Vous êtes sur la page 1sur 72

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Portaria n 3214, de 8 de junho de 1978

Prof. Willians Fabricio Cordeiro williansfab@bol.com.br

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


APRESENTAO

As Normas Regulamentadoras, tambm conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientaes sobre procedimentos obrigatrios relacionados segurana e medicina do trabalho no Brasil. So as Normas Regulamentadoras do Captulo V, Ttulo II, da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), relativas Segurana e Medicina do Trabalho, foram aprovadas pela Portaria N. 3.214, 08 de junho de 1978. So de observncia obrigatria por todas as empresas brasileiras regidas pela CLT. A observncia prevista nas NRs no desobrigam as empresas do cumprimento de outras disposies contidas em cdigos de obras ou regulamentos sanitrios dos estados ou municpios, e outras, oriundas de convenes e acordos coletivos de trabalho. Existe uma infinidade de documentos previstos em: leis, decretos, decretos-lei, medidas provisrias, portarias, instrues normativas da Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO), resolues da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e agncias do Governo, ordens de servio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e regulamentos tcnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO). As NRs so elaboradas e modificadas por uma comisso tripartite composta por representantes do governo, empregadores e empregados. As NRs so elaboradas e modificadas por meio de portarias expedidas pelo MTE. Nada nas NRs cai em desuso sem que exista uma portaria identificando a modificao pretendida. A Comisso Tripartite de Segurana e Sade no Trabalho (CT-SST) foi instituda atravs da Portaria Interministerial n. 152, de 13 de maio de 2008, dos Ministrios do Trabalho e Emprego, da Previdncia Social e da Sade, com o objetivo de avaliar e propor medidas para implementao no pas da Conveno n. 187 da OIT, que trata da Estrutura de Promoo da Segurana e Sade no Trabalho. A Comisso composta de seis representantes do Governo Federal, seis representantes dos empregadores e seis representantes dos trabalhadores. Compete aos ministrios a sua coordenao, em sistema de rodzio anual, tendo o Ministrio do Trabalho e emprego assumido esta responsabilidade a partir de 22 de setembro de 2009.
A Conveno 187 da OIT tida como o marco promocional para a segurana e sade no trabalho. Esta norma destina-se a promover uma cultura de preveno. O Japo foi o primeiro pas a ratificar, seguido da Coria do Sul. Ela estabelece, por exemplo, que o pas-membro dever ter uma rede de formao e informao de SST que permita, atravs da educao, suscitar mudanas positivas no ambiente de trabalho beneficiando todas as partes interessadas, incluindo trabalhadores, empresas e toda a sociedade. A OIT estima que cerca de 4% do Produto Interno Bruto anual do mundo (cerca de US$ 1,25 trilho) sejam perdidos em gastos diretos e indiretos provenientes de acidentes e doenas profissionais, em termos de tempo de trabalho, indenizaes pagas aos trabalhadores, interrupo de produo e gastos mdicos.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Atualmente, existem 35 Normas Regulamentadoras e a elaborao e modificao das NRs um processo dinmico que necessita de um acompanhamento via Internet pelo endereo eletrnico (http://www.mte.gov.br).

NR 1 - DISPOSIES GERAIS Esta NR estabelece o campo de aplicao de todas as Normas Regulamentadoras de Segurana e Medicina do Trabalho urbano, bem como os direitos e obrigaes do Governo, dos empregadores e dos trabalhadores no tocante a este tema especfico. A fundamentao legal, ordinria e especfica, que d embasamento jurdico existncia desta NR, so os artigos 154 a 159 da Consolidao das Leis Trabalhistas - CLT. Para fins de aplicao das Normas Regulamentadoras NR considera-se: Empregador: empregador, a empresa individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. Equiparamse ao empregador os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitem trabalhadores como empregados. Empregado: a pessoa fsica que presta servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio; Empresa: o estabelecimento ou o conjunto de estabelecimentos, canteiros de obra, frente de trabalho, locais de trabalho e outras, constituindo a organizao de que se utiliza o empregador para atingir seus objetivos; Estabelecimento: cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como: fbrica, refinaria, usina, escritrio, loja, oficina, depsito, laboratrio; Setor de servio: a menor unidade administrativa ou operacional compreendida no mesmo estabelecimento;
Item 1.6.2 Para efeito de aplicao das Normas Regulamentadoras - NR, a obra de engenharia, compreendendo ou no canteiro de obra ou frentes de trabalho, ser considerada como um estabelecimento, a menos que se disponha, de forma diferente, em NR especfica.

Canteiro de obra, a rea do trabalho fixa e temporria, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo construo, demolio ou reparo de uma obra; Frente de trabalho: a rea de trabalho mvel e temporria, onde se desenvolvem operaes de apoio e execuo construo, demolio ou reparo de uma obra; Local de trabalho: a rea onde so executados os trabalhos O rgo nacional competente para coordenar, orientar, controlar e supervisionar as atividades relacionadas com a segurana e sade ocupacional a Secretaria de Segurana e Sade no Trabalho (SSST). Essas atividades incluem a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho (CANPAT), o Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT) e ainda a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT foi institudo pela Lei n 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto n 5, de 14 de janeiro de 1991, que priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto , aqueles que ganham at cinco salrios mnimos mensais. Objetivo: O PAT tem por objetivo melhorar as condies nutricionais dos trabalhadores, com repercusses positivas para a qualidade de vida, a reduo de acidentes de trabalho e o aumento da produtividade. Participao do trabalhador: de acordo com o artigo 4 da Portaria n 3 de 1 maro de 2002, a participao financeira do trabalhador fica limitada a 20% do custo direto da refeio. Teor nutritivo da alimentao: segundo o art. 3 do DECRETO n 5 prev que os Programas de Alimentao do Trabalhador devero propiciar condies de avaliao do teor nutritivo da alimentao. Ainda, segundo a PORTARIA INTERMINISTERIAL n. 66, DE 25 DE AGOSTO DE 2006 temos: 4 Os estabelecimentos vinculados ao PAT devero promover educao nutricional, inclusive mediante a disponibilizao, em local visvel ao pblico, de sugesto de cardpio saudvel aos trabalhadores, em conformidade com o 3 deste art igo. 9As empresas beneficirias devero fornecer aos trabalhadores portadores de doenas relacionadas alimentao e nutrio, devidamente diagnosticadas, refeies adequadas e condies amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliao nutricional peridica destes trabalhadores. 11 As empresas fornecedoras e prestadoras de servios de alimentao coletiva do PAT, bem como as pessoas jurdicas beneficirias na modalidade autogesto devero possuir responsvel tcnico pela EXECUo DO PROGRAMA. 12 O responsvel tcnico do PAT o profissional legalmente habilitado em Nutrio, que tem por compromisso a correta execuo das atividades nutricionais do programa, visando promoo da alimentao saudvel ao trabalhador. (NR).

As SRTEs, nos limites de sua jurisdio, so os rgos regionais competentes para executar as atividades relacionadas com a segurana e sade ocupacional. Essas atividades incluem a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho (CANPAT), o Programa de Alimentao do Trabalhador (PAT) e ainda a fiscalizao do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e sade ocupacional. Compete ainda: Adotar medidas necessrias fiel observncia dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e medicina do trabalho, inclusive orientar os empregadores sobre a correta implementao das NRs; Impor as penalidades cabveis por descumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurana e sade ocupacional; Embargar obra, interditar estabelecimento, setor de servio, canteiro de obra, frente de trabalho, locais de trabalho, mquinas e equipamentos; Notificar as empresas, estipulando prazos para eliminao e/ou neutralizao de insalubridade; Atender requisies judiciais para realizao de percias sobre segurana e medicina ocupacional nas localidades onde no houver mdico do trabalho ou engenheiro de segurana do trabalho registrado no MTE. 3

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O Auditor Fiscal do Trabalho no tem apenas a funo de aplicar multas, mas, tambm, de orientar e mostrar s empresas como a lei deve ser aplicada, principalmente em se tratando de legislao recente. As inspees, sempre que necessrio, sero efetuadas de forma imprevista, cercadas de todas as cautelas, na poca e horrios mais apropriados a sua eficcia.
Segundo o DECRETO N 4.552, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2002, temos:

Responsabilidades do pessoas sujeitas Cumprir e fazer cumprir os trabalhadores quanto ao empregador: inspeo do trabalho e as disposies legais e cumprimento sade ocupacional. e observaro o critrio da dupla visita regulamentares sobre segurana e da legislao trabalhista,Elaborar ordens de servio sobre
nos seguintes casos: I - quando ocorrer promulgao ou dos trabalhadores acompanhem a segurana e sade ocupacional, permitir que representantes expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais, sendo que, com relao exclusivamente a esses

Art. 23. Os Auditores-Fiscais do Trabalho tm o dever de orientar e advertir as

fiscalizao sobre segurana e medicina do trabalho, determinar procedimentos que devem ser atos, ser feita apenas a instruo dos responsveis; - quando se tratar de primeira inspeo nos estabelecimentos ou locais adotados em caso de acidenteIIou doena relacionada ao trabalho e informar aos trabalhadores:
de trabalho recentemente inaugurados ou empreendidos;

1. Os riscos profissionais que possam originar-se de estabelecimento ou local de trabalho com at dez III - quando se tratar nos locais de trabalho; 2. Os meios para prevenirtrabalhadores, riscos quando for constatada infrao por falta de registro de e limitar tais salvo e as medidas adotadas pela empresa; empregado ou de anotao da CTPS, bem como na ocorrncia de reincidncia, 3. Os resultados dos exames mdicos e de exames complementares de diagnstico aos quais os fraude, resistncia embarao fiscalizao; e prprios trabalhadores forem submetidos; ou IV ambientais realizadas nos locais de trabalho. de pequeno porte, na - quando se tratar de microempresa e empresa 4. Os resultados das avaliaes
forma da lei especfica. o 1 A autuao pelas infraes no depender da dupla visita aps o decurso do prazo de noventa dias da vigncia das disposies a que se refere o inciso I ou do efetivo funcionamento do novo estabelecimento ou local de trabalho a que se refere o inciso II. o 2 Aps obedecido o disposto no inciso III, no ser mais observado o critrio de dupla visita em relao ao dispositivo infringido. o 3 A dupla visita ser formalizada em notificao, que fixar prazo para a visita seguinte, na forma das instrues expedidas pela autoridade nacional competente em matria de inspeo do trabalho.

ORDEM DE SERVIO: um documento para orientar e informar os trabalhadores da empresa, quais so os riscos que ir encontrar no ambiente de trabalho e na execuo de suas atividades, para que o mesmo possa ter alguns cuidados e realizar procedimentos para sua proteo. Antes de o empregador fazer qualquer cobrana relacionada Sade e Segurana do Trabalho, o trabalhador deve ser treinado e orientado dos riscos, atravs da Ordem de Servio. A OS um documento importantssimo, onde na hiptese de um acidente ou doena contrada no trabalho, o trabalhador pode alegar que desconhecia o risco, por falta de orientao. Com a ordem de servio emitida e protocolada pelo trabalhador, o mesmo esta ciente dos riscos que estar exposto, onde a empresa prova o cumprimento desta obrigao legal prevista na CLT e na NR01, de informar antecipadamente os riscos existentes em suas instalaes aos seus trabalhadores. Assim, a Ordem de Servio sobre Segurana e Medicina do Trabalho deve conter informaes bem claras sobre: Funo (ex: Gerente de Produo, Auxiliar de Produo, etc); Setor (informar o local da aplicao da OS); Descrio da Funo (descrever todas as atividades exercidas por aquele colaborador); Informar os riscos profissionais que possam originar-se no local de trabalho; Informar os meios para prevenir e limitar tais riscos e as medidas adotadas pela empresa (informar por exemplo quais EPIs so de uso obrigatrio); Recomendaes a serem seguidas pelo colaborador, para sua segurana e sade; Determinar procedimentos que devem ser adotados em caso de acidente ou doena relacionada ao trabalho; A possibilidade de punio ao trabalhador em caso de descumprimento das ordens de servio expedidas pela empresa); Assinatura e data de quem aprovou o documento; Data da elaborao; Nmero da reviso (havendo modificao no processo, espao fsico, etc, pode eliminar ou aparecer nos riscos relacionados Sade e Segurana, onde a OS dever ser revisada e controlada). 4

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

MODELO DE ORDEM DE SERVIO:


Data de Elaborao: ___/___/____ Responsvel pela aprovao da Ordem de Servio: Funo: Pela presente Ordem de servio, objetivamos informar os trabalhadores que executam suas atividades laborais nesse setor, conforme estabelece a NR-1, item 1.7, sobre as condies de segurana e sade s quais esto expostos, como medida preventiva e ,tendo como parmetro os agentes fsicos, qumicos, e biolgicos citados na NR-9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais(Lei n 6514 de 22/12/1977,Portaria n 3214 de 08/06/1978), bem como os procedimentos de aplicao da NR-6 Equipamento de Proteo Individual EPI , NR-17 Ergonomia , de forma a padronizar comportamentos para prevenir acidentes e/ou doenas ocupacionais. Nome: Setor: NIT: Funo: Almoxarife Atividades Executa os trabalhos de almoxarifado: recebimento, estocagem, distribuio, registro e inventrio de matrias-primas, materiais e mercadorias compradas, observando normas e instrues ou dando orientaes a respeito do desenvolvimento desses trabalhos, para manter o estoque em condies de atender a produo. Distribui materiais e equipamentos aos colaboradores conforme a necessidade e requisio dos mesmos, anotando tal movimentao em registro prprio. Organizar e manter limpo o espao destinado ao almoxarifado. Providenciar sinalizao de advertncia para cada tipo de matria-prima de acordo com a NR 26,providnciar que os materiais sejam armazenados em estrados de madeira ou plstico, ou ainda a utilizao de prateleiras de material resistente. Equipamentos de Proteo Individual(EPI)Necessrios e/ou Utilizados Capacete Bota de segurana culos de Proteo Protetor Auricular tipo insero Uniforme Completo Medidas Preventivas para os Riscos No transite pela obra sem capacete e calado de segurana; Use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; Observe atentamente o meio ambiente do trabalho ao circular na obra, e corrija as condies, inseguras encontradas, imediatamente; No ultrapasse a barreira (cancela) de segurana sem o elevador esteja no seu pavimento; Treinamento para execuo das tarefas; No execute nenhum tipo de tarefa ou exera atividade para a qual no foi treinado, autorizado e no est habilitado. ORDEM DE SERVIO SEGURANA E SADE DO TRABALHO REVISAO

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Orientaes de Segurana do Trabalho Controle o limite de peso para transporte, descarga e levantamento manual individual de materiais; Controle o limite de altura e peso dos materiais estocados; Evite estocar qualquer material diretamente sobre o piso; No armazenar madeiras de formas e escoramentos, com pregos, arames ou imprprias para o uso; Controle junto a administrao da obra, o estoque de EPIs e materiais para EPCs, de modo a atender, prontamente, s necessidades de Segurana do Trabalho; Fornea ferramentas manuais e eltricas, em boas condies de uso; Entregue o EPI acompanhado do Termo de Responsabilidade anotando o recebimento em ficha prpria com a anuncia do trabalhador; Faa manuteno preventiva das ferramentas manuais e eltricas, comunique qualquer alterao administrao da obra; No conserte nenhum equipamento energizado. Chame o eletricista; No fume nem permita que fumem no recinto do almoxarifado; Armazene, separadamente, materiais txicos, inflamveis ou corrosivos e sinalize corretamente o local; Mantenha em condies de uso os extintores de incndio do almoxarifado; Mantenha o almoxarifado organizado, limpo, bem iluminado e ventilado; Obedea as sinalizaes existentes na obra. Procedimentos Em Caso De Acidentes Todo e qualquer acidente de trabalho, dever ser comunicado para o superior imediato, na falta deste para o membro da CIPA e/ou ao RH, para que possa ser providenciada a emisso da CAT Comunicado de Acidente do Trabalho, cujo prazo da abertura de 24h aps o acidente.

Recebi treinamento de segurana e sade no trabalho, bem com todos os equipamentos de proteo individual para neutralizar a ao dos agentes nocivos presentes no meu ambiente de trabalho. Serei cobrado, pelo no cumprimento ao disposto nesta ordem de servio, estando sujeito s penas de lei, que vo desde a advertncia e suspenso at demisso por justa causa.

XXXXXXXXX , ____ de _______________ de ______

____________________________ Assinatura do Empregado

Responsabilidades do empregado: caber ao empregado obedecer aos requisitos tcnicos e legais estabelecidos pela legislao, alm dos procedimentos escritos e boas prticas estabelecidas e comunicadas pelo empregador. Os seguintes aspectos devem ser considerados: Cumprir as disposies legais e regulamentares sobre segurana e sade ocupacional, inclusive as ordens de servio expedidas pelo empregador; Usar o Equipamento de Proteo Individual (EPI), o Equipamento de Proteo Coletiva (EPC) e mtodos de trabalho fornecidos e estabelecidos pelo empregador; Submeter-se aos exames mdicos estabelecidos no Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO) da empresa; Colaborar com a empresa na aplicao das NRs.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

O empregado que no atender aos requisitos de segurana e sade ocupacional estabelecidos pela legislao e pelo empregador, poder sofrer ao disciplinar em quatro etapas: Advertncia oral; Advertncia escrita; Suspenso sem pagamento; Dispensa por justa causa.

Documentos Complementares: Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 4.552, de 27/12/02 - Apresenta o Regulamento da Inspeo do Trabalho (RIT) visando orientar os Auditores Fiscais do Trabalho durante os trabalhos de fiscalizao e inspeo (incorporado aos comentrios - NR 1 e NR 3). Decreto no 55.841, de 15/03/65 - Aprova o Regulamento da Inspeo do Trabalho (RIT). Instruo Normativa MTE/SIT no 19, de 27/09/00 - Dispe sobre os procedimentos da fiscalizao das condies do trabalho, segurana e sade de vida a bordo, conforme o disciplinado na Portaria no 210 (30/04/99) e nas Resolues Normativas no 31/98; 46/00 e 48/00 do Conselho Nacional de Imigrao (CNIg). Instruo Normativa MTE/SIT no 20, de 26/01/01 - Dispe sobre procedimentos a serem adotados pela Fiscalizao do Trabalho no exerccio da atividade de fiscalizao do trabalho das pessoas portadoras de deficincia. Instruo Normativa Intersecretarial MTE/SFT/SSST no 14, de 13/07/99 - Institui a Unidade Especial de Inspeo do Trabalho Porturio e Aquavirio, bem como as respectivas Unidades Regionais e d outras providncias. Medida Provisria no 1.915-3, de 24/09/99 - Altera a nomenclatura de Fiscal do Trabalho para a de Auditor Fiscal do Trabalho. Portaria MTb no 865, de 14/07/95 - Estabelece critrios para fiscalizao de condies de trabalho constantes de Convenes ou Acordos Coletivos de Trabalho. Portaria MTb/SSST no 06, de 09/03/83 - Altera as Normas Regulamentadoras NR-1, NR-2, NR-3 e NR-6. Portaria MTb/SSST no 13, de 17/09/93 - Alterou os itens 1.3, 1.3.1 e 1.4, alteraes j efetuadas no texto.

NR 2 INSPEO PRVIA

Esta NR estabelece as situaes em que as empresas devero solicitar ao MTE a realizao de inspeo prvia em seus estabelecimentos, bem como a forma de sua realizao. A NR 2 tem existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 160 e 161 da CLT. Todo estabelecimento novo, antes de iniciar suas atividades, dever solicitar aprovao de suas instalaes ao rgo Regional do MTE. Aps realizar a inspeo prvia nas instalaes a SRTE emitira o Certificado de Aprovao de Instalaes (CAI). Este documento assegura que o novo estabelecimento inicie suas atividades livre de riscos de acidentes e/ou de doenas do trabalho.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Embora o Certificado de Aprovao de Instalaes (CAI) no venha sendo exigido pelas SRTEs, ainda assim ser necessrio que as empresas protocolem seu pedido junto SRTE, principalmente nos casos de instalaes novas e ampliaes. O empresrio poder encaminhar a SRTE, rgo regional do MTE, uma declarao das instalaes do estabelecimento novo, conforme modelo previsto na NR 2, que poder ser aceita pelo referido rgo, para fins de fiscalizao, quando no for possvel realizar a inspeo prvia antes do estabelecimento iniciar suas atividades.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

O atendimento da NR 2 no livra a empresa de uma ao de fiscalizao, podendo ser autuada por qualquer irregularidade com relao ao no-atendimento s exigncias previstas nas demais NRs. Documentos Complementares: Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho.
NR 3 EMBARGO OU INTERDIO

Esta NR estabelece as situaes em que as empresas se sujeitam a sofrer paralisao de seus servios, mquinas ou equipamentos, bem como os procedimentos a serem observados pela fiscalizao trabalhista, na adoo de tais medidas punitivas, no tocante segurana e medicina do trabalho em situaes de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador.
Considera-se risco grave e iminente toda condio ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doena profissional com leso grave integridade fsica do trabalhador. Algumas NRs tornam explcitas as situaes de risco grave e iminente. Por exemplo, a NR 13 (itens 13.1.4, 13.2.5, 13.3.2, 13.3.4, 13.3.12 e 13.5.1), em relao s caldeiras e vasos sob presso e NR 15 anexo 1 (item 7), Anexo 2 (item 4) e anexo 3, com relao s atividades e operaes insalubres envolvendo rudo e calor. Algumas situaes de risco grave e iminente podem ser identificadas pelo Auditor Fiscal do Trabalho durante a fiscalizao e representam perigo imediato integridade fsica do trabalhador. Podemos citar como exemplo a execuo de servios em altura sem o devido cinto de segurana. Caso a empresa no possua o devido EPI, o trabalho ser interrompido imediatamente at que a condio de segurana seja atendida satisfatoriamente. Outras situaes de risco grave e iminente so mais difceis de serem observadas como, por exemplo, aquelas referentes exposio aos agentes fsicos e qumicos. Neste caso, seria necessria a utilizao de um equipamento para quantificar o referido agente, visto que o AFT no realiza fiscalizaes acompanhado de equipamentos de medio. Podemos citar como exemplo o caso do rudo, no qual a NR 15 caracteriza o risco grave e iminente em exposies em nveis superiores a 115 dB (A) sem a utilizao do protetor auricular. artigo A NR 3 tem existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, no

161 da CLT.
O objetivo principal do trabalho de fiscalizao do MTE e o de verificar o cumprimento, por parte das empresas, da legislao de proteo ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observncia da legislao trabalhista. O objetivo do Programa Segurana e Sade no Trabalho do governo federal proteger a vida, promover a segurana e sade do trabalhador. O trabalho dos Auditores Fiscais do Trabalho (AFT) possui carter educativo e punitivo. Prioritariamente, os AFT esto orientados a esclarecer dvidas na implementao dos documentos legais de segurana e sade ocupacional. Este processo ocorre por meio de notificao para a correo de possveis desvios. O no-atendimento dos requisitos legais poder resultar no aspecto punitivo no qual a empresa poder ser autuada e multada. A legislao garante ao empregador o direito de recorrer das notificaes, autuaes e possveis multas aplicadas. 9

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O novo Regulamento da Inspeo do Trabalho (RIT) deixa claro que os Auditores Fiscais do Trabalho tm o dever de orientar e advertir as empresas quanto ao cumprimento da legislao trabalhista, observando o critrio da dupla visita nos seguintes casos: Quando ocorrer promulgao ou expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais, sendo que, com relao exclusivamente a estes atos, ser feita apenas a instruo dos responsveis; Quando se tratar de primeira inspeo nos estabelecimentos ou locais de trabalho recentemente inaugurados ou empreendidos; Quando se tratar de estabelecimento ou local de trabalho com at (10) dez trabalhadores, salvo quando for constatada infrao por falta de registro de empregado ou de anotao da CTPS, bem como na ocorrncia de reincidncia, fraude, resistncia ou embarao fiscalizao; Quando se tratar de microempresa e empresa de pequeno porte, na forma da lei especfica.
O AFT pode exigir ao empregador documentos e prestao dos esclarecimentos necessrios (CLT, Art. 627 e 628 1_ e 2_, e 630 3_). O Art. 627 da CLT dispe que a fiscalizao dever observar o critrio da dupla visita nos seguintes casos: Empresas com at 10 (dez) empregados; Quando ocorrer promulgao ou expedio de novas leis, regulamentos ou instrues ministeriais. O critrio da dupla visita no ser aplicado nos seguintes casos: Quando for constatada falta de registro do funcionrio, ou seja falta de anotao da sua CTPS; Ocorrncia de fraude, embarao ou resistncia fiscalizao; Caso seja caracterizado o risco grave e iminente.

Caso seja caracterizado o risco grave e iminente, no ser aplicado o critrio da dupla visita pelo AFT.
Os AFT tm o direito de ingressar nas dependncias da empresa, no que diz respeito ao objeto da fiscalizao. Havendo resistncia, poder o inspetor requisitar fora policial (Art. 630, 8, da CLT). Nenhum AFT poder exercer suas funes sem a sua carteira de identidade fiscal, sem a qual no ter livre acesso s dependncias da empresa. (CLT, Art. 630).

O Delegado Regional do Trabalho, baseado em laudo tcnico que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poder interditar estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento, ou embargar obra, indicando na deciso tomada, com a brevidade que a ocorrncia exigir, as providncias que devero ser adotadas para preveno de acidentes do trabalho e de doenas profissionais. A interdio importar na paralisao total ou parcial do estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento. Est prevista multa de grau mximo para estes casos.

10

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O embargo importar na paralisao total ou parcial da obra. A interdio ou o embargo poder ser requerido pelo Setor de Segurana e Medicina do Trabalho da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), pelo Auditor Fiscal do Trabalho ou por entidade sindical. O Delegado Regional do Trabalho ter que informar imediatamente a interdio ou o embargo empresa, para o seu cumprimento. As empresas podero recorrer de uma notificao de interdio ou embargo no prazo de 10 (dez) dias Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho (SSMT), qual facultado dar efeito suspensivo.

Documentos Complementares Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 4.552, de 27/12/02 - Aprova o Regulamento da Inspeo do Trabalho (RIT). Instruo Normativa Intersecretarial MTE/SFT/SSST no 14, de 13/07/99 - Institui a Unidade Especial de Inspeo do Trabalho Porturio e Aquavirio, bem como as respectivas Unidades Regionais e d outras providncias. Instruo Normativa MTE/SIT no 19, de 27/09/00 - Dispe sobre os procedimentos da fiscalizao das condies do trabalho, segurana e sade de vida a bordo, conforme Portaria no 210 (30/04/99) e nas Resolues Normativas no 31/98; 46/00 e 48/00 do Conselho Nacional de Imigrao (CNIg). Medida Provisria no 1.915-3, de 24/09/99 - Altera a nomenclatura de Fiscal do Trabalho para a de Auditor Fiscal do Trabalho. Portaria MTb/SSST no 06, de 09/03/83 - Altera as Normas Regulamentadoras NR-1, NR-2, NR-3 e NR-6.
NR 4 SERVIOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANA E EM MEDICINA DO TRABALHO

Esta NR estabelece a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas que possuam empregados regidos pela Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) de organizar e manter em funcionamento os Servios Especializados em Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT), com a finalidade de promover a sade e proteger a integridade do trabalhador, no local de trabalho. A NR 4 tem sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, no artigo 162 da CLT. O dimensionamento dos SESMT vincula-se gradao do risco da atividade principal e ao nmero total de empregados do estabelecimento, constantes dos Quadros anexos NR 4. Os profissionais que devero compor o SESMT so: Mdico do trabalho, engenheiro de
segurana do trabalho, enfermeiro do trabalho, tcnico de segurana do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho. Onde: O tcnico de segurana do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho devem se dedicar aos SESMT 8 (oito) horas por dia;

11

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O engenheiro de segurana do trabalho, o mdico do trabalho e o enfermeiro do trabalho devero se dedicar 6 (seis) horas por dia. Os profissionais integrantes dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho devero ser empregados da empresa. Ao profissional especializado em Segurana e em Medicina do Trabalho vedado o exerccio de outras atividades na empresa, durante o horrio de sua atuao nos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho.

Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com menos de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, territrio ou Distrito Federal no sero considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsvel, a quem caber organizar os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho. Neste caso, os engenheiros de segurana do trabalho, os mdicos do trabalho e os enfermeiros do trabalho podero ficar centralizados. Para os tcnicos de segurana do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho, o dimensionamento ser feito por canteiro de obra ou frente de trabalho, conforme o Quadro II, anexo.

12

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

As empresas com estabelecimentos com empregados exercendo atividades em diferentes gradaes de risco e que possuam mais de 50% (cinqenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setor com atividade cuja gradao de risco seja de grau superior ao da atividade principal devero dimensionar os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, em funo do maior grau de risco, obedecido o disposto no Quadro II desta NR. A empresa poder constituir Servio Especializado em Segurana e em Medicina do Trabalho de forma centralizado para atender a um conjunto de estabelecimentos pertencentes a ela, desde que a distncia a ser percorrida entre aquele estabelecimento em que se situa o servio e cada um dos demais no ultrapasse a 5 km (cinco quilmetros), dimensionando-o em funo do total de empregados e do risco, de acordo com o Quadro II e o subitem 4.2.2 da NR 4.

Havendo, na empresa, estabelecimento(s) que se enquadre(m) no Quadro II, desta NR, e outro(s) que no se enquadre(m), a assistncia a este(s) ser feita pelos servios especializados daquele(s), desde que localizados no mesmo Estado, Territrio ou Distrito Federal. Para as empresas enquadradas no grau de risco 1 o dimensionamento dos SESMT obedecer ao Quadro II, considerando-se como nmero de empregados o somatrio dos empregados existentes no estabelecimento que possua o maior nmero e a mdia aritmtica do nmero de empregados dos demais estabelecimentos, devendo todos os profissionais integrantes dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, assim constitudos, cumprirem tempo integral. Quando a empresa contratante e as outras por ela contratadas no se enquadrarem no Quadro II, mas que pelo nmero total de empregados de ambos, no estabelecimento, atingirem os limites dispostos no referido quadro, dever ser constitudo um servio especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho comum. Os Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho das empresas que operem em regime sazonal devero ser dimensionados, tomando-se por base a mdia aritmtica do nmero de trabalhadores do ano civil anterior e obedecidos os Quadros I e II anexos. Os servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho de que trata esta NR devero ser registrados no rgo regional do MTb. O requerimento dever conter os seguintes dados:

13

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


a) nome dos profissionais integrantes dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho; b) nmero de registro dos profissionais na Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho do MTb; c) nmero de empregados da requerente e grau de risco das atividades, por estabelecimento; d) especificao dos turnos de trabalho, por estabelecimento; e) horrio de trabalho dos profissionais dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho. O SESMT dever registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenas ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mnimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliao anual dos mesmos dados Secretaria de Segurana e Medicina do Trabalho at o dia 31 de janeiro, atravs do rgo regional do MTb.

14

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

15

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Para o preenchimento dos quadros acima a NBR 14280 traz as seguintes definies:
Acidente pessoal: aquele cuja caracterizao depende de existir acidentado. Acidente de trajeto: o acidente de trabalho sofrido pelo empregado no percurso da residncia para o trabalho ou deste para aquela. Acidente impessoal: aquele cuja caracterizao independe de existir acidentado, no podendo ser considerado como causador direto da leso pessoal. Leso imediata: a leso que se verifica imediatamente no momento da ocorrncia do acidente. leso mediata tardia a leso que no se verifica imediatamente aps a exposio fonte da leso. Caso seja caracterizado o nexo causal, isto , a relao da doena com o trabalho, evidenciar uma doena ocupacional. Assim, admite-se a preexistncia de uma ocorrncia ou exposio contnua ou intermitente, de natureza acidental, sendo registrada como acidente do trabalho, nas estatsticas de acidente. Incapacidade permanente total: a perda total de capacidade de trabalho, em carter permanente, excluindo a morte. Esta incapacidade corresponde leso que, no provocando a morte, impossibilita o acidentado, permanentemente, de exercer o trabalho ou da qual decorre a perda ou a perda total do uso dos seguintes elementos: Ambos os olhos; Um olho e uma das mos; Um olho e um p; Ambas as mos ou ambos os ps ou uma das mos e um p. Incapacidade permanente parcial: a reduo parcial da capacidade de trabalho, em carter permanente. Incapacidade temporria total: a perda total da capacidade de trabalho de que resulte um ou mais dias perdidos, excetuados a morte, a incapacidade permanente parcial e a incapacidade permanente total. Leso com perda de tempo ou leso incapacitante: a leso pessoal que impede o trabalhador de retornar ao trabalho no dia til imediato ao do acidente ou de que resulte incapacidade permanente. Leso sem perda de tempo: a leso pessoal que no impede o trabalhador de retornar ao 16

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


trabalho no dia imediato ao do acidente, desde que no haja incapacidade permanente. Dias Perdidos (Dp): so os dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do primeiro dia de afastamento at o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho, segundo orientao mdica. Dias Debitados (Db): so os dias que devem ser debitados devido morte ou incapacidade permanente, total ou parcial. No caso de morte ou incapacidade permanente total, devem ser debitad os 6.000 (seis mil) dias. Por incapacidade permanente parcial, os dias a serem debitados devem ser retirados da norma brasileira ABNT NBR 14280 (Cadastro de Acidentes). Taxa de Freqncia de Acidentes (FA): o nmero de acidentes por milho de horas de exposio ao risco efetivamente trabalhadas, em determinado perodo. calculada pela frmula:

Taxa de Freqncia de Acidentados (FL): o nmero de acidentados com leso (com ou sem afastamento) por milho de horas de exposio ao risco (horas efetivamente trabalhadas), em determinado perodo. calculada pela frmula:

Taxa de Gravidade (G): o tempo computado por milho de horas de exposio ao risco. Deve ser expressa em nmeros inteiros e calculada pela frmula:

17

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Documentos Complementares: ABNT NBR 14280 - Cadastro de Acidente de Trabalho. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 3.048, de 06/05/99 - Aprova o Regulamento da Previdncia Social e da outras previdncias. Instruo Normativa INSS/PRES no 11, de 20/09/06 - Apresenta as formas de preenchimento da Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) e d outras providncias. Lei no 7.410, de 27/11/85 - Dispe sobre a especializao de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurana do Trabalho, a profisso do Tcnico de Segurana do Trabalho e d outras providncias. Lei no 8.213, de 24/07/91 - Dispe sobre os Planos de Benefcios da Previdncia Social e d outras previdncias. Portaria MTb/SSST no 53, de 17/12/97 - Aprova o texto da NR 29, relativa segurana e sade no trabalho porturio. Portaria MTE/GM no 86, de 3/3/05 - Aprova o texto da NR 31, relativa segurana e sade no trabalho na agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura. Portaria MTE/SIT no 17, de 01/08/07 - Altera a redao da NR 4 ao aprovar o subitem 4.5.3.

NR 5 COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) Esta NR estabelece a obrigatoriedade das empresas pblicas e privadas em organizar e manter, dependendo da sua classificao nacional de atividade econmica e do cdigo da atividade. uma comisso interna constituda por representantes dos empregados e do empregador. A NR 5 tem sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 163 a 165 do Captulo V do Ttulo II da CLT. O objetivo da CIPA a preveno de acidentes e doenas decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida e a promoo da sade do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento as empresas privadas, pblicas, sociedades de economia mista, rgos da administrao direta e indireta, instituies beneficentes, associaes recreativas, cooperativas, bem como outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.

18

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Dimensionamento: a CIPA deve ser composta por representantes do empregador e dos empregados, de acordo com as propores mnimas estabelecidas no Quadro I da NR 5. Sendo que os representantes do empregador so indicados pelo empregador e os representantes dos empregados so eleitos por meio de votao dos empregados. A CIPA deve ser composta por representantes da maior parte dos setores do estabelecimento, sendo que no deve faltar, em qualquer hiptese, a representao dos setores que ofeream maior nmero de acidentes. O ideal que cada representante titular na CIPA possua um suplente que pertena ao mesmo setor.

19

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Nos grupos C-18 e C-18A (Construo) dever ser constituda a CIPA por estabelecimento a partir de 70 trabalhadores. Quando os estabelecimento (canteiro de obra ou frentes de trabalho) possuir menos de 70 trabalhadores, a empresa deve organizar CIPA centralizada devendo ter pelo menos 1 (um) representante titular e 1 (um) suplente, por grupo de at 50 (cinqenta) empregados em cada canteiro de obra ou frente de trabalho. A empresa que possuir em um mesmo municpio dois ou mais estabelecimentos dever garantir a integrao das CIPAs e dos designados, conforme o caso, com o objetivo de harmonizar as polticas de segurana e sade ocupacional da empresa. Quando a empresa no se enquadrar na NR 5 a empresa dever designar um responsvel pelo cumprimento das atribuies desta NR, devendo o empregador promover seu treinamento conforme dispe para qualquer outro membro da CIPA. A NR 5 no estabelece a necessidade de registro deste representante na SRTE, entretanto nada impede que a empresa faa isso de forma voluntria. Funcionamento: a CIPA dever se reunir mensalmente, durante o expediente normal da empresa. As reunies extraordinrias devero ser realizadas quando: Houver denncia de situao de risco grave e iminente que determine aplicao de medidas corretivas de emergncia; Ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; Houver solicitao expressa de uma das representaes. Treinamento: cabe ao empregador promover o treinamento com carga horria de 20 h, distribudas em no mximo oito horas dirias e dever ser realizado durante o expediente normal da empresa. O contedo dever contemplar o mnimo previsto nesta NR. Processo Eleitoral: as eleies para escolha dos representantes dos empregados na CIPA, dever ser convocada no prazo mnimo de 60 (sessenta) dias antes do trmino do mandato em curso. O processo eleitoral observar as seguintes condies: No prazo mnimo de 45 dias antes do trmino do mandato em curso dever ser publicado e divulgado o edital, em locais de fcil acesso e visualizao; Perodo mnimo para inscrio de quinze dias; Liberdade de inscrio para todos os empregados do estabelecimento; Garantia de emprego para todos os inscritos at a eleio; A eleio dever ocorre no prazo mnimo de 30 (trinta) dias antes do trmino do mandato da CIPA anterior. A eleio dever ocorrer em dia normal de trabalho, com voto secreto.
Havendo participao inferior a cinqenta por cento (50%) dos empregados na votao, no haver a apurao dos votos e a comisso eleitoral dever organizar outra votao, que ocorrer no prazo mximo de dez dias.

20

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O mandato dos membros eleitos da CIPA ter durao de um ano, sendo permitida uma reeleio. proibida a dispensa arbitrria ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direo de Comisses Internas de Preveno de Acidentes desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final de seu mandato.
Art. 165 - Os titulares da representao dos empregados nas CIPAs no podero sofrer despedida arbitrria, entendendo-se como tal a que no se fundar em motivo disciplinar tcnico, econmico ou financeiro. nico - Ocorrendo a despedida, caber ao empregador, em caso de reclamao Justia do Trabalho, comprovar a existncia de qualquer dos motivos mencionados neste artigo, sob pena de ser condenado a reintegrar o empregado. Pargrafo nico - Ocorrendo a despedida, caber ao empregador, em caso de reclamao Justia do Trabalho, comprovar a existncia de qualquer dos motivos mencionados neste artigo, sob pena de ser condenado a reintegrar o empregado. A SMULA 339 prev a garantia de emprego ao tambm ao suplente da CIPA: I - O suplente da CIPA goza da garantia de emprego prevista no art. 10, II, "a", do ADCT (Atos das Disposies Constitucionais Transitrias) a partir da promulgao da Constituio Federal de 1988. II - A estabilidade provisria do cipeiro no constitui vantagem pessoal, mas garantia para as atividades dos membros da CIPA, que somente tem razo de ser quando em atividade a empresa. Extinto o estabelecimento, no se verifica a despedida arbitrria, sendo impossvel a reintegrao e indevida a indenizao do perodo estabilitrio.

Caso hajam irregularidade a eleio poder ser anulada. O registro da CIPA no rgo regional do MTE dever ocorrer at 10 (dez) dias aps a eleio. Mediante a entrega dos seguintes documentos: cpia da ata de eleio, cpia da ata de instalao e posse, calendrio das reunies ordinrias, onde devem constar dia, ms, hora e local de realizao das reunies. O membro titular perder o mandato, sendo substitudo por suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativa. O presidente da CIPA ser indicado pelo empregador. E os representantes dos empregados escolhero entre os titulares o vice-presidente. O secretrio dever ser escolhido de comum acordo pelos representantes do empregador e dos empregados. O secretrio da CIPA no precisa ser membro eleito. A CIPA no poder ter seu nmero de representantes reduzido, bem como no poder

ser desativada pelo empregador antes do trmino do mandato de seus membros, ainda que haja reduo do nmero de empregados da empresa, exceto nos casos em que houver encerramento da atividade do estabelecimento. Caso seja desejo do empregado se desligar da empresa, dever primeiramente solicitar por escrito sua renncia ao mandato da CIPA ou ao direito garantia de emprego, quando o mandato j houver encerrado. A empresa dever enviar correspondncia a SRTE, rgo regional do MTE comunicando o fato e a substituio do membro da CIPA pelo suplente. A empresa poder efetivar o acordo junto ao sindicato da categoria.
Atribuies: as principais atribuies da CIPA so: 21

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Garantir a representao dos trabalhadores nas questes de melhoria da segurana e sade ocupacional. Observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir at eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos; Discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos SESMT e ao empregador o resultado da discusso, solicitando medidas que previnam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto preveno de acidentes.

Documentos Complementares: - Apresenta as formas de Instruo Normativa INSS/PRES no 11, de 20/09/06 preenchimento da CAT e d outras providncias. Portaria Interministerial no 3.195 do Ministrio do Trabalho e Ministrio daSade, de 10/08/88 - Institui em mbito nacional a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho (CANPAT). Portaria MTb/SSST no 04, de 04/07/95 - Aprova o novo texto da NR 18 Obras de Construo, Demolio e Reparos. Item 18.333 e seus subitens. Portaria MTb/SSST no 53, de 17/12/97 - Aprova o texto da Norma Regulamentadora NR 29, relativa segurana e sade no trabalho porturio. Item 29.2.2 e seus subitens. Portaria MTE no 2.037, de 15/12/99 - Altera a NR 22 que dispe sobre Trabalhos Subterrneos, item 22.36 e seus subitens. Portaria MTE/GM no 86, de 3/3/05 - Aprova o texto da NR 31, relativa segurana e sade no trabalho na agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura. Portaria MTE/GM no 485, de 11/11/05 - Aprova o texto da NR 32, relativa segurana e sade no trabalho em servios de sade. Portaria MTE/SIT no 15, de 10/05/01 - Alterou o Art. 2 da Portaria MTE no 09/99 retirando e incluindo novos representantes nas Comisses bi e tripartite. Portaria MTE/SIT no 16, de 10/05/01 - Altera os Grupos C-24 e C-24b do Quadro II e cria os Grupos C-24c - Transporte rodovirio de passageiros e cargas e C-24d - Transporte ferrovirio de passageiros metrovirio e ferrovirio de cargas. Inclui o quadro dos Grupos C24c e C-24d no Quadro I. Portaria MTE/SSST no 08, de 23/02/99 - Altera a NR 5 que dispe sobre a Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Portaria MTE/SSST no 09, de 23/02/99 - Dispe sobre recepo de propostas de alterao de itens da NR 5 . Portaria MTE/SSST no 24, de 27/5/99 - Procedimentos para dimensionamento de CIPA na Indstria da Construo, constantes dos grupos C18 e C18a. Portaria MTE/SSST no 82, de 23/02/99 - Dispe sobre os prazos para anlise de denncias de irregularidade nos processo eleitoral e no treinamento previstos na NR 5. Nota Tcnica DSST 49, de 27/08/03 - Consulta sobre itens da NR 5 (CIPA) relativa eleio do vice-presidente e treinamento para reeleitos.
NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL Esta norma estabelece as disposies relativas a Equipamento de Proteo Individual (EPI), em que aborda as definies legais, forma de proteo, requisitos de comercializao e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE)). A NR 6, A NR 6, com redao dada pela Portaria MTE/SIT no 25, de 15 de outubro de 2001, publicada no Dirio Oficial da Unio (D.O.U.) em 17 de outubro de 2001, tem a

22

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 166 a 167 da CLT. EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Equipamento Conjugado de Proteo Individual todo aquele composto por vrios dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Podemos citar como exemplo de equipamento conjugado: capacete acoplado com protetor auricular e viseira para a proteo dos olhos. Este tipo de equipamento muito utilizado para transferncia de gases altamente refrigerados, mas deve possuir um nmero de CA para o conjunto completo e no pode ser montado, separadamente, a critrio do usurio. O equipamento de proteo individual, de fabricao nacional ou importado, s poder ser posto venda ou utilizado com a indicao do Certificado de Aprovao - CA, expedido pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego.

Todo EPI dever apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricao e o nmero do CA, ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricao e o nmero do CA. Na impossibilidade de cumprir o determinado no item 6.9.3 da NR 6, o rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho poder autorizar uma forma alternativa de gravao, a ser proposta pelo fabricante ou importador, devendo esta constar do CA.
A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento. Cabe ao empregador, mediante orientao tcnica, fornecer e determinar o uso do EPI adequado proteo da integridade fsica do trabalhador. Compete ao Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho SESMT, ouvida a Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA e trabalhadores usurios, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. O uso de EPI ser necessrio nas seguintes condies: Sempre que as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou no oferecerem completa proteo contra os riscos de acidentes de trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho; Enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender as situaes de emergncia. Responsabilidades do Empregador: Adquirir o adequado ao risco de cada atividade;

23

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Exigir seu uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo rgo nacional competente em matria de segurana e sade no trabalho; Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservao; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienizao e manuteno peridica; e, comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada. Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrnico.
1. O fato de o empregador adquirir o EPI no o exime da responsabilidade de fazer cumprir a obrigatoriedade do uso, devendo utilizar normas administrativas, treinamento e superviso; 2. A legislao em vigor d plenos poderes ao empregador para tornar obrigatrio o uso do EPI, podendo o empregado ser passvel de punio, que vai desde uma simples advertncia verbal at a demisso por justa causa. Constitui ato faltoso a recusa injustificada do empregado ao cumprimento desta exigncia legal; 3. Falta de registros de treinamento, distribuio e reposio do EPI caracterizam a omisso do empregador, sendo considerada, tambm, como um ato faltoso, e, neste caso, passvel das penalidades previstas na NR 28; prudente que o empregador exija da empresa fornecedora de EPI uma cpia do CA, garantindo que o EPI a ser adquirido esteja dentro dos prazos de validade estabelecidos pelo MTE; 5. O EPI deve ser adequado ao risco, associando eficcia na proteo e conforto. O trabalhador deve ser treinado e orientado sobre os limites de proteo oferecidos e os cuidados necessrios quanto ao uso, guarda, higienizao e reposio. Esta exigncia est na NR 9 - Programa de Preveno de Riscos Ambientais (subitem 9.3.5.5); 6. O caso da atenuao ao rudo (por exemplo, o termo eficincia necessria do EPI, citado no item anterior), , sem dvida, bastante apropriado. Contudo, faz-se necessria uma srie de medidas de ordem administrativa, garantindo sua utilizao pelo empregado, durante toda a jornada de trabalho, de modo que se obtenha a atenuao dos nveis de rudo previstos nos ensaios de laboratrios realizados para sua aprovao.

Responsabilidades do Empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; e, Cumprir as determinaes do empregador sobre o uso adequado.

Documentos Complementares: Instruo Normativa MTb/SSST no 01, de 11/04/94 - Estabelece o Regulamento Tcnico sobre o Uso de Equipamentos para Proteo Respiratria. Portaria MTb/SSST no 26, de 29/12/94 - Classifica os cremes protetores como EPI, alterao j efetuada no texto. Portaria MTE/SIT no 25, de 15/10/01 - Altera e d nova redao NR 6 - EPI - Alterao j efetuada no texto. Portaria MTE/SIT no 48, de 25/03/03 - Estabelece as normas tcnicas de ensaios aplicveis aos EPIs com o respectivo enquadramento no Anexo I da NR 6.

24

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Portaria MTE/SIT no 99, de 19/10/04 - Proibi o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou mida como abrasivo. Alterao j efetuada no texto. NR 7 PROGRAMA DE CONTROLE MDICO DE SADE OCUPACIONAL Esta norma estabelece a obrigatoriedade de elaborao e implantao do PCMSO, por parte de todos os empregadores e instituies, com o objetivo de monitorar, individualmente, aqueles trabalhadores expostos aos agentes qumicos, fsicos e biolgicos definidos pela NR 9 Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). Compete ao empregador: garantir a elaborao e efetiva implementao do PCMSO, bem como zelar pela sua eficcia; custear sem nus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO; indicar, dentre os mdicos dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT, da empresa, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO; no caso de a empresa estar desobrigada de manter mdico do trabalho, de acordo com a NR 4, dever o empregador indicar mdico do trabalho, empregado ou no da empresa, para coordenar o PCMSO; inexistindo mdico do trabalho na localidade, o empregador poder contratar mdico de outra especialidade para coordenar o PCMSO. Empresas de grau de risco 1 e 2 com at 25 empregados e empresas de grau de risco 3 e 4 com at 10 (dez) empregados esto desobrigadas de ter mdico coordenador. Isto, porm, no as dispensa de ter o programa (PCMSO). O PCMSO deve incluir os seguintes exames mdicos: admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional. A avaliao clnica dever obedecer os seguintes prazos: exame mdico admissional, dever ser realizada antes que o trabalhador assuma suas atividades; exame mdico peridico, de acordo com os intervalos mnimos de tempo abaixo discriminados: a) para trabalhadores expostos a riscos ou a situaes de trabalho que impliquem o desencadeamento ou agravamento de doena ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenas crnicas, os exames devero ser repetidos: a cada ano ou a intervalos menores, a critrio do mdico encarregado, ou se notificado pelo mdico agente da inspeo do trabalho, ou, ainda, como resultado de negociao coletiva de trabalho; de acordo com periodicidade especificada no Anexo n 6 da NR 15, para os trabalhadores expostos a condies hiperbricas; b) para os demais trabalhadores: anual, quando menores de 18 (dezoito) anos e maiores de 45 (quarenta e cinco) anos de idade; a cada dois anos, para os trabalhadores entre 18 (dezoito) anos e 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

25

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


No exame mdico de retorno ao trabalho, dever ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por perodo igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto. No exame mdico de mudana de funo, ser obrigatoriamente realizada antes da data da mudana. No exame mdico demissional, ser obrigatoriamente realizada at a data da homologao, desde que o ltimo exame mdico ocupacional tenha sido realizado h mais de: - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2; - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4. No Atestado de Sade Ocupacional (ASO) dever constar todos os itens previstos na NR 7, com ateno para: nome, nmero de identidade, funo, riscos ocupacionais especficos, tipos de exames que foram realizados com data, nome do mdico coordenador e n de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), definio apto/inapto, nome do mdico examinador e forma de contato ou endereo, data e assinatura. Dever conter espao para a assinatura do trabalhador comprovando o recebimento de uma segunda via do atestado. Para fazer um PCMSO adequado, os seguintes aspectos prticos devem ser considerados: 1. Conhecer a empresa, ou seja, visit-la; 2. Entrevistar pessoal tcnico e operacional; 3. Avaliar o PPRA e identificar os agentes ambientais a que o trabalhador se encontra exposto; 4. Conversar com os profissionais dos SESMT responsveis pela elaborao e/ou aprovao do PPRA; 5. Fazer um levantamento qualitativo terico do PCMSO; 6. Conhecer o plano de sade da empresa para os exames complementares e/ou opinies de especialistas; 7. Examinar os trabalhadores identificando os exames especficos necessrios aos trabalhadores expostos aos agentes ambientais nocivos; 8. Preparar relatrio e planejamento das aes; 9. Planejar acompanhamento das aes. Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao dos primeiros socorros, considerando-se as caractersticas da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim. Documentos Complementares Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Conveno OIT 161, de 22/05/91 - Decreto no 127, de 22/05/91 - Servios de Sade do Trabalho. Instruo Normativa INSS/DC no 98, de 05/12/03 - Aprova Norma Tcnica sobre Leses por Esforos Repetitivos (LER) ou Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em substituio Ordem de Servio INSS/DC n 606/98. Instruo Normativa INSS/DC no 118, de 14/04/05 - Apresenta o novo modelo para preenchimento da CAT. Portaria MTb/SSST no 08, de 08/05/96 - Traz os aspectos levantados no acordo tripartite alterando e incluindo novos itens na NR 7. Portaria MTb/SSST no 19, de 09/04/98 - Altera o Quadro II (Parmetros para monitorao da exposio ocupacional a alguns riscos sade) e inclui o Anexo I - Quadro II (Diretrizes e 26

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


parmetros mnimos para avaliao e acompanhamento da audio em trabalhadores expostos a nveis de presso sonora elevados). Portaria MTb/SSST no 24, de 29/12/94 - D nova redao NR 07 e cria a obrigatoriedade da elaborao e implementao, por parte de todos os empregadores, do PCMSO. Portaria MTE/SIT/DSST no 34, de 20/12/01 - Protocolo para a Utilizao de Indicador Biolgico da Exposio Ocupacional ao Benzeno. Ordem de Servio INSS/DSS no 607, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Intoxicao Ocupacional pelo Benzeno. Ordem de Servio INSS/DSS no 608, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposio Continuada a Nveis Elevados de Presso Sonora. Ordem de Servio INSS/DSS no 609, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Pneumoconiose. Resoluo CFM no 1.529, de 28/08/1998 - Conselho Federal de Medicina - Dirio Oficial da Unio no 170 (04/09/98) - Estabelece a Normatizao da Atividade Mdica na rea da UrgnciaEmergncia na sua Fase Prhospitalar. Resoluo INSS/DC no 15, de 03/02/00 - Aprova a Norma Tcnica sobre Saturnismo. Resoluo CREMERJ no 116/97 - Dispe sobre as condies de transporte de pacientes em ambulncias e aeronaves de transporte mdico. NR 8 Edificaes A Norma Regulamentadora 8, cujo ttulo Edificaes, dispe sobre os requisitos tcnicos mnimos que devem ser observados nas edificaes para garantir segurana e conforto aos que nelas trabalham. A NR 8 tem sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 170 a 174 da CLT. Os pisos dos locais de trabalho no devem apresentar salincias nem depresses que prejudiquem a circulao de pessoas ou a movimentao de materiais. As aberturas nos pisos e nas paredes devem ser protegidas de forma que impeam a queda de pessoas ou objetos. As partes externas, bem como todas as que separem unidades autnomas de uma edificao, ainda que no acompanhem em sua estrutura, devem obrigatoriamente observar as normas tcnicas oficiais relativas resistncia ao fogo, isolamento trmico, isolamento e condicionamento acstico, resistncia estrutural e impermeabilidade. Os pisos e as paredes dos locais de trabalho devem ser, sempre que necessrio, impermeabilizados e protegidos contra a umidade. As coberturas dos locais de trabalho devem assegurar proteo contra as chuvas. As edificaes dos locais de trabalho devem ser projetadas e construdas de modo a evitar insolao excessiva ou falta de insolao. O uso de material antiderrapante deve ser adotado principalmente em escadas localizadas em reas onde exista a possibilidade de presena de leo ou rea aberta sujeita a umidade e chuva. Deve-se recomendar aos trabalhadores que no corram ao utilizar as escadas. O tamanho dos degraus deve atender s normas tcnicas, de modo a evitar quedas, escorreges e tropeos. Problemas de infiltrao podem resultar em danos nas construes e em danos s instalaes eltricas com risco de ocorrncia de choque eltrico, pois comum a instalao de

27

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


painis eltricos nas paredes das edificaes. Infiltraes podem resultar na fragilizao das edificaes, podendo resultar em desabamentos ou danos em equipamentos. Nos locais onde existe liberao de vapores cidos (tratamento qumico, galvanizao e outros), existe a possibilidade real de corroso qumica que pode fragilizar estruturas metlicas. Nestes casos, deve-se fazer um sistema de coleta e uma lavagem de vapores, alm de realizadas inspees peridicas com ultra-som para avaliar o nvel de perda de material. Documentos Complementares Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. NR 9 PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

O Programa de Preveno de Riscos Ambientais, estabelecido pela NR 9, Portaria MTb/SSST no 25, de 29 de dezembro de 94. Esta norma estabelece a obrigatoriedade da elaborao e implementao de um programa de Higiene Ocupacional visando preservao da sade e integridade fsica dos trabalhadores, atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e consequente controle da ocorrncia de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. A NR 9 tem sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 176 a 178 da CLT. O principal objetivo da NR 9 a de estabelecer uma metodologia de ao que garanta a preservao da sade dos trabalhadores frente aos riscos dos ambientes de trabalho. As aes do PPRA devem ser desenvolvidas no mbito de cada estabelecimento da empresa. O PPRA parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservao da sade e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NRs, em especial com o PCMSO previsto na NR 7. Dessa forma, o PCMSO dever ser planejado e implantado com base nos riscos sade dos trabalhadores identificados nas avaliaes realizadas pelo PPRA. No poder existir um PCMSO sem que o mesmo esteja baseado num PPRA atualizadoO item 9.5.1 estabelece que, para fins de elaborao do PPRA, os riscos ambientais so os agentes fsicos, qumicos e biolgicos existentes nos ambientes de trabalho que, em funo de sua natureza, concentrao ou intensidade e tempo de exposio, so capazes de causar danos sade dos trabalhadores. Agentes fsicos: rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes e radiaes no-ionizantes; Agentes qumicos: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratria, atravs da pele ou por ingesto; Agentes biolgicos: bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios, vrus, entre outros.
28

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


A elaborao e a implementao do PPRA so obrigatrias para todos os empregadores e instituies que admitam trabalhadores como empregados. No importa, nesse caso, o grau de risco ou a quantidade de empregados. Desta forma, condomnios, estabelecimentos comerciais ou industriais esto obrigados a manter o PPRA estruturado de acordo com suas caractersticas e complexidades. A NR 9 no estabelece objetivamente quem o profissional, porm as atribuies estabelecidas para a gerncia do PPRA nos mostram que ele dever estar sob a coordenao de um profissional dos SESMT. De acordo com o item 9.3.1.1, a elaborao, a implementao, o acompanhamento e a avaliao do PPRA podero ser feitos pelos SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critrio do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR. Porm, recomenda-se que o empregador direcione a elaborao do PPRA para os prprios SESMT da empresa ou contrate um servio terceirizado que pode ser uma instituio, uma empresa de consultoria privada ou at mesmo um profissional dos SESMT autnomo. O PPRA se caracteriza por uma parte qualitativa - documento-base e outra quantitativa que o monitoramento. Com relao parte quantitativa do PPRA, que envolve os laudos de monitoramento, seria importante que os mesmos fossem assinados por engenheiro de segurana ou mdico do trabalho conforme prev o Art. 195 da CLT e legislao previdenciria que trata da Aposentadoria Especial. Outra referncia para esta responsabilidade so as atribuies dos engenheiros de segurana do trabalho estabelecidas pela Resoluo no 359 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), de 31 de julho de 1991.
Art. 4 - As atividades dos Engenheiros e Arquitetos, na especialidade de Engenharia de Segurana do Trabalho, so as seguintes: 4 - Vistoriar, avaliar, realizar percias, arbitrar, emitir parecer, laudos tcnicos e indicar medidas de controle sobre grau de exposio a agentes agressivos de riscos fsicos, qumicos e biolgicos, tais como poluentes atmosfricos, rudos, calor, radiao em geral e presses anormais, caracterizando as atividades, operaes e locais insalubres e perigosos;

O Programa de Preveno de Riscos Ambientais dever conter, no mnimo, a seguinte estrutura: a) planejamento anual com estabelecimento de metas, prioridades e cronograma; b) estratgia e metodologia de ao; c) forma do registro, manuteno e divulgao dos dados; d) periodicidade e forma de avaliao do desenvolvimento do PPRA. 29

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Dever ser efetuada, sempre que necessrio e pelo menos uma vez ao ano, uma anlise global do PPRA para avaliao do seu desenvolvimento e realizao dos ajustes necessrios e estabelecimento de novas metas e prioridades. O PPRA deve incluir as seguintes etapas: Antecipao e reconhecimento dos riscos;
9.3.2 A antecipao dever envolver a anlise de projetos de novas instalaes, mtodos ou processos de trabalho, ou de modificao dos j existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteo para sua reduo ou eliminao. 9.3.3 A etapa do reconhecimento o incio do trabalho de campo para identificar atividades, tarefas, fontes e tipos de riscos ambientais. Ela se constitui no levantamento das seguintes informaes que sero registradas numa planilha bsica a ser anexada no documento-base: Identificao dos riscos ambientais; Determinao e localizao das possveis fontes geradoras; Identificao das possveis trajetrias e dos meios de propagao dos agentes no ambiente de trabalho; Identificao das funes e determinao do nmero de trabalhadores expostos; Caracterizao das atividades e do tipo de exposio; Obteno de dados existentes na empresa, indicativos de possvel comprometimento da sade decorrente do trabalho; Possveis danos sade relacionados aos riscos identificados, disponveis na literatura tcnica; Descrio das medidas j existentes.

.
9.3.4 A avaliao quantitativa dever ser realizada sempre que necessria para: comprovar o controle da exposio ou a inexistncia riscos identificados na etapa de reconhecimento; dimensionar a exposio dos trabalhadores; subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

Estabelecimento de prioridades e metas de avaliao e controle; Implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia; Avaliao dos riscos e da exposio dos trabalhadores; Implantao de medidas de controle e avaliao de sua eficcia;
9.3.5.1 Devero ser adotadas as medidas necessrias suficientes para a eliminao, a minimizao ou o controle dos riscos ambientais sempre que forem verificadas uma ou mais das seguintes situaes: identificao, na fase de antecipao, de risco potencial sade; constatao, na fase de reconhecimento de risco evidente sade; quando os resultados das avaliaes quantitativas da exposio dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR-15 ou, na ausncia destes os valores limites de exposio ocupacional adotados pela ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Higyenists, ou aqueles que venham a ser estabelecidos em negociao coletiva de trabalho, desde que mais rigorosos do que os critrios tcnico-legais estabelecidos; quando, atravs do controle mdico da sade, ficar caracterizado o nexo causal entre danos observados na sade os trabalhadores e a situao de trabalho a que eles ficam expostos.

A ACGIH a Conferncia Norte-Americana de Higienistas Industriais Governamentais (American Conference of Governmental Industrial Hygienists), uma organizao de profissionais de higiene ocupacional patrocinados por instituies governamentais ou educacionais dos Estados Unidos. A ACGIH desenvolve e publica anualmente limites recomendados de exposio ocupacional denominado de Threshold Limit Values (TLV) para centenas de substncias qumicas, agentes fsicos, e inclui ndices de Exposio a Agentes Biolgicos: Biological Exposure Indices (BEI). O TLV marca registrada da ACGIH cujos valores so atualizados e divulgados constantemente por meio de publicaes. Os TLV da ACGIH so referncias a serem utilizadas para fins de implementao de medidas de controle no campo da higiene ocupacional.

30

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O estudo, desenvolvimento e implantao de medidas de proteo coletiva dever obedecer seguinte hierarquia: medidas que eliminam ou reduzam a utilizao ou a formao de agentes prejudiciais sade; medidas que previnam a liberao ou disseminao desses agentes no ambiente de trabalho; medidas que reduzam os nveis ou a concentrao desses agentes no ambiente de trabalho.

Monitoramento da exposio aos riscos; Registro e divulgao dos dados. Considera-se nvel de ao o valor acima do qual devem ser iniciadas aes preventivas de forma a minimizar a probabilidade de que as exposies a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposio. As aes devem incluir o monitoramento peridico da exposio, a informao aos trabalhadores e o controle mdico.
Devero ser objeto de controle sistemtico as situaes que apresentem exposio ocupacional acima dos nveis de ao, conforme indicado nas alneas que seguem: para agentes qumicos, a metade dos limites de exposio; para o rudo, a dose de 0,5 (dose superior a 50%), conforme critrio estabelecido na NR-15, Anexo I, item 6.

Responsabilidades: Empregador: estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA como atividade permanente da empresa ou instituio. Trabalhadores: colaborar e participar na implantao e execuo do PPRA; seguir as orientaes recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; informar ao seu superior hierrquico direto ocorrncias que, a seu julgamento, possam implicar riscos sade dos trabalhadores.
Documentos Complementares: Captulo V do Ttulo II da CLT - refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 1.254, de 29/09/94 - Regulamenta a Conveno OIT no 155 - Segurana e Sade dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho. Decreto no 4.882, de 18/11/03 - Altera Dispositivos do Regulamento da Previdncia Social validando legal a utilizao das Normas de Higiene Ocupacional (NHO) da Fundacentro como referncia legal a ser utilizada. Decreto no 93.413, de 15/10/86 - Regulamenta a Conveno OIT no 148 - Proteo dos trabalhadores contra os riscos profissionais devidos contaminao do ar, ao rudo e s vibraes no local de trabalho. Portaria MTb/SSST no 25, de 29/12/94 - Altera o texto da NR 9 e cria o Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). Portaria MTE/GM no 86, de 3/3/05 - Atualizao e substituio das Normas Regulamentadoras Rurais atravs da NR 31. Norma Fundacentro NHO 01 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional: avaliao da exposio ocupacional ao rudo contnuo ou intermitente e impacto. Norma Fundacentro NHO 02 - 1999 - Norma de Higiene Ocupacional: anlise qualitativa da frao voltil (vapores orgnicos) em colas, tintas e vernizes por cromatografia gasosa/detector de ionizao de chama. Norma Fundacentro NHO 03 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional: mtodo de ensaio: anlise gravimtrica de aerodispersides slidos coletados sobre filtros e membrana. Norma Fundacentro NHO 05 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional - Procedimento tcnico Avaliao da exposio ocupacional aos raios x nos servios de radiologia. Norma Fundacentro NHO 06 - 2002 - Norma de Higiene Ocupacional - Procedimento tcnico Avaliao da exposio ao calor. 31

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Norma Fundacentro NHO 07 - 2002 - Norma de Higiene Ocupacional - Procedimento tcnico Calibrao de bombas de amostragem individual pelo mtodo da bolha de sabo. Norma Fundacentro NHO 08 - 2007 - Norma de Higiene Ocupacional - Procedimento tcnico Coleta de material particulado slido suspenso no ar de ambientes de trabalho. Nota Tcnica DSST 02, de 18/02/04 - Cobrana de PPRA e Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) em fiscalizao. Nota Tcnica DSST 06, de 23/04/03 - Responsvel pela elaborao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA). NR10 SERVIOS EM ELETRICIDADE Esta NR estabelece os requisitos e condies mnimas exigidas para garantir a segurana e sade dos trabalhadores que interagem com instalaes eltricas, em suas etapas de projeto, construo, montagem, operao e manuteno, bem como de quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades. A aplicao da NR 10 abrange as fases de gerao, transmisso, distribuio e consumo de energia eltrica, em suas diversas etapas, incluindo elaborao de projetos, construo, montagem, operao, manuteno das instalaes eltricas, bem como quaisquer trabalhos realizados em suas proximidades. A NR 10 tem sua

existncia jurdica assegurada pelos artigos 179 a 181 da CLT. O Pronturio de Instalaes Eltricas deve reunir um conjunto de documentos tcnicos que caracterizem a existncia de documentao atualizada sobre as instalaes, os servios e os profissionais autorizados a intervir nessas instalaes. Alguns dos documentos j so exigidos por outras normas regulamentadoras ou esto integrados aos sistemas administrativos da empresa, como pode ser o caso das especificaes dos equipamentos de proteo individual e da comprovao de qualificao dos profissionais. Entretanto, ao optar pela palavra pronturio, no podemos fugir do seu significado. Por isso, parece evidente que a norma nos determina a existncia de um lugar onde todos esses documentos possam estar reunidos e disponveis aos trabalhadores (10.2.6 e 10.14.4) e fiscalizao (10.14.5). Este lugar pode ser uma pasta, um fichrio, um arquivo, um armrio, enfim, qualquer local que possa conter o conjunto de documentos relacionados nos subitens da norma. A norma estabelece prescries complementares para as empresas que operem em instalaes ou equipamentos integrantes do sistema eltrico de potncia ou que realizem trabalhos em proximidade desse sistema. O aterramento a principal proteo coletiva contra os contatos acidentais que ocorram com equipamentos e instalaes e se caracteriza pela instalao de condutores de proteo (fio terra) interligando todas as partes metlicas de uma instalao que estejam sujeitas a esses contatos acidentais e conectando-os aos barramentos de terra. Esses barramentos de terra, por sua vez, devem estar conectados malha de aterramento da edificao, constituda, na maioria das vezes, por hastes metlicas cravadas no solo e interligadas por condutores de cobre.
Documentos Complementares: ABNT NBR 5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso. ABNT NBR 5413 - Iluminncia de interiores. ABNT NBR 5418 - Instalaes eltricas em atmosferas explosivas. ABNT NBR 5419 - Proteo de estruturas contra descargas atmosfricas. ABNT NBR 5460 - Sistemas eltricos de potncia. ABNT NBR 9.518 - Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas.

32

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


ABNT NBR 13534 - Instalaes eltricas de baixa tenso: requisitos para instalao em estabelecimentos assistenciais de sade. ABNT NBR 13570 - Instalaes eltricas em locais de afluncia de pblico. ABNT NBR 14039 - Instalaes eltricas de mdia tenso de 1,0 kV a 36,2 kV. ABNT NBR IEC 60050 (826) - Vocabulrio Eletrotcnico Internacional: o Captulo 826: instalaes eltricas em edificaes. ABNT NBR IEC 60079-10 - Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas: parte 10: classificao de reas. API RP 500 - Recommended practice for classification of locations for electrical installations at petroleum facilities classified as class I, division 1 and division 2. Lei no 6.514/77 - Altera a redao do Captulo V do Ttulo II da CLT - Segurana e Medicina do Trabalho. Lei no 11.337/06 - Estabelece a obrigatoriedade de as edificaes possurem sistemas de aterramento e instalaes eltricas compatveis com a utilizao do condutor de proteo (fioterra). NFPA 497 - Recommended practice for the classification of flammable liquids, gases, or vapors and of hazardous (classified) locations for electrical installation in chemical process areas. Portaria Inmetro no 83/06 - Regulamenta a certificao compulsria de equipamento eltrico para atmosfera potencialmente explosiva. Portaria MTE/GM no 598, de 07/12/2004 - D nova redao a NR 10 e institui a Comisso Permanente Nacional de Segurana em Eletricidade (CPNSEE). Portaria MTE/SIT no 108, de 30/12/04 - Inclui a "vestimenta condutiva de segurana para proteo de todo o corpo contra choques eltricos" na lista de Equipamentos de Proteo Individual, do Anexo I da NR 6. Resoluo CNEN no 04, de 19/04/89 - Diretrizes para suspenso de comercializao e instalao de pra-raios radioativos. NR 11 TRANSPORTE, MOVIMENTAO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS

Esta NR estabelece normas de segurana para operao de elevadores, guindastes, transportadores industriais e mquinas transportadoras. O armazenamento de materiais dever obedecer aos requisitos de segurana para cada tipo de material. Essa NR foi redigida devido ao grande nmero de acidentes, causados pelos equipamentos de iamento e transporte de materiais, ocorridos com a crescente mecanizao das atividades que motivaram um aumento da quantidade de materiais movimentados no ambiente de trabalho. A NR 11 tem a sua existncia jurdica assegurada no nvel de legislao ordinria, nos artigos 182 e 183 da CLT. As normas tcnicas da ABNT NBR 13543 e NBR 6327, que tratam dos aspectos tcnicos envolvidos na utilizao de equipamentos para movimentao de materiais e cabos de ao, devem ser consultadas. Os equipamentos de iamento de cargas devem ser projetados para o uso seguro, em todas as condies operacionais, possuindo todos os dispositivos de segurana necessrios. Devem ser inspecionados periodicamente e passar por manutenes preventivas e corretivas. Estes equipamentos so constitudos, principalmente, de: _ Guinchos (gaiolas de iar, plataformas e cubas);

33

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


_ Gruas, elevador, blocos de roldana ou outros dispositivos com ganchos; _ Acessrios, tais como: correntes, ganchos, garfos, elevadores, grampos, caixas para elevao de materiais e equipamentos similares. O gancho, apesar de merecer uma ateno especial, pois a parte mais fraca do sistema de iamento, no quebra de repente. Ele sofre uma deformao, que pode ser acompanhada nas inspees peridicas. Sempre que possvel, deve ser usado gancho de segurana com trava ou gancho especfico para o servio a ser feito. Os cabos de ao so muito utilizados nas operaes industriais e merecem inspees rigorosas e freqentes. Sinais de deteriorao indicam a necessidade de troca imediata. O mais grave deles a corroso, principalmente quando a mesma se inicia no interior do cabo. Outras causas freqentes de desgaste incluem: fadiga do material, sobrecarga, falta de lubrificao e dobras. As inspees dos cabos de ao podem ser subdivididas em freqentes e peridicas. No caso de se detectar um dano no cabo de ao, o mesmo dever ser retirado de servio ou submetido a uma inspeo por uma pessoa qualificada. As inspees devem ser determinadas pelo engenheiro responsvel pela obra ou pessoa qualificada e que seja responsvel pela manuteno e instalao dos cabos de ao, baseando-se em fatores tais como: a expectativa de vida do cabo determinada pela experincia anterior ou em instalaes similares; agressividade domeio ambiente; relao entre a carga usual de trabalho e a capacidade mxima do equipamento; e freqncia de operaes e exposio a trancos. Documentos Complementares: ABNT NBR 5418 - Instalaes eltricas em atmosferas explosivas. ABNT NBR 6327 - Cabo de ao para uso geral: requisitos mnimos. ABNT NBR 7500 - Identificao para transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. ABNT NBR 9518 - Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas. ABNT NBR 11900 - Extremidades de laos de cabos de ao. ABNT NBR 13541 - Movimentao de carga: lao de cabo de ao: especificao. ABNT NBR 13542 - Movimentao de carga: anel de carga. ABNT NBR 13543 - Movimentao de carga: laos de cabo de ao: utilizao e inspeo. ABNT NBR 13544 - Movimentao de carga: sapatilho para cabo de ao. ABNT NBR 13545 - Movimentao de carga: manilhas. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Conveno OIT 127 - Peso mximo das cargas que podem ser transportadas por um s trabalhador. Portaria MTE/GM no 86, de 3/3/05 - Aprova o texto da NR 31, relativa segurana e sade no trabalho na agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura. Portaria MTE/SIT/DSST no 56, de 17/09/03 - Aprova e inclui na NR 11 o Regulamento Tcnico de Procedimentos para Movimentao, Armazenagem e Manuseio de Chapas de Mrmore, Granito e Outras Rochas. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Instrues complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.

34

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


NR 12 SEGURANA NO TRABALHO EM MQUINAS E EQUIPAMENTOS Esta norma estabelece as medidas prevencionistas de segurana e higiene do trabalho a serem adotadas na instalao, operao e manuteno de mquinas e equipamentos, visando a preveno de acidentes do trabalho. A NR 12 tem a sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 184 a 186 da CLT. As mquinas e equipamentos devem garantir a segurana dos trabalhadores, durante seu funcionamento, atravs de protees adequadas nas zonas de perigo. Sempre que possvel, estas protees devem ser parte integrante das mquinas. S assim o trabalhador no ficar tentado a remov-las. A posio dos controles permitir uma operao simples e segura. Os controles de partida devem ser protegidos e posicionados de tal maneira que no possam ser operados acidentalmente. O comando de parada deve ser posicionado prximo ao comando de partida. Os pedais de operao devem ser protegidos contra operao acidental. Todos os controles sero, claramente, identificados. Os dispositivos de emergncia, quando acionados, devem parar a mquina imediatamente. Em instalaes onde a partida, ou o funcionamento inadequado da mquina, possa criar um risco adicional, devem ser instalados alarmes, no substituindo, porm, as protees fsicas. As maanetas, os botes e os pedais usados em operaes perigosas devem ser projetados e posicionados de forma a evitar seu acionamento acidental. Em contrapartida, os botes PARE devem ser de fcil alcance e na cor vermelha. O material utilizado para as protees deve apresentar resistncia para suportar a projeo de uma parte da mquina. O peso e o tamanho devem ser compatveis com as necessidades de remoo da proteo. Em relao aos materiais aplicados, devemos levar em considerao suas propriedades mecnicas, trmicas, fsicas e qumicas como, por exemplo: chapas metlicas, telas protetoras, tampa plstica entre outros. Recomenda-se a leitura da NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo, item 18.22 (Mquinas, Equipamentos e Ferramentas). Quando um equipamento adquirido, ele deve atender aos requisitos bsicos de segurana. O primeiro que a mquina deve ser construda de tal forma que no seja necessrio acrescentar proteo extra. Outros requisitos devem incluir: 1. Instrues de manuteno e de segurana em portugus; 2. Existncia de proteo de modo que o operador no se machuque, mesmo que ele se distraia ou faa movimentos repentinos; 3. Todas as protees que possam ser abertas durante o funcionamento da mquina tero mecanismos que interrompam o fornecimento de energia.

35

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Quando a mquina for instalada, deve-se tomar cuidado para assegurar que todas as protees estejam bem fixadas. Certas mquinas necessitam de dispositivos especiais de segurana, como, por exemplo, prensas, cortadores, amoladores. Especial ateno ser dada aos cilindros de massa e s motosserras.

Documentos Complementares ABNT NB 033 - Uso, cuidados e proteo das ferramentas abrasivas: cdigo de segurana. ABNT NBR 13536 - Mquinas injetoras para plsticos e elastmeros requisitos tcnicos de segurana para o projeto, construo e utilizao. ABNT NBR 13543 - Movimentao de carga - laos de cabo de ao - utilizao e inspeo. ABNT NBR 13579 - Colcho e colchonete de espuma flexvel de poliuretano: parte 1: bloco de espuma. ABNT NBR 13758 - Segurana de mquinas - distncias de segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros inferiores. ABNT NBR 13760 - Segurana de Mquinas - Folgas mnimas para evitar esmagamento de partes do corpo humano. ABNT NBR 13761 - Segurana de mquinas - distncias de segurana para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores. ABNT NBR 13865 - Cilindros para massas alimentcias - Requisitos de segurana, instalao, operao de segurana e manuteno de mquinas e equipamentos de padaria, confeitaria, pizzaria e pastelaria. ABNT NBR 13868 - Telecomunicao - Equipamento radiodigital em 23 GHz, com capacidade de transmisso de 8x2 Mbit/s, 16x2 Mbit/s ou 34 Mbit/s. ABNT NBR 13929 - Segurana de mquinas - dispositivos de intertravamento associados a protees - princpios para projetos e seleo. ABNT NBR NM 272 - Segurana de mquinas - protees - requisitos gerais para o projeto e construo de protees fixas e mveis. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Conveno OIT 119 - Decreto no 1.255, de 29/09/94 - Proteo das mquinas. Portaria MTb no 12, de 06/06/83 - Altera a redao original da NR 12, j efetuada no texto. Portaria MTb no 13, de 24/10/94, edio 11/94 da SST - Altera a redao original acrescentando o Anexo I e o subitem 12.3.9, j efetuada no texto. Portaria MTb no 25, de 03/12/96 - Altera a redao original acrescentando o Anexo II e o subitem 12.3.10, j efetuada no texto. Portaria MTE no 09, de 30/03/00 - Altera a NR 12, acrescentando os subitens 12.3.11 e 12.3.11.1 j inseridos no texto. Publicao de autoria de Ren Mendes intitulada Mquinas e acidentes de trabalho editada em 2001 pelo Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) e Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS).
NR 13 CALDEIRAS E VASOS DE PRESSO

Esta norma estabelece todos os requisitos tcnicos e legais relativos instalao, operao e manuteno de caldeiras e vasos de presso, de modo a se prevenir a ocorrncia de acidentes do trabalho. A NR 13 tem a sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 187 e 188 da CLT.

36

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


A documentao das caldeiras e vasos de presso devem estar sempre disponvel no estabelecimento onde os equipamentos esto instalados. Nos casos em que for necessria a retirada da documentao do estabelecimento, ser providenciada sua duplicao. O critrio adotado por esta NR para classificao de caldeiras leva em conta a presso de operao e o volume interno da caldeira. Este conceito, tambm adotado por outras normas internacionais, representa a energia disponvel em uma caldeira. Desta forma, quanto maior a energia, maiores sero os riscos envolvidos. O Registro de Segurana deve ser constitudo por um livro, com pginas numeradas, exclusivo para cada caldeira. possvel que a empresa utilize outro sistema (por exemplo, informatizado) desde que, de fato, apresente a mesma segurana contra burla, permita assinatura, nas ocasies indicadas, e seja de fcil consulta. Por ocasio da inspeo da caldeira, o profissional habilitado contratado pelo estabelecimento para fazer a inspeo da caldeira ou o profissional habilitado existente no servio prprio de inspeo dever anotar no Registro de Segurana a data e tipo da inspeo de segurana de caldeira que est sendo realizada. O profissional habilitado solicitar a assinatura do operador da caldeira ou, na sua ausncia, a de outro operador no referido registro de segurana. A assinatura tem por objetivo comprovar que a caldeira est sendo inspecionada e no implica em qualquer responsabilidade por parte do operador na atividade de inspeo. O preenchimento do livro e a respectiva assinatura devero ser feitos durante o perodo em que a caldeira estiver sendo inspecionada. Documentos Complementares ABNT NBR 5413 - Iluminncia de interiores. ABNT NBR 12177 - Inspeo de segurana de caldeiras estacionrias aquotubular e flamotubular a vapor. ABNT NBR 12228 - Tanque estacionrio destinado estocagem de gases altamente refrigerados: inspeo peridica. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. NR 13 - Manual tcnico de caldeiras e vasos de presso. Editado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Portaria MTb no 23, de 27/12/94 - Determina os prazos para adaptao dos empregadores e penalidades.
NR 14 FORNOS Esta NR estabelece os procedimentos mnimos, fixando construo slida, revestida com material refratrio, de forma que o calor radiante no ultrapasse os limites de tolerncia, oferecendo o mximo de segurana e conforto aos trabalhadores.

37

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


NR 15 ATIVIDADES E OPERAES INSALUBRES Esta Norma Regulamentadora aplica-se a todas as empresas cujas atividades exponham seus empregados em condies insalubres de trabalho. So consideradas atividades ou operaes insalubres as que se desenvolvem acima dos limites de tolerncia de rudos, temperatura, radiao, presso e poeira, ou as que envolvam exposio do trabalhador a agentes qumicos e biolgicos. Conforme o item 15.2 da NR 15, o exerccio de trabalho em condies insalubres assegura ao trabalhador a percepo de adicional, incidente sobre o salrio mnimo regional, equivalente a: 40%, para insalubridade de grau mximo; 20%, para insalubridade de grau mdio; 10%, para insalubridade de grau mnimo. O adicional de insalubridade no benefcio ou bnus pago ao trabalhador. Ele tem carter punitivo para o empregador que expe seus empregados sem uma proteo adequada aos agentes insalubres (qumicos, fsicos e biolgicos) acima dos limites de tolerncia. A NR 15 estabelece dois tipos de critrios para caracterizao da insalubridade: quantitativos e qualitativos. Critrios quantitativos: configura-se insalubridade quando a concentrao do agente de risco se encontrar acima dos limites de tolerncia estabelecidos pelos: 1. Anexos 1 e 2 - Rudo contnuo, intermitente e impacto (grau mdio); 2. Anexo 3 - Calor (grau mdio); 3. Anexo 5 - Radiaes ionizantes (grau mximo), com base nos limites de tolerncia estabelecidos pela norma CNEN-NN-3.01; 4. Anexo 8 - Vibraes (localizadas ou de corpo inteiro), com base nos limites de tolerncia das normas ISO 2631 e ISO/DIS 5349 (grau mdio); 5. Anexo 11 - Agentes qumicos (em nmero de 135), estabelecidos limites de tolerncia (graus mnimo, mdio e mximo, conforme o agente); 6. Anexo 12 - Poeiras minerais: slica livre e amianto (grau mximo). Critrios qualitativos: A insalubridade caracterizada por avaliao pericial da exposio ao risco, via inspeo da situao de trabalho para os agentes listados nos seguintes anexos: 1. Anexo 6 - Trabalho sob condies hiperbricas, (grau mximo); 2. Anexo 7 - Radiaes no-ionizantes (grau mdio); 3. Anexo 9 - Frio (grau mdio); 4. Anexo 10 - Umidade excessiva (grau mdio); 5. Anexo 13 - Agentes qumicos para os quais no foram estabelecidos limites de tolerncia, entre os quais quatro substncias cancergenas. Para cada produto, so definidas atividades e operaes em funo do risco (grau mnimo, mdio e mximo); 38

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


6. Anexo 13-A - Benzeno - Introduziu o Valor de Referncia Tecnolgico (VRT) descaracterizando o conceito de insalubridade, determinando que no existe exposio segura ao benzeno. O benzeno um produto inflamvel enquadrado no critrio legal da periculosidade; 7. Anexo 14 - Agentes biolgicos de forma genrica, relacionando apenas atividades e no especificamente os agentes (grau mdio ou mximo). Segundo o item 15.4.1 da NR 15, a eliminao ou neutralizao da insalubridade dever ocorrer: com a adoo de medida de ordem geral que conserve o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerncia; com a utilizao de equipamento de proteo individual. O item 15.4.1.2 determina que a eliminao ou neutralizao da insalubridade ficar caracterizada atravs de avaliao pericial que comprove a inexistncia de risco sade do trabalhador. De acordo com o Art. 195 da CLT, o laudo de insalubridade s ter validade se for realizado e assinado por engenheiro de segurana ou mdico do trabalho registrados nos respectivos conselhos. Um laudo de insalubridade deve avaliar quatro aspectos importantes: Presena de agente nocivo (fsico, qumico, biolgico); Constatao, por laudo tcnico, se o trabalhador est exposto ao agente; Medidas de proteo coletiva ou individual que so capazes de neutralizar a exposio ao agente acima do LT. Evidncias objetivas de controle por parte do empregador em relao a treinamento, qualificao, higienizao e inspeo quanto ao uso do EPI. A eliminao da exposio aos riscos ambientais pelo uso do EPI possvel tecnicamente, porm carece de uma verificao do uso efetivo por parte do trabalhador. Somente fornecer o EPI e no garantir que o mesmo seja usado durante toda a jornada de trabalho no ir descaracterizar o exerccio de uma atividade ou operao insalubre. Cumpre lembrar que so requisitos necessrios de um laudo pericial para fins de caracterizao do exerccio insalubre: a) O critrio utilizado (verificao fixa, reconstituio do local de trabalho etc.). b) A descrio do instrumental utilizado. c) A metodologia de avaliao. d) A descrio das condies de trabalho e o tempo de exposio aos agentes insalubres ou periculosos. e) A concluso fundamentada, caracterizando ou no o exerccio insalubre ou periculoso, conforme o caso, e indicando para aquele qual o grau correspondente.

39

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


f) As medidas para eliminao e/ou neutralizao da insalubridade e da periculosidade, quando houver.

Documentos Complementares: ABNT NBR 5413 - Iluminncia de Interiores. ABNT NBR 14725 - Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos. CLT - Ttulo II - Captulo V - Seo XIII - Das Atividades Insalubres ou Perigosas. Decreto no 157, de 02/07/91 - Decreta a Conveno OIT no 139 - Preveno e o controle de riscos profissionais causados pelas substncias ou agentes cancergenos. Decreto no 1.253, de 27/09/94 - Decreta a Conveno OIT no 136 - Proteo contra os riscos de intoxicao provocados pelo benzeno. Decreto no 2.657, de 03/07/98 - Decreta a Conveno OIT no 170 - Segurana na utilizao de produtos qumicos. Decreto no 4.882, de 18/11/03 - Altera dispositivos do Regulamento da Previdncia Social validando legal a utilizao das Normas de Higiene Ocupacional da Fundacentro como referncia legal a ser utilizada. Instruo Normativa INSS/DC no 78, de 16/07/02 - Estabelece critrios a serem adotados pelas reas de Arrecadao e de Benefcios. Instruo Normativa INSS/PRES no 11, de 20/09/2006 (e suas atualizaes) - Estabelece critrios a serem adotados pelas reas de Arrecadao e de Benefcios. Trata de assuntos relacionados emisso da Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT), Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP) e Laudo Tcnico de Condies Ambientais do Trabalho (LTCAT). Instruo Normativa MTb/SSST n 01, 20/12/95 - Dispe sobre a Avaliao das concentraes de Benzeno em ambientes de trabalho. Instruo Normativa MTb/SSST n 02, 20/12/95 - Dispe sobre a Vigilncia da Sade dos Trabalhadores na Preveno da Exposio Ocupacional ao Benzeno. Lei no 9.032, de 28/04/95 - Apresenta os critrios legais para a reforma da previdncia em especial a caracterizao da Aposentadoria Especial. Manual de Limites de Exposio ACGIH (American Conference of Governmental Industrial Hygienists). Norma Fundacentro NHO 01 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional procedimento tcnico: avaliao da exposio ocupacional ao rudo contnuo ou intermitente e impacto. (substituiu a NHT 07 e NHT 09). Norma Fundacentro NHO 03 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional: mtodo de ensaio: anlise gravimtrica de aerodipersides slidos coletados sobre filtros de membrana. Norma Fundacentro NHO 04 -2001 - Norma de Higiene Ocupacional: mtodo de ensaio: mtodo de coleta e anlise de fibras em locais de trabalho: anlise por microscopia tica de contrate de fase. Norma Fundacentro NHO 05 - 2001 - Norma de Higiene Ocupacional: procedimento tcnico - avaliao da exposio ocupacional aos raios x nos servios de radiologia. Norma Fundacentro NHO 06 - 2002 - Norma de Higiene Ocupacional: procedimento tcnico: avaliao da exposio ocupacional ao calor. Norma Fundacentro NHO 07 - 2002 - Norma de Higiene Ocupacional: procedimento tcnico: calibrao de bombas de amostragem individual pelo mtodo da bolha de sabo. Norma Fundacentro NHO 08 2009 Norma de Higiene Ocupacional: Coleta de Material Particulado Slido Suspenso no ar de Ambientes de Trabalho. Norma Fundacentro NHO 09 2012 Norma de Higiene Ocupacional: Avaliao da exposio ocupacional a vibraes de corpo inteiro.

40

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Norma Fundacentro NHO 10 2012 Norma de Higiene Ocupacional: Avaliao da exposio ocupacional a vibraes em mos e braos. Nota Tcnica MTE/DSST no 40, de 28/08/03 - Consulta sobre percepo cumulativa de adicionais de periculosidade ou insalubridade com adicional de irradiao ionizante e/ou gratificao por trabalho com Raio X. Ordem de Servio INSS/DSS no 607, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Intoxicao Ocupacional pelo Benzeno. Ordem de Servio INSS/DSS no 608, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Perda Auditiva Neurossensorial por Exposio a Nveis Elevados de Presso Sonora. Ordem de Servio INSS/DSS no 609, de 05/08/98 - Aprova Norma Tcnica sobre Pneumoconiose. Portaria Interministerial no 04 do Ministrio da Sade e Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social, de 31/07/91 Estabelece procedimentos operacionais e segurana no manuseio do gs xido de etileno, e suas misturas, destinado ao processo de esterilizao de materiais. Portaria Interministerial no 775 do Ministrio do Trabalho e Ministrio da Sade, de 8/04/04 - Probe a comercializao de produtos acabados que contenham benzeno em sua composio, admitindo, porm, alguns percentuais. Portaria MS/GM no 776, de 28/04/04 - Dispe sobre a regulamentao dos procedimentos relativos vigilncia da sade dos trabalhadores expostos ao benzeno. Portaria MTb no 10, de 08/09/94 - Institui o Grupo de Trabalho Tripartite para elaborao de proposta de regulamentao sobre benzeno. Portaria MTb/SSST n 22, de 26/12/94 - Altera a redao do item 12.1 do Anexo n. 12 Limites e Tolerncia para Poeiras Minerais - Asbestos, da Norma Regulamentadora n. 15. Portaria MTE no 518 de 07/04/03 - Revoga a Portaria MTE no 496/02 confirmando a periculosidade por radiaes ionizantes mantendo a Portaria MTb no 3.393/87. Portaria MTE/SIT/DSST n 06, de 05/02/01 - Apresenta o quadro de atividades insalubres e perigosas proibidas aos menores de 18 anos. Portaria MTE/SIT/DSST no 34, de 20/12/01 - Protocolo para a Utilizao de Indicador Biolgico da Exposio Ocupacional ao Benzeno. Portaria MTE/SIT/DSST no 99, de 19/10/04 - Probe o processo de trabalho de jateamento que utilize areia seca ou mida como abrasivo. Resoluo INSS/DC no 15, de 03/02/00 - Aprova Norma Tcnica sobre Saturnismo.
NR 16 ATIVIDADES E OPERAES PERIGOSAS Esta NR estabelece os procedimentos nas atividades exercidas pelos trabalhadores que manuseiam e/ou transportam explosivos ou produtos qumicos, classificados como inflamveis, substncias radioativas e servios de operao e manuteno com eletricidade.

A NR 16 tem sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 193 a 197 da CLT. Os artigos 193 a 197 dizem respeito, exclusivamente, aos dois agentes de periculosidade: inflamveis e explosivos. As leis existentes transferem toda aplicabilidade da CLT aos critrios tcnicos estabelecidos pela NR 16. Atualmente, existem quatro agentes inseridos dentro da questo da periculosidade:

41

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Lquidos Inflamveis e Explosivos: Regulamentados pela Lei n 6.514, de 22/12/77, aprovadas pela Portaria MTb/SIT n 3.214/78, atravs da NR 16, tendo sua existncia jurdica assegurada nos artigos 193 a 197 da CLT; Radiaes Ionizantes: Embora no possua uma regulamentao especfica atravs de uma Lei, a periculosidade por radiaes foi incorporada NR 16, pela Portaria MTb no 3.393/87 e confirmada pela Portaria MTE no 518/03; Eletricidade: Embora a NR 16 no apresente um texto especfico sobre o assunto, a periculosidade por eletricidade foi regulamentada definitivamente pelo Decreto no 93.412, de 14/10/86.
DECRETO N 93.412, DE 14 DE OUTUBRO DE 1986 Art 1 So atividades em condies de periculosidade de que trata a Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, aquelas relacionadas no Quadro de Atividades/rea de Risco, anexo a este decreto. Art 2 exclusivamente suscetvel de gerar direito percepo da remunerao adicional de que trata o artigo 1 da Lei n 7.369, de 20 de setembro de 1985, o exerccio das atividades constantes do Quadro anexo, desde que o empregado, independentemente do cargo, categoria ou ramo da empresa: I - permanea habitualmente em rea de risco, executando ou aguardando ordens, e em situao de exposio contnua, caso em que o pagamento do adicional incidir sobre o salrio da jornada de trabalho integral; II - ingresse, de modo intermitente e habitual, em rea de risco, caso em que o adicional incidir sobre o salrio do tempo despendido pelo empregado na execuo de atividade em condies de periculosidade ou do tempo disposio do empregador, na forma do inciso I deste artigo.

O adicional de periculosidade deve ser pago ao trabalhador que realiza atividades de risco em reas de risco. O exerccio de trabalho em condies de periculosidade assegura ao trabalhador a percepo de 30% sobre o salrio, sem acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participao nos lucros da empresa. Coexistindo as condies de insalubridade e de periculosidade, em determinada situao de trabalho, vedada a percepo de ambos os adicionais, cabendo ao empregado optar por um deles. O item 16.2.1 determina que o empregado poder optar pelo adicional de insalubridade que porventura lhe seja devido.
O nico caso em que o adicional de periculosidade ser menor que o de insalubridade acontecer quando o trabalhador ganhar salrio mnimo e exercer suas atividades expostas a um agente insalubre de grau mximo (40% do salrio mnimo) e, ao mesmo tempo, enquadrar-se no contexto da periculosidade (30% do salrio-base). Como o trabalhador s poder receber um dos adicionais, poderia ser induzido ou cometer um erro de optar pela periculosidade, o que, neste caso, seria menor.

Documentos Complementares ABNT NBR 5460 - Sistemas Eltricos de Potncia. ABNT NBR 11564 - Embalagem de Produtos Perigosos - Classes 1, 3, 4, 5, 6, 8 e 9. CLT - Ttulo II - Captulo V - Seo XIII - Atividades Insalubres ou Perigosas. Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos.

42

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Lei no 7394, de 29/10/85 regulamentada pelo Decreto no 92.790/86 cria a Profisso de Tcnico em Radiologia. Portaria MD/EB/DL n 18-D LOG , de 7/11/2005 - Normas para classificao de substncias explosivas controladas. Portaria MTE/SIT/DSST n 20, de 13/09/01 - Probe o trabalho do menor de 18 (dezoito) anos nos locais e servios considerados perigosos ou insalubres. Alterada pela Portaria n 04, de 21/03/2002. Portaria MTE/SIT/DSST no 26, de 02/08/00 - Publica Glossrio para esclarecimentos de termos tcnicos utilizados na regulamentao sobre periculosidade no transporte e armazenamento de lquidos inflamveis acondicionados em pequenos volumes, constantes do item 4 do Anexo 2 da NR 16, da Portaria GM n 545, de 10 de julho de 2000. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos.
NR 17 ERGONOMIA Esta NR estabelece parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho

s condies psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. A NR 17 tem a sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, nos artigos 198 e 199 da CLT. Ergonomia a disciplina cientfica que diz respeito ao entendimento das interaes entre os homens e os outros elementos de um sistema e a profisso que aplica teorias, princpios, dados e mtodos para projetar de modo a otimizar o bem-estar dos homens e a eficincia total do sistema. A anlise ergonmica do trabalho, tambm conhecida pela sigla AET, deve conter as seguintes etapas: Anlise da demanda e do contexto; Anlise global da empresa no seu contexto das condies tcnicas, econmicas e sociais; Anlise da populao de trabalho; Definio das situaes de trabalho a serem estudadas; Descrio das tarefas prescritas, das tarefas reais e das atividades; Anlise das atividades - elemento central do estudo; Diagnstico; Validao do diagnstico; Recomendaes; Simulao do trabalho com as modificaes propostas; Avaliao do trabalho na nova situao.

43

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Segundo o item 17.2.1.1 da NR 17, transporte manual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga suportado inteiramente por um s trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposio da carga. De acordo com o item 17.2.1.2 da NR 17, transporte manual regular de cargas designa toda atividade realizada de maneira contnua ou que inclua, mesmo de forma descontnua, o transporte manual de cargas. Segundo o item 17.2.5 da NR 17, quando mulheres e trabalhadores jovens forem designados para o transporte manual de cargas, o peso mximo destas cargas dever ser nitidamente inferior quele admitido para os homens, para no comprometer a sua sade ou sua segurana. De acordo com o item 17.4.3, os seguintes cuidados devem ser tomados para as atividades de processamento eletrnico de dados em terminais de vdeo de forma habitual: Condies de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento iluminao do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ngulos de visibilidade ao trabalhador; O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajust-lo de acordo com as tarefas a serem executadas; A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais. De uma forma geral, as condies ambientais de trabalho devem estar adequadas s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores e natureza do trabalho a ser executado. Segundo o item 17.5.2 da NR 17, nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constante, tais como: salas de controle, Iaboratrios, escritrios, salas de desenvolvimento ou anlise de projetos, dentre outros, so recomendadas as seguintes condies de conforto: Nveis de rudo de acordo com o estabelecido na norma ABNT NBR 10152; ndice de temperatura efetiva entre 20 e 23C; Velocidade do ar no-superior a 0,75 m/s; Umidade relativa ao ar no-inferior a 40% . De acordo com o item 17.5.3.3, os nveis mnimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho so os valores de iluminncia estabelecidos na norma ABNT NBR 5413.

44

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Segundo o item 17.6.3, nas atividades que exijam sobrecarga muscular esttica ou dinmica do pescoo, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da anlise ergonmica do trabalho, deve ser observado o seguinte: Todo e qualquer sistema de avaliao de desempenho para efeito de remunerao e vantagens de qualquer espcie deve levar em considerao as repercusses sobre a sade dos trabalhadores; Devem ser includas pausas para descanso; Quando do retorno ao trabalho, aps qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 dias, a exigncia de produo dever permitir um retorno gradativo aos nveis de produo vigentes na poca anterior ao afastamento.

ANEXO I DA NR-17: objetiva estabelecer parmetros e diretrizes mnimas para adequao das condies de trabalho dos operadores de checkout, visando preveno dos problemas de sade e segurana relacionados ao trabalho. ANEXO II DA NR-17: estabelece parmetros mnimos para o trabalho em atividades de teleatendimento/telemarketing nas diversas modalidades desse servio, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana, sade e desempenho eficiente. Documentos Complementares: ABNT NBR 5413 - Iluminncia de interiores. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. CLT Ttulo III Normas Especiais do Trabalho. Captulo I Disposies especiais sobre durao e condies de trabalho e Captulo III - Da Proteo do Trabalho da Mulher. Conveno OIT 127 - Peso mximo das cargas que podem ser transportadas por um s trabalhador. Instruo Normativa INSS/DC no 98, de 05 de dezembro de 2003 Aprova Norma Tcnica sobre Leses por Esforos Repetitivos (LER) ou Distrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (DORT) em substituio da Ordem de Servio INSS/DSS n 606/98. Nota Tcnica MTE/SIT/DSST no 060, de 03/09/01 - Ergonomia indicao de postura a ser adotada na concepo de postos de trabalho. Portaria MPAS no 4.062, de 06/08/87 - Reconhece a Tenossinovite como doena do trabalho. Portaria MTb no 3.751, de 23/11/1990 - Alterao j efetuada no texto.
NR 18 CONDIES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDSTRIA DA CONSTRUO Esta NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organizao, que objetivam a implementao de medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos, nas condies e no meio ambiente de trabalho na indstria da construo. A NR 18 tem a sua existncia jurdica assegurada, em nvel de legislao ordinria, no inciso I do artigo 200 da CLT. 45

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


So obrigatrios a elaborao e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos desta NR e outros dispositivos complementares de segurana. O Programa de Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo (PCMAT). Deve incluir os seguintes documentos: Memorial sobre condies e meio ambiente de trabalho nas atividades e operaes, levandose em considerao riscos de acidentes e de doenas do trabalho e suas respectivas medidas preventivas; Projeto de execuo das protees coletivas em conformidade com as etapas da execuo da obra; Especificao tcnica das protees coletivas e individuais a serem utilizadas; Cronograma de implantao das medidas preventivas definidas no PCMAT; Layout inicial do canteiro da obra, contemplando, inclusive, previso do dimensionamento das reas de vivncia; Programa educativo contemplando a temtica de preveno de acidentes e doenas do trabalho, com sua carga horria. O item 18.3.2 da NR 18 determina que o PCMAT deve ser elaborado e executado por profissional legalmente habilitado na rea de segurana do trabalho. Os canteiros de obras devem dispor de: instalaes sanitrias; vestirio; alojamento; local de refeies; cozinha, quando houver preparo de refeies; lavanderia; rea de lazer; ambulatrio, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores.

Documentos Complementares ABNT NBR 5418 - Instalaes eltricas em atmosferas explosivas. ABNT NBR 7500 - Identificao para o transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. ABNT NBR 9518 - Equipamentos eltricos para atmosferas explosivas -requisitos gerais. ABNT NBR 11725 - Conexes e roscas para vlvulas de cilindros para gases comprimidos. ABNT NBR 11900 - Extremidades de laos de cabo de ao. ABNT NBR 12790 - Cilindro de ao especificado, sem costura, para armazenagem e transporte de gases a alta presso. ABNT NBR 12791 - Cilindro de ao, sem costura, para armazenamento e transporte de gases a alta presso. ABNT NBR 13541 - Movimentao de carga - lao de cabo de ao -especificao. ABNT NBR 13542 - Movimentao de carga - anel de carga. ABNT NBR 13543 - Movimentao de carga - laos de cabo de ao -utilizao e inspeo. ABNT NBR 13544 - Movimentao de carga - sapatilho para cabo de ao. ABNT NBR 13545 - Movimentao de carga - manilhas. Conveno OIT 127 - Peso mximo das cargas que podem ser transportadas por um s trabalhador. Instruo Normativa n 20 INSS/PRES, de 10 de outubro de 2007 Plano de Benefcios da Previdncia Social - Trata dos requisitos de aposentadoria especial e emisso da CAT.

46

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Livro Legislao de Segurana e Sade Ocupacional volume 1, de autoria de Giovanni Moraes de Arajo. Portaria MTE/GM no 202, de 22/12/2006 - Altera a NR 33 que trata de Segurana e Sade nos Trabalhos em Espaos Confinados. Portaria MTE/SIT no 157, de 10/04/06 - Altera a redao da NR 18, itens 18.14.22.4 e 18.14.23.3; revoga o item 18.15.43.2; inclui os itens 18.13.12 (Redes de Segurana) e 18.15.56 (Ancoragem), alm de novas expresses no glossrio. NR 19 EXPLOSIVOS

Esta NR estabelece os procedimento para manusear, transportar e armazenar explosivos de uma forma segura, evitando acidentes. Explosivos so substncias capazes de rapidamente transformarem-se em gases, produzindo calor intenso e presses elevadas, subdividindo-se em: Explosivos iniciadores: aqueles que so empregados para excitao de cargas explosivas, sensvel ao atrito, calor e choque. Sob efeito do calor, explodem sem se incendiar; Explosivos reforadores: os que servem como intermedirio entre o iniciador e a carga explosiva propriamente dita; Explosivos de rupturas: so os chamados altos explosivos, geralmente txicos; Plvoras: so utilizadas para propulso ou projeo. Segundo o item 19.1.3 proibida a fabricao de explosivos no permetro urbano das cidades, vilas ou povoados. Os locais de fabricao de explosivos devem ser: a) mantidos em perfeito estado de conservao; b) adequadamente arejados; c) construdos com paredes e tetos de material incombustvel e pisos antiestticos; d) dotados de equipamentos devidamente aterrados e, se necessrias, instalaes eltricas especiais de segurana; e) providos de sistemas de combate a incndios de manejo simples, rpido e eficiente, dispondo de gua em quantidade e com presso suficiente aos fins a que se destina;

f) livres de materiais combustveis ou inflamveis. No manuseio de explosivos, proibido: a) utilizar ferramentas ou utenslios que possam gerar centelha ou calor por atrito; b) fumar ou praticar atos suscetvel de produzir fogo ou centelha; c) usar calados cravejados com pregos ou peas metlicas externas; d) manter objetos que no tenham relao direta com a atividade.

Os depsitos de explosivos devem obedecer aos seguintes requisitos: a) ser construdos de materiais incombustveis, em terreno firme, seco, a salvo de nundaes;
47

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


b) ser apropriadamente ventilados; c) manter ocupao mxima de sessenta por cento da rea, respeitando-se a altura mxima de empilhamento de dois metros e uma entre o teto e o topo do empilhamento; d) ser dotados de sinalizao externa adequada.

A Portaria MTE/SIT no 07, de 30/03/2007, aprovou o Anexo I da NR 19 - Segurana e Sade na Indstria e Comrcio de Fogos de Artifcio e outros Artefatos Pirotcnicos que se aplica a todos os estabelecimentos de fabricao e comercializao de fogos de artifcio e outros artefatos pirotcnicos. Para fins de aplicao deste anexo, esto includas as unidades de produo de plvora negra, alumnio para pirotecnia e produtos intermedirios destinados fabricao de fogos de artifcio e outros artefatos pirotcnicos. Para as empresas que trabalham com qualquer atividade envolvendo explosivos, fogos de artifcio e artefatos pirotcnicos, devero ser consultados os seguintes documentos: Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos; Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos em substituio da Portaria MTb no 204/97.
Documentos Complementares ABNT NBR 7500 - Identificao para o transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho; Decreto no 1.797, de 25/01/96 - Acordo de Alcance Parcial para Facilitao do Transporte de Produtos Perigosos no mbito do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Decreto no 3.665, de 20/11/00 - D nova redao ao Regulamento para a Fiscalizao de Produtos Controlados (R-105). Decreto no 4.097, de 23/01/02 - Altera a redao dos Arts. 7 e 19 dos Regulamentos para os transportes rodovirio e ferrovirio de produtos perigosos, aprovados pelo Decreto n 96.044/88 e Decreto 98.973/90. Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos. Decreto no 98.973, de 21/02/90 - Aprova o Regulamento para o Transporte Ferrovirio de Produtos Perigosos. Portaria MTE/SIT n 07, de 30/03/2007 - Aprova o Anexo I da NR 19 - Segurana e Sade na Indstria e Comrcio de Fogos de Artifcio e outros Artefatos Pirotcnicos. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos em substituio Portaria MTb no 204/97.

48

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


NR 20 LQUIDOS COMBUSTVEIS E INFLAMVEIS Esta NR estabelece requisitos mnimos para a gesto da segurana e sade no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extrao, produo, armazenamento, transferncia, manuseio e manipulao de inflamveis e lquidos combustveis. Esta NR no se aplica: a) s plataformas e instalaes de apoio empregadas com a finalidade de explorao e produo de petrleo e gs do subsolo marinho, conforme definido no Anexo II, da Norma Regulamentadora 30 (Portaria SIT n. 183, de 11 de maio de 2010); b) s edificaes residenciais unifamiliares. Para efeito desta NR, as instalaes so divididas em classes, conforme Tabela 1.

Para critrios de classificao, o tipo de atividade enunciada possui prioridade sobre a capacidade de armazenamento. Lquidos inflamveis: so lquidos que possuem ponto de fulgor 60 C. Gases inflamveis: gases que inflamam com o ar a 20 C e a uma presso padro de 101,3 kPa. Lquidos combustveis: so lquidos com ponto de fulgor > 60 C e 93 C

Quando se trabalha com gases, lquidos e slidos inflamveis, importante fixar alguns conceitos para entender as peculiaridades, entre eles:

49

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Combusto: reao qumica de oxidao, exotrmica, favorecida por uma energia de iniciao, quando os componentes, combustvel e oxidante (geralmente o oxignio do ar) se encontram em concentraes apropriadas. Faixa de inflamabilidade (faixa de explosividade): concentrao do gs ou vapor inflamvel, em mistura com o ar, situada entre o Limite Inferior de Explosividade (LIE) e o Limite Superior de Explosividade (LSE). Mistura pobre: mistura de gs ou vapor inflamvel com o ar abaixo do LIE. Mistura rica: mistura de gs ou vapor inflamvel com o ar acima do LSE. Presso de vapor: a presso a uma temperatura na qual um lquido que ocupa, parcialmente, um recipiente fechado tem interrompida a passagem de suas molculas para a fase de vapor. a presso que o vapor exerce sobre seu lquido, de modo a no haver mais evaporao. Ponto de fulgor: menor temperatura de um lquido ou slido, na qual os vapores misturados ao ar atmosfrico, e na presena de uma fonte de ignio, iniciam a reao de combusto. Ponto de combusto: a menor temperatura, poucos graus acima do ponto de fulgor, na qual a quantidade de vapores suficiente para iniciar e manter a combusto (somente para lquidos e slidos). Ponto de auto-ignio: a menor temperatura na qual os gases ou vapores entram em combusto pela energia trmica acumulada (ondas de calor). Temperatura crtica: temperatura, caracterstica de cada gs, acima da qual no existe fase lquida dentro do cilindro.

Documentos Complementares ABNT NBR 5418 - Instalaes eltricas em atmosfera explosivas. ABNT NBR 6493 - Emprego das cores para identificao de tubulaes. ABNT NBR 7505-1 - Armazenagem de lquidos inflamveis e combustveis - Parte 1 Armazenagem em tanques estacionrios. ABNT NBR 7505-4 - Armazenagem de lquidos inflamveis e combustveis - Parte 4 - Proteo contra incndio. CLT - Ttulo II - Captulo V - Seo XIII - Das Atividades Insalubres ou Perigosas. Decreto no 1.797, de 25/01/96 - Acordo para Facilitao do Transporte de Produtos Perigosos no mbito do Mercosul. Decreto no 2.988, de 23/03/99 - Apresenta nova redao ao Regulamento para Fiscalizao de Produtos Perigosos Controlados pelo Ministrio do Exrcito. Decreto no 4.097, de 23/01/02 - Altera a redao dos Arts. 7 e 19 dos Regulamentos para os Transportes Rodovirio e Ferrovirio de Produtos Perigosos, aprovados pelos decretos no 96.044/88 e no 98.973/90. Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos, e d outras providncias. Decreto no 98.973, de 21/02/90 - Aprova o Regulamento de Transporte Ferrovirio de Produtos Perigosos, e d outras providncias.

50

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Decreto Municipal SP no 32.329, de 23/09/92 - Regulamenta a Lei 11.228, de 25 de junho de 1992 - Cdigo de Obras e Edificaes, e d outras providncias. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos (substitui a Portaria no 204/97 do Ministrio dos Transportes). Resoluo ANTT no 701, de 25/08/04 - Altera a Resoluo no 420, de 12 de fevereiro de 2004, que aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos e seu anexo. NR 21 TRABALHOS A CU ABERTO Esta NR estabelece os critrios mnimos para os servios realizados a cu aberto, sendo obrigatria a existncia de abrigos, ainda que rsticos com boa estrutura, capazes de proteger os trabalhadores contra intempries. Os seguintes aspectos de segurana devem ser considerados: obrigatria a existncia de abrigos, ainda que rsticos, capazes de proteger os trabalhadores contra intempries; Sero exigidas medidas especiais que protejam os trabalhadores contra a insolao excessiva, o calor, o frio, a umidade e os ventos inconvenientes; Aos trabalhadores que residirem no local do trabalho devero ser oferecidos alojamentos que apresentem adequadas condies sanitrias; Para os trabalhos realizados em regies pantanosas ou alagadias, sero imperativas as medidas de profilaxia de endemias, de acordo com as normas de sade pblica. Os locais de trabalho devero ser mantidos em condies sanitrias compatveis com o gnero de atividade. Quando o empregador fornecer ao empregado moradia para si e sua famlia, esta dever possuir condies sanitrias adequadas. vedada, em qualquer hiptese, a moradia coletiva da famlia. A moradia dever ter: A moradia dever ter capacidade dimensionada de acordo com o nmero de moradores e possuir ventilao e luz direta suficiente; As paredes caiadas e os pisos construdos de material impermevel; As casas de moradia sero construdas em locais arejados, livres de vegetao e afastadas, no mnimo, 50 metros dos depsitos de feno ou estercos, currais, estbulos, pocilgas e quaisquer viveiros de criao; As portas, janelas e frestas devero ter dispositivos capazes de mant-las fechadas, quando necessrio; O poo de gua ser protegido contra contaminao; A cobertura ser sempre feita de material impermevel, imputrescvel, no combustvel;

51

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Toda moradia dispor de, pelo menos, um dormitrio, uma cozinha e um compartimento sanitrio; As fossas negras devero estar, no mnimo, 15 metros do poo e 10 metros da casa, em lugar livre de enchentes e a jusante do poo; Os locais destinados s privadas sero arejados, com ventilao abundante, mantidos limpos, em boas condies sanitrias e devidamente protegidos contra a proliferao de insetos, ratos, animais e pragas. Documentos Complementares Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Portaria MTb no 2.037, de 15/12/99 - Altera a NR 22 que dispe sobre trabalhos subterrneos e revoga itens da NR 21. NR 22 SEGURANA E SADE OCUPACIONAL NA MINERAO Esta NR estabelece sobre procedimentos de Segurana e Medicina do Trabalho em minas, determinando que a empresa adotar mtodos e manter locais de trabalho que proporcionem a seus empregados condies satisfatrias de Segurana e Medicina do Trabalho. Esta norma se aplica a: mineraes subterrneas; mineraes a cu aberto; garimpos, no que couber; beneficiamentos minerais e pesquisa mineral. As responsabilidades bsicas do empregador, tambm denominado nesta NR de permissionrio de lavra garimpeira, so as mesmas previstas no Art. 158 da CLT como qualquer outro empregador. Para o setor da minerao, a NR 22 estabelece as seguintes responsabilidades: Estabelecer, em contrato, nome do responsvel pelo cumprimento da presente Norma Regulamentadora; Interromper todo e qualquer tipo de atividade que exponha os trabalhadores a condies de risco grave e iminente para sua sade e segurana; Garantir a interrupo das tarefas, quando proposta pelos trabalhadores, em funo da existncia de risco grave e iminente, desde que confirmado o fato pelo superior hierrquico, que diligenciar as medidas cabveis; Fornecer s empresas contratadas as informaes sobre os riscos potenciais nas reas em que desenvolvero suas atividades; Coordenar a implementao das medidas relativas segurana e sade dos trabalhadores das empresas contratadas e prover os meios e condies para que estas atuem em conformidade com esta norma; Elaborar e implementar o PCMSO (NR 7); Elaborar e implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), contemplando os aspectos da NR 22.

52

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O subitem 22.3.7.1.3 da NR 22 desobriga as empresas de minerao da exigncia do PPRA em funo da obrigatoriedadeGerenciamentoo PGR. O Programa de de implementar de Riscos (PGR) previsto na NR 22 contempla, no

mnimo, os itens relacionados abaixo: Riscos fsicos, qumicos e biolgicos; Atmosferas explosivas; Deficincias de oxignio; Ventilao; Proteo respiratria, de acordo com a Instruo Normativa MTb/SSST no 01, de 11/04/94; Investigao e anlise de acidentes do trabalho; Ergonomia e organizao do trabalho; Riscos decorrentes do trabalho em altura, em profundidade e em espaos confinados; Riscos decorrentes da utilizao de energia eltrica, mquinas, equipamentos, veculos e trabalhos manuais; Equipamentos de proteo individual de uso obrigatrio, observando-se no mnimo o constante na NR 6; Estabilidade do macio; Plano de emergncia; Outros resultantes de modificaes e introdues de novas tecnologias. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deve incluir as seguintes etapas: Antecipao e identificao de fatores de risco, levando-se em conta, inclusive, as informaes do Mapa de Risco elaborado pela Comisso Interna de Preveno de Acidentes na Minerao (Cipamin), quando houver; Avaliao dos fatores de risco e da exposio dos trabalhadores; Estabelecimento de prioridades, metas e cronograma; Acompanhamento das medidas de controle implementadas; Monitoramento da exposio aos fatores de riscos; Registro e manuteno dos dados por, no mnimo, 20 anos; Avaliao peridica do programa. Documentos Complementares ABNT NBR 5413 - Iluminncia de interiores. ABNT NBR 6327 - Cabo de ao para uso geral - Requisitos mnimos. ABNT NBR 6493 - Emprego das cores para identificao de tubulaes. ABNT NBR 11725 - Conexes e roscas para vlvulas de cilindros para gases comprimidos. ABNT NBR 11900 - Extremidades de laos de cabos de ao. ABNT NBR 12246 - Espao confinado - Preveno de acidentes, procedimentos e medidas de proteo. ABNT NBR 12790 - Cilindro de ao especificado, sem costura, para armazenagem e transporte de gases a alta presso. ABNT NBR 12791 - Cilindro de ao, sem costura, para armazenamento e transporte de gases a alta presso. ABNT NBR 13541 - Movimentao de carga - Lao de cabo de ao - Especificao. ABNT NBR 13542 - Movimentao de carga - Anel de carga. ABNT NBR 13543 - Movimentao de carga - Laos de cabo de ao - utilizao e inspeo. ABNT NBR 13544 - Movimentao de carga - Sapatilho para cabo de ao. ABNT NBR 13545 - Movimentao de carga - Manilhas. ABNT NBR 14725 - Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ). Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 2.657, de 03/07/98 - Promulga a Conveno OIT no 170 relativa Segurana na utilizao de produtos qumicos no trabalho.

53

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Instruo Normativa MTb/SSST no 01, de 11/04/94 - Estabelece o Regulamento Tcnico sobre o Uso de Equipamentos para Proteo Respiratria. Portaria MTE no 2.037, de 15/12/99 - Altera a redao da NR 22, aprovada pela Portaria no 3.214/78 e revoga itens da NR 21. Portaria MTE/SIT/DSST no 63, de 02/12/03 - Compatibilizao do subitem 22.36.12.1 ao subitem 5.35 da NR 5. Incluiu o subitem 22.36.12.1.1.
NR 23 PROTEO CONTRA INCNDIOS Esta NR estabelece os procedimentos que todas as empresas devam possuir, no tocante proteo contra incndio, sadas de emergncia para os trabalhadores, equipamentos suficientes para combater o fogo e pessoal treinado no uso correto. Todas as empresas devero possuir: proteo contra incndio; sadas suficientes para a rpida retirada do pessoal em servio, em caso de incndio; equipamento suficiente para combater o fogo em seu incio; pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. Sadas: Largura mnima das aberturas de sada dever ser de 1,20m (um metro e vinte centmetros). O sentido de abertura da porta no poder ser para o interior do local de trabalho; Onde no for possvel o acesso imediato s sadas, devero existir, em carter permanente e completamente desobstrudos, circulaes internas ou corredores de acesso contnuos e seguros, com largura mnima de 1,20m; Quando no for possvel atingir, diretamente, as portas de sada, devero existir, em carter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros) sempre rigorosamente desobstrudos. As aberturas, sadas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direo da sada. As sadas devem ser dispostas de tal forma que, entre elas e qualquer local de trabalho no se tenha de percorrer distncia maior que 15,00m (quinze metros) nas de risco grande e 30,00m (trinta metros) nas de risco mdio ou pequeno. Estas distncias podero ser modificadas, para mais ou menos, a critrio da autoridade competente em segurana do trabalho, se houver instalaes de chuveiros (sprinklers), automticos, e segundo a natureza do risco. As sadas e as vias de circulao no devem comportar escadas nem degraus; as passagens sero bem iluminadas. Os pisos, de nveis diferentes, devero ter rampas que os contornem suavemente e, neste caso, dever ser colocado um "aviso" no incio da rampa, no sentido do da descida. Escadas em espiral, de mos ou externas de madeira, no sero consideradas partes de uma sada.

54

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Portas: As portas verticais, as de enrolar e as giratrias no sero permitidas em comunicaes internas. Todas as portas de batente, tanto as de sada como as de comunicaes internas, devem: abrir no sentido da sada; situar-se de tal modo que, ao se abrirem, no impeam as vias de passagem. As portas que conduzem s escadas devem ser dispostas de maneira a no diminurem a largura efetiva dessas escadas. As portas de sada devem ser dispostas de maneira a serem visveis, ficando terminantemente proibido qualquer obstculo, mesmo ocasional, que entrave o seu acesso ou a sua vista. Nenhuma porta de entrada, ou sada, ou de emergncia de um estabelecimento ou local de trabalho, dever ser fechada a chave, aferrolhada ou presa durante as horas de trabalho. Durante as horas de trabalho, podero ser fechadas com dispositivos de segurana, que permitam a qualquer pessoa abri-las facilmente do interior do estabelecimento ou do local de trabalho. Em hiptese alguma, as portas de emergncia devero ser fechadas pelo lado externo, mesmo fora do horrio de trabalho. Escadas: todas as escadas, plataformas e patamares devero ser feitos com materiais incombustveis e resistentes ao fogo. Ascensores: os poos e monta-cargas respectivos, nas construes de mais de 2 (dois) pavimentos, devem ser inteiramente de material resistente ao fogo. Portas Corta-fogo: as caixas de escadas devero ser providas de portas corta-fogo, fechando-se automaticamente e podendo ser abertas facilmente pelos 2 (dois) lados.

Todos os estabelecimentos, mesmo os dotados de chuveiros automticos, devero ser providos de extintores portteis, a fim de combater o fogo em seu incio. Tais aparelhos devem ser apropriados classe do fogo a extinguir. Classes de fogo: Classe A - so materiais de fcil combusto com a propriedade de queimarem em sua superfcie e profundidade, e que deixam resduos, como: tecidos, madeira, papel, fibra, etc.; Classe B - so considerados inflamveis os produtos que queimem somente em sua superfcie, no deixando resduos, como leo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc.; Classe C - quando ocorrem em equipamentos eltricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuio, fios, etc. Classe D - elementos pirofricos como magnsio, zircnio, titnio.

55

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Documentos Complementares ABNT NBR 5410 - Instalaes eltricas de baixa tenso. ABNT NBR 5626 - Instalao predial de gua fria. ABNT NBR 5667 - Hidrantes urbanos de incndio. ABNT NBR 6125 - Chuveiros automticos para extino de incndio - Mtodo de ensaio. ABNT NBR 9077 - Sadas de emergncia em edifcios. ABNT NBR 9441 - Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio. ABNT NBR 9444 - Extintor de incndio classe B - Ensaio de fogo em lquido inflamvel. ABNT NBR 10721 - Extintores de incndio com carga de p. ABNT NBR 10897 - Sistemas de proteo contra incndio por chuveiros automticos - Requisito. ABNT NBR 11715 - Extintores de incndio com carga dgua. ABNT NBR 11742 - Porta corta-fogo para sada de emergncia. ABNT NBR 11751 - Extintores de incndio com carga para espuma mecnica. ABNT NBR 11861 - Mangueira de incndio - Requisitos e mtodos de ensaio. ABNT NBR 12693 - Sistemas de proteo por extintores de incndio. ABNT NBR 12710 - Proteo contra incndio por extintores, no transporte rodovirio de produtos perigosos. ABNT NBR 12779 - Mangueiras de incndio - Inspeo, manuteno e cuidados. ABNT NBR 12962 - Inspeo, manuteno e recarga em extintores de incndio. ABNT NBR 13435 - Sinalizao de segurana contra incndio e pnico. ABNT NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio. ABNT NBR 14276 - Brigada de incndio - Requisitos. ABNT NBR 14349 - Unio para mangueira de incndio - Requisitos e mtodos de ensaio. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Cdigo de Pnico e Incndio do Estado do Rio de Janeiro Requisitos mnimos para a preveno e combate a incndios em instalaes prediais e unidades industriais e comerciais. Decreto no 4.085, de 15/01/02 - Promulga a Conveno no 174 da OIT e a recomendao n 181 sobre a Preveno de Acidentes Industriais Maiores. Instruo Tcnica CBMSP no 22/04 - Sistemas de Hidrantes e de Mangotinhos para combate a incndio. Lei no 8.078, de 11/09/90 - Dispe sobre a proteo do consumidor Trata das irregularidades e das penalidades decorrentes da comercializao no-conformes de produtos. Portaria Inmetro no 35, de 18/02/94 - Aprovao do Regulamento para obteno do certificado de capacitao tcnica para o servios de manuteno de extintores de incndio e o regulamento especfico para extintores de incndio. Portaria Inmetro no 111, de 28/09/99 - Os extintores de incndio de fabricao nacional e os importados, para comercializao no Brasil, devem ser compulsoriamente certificados, no mbito do Sistema Brasileiro de Certificao (SBC). Resoluo CONDEC no 003, de 02/07/99 - Aprova o Manual para a Decretao de Situao de Emergncia ou Estado de Calamidade Pblica - Volumes I e II. NR 24 CONDIES SANITRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO Esta NR estabelece critrios mnimos, para fins de aplicao de aparelhos sanitrios, gabinete sanitrio, banheiro, cujas instalaes devero ser separadas por sexo, vestirios, refeitrios, cozinhas e alojamentos. Denomina-se, para fins de aplicao da presente NR, a expresso: a) aparelho sanitrio: o equipamento ou as peas destinadas ao uso de gua para fins higinicos ou a receber guas servidas (banheira, mictrio, bebedouro, lavatrio, vaso sanitrio e outros); b) gabinete sanitrio: tambm denominado de latrina, retrete, patente, cafoto, sentina, privada, WC, o local destinado a fins higinicos e dejees;

56

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


c) banheiro: o conjunto de peas ou equipamentos que compem determinada unidade e destinado ao asseio corporal. As instalaes sanitrias devero ser separadas por sexo. Ser exigido, no conjunto de instalaes sanitrias, um lavatrio para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operaes insalubres, ou nos trabalhos com exposio a substncias txicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substncias que provoquem sujidade. Ser exigido 1 um chuveiro para cada 10 (dez) trabalhadores nas atividades ou operaes insalubres, ou nos trabalhos com exposio a substncias txicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso. Sero previstos 60 litros dirios de gua por trabalhador para o consumo nas instalaes sanitrias. Os gabinetes sanitrios devero: a) ser instalados em compartimentos individuais, separados; b) ser ventilados para o exterior; c) ter paredes divisrias com altura mnima de 2,10m e seu bordo inferior no poder situar-se a mais de 0,15 m acima do pavimento; d) ser dotados de portas independentes, providas de fecho que impeam o devassamento; e) ser mantidos em estado de asseio e higiene; f) possuir recipientes com tampa, para guarda de papis servidos, quando no ligados diretamente rede ou quando sejam destinados s mulheres. Em todos os estabelecimentos industriais e naqueles em que a atividade exija troca de roupas ou seja imposto o uso de uniforme ou guarda-p, haver local apropriado para vestirio dotado de armrios individuais, observada a separao de sexos. A rea de um vestirio ser dimensionada em funo de um mnimo de 1,50 m para 1 trabalhador. Nas atividades e operaes insalubres, bem como nas atividades incompatveis com o asseio corporal, que exponham os empregados a poeiras e produtos graxos e oleosos, os armrios sero de compartimentos duplos. Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 (trezentos) operrios, obrigatria a existncia de refeitrio, no sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeies em outro local do estabelecimento. Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 (trinta) at 300 (trezentos) empregados, embora no seja exigido o refeitrio, devero ser asseguradas aos trabalhadores condies suficientes de conforto para a ocasio das refeies. Ficam dispensados das exigncias desta NR: a) estabelecimentos comerciais bancrios e atividades afins que interromperem suas atividades por 2 (duas) horas, no perodo destinado s refeies; b) estabelecimentos industriais localizados em cidades do interior, quando a empresa mantiver vila operria ou residirem, seus operrios, nas proximidades, permitindo refeies nas prprias residncias Os alojamentos devero ter capacidade mxima de cada dormitrio ser de 100 (cem) operrios.

57

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O p-direito dos alojamentos dever obedecer s seguintes dimenses mnimas. a) 2,6m para camas simples; b) 3,0m para camas duplas. Em todos os locais de trabalho dever ser fornecida aos trabalhadores gua potvel, em condies higinicas, sendo proibido o uso de recipientes coletivos. Onde houver rede de abastecimento de gua, devero existir bebedouros de jato inclinado e guarda protetora, proibida sua instalao em pias ou lavatrios, e na proporo de 1 (um) bebedouro para cada 50 (cinqenta) empregados. NR 25 Resduos Industriais Esta NR estabelece os critrios para eliminao de resduos industriais dos locais de trabalho, atravs de mtodos, equipamentos ou medidas adequadas, de forma a evitar riscos sade e segurana do trabalhador. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), no uso das atribuies que lhe confere a Lei Federal no 6.938 (31/08/81), o rgo competente para elaborar as diretrizes tcnicas para implementao da Poltica Nacional de Meio Ambiente. Dependendo da competncia de cada caso, a fiscalizao ambiental ficar a cargo do Ibama, Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e respectivos rgos estaduais de controle ambiental. Resduos podem ser definidos aqueles provenientes dos processos industriais, na forma slida, lquida ou gasosa ou combinao dessas, e que por suas caractersticas fsicas, qumicas ou microbiolgicas no se assemelham aos resduos domsticos, como cinzas, lodos, leos, materiais alcalinos ou cidos, escrias, poeiras, borras, substncias lixiviadas e aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como demais efluentes lquidos e emisses gasosas contaminantes atmosfricos. Um resduo considerado perigoso em funo de suas propriedades fsico-qumicas ou infectocontagiosas que pode apresentar, por exemplo: Risco sade, provocando ou acentuando, de forma significativa, um aumento da mortalidade ou incidncia de doenas; Risco ao meio ambiente, quando manuseado ou destinado de forma inadequada. Os trabalhadores envolvidos em atividades de coleta, manipulao, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposio de resduos devem ser capacitados pela empresa, de forma continuada, sobre os riscos envolvidos e as medidas de controle e eliminao adequadas. Documentos Complementares ABNT NBR 7500 - Identificao para transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. ABNT NBR 10004 - Resduos slidos - Classificao. ABNT NBR 10007 - Amostragem de resduos slidos. ABNT NBR ISO 14010 - Diretrizes para auditoria ambiental Princpios gerais. 58

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


ABNT NBR ISO 14011 - Diretrizes para auditoria ambiental - Procedimentos de auditoria de sistemas de gesto ambiental. ABNT NBR ISO 14012 - Diretrizes para auditoria ambiental Critrios de qualificao para auditores ambientais. Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento do Transporte Rodovirio de produtos Perigosos. Decreto no 98.973, de 21/02/90 - Aprova o Regulamento para o Transporte Ferrovirio de Produtos Perigosos. Lei no 6.938, de 31/08/81 - Dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente. Lei no 9.605, de 12/02/98 - Dispe sobre as sanes penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Lei no 10.165, de 27/12/00 - Altera a Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispe sobre a Poltica Nacional do Meio Ambiente e institui a Taxa de Controle e Fiscalizao Ambiental (TCFA). Norma CNEN - NE - 6.02 - Licenciamento de instalaes radiativas. Norma CNEN - NN - 3.01 - Diretrizes bsicas de proteo radiolgica. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos. Resoluo CNRH no 16, de 8/05/01 - Estabelece critrios gerais para a outorga de direito de uso de recursos hdricos. Resoluo CONAMA no 1, de 8/03/90 - Dispe sobre critrios de padres de emisso de rudos decorrentes de quaisquer atividades industriais, comerciais, sociais ou recreativas, inclusive as de propaganda poltica. Resoluo CONAMA no 5, de 5/08/93 - Dispe sobre o gerenciamento de resduos slidos gerados nos portos, aeroportos, terminais ferrovirios e rodovirios e estabelecimentos prestadores de servios de sade. Resoluo CONAMA no 6, de 15/06/88 - Dispe sobre o licenciamento de obras de resduos industriais perigosos. Resoluo CONAMA no 9, de 31/08/93 - Estabelece definies e torna obrigatrio o recolhimento e destinao adequada de todo o leo lubrificante usado ou contaminado. Resoluo CONAMA no 257, de 30/06/99 - Estabelece que pilhas e baterias que contenham em suas composies chumbo, cdmio, mercrio e seus compostos, tenham os procedimentos de reutilizao, reciclagem, tratamento ou disposio final ambientalmente adequados. Resoluo CONAMA no 267, de 14/09/00 - Dispe sobre a proibio da utilizao de substncias que destroem a Camada de Oznio. Resoluo CONAMA no 306, de 05/07/02 - Estabelece os requisitos mnimos e o termo de referncia para realizao de auditorias ambientais.
A Norma ABNT NBR 10004 classifica os resduos quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e sade pblica, para que estes possam ter manuseio e destino adequados. Esta norma deve ser aplicada de forma obrigatria por ser a referncia utilizada pela Resoluo CONAMA no 6/88. A classificao dos resduos se apresenta em trs classes: 1. Classe I - perigosos: substncias inflamveis, corrosivos, reativos, txicos ou patognicos; 2. Classe II - no-inertes: substncias no-enquadradas em I ou III; 3. Classe III - inertes: no possuem constituintes solubilizados, de acordo com as normas da ABNT, a concentraes superiores aos padres de potabilidade da gua.

59

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


NR 26 SINALIZAO DE SEGURANA Esta NR tem por objetivos fixar as cores que devam ser usadas nos locais de trabalho para preveno de acidentes, identificando, delimitando e advertindo contra riscos. Devem ser adotadas cores para segurana em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurana, delimitar reas, identificar tubulaes empregadas para a conduo de lquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas tcnicas oficiais. Classificao, Rotulagem Preventiva e Ficha com Dados de Segurana de Produto Qumico O produto qumico utilizado no local de trabalho deve ser classificado quanto aos perigos para a segurana e a sade dos trabalhadores de acordo com os critrios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificao e Rotulagem de Produtos Qumicos (GHS), da Organizao das Naes Unidas. A rotulagem preventiva deve conter os seguintes elementos: a) identificao e composio do produto qumico; b) pictograma(s) de perigo; c) palavra de advertncia; d) frase(s) de perigo; e) frase(s) de precauo; f) informaes suplementares. O fabricante ou, no caso de importao, o fornecedor no mercado nacional deve elaborar e tornar disponvel ficha com dados de segurana do produto qumico para todo produto qumico classificado como perigoso. O empregador deve assegurar o acesso dos trabalhadores s fichas com dados de segurana dos produtos qumicos que utilizam no local de trabalho. Os trabalhadores devem receber treinamento: a) para compreender a rotulagem preventiva e a ficha com dados de segurana do produto qumico. b) sobre os perigos, riscos, medidas preventivas para o uso seguro e procedimentos para atuao em situaes de emergncia com o produto qumico. Documentos Complementares ABNT NBR 5311 - Cdigo em cores para resistores fixos. ABNT NBR 6493 - Emprego das cores para identificao de tubulaes. ABNT NBR 6503 - Cores. ABNT NBR 7195 - Cores para segurana. ABNT NBR 7485 - Emprego de cores para identificao de tubulaes em usinas e refinarias de acar e destilarias de lcool. ABNT NBR 7500 - Identificao para o transporte terrestre, manuseio, movimentao e armazenamento de produtos. 60

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


ABNT NBR 7998 - Perfis de ao - Identificao das especificaes de aos por cor. ABNT NBR 8421 - Identificao por cores das tubulaes em embarcaes. ABNT NBR 8663 - Ascaris para aplicaes eltricas - Ensaios. ABNT NBR 9072 - Emprego de cores para sinalizao de segurana em instalao fixa e em veculo ferrovirio. ABNT NBR 12176 - Cilindros para gases - Identificao do contedo. ABNT NBR 12964 - Tecnologia de informao Tcnicas criptogrficas de dados - Modos de operao de um algoritmo de cifrao de blocos padro. ABNT NBR 13193 - Emprego de cores para identificao de tubulaes de gases industriais. ABNT NBR 13434 - 2 - Sinalizao de segurana contra incndio e pnico - Parte 2 - Smbolos e suas formas, dimenses e cores. ABNT NBR 14725 - Ficha de Informaes de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ). Captulo V do Ttulo II da CLT - Refere-se Segurana e Medicina do Trabalho. Conveno OIT 170 - Produtos Qumicos. Decreto no 2.657, de 03/07/98 - Promulga a Conveno no 170 da OIT, relativa segurana na utilizao de produtos qumicos no trabalho. Decreto no 96.044, de 18/05/88 - Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos. NFPA 704 - Standard for the identification of the fire hazards of materials for emergency response. Resoluo ANTT no 420, de 12/02/04 - Aprova as Instrues Complementares ao Regulamento do Transporte Terrestre de Produtos Perigosos em substituio Portaria MTb no 204, de 20/05/97. NR 27 REGISTRO PROFISSIONAL DO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO NO MINISTRIO DO TRABALHO REVOGADA pela PORTARIA n. 262, de 29 de maio de 2005, publicada no DOU de 30/05/2008 NR 28 FISCALIZAO E PENALIDADES Esta NR estabelece que fiscalizao, embargo, interdio e penalidades, no cumprimento das disposies legais e/ou regulamentares sobre segurana e sade do trabalhador, sero efetuados obedecendo ao disposto nos decretos leis. O agente da inspeo do trabalho dever lavrar o respectivo auto de infrao vista de descumprimento dos preceitos legais e/ou regulamentares contidos nas Normas

Regulamentadoras urbanas e rurais, considerando o critrio da dupla visita, elencados no Decreto n. 55.841, de 15/03/65, no Ttulo VII da CLT e no 3 do art. 6 da Lei n. 7.855, de 24/10/89. O prazo para cumprimento dos itens notificados dever ser limitado a, no mximo, 60 (sessenta) dias. A autoridade regional competente, diante de solicitao escrita do notificado, acompanhada de exposio de motivos relevantes, apresentada no prazo de 10 dias do recebimento da notificao, poder prorrogar por 120 (cento e vinte) dias, contados da data do Termo de Notificao, o prazo para seu cumprimento.

61

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


A concesso de prazos superiores a 120 (cento e vinte) dias fica condicionada prvia negociao entre o notificado e o sindicato representante da categoria dos empregados, com a presena da autoridade regional competente. A empresa poder recorrer ou solicitar prorrogao de prazo de cada item notificado at no mximo 10 (dez) dias a contar da data de emisso da notificao. Quando o agente da inspeo do trabalho constatar situao de grave e iminente risco sade e/ou integridade fsica do trabalhador, com base em critrios tcnicos, dever propor de imediato autoridade regional competente a interdio do estabelecimento, setor de servio, mquina ou equipamento, ou o embargo parcial ou total da obra, determinando as medidas que devero ser adotadas para a correo das situaes de risco. Entende-se por descumprimento reiterado a lavratura do auto de infrao por 3 (trs) vezes no tocante ao descumprimento do mesmo item de norma regulamentadora ou a negligncia do empregador em cumprir as disposies legais e/ou regulamentares sobre segurana e sade do trabalhador, violando-as reiteradamente, deixando de atender s advertncias, intimaes ou sanes e sob reiterada ao fiscal por parte dos agentes da inspeo do trabalho. NR 29 NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO PORTURIO Esta NR regulariza a proteo obrigatria contra acidentes e doenas profissionais, alcanando as melhores condies possveis de segurana e sade dos trabalhadores que exeram atividades nos portos organizados e instalaes porturias de uso privativo e retroporturias, situadas dentro ou fora da rea do porto organizado. Definies: Terminal Retroporturio: o terminal situado em zona contgua de porto organizado ou instalao porturia, compreendida no permetro de cinco quilmetros dos limites da zona primria, demarcada pela autoridade aduaneira local, no qual so executados os servios de operao, sob controle aduaneiro, com carga de importao e exportao, embarcados em continer, reboque ou semireboque. Zona Primria: a rea alfandegada para a movimentao ou armazenagem de cargas destinadas ou provenientes do transporte aquavirio. Tomador de Servio: toda pessoa jurdica de direito pblico ou privado que, no sendo operador porturio ou empregador, requisite trabalhador porturio avulso. Pessoa Responsvel: aquela designada por operadores porturios, empregadores, tomadores de servio, comandantes de embarcaes, rgo Gestor de Mo-de-Obra - OGMO, sindicatos de classe, fornecedores de equipamentos mecnicos e outros, conforme o caso, para assegurar o

62

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


cumprimento de uma ou mais tarefas especficas e que possuam suficientes conhecimentos e experincia, com a necessria autoridade para o exerccio dessas funes. Cabe administrao do porto, ao OGMO e aos empregadores a elaborao do PCE, contendo aes coordenadas a serem seguidas nas situaes descritas neste subitem e compor com outras organizaes o PAM. Todo porto organizado, instalao porturia de uso privativo e retroporturia deve dispor de um SESSTP (Servio Especializado em Segurana e Sade do Trabalhador Porturio), de acordo com o dimensionamento mnimo constante do Quadro I, mantido pelo OGMO ou empregadores, conforme o caso, atendendo a todas as categorias de trabalhadores.

Acima de 3500 (trs mil e quinhentos) trabalhadores para cada grupo de 2000 (dois mil) trabalhadores, ou frao acima de 500, haver um acrscimo de 01 profissional especializado por funo, exceto no caso do Tcnico de Segurana do Trabalho, no qual haver um acrscimo de trs profissionais. O OGMO, os empregadores e as instalaes porturias de uso privativo, ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento a CPATP(Comisso de Preveno de Acidentes no Trabalho Porturio). A durao do mandato ser de 2 (dois) anos, permitida uma reeleio.

63

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


NR 30 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO AQUAVIRIO Esta norma aplica-se aos trabalhadores das embarcaes comerciais, de bandeira nacional, bem como s de bandeiras estrangeiras, no limite do disposto na Conveno n. 147 da Organizao Internacional do Trabalho - Normas Mnimas para Marinha Mercante, utilizados no transporte de mercadorias ou de passageiros, inclusive naquelas utilizadas na prestao de servios, seja na navegao martima de longo curso, na de cabotagem, na navegao interior, de apoio martimo e porturio, bem como em plataformas martimas e fluviais, quando em deslocamento. obrigatria a constituio de GSSTB (Grupo de Segurana e Sade no Trabalho a Bordo das Embarcaes GSSTB) a bordo das embarcaes de bandeira nacional com, no mnimo, 500 de arqueao bruta(AB). (Alterado pela Portaria SIT n. 58, de 19 de junho de 2008) A Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA) das empresas de navegao martima/fluvial deve ser constituda pelos empregados envolvidos nas atividades de cada estabelecimento da empresa e por martimos empregados, efetivamente trabalhando nas embarcaes da empresa, eleitos na forma estabelecida pela Norma Regulamentadora n. 5 (NR 5), obedecendo-se as regras abaixo definidas: a) o total de empregados existentes em cada estabelecimento da empresa deve determinar o nmero de seus representantes, de acordo com o Quadro I da NR 5; b) os martimos devem ser representados na CIPA do estabelecimento sede da empresa, por um membro titular para cada dez embarcaes da empresa, ou frao, e de um suplente para cada vinte embarcaes da empresa, ou frao. A constituio do GSSTB no gera estabilidade aos seus membros, em razo das peculiaridades inerentes atividade a bordo das embarcaes mercantes. O Grupo de Segurana e Sade do Trabalho a Bordo - GSSTB fica sob a responsabilidade do comandante da embarcao e deve ser integrado pelos seguintes tripulantes: Oficial encarregado da segurana; Chefe de mquinas; Mestre de Cabotagem ou Contramestre; Tripulante responsvel pela seo de sade; Marinheiro de Maquinas NR 31 NORMA REGULAMENTADORA DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO NA AGRICULTURA, PECURIA SILVICULTURA, EXPLORAO FLORESTAL E AQUICULTURA Esta NR tem por objetivo estabelecer os preceitos a serem observados na organizao e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatvel o planjamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuria, silvicultura, explorao florestal e aqicultura com a segurana e sade e meio ambiente do trabalho.

64

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Para fins de aplicao desta NR considera-se atividade agro-econmica, aquelas que operando na transformao do produto agrrio, no altere a sua natureza, retirando-lhe a condio de matria prima. Fica criada a Comisso Permanente Regional Rural CPRR, no mbito de cada Delegacia Regional do Trabalho. A CPRR ter a seguinte composio paritria mnima: a) trs representantes do governo; b) trs representantes dos trabalhadores; c) trs representantes dos empregadores O SESTR, composto por profissionais especializados, consiste em um servio destinado ao desenvolvimento de aes tcnicas, integradas s prticas de gesto de segurana, sade e meio ambiente de trabalho, para tornar o ambiente de trabalho compatvel com a promoo da segurana e sade e a preservao da integridade fsica do trabalhador rural. Sempre que um empregador rural ou equiparado proceder contratao de trabalhadores, por prazo determinado, que atinja o nmero mnimo exigido nesta Norma Regulamentadora para a constituio de SESTR, deve contratar SESTR Prprio, Externo ou Coletivo durante o perodo de vigncia da contratao. Os empregadores rurais ou equiparados, que sejam obrigados a constituir SESTR Prprio ou Externo, podero optar pelo SESTR Coletivo. O dimensionamento do SESTR Prprio ou Coletivo obedecer ao disposto no Quadro I desta Norma Regulamentadora.

O SESTR Externo dever ter a seguinte composio mnima:

A CIPATR (Comisso Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho Rural) tem como objetivo a preveno de acidentes e doenas relacionados ao trabalho, de modo a tornar compatvel permanentemente o trabalho com a preservao da vida do trabalhador.

65

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O empregador rural ou equiparado que mantenha vinte ou mais empregados contratados por prazo indeterminado, fica obrigado a manter em funcionamento, por estabelecimento, uma CIPATR.

O coordenador da CIPATR ser escolhido pela representao do empregador, no primeiro ano do mandato, e pela representao dos trabalhadores, no segundo ano do mandato, dentre seus membros. O mandato dos membros da CIPATR ter durao de dois anos, permitida uma reconduo.

NR 32 SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE SADE Esta NR tem por finalidade estabelecer as diretrizes bsicas para a implementao de medidas de proteo segurana e sade dos trabalhadores dos servios de sade, bem como daqueles que exercem atividades de promoo e assistncia sade em geral. Para fins de aplicao desta NR, entende-se como servios de sade qualquer edificao destinada prestao de assistncia sade da populao, e todas as aes de promoo, recuperao, assistncia, pesquisa e ensino em sade em qualquer nvel de complexidade. Consideram-se Agentes Biolgicos os microrganismos, geneticamente modificados ou no; as culturas de clulas; os parasitas; as toxinas e os prons. O PPRA, alm do previsto na NR-09, na fase de reconhecimento, deve conter: I. Identificao dos riscos biolgicos mais provveis, em funo da localizao geogrfica e da caracterstica do servio de sade e seus setores, considerando: fontes de exposio e reservatrios; vias de transmisso e de entrada; transmissibilidade, patogenicidade e virulncia do agente; persistncia do agente biolgico no ambiente; estudos epidemiolgicos ou dados estatsticos; outras informaes cientficas. II. Avaliao do local de trabalho e do trabalhador, considerando: a finalidade e descrio do local de trabalho; a organizao e procedimentos de trabalho; a possibilidade de exposio; a descrio das atividades e funes de cada local de trabalho; as medidas preventivas aplicveis e seu acompanhamento. 66

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


O PCMSO, alm do previsto na NR-07, deve contemplar: o reconhecimento e a avaliao dos riscos biolgicos; a localizao das reas de risco segundo; a relao contendo a identificao nominal dos trabalhadores, sua funo, o local em que desempenham suas atividades e o risco a que esto expostos; a vigilncia mdica dos trabalhadores potencialmente expostos; o programa de vacinao. A todo trabalhador dos servios de sade deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunizao ativa contra ttano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO. Deve ser mantida a rotulagem do fabricante na embalagem original dos produtos qumicos utilizados em servios de sade. vedado o procedimento de reutilizao das embalagens de produtos qumicos. No PPRA dos servios de sade deve constar inventrio de todos os produtos qumicos, inclusive intermedirios e resduos, com indicao daqueles que impliquem em riscos segurana e sade do trabalhador. NR 33 - SEGURANA E SADE NO TRABALHO EM ESPAOS CONFINADOS Esta NR tem por objetivo estabelecer os requisitos mnimos para identificao de espaos confinados e o reconhecimento, avaliao, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurana e sade dos trabalhadores e que interagem direta ou indiretamente neste espaos. Espao confinado qualquer rea ou ambiente no projetado para ocupao humana contnua, que possua meios limitados de entrada e sada, cuja ventilao existente insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficincia ou enriquecimento de oxignio. Segundo o item 33.2.1 da NR 33, os seguintes aspectos devem ser considerados: Indicar formalmente o responsvel tcnico pelo cumprimento desta norma; Identificar os espaos confinados existentes no estabelecimento; Identificar os riscos especficos de cada espao confinado; Implementar a gesto em segurana e sade no trabalho em espaos confinados, por medidas tcnicas de preveno, administrativas, pessoais e de emergncia e salvamento, de forma a garantir permanentemente ambientes com condies adequadas de trabalho; Garantir a capacitao continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergncia e salvamento em espaos confinados; Garantir que o acesso ao espao confinado somente ocorra aps a emisso, por escrito, da Permisso de Entrada e Trabalho, conforme modelo constante no anexo II desta NR; Fornecer s empresas contratadas informaes sobre os riscos nas reas onde desenvolvero suas atividades e exigir a capacitao de seus trabalhadores;

67

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Acompanhar a implementao das medidas de segurana e sade dos trabalhadores das empresas contratadas provendo os meios e condies para que eles possam atuar em conformidade com esta NR; Interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeio de condio de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local; Garantir informaes atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaos confinados. Nos estabelecimentos onde houver espaos confinados devem ser observadas, de forma complementar a presente NR, os seguintes atos normativos: NBR 14606 Postos de Servio Entrada em Espao Confinado; e NBR 14787 Espao Confinado Preveno de Acidentes, Procedimentos e Medidas de Proteo, bem como suas alteraes posteriores.

68

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO

Documentos Complementares ABNT NBR 14606 - Postos de servio - Entrada em espao confinado. ABNT NBR 14787 - Espao confinado - Preveno de acidentes procedimentos e medidas de proteo. NR 34 - Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo e Reparao Naval Esta NR trata de nove procedimentos de trabalhos executados em estaleiros: trabalho a quente; montagem e desmontagem de andaimes; pintura; jateamento e hidrojateamento; movimentao de cargas; instalaes eltricas provisrias; trabalhos em altura; utilizao de radionucldeos e gamagrafia; e mquinas portteis rotativas. Esta NR tem por finalidade estabelecer os vrios requisitos mnimos e as medidas de proteo segurana, sade e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indstria de construo e reparao naval. Os seguintes aspectos devem ser considerados para cumprimento desta NR: designar formalmente um responsvel pela implementao desta Norma; b) garantir a adoo das medidas de proteo definidas nesta Norma antes do incio de qualquer trabalho; c) assegurar que os trabalhos sejam imediatamente interrompidos quando houver mudanas nas condies ambientais que os tornem potencialmente perigosos integridade fsica e psquica dos trabalhadores; d) providenciar a realizao da Anlise Preliminar de Risco - APR e, quando aplicvel, a emisso da Permisso de 69

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


Trabalho - PT; e) realizar, antes do incio das atividades operacionais, Dilogo Dirio de Segurana DDS, contemplando as atividades que sero desenvolvidas, o processo de trabalho, os riscos e as medidas de proteo, consignando o tema tratado em um documento, rubricado pelos participantes e arquivado, juntamente com a lista de presena; f) garantir aos trabalhadores informaes atualizadas acerca dos riscos da atividade e as medidas de controle que so e devem ser adotadas; g) adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas. O empregador deve desenvolver e implantar programa de capacitao, compreendendo treinamento admissional, peridico e sempre que ocorrer qualquer das seguintes situaes: a) mudana nos procedimentos, condies ou operaes de trabalho; b) evento que indique a necessidade de novo treinamento; c) acidente grave ou fatal. NR 35 - TRABALHO EM ALTURA

A NR-35 estabelece os requisitos mnimos e as medidas de proteo para o trabalho em altura, como o planejamento, a organizao e a execuo, a fim de garantir a segurana e a sade dos trabalhadores com atividades executadas acima de dois metros do nvel inferior, onde haja risco de queda. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nvel inferior, onde haja risco de queda. Cabe ao empregador: garantir a implementao das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma; assegurar a realizao da Anlise de Risco - AR e, quando aplicvel, a emisso da Permisso de Trabalho -PT; desenvolver procedimento operacional para as atividades rotineiras de trabalho em altura; assegurar a realizao de avaliao prvia das condies no local do trabalho em altura, pelo estudo, planejamento e implementao das aes e medidas complementares de segurana aplicveis;

70

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO


adotar as providncias necessrias para acompanhar o cumprimento das medidas de proteo estabelecidas nesta Norma pelas empresas contratadas; garantir aos trabalhadores informaes atualizadas sobre os riscos e as medidas de controle; garantir que qualquer trabalho em altura s se inicie depois de adotadas as medidas de proteo definidas nesta Norma; assegurar a suspenso dos trabalhos em altura quando verificar situao ou condio de risco no prevista, cuja eliminao ou neutralizao imediata no seja possvel; estabelecer uma sistemtica de autorizao dos trabalhadores para trabalho em altura; assegurar que todo trabalho em altura seja realizado sob superviso, cuja forma ser definida pela anlise de riscos de acordo com as peculiaridades da atividade assegurar a organizao e o arquivamento da documentao prevista nesta Norma. O empregador deve promover programa para capacitao dos trabalhadores realizao de trabalho em altura.

71

Vous aimerez peut-être aussi