5.584, de 1970) I - das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de 8 (oito) dias; e (Includo pela Lei n 11.925, de 2009). II - das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. (Includo pela Lei n 11.925, de 2009). 1 - Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) I - (VETADO). Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) II - ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) III - ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) IV - ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, registrando tal circunstncia, servir de acrdo. Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) 2 Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) 3. Revista 896, CLT: corresponderia ao recurso especial no sistema civil, julgado pelo TST. Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de

75

Jurisprudncia Uniforme dessa Corte; (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente, na forma da alnea a; (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 1o O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 2o Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 3o Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Captulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do Recurso de Revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 4 A divergncia apta a ensejar o Recurso de Revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula, ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. alterado pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 5 - Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao Recurso de Revista, aos Embargos, ou ao Agravo de Instrumento. Ser denegado seguimento ao Recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de representao, cabendo a interposio de Agravo. (Redao dada pela Lei n 7.701, de 21.12.1988) 6 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia

76

uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) 4. Agravo de Petio e de Instrumento 897, CLT: o agravo de petio serve exclusivamente para decises proferidas na execuo. Ex: da deciso que julga embargos na execuo. Art. 897 - Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: (Redao dada pela Lei n 8.432, 11.6.1992) a) de petio, das decises do Juiz ou Presidente, nas execues; (Redao dada pela Lei n 8.432, 11.6.1992) b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposio de recursos. (Redao dada pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 1 - O agravo de petio s ser recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matrias e os valores impugnados, permitida a execuo imediata da parte remanescente at o final, nos prprios autos ou por carta de sentena. (Redao dada pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 2 - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que no receber agravo de petio no suspende a execuo da sentena. (Redao dada pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 3o Na hiptese da alnea a deste artigo, o agravo ser julgado pelo prprio tribunal, presidido pela autoridade recorrida, salvo se se tratar de deciso de Juiz do Trabalho de 1 Instncia ou de Juiz de Direito, quando o julgamento competir a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentena, observado o disposto no art. 679, a quem este remeter as peas necessrias para o exame da matria controvertida, em autos apartados, ou nos prprios autos, se tiver sido determinada a extrao de carta de sentena. (Redao dada pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) 4 - Na hiptese da alnea b deste artigo, o agravo ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. (Includo pela Lei n 8.432, 11.6.1992) 5o Sob pena de no conhecimento, as partes promovero a formao do instrumento do agravo de modo a possibilitar, caso provido, o imediato julgamento do recurso denegado, instruindo a petio de interposio: (Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso

77

originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao; (Redao dada pela Lei n 12.275, de 2010) II - facultativamente, com outras peas que o agravante reputar teis ao deslinde da matria de mrito controvertida.(Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 6o O agravado ser intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-a com as peas que considerar necessrias ao julgamento de ambos os recursos.(Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 7o Provido o agravo, a Turma deliberar sobre o julgamento do recurso principal, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso. (Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 8o Quando o agravo de petio versar apenas sobre as contribuies sociais, o juiz da execuo determinar a extrao de cpias das peas necessrias, que sero autuadas em apartado, conforme dispe o 3o, parte final, e remetidas instncia superior para apreciao, aps contraminuta. (Pargrafo includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) Agravo de instrumento: um dos princpios do PT a irrecorribilidade das interlocutrias. Ento o AI aqui perde espao, servindo nica e exclusivamente para atacar despacho que no recebe recurso (serve para destrancar um recurso) isso vai cair na prova e na OAB. 5. Embargos de Declarao 897-A, CLT + 535, CPC: no tnhamos ED na CLT, mas a partir de 2000 esse recurso ingressou tambm no processo do trabalho. Tem a mesma estrutura do processo civil (omisso, contradio ou obscuridade). Art. 897-A Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) Pargrafo nico. Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) Art. 535. Cabem embargos de declarao quando: (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994)

78

I - houver, na sentena ou no acrdo, obscuridade ou contradio; (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o juiz ou tribunal. (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) 6. Extraordinrio 102, III, CF: como em todo sistema processual, o RE o ltimo recurso a ser utilizado. Aplicam-se as restries gerais: ofensa direta CF, esgotamento do sistema recursal 7. Adesivo 500, CPC + Smula 283/TST: reclamante recorre ordinariamente em relao aos pedidos que perdeu reclamado pode recorrer adesivamente quanto aos que ele perdeu. Se o principal no recebido, h desistncia etc., o adesivo vai junto. Ele no se sustenta sozinho, para efeitos tcnicos vai ter o mesmo destino do recurso principal. Art. 500. Cada parte interpor o recurso, independentemente, no prazo e observadas as exigncias legais. Sendo, porm, vencidos autor e ru, ao recurso interposto por qualquer deles poder aderir a outra parte. O recurso adesivo fica subordinado ao recurso principal e se rege pelas disposies seguintes: (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) I - ser interposto perante a autoridade competente para admitir o recurso principal, no prazo de que a parte dispe para responder; (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) II - ser admissvel na apelao, nos embargos infringentes, no recurso extraordinrio e no recurso especial; (Redao dada pela Lei n 8.038, de 1990) III - no ser conhecido, se houver desistncia do recurso principal, ou se for ele declarado inadmissvel ou deserto. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) Pargrafo nico. Ao recurso adesivo se aplicam as mesmas regras do recurso independente, quanto s condies de admissibilidade, preparo e julgamento no tribunal superior. (Redao dada pela Lei n 5.925, de 1973) TST Enunciado n 283 - Res. 16/1988, DJ 18.03.1988 - Mantida - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003 Recurso Adesivo - Processo Trabalhista - Cabimento O recurso adesivo compatvel com o processo do trabalho e cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipteses de interposio de recurso ordinrio, de agravo de petio, de revista e de embargos, sendo desnecessrio que a matria nele veiculada esteja relacionada com a do recurso interposto pela parte contrria. (Reviso do Enunciado n 196 - TST)

79

8. Agravo Regimental Regimento Interno: tipo de recurso previsto nos RI dos Tribunais (TRT, TST, STF). Normalmente veiculado dentro do Tribunal em razo de decises monocrticas. Ex: recebe o recurso e monocraticamente no conhece no deu seguimento AR para a Turma, para que ela examine o recurso. II. Recurso Ordinrio 1. Denominao: igual apelao. O art. 895, CLT, fala em instncia, mas no temos mais isso, mas sim graus de jurisdio. diferente do recurso ordinrio do RO do art. 102, CF. Este tem matrias especficas na CF. Prazo dos recursos em geral: 8 dias. 2. Cabimento: hipteses de cabimento do RO esto no 895: a) Decises definitivas ou terminativas das Varas: - definitiva: aprecia o mrito (269, CPC), que no necessariamente est vinculada ao pedido. Ex: acolhimento de prescrio, compensao. EXCEO: no 269, s no vai caber RO quando as partes transigirem, pois a teremos uma deciso irrecorrvel (831, , CLT). Poderia, eventualmente, comportar ao rescisria, que no recurso, ao autnoma, com outra configurao. - terminativa: sem julgamento de mrito (267, CPC), basicamente voltada a aspectos processuais (ex: acolhimento de preliminar). b) Decises TRTs em competncia originria: tanto decises terminativas quando definitivas, em dissdios individuais e em dissdios coletivos. Que tipo de ao de dissdio individual proposta no TRT, que tem deciso que comporta RO? Ao rescisria e MS contra ato do juiz RO para o TST. Ex: acolhimento de preliminar de inpcia da inicial da rescisria deciso terminativa RO para o TST. Aes originrias do TRT deciso RO para o TST E no dissdio coletivo? O que vai comportar o RO, ento a sentena normativa. ACP dissdio individual! Dissdio coletivo envolve sindicatos, que resulta em sentena normativa, que gera direitos, fonte de direito. como se fosse uma lei, no pode ser

80

executada. No tem fora por si mesma, declaratrio-constitutiva, no executiva. Sindicato verifica que determinada empresa no est cumprindo a sentena normativa. Que ao ele vai mover? 872: ao de cumprimento, que tem natureza de ao de conhecimento. c) Smula 214/TST: TST criou 3 hipteses de RO: - deciso de TRT contrria a smula ou OJ do TST: caso do relator, que caberia agravo regimental. TST diz que cabe RO. - deciso suscetvel de impugnao por recurso para o mesmo Tribunal. - deciso que acolhe exceo de incompetncia territorial em favor de outro TRT: a que acontece mais (99% dos casos da smula). 3. Devolutibilidade: um dos efeitos do recurso. Art. 515 do CPC define: a matria que vai ser examinada pelo Tribunal no recurso. Sentena condena a horas extras, adicional de periculosidade e diferenas de salrio RO sobre as 2 ltimas matrias, no falo nada sobre as HE chega no Tribunal, o TRT no vai poder examinar as HE. A matria devolvida ao Tribunal aquela objeto de impugnao, de anlise pelo RO. O que no foi provocado no recurso no ser analisado pelo Tribunal. Exceo o conhecimento de ofcio de matrias que so de ordem pblica. Para o direito do trabalho, prescrio no de ordem pblica. Tem que haver provocao. Art. 219, 5, CPC, no se aplica ao direito e ao processo do trabalho. Existem posies diferentes. pacfico que a decadncia sim de ordem pblica. Nulidade absoluta, intransponvel no processo Acrdo poder identific-la e determinar o retorno do processo ao 1 grau. a) efeito meramente devolutivo: alm do efeito meramente devolutivo (art. 899 da CLT), pode haver efeito suspensivo. No processo civil, o juiz recebe o recurso no duplo efeito. No processo do trabalho no se mencionam os efeitos em que o recurso recebido, caso em que se entende que s recebido no devolutivo, caso em que j se pode proceder execuo provisria. Vejo que a execuo provisria pode me causar danos o que fazer para que o juiz tambm receba o recurso no efeito suspensivo tem que propor ao cautelar b) ao cautelar para atribuio de efeito suspensivo: discusso se ela proposta no juzo de origem ou no Tribunal.

81

Professor diz pode ser nos dois, pois ambos fazem juzo de admissibilidade. Ele diz que no 1 grau poderia ser feito por simples direito de petio, caso em que no caber recurso (interlocutria). Ento o melhor seria entrar com a cautelar direto no Tribunal. Isso tambm se aplica s aes coletivas. Sentena coletiva sindicato patronal vai recorrer ordinariamente ao TST vai querer a atribuio de efeito suspensivo. c) conhecimento de ofcio de matria de ordem pblica: visto. 4. Tramitao: a) Interposio do recurso no juzo de origem (a quo): isso acontece tambm porque h o primeiro juzo de admissibilidade: examina se h preparo, se tempestivo, se o recorrente parte legtima etc. b) Aplicabilidade ou no do art. 518, 1, CPC: Bezerra Leite entende aplicvel. Se o juiz ver que o recurso aborda matria que contraria smula do TST ou do STF, o juzo de origem poderia no receber o recurso. Mas isso no acontece normalmente. Na hiptese do no recebimento pelo 518, 1, CPC, caberia o recurso de agravo de instrumento. Art. 518. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. (Redao dada pela Lei n 8.950, de 1994) 1o O juiz no receber o recurso de apelao quando a sentena estiver em conformidade com smula do Superior Tribunal de Justia ou do Supremo Tribunal Federal. (Renumerado pela Lei n 11.276, de 2006) c) Contrarrazes art. 900, CLT: o argumento da outra parte, querendo que a sentena seja mantida. Tambm pode abordar aspectos relacionados admissibilidade do recurso. Art. 900 - Interposto o recurso, ser notificado o recorrido para oferecer as suas razes, em prazo igual ao que tiver tido o recorrente. d) Juzo de admissibilidade: visto. Depois de juntas as CR, os autos vo para o TRT, para o setor de distribuio. e) TRT: - distribuio: ao juiz do TRT

82

- parecer do MPT: por Resoluo do TRT4, feito oralmente na sesso, o que agilizou bastante o andamento do processo. Ele no atua no 1 grau de regra. - indeferimento pelo relator: pode o relator indeferir o recurso, inclusive com base no 518, 1, CPC. novo juzo de admissibilidade. Se ele nega seguimento, entrar com agravo regimental. - revisor: feito o voto do relator, vai para o revisor. - julgamento: designado dia para julgamento. Cada um leva, mais ou menos, 50 processos. Ento em um dia se julgam normalmente 150 processos. -- relatrio -- sustentao oral -- voto: --- relator --- revisor --- 3 *Matria: a) conhecimento: no acrdo se faz de novo um juzo de admissibilidade, a Turma pode no conhecer o recurso, at mesmo por questo levantada pelo revisor ou pelo terceiro julgador. b) preliminares: validade de documentos juntados no recurso, anlise de indeferimento de prova com protesto antipreclusivo. c) prejudiciais: passadas as preliminares, examinam-se as prejudiciais, que so as mesmas da contestao: so mrito, mas no esto relacionadas com os pedidos propriamente ditos. Ex: prescrio, compensao, quitao. d) mrito: depois disso passa-se ao exame da matria discutida. *Acrdo: tudo isso leva ao acrdo, cf. art. 895, CLT, que deciso colegiada. O 1, IV, diz que o nico julgamento isento de produzir acrdo aquele efetuado pelo Tribunal em processo sumarssimo, caso em que h certido de julgamento (OBS: em relao sentena, no sumarssimo no h relatrio). Art. 895 - Cabe recurso ordinrio para a instncia superior: (Vide Lei 5.584, de 1970) I - das decises definitivas ou terminativas das Varas e Juzos, no prazo de 8 (oito) dias; e (Includo pela Lei n 11.925, de 2009).

83

II - das decises definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competncia originria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissdios individuais, quer nos dissdios coletivos. (Includo pela Lei n 11.925, de 2009). 1 - Nas reclamaes sujeitas ao procedimento sumarssimo, o recurso ordinrio: Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) I - (VETADO). Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) II - ser imediatamente distribudo, uma vez recebido no Tribunal, devendo o relator liber-lo no prazo mximo de dez dias, e a Secretaria do Tribunal ou Turma coloc-lo imediatamente em pauta para julgamento, sem revisor; Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) III - ter parecer oral do representante do Ministrio Pblico presente sesso de julgamento, se este entender necessrio o parecer, com registro na certido; Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) IV - ter acrdo consistente unicamente na certido de julgamento, com a indicao suficiente do processo e parte dispositiva, e das razes de decidir do voto prevalente. Se a sentena for confirmada pelos prprios fundamentos, a certido de julgamento, registrando tal circunstncia, servir de acrdo. Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) 2 Os Tribunais Regionais, divididos em Turmas, podero designar Turma para o julgamento dos recursos ordinrios interpostos das sentenas prolatadas nas demandas sujeitas ao procedimento sumarssimo. Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) III. Embargos declaratrios Ingressou no sistema pelo 897-A, CLT. Referncia o art. 535, CPC. Art. 897-A Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) Pargrafo nico. Os erros materiais podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) Prazo de 5 dias.

84

Cabvel contra omisso e contradio. Diferentemente do CPC, foi omitida a obscuridade. Omisso: juiz deixou de se manifestar sobre algum pedido. Ex: no analisa o pedido de horas extras. Mas no s pedido. s vezes a reclamada traz 5 argumentos para derrubar a tese da inicial juiz acolhe 1 deles e no se manifesta sobre os demais entra com ED para se manifestar sobre todos juiz no precisa se manifestar sobre tudo, desde que se convena de 1 deles. Em relao sentena, se eu recorrer ao Tribunal, poderei pedir a ele que examine os outros pontos caso rejeite aquele acolhido pelo juiz. No h necessidade de prequestionamento (caso do recurso de revista). No h prequestionamento de sentena, s de acrdo. Contradio: tem que examinar dentro da sentena. Ex: diz nos fundamentos que o reclamante no realizava horas extras e no decisum condenada a reclamada a seus pagamentos. M apreciao de prova no contradio! Nesse caso tem que recorrer ordinariamente. Para opor ED, tem que haver contradio dentro da prpria sentena. Pode ter efeito infringente/modificativo: possibilidade de modificao, anunciada j no 897-A, sempre dentro da perspectiva de omisso/contradio. Ex: modifica a deciso para condenar ao pagamento de adicional, no que a sentena estava omissa. 4 pontos principais: - s omisso/contradio - efeito modificativo estrito a elas, no serve para reforma da deciso (caso de RO) - no h prequestionamento de sentena - prazo de 5 dias

23 de maio 2011

EXECUO
1. Estrutura Normativa: o diploma legal base para a execuo est na

CLT entre os arts. 876 e 892. Entretanto essa normatividade mais

85

simplificada, pois nem tudo de que precisamos estar aqui. Mas a CLT continua sendo a base. melhor uma execuo mais normatizada (detalhada) ou uma execuo mais tosca, mais direta? A execuo no processo do trabalho funciona muito melhor, pois tem uma atuao mais judicial, mais direta do que legislativa. Essa base da CLT pode ser insuficiente. Portanto, a lei 6.830/80 (LEF), poder ser aplicada. O art. 899 da CLT remete a esta lei quando a CLT for omissa. Art. 889 - Aos trmites e incidentes do processo da execuo so aplicveis, naquilo em que no contravierem ao presente Ttulo, os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrana judicial da dvida ativa da Fazenda Pblica Federal. CLT omissa Lei 6830/80. Os arts. 8, 769 e 889 da CLT so artigos quem comunicam. O 8 faz uma comunicao entre o direito material (busca-se no CC). O art. 769 diz que se no processo de conhecimento, houver lacuna ou omisso na CLT, busca-se a subsidiariedade no CPC. O 889 diz que na execuo, no que ela for omissa, busca-se na Lei 6830/80. Em terceiro lugar (se no tiver na CLT ou na LEF), busca-se o CPC. O trabalhador adquire o mesmo status que tem o ente pblico para fins de execuo. O Bezerra Leite desenvolve na linha das reformas do CPC (idia de cumprimento da sentena e de todo o aparato do art. 475, letras do CPC). O foco na execuo para ttulos executivos judiciais no PC est no art. 475, letras. O que levou essa modificao no CPC o sincretismo processual. O Bezerra Leite coloca o CPC na linha de seqncia logo depois da CLT (e no a LEF). Mas no isso o que tem prevalecido em termos jurisprudenciais do TST. Esse tribunal diz que as regras do CPC so aplicadas de forma subsidiria. Sentena Liquidao Citao para pagamento em 48h (usa essa citao ou a regra do 475-J para cumprimento da obrigao no prazo de

86

15 dias sob pena de multa de 10%? Alguns juzes esto usando o 475-J com a intimao (o TRT fica em dvida e o TST em sua maioria diz que tem que usar a CLT, pois h regra para isso). Na CLT no h a citao inicial no processo, h a notificao. At aqui no h toda a segurana no Processo. Por isso que o 890 fala em citao, pois ser pessoal, uma forma de dar mais segurana ao processo. Nesse momento, ainda est preservada a idia de que se usa as regras da CLT de forma preponderante (talvez, ao longo do tempo isso mude para a aplicao do CPC). Na prova a ordem ser: CLT 6830/80 + 5584/70 (art. 13) CPC. O art. 13 da 5584 trata da remio (satisfao da dvida). Art 13. Em qualquer hiptese, a remio s ser defervel ao executado se ste oferecer preo igual ao valor da condenao.

2. Estrutura Orgnica: da seguinte forma que se dividem todas as

execues (mesmo a processual civil) - Quantificao: conhecida como liquidao da sentena. Significa traduzir essa sentena em nmeros. - Constrio: o ato por excelncia a penhora (ato judicial que leva a constrio patrimonial no sentido de limitar o direito de propriedade do devedor). Primeiro se tenta fazer uma constrio como sinalizao de que se este devedor no pagar, se retirar esse bem do patrimnio do devedor e depois vend-lo. Quando nomeamos um leiloeiro e esse anuncia em jornal, nada mais do que a venda do bem para efeito de apurar valores para a quitao da dvida. - Expropriao: a venda.
3. Princpios: o professor deixou de fora dois s do Bezerra Leite. Tem

autores que arrolam 30 princpios.


a) Igualdade: est no art. 5 da CF. No h aquela igualdade em

termos amplos como h no processo de conhecimento. Mas h um mnimo de igualdade para efeitos de tratamento do processo.

87

Se d vista para um, deve dar para o outro. H necessidade de igualdade a fim de no gerar nulidade por falta de contraditrio e de defesa. H coisas que o juiz determina (atos de constrio, de retirada do patrimnio do devedor) que sero implementadas.

b) Natureza Real: art. 591 do CPC. Diz que o devedor responde com

suas obrigaes com todos os seus bens presentes e futuros, ou seja, a execuo essencialmente sobre os bens do sujeito (patrimnio). real no sentido de coisa/bens. Art. 591. O devedor responde, para o cumprimento de suas obrigaes, com todos os seus bens presentes e futuros, salvo as restries estabelecidas em lei. Com isso, se afasta a execuo contra a pessoa. No sistema romano, se passou a fazer a execuo patrimonial e no mais sobre a pessoa (sistema romano evoludo). Se no tem bens, o processo ser arquivado com dvida. Isso no se confunde com a hiptese que o sujeito, por sonegao fiscal, se mantm preso. O direito trabalhista no tem essa hiptese penal por no ter bens. A priso civil do depositrio infiel no era uma forma de se eximir da obrigao, servia apenas para implementar a execuo Expresso do art. 591 todos os seus bens presentes e futuros. At mesmo com bens passados no caso de fraude execuo ou fraude a credores (resgata-se os bens e o traz para responder por essas dvidas). Fraude execuo se d quando j se tem uma ao em curso e o fato de alienar um bem pode levar a insolvncia. A fraude a credores pode ocorrer mesmo sem ao, desde que haja a inteno do que est se desfazendo de patrimnio de prejudicar terceiros. Na fraude execuo, h uma presuno de que a alienao desse bem se faz em fraude. O ajuizamento da ao no conhecimento pode conduzir a essa circunstncia. Na fraude contra credores, deve-se comprovar essa fraude por ao prpria. denominada de ao pauliana ( a demonstrao de que o desfazimento desse patrimnio tinha o objetivo de prejudicar

88

credores). um tipo de ao que o juiz do trabalho poderia julgar se houvesse um credor trabalhista (mas teria que ter uma lei para isso. Atualmente, mesmo nesses casos seria a justia cvel). Na falncia, se o sndico verificar que o falido se desfez do patrimnio, faz uma ao pauliana para trazer o patrimnio para a massa. Na fraude a execuo se declara nos prprios autos.

c) Limitao Expropriatria: art. 649 e 650, CPC + Lei 8.009/90.

Existem bens que no se pode, em tese, expropriar. O Bezerra Leite diz que se usa os art. 659 e 692 do CPC Esse princpio significa um limite da possibilidade de avanar e retirar do patrimnio do devedor ( um limite de proteo) uma exceo. 8009 trata do bem de famlia. O Bezerra Leite diz que esse princpio significa que devemos penhorar apenas o suficiente para garantir a satisfao da execuo. O professor no concorda com a interpretao deste autor. evidente que toda e qualquer expropriao vai ser de tantos bens quanto bastem a satisfao da execuo. Ningum penhorar 1 milho se deve 10 mil. A idia de limitao expropriatria deve ser vista de maneira restrita e excepcional pois a regra geral est no 591 (todos os bens presentes e futuros e talvez at passados). Por isso na JT tem se dado interpretao relativizada ao art. 649 (diz que h impenhorabilidade absoluta, definidos por lei ou por vontade do proprietrio desse bem). Seria muito fcil atribuir a todo o patrimnio uma clusula de impenhorabilidade. Para o DT se leva em conta o que a lei atribui como impenhorvel, mas no necessariamente aquilo que o devedor atribui como impenhorvel. H uma discusso de relativizar o 649 (questo do salrio 20% aplicao subsidiria dos emprstimos descontados em folha).

89

A Lei. 8009/90 protege o chamado bem de famlia (interessa se o sujeito usa esse bem para sua moradia). O professor entende que a 8009 no se aplica a legislao trabalhista (crdito executivo para aquisio dessa casa, crdito oponvel a relao de emprego domstica, despesas relativas a existncia dessa propriedade so oponveis a 8009). O professor acrescenta a hiptese de impenhorabilidade em casa de execuo trabalhista, mas o TRT e o TST no pensam assim. Art. 3 da 8009 traz essas situaes de inoponibilidade. Hoje h um relativizao a isso. Do ponto de vista do direito civil e processual civil necessria garantir o mnimo de sustento e de sua moradia. No direito do trabalho isso discutido, pois no se preocupou com a subsistncia do empregado. De forma geral, tem prevalecido a proteo.

d) Utilidade para o credor: art. 659 e 692 do CPC.

A execuo deve ter um sentido para o credor, no pode ser por vingana. Deve ter a satisfao necessria de um crdito. Por isso se expropria os bens suficientes a essa execuo. com base nesse princpio de utilidade para o credor quando a execuo sobre as custas e pfia Unio. Acaba-se arquivando o processo sem dvida, pois para o Estado sai mais caro executar do que efetivamente vai receber.
e) No-prejudicialidade do Devedor: art. 620, CPC.

Quando por mais de uma forma puder o executado satisfazer a sua obrigao, se far pelo meio menos gravoso. No pode a execuo gerar um gravame desnecessrio. Na medida em que se passou a adotar a penhora online do 655-A do CPC (bloqueio online e depois se efetiva a penhora). Esses bloqueios so feitos a ativos bancrios. Conta-corrente, aplicaes, etc. A efetividade que se tinha em relao a esses bloqueios est baixando (vo para cooperativas de crditos, que o judicirio no tem acesso).

90

O executado no pode estar escolhendo quais bens sero penhorados e quais bens no so. O dinheiro o ativo com maior liquidez que se tem.
f) No-aviltamento do Devedor: tem a ver com a idia de preo vil.

O Bezerra Leite trada dessa situao pelo art. 1, III CF mais o 649 do CPC e a Lei 8009 no sentido da dignidade do devedor. Essa execuo no poderia extrapolar a dignidade do devedor. Para o professor essa anlise deve estar na linha mais objetiva da idia de preo vil. Essa idia da dignidade da pessoa humana comporta uma subjetividade significativa. Tem a ver com o patrimnio que a pessoa tem, que no pode ser levado a venda, seno por um valor adequado. A JT no se importa com a idia de preo vil, consoante o TST e o TRT, dizendo que os bens sero vendidos pelo melhor lano (art. 880, CLT). Na outra ponta, se o bem for vendido por um valor que avilta e se estabelece como abaixo de 20% do bem, o professor anula o leilo e remete a outro. O professor adota a idia de preo vil. Para o professor, a execuo est relacionada ao patrimnio do devedor. um mnimo de condies para a subsistncia e existncia desse devedor para o Bezerra Leite.
4. Legitimao: quem passvel de estar no plo ativo ou passivo. No

h um processo de execuo distinto. Desde 1943 h o processo sincrtico, h execuo nos mesmos autos, sequer havendo a necessidade de petio para isso.
a) Ativa: 878 CLT + 567, CPC.

A1) Credor: o credor obviamente legitimado para isso. A2) Juiz: o art. 878 da CLT fala que a execuo ter incio por qualquer interessado ou pelo juiz, de ofcio. Leia-se qualquer interessado como o credor. Se este no fizer nada, o juiz, de ofcio, iniciar essa execuo.

91

A3) Esplios, Herdeiros, Sucesso: se o reclamante morreu no curso do processo ou aps a sentena, quem estar legitimado para receber o alvar, etc, ser a representao do esplio (massa patrimonial de uma pessoa). Os herdeiros desse trabalhador estaro legitimados tambm (quando no se tem definido a representao do esplio, todos os herdeiros estaro legitimados cada um deles ter parte e no tudo). Mas qualquer um deles pode provocar essa execuo se esta estiver parada. A sucesso (j com representante) no PT, valoriza-se essa sucesso a partir da Lei 6858/80, em seu art. 1, que estabelece que ser legitimado a receber FGTS e crditos trabalhistas aquelas pessoas que o trabalhador declarar junto previdncia social (no a sucesso do CC, mas o da Lei 6858/80). Todos aqueles que estiverem arrolados como dependentes na previdncia estaro legitimados. Se no tiver dependentes arrolados junto a previdncia, da se usar a ordem da sucesso civil. Essa situao chamada de habilitao incidental da representao da sucesso (junta certido de bitos e de dependentes). Se no tiver isso definido, o juiz nomear a companheira ou esposa na condio de sucesso e na condio de representao dos filhos menores. A4) Cessionrio (?): art. 567, II e III figuras do cessionrio e do sub-rogado. Pode haver cesso de crditos trabalhistas? No h possibilidade de cesso desses crditos, porque se entende que esses so crditos personalssimos. A5) Sub-rogado (?): no h a figura da sub-rogao, que muito prxima do caso acima, pois um terceiro assumiria a condio de credor. No pode por o crdito ter natureza personalssima. A6) MPT: ser legitimado quando for autor da ao (no credor), nos casos, por exemplo, de quando move ACP (obrigao de fazer, sob pena de multa, que no reverte ao MPT, mas em funo de fundos). Ou nas hipteses que representam (art. 703).
b) Passiva: 880, CLT + Lei 6830/80, art. 4. So os que tem que pagar.

O 880 fala em executado, que se desdobra nas seguintes figuras: B1) Devedor: quem normalmente executado. normalmente aquele figura que consta no plo passivo do processo de conhecimento.

92

B2) Fiador: no h nem em tese, nem na prtica a possibilidade de execuo de fiador, pois no existe a figura de fiador na relao de trabalho. B3) Esplio, herdeiros, sucessores, massa falida: a massa ainda indefinida ou definida apenas em relao ao patrimnio do que faleceu. Se j tiver definido os quinhes para efeitos da diviso dos esplios, os herdeiros podero tambm responder, ressalvado o limite do seu quinho para esses efeitos. Se a herana for inferior aos dbitos deixados, pode-se renunciar a essa herana evidentemente. A figura de sucesso est no art. 10 e 448 da CLT. Nesta execuo, a figura da sucesso seguir a mesma coisa que a sucesso do empregador do direito material. A empresa que compra (sucessora arcar com os dbitos trabalhistas anteriores). Por isso que se faz auditoria para ver passivos (em relao s contrataes e em relao aos j analisados na JT). No processo, deve-se informar ao juiz a circunstncia de venda e demais hipteses de fuso para que o juiz inclua no plo passivo essa empresa cedida para esses efeitos. Quanto massa falida, h a sua responsabilizao em situao peculiar. Pode executar diretamente a massa falida na JT em razo do princpio da universalidade do juzo da falncia e todos os trmites sero na JT at definir o valor. A fase de constrio e expropriao no se realizaro na JT, haver apenas a certido de um crdito que ser executado no juzo falimentar. A falncia uma forma de execuo coletiva, pois leva-se em conta os crditos preferenciais. O art. 83 da Lei 11.101 tem as categorias dos crditos. B4) Novo devedor: pode haver essa figura desde que o exeqente concorde. Isso pode acontecer diante de negociao entre empresas. O juiz admitir desde que o exeqente concorde. B5) Empregador: nos casos das aes de execues de multas administrativas (art. 626 em diante da CLT). Fiscalizao do trabalho, a empresa autuada e dessa autuao ocorre uma multa. Isso ser discutido na JT por fora do 114, VII, CF

93

B6) Responsvel solidrio/ subsidirio: o solidrio j poderia estar dentro da figura do devedor, pois o devedor solidrio devedor principal tal qual o devedor originrio ( devedor na mesma intensidade e por tudo). Se houver mais de um devedor solidrio, pode exigir de todos tudo. Se houver a satisfao por um deles, a obrigao estar adimplida e posteriormente eles se acertaro. A smula 331 do TST que traz a figura do devedor subsidirio. Veio para o nosso sistema nas hipteses de terceirizao. A caracterstica desse devedor ficou definida como responsabilidade depois da responsabilidade do devedor principal. Deve-se esgotar a minha execuo contra o devedor principal, e, verificando que no h mais patrimnio, volta-se contra o devedor subsidirio. Ser executado de forma secundria, derivada. B7) Scios: podero responder quando houver a desconsiderao da personalidade jurdica. Isso est positivado no art. 50, CC. Excesso de mandato (abuso de finalidade ou confuso patrimonial). Em qualquer dessas hipteses, poder o juiz, de ofcio, desconsiderar a personalidade jurdica e responsabilizar o scio. A base do art. 50 normalmente a confuso patrimonial. Se penhora os bens pessoais. Se demonstra que constitui o patrimnio com seu pr-labore, ou por herana ou por distribuio de lucros, quando essa empresa deu lucros (nunca conseguem).

30 de maio de 2011
5. Liquidao de Sentena: CLT trabalha com o art. 879 e seus . No

CPC encontramos isso dos arts. 475-A/H.


a) Definio/ finalidade: h a fase de liquidao, j chegou a ser um

processo, em um determinado momento chegou a ser agregado ao processo de execuo. A finalidade de quantificao. Identifica-se um bem. A maioria das questes so de quantificao. Pressupe uma sentena ilquida, em que h enunciados apenas os direitos do reclamante e com isso a necessidade de liquidao para torn-lo lquido e certo.

94

No rito sumarssimo, a lei teve a inteno de que j se fizesse uma sentena lquida. Uma sentena desde j exigvel facilita as coisas. Individualizao do bem tambm uma finalidade, ou seja, saber qual esse bem especificamente.
b) Princpio da no modificao da sentena: isso est no 879, 1,

da CLT a mesma regra do 475-G do CPC. Neste momento, se tem que traduzir essa sentena em nmeros. No se pode discutir aspectos de mrito nessa sentena. Todo o processo serve para discutir o mrito. Se a sentena for includo horas extras a hora + o adicional. No pode em liquidao quantificar apenas o adicional. A idia de no-modificao. A regra cumprir a literalidade da sentena.

c) Sistemas: art. 879 e X art. 884 da CLT (impugnao nos

embargos execuo): se fala em sistemas de liquidao pois h dois artigos que regulam essa matria de forma diferente. O 879, , em especial o 2, que diz que quando transitada em julgado a sentena ilquida, o juiz abre prazo para as partes apresentarem um clculo e no caso de no apresentarem, o juiz pode nomear um 3 para isso. Pode passa a valer a regra do 879. Quando tem esse clculo nos autos, o juiz poder abrir vista as partes. Quanto ao 879: - Destinatrios: 879, 2 exeqente e executado, 3 mais o INSS - Prazo: 10 dias para a manifestao que trata o 2 - trata-se de prazo legal, improrrogvel, cuja no manifestao implica a precluso. - Precluso: no manifestao no prazo acima. - Faculdade: o 879, 2 representa uma faculdade. O juiz pode ou no abrir vista s partes. Se optar por abrir vista s partes, os destinatrios do 2 so tanto o exeqente quanto o executado. No 3 deve-se dar vista a mais um: o INSS (unio).

95

At o 879 no precisa garantir o juzo (depsito do valor da condenao ou a penhora de bens suficientes a tanto). O juiz pode no usar o 879, pode apenas homologar o clculo. Por fora do 884, 3 da CLT. O importante saber que h um sistema em que se discute essa liquidao sem garantia (879) e outro sistema que tem garantia (884). O juiz tem a possibilidade de adota um dos sistemas, a respeito da manifestao da liquidao. No caso, se tem um valor de liquidao. Destes clculos, o juiz poder dar vista s partes (879, 2), salvo, evidentemente, se os clculos for apresentado por um, que dar ao outro. Ser der vista, o prazo ser de 10 dias, sob pena de precluso, sobre todos os itens ali formulados. Esta impugnao formulada corresponde a um simples direito de petio das partes. Isso uma faculdade, o juiz pode optar por no fazer nada disso. Passa direto desse clculo para a dita homologao, ou sentena de liquidao de sentena. No 879 tambm h homologao de sentena, depois das vistas. Da homologao de sentena, podem as partes impugnao sentena de liquidao de sentena. proporem

O 884, 3 permite que o exeqente utilize essa impugnao de forma autnoma, ou o executado far essa impugnao dentro dos embargos execuo, como permite o 3. A vantagem de ter vista que no precisa garantir o juzo. No 884 precisa garantir o juzo, mas pode discutir tudo, no se limita ao que j discutiu na vista como caso do 879. S o executado precisar garantir o juzo. O exeqente no precisar.

d) Tipos: pode ser feita por: na CLT no h a definio dessas estruturas, logo devemos ir ao CPC.

96

- Clculo: est prevista no art. 475-B do CPC. Operaes aritmticas para chegar a um resultado final. Se tem elementos no processo suficiente a chegar a um valor, se faz por simples clculo. Ex: carto-ponto registrou 10 horas extras e o recibo de pagamento consta 5 horas extras, o resultado da liquidao de 5 horas extras. Corresponde a 90% das situaes de liquidao. O perito, em tese, seria o sujeito que teria condies tcnicas especficas, no o caso aqui, pois qualquer um pode fazer a liquidao por clculo, no precisa ter formao especfica. Diferentemente seria uma anlise de algum balano, de algum aspecto tcnico - Arbitramento: art. 475-C do CPC. Quando houver algum aspecto tcnico a ser definido, poder o juiz nomear um perito para efeitos de arbitramento daquela condenao. Normalmente esse arbitramento que feito por tcnico leva em conta padres estabelecidos pelo juiz. Ex: levantamento para fim de quantificao de cesta bsica. Deve haver uma pesquisa para chegar a um determinado valor. Quando o juiz fixa uma mdia no faz liquidao por arbitramento, apenas fixa uma quantidade de horas para depois fazer uma liquidao por clculo. - Artigos: este tipo de liquidao, que est no 475-E, quando houver necessidade de alegar e provar fato novo. H todo o processo de conhecimento, com a sentena e na liquidao h um espao probatrio amplo (usa-se qualquer meio de prova) a fim de chegar a uma quantificao. Isso mais difcil de acontecer. O juiz tem certeza de que h aquele direito, mas no tem como quantificar naquele momento. O juiz tendo pelo menos uma referncia pode fixar. H 15 anos atrs, o trabalhador que fosse motorista no ganhava horas extras na JT. A partir de desenvolvimento de tecnologia, como o tacgrafo, mudou-se a jurisprudncia no sentido de que h esse trabalhador direito a horas extras. s vezes se fixa um determinado nmero de horas extras isso uma aproximao. Pois, se deixar isso para liquidao por artigos ter todo um desgaste para se chegar a mesma concluso.

97

Evita-se a liquidao por artigos, para que no curso do conhecimento j se tenham reconhecidas essas situaes.

6. Ttulos Executivos art. 876, CLT + 475-N, em parte e 585, CPC: a

CLT traz quatro ttulos (sentena, acordo, TAC, TCCCP). - Sentena: o ttulo executivo judicial clssico. Se pode ter execuo sem o trnsito em julgado (provisria). - Acordo: a conciliao realizada e no cumprida (ttulo judicial) - TAC: um ttulo extrajudicial. Quem normalmente faz o MPT (Lei 75/93). Normalmente estabelecido a partir de um inqurito civil pblico. O MT, por seus rgos de fiscalizao autuam uma empresa por no cumprir regras de segurana ao trabalhador, instaura inqurito civil pblico, chama o empresrio, diz o que deve ser feito sob pena de ajuizar uma ao civil pblica. Para que no haja o ajuizamento dessa ACP, pode-se estabelecer um termo de ajustamento de conduta. Fica detalhado esse ajuste. Se a empresa no cumprir, e execuo no ser a obrigao de fazer, mas de multas pelo no cumprimento do ajustado. O juiz no pode obrigar o sujeito a comprar equipamento de proteo. O juiz mandar pagar as multas. O juiz pode at interditar a atividade da empresa at que ela cumpra com a obrigao assumida. - TCCCP: um ttulo extrajudicial. Termo de Conciliao na Comisso de Conciliao Prvia. Isso est no art. 625-letras da CLT. Essas comisses estabeleciam em nvel de sindicato, mas no se tinha qualquer fiscalizao. Nem mesmo os sindicatos eram confiveis. A figura do TAC e do TCCCP que coloca a mesma estrutura do CPC h uma parte de ttulos executivos que sempre se fez de forma sincrtica, como uma espcie de cumprimento de sentena e uma outra figura que at 2000 no tinha que de um processo autnomo de execuo, quando h um ttulo executivo extrajudicial. Alm desses 4 ttulos h outros: - Sentena Penal: a tendncia que serve como ttulo executivo na JT. Ex: sentena penal que condena ao empregador crime de ofensa a honra. O valor a ttulo de indenizao se pede na JT. Se ficar

98

demonstrado essa ofensa, temos que quantificar esse dano na JT. Isso est no 475-N, II. - Certido de Dvida Ativa: multas aplicadas pela fiscalizao do Ministrio do Trabalho faz uma certido de multa includa na Dvida Ativa e ser executado na JT. (VII). - Sentena Arbitral: em tese possvel, mas o professor nunca viu. O Laudo arbitral em termos de direito individual no existe. Poderia ter no processo coletivo do trabalho. 475-N, III. O professor no acredita que um acordo extrajudicial possa ser ttulo executivo extrajudicial em razo de ser um direito indisponvel (475-N, V). Sentena estrangeira homologada pelo STJ: ttulo executivo extrajudicial. Os ttulos normalmente tm a caracterstica da autonomia, no se sabe se esse ttulo em relao quela obrigao. Circula ttulos de crditos, sem saber muito bem a causa.

7. Penhora: a circunstncia da constrio patrimonial. o ato violento da

execuo no sentido de limitao do patrimnio do devedor. uma espcie de gravame judicial em relao a este patrimnio a) Base legal: - 880/883, CLT: quando tnhamos uma situao parecida no CPC, em que o prazo era de 24h (hoje no tem mais prazo no CPC). A CLT ainda estabelece o prazo de 48h. O procedimento que o oficial de justia vai l e cita. Mas hoje se manda citao pelo correio por AR para pagamento em 48h. No havendo esse pagamento, passa-se ao procedimento de penhora online. - 591, CPC: b) Impenhorabilidade: c) Penhoras: - Crditos: depois da on line. Pode-se caracterizar a penhora no rosto dos autos (671, CPC). Se for um crdito de particular, pode o juiz penhorar o crdito do devedor do devedor (no necessariamente no processo).

99

O problema que esse crdito pode circular, principalmente se circular o crdito. O professor determina que o crdito seja colocado em depsito na JT. Pode ser uma penhora no rosto dos autos quando o devedor tiver um processo em que autor e tiver um crdito para receber. Oficia-se o juzo para que no pague ao nosso devedor, para que pague na JT. s vezes h confuso de penhora no rosto dos autos. Penhora no rosto dos autos quando o devedor da JT credor em outra ao, que no precisa ser da JT. - Empresa: a pior das hipteses. Na JT dificilmente se faz isso, pois se tem conscincia do que significa penhorar essa empresa. Nas situaes em que ocorre isso acaba mal. O interventor nem sempre tem conhecimento da atividade econmica. Normalmente penhora-se a renda, os frutos, mas no a empresa.

- On Line: 655-A, CPC. um convnio com o BACEN, para que este individualize as contas do CPC na JT. Hoje se faz um acesso a esse sistema e o juiz expede esse mandado ao banco central e em 24h recebe uma resposta das contas em dinheiro. H empresas que j esto nesse sistema de burla. O sistema cooperativo de crdito est fora do BACEN. No existindo bens nesse sentido, se vai para o RENAJUD, que o acesso que se tem na JT, ao DETRAN para saber se essa empresa possui veculos em seu nome. Havendo, determina-se o bloqueio desse veculo e posteriormente executar uma penhora. Isso se faz pelo sistema junto ao DETRAN. Se com essa restrio o sujeito no se mexe, se determina a penhora. Antes da penhora, deve haver um exame de quanto vale o veculo, determinar o depositrio. A penhora online s em relao empresa. Os scios s sero atingidos se houver desconsiderao de personalidade jurdica. Est se desenvolvendo um sistema de comunicao de registro de imveis, vai ser antes do renajud, quando implementado.

100

J passou na CD a certido de dbitos trabalhistas para efeito de protesto, para que possa ser inscrito no SERASA, etc. H juzes que determinam protesto da sentena, sinalizando a possibilidade de inscrio desse pessoal no SERASA e tudo mais. Esses meios representam mais executividade do que reformas feitas nesses moldes no CPC
d) Avaliao: art. 887 da CLT foi revogado pela lei 5442/68, que deu

nova redao ao art. 721 da CLT. No h mais esse sistema de avaliao. O 887 foi ento revogado, valendo em substituio o art. 721, CLT. Quem faz a avaliao dos bens na JT o oficial de justia. Ele no ganha emolumentos, custas nem nada para esses efeitos. Alm de fazer esses atos, sendo a ponta de lana do juiz, ele vai l e avalia esse bem. No h uma fase de discusso dessa avaliao. Aquele que se sentir lesado em relao a essa avaliao pode peticionar, trazendo elemento para essa discordncia. O executado normalmente entende que o bem vale mais. s vezes impugna como mero direito de petio. Poder alegar nos embargos a execuo o excesso de penhora. A avaliao feita no demanda imediatamente abertura de prazo ou precluso em relao a isso. Esse sistema simplificado funciona. H parmetros nesse sentido e a prpria internet facilita esse tipo de trabalho. Feita a avaliao, com o projeto de penhora, h a nomeao de um depositrio, que tem por funo guardar, manter esse bem em estado adequado.
e) Depsito: h a figura de uma ao de depsito especfica e h

tambm um depositrio judicial. O juiz pode impor a condio de depositrio? Tem se entendido que a condio de depositrio necessariamente espontnea. No pode ter essa condio imposta pelo juiz. s vezes o ato de negar a ficar como depositrio te gera mais prejuzo. Assim, gera toda uma srie de despesas e tudo mais.

101

A smula vinculante 25 do STF disse que ilegal a priso do depositrio infiel. No mais das vezes tem-se determinado o recolhimento desse bem, pois no h mais como impor responsabilidade ao vencimento. - 664, CPC: - 666, CPC: - Smula 619, STF: no necessria a ao de depsito autnoma, pois se pode fazer isso nos autos da execuo. Determinao para que o depositrio devolvesse o bem ou depositasse o valor do bem, sob pena de priso (com a smula vinculante isso foi negado). Por isso os juzes tm determinado o recolhimento dos bens. O sistema preferiu aderir aos maus pagadores do que o sistema funcionando como estava (bem). - Smula Vinculante 25, STF: j visto. f)
Vista s partes (879, 1, CLT) IMPUGNAO AOS CLCULOS. Deve se manifestar sobre todos sob pena de precluso. Homologa ou no o laudo essa uma sentena irrecorrvel, mas no inatacvel. No PC, caberia AI se for para prosseguimento dessa execuo e caber apelao se extinguir a execuo.

Sentena Ilquida Liquidao Sentena a sentena do


processo de conhecimento.

Laudo Sentena de Liquidao de

Clculo Arbitramento Arigos

Mandado de Citao/ Penhora


Se em 48h no houver pagamento, haver a penhora. Se pagar estar extinto. Pode ainda indicar bens (art. 882, CLT c/c 655 ordem de bens para a penhora). Se no fizer isso ocorrer a penhora.

Garantia do Juzo

Art. 884, CLT. Se abre a possibilidade de embargos execuo. As matrias esto nos pargrafos desse art. J o art. 741, CPC

Embargos execuo impugnao se a impugnao a resposta desses embargos,


que na verdade uma ao. Impugnao sentena de liquidao de sentena

Impugna-

102

Outra sentena.

Pode-se indicar bens fora da ordem do 655? H vrias posies doutrinrias. O professor normalmente d vista ao exeqente. H juzes que no aceitam se for fora da ordem. A penhora de bens significa a garantia do juzo. O executado ter como meio impugnatrio a essa execuo os embargos execuo que discute as matrias do 884 (penhora, prescrio, liquidao de sentena...). At os embargos o exeqente no sabe de tudo isso. D-se vista dos embargos ao executado para a impugnao no prazo de 5 dias ( o mesmo prazo dos embargos). A impugnao aos embargos tem a natureza jurdica que uma contestao, j que os embargos se constituem uma ao. Essa impugnao do 879 simples direito de petio de qualquer das partes (para voltar contra o laudo). Os embargos promovvel apenas pelo executado. A impugnao dos embargos s pode ser feita pela exeqente. 884, 3 poder o exeqente promover uma impugnao sentena de liquidao. Esta impugnao tem a mesma natureza dos embargos, mas sempre utilizada pelo exeqente, pois a impugnao do executado estar dentro dos embargos. H uma impugnao impugnao sentena de liquidao, que ser considerado uma contestao. A sentena do juzo da execuo por fora do 884, 4 analisar os embargos e as impugnaes postas. Deve ser feita essa sentena no mesmo tempo pois as matrias so similares (ex: impugnaes liquidao). Dessa sentena proferida na execuo cabe agravo de petio.

6 de junho de 2011

103

Recurso de Revista

Hipteses de cabimento: 896, a, b e c CLT: Faz s vezes do recurso especial do processo civil. As instncias so semelhantes, com a mesma idia de hierarquia. Normalmente sai o julgamento do TRT-4 sobre um recurso ordinrio. As hipteses do cabimento do 896 so taxativas. Do julgamento do RO se faz um RR e vai para o TST. um recurso de instncia extraordinria, com requisitos bem fechados. A dificuldade de subir esse recurso imensa. A maioria das smulas no sentido de impedir a subida do recurso. Se interpe o RR para quem proferiu a deciso que ser recorrida. Hipteses de cabimento 896, a, b e c + 2: Art. 896 - Cabe Recurso de Revista para Turma do Tribunal Superior (quem julga uma turma) do Trabalho das decises proferidas em grau de recurso ordinrio, em dissdio individual, pelos Tribunais Regionais do Trabalho, quando: (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) a) derem ao mesmo dispositivo de lei federal interpretao diversa da que lhe houver dado outro Tribunal Regional, no seu Pleno ou Turma, ou a Seo de Dissdios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho, ou a Smula de Jurisprudncia Uniforme dessa Corte; (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) A primeira hiptese aqui quando a deciso recorrida der interpretao diferente de outro tribunal. Ex: 2 turma do TRT-4 conferiu adicional de insalubridade incidindo sobre a remunerao. O TRT-12 diz que sobre salrio mnimo. No pode ser divergncia entre o mesmo tribunal, mas de tribunal. A segunda hiptese contrariar smula ( uma das mais fceis de enquadrar). As smulas do TST so muito claras e fcil de ter situaes de afronta a essas smulas. Ex: honorrios advocatcios na JT, diferentemente do cvel, no so por sucumbncia. Smula 219, TST (credencial sindical [carta do sindicato]; e renda at 2 salrios mnimos ou que alegue no ter condies). s para reclamante.

104

O termo certo deveria ser honorrios assistenciais (que fazem a assistncia sindical). No recebe honorrios os advogados da reclamada, salvo excees. Se dessem honorrios sem credencial, e o TRT confirmasse isso, poderia fazer um RR, descrevendo a passagem do R.O., smula 219. Se chegar ao TST, quem recorrer vai ganhar. b) derem ao mesmo dispositivo de lei estadual, Conveno Coletiva de Trabalho, Acordo Coletivo, sentena normativa ou regulamento empresarial de observncia obrigatria em rea territorial que exceda a jurisdio do Tribunal Regional prolator da deciso recorrida, interpretao divergente, na forma da alnea a; (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) - Quando a deciso recorrida contrariar lei estadual. - Acordo Coletivo: - Sentena Normativa: - Regulamento de empresa c) proferidas com violao literal de disposio de lei federal ou afronta direta e literal Constituio Federal. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) Contrariar lei federal Contrariar Constituio Federal: no PT tem RE. Mas ele no muito comum, pois h um recurso anterior, que o de revista que uma das hipteses a violao CF. S se entrar com R.E. quando o prprio TST, ao julgar um RR, contrariar a CF. Se a violao for no RO, se faz um RR e no um R.E. A violao deve ser direta e frontal (deve ser expressa, clara e visvel essa violao). muito difcil no PT violao Constituio Federal.

Smulas TST: -126: a smula mais usada no exame de admissibilidade do RR. RR no serve para reexame de fatos e provas.

105

Ex: caso de reconhecimento de vnculo de emprego, se for julgado improcedente no 1 e 2 grau. No vai subir, pois no h como analisar vnculo de emprego sem analisar as provas. No Resp, no se pode examinar fatos e provas. RR s para discutir matria de direito (matria probatria/ftica). -296: diz que a divergncia so as hipteses de cabimento. Diz que a divergncia deve ser especfica. Deve ser a mesma deciso, a mesma matria. Ex: Base de clculo do adicional de periculosidade. -337: vai dizer que tem que ser comprovada a divergncia. Hoje isso est muito tranqilo, pois o TST e o TRT so considerados como repositrios oficiais. Essa uma smula um pouco mais antiga -23: deve abranger todos os pedidos da deciso recorrida. Deve ser exata. No pode haver diferena. A situao de confronto deve ser exata: -333: muito usada para barrar o RR. Quando a iterativa (constante), notria e atual jurisprudncia do TST. Esse juzo de admissibilidade feito tanto pelo TRT, quanto pelo TST. Ocorre em casos em que a jurisprudncia j est pacificada, mesmo que ainda no haja smula. s vezes, a busca da jurisprudncia, percebe-se um julgado antigo, que sequer o posicionamento atual daquele julgador. Atual o posicionamento atual daquela turma, daquela pessoa. - OJ 219, SDI-1: do 896: 1o O Recurso de Revista, dotado de efeito apenas devolutivo, ser apresentado ao Presidente do Tribunal recorrido, que poder receb-lo ou deneg-lo, fundamentando, em qualquer caso, a deciso. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) Efeito devolutivo: o RR, como a maioria do R. Trabalhistas, recebido com efeito devolutivo, no suspende eventual execuo provisria. Toda a matria recorrida colocada disposio do juiz para ele julgar. No pode julgar coisas que no estejam no recurso, s se limitar a matria recorrida. O RR dirigido ao Presidente do Tribunal: Exmo Sr. Dr. Desembargador PRESIDENTE do Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio.

106

Processo: (em prova da OAB no se cria nada) ______ XXXXXX Cabealho normal de todas as peas X ou Joo, j qualificado nos autos da reclamao trabalhista, movida contra ou em face de X, vem a presena de Vossa Excelncia interpor RECURSO DE REVISTA, Pelas razes que passa a expor: Na pea prtica, fazer meno das custas e do depsito recursal se for o caso (de ser reclamada). Requer sejam as razes anexas remetidas para julgamento na superior instncia. Data, assinatura da OAB Essa acima a folha de rosto.

A segunda folha ser dirigida ao TST.

Recorrente: Recorrido: Processo: Origem: COLENDA TURMA DO EGRGIO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - Inconformidade (pargrafo curto). - Na hora de analisar a matria, fazer por tpicos - DO CABIMENTO (tentar mostrar rapidamente como meu recurso cabe, demonstrar a deciso recorrida, a divergncia, com a transcrio de um pedao da deciso recorrida, o paradigma (deciso que eu pretendo que seja adotada)). - PRELIMINARES - DA BASE DE CLCULO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE No precisa colocar isso na prova da OAB

107

Na prova da OAB, deve-se mencionar todas as smulas e leis que embasam. No processo do trabalho no se faz a dicotomia dos fatos e do direito. Se faz tudo junto, por no ser usual. 2o Das decises proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execuo de sentena, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, no caber Recurso de Revista, salvo na hiptese de ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) uma quarta hiptese de RR. Embargos execuo: 5 dias contados da cincia da penhora. Do julgamento desses embargos, cabe o recurso de agravo de petio. Do julgamento do agravo de petio, somente se violar a CF, cabe RR. No PC, se faz RESP com facilidade na execuo. Instncias superiores servem para situaes extremas. 3o Os Tribunais Regionais do Trabalho procedero, obrigatoriamente, uniformizao de sua jurisprudncia, nos termos do Livro I, Ttulo IX, Captulo I do CPC, no servindo a smula respectiva para ensejar a admissibilidade do Recurso de Revista quando contrariar Smula da Jurisprudncia Uniforme do Tribunal Superior do Trabalho. (Redao dada pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) Essa uniformizao de jurisprudncia existe como as prprias smulas e orientaes jurisprudenciais (so muito usadas, assim como o a smula, pois tem o mesmo efeito de objetivar um pouco a matria). 4 A divergncia apta a ensejar o Recurso de Revista deve ser atual, no se considerando como tal a ultrapassada por smula, ou superada por iterativa e notria jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho. alterado pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 5 - Estando a deciso recorrida em consonncia com enunciado da Smula da Jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, poder o Ministro Relator, indicando-o, negar seguimento ao Recurso de Revista, aos Embargos, ou ao Agravo de Instrumento. Ser denegado seguimento ao Recurso nas hipteses de intempestividade, desero, falta de alada e ilegitimidade de

108

representao, cabendo a interposio de Agravo. (Redao dada pela Lei n 7.701, de 21.12.1988) No caso, aqui, AI. 6 Nas causas sujeitas ao procedimento sumarssimo, somente ser admitido recurso de revista por contrariedade a smula de jurisprudncia uniforme do Tribunal Superior do Trabalho e violao direta da Constituio da Repblica. (Includo pela Lei n 9.957, de 12.1.2000) muito importante. Se refere ao procedimento sumarssimo. No Sumarssimo, a limitao para RR grande, pois s caber em duas hipteses (violao smula do TST e CF). Isso o que faz o Rito Sumarssimo ser mais rpido. OJ 219, SDI-1: A OJ 219 vai criar um novo cabimento de hiptese de RR: violao orientao jurisprudencial do TST. No se aplica a essa situao o rito sumarssimo, pois o 6 do art. 896 da CLT explicita as nicas hipteses do rito sumarssimo. Essa OJ s para procedimento ordinrio. No Rito Sumarssimo, o RR muito mais restrito.

Outras Smulas TST - S. 312 - OJ 147, SDI-1 - OJ 147, II SDI-1 - S. 221, II Art. 894

Agravo de Instrumento

897, b, CLT Prazo: 8 dias, no 10 dias como no CPC, contados da publicao da deciso que negou seguimento ao recurso.
-

No Processo Civil, h o agravo retido e o de instrumento. Em princpio, no PT, no tem agravo retido, s o de instrumento. Quando se falar em agravo, ento, ser agravo de instrumento. Que serve para destrancar um recurso que foi negado seguimento.

109

O prazo no de 10 dias, mas de 8 dias no PT Os quatro recursos trabalhistas tpicos que so o ordinrio, de revista, embargos e agravo de petio so de 8 dias. Os que no so tpicos trabalhistas seriam do CPC ou de 8. Embargos declaratrios: 5 dias, consoante CPC. R. Ext: 15 dias. AI contados da deciso que negou seguimento ao recurso. Negar seguimento seria matar o recurso por ausncia de algum requisito formal (pressupostos intempestividade, sem procurao, ausncia de procurao). A situao de no seguimento ou de no conhecimento (mesma coisa), ocorrem na maioria dos recursos. 897, 4, CLT

Depsito Recursal 897, 3 c/c 899, 7 + 12.275/10

Essa lei de 2010 mudou o AI, inserindo o novo depsito recursal na CLT. Essa insero de 2000 disse que no PT, deve-se pagar um depsito recursal de 50% do valor do recurso que se pretende destrancar. Ex: valor arbitrado na condenao de 50 mil. Para fazer o RR, ser 11mil e pouco. Se denegarem o RR, pela aplicao da smula 126 do TST, para fazer um AI para destrancar esse recurso, deve por 50% do valor do recurso que se pretende destrancar. Ex: 5.500. 50% do valor do depsito recursal do recurso que pretende destrancar. No momento em que chega no montante da condenao, no paga mais nada para continuar recorrendo. Na prtica muito raro as condenaes serem menores que os valores do teto dos depsitos recursais. Depsito recursal uma garantia da execuo, fica depositado em uma conta judicial, correndo correo monetria, e pode ser usado para liberao por alvar ou para pagar parte da ao ou toda a ao.

110

Esse dinheiro da reclamada. Deve ser feito o pedido para converter o depsito para a reclamada. O Depsito recursal no caso do AI 50% do valor do DR do recurso que eu pretendo destrancar. O PT fez a escolha da efetividade, podendo pecar em segurana. Art. 897, 4 - Na hiptese da alnea b deste artigo, o agravo ser julgado pelo Tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposio foi denegada. (Includo pela Lei n 8.432, 11.6.1992) O AI deve ser julgado pelo tribunal que seria competente para o recurso. Se eu quero destrancar RO, TRT. Se eu quero destrancar o RR, dirige ao TST. 5o Sob pena de no conhecimento, as partes promovero a formao do instrumento do agravo de modo a possibilitar, caso provido, o imediato julgamento do recurso denegado, instruindo a petio de interposio: (Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao, das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado, da petio inicial, da contestao, da deciso originria, do depsito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovao do recolhimento das custas e do depsito recursal a que se refere o 7o do art. 899 desta Consolidao; (Redao dada pela Lei n 12.275, de 2010) Isso muito importante na prtica do AI. Isso a formao do traslado. Para fazer ele deve tirar cpia de todas essas peas. O AI deve conter essas cpias dos documentos que esto nesse art. II - facultativamente, com outras peas que o agravante reputar teis ao deslinde da matria de mrito controvertida.(Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) As primeiras so obrigatrias. O agravo fica sozinho, no sobe o processo, por isso dessas cpias. Tem o instrumento autnomo em relao ao processo e a formao desse instrumento em relao a essas cpias. Hoje est pacificado de que o advogado faz uma declarao de que reputa vlidos os documentos e se responsabiliza por ele. Resposta de um agravo contrarrazes. No PT, algumas pessoas chama de contraminuta, mas a mesma coisa que as contrarrazes.

111

O prazo tambm de 8 dias. No RR, o recorrido tambm intimado para contrarrazes em 8 dias. 6o O agravado ser intimado para oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-a com as peas que considerar necessrias ao julgamento de ambos os recursos.(Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) O 2 do 897 diz que esse recurso ser recebido apenas com efeito devolutivo ( a regra do Processo do Trabalho). 7o Provido o agravo, a Turma deliberar sobre o julgamento do recurso principal, observando-se, se for o caso, da em diante, o procedimento relativo a esse recurso. (Includo pela Lei n 9.756, de 17.12.1998) 8o Quando o agravo de petio versar apenas sobre as contribuies sociais, o juiz da execuo determinar a extrao de cpias das peas necessrias, que sero autuadas em apartado, conforme dispe o 3o, parte final, e remetidas instncia superior para apreciao, aps contraminuta. (Pargrafo includo pela Lei n 10.035, de 25.10.2000) O Agravo Retido que comum no PC, seria daquela deciso interlocutria e fica paralisado para que, depois, em outro recurso, seja apreciado. No PT no cabe recurso de Decises Interlocutrias. No PT no tem agravo retido. Mas alguns autores sustentam que o protesto antipreclusivo por cerceamento de defesa equivaleria ao Agravo Retido. Esse protesto, registrado em ata, faz as vezes de um agravo retido. H uma smula do TST que diz que no impedimento de uma testemunha ser ouvida em razo de haver uma reclamatria contra essa testemunha. Para que esse protesto e para que registr-lo em ata? No PT no cabe recurso das decises interlocutrias DE IMEDIATO, mas depois, na sentena de mrito, pode-se recorrer em relao a isso. Se deixa registrada a minha inconformidade, quando se faz o recurso ordinrio, se abre o R.O., dizendo nulidade do processo por cerceamento de defesa. muito comum o TRT anular aquela parte do processo.

13 de junho de 2011 PROCESSO ELETRNICO

112

uma novidade importante Esse tema no cai na prova Provavelmente ano que vem teremos o processo eletrnico. 1. Diplomas relevantes:
a) Lei 9.800/99 Uso do Fax: s por esse aspecto de ter permitido o

uso de fax como meio de transmisso de peas processuais, j rompeu com aquela idia presencial de protocolo de peas/peties na Justia. No se aceita mais o fax, pois j se aceita hoje o peticionamento eletrnico, ou seja, atravs do e-doc, que o encaminhamento dessas peties por meio eletrnico. Por isso, no se permite mais a utilizao do fax. O fax era s para no perder o prazo, pois, depois, tinha que entregar fisicamente.
b) Lei 11.419/2006 processo eletrnico: a lei do processo

eletrnico. Principais postulados da Lei: - Firma Digital: art. 1, 2, III, a. - Expediente forense de 24h online: art. 3, nico e art. 10, 1. - Ampliao de prazo no caso de indisponibilidade de acesso (art. 10, 2) - Alterao no conceito de citao pessoal (art. 5, 6 da Lei). Permanecer por 10 dias e depois ter tido por citado. - Juntada automtica: no precisa mais numerar os autos, a juntada das peas vem automaticamente aos autos, conforme art. 10 dessa lei. Principais Conseqncias da Lei: - No haver mais prazo comum ou sucessivo, os autos virtuais estaro disponveis para todo mundo a todo tempo. - Facilidade de prolao de decises parciais: a nossa caracterstica de processo de cumulao objetiva, com isso, algum desses

113

pedidos j poderia se resolver de forma mais rpida (ex: parcelas rescisrias no precisa de percia, nem dilao probatria mais ampla). Apenas se abre um outro desdobramento que correr tranquilamente com prazos diferentes. Outras Conseqncias: No esto adstritas ao processo, mas as relaes materiais. - Documentao eletrnica: ex: carto-ponto. No ser necessrio imprimir. Muda no s o aspecto processual, mas de constituio dessa documentao. Esse tipo de processo, tem nos proporcionado outros usos atuais: - Peticionamento eletrnico: pelo sistema do e-doc. Se remete a pea, bem como documentos digitalizados. - J se tem publicaes de despachos e de sentena via internet. - Intimao por meio de dirio oficial eletrnico. No h mais a necessidade de OJ, correio. No mais o da CORAG. Hoje se faz tudo por dirio oficial eletrnico. Deve ser feito um cadastro dentro do sistema do que est postulando. No futuro, teremos uma espcie de inicial pr-pronta. O advogado vai dar um clique, vai chegar a defesa com essas caractersticas e a sentena tambm ser isso. Possibilidade de convnios com o BACEN para o chamado BACENJUD (vai na conta do sujeito), convnios com o sistema de registro de automveis (RENAJUD). Interrogatrios por vdeo-conferncia mais na Esfera Penal.
c) Emenda Constitucional 45/2004 CNJ: alargou a competncia

da JT. Foi a que fez a reforma no judicirio de uma maneira geral, criando, inclusive, a smula vinculante. Criou Tb o CNJ, como uma estrutura que unifica critrios para a administrao da justia. Esse CNJ tem formao plural (juzes de todos os graus e de todas as esferas, MP, advogados, representantes do SF, da CD). O CNJ

114

tem estabelecido algumas metas para a administrao da justia, entre elas, do Processo Eletrnico Judicial.
d) Lei 11900/2009 videoconferncia: e) Resoluo 417/ Outubro/2009 STF Regulamenta: validou a

possibilidade de vdeo-conferncia. f) O meio eletrnico de tramitao do PEJ g) Ato 651/ OUT/ 2009 STF h) Admite portas da rede mundial como repositrio autorizado de jurisprudncia Rezende Chaves arrola os seguintes princpios do processo eletrnico: - Imaterialidade - A conectividade - Intermedialidade - Instantaneidade - Desterritorializao O STF est envolvido com esse processo!!! RR ofensa lei federal e a divergncia entre acrdos proferidos numa ou noutra regio. Antes tnhamos livros autorizados de repositrios de jurisprudncias. Hoje, com a internet, se faz a busca em relao s ementas.

PROVA: 1 Questo envolvendo competncia 1 Questo sobre inicial E todo o G2 Efeitos clssicos do recurso: - Devolutivo devolve o objeto da impugnao. A CLT d a entender que devolveria tudo, pois diz que ser feito por simples petio. Mas no isso q prevalece, prevalece o sistema do PC, no sentido da devoluo da provocao.

115

- Suspensivo: feito de forma excepcional. A regra a no implementao desse efeito. A exceo seria atribuir efeito suspensivo. - Translativo: quando em algumas situaes, eu j tenha elementos suficientes no juzo ad quem para julgar o processo, ele j efetua o julgamento. Ex: juiz diz que no havia vnculo de emprego, desembargador diz q sim. Se for matria exclusivamente de direito, o tribunal j poderia julgar. Uns dizem que isso seria supresso de instncia e outros que dizem que no. Manuteno dos efeitos da sentena leva que se tenha restrio ao efeito suspensivo.

RESUMO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1. Noes Gerais:


1.1.

Processo e Procedimento: os tipos de processos existentes so o de conhecimento, o de execuo e o cautelar. O PC fez uma juno da execuo com o conhecimento (processo sincrtico). Mas isso j feito no PT h muito tempo (simplicidade e sincretismo). No precisa sequer de uma nova provocao para que o processo seja executado. H um andamento natural, de ofcio do PT. Quanto ao procedimento, h o sumrio, sumarssimo, o ordinrio e os especiais. O procedimento sumrio absorvido pelo sumarssimo (art.852 e letras da CLT), pois o sumarssimo so causas de at 40 salrios mnimos e o sumrio so at dois, por isso se tem a idia de que o sumrio foi incorporado pelo sumarssimo. O ordinrio est regulado no art. 763 em diante da CLT. Os procedimentos especiais esto previstos no art. 890 e SS, da CLT, alm de outros previstos no CPC. Autonomia X Subsidiariedade: Nos casos omissos, segundo o art. 769 da CLT, o direito processual comum ser fonte do PT, exceto o que for incompatvel e nas omisses por princpio da CLT. Os arts.

1.2.

116

8 e 889 da CLT so formas de comunicao do PT com o Direito Civil e com o sistema de execuo fiscal, respectivamente. No h autonomia em nenhum ramo do direito, devendo-se buscar a subsidiariedade, quando necessria.
1.3.

Condies da Ao: no PT, diferentemente do PC, se considera a possibilidade jurdica do pedido e a legitimidade ad causam uma questo de mrito.
1.3.1. Legitimidade ad causam: a relao processual deve

reproduzir a relao material.


1.3.2. Interesse de agir: no PT, s vezes entendida como a nica

condio da ao, o interesse de agir aquilo que no se pode fazer por meios prprios, ou seja, que tem que se buscar o Poder Judicirio.
1.3.3. Possibilidade

jurdica do pedido: para haver a impossibilidade jurdica do pedido, deve haver um veto por parte de nosso ordenamento jurdico.

1.4.

Reclamao (=Reclamatria) Trabalhista: um processo que envolve vrios pedidos e cada pedido corresponde a uma ao. No PT, h um acmulo de aes dentro do mesmo processo.
1.4.1. Cumulao objetiva: vrios pedidos dentro da mesma

reclamao.
1.4.2. Cumulao subjetiva: quando h mais de um reclamante ou

mais de uma reclamada, devendo-se analisar a subjetividade e a responsabilidade (subsidiria ou solidria) de cada uma. Ex: reclamao plrima.
1.5.

Pressupostos Processuais: se analisa o processo inteiro.

1.5.1. Subjetivos:
1.5.1.1.

Juiz: deve ser competente. A incompetncia absoluta ser argida por preliminar de mrito, enquanto a relativa feita por meio de exceo. Partes: a legitimidade para estar no processo (ad processum) verifica-se a capacidade. No PT, a parte tem o jus postulandi

1.5.1.2.

1.5.2. Objetivos:

117 1.5.2.1.

Pedidos: se for mal elaborado, h a inpcia da inicial. Pode ser alegada a litispendncia ou a coisa julgada.

1.6.

Prejudicial de Mrito: so questes de mrito: devem ter a mesma natureza, tendo como resultado a extino total ou parcial da obrigao.

1.6.1. Compensao: para haver a compensao, as parcelas

1.6.2. Reteno: se faz em termos de patrimnio, de maneira a

viabilizar a questo do crdito alheio. 1.6.3. Prescrio 2. Princpios:


2.1.

Princpios e Regras = Normas: o princpio mais abstrato e flexvel, se mondando aplicao concreta. O princpio convive com o outro, ao passo que a regra mais dura, no convivendo com outro, pois uma regra elimina a outram em relao especificidade e a natureza dessa regra. Funes: formulao de uma regra ou para normatizar um princpio. uma funo pr-jurdica princpio bsicos lgico, econmico etc.
2.2.2. Interpretativa: auxilia o aplicador da lei e o destinatrio da

2.2.

2.2.1. Informativa: aquela que inspira, motiva o legislador para a

aplicao.
2.2.3. Normativa: o princpio est expresso na lei. A base do direito

est na contraposio ao poder e o direito serve para estabelecer os limites ao poder.


2.3.

Princpios Fundamentais: so os que esto basicamente na

CF:
2.4.1. Igualdade (artS. 1, 3 e 5, CF): no processo, a base a

igualdade, a exceo seria o tratamento desigual. Ex: o prazo recursal o mesmo para as partes. Exemplo das excees: art. 844, CLT (no comparecimento a audincia por parte do empregador faz com que ocorra a revelia, coma conseqente confisso; por parte do empregado, extingue o processo, fazendo com que possa propor outro igual e interrompendo a prescrio o processo extinto absolvio de instncia). Na

118

audincia inicial o momento que deve ser apresentada a defesa e as provas. Assim, na AI que ocorre o saneamento do processo.
2.4.2. Contraditrio

(art. 5, LV, CF): o contraditrio a possibilidade de a outra parte se manifestar principalmente quanto a aspectos relacionados a documento. No h rplica no DPT. Se no impugnar o documento juntado pela defesa, ele ter tido por verdadeiro. A idia desse princpio de utilidade, ou seja, de dar oportunidade a outra parte quanto a um documento ou coisa do gnero. possibilitar s parte a produo de uma defesa ampla, sendo o limite o momento processual adequado para a apresentao da defesa. s vezes a defesa apenas para no incidir o art. 457, CLT.

2.4.3. Ampla Defesa (art. 5, LV CF): a idia desse princpio

2.4.4. Imparcialidade (art. 95, CF): a parcialidade a atitude

consciente do juiz no sentido de se posicionar a favor de um e de outro, o que vedado pelo DPT. A neutralidade, ao contrrio, no existe, pois h a formao pessoal e acadmica do julgador que conduz a determinadas interpretaes. No DT no h neutralidade, pois se tente a proteger ideologicamente o trabalho.
2.4.5. Motivao das Decises (art. 93, IX, CF): serve para dar

possibilidade parte que no se conforma a recorrer.


2.4.6. Devido Processo Legal/ Juiz Natural/ Duplo Grau de

Jurisdio (art. 5, LIV, CF): o devido processo legal ter regras previsveis, pois o processo deve ter uma seqncia, uma estrutura previsvel, tendo momentos adequados para a produo de determinados atos. O suporte disso a idia de juiz natural, ou seja, no pode haver juzo de exceo, existindo regras de competncia previamente estipuladas, no podendo haver avocao de processo. O duplo grau de jurisdio est na possibilidade de discusso ampla da matria de fato e de direito da deciso proferido ( uma idia de mais uma vez).
2.4.7. Indeclinabilidade

da Jurisdio (art. 5, XXXV, CF): nenhuma ameaa ou ofensa a direitos escapar da apreciao do PJ. As Comisses da Conciliao Prvia colocaram em xeque esse princpio. A jurisdio deve ser exercida de uma forma indeclinvel.

119 2.4.8. Razovel Durao do Processo (art. 5, LXXVIII, CF): esse

princpio foi posto na CF com um carter demaggico, pois de difcil implementao. 2.4. Princpios Comuns ao Processo Civil e ao Processo do Trabalho:
2.4.1. Dispositivo (art. 2, CPC): o mesmo que o princpio da

demanda, que significa que a jurisdio s existe mediante provocao. No DPT essa a regra, mas h excees (que foram se perdendo presidente do TRT, etc). So os princpios que levam a provocao jurisdicional da parte. Normalmente o ajuizamento da ao. Esto vinculados as proposituras da ao. Hoje no temos situaes em que o judicirio v promover alguma ao, ou ser provocado pela parte, pelo MP, pelo sindicato. A idia da jurisdio. O pedido implcito no faz exceo ao princpio da demanda.
2.4.2. Inquisitivo/ Impulso Oficial (arts. 262, 267, II, III, CPC e 765,

CLT): o processo comea por iniciativa da parte, mas se desenvolve por impulso oficial. O comando e a direo do processo do juiz.
2.4.3. Instrumentalidade (art. 154 e 244, CPC): deve-se sobrepor a

finalidade do processo em relao forma


2.4.4. Impugnao Especfica (art. 302, CPC): quem contesta,

deve se manifestar contra todos os pedidos do autor na inicial. Quando h defesa tcnica se aplica esse artigo, em razo de esta ser uma regra tcnica. Se no impugnado, passa-se a categoria de fato incontroverso (no depender de prova).
2.4.5. Estabilidade da Lide (arts. 41 e 294, CPC): h a estabilidade

subjetiva e a objetiva. A primeira saber quem so as partes no processo (pode-se ter uma alterao na estrutura, com intervenes de terceiros), mas essa estabilidade se d na audincia principal, com a defesa. A segunda se estabiliza tambm na audincia principal, com a defesa. Assim, aps a contestao, s se pode pedir outra coisa mediante ao prpria (pode ser por dependncia no PT). No PC, se estabiliza a parte objetiva com a citao vlida. No PT, no basta a notificao, a audincia que se efetua a relao processual propriamente dita. No PT, na audincia, pode haver o aditamento da inicial e pedir mais coisas.

120 2.4.6. Eventualidade (art. 300, CPC): na inicial no necessrio

dizer as provas que sero produzidas, mas tanto na inicial, quanto na contestao, deve-se alegar todos os fatos possveis. ???
2.4.7. Precluso (arts. 795 e 879, 2, CLT): 2.4.7.1.

Consumativa (art. 795, CLT): as partes devero argir no primeiro momento em que puder. Exceto em relao coisa julgada (precluso mxima), o resto tudo processual. Protesto anti-preclusivo a manifestao da parte contra uma deciso do juiz, do qual no caiba recurso previsto (no precisa fundament-lo, visto que ele s cumpre com a finalidade no preclusiva, sendo o momento adequando o imediatamente posterior ao indeferimento). A pena de precluso, na verdade, um nus. Lgica Temporal Ordinria Mxima Pr-judicato (para o juiz)

2.4.7.2. 2.4.7.3. 2.4.7.4. 2.4.7.5. 2.4.7.6.

2.4.8. Economia Processual: a idia de utilidade para o processo,

pois se procura um resultado mais adequado e mais rpido


2.4.9. Perpetuao da Jurisdio (art. 87, CPC): a determinao

da competncia ocorre no momento em que proposta, exceto se trocar a competncia em relao matria ou a hierarquia.
2.4.10.

nus da Prova (arts. 818, CLT e 333, CPC): a prevalncia de aplicao do art. 33 do CPC, pois ele posterior e mais tcnico, seno, todos deveriam provar tudo. A distribuio do nus da prova um aspecto de racionalidade, assim, ao autor incumbe provar os fatos constitutivos e o reclamado os extintivos, modificativos e extintivos. A exceo a inverso do nus da prova, que so situaes previstas em lei, como, p. ex., o controle expresso do art. 74, 2 da CLT. Oralidade (arts. 840, 846, 847 e 852, letras, CLT): a oralidade mais procedimental do que processual. A

2.4.11.

121

oralidade, muito presente no PT, tem a ver com a relao entre os sujeitos em si.
2.4.11.1.

Imediao (imediatidade): o contado direto do juiz com as provas e com as partes. Quem colhe a prova judicial o juiz. A prova pr-constituda necessria apenas relao material e no ao processo propriamente dito. Identidade Fsica do Juiz: o juiz que colheu a prova vinculado ao julgamento. No PT era para existir a identidade fsica do juiz, mas a Smula 136 do TST diz que no se aplica s varas do trabalho e, mesmo sendo anterior a mudana da JT de 1998, a smula apenas adequou a denominao junta para a da vara e continua a ser aplicada, ofendendo inclusive, o princpio do juiz natural (idia mais ampla, de estrutura). Os tribunais chamam isso de gesto do processo (poltica judiciria). Concentrao (arts. 846 e 847 da CLT): a concentrao dos atos processuais em uma audincia.

2.4.11.2.

2.4.11.3.

2.4.12.

Lealdade Processual (arts. 16 a 18 e 599 a 601, CPC): exemplo disso a vedao da litigncia de m-f com a sua conseqente pena. Se houver assdio processual que gere um dano processual, pode-se aplicar uma indenizao por dano processual (isso acontece nas diversas fases processuais.

2.5.

Princpios Peculiares (especficos): levar em contra o princpio protetivo, em razo de ele buscar instrumentalizar um direito material protetivo. Claro que para haver a proteo, deve haver uma previso legal (ex: 844, CLT)

2.5.1. Proteo: a maioria dos doutrinadores diz que o PT deve

2.5.2. Finalidade Social: ao contrrio do Bezzerra Leite, o professor

no concorda que esse princpio seja especfico ao PT, mas comum a todos os processos, ainda que o PT coloque em proteo os ncleos de direitos sociais (trabalhistas).
2.5.3. Verdade Real: na verdade est mais prxima da idia de que

o juiz o responsvel pelo andamento do processo, e portanto, comum a todos os direitos processuais. Alm disso, a verdade real vem em razo do formalismo processual,

122

estando presente em todos os ramos processuais. Alm disso, o que existe so verses.
2.5.4. Indisponilbilidade: seria um desdobramento do princpio da

irrenunciabildade, indisponibilidade do Direito Material. Essa idia est perdendo foras tanto no DM quanto no PT, visto que a doutrina j diz que h um ncleo de direitos irrenunciveis e outro no.
2.5.5. Conciliao: apesar de sempre estar presente no PT, no

peculiar ao PT, visto que existe em todos os ramos do judicirio, no sentido da soluo de litgios.
2.5.6. Normatizao Coletiva: a possibilidade de o judicirio

trabalhista poder exercer o chamado poder normativo. Isso mais tem a ver como o Processo Coletivo do Trabalho, do que com o PT em si. A sentena normativa resultado de um dissdio coletivo.
2.5.7. Simplicidade das Formas: buscado isso no PT, com

relao s nulidades, possibilidade de reclamao verbal, ao jus postulandi da parte. Apesar de no ser especfico do PT, priorizado por ele.
2.5.8. Despersonalizao do Empregador: o contrato de emprego

personalssimo ao empregado. J quanto ao empregador, a idia de despersonalizao (fuso, incorporao, etc). Isso se transporta ao processo. Ex: sucesso processual.
2.5.9. Extrapetio: a regra que o juiz no pode dar o que no foi

pedido. Entretanto, o juiz pode adequar o pedido. Se o juiz pode dar o mais, pode dar o menos, desde que justifique. H tambm os pedidos implcitos (ex: anotao na CTPS quando se postula declarao de vnculo de emprego). Esse sim um princpio peculiar do PT, que pode ser usado dentro de certos limites em situaes excepcionais. 3. Jurisdio e Competncia:
3.1.

Distines: jurisdio um poder estatal, dizer o direito. Todos os juzes legalmente investidos tm jurisdio. A competncia uma poro de jurisdio, a distribuio da jurisdio, que se far em razo da matria, da pessoa, da funo ou do lugar. Competncia Material: art. 114, CF. Compete a Justia do Trabalho processar e julgar:

3.2.

123

I as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: trabalho qualquer modificao da natureza feita pelo homem (PF). A relao de trabalho se divide em relao de emprego, autnomo, avulso, eventual, empreitada e servidor pblico. A principal caracterstica da relao de emprego a subordinao. Mas apesar de o Direito do Trabalho s ser aplicado relao de emprego, a JT analisar todas essas figuras. Inclusive o SP estaria submetido JT (o empregado pblico j entrava antes por ser uma relao de emprego), mas por uma liminar concedida pelo STF, nos autos da ADI 3395-6, movida pela AJUFE, no sentido de esta competncia no poder ser da JT, dada a sua relao que institucional e no contratual. II as aes que envolvam exerccio do direito de greve: ex: piquete, o interdito proibitrio (proteo da posse e propriedade do empresrio e o direito de ir e vir) ser analisado pela JT, em razo de ser decorrente do direito de greve. III as aes sobre representao sindical, entre sindicatos, entre sindicatos e trabalhadores, e entre sindicatos e empregadores: tudo que envolver representao sindical ser apreciado pela JT, inclusive as eleies sindicais, representao, cobrana de contribuies (ao de cumprimento ou ao de cobrana de contribuies sindicais, assistenciais, confederativas e estatutrias). IV mandados de segurana, habeas corpus e habeas data, quando o ato questionado envolver matria sujeita sua jurisdio: antes, o MS na JT cabia apenas perante o tribunal contra atos do juiz, com a EC/45, pode ser impetrado MS contra atos administrativos (ex: do fiscal do trabalho). HD muito mais difcil de ocorrer, um exemplo seria quando a empresa detm dados do funcionrio e no quiser oferec-los. V os conflitos de competncia entre rgos com jurisdio trabalhista, ressalvado o disposto no art. 102, I, o: de forma excepcional o juiz de direito aplica a lei trabalhista no caso de um municpio no ter JT. Mas quando houver um conflito negativo o STF ter competncia para julgar conflito de competncia entre o STJ e o TST. VI as aes de indenizao por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relao de trabalho: desnecessrio em face o inciso I. Um exemplo seria a no inscrio desse trabalhador para efeitos de inscrio no PIS, ou ainda quando no fornece as guias para o seguro-desemprego. Um acidente do trabalho pode gerar tantos

124

danos morais, quanto materiais, isso tudo ser analisado pela JT (antes era analisado pela JC). VII as aes relativas s penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos rgos de fiscalizao das relaes de trabalho: so aes que envolvam a fiscalizao do auditor fiscal do trabalho. Se o empregador no concordar com essa autuao, dever propor ao de desconstituio dessa autuao (ou de anulao). O empregador tambm pode utilizar MS contra esse ato em uma vara de trabalho. VIII a execuo, de ofcio, das contribuies sociais previstas no art. 195, I, a , e II, e seus acrscimos legais, decorrentes das sentenas que proferir: restrita possibilidade de CS. No pode ser em relao ao IR. As CS envolvem contribuies ao INSS. Alguns juzes tambm orientam a refazer as GFIPs (guias em que h informaes de todos os recolhimentos desse trabalhador junto ao INSS tudo que compem essas guias vo gerar os salrios de contribuio). A JT s competente para efeitos condenatrios. Deve prevalecer a smula 368 do TST em relao ao art. 876, nico da CLT. Assim, entende-se que a competncia no da JT, mas o professor entende que . ??? IX outras controvrsias decorrentes da relao de trabalho, na forma da lei: uns entendem que esse inciso no precisaria existir, pois todas as controvrsias encaixar-se-iam no inciso I. Outra corrente diz ser necessrio esse inciso, em razo da possibilidade de uma abertura para que, por meio de lei infraconstitucional, haja uma ampliao da competncia da JT (professor concorda com esta corrente). Ex: competncia da JT para postular em nome prprio o dano moral decorrente da morte de um trabalhador (h essa competncia), se viesse uma lei dizendo ser a competncia da JT, no seria inconstitucional (atualmente h controvrsias quanto a quem seria competente nesse caso)
3.3.

Competncia em razo das pessoas: se ente pblico promover uma ao, ser na JF, menos se for empregador, que ser competente a JT. No h argumento de imunidade de jurisdio na fase de conhecimento (ex: JT competente para julgar causa de trabalhador brasileiro em face de consulado da Venezuela no Brasil). Na execuo sim, h imunidade de execuo, sendo o meio para executar o diplomtico. Competncia Funcional: as aes trabalhistas so promovidas naturalmente nas varas do trabalho, com recurso para o TRTs. H aes que no comeam no primeiro grau. Exemplo disso seria uma

3.4.

125

rescisria, que comea no TRT. Outro exemplo ato do JT atacado por MS (TRT), dissdio coletivo (no pode ser proposto em 1 grau). Mas quem promove as execues, de uma forma geral so as varas. TST tem competncia em caso de dissdio coletivo de categoria de abrangncia nacional, ou, no mnimo, interestadual.
3.5.

Competncia em razo do lugar: em regra, h a Lex executiones (a lei ser a do local do trabalho). Excees: 3.5.1. Quando for parte agente/ viajante comercial, que ser competente o juzo do local em que a empresa tem agncia/ filial a quem o empregado estiver subordinado. Na falta, onde o empregado tiver domiclio e, na sua falta, o mais prximo do domiclio do empregado. a nica hiptese em que leva em conta o domiclio. 3.5.2. Brasileiro que admitido no Brasil para trabalhar no estrangeiro com empresa brasileira: a legislao material ser a legislao brasileira trablahista e o que tiver de melhor na legislao trabalhista estrangeira. A aplicao da legislao ser o do local da execuo e de forma subsidiria a CLT. 3.5.3. Foro facultativo do arrt. 651, 3: pode ser o foto da prestao ou da contratao, quando contratado em um lugar e passar a trabalhar em outro. Se for transferncia (executa aqui e depois executa em outra cidade no h foro facultativo, ser o foto do ltimo local trabalhado o competente).

4. Petio Inicial:
4.1.

Requisitos (art. 840, 1, CLT e 282, CPC): no necessrio fundamentar com argumentos jurdicos uma reclamatria trabalhista, ao contrrio do que prope o art. 282 do CPC, sendo necessria apenas a exposio ftica. Contudo, lei municipal e estadual especfica, devem ser trazidas aos autos. O pedido deve ser certo e determinado, ou genrico nas aes universais. O pedido alternativo no PT muito difcil (em relao mesma natureza), normalmente ser pedido sucessivo. Valor da causa, apesar de no expresso na CLT, um requisito essencial, em razo de definir o rito a ser utilizado. No necessrio pedir a citao do ru, pois h apenas a notificao que feita de forma administrativa, independentemente de requerimento. O requerimento de provas so pr-forma.

5. Defesa do Ru: pode ser indireta ou direta. Defesa pode se dar por

meio de exceo. Contestao ou reconveno.

126 5.1.

Defesa Indireta: sempre contra o processo, que devem ser mencionadas na ordem dos art. 300, 301 do CPC.
5.1.1. Excees: diferente do PC. S existem a de incompetncia

e de suspeio.
5.1.1.1.

Incompetncia: em razo do lugar. uma pea apartada da contestao ou da reconveno. Quando o juiz recebe a exceo, d vista a outra parte que tem 24h para se manifestar. O excepto j apresenta sua defesa, se faria a instruo e o juiz emitiria sua deciso. O juiz pode acolher a exceo e remeter os autos ao juzo competente, ou pode rejeitar e se declarar competncia. No cabe recurso dessa deciso. No PT, diferente do PC, no se pode recorrer de imediato com um AI (no PT, AI s serve para atacar despacho que no cabe recurso). A smula 214, c do TST cria uma hiptese de recurso para a hiptese supra (remessa de autos para TRT distinto do que aquele em que se proferiu a deciso, da caberia recurso ordinrio). Suspeio: ???

5.1.1.2.

5.1.2. Condies da Ao: devem ser analisadas em preliminar na

contestao. Os Juzes do Trabalho tm entendido que apenas o interesse de agir uma condio da ao, sendo a possibilidade jurdica do pedido e a legitimidade ad causam como questo de mrito. O efeito da no observncia das condies da ao a carncia de ao.
5.1.3. Pressupostos Processuais: tambm preliminar de mrito.

5.1.3.1.

Subjetivos:

5.1.3.1.1. Juiz: pode-se alegar incompetncia absoluta. 5.1.3.1.2. Partes:

incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao. a legitimidade ad processum. relacionado aos

5.1.3.2.

Objetivos: tudo que estiver pedidos, ser um pressuposto objetivo.

5.1.3.2.1. Litispendncia 5.1.3.2.2. Coisa Julgada

127 5.1.3.2.3. Inpcia: quando no se tem condies de se

defender 5.1.3.2.4. Perempo


5.2.

Defesa Direta: a defesa de mrito. A prejudicial de mrito entra aqui.


5.2.1. Prescrio: direito material. A prescrio de 5 anos, mas

tem que combinar com os dois anos do rompimento do contrato. O marco para a prescrio a leso do direito. Conta-se o 5 anos para trs do ajuizamento da ao. Existe a prescrio parcial. O juiz no pode reconhecer a prescrio de ofcio no DT. O sujeito pode alegar a prescrio durante todo o curso do processo.
5.2.2. Compensao (art. 767, CLT e smulas 18 e 48 do TST):

matria de defesa e est restrita a dvidas de natureza trabalhista. A compensao preclui, ou seja, necessariamente deve ser apresentada com a contestao. a compensao do CC (forma de extino das obrigaes), quando h reciprocidade de crdito e de dbito. O abatimento e a deduo de valores pagos sequer necessitam ser alegados, j a compensao necessita. Se no pedir compensao, tem-se entendido que esse valor foi dado por mera liberalidade.
5.2.3. Reteno: necessita ser alegada na defesa. aquela

situao de atitude material do credor de garantir o seu crdito. Seria uma circunstncia de auto-tutela. Dificilmente ocorre no DT. Ex: empregado demitido e retm o mostrurio de produtos que estava em sua posse pelo no pagamento dos seus valores devidos.
5.2.4. Negativa quanto aos fatos e quanto s conseqncias: Se

negar o fato, quem dever provar o fato constitutivo o autor. Se alegar um fato impeditivo, modificativo ou extintivo, quem dever provar o ru. 6. Provas:
6.1.

Conceito: o meio lcito para demonstrar a veracidade dos FATOS. Exceo: prova do direito objetivo municipal, estadual ou de conveno coletiva. Princpios:

6.2.

128 6.2.1. Contraditrio e Ampla Defesa (art. 5, LV, CF): toda prova

produzida no processo ter a caracterstica necessria de contraditrio. Ampla defesa no sentido de utilidade, necessidade para o processo.
6.2.2. Necessidade da Prova: quem detm o nus de provar

determinado fato quem deve fazer a prova. No dependem de prova fatos notrios, fatos alegados por uma parte e confessados a outra, fatos admitidos no processo como incontroversos ou em cujo favor milita presuno de existncia ou veracidade (so presunes relativas, que admitem prova em contrrio).
6.2.3. Unidade da Prova: em relao anlise da prova, pois a

anlise da prova feita de forma conjunta e unitria.


6.2.4. Proibio de Prova Ilcita: vale em todos os processos. A

prova ilcita no pode ser fundamento da deciso.


6.2.5. Princpio do Livre Convencimento ou Persuaso Racional:

o livre convencimento no existe, pois se deve ter uma fundamentao naquilo que se tem no processo. O juiz sempre deve fundamentar sua deciso.
6.2.6. Princpio da Oralidade: onde vai haver a coleta dessa

prova, que na audincia.


6.2.7. Princpio

da Imediao: a coleta da prova se necessariamente em juzo, ainda que seja por precatria.

faz

6.2.8. Princpio do In Dubio Pro Misero: consoante esse

princpio, a mngua da prova, se posicionaria a favor do empregador o professor no concorda.


6.2.9. Princpio da Aptido para a Prova: paralelo ao anterior. O

juiz analisa quem tem mais aptido para produzir a prova naquele processo. O professor diz que s razovel esse princpio se definir quem tem aptido antes e no no final do processo.
6.3.

Objeto: so fatos e excepcionalmente a normatividade/ direitos. nus da Prova: ser provado ( invivel). No CPC, o autor prova os fatos constitutivos de seu direito e o ru os extintivos, modificativos ou impeditivos do direito do autor. Apesar do art. 769 dizer que

6.4.

6.4.1. Arts. 818 e 333 do CPC: para a CLT tudo que se alega, deve

129

a aplicao do CPC subsidiria (e parte da doutrina entende que deveria prevalecer o 818), a doutrina majoritria no sentido do 818. O art. 852-D leva em conta o princpio da aptido da prova (mas isso no muito adotado, se adota mais o nus da prova distribudo normalmente por meio da lei).
6.4.2. Art. 74, CLT e 6, VIII do CDC: o art. 74 da CLT a nossa

primeira referncia legal sobre a inverso. O 2 estabelece que se a empresa tiver mais de 10 empregados, ser dela o nus da prova quanto ao registro de jornada.
6.4.3. Smula 338, TST: diz que nus do empregador o registro

da jornada de trabalho, a qual pode ser ilidida por prova em contrrio. A empresa ainda poder fazer prova da jornada de trabalho por outros meios, tal como testemunhas (acaba sendo uma prova diablica). Por mais que haja conveno coletiva, no pode haver previso de que a jornada real a que aparece nos controles de jornadas.
6.4.4. Smula 6, TST: o inciso VIII diz que do empregador o nus

da prova o fato impeditivo, modificativo e extintivo da equiparao salarial.


6.4.5. OJ 215 SDI-1, TST: diz que do empregado a necessidade

de demonstrar a necessidade do vale transporte (o que um disparate).


6.4.6. Smula 16 do TST: ajuizada a reclamao ser distribuda,

protocolada e notificada a reclamada. Da remessa dessa notificao, conta-se 48h para a presuno de recebimento pelo reclamado. O nus de comprovas que no foi notificado (fato negativo) do reclamado. 6.5. Meios de Prova: a idia de depoimentos (que geram confisso) de interrogatrios (que serviriam para simples esclarecimentos). A smula 74 do TST diz que se aplica a pena de confisso parte que no comparecer na audincia a qual deveria depor (presuno ficta). Mas essa mesma smula diz que as provas dos autos podero afastar a confisso ficta. 6.5.2. Testemunhas:

6.5.1. Depoimentos (820, 848, CLT e 342, CPC): hoje se prevalece

130 6.5.2.1.

Nmero (821 e 852-H, CLT): no procedimento comum ordinrio, pode-se ouvir 3 testemunhas por parte. No procedimento sumarssimo pode-se ouvir 2 testemunhas por parte. Quem pode depor (829, 405, CLT): parente at o 3 grau civil, amigo ou inimigo s pode ser informante. Se for alguma dessas hipteses, o advogado da outra parte dever contraditar a testemunha antes do compromisso. So impedidos de depor os incapazes, impedidos ou suspeitos. Testemunhas Referidas (418, I, CLT): a testemunha deve ter tido um contato sensvel com o processo. Ordem de oitiva: primeiro se houve as testemunhas do autor e depois do ru. S pode haver a inverso se as partes concordares, seno caberia protesto e correio parcial contra o juiz. Arrolamento (825, CLT): a parte assume o nus de levar as suas testemunhas a juzo. Como regra no se tem o arrolamento. Se no comparecerem , sero intimadas de ofcio, sujeitas a reconduo. Mas para isso, a parte deve comprovar que convidou a testemunha a comparecer. Se tiver de arrolar, arrola na inicial ou na defesa. Mas o arrolamento excepcional

6.5.2.2.

6.5.2.3.

6.5.2.4.

6.5.2.5.

6.5.3. Documental (777, 760, 787, 830, CLT): ser todo aquele

instrumento capaz de demonstrar aquele fato. A idia de documento tambm por meio eletrnico.
6.5.3.1.

Juntada inicial 787, CLT: os documentos so juntados com a inicial. A defesa dever juntar os documentos com a exceo, reconveno e contestao. A idia de juntada posterior idia de documento novo. Defesa 396, CPC. Forma (464, 59, e 135 a 145 da CLT): o recibo o comprovante dos pagamentos, no tendo como comprovar por outros meios.

6.5.3.2.

6.5.4. Pericial (420 a 439, CPC): so percias tcnicas voltadas para

situaes de:

131 6.5.4.1.

Tcnica: para auferir insalubridade, periculosidade de prova de equiparao. feita por profissional que tenha formao na segurana e medicina do trabalho. Essas condies precisam sempre de percia, mesmo que ocorra a revelia ou confisso do empregador. Contbil: no tem nada a ver com contabilidade. Serve para fazer um cotejo entre o levantamento de horas realizadas e pagas, apontando diferenas para esses efeitos. prova dispensvel. Mdica: necessria para a verificao de doena profissional. Tem por funo estabelecer o nexo de causalidade entre a doena alegada e a atividade desse trabalhador. Grafodocumentoscpica: um setor do TRT que faz essa percia (verificao de autenticidade da assinatura). Perito nico: o PT admite um perito, nomeado pelo juiz. Mas as partes podem nomear assistentes.

6.5.4.2.

6.5.4.3.

6.5.4.4.

6.5.4.5.

6.5.4.6.

Vous aimerez peut-être aussi