Vous êtes sur la page 1sur 3

CYBERBULLYING: dio, violncia virtual e profisso docente

ROCHA, Telma Brito. Braslia: Liber Livro, 2012. 192p


Francisco Valmir da Silva(*)

Cyberbullying: dio, violncia virtual e profisso docente o ttulo do livro publicado em 2012 pela editora Liber Livro e compreende um estudo, resultante da tese de doutorado da professora Telma Brito da Rocha, do Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia (IFBA), relativo ao tema supracitado. Logo na apresentao do livro Rocha conceitua o fenmeno do cyberbullying. Discorre sobre a diviso dos captulos e a temtica tratada em cada um deles. No primeiro a definio de violncia e seu tratamento na escola, no segundo a definio de bullying e cyberbullying com suas diferenas e no ltimo explicita o fenmeno do cyberbullying como prtica de violncia dirigida a professores na rede social Orkut. No final a autora apresenta reflexes sobre o tema estudado. No captulo inicial a autora apresenta um panorama geral sobre os diversos entendimentos do termo violncia, a partir das diferenciadas vises e instituies, literrias, tcnicas e cientficas, considerando o contexto em que se desdobra tal fenmeno, seja ele, social, domstico e virtual. Adentrando a escola, a violncia toma contornos diferentes e no menos agressivo que fora dela, nesse entendimento a violncia apresentada sobre duas premissas: a violncia na escola e da escola, o primeiro conceito se refere s agresses entre alunos e, dirigida aos funcionrios e professores, enquanto o segundo encontra sua base terica no conceito de violncia simblica de Bourdieu, citada pela autora como uma prtica ainda presente no universo da escola. Para a autora, embora a violncia escolar no possa ser atribuda exclusivamente violncia urbana, h para ela, uma interseo entre os fenmenos, j que so os jovens em idade escolar que mais se envolvem em violncias e crimes. Rocha relaciona ainda violncia na escola com atitudes de discriminaes, estigmatizao e/ou segregao, direcionada a alunos, bem como ao corpo docente. A caracterizao de bullying e cyberbullying bem como a diferenciao entre as duas prticas discutida no segundo captulo do livro, de forma consubstanciada a autora apresenta os

(*)

Mestrando em Educao pela Universidade Catlica de Braslia (UCB).


413

Revista Teias v. 13 n. 30 413-415 set./dez. 2012

dois fenmenos, o primeiro caracterizado como prtica de violncia constituinte da intimidao, agresso moral/fsica e imposio de seu(s) algoz(es) para com a vtima, desenvolvendo uma relao de impotncia, advinda da situao de submisso que o agressor impe aos violentados, caracteriza-se ainda pelo aspecto temporal e espacial, agresses verbais e fsicas permeiam o universo do bullying. J o cyberbullying se veicula atravs das tecnologias de informao e comunicao, como a internet, redes sociais, celulares e outras, neste caso o(s) agressor(es) espalham mensagens difamatrias, boatos, insultos, fotos ofensivas etc., gerando situaes desagradveis e vexatrias para as vtimas, outra caracterstica especfica do cyberbullying, o que a autora conceituou como desterritorializao dos ataques, enquanto no bullying os autores precisam de um espao marcado, como a escola, condomnio, clube, etc., para praticar as agresses, no cyberbullying essas aes ocorrem na virtualidade e portanto se desterritorializam, ocorrendo assim, um maior poder de alcance da prtica ofensiva deste fenmeno. No terceiro captulo, Rocha expe revelaes sobre o cyberbullying direcionado a professores, para isso, a mesma analisa uma comunidade no Orkut, intitulada Eu odeio o professor George, onde se verifica a violncia virtual e dio que os alunos sentiam pelo referido docente, tambm e analisada, neste estudo, outra comunidade cujo ttulo professores sofredores onde, entre outras temticas, os docentes expem as dificuldades de exercer a profisso frente ao novo contexto das relaes em salas de aula. Para Rocha o discurso que provoca o cyberbullying nas relaes educativas pode ser evidenciado, a partir de um autoritarismo pedaggico na sala de aula, por parte do professor; na violncia das relaes interpessoais em grupos sociais especficos, muitas vezes coexistentes no vinculo social dos alunos e famlias e por fim, na diluio das hierarquias na internet, pelo poder de participao e comunicao, que horas se consubstanciam horizontalizadas. Neste raciocnio a autora suscita duas questes para um possvel enfrentamento da problemtica, a priori preciso reconhecer que o cyberbulliyng se figura como fenmeno agregado tambm rea educacional e a partir dessa conscincia se faz necessrio o enfretamento do episdio pela participao em comunidades desta mesma natureza, discutindo as causas que favorece o surgimento e instalao do problema. No final a autora prope que os professores participem e assumam espaos nas redes sociais da internet a fim de conhecer e expor opinies, combater agresses e estabelecer dilogos, tendo este espao como meio de aprendizagem e reflexo sobre seu fazer pedaggico, refletido nas concepes que os alunos tm sobre sua praxe educativa. Assim, poderemos comear a trilhar um caminho em relao ao combate da prtica do cyberbullying (p. 171).
Revista Teias v. 13 n. 30 413-415 set./dez. 2012 414

A obra da professora Rocha, est escrita sob a gide de uma linguagem clara, direta e objetiva, trata-se de um estudo que tem por finalidade trazer a tona discusses sobre a violncia virtual e suas ramificaes, no caso, cyberbullying direcionado a professores nas redes sociais da internet. O livro ao abordar a problemtica, contribui para o reconhecimento em torno do fenmeno, que por sua vez, apresenta-se atual e recorrente no desenvolvimento das relaes entre alunos e professores, que doravante extrapola os contornos da sala de aula e abrange a galxia desterritorializada da rede mundial de computadores.

Revista Teias v. 13 n. 30 413-415 set./dez. 2012

415

Vous aimerez peut-être aussi