Vous êtes sur la page 1sur 22

0

FAMLIA E ESCOLA: PARCEIRAS NO PROCESSO EDUCACIONAL DA CRIANA

Jiane Martins Soares1

RESUMO

A educao da criana assume um carter global no sentido de que atribui a todas as instituies principalmente no que condiz a escola e a famlia parcelas essenciais na responsabilidade e de parceria na processo de formao infantil. A grande contradio se d pelo fato de que no imaginrio escolar e familiar, as expectativas em relao educao no so cumpridas entre uma e outra, o que gera um dilogo rduo e no raras vezes, mutuamente sem retorno. Mesmo assim tais instituies precisam assumir as responsabilidades que lhes cabe, no sentido de garantir que a aprendizagem acontea numa educao voltada para o exerccio tico da democracia e da cidadania. O presente artigo pretende investigar, junto teoria, qual o papel da famlia e escola no desempenho escolar das crianas. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliogrfica buscando fundamentao terica para a concretizao do objetivo almejado. No alcance dos resultados, constatou-se, entre outros aspectos, que cabe aos profissionais da educao, ou seja, aos professores darem o primeiro passo para que a parceria entre escola e famlia possa acontecer de forma efetiva. Para isto, deve-se considerar o planejamento das reunies escolares a fim de que no sejam somente informativas, mas interativas e dinmicas.

Palavras-chave: Famlia. Escola. Parceria. Educao. Crianas.

A escola se v diante de vrios problemas educacionais agregados desordem, ao desrespeito a regras de conduta e falta de limites com seus alunos que considera como responsabilidade da famlia, e esta nutre uma expectativa de que a escola fornea a criana alguns ensinamentos, muitas vezes equivocada. possvel perceber nos estudos de Vasconcelos (1989) que cada vez mais os alunos vm para a escola com menos limites trabalhados pela famlia. Muitos pais chegam mesmo a passar toda responsabilidade para a escola. Mediante suas

Licenciatura Plena em Pedagogia com habilitao em docncia de 1 a 4 srie do Ensino Fundamental e Administrao Educacional pelo Instituto de Ensino Superior do Amap - IESAP; Psgraduao em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Meta de Macap.
1

remotas experincias como estudantes e a desorganizao da classe que os filhos relatam, os pais exigem da escola uma postura autoritria. preciso ajud-los a compreender que existe uma outra alternativa, que supera tanto o autoritarismo, quanto o espontanesmo. Discutir e reconstruir esses contornos se mostra necessrio reflexo sobre situaes, por vezes, problemticas, principalmente no que tange ao conhecimento sobre o tipo de famlia que hoje a escola tem que lidar e como lidar. Por outro lado, sabe-se que a famlia, por mais que tenha inmeras responsabilidades educacionais sobre a criana, necessita de auxlio para efetivar este ensino com qualidade, como destaca Parolim (2007, p. 14): sabemos que a famlia est precisando da parceria das escolas, que ela sozinha no d conta da educao e socializao dos filhos. Como conseqncia disto, a educao fornecida nestas duas instituies, ao invs de se complementarem, concorrem entre si, conforme a mesma autora destaca: os professores afirmam que as posturas familiares so adversas s posturas que adotam na escola com os alunos, como agravante em termos das suas aprendizagens. Diante deste problema, questiona-se o que pode ser feito para que famlia e escola possam caminhar juntas no processo de ensino e aprendizagem do educando? Ao ponderar a necessidade de uma postura democrtica participativa por parte da escola, acredita-se que a soluo para tal embate seja atrair a famlia para a escola atravs de instrumentos comunicativos que realmente sejam efetivos, que no sirvam somente para informar, mas para coletivizar conhecimentos, onde ambas possam comparar, construir e reformular seus mtodos de ensino conseguindo com isto, efetivar suas funes de educadores. Diante desta situao, este artigo tem como objetivo principal investigar junto teoria qual o papel da famlia e escola no desempenho escolar das crianas. Como forma de atingir o objetivo almejado, o estudo estrutura-se primeiramente na famlia dos dias atuais, apresentando os tipos de famlias existentes na contemporaneidade, bem como suas responsabilidades educacionais na formao da criana. Tais informaes so primordiais para que se possa entender que cabe a famlia, independente de suas obrigaes profissionais, algumas aes formativas voltadas, no somente para a construo de valores, mas de outras prticas essenciais para a formao da criana.

Posteriormente, abordam-se as funes da escola no processo educacional da criana, bem como algumas propostas para que escola e famlia caminhem juntas, principalmente no que condiz ao preparo das reunies escolares.

1 FAMLIA: MUDANAS ATUAIS E RESPONSABILIDADES ANTIGAS

Nos ltimos vinte anos, vrias mudanas ocorridas na sociedade atual relacionadas ao processo de globalizao da economia capitalista vm interferindo na dinmica e estrutura familiar e possibilitando mudanas em seu padro tradicional de organizao. Conforme os estudos de Pereira (1995), a queda da taxa de fecundidade, o declnio no nmero de casamentos, o aumento de famlias onde os pais no vivem juntos, entre outros aspectos, tornam as famlias dos dias atuais bem diversificadas. No passado era possvel definir a famlia como pais, filhos e outros parentes vivendo num mesmo ambiente, hoje em dia isto mudou, alm de muitos pais viverem separados, existem outros aspectos, como destaca Dias (2005, p. 210):
A famlia um grupo aparentado responsvel principalmente pela socializao de suas crianas e pela satisfao de necessidades bsicas Ela consiste em um aglomerado de pessoas relacionadas entre si pelo sangue, casamento, aliana ou adoo, vivendo juntas ou no por um perodo de tempo indefinido.

Muito embora, necessrio ressaltar que essas mudanas no devem ser encaradas como tendncias negativas, ou sintomas de "crise". A aparente desorganizao da famlia um dos aspectos da reestruturao que ela vem sofrendo, os papis sociais atribudos entre o homem e a mulher tendem a se modificar no s no lar, mas tambm no trabalho, na rua, no lazer e em outras esferas da atividade humana. Portanto, no se pode mais falar de famlia, mas de famlias, para que se possa tentar entender a diversidade de relaes que convivem em nossa sociedade. A famlia o lugar indispensvel para a garantia da sobrevivncia e da proteo integral dos filhos e demais membros, independentemente do arranjo familiar ou da forma como vm se estruturando.

Inmeras dificuldades podem ser encontradas na educao familiar devido os reflexos que a sociedade emana, como destaca Cury (2003, p. 28): hoje, bons pais esto produzindo filhos ansiosos, alienados, autoritrios, indisciplinados e angustiados. Nesta perspectiva, destaca o mesmo autor que alm de no adotarem um tempo para educar os filhos a enfrentar os problemas sociais, a prpria sociedade responsvel em deseduca-los devido quantidade de estmulos que exercem na criana. Dentre eles, encontram-se os apelos para o consumo desenfreado, para a violncia, para o sexo sem limites que para o autor so: estmulos sedutores que se infiltram nas matrizes de sua memria (...), os pais ensinam os filhos a serem solidrios e a consumirem o necessrio, mas o sistema ensina o individualismo e a consumir sem necessidade. Combinando as relaes atitudinais por parte da famlia na educao dos filhos, possvel diferenciar trs tipos diferentes de pais de acordo com as pesquisas de Aparecida e Rebelo (2003, p. 69), os pais: autoritrios, permissivos e democrticos. Conforme as autoras, os pais autoritrios so aqueles que tm dificuldade de se comunicar com os filhos, alm de demonstrarem pouco afeto e serem bastante rgidos, controladores e restritivos quanto ao nvel de exigncia de seus filhos. As condutas so avaliadas a partir de rigorosos padres preestabelecidos. Valorizam tambm a obedincia s normas e regras por eles definidas, e no se preocupam em explicar s crianas s razes destas imposies nem consulta-las acerca do assunto. Quanto aos pais permissivos, so afetuosos e procuram dialogar com os filhos. Mas possuem dificuldades no controle aos limites, pois so muito tolerantes, chegando at mesmo a serem indulgentes em relao aos desejos e atitudes da criana. J os pais democrticos mantm um equilbrio no controle das aes, principalmente no que condiz ao amadurecimento, independncia, respeito, capacidades e sentimentos de seus filhos. Demonstram afetividade e procuram estimular a criticidade na criana. Alm disto, so flexveis e conseguem fazer com que a criana seja disciplinada estabelecendo regras e limites de forma clara e objetiva. Percebe-se a diferena das dimenses e estilos de educao familiar onde os pais podem adotar comportamentos diferentes no que tange ao incentivo,

desenvolvimento da personalidade da criana, estabelecimento de regras, condutas, relao afetiva, autocontrole etc. Mesmo assim, verifica-se que os pais democrticos so os que realmente conseguem efetivar aes educacionais capazes de estabelecer limites e regras de conduta de forma construtiva, afetuosa e com responsabilidade. Apesar dos entraves, a educao, tanto na famlia como na escola, no pode ser mecnica e arbitrria. preciso ajudar a criana a encontrar significado no aprendizado, proporcionar-lhe uma abertura para a vida. Nesta perspectiva, Chalita (2001, p. 120) destaca que: a responsabilidade de educar no apenas da escola, de toda a sociedade, a comear pela famlia. Assim, possvel constatar que a participao entre escola e famlia, so fatores predominantes de desenvolvimento educacional e comportamental da criana.

1.1 RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS NO CAMPO FAMILIAR

A famlia desempenha um papel decisivo na educao formal e informal dos filhos, alm disso, no seu interior so absorvidos os valores ticos e humanitrios, e onde se aprofundam os laos de solidariedade e afetividade. tambm em seu interior que se constroem as marcas entre as geraes e so observados valores culturais e criados os valores morais.

1.1.1 Na construo de valores

Atualmente a sociedade influenciada pela economia capitalista e pela globalizao, portanto, caracteriza-se pelo culto superficialidade e ao consumo, que se pode denominar de o culto do subjetivismo, em que atitudes individualistas superpem-se aos valores da famlia, do carter e dos princpios ticos, neste assunto, coloca Vasconcelos (1989, p. 29), que a concentrao de renda e a nsia do consumo apontam conseqncias no meio familiar como: O homem trabalha mais; a mulher vai para o mercado de trabalho; a preocupao com o desemprego;

h menos tempo (sobretudo qualitativo) para a famlia. Mesmo com tantas dificuldades, segundo Chalita (2001 p. 20), a famlia tem a responsabilidade de: formar o carter, de educar para os desafios da vida, de perpetuar valores ticos e morais. A famlia um espao em que as mscaras devem dar lugar face transparente, sem disfarces. O dilogo no tem preo. Assim, na famlia que, atravs do dilogo podem-se construir conhecimentos voltados para a atuao na sociedade, onde o respeito a si e ao outro, os princpios ticos e de conduta no ambiente social so assimilados. Desta forma, o dilogo o principal instrumento para se conseguir fazer com que o educando aprenda. De acordo com Vasconcelos (1989, p. 123), dialogar requer alm possibilitar que os pais falem sobre o seu conhecimento, tambm, o olho no olho, estar junto, inteiro; querer saber como o filho est indo, suas conquistas, temores, expectativas de vida, viso de mundo, preocupaes, etc. Assim, atravs da troca de experincias e conhecimentos, pais e filhos podem construir juntos uma educao repleta de valores necessrios para a vivncia no mundo atual. Ademais, no estabelecimento de limites e regras, Vasconcelos (1989, p. 125) menciona que:
Percebemos duas realidades contraditrias nas famlias: ou a ausncia de regras, ou a imposio autoritria de normas. Muitas vezes, por um medo interno de no serem aceitos, os pais acabam no estabelecendo e/ou no fazendo cumprir os limites, levando a uma relao muito permissiva. Outras vezes, sentindo necessidade de fazer alguma coisa, mas no tendo clareza, acabam impondo limites, sem explicar a razo. A superao desta situao pode se dar pelo dilogo, com afeto e segurana, chegando a limites razoveis. Assim sendo, tm-se condies de no ceder diante da insistncia infantil.

De tal modo, na constituio de regras e limites no ambiente familiar, faz-se necessrio, atravs do dilogo, que os pais expliquem as causas de suas imposies para que a criana possa entender os motivos delas terem sido criadas. necessrio que o educando entenda o que se prope como algo melhor para ele, portanto, a explicao sempre se faz necessrio. importante frisar que a famlia autoritria perpetua a sociedade autoritria e faz permanecer na mente de seus membros os ideais de obedincia e submisso, de cpia sem questionamentos dos padres estabelecidos. Mas, querer o melhor para os filhos no significa jamais facilitar-lhes demais as coisas, evitar-lhes

desapontamentos, impedir que assumam senso de responsabilidade pelo que fazem. Existe uma diferena em fingir que algo feito de modo errado no aconteceu, acobertando a falha e estimulando a irresponsabilidade. O amparo emocional essencial e o elogio precisa sempre acompanhar o crescimento, mas existe diferena entre proteger e superproteger. Nesta perspectiva Cury (2008, p. 130) evidencia que:
a liberdade que o jovem precisa est intimamente relacionada com sua autonomia e independncia, e essas precisam ser conquistadas. A clara demonstrao de padres seguros de responsabilidade, ou seja, de comportamentos responsveis ao longo do seu desenvolvimento, deveria capacitar o jovem a maiores nveis de liberdade.

Assim, a preparao para a vida, a formao da pessoa, a construo do ser so responsabilidades da famlia quando a criana est em seu interior e esta deve preparar o jovem para atuar com liberdade, mas sem perder a responsabilidade sobre seus atos. papel de a famlia contribuir para uma boa formao de carter dos seus filhos, repassando os valores ticos e morais, sem eximir da sua responsabilidade o papel de educadora. Nesse sentido Antunes (2005, p. 53) destaca que:
Ajudar a criana a construir um bom carter a mesma coisa que ajud-la a desenvolver sua conscincia do erro e do acerto. Carter e conscincia expressam a viso que ela possui de si mesma e aproxima-se muito do sentimento de auto-estima. por essa razo que a educao do carter importante.

Portanto, se muitas vezes a criana no demonstra ter princpios ticos e morais que so cobrados pela escola, acredita-se que a famlia deixou de trabalhar esses pressupostos para se apresentar um bom comportamento, diante disto, preciso que a escola possa suprir tal carncia. necessrio que os valores sejam transmitidos de pai para filho atravs do prprio exemplo, este fator primordial na aprendizagem da criana como destaca os estudos de Feij (2008, p.108) ao concluir que:
Quando preservamos valores morais e sociais, quando demonstramos interesse ao prximo, quando somos justos, honestos, equilibrados, assertivos em nossas atitudes, por modelao tenderemos a formar filhos tambm justos, honestos, equilibrados e interessados em valores sociais.

Sendo assim, as atitudes tomadas pelos pais afetam diretamente na

aprendizagem da criana, mesmo quando seus genitores no percebem que isto est acontecendo, como mencionam Nolte e Harris (2003, p. 15):
As crianas so como esponjas. Absorvem tudo o que fazemos, tudo o que dizemos. Aprendem conosco o tempo todo, mesmo quando no nos damos conta de que estamos ensinando. Assim, quando adotamos um comportamento crtico reclamando delas, dos outros e do mundo em torno de ns, estamos lhes mostrando como condenar e criticar os outros. Estamos ensinando a ver o que est errado no mundo, e no o que est certo.

Desta forma, a criana sempre estar atenta mensagem enviada atravs do exemplo de comportamento de seus pais. Apesar de ser normal tomar atitudes de irritao e crtica de vez em quando, ainda que os filhos estejam ouvindo, o importante no fazer destas aes, atitudes rotineiras no meio familiar. Pois de acordo com Nolte e Harris (2003, p. 15), Se as crianas vivem ouvindo crticas, aprendem a condenar. Portanto, as possibilidades de aprendizagem de crianas e jovens dependem da qualidade de mediaes e exemplos dos adultos a que ela seja exposta em seus vrios momentos da vida.

1.1.2 Participao na vida escolar dos filhos

A participao na vida escolar dos filhos de suma importncia para o desempenho do aluno, pois quando os pais acompanham a criana em todo o seu processo de desenvolvimento educacional, esta se sente valorizada e importante na vida de seus pais. Tais sentimentos somente contribuem para o seu aprendizado. Existem muitas maneiras dos pais participarem deste processo, sendo que algumas contribuies tornam-se muito relevantes como o auxlio nas tarefas escolares, o incentivo a leitura e o seu envolvimento nos eventos pedaggicos ocorridos na escola.

1.1.2.1 O auxlio nas tarefas escolares

Um aspecto que atualmente tem sido alvo de muitas controvrsias, principalmente entre pais e educadores o auxlio s tarefas que a escola envia. Nesta questo, destaca a psicopedagoga Parolin (2007, p. 68) em suas pesquisas com pais e alunos:
Observo que, apesar das teorias que embasam a nossa prtica educativa, os testemunhos vm inflamados de emoo e distantes das teorias preconizadas. Essa realidade vivida no corresponde ao que os educadores gostariam de viver. Encontrei no tema lio de casa uma realidade que vivida/sofrida e distante da idealizada. (...) Poucas escolas, educadores ou crianas falam bem e de forma construtiva dessa tarefa. Parece que a lio de casa est envolta em uma sombra que gera muita emoo e precisa ser clareada. Ela , ou tem sido, em muitas escolas e famlias, uma tarefa que no tem servido para nada, e no responsabilidade de ningum especificadamente.

Assim, conforme os estudos da pesquisadora citada, muitas famlias e professores tm dificuldade em definir o real objetivo das tarefas de casa, pois, na grande maioria, entraves como: os alunos a executam somente para ganhar pontos; os pais que realizam os deveres pelo filho j que estes no sabem como faz-lo; feita de forma mecnica, como algo forado e obrigatrio; o professor no esclarece seus reais objetivos; a tarefa imposta para castigar o aluno. Portanto, apesar dos problemas encontrados, algumas alternativas so evidenciadas por alguns autores. Nos estudos de Vasconcelos (1989, p. 127) possvel se constatar que:
Quando solicitado ajuda no estudo, procurar chamar ateno ao que fundamental, ao que mais significativo; no fazer questionrio para o filho decorar perguntas e respostas. Orientar para que a criana se preocupe em compreender o que estuda e no em decorar.

J nas pesquisas de Tiba (1996, p. 272) verifica-se algumas propostas para os pais auxiliarem nas tarefas dos filhos:
A criana deve estudar em voz alta e evitar decoreba. Num quarto com TV, internet, telefone ou qualquer outro atrativo, torna-se sonfero ler somente com os olhos. No justo com a me ou com qualquer outro adulto ler para a criana. O importante que ela mesma descubra ou lembre o que deve ser feito. Afinal, ela responsvel pela lio de casa.

Deste modo, fazer lies pelo filho, enfreando a prpria letra, prejudicial tanto para o desenvolvimento cognitivo da criana como para a prpria auto-estima dela. A professora precisa saber o que a criana consegue ou no fazer a lio de casa para poder avaliar os motivos desta dificuldade. A lio de casa no deve servir como um problema no ambiente familiar, mas com o objetivo de fazer com que o aluno possa pensar, resolver, refletir, colher dados, pesquisar, a fim de reforar o que foi ensinado em sala de aula. Neste assunto, Parolim (2007, p. 69) refora a idia de que o estudante tem que saber que, possui compromissos e necessita aprender a realiz-los. Mas, na realidade em suas pesquisas com pais e alunos, o que a autora tem observado que em muitos casos, os deveres enviados pelos professores evidenciam um grave erro, ou seja: tarefas bvias que tm como funo apenas a repetio de atividades j realizadas na escola, com a inteno de fixar conhecimentos, ou desenvolver hbito de estudo, porm com temas desvinculados da vida. Portanto, possvel constatar a necessidade de haver uma reflexo por parte da escola em implantar a tarefa de casa, no como algo j enraizado nos estabelecimentos escolares e a servio apenas do reforo do que foi dado em sala de aula desprovida de significados, como destaca a mesma autora:
Como um instrumento de aprendizagem. E que as aprendizagens advindas dessa tarefa sejam todas benficas, promotoras de autonomia, provocadoras de reflexes e conhecimento e, sobretudo, com temperatura emocional mais baixa e com mais luz para todos ns! (Op. Cit., p. 71)

Desta forma a lio de casa precisa ser esclarecida e bem formulada pelos professores para o desenvolvimento da aprendizagem, responsabilidade e autonomia da criana, e principalmente para que provoque nela uma reflexo sobre o que est estudando.

1.1.2.2 O incentivo a leitura

Quanto prtica da leitura, sabe-se que o ato de ler acontece muito antes de a criana saber codificar e decodificar os signos lingsticos. Desta forma, na

10

famlia, um espao de orientao e construo da identidade de um indivduo, que se deva promover o ato de ler para que, ao ser incorporado nas mediaes domsticas, construa o gosto pela leitura. A promoo do ato de ler pode ser transmitida no mbito do letramento familiar2, pois essa responsabilidade no pode ser delegada somente escola, deve ser uma parceria entre biblioteca escolar/escola e famlia. Para Soares (2000) ler para os filhos tambm importante fonte de prazer, pois, ao mesmo tempo em que se oferece algo valioso para as crianas (a nossa presena), lhes brindamos com a possibilidade de "viajar" pelo mundo pelas pginas de um livro. Assim, desde pequenos, associaro leitura a momentos prazerosos, o que funcionar durante os primeiros anos de vida mais ou menos como uma "propaganda para a mente". Os pais que estimulam a leitura ensinam os filhos a reconhecer o ambiente em que vivem e a desenvolver atitudes que os influenciaro durante a vida adulta, como confiana, respeito mtuo e compreenso.

1.1.2.3 A presena dos pais na escola

Quanto maior for parceria entre escola e famlia, mais positivos e significativos sero os resultados da aprendizagem da criana. A participao dos pais na educao dos filhos deve ser constante e consciente, de acordo com Parolin (2007, p. 36): A qualidade do relacionamento que a famlia e a escola construrem ser determinante para o bom andamento do processo de aprender e de ensinar do estudante e o seu bem viver em ambas as intuies. O dever da famlia com o processo de escolaridade e a importncia da sua presena no contexto escolar publicamente reconhecido na legislao brasileira e nas Diretrizes do Ministrio da Educao aprovadas no decorrer dos anos 90. Algumas destas constataes podem ser verificadas em publicaes como o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), Lei 8.069/90 em seu artigo 205
2

O letramento familiar pode ser entendido como o contato dos signos atravs dos pais, seja pela estria contada na hora de dormir ou canes ensinadas s crianas, esses so modos de letramento que auxiliam no fomento a leitura. (SOARES, 2000).

11

destaca que:
A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9394/96) em seu artigo 12 abrange os deveres da famlia como uma das responsveis pelo desenvolvimento educacional da criana, bem como a escola em criar processos de articulao com a famlia, alm de mant-la informada sobre sua proposta pedaggica e outras informaes como freqncia e rendimento do aluno. Mas tambm destaca alguns princpios necessrios no processo educacional da criana:
Art. 2 A educao, dever da famlia e do Estado, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. (LDB, 1998, p.13)

Desta forma, verifica-se que a educao pode ocorrer, tanto no lar como em outras instituies formais, como na escola e no trabalho. Alm de esta ser uma obrigao tanto do Estado como tambm da famlia. Hoje, graas legislao, as resistncias esto sendo combatidas para que a famlia e escola venham a se unir nas decises administrativas e pedaggicas, o que acaba favorecendo e facilitando a educao dos estudantes, principalmente daqueles que desafiam os docentes, exigindo deles maior dedicao e capacidade de confronto e resoluo de conflitos. A famlia deve manifestar interesse pelas atividades que os filhos realizam na escola, como expresso de sua preocupao pela atuao da instituio e de seu apoio a ela, de acordo com Lpez (2002, p. 77) os pais:
- Devem manter contatos peridicos com os professores para ter conhecimento constante do processo educativo; - Prestar a colaborao que lhes for exigida por parte dos professores para tornar mais coerente e eficaz a atuao escolar, tanto no campo acadmico estrito como no mais amplo das atitudes e dos hbitos de comportamento que se pretende fomentar como parte do projeto educacional da escola.

Portanto famlia requer o acompanhamento, no somente, da aprendizagem da criana, mas ao tipo de educao que lhe fornecida no ambiente escolar. Em decorrncia disto, ambas podem se interagir e trabalhar em prol do processo ensino-

12

aprendizagem da criana. Numa escola onde a democracia seja defendida o exerccio da cidadania seja uma realidade, torna-se eficaz a participao da famlia, como destaca Gadotti, (1993, p. 17):
A gesto democrtica da escola implica que as comunidades, os usurios da escola, sejam seus dirigentes e gestores, e no apenas seus fiscalizadores ou meros receptores dos servios educacionais. Na gesto democrtica, pais, alunos, professores e funcionrios assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola.

Desta forma, verifica-se a importncia do envolvimento da famlia na prpria ao pedaggica da escola. Os pais devem interagir-se com os professores no somente nas reunies pedaggicas, mas em outros momentos como na construo do Projeto Poltico Pedaggico, na participao de uma aula, entre outros, como evidencia Vasconcelos (1989, p. 128):

Participar da vida na escola (Conselho de escola, Associaes de Pais e Mestres, reunies, grupo de mes, grupos de reflexo, acompanhamento de alunos, reforo escolar, etc.). Os profissionais pais podem colocar suas especialidades a servio da escola ex.; pais mdicos, professores, pedreiros, marceneiros, esportistas, artistas, psiclogos, advogados, nutricionistas, dentistas, engenheiros, eletricistas, encanadores, pintores, etc.)

Compartilhar da vida escolar da criana, alm de fator importante para que o aluno se sinta valorizado e proficiente para o aprendizado, tal situao possibilitada em inmeros momentos e oportunidades que podem ser sugeridas pela escola a fim de que a famlia venha a se integrar no processo de aprendizagem da criana.

1.2 COMPROMISSOS EDUCACIONAIS DA ESCOLA

Inmeros so os compromissos inerentes escola no ato de educar, at porque trata-se de um instituio cujo objetivo maior a educao. Assim, como em todas as reas de atuao, tambm nas escolas torna-se imperativo planejar, construir seu Projeto Poltico Pedaggico, definir metas, estabelecer critrios de

13

avaliao e progredir, cada vez mais, no processo educacional de seus alunos. Alm disto, cabe aos atores do processo educacional tomar conscincia de suas aes, proporcionando momentos de interao, afeto e compreenso das diferenas encontradas no espao escolar, viabilizando a incluso de todos os educandos para que estes possam sentir-se qualificados para uma aprendizagem satisfatria e qualitativa. Nesta perspectiva, ressalta Esteve (1995, p. 100) que:
No momento atual o professor no pode afirmar que a sua tarefa se reduz apenas ao domnio cognitivo. Para alm de saber a matria que leciona, pede-se ao professor que seja facilitador da aprendizagem, pedagogo eficaz, organizador do trabalho em grupo, e que, para alm do ensino, cuide do equilbrio psicolgico e afetivo dos alunos, da integrao social e da educao sexual etc.: a tudo isso pode somar-se a ateno aos alunos especiais integrados na turma.

Pensar em educao pensar na influncia exercida de um ser para outro, pensar na promoo de um aprendizado moral e intelectual. Trata-se de um processo sem qualquer forma de coao, pois o educador apela para a vontade do educando e conquista-lhe a adeso. Educar , pois elevar, estimular a busca da perfeio, despertar a conscincia, facilitar o progresso integral do ser. Sendo assim, o processo educativo sempre uma relao de indivduo para indivduo. Considera-se que a escola mediante um trabalho educativo, demonstra a possibilidade de constituir-se em um espao de superao das necessidades e problemas atravs da aplicao de projetos pedaggicos que venham favorecer a valorizao tanto da informao como da formao de seus educandos.Resgatando os conhecimentos acumulados, construindo novos conceitos e desenvolvendo o ato de pensar e construir sobre o mundo. Mas na escola que tambm se trabalha os valores e a tica. Por isto, repensar o papel da escola e a importncia da qualidade implica mudanas nas caractersticas pessoais e profissionais das pessoas envolvidas e comprometidas com a educao. De acordo com Toro (2002, p. 25):
A escola tem a obrigao de formar jovens capazes de criar, em cooperao com os demais, uma ordem social na quais todos possam viver com dignidade. Para que seja eficiente e ganhe sentido, a educao deve servir a um projeto da sociedade como um todo.

possvel observar que o desenvolvimento de uma organizao escolar dar-

14

se- atravs do desempenho e da atitude de pessoas em direo a uma gesto da prpria escola. Nesse sentido, imprescindvel aumentar o ndice de participao das pessoas nas atividades escolares e tornar a escola como uma Instituio autnoma e democrtica. A formao para a cidadania inicia pelo prprio exemplo da escola, em ampliar seus espaos para que todos os integrantes da comunidade escolar (pais, alunos, professores, membros do corpo administrativo e pedaggico, funcionrios) possam se sentir motivados a participar. Tal participao no pode partir apenas da presena em reunies e do simples fato de comparecer a festas e a outros eventos promovidos na escola, mas estar presente na prpria ao educacional como enfatiza Benvides (1996, p. 5):
A educao para a cidadania deve ser entendida como preparo para a participao da vida pblica, com dois registros: o poltico e o social. O registro poltico significa organizao e participao pela base e o registro social significa reconhecer e reivindicar os direitos e a existncia, a criao e a causalidade de novos indivduos ou grupos com a conscincia de seus direitos e deveres.

A escola como instituio busca atravs de seu ensino, que seus alunos possam assumir a responsabilidade por este mundo, como referencia Arendt (APUD CASTRO, 2003, p. 1):
A escola como um novo modelo, ir ampliar o mundo dos alunos, convidando-os a olhar suas experincias com uma outra lente, que no a familiar, o que alterar os significados j conhecidos. A escola pblica tem mais fortemente, ento, a responsabilidade da apresentao de conceitos e contedos herdados de nossa cultura, pois muitas crianas s tero acesso a esta herana, atravs de sua passagem pela escola, que deve ento, abrir caminhos de acesso cultura de maneira igualitria para todos e neste sentido, lutar contra os privilgios de uma classe social.

Assim, ao buscar este caminho, existe o consenso acerca da influncia dos processos educativos e culturais na criao e prtica de critrios, valores e representaes ocorridos na escola. Por isso, a afirmao dos princpios de equidade, solidariedade, respeito vida e aos direitos humanos precisa tomar parte do Projeto Poltico Pedaggico da instituio. Uma das grandes e necessrias responsabilidades da escola ter seu prprio Projeto Poltico Pedaggico, j que segundo Libneo (2003, p. 346) este documento: consiste em dar um sentido, um rumo, s prticas educativas, onde quer que sejam

15

realizadas, e firmar as condies organizativas e metodolgicas para a viabilidade da atividade educativa. Deste modo, este documento traduz os valores do grupo, suas intenes, seus objetivos compartilhados, estabelecem prioridades, define caminhos e, portanto deve ser construdo com a participao de toda a comunidade escolar, inclusive da famlia. Desta forma, ser este o documento que ir conduzir todo o trabalho educativo na escola, articulando-se tambm com as prticas avaliativas exercidas pela instituio. Dentro de tais perspectivas, a prtica avaliativa uma das formas mais eficientes de verificar se a aprendizagem est ocorrendo entre os estudantes, podendo ser positivas ou destrutivas de suas possibilidades de desenvolvimento, pelo poder que encerra e pela importncia que tem enquanto mecanismo de incluso ou excluso social, atravs das marcas burocrticas e legais impregnadas na sua utilizao. Para Vasconcelos (2002, p. 58):
A avaliao possibilita que o professor possa estar acompanhando a construo do conhecimento pelo educando, visto que, avalia-se na hora que precisa ser avaliado, para ajudar o aluno a construir o seu conhecimento verificando os vrios estgios de desenvolvimento dos alunos e no os julgando apenas num determinado momento.

Desta forma, a avaliao no pode constituir-se a um simples julgamento de dados pelo avaliador, deve ser de carter ativo, partindo da ao-reflexo-ao, onde educador e educando possam interagir mediando o processo avaliativo. A escola que a sociedade necessita para potencializar cidados equilibrados, responsveis, tolerantes e no-violentos dever estar estruturada de modo participativo com a comunidade, facilitando assim o processo educacional de forma integral, democrtica, onde as potencialidades so valorizadas. Nesta ao, a participao dos pais no pode deixar de acontecer pois so componentes essenciais para que escola e famlia possam caminhar juntas.

1.2.1 Estratgias da escola para atrair os pais

Na relao famlia/escola, uma sempre espera algo da outra. E para que isto

16

de fato ocorra, a escola, como instituio formadora de cidados atuantes e de local onde os profissionais da educao trabalham, preciso que ela seja capaz de construir coletivamente uma relao de dilogo mtuo, onde cada parte envolvida tenha o seu momento de fala, mas tambm de escrita, onde exista uma efetiva troca de saberes. Nos momentos de interao entre escola e famlia preciso conceber que a capacidade de comunicao exige a compreenso da mensagem que o outro quer transmitir e para tal faz-se necessrio o desejo de querer escutar o outro, a ateno s idias emitidas e a flexibilidade para se receber as idias que podem ser diferentes, mas complementares. Muito embora a escola saiba da importncia da famlia, de acordo com os estudos levantados por Paro (1993, p. 68) ainda carecem de encaminh-la de forma efetiva: parece haver, uma incapacidade de compreenso por parte dos pais, daquilo que transmitido na escola; por outro lado, uma falta de habilidade dos professores para promoverem essa comunicao. Ainda assim, admissvel compreender tambm que, apesar de haver muitas oportunidades dos pais estarem presentes no ambiente escolar, bem como a importncia de haver esta participao consciente, possvel concordar que, embora seja interesse dos pais saber da vida dos seus filhos, porm a escola no pode deixar de relevar que muitos pais saem de casa muito cedo e s voltam noite e que dependem daquele emprego; por isso, frequentemente no comparecem quando convocados. Uma sada para esse tipo de problema oferecer opes de horrios dentro do perodo de funcionamento da escola e que o professor deixe anotaes e solicite a colaborao do auxiliar do perodo para o atendimento ao pai. Alm disto, o desenvolvimento pedaggico com a criana poder tambm influenciar na atrao dos pais pela escola, como evidencia Vasconcelos (1989, p. 80):
uma das melhores formas de se atingir a famlia atravs dos prprios filhos; da a relevncia da escola desenvolver um trabalho participativo, significativo, em que realmente o aluno se envolva e entenda o que est sendo proposto para ele. Desta maneira, o prprio filho ter argumentos para ajudar os pais a compreender, a proposta da escola.

Outra situao que merece uma reflexo por parte da escola a

17

comemorao do dia dos pais e mes pelo fato de haver hoje em dia um grande nmero de pais separados e de filhos sem saberem quem so seus genitores, entre outros aspectos voltados para estas comemoraes, como evidencia Vasconcelos (1989, p. 78): para comprar um presente, nem todos possuem condies econmicas; e segundo, que muitos dos nossos alunos no sabem quem o pai, outros, quem a me, pois moram com os avs. Assim, esta realidade familiar pode acarretar para a criana situaes bem delicadas que, conforme o autor cabe a escola refletir, antes de submeter criana uma comemorao que no faz parte da vida do educando, como destaca o mesmo autor:
A escola no deve se render tradio e insistir em fazer festas para comemorar essas datas, pois a realidade da criana outra. O trabalho nesse sentido deve existir, ou seja, deve-se mostrar que existem diferentes tipos de famlia, que nem esse nem aquele tipo certo; porm, continuar com uma tradio que no condiz com uma realidade atual fechar os olhos para as mudanas (Op. Cit. p.79).

Sendo assim, ao detectar o tipo de famlia dos alunos, cabe a escola adaptar a sua realidade ao mundo vivido pelos educandos, alm de manter sempre o aluno esclarecido sobre as aes a serem tomadas no que condiz s comemoraes referentes aos membros da famlia e, principalmente, das reunies escolares. Um outro aspecto a ser considerado a reviso das prticas das reunies de pais: que sejam mais formativas e menos informativas, que atendam necessidades emergentes dos pais captadas pela escola. Embora seja importante tambm apresentar a proposta pedaggica para os pais. Nos estudos de Falco (1986, p. 56) este sugere que em uma primeira reunio a escola:
As leis de ensino que esto em vigor, sobre os Parmetros Curriculares Nacionais, o Plano Curricular, que visa ao desenvolvimento dos processos educacionais, a filosofia da escola, a metodologia de ensino adotada e as fases de desenvolvimento que os alunos esto vivenciando, bem como suas implicaes.

Portanto, cabe a escola nos seus momentos de reunio com a famlia, esclarecer o seu planejamento pedaggico a fim de fazer com que esta possa se integrar e auxiliar no alcance dos objetivos. Alm disso, torna-se importante ressaltar para os pais a importncia de famlia e escola serem parceiras no processo de aprendizagem da criana. Nesta perspectiva, cabe a escola fazer com que a

18

participao dos pais nas reunies resulte num melhor conhecimento das metas escolares, de sua estrutura organizacional e de sua dinmica, de suas relaes com a comunidade. Mas importante tambm que os pais sejam ouvidos, onde suas expectativas, dvidas, reclamaes e sugestes em relao escola sejam democraticamente conhecidas pelo setor administrativo e pedaggico. Tais aes somente propiciaro um clima de trabalho favorvel e participativo entre pais e escola. Alm disto, as reunies tambm podem ser momentos de informar os pais sobre o andamento do processo educacional da criana, pois de acordo com Tiba (2002, p.182): A escola percebe facilidades, dificuldades e outras facetas na criana que em casa no so observadas, muito menos avaliadas. Assim, a criana que estiver com problemas, sejam eles, comportamentais ou em relao aos contedos curriculares, receber ajuda, tanto da escola quanto dos pais para super-los.

2 CONSIDERAES FINAIS

notrio que o envolvimento da famlia no processo educacional da criana melhora a imagem da escola e o seu vnculo com a comunidade. Tal envolvimento significa uma educao de sucesso apoiada no binmio escola-famlia, j que no se aprende s na escola. Nesta, aprende-se a aprender, mas para aprender o indivduo dever ser estimulado por um meio ambiente favorvel, sendo que na famlia que os alunos adquirem os modelos de comportamentos que exteriorizam na sala de aula. Assim, no decorrer deste estudo foi possvel adquirir alguns conhecimentos no que tange ao papel da famlia e da escola como duas instituies com importantes responsabilidades educacionais e de formao do educando. Assim sendo, nada melhor de que tais instituies trabalhem juntas para que o processo de formao educacional da criana seja significativo e eficaz. Ao concluir o objetivo inicial deste estudo e, ao mesmo tempo, mesclar o papel formativo da famlia e escola, verificou-se junto teoria consultada que existem algumas caractersticas que lhes so peculiares como formao de

19

valores, por exemplo. Ambas trazem na bagagem o papel de educar o cidado mediante princpios de conduta morais voltadas para consigo e com o outro, mas cabe considerar que, sem a parceria entre escola e famlia desta educao de valores, comportamentos e princpios, tornam-se bem mais difcil que esta educao se realize. Portanto, pelo fato da escola ser uma instituio formada por profissionais da educao, cabe a ela dar o primeiro passo, caso a parceria no esteja acontecendo. Talvez, conhecer o tipo de famlia que ela est lidando, seja o ponto de partida para tal problemtica. Conforme este estudo, diferentemente do passado, existem vrios ncleos familiares no seio de nossa sociedade e, cabe a escola conhecer e se inteirar sobre essas mudanas a fim de adaptar suas aes. Outra caracterstica importante destacado pelos autores foi que alm da escola, a famlia pode exercer um papel importante no incentivo a leitura do educando, j que tal exerccio pode acontecer muito antes da criana saber codificar e decodificar os signos. Ao ler o mundo atravs das histrias infantis, a criana pode ir construindo sua identidade e desenvolvendo seu gosto pela leitura; um hbito importante, e que no precisa ser feito somente pela escola. A importncia de a famlia participar do mundo escolar da criana, apesar dos seus compromissos profissionais, imprescindvel diante da necessidade que ambas tm de se complementarem no processo educacional do aluno. Muitas vezes, de acordo com este artigo, preciso que a escola propicie a famlia outros horrios e momentos para que este encontro acontea, afinal, cada famlia possui suas particularidades que devem ser revistas pela escola. Diante dos compromissos da escola, ou seja, seus planejamentos voltados para a formao do ser e sua incluso numa sociedade democrtica e cidad, verificou-se que, cabe a ela proporcionar, alm de reunies interativas, formativas e dinmicas, momentos democrticos de aproximao e interao com a famlia para que ambas consigam formar seus filhos e alunos em verdadeiros pensadores, empreendedores, sonhadores, lderes no apenas do mundo em que estamos, mas do mundo que somos. Pois se entende que no basta conseguir que a criana somente passe de ano, preciso que ela consiga se interagir com o mundo na finalidade de alcanar seus objetivos de vida. Para que isto acontea, compete aos professores estabelecerem com os alunos uma relao afetiva slida, buscando solues para seus problemas a fim de conseguirem adquirir uma aprendizagem

20

qualitativa tanto por meio de seus pais como na escola.

REFERNCIAS

APARECIDA, Rosana; REBELO, Argento. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 2003. ANTUNES, Celso. A linguagem do afeto: como ensinar virtudes e transmitir valores. Campinas, So Paulo. Papirus, 2005. BRASIL, Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB. Lei Darcy Ribeiro n 9.394/96. Braslia-1998. BARBOSA, Jos Juvncio. Alfabetizao e Leitura. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1994. BENVIDES, Maria Victria de Mesquita Soares. A cidadania Ativa. So Paulo: Martins Fontes, 1996. CASTRO, Gilda de. Professor submisso, aluno-cliente: reflexes sobre a docncia no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CHALITA, Gabriel. Educao: A soluo est no afeto. So Paulo: Gente, 2001. DIAS, Maria Luza. Vivendo em famlia. So Paulo: Moderna, 2005. CURY, Augusto Jorge. Pais Brilhantes, professores fascinantes. 9. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. ECA. Estatuto da Criana e do Adolescente Par. Belm: CEDCA/SETEPS, 2002. FALCO, Grson Marinho. Psicologia da aprendizagem. 3. ed. So Paulo: tica, 1986. ESTEVE, Jlia Maria. Mudanas sociais e funo do docente. In: NVOA, Antonio. Profisso Professor. Porto: Ed. Porto, 1995. FEIJ, Caio. Preparando os alunos para a vida. So Paulo: Novo sculo: 2008. GADOTTI, Moacir. Escola Cidad. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1993. GOS, Lcia Pimentel. Introduo literatura infantil e juvenil. 2. ed. So Paulo: Pioneira, 1991. LIBNEO, Jos Carlos et al. Educao Escolar: polticas, estrutura e organizao. So Paulo: Cortez, 2003.

21

LPEZ, Jaume Sarramoni. Educao na famlia e na escola. So Paulo: Loyola, 2002. MARTINS, Maria Helena. O que leitura. 16. ed. So Paulo: Brasiliense, 2004. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao Cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. NOLTE, Dorothy Law; HARRIS, Rachel. As criana aprendem o que vivenciam. 5. ed. Rio de Janeiro: Sextante: 2003. OLIVEIRA, Dalton Rezende. Reengenharia do tempo. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. PARO, Vitor Henrique. Administrao escolar: introduo crtica. So Paulo: Cortez, 1993. PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediao, 2007. PEREIRA, Paulo Adolfo. Desafios Contemporneos para a Sociedade e a Famlia. Revista Servio Social e Sociedade. N 48, Ano XVI. So Paulo: Cortez, 1995. SOARES, Magda. Letramento: um tema em trs gneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autntica, 2000. TIBA, Iami. Disciplina: limite na medida certa. 8. ed. So Paulo: Editora Gente, 1996. ______. Quem ama educa. So Paulo: Gente, 2002. TORO, Bernardo. O que os novos pensadores tm a ensinar. Revista Nova Escola. So Paulo: Agosto. Ano 17. n.154, agosto 2002. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: construo da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 7. ed. So Paulo: Libertad, 1989. ______. Coordenao do trabalho pedaggico: do projeto poltico-pedaggico ao cotidiano da sala de aula. So Paulo: Libertad, 2002.

Vous aimerez peut-être aussi