Vous êtes sur la page 1sur 1

Da psicologia a psicodinmica do trabalho Proposta: substituir a psicopatologia do trabalho pela analise psicodinamica das situaes de trabalho,pois ela d + conta

a d responder as novas questes.Prope essa mudana pq a noo de psicopatologia d + conta, muito restrita(foca a doena), ento foi muito criticado no mundo. Olhar retrospectivo sobre a psicodinamica do trabalho Grande mrito:identificou um conflito central entre a O.T e o funcionamento psquico Hiptese central:todas as influencias produzidas pelo mundo do trabalho geravam distrbios psicopatolgicos Modelo terico: psicanlise Org.Trab.conjto de constrangimentos macios,monolticos,inflexveis,inexo raveis,com peso e rigidez dos minerais. A OT extremamente rigida,fixa,pq as pesquisas datam de 1970 onde havia o modelo fordista. O Taylorismo veio tornar tudo mais malevel, Funcion.Psiquico:ativo,capaz de se proteger dos efeitos nocivos da OT. Produz estratgias defensivas individuais e coletivas nfase:no sofrimento e nas defesas contra o sofrimento,mais do q nas doenas mentais.Isso representa uma revoluo terica(em relao ao q vinha sido feito),q vista ainda hoje como o fundamento dessa nova disciplina e q agora,+ do q antes,colo ca a normalidd como objeto de estudo enigma:c/o o trabalhador consegue esse equilbrio instvel e precrio diante do sofrimento produzido pela OT?A se situa a base do deslocamento proposto pela psicopatologia p/psicodinmica do trabalho. Psicodinmica(dimenso antropologica):normalidd c/o objeto de estudo, pensar o sofrimento,+tb o prazer,foco apenas a OT + as situa es de trabalho nos detalhes d sua dinmica interna,status d uma nova cincia produtora de conhecimento e teoria #enquanto a psicopatogia do T ficou +no plano da investigao clinica,a psicodinmica do trabalho se prope a pensar as questes tericas ligada a esse objeto. Descoberta essencial:a relao entre a OT e o homem um bloco mono ltico,+est em movimento continuo, em constante transformao.

Um novo olhar sobre a psicodinmica do trabalho Diferena entre trabalho prescrito(tarefa) e trabalho real(atividd) Prescries da OT:marcada por uma contradio q se situa apenas no ni vel das relaes de poder(org formal -constrangimentoXorganiza informalautonomia),revelado pela sociologia, +atinge a prpria tcnica,onde s desenrola uma luta entre a ordem e a desordem,concebidos p/organizar o trabalho,levam,as vezes,a desorgani zao,isto ,a regulao extremada e contraditria dos modos operatri os pode torna-las inoperantes. Tarefa-.pode ser regulamentada,descrita, nunca coincide com o trabalho realizado pq cd trabalhador executa seu trabalho da melhor forma q ele entendeu a descrio ou se adaptou. Organizao real do trabalho: sempre diferente da org.prescrita pois ela depende d uma atividd interpretativa do trabalhador j q a org prescrita consegue prever tudo(dinmica)e mesmo qd tem essa pretenso,a prescrio acaba sendo interpretada e reconstruda pelo trabalhador,uma vez q a atividd por mais mecnica, envolve sempre uma dimenso subje tiva(cognitiva e afetiva). Aparece c/o compromisso pq na medida em q h necessariamente a passagem por um trabalho de interpretao h tb multiplicidd de interpretaes dos agentes. Trabalho real(atividd)- aquilo q im posto em jogo pelo trabalhador p/realizar o trabalho prescrito(tarefa). Constitui 1 resposta as imposies determinadas externamente,q so aprendidas e modificadas pela ao dos prprios trabalhadores. Atividdguiada por uma subjetividd, o trabalhador esta sempre interpretando e reconstruindo a prescrio.

Psicodinmica do trabalho:tem por objetivo os processos intersubjeti vos q tornam possvel a gesto social das interpretaes do traba- lho pelos ,criadores de atividds, d saber fazer e modos operatrios novos. Nova definio de trabalho:atividd manifestada por homens e mulheres p/realizar o q ainda est pres crito pela org do trabalho o maquinal e o humano no trabalho:essa nova definio insiste na dimenso humana do trabalho,pois ele ,por definio, humana j q mobilizada justamente at onde a ordem tecnologi ca maquinal insuficiente.todo trabalho sempre trabalho de concepo e no de execuo, pois exige um saber fazer, inteligencia (da pratica) e criao. Criatividd e trabalho:o trabalho criao do novo.A org prescrita (padronizao)precisa sempre de ajuste,q exige iniciativa,invetividd, criatividd,formas de inteligncia especifica engenhosidd-atividd subjetiva. Essa criatividd esponta nea precisa ser coordenada p/ se perder, ser incompreendida ou produzir incoerncias,isto ,precisa assegurar condies lgicas e cognitivas p/se articular. Cooperao e trabalho:envolve a vontade de pessoas trabalharem juntas e d superarem coletivamente as contradies q surgem da prpria natureza ou da essncia da OT. A cooperao fundamentalmente determinada a priori, isto , pode ser prescrita. Confiana e trabalho;(dimenso tica)-a cooperao pressupe relaes de confiana entre colegas subordinados,chefes,dirigente Mas depende de esforo,pois nem sempre ocorre e qd exige frgil. Est na base da construo dos acordos,normas e regras q delineiam a maneira c/o se executa o trabalho. Mobilizao subjetiva:dependa da dinmica entre contribuio(o q o trabalhador d p/organizao) e retribuio (o q recebe em troca p/alm do salrio). Reconhecimento e trabalho: a retribuio esperada pelo fundamentalmente simblicareconhecimento ( s material (salario) simblico,est relacionada c/ reconhecimento.

2 sentidos de reconhecimento Reconhecimento no sentido de constatao-da contribuio individual do trabalhador. Enfrenta o problema d ter q reconhecer q a org imperfeita e depende da contribuio do trabalhador Reconhecimento no sentido de gratido-pela contribuio q concedd. Qd a empresa faz uma demonstrao + clara (da um premio p/ o ). Qd faz saber q est satisfeita c/o . Dimenses do reconhecimento 1-passa pela questo dos julgamentos/ avaliao do trabalho realizado (fazer) a)de utilidd: outros em linha vertical (qd avaliado pelos superiores) b)de esttica:outros em linha horizontal (qd avaliado pelos colegas) 2-atinge a identidd (expectativas subje tivas/realizao de si mesmo) pois emvolve a produo de sentido q ele confere a vivencia no trabalho. O trabalho mesmo qd o se identifica com ele,ele importt, pois o gd meio social q d o feedback. 3-o sentido q d acesso ao reconhecimento o do sofrimento(constrangimentos sistmicos e tcnicos) 4-a construo do sentido do trabalho pelo reconhecimento pode transformar o sofrimento em prazer. 5-envolve a relao pessoal(auto estima) q passa pelo campo das relaes sociais-coletivo. 6-a realizao pessoal no campo social constitui uma das duas bandeiras da construo da identidd envolvendo a economia ertica e a dinmica da sublimao.(psicanalise) 7-isso envolve o julgamento dos pares(coletivo)(cooperao,confiana) e instvel pq a org no se preocupa c/ isso, tem um reconhecimento, obrigao do sujeito fazer o melhor possvel. Qd se falha punido (desconto no salario,perda da folga etc) 8-se a dinmica do reconhecimento est paralisada,o sofrimento pode + ser transformado em prazer, pode + encontrar sentido-dinmica patognica de descompensao psquica ou somtica. 9-entre o sofrimento e a doena, encon tramos as estratgias defensivas. 10- se falta reconhecimento,o sujeito recorre as estratgias defensivas p/ evitar a doena mental. Tudo isso ele chama de racionalidade subjetiva (objeto da psicodinmica do trabalho)

Vous aimerez peut-être aussi