Vous êtes sur la page 1sur 4

1

Cristos e Muulmanos no perodo da Reconquista Crist

1. A resistncia crist Durante a ocupao muulmana alguns nobres visigodos conseguiram refugiar-se nas Astrias (zona montanhosa no norte da Pennsula ibrica). Foi a partir deste local que os cristos formaram ncleos de resistncia contra os Muulmanos e no ano de 722 obtiveram a sua primeira grande vitria nabatalha de Covadonga, chefiados por Pelgio. Depois deste acontecimento formou-se o reino das Astrias. 2. A Reconquista Crist Foi ento a partir das Astrias e junto dos Pirinus que se iniciou a Reconquista Crist, ou seja, os cristos comearam a lutar contra os Muulmanos para voltar a conquistar as terras que perderam para os Muulmanos. Com o passar do tempo o reino das Astrias deu lugar a outros reinos cristos: reino de Leo; reino de Castela; reino de Navarra; reino de Arago. Cada reino tinha como objectivo conquistar terras a sul aos Muulmanos de forma a expuls-los da Pennsula Ibrica. Foram precisos quase 800 anos para o conseguirem. Entretanto tambm houve perodos de paz e confraternizao. Cristos e Muulmanos foram-se habituando a aceitar costumes e tradies diferentes dos seus.

A herana muulmana

1. Influncia muulmana nos povos peninsulares Os povos que sofreram maior influncia da presena dos Muulmanos na Pennsula Ibrica foram os do sul pois foi a que permaneceram mais tempo. As principais marcas muulmanas foram: construo de mesquitas e palcios decorados com azulejos; casas com terraos e ptios interiores e eram caiadas de branco; desenvolvimento de indstrias artesanais como armas, carros e tapetes; desenvolvimento da agricultura com novos processos de rega, a nora, a picota e o aude; introduo de novas plantas como a laranjeira, o limoeiro, a amendoeira, a figueira e da oliveira; novos conhecimentos de medicina, navegao, astronomia e matemtica; cerca de 600 palavras, a maior parte comeadas por al

O reino de Portugal e do Algarve

1. Alargamento do territrio e definio de fronteiras Portugal foi uma monarquia desde 1143 at 1910, ou seja, durante este perodo Portugal foi sempre governado por um rei. A monarquia portuguesa era hereditria. isto significa que quem sucede um rei o seu filho mais velho (o prncipe herdeiro). Depois da morte de D. Afonso Henriques sucederam-lhe: D. Sancho I; D. Afonso II; D. Sancho II; D. Afonso III; etc Os primeiros 4 reis de Portugal, a seguir a D. Afonso Henriques, continuaram a conquistar territrios aos mouros at que em 1249 D. Afonso III conquista definitivamente o Algarve.

Entretanto, os limites do territrio no estavam totalmente definidos pois havia zonas a norte e a este que ainda estavam em disputa com o reino de Leo e Castela. S em 1297, com o Tratado de Alcanises, entre D. Dinis, rei de Portugal, e D. Fernando, rei de Leo e Castela, ficaram definidas as fronteiras do territrio portugus que assim se mantiveram aproximadamente at os dias de hoje. Apenas em 1801 Espanha ocupou Olivena que j no faz parte de Portugal. 2. Caractersticas naturais de Portugal O relevo de Portugal no sc. XIII apresentava caractersticas idnticas s de hoje. De realar os contrastes que ainda hoje existem: Norte/Sul: terras altas, planaltos e serras no norte enquanto que no sul predominam terras de baixa altitude como as plancies; Litoral/Interior: no litoral temos pequenas plancies costeiras enquando que no inetrior encontramos planaltos e serras. Os rios corrrem para o Atlntico seguindo a inclinao do relevo e existem em maior nmero no Norte. Sobre o clima destacam-se trs zonas climticas: Norte Litoral: chuvas abundantes e temperaturas amenas tanto no Vero como no Inverno; Norte Interior: poucas chuvas, muito frio no Inverno e quente no Vero: Sul: poucas chuvas, invernos suaves e temperaturas muito elevadas no vero, sobretudo no interior. No entanto, nem todas as caractersticas naturais permanecem exactamente iguais aos dias de hoje. Ao longo dos tempos a paisagem do territrio portugus foi-se alterando devido influncia humana e da prpria Natureza. Um exemplo disso mesmo o facto de os rios serem antigamente mais navegveis mas com a acumulao de areias trazidas pelos prprios rios o litoral ficou mais alinhado tornando os rios menos navegveis ao longo dos tempos. No sc. XIII abundava a vegetao natural, ou seja, que ainda no tinha sido modificada pelo homem. No Norte abundavam bosques e florestas muito densas com rvores de folha caduca e no Sul as florestas eram menos densas e predominavam as folhas de folha persistente. 3. Atribuio de terras Ao serem reconquistadas terras os reis tinham a necessidade de as povoar, defender e explorarpara no voltarem a ser ocupadas pelos mouros. Os reis reservavam uma parte dessas terras para si e a grande parte era dada aos nobres e s ordens religiosas militares como recompensa pela sua ajuda prestada na guerra, bem como s ordens religiosas no militares para que fossem povoadas mais rapidamente. Sendo assim, as terras pertenciam ao rei, Nobreza e ao Clero. O povo trabalhava nessas terras e em troca recebiam proteco.

4. Aproveitamento dos recursos naturais O aproveitamento dos recursos naturais das terras era realizado atravs da: terrenos bravios: pastorcia, criao de gado, caa e recolha de produtos (como a lenha, a madeira, a cortia, frutos silvestres, mel e cera). terrenos arveis: agricultura onde se produzia cereais, vinho, azeite, legumes, frutos e linho. mar e rios: pesca e salicultura.

Produo artesanal: O vesturio, calado, instrumentos e todos os objectos necessrios para o dia-a-dia dos pastores, agricultores e pescadores eram feitos por eles mesmos mo e atravs da utilizao de produtos retirados directamente da Natureza ou pelos materiais fornecidos pela agricultura e pela pastorcia.

A ocupao muulmana

1. O profeta Maomet e o Islamismo


No sc. VI a Arbia (pennsula da sia) era bastante pobre. Foi neste local que Maomet, nascido na cidade de Meca, anunciou-se em 612 como profeta (enviado de Deus para revelar verdades sagradas aos homens) e comeou a pregar uma nova religio o Islamismo. Os seguidores desta religio so os Muulmanos e acreditam num nico deus Al. Os princpios desta religio esto reunidos num livro sagrado chamado Coro.

Obrigaes dos Muulmanos:



reconhecer Al como Deus nico e Maomet como seu profeta; rezar cinco vezes por dia virados para Meca; jejuar no ms do Ramado; dar esmola aos mais pobres; ir a Meca pelo menos uma vez na vida.

2. Conquista da Pennsula Ibrica


Os Muulmanos comearam a conquistar novos territrios de forma a:

expandir o Islamismo, procurando converter outros povos sua religio; melhorar as suas condies de vida dado que a Arbia era um territrio bastante pobre.

Foram conquistados territrios na sia, no Norte de frica e em 711 iniciou-se a conquista da Pennsula Ibrica. Os Mouros (designao para os Muulmanos oriundos do Norte de frica) entraram pelo estreito de Gibraltar e venceram os cristos visigodos na batalha de Guadalete. Muito rapidamente (em cerca de dois anos) os Muulmanos ocuparam praticamente toda a Pennsula Ibrica, com excepo das Astrias e parte dos Pirinus devido s suas condies adversas. Esta ocupao foi realizada atravs do uso de armas mas, em muitos casos, faziam-se acordos com os visigodos que lhes permitiam viver em paz e confraternizar, desde que se submetessem aos novos conquistadores.

A vida quotidiana no sc. XIII 1. Ordens sociais A populao portuguesa no sc. XIII era constituda por trs grupos sociais: nobreza: grupo privilegiado que possua terras, no pagava impostos, recebia impostos e aplicava a justia nas suas terras. A sua principal actividade era combater; clero: grupo privilegiado que possua terras, no pagava impostos, recebia impostos e aplicava a justia nas suas terras. A sua principal actividade era prestar servio religioso; povo: grupo no priveligiado que trabalhava nas terras do rei, da nobreza e do clero e que ainda tinham que pagar impostos. Tdos os grupos sociais deviam ao rei fidelidade, obedincia e auxlio. 2. Vida quotidiana nas terras senhoriais As terras senhoriais, ou senhorios, pertenciam aos senhores nobres que viviam numa casa acastelada situada na parte mais alta. sua volta distribuam-se campos cultivados, a floresta, o moinho e as casas dos camponeses que trabalhavam as terras. Nestas terras era o nobre que aplicava a justia, recrutava homens para o seu exrcito e recebia impostos de todos os que l trabalhavam. Em troca, tinha como obrigao proteger as pessoas que estavam na sua dependncia. Atividades dos nobres: em tempo de guerra: combatiam; em tempo de paz: praticavam a caa, a equitao e exerccios desportivos que os preparavam para a guerra. Distraes: noite entretinham-se com jogos de sala, como o xadrez e dados, com os saltimbancos, que faziam proezas, e com os jograis, que tocavam e cantavam. Casa senhorial: o salo era o aposento mais importante e era onde o nobre dava as suas ordens, recebia os hspedes e onde serviam-se as refeies; o mobilirio existente na casa era uma mesa, arcas para guardar a roupa e outros objetos domsticos, poucas cadeiras e bancos chamados escanos; para a iluminao durante a noite utilizavam-se lamparinas de azeite ou tochas e velas de cera e sebo. Alimentao dos nobres: faziam-se normalmente duas refeies, o jantar e a ceia, onde predominava a carne, po de trigo, vinho, queijo e um pouco de fruta. Por outro lado, os camponeses tinham uma vida dura e difcil. Trabalhavam seis dias por semana nos campos dos senhores nobres e ainda tinham que lhes pagar impostos pois s assim garantiam proteo.

Atividades dos camponeses: trabalhar nos campos. Distraes dos camponeses: ida missa, procisses e romarias. Casa do campons: tecto de colmo, paredes de madeira ou pedra, quase sem aberturas, e cho em terra batida; tinha s uma diviso e havia pouca moblia; dormia-se num recanto coberto de molhos de palha. Alimentao dos camponeses: baseava-se em po negro, feito de mistura de cereais ou castanha, acompanhado por cebolas, alhos ou toucinho. Apenas nos dias festivos havia queijo, ovos e bocados de carne. 3. Vida quotidiana nos mosteiros O clero, cuja principal funo era o servio religioso, dividia-se em dois: clero secular: padres, bispos e cnegos que viviam junto da populao nas aldeias ou cidades; clero regular: frades (ou monges) e freiras que viviam nos mosteiros ou conventos. A vida no mosteiro era dirigida pelo abade ou abadessa. Os monges dedicavam a sua vida a Deus e ao servio religioso, meditavam, rezavam e cantavam cnticos religiosos. Para alm do servio religioso, os monges tambm se dedicavam ao ensino. Durante muito tempo, o clero foi a nica ordem social a saber ler e escrever. Fundaram-se algumas escolas junto aos mosteiros, os monges eram os professores e os alunos eram os futuros monges. Existiam ainda osmonges copistas que dedicavam-se a copiar os livros mais importantes e ilustravam o texto com pinturas chamadas iluminuras. Todos os mosteiros tinham enfermarias onde os doentes eram recolhidos e tratados pelos monges. Era tambm dada assistncia aos peregrinos que se dirigiam aos santurios para cumprir promessas ou para rezar. O clero praticava tambm a agricultura. Produzia tudo o que precisava. Alimentao dos clrigos: a refeio principal era tomada em comum e em silncio, no refeitrio: sopa, po, um pouco de carne ou peixe nos dias de abstinncia. 4. Vida quotidiana nos concelhos Um concelho era uma povoao que tinha recebido foral ou carta de foral. A carta de foral era um documento onde estavam descritos os direitos e os deveres dos moradores do concelho para com o senhor (dono) da terra. Os moradores de um concelho tinham mais regalias que os que no l viviam: eram donos de algumas terras; s pagavam os impostos exigidos no foral. Existia ainda uma assembleia de homens-bons, formada pelos homens mais ricos e respeitados do concelho, que resolvia os principais problemas do concelho. Elegiam juzes entre si para aplicar a justia e os mordomos que cobravam os impostos. Os concelhos eram formados por uma povoao mais desenvolvida (a vila) e por localidades rurais sua volta (o termo). Muitos dos concelhos foram criados pelo rei mas houve alguns tambm criados por grandes senhores da nobreza e pelo clero nos seus senhorios e surgiram da necessidade de garantir o povoamento e a defesa das terras conquistadas aos mouros e para desenvolver as atividades econmicas. Principais atividades: agricultura, pastorcia, pesca: camponeses e pescadores; artesanato: havia pequenas oficinas onde os artesos executavam trabalhos mo (manufactura), utilizando tcnicas e instrumentos muito rudimentares; comrcio: os camponeses e os artesos reuniam-se para vender os seus produtos dando origem aos mercados e mais tarde s feiras (maiores que os mercados e com maior abundncia e variedade de produtos). A criao de feiras contribuu para o desenvolvimento do comrcio interno, isto , troca e venda de produtos dentro do pas. No entanto, nesta altura Portugal tambm comerciava com outros pases comrcio externo. O comrcio externo contribuiu para o desenvolvimento das cidades situadas no litoral e contribuiu tambm para o surgimento de um novo grupo social: a burguesia. Os burgueses eram homens do povo, mercadores e artesos, que enriqueceram com o comrcio externo. 5. Vida quotidiana na corte A corte era constituda pela famlia do rei, pelos conselheiros e funcionrios. A corte seguia sempre o rei. Distraes: Banquetes e saraus (festas noite) onde havia espetculos de jograis (os jograis cantavam e tocavam instrumentos musicais).

Vous aimerez peut-être aussi