Vous êtes sur la page 1sur 10

FURB - UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU Curso: Arquitetura & Urbanismo Disciplina: Teoria da arquitetura II Professora: Cassandra Helena Faes

Acadmicas: Anna Brbara Amorim, Caroline R. Rudolpho, Ellen Kock,Gabrielle Lazzarotto, Izis Monaliza C. Nascimento e Karina Reiter

Histria e Movimento Ps Moderno Arquiteto, nasceu em Glasgow, Esccia, em 22 de abril de 1926. Recebeu seu diploma de arquitetura da Universidade de Liverpool Escola de Arquitetura em 1950. Entre 1950 e 1952 faz ps-graduao em Londres, frequentando a School of Town Planning and Regional Research - Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Regional. Comea mesmo seu trabalho em 1953 na empresa de Lyon, Israel e Ellis, onde James Stirling foi Assistente Snior (1950-1956). Em 1956, James Stirling firmou uma parceria com James Gowan com base em uma comisso para o desenvolvimento de apartamentos privados em Ham Common, na periferia de Londres, juntos tinham um ateli e trabalhos de grande qualidade. A empresa de James Stirling e Gowan James durou at 1963. Aps o que James Stirling praticado sozinho (1964-1970). Em 1971,

James Stirling formou uma parceria com Michael Wilford. A empresa atualmente James Stirling, Michael Wilford e Associados. Viveu um perodo onde era difcil se encontrar empregos, por isso participou de muitos concursos. Em 1981 ganhou o prmio Pritzker, o prmio mais conceituado de Arquitetura. Fica famoso na dcada de oitenta. Stirling morreu em Londres no dia 25 de junho de 1992. considerado um homem polmico, em primeiro lugar por suas teorias sobre a arquitetura ps-moderna. o protagonista do ps-modernismo, as suas obras so polemicas abertas contra a cristalizao do Modernismo. O que impressiona no primeiro lugar em Stirling sua capacidade de reflexo sobre a arquitetura, e segundo ao querer demonstrar a negao contraria ao Modernismo. A arquitetura psmoderna uma critica a arquitetura moderna, com vrias novas propostas, se inicia em 1960 e vai at 1990. James faz parte do perodo onde o Ps- Modernismo est no auge, onde mostra seu interesse pela cultura popular, ao classicismo, e pensa em uma nova composio arquitetnica onde se aplica o contexto (novo e antigo). Influncias da arquitetura de James Stirling James striling faz parte do movimento Ps- Moderno, ele escala de ideias do Brutalismo de Le Corbusier. Fundou um atelier (empresa) e realizao, em parceria, de um conjunto de trabalhos de grande qualidade (baseados nos estudos de Le Corbusier, em Paris). Originalidade dentro dessa tradio a distino de Stirling: no velho tempos modernos, ngulos de 45 graus nas plantas e cortes; hoje, surpreendentes justas posies e transposies das referncias clssicas e do sculo XIX. Em trs pases Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos ele est influenciando o desenvolvimento da arquitetura atravs da qualidade de seu trabalho. O classicismo ldico da sua arquitetura marca um,dos caminhos da arquitetura na segunda metade do sculo XIX, o transforma num dos melhores arquitetos ps-modernistas. O seu trabalho comeou no momento em que o movimento Moderno ainda estava em ascenso e as suas variaes, ngulos, detalhes eram extraordinariamente originais. Hoje ele est na vanguarda dos novos movimentos, que inclui a aluso histrica e anlise contextual. Pritzker Prize , 1981.

Caractersticas da arquitetura de James Stirling

Entre as vrias consideraes de Stirling atravs de suas propostas arquitetnicas era a variedade dos seus elementos utilizados em suas obras, como o concreto armado e o tijolo macio, que poderia resumir na utilizao de variados materiais, e no atrelado a uma s tipologia. Primeiros projetos de Stirling, especialmente para Cambridge e Oxford, muitas vezes enfatizou conceito sobre as necessidades estticas e utilitrias. Seus ltimos trabalhos apareceram mais formais, devido sua influncia ps-moderno classicismo. Criticado por sua habilidade de continuamente alterar seus princpios fundamentais de arquitetura, Stirling usa uma abordagem de design experimental que mostra o compromisso pouco para um estilo particular. Stirling viu o vernculo funcional e comercial de Liverpool como uma fonte para um tipo mais familiar e testada pelo tempo de projeto, e ele comeou a usar materiais locais, como o tijolo vermelho, para modificar o vidro e ao estrutural dos edifcios universitrios em Cambridge e Leicester feito no final dos anos 50 e comeo dos 60, sem sacrificar a repensar radical do programa e do espao que o modernismo incentivado. Pelos anos 70, ele foi combinar a tecnologia prtica e racionalismo funcional da prtica modernista, com uma relao mais consciente de um edifcio para a sua cultura e comunidade. Stirling nunca foi um membro da elite de arquitetura, foi uma das iluses mais queridas do modernismo. Ele entendeu que havia um conflito irreconcilivel entre os mtodos de produo e estilos impostos de pr-fabricao.

Arquiteto: James Stirling - Lder da grande transio do Movimento Moderno para a


arquitetura do Novo (Ps-moderno)

Obra: Museu de Arte - Neue Staatsgalerie Localizao: Stuttgart Alemanha

Construda entre 1977 e 1984 por James Stirling com parceria de Michael Wilford, Staatsgalerie de Stuttgart talvez o mais interessante museu desenhado na prolfica dcada de oitenta do sculo XX, conhecida por "dcada dos museus". O projeto constituiu uma ampliao do edifcio existente, a Alte Staatsgalerie (edifcio antigo) uma estrutura de recorte clssico inaugurada em 1843, onde se pretendia expor uma das melhores colees alems de trabalhos de Picasso, e hoje expe obras que vo da idade mdia at o sculo XX.

Seu projeto imediatamente adjacente ao Staatsgalerie Alte e conectado a ele ao nvel da galeria por uma ponte com a perfeita integrao topogrfica,o terrao com a paisagem inclinada, sua idia original de incluso de uma passarela pblica atravs do complexo do museu, e sua integrao respeitosa dos elementos existentes histricos da Staatsgalerie Velha.

Neue Staatsgalerie(novo edifcio) possui uma grande quantidade de trabalhos, como pinturas e esculturas do sculo XX. O museu formado por um conjunto fragmentado de volumes dos quais de destaca um tambor cilndrico central que contm um ptio fechado e um corpo quebrado que delimita trs dos lados do museu.

Passarela

Planta baixa pavimento superior

Planta baixa pavimento inferior

Em frente, uma pequena praa elevada qual se acede por rampas conduz entrada, um volume irregular marcado pela superfcie empenada da fachada envidraada.

Um percurso pblico que atravessa o museu, contornando o ptio circular, conduz s traseiras do edifcio que ficam a uma cota mais alta. Esta soluo de percursos urbanos

em rampa, alinhando pelo conceito corbusiano de "promenade architecturale", precisamente um dos temas recorrentes da arquitetura de Stirling.

A rampa alm de dar acesso a edificao circular assinalada a cima, leva ao ptio tambm circular que assemelha-se ao Coliseu, a arquitetura ps-modernista inserida com traos da arquitetura greco-romana, podemos verificar o uso de elementos como arcos e colunas , tambm esto expostas esculturas classicistas que lembram o cenrio do sculo IV. Esses componentes entram em contraste com o portal vermelho e recuado no cho, o museu rene solues tradicionais e contemporneas para a boa relao humana com o meio.

Em termos estilsticos, Stirling inverte o uso dos elementos tradicionais, manipulandoos de forma maneirista e sofisticada. Os corrimos das rampas, que assumem cromatismos fortes, contm o sistema de iluminao exterior. Tal como os envidraados com caixilharias verdes, estes elementos atenuam a rigidez e convencionalidade do revestimento ptreo.

Revolucionrio na sua forma e tipologia e na soluo de implantao e relao com o espao pblico envolvente, este museu tornou-se precursor duma nova idia de espao expositivo que formou a concepo inovadora de muitas estruturas museolgicas de finais do sculo XX.

Referncias Bibliogrficas

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.cursodehistoriadaarte. com.br/wp-content/uploads/James-Stirling-Staatsgalerie-Stuttgart1984.jpg&imgrefurl=http://www.cursodehistoriadaarte.com.br/lopreto/index. php/arte-arquitetura-james-stirling-19261992/&h=600&w=800&sz=134&tbnid=USci_gxM3GOi9M:&tbnh=95&tbnw=12 6&zoom=1&usg=__C11Zn5kPF9TX508mXDBAJLe0EDY=&docid=UiwGsAO4ebC3M&hl=ptBR&sa=X&ei=fKyNUO6REsS30AGn9ICoCg&ved=0CDsQ9QEwAg&dur=1559 http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&lr=lang_pt&client=firefoxa&hs=IeH&sa=X&rls=org.mozilla:ptBR:official&biw=1252&bih=546&tbs=lr:lang_1pt&tbm=isch&prmd=imvnso&tbn id=pfbnmWVYm_O9xM:&imgrefurl=http://www.guardian.co.uk/artanddesign/ 2011/mar/20/james-stirling-tate-britaindrawings&docid=Sl8nueV48KF5PM&imgurl=http://static.guim.co.uk/sysimages/Observer/Pix/pictures/2011/3/17/1300380696823/stirling-stuttgart007.jpg&w=460&h=276&ei=p6yNUNXNLSG0QGYjoDoCA&zoom=1&iact=hc&vpx=142&vpy=208&dur=448&hovh=174&h ovw=290&tx=167&ty=121&sig=113334095506452272890&page=1&tbnh=140 &tbnw=253&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:0,i:100 http://www.fct.unesp.br/Home/Graduacao/ArquiteturaUrbanismo/microsoftword---teoria_historia_arquitetura_urbanismo_iii_reestr.pdf http://pointdaarquitetura.blogspot.com.br/2012/10/pritzker-1981-jamesstirling.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_p%C3%B3s-moderna

Vous aimerez peut-être aussi