Vous êtes sur la page 1sur 2

DESTAQUES DO DOCUMENTO DA SEE COM ORIENTAES PARA O PLANEJAMENTO ESCOLAR 2013 Se puderes olhar, v. Se podes ver, repara.

Jos Saramago Alm dos cadernos do professor e do aluno, tambm podem contribuir com o Planejamento os Cadernos do Gestor, as Matrizes de Referncia e os Relatrios Pedaggicos da avaliao SARESP. (Pg. 48)

Trabalho articulado entre Dirigentes Regionais de Ensino, Supervisores de Ensino, Diretores de Ncleo Pedaggico, Professores Coordenadores dos Ncleos Pedaggicos, Diretores de Escola, Professores Coordenadores e, principalmente, os Professores, em relao a: Calendrio Escolar (Pg. 12 e 20) Infraestrutura das Escolas (Pg. 12) Questes Pedaggicas (Pg. 13) Trabalho Coletivo (Pg. 13) (...) importante ressaltar que o caminho para a melhoria da educao a participao qualificada dos pais no processo educacional, seguindo orientaes especficas desta Coordenadoria, por meio de seus Departamentos e Centros. (Pg. 14) Subsdios para estudos e planejamento na rea de Linguagens. (Pg. 51)

Subsdios para estudos e planejamento de Matemtica. (Pg. 58) Subsdios para estudos e planejamento na rea de Cincias da Natureza. (Pg. 65) Subsdios para estudos e planejamento na rea de Cincias Humanas. (Pg. 73) Subsdios para estudos e planejamento sobre Temas transversais. (Pg. 94)
O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito comea com o bom atendimento nas escolas (Pg. 17) Como o sistema educacional garante populao o acesso ao ensino pblico? (Pg. 17) Quando o aluno j possui uma matrcula e necessita/quer mudar de escola. O que fazer? (Pg. 18) Diretrizes gerais do Departamento de Desenvolvimento Curricular e de Gesto da Educao Bsica DEGEB (Pg. 24) PC; ATPC; recuperao contnua; recuperao intensiva; Professor auxiliar e proposta pedaggica. (Pg. 31) Coparticipes da gesto democrtica: a importncia dos colegiados. (Pg. 32) Retomada da Avaliao Institucional: Resultados do SARESP/IDESP e reviso da proposta pedaggica. (Pg. 34) Organizao Coletiva da Proposta Pedaggica. (Pg. 35)

Entende-se por: a) Finalidade representa a identidade da escola, sua funo social e o compromisso pedaggico assumido perante a comunidade escolar, garantindo o direito de aprendizagem do aluno.

b) Marco Situacional Como nossa escola? No diagnstico, considerar os aspectos pedaggicos, administrativos, financeiros e caracterizao da comunidade escolar, levantando informaes sobre sua prtica pedaggica a partir da anlise dos dados apresentados por meio de questionrios, entrevistas, do fluxo escolar, do Relatrio Socioeconmico do SARESP, IDESP, IDEB, avaliao institucional e outros. c) Marco FilosficoQue escola pretende-se construir? Como o diagnstico insuficiente para instrumentalizar a prtica, necessria a busca por referencial terico, questionando as concepes de: sociedade, cidado, educao, relao com a comunidade local, gesto, metodologias, avaliao, ensino, aprendizagem, (in) disciplina. d) Marco Operacional Como fazer? O plano de ao abarca todos os dados levantados, as discusses e reflexes, traduzindo-os em aes direcionadas ao cumprimento da sua finalidade. A ao de acompanhamento/ interveno e (re) avaliao permeia todo o processo de construo e elaborao da Proposta Pedaggica em um movimento cclico, porm flexvel no sentido de permitir a transformao das aspiraes em realidade. Orientao Especial aos Gestores. (Pg. 37) Referncias bibliogrficas. (Pg. 39) Anos Iniciais do Ensino Fundamental (pg. 41 a pg. 46) Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio (pg. 46)

Projetos e programas da SEE. (Pg. 48; Pg.122; Pg. 185 e Pg. 188)

PG. 97

EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio. (Pg. 120) Ncleo de Apoio Pedaggico Especializado CAPE. (Pg. 132) Documentos sobre alunos com deficincia. (Pg. 132) Softwares e links. (Pg. 160) Projetos Especiais e parcerias da SEE. (Pg. 164) Escolas Prioritrias. (Pg. 171) Programas do MEC. (Pg. 177) Programa Residncia Educacional. (Pg. 180) Programa Escola da Famlia. (Pg. 181) Projetos da SEE previstos para o ano de 2013. (Pg. 184) Equipe do NPE / D.E Itapevi

Vous aimerez peut-être aussi