Vous êtes sur la page 1sur 5

O que so doenas sexualmente transmissveis (DST)?

Doenas sexualmente transmissveis (DST), antigamente chamadas de doenas venreas, so aquelas que voc adquire ao ter contato sexual (vaginal, oral ou anal) com algum que j tenha DST. Causadas por vrias bactrias e vrus, mais de 20 doenas sexualmente transmissveis afetam homens e mulheres. Ainda que algumas doenas sexualmente transmissveis tenham cura, outras acompanham a pessoa por toda a vida (no tm cura). Doenas sexualmente transmissveis podem afetar a sade fsica, emocional e a qualidade de vida da pessoa. Especialistas acreditam que ter uma doena sexualmente transmissvel eleva as chances da pessoa ser infectada com o HIV, o vrus que causa AIDS. muito comum a pessoa no apresentar sintomas das doenas sexualmente transmissveis, na maioria das vezes nos estgios iniciais da doena. Isso pode ocasionar a falta de tratamento at que a doena fique severa. A falta de tratamento precoce pode causar problemas srios como infertilidade. Algumas doenas sexualmente transmissveis podem passar para o beb durante o parto ou gravidez.

O que voc precisa saber sobre doenas sexualmente transmissveis?


Aqui esto algumas coisas que voc precisa saber sobre doenas sexualmente transmissveis:

Doenas sexualmente transmissveis afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais. Adolescentes e adultos jovens tm doenas sexualmente transmissveis mais freqentemente do que outra faixa etria. Isso porque eles tm relaes sexuais mais freqentes e com mais parceiros. A quantidade de pessoas contraindo doenas sexualmente transmissveis est aumentando. Voc pode estar com um doena sexualmente transmissvel, no apresentar sintomas, e assim mesmo a passar para outra pessoa. Por isso os testes so to importantes. Converse com seu mdico sobre a realizao de testes para doenas sexualmente transmissveis, especialmente se voc tem mais de um parceiro sexual. Lembre-se que voc no precisa apresentar sintomas para fazer os testes.

Doenas sexualmente transmissveis podem causar problemas srios de sade para toda a vida, os quais tendem a ser mais severos em mulheres do que em homens. Algumas doenas sexualmente transmissveis esto relacionadas a alguns tipos de cncer. A me pode passar uma doena sexualmente transmissvel para seu beb antes, durante e logo aps o parto. Algumas dessas doenas sexualmente transmissveis pode ser facilmente curveis, porm outras podem causar danos ao recm-nascido e ocasionar problemas para a vida toda ou at a morte. Doenas sexualmente transmissveis so tratadas com mais sucesso quando diagnosticadas cedo. H testes e muitos tratamentos para doenas sexualmente transmissveis. Quando voc tiver uma doena sexualmente transmissvel melhor procurar tratamento imediatamente. importante saber que mesmo que o tratamento curar a doena sexualmente transmissvel voc pode t-la novamente.

H testes para doenas sexualmente transmissveis?


Sim, h vrios testes para doenas sexualmente transmissveis. E a nica forma de saber com certeza se tem alguma doena sexualmente transmissvel consultar seu mdico para realizar os testes.

Como posso evitar as doenas sexualmente transmissveis?


H algumas coisas que voc pode fazer para se proteger de doenas sexualmente transmissveis:

A forma mais eficiente de prevenir qualquer doena sexualmente transmissvel a abstinncia sexual. Retardar o incio da vida sexual outra forma de reduzir suas chances de ter doenas sexualmente transmissveis. Estudos mostram que quanto mais jovem a pessoa tiver sua primeira relao sexual, mais chances ter de contrair doenas sexualmente transmissveis. O risco de ter uma doena sexualmente transmissvel eleva com o tempo medida que a quantidade de parceiros sexuais aumenta. Ter um relacionamento sexual com um parceiro que no tenha nenhuma doena sexualmente transmissvel no qual h confiana mtua (significando que vocs no tm relaes sexuais com outras pessoas).

Usar preservativo sempre que tiver relao sexual. Tenha cincia que o preservativo no oferece proteo completa contra doenas sexualmente transmissveis, porm ele diminui suas chances de contralas. Saiba tambm que outros mtodos anticoncepcionais (como diafragma, plula anticoncepcional, etc) no o protegem contra doenas sexualmente transmissveis. Caso voc use algum desses mtodos anticoncepcionais, certifique-se de utilizar preservativos para proteo contra doenas sexualmente transmissveis. Limitar a quantidade de parceiros sexuais. Seu risco de ter uma doena sexualmente transmissvel aumenta de acordo com a quantidade de parceiros sexuais que voc tem. No compartilhe agulhas de injees. Isso inclui injees de drogas ilegais (herona e cocana) e medicamentos. Se voc for fazer uma tatuagem ou body piercing, certifique-se de que as agulhas estejam esterilizadas. Quando estiver tendo uma vida sexualmente ativa, especialmente se tiver mais de um parceiro sexual, faa exames regulares para doenas sexualmente transmissveis com seu mdico. Quanto mais cedo uma doena sexualmente transmissvel for detectada, mais fcil ser o tratamento.

O que devo fazer se contrair uma doena sexualmente transmissvel?

Algumas vezes a pessoa pode ficar muito amedrontada ou envergonhada para pedir informaes e ajuda. Porm, tenha em mente que a maioria das doenas sexualmente transmissveis so fceis de ser tratadas. O tratamento precoce da doena sexualmente transmissvel importante. Quanto mais rpido voc procurar tratamento, menos chances ter de a doena sexualmente transmissvel causar danos severos. E quanto mais cedo voc avisar seu parceiro sexual que tem uma doena sexualmente transmissvel, menos chance ter de espalhla. Para mulheres grvidas, o tratamento precoce tambm diminui a probabilidade de passar a doena sexualmente transmissvel para o beb. Se voc tem ou acredita ter uma doena sexualmente transmissvel:
o

Procure por tratamento imediatamente. Estudos indicam que ter uma doena sexualmente transmissvel aumenta o risco de ser infectado pelo HIV, o vrus que causa AIDS. Siga as ordens mdicas e acabe de tomar todos os remdios que lhe forem prescritos. Mesmo que os sintomas forem embora, voc ainda assim precisa acabar de tomar os remdios.

o o o

Evite ter qualquer atividade sexual se estiver sob tratamento para uma doena sexualmente transmissvel. Certifique-se de contar para seu parceiro, de modo que ele tambm possa receber tratamento. Tenha um teste de acompanhamento para certificar-se que a infeco foi curada (isso para as doenas sexualmente transmissveis que pode ser curadas). Se voc estiver grvida avise isso ao seu mdico. Alguns remdios no so seguros para grvidas e voc pode precisar de medicamento diferente para o tratamento. Se estiver amamentando, converse seu mdico sobre o risco de passar a doena sexualmente transmissvel para o beb atravs do leite.

Cancro Mole
Conceito Transmisso Sintomas Tratamento

Conceito
O Cancro Mole (tambm conhecido como Cancroide ou Cancro Venreo) uma Doena Sexualmente Transmissvel (DST) causada pela bactria Hemophilus ducreyi. Podendo afetar homens e mulheres. topo

Transmisso
O Cancro Mole transmite-se de pessoa para pessoa durante sexo anal, oral ou vaginal. topo

Sintomas
Homens: lceras dolorosas ou no no pnis, volta dos testculos ou no reto. Dor ou inchao nos testculos. Dor ao executar movimentos de grande amplitude com as pernas.

Mulher: lceras dolorosas ou no volta ou no interior da vagina ou reto. Dor ao urinar. Dor ao Painful or painless sores around or inside the vagina or rectum. Pain when urinating. Dor ao executar movimentos de grande amplitude com as pernas. Raramente podem ser encontradas leses nos seios, dedos, coxas ou na boca. topo

Tratamento
Se no forem tratadas as leses podem crescer e tornar-se muito difceis de tratar. As leses tambm podem ser uma porta de entrada mais fcil para outras DSTs. Como tal o diagnstico e tratamento antecipado so importantes. O tratamento consiste em antibiticos indicados pelo seu mdico variando entre dose nica at tratamento dirio durante 10 dias, existe tratamento especfico para o caso de estar grvida. No caso de tratamento prolongado no termine o mesmo antes da data indicada pelo seu mdico mesmo que os sintomas passem. Os seus parceiros sexuais devem ser examinados e tratados, caso contrrio podem reinfect-lo ou transmitir a doena a outros. Evite relaes sexuais at ambos terem terminado o tratamento. topo

Vous aimerez peut-être aussi