Vous êtes sur la page 1sur 5

Captulo 3

ENERGTICA MUSCULAR Resintese do ATP A energia necessria para a contraco muscular fornecida pela hidrlise do ATP. A quantidade de ATP existente no msculo muito reduzindo, chegando apenas para uma contraco de 4 a 6 segundos. O ATP ter que ser resintetizado quer para refazer as reservas quer para permitir contraces mais prolongadas, recorrendo creatina-fosfato, ao glicognio, respirao celular. Creatina-fosfato uma reserva de energia existente no msculo. uma molcula de creatina combinada com um fosfato de forte potencial. Quanto hidrolisada liberta o fosfato de forte potencial que dar energia para 15 segundos. Ressintetiza-se pela combinao da creatina com o ATP (fig. 3.1).

http://webanatomy.net/anatomy/phosphagen.jpg Fig.3.1 Formao de ATP a partir da fosfocreatina

Via anaerbia Utiliza as reservas de glicognio do msculo Este transforma-se em glicose. A glicose em anaerobiose (ausncia de oxignio) transforma-se em cido pirvico (gliclise). A gliclise gera dois ATP por cada molcula de glicose. Havendo oxignio o acido pirvico ser destrudo na respirao celular. No havendo oxignio o acido pirvico origina acido lctico. A gliclise e fermentao lctica permitem 30 a 60 seg. de contraco.

http://webanatomy.net/anatomy/glycolysis.jpg Fig. 3.2 Via anaerbica

Via aerbica Nas mitocndrias e na presena de oxignio o cido pirvico descarboxila-se em acetilCoA que entrar no ciclo de Krebs, a maior fonte de energia do organismo. Tambm confluem para esta via lpidos e alguns aminocidos. Esta via permite vrias horas de contraco.

GLICOGNIO Glicose Via aerbica Acido pirvico

Via anaerbica Ciclo de Krebs


Fig.3.3 - Vias aerbica e anaerbica

Energtica do desporto Os desportos que duram apenas alguns segundos (halterofilia, sprint) utilizam apenas as reservas de ATP e creatina-fosfato. Os desportos que necessitam surtos de esforos intermitentes (tnis, futebol) utilizam quase exclusivamente a via anaerbica. Os desportos de longa durao em que se utiliza mais a resistncia que a potencia utilizam essencialmente a via aerbica. Estas duas vias esto intimamente ligadas. Em geral arranca-se com a via anerbica enquanto se esgotam as reservas de creatinafosfato e as vias aerbias ainda no atingiram a sua eficcia mxima. Com o tempo os meios aerbicos dominam at que a actividade seja to intensa ou prolongada que no cheguem para as necessidades. Resistncia aerobica o lapso de tempo em que o msculo capaz de usar as vias aerbicas. Limiar anaerbico o grau de intensidade a partir do qual o organismo passa a utilizar a via anaerbica. Fadiga muscular Quando o ATP no chega, os msculos passam a contrair-se de um modo cada vez menos eficaz, acabando por no se contrair mesmo que continue a receber estmulos a fadiga muscular. A fadiga muscular deve-se a uma falta relativa de ATP e no sua falta total. Quando j no h ATP surgem contracturas (contraces continuas) porque as cabeas de miosina no se podem separar. Tambm contribuem para a fadiga uma grande acumulao de cido lctico e desequilbrios inicos. O cido lctico abaixa o pH causando dores musculares e reduz a via anaerbica. Durante a contraco muscular as clulas musculares perdem potssio e recebem um excesso de sdio. Enquanto houver ATP para alimentar a bomba de sdio/potssio, estes desequilbrios sero corrigidos mas quando acabar a bomba cessar as suas funes.

Divida de oxignio Quando de uma contraco aerbica todas as actividades que consomem oxignio funcionam mais lentamente e so adiadas pelo menos em parte at o oxignio se tornar disponvel. Produz-se assim uma dvida de oxignio que deve ser reembolsada.

Tipos de fibras musculares Critrios de classificao Velocidade de contraco Distinguem-se fibras de contraco rpida e de contraco lenta. A velocidade depende da eficcia com que a ATPase da miosina cinde o ATP. Vias de produo do ATP Distinguem-se em fibras oxidativas se dependem da via aerbica e fibras glicolticas se dependem da anaerbica. Classificao Fibras oxidativas de contraco lenta ou tipo I. Fibras oxidativas de contraco rpida ou tipo IIa. Fibras glicoliticas de contraco rpida ou tipo IIb.

QUADRO 3.I Tipos de fibras

Caracterstica Vel. de contraco ATPase Sntese do ATP Mioglobina Glicognio Rapidez da fadiga Dimetro das fibras Mitocondrias Actividade

I lenta lenta aerobica alta fraco lenta pequeno muitas resistncia (maratona)

IIa rpida rpida aerobica mdia moderado mdia mdio moderadas sprint marcha

IIb

rpida rpida anaerbica fraca elevado rpida grande poucas movimentos potentes (lanamento de basebol ,alteres) ______________________________________________________________________

BIBLIOGRAFIA http://webanatomy.net/anatomy/phosphagen.jpg

Vous aimerez peut-être aussi