Vous êtes sur la page 1sur 13

Movimento da Escola Moderna - Instrumentos de Pilotagem e Monitorizao

Quadro de presenas: Mensal, cartaz grande (mais ou menos 60x50 cm)

Quadro de dupla entrada, com os nomes das crianas escritos por elas. Tem o nome do ms no cimo e os dias (nmero) na horizontal. Tem assinalados os dias importantes. As crianas assinalam com uma bolinha azul a presena e com uma vermelha as faltas. Os fins-de-semana so assinalados com uma cruz verde. No final, so contabilizadas as faltas de cada criana.

Dirio: Cartaz semanal com 4 colunas: 'No Gostei', 'Gostei', 'Fizemos', 'Queremos Fazer'.

O Dirio uma folha de dimenses variveis (mais ou menos 90x60cm) dividida em 4 colunas. As duas primeiras recolhem os juzos negativos e positivos, da educadora e das crianas, sobre as ocorrncias mais significativas ao longo da semana ('no gostei', 'gostei'). A terceira coluna destina-se ao registo das realizaes tambm consideradas mais significativas ('fizemos'). A quarta coluna destinada ao registo de sugestes, aspiraes e projectos a realizar. Nas 3 primeiras colunas assenta a avaliao. Na ltima a planificao.

Plano de actividades: Quadro de dupla entrada.

Na vertical esto escritos, pelas crianas, os seus nomes, na horizontal, no cimo do cartaz, esto todas as reas que as crianas tm possibilidade de escolher, com a fotografia de cada uma das reas. No incio da manh as crianas assinalam com uma bola aberta para onde querem ir nessa manh e vo fechando as bolinhas medida que vo mudando de actividade.

Livro das coisas importantes:

Livro feito pelas crianas e educadora em folhas A3, no qual so registados os acontecimentos mais importantes da vida da sala: visitas ao exterior, visitas de pessoas sala, retratos das crianas, bilhetes de autocarro ou de comboio que foram utilizados nas visitas, cartazes que foram feitos, recortes de jornal, a realizao de uma actividade pela primeira vez, os aniversrios, correspondncia, acetatos para apresentao de projectos, etc. Encontra-se na biblioteca para as crianas poderem consultar.

Quadro dos nomes:

Quadro de bolsas, no qual so colocados cartes individuais das crianas que tm o seu nome. Estes cartes so utilizados nas deslocaes entre reas.

Quadro das reas:

Cada rea tem um pequeno quadro de bolsas, onde est estipulado o nmero de crianas que podem ali estar simultaneamente. neste quadro que as crianas colocam o seu carto quando se deslocam entre as reas.

As Regras do nosso grupo:

Regras que vo surgindo ao longo do ano, normalmente da Reunio de Conselho, e que so afixadas na parede, junto ao local de realizao da

reunio, com as regras escritas pela educadora e ilustradas pelas crianas. So relembradas aquando da leitura do Dirio.

Quadro 'Quando fazemos anos':

Quadro com todos os meses do ano e uma fotografia de cada criana colocada no ms em que faz anos.

Quadro 'As nossas tardes':

Quadro com a fotografia da actividade que feita tarde e respectivo nome.

Quadro 'O tempo' e Mapa das Tarefas:

Quadro mensal, no qual as crianas vo desenhando, no dia correspondente, o tempo que faz. completado, no final do ms, com um grfico de barras.

Mapa das tarefas: Quadro com 2 colunas: Tarefas e Responsveis. So escolhidos semanalmente 2 meninos para cada tarefa.

Propostas de projectos:

Quadro com 3 colunas: 'O qu', 'Quem', 'Quantos dias'. O qu: enunciar a questo a investigar; Quem: qual o grupo que vai investigar (geralmente 3 a 5 crianas); Quantos dias: previso de quanto tempo ser necessrio para realizar o projecto. Inclui ainda a data de incio e de trmino e a contagem dos dias que demorou. No final do projecto, realizado um livro, que apresentado ao restante grupo,onde pode ser utilizado retroprojector, slides, fantoches, etc..

Projectos: A recolha da informao para os projectos feita atravs das seguintes questes (e fica regista geralmente, e formato de livro): -O que sabemos; -O que queremos saber; -Como vamos fazer; -Como fizemos; -O que ficmos a saber.

Registo de experincias:

Para as experincias que se vo realizando, feito um registo numa folha contendo os seguintes itens: -Questo a descobrir ou problema; -Material necessrio; -O que penso que vai acontecer; -Como fiz; -O que aconteceu.

Quadro de registo da culinria: Quadro de dupla entrada, com os nomes das crianas na vertical e os pratos confeccionados na horizontal. As crianas marcam com uma bolinha as receitas em que participaram (esta actividade feita com metade do grupo, semanalmente). Registo individual:

Assim que puder, e se for possvel, coloco exemplos dos instrumentos referidos.

Movimento da Escola Moderna - reas de Trabalho na Sala


Na organizao do espao da sala h que ter em ateno que: - As reas devero ser o mais semelhantes possvel aos espaos sociais originais,devendo ter materiais autnticos; - As paredes devero ser utilizadas como expositores permanentes dos trabalhos realizados pelas crianas, de mapas de registo, do plano de actividades, da lista semanal de projectos, do quadro de tarefas, do mapa de presenas e do dirio de grupo.

reas bsicas:
- rea polivalente; - biblioteca e documentao; - escrita e reproduo; - cincias e experincias; - construes; - expresses plsticas; - jogos, brinquedos e 'faz de conta'; - cultura e educao alimentar, caso no haja uma cozinha acessvel fora da sala.

Publicada por Mara em 14:55 0 Mundinhos Falados Mundos Catalogados: Modelos Pedaggicos - M.E.M. QUINTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 2008

Movimento da Escola Moderna - Rotina Diria e Semanal


A rotina diria, que proporciona a segurana indispensvel para o investimento cognitivo das crianas, pode desenrolar-se da seguinte maneira: 1. Acolhimento; 2. Planificao em conselho; 3. Actividades e projectos; 4. Pausa; 5. Comunicaes de aprendizgens realizadas; 6. Almoo; 7. Actividades de recreio; 8. Actividade cultural colectiva*; 9. Balano em conselho Nota: Nem sempre assim definida a rotina, cada educador deve atentar ao grupo de crianas que tem.E mesmo depois de definida uma rotina, todos sabesmo que h dias em que nos impossvel segui-la por um ou outro motivo.

* Rotina Semanal:
2. feira: hora do conto; 3. feira: recebe-se e/ou faz-se visitas; 4. feira: visita de estudo de manha e tarde faz-se o balano dessa mesma visita; 5. feira: de iniciativa das crianas; 6. feira: reunio em conselho. Nestas actividades colectivas podem inserir-se outras, que so adoptadas em muitas salas, por exemplo: Culinria, Actividades Motoras, Realizao de Experincias, Construes, entre outras.

Modelos Pedaggicos - Movimento da Escola Moderna M.E.M.


O MEM prope-se construir, atravs da aco dos professores que o integram, a formao democrtica e o desenvolvimento scio-moral dos educandos com quem trabalham, assegurando a sua plena participao na gesto do currculo escolar. Assim, os educandos responsabilizam-se por colaborarem com os professores no planeamento das actividades curriculares, por se interajudarem nas aprendizagens que decorrem de projectos de estudo, de

investigao e de interveno e por participarem na sua avaliao. Esta avaliao assenta numa negociao cooperada dos juzos de apreciao e do controlo dos objectivos assumidos nos planos curriculares colectivos e nos planos individuais de trabalho e de outros mapas e listas de verificao do trabalho de aprendizagem, que servem para registo e monitoragem do que se contratualizou em Conselho de Cooperao Educativa. por esta vivncia pondo prova os valores humanos que sustentam a justia, a reciprocidade e a solidariedade que a organizao do trabalho e o exerccio do poder partilhados viro a transformar os estudantes e os professores em cidados implicados numa organizao em democracia directa. Simultaneamente, esta experincia de socializao democrtica dos estudantes constitui o sustentculo do trabalho do currculo nas turmas, entendidas como comunidades de aprendizagem, num envolvimento cultural motivador. O Modelo do Movimento da Escola Moderna assenta em trs subsistemas integrados de organizao do trabalho de aprendizagem

1. Estruturas de cooperao O processo de cooperao educativa tem-se revelado como a melhor estrutura social para aquisio de competncias. Na aprendizagem cooperativa o sucesso de um aluno contribui para o sucesso do conjunto dos membros do grupo. A cooperao educativa, o trabalho a pares ou em pequenos grupos para atingirem o mesmo fim contraria a tradio individualista e competitiva da escola. Pressupe que cada um dos membros do grupo s pode atingir o seu objectivo se cada um dos outros o tiver atingido tambm. 2. Circuitos de Comunicao Estabelecem-se circuitos mltiplos de comunicao que estimulam o desenvolvimento de formas variadas de representao e de construo interactiva de conhecimento. Esta matriz comunicativa radicada por circuitos de comunicao das aprendizagens e de fruio dos produtos culturais, para que todos possam aceder informao de que cada um dispe e aos seus produtos de estudo e de criatividade artstica e intelectual. As trocas sistemticas concretizam a dimenso social das aprendizagens e o sentido solidrio da construo cultural dos saberes e das competncias instrumentais que os expressam (a escrita, o desenho, o clculo). 3. Participao democrtica directa As atitudes, os valores e as competncias sociais e ticas que a democracia integra constroem-se, enquanto alunos e professores, em cooperao, vo experienciando e desenvolvendo a prpria democracia na escola. Esta relao democrtica pressupe a gesto cooperada do currculo escolar o que compreende o planeamento e a avaliao como operaes formativas de todo o processo de aprendizagem. A circulao e a utilizao da informao e da cultura tm de ser democrticas, dando

sentido social a todo o saber. A democracia a estrutura de organizao que se firma no respeito mutuamente cultivado, a partir da afirmao das diferenas individuais reconhecendo o outro como semelhante. Esta postura de dilogo o instrumento fundamental de construo de projectos comuns e diferenciados. Trata-se de gerir colegialmente, em conselho de cooperao educativa, tudo o que turma diz respeito. O cimento da organizao formadora a tica o esforo obstinado de tornar congruente a utilizao dos meios e dos modelos organizativos da educao com os seus fins democrticos.

Vous aimerez peut-être aussi