Vous êtes sur la page 1sur 4

LINGUA PORTUGUESA

ANLISE SINTTICA

ALEXIA TEIXEIRA ANTELO, MR3

Rio Grande, junho de 2012

o termo que especifica, explica ou individualiza um substantivo. Um termo de valor adjetivo que modifica o nome a que se refere. Eles no determinam um nome como os determinantes, so chamados de modificadores. Pode ser representado por adjetivos, artigos, numerais, pronomes adjetivos e locues adjetivas. Veja agora exemplos de representaes de adjuntos adnominais por diversas formas (representaes grafadas). Adjetivo: As casas antigas eram mais trabalhadas. Artigo: As estrelas iluminavam a noite Numeral: Trs rvores caram Pronome adjetivo: Aqueles computadores esto quebrados. Locuo adjetiva: O suco de laranja estava gostoso

ADJUNTO ADNOMINAL:

1. 2. 3. 4. 5.

COMPLEMENTO NOMINAL:

Termo da orao que completa o sentido de um substantivo, adjetivo ou advrbio. O complemento nominal representa o recebedor, o paciente, o alvo da declarao expressa por um nome. regido pelas mesmas preposies do objeto indireto. Difere deste apenas porque, em vez de complementar verbos, complementa nomes (substantivos, adjetivos) e alguns advrbios em -mente. Exemplos: 1. O povo tinha necessidade de alimentos 2. Ele estava consciente de tudo

PREDICATIVO DO SUJEITO:

O predicativo do sujeito representa aquele termo que confere uma qualificao ao sujeito, em se tratando do predicado nominal. Exemplo: 1. Ela entrou em casa apressada.

PREDICATIVO DO OBJETO:

O Predicativo do Objeto assemelhasse a um "complemento nominal do objeto". Nesse caso um termo que refere-se ao objeto de um verbo transitivo Exemplo: 1. Maria comprou um livro caro. 2. O dono da loja nomeou a funcionria gerente.

APOSTO:

Aposto um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explic-lo ou especific-lo melhor. Vem separado dos demais termos da orao por vrgula, doispontos ou travesso.
Existem tipos de apostos:

1. Explicativo: usado para explicar o termo anterior. Exemplo: Gregrio de Matos, autor do movimento barroco, considerado o primeiro poeta brasileiro." 2. Especificador: individualiza, coloca parte um substantivo de sentido genrico. Exemplo: Cludio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana , situada no estado de Minas Gerais. 3. Enumerador: sequncia de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior. Exemplo: O aluno dever ir escola munido de todo material escolar: borracha, lpis, caderno, cola, tesoura, apontador e rgua. 4. Resumidor: resume termos anteriores, Funcionrios da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer reunio.

VOCATIVO:

Vocativo um termo que no possui relao sinttica com outro termo da orao. No pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipottico. Por seu carter, geralmente se relaciona segunda pessoa do discurso. Vocativos podem ser: 1. Substantivo Exemplo:Menino, fique quieto! 2. Pronome Exemplo: Senhor, venha comer! 3. Expresso substantiva Exemplo: Meus queridos companheiros, aonde pegaram vocs?

RELAES BIBLIOGRFICAS
Interaula: http://www.interaula.com/portugues/adjuntoadnominal.htm S Portugus: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint21.php http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint17.php http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint22.php Info Escola: http://www.infoescola.com/portugues/complemento-nominal/ http://www.infoescola.com/portugues/predicativo-do-objeto/ http://www.infoescola.com/portugues/predicativo/ Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/gramatica/predicativo-sujeito.htm http://www.brasilescola.com/gramatica/aposto-vocativo.htm Seu Concurso: http://www.seuconcurso.com.br/portuguestiradas/predicativodoobjeto.htm

Vous aimerez peut-être aussi