Vous êtes sur la page 1sur 5

ANUAL MATUTINO ESTADUAL CENTRO DIREITO CIVIL PROF: TARTUCE DATA: 11/02/2010

2.3 Princpio da Igualdade entre cnjuges e companheiros (artigos 5 I1 e 2262 CF/88, 15113, CC). , Segundo a CF/88 homens e mulheres so iguais perante a Lei, o que repercute nas relaes familiares. Assim, h igualdade na chefia familiar (art. 16314, CC), sendo certo que a hierarquia foi substituda pela diarquia (poder de dois). Surge o conceito de famlia democrtica em que h um regime de colaborao entre cnjuges e companheiros podendo os filhos opinar. Assim no existe mais o ptrio poder, substitudo pelo poder familiar (despatriarcalizao do Direito de Famlia). O princpio da isonomia constitucional est na seguinte orao, a lei deve tratar de maneira igual os desiguais e de maneira desigual os desiguais (frase de Aristteles e tambm de Ruy Barbosa). A grande dificuldade saber at que ponto vai essa igualdade entre homens e mulheres. Exemplos: Lei Maria da Penha, Art. 100, I5 CPC (foro privilegiado) Perguntas sobre a Lei Maria da Penha: A Lei Maria da Penha inconstitucional? No, no h inconstitucionalidade, pois a lei tpica norma de proteo de vulnerveis, estando na segunda parte da isonomia. O vulnervel a mulher sob violncia domstica A Lei se aplica a homem? Em regra a lei no se aplica ao homem a no ser nos casos de patente vulnerabilidade. Exemplo: Homem idoso que sofre violncia domstica de mulher mais jovem praticante de atos marciais. O art. 100, I CPC prev foro privilegiado para a mulher, nas aes de separao, divrcio, nulidade e anulao do casamento. H quem entenda que a norma inconstitucional (Yussef Cahali , Alexandre Freitas Cmara, Flvio Tartuce), porm prevalece a tese de que no h inconstitucionalidade pois trata-se de uma norma especial processual (Nelson Nery e Rosa Nery (casal Nery)).
I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. 3 Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges. 4 Art. 1.631. Durante o casamento e a unio estvel, compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exercer com exclusividade.
1 2

100. competente o foro: I - da residncia da mulher, para a ao de separao dos cnjuges e a converso desta em divrcio, e para a anulao de casamento;

5Art.

ANUAL MATUTINO ESTADUAL CENTRO DIREITO CIVIL PROF: TARTUCE DATA: 11/02/2010

6 2.4 Princpio da Igualdade entre filhos (art. 227,6 CF/88 e 1.596 7,CC). Todos os filhos, havidos ou no durante o casamento so iguais perante a lei sendo vedada qualquer forma de distino ou discriminao. Portanto, no podem ser utilizadas as expresses, filhos adulterinos, filhos ilegtimos, esprios ou bastardos. Filho filho e ponto final. Essa igualdade atinge os filhos adotivos, os filhos havidos de fecundao artificial heterloga (com material gentico de terceiro (banco de smen)) e filhos socioafetivos (filhos de criao que decorre de uma posse de estado), pai o que cria.

2.5 Princpio da no interveno ou da liberdade art. 1513 , CC. proibido a qualquer pessoa de direito pblico ou direito privado interferir de forma coativa nas relaes familiares. Trata-se da valorizao da autonomia privada (direito de autorregulao que decorre da liberdade constitucional) nas relaes familiares. No Direito de famlia tem relao com a escalada do afeto. Esse conceito foi criado por um jurista chamado de Euclides de Oliveira.
8

Casar Conviver

Noivar Namorar

Ficar

O princpio da no interveno no absoluto, devendo ser ponderado com o princpio seguinte.

6 - Os filhos, havidos ou no da relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. 7 Art. 1.596. Os filhos, havidos ou no da relao de casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao. 8 Art. 1.513. defeso a qualquer pessoa, de direito pblico ou privado, interferir na comunho de vida instituda pela famlia.
6

ANUAL MATUTINO ESTADUAL CENTRO DIREITO CIVIL PROF: TARTUCE DATA: 11/02/2010

2.6 Princpio do melhor interesse da criana e do 10 11 adolescente Art. 2279, CF; 3 e 4 do ECA e 1583, 1584 CC. Os estatustas utilizam o Princpio da Proteo Integral, j os autores de Direito Internacional usam a expresso (Best Interest Of Child Conveno de Haia de Proteo dos Direitos da Criana). No direito de famlia o princpio tem aplicao na questo da guarda durante o poder familiar (art. 1583 e 158412 CC alterados pela Lei 11.698/2008 (lei da guarda compartilhada)) Como era a antes da guarda compartilhada:
Art. 227. dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso.
9

Art. 3 A criana e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes pessoa humana, sem prejuzo da proteo integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, em condies de liberdade e de dignidade. 11 Art. 4 dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do poder pblico assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria.
10 12 Art. 1.583. A guarda ser unilateral ou compartilhada. 1o Compreende-se por guarda unilateral a atribuda a um s dos genitores ou a algum que o substitua (art. 1.584, 5o) e, por guarda compartilhada a responsabilizao conjunta e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto, concernentes ao poder familiar dos filhos comuns. 2o A guarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies para exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: I afeto nas relaes com o genitor e com o grupo familiar; II sade e segurana; III educao. 3o A guarda unilateral obriga o pai ou a me que no a detenha a supervisionar os interesses dos filhos. Art. 1.584. A guarda, unilateral ou compartilhada, poder ser: I requerida, por consenso, pelo pai e pela me, ou por qualquer deles, em ao autnoma de separao, de divrcio, de dissoluo de unio estvel ou em medida cautelar; II decretada pelo juiz, em ateno a necessidades especficas do filho, ou em razo da distribuio de tempo necessrio ao convvio deste com o pai e com a me. 1o Na audincia de conciliao, o juiz informar ao pai e me o significado da guarda compartilhada, a sua importncia, a similitude de deveres e direitos atribudos aos genitores e as sanes pelo descumprimento de suas clusulas. 2o Quando no houver acordo entre a me e o pai quanto guarda do filho, ser aplicada, sempre que possvel, a guarda compartilhada. 3o Para estabelecer as atribuies do pai e da me e os perodos de convivncia sob guarda compartilhada, o juiz, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, poder basear-se em orientao tcnico-profissional ou de equipe interdisciplinar. 4o A alterao no autorizada ou o descumprimento imotivado de clusula de guarda, unilateral ou compartilhada, poder implicar a reduo de prerrogativas atribudas ao seu detentor, inclusive quanto ao nmero de horas de convivncia com o filho. 5o Se o juiz verificar que o filho no deve permanecer sob a guarda do pai ou da me, deferir a guarda pessoa que revele compatibilidade com a natureza da medida, considerados, de preferncia, o grau de parentesco e as relaes de afinidade e afetividade.

ANUAL MATUTINO ESTADUAL CENTRO DIREITO CIVIL PROF: TARTUCE DATA: 11/02/2010

A guarda seria atribuda em regra conforme acordo entre os genitores (fixao consensual). No havendo acordo a guarda seria atribuda a quem oferecesse as melhores condies para exerc-la (melhor interesse da criana ou do adolescente). Sempre prevaleceu a guarda unilateral com o direito de visitas para outra parte. Como ficou a questo da guarda compartilhada: Foram mantidas as premissas bsicas (acordo entre genitores e melhor interesse). Entretanto, a guarda compartilhada passou a ser prioritria. Criana no pode ter duas casas, os pais que precisam harmonizar-se. Na guarda compartilhada o filho tem um lar nico, convivendo nesse lar com ambos os genitores que dividem as atribuies relativas ao filho. Segundo a jurisprudncia do TJ/RS a guarda compartilhada pressupe harmonia pacfica entre os genitores, sendo esta a sua grande dificuldade. No confundir com guarda alternada que aquela fracionada no tempo (guarda mochileiro ou pingue-pongue), essa guarda no recomendada segundo os psiclogos e psicanalistas, pois os filhos ficam sem ponto de referencia (Giselle Groeninga) 2.7 Princpio da afetividade Afeto significa interao, podendo ser positivo (amor) ou negativo. Para Maria Berenice Dias o fundamento da afetividade a dignidade humana, art. 1 13 da CF/88. J para Paulo Lbo, o ,III fundamento a solidariedade, art. 3 I14 da CF/88. , A afetividade gera efeitos jurdicos. Ex 01: Tese do abandono afetivo (responsabilidade civil); Ex 02: reconhecimento de novas entidades familiares, caso da Unio Homoafetiva (Maria Berenice Dias); Ex 03: reconhecimento da Parentalidade Socioafetiva como forma de parentesco civil (art. 159315, CC). Parentalidade Socioafetiva
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;
13

Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria;
14 15

Art. 1.593. O parentesco natural ou civil, conforme resulte de consanginidade ou outra origem.

ANUAL MATUTINO ESTADUAL CENTRO DIREITO CIVIL PROF: TARTUCE DATA: 11/02/2010

A tese tem origem no artigo do Professor Joo Batista Villela, denominado Desbiologizao da Paternidade (escrito em 1979). A concluso do trabalho que o vinculo de filiao mais do que um dado biolgico. um dado cultural (pai quem cria). Portanto, famlia quem voc escolhe pra viver, quem voc escolhe pra voc. No precisa ter conta sangunea, s precisa um pouco mais de sintonia (O Rappa). Pela tese, trs so as verdades que devem ser ponderadas na fixao do vnculo jurdico de filiao: Verdade Registral; Verdade Biolgica ( provada por DNA); Verdade Socioafetiva (decorre de uma posse de estado de filho. Essa verdade pode ser qualitativa e quantitativa).

Vous aimerez peut-être aussi