Vous êtes sur la page 1sur 3

O Cavaleiro da Dinamarca, CATEGORIAS DA NARRATIVA

O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen Tempo As estaes do ano e as suas caracterstica Espao 1. Dinamarca: A Dinamarca fica no Norte da Europa. 2. Casa do Cavaleiro: Oposio espao exterior / espao interior

Havia em certo lugar da Dinamarca, no extremo Norte do pas, perto do mar, uma grande floresta de pinheiros, tlias, abetos e carvalhos. Viviam numa casa construda numa clareira rodeada de btulas. L fora havia gelo, vento e neve. Mas em casa do Cavaleiro havia calor e luz, riso e alegria.

3. Lugares visitados durante a sua viagem chegou muito antes do Natal s costas da Palestina. Dali seguiu com outros peregrinos paraJerusalm.

despediu-se de Jerusalm e, na companhia de outros peregrinos, partiu para o porto de Jafa. O Cavaleiro aceitou o conselho do Mercador e seguiu para Veneza. E no princpio de Maio chegou a Florena. Viajava agora com pressa para embarcar no porto de Gnova num dos navios que, no princpio do Vero, sobem da Itlia para Bruges, Gand e Anturpia. Mas j no fim do caminho, a pouca distncia de Gnova, adoeceu. resolveu seguir viagem por terra, a cavalo, at Bruges Atravessou os Alpes, atravessou os campos, as plancies, os vales e as montanhas de Frana. O Cavaleiro dirigiu-se para Anturpia e a procurou o negociante flamengo chegou a uma pequena povoao que ficava a poucos quilmetros da sua floresta.
Organizao das aces: Encaixe As histrias de Vanina, Giotto, Dante e Pro Dias aparecem encaixadas, ou seja, dentro da ao principal, que o percurso ou viagem do Cavaleiro da Dinamarca. O Narrador

Aquele que tem a funo de contar a histria. Pode ser uma personagem a assumir essa funo.

A sua presena na narrativa:

PARTICIPANTE personagem principal ou secundria; Formas verbais, determinantes e pronomes na 1 pessoa; NO PARTICIPANTE formas verbais; determinantes e pronomes na 3 pessoa Personagens PRINCIPAL SECUNDRIAS FIGURANTES Modos de representao do discurso Descrio A Dinamarca fica no Norte da Europa. Presente do Indicativo Aparece sempre que a descrio real, que dada como intemporal, para sempre. Nessa floresta morava com a sua famlia um cavaleiro. Pretrito Imperfeito do Indicativo tempo da descrio por excelncia: quando se descreve uma personagem, um espao ou um tempo ficcionais, ou seja, do domnio da histria que se conta.

Narrao: Mas um dia chegou a Veneza um homem que no temia Orso. Tempo da narrao: Pretrito Perfeito do Indicativo

Dilogo: Para alm da narrao, o dilogo outra forma de representao do discurso que impulsiona a aco, reclamando o discurso directo, ou seja, a interveno de personagens que falam entre si. Vanina sacudiu os cabelos e disse-lhe: - Hoje no me posso pentear porque no tenho pente. - Tens este que eu te trago e que mesmo feito de oiro brilha menos do que o teu cabelo.

Monlogo: - Glria a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.

Recursos expressivos Adjetivao: os adjetivos caracterizam um espao, um tempo, uma personagem. A adjetivao utilizada segundo a importncia ou nfase a dar ao que descrito; pode ser simples, dupla, tripla ou mltipla: quando Vanina chegou aos dezoito anos no quis casar com Arrigo porque o achava velho, feio e maador.

Enumerao: nomes que enriquecem a descrio, pois so elementos que constituem um espao: () uma grande floresta de pinheiros, tlias, abetos e carvalhos. Personificao: atribuio de caractersticas humanas a seres inanimados. Ento a neve desaparecia e o degelo soltava as guas do rio que corria ali perto e cuja corrente recomeava a cantar noite e dia entre ervas, musgos e pedras. Comparao: relao de semelhana entre dois elementos, a partir de um termo comparativo. a floresta era como um labirinto sem fim onde os caminhos andavam roda e se cruzavam e desapareciam Metfora: relao de semelhana real ou imaginria entre dois elementos sem termo comparativo.
de novo a floresta ficava imvel e muda presa em seus vestidos de neve e gelo.

Hiprbole: realidade exagerada Os seus cabelos eram to perfumados que de longe se sentia na brisa o seu aroma.

Vous aimerez peut-être aussi