Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FARMCIA CURSO FARMCIA NOTURNO QUMICA EXPERIMENTAL

RELATRIO 7: Eletroqumica

BELO HORIZONTE 2012 INTRODUO:

Eletroqumica o aproveitamento prtico do fenmeno de transferncia de eltrons entre diferentes substncias para converter energia qumica em energia eltrica e vice-versa. Toda reao de oxidao-reduo est relacionada a uma transferncia de eltrons entre tomos ou ons das substncias reagentes. O tomo que sofre oxidao o agente redutor e o tomo que sofre reduo o agente oxidante. Quando a converso de energia eltrica em energia qumica um processo espontneo, com , denomina-se pilha. Por outro lado, quando a converso de energia qumica em energia eltrica um processo no espontneo, com necessitando da presena de uma corrente eltrica para ocorrer, denominamos eletrlise.

OBJETIVO: Observar a espontaneidade de reaes de oxidao e reduo; montar a pilha de zinco e cobre

(Pilha de Daniell) e reconhecer os produtos da reao de eletrlise.

PROCEDIMENTOS:

1. Verificao qualitativa da tabela de potencial de oxidao

Em um tubo de ensaio colocou-se uma pequena quantidade da soluo de cobre (II). Nesta soluo mergulhou-se um prego (previamente limpo com palha de ao). A soluo de cobre (II) tem a colorao azulada e o prego composto por ferro e tem a colorao prateada. Ao mergulhar o prego na soluo e aguardar um tempo, pode-se notar que houve uma deposio de cobre na superfcie do prego, que ficou coberto por uma camada de cobre de colorao vermelho-alaranjada. Uma vez que o potencial positivo, a reao ocorre espontaneamente. Houve oxidao do ferro e reduo - deposio - de cobre no prego. A equao que representa este processo : Reao Cu2+(aq) + 2e- Cu(s) Fe(s) Fe2+(aq) + 2e_________________________________ Fe(s) + Cu2+(aq) Fe2+(aq) + Cu(s) Potencial de reduo +0,34 v +0,44 v _________ +0,78v

Em um bquer colocou-se soluo de zinco (II) e nessa soluo foi mergulhada uma lmina de cobre.

Como o cobre j est na sua forma metlica nada aconteceu na soluo de zinco com a lmina de cobre. Pelo seu potencial ser negativo trata-se de uma reao no espontnea.

Reao Zn 2+(aq) + 2 e- Zn (s) 2 e- + Cu 2+(aq) + Cu (s)

Potencial de reduo -0,76 v -0,34 v _________ -1,10 v

__________________________________ Zn(s) + Cu 2+(aq) Zn 2+(aq) + Cu(s)

2. Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell)

Em um bquer, colocou-se aproximadamente 40mL de soluo de sulfato de cobre(II) e em outro, aproximadamente 40mL de soluo de sulfato de zinco (II). Encheu-se o tubo em U com soluo saturada de KCl e, em seguida, colocou-se um chumao de algodo nas extremidades do tubo.

Fechou-se o circuito intercalando o voltmetro entre os eletrodos (o eletrodo de zinco foi ligado ao terminal negativo e o eletrodo de cobre foi ligado ao terminal positivo do voltmetro).

O zinco metlico se comporta como nodo, no qual ocorre a reao de oxidao e o cobre metlico ctodo, ocorrendo reao de reduo, conforme demonstrado na equao abaixo. O zinco metlico transferiu seus eltrons para o ction de cobre quando os eletrodos de zinco e cobre foram interligados por um fio condutor. Assim estabeleceu-se uma corrente do nodo para o ctodo. H migrao de ons K+ para o eletrodo de cobre, por causa da diminuio dos ons Cu2+ na soluo. A ponte salina com cloreto de potssio permite a migrao de ons Cl-(aq) para o eletrodo de zinco, por causa do aumento de ons Zn2+ (aq) em soluo.

Reao Zn (s) Zn 2+(aq) + 2 e2 e- + Cu 2+(aq) + Cu (s) __________________________________ Zn(s) + Cu 2+(aq) Zn 2+(aq) + Cu(s)

Potencial de reduo +0,76 v +0,34 v _________ +1,10 v

A voltagem medida no voltmetro foi de 1,08V. Porm, de acordo com a equao, o resultado esperado seria de 1,10V. Obteve-se um valor aproximado, considerando os equipamentos e materiais no muito precisos e reaproveitados no laboratrio. A diferena de potencial foi positiva, comprovando a reao espontnea.

3. Eletrlise

Foi feita uma ligao entre os polos da fonte e os eletrodos de carbono (grafite) imersos em um tubo em U. Colocou-se no tubo em U a soluo de KI 0,5 mol L-1 at ench-lo quase completamente. Deixou-se a eletrlise se processar por alguns minutos.

No tubo em U foram identificados os 2 plos. No plo negativo, ctodo, houve desprendimento

de gs, identificado na formao de bolhas. O H2(g) foi identificado por ter um maior potencial de reduo do que o K+ solubilizado. No plo positivo, nodo, formou-se uma substncia de colorao entre o amarelo e o marrom, identificada como I2(s), pela sua colorao caracterstica e pelo maior potencial de oxidao do I-(aq) de acordo com a equao:

Reao 2H2O(l) + 2 e - H2(g)+2OH2I-(aq) I2(aq) + 2 e _______________________________ 2H 2O(l)+ 2I-(aq) H 2(g)+2OH (aq)-+ I2(aq)

Potencial de reduo -0,83 v -0,54 v _______ -1,37 v

A diferena do potencial de reduo foi negativa, demonstrando ser uma reao no espontnea.

Adicionou-se algumas gotas de fenolftalena ao lado do tubo em U em que estava ocorrendo o desprendimento de gs (ctodo).

A fenolftalena um indicador que adquire colorao rsea em meio bsico. A semi-reao da gua produz H2(g), que se desprende e OH-(aq) que eleva o pH. Ao entrar em contato com essa soluo, a fenolftalena fica rosa devido ao forte carter bsico adquirido pelo meio.

Adicionaram-se algumas gotas de soluo de amido ao lado do tubo em U em que estava sendo formada a substncia de colorao amarronzada (nodo).

Ao adicionar algumas gotas da soluo de amido soluo, esta passou a exibir uma colorao azul escura, isso se deve formao do complexo iodo-amido - sinalizado por essa colorao.

CONCLUSO: Com a prtica realizada pode-se verificar como um processo de fluxo de eltrons pode ocorrer, o comportamento dos ons em meio lquido, a produo de energia eltrica nas reaes em fase lquida que ocorrem nas pilhas,e as propriedades eltricas das solues coloidais. Ao construir a pilha de Daniell observou-se os produtos da reao de eletrlise, provocados pela passagem de corrente eltrica, e que podem ser decomposies,deposies, combinaes, desprendimentos gasosos, oxidaes ou redues. Pode-se verificar, ainda, quando um processo espontneo ou no. Alm disso, observou-se,

na prtica, como a eletrlise pode ser aplicada em diversos experimentos. Assim, conseguiuse entender mais nitidamente como ocorrem os processos de oxidao e reduo e o quanto isso comum. Obteve-se a clara visualizao do funcionamento de uma pilha, assim como os eltrons e a corrente so transportados.

REFERNCIAS: UFMG. Qumica Geral. Segundo Semestre de 2012. Minas Gerais. 88p. KOTZ, J. C., TREICHEL Jr., P., Qumica e Reaes Qumicas, Trad. da 4 ed. Inglesa, Editora LTC: Rio de Janeiro,1999. V I e II. -Sites: http://www.quiprocura.net/eletroquimica.htm, acessado em 19/05/2012.

Vous aimerez peut-être aussi