Vous êtes sur la page 1sur 107

9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS DA RELIGIO

OS FUNDAMENTOS TEOLGICOS DA EDUCAO INFANTIL: UM ESTUDO DO DILOGO ENTRE PROTESTANTISMO E EDUCAO INFANTIL NAS CARTAS SOBRE EDUCAO INFANTIL DE PESTALOZZI.

NICANOR MALAQUIAS LINS NETO

SO PAULO JANEIRO 2007

10

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM CINCIAS DA RELIGIO

OS FUNDAMENTOS TEOLGICOS DA EDUCAO INFANTIL: UM ESTUDO DO DILOGO ENTRE PROTESTANTISMO E EDUCAO INFANTIL NAS CARTAS SOBRE EDUCAO INFANTIL DE PESTALOZZI.

NICANOR MALAQUIAS LINS NETO

SO PAULO 2007

11

NICANOR MALAQUIAS LINS NETO

OS FUNDAMENTOS TEOLGICOS DA EDUCAO INFANTIL: UM ESTUDO DO DILOGO ENTRE PROTESTANTISMO E EDUCAO INFANTIL NAS CARTAS SOBRE EDUCAO INFANTIL DE PESTALOZZI.

Dissertao apresentada Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial para a obteno do ttulo de mestre em Cincias da Religio.

Orientador: Prof. Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa

So Paulo 2007

12

Nicanor Malaquias Lins Neto

OS FUNDAMENTOS TEOLGICOS DA EDUCAO INFANTIL: UM ESTUDO DO DILOGO ENTRE PROTESTANTISMO E EDUCAO INFANTIL NAS CARTAS SOBRE EDUCAO INFANTIL DE PESTALOZZI.

Dissertao apresentada Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito parcial para a obteno do ttulo de mestre em Cincias da Religio.

Aprovada em ___/___/___

BANCA EXAMINADORA

Prof. Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie

Prof. Dr. Edison Pereira Lopes Universidade Presbiteriana Mackenzie

Prof. Dr Elisabete Jansen Cintra Damio Alves

13

minha esposa Edilene Luce F. Lins A filha Larssa Smara, A filha Lvia Lins, O filho Pedro Lins, e Junior, A mame, in memoria Paipai. Com amor e carrinho dedico este trabalho.

14

AGRADECIMENTOS

A Deus Pai, que sempre est frente de todos meus projetos, providenciando meios e recursos para a consecuo dos objetivos estabelecidos. minha famlia e Igreja Presbiteriana Bom Pastor pela compreenso e apoio. Universidade Mackenzie pelos mestres colocados na minha caminhada e pela bolsa de estudos. Aos amigos e irmos em Cristo que me incentivaram e auxiliaram de diversas maneiras nesta pesquisa, dentre eles ressalto, meu cunhado Edvaldo, meu sogro Samuel, Pedro e Naiara, Valdeci e Andreza. Aos Reverendos Paulo Jos da Fonseca, Hermistein Maia Pereira da Costa e Ricardo. A todos minha imensa gratido, peo a Deus que recompense cada um com sua graa e misericrdia.

15

Resumo O educador suo Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827), devotou sua vida para amar os pobres e necessitados. Sua abnegao foi sem limite, abriu mo de seus interesses por amor ao prximo, teve infncia pobre, ficou rfo de pai aos cinco anos. Foi educado por sua me e uma governanta. Passava parte de suas frias com seu av que era pastor. Sua me sempre deixou bem claro que a autntica paternidade de Deus, ento desde a tenra idade j compreendia sua dependncia exclusiva da providncia divina. Aos dezenove anos foi membro da sociedade manica Helvtica. Em 1771 inicia o trabalho com meninos pobres, uma proposta que unia educao e trabalho, na fazenda em Neuhof, com uma srie de problemas encerra esta atividade em 1780 e publica Crepculos de um eremita. Em 1781 publica a primeira parte de Leonardo e Gertrudes. Torna-se redator do jornal Folha Popular Helvtica. No ano de 1797 tem a publicao de Minhas indagaes sobre a marcha da natureza no desenvolvimento da espcie humana. Abre escola e seminrio de professores no Castelo de Burgdorf; fecha este instituto e reabre em Yverdon, neste momento luta para incluir ensino para meninas. Sua resilincia contnua, apesar de todas as adversidades continua sua luta para dar qualidade ao ensino, procurando formar profissionais qualificados, trabalha com a realidade buscando um ideal a partir do corao, sempre buscando em Deus foras para continuar sua tarefa. Suas idias de aprendizagem com base no aluno foram repercutidas pela Europa e Amrica, chegando ao Brasil por intermdio de Rui Barbosa. Palavras-chave: Pestalozzi; Educao; Resilincia; Experincia; Cincia.

16

Abstract The swiss educator Jean-Henri Pestalozzi (1746-1827) devoted his life to love the poor and needy. His self-denial had no limite: gave up their interests to practice love to people. This man had a poor childhood, became orphan of father at five years old and was educated by his mother and a governess. He passed part of their vacations with his grandfather, wich was a shepherd. With his mother learned that the authentic paternity comes from God. So, since tender age he already understood the exclusive dependence of divine providence. At nineteen years old became a member of the Helvetic masonic society. In 1771 begans a work with poor boys, in a Neuhof farm, wich the proposal was unite education and work. With a series of problems he finishes this activity in 1780 and publishes "Twilight of an hermit". In 1781 publishes the first part of "Leonardo and Gertrudes". He became editor of the newspaper "Helvetischen Volks-blatt", at 1798. In 1797 publishes "My inquiries about march of the nature in the development of the human species". After that, opened a teachers' school and seminar in the Castle of Burgdorf, that he closes and reopens in Yverdon, but this time to include teaching for girls. His resilience is continuous, but in spite of all adversities he continued his fight to give quality to the teaching, trying to form qualified professionals. He works with hard realities, always looking for an ideal inspired on the heart emotions, looking in God forces to continue his task. Their learning ideas, wich base is focused on the student, had echoe in Europe and America, arriving in Brazil through Rui Barbosa. Word-key: Pestalozzi; Education; Resilience; Experience; Science.

17

SUMRIO INTRODUO 1. CONTEXTO SCIO CULTURAL DE PESTALOZZI 1.1. O CLIMA DE REVOLUO E PESTALOZZI 1.2 PANORAMA EDUCACIONAL E PESTALOZZI 1.3A QUESTO RELIGIOSA NOS DIAS PESTALOZZI

09 20 25 29 38

2. VIDA E OBRAS LITERRIAS DE PESTALOZZI 46 2.1. PASSAGEM PELA ESCOLA TROUXE MARCAS IMPORTANTES 51 2.2. A PRESENA MARCANTE DO AV NA VIDA DE PESTALOZZI 52 2.3.A EXPERINCIA DE PESTALOZZI NO COLGIO 53 2.4. A EXPERINCIA DE PESTALOZZI: APLICANDO SUA FORMAO 55 3. OS PRESSUPOSTOS PEDAGOGICOS DE PESTALOZZI NAS CARTAS SOBRE A EDUCAO INFANTIL 3.1. INTRODUO 3.2. ENTENDIMENTO SOBRE O MTODO DE PESTALOZZI 3.3. PESTALOZZI E A FAMLIA 3.4. PESTALOZZI E A NATUREZA 3.5. PESTALOZZI E O EMPIRISMO 3.6. PESTALOZZI E O HOMEM 3.7. PESTALOZZI E O ILUMINISMO 3.8. PESTALOZZI E O ROMANTISMO CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CRONOLOGIA

68 68 72 72 76 79 80 83 85 96 102 104

18

INTRODUO

Este trabalho de pesquisa visa investigar uma experincia de dilogo entre protestantismo e educao infantil no perodo compreendido entre os anos de 1818 e 1819. Nasceu do interesse por Pestalozzi e seu trabalho acerca da teoria e da prtica com as quais orientava a educao infantil, expressa ao amigo Ingls, James Pierpoint Greaves, nas Cartas sobre educao infantil - importante dizer que Greaves visitou o instituto de Pestalozzi em Yverdon na parte francesa da Sua no perodo entre 1817 e 1822*. Esta investigao tem como objeto de estudo o livro Cartas sobre educacin infantil de Pestalozzi publicado em Madrid no ano de 1996, em sua segunda edio. O interesse para pesquisar Pestalozzi surgiu de um dilogo mantido com o Dr. Costa. O primeiro projeto de pesquisa apresentado versava sobre A tica protestante: um estudo de caso sobre a tica organizacional do banco Real. O projeto no foi adiante, primeiro pela falta de interesse dos representantes legais no Brasil do grupo Real e segundo, pela falta de material disponvel e o tempo curto para colecionar e selecionar informaes. Porm, as inquietaes que estimularam esta iniciativa de estudo tm razes na vida e na obra de Pestalozzi, mas, sobretudo pela leitura de suas cartas, em especial a enviada Stans, na qual Pestalozzi se qualifica como protestante e descreve sua confiana em Deus e na providncia divina.

PESTALOZZI, J. Heinrich. Cartas sobre educacin infantil. Estdio preliminar y traduccin 2 ed. Madrid: Espanha, CABANAS, Jos M. Quintana. Ed. Tecnos. 1996, p. XVI. Dr. Hermisten Maia Pereira da Costa, bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia pela PUC e em Educao pela Universidade Mackenzie (2003). Doutor em Cincias da Religio pela Universidade Metodista de So Paulo (2003).

19

Ainda assim, o fator decisivo para esse objeto de estudo dissertativo reside no tema Salvar a humanidade pela educao. Aprofundando um pouco mais a leitura conhece-se a dedicao do educador s crianas desamparadas, aos pobres e miserveis excludos de sua cidade, oriundo do engajamento de Pestalozzi nos campos poltico, econmico e social do seu pas. Essa iniciativa de Pestalozzi me impressionou bastante e de certa forma tem um ponto comum com a conjuntura social do nosso pas. O perodo objeto desta pesquisa situa-se no sculo XVIII, onde encontramos como principais temas para a formao do pensamento brasileiro o analfabetismo, a escravido, o absolutismo da monarquia e a economia centrada na terra, bem como os problemas para implantao de instruo pblica, a falta de liberdade religiosa e a implantao da Repblica. Destaca-se no Brasil o empenho de Rui Barbosa, um gigante do pensamento brasileiro que, sensvel aos problemas nacionais, prope a insero de Pestalozzi no Brasil por meio de um projeto de ampla reforma da instruo pblica do pas. Em nosso pas havia uma disparidade muito grande no que se refere educao do povo nas provncias, descrevendo esse perodo Filho esclarece: A abrangncia e a importncia de tais sistemas, no que se refere ao perodo aqui enfocado, vm sendo estudadas nos ltimos anos, demonstrando uma enorme diferenciao nos processos de escolarizao de cada uma das provncias do Imprio (2003, 139). O depoimento acima refere-se exatamente s preocupaes dos polticos de linha republicana, uma vez que o governo monrquico protegia e apoiava o sistema de ensino promovido pela Igreja Romana. Com a vinda da corte de Portugal para o Brasil e a conseqente abertura dos portos brasileiros, que facilitaria a comercializao com outros paises, tais como Inglaterra, Holanda e

20

Estados Unidos, paulatinamente aumenta-se a necessidade de liberdade religiosa e uma reforma do sistema educacional. A conquista da liberdade religiosa pelo Parlamento nacional e a reforma da educao no Brasil propiciaram uma discusso sobre temas diversos, mas o tema da educao monopolizou os debates. Na provncia bahiana, por exemplo, foi aprovada a lei para educao bsica, conforme nos relata Kuhlmann Jr.: Na Bahia, em 1875, a Assemblia provincial discutiu um projeto para a criao de Jardim-deinfncia; em 1879, a reforma Lencio de Carvalho (Decreto 7.247), que entre outros assuntos modificava o ensino primrio no municpio da corte, previa jardins-deinfncia nos distritos dos municpios (2003,475). O interesse poltico somado ao interesse popular promoveu a insero de Pestalozzi em nosso pas de maneira silenciosa e consistente. Isso se mostrar medida em que forem colocados os desdobramentos de sua presena na historia da educao global. Agora, em incios do sculo XXI, passados 121 anos da chegada das idias de Pestalozzi no Brasil suas postulaes tericas e experimentais ainda exercem grande influncia pedaggica, o que o tornam um cone da pedagogia do seu tempo. Esta pesquisa se prope a identificar e investigar nas Cartas do educador o dilogo entre o protestantismo e a educao infantil. Destaca-se a importncia de Pestalozzi no cenrio mundial da educao uma vez que, nele verifica-se a fuso entre o educador e o pedagogo de maneira harmnica, duas dimenses da cincia da educao que nem sempre aparecem juntas nas prticas educacionais em geral. Observa-se no autor tanto a habilidade de um professor eficiente, que dedica-se ao seu trabalho de maneira exemplar e integral, com humildade e pacincia no trabalho da vida escolar, como um terico espirituoso, cujo trabalho apresentou novos princpios que apontariam para uma renovao da educao infantil.

21

No campo terico educacional Pestalozzi foi influenciado por Rousseau, tanto quanto na sua reflexo sobre a natureza humana. No entanto, Pestalozzi tambm orientou seu trabalho atravs de suas experincias. Assim descreve Cabanas no seu estudo preliminar:
Primeiro faz e observa, logo aps pondera e crtica, por ltimo escreve. Repetidas vezes no presente livro afirma que suas idias se apiam nesta base emprica todas as suas concluses, com a conscincia de que, por tal motivo, so irrefutveis; e tanto o tempo como o atual esprito cientifico, que impera tambm nos domnios pedaggicos, tm demonstrado e observado o certo. (1996, X)

Cambi cita Bowen referindo-se a Pestalozzi na poca de sua morte, afirmando:


poca da sua morte, Pestalozzi era a mais importante personalidade europia no mbito educativo; encarnava as idias de Rousseau e a sua fama superava a de Fichte; tinha efetuado uma revoluo prtica paralela de Rousseau, mas, sobretudo tinha revivido, como educador, os problemas da pedagogia tal como se punham nos albores da sociedade contempornea (industrial e de massa) e os tinha enfrentado luz de uma teoria pedaggica talvez no muito rigorosa nem orgnica, mas alimentada pelos grandes princpios da cultura romntica e iluminada por uma ntida e forte concepo da educao como formao humana, ao mesmo tempo espiritual e sciopoltico. (1999, 419-420)

Pestalozzi era um educador possua ideal revolucionrio e democrtico. Chegou a organizar na dcada de 1760, em Zurich, um movimento reformista visando resgatar a moral do povo e o aperfeioamento poltico por meio da democracia. Cabana comenta este episdio, pronunciando:
Ele mesmo estava animado de esprito revolucionrio, entrando em contacto com as lojas manicas e fundando a sociedade Helvtica, que se proponha a uma reforma democrtica de seu pas e uma renovao moral e cvica do povo atravs da educao; chegou a ser encarcerado, todavia que a conveno francesa lhe outorgava o ttulo de cidado da Frana. (1996, X)

Ainda sobre o pensamento republicano de Pestalozzi, Palmer, professora inglesa da universidade de Durham, descreve:
O pensamento educacional de Pestalozzi tem origem na ideologia republicana discutida intensamente na segunda metade do sculo XVIII na Sua. Influenciado pelo historiador e crtico literrio Johann

22

Jacob Bodmer, a discusso republicana na cidade natal de Pestalozzi, tornou-se radical e criou um movimento reformista em que se integrou politicamente durante a dcada de 1760. (2005,64)

O protestantismo, em sua expresso educacional no sculo XVIII, e a sociedade europia, em processo de ebulio poltica devido influncia da revoluo francesa e as guerras conseqentes deste perodo, acabaram por integrar-se cultural e ideologicamente como possvel observar atravs da origem religiosa dos grandes pensadores do perodo, tais como Newton, Rousseau e Pestalozzi. Em 1799, o povo suo repele bravamente uma invaso do exrcito austrorusso. A guerra entre Frana e Inglaterra era tambm um dos cenrios e o pano de fundo das inquietaes que instigaram Pestalozzi a desenvolver seu trabalho social, poltico, educacional e religioso, e o momento selecionado nesta pesquisa para a discusso aqui proposta. O clima do momento descrito por Godechot, ao relatar os fatos selecionados conforme seu referencial:
As vitrias de Zurique e Holanda, no outono de 1799, tinham detido a ofensiva dos coligados e provocado a retirada das tropas russas. A fim de concluir uma paz que salvaguardasse as conquistas da Revoluo, faltava, pois, vencer a ustria, a Inglaterra e Npoles. (1984,103).

Destaca-se que o poder de fogo da Frana e seus aliados fortssimo, os soldados de Bonaparte eram muito bem treinados, da terem conquistado quase toda a Europa. Os aristocratas e os conservadores aproveitam o perodo de confuso para tomar o governo e retroceder ao antigo regime, isto , um parlamento paternalista. Descrevendo sobre este momento histrico de Zurique e a Sua, Godechot, esclarece:
A guerra da segunda coalizo estremecera profundamente a Sua, onde mais da metade do territrio foi ocupado pelo austro-russos, durante o vero de 1799. Os aristocratas e conservadores

23

desejavam a vitria dos invasores e o restabelecimento do Antigo Regime; os Jacobinos sustentavam, pelo contrrio, os franceses. Em novembro de 1799, Laharpe, jacobino moderado, estava a ponto de desfechar um novo golpe de Estado, quando se soube a notcia de 18 Brumrio. Foi adiado, mas, em janeiro de 1800, os conselhos legislativos, avisados do que se tramava, declararam dissolvido o Diretrio e formaram uma comisso executiva presidida por Dolder. (1984,103)

Na Assemblia propaga-se a notcia de que existia um acordo de golpe entre os contrrios ao novo regime, porm o presidente do diretrio, Dolder, promulgou a dissoluo do diretrio formando uma comisso para manter contato com a Frana e tornar-se aliado de Napoleo:
Foi o incio de um longo perodo de instabilidade no decorrer do qual, alternadamente, os unitrios (jacobinos) e os federalistas (conservadores) apelaram para Bonaparte. Este estabeleceu um projeto de constituio federalista conhecido pelo ttulo de Ato Malmaison, de 29 de abril de 1801. Este projeto comprometido com as duas tendncias, no satisfez ningum; redobraram os tumultos. (1984, 118)

Utilizando-se de seu poder, o exrcito francs intervm e instala o governo provisrio Reding, aristocrata, com uma nova constituio semelhante ao Antigo Regmen. Mas novamente, Bonaparte chamado:
Os unitrios, furiosos, apelaram novamente para Bonaparte. Este anulou a constituio de Reding e fez convocar uma assemblia de notveis, que aprovou o ato da Malmaison. A paz parecia restabelecida e as tropas francesas deixaram a Sua (primavera de 1802). Mas mal tinham partido, Reding sublevou os cantes primitivos (Schwyz, Uri, Unterwalden) e apoderou-se de Zurique, Berna e Friburgo. O chefe do governo legal (chefe de canto Dolder), refugiado em Lausanne, recorreu tambm a Bonaparte, que imps sua mediao e enviou Sua um novo exrcito, encarregado de impor o respeito por ela. Este exrcito dispersou os rebeldes e prendeu Reding. Bonaparte reuniu em Paris uma consulta Helvtica, que modificou o Ato de Malmaison de 29 de abril de 1801 e o transformou em Ato da Mediao de 19 de fevereiro de 1803. (1984,118)

Com o Ato da Mediao, Bonaparte arvora-se do direito de intervir na Sua por mais de cinqenta anos e neste perodo formou uma repblica controlada pela Frana:

24

Da por diante, a Confederao Helvtica passava a ser integrada por 19 cantes autnomos e iguais; a dieta era convertida numa simples conferncia de delegados dos cantes; o poder executivo era confiado ao chefe de um dos seis cantes diretores. Bonaparte designou para esta funo Louis dAffry, do canto de Friburgo, amigo oficial a servio da Frana. Um tratado, concludo a 27 de setembro de 1803, institudo por cinqenta anos uma aliana defensiva entre a Sua e a Frana, que podia recrutar neste pas quatro regimentos de infantaria. O Valais no fazia parte da Confederao Helvtica, mas, a partir de 30 de agosto de 1802, formava uma repblica independente, rigidamente controlada pela Frana. (1984,118)

Na Frana, a reforma no ensino secundrio e no ensino superior tornaram-se instituies pblicas, mas o ensino primrio saram prejudicados frente ao desinteresse do imperador. Como demonstra Godechot:

O ensino transformou-se num grande servio pblico, mas foram sobretudo s escolas secundarias e superiores que lucraram com as reformas. Napoleo interessou-se pouco pelas escolas primarias. Por falta de verba, continuaram insuficientes em nmero e abandonadas s iniciativas municipais ou particulares. Portanto, no campo, a instruo pouco progrediu. (1984, 91)

Ponderando sobre o ensino na Frana, Cambi apresenta o sistema de ensino til sociedade e ao Estado, quando afirma:
Denis Diderot (1713-1784) e por Jean L Rond DAlembert (17171783) na Enciclopdia, onde se defende que a educao seja til a esta sociedade e ao Estado, que seja ministrada em escolas renovadas no currculum de estudos (menos latim, mais cincia e histria) e que devem tomar como modelo a escola militar, organizada segundo critrios higinicos e na direo de aprendizagens teis. DAlembert exalta a cincia tambm como modelo de formao intelectual no discurso preliminar enciclopdia, enquanto Diderot delineia um plano de estudos orgnico e renovado para Catarina da Rssia, no seu plano de uma universidade para o governo da Rssia, de 1775-1776. Tambm Voltaire (1694-1778) participa deste rejuvenescimento da educao, polemizando contra os jesutas e a cultura religiosa como modelo formativo, contrapondo a ela um saber til e uma formao civil, como afirma no seu dicionrio filosfico. (1999, 337)

A revoluo industrial na Inglaterra ocorreu tambm em funo da guerra, pela necessidade de equipar e abastecer as tropas no campo de batalha e

25

aumentar a defesa do territrio bem como a proteo pelo mar. Godechot, ao ponderar sobre o desenvolvimento da Inglaterra, afirma:
Do ponto de vista econmico, a revoluo industrial, que comeara na Inglaterra por volta de 1760, fora estimulada pelas fabricaes de guerra, e fizera mais progressos que na Europa continental, onde se iniciara com quase vinte anos de atraso. A indstria comeava a se localizar numa dezena de regies nitidamente determinadas. Antes de tudo, em Londres e em seus arrabaldes, imensa aglomerao, ento a mais populosa do mundo, contando com cerca de 860.000 habitantes.

A produo industrial britnica apresentava os nmeros mais elevados da poca em comparao com demais pases europeus, demonstrando seu poderio econmico e poltico no cenrio internacional:
(...) A metalurgia pesada fora perturbada pelo emprego do alto-forno e pela utilizao do carvo em pedra em lugar do carvo de madeira. Em 1806, contavam-se na Gr-Bretanha 222 alto-fornos, possudos por 122 empresas, produzindo, em mdia, 250.000 toneladas por ano, ou seja, 75% mais que a Frana na mesma poca. O desenvolvimento das construes navais era conseqncia, no da revoluo industrial, mas da guerra. Fundavam-se essencialmente na utilizao da madeira. Os navios de guerra ou de comrcio, exclusivamente de madeira, precisavam de uma enorme quantidade de pranchas. Entre 1803 e 1805, os estaleiros navais britnicos tinham construdo 100.000 toneladas cbicas de navios, o que exigiria em cada ano o que exigiria em cada ano 224.000 m de madeira. Eles eram comprados sobretudo nos pases das margens do Bltico. Compreende-se sua importncia para a economia e a defesa nacional britnicas. (1984, 130-131)

Pestalozzi viveu em um perodo de revolues sociais, polticas, econmicas, educacionais e religiosas, entre guerras e conflitos internacionais, que foram determinantes para a construo de seu pensamento. Seu trabalho uma contribuio formao de um iderio acerca de um homem humanista, espiritual, racional e autnomo que visualiza um homem formado pela educao, mas que reconhece a dependncia de Deus em sua vida diria. Formado no seio de uma Europa continental e protestante, uma questo sobre Pestalozzi se faz presente: quais eram as possibilidades de influncia das

26

teorias e prticas de Pestalozzi numa Inglaterra de origem anglicana e conservadora? A referncia terica que serve como base para este estudo tem como ponto de partida a relao entre protestantismo histrico, cujas igrejas esto diretamente ligadas Reforma Protestante do sculo XVI, e a cultura europia. No entanto, neste primeiro momento importante que se diga que o protestantismo europeu possui suas peculiaridades, uma vez que em grande parte fruto do sangue dos pr-reformadores anteriores ao sculo XVI (Cataros e Valdenses), camponeses mortos por traduzirem para a lngua verncula partes da Bblia e distribuir para a populao, o que por sua vez deu ao protestantismo europeu os traos caractersticos de uma nova pedagogia. A proposta inicial de Pestalozzi, ao se dirigir para a Gr-Bretanha, visava apresentar o seu sistema de ensino e publicar sua obra Cartas sobre a primeira educao , publicada em 1827, pouco tempo depois de sua morte. A categoria insero, do ponto de vista religioso, definida como o processo no qual o desenvolvimento histrico de uma sociedade se confunde com a prpria histria do desenvolvimento de sua religio. Na Inglaterra do sculo XVIII, um movimento liderado por John Wesley (1703-1791), denominado pietismo, no interior da igreja anglicana, ficou conhecido como metodismo. A nfase deste movimento estava na pregao de uma f viva e o papel da prtica na vida crist. Para este, a experincia passa a ter um papel preponderante com relao aos fenmenos mais subjetivos da natureza humana (Mcgrath, 1997, p.119).

PESTALOZZI, J. Heinrich. Cartas sobre educacin infantil. Estdio preliminar y traduccin CABANAS, Jos M. Quintana. Ed. Tecnos. 2 ed. 1996, XVIII-XIX.

27

A insero de Pestalozzi descrita pela autora Palmer: Testemunha da influncia de Pestalozzi foi criao de institutos baseado em seu mtodo em vrios pases, incluindo Alemanha, Frana, Inglaterra e Estados Unidos, e o aparecimento, quatro anos aps a publicao de Gertrud, de quase duzentos ttulos que discutiam seu mtodo (2005, 88). A insero de Pestalozzi no Brasil teve a contribuio de pessoas envolvidas com educao infantil, porm de forma indireta, segundo Incontri: Qualquer influncia de Pestalozzi no Brasil, que possamos rastrear nos sculos XIX e XX, ocorreu sempre de maneira indireta. Nenhum de seus textos foi traduzido integralmente para o portugus, nenhum de seus discpulos diretos veio ao Brasil, nenhuma escola ou instituio se inspirou em suas idias com profundo conhecimento de causa (1997,126). Salientamos que houve uma contribuio ainda que indireta da parte do colgio Mackenzie na insero de Pestalozzi em nossa sociedade, por intermdio Froebel com seus mtodos inspirados nas idias de Pestalozzi. Nota-se tambm a contribuio do movimento esprita no Brasil para a divulgao de Pestalozzi.

O objetivo da pesquisa contribuir para uma reflexo acerca da educao infantil como elemento propagador de valores ticos e religiosos, em particular quando encontra dilogo entre esses valores e a cultura e sociedade na qual est inserida.

28

Partindo do pressuposto de que o protestantismo, ao longo de sua histria somente se estabeleceu como religio majoritria em naes do novo mundo em que ajudou a construir, faz-se a pergunta: qual seria o papel do protestantismo, do ponto de vista de influncia na cultura educacional, em uma nao como a brasileira, que desde as origens de seu processo civilizatrio eminentemente catlica romana? O objetivo final refletir acerca dos desdobramentos da experincia gerada pelo livro Cartas sobre a Educao Infantil. Observando-se as peculiaridades desse mtodo educacional apresentado por Pestalozzi e as caractersticas do estilo experimental, do contedo terico das idias e, principalmente, dos cursos de formao de professores no Brasil.

CAPTULO 1 CONTEXTO SCIO CULTURAL DE PESTALOZZI. A ocasio objeto dessa dissertao sobre o pensamento de Pestalozzi localizada no ano de 1700 at 1830 na Europa, marcada por um movimento cultural

29

chamado de romantismo*, entende-se por um lado a contradio do existir, ou seja, ora fala-se extremamente do amor, felicidade, paixo em relao a mulher amada. O movimento de idealizar uma existncia totalmente feliz, sem levar em conta as dificuldades de sobreviver entre as pessoas. Em outro aspecto, olhar o drama de viver sem o objeto de desejo, ento a nfase o desejo de morte. A depresso provocada pelo sentimento de perda, angstia, solido, esse estgio de no suportar existir sem o outro leva a pessoa pensar em tirar a sua prpria vida. importante relacionar Pestalozzi ao movimento romntico, principalmente com referncia a natureza, a literatura e a intuio uma vez que seus escritos tm a forma de romances. Mas, as idias dos romnticos alemes deste perodo influenciaram seu pensamento no idealismo, resumidamente podemos dizer que idealismo : Um movimento que emana do sc. 18, Em Kant toma o nome de criticismo (segunda metade do sculo XVIII) que pode ser considerado uma sntese de racionalismo e de empirismo. (Padovani, 1984, p. 358). Em Kant compreende-se o extrato da maturidade sistmica, a razo e bem assim a necessidade de interagir

Romantismo - Era um movimento artstico e intelectual que originou no breve sculo 18 na Europa Ocidental. Em parte uma revolta contra normas aristocrticas, sociais, e polticas do perodo do Esclarecimento e uma reao contra a racionalizao da natureza, em arte e literatura deu nfase a emoo forte como uma fonte de experincia esttica, enquanto coloca a nfase nova em tais emoes como trepidao, horror, e o temor experimentaram confrontando o sublime da natureza. Elevou arte do povo, natureza e costume, como tambm discutindo para uma epistemologia baseada no uso e costume. Foi influenciado pelas idias do Esclarecimento, medievalismo elevado, elementos de arte e narrativa perceberam que emanava do perodo medieval. O nome "romntico" vem do termo "romance" que uma narrativa herica prosaica ou potica que se origina da literatura medieval. Existe uma pliade de pensadores, que afirmam que o pano de fundo bsico todo de conjunto pensado sobre as ideologias e eventos da Revoluo francesa deve ter sido influenciado pelo o movimento. Romanticismo elevou as realizaes do que percebeu como indivduos hericos malentendidos e artistas que alteraram a sociedade. Tambm legitimou a imaginao individual como uma autoridade crtica que permitiu liberdade de noes clssicas de forma em arte. Havia um recurso forte a inevitabilidade histrica e natural na representao de suas idias. Caractersticas Em um senso geral, Romanticismo recorre a vrios grupos distintos de artistas, poetas, escritores, e msicos como tambm os pensadores polticos, filosficos e sociais e tendncias dos sucinto 18 e curto 19 sculos na Europa. Este movimento caracterizado tipicamente por sua reao contra a Idade do Esclarecimento; considerando que o Iluminismo enfatizou a primazia de razo, Romanticismo enfatizou imaginao e sentindo. Em lugar de uma epistemologia de deduo, o Romanticismo demonstrou elementos de conhecimento por intuio.
Wikipedia, the free encyclopedia 2001-2006 Wikipedia contributors (Disclaimer).

30

com experincia, mas entender o desdobramento dinmico do conjunto de reaes que promovem a dialtica no sistema de pensamento. Ento: Kant representa-lhe a sinopse crtica e especulativa, fundindo os dois fenomenismos em um fenomenismo superior, da surgindo o idealismo, que em Kant toma o nome de criticismo. Neste afirma-se, explcita e sistematicamente, a concepo imanentista e humanista do mundo e da vida. (Padovani, 1984, p. 356). Entende-se pelos documentos os traos marcantes, tais como: a valorizao da religio, a liberdade e o progresso. Era uma forma de pietismo cristo que deu nfase a fraternidade do homem e a paternidade de Deus. Embora Pestalozzi no fosse conhecido como um pedagogo religioso, os escritos dele contm referncias valores religiosos e educao religiosa. (Gutek, 1975, p. 236-237). O romantismo enfatiza a utopia, ou um mundo ideal, a idia de bem-estar e felicidade para a sociedade, impulsiona uma onda de revolues em toda a Europa. Gutek, ao mencionar o pensamento romntico percebido por Pestalozzi em sua crtica a falta de uma educao que promova a soluo dos problemas sociais e para vida pratica cita sua idia afirmando:
Nosso nico desejo era viver para liberdade, beneficncia, sacrifcio e patriotismo; mas os meios de desenvolver o poder prtico e atingir estes objetivos estavam faltando. Ns menosprezamos todos os aparecimentos externos como riquezas, humor, e considerao; e eu fui ensinado acreditar que economizando e reduzindo nossos desejos pudssemos dispensar com todas as vantagens da vida de cidado. (Gutek, 1975, p. 238).

Com o fim de elucidar o modo de pensar do romantismo, Bobbio exprime sua observao:
A grande fora crtica do romantismo, reconhecida tambm pelos seus adversrios (que talvez vejam nela somente uma

31

expresso de uma ironia ou de um subjetivismo que, desde que se faa valer contra o real, aceita tambm ser utopismo) est em ter captado e enunciado exigncias se mencionou ou, se se quiser ter explorado as desiluses, intelectuais e sentimentais, da mentalidade ps-iluminista. (Bobbio, 2000, p. 1139).

A fragilidade de sobrevivncia da sociedade, nesse perodo extremamente percebida na parte mais pobre da sociedade europia. A dificuldade que as pessoas tm de entender o processo de reformas estruturais pelo qual passa a sociedade, causada pela desinformao da populao, o analfabetismo abrange a grande maioria da populao europia e do mundo. A populao europia constituda de pessoas do campo, as pessoas que moram nas cidades ou nas aldeias no tinham o hbito de fazer deslocamentos longos, pois as pessoas entendiam que as distancias eram muito amplos; em outros termos acreditavam que poderiam encontrar nos caminhos muitos perigos. Tambm toda viagem era feita a p ou no lombo de cavalos, da a realidade do desconforto e do risco. Nesta ocasio os rendimentos eram retirados do cultivo da terra e dos departamentos governamentais (aqueles que prestavam servio para a realeza). Hobsbawm, ao exprimir as dificuldades do mundo neste perodo, escreve:
Os encarregados dos negcios governamentais e do comercio no se achavam absolutamente isolados: estima-se em 20 milhes o nmero de cartas que passavam pelo correio britnico no inicio das guerras com Bonaparte (no fim do perodo que nos interessa houve dez vezes mais movimento); mas para a grande maioria dos habitantes do mundo as cartas eram inteis, j que no sabiam ler, e o ato de viajar exceto talvez o de ir e vir dos mercados era absolutamente fora do comum. (hobsbawm, 2004, p.26).

Observa-se que havia uma tentativa de comunicao entre as pessoas, porm, as cartas no eram lidas, somando-se a essa dificuldade verifica-se a falta do hbito de viajar por parte das pessoas impedindo-as da troca verbal de notcias entre elas. Compreende-se nesse tempo um grande abismo entre as pessoas no

32

que se refere ao seu pertencimento na sociedade. Os leitores pertenciam classe mdia e alta. Em certa medida, havia obstculos na aquisio da informao por parte de todos. Sobre esse assunto Hobsbawm, expressa:
O resto do mundo era assunto dos agentes governamentais e dos boatos. No havia jornais, exceto os pouqussimos peridicos das classes mdia e alta ainda em 1814 era apenas cinco mil exemplares a circulao de um jornal francs , e de qualquer forma muito pouca gente sabia ler. As notcias chegavam maioria das pessoas atravs dos viajantes e do setor mvel da populao: mercadores e mascates, artesos itinerantes, trabalhadores de temporada, grande e confusa populao de andarilhos que ia desde frade ou peregrinos at contrabandistas, ladres e o populacho; e, claro, atravs dos soldados que caam sobre o povo durante as guerras e o aquartelavam nos perodos de paz. (Hobsbawm, 2004, p. 27).

Constata-se nesse parecer que havia interesse, ainda pequeno por parte das pessoas mais informadas de reter a noticia de fatos que ocorriam ao seu redor. Por outro lado haviam aquelas pessoas desprovidas do bem da leitura no estavam to bem informadas, mas, o pouco de informao que a pessoa detinha procurava trocar com os demais no relacionamento na sociedade em que vivia. Embora ignorncia ainda seja um problema em muitas reas do mundo, leis compulsrias de educao na infantil asseguraram que a maioria dos cidados de naes menos

industrializadas ou avanadas poderia ter o domnio da leitura. Refletindo sobre o complexo conjunto de movimentos que esto presentes no ano de 1700 at 1827 coevo a vida Pestalozzi, que convive com a revoluo cientifica, ou seja, o novo conceito de cincia entende-se a definio de cincia logo pela sua origem:
A palavra cincia vem do latim scientia, traduzindo o grego , que significa arte, habilidade, conhecimento, cincia, saber, etc. O termo grego , por sua vez, constitudo de dois outros: (Preposio cujo sentido radical sobre; todavia apresenta vrios outros significados, inclusive o de direo) & (estabelecer, firmar, fixar). Partindo deste ponto, Cassirer (18741945) diz que o processo cientfico conduz a um equilbrio estvel, estabilizao e consolidao do mundo das nossas percepes e pensamentos. (Costa, 2004, p. 214).

33

Em certa medida Pestalozzi sentiu entusiasmo pela cincia, mas, por outro lado, d sua contribuio lanando a base para que outro cientista se adiante na dinmica do movimento em busca da sabedoria: o racionalismo** e o empirismo. Pestalozzi, com seu jeito prtico de descrever o fato em sua narrativa, constitui a forma de exercitar os rgos dos sentidos e seu crescente aperfeioamento. Naturalmente o conceito refletido pelo significado : tese do racionalismo, segundo a qual a verdadeira fonte do conhecimento o pensamento, a razo, o empirismo (de empeira, experincia) contrape a anttese, dizendo que a nica fonte de conhecimento humano a experincia. (Hessen, 2000, p. 54). A idia por meio da qual os rgos dos sentidos no ambiente, se vai construindo o conhecimento na convivncia com as diversas sensaes permitindo a

conceituao. A conscincia cognoscente no retira seus contedos da razo, mas exclusivamente da experincia. Por ocasio do nascimento, o esprito humano est vazio de contedos, uma tabula rasa, uma folha em branco sobre a qual a experincia ir escrever. (Hessen, 2000, p. 55). Pestalozzi apropria-se deste olhar cientifico, tornando seu ponto de partida por meio da observao e experincia. Entende-se desse conceito a influncia do empirismo. Pondera-se uma conexo importante entre Pestalozzi e Bacon (15611626), note-se atravs do mtodo da cincia, o qual descrito por Bacon (1973, p. 27-29) no seu texto novum organum: Saber poder. [...] Esto fundados na prpria natureza humana, na prpria tribo ou espcie humana. [...] Todas as percepes, tanto dos sentidos como da mente guarda analogia com a natureza humana e no com o universo. O homem voltas-se para si e inventa sua prpria imaginao e cria seu dolo moldado por meio de sua relao com o eu interior. So provenientes dos homens enquanto indivduos. Pois, cada um alm das aberraes prprias da natureza em geral tem uma caverna ou uma cova que intercepta e corrompe a luz da natureza; devido natureza prpria singular de cada um; seja devido educao
**

Racionalismo - conjunto de teorias filosficas (eleatismo, platonismo, cartesianismo etc.) fundamentadas na suposio de que a investigao da verdade, conduzida pelo pensamento puro, ultrapassa em grande medida os dados imediatos oferecidos pelos sentidos e pela experincia. Houaiss. Dicionrio Eletrnico da Lngua Portuguesa 2001.

34

ou conversao com os outros. Segundo Pestalozzi, a construo da relao com o conhecimento requer o saber instrumental, o fazer experimental o qual intui para investigar o objeto de conhecimento. Sobretudo quando sua estrutura de pensar perpassa a intuio, essa linha marcante no seu mtodo de educao, o qual ser tratado no capitulo posterior.

O CLIMA DE REVOLUO E PESTALOZZI

Distingui-se de toda complexidade de sobreviver, na ocasio estava com a idade de 19 anos, por volta do ano 1765, comea na implantao da sociedade Helvtica manica e assim tem inicio sua militncia. Logo em seguida organiza a sociedade manica um jornal O Monitor (Erinnerer, no original alemo) com o propsito de divulgar entre o povo suo os princpios de moralidade e justia. Neste rgo de impressa Pestalozzi pblica seu primeiro texto, Lopes, notifica:
Naquele tempo no se permitia em Zurique nenhuma crtica aristocracia dominante, mas a crtica aparecia disfarada, como aqui se v. Por isso o autor deu ao seu artigo o ttulo Aspiraes, e foi logo dizendo: - Dizem-me diariamente que, um povo que ocupa neste pas posio to insignificante, no deve meter-se a criticar, nem a melhorar cousa alguma porque isto est fora de sua alada. Contudo, posso expressar os meus desejos, minhas aspiraes. Ao menos isto ningum pode me proibir ou recriminar. E passa a enumerar as coisas que desejava ver acontecer em Zurique, no que mostra j seu grande interesse pelo bem pblico e notadamente pela educao moral do povo: Quisera no encontrar em nenhum esprito bem-dotado, a indolncia ou o orgulho de grandeza que o impedisse de trabalhar com coragem e perseverana para o bem pblico. Quisera que ningum desprezasse as pessoas mais humildes quando honestas e trabalhadoras. Quisera que os pais tivessem mais cuidado na escolha de companheiros para seus filhos; Quisera que algum escrevesse de modo compreensvel para todos, alguns princpios gerais de educao, e que algum esprito generoso partilhasse da despesa de sua impresso de modo que pudesse ser vendido por preo mnimo, ou distribudo gratuitamente ao pblico. (1981 apud Roger de Guimps et al, 1904, p. 20).

35

A formao humanitria recebida por Pestalozzi influenciara sua vida estudantil, e o aditivo recebido quando ainda infante da parte de seu av Andr Pestalozzi. Agora nesta fase de amadurecimento explode de tal maneira que Pestalozzi no consegue mais manter-se distante, envolvendo-se to

profundamente que vai parar na priso pela sua identificao com o ideal revolucionrio. Existe um movimento latente no corao do cidado (agricultor e artesos) de Zurique que clama por uma reforma social. Com o fim de evidenciar este pensamento Lopes diz: Havia em Zurique e em toda a Sua um grande descontentamento popular, espcie de fermento revolucionrio, como preparao da onda revolucionaria que se aproximava. E a grande revoluo no tardou a explodir com a tomada da Bastilha a 14 de julho de 1789. (Lopes, 1981, p.45). Uma manifestao real do reconhecimento pblico foi realizada pela Assemblia Nacional de Paris. Lopes, Escrevendo sobre o assunto diz: [...] foi honrado com o titulo de cidado francs ao lado de Wanshington, Hamilton, Paine, Priestley, Maddison e outros, honraria concedida pela Assemblia Nacional de Paris, na sesso de 26 de agosto de 1792. (Lopes, 1981, p. 46). Tratando-se de apoio a revoluo, encontramos uma lista de notveis europeus na Inglaterra onde se faz a incluso de Pestalozzi, tal rol exposto por Hobsbawn:

Na Gr-Bretanha, esta lista inclua os poetas Wordsworth, Blake, Coleridge, Robert Burns, Southey , cientistas, o qumico Joseph Priestley e vrios membros da distinta sociedade Lunar de Birmingham, tecnlogos e industriais como Wilkinson, o capito do ferro, e o engenheiro Thomas Telford, e ainda intelectuais membros do partido Whig e dissidentes em geral. Na Alemanha, inclua os filsofos Kant, Herder, Fichte, Schelling e Hegel, os poetas Schiller, Hoelderlin, Wieland e o idoso Klopstock, alm do msico Beethoven, na Sua, o educador Pestalozzi, o psiclogo Lavater e o pintor Fuessli (Fuseli); na Itlia, praticamente todas as pessoas de opinies anticlericais. (2002, p. 117).

36

relevante ponderar o clima revolucionrio impulsionado pela revoluo industrial, mas, sobretudo da mola propulsora que foi o movimento empirista e seus desdobramentos na comunidade europia de 1780. Para conceituar essa poca revolucionaria bem com a definio de revoluo, deve-se considerar a contribuio de Bobbio:
A palavra Revoluo foi criada exatamente na Renascena, numa referencia ao lento, regular e cclico movimento das estrelas, como que a indicar que as mudanas polticas no se podem apartar de leis universais e implcitas. no sculo XVII que a palavra vem a ser usada como termo propriamente poltico, para indicar o retorno a um estado antecedente de coisas, a uma ordem preestabelecida que foi perturbada; a Revoluo Inglesa de 1688-1689 representa, com efeito, o fim de um longo perodo, tambm marcado pela guerra civil, e a restaurao da monarquia. E , alm disso, significativo que a Revoluo Americana e at mesmo a Francesa, no inicio, no fossem concebidas pelos seus autores como algo original e indito, mas como retorno a um estado de coisas justo e ordenado, que havia sido perturbado pelos excessos, pelos abusos e pelo desgoverno das autoridades polticas, e que deveria ser restaurado, que se tratasse de eliminar as exorbitncias do Governo colonial Ingls, quer se devesse moderar o exerccio desptico do poder da monarquia borbnica. (Bobbio, 2000, p. 1123).

O desdobramento social da Revoluo Industrial penetrou profundamente em todo tecido social Europeu, essa mobilizao ecoou nas colnias Americanas intensamente. Mas o nosso foco a Europa, assim depara-se com o empirismo modificando o jeito de pensar ingls. Aplicando-se a economia como referencial de crescimento, averiguando seu inicio revela-se que o conceito foi nutrido pela guerra. Lanando luz sobre esse momento Godechot nos esclarece:
[...] Fora estimulada pelas fabricaes de guerra, e fizera mais progresso que na Europa continental, onde se iniciara com quase vinte anos de atraso. A indstria comeava a se localizar numa dezena de regies nitidamente determinadas. Antes de tudo, em Londres e em seus arrabaldes, imensas aglomeraes, ento a mais populosa do mundo, contando com cerca de 860.000 habitantes. A principal indstria era a das sedas. Dez a quinze mil ofcios ocupavam quase trinta mil operrios e trabalhavam principalmente para o mercado interno. No nordeste, a regio de Norwich era um centro de fabricao da l cardada que no progredira [...] A produo dos dez mil ofcios que a recenseamos cara de 1.200.000 em 1770 para 800.000 em 1805. [...] Mas a indstria de l era suplantada pela refinao de

37

acar (em Bristol) e, sobretudo pela metalurgia do ferro e do estanho (em Bristol e na Cornualha). [...] A metalrgica pesada fora perturbada pelo emprego alto-forno e pela utilizao de carvo de pedra em lugar do de madeira. Em 1806, contavam-se na Gr-Bretanha 222 altosfornos, possudos por 122 empresas, produzindo em mdia, 250.000 toneladas por ano, ou seja, 75% mais que a Frana na mesma poca. (Godechot,1984, p.130-131).

A relevncia desta amostra corrobora com uma viso mais ampliada da organizao social, porm entende-se que embora tivesse toda essa conjuntura de produo iria enfrentar problemas na agricultura. O abalo estrutural em outros setores da vida social aconteceu naturalmente e a conseqncia deste crescimento urbano astronmico foi provocada pelo excesso populacional, vindo da zona rural, em parte esta ocorrncia data de 1805. Godechot descreve a noticia como segue:
[...] continua, por volta de 1805, uma nao agrcola. Mas transformouse completamente o papel da agricultura na economia britnica. Dado o aumento da populao que dobrou durante o sculo XVIII e a substituio progressiva das culturas cerealferas pela criao, as exportaes de cereais, que ainda eram freqentes no sculo XVIII, cessaram totalmente alguns anos mais tarde. Num ano mdio, a produo agrcola ligeiramente deficitria, e a Inglaterra precisa importar. Num mau ano, as importaes so ainda mais indispensveis. Em 1803, a Gr-Bretanha comprou 2.677000 hl de cereais. Todavia, a canada de trigo (2911), que em 1798 valia 47,11 xelins subira a 148,6 xelins em 1801, poca de penria, agravada pela liga dos Neutros, que impediu a importao de trigos dos paises do Bltico. Se coincidisse com um perodo de ms colheitas, o fechamento da Europa poderia, pois, provocar crise na Gr-Bretanha e uma alta catastrfica dos preos. (Gdechot, 1984, p.132-133).

A dificuldade com o desabastecimento nessa poca muito comum, posto que existam n variantes cooperando nessa direo. A constante de no se ter uma previso do clima e da chuva contribua para a incerteza da colheita. Levando-se em conta que a populao inglesa dobrou no sculo XVIII, e com o crescimento vertiginoso de outros centros urbanos. A titulo de considerao observa-se que a populao de Londres ultrapassou a casa de um milho de habitantes, o que para aquele momento era muito. O desajustamento em algum setor da sociedade perfeitamente possvel, veja o registro de 1830, Arruda relata a noticia: Em 1830, o

38

relatrio Sadler denunciou as condies do trabalho na Inglaterra e alguns problemas, como a regulamentao de idade para o trabalho das crianas e das mulheres, foram ento resolvidos. (Arruda, 1977, p. 30). A notcia importante no que tange a regulamentao do trabalho. No ano de 1830 j h legislao regulamentado e orientando a empresa e o trabalhador.

PANORAMA EDUCACIONAL E PESTALOZZI

Em 1792, tem uma conversa amistosa com o filosofo alemo, Fichte, das correspondncias com Fichte, elaborou o livro: Minhas investigaes sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raa humana. Sobre o encontro de Pestalozzi com o filsofo Fichte. Pondera Eby, nestes termos: Os dois homens tornaram-se amigos dedicados, com conseqncias da maior importncia. Por sua sugesto, Pestalozzi escreveu seu livro mais erudito Minhas investigaes sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raa humana (1976, p. 379 grifo do autor). O convite do novo governo da Sua em 1798, foi dirigir o orfanato em Stanz, nessa oportunidade v seu ideal tornar realidade. Ocasio para aplicar sua formulao maior: o amor a Deus e o amor ao prximo, revelado na regra de relacionamento familiar entre pai e filho. Cabanas mencionando esta experincia de Pestalozzi diz:At que no ano de 1799 O Estado Suio lhe ofereceu a direo do instituto de rfo em Stanz; tanto como mestre, foi o pai das oitenta crianas com idade entre cinco e quinze anos que foram entregues aos seus cuidados, e com ele comeou a aplicar os princpios fundamentais de seu sistema. A experincia durou poucos meses, pois o edifcio teve de ser transformado em hospital de guerra e Pestalozzi aceitou uma vaga de docente na escola em Burgdorf, [...] (1996, p. XI). Cabanas, traz um dado novo, chama nossa ateno revoluo helvtica de 1798,

39

o edifcio foi requisitado para se tornar um hospital com o fim de atender os feridos das tropas de Napoleo. Poderamos ser levados a pensar em outro fracasso, mas, os estudos caminham na direo de afirmar que esta experincia, veio a se tornar o embrio da educao primaria moderna. Eby, pensando sobre esse momento da vida de Pestalozzi, diz: encarregou-se do orfanato em Stanz, o qual nos curtos meses de sua existncia, se tornou o bero da escola elementar moderna(1976, p. 379). Ainda sobre o curto perodo vivido ali por Pestalozzi, a professora Palmer afirma: Esses sete meses foram decisivos na vida de Pestalozzi e muitos estudiosos afirmam que Stanz deve ser considerada o bero da moderna pedagogia (Palmer, 2005, p.86). Cambi refletindo sobre a presena histrica de Pestalozzi vai mais longe e, afirma: Podemos dizer que Pestalozzi, melhor que Rousseau, colhe a pedagogia e a educao em toda sua problematicidade, e tambm sua centralidade e densidade histricas. E por isso continua a ser um dos grandes mestres da pedagogia contempornea (1999, p. 420). Fundamentado no seu ideal de regenerar a sociedade por meio da educao e de uma vida espiritual no temor de Deus. Pestalozzi escreve uma carta como resultado deste curto perodo de vida, manifestando em certa medida o seu idealismo educacional e sua aplicabilidade em qualquer saciedade. Este manifesto foi publicado em 1807. Em 1800, Pestalozzi inicia seu trabalho educacional no castelo de Burgdorf, continuando seu servio de pedagogo e educador, motivado internamente pelo amor Deus e amor ao prximo, apresentam seu mtodo que composto de intuio e instruo mtua. Cabanas ao relatar esta experincia de Pestalozzi, constata: onde utilizou seu mtodo de intuio; fundou subseqente um colgio e um instituto para a formao de professores, neste centro de formao Pestalozzi contou com

40

preciosos e honrados colaboradores, elaborando sua teora pedaggica (cabanas, 1996, p. XI). Destacamos nesta ponderao a preocupao de Pestalozzi em formar professores. Com a inteno de multiplicar seu mtodo educacional nas regies mais pobres do seu pas. Angustiado com as conseqncias das revolues: de um lado a helvtica e do outro francesa. Certamente a degradao do homem era real, mas, sobretudo nas crianas e adolescentes. A professora Palmer exprime a mesma idia ao descrever:
O mesmo momento em que esta substituindo a antiga e paternalista ideologia republicana pela despolitizada e maternal idia do wohnstube, o governo Helvtico, especialmente o Ministro Kantiano da Cincia e Educao Philipp Albert Stapfer, Julgava que Pestalozzi seria a pessoa ideal para supervisionar o novo sistema escolar. O mtodo de Pestalozzi era considerado capaz de satisfazer a todas as ambies educativas da jovem nao. O treinamento de professores seria baseado na noo de conhecimento de Pestalozzi, que era moralmente enobrecedor (2005, p. 87).

O tema profundamente necessrio o desenvolvimento de professores, certamente este o tema prioritrio de qualquer setor da vida humana produtiva. Mas, a educao para a vida e o trabalho deve atingir a todos com preferncia para as pessoas mais desprovidas de recursos. Ou em outros termos, como era inteno de Pestalozzi aquele que realizou a sua autonomia, faa uma avaliao no sentido de possibilitar ajuda a outros obterem a sua autonomia. Em 1805, acontece outra mudana no trabalho educacional de Pestalozzi, todavia dessa vez ele permanece vinte anos. Os estudiosos afirmam ser este o tempo mais brilhante de Pestalozzi. Cabanas descrevendo esse momento da vida de Pestalozzi relata:
Em 1805 Pestalozzi se estabeleceu em Yverdon, onde fundou a instituio educativa que abarcava os diversos graus de ensino e que lhe proporciou maior fama europeia, recebendo alunos e visitantes de diversos pases atrados pelo esprito renovador de sua educao e instruo que ali aplicava. Funcionava em regime de internato e com esprito de famlia, aplicando-se em toda plenitude o mtodo pestalozziano. (1996, XI).

41

bem verdade se ns levarmos em conta os grandes centros de desenvolvimento humano (as grandes universidades) atual constata-se que vinte anos pode ser considerado pouco tempo de vida, naquela poca era muito. Pensando sobre a formao das pessoas bem sucedidas nos negcios no sculo XVIII, temos uma vaga idia deste perodo. Porm observando seu tratamento dispensado a educao causara surpresa:
Eles apreciavam seus intelectuais, at mesmo quando, como no caso de Richard Cobden (1804-1865), no eram homens de negcios particularmente bem-sucedidos, desde que evitassem idias pouco prticas e excessivamente sofisticadas, pois eles eram homens prticos cuja prpria falta de instruo fazia-os suspeitar de qualquer coisa que fosse muito alm do empirismo. O cientista Charles Babbage (1792-1781) props-lhes seus mtodos cientficos em vo. Sir Henry Cole, o pioneiro do desenho industrial, da educao tcnica e da racionalizao do transporte, deu-lhes (com a inestimvel ajuda do Prncipe Consorte alemo) o mais brilhante monumento a seus esforos, a Grande exposio de 1851. Mas foi forado a se retirar da vida pblica em virtude ser um intrometido com certo gosto pela burocracia, o que, como toda interferncia governamental, eles detestavam, quando no se associasse diretamente com seus lucros. (Hobsbawm, 2002, p. 261-262).

Por outro lado, se consideramos as contingncias da vida, no que se refere ao empenho de buscar conhecer as tcnicas e as idias que sustenta o domnio do exerccio da profisso. Ao mesmo tempo existiam homens dotados com uma mente preparada e, recursos com os quais nos esclarecia facilitando a atingir os objetivos determinados. J no sculo XVIII a falta de discernimento tinha como princpio, a mobilizao com o fim de no permitir o esclarecimento. Assim teremos a ntida impresso de que vinte anos um tempo razovel para conquistar os aportes necessrios visando o esclarecimento, em outros termos uma gerao. Diante da normalidade da vida humana, vinte anos um tempo muito breve. O problema do tempo para formar um cidado capaz de usar seu talento e sua fora de trabalho era extramente complexa, ao se levar em conta que aparentemente existia um conluiado

42

contra o ingresso de pessoas nas escolas de formao profissional, este relato levanos a clarificar o pensamento:
A maior parte do descontentamento de massa fora da Gr-Bretanha ainda no era poltico ou tinha um sentido ostensivamente legitimista e clerical, um protesto mudo contra a nova sociedade que parecia nada trazer exceto o mal e o caos. Com algumas excees, portanto, a oposio poltica no continente estava limitada a minsculos grupos de ricos e de pessoas cultas, o que ainda significava em grande parte a mesma coisa, pois at mesmo em uma fortaleza de esquerda to poderosa quanto a cole Polytechnique somente dos estudantes um grupo bastante subversivo se originava da pequena burguesia (a maioria deles atravs dos escales mais baixos do exrcito e do servio pblico) e somente 0, 3% vinham das classes populares. Os pobres que estavam conscientemente na esquerda aceitavam os slogans revolucionrios da classe mdia, [...]. (Hobsbawm, 2002, p.165).

O relato descreve uma atitude da elite dominante. Pensar e agir em pequeno grupo para articular na sociedade com o fim de minar o acesso escola e impedir o aperfeioamento de pessoas das camadas pobres da sociedade. Drenando a possibilidade de ascender e ocupar espao no tecido social, conseqentemente no permitindo a transformao do seu ambiente. Vale ressaltar outro grave problema na sociedade nesse perodo que as pessoas do mundo no tinham instruo. Certamente o analfabetismo desse perodo devastador, pois impedia a comunicao entre os povos e o desenvolvimento dos estados autnomos. claro que a imensa maioria dos europeus (e no europeus) continuava sem instruo. De fato com exceo dos alemes, dos holandeses, dos escandinavos, dos suos e dos norte-americanos, no se pode dizer que qualquer outro povo fosse alfabetizado em 1840. (Hovbsbawm, 2002, p.194). Desta maneira, justifica-se o fato de Pestalozzi ter vivido e convivido na sua vida a maior parte do tempo com pessoas sem instruo, pobres e analfabetas. Despertado inicialmente pelo sentimento filantrpico romntico e seus professores, abraou a causa de revolucionar a sociedade por meio da educao,

43

sendo politicamente engajado no ideal republicano: de que os homens so livres, iguais e fraternos, conseqentemente avalia que para atingir esse objetivo era necessrio principiar pela famlia, religio e educao todos sustentados pelo lao do amor. Mas deve-se ponderar que Pestalozzi teria no seu caminho resistncia de toda sorte. Vencer o analfabetismo seria seu grande desafio, posto que: Pode-se dizer que vrios povos eram totalmente analfabetos, como os eslavos do sul, que contavam menos de 0,5% de pessoas alfabetizadas em 1827(mesmo muito mais tarde somente 1% dos recrutas dlmatas do exrcito austraco sabiam ler e escrever), [...]. (Hobsbawm, 2002, p.195). Estes relatos nos apontam os graves problemas na Europa e nos pases prximos a este continente, a tenso de estar em guerra e em outros momentos ficar em alerta, uma vez que havia abusos por parte dos soldados aquartelados na cidade, ainda o temor de ser atacado a qualquer momento pelos exrcitos inimigos inibia outras atividades e ensino. Todo sistema contribua para manuteno do analfabetismo nas tropas e nas outras regies, como escreve: ou os russos,

que tinham 2% em 1840, e que muitos outros eram quase analfabetos, como os espanhis, os portugueses (que parece tinham somente cerca de oito mil crianas ao todo na escola aps a Guerra Peninsular) e, com exceo dos lombardos e piemonteses, os italianos. (hobsbawm, 2002, p. 195). Houve um esforo da parte dos franceses no perodo de Napoleo, quando o mesmo props a estatizao do ensino. Este fato encontra-se relatado nestes termos: O ensino transformou-se num grande servio pblico, mas foram, sobretudo, as escolas secundarias e superiores que lucraram com as reformas. Napoleo interessou-se pouco pelas escolas primarias. Por falta de verbas, continuaram insuficientes em nmero, e abandonadas s iniciativas municipais ou

44

particulares. (Godechot,1984, p.91). Naturalmente haveria aperfeioamento no segmento selecionado, pois esse setor receberia ateno e investimento. A necessidade da Frana, no perodo de Bonaparte, era de formar pessoas para assumir os diversos setores da administrao pblica. Godechot constata: Portanto, no campo, a instruo pouco progrediu. Ao contrario o ensino mdio reteve a ateno de Bonaparte, pois a ele se pedia que formasse os numerosos funcionrios e oficiais de que o Estado tinha necessidade. (1984, p.91). Acontece que este investimento atendeu em parte o conjunto da sociedade francesa. Ainda neste perodo analisado, primeiro: em 1806 Napoleo reservou ao Estado o monoplio do ensino. Porm dois anos depois: A partir de 1808, o conjunto dos estabelecimentos secundrios e superiores formou a Universidade Imperial. (Godechot, 1984, p. 91). V em outro momento que toda energia aplicada ao desenvolvimento do povo um processo lento, o qual exige ajuste constante com o fim de adaptar-se ao ambiente social. Portanto, na Europa existe contraste: At mesmo a Gr-Bretanha, a Frana e a Blgica tinham cerca de 40% a 50% de analfabetos na dcada de 1840. A relevncia de tais observaes reala o trabalho construdo por Pestalozzi durante vinte anos. A dedicao formao do ser humano integral, agindo a partir da primeira infncia, abarcando o ensino secundrio e a formao profissional do professor, muito contribuiu consistentemente ao aperfeioamento qualitativo e quantitativo dos alunos e seus familiares. Quando colocamos dentro de um cenrio desfavorvel a sobrevivncia, seremos levados a uma concluso menos superficial. Em outros termos, desperta a ateno realidade de Pestalozzi, descrita por Eby analisando este momento escreve:
As reformas educacionais de Pestalozzi podem ser apreciadas melhor em contraste com as condies escolares existentes as quais eram

45

extremamente ms para a educao do povo em geral. A Igreja ainda controlava, em grande escala, as escolas por toda parte e no demonstrava preocupao real pela melhoria delas. A instruo consistia de pouco alm do catecismo. A memorizao era o nico mtodo, e os professores no possuam habilitaes para sua tarefa. As classes privilegiadas encaravam a massa popular como gado e, tendo em vista os horrores da Revoluo Francesa, temiam esclarecla. Mas ainda, errneo pensar-se que o povo, de seu lado, ansiasse por conhecimento. Mergulhados na ignorncia e na superstio, suspeitavam profundamente e no confiavam em qualquer esforo filantrpico para melhorar seu destino. Mais de um esforo nobre por sua educao foi frustrado por inrcia ou obstinada oposio. [...] Condies semelhantes eram encontradas na maioria dos pases europeus. Os professores. eram, geralmente, escolhidos por outras razes, que no a capacidade de Instruir. Nenhuma habilitao especial era exigida. Soldados incapacitados eram nomeados por Frederico, o Grande. Alfaiates, taberneiros, pedreiros e outros artesos eram empregados com freqncia. s vezes, a escolha era determinada pela posse de uma sala onde as crianas pudessem se reunir. [...] O trecho seguinte fornece um quadro das condies existentes, quando o pastor Stouber visitou a escola:[...] Ele foi levado a uma cabana miservel, onde um certo nmero de crianas estava amontoado sem qualquer ocupao, e num estado to irrequieto e barulhento que conseguiu obter, com dificuldades, uma resposta a suas perguntas a respeito do mestre. l est ele, disse um deles, apontando para um velho decrpito que estava na cama, a um canto da sala. Sois vs o mestre-escola, meu bom amigo?, indagou Souber. Sim, Senhor. E o que ensinais s crianas? Nada, Senhor. Ento, por que o fizeram professor? Ora, Senhor, durante muitos anos tomei conta dos porcos da aldeia, e quando fiquei muito velho e fraco para isso, mandaram-me para c tomar conta das crianas. (1976, p. 382).

A nossa compreenso muda com esse esclarecimento entende-se at que ficamos perplexos, com tal complexidade da escola e do educador. Prosseguindo com minha argumentao sobre Pestalozzi e sua experincia concreta em Yverdun, com o fim de manifestar uma viso mais integral possvel e qualificar adequadamente como era a vida do aluno no dia-a-dia, a distribuio do contedo e a tarefa diria do professor no instituto. Recorro ao quadro descrito pelo estudioso Eby (1874-1968) onde registra:
No seu apogeu, registrou cerca de 150 a 200 alunos, abrangendo dos 6 ou 7 anos de idade at os 18. A maioria era de suos, mas muitas nacionalidades estavam representadas franceses, alemes, italianos, poloneses e outros. As lnguas predominantes eram o Francs e o alemo. [...] Pestalozzi, sua mulher e os professores solteiros residiam no instituto e o dirigiam como uma famlia bem

46

organizada. As longas salas localizadas no andar superior do velho castelo faziam as vezes de dormitrios para os meninos. [...] Pestalozzi jamais vacilou quanto convico de que o lar a instituio educacional ideal, o meio mais eficaz para a experincia social, o alicerce de toda a vida moral, poltica e religiosa. Nossa engrenagem educacional, declarava, s tem valor enquanto se aproxima da natureza de uma casa bem organizada em todos os seus pormenores. Um campons que veio instituio de Pestalozzi para visitar seu filho, surpreendido: Oh! Isto no uma escola, mas uma famlia! Encantado, Pestalozzi replicou: Este o maior elogio que vs me podereis fazer. Eu consegui, graas a Deus, mostrar ao mundo que no deve haver um abismo entre o lar e a escola. [...] O programa dirio mostra como a vida dos meninos era dirigida de forma Integral. Os mestres dormiam nos mesmos quartos que eles. Meia hora era concedida para o vestir. Das seis s sete horas, realizavam-se as oraes matinais e as primeiras lies. Depois, seguiam-se o banho e o desjejum. Das 8 s 10 continuavam as lies, sendo uma hora dedicada a cada aula. Uma merenda era feita no intervalo de cinco ou sete minutos entre as horas de aula. De 10 s 12 horas seguiam-se outras lies. De 12 horas s 13h30 minutos os alunos almoavam; depois recomeavam as aulas at s 16h30 min ou 17horas. Era concedido, novamente, um curto perodo de recreio e seguiam-se aulas at s 20h s 21:00 diziam-se oraes da noite e, ento, os meninos iam para cama. Ver-se- que o dia era ocupado completamente. Um perodo de muito maior do que o usual nas escolas de hoje era dedicado ao trabalho de classe; entre nove e dez horas dirias eram estas em exerccios em classe. [...] Cuidava-se de evitar que as crianas fossem sobrecarregadas de trabalho. As matrias mais difceis, como aritmtica, vinham pela manh, quando a mente estava mais fresca e as mais leves: Msica, Desenho, Esgrima e trabalho Manual, tarde. Aulas particulares especiais sobre lnguas e outras matrias deveriam se realizar nessa ocasio. A recreao desempenhava um importante papel na vida escolar. As tardes de quarta-feira e sbado eram livres e, freqentemente, eram aproveitadas numa excurso a algum lugar rgida. A vida do lugar era bastante informal, simples e variada. s vezes, Pestalozzi ficava to interessado nos jogos aps o desjejum, que permitia sua continuao at s 10:00. A natao no rio que corria junto ao castelo era uma atividade comum no vero. [...] A organizao da escola era muito simples. Os meninos abaixo de oito anos eram agrupados numa classe primria. Acima desta estava a escola propriamente dita, consistindo em dois grupos: a classe inferior de meninos, de 8 a 11 anos de idade, e a classe superior, de 11 a 18 anos. O currculo e o tempo dedicado a cada matria semanalmente eram os seguintes: CLASSE INFERIOR Matria Horas Estudo da Natureza...................... Descrio de Produtos de arte...... Geografia ...................................... Conhecimento do campo (passeio) Aritmtica (Mental)...................... Desenho...................................... Leitura e Linguagem.................... Canto.......................................... CLASSE SUPERIOR Matria Horas Histria Natural .................................... Tecnologia............................................. Aritmtica............................................. Geometria e Desenho ........................ Linguagem .......................................... Canto................................................... Religio...............................................

2 2 2 2 6 4 6 3

2 2 6 4 4 3 9

47

Religio........................................

Certamente trabalhar em uma escola neste padro, com possibilidade para desenvolver competncias e habilidades, causa muito boa impresso uma vez que era uma poca to desagregadora e sem humanidade, mas, havia um lugar onde Deus era reconhecido, onde havia lio de humanidade. Com toda manifestao de dignidade, percebemos que no havia lugar para a menina. Faz-se necessria levar em conta o fator cultural. Esse um tema para outra ocasio. Vejo oportuno perguntar, de onde vm tamanha resilincia na pessoa de Pestalozzi? De seu reconhecimento e temor de Deus e do seu amor ao prximo. De sua verdadeira e real prxis protestante. De sua gratido ancorada na vida e obra do Senhor Jesus Cristo. No compromisso real com o Deus providente. Destarte a resilincia absorvida por meio da experincia concreta, mais suportada por uma convico fundamental na providncia de Deus, explicitada pela Palavra de Deus. Na observncia de homens usados por Deus como: Paulo, Lutero, Calvino, T. Beza... Para manifestar o poder do governo e justia entre os homens debaixo da soberana de Deus. Como fez Pestalozzi a despeito de toda dificuldade caminhou corajosamente alimentado por meio do saber perceptivo e sua intuio na educao com o fim de conquistar e promover entre os homens a autonomia.

A QUESTO RELIGIOSA NOS DIAS DE PESTALOZZI O clima religioso de 1700 a 1827, objeto desta anlise marcado em certa medida pelo inicio da diminuio do poder da Igreja catlica romana. Entende-se que neste assunto necessrio bastante cuidado, todavia observar o registro realizado por Michelet sobre pronunciamento de Fauchet, em agosto de 1789 ao exprimir:

48

A ressurreio do povo que quebra finalmente o seu tmulo, a prpria feudalidade a afastar a lpide com que o manteve tapado, a obra dos tempos numa noite, eis o primeiro milagre do novo Evangelho, divino milagre, autntico! Como ficam aqui bem as palavras que Fauchet pronunciou sobre as ossadas achadas na Bastilha: A tirania emurara-os nesses crceres que julgava eternamente impenetrveis luz. Chegou o dia da ressurreio! Os ossos ergueram-se ao ouvir a voz da liberdade francesa; depem contra os sculos da opresso e da morte, profetizando a regenerao da natureza humana e da vida das naes!... Belas palavras, e de verdadeiro profeta... Recolhamo-las nos nossos coraes como o tesouro da esperana. Sim, eles ressuscitaro!... A ressurreio, que comeou sobre as runas da Bastilha, continuou na noite de 4 de agosto, manifestar luz da vida social essas multides que definham ainda nas sombras da morte... A alvorada veio em 1789, depois a aurora comeou, e tudo envolvido de troves; depois foi o eclipse negro e profundo... Mas o sol brilhar: solem quis dicere falsum audeat? (Michelet, 1990, p.185).

A proposta do texto relatar assemblia de agosto de 1789 na Frana, e a explicitao concreta de satisfao da liberdade denunciado pelo prprio Michelet, seu comentrio ao poder do romanismo, que por tanto tempo impediu o ser humano de construir o seu prprio caminho com os tapumes de uma religiosidade de deformaes. Apreende-se do texto um compromisso com a nova maneira de ver: a igreja, o Estado e o povo. verdade que existe uma demonstrao de coragem da parte dos participantes na assemblia, uma vez que indicam os erros da realeza e apontam os erros da Igreja Romana. Mantendo sua postura de investigador da historia, situa a Igreja Romana e suas instituies dentro dos limites de sua responsabilidade e misso. Mostra o descumprimento total de sua funo, contribuindo para o agravamento do hiato entre as pessoas. Sobretudo no que tange ao desenvolvimento humanizador do homem. Michelet descreve a nova viso quando afirma:
O que em 1789, testemunha contra a Igreja de maneira gravosa o estado de completo abandono em que ela deixou o povo. S ela teve durante dois mil anos a misso de instru-lo, e eis como o fez... Que fim tinham as piedosas fundaes da Idade Mdia? Que deveres impunham ao clero? A salvao das almas, o seu melhoramento

49

religioso, a suavizao dos costumes, a humanizao do povo... Ele era vosso discpulo, estava abandonado a vs e s a vs; que lhe haveis ensinado, mestres... Continuais a falar-lhe desde o sculo XII uma linguagem que j no a sua, o culto deixou de ser para ele um ensinamento. A Predicao substitua-o; e, pouco a pouco, cala-se ou fala s para os ricos. Negligenciastes os pobres, desdenhastes a tuba rude... rude? Por vossa causa. Por vossa causa existem dois povos: o de cima, exclusivamente civilizado e requintado, e o de baixo, rude e selvagem, muito mais isolado do que outro que na origem. (Michelet, 1990, p.187).

O desdobramento destes fatos promove um impacto profundo na sociedade, em todos os setores da vida religiosa europia, pois a retirada dos feios do clero e os cabrestos da realeza fazem irradiar a luz do esclarecimento. Os bens da Igreja retornam ao Estado, ou melhor, ao povo, o qual tem o direito de administrar para o bem do povo. Neste perodo aumenta a descristianizao da classe educada e culta, o julgamento por bruxaria e heresia, que normalmente acontecia condenando as pessoas fogueira fica no caminho do esquecimento. O culto racionalista cada vez mais restrito entre a classe alta, houve um aumento significativo de ateus no declarados, porm natural que a Igreja constitucional sendo a majoritria nas classes mdia e baixa, perquira com todo entendimento organizar e unir os seus depositrios. Sem sucesso posto que a grande maioria dos bispos fosse morto ou exilados escondido fugindo da revoluo. Para restabelecer a paz entre todos se faz necessrio grande negociao, levantam vozes contra a pacificao e o retorno do romanismo. Bonaparte imprimiu sua fora e vai ao encontro do papa, procurando apaziguar os enfrentamentos em 1801 foi assinado o tratado. Assim descreve Godechot:
considervel a importncia deste tratado, pois reconcilia a Igreja e a revoluo. O papa reconhece a Republica Francesa, exige a demisso de todos os bispos, refratrios ou constitucionais. Prev a designao de novos prelados, nomeados primeiro cnsul e institudos por Roma. Confirma a venda dos bens do clero. Em contrapartida, o Estado compromete-se a pagar aos ministros do culto, que deviam prestar juramento de fidelidade. As dioceses devero adaptar-se s novas divises administrativas da Frana. No se trata do clero regular. A

50

concordata admite implicitamente a liberdade de culto e a laicidade do estado civil. (1984, p. 101).

Napoleo organizou o Estado e a Igreja Romana, era inteligente da parte do novo regime ampliar relaes com as outras religies na Frana. Usando o referencial da revoluo dos trs ramos de uma s raiz, quais sejam: liberdade, igualdade e fraternidade, levando-se em conta o precedente e a iniciativa do novo regime em restabelecer o romanismo a religio oficial. Fortaleceu o novo regime a decidir ampliar sua rede de relaes com as demais religies, da criar o clima para regulamentar os outros cultos. A declarao afirma:
Bonaparte resolveu regulamentar tambm os outros cultos. Em 1802, o reformado (ou calvinista) e o luterano foram dotados de um estatuto. Os protestantes agruparam-se em Igrejas consistoriais, na razo de uma Igreja para 6000 fieis; os pastores recebiam um salrio. O culto israelita s foi organizado em 1808. Napoleo fez um grande esforo para acelerar a assimilao dos judeus. (Godechot, 1984, p. 102).

A pacificao dos Estados europeus aparentemente estabelecidos, e o fortalecimento das instituies sociais contriburam para o aperfeioamento do povo. Nota-se no perodo o surgimento de movimentos contra o romanismo, em certa medida razoavelmente forte, em algumas regies tornam-se poderosos. A perseguio intensa, acontecem muitas baixas nos seguidores romanos. Nas regies onde a Igreja romana tem a preferncia da populao ocorre o inverso se estabelece uma perseguio contra as demais religies. Os choques entre romanos e protestantes se intensificam em regies como na Irlanda, Alemanha, Frana, Inglaterra, Sua e em outros micros regies. Na Sua o prprio Pestalozzi menciona confrontos entre romanismo contra protestantes. Revitalizao da liberdade do homem com nfase na liberdade religiosa provoca grandes deslocamentos de pessoas. Famlias inteiras migram para outros continentes na esperana de se estabelecer e ter a liberdade de manter sua religio. A partir deste principio surgiu formao do povo norte-americano.

51

No contexto de revitalizao da liberdade religiosa, se origina o movimento missionrio com a meta de proclamar a f em Jesus Cristo. Fundamentados no Ide de Jesus, as diversas denominaes se unem em organismos nacionais e internacionais com a finalidade de se estabelecer em outras regies do globo para anunciar a Sagrada Escritura. Antes de entramos no movimento missionrio propriamente dito, necessrio mencionar o surgimento do secularismo, movimento muito forte, o qual abrange todas as camadas da sociedade. Investigando profundamente este perodo:
Podemos assim concluir que a tendncia geral, entre 1789 e 1848, foi a de uma acentuada secularizao. A cincia viu-se em conflito cada vez mais aberto com as Escrituras, medida que se aventurava por campos evolucionistas (cf. captulo XV). Os estudos histricos, aplicados Bblia em doses inditas em particular a partir da dcada de 30 pelos professores de Tbingen dissolveram o nico texto inspirado, seno mesmo escrito, pelo Senhor, numa coleo de documentos histricos de diversos perodos, com todos os defeitos da documentao humana. O novum testamentum de Lachmann (18421852) negava que os evangelhos fossem relatos de testemunhas oculares e lanchava duvida sobre se Jesus pretendera fundar uma nova religio. A controversa vida de Jesus, de David Strauss (1835), eliminava o elemento sobrenatural da biografia de Jesus. (Hobsbawm, 2001,p.225).

Certamente onde no havia liberdade de expresso pelos caminhos adequados, a falta de dilogo, domnio cego do dogmatismo e uma censura absolutamente fechada. O estabelecimento constante de tribunais onde no havia o direito de defesa, onde o imperativo a toda ameaa era morte aos contrrios do antigo regime. So esses ingredientes inibidores da liberdade integral e de autonomia. Portanto natural se colocar em duvida, todo o conjunto sistematizador de todas as brutalidades cometidas pelo antigo regime. Pensado exatamente no contraditrio que houve a possibilidade e a liberdade de ser contra os pressupostos firmados anteriormente. Lembrar que havia uma opresso muito profunda, e que era

52

bastante

natural

patente-la,

doravante

sabendo

que

momento

de

amadurecimento e debate no campo da cincia. O posicionamento secular em parte uma proposta de buscar o caminho racional, mas tambm pode levar ao caminho do ctico ou na pior das hipteses conduzirem irracionalidade. Da o posicionamento do protestantismo em aperfeioar a Igreja, no sentido de levar aos outros povos a liberdade e o direito de ser autnomo para poder construir o seu prprio caminho, e ocupar o seu espao no tecido social. O fundamento da liberdade religiosa abre a possibilidade de compreender que o crescimento populacional far a Igreja aumentar seu nmero de membros, contudo impulsiona a Igreja levar a luz do Evangelho aos outros povos. Destarte, organizar e unir as Igrejas em misses nacionais e internacionais foi maneira encontrada pela Igreja de investir no planejamento, visando atender a sua viso de estar e conviver no mundo. A viso ampliada do mundo muda significativamente a partir da inveno do motor a vapor com o qual movimenta o navio no mar e a locomotiva na terra. A engenharia constri navios gigantescos para vencer as grandes distancias no mar, entre os continentes, por outro lado, a engenharia e a metalurgia se unem com a meta de fazer vencer a distncia na terra utilizando o trem como transporte para deslocar as pessoas entre a cidade e o campo, entre os estados autnomos do novo mundo. Emerge deste movimento as comunicaes entre os povos atravs da impressa. Aps essa preparao nas trocas seculares e nos negcios, seguindo a rota de expanso das idias nas populaes surgiram duas religies o protestantismo e o islamismo. As outras religies tambm viveram um grande perodo de crescimento dentro da populao, porm o fulcro proposto expressar a expanso missionria

53

protestante reformada. Na verdade refletindo sobre esse perodo Hobsbawm escreve:


Na realidade, as dcadas revolucionarias e napolenicas assistiram ao inicio de uma sistemtica atividade missionria protestante, praticada sobretudo por Anglo-saxes. A sociedade Missionria Baptista (1792), a sociedade Missionria de Londres, que englobava vrias congregaes (1795), a sociedade Missionria da Igreja Evanglica (1799), a sociedade Bblica Britnica e Estrangeira (1804) foram seguidas pelo Conselho Americano de Comissrios para as misses Estrangeiras (1810), pelos Baptistas Americanos (1814), pelos Wesleyanos (1813-1818), pela Sociedade Bblica Americana (1816), pela Igreja da Esccia (1824), pelos os Presbiterianos Unidos (1835), pelos Episcopais Metodistas Americanos (1819) e outros. Os protestantes europeus, no obstante o trabalho pioneiro da Sociedade Missionria Holandesa (1797) e dos Missionrios de Basilia (1815), s mais tarde desenvolveu atividade missionria: as sociedades de Berlim e da Rennia na dcada de 20, a sociedade Sueca, de Leipzig e de Bremen na dcada seguinte, a norueguesa em (1842). (Hobsbawm, 2001, p.2260).

O avano missionrio com duas excees os Presbiterianos Unidos e a sociedade norueguesa participaram do esforo missionrio, no perodo em que Pestalozzi implantava seu mtodo de educao crist na Sua. As consideraes finais referindo-se ao perodo de Pestalozzi quanto ao desenvolvimento religioso so de progresso. Mas, sobretudo no aperfeioamento das Igrejas mantenedoras de missionrios nos mais diversos campos de trabalho. Todo esse esforo missionrio amadureceu, alterou profundamente a viso de mundo da Igreja. Estudar o desenvolvimento da Igreja impulsiona ao reconhecimento do investimento educacional em todo sistema que nutri as Sociedades Missionrias.
Mas a religio de Pestalozzi, era uma forma de pietismo cristo que deu nfase a fraternidade do homem e a paternidade de Deus. Embora Pestalozzi no fosse conhecido como um pedagogo religioso, os escritos dele contm referncias a valores religiosos e educao religiosa. A considerao de Pestalozzi ao desenvolvimento religioso da criana, faz de Pestalozzi um precursor da educao religiosa moderna, como faz a tenso dele nas emoes de homem e sua capacidade pelo amor em lugar de tons teolgicos. A "religio dele do corao", com seus temas penetrantes de amor e interesse. (Gutek, 1975, p. 275).

54

Segundo Gutek um estudioso americano de Pestalozzi, em certa medida, pode-se atribuir a Pestalozzi o inicio da pedagogia moderna. Ponderando-se nesta linha de raciocnio chega-se ao ponto mais importante objeto deste trabalho Pestalozzi; quem a histria da pedagogia descreve como o mentor intelectual da insero do aluno com sujeito do processo e bem como lugar do professor e dos mtodos, como sujeito pr-ativo na construo de sua prpria formao, mas, sobretudo como sujeito e instrumento, concomitantemente, mediadores desse processo. O convite esta feito e a caminhada comea agora.

CAPTULO 2

55

VIDA E OBRAS LITERRIAS DE PESTALOZZI A vida de Johann Heirinrich Pestalozzi, foi assim: nasceu em Zurique, na Sua, em 1746, Os pais dele eram Johann Baptiste Pestalozzi, mdico e cirurgio, e Susanna Hotz. Com a morte do pai dele em 1751, a famlia de Pestalozzi foi forada a se manter em um mais baixo nvel econmico, A menina se chamava Brbara Pestalozzi e o menino se chamava Joo Batista Pestalozzi, teve a contribuio de uma governanta Magd Barbara Schmid, chamada carinhosamente por Babeli. Deve-se levar em considerao o fato da morte do pai de Pestalozzi, nesta ocasio ele tinha apenas cinco anos, naquela poca no havia uma valorizao remunerativa em relao ao mdico. A complexidade da vida em Zurique, em 1805, o prprio Pestalozzi descreve na carta de Stanz, ao se pronunciar:
(...) Pense, porm, amigo, na minha situao, no moral do povo e das crianas e sinta que dificuldades eu tinha que superar. ... Aquela infeliz regio tinha experimentado, a ferro e fogo, todo o horror da guerra. O povo, em sua maioria, detestava a nova constituio. Estavam encarniados contra o governo e consideravam suspeita qualquer ajuda de sua parte. De carter naturalmente melanclico, hostis a qualquer coisa desconhecida e inovadora, apegavam-se com irritada e desconfiada teimosa a todo o seu antigo modo de existncia, por misero que fosse. ... E eu estava l, no meio deles, como criatura nova e odiada ordem vigente. verdade, no como seu instrumento. Mas, ainda assim, como um recurso lanado por homens que, por um lado, o povo associava sua desgraa e, por outro, no poderiam satisfazer tantas opinies, desejos e preconceitos entrecruzados. Essa desavena poltica ainda era acentuada por uma forte desavena religiosa. Viam-me como um herege que, mesmo fazendo algum bem s Crianas poria em perigo a salvao de suas almas. Aquela gente nunca havia visto um protestante {grifo meu} num servio pblico, ainda menos como educador e professor de suas crianas, morando e atuando em seu meio. E o movimento favorecia as desconfianas religiosas, ligadas intimamente excitao poltica, ao medo e, em parte hipocrisia, que ento, mais do que nunca, estava na ordem do dia em Stans (Incontri, 1997apud Pestalozzi, p.147).

Neste texto Pestalozzi nos esclarece como era a vida na sua poca, podemos afirmar com base nele que havia conturbao em todos os setores da sociedade, aprofundada pela guerra no inicio interna, mais posteriormente adicionada pelas tropas francesas, levando ao caos social. Certamente esses conflitos foram

56

agravados pelos conflitos religiosos entre protestantes e catlicos romanos. Da a insegurana em todos os sentidos visto que a pobreza tomou conta do estado geral do povo. Vale observar que Pestalozzi no mesmo texto se qualifica como protestante, sabemos que hoje a varias vertentes do protestantismo o nosso conceito condiz com a afirmao de Costa ao emitir seu parecer diz:
O nome protestantismo aplicado Reforma surgiria alguns anos depois, tendo sua origem na segunda Dieta de Spira (1529), quando, cristos imbudos do mesmo esprito de Lutero, declaram o seu protesto, reafirmando o seu apego Bblia e a necessidade de pregla contnua e exclusivamente. pergunta, qual a igreja verdadeira e santa?, respondem: No h nenhuma pregao ou doutrina segura seno aquela que permanece fiel Palavra Deus. Segundo o mandamento divino, nenhuma outra doutrina ser pregada. Todo textos das santas e divinas Escrituras devem ser elucidados e explicados por outros textos. Esse Livro Santo necessrio, em todas as coisas, para o cristo; brilha claramente na sua prpria luz e visto iluminando as trevas. Estamos resolutos, pela graa de Deus, no santo Evangelho contido nos livros bblicos do Antigo e do Novo Testamento. Somente essa Palavra deve ser pregada, e nada que seja contrrio a ela. a nica verdade. o juiz certo de toda doutrina e conduta crist. No pode nos enganar nem lograr. (apud D. F. Wrigth, 2004, p. 73).

Seria natural pensarmos de sua origem protestante vinda da reforma promovida pela influncia de Genebra, partindo do pressuposto de que ele era herdeiro da reforma de seu pas. Tendo ainda como possibilidade a influncia de Calvino na elaborao da Confisso Helvtica e, sendo ele um praticante fervoroso e de uma concepo profunda da imagem de Deus no homem. Existe uma segunda possibilidade ter conhecido Calvino pela leitura de seus textos, dentro do ponto de seu fcil acesso a Frana e dominar bem a lngua francesa, j que sua cidade falava duas lnguas: o francs e o alemo. Sustento esse argumento fundamentado na afirmao de Nichols ao relatar:
Pelo que fez em Genebra e por outros aspectos da sua obra, Calvino inspirou o protestantismo em toda parte e exerceu poderosa influncia para o seu desenvolvimento. Um segundo aspecto do seu trabalho foi o do contacto pessoal com os lideres protestantes de muitos lugares, mantido principalmente por meio da sua enorme correspondncia. Ele era a cabea dirigente da Reforma na Frana, embora l no estivesse ido havia vinte sete anos. Realizou trabalho semelhante em outros

57

pases. A terceira faceta do seu trabalho foram os seus livros, especialmente o Institutos livro que teve grande circulao. Foi assim que as idias de Calvino predominaram nos movimentos da Reforma na Frana, Holanda, Esccia e em muitas partes da Alemanha, como tambm na Inglaterra. Quando pensamos de quanto o mundo deve aos protestantes desses pases, somos levados a pensar tambm no que devemos a Joo Calvino. (1985, p. 166-167).

Porm pode haver uma terceira possibilidade por herana da parte do seu av Andr Pestalozzi, uma vez que Cambi nos afirma: Nascido em Zurique, filho de um pastor protestante de origem italiana, [...] (1999, p. 417). A nossa investigao busca na sua origem familiar a conexo de sua f reformada, desta feita nosso caminho ser pela importncia de Calvino na construo de confisses das Igrejas Reformadas. Nesse campo h um fato muito curioso a respeito do reconhecimento da Igreja Valdense como reformada isso s ocorre no ano de 1655. Entendendo o real significado deste possvel esclarecimento, observe a sntese explicativa, elaborada por Costa, conforme diz:
A confisso Gaulesa, que no muito conhecida e divulgada em nosso meio, exerceu grande influncia doutrinaria sobre outras confisses Reformadas. Ela foi escrita por Calvino(1509-1564) e seu discpulo Antoine de la Roche Chandieu (De Chandieu) (1534-1591), provavelmente com a ajuda de T. Beza (1519-1605) e Pierre Viret (1511-1571). Inicialmente tinha 35 captulos. No Snodo de Paris (2628/05/1559), que congregou representantes de mais de 60 Igrejas, das mais de 100 que existiam na Frana reunindo secretamente tendo como moderador Franois de Morel, esta confisso foi revista e ampliada em mais de cinco captulos (Cf. P. Schaff, The Creeds of Chistendom, 6 ed.,(Revised Enlarged), Grand Rapids. Michgan, Baker Book House vol.I, p. 494;III, p. 356; E. E. Caims, O cristianismo Atravs dos sculos: Uma Histria da Igreja Crist, So Paulo, Vida Nova, 1984,p. 257; W. Walker, Histria da Igreja Crist, So Paulo, ASTE, 1967, Vol. II, p. 111; K. S. Latourette, Histria Del Cristianismo, 4 ed. Buenos Aires, Casa Bautista Publicaciones, 1978, vol. II, p.117; W. Stanford Reid, Caalvino e sua Influncia no mundo ocidental, 1 ed. SP, CEP, 1990, Pierre Courthial, A idade de ouro do Calvinismo na Frana:(1533-1633): In: CSIMO, P. 93), tendo um prefcio dedicado ao rei Francisco II(1560) e, posteriormente, tambm foi apresentado por Beza a Carlos IX (1561) (Cf. P. Schaff, COC, I, p. 494-495; COC, III, p. 356; N. V. Hope, confisso Gauleza: In: Histrico-Teolgica da Igreja Crist, So Paulo, Vida Nova, 1990, v. I, p. 332). Calcula-se que, poca, a Frana j possua 400 mil protestantess (W. Walker, op.cit., II, p.111), ou um sexto da populao (Cf. E. E. Caims, op. Cit., p. 257), existindo, em fins de 1561, mais de 670 Igrejas Calvinistas erigidas em territrio Francs

58

(Cf. Jean Deloumeau, op. cit., p. 149-150). Em 1571, tendo como mediador T. Beza(1519-1605), realizou-se o stimo Snodo nacional de La Rochelle. ocasio estavam presentes a Rainha de Navarra, seu filho Henrique IV (1553-1610) e o Almerante coligny (1519-1572), que viria a ser morto durante o massacre de So Batolomeu, (2324/081572). (vd. W.S. Raeid, Coligny. In: ww, p. 170; G. Bromiley, Beza: In: ww, p. 83; P. Schaff, COC, I, P. 495; Pierre Couthial, A Idade de Ouro do Calvinismo na Frana, (1533-1633): In:CSIMO, P.97). Neste Snodo a Confisso foi revisada, reafirmada e solenemente sancionada por Henrique IV, passando, desde ento, a ser tambm chamada de Confisso de la Rochelle, (vd. N. V. Hope, Confisso Gaulesa: In: EHTIC, I, p. 332; P. Schaff, COC, III,p. 356). A Confisso Gaulesa influenciou profundamente a Confisso Belga (1561) e a Confisso dos Valdenses (1655). (Costa, 1998, p. 84-85, grifo do autor).

A necessidade deste histrico primoroso tem o objetivo de vincular presena fundante de Calvino na confisso dos Valdenses, a qual no meu entender a sustentao da profunda relao de Pestalozzi com Deus. Ento Costa prope:
A Confisso dos Valdenses , em parte, um resumo da confisso dos Gaulesa (P. Schaff, COC, III, p. 757. vd. Um quadro comparativo das duas feito por Alberto Revel; In: Catecismos da la Iglesia Reformada, Buenos Aires, Editorial La Aurora, 1962, p. 195) ( doranvante citado com CIR). Ela foi composta por Jean Leger (1615-?) e possivelmente sistematizada pelo seu tio Antoine Leger, professor da Academia de Calvino em Genebra. Foi publicada num perodo de forte perseguio religiosa na Itlia, quando os Valdenses foram caluniados, martirizados, esbulhados, exilados, etc. A edio Italiana da confisso Intitulava-se : Confisso de f das Igrejas Reformadas, Catlicas e Apostlicas de Piemonte, confirmada pelo testemunho explicito da Sagrada Escritura. O texto Francs diz: Breve Confisso de F das Igrejas Reformadas de Piemonte e, embaixo, acrescenta: Publicada em seu manifesto ocasio do horrendo massacre do ano de 1655. Ao que parece, esta confisso s viria a ser aprovada oficialmente no sculo XIX. (vd. J Alberto Soggin em texto introdutrio Confisso de F da Igreja Evanglica de Valdense: In: CIR, p. 189-196; P. Schaff, COC, III, P. 757). (Costa, 1998, 88).

Note a fundamentao tem um fio condutor que o exlio dos italianos fugindo das perseguies romanas, o que provavelmente foi o que aconteceu, sobretudo quando associamos e entrecruzarmos os dados com a generosidade da Sua em acolher os perseguidos pelo romanismo da poca ou at de antes. Assim, Eby (1874 1968) ao considerar a condio de vida de Pestalozzi, afirma:

59

Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, na Sua, em 1746, filho de um mdico. Seu pai morreu quando Heinrich tinha apenas cinco anos, deixando a dedicada me com uma fortuna insignificante e trs crianas, uma menina e dois meninos. Pestalozzi assim descreveu sua educao familiar: Minha me
dedicou-se educao de seus trs filhos com a mais completa abnegao, renunciando a tudo o que lhe pudesse dar prazer. Neste nobre sacrifcio, foi ela auxiliada por uma jovem criada pobre que eu jamais poderei esquecer. Em seu leito de morte, agoniado com o pensamento de quais seriam as conseqncias de sua morte para sua famlia, que ele [o pai] deixava quase sem vintm, chamou-a e disse: Babeli, por amor de Deus e todas as suas misericrdias, no abandone minha mulher! Seu corao nobre e simples foi atingido e sua alma aceitou o sacrifcio. Se morrerdes, disse ela, no abandonarei vossa esposa, mas ficarei com ela, se necessrio for, at a morte (1976, p.374-375).

H um probl ema quanto filiao de Pestalozzi, pois como vimos acima Eby afirma que ele filho de um mdico. Por outro lado, Cambi no seu livro afirma que Pestalozzi filho de um pastor protestante: Nascido em Zurique, filho de um pastor protestante de origem italiana, estudou na cidade natal e participou do movimento pela independncia Sua. (1999, 417). Ponderando um pouco mais sobre a infncia de Pestalozzi constatamos a importante influncia de seu av, de nome Andr Pestalozzi, pastor protestante, pastor na cidade de Hoengg. Ento Eby, afirma: Uma influncia mais poderosa veio da experincia com seu av, Andr Pestalozzi, que era pastor de Heongg, uma pequena aldeia a trs milhas de Zurique. (1976, 376). Assim entendemos que Pestalozzi um herdeiro do protestantismo fugido da perseguio na Itlia se levar em conta a influncia do calvinismo na Frana e sua ligao no eixo Sua e Itlia. Quando observamos a descrio que os estudiosos fazem da infncia de Pestalozzi, chegamos a nos identificar com suas dificuldades, tais como: poltica social, poltica econmica, religiosidade e a moral do povo em geral. Como relata Eby ao afirmar: A economia rigorosa do lar e a influncia dominadora da me e da ama deram a seu carter a feio peculiar que conservou durante toda a vida.

60

Afetuoso, emotivo, sensvel e generoso por natureza, as caractersticas femininas eram muito mais fortes que as masculinas na personalidade de Pestalozzi (1976, p. 375). Vale dizer que a fora para enfrentar os desafios surge normalmente da experincia vivida na infncia e, todo o aprendizado recebido em famlia e da presena dos pais mostrando o caminho a seguir. Dessa maneira vemos essa conexo bem ntida em Pestalozzi e a presena importante de sua me Susanna na sua vida. Como pronuncia Eby: No entanto, foi influncia de sua vida familiar que deu a natureza o carter altrusta, fonte de todas suas lutas, fracassos, tristezas e, da mesma forma, de seu sucesso imorredouro. Como disse Niederer, seu amigo e auxiliar: Em Pestalozzi havia tanto da mulher quanto do homem (Eby, 1976, p.375). Notamos que apesar da ausncia paterna Pestalozzi aprendeu a progredir na sua meta de vida, ponderando sobre o exposto bem podemos concluir que a me de Pestalozzi o leva a entender a Paternidade de Deus na sua vida.

A passagem pela escola trouxe marcas importantes Notamos que Pestalozzi tinha uma personalidade muito forte, uma vez que no se deixa abalar pelas brincadeiras das outras crianas, em certa medida mantinha seu ar de austeridade. Eby (1874-1968) tem outro ponto de vista quanto escola e sua influncia no carter de Pestalozzi, quando afirma:

A escola deixou de corrigir a influncia unilateral do lar, infelizmente acentuou ainda mais o carter que estava em formao. Em suas relaes com outros alunos, no desenvolveu capacidade de autoafirmao, discernimento de carter, nem habilidade de compreender condies da vida e a distinguir suas prprias noes impraticveis do mundo da fria realidade. Descreveu como ele era constantemente a diverso de seus colegas: Desde minha infncia tenho sido o brinquedo de todos. No dia do terremoto em Zueique [19 de dezembro de 1755], quando mestres e alunos correram aos trambolhes escada abaixo, e ningum se aventurou a voltar sala de aulas, fui eu quem voltou para apanhar os bons e livros. Mas, apesar de tudo isso, no

61

havia intimidade entre mim e meus companheiros (...) E, assim, eu no podia levar a mal que me apelidassem Heinrich o esquisito da Terra dos Tolos. (Eby, 1976, p. 375).

Pestalozzi tinha um carter formado pela influncia de sua me, porm quanto a sua personalidade era firmada no ensino do protestantismo, deste fragmento retiramos sua coragem e seu ar de proteo de sua personalidade. Mas, freqentou normalmente sem demonstrar fragilidade emocional a escola comum, posteriormente freqentou a escola de latina.

A presena marcante do av na vida de Pestalozzi Este encontro acontecia quando Pestalozzi estava de frias, acompanhando seu av pastor Andr Pestalozzi, em suas visitas s pessoas doentes, aos pobres e as escolas de sua Igreja, na cidade de Hoengg, prxima a Zurique. Falando sobre esta experincia Eby, expressa:
Desde os nove anos de idade, Pestalozzi passava uma parte de suas frias de vero ali. Isso lhe proporcionou estreito contato com a natureza e uma alegria que no pode desfrutar em nenhum outro lugar. Hermann Krsi Jr., filho do primeiro colaborador de Pestalozzi em Burgdorf, diz, a respeito dessas experincias: Nessa aldeia, onde vrios moinhos estavam em funcionamento, eles observou, pela primeira vez, o contraste entre a extrema riqueza e a pobreza abjeta. Via as crianas da aldeia brincando diante do edifcio da escola, com olhos brilhantes de prazer e inocncia, contentes e felizes mesmo em seus andrajos; mas, quando as comparava com as de mais idade, vtimas de excesso de trabalho e mltiplos vcios, com faces encurvadas e olhos pisados e com aparncia de misria constante em seus rostos, seu espritos jovem se exaltava contra o egosmo de riqueza construda sobre tais runas de sade e felicidade. (Eby, 1976, p. 376).

importante destacar que a continuao de sua vida revela o eco internalizado deste momento no seu ser na convivncia com o av e sociedade na misria e outros com tantas posses.

62

A experincia de Pestalozzi no colgio No curso superior em Zurique havia duas etapas de formao: a primeira constituda do Collegium Humanitatis: este curso com durao de dois anos, seu contedo era voltado para artes; a segunda constituda do Collegium Carolinum: este curso enfatizava a profissionalizao, seu contedo era voltado para a Teologia. Pestalozzi cursou integralmente as duas fases. Segundo o pensamento de Eby, a respeito da escola superior em Zurique e a presena de Pestalozzi, descreve:
A escola superior em Zurique consistia de duas partes: o Collegium Humanitatis, que dava um curso de dois anos sobre artes, e o collegium Carolinum, que dava cursos profissionais realando a Teologia. Pestalozzi freqentou ambas as instituies e entrou em contato com as numerosas correntes sociais e polticas de sua poca. (Eby, 1976, p.376).

Quanto influncia dos mestres nos jovens estudantes de Zurique percebida fortemente tanto que os jovens se engajam no movimento revolucionrio de seu tempo, sobretudo no sentido de fundar uma organizao com o fim de promover uma profunda reforma democrtica na Sua. Cabanas, reportando-se ao perodo de Pestalozzi comenta:
O mesmo estuva animado com espirito revolucionrio, entrando em contato com a loja masnica e fundando a Sociedade Helvtica, que se proponha a reforma democrtica de seu pas e uma renovao moral e civica do povo a travs da educao; logo foi encarcelado, cotudo a conveno francesa lhe otorgava o ttulo de cidado da Frana. (1996. p. X).

Ainda sobre este momento vivido por Pestalozzi a professora Palmer, observa:
Influenciado pelo historiador e critico literrio Johann Jacob Bodmer, a discusso republicana na cidade natal de Pestalozzi, Zurique, tornouse radical e criou um movimento reformista em que se integrou politicamente durante a dcada de 1760. O ideal que os jovens republicanos defendiam era uma repblica paternalista, honrada e aristocrtica, em que a educao estaria integrada ao esprito poltico. O envolvimento de Pestalozzi com a poltica, e o fato de sua famlia no pertencer a alta classe (seu pai morreu quando tinha cinco anos),

63

impossibilitou-lhe seguir a carreira tanto de clrigo quanto de poltico. (p. 84-85).

Eby, ao falar da influncia dos professores na vida dos jovens estudantes de Zurique, incluindo Pestalozzi, destaca dois professores, quais sejam:
J.J. Breitinger, professor de Grego e Hebraico; J.J. Bodmer, professor de historia e poltica. O ltimo tornou Zurique o maior reduto de personalidades literrias do mundo germnico. Seus ensinamentos se relacionavam com a histria da Sua e inspiravam nos estudantes um amor apaixonado pela justia e pela liberdade. Roger De Guimps nos d uma imagem vvida da influncia desses professores: Tamanha foi influncia desses professores sobre seus alunos que os ltimos vieram a desprezar riqueza, luxo e conforto material e no se preocupavam com coisa alguma alm dos prazeres da mente e do esprito e da busca incessante da justia e da verdade. Por muito tempo, Pestalozzi e seus amigos dormiam no cho puro, sem outro abrigo alm de suas roupas e nada comiam alm de po e legumes. J. A Green relata que o jovem Pestalozzi fustigava-se at sangrar para que pudesse se tornar apto a suportar a dor de qualquer castigo que seu ardor lhe pudesse acarretar. (1976, p. 376-377).

A construo de sua personalidade tem sua raiz profunda no ensino protestante vigoroso, que de tal maneira o impulsiona a lembrana de sua infncia de pouco recurso. Certamente sua busca pela verdade e justia multiplica ainda mais sua indignao de ver o povo na misria total. Ao considerar a tendncia do pensamento do seu tempo, a fora da guerra, da angustia e sua compreenso de si mesmo poderia lev-lo a autopunio. Mas, certamente lhe trouxe uma coragem de lutar pela democracia e o ideal de liberdade com a qual planejaria o seu prprio caminho rumo a autonomia global. Na continuao de sua experincia no colgio h uma desconfiana sobre o pouco preparo de Pestalozzi. Talvez essa dvida tenha provocado a afirmao de Cabanas ao escrever: Havia empenhado estudos universitrios, que no concluio (1996, p. X). Essa idia no tem razo de ser posto que a professora Palmer nos diz: [...] o fato de no pertencer alta classe, impossibilitou-lhe seguir a carreira tanto de clrigo quanto de poltico (Palmer, 2005, p.85). Ainda sobre este assunto Cambi declarar: [...] estudou na terra natal e participou do movimento pela independncia

64

da Sua (Cambi,1999, p.417). No pensamento dos autores supra citados no paira nenhuma dvida quanto formao de Pestalozzi, ambos fundamentam suas idias no fato de que Pestalozzi terminou seus estudos. Corroborando ao mesmo princpio Eby relata:
No colgio, parece, progrediu um pouco e conseguiu dominar diversos setores do pensamento. Em uma ocasio, um de seus professores, que tinha bom conhecimento do Grego, mas pouco domnio do vernculo, publicou uma traduo de algumas das oraes de Demstenes. O prprio Pestalozzi teve a audcia de traduzir uma dessas oraes e apresent-la como exerccio de exame. De Guimps a autoridade que afirma ter essa traduo sida considerada to excelente, que o colgio a publicou (1976, p. 377).

Nesta fase podemos dizer que Pestalozzi superou as dificuldades existenciais do seu tempo motivado pelo amor e f inabalvel em Deus.

A experincia de Pestalozzi: Aplicando sua formao A procura por um espao na sociedade trouxe muita perda, mas, sobretudo vitria e reconhecimento de sua importncia para a educao, pedagogia, poltica social, organizao do trabalho, princpios de atendimento a pessoas com necessidades especiais, princpios de filantropia. O ncleo gerador de sua vida o protestantismo. O comeo de todo o amor a Deus e o amor ao prximo. Sustentados por uma concepo racional de Deus. Assim Incontri, afirma:
Pestalozzi procura argumentos racionais para provar a existncia de Deus. Ao contrrio, a apreenso de Deus imediata, na imanncia divina em toda natureza e em seu prprio ntimo. Assim ele se exprime: F em Deus, sintonia do sentimento humano com a parte mais elevada de sua natureza, confiante sentido filial da humanidade em relao ao sentido paternal da divindade. F em Deus est gravada no ser humano, como o sentido do bem e do mal, como o indissolvel sentimento do justo e do injusto, reside inalteravelmente no ntimo de nossa natureza, como base para toda formao humana. Entretanto, h nele uma forte vertente crist, que resguarda o aspecto transcendente da divindade e, mais do que isso, uma relao pessoal entre o homem e Deus, na afetividade tipicamente crist de filho para Pai e vice-versa. (1997, p.38 grifos da autora).

65

confortante ponderar neste grifo o fato da adoo, retratada por Paulo na carta aos Glatas, onde diz: Vindo, porm, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebssemos a adoo de filhos. E, porque vs sois filhos, enviou Deus ao nosso corao o Esprito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! (Gl 4:4-6). A conseqncia de sua infncia no convvio de seu av pastor Andr Pestalozzi o levou a caminhar na direo do pastorado. A professora Palmer observa: [...] e o fato de sua famlia no pertencer alta classe, impossibilitou-lhe seguir a carreira tanto de clrigo quanto de poltico. Eby tem outro pensamento com relao profisso, faz a seguinte afirmao:
Comovido, desde a tenra infncia, pela inexprimvel misria e incapacidade do povo, Pestalozzi visou, inicialmente, a profisso de pastor como a vocao que oferecia maior nmero de oportunidades para mitigar a pobreza e o sofrimento. Aps ter fracassado em seu sermo de estria desviou seu interesse para o estudo do Direito e da Poltica. Imaginava que, tornando-se um estadista, poderia orientar a legislao e realizar um mundo social e poltico melhor (Eby, 1976, p. 377).

H evidncias do ministrio de Pestalozzi apesar de curta durao, ele passou rpido por essa experincia. Mas, continuou a procurar sem esmorecer o seu espao na sociedade. A sociedade agora mobilizada pelo movimento do romantismo e naturalismo enveredou-se para o lado da agricultura. Nesta ocasio Rousseau proclama a idia de que no campo encontra-se uma vida mais simples, chamando ateno para agricultura como a maneira de viver mais nobre e feliz de todas as artes. A idia apresentada era por meio de uma lavoura obter lucro real, logo aconteceu contaminar toda Europa por esse pensamento. certo considerar o pronto interesse de Pestalozzi na agricultura. A professora Palmer considera: Mantendo-se fiel ideologia republicana anticomercial, a exemplo do Emlio de Rousseau (1762), decidiu tornar-se fazendeiro, sonhando com uma vida virtuosa,

66

longe dos conhecidos vcios e corrupo de uma cidade mercantil como Zurique (2005, p.85). Analisando essa experincia de Pestalozzi, Cambi afirma: Foi influenciado na fase juvenil pelo pensamento de Rousseau e por alguns aspectos do movimento romntico (em particular, a exaltao da imaginao) (1999, p. 417). Discordo do autor supra citado uma vez que Pestalozzi procura a realidade onde transita para estabelecer seu princpio, ou seja, do real concreto, sua ao ocorre movida pela realidade; sua influncia emana de sua experincia com a vida. Ainda quanto a sua influncia a professora Palmer nos d uma pista, quando expressa:
Em 1767 foi para Berna e comeou a receber noes modernas de vida na fazenda. Berna era uma republica agrcola e os bernenses achavam-se os verdadeiros herdeiros da Republica Romana. Os reformadores bernenses no eram politicamente to radicais quanto os habitantes de Zurique e estavam concentrados na melhoria da produo agrcola. no contexto dos chamados patriotas econmicos que Pestalozzi aprendeu primeiro que uma economia florescente pode ser vantajosa para tambm os camponeses (2005, p. 85).

Ao descrever esta experincia de Pestalozzi, Cabanas vai direto ao ponto quando diz: Aos vinte e cinco anos comprou una granja chamada Neuhof, que no sob administrar; a transformou logo em centro educativo para meninos pobres, devendo ser encerrado uns anos depois, em 1779 (1996 p. X). Neste caso abre-se uma lacuna, falta uma explicao razovel no que tange a sua vida na fazenda. Cambi ao comentar a experincia, se expressa: Em 1767, inicia sua atividade de empresrio-educador em Neuhof (nova feitoria), onde se interessa pelos problemas da populao agrcola, com iniciativas de educao profissional (1999, p. 417). Em ambos os casos os autores emitem um pensamento de ineficincia financeira da parte de Pestalozzi. Idia que tambm compartilhada por Eby (1874-1968), que comenta:

67

Pestalozzi passou um ano com um agricultor prtico, Tschiffeli, para preparar-se como fazendeiro. Com luminosas esperanas, tomou dinheiro emprestado e adquiriu 100 acres de terra perto da aldeia de Birr, em Aargau. Ali construiu um lar confortvel e estabeleceu-se para cultivar garana e legumes, a fim de vender na cidade de Zurique. Batizou o lugar de Neuhof, e ali, durante trinta anos, participou de um drama de lento desenrolar que o levou a sorver, at o mago, o clice da amarga frustrao. Consolou-se com o pensamento de que tinha de viver como um mendigo para que pudesse aprender como fazer os mendigos viverem como homens. Pode-se acrescentar que no estava s em seu desamparo, pois quando se estabeleceu em Neuhof desposou uma mulher de grande capacidade e relativa fortuna. Em 1770, nasceu seu primeiro e nico filho (1976, 378).

Incontri comentando o tema da falncia da granja de Pestalozzi, afirma: Faltava-lhe capacidade administrativa, e suas idias, quando postas em prtica, sofriam pela sua inabilidade financeira. As plantaes foram ento falncia e quase todo o dote de sua esposa Anna Schultthess foi perdido (Incontri, 1997, p.31). Por outro lado verificamos que os autores mencionados acima no observam a informao referente condio climtica, um acidente agrcola, que aconteceu nos anos de 1771-1772, na regio onde Pestalozzi tinha a fazenda; tal fenmeno se d quando se planta uma quantidade, mas, devido as condies climticas a colheita no produz o suficiente para cobrir o custo do plantio. Assim, esclarece a professora Palmer, quando escreve: Comprou terras para uma fazenda, mas se viu vitima da desastrosa colheita de 1771-2 (Palmer, 2005, p. 85). Podemos afirmar que em certa medida no havia inabilidade financeira da parte de Pestalozzi. Mas, tudo isso se deu por causa da desastrosa colheita. Pestalozzi constata que a pobreza aumentou substancialmente. Mas percebeu que era um bom momento para lanar seu ideal de preparar o povo por meio da educao para o prprio povo pensar acerca do seu futuro. Retoma sua vida com o pouco de confiana que lhe resta, resolve organizar um orfanato, na sua prpria casa, sua finalidade atender as crianas pobres, na educao elementar: ler, escrever, calcular e trabalhar. No ncleo da crise Pestalozzi percebe a

68

necessidade do povo e, procura fomentar uma maneira de contribuir para o desenvolvimento do povo e sua ferramenta a educao. Neste firme propsito mesmo assim o orfanato no acontece. Eby observa:
Por volta de 1775, a experincia de Neuhof havia fracassado lamentavelmente e Pestalozzi perdeu tudo, exceto a casa. Presa de um novo entusiasmo transformou, ento, sua casa em um orfanato e esse ideal, acima de tudo, tornou-se, por toda vida, o dolo de seus sentimentos. Tem-se afirmado, assinala seu bigrafo De Guimps, que se isso no tivesse sido uma ao de uma insensatez to monstruosa, teria sido um exemplo do mais sublime auto-sacrifcio. Aps vrios anos febris esse sonho se desfez e Pestalozzi ficou, mais uma vez, completamente derrotado e exausto (1976, p. 378).

Vale dizer que em certa medida Pestalozzi, nos remete a uma confiana permanente em Deus. A professora Palmer, falando do comeo da instituio escreve:
Por essa razo, instalou teares no celeiro de sua casa, empregando os pobres das cidades vizinhas para tecer algodo por baixos salrios. Em face do aumento da pobreza ao seu redor, decidiu criar uma instituio para crianas pobres em 1774. A idia era que as crianas iriam se sustentar trabalhando na produo de algodo e Pestalozzi prometeu ministrar os conhecimentos bsicos necessrios s pessoas pobres. No entanto, a impossibilidade de as crianas conseguirem se manter levou ao colapso da instituio em 1780 (2005, p.85).

A professora Palmer enfatiza o fato de Pestalozzi entender a realidade e compreender a necessidade de formao profissional das pessoas no seu entorno. Veja bem, Pestalozzi agiu no sentido de minorar a misria humana, promover o aperfeioamento por meio da auto-estima e fazer o resgate do ser interior da pessoa humana. A motivao para Pestalozzi se doar ao prximo emana do seu interior. Incontri emite seu parecer:

[...] dessa vez inspirado em suas idias de redeno do povo pela educao. No meu peito de criana, o corao j batia por isso: o povo miservel, quero ajud-lo!Sua tentativa de Neuhof foi de reunir crianas pobres, para ensin-las a ler, escrever calcular, trabalhar e orar. Dentro da perspectiva que lhe orientaria a vida de educador, sua inteno era formar um grande lar, onde as crianas rfs e mendigas pudessem ter uma formao moral e profissionalizante (1997, p.31).

69

Nesta experincia concreta na histria de Pestalozzi vai se delineando um maior amadurecimento espiritual e profundo conceito de educao. notvel ver que Pestalozzi no se deixou abater pelas dificuldades na carreira. A necessidade de sobreviver o fez dedicar-se a escrever e a refletir sobre a realidade do seu tempo, mas, de modo especial sobre os problemas sociais. Desenvolvendo ainda mais sua fertilidade acadmica tem um encontro com o jornalista do peridico Efemrides da Humanidade (Ephemeriden der Menschheit) importante da sua poca Isaak Iselin (1728-1782), A professora Palmer descreve esse momento com estes termos: A luta por uma base comercial para solucionar o problema da pobreza levou Pestalozzi a entrar em contato com o mais importante e editor suo do sculo XVIII, o filsofo e filantropo Isaak Iselin defendeu os textos de Pestalozzi e o ajudou em sua primeira novela Lienhard und Gertrud (1781), que descreve a reforma de uma cidadezinha corrupta feita por um prncipe virtuoso ( 2005, p. 85). O relacionamento de Pestalozzi com Iselin profundo e verdadeiro, em algumas oportunidades o seu amigo Iselin, tinha recebido influncia da escola francesa de fisiocratas e das tericas das leis naturais dos alemes, era um respeitado critico de Rousseau, da suas idias ter impactado profundamente nas formulaes de Pestalozzi. Com a morte de Iselin em 1798, Pestalozzi assume o Jornal no qual difunde suas produes pedaggicas, a pesquisa fundamenta e abre o dilogo; na busca de outros sistemas para compreender sua poca. Em 1792, tem uma conversa amistosa com o filosofo alemo, Fichte, das correspondncias com Fichte, elaborou o livro: Minhas investigaes sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raa humana. Sobre o encontro de Pestalozzi com o filsofo Fichte. Pondera Eby, nestes termos: Os dois homens tornaram-se amigos dedicados, com conseqncias da maior importncia. Por sua sugesto,

70

Pestalozzi escreveu seu livro mais erudito Minhas investigaes sobre o curso da natureza no desenvolvimento da raa humana (1976, p. 379 grifo do autor). O convite do novo governo da Sua em 1798, foi dirigir o orfanato em Stanz, nessa oportunidade v seu ideal se tornar realidade. Ocasio para aplicar sua formulao maior amor a Deus e o amor ao prximo, revelado na regra de relacionamento familiar entre pai e filho. Cabanas referindo-se a esta experincia de Pestalozzi diz:
At que no ano de 1799 o Estado suo ofereceu-lhe a direo de um instituto de rfos em Stanz; tanto como o mestre, foi o pai das oitenta crianas entre as idades de cinco a quinze anos que lhe foram encaminhadas, e com elas comeou a aplicar os princpios fundamentais de seu sistema. A experincia durou poucos meses, pois o edifcio teve que ser transformado em hospital de guerra e Pestalozzi aceitou uma vaga de mestre de escola em Burgdorf, [...](1996, p. XI).

Cabanas, traz um dado novo, chama nossa ateno revoluo helvtica de 1798, o edifcio foi requisitado para se tornar um hospital com o fim de atender os feridos das tropas de Napoleo. Poderamos ser levados a pensar em outro fracasso, mas, os estudos caminham na direo de afirmar que esta experincia, veio a se tornar o embrio da educao primaria moderna. Eby, pensando sobre esse momento da vida de Pestalozzi, diz: encarregou-se do orfanato em Stanz, o qual nos curtos meses de sua existncia se tornou o bero da escola elementar moderna(1976, p. 379). Ainda sobre o curto perodo vivido ali por Pestalozzi, a professora Palmer afirma: Esses sete meses foram decisivos na vida de Pestalozzi e muitos estudiosos afirmam que Stanz deve ser considerada o bero da moderna pedagogia (Palmer, 2005, p.86). Cambi refletindo sobre a presena histrica de Pestalozzi vai mais longe e, afirma: Podemos dizer que Pestalozzi, melhor que Rousseau, colhe a pedagogia e a educao em toda sua problematicidade, e tambm sua centralidade e densidade histricas. E por isso continua a ser um dos grandes mestres da pedagogia contempornea (1999, 420). Fundamentado no seu

71

ideal de regenerar a sociedade por meio da educao e de uma vida espiritual no temor de Deus, Pestalozzi escreve uma carta como resultado deste curto perodo de vida, manifestando em certa medida o seu idealismo educacional e sua aplicabilidade em qualquer saciedade. Este manifesto foi publicado em 1807. Em 1800, Pestalozzi inicia seu trabalho educacional no castelo de Burgdorf, continuando seu servio de pedagogo e educador, motivado internamente pelo amor Deus e amor ao prximo, apresenta seu mtodo marcado pela intuio e instruo mtua. Cabanas, referindo-se a esta experincia de Pestalozzi, constata: donde utilizou seu mtodo da intuio. Ali se fundou logo um colgio e uma escola para a formao de professores, centros nos quais Pestalozzi contou com valiosos e leais colaboradores, elaborando sua teoria pedaggica (cabanas, 1996, p. XI). Destacamos nesta ponderao a preocupao de Pestalozzi em formar professores. Sua inteno era multiplicar seu mtodo educacional nas regies mais pobres do seu pas j que preocupado com as conseqncias das revolues: a helvtica e a francesa. Certamente a degradao do homem era real, mas, sobretudo nas crianas e adolescentes. A professora Palmer exprime a mesma idia ao descrever:
No mesmo momento em que esta substituindo a antiga e paternalista ideologia republicana pela despolitizada e maternal idia do wohnstube, o governo helvtico, especialmente o Ministro Kantiano da Cincia e Educao Philipp Albert Stapfer, Julgava que Pestalozzi seria a pessoa ideal para supervisionar o novo sistema escolar. O mtodo de Pestalozzi era considerado capaz de satisfazer a todas as ambies educativas da jovem nao. O treinamento de professores seria baseado na noo de conhecimento de Pestalozzi, que era moralmente enobrecedor (2005, p. 87).

O tema profundamente necessrio o desenvolvimento de professores, certamente este o tema prioritrio de qualquer setor da vida humana produtiva. Mas, a educao para a vida e o trabalho deve atingir a todos com preferncia para as pessoas mais desprovidas de recursos. Ou em outros termos, como era inteno

72

de Pestalozzi aquele que alcanou a sua autonomia pondere a possibilidade de ajudar a outros alcanarem sua autonomia. Em 1805, acontece outra mudana no trabalho educacional de Pestalozzi, todavia dessa vez ele permanece 20 anos. Os estudiosos afirmam ser este o tempo mais brilhante de Pestalozzi. Cabanas, descrevendo esse momento da vida de Pestalozzi relata: en 1805 Pestalozzi se estabeleci en Yverdon, donde fundo una institucin educativa que abarcaba los diversos grados de enseanza y que pronto adquiri fama europea, acudiendo alumnos y visitantes de diversos pases atrados por el espiritu renovador de la educacin e instruccin que alli de daba. Funcionaba en rgimen de internado y con espritu de familia, aplicndose en toda plenitud los mtodos pestalozzianos (1996, XI). bem verdade se ns levamos em conta os grandes centros de desenvolvimento humano (as grandes universidades) atual constata-se que 20 anos pode ser considerado pouco tempo de vida, naquela poca. Por outro lado, se consideramos as contingncias histricas, teremos a ntida impresso de um tempo razovel. Diante da normalidade da vida humana um tempo curto. Quando colocamos dentro de um cenrio desfavorvel a sobrevivncia, seremos levados a uma concluso superficial. Quero despertar sua ateno realidade de Pestalozzi, descrita por Eby analisando este momento escreve:
As reformas educacionais de Pestalozzi podem ser apreciadas melhor em contraste com as condies escolares existentes as quais eram extremamente ms para a educao do povo em geral. A Igreja ainda controlava, em grande escala, as escolas por toda parte e no demonstrava preocupao real pela melhoria delas. A instruo consistia de pouco alm do catecismo. A memorizao era o nico mtodo, e os professores no possuam habilitaes para sua tarefa. As classes privilegiadas encaravam a massa popular como gado e, tendo em vista os horrores da Revoluo Francesa, temiam esclarecla. Mas ainda, errneo pensar-se que o povo, de seu lado, ansiasse por conhecimento. Mergulhados na ignorncia e na superstio, suspeitavam profundamente e no confiavam em qualquer esforo filantrpico para melhorar seu destino. Mais de um esforo nobre por

73

sua educao foi frustrado por inrcia ou obstinada oposio. [...] Condies semelhantes eram encontradas na maioria dos pases europeus. Os professores. eram, geralmente, escolhidos por outras razes, que no a capacidade de Instruir. Nenhuma habilitao especial era exigida. Soldados incapacitados eram nomeados por Frederico, o Grande. Alfaiates, taberneiros, pedreiros e outros artesos eram empregados com freqncia. s vezes, a escolha era determinada pela posse de uma sala onde as crianas pudessem se reunir. [...] O trecho seguinte fornece um quadro das condies existentes, quando o pastor Stouber visitou a escola:[...] Ele foi levado a uma cabana miservel, onde um certo nmero de crianas estava amontoado sem qualquer ocupao, e num estado to irrequieto e barulhento que conseguiu obter, com dificuldades, uma resposta a suas perguntas a respeito do mestre. l est ele, disse um deles, apontando para um velho decrpito que estava na cama, a um canto da sala. Sois vs o mestre-escola, meu bom amigo?, indagou Souber. Sim, Senhor. E o que ensinais s crianas? Nada, Senhor. Ento, por que o fizeram professor? Ora, Senhor, durante muitos anos tomei conta dos porcos da aldeia, e quando fiquei muito velho e fraco para isso, mandaram-me para c tomar conta das crianas. (1976, p. 382).

A nossa compreenso muda com esse esclarecimento entende-se at que ficamos perplexos, com tal complexidade da escola e do educador. Prosseguindo com minha argumentao sobre Pestalozzi e sua experincia concreta em Yverdun, com o fim de manifestar uma viso mais integral possvel e qualificar adequadamente como era a vida do aluno no dia-a-dia, a distribuio do contedo e a tarefa diria do professor no instituto. Recorro ao quadro descrito pelo estudioso Eby (1874-1968) onde registra:
No seu apogeu, registrou cerca de 150 a 200 alunos, abrangendo dos 6 ou 7 anos de idade at os 18. A maioria era de suos, mas muitas nacionalidades estavam representadas franceses, alemes, italianos, poloneses e outros. As lnguas predominantes eram o Francs e o alemo. [...] Pestalozzi, sua mulher e os professores solteiros residiam no instituto e o dirigiam como uma famlia bem organizada. As longas salas localizadas no andar superior do velho castelo faziam as vezes de dormitrios para os meninos. [...] Pestalozzi jamais vacilou quanto convico de que o lar a instituio educacional ideal, o meio mais eficaz para a experincia social, o alicerce de toda a vida moral, poltica e religiosa. Nossa engrenagem educacional, declarava, s tem valor enquanto se aproxima da natureza de uma casa bem organizada em todos os seus pormenores. Um campons que veio instituio de Pestalozzi para visitar seu filho, surpreendido: Oh! Isto no uma escola, mas uma famlia! Encantado, Pestalozzi replicou: Este o maior elogio que vs me podereis fazer. Eu consegui, graas a Deus, mostrar ao mundo que no deve haver um abismo entre o lar e a escola. [...] O programa

74

dirio mostra como a vida dos meninos era dirigida de forma Integral. Os mestres dormiam nos mesmos quartos que eles. Meia hora era concedida para o vestir. Das seis s sete horas, realizavam-se as oraes matinais e as primeiras lies. Depois, seguiam-se o banho e o desjejum. Das 8 s 10 continuavam as lies, sendo uma hora dedicada a cada aula. Uma merenda era feita no intervalo de cinco ou sete minutos entre as horas de aula. De 10 s 12 horas seguiam-se outras lies. De 12 horas s 13h30 minutos os alunos almoavam; depois recomeavam as aulas at s 16h30 min ou 17horas. Era concedido, novamente, um curto perodo de recreio e seguiam-se aulas at s 20h s 21:00 diziam-se oraes da noite e, ento, os meninos iam para cama. Ver-se- que o dia era ocupado completamente. Um perodo de muito maior do que o usual nas escolas de hoje era dedicado ao trabalho de classe; entre nove e dez horas dirias eram estas em exerccios em classe. [...] Cuidava-se de evitar que as crianas fossem sobrecarregadas de trabalho. As matrias mais difceis, como aritmtica, vinham pela manh, quando a mente estava mais fresca e as mais leves: Msica, Desenho, Esgrima e trabalho Manual, tarde. Aulas particulares especiais sobre lnguas e outras matrias deveriam se realizar nessa ocasio. A recreao desempenhava um importante papel na vida escolar. As tardes de quarta-feira e sbado eram livres e, freqentemente, eram aproveitadas numa excurso a algum lugar rgida. A vida do lugar era bastante informal, simples e variada. s vezes, Pestalozzi ficava to interessado nos jogos aps o desjejum, que permitia sua continuao at s 10h00min. A natao no rio que corria junto ao castelo era uma atividade comum no vero. [...] A organizao da escola era muito simples. Os meninos abaixo de oito anos eram agrupados numa classe primria. Acima desta estava escola propriamente dita, consistindo em dois grupos: a classe inferior de meninos, de 8 a 11 anos de idade, e a classe superior, de 11 a 18 anos. O currculo e o tempo dedicado a cada matria semanalmente eram os seguintes: CLASSE INFERIOR Matria Horas Estudo da Natureza...................... 2 Descrio de Produtos de arte...... 2 Geografia ...................................... 2 Conhecimento do campo (passeio)... 2 Aritmtica (Mental)...................... 6 Desenho...................................... 4 Leitura e Linguagem.................... 6 Canto .......................................... 3 Religio........................................ 6 CLASSE SUPERIOR Matria Horas Histria Natural.................................... Tecnologia............................................. Aritmtica............................................. Geometria e Desenho........................ Linguagem .......................................... Canto................................................... Religio ...............................................

2 2 6 4 4 3 9

Certamente trabalhar em uma escola neste padro, com possibilidade para desenvolver competncias e habilidades, causa muito boa impresso uma vez que era uma poca to desagregadora e sem humanidade, mas, havia um lugar onde Deus era reconhecido, onde havia lio de humanidade. Com toda manifestao de

75

dignidade, percebemos que no havia lugar para a menina. Faz-se necessria levar em conta o fator cultural. Esse um tema para outra ocasio. Neste contexto oportuno perguntar, de onde vem tamanha resilincia na pessoa de Pestalozzi? De seu reconhecimento e temor de Deus e do seu amor ao prximo. De sua verdadeira e real prxis protestante. De sua gratido ancorada na vida e obra do Senhor Jesus Cristo. No compromisso real com o Deus providente. Destarte a resilincia absorvida por meio da experincia concreta, mais suportada por uma convico fundamental na providncia de Deus, explicitada pela Palavra de Deus. Na observncia de homens usados por Deus como: Paulo, Lutero, Calvino, T. Beza... Para manifestar o poder do governo e justia entre os homens debaixo da soberana de Deus. Como fez Pestalozzi a despeito de toda dificuldade caminhou corajosamente alimentado por meio do saber perceptivo e sua intuio na educao com o fim de conquistar e promover entre os homens a autonomia. Destaca-se na seqncia as obras escritas por Pestalozzi, como segue: Las Veladas de um Ermito Traduo castelhana de Lorenzo Luzurriaga Daniel Jorro, Editor, Madrid, 1911. Leonard et Gertrude Editions de la Baconnire Neuchatel. Como Gertrude Enssea sus hijos traduo espanhola de Lorenzo Luzurriaga Madrid 1927. El Mtodo Traduo espanhola de Lorenzo Luzurriaga Madrid 1927 Las Veladas de um Ermito (Antologia) organizada e traduzida para o espanol por Lorenzo Luzurriaga Madri 1921. Leonardo e Gertrude trecho da Antologia organizada e traduzida para o espanhol por Lorenzo Luzurriaga Madrid, 1931. Schwanengesang Rascher Verlag Zrich 1947.

76

Minhas investigaes sobre a marcha da natureza no desenvolvimento do gnero humano Trecho da Antologia organizada e traduzida para o espanhol por Lorenzo Luzurriaga Madrid, 1931. El Canto del Cisne Traduo espanhola de Jos Mallart Madrid,1927. Pestalozzi Cartas sobre la Educacin Primaria dirigidas a Greaves. Edicciones de la lectura, Madrid.

77

CAPTULO 3 OS PRESSUPOSTOS PEDAGOGICOS DE PESTALOZZI NAS CARTAS SOBRE A EDUCAO INFANTIL

INTRODUO Traduo do texto segundo CABANAS: O contedo pedaggico das cartas sobre educao infantil Basta recordar o ndice do livro para considerar da verdade do que dizamos, a saber, que se trata de uma obra sistemtica como completa na exposio da pedagogia de Pestalozzi. O autor prope tocar em todos e cada um dos temas, cada um deles aparece tratado de um modo profundo e definido, com exceo dessa idia da educao que, para Pestalozzi, o vnculo afetivo entre me e filho, e que justifica o titulo que ao livro lhe tem dado a edio na Alemanha; ele s ocupa toda a primeira metade do livro, com o qual mostra claramente o papel fundamental que compete ao nosso autor, algum que se adiantou aos ensinos dos psiclogos modernos, assim como em atribuir aos primeiros anos da vida de uma criana grande importncia para o tipo de comportamento que a criana desenvolver posteriormente em sua vida. Vale destacar a continuao de algumas idias do presente livro que representam um passo adiante na teoria pedaggica e um aporte positivo que Pestalozzi tem feito a esta teoria, por sua relevncia merece ser considerada em alta conta. Um dos destaques o conceito de formao, que, como sabido, representa uma oposio e uma correo a Rousseau. O pedagogo genebrino, com efeito, havia concebido a formao da criana como um processo de

desenvolvimento sucessivo das faculdades, posto que surjam na criana primeiro os aspectos sensitivos, mais tarde os intelectuais, posteriormente os sociais, os morais,

78

os religiosas, etc. Pestalozzi, efetua uma mudana significativa, segundo pensa de um modo muito diverso: entende que o desenvolvimento um processo simultneo de atitudes, j que uma criana um ser dotado com todas as faculdades da natureza humana, se bem que nenhuma delas tem alcanado seu desenvolvimento total, coisa que se vai conseguindo gradualmente em todas as dimenses de uma vez (Carta III). por isso que a educao deve ser em cada momento harmnica e completa (e no especializada e unilateral, como queria Rousseau): h que cultivar de tal modo s faculdades da pessoa que nenhuma delas predomine em prejuzo da outra (V e XXI). Porm o distanciamento de Rousseau neste ponto no impede uma notvel afinidade em outras questes, pois Pestalozzi tem nele uma de suas principais fontes de inspirao. Como Rousseau, tambm nosso pedagogo est preocupado em fundamentar a educao sobre as leis da natureza, crendo que a soluo dos problemas pedaggicos pode dar-se unicamente como resultado de averiguar o que a natureza humana (Cartas XVI e XXI). Isto no autoriza com tudo e como muitos estudiosos tm feito , ao considerar Pestalozzi como um naturalista. Mas podemos cham-lo, em resumo, um naturalista moderado que, bem coincide com Rousseau em crer que a natureza constitui uma pauta fundamental para a ao educativa, distancia-se redondamente dele quando afirma a necessidade de atuar contra as inclinaes instintivas que se manifesta j na criana em sua tenra idade. Essa postura de Pestalozzi nos revela j sua atitude tpica, que procura equilibrar seu pensamento critico com o afeto e sua realidade. Isto poderia valer ao nosso autor o titulo de pedagogo da razo e da experincia que sem duvida constitui o segredo de seu xito, de sua aceitao e de sua influncia. sabido o

79

difcil resultado de entender e definir os atos educativos, cheios de antinomias* de idias contrrias que devem coexistir. Da as teses extremas de certos pedagogos, tal como afirma sua opinio, entre outros, Herbart e Makarenko que em educao todos os resultados dependem exclusivamente do mtodo e do educador, ou a tese oposta, defendida por Lombroso, este expressa o processo educativo vem determinado pelas disposies internas e pessoais do educando. Frente s duas concepes, Pestalozzi adapta uma posio conciliadora e equilibrada, pois entende que a condio previa a obra educadora no reside na atitude dos educadores; est igualmente na disposio da criana (cartas VIII). Indicvamos j que, em questo dos fins da educao, sobre tudo a Knat a quem Pestalozzi deve suas idias. No presente livro so vrias as passagens em que ele exprime uma semelhana com o autor supra citado. A finalidade da educao escreve nosso autor, a elevao da pessoa a verdadeira dignidade prpria de um ser espiritual (cartas XVI). A educao converter o homem em um membro til sociedade fazendo-o autnomo, porm temos que pensar na possvel e autntica autonomia que fato e vai estritamente unida ao carter moral (cartas XXXII). O fim supremo da educao , pois, o fim moral. Falando dos fins da educao escreve tambm Pestalozzi: O fim ltimo da educao no est no aperfeioamento dos conhecimentos escolares, seno na eficincia para a vida (cartas XXI). Porm aqui nosso pedagogo est pisando j
*

Antinomia (A termo grego? -, contra, mais? ?, lei) literalmente meios a incompatibilidade mtua, real ou aparente, de duas leis. um termo usado em lgica e epistemologia. O termo adquiriu uma significao especial na filosofia de Immanuel Kant que usou isto para descrever os resultados igualmente racionais, mas contraditrios de aplicar para o universo de puro pensamento as categorias ou critrios de razo prprio para o universo de percepo sensata ou experincia (fenmenos). Razo no pode aqui fazer o papel de estabelecer verdades racionais porque vai alm da possvel experincia e aplicado esfera do que transcende a isto. Segundo Kant h quatro antinomiasdois matemticos, dois dinmicoconectado com: A limitao do universo em relao a espao e tempo; A teoria que o todo consiste em tomos indivisveis (considerando que, na realidade, nenhum tal exista); O problema de liberdade em relao causalidade universal; A existncia de um ser necessrio. Wikipdia 2004.

80

noutro terreno. Entende, de acordo com o aforismo clssico, que non scholae, sed vitae discimus. Com o qual se apresenta na vanguarda da pedagogia ativa, realista, natural e humana. O princpio do ativismo formulado claramente nas cartas XVIII e XXX: A primeira regra que deve ater-se me a de ensinar servindo-se sempre de coisas, mais que das palavras; convm fazer com que a criana entenda que no tem meio e modo de adquirir um saber bsico sem fazer um esforo de sua parte; na carta XXXI descreve que o melhor meio pelo qual a criana aprende as coisas quando descobre por si mesma, para a qual devemos ensinar servindonos mais de objetos do que palavras. no campo da educao intelectual ou ensino onde esses princpios fazem uma aplicao mais clara. Na carta XXIX Pestalozzi afirma enfaticamente que saber as coisas entend-las; de modo a formar uma criana, e formar-lhe o hbito da reflexo pessoal sobre as coisas, o qual educar a sua inteligncia; e na carta XXVIII arremata contra a memorizao, propondo super-la na base da compreenso e da intuio das mesmas coisas; essa intuio se far metdica e exaustivamente de acordo com os trs elementos: de nmero, forma e linguagem (carta XXXI). A criana tem sempre um interesse espontneo pela aprendizagem, de modo que quando as crianas se mostram distradas e claramente com falta de interesse para o ensino que lhes dado, o professor dever sempre se empenhar para buscar em si mesmo causa deste desinteresse (carta XXX). Este interesse deve ser incentivado e saber aproveit-lo e cultiv-lo, para os quais o meio mais adequado no seria o castigo nem outros recursos punitivos. A aprendizagem da lngua materna, proposto igualmente por P. Girard, um contemporneo e compatriota de Pestalozzi, se falava tambm dentro desta linha de seguir e aproveitar o interesse espontneo (vejase a carta XXXI).

81

E no faremos mais consideraes, pois o leitor mesmo, no seu estudo atento das pginas que seguem descobrir por si a grande quantidade de sugestes pedaggicas to preciosas, como fecundas e definitivas. Decidimos isto na confiana de que a apresentao desta obra de Pestalozzi saciar em parte com as expectativas, que nestas cartas foi proposto por todos os admiradores e estudiosos de nosso autor.

ENTENDIMENTO SOBRE O MTODO DE PESTALOZZI O nosso propsito de investigar os conceitos apresentados no livro: Cartas sobre educao infantil, com a finalidade de entender as idias que compem o mtodo de Pestalozzi. Salientamos que os fundamentos teolgicos apresentados por Pestalozzi so orientados pelo princpio do protestantismo reformado; cuja confisso foi revelada por ele na carta de Stans.

Pestalozzi e a Famlia A constituio da famlia como ele descreve a sua prpria, ou seja, O pai, a me e os filhos. Firmados sobre o casamento, conforme descrito nas escrituras: Por isso, deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. (Gn 2:24). O meio encontrado pelo homem e a mulher, para se relacionar, manifesta um princpio fundante que o amor. O modelo de relacionamento encontrado na famlia de onde emana o parmetro. Assim o homem toma a deciso de sair da sua

82

famlia, tendo conscincia do seu amadurecimento, por outro lado, a mulher toma a deciso de deixar a sua famlia tendo conscincia que j esta pronta ambos encontram-se fundamentados no amor. E reciprocamente afirmam que iro nutrir com conscincia pura, firmando uma aliana. Neste caso com o auxilio de Deus. Perceber nitidamente a complexidade de viver em famlia ter conscincia de si e do outro com a beno de Deus. Assumir as funes de homem e mulher, desenvolver as potencialidades cuidando da relao. Observando o texto supra citado Groningen ajuda a clarificar:
Deve ser mencionado tambm que a criao do macho e da fmea deu ao homem a possibilidade de obedecer ao comando de tornar-se uma s carne (Gn 2:24), no contexto do homem deixar seu pai e sua me e se unir a sua esposa. Assim a unidade bsica da famlia foi estabelecida e pde atuar como um meio reprodutor da vida como Deus havia ordenado que fosse. (2002, p. 86).

A famlia a unidade bsica da sociedade, exigncia natural de investimento macio no ser humano em todas as faculdades: do corao, da razo e do corpo. Principalmente no que se refere a sua participao na famlia e fora dela. Escrevendo sobre o membro e sua qualidade de participao, Linton contribui refletindo:
Essas unidades tm sempre funes especificas em relao tanto a seus membros quanto sociedade total. A qualidade de membro da unidade acarreta para o individuo direito e obrigaes especficos em relao aos outros membros e tambm e uma serie de atitudes claramente definidas. A expectativa que a unidade seja o centro principal dos interesses e lealdade daqueles que a ela pertencem e que tem obrigao de cooperar entre si, auxiliar-se reciprocamente e colocar os interesses de seus membros acima dos interesses de estranhos. A interao das personalidades dentro da famlia intima e continua; e sua acomodao recproca deve ser, segundo a expectativa geral, correspondentemente completa. O ideal que os membros de uma famlia estejam ligados tanto por laos de afeio quanto de interesse comum; e as disputas entre eles so consideradas mais reprovveis que as disputas entre membros da unidade e estranhos. (1940,137).

A famlia sintonizada procura aprofundar seus laos de afeto, amadurecendo nas suas diferenas embora saudveis, unida na meta do bem comum. Expressando

83

lealdade na justia e na paz. Construindo uma relao sria real com o meio onde vive respeitando o limite de cada um. Pestalozzi observando sua condio de pertencer a famlia, entendeu seu crescimento e o empenho realizado da parte de sua me, com o fim de desenvolver as potencialidades de todos os seus membros. Idealizou uma unidade bsica de educao com a ampliao do conceito de famlia, onde a proposta seria aperfeioar e fortalecer as virtudes do ser humano. Gutek faz uma reflexo sobre esse aspecto: Ele fundamentou a escola para estar atuando como uma casa, onde os estudantes moram, trabalham, e aprendem junto como uma famlia. As crianas faziam trabalho agrcola e de habilidade manual e ensinava aritmtica, religio, e moralidade. (1975, p. 238). O pensamento de Pestalozzi a partir da sua experincia familiar, retirar as linhas de conduta por meio da qual ira aplicar ao contedo na escola. Embora no seja explicitado no currculo mnimo implantado, h um preparo para manuteno da vida, aperfeioamento profissional, desenvolvimento da inteligncia, edificao espiritual e conscincia moral fortalecida pelos princpios de f reformada. A proposta de Pestalozzi observar o ser humano de modo global, integrado com as variantes de sua moralidade na sociedade em que transita. Dialogando sobre o assunto Palmer escreve: Estabelecer o exame naturalmente em quatro pares: de Marido e Esposa, na relao conjugal; de pai e criana, no parental; de irmo e irm, no fraternal; de Mestre e Educando, na Academia. (1981, p. 2122). Organizar a educao a partir da famlia proporciona segurana, motivao para aprendizagem, sobretudo estrutura necessria, a propagao da vida em sociedade, garantindo o respeito vida e a lei. Disseminando o princpio do afeto na famlia, mas constrangendo a sociedade obsorver equilibradamente esse hbito.

84

A famlia nutriu uma atitude obstinada em busca dos melhores hbitos na vida, aumentando a capacidade de aprender e dominar os impulsos indesejveis. A natureza de homem que o mais spero dos dois, o amor dele precisa ser trazido debaixo do penhor da lei moral, e ser cultivado como um princpio. (Palmer,1981, p. 31). Entende-se o natural em Pestalozzi por meio de sua experincia e seu trato em considerar no mesmo espectro a lei natural, homem cultiva o alimento, tambm deve cultivar a moral, a religio, a arte e a cincia. Pestalozzi chama ateno para o papel da me, uma vez que a me tem o instinto natural de amar o filho. Segundo ele, cabe a me logo no comeo da vida ensinar a criana amar a Deus. Observe a naturalidade do princpio a minha me me ama, a criana reage a esse amor e ama a sua me. Ento a me ensina seu filho amar a Deus. Deste relacionamento de amor a me ensina o filho amar ao ser humano. Da emana o sentimento de obedincia da criana a Deus, esse sentimento de obedincia a Deus, que foi vivenciado pela me de Pestalozzi. Em certa medida, foi influenciado pelo habito de leitura da Bblia de sua me na sua infncia, mas fortificado pelas frias passadas na companhia de seu av Andr Pestalozzi no seu cuidado com a Igreja. As prprias palavras de Pestalozzi mostram sua intimidade com Deus: O Deus de minha cabea uma quimera; no conheo outro Deus que aquele do meu corao. E s me sinto homem ao crer no Deus de meu corao. Lopes (apud Pestalozzi, 1981, p.87). Esse fragmento somado a outros como este registrado na carta de Stans: Por isso sempre fiz o melhor que pude por fazer claramente entendido os motivos das minhas aes em todas as circunstncias de modo a despertar sua ateno e interesse. Isto, meu amigo, traz-me considerao os meios morais a serem empregados numa autentica educao domestica. A me

85

desperta o amor em seu filho primeiro a Deus e depois aos outros. Cultivando assim a religio e a moral no mesmo patamar. Pestalozzi entende a relao entre religio e moral, do crescimento de valores religiosos relacionado com a gnese de valores morais. Ambos so mutuamente, e ambos surgem da tendncia do indivduo a uma benevolncia. Cumpria-me seguir o elevado preceito de Cristo quando disse: limpar primeiro o que esta dentro, para que o exterior possa ser limpo tambm. Meu objetivo era formar nova vida em comunidade, despertar nas crianas novas foras, desenvolvendo nelas o sentimento de fraternidade e justia como em famlia. (Lopes, apud, Pestalozzi, 1981, p.61).

Pestalozzi e a Natureza A compreenso de Pestalozzi sobre a natureza simples: a semente plantada sendo atendidas todas as suas necessidade se desenvolve naturalmente. Os animais tm seus filhotes segundo os cuidados regulados segundo o ambiente os mesmos se desenvolvem, seguido a mesma linha de raciocnio, as crianas tambm atendidas as suas necessidades se desenvolvem naturalmente. Assim explica: A sua completa ausncia de escolaridade era o que menos me preocupava porque tinha confiana nos poderes naturais com que Deus dotou at as mais pobres e abandonadas criaturas. [...] Amigo, assim tambm a virtude. Ela se desenvolve como a planta que cresce medida que o solo satisfaz as necessidades de seus renovos. (Lopes apud Pestalozzi, 1981, p. 62). O cultivo dos valores mais elevados norteia toda a ao educativa em primeiro lugar, existe um imperativo dentro do homem, a libertao de seu mais profundo eu no ser, no qual se encontra os seus poderes mais virtuosos. Refletindo sobre a natureza Hooykaas, contribui:

86

A Bblia, no entanto, atribui a Deus, de forma imediata, todos os acontecimentos, por mais insignificantes que sejam. As coisas naturais nada mais so do que Seus instrumentos, e a ordem da natureza est fundamentada no em uma lgica imanente, mas no desvelo de Deus por Suas Criaturas. Deus no interfere em uma ordem da natureza que semi-independente; Ele age ou de acordo com um modelo regular ou de uma maneira mais excepcional, ou mesmo de uma maneira inslita. (1988, p.31).

Tomado o referencial da natureza de que Deus dotou o homem com todas as faculdades necessrias ao seu aperfeioamento, rejeita toda ajuda dos mtodos antigos de educao e crendo na sua intuio aplica seu mtodo natural a instruo da criana na escola. Desta maneira escreve: [...] bastando para o desenvolvimento das crianas a influncia do ambiente natural e as atividades nelas suscitadas pelas atividades da vida diria. Esta era, entretanto, a idia bsica em que depositava toda minha esperana de sucesso. Est aqui o fundamento para outras inumerveis noes. (Lopes, apud Pestalozzi, 1981, p. 56). A atividade bem orientada para a vida diria educa naturalmente. Ainda pensando sobre a natureza, Rousseau afirma: Essa educao vem-nos da natureza ou dos homens ou das coisas. O desenvolvimento interno de nossas faculdades e de nossos rgos a educao da natureza; o uso que nos ensinam a fazer desse desenvolvimento a educao dos homens; e a aquisio de nossa prpria experincia sobre os objetos que nos afetam a educao das coisas. (2004, p. 9). Este modelo referencial de considerar as sensaes e as relaes das coisas com os movimentos vividos no cotidiano, como naturalmente entendido. Em outros termos, aprender fazendo. Como promover o deslocamento do endeusamento da natureza, o contedo desta tem na sua base a filosofia grega. Contribuindo para o entendimento e a demolio desta idolatria da natureza, Hooykaas nos descreve uma sntese apresentada por Bacon:
Se o homem foi feito imagem de Deus, razovel que se possa esperar ser ele capaz, ao menos, de fazer algumas das coisas que

87

Deus fez. Enquanto os gregos achavam que dominar a natureza era tentar o impossvel, j que at mesmo os deuses eram obrigados a respeitar a lei da necessidade, os autores bblicos acreditavam que Deus conferira uma parcela do seu divino poder de comando a mais sublime de Suas criaturas. Por conseguinte, a ntida linha divisria entre o natural e o artificial tornou-se imprecisa, em razo da influencia dos ensinamentos bblicos. [...] A esse respeito, importante lembrar que Francis Bacon (1561-1626), o arauto da cincia moderna, defendeu a nova postura sobre a techn, mesmo antes da filosofia mecanicista. As duas colonas de Hrcules, os smbolos do antigo non ultra (no alm), significavam para ele a superestimao da antiga cincia e a subestimao da possibilidade de ultrapass-la. No frontispcio do seu Great Instauration (1620) est estampado o desenho de um navio passando por entre essas colunas, com a inscrio plus ultra (mais alm). Com efeito, imitando o que acontece aos cus, os homens tinham circunavegado a Terra, e, ao invs de se referir ao inimitvel relmpago. Esses dois exemplos foram dados por Bacon para demonstrar que o homem capaz de competir tanto com a natureza celestial como com a terrestre. A descoberta acentuou Bacon, so, por assim dizer, novas criaes e imitaes das obras de Deus. Em sua opinio, o domnio do homem sobre as coisas depende inteiramente das artes e das cincias; o homem no deveria mais partilhar com Aristteles da desesperana de que o poder da arte possa competir com a natureza, no havia mais razo para pensar que o fogo artificial no pudesse fazer as mesmas coisas que o sol, ou que o homem s pudesse fazer miniaturas, e no compostos. (1988, p. 8788).

O resumo apresentado acima nos permite afirmar que Bacon ao lanar duvida, sobre a possibilidade do homem dominar a natureza, por meio da arte; e ainda refletir sobre os mecanismos que o homem capaz de imitar as obras de Deus. Impulsionou a cincia experimental. Pestalozzi em suas concepes de observao e agir exemplificando, demonstrar por situaes o mais correto para as crianas, afirma: tais experincias nos tm mostrado que o simples hbito de boas maneiras, de bom comportamento, faz mais para educao de sentimentos morais do que a multiplicao de ensino e de leituras em que este simples fato ignorado. Partindo deste sentimento de prtica e a visualizao imediata dos atos simples, contribuindo para despertar a virtude do bem viver permite conect-lo ao empirismo.

88

Prestalozzi e o Empirismo O seu ponto de partida emana da aplicao de sensaes e impresses, retiradas das situaes vivenciadas por ele e seus alunos, deste modo relata: graas aplicao destes princpios, meus alunos tornaram-se logo mais espontneos, mais contentes e mais susceptveis a influncias para o bem do que se poderia imaginar quando a princpio os encontrei inteiramente vazios de idias, de bons sentimentos e de princpios morais. (Lopes apud Pestalozzi, 1981, p. 64). Apreendem-se destes fatos que os alunos estavam sem numa impresso dos valores morais e no tinham sentimentos quanto ao bem. A comparao dos princpios acima com o pensamento de Locke, nos mostra certa sintonia observe: Todas as nossas idias e os princpios que deles se formam, derivam da experincia; antes da experincia o esprito como uma folha em branco, uma tabula rasa. (Padovani, 1984, p.322). Pestalozzi menciona trs aspectos diversos da sua educao elementar, quais sejam:
O sentimento moral da criana deve ser primeiramente despertado por meio de ativas e puras sensaes; estas devem ser exercitadas de modo adequado, isto , mediante domnio prprio para que sejam orientadas para o que reto e justo; finalmente, deve a criana ser induzida a formar, por si mesma, por meio da reflexo e comparao, uma correta idia dos direitos e deveres que lhe correspondem em virtude do ambiente e da sua posio. (Lopes apud Pestalozzi, 1981, p.66).

O ato educativo passa necessariamente pelos sentidos, as sensaes acarretam modificaes nos estados mentais, modificando a atitude em relao ao outro, as coisas e ao objeto do conhecimento. O processo de formatao se estabelece mediante o exerccio constante frente convivncia com os fenmenos, ao mesmo tempo em que nos induz a uma reflexo intima, estabelecendo a percepo de que o nosso interior sofreu uma

89

revoluo. Amoldar sensao de que houve uma experincia intima resultante da experincia externa captada pelos nossos sentidos. Neste caso verifica-se a influncia de Locke na educao de Pestalozzi. Com o aperfeioamento de pensamento dos alunos e o exerccio da inteligncia constata-se uma preocupao com o homem.

Pestalozzi e o Homem um ser criado por Deus, todavia Deus lhe outorgou todas as faculdades para o seu desenvolvimento integral. Em primeiro lugar Pestalozzi v logo na criana uma tendncia ao egosmo, mas atravs da dedicao e o zelo da me a criana ser encaminhada ao amor de Deus Pai. Por outro lado ele diz: No homem a dureza de corao o germe de toda maldade. Seu entendimento alcana que naturalmente o homem tendera para o mal, porm se houver o cuidado de sua me, sobretudo a sua dedicao de lhe ensinar a amar primeiro a ela, as outras pessoas e a Deus. Certamente a me como escolhida de Deus para desempenhar essa sublime misso de conduzir o seu filho a vida eterna com Deus. Refletindo sobre o processo de a me cumprir com sua misso diz:
Toda me foi chamada a consagrar sua ateno a essa tarefa. Nisto consiste o principal de seus deveres; tal o que dir em seu peito a voz da conscincia. Porm a idia de que se tem um dever vai sempre acompanhado da capacidade de cumpri-lo, tem acontecido no cumprimento do dever dedicar animo confiana e amor. Para no fim receber a coroa do sucesso com satisfao e sem temor. (Pestalozzi, 1996, p.108).

A responsabilidade da me em ensinar ao filho o amor, o afeto e a fazer sempre a escolha pelo bem. Na perspectiva de Pestalozzi ir alm nutrindo e alimentando o amor dentro do homem com o qual ser sustentada sua esperana e f para resistir pobreza humana. Este estado preocupante com a vida religiosa,

90

impulsionada pela marcante presena de Deus no cotidiano do homem, provoca uma importante referencia em sua experincia religiosa. O protestantismo de sua me e de seu av pastor Andr Pestalozzi, somado ao importante movimento pietista que mobilizou e influenciou muitas Igrejas protestantes neste perodo. Sobretudo no que se refere experincia religiosa, aqui neste contexto verifica-se o ponto de contato entre Pestalozzi sua forte tendncia ao pietismo do seu tempo. Ainda sobre o contexto destaca-se a figura de Philipp Jakob Spener (1635-1705), tem-se atribudo a ele o inicio do pietismo por meio do lanamento de sua obra, em 1675 cujo titulo : Pia desidiria (anseios piedosos). Spener descrito pelo Dr. Costa, anlise bem profunda, porm destaca-se sua formao: [...] estudou em Estrasburgo, Basilia, Genebra, Stuttgart e Tbingen. Na Sua (1659), teve contato com a Teologia Reformada, todavia continuou na Confisso Luterana. Os pontos principais revelados na obra de Spener so conforme Costa:
a) O Sacerdcio Universal dos Crentes Todos os crentes devem participar dos servios religiosos, ensinando e ajudando uns aos outros, sendo assduos nos estudos bblicos, etc. b) Cultivo da vida espiritual: leitura sistemtica da Bblia, orao e abstinncia Combate ao jogo, bebedeira, bailes e teatro, enfatizando a moderao nas vestes, na bebida e nos alimentos, bem como um comportamento cristo nos negcios, tendo o amor como parmetro visvel da piedade crist. c) Rigor na disciplina da Igreja Santidade de vida: Um comportamento santo contribui em muito para a converso das pessoas, conforme o ensinamento de 1Pe 3.12. d) Teologia com nfase na vida prtica, em detrimento da especulao. e) A Bblia tem autoridade superior s confisses; contudo, estas so relevantes devendo ser ensinadas. f) A experincia fundamento de toda certeza; por isso, apenas um cristo regenerado pode ser um verdadeiro telogo e possuir um conhecimento real da verdade revelada. Entretanto, Deus fala a sua Palavra mesmo atravs dos mpios. (2004, 263, 266).

Ao ler as idias de Spener verifica-se sua influncia no pensamento de Pestalozzi, seus princpios devocionais so praticados por Pestalozzi no seu cotidiano. Pestalozzi intregra ao conceito de educao a prtica do amor, assim ele

91

chama ateno do aluno por meio da prtica do amor, conquista a mente do seu aluno pelo sentimento sincero do seu corao. Lopes resume esse pensamento a cerca do homem quando exprime: primeiro no seu estado primitivo, onde predomina a vida animal. No segundo passo da evoluo, estuda-o na sua vida social. Por ltimo, chega ao estgio superior, isto , ao nvel da moral e da tica. (1981, p.109). A caricatura descreve o homem como um animal instintivo, a titulo de exemplo podemos imaginar um homem rude, aquele que s enxerga a si mesmo, tudo dele. Egosta, no tem interesse em compartilhar o que seu, a menos que seja em troca de algo para si. No segundo caso o homem j recebeu uma influncia da educao, entende o seu crescimento participando da vida social. Sua experincia social fica to evidente que o homem percebe a necessidade da elaborao de leis que regulamente e no seu direito e o seu dever, logo apreende que ser cidado viver sob o imprio da lei. Neste contexto de decidir entre humanos, Pestalozzi nos ensina que: A casa paterna, a escola dos costumes e do Estado. Conceituar o lar como o micro representante do Estado, leva-nos ao encontro da escola espao de construo coletiva da aprendizagem, onde integra o conceito de cooperao, cuja meta maior formar o cidado capaz de contribuir com amor para a vida em sociedade, porm livre, uma vez que o homem nasceu livre e autnomo. A ampliao de mentalidade nas pessoas da sociedade principalmente na classe pobre, no campons aparece na demonstrao reflexiva. Como eu vou ser livre? Sabendo usar o corpo para agir, sabendo amar e sabendo pensar com inteligncia. Pestalozzi percebe pela sua experincia vida a necessidade de organizar a sociedade para militar e promover o direito e o dever do homem.

92

Participa de uma sociedade secreta chamada os patriotas, fomentando o povo a revoluo. Esclarecer o povo quanto a maneira desptica do Estado, destinase a dirigir o povo ao movimento iluminista.

Pestalozzi e o Iluminismo Integrar o movimento iluminista demonstra sua capacidade de agir com seu corpo, na orientao de sentir seu corao pulsar em busca da inteligncia. Capacitar o povo por meio da educao a encontrar seu prprio caminho de igualdade. Pestalozzi quer chamar ateno para o amor o fundamento de toda educao, a partir da centralidade do ser o amor equilibra o aperfeioamento: do corao, da cabea e da mo. O amor a experincia interior, que impulsiona o ser a se manifestar na reflexo inteligente e consciente, habilitar o corpo a executar com amor a experincia externa. Observar sua condio humana construir o objetivo para alcanar conhecimento necessrio, com fim de implementar um estado de direito com relaes justas reguladas por leis, capaz de produzir liberdade e igualdade na sociedade. A moralidade a capacidade do homem de entender que sua autonomia se realiza no respeito ao prximo. Amar o prximo como a si mesmo. O clmax do iluminismo na realidade a valorizao do ser humano como pessoa, seus direitos fundamentais: a vida, a liberdade e a justia. Na expresso de Pestalozzi enobrecer o homem : retirar da criana a sua tendncia animalesca, ajudado por meio da reflexo atingir a plena conscincia de si mesmo. possvel entender sua atitude de investir para o mendigo sair desta condio de ignorncia, escrever para esclarecer o povo contra a aristocracia, mas sua militncia em apoio revoluo Francesa e posteriormente a Helvtica desferindo um golpe na tirania.

93

Mcgrath, refletindo sobre esse tema considera: Talvez o exemplo clssico dessa atitude possa ser encontrada no iluminismo, com sua nfase sobre a capacidade da razo humana de compreender, por si s, o mundo a sua volta inclusive quanto aos aspectos deste mundo que seriam tradicionalmente reservados aos telogos. (2005, p.124). Educar para autonomia considerar a escolha como uma possibilidade razovel da livre vontade do homem, neste sentido compreender que os telogos tiveram mais de dois mil anos para influenciar e ajudar o homem a ser capaz de construir o seu caminho. Porm no o fez e causou mais trevas no seu caminho. Agora o homem com o auxilio do amor que brota do seu corao, atingiu autoconfiana e procura sair da sombra indo pela prpria vontade experimentar a luz natural da educao. Relacionando o sculo XVIII, com a luz Bobbio expressa: denominado por isso o sculo das luzes. Esse movimento visa estimular a luta da razo contra a autoridade, isto , a luta da luz contra as trevas. Da o nome iluminismo, traduo da palavra alem Aufklrung, que significa aclarao, esclarecimento, iluminao. (2000, p.605). Reconhecimento de que o homem ser iluminado pelo domnio da razo prtica e por sua curiosidade epistemolgica, a investigar dentro de si mesmo o que impede desenvolver as faculdades internas da alma, por esse processo desvenda os olhos do ser, com o qual constitui a educao com a luz para entender seu mundo externo. [...] dir-se-ia que acima de tudo, uma mentalidade, uma atitude cultural e espiritual, que no somente dos filsofos, mas de grande parte da sociedade da poca, de modo particular da burguesia, dos intelectuais, da sociedade mundana e at alguns reinantes. (Bobbio, 2000,p. 605). O conjunto da luz interior que est aguardando o toque da mentalidade latente da sociedade, com o fim de patentear a luz que dinamizar todos os setores

94

da vida humana, a razo prtica avocar o controle integral do processo educativo. Ento o termo philosophe, com que o prprio iluminista se autodefine, indica a figura de um vivificador de idias, de um educador, isto , daquele que em tudo se deixa guiar pelas luzes da razo e que escreve para se tornar til, dar sua contribuio para o progresso intelectual, social e moral e debelar toda forma de tirania, seja esta intelectual, moral ou religiosa. (Bobbio, 2000,p.605-606). Mas Pestalozzi quer a percepo do corao e sua intuio guiar seus passos ao encontro do Romantismo, onde sua luz interior brilhar intensamente para irradiar a educao coetnea.

Pestalozzi e o Romantismo Os estudiosos de um modo geral tm dificuldade de especificar a corrente de pensamento que o descreveu como movimento romntico. Por outro lado possvel afirma que ele surgiu no sculo XVIII na Europa e cujo campo do conhecimento de onde vem a literatura. Bobbio faz um estudo minucioso sobre o romantismo e explica sua passagem ao explicitar:
O termo romntico nasceu em ambientes literrios e com significados no unvocos. A. W. Schelegel, em lies em Berlim sobre historia da literatura romntica (1802-1803), incluiu sob esse titulo todas as

manifestaes literrias sucessivas queda do Imprio Romano, desde a mitologia germnica at T. Tasso ou mais alm. Se to ampla acepo no foi, em geral, seguida, o romantismo assumiu e conservou o significado de moderno, que implicava a rejeio do convencionalismo acadmico e superficial, de imitao preponderantemente francesa. Por moderno no se entendia um modelo qualquer, mesmo literrio (embora a redescoberta de Shakespeare, e, sob um outro aspecto, a de certos escritos de Rousseau ou dos ingleses, exercessem uma grande influncia), mas principalmente a sensibilidade por contedos aos quais, a mentalidade anterior no prestara nenhuma ateno: o elementar, o primitivo, a fora incontrolada, que possuem certamente uma potncia negativa quanto ao harmnico (os romnticos sentem at, mais do que os clssicos, profunda venerao pela beleza grega), mas possuem tambm

95

uma potencia positiva quanto ao artificioso, quilo que construdo de forma intelectualista. O original dos romnticos no necessariamente a inocncia (antes, com o passar do tempo, o senso de pecado e do mal se tornam um elemento constitutivo da mentalidade romntica), mas vital que traz em si, junto com a possibilidade da culpa e da degenerao, a possibilidade da redeno e do renascimento. (2000, p. 1131). Na realidade, esse extrato histrico nos relata os campos do conhecimento com os quais o romantismo debatia enfaticamente e provocar polmica grandiosa. Objetivamente fazendo o papel da oposio. Quanto ao campo do conhecimento que refere-se a teologia uma tentativa nostlgica de retroceder o protestantismo, ao pietismo, isto , a utilizao da sensibilidade (experincia supra racional). Ainda sobre a teologia fundamental marcar a questo do pecado original o reconhecimento da culpa, da degradao do homem, mas por outro lado a possibilidade da vivificao ou da regenerao do homem. No contexto de concretizar seu objetivo o romantismo quer lanar mo, no direito de envolver o protestantismo com o manto sagrado da experincia individual, uma relao intima com Cristo. os conventculos religiosos querem repor em sua grandeza o verdadeiro cristianismo, com seus mistrios e com a experincia da ascese individual, contra uma religio reduzida a um mero moralismo. Estas e outras inspiraes anlogas passam para o romantismo que, no entanto, busca tambm algo mais inefvel: a linguagem originria, repleta de potencialidades semnticas, depois perdidas;[...] (Bobbio, 2000, p.1131). O principio fundante da educao de Pestalozzi o amor. A questo de onde vem tanta confiana? Pestalozzi protestante fervoroso da vem sua segurana, entende-se que o Catecismo de Heidelberg nos dar uma pista, a:
6 PERGUNTA: Criou, pois, Deus o homem to mal e perverso? RESPUESTA: No, muito pelo contrrio, Deus criou o homem bom fazendo-o a sua imagem e a sua semelhana, dizer, em verdadeira justia e santidade, para que retamente conhecesse a Deus seu

96

verdadeiro Criador, para am-lo de todo corao, e bem aventurado vivesse com Ele eternamente, para ador-lo e glorific-lo. TEXTOS BBLICOS: a. E viu Deus tudo que havia feito, e disse eis que era tudo muito bom. E foi a tarde e a manh do sexto dia. (Gn 1:31); b. Ento disse Deus: Faamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhana; e governara os peixes do mar, as aves do cu, as bestas, em toda terra, e todo animal que rastege sobre a terra. E criou Deus o homem a sua imagem, a imagen de Deus o criou macho e fmea os criou. (Gn 1:26-27); c. -E os revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justia e retido procedentes da verdade;(Ef 4:24); d. -E revestistes do novo homem, que se refaz, para o pleno conhecimento, conforme a imagem daquele que o criou; (2 Co 3:18); e -E todos ns, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a gloria do Senhor, somos transformados, de gloria em gloria, na sua prpria imagem, como pelo Senhor, o Esprito. (Cl 3:10). 7 PERGUNTA: De onde procede esta corrupo da natureza humana? RESPUESTA: Da queda e desobedincia de nossos primeiros pais Ado e Eva no paraso; pela, nossa natureza tem passado de tal maneira a corrupo, que todos somos concebidos e nascemos em pecado. TEXTOS BBLICOS: a. Disse o Senhor Deus a mulher; que isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou e eu comi. (Gn 3.13); b. Portanto, assim como por um s homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Pois assim como, por uma s ofensa, veio o juzo sobre todos os homens para condenao, assim tambm, por um s ato de justia, veio a graa sobre todos os homens para a justificao que d vida. Porque, pela desobedincia de um s homem, muitos se tornaram pecadores, assim tambm, por meio da obedincia de um s, muitos se tornaro justos. (Rm 5: 12, 18,19).

O pensamento romntico considera a natureza criao de Deus e Pestalozzi um romntico e reconhece os poderes que Deus dotou o homem com todas as potencialidades para desenvolver naturalmente. Na verdade, o romntico sabe da tendncia humana para o mal. Em certa medida, tem conhecimento do amor de Deus revelado em sua Palavra e tem conscincia do poder de Deus pelo diligente ensino da revelao de Deus para regenerar o pecador. Um contexto social, onde o indivduo se sinta satisfeito, exige um vnculo de amor que , ao mesmo tempo, sentimento de dependncia: a articulao entre os grupos torna naturais e claros os deveres que se exigem de cada um: a famlia, a classe, o municpio, a Igreja, [...] (Bobbio,2000, p.1133).

97

A teia social onde o indivduo alagar; Seu ambiente compartilhado por distintos seres da mesma natureza, a experincia comunica o afeto com outras pessoas e coisas. Bobbio expressa:o Estado so outros tantos contextos,

intercomunicantes e relativos, entre os quais o que existe no tanto o equilbrio mas a harmonia. A autoridade estatal representada coletiva e individualmente pela legalidade do direto, a ao do Estado comunicada atravs do sentimento de dever definindo naturalmente a relao de amor estendendo a toda rede: com o indivduo, unidade familiar, na escola, na Igreja. Existe a possibilidade do dilogo entre os diversos agentes que atuam na vida da sociedade. Pode bem ser que surjam conflitos; mais, pela presena do mal diro certos romnticos , pela contradio que brota da raiz autnoma de cada um desses ncleos diro outros tem de haver conflitos; eles fazem parte de um ritmo eterno, desconhecidos em seus particulares, que rege a vida do gnero humano. (Bobbio, 2000, p. 1133). A oposio uma atitude do romantismo e esta tem sido sua maior contribuio em todos os setores do conhecimento. Sentimento prativo visando o

amadurecimento, questionar a ordem estabelecida, perguntar sobre a desigualdade humana, provocar o debate sobre a autoridade do Estado, porque a razo explica as leis da natureza; O que a cincia tem feito para minorar o sofrimento humano? Pestalozzi como um reformador educacional, pretende uma escola edificada no amor. Tendo sido formado em uma escola tradicional, cujo roteiro tinha leitura, recitao, memorizao de texto, castigo corporal, ambiente desfavorvel a aprendizagem. A criana no desenvolve sua mente em um contexto artificial e desconhecido. O professor elabora tarefas de memorizao de textos, salmos e catecismo, que sero realizadas por crianas das series iniciais. Essas crianas iro apresentar cansao e fica inquieto, como o professor ira agir no sentido de

98

conquistar sua ateno. Na poca de Pestalozzi, segundo ele os professores eram despreparados. Diariamente recorriam ao castigo corporal. Para Pestalozzi retirar a liberdade da criana na escola demolir seu direito a curiosidade epistemolgica. Em certa medida faz sentido Pestalozzi criticar as escolas tradicionais, ressaltando: os tradicionais inventaram uma lgica artificial baseada no racionalismo, os tradicionais so ignorantes no que se refere a assuntos prticos e sobre a natureza, no tem o habito de contar as historias da Bblia para as crianas, no se preocupam em manter um dilogo com as crianas sobre assuntos do interesses delas, normalmente quando esto sbrios tratam as crianas como adultos. Pestalozzi descreve seu mtodo como educao natural, este composto de duas partes uma geral e a outra especial. A parte geral requer que o professor tenha preparao necessria para cria um clima emocional que produza a sensao de amor e segurana. Para lembrar que est no ambiente natural bom trazer a mente a sensao de como os animais se sentem na sua casa. Naturalmente qual o seu comportamento? Despertar essas sensaes pode compartilhar espontaneamente as impresses e agir dentro das inclinaes naturais. No sentido geral: natural trazer a baila o princpio fundante da escola, a escola do corao, isto , a escola tem um ambiente de amor, um espao onde se comunica amor, na escola a prioridade amar. A escola ambiente propicio para ensinar o amor de Deus pelo princpio natural da criao. Segundo o entendimento de Pestalozzi o amor a potncia que est na natureza humana, essa possibilita o aperfeioamento da personalidade humana. Amar estimula e regula o

desenvolvimento de todas as virtudes humanas, que so: poder de amar resultante da moral, o poder intelectual de pensar e o poder fsico para agir. Embasado neste princpio norteador Pestalozzi diz a que escola a continuao da relao amorosa

99

da famlia; em uma escala bem maior j que no concreto da criana, a escola um mundo onde existe maior nmero de pessoas e objetos. Qual a lgica deste pensamento? Para exemplificar melhor bom construir um cenrio retratando: uma guerra civil, aonde o nmero de mortos e feridos chega casa de centenas, talvez de milhares, gravadas pelo nmero de rfos e vivas, destes a sua grande maioria vivendo muito a baixo da linha da pobreza, sem moradia, saneamento bsico inexistente, no havia noo de higiene pessoal, considere ainda a fome, sade debilitada. Total da soma igual insegurana, incerteza de vida, abandono, falta de pertencimento, sem perspectiva. Teria uma lista variada de sentimentos para exprimir. Pestalozzi quer oferecer a sensao de amor e segurana para as crianas. O lar sua escola, esse princpio diz: voc pertence a sua famlia, voc pertence natureza, voc esta no ambiente seguro. A escola proporciona amparo. Ento a lgica deste princpio atender seu interesse pessoal, atender o seu clamor de ateno. O impacto causado no educando somada a sua sensao de segurana a chave para abrir a porta do conhecimento. Portanto, o princpio do amor tem esse valor moralizador da natureza humana. No entendimento do sentido geral da educao natural. O outro lado da educao natural corresponde ao sentido especial, o ensino propriamente dito, mas no comea com habilidades escolares convencionais de ler e de escrever. Pestalozzi garante que toda educao para criana comea com medida (reconhecendo os objetos pela sua forma, as crianas devem comear pelo que lhe familiar), contando (os objetos de maneira a enumer-los), falando (de objetos procurando defini-los). O mtodo educacional de Pestalozzi estava baseado em dois princpios fundamentais: sinta as impresses do todo, conhecimento do

100

todo; toda instruo reduzida corretamente aos elementos de forma, de nmero e de idioma. O mtodo de educao natural estava baseado nos princpios de entender o todo. Tendo domnio destes elementos bsicos, professor passar ao ensino de leitura e de escrita, aritmtica, geografia, msica, desenho, e estudos da natureza. Pestalozzi tem uma percepo realista, considera a experincia o meio mais seguro de saber, utiliza o sensorial para lidar com a realidade. Fenmenos naturais se manifestam e eliminam os objetos e pela fora da natureza coisas se arrunam provocando o caos. O homem ao formar conceitos claros conservar-se sbrio frente a realidade, ser educado deve ter uma percepo de si mesmo, dos outros ao seu redor e tambm do trnsito no seu ambiente. Pestalozzi tambm tinha o interesse em cultivar todos os trs poderes de forma simultaneamente no homem, em lugar de enfatizar s o lado intelectual, negligenciando o aspecto fsico e a moral, como tem sido feito nas escolas tradicionais, apesar de terem todos os materiais para educar a percepo e desenvolver todas as faculdades da criana. Recorreu a um mtodo fragmentado de memorizao, o qual no tem uma viso do todo e conseqentemente prova uma miopia ao desenvolver-se faz deste seu modo prprio de ver. Arte de educar descansa essencialmente na relao harmnica entre as impresses recebidas pela criana e o grau exato em que tem desenvolvido os poderes intrnsecos do educando. Ao escrever sobre educao, Pestalozzi manifesta preocupao com a maturidade da criana, necessrio verificar, em cada classe a idade da criana. Para que no se conduza a criana ao erro. Expondo a criana em situaes para as quais no foi suficientemente preparada. Cotrim nos ajuda a

101

compreender esses princpios ao expressar o resumo feito pelo discpulo de Pestalozzi, Morf, escreve:
1. A observao ou percepo sensorial (intuio) base da instruo; 2. A linguagem deve estar sempre ligada observao (intuio), isto , ao objeto ou contedo; 3. A poca de aprender no poca de julgamento e crtica; 4. Em qualquer ramo, o ensino deve comear pelos elementos mais simples e proceder, gradualmente, de acordo com o desenvolvimento da criana, isto , em ordem psicolgica; 5. Tempo suficiente deve ser consagrado a cada ponto do ensino, a fim de assegurar o domnio completo dele pelo aluno; 6. O ensino deve ter por alvo o desenvolvimento e no a exposio dogmtica; 7. O mestre deve respeitar a individualidade do aluno; 8. O fim principal do ensino elementar no ministrar conhecimento e talento do aluno, mas sim desenvolver e aumentar os poderes de sua inteligncia; 9. O saber deve corresponder ao poder e a aprendizagem conquista de tcnicas; 10. As relaes entre o professor e o aluno, especialmente em disciplina, devem ser baseadas e reguladas pelo amor; 11. A instruo deve estar subordinada ao fim mais elevado da educao. (Cotrim, 1982, p.230).

Pestalozzi convencido que todo processo de ensino-aprendizagem emana da cognio humana recorre a lngua alem e usa a palavra Anschauung cujo contedo extremamente abrangente. Este termo por vezes aparece por percepo, em outro lugar surge como intuio, j em outro contexto descreve a experincia. Para melhor verificar sua aplicao Gutek nos esclarece:
Ele recorreu como um processo deste, termo este derivado do Alemo que significa: convico. Ponto de vista, opinio. Impresso; idia, noo, conceito; experincia; relacionado viso de, contemplao, intuio. E ele definiu diversas maneiras, como: intuio, conceitualizao, sensao, observao, contemplao, percepo, e de appercepo: o qual se relaciona a autnoma de conscincia, isto : consciente de Percepo, plena de conscincia de compreenso. O processo de entender pelo qual recentemente observou qualidades de um objeto relacionado experincia passada. Por Anschauung uma mente recebe dados sensoriais de objetos, isola uma forma que est por baixo de suas sensaes difusas, e constri conceitos precisos. O mtodo educacional de Pestalozzi, ento, lies de objeto e dados nfase a sua derivao de conceitos pelo processo de sensao. Uma criana exposta a vrios objetos essenciais e de caractersticas que sejam as mesmas reconhece de um deles a forma, conta-os, e os nomeia. (1975, p. 244).

102

O conceito de intuio que procuramos formatar nesta pesquisa foi forjado por Pestalozzi em seus textos e no seu contexto de vida intuitiva. Padovani resumido pensamento de Kant sobre a intuio disse: A atividade que preside a sntese matemtica a intuio; seria esta a apreenso imediata de sensaes ordenadas no tempo e no espao. (1984, p.362). Neste sentido a sntese torna-se concreta uma vez que foi aprisionado pelo intelecto e por sua vez o materializa na resoluo do problema. Padovani resume a definio de Knat sobre as sensaes das formas, afirma: Os princpios, as formas, tm, porm, um valor puramente fenomnico (como matria, assim as sensaes so subjetivas, secundrias: a saber, no valem por objetos em si (noumenons), mas por coisas objetivas pelo sujeito humano; [...] os princpios tornam-se fatos quando aplicados objetivamente, as formas demarcadas no fenmeno concreto so visveis e se apresentam objetivamente. Assim quem determina ambas mediante nomeao, Padovani contribui: por conseqncia, o sujeito humano no espelha as coisas, mas as constitui.(1984, p.362) O aperfeioamento proposto pelo programa abrange a partir da percepo do todo e as sensaes das idias de forma, numero, idioma e exerccio para o corpo. Construir conceitos precisos. Assim, ter conscincia da realidade, participando com plenitude de amor, tomado as decises com autonomia. Tal conscincia constri a experincia e a cincia, organizando a multiplicidade das sensaes segundo uma hierarquia de formas, em que a mesma conscincia se especifica. (Padovani, 1984,p.363). Pestalozzi segue o pensamento de Kant quando afirma que o educando toca nos objetos e os nomeia ou melhor lhes atribui o conceito. Conforme a realidade.

103

Pestalozzi apresenta seu programa de educao com o objeto de focar o cidado, desde sua heteronmia no seu convvio com a famlia, passando pelo sistema de educao que fatalmente o levar ao pleno exerccio da autonomia. Na realidade, Pestalozzi persegue o ideal de possibilitar ao cidado uma formao para vida, da pensar a vida educa, sua intuio em Neuhof transformar sua fazenda em um centro educativo para os pobres da regio. O aluno recebera formao nos aspectos afetivo, intelectual, corporal, artstico, profissional, moral e religioso. Uma educao Integral. Portanto o professor deve ser um pai amoroso. Verifica-se reduzindo a definio do seu mtodo do todo para as partes. Seguindo seu princpio do mais simples e depois o mais complexo; daquilo que esta mais perto, s depois ir para mais longe. Portanto decompondo o programa educacional de Pestalozzi compreende-se que o aporte de sua percepo suportado pelo conjunto de valores humanitrios de sua formao, sobretudo a ausncia destes valores na sociedade. Quais so tais valores? Podemos descrev-los capacidades (poderes) como segue: a) Poder do latim vulgar ptre, que substituiu o latim clssico posse, poder ser capaz de; ter influencia, ter eficcia. As virtudes que Deus deu aos homens. Toda pessoa tem o interesse de ser poderosa; As pessoas possuem uma curiosidade inata e pretendem progredir nos seus conhecimentos; Quer sabedoria, ter condies de decidir pela sua vontade livre, saber convencer; b) riqueza que possui muitos bens ou coisas de valor, frtil, abundante; as pessoas procuram dominar as tcnicas, saber, planejar, encontrar a crista da onda e desejam permanecer no topo. c) Bemestar (ou sade) desejam sade, do valor a sade e ao prazer sensual da felicidade, todos os homens desejam experimentar a felicidade; d) Habilidade As pessoas apreciam a sensao de destreza, agilidade para realizar uma tarefa difcil

104

bem feita, sensibilidade e possuem o instinto de criao; Sagacidade perceber com rapidez, as pessoas desejam ser hbeis; e) Afeio as pessoas desejam ser amadas, amar a Deus, reconhecidas, estimadas quando de uma cooperao, receber ajuda. Amar o prximo. Cria uma rede de amabilidades indivduos, famlias, escola, Igreja, empresa, cidade, estado e nao; f) Retido moralidade, dominar os meus pensamentos para o que reto, as pessoas desejam sentir-se retas na sua prpria conscincia, geralmente precisam ter paz em relao a sua religio ou sistema filosfico, ou ainda a pessoa deve ter conscincia limpa na relao com o sistema do bem e do mal que foi estabelecido pela sua sociedade e que faz parte de sua prpria personalidade; g) deferncia respeito pelo ser humano, desejam enquanto emissor que os outros respeitem as suas comunicaes e mensagens meream ateno respeitosa; desejam o respeito externo da parte dos vizinhos no sentido de tratamento com deferncia. Certamente Pestalozzi tem muito mais para contribuir com o nosso momento existencial, mas com o seu desprendimento e amor ao seu programa educacional, nos trar pistas primorosas ao desenvolvimento das escolas e seus sistemas de educao.

105

CONSIDERAES FINAIS Na pesquisa sobre Pestalozzi, constatamos que seu lema de vida era: para os outros tudo, nada para si mesmo. Lopes relata o que est escrito na lpide do seu tmulo, em Birr :
Aqui jaz Henrique Pestalozzi, nascido em Zurique a 12 de janeiro de 1746, falecido em Brugg a 17 de fevereiro de 1827. Salvador dos pobres em Neuhof; Pregador do povo em Leonard e Gertrude; Pai dos rfos, em Stanz; Criador da nova Escola Elementar, em Burgdorf e Munchenbuchsee; em Yverdon, educador da Humanidade. Homem Cristo, cidado. Para os outros tudo, nada para si mesmo. Abenoada seja a sua memria. (1981, p. 99-100)

O contexto de seu nascimento, desenvolvimento e amadurecimento espiritual e intelectual se deram em meio a uma era de revolues. A morte de Pestalozzi tambm se d em um difcil momento de sua vida, marcado por angstias e desentendimentos com seus companheiros de luta. Assim, a expresso para os outros tudo, nada para si mesmo sintetiza a vida do educador e sua filosofia. Seu legado e especialmente sua vida marcada pelo desprendimento integral baseavam-se na resilincia e na confiana na providncia de Deus. Seus perodos de turbulncia resultavam numa intensa reflexo que levavam o educador a um comeo, que garante a sua renovao em cada momento da vida. Sua resilincia est expressa em O deus da minha mente um dolo, eu me envileo em sua adorao; o Deus de meu corao o meu Deus; eu me enobreo no seu amor. (Lopes apud Pestalozzi, (1981,p.87), numa vida que enfrentava dificuldades como falta de comida, a perda de bens, fazenda e casa. Tudo desfavorecia sua caminhada na luta pelo desenvolvimento da humanidade. Sua fora pode ser entendida aqui: Fracassou o meu plano. Eu, porm, havia aprendido grandes verdades no esforo da empresa que faliu. Mas, mesmo assim, quando fracassava, tornava-se maior a minha convico na sua exeqibilidade, nunca erraste, nunca aprenderia bem (Cotrim apud Rousseau, 1982, p. 225).

106

Era infatigvel em sua jornada: Meu corao tambm, sempre constate, dirigia-se unicamente ao mesmo objetivo. E ento na misria mesma em que vivia, cheguei a conhecer a misria do povo e suas causas, to profundamente como um outro homem de recursos teria chegado a conhecer (Lopes 1981,84). Em seu trabalho humanitrio e educativo, Pestalozzi expressa sua experincia junto pobreza da sociedade: Anos inteiros vivi junto com meninos pobres. Mais de cinqenta. Vivi como mendigo para ensinar aos mendigos a viverem como homens. Pestalozzi em sua resilincia, o pedagogo da humanidade encontra amor e intuio para doar queles que no tm pertencimento, deferncia e sade. No Brasil, o debate educativo se direciona no sentido de atender as necessidades do povo quanto instruo, considere-se o artigo da lei de 15 de novembro de 1827, que em seu artigo 1 regula que em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos deveria haver escolas de primeiras letras, quantas fossem necessrias (Filho 2003, 137), significando para o Brasil um salto para o futuro. Pestalozzi possua a Palavra de Deus, disposio, amor ao prximo e seu mtodo de ensino. Observando ainda a falta de instruo do povo, Filho nos relata o destaque do jornal de 1825 O universal: (...) preciso que o povo seja livre para que possa escolher e preciso que seja instrudo para que faa a escolha certa. (2003:137). A imprensa aqui demonstrava o germe de urgncia da educao na sociedade, com nfase na construo do saber permanente. O Brasil chegou a discutir sobre a possibilidade de adotar o mtodo de Pestalozzi, como afirma Filho: Incide fundamentalmente sobre a forma de organizao de classe, ela sofrer uma importante e definitiva inflexo a partir de 1870. Nesse momento, sobretudo a partir da divulgao e apropriao, entre ns, das idias e a experincias inspiradas na

107

produo do educador Suo Jean-Henri Pestalozzi, muda o curso da discusso sobre os mtodos, [...] (2003,143). Constata-se a mudana de rumos na educao com a insero no Brasil do mtodo de Pestalozzi. A discusso no campo da educao no Brasil se debrua sobre a falta de oramento para esta rea no pas, como possvel constatar na imprensa de 1825: O problema, pois, que h de resolver : como se poder generalizar uma boa educao elementar, sem grandes despesas do governo, e sem que tire as classes trabalhadoras o tempo que necessrio que empreguem nos diferentes ramos de suas respectivas ocupaes? (Filho 2003,148). A preocupao com a viabilidade oramentria para a educao traz no bojo da discusso a preocupao dos setores empregatcios com o tempo de trabalho que seria reduzido para dar lugar aos estudos. No perodo de reforma, Rui Barbosa prope:
A criao de um imposto de 1% sobre os aluguis das casas de valor locatcio superior a cem mil-ris por ano. O objetivo era duplo: por um lado, impedir que continuassem a proliferar os recibos falsos. Como uma das condies para votar era a prova do pagamento, os proprietrios davam recibos falsos a inquilinos hipotticos, conseguindo desta forma aumentar as fileiras de seu patrimnio. Criando o imposto, tais recibos deixariam de ser fornecidos, pois os proprietrios acabariam pagando demais, tornando-se assim a fraude indesejvel. Mas havia outro objetivo, a um prazo mais longo, na proposta de Rui a Saraiva: com o dinheiro arrecadado desta forma, podia-se criar um amplo sistema de educao popular. Combatendo o analfabetismo, conseguia-se trazer para as fileiras eleitorais um bom nmero de cidados. No projeto de Saraiva os analfabetos continuavam impedidos de votar, como j determinava a constituio de 1823. (DAmaral 2003,98).

Este projeto de lei propunha a instalao de um sistema educacional para o povo que corrigiria os abusos gerados pelas fraudes dos recibos de aluguis ao mesmo tempo em que aumentaria as possibilidades de investimento no programa de educao a mdio e longo prazo no Brasil. Rui Barbosa, em sua preocupao com a educao, faz a traduo completa da obra de Pestalozzi Lies sobre as coisas, de

108

onde se retira: No se limita a ler e estudar. Escreve. Completa a traduo das Lies de Coisas, de Calkins. E finalmente consegui publicar o trabalho. DAmaral (2003, 120). Zanatta corrobora com a mesma idia quanto a implantao e desdobramentos de insero de Pestalozzi no Brasil, relatando inclusive a publicao do livro e seu uso na formao de professores:
O mtodo de Pestalozzi difundiu-se com maior ou menor expressividade por toda a Europa. Particularmente na geografia alem importa destacara grande influncia de Pestalozzi nas propostas de ensino do gegrafo Carl Ritter, que sob inspirao pestalozziana, procurava evitar o acmulo de informaes desnecessrias que ningum poderia assimilar (Capel,1988) 5. Nos Estados Unidos, as prticas do mtodo intuitivo foram introduzidas em 1806, mas somente aps 1860 receberam larga aceitao e utilizao, como comprova a obra Primary object lessons for a graduated courseof development de Calkins, originalmente publicada em 1861. No Brasil, as idias de Pestalozzi foram introduzidas pela traduo do manual de Calkins acima referido. A traduo e adaptao s condies brasileiras foram feitas por Rui Barbosa, em 1880. Este manual, intitulado Primeiras lies de coisas foi aprovado pelo governo imperial como livro texto na formao de professores e publicado em 1886. (Zanatta 2005, 165184)

Quanto insero de Pestalozzi no Brasil, Filho destaca o fato da importncia e a influncia de seu mtodo no sistema educacional brasileiro. Mas, sobretudo sua influncia sobre a mentalidade dos educadores: Essa inflexo no rumo dos debates se articular em torno do chamado mtodo intuitivo e lanar luzes sobre a importncia da escola observar os ritmos de aprendizagem dos alunos (2003,143). A luz da experincia de Pestalozzi no pensamento da educao na Europa se irradia sobre o conjunto do iderio dos pensadores brasileiros. Filho explica: [...] crescente refinamento terico, sobretudo com uma maior aproximao entre os campos da psicologia e da pedagogia e a forma de se trabalhar com o mtodo intuitivo na escola primria perdurar, no Brasil, at a dcada de 30 do sculo XX (2003,143). O amlgama do pensamento de Pestalozzi absorvido em teoria e prtica no Brasil, de tal modo que houve desdobramentos positivos na sua implementao. Filho refletindo sobre isso diz: De uma forma definitiva para a

109

educao escolar, esto postas como condies de possibilidades de xito da ao escolar a considerao da atividade do aluno, como sujeito no processo de aprendizagem e do lugar do professor e dos mtodos, como sujeitos e instrumentos, respectivamente, mediadores desse processo (2003,144). Destarte a atividade de ensino, o mtodo de Pestalozzi pressupe colocar disposio dos sujeitos o caminho da livre construo da escolha tica, que possibilitaria a permanncia e o desenvolvimento do bem comum na sociedade, como uma luz que se irradiaria a partir de cada sujeito sobre toda a sociedade. Kant pondera sobre a idia de iluminao da educao: Por isso a educao o problema maior e mais difcil que se pode colocar para o homem. Com efeito, as luzes dependem da educao e a educao depende das luzes. Savater (2000, 237). Certamente entender o processo educativo custoso e rduo. Envolve pensar a vida de seres emocionais e pensantes, que convivem num ambiente hostil gerado pela sua prpria presena e a dos demais indivduos, e que encaram assim a dificuldade de manter laos afetuosos e de produzir vnculos com o presente ao mesmo tempo em que devem projetar no futuro a vida de geraes, de sujeitos que daro continuidade existncia em sociedade. Kant reflete: Eis o princpio da arte da educao que particularmente os homens que fazem planos de ensino deveriam ter sempre diante dos olhos: no se deve educar as crianas apenas segundo o estado presente da espcie humana, mas segundo o seu futuro estado possvel e melhor, ou seja, de acordo com a idia da humanidade e com seu destino total (Savater 2000, 237). Pestalozzi possui em sua proposta um caminho iluminador, pois entende que existe a necessidade da famlia promover a educao da criana, porm destaca a

110

escola como um lar cujo programa visa atender o educando nos seus poderes: corao, cabea e mo. Estes proporcionaro a preservao das experincias e das cincias da humanidade de maneira melhor e universal.

111

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARRUDA, J. J. de A. (1977). Histria moderna e contempornea. 8 So Paulo: Ed. tica. BOAVIDA, Joo (1991). Filosofia do Ser e do Ensinar. 1 ed. Coimbra: Instituto Nacional de Investigao Cientifica Centro de Psicopedagogia da Universidade de Coimbra Pt. BOBBIO, Norberto. (2000). Dicionrio de Poltica Vol. I e II. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado. CAMBI, Franco (1999). Histria da pedagogia. Traduo de lvaro Lorencini. So Paulo: Fundao Editora da Unesp (FEU) (Ecyclopadia). CAVERO, David Ortega (1987). Dicionrio PortugusEspaol/Espaol Portugus (Nova Edio) Barcelona: Editorial Ramn Sopena, S. A. Espana. COSTA, Hermisten Maia Pereira (2004). Razes da Teologia contempornea. 1 ed. So Paulo: Cultura Crist. COSTA, Hermisten Maia Pereira (2002). Eu Creio no Pai, no Filho e no Esprito Santo. 1 ed. So Bernardo do Campo. Edies Parakletos. COTRIM, G. e PARISI, M. (1982). Fundamentos da Educao. So Paulo: Saraiva. DAMARAL, M. T. (2003). Rui Barbosa. So Paulo: Ed. Trs. EBY, Frederick (1976). Histria da educao moderna: teoria, organizao e prticas educacionais. Traduo de Maria ngela Vinagre de Almeida, Nelly Aleotti Maia, Malvina Cohen Zaide. 2 ed. Porto Alegre, Globo; Braslia, INL. EAVEY, C. B. (1964). History of Christian Education. Chicago: The Moody Bible Institute. GODECHOT, Jacques (1984). Europa e America no tempo de Napoleo (18001815) Traduo de Miriam Lifchitz Moreira Leite. 1 ed. So Paulo: Pioneira : Ed. Da Universidade de So Paulo. HESSEN, J. (2000). Teoria do Conhecimento. So Paulo: Martins Fontes. HOBSBAWM, E. J. (2002). A Era das Revolues. 16 ed. So Paulo: Paz e Terra. HOBSBAWM, E. J. (2001). A Era das Revolues. 5 ed. Portugal: Editora Presena. HOOYKAAS, R (1988). A Religio e o desenvolvimento da cincia moderna. Traduo de Fernando Didimo Vieira. 1 ed. Braslia: Editora universidade de Braslia.

112

INCONTRI, Dora (1997). Pestalozzi: educao e tica. So Paulo: Scipione (Pensamento e ao no magistrio). LIBNEO, J. Carlos (2002). Pedagogia e Pedagogos, Para qu? So Paulo: Cortez. LINTON, R. (1962). O Homen: uma introduo Antropologia. So Paulo: Livraria Martins Editora. LOPES, E. FILHO, L. VEIGA, C. (orgs) (2003). 500 Anos de Educao no Brasil. Belo Horizonte: Autentica. LOPES, L. (1981). Pestalozzi e a Educao Contempornea. Duque de Caxias: Associao Fluminense de Educao. LUTERO, Martinho (1995). LUTERO, Martinho. Obras Selecionadas. Editora Sinodal/Concrdia Editora: So Leopoldo/Porto Alegre, 1995, Vol 5. MAcGRATH, Alister E (2005). Teologia Sistemtica, histrica e filosfica: uma Introduo a teologia crist; [ traduo Marisa K. A. de Siqueira Lopes]. So Paulo: Shedd publicaes. MACHADO, J. P. (2003). Dicionrio Etimolgico da Lngua Portuguesa. Lisboa: Livros Horizonte. MICHELET, J. (1990). Histria da Revoluo Francesa. Portugal: Publicaes Europa-Amrica. NICHOLS, Robert Hastngs (1985). Histria da Igreja Crist. Ttulo Original: THE GROWTH OF THE CHRISTIAN CHURCH. Adapatao de J. Mauricio Wanderley. 6 ed. So Paulo: Casa Ed. Presbiteriana. PADOVANI, Umberto (1984). Histria da Filosofia. So Paulo: Melhoramentos. PALMER, B. M. (1981). The Family, in its Civil and Churchly Aspects. Harrisonburg: Sprinkle Publication. PALMER, Joy A (2005). 50 grandes educadores de Confcio a Dewey. Traduo Mirna Pinsky. So Paulo:Contexto. PESTALOZZI, Johann Heinrich (1996). Cartas sobre educacn Infantil. Estdio preliminar y traduccin Jos Maria Quintana Cabanas. 2 ed. Madrid: Editorial Tecnos, S. A. SAVATER, Fernando. (2000). O Valor de Educar. So Paulo: Martins Fontes. SKINNER, Q. (1996). As fundaes do pensamento poltico moderno. So Paulo: Companhia das Letras TOWNS, E. L. (1975). A History of Religious Educators. EUA: Baker Book House.

113

CRONOLOGIA

Vida de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827)

1746 - 12 de janeiro nasce Johann Heirinch Pestalozziem Zurique. Seu pai Johann Baptist Pestalozzi, descendia de italianos emigrados para Sua no sculo XVI. Sua me, Susanne Hotz, vinha de uma famlia de mdicos. 1751 - Morte do Pai. Pestalozzi e os irmos pela me e pela governanta Magd Brbara Schmid, em meio a muitas dificuldades econmicas. 1751-1763 anos de escola. 1763-1765 Estudo de Lingstica e Filosofia no Collegium Carolinum, em Zurique. 1764 - Membro da Sociedade Helvtica, junta-se aos patriotas, que criticam a situao poltica do pas e propem reformas. 1769 - Casamento com Anna Schulthess. 1770 - Nascimento de seu nico filho, Hans Jakob. 1771 - Instalao da Fazenda Neuhof, na regio de Birrfeld. 1774 - Incio em Neuhof do Instituto para pobres, uma proposta que unia educao e trabalho. 1780 - Falncia do Instituto de Neuhof, publicao de Crepsculos de um eremita. 1781 Publicao de Leonardo e Gertrudes (1 parte) 1783 - Publicao de Leonardo e Gertrudes (2 parte) e de Legislao e infanticdio, considerada a primeira obra de sociologia juvenil publicada no mundo.

114

1785 - Publicao de Leonardo e Gertrudes (3 parte) 1787 - Publicao de Leonardo e Gertrudes (4 parte) 1792 - Recebe o ttulo de cidado honorrio da Frana, dado pelo governo revolucionrio. 1797 - Publicao de Minhas Indagaes sobre a Marcha da Natureza no Desenvolvimento da Espcie Humana. 1798 - Revoluo sua. Torna-se redator de um jornal Folha Popular Helvtica. 1798 -1799 - De dezembro a 8 de junho: Instituto de Stans. 1799 -1804 - Escola e Seminrio de professores no Castelo de Burgdorf 1801 - Publicao de como Gertrudes ensina seus filhos. 1802-1803 - Novembro a fevereiro: viagem a Paris. 1804 - Fechamento do Instituto em Bugdorf e reabertura em Iverdon. 1806 - Fundao de um Instituto para meninas em Iverdon. 1809 - Publicao de Discurso de Lenzburg. Florescimento do Instituto de Iverdon, com mais de 150 alunos. 1810 - Primeiro desentendimento entre o professorado de Iverdon, Joseph Shmid abandona Pestalozzi com uma parte dos professores. 1815 - Publicao de A inocncia, morte de Anna Pestalozzi 1816 - Nova disputa entre professores. Volta de Schmid. 1817 - Incio do desenvolvimento com Johannes Niederer. vrias tentativas para se reconciliar com Niederer. 1818 - Fundao do Instituto para pobres em Clindy, prximo de Iverdon. 1819 - O Instituto de Clindy integrado com o de Iverdon. A obra perde a confiana do pblico por causa da polmica com Niederer. At 1821 faz

115

1824 - Processo de Niederer contra Pestalozzi decidida facilmente em favor de Pestalozzi, mas Joseph Schimid expulso do canto 1825 - Por causa da expulso de Schimid, renuncia ao Instituto e volta para Neuhof. 1826 - Publicao de Canto do Cisne. 1827 - Adoece e morre em 17 de fevereiro, em Brugg.

Vous aimerez peut-être aussi