Vous êtes sur la page 1sur 8

CELEBRAO PENITENCIAL DA LUZ PARA O TEMPO DA QUARESMA 1.

Chegada (Diminuir as luzes) Refro: Indo e vindo, trevas e Luz tudo graa, Deus nos conduz C - Irmos e irms, em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto...os vidros... para tirar o mofo que foi se acumulando... A Quaresma este tempo especial, propcio para renovar nossa vida crist e purificar o nosso corao daquelas impurezas que, apesar do nosso esforo cotidiano de converso, foram se acumulando ao longo do tempo. Cristo, luz do mundo, quer dissipar toda treva de nossa vida. Refro: luz do Senhor, que vem sobre a terra Inunda meu ser, com seu esplendor! (O Crio Pascal entra solenemente e colocado ao lado do ambo). C - Iniciamos nossa quaresma com um gesto marcante: cinzas sobre nossa cabea para nos lembrar que somos p e ao p voltaremos e um convite: Convertei-vos e crede no evangelho. Que a luz do Senhor nos ilumine nesse processo de converso. 2. Hino Abertura (ODC) (Ao longo do canto de abertura, as pessoas aproximam-se do Crio, acendem suas velas e vo espalhando a luz do Ressuscitado pela assembleia.) - Venham naes ao Senhor cantar! Ao Deus do universo venham festejar! - Seu amor por ns, firme para sempre, Sua fidelidade dura eternamente! - Para ti Senhor, toda noite dia Tua ressurreio luz que nos recria! - s a luz do mundo, esplendor do Pai Cristo, pastor e guia, em nossos passos vai!

(oferta-se o incenso) - Suba nosso incenso, a ti Senhor! Acolhe nossas preces, oferta de louvor! - Nossas mos orantes para o cu subindo, Cheguem como oferenda ao som deste hino! - Toda a terra aclame, cante ao Senhor. Sirva com alegria, venha com fervor! - Ao Senhor voltemos, bem de corao. Que ele nos converta pelo seu perdo - Glria ao Pai e ao Filho e ao Santo Esprito, Glria Trindade Santa, glria ao Deus bendito. Orao C - Oremos irmos e irms, para que nos unamos pela penitncia a Cristo, que foi crucificado por nossos pecados, e mereamos com a humanidade inteira participar de sua ressurreio. - Num momento de silncio, coloque-se diante do Senhor misericordioso. C - Senhor Deus e Pai nosso, Que nos destes a vida pela paixo do vosso filho, dai-nos, associados sua morte pela penitncia, participar com todos de sua ressurreio gloriosa. Por Cristo, nosso Senhor. Amm. (Ritual de Penitncia. Celebrao penitencial da Quaresma, pg 197 n 1) 3. Recordao da Vida C - Reconciliar significa aproximar pessoas que por algum motivo esto afastadas. Por isso, antes de buscarmos o sacramento da reconciliao, temos que descobrir o que nos levou ao afastamento, a separao. Se entendermos a separao, vamos desejar a reconciliao. C - Deus criou o mundo e para administr-lo, criou o homem sua imagem e semelhana,

T Deu-lhe Inteligncia, Sabedoria, Criatividade, Crena e Conscincia. E mandou que essa nova criatura cuidasse de tudo o que havia criado. C - Mas o homem no se contentou em administrar o mundo, quis possu-lo e o sentido que Deus havia colocado na vida do Homem e que o conservaria junto de Deus, tomou um rumo diferente. T - E o homem, afastado do seu criador comeou a sentir sensaes novas como o Medo, a Vergonha, a Dor. C - O homem disse No ao Plano de Deus e resolveu criar o seu prprio plano. O plano de Deus oferecia vida. T O plano do homem trouxe a morte C Deus quer o homem vivendo na sua graa T O homem preferiu viver na desgraa C Deus mostrou ao homem o seu amor T O homem mostrou a Deus a sua violncia C Deus criou o homem para a divindade T O homem abraou o pecado e se afastou de Deus. Mas nem tudo est perdido (Do coro da igreja,(ou de algum lugar escondido) algum proclama: Mc 1,12-15: Jesus tentado no deserto) C - Como vencer as tentaes? o prprio Jesus quem nos ensina: permanecendo fiel ao projeto do Pai. Isso nos anima, porque nos d a garantia de que tambm podemos vencer as tentaes. Vamos repetir pra gravar no corao? - Eu posso vencer as tentaes,/ permanecendo fiel a Deus. C - Jesus foi conduzido pelo Esprito ao deserto. O Esprito no conduz Jesus tentao, mas O acompanha e sustenta nas tentaes. Tambm ns, nos momentos difceis de nossa tentao, somos sustentados pelo Esprito. Precisamos estar sempre abertos sua graa. As tentaes de Jesus no eram para coisas ruins, mas que o desviariam do caminho de Deus. Para as coisas ruins sabemos dizer no. O difcil dizer no quando as tentaes aparecem de forma sutil, disfarada. Com cara de coisa boa, correta.

- Ado foi provado no paraso e no resistiu. - Israel foi colocada prova no deserto e tambm no resistiu. Mas em Cristo, Israel e a humanidade, refazem a prova com sucesso. - Num momento de silncio verifique quais so as tentaes que rondam a sua vida, hoje? (momento de silncio) (Trs pessoas apresentam alguns pecados modernos que precisam ser identificados por trs das mscaras que usam.) O Senhor disse: Amars o Senhor teu Deus de todo o corao. (1 pessoa) Que lugar Deus ocupa na minha vida. Freqento somente a minha igreja ou penso erradamente que tudo igual e misturo minha f com supersties, magias e outras religies. Tenho o hbito de rezar diariamente. Honro o nome de Deus ou blasfemo diante das coisas que no consigo realizar. Tenho pureza de inteno em minhas obras? Participo das celebraes litrgicas da minha igreja, de maneira ativa, piedosa e atenta. Participo da vida paroquial contribuindo com o dzimo e das atividades da igreja? - momento de silncio Canto: Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa E perdoai a nossa culpa Porque ns somos vosso povo Que vem pedir vosso perdo. O Senhor disse: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. (2 pessoa) Pratico a solidariedade e a fraternidade com os menos favorecidos ou considero isso problema do governo. Como est o meu relacionamento familiar. Tenho respeitado os compromissos cristos assumidos no matrimnio e na vida familiar.

Tenho deixado um tempo para celebrar Deus na minha famlia. Recebo e participo dos encontros familiares que me oferecem um aprofundamento na f crist? - momento de silncio Canto: Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa E perdoai a nossa culpa Porque ns somos vosso povo Que vem pedir vosso perdo. O Senhor disse: Sede perfeitos como vosso Pai celeste perfeito. (3 pessoa) Tenho me esforado por progredir na vida espiritual, por meio da orao, da leitura da palavra de Deus, da participao nos Sacramentos. Estou disposto a reprimir os vcios, as ms inclinaes e os maus sentimentos. Busco a verdade em minhas atitudes e conversas. Quais so os programas, revistas, filmes que mais me atraem. Posso assisti-los com meus filhos, com meus pais? Como vejo o trafico de drogas, a explorao sexual, o desvio de dinheiro pblico. - momento de silncio Canto: Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa E perdoai a nossa culpa Porque ns somos vosso povo Que vem pedir vosso perdo. T Confesso a Deus... C - Peamos a Deus o auxilio para bem celebrar este sacramento. Elevando nossas velas, rezemos: C - Senhor, nosso Deus, No vos deixais vencer pelas nossas ofensas, Mas vos aplacais com a nossa converso.

Olhai para ns, vossos servos e servas, Que reconhecemos nossos pecados E concedei-nos celebrar o sacramento da vossa misericrdia. Que possamos, corrigidos dos nossos erros, Receber vossa eterna recompensa. Por Cristo, nosso Senhor. Amm. C - Esta luz que iluminou os nossos propsitos ilumine agora o nosso corao. - apagar as velas 4. A Palavra Lc 15,4-7 - Reflexo Canto: Sugesto: Noites traioeiras C - Rezemos ao bom Pastor: Senhor Jesus, quando Pedro vos negou trs vezes, volvestes para ele o vosso olhar para que chorasse o seu pecado e voltasse a vs de todo o corao; volvei tambm a ns os vossos olhos e movei os nossos coraes, para que voltemos a vs, seguindo-vos fielmente a vida inteira. Vs que viveis e reinais para sempre. Amm. (Ritual de Penitncia. Celebraes penitenciais Ordinrias, pg 213 a) C - Reconheamos a nossa fragilidade humana e confessemos os nossos pecados para alcanar a sua misericrdia. Confesso... 5. Preces

C - Oremos com f ao Cristo, o Bom Pastor que procura a ovelha perdida, acolhendo-a com alegria ao encontr-la e digamos confiantes: - Acolhei-nos Senhor, em vossa misericrdia 1. Senhor, mdico do corpo e da alma, curai as feridas dos nossos coraes, para que possamos receber constantemente vossa fora santificadora. R: 2. Senhor, concedei que possamos nos despojar da velha criatura com seus atos, e nos revestir de vs que sois o homem novo. R: 3. Senhor, que vossa Me, refgio dos pecadores, interceda por ns, para que, em vossa bondade, perdoeis os nossos pecados. R: Senhor, que perdoastes os pecados da mulher arrependida, no retireis de ns a vossa misericrdia. R: C - Peamos juntos ao Pai que perdoe os nossos pecados assim como nos perdoamos uns aos outros. Pai Nosso... 6. Orao C - Rezemos juntos: Deus Onipotente, Agora que a nova luz do vosso verbo eterno Invade o nosso corao, Fazei que manifestemos em aes, O que brilha pela f em nossa mente. Por Cristo nosso Senhor. Amm (CNBB Viglia Lucernrio) 7. Confisses 8. Exposio do santssimo - Canto:

A ns descei divina luz. A ns descei divina luz. Em nossas almas acendei O amor, o amor de Jesus. (bis) Graas e louvores se dem a todo momento Ao Santssimo e divinssimo Sacramento Gloria ao Pai... Graas e louvores se dem a todo momento Ao Santssimo e divinssimo Sacramento Gloria ao Pai... Graas e louvores se dem a todo momento Ao Santssimo e divinssimo Sacramento Gloria ao Pai... - Canto: To Sublime - Beno (seja dada pelo ministro ordenado) - Bendito seja Deus...

Vous aimerez peut-être aussi