Vous êtes sur la page 1sur 25

RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012.

APROVA REGULAMENTO DE ESTGIO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO.

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO, no uso de suas atribuies legais e estatutrias;

CONSIDERANDO o expediente protocolado sob n 14486 de 02.09.2011, que foi analisado pela Cmara de Graduao, atravs do Parecer deste Conselho n 020/2012;

CONSIDERANDO a aprovao plenria do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso, datada de 03.04.2012, eu, Vice-Reitor, sanciono a seguinte Resoluo:

Art. 1

Fica aprovado o Regulamento de Estgio do Curso de Bacharelado em Turismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, na conformidade dos respectivos Anexos II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X, os quais passam a integrar este ato legal. Esta Resoluo entrar em vigor na data de sua publicao. Revogam-se as disposies em contrrio.

Art. 2 Art. 3

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSO. D-se Cincia e Cumpra-se.

Carlos Luciano Santana Vargas VICE-REITOR

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 12.

REGULAMENTO DE ESTGIO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELAD EM TURISMO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG. CAPTULO I DO CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1 Considera-se Estgio Curricular as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao acadmico pela participao em situaes reais e simuladas, realizadas em entidades de direito pblico e privado, na comunidade em geral ou na Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, sob a responsabilidade e coordenao desta Instituio. So objetivos dos Estgios Curriculares: IIIIIIpermitir o desenvolvimento de habilidades tcnico-cientficas, visando uma melhor qualificao do futuro profissional; propiciar condies para aquisio de maiores conhecimentos e experincias no campo profissional; subsidiar os Colegiados de Curso com informaes que permitam adaptaes e reformulaes curriculares, quando necessrias; promover a integrao do Curso de Bacharelado em Turismo e da Universidade como um todo, com a comunidade em geral, especialmente com setores ligados s atividades do Turismo; desenvolver hbitos e atitudes profissionais; exercitando conhecimentos tcnicos nos campos do Turismo; preparar para uma futura colocao profissional junto ao mercado de trabalho em turismo, de acordo com a rea de interesse do aluno e a formao da rea de planejamento turstico. CAPTULO II DA NATUREZA DOS ESTGIOS Art. 3 Os estgios curriculares compreendem os estgios obrigatrios e no obrigatrios.
1 -

Art. 2

IV-

VVI-

Entende-se por estgio obrigatrio aquele desenvolvido mediante matrcula na disciplina 408053 Estgio Supervisionado em Turismo 238(duzentas e trinta e oito) horas na 4a srie, cuja carga horria requisito para a aprovao e obteno do diploma.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 02 DE 12.

2 - Entende-se por estgio no obrigatrio aquele descrito no projeto pedaggico do curso como atividade opcional. 3 O estgio no obrigatrio no substitui o estgio obrigatrio.

CAPTULO III DOS CAMPOS DE ESTGIO Art. 4 Constituem campos de estgio as pessoas jurdicas de direito privado e os rgos da administrao pblica direta, autrquica e fundacional de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como profissionais liberais de nvel superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalizao profissional. Pargrafo nico - Os campos de estgio citados no caput, podem oferecer estgio, observadas as seguintes obrigaes: IIIcelebrar termo de compromisso, zelando por seu cumprimento; ofertar instalaes que tenham condies de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural; indicar funcionrio do seu quadro pessoal, com formao ou experincia profissional na rea de conhecimento desenvolvida no curso, para orientar e supervisionar o estagirio; contratar em favor do estagirio seguro contra acidentes pessoais na modalidade do estgio no obrigatrio; por ocasio do desligamento do estagirio, entregar termo de cancelamento e de realizao do estgio com indicao resumida das atividades desenvolvidas, dos perodos e da avaliao de desempenho; enviar ao professor orientador de estgio, com periodicidade de 6 (seis) meses, relatrio de atividades de estgio (ANEXO II), com vista obrigatria ao estagirio.

III-

IVV-

VI-

Art. 5

A jornada diria de atividades em estgio ser de no mximo 6 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais. 1 o estgio curricular obrigatrio poder ser realizado com jornada de trabalho de 8 (oito) horas dirias e 40 (quarenta) horas semanais no perodo de frias escolares quando

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

devidamente estabelecido junto ao regulamento especfico do curso.

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 03 DE 12.

2 -

o estgio curricular no obrigatrio de 40(quarenta) horas semanais, s ser permitido nos perodos de frias escolares, desde que previsto no regulamento especfico do curso. o estgio curricular no obrigatrio e obrigatrio de 30(trinta) horas e/ou 40 (quarenta) horas semanais, podero ser realizados na empresa em que o estagirio trabalha, desde que, seja comprovada a realizao do estgio em perodo diferente do seu horrio de trabalho.

3 -

Art. 6

O estgio em Turismo dever ser desenvolvido nas seguintes reas: III turismo e meio ambiente (natural e histrico); eventos e lazer;

III - agenciamento, roteiros e transportes; IV - hospitalidade; VArt. 7 planejamento e polticas pblicas.

Os Estgios Curriculares, devero ser precedidos de celebrao de Convnio ou Acordo de Cooperao, periodicamente reexaminado, onde estaro acordadas todas as condies de sua realizao. O plano de atividades a serem desenvolvidas pelo estagirio, bem como todas as condies de estgio devem constar em Termo de Compromisso assinado pelo acadmico estagirio, pela unidade concedente e/ou agentes de integrao e por representantes da UEPG como rgo interveniente obrigatrio. Para a realizao do estgio a UEPG poder valer-se dos servios de agentes de integrao pblicos ou privados, desde que, no seja cobrado qualquer valor dos estudantes, a ttulo de remunerao pelos servios prestados. O seguro contra acidentes pessoais em favor do estagirio: III ser providenciado pela UEPG quando o estgio for obrigatrio; ser providenciado pela unidade quando o estgio for no obrigatrio. concedente de estgio

Art. 8

Art. 9

Art. 10

Art. 11 So documentos indispensveis para a realizao do estgio:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

I-

Termo de Convnio ou Acordo de Cooperao celebrado entre a unidade concedente e/ou agentes de integrao de estgio e a UEPG, juntamente com o Formulrio das Condies Gerais de Estgio (ANEXO III), devidamente preenchido e assinado pela unidade concedente;
ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 04 DE 12.

II-

Termo de Compromisso de estgio celebrado entre a unidade concedente e/ou agentes de integrao e o acadmico estagirio, em que conste o nmero da aplice de seguro contra acidentes pessoais e o nome da companhia seguradora, com intervenincia obrigatria da UEPG.

Pargrafo nico O registro do estgio nas pginas de anotaes gerais da Carteira de Trabalho e Previdncia Social opcional por parte do acadmico e da unidade concedente de estgio. Art. 12 O Estgio Curricular obrigatrio e/ou o no obrigatrio, podero ser realizados em: I- Entidades Pblicas (federais, estaduais e municipais); II- Entidades Privadas de agenciamento, hotelaria, transportes, eventos, em Organizaes No-Governamentais - ONG's relacionadas preservao ambiental e em outras do segmento turstico. III- Outras reas desde que tenham relao com o Turismo e sejam aprovadas pelo Colegiado. Pargrafo nico As ONG's devero ser devidamente registradas e reconhecidas publicamente.

CAPTULO IV DA ORGANIZAO ADMINISTRATIVA E DIDTICA

Art. 13 A estrutura organizacional do estgio curricular ser formada pela PrReitoria de Graduao - PROGRAD, Setor de Cincias Sociais Aplicadas, Colegiado do Curso de Turismo, Departamento de Turismo, Coordenador de Estgio e professores orientadores de estgio. Art. 14 O Curso de Bacharelado em Turismo ter um Coordenador de Estgio, escolhido entre os professores orientadores de estgio, lotado no Departamento de Turismo.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Pargrafo nico - O Coordenador de Estgio ser nomeado por Portaria do Reitor para um perodo de 2 (dois) anos, podendo ocorrer a reconduo por uma nica vez consecutiva.

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 05 DE 12.

Art. 15 Compete PROGRAD a superviso administrativa de todas as atividades relacionadas com os estgios curriculares. Art. 16 Compete ao Setor de Cincias Sociais Aplicadas encaminhar Reitoria, via PROGRAD, a indicao do Coordenador de Estgio. Art. 17 Compete ao Colegiado de Curso: IIIIIIIVV[

elaborar o Regulamento de Estgio, ouvido o Departamento; propor alteraes que se faam necessrias no Regulamento de Estgio; apoiar e subsidiar o Coordenador de Estgio no que diz respeito ao pleno desenvolvimento das atividades de estgio; definir as condies para a realizao do estgio noobrigatrio; definir e encaminhar Seo de Estgio da PROGRAD, os nomes dos professores orientadores de estgio;

Art. 18 Compete ao Departamento de Turismo: IIIIIIIVemitir parecer quanto exequibilidade do Regulamento de Estgio; indicar e encaminhar ao Colegiado de Curso os nomes dos professores que atuaro como orientadores de estgio; promover, entre os professores orientadores de estgio, a eleio do Coordenador de Estgio; encaminhar ao Setor de Cincias Sociais Aplicadas, o nome do Coordenador de Estgio escolhido, para a devida designao.

Art. 19 Compete ao Coordenador de Estgio: Iarticular-se com o Colegiado de Curso e Departamentos envolvidos para organizao e desenvolvimento dos estgios obrigatrios e no obrigatrios; manter atualizado, permanentemente, o cadastro das atividades de estgio;

II-

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

IIIIVV-

estabelecer estratgias para ampliar os campos de estgio, propondo a celebrao de convnios com as empresas; colaborar com o Colegiado de elaborao do Regulamento de Estgio; Curso de Turismo na

fornecer, quando solicitada, carta de apresentao do estagirio;

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 06 DE 12.

VI VII VIIIIXX-

promover palestras, seminrios, visitas objetivando esclarecer sobre os programas de estgio; organizar e manter atualizada a documentao dos estagirios; divulgar as vagas para estgio, oferecidas concedentes; pelas unidades

promover reunies com os professores Orientadores de Estgio, Seo de Estgio e Supervisor Tcnico, sempre que necessrio; proceder com os professores orientadores, supervisores tcnicos, Seo de Estgio e estagirios, a avaliao global do estgio; ratificar o desligamento do estagirio do campo de estgio, procedido pelo professor Orientador de Estgio, informando oficialmente Seo de Estgios da PROGRAD; verificar o devido preenchimento do Dirio Eletrnico; levar ao conhecimento dos alunos, no incio do ano letivo, os critrios e normas do estgio.

XI-

XIIXIII-

Art.20

Compete ao professor Orientador de Estgio: IIIIIIIIVVVIinformar o estagirio sobre as normas, procedimentos e critrios de avaliao do estgio; orientar, acompanhar e avaliar o estagirio durante o desenvolvimento do estgio obrigatrio; comparecer, quando convocado, promoes de interesse do estgio; s reunies e demais

encaminhar ao Coordenador de Estgio os documentos dos estagirios; orientar o estagirio na elaborao do seu plano de atividades do estgio, acompanhando sua execuo; definir junto ao Termo de Compromisso de estgio a contextualizao curricular relacionada ao plano de atividades do estgio;

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

VII-

receber e analisar o controle de frequncia, relatrios de atividades de estgios semestrais e outros documentos dos estagirios; consultar, quando necessrio, o Coordenador de Estgio sobre o desligamento do estagirio;

VIII-

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 07 DE 12.

IXXXI-

proceder o desligamento do acadmico do campo de estgio quando se fizer necessrio; proceder a avaliao do estagirio e do estgio como um todo; solicitar reunies com o Coordenador de Estgio, Seo de Estgio ou com os Supervisores Tcnicos, quando se fizerem necessrias;

Art. 21 Compete ao Supervisor Tcnico indicado pela unidade concedente de estgio: IIIorientar e acompanhar o plano de atividades constantes no Termo de Compromisso; avaliar o desempenho do estagirio atravs de relatrios semestrais e relatrios finais encaminhados ao professor Orientador de Estgio com a anuncia do estagirio; comparecer s reunies e demais promoes de interesse do estgio, quando para isso for convidado; solicitar, ao professor Orientador de Estgio, o desligamento do acadmico do campo de estgio, quando se fizer necessrio; prestar informaes adicionais ao Coordenador de Estgio, quando solicitadas; manter contato com o Coordenador de Estgio e/ou com o professor Orientador de Estgio, quando necessrio.

IIIIVVVI-

Art. 22 A superviso de estgio deve ser entendida como orientao fornecida ao acadmico no decorrer do estgio, por docente da UEPG e por profissionais do campo de estgio devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalizao, de forma a proporcionar ao estagirio, o pleno desempenho de aes, princpios e valores inerentes realidade da profisso em que se processa a vida prtica. Art. 23 A superviso do estgio obrigatrio e no obrigatrio ser considerada

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

como atividade de ensino e computada ao Professor Orientador de Estgio, conforme a Poltica Docente da UEPG. Art. 24 Compete ao Estagirio:
I-

informar-se e cumprir as normas e regulamentos do estgio; definir, com o Professor Orientador de Estgio, o perodo, o campo e as condies para o cumprimento do seu estgio(ANEXO IV);

II-

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 08 DE 12.

IIIIVV-

elaborar o plano de atividades com o Professor Orientador e com o Supervisor Tcnico (ANEXO V); cumprir o plano de atividades que foi estabelecido em conjunto com o Professor Orientador e com o Supervisor Tcnico; firmar o Termo de Compromisso de Estgio com a unidade concedente e com a Seo de Estgios/PROGRAD para os devidos registros antes do incio do estgio; apresentar o relatrio final ao Professor Orientador de estgios; (ANEXO VI) respeitar o sigilo da unidade concedente do estgio e obedecer s normas por ela estabelecidas.

VIVII-

Art. 25 Os estgios obrigatrios e no obrigatrios (externos e internos) somente tero validade quando o Termo de Compromisso de Estgio estiver devidamente preenchido, assinado pelos rgos responsveis e devidamente registrado junto Seo de Estgio da PROGRAD, antes do incio das atividades do estgio.

CAPTULO V DO ESTGIO OBRIGATRIO Art. 26 O Estgio obrigatrio ter durao mnima de 1 (um) semestre letivo, sendo desenvolvido no mnimo de 204 (duzentas e quatro)horas efetivas no campo de estgio e 34 (trinta e quatro) horas em atividades de planejamento e avaliao junto com o Professor Orientador, desenvolvido no 4 ano do curso. 1 - Em casos excepcionais e a critrio do Colegiado de Curso, o estgio poder ser desenvolvido de forma concentrada, e/ou alm do perodo letivo, respeitando-se a carga horria prevista para o estgio, desde que descrito no Projeto Pedaggico e no Regulamento de Estgio especfico do curso.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

2- A carga horria dos estgios curriculares obrigatrios para os acadmicos ser computada em horas (60(sessenta) minutos). Art. 27 A superviso de estgio supervisionado no Curso de Bacharelado em Turismo, dar-se- na modalidade de superviso indireta, que consiste no acompanhamento a ser feito pelo Professor Orientador de Estgio, por meio de relatrios, reunies, e contatos com o profissional responsvel pelo estagirio.

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 09 DE 12.

Art. 28 Nos estgios de superviso indireta, ser obrigatria a presena de profissional qualificado devidamente registrado em seu respectivo conselho de fiscalizao profissional designado pela unidade concedente de estgio como Supervisor Tcnico, que ser responsvel pela superviso direta do estagirio, validando os relatrios semestralmente. Art. 29 A aprovao na disciplina de estgio exigir frequncia mnima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mnima 7,0 (sete), numa escala de 0 (zero) a 10,0 (dez). Art. 30 A nota final resultar da soma dos seguintes instrumentos de avaliao: IRelatrio final de estgio; (ANEXO VI)

II- Avaliao do desempenho realizada pelo Supervisor Tcnico e Auto-Avaliao. (ANEXO VII) 1O conjunto de critrios de avaliao resultar em uma nota nica que ser registrado no dirio de classe eletrnico, ao final do ano letivo (ANEXO VIII). No se aplicam ao estgio as normas referentes ao Exame Final e Plano de Acompanhamento de Estudos.

2-

Art. 31 O controle de frequncia e o aproveitamento das disciplinas de estgio sero efetuadas em Dirio de Classe Eletrnico. Pargrafo nico O Professor Orientador dever entregar as fichas de orientao, bem como o cumprimento de carga horria de estgio, juntamente com os relatrios de estgio para o Coordenador de Estgio. (ANEXO VIII e X)

Art.32

Aps 15(quinze) dias do trmino do estgio, o acadmico dever apresentar ao Professor Orientador e ao Supervisor Tcnico a primeira verso do Relatrio Final.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

1-

Aps 30(trinta) dias, do trmino do estgio, o estagirio dever apresentar o Relatrio Final devidamente revisado pelo Professor Orientador e Supervisor Tcnico. O Relatrio Final de estgio dever ser elaborado de acordo com o ANEXO VI, bem como obedecer as normas da ABNT constantes no Manual de Normalizao Bibliogrfica para Trabalhos Cientficos, da UEPG.

2-

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 10 DE 12.

CAPTULO VI DO ESTGIO NO OBRIGATRIO Art. 33 O estgio no obrigatrio poder ser externo e interno: 1O estgio externo no obrigatrio poder ser realizado por acadmicos regularmente matriculados desde que no cause prejuzo s atividades regulares do Curso. O estgio interno no obrigatrio aquele ofertado pela UEPG aos acadmicos dos cursos de graduao regularmente matriculados, com a finalidade de oportunizar-lhes melhor formao educacional e aperfeioamento prtico-tcnicoprofissional. O Colegiado de Curso aprova que os acadmicos podero realizar interno no obrigatrio. o estgio interno no obrigatrio ser administrado pela PRORH, segundo Regulamento prprio.

2-

III-

Art. 34 A realizao do estgio externo no obrigatrio, por acadmicos do Curso de Bacharelado em Turismo, dar-se- com a cincia do Professor Orientador de Estgio e, na falta deste, do Coordenador de Estgio. Art. 35 A carga horria do estgio externo no obrigatrio poder ser computada como Atividades Complementares/Estudos independentes. Art. 36 vedada ao acadmico a realizao de estgios externos e/ou internos no obrigatrios concomitantes. Art. 37 A realizao de estgio no obrigatrio por acadmicos da UEPG matriculados nos Cursos de Turismo podem ocorrer de acordo com especificado no Regulamento de Estgio. PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Art. 38 As reas de realizao dos Estgios internos e externos e no obrigatrio so: - Agenciamento; - Hotelaria e Meios de Hospedagem; - Planejamento e Gesto do Turismo; - Planejamento e Gesto do Patrimnio; - Planejamento e Gesto de Turismo em reas Naturais; - Planejamento e Gesto de Eventos; - Planejamento e Gesto de Turismo no Setor Pblico;
ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 11 DE 12.

- Planejamento e Gesto em Alimentos e Bebidas; - Hospitalidade; - Servios de arquivamento de documentao; - Servios administrativos gerais; Pargrafo nico - as atividades no citadas neste artigo, que possam por ventura serem solicitadas por qualquer rgo interno ou externo, e que sejam correlatas as atividades do turismo, podero ser realizadas, desde que autorizada pelo Colegiado de Curso, e /ou Coordenador de Estgio. Art. 39 O Plano de Atividades dos Estgios externos e internos no obrigatrios e a contextualizao curricular devero constar no termo de compromisso de estgio validado pelo Professor Orientador de estgio da UEPG e pelo Supervisor Tcnico indicado pela unidade concedente de estgio, de forma a garantir o aprimoramento da formao acadmica e profissional Art. 40 Durante os Estgios obrigatrios e no obrigatrios os acadmicos realizaro atividades que condizem com a rea de atuao, desenvolvendo suas habilidades e competncias no atendimento ao cliente, gesto e organizao de processos administrativos, planejamento de atividades fsicas e no-fsicas, entre outras que possibilitem ao acadmico a vivncia da prtica, para desenvolver a atividade turstica de maneira sustentvel e organizada, sendo em rgos pblicos e/ou privados, desenvolvendo no acadmico as habilidades de empreendedorismo e intraempreendedorismo. Art. 41 Caber a unidade concedente de estgio:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

III-

designar um Supervisor Tcnico de estgio para acompanhar o estagirio em suas atividades; fornecer, ao final do estgio, declarao comprobatria de sua realizao onde devero constar, entre outros dados, nome do estagirio, perodo de realizao, total horas cumpridas, local e nome do responsvel pelo estgio realizado.

Art. 42 Caber ao Supervisor Tcnico: IIIemitir a cada 6(seis) meses relatrio de atividades desenvolvidas durante o estgio, com a anuncia do estagirio; encaminhar os relatrios das atividades desenvolvidas pelo estagirio ao Professor Orientador de estgio da UEPG.

ANEXO I DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 12 DE 12.

Pargrafo nico

7O prazo de entrega dos relatrios finais de estgio no poder ultrapassar 30(trinta) dias da data de trmino do estgio definido no termo de compromisso do estgio. CAPTULO VII DAS DISPOSIES GERAIS

Art. 43 Os estgios obrigatrios e no obrigatrios podero ser remunerados pela unidade concedente, sem prejuzo de sua finalidade acadmica. Art. 44 Os Estgios curriculares obrigatrios e no obrigatrios dos formandos podero ser realizados at o dia 31 de dezembro do ano da concluso. Art. 45 A realizao de estgios no exterior obedecer regulamentos prprios, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenso CEPE. O casos omissos sero resolvidos pela PROGRAD, ouvidos o Colegiado de Curso e o Coordenador de Estgios do Curso de Bacharelado em Turismo.

Art. 46

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO II DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO II INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTGIO, PREVISTO NO 1 DO ART. 3 E INCISO IV DO ART. 7 DA LEI N 11.788/08 RELATRIO DE ATIVIDADES DE ESTGIO Nome:_____________________________________________________________ Curso: ________________________ Ano:___________ Turno:________________ Professor Orientador:_________________________________________________ Vigncia do Estgio:__________________________________________________ LOCAL DO ESTGIO Parte Concedente: ___________________________________________________ Setor: _____________________________________________________________ Supervisor Tcnico: __________________________________________________ PREENCHIMENTO SUPERVISOR TCNICO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTGIO (em consonncia com o plano de atividades) RESULTADOS PRTICOS DO ESTGIO (quando o X for negativo justifique-se no campo abaixo) SIM NO a) As atividades esto de acordo com o Termo de Compromisso () () e Plano de Estgio b) As atividades so compatveis com o curso e o perodo que () () frequenta c) Proporciona o desenvolvimento de competncias prprias () () das atividades profissionais d)Contribui para o desenvolvimento de habilidades e valores () () PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

para o exerccio da vida cidad e) Contribui para o conhecimento e o entendimento da cultura da organizao f) Comprometimento com as atividades desenvolvidas

() ()

() ()

Justificativa das respostas negativas PREENCHIMENTO DO ESTAGIRIO Avalie e descreva a importncia do Estgio para a sua formao e como experincia de trabalho e vida, atribuindo-lhe um dos seguintes conceitos: ( ) Insuficiente ( ) Regular ( ) Bom ( ) Muito Ruim ( ) Excelente Anlise Pessoal do Estgio ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________ Supervisor Tcnico
RG.:________________ CPF:________________

_______________ Estagirio
R.A.:__________________

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO III DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO III INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO ESTGIO, PREVISTO NO 1 DO ART. 3 E INCISO IV DO ART. 7 DA LEI N 11.788/08 FORMULRIO DE CONDIES GERAIS DE REALIZAO DE ESTGIO Nome/ Razo Social:_________________________________________________ N Registro de Classe/ CNPJ:__________________________________________ Contato:____________________________________________________________ Site: ____________________________ e-mail: ____________________________ 1 - AVALIAO DO LOCAL DE ESTGIO: 1.1. Ambiente fsico: O Excelente O Bom

O Razovel

O Pssimo

1.2. Mobilirios e Equipamentos: O Excelentes O Bons O Razoveis

O Pssimos

1.3. Iluminao (especificar em LUX e comparar com a NBR 5413): O Excelente O Boa O Razovel O Pssima Descrio em LUX: __________________________________________________ 1.4. Condies de Higiene e Limpeza: O Excelentes O Boas O Razoveis 1.5. Ventilao: O Excelente

O Pssimas

O Boa

O Razovel

O Pssima

1.6. A Empresa possui alguma forma de preveno de acidentes de trabalho? O No O Sim. Quais: O CIPA O SIPAT O Ginstica Laboral O Ergonomia O Equipamentos de Segurana O Outros: ______________________________________________________ 1.7 CONCLUSO: O Aprovado O Reprovado 1.8 Demais Consideraes: __________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Data:___/___/____ ___________________________________ RESPONSVEL PELA UNIDADE CONCEDENTE

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO IV DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO IV do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo FICHA DE PROPOSTA DE ESTGIO 1. Acadmico: ______________________________________________________________ 2. R.A.: ___________________________________________________________________

3. Endereo: _______________________________________________________________

4. Telefone: ________________________________________________________________

5. Local para realizao do Estgio: ___________________________________________ __________________________________________________________________________ 6. Professor Orientador Opo1: ___________________________________________________________________ Opo2: ___________________________________________________________________

7. rea do Estgio: _________________________________________________________ 8. Perodo pretendido para a realizao do Estgio ______________________________


9. Informaes Gerais: _______________________________________________________

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO V DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO IV do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo PLANO DE ESTGIO 1. Identificao do estagirio Nome: ________________________________________ R.A.: ____________________ Endereo residencial: _____________________________________________________ Telefone: ________________________________________________________________ Curso: __________________________________________________________________ 2. Identificao do Professor Orientador: _________________________________________ 3. Identificao da Empresa/Entidade Nome: __________________________________________________________________ Departamento: ___________________________________________________________ Supervisor Tcnico: ______________________________________________________ Funo: ________________________________________________________________ Formao Profissional: ____________________________________________________ 4.Proposta de Ao Ttulo: __________________________________________________________________ Justificativa: ____________________________________________________________ Objetivos: _______________________________________________________________ Metas: __________________________________________________________________ Estratgias: _____________________________________________________________ Cronograma: ____________________________________________________________ Incio: __________________________________________________________________ Previso/trmino: ________________________________________________________ Carga horria semanal: ___________________________________________________ Total: __________________________________________________________________ Referncia Bibliogrfica Assinatura aluno

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Visto do Professor Orientador Parecer do Supervisor Tcnico


ANEXO VI DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO VI do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo ROTEIRO PARA ELABORAO DE RELATRIO FINAL 1 - Apresentao 1.1 Identificao do Acadmico 1.2 Identificao da Empresa 2 - Introduo 2.1 Relao da rea de estgio realizado com a atividade turstica 3 - Objetivos 3.1 Objetivo geral 3.2 Apontar resultados parciais de estgio 4 - Estrutura da Empresa 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 Evoluo histrica Estrutura fsica (equipamentos) Estrutura administrativa Recursos humanos Servios prestados

5 - Atividades desenvolvidas 5.1 Relao e anlise do desempenho do estagirio, destacando aplicabilidade da proposta de ao, contida no plano de estgio 6 - Concluso 6.1 Resultados obtidos (propostas, sugestes, recomendaes e crticas) 7 - Anexos a

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Obs.: O Relatrio Final dever ser elaborado conforme orientao do Professor Orientador, de acordo com a rea de atuao do Estagirio.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO VII DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO VII do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo NOME DO ESTAGIRIO: _____________________________________________ NOME DO SUPERVISOR TCNICO: ____________________________________ LOCAL DE ESTGIO: ________________________________________________ FICHA DE AVALIAO DO DESEMPENHO DO ESTAGIRIO Itens: (avaliar de 0,0 a 1,0) I Qualidade do trabalho II Criatividade III- Cumprimento de tarefas e horrios IV- Esprito investigativo V- Iniciativa e auto- determinao VI- Conhecimento Tcnico VII- Responsabilidade e disciplina VIII- Sociabilidade IX- Cooperao Total ( mximo 9,0) Obs: ____________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Nota Atribuda

Assinatura do Supervisor Tcnico _____________________________________ AUTO- AVALIAO Atribuir nota de 0,0 a 1,0

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO VIII DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO VIII do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo

NOME DO ESTAGIRIO: _____________________________________________

FICHA DE AVALIAO DO ESTGIO SUPERVISIONADO Nota do Relatrio Final (mximo: 10,0)

Nota da avaliao do desempenho do estagirio realizada pelo Supevisor Tcnico (mximo 9,0)

Nota da Auto-Avaliao (mximo 1,0)

Total (mximo 20,0)

Nota Final =

TOTAL 2

_____________

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO IX DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO IX do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo Ficha de acompanhamento de orientao Acadmico: Local de estgio: Prof. Orientador: Fone: Data de incio: Supervisor tcnico: Data Orientaes

Email: Data de trmino: Acadmico Professor

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

ANEXO X DA RESOLUO CEPE N 018, DE 03 DE ABRIL DE 2012, FL. 01 DE 01.

ANEXO X do Regulamento de Estgio Curricular do Curso de Turismo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA SETOR DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS Colegiado de Curso de Turismo Ficha de acompanhamento de orientao Acadmico: Local de estgio: Prof. Orientador: Fone: Data de incio: Supervisor tcnico: Data Chegada

Email: Data de trmino: Sada Acadmico Supervisor

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Vous aimerez peut-être aussi