Vous êtes sur la page 1sur 52

CDIGO TRIBUTRIO DO MUNICPIO DE VESPASIANO

LEI MUNICIPAL N. 2.036/2003, DE 22/11/2003

INSTITUI O CDIGO TRIBUTRIO DO MUNICPIO DE VESPASIANO

PARTE GERAL
TTULO I Dos Tributos em Geral CAPTULO I Do Sistema Tributrio do Municpio Art. 1 - Este Cdigo dispe sobre os fatos geradores, os contribuintes, as incidncias, as alquotas, o lanamento, a cobrana e a fiscalizao dos tributos municipais e estabelece normas de direito fiscal a eles pertinentes. Art. 2 - Integram o sistema tributrio do Municpio: I - os impostos: a) sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU; b) sobre servios de qualquer natureza - ISSQN; c) sobre transmisso de bens imveis, inter-vivos - ITBI; II - as taxas: a) decorrentes das atividades do poder de polcia do Municpio; b) decorrentes de atos relativos utilizao efetiva ou potencial de servios pblicos municipais especficos e divisveis, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio; III - as contribuies: a) de melhoria; b) para custeio do servio de iluminao pblica.

CAPTULO II Da Legislao Fiscal Art. 3 - Nenhum tributo ser exigido ou alterado, nem qualquer pessoa ser considerada como contribuinte ou responsvel pelo cumprimento de obrigao tributria, seno em virtude deste Cdigo ou lei subsequente. Art. 4 - A lei fiscal entra em vigor na data de sua publicao, salvo as disposies que a institurem e/ou aumentarem tributos de competncia do municpio, as quais entraro em vigor a partir de 1 de janeiro do ano seguinte. Art. 5 - As tabelas de tributos, anexas a este Cdigo, sero revistas e publicadas integralmente pelo Poder Executivo, sempre que houver necessidade de serem alteradas, mediante lei municipal.

CAPTULO III Da Administrao Fiscal Art. 6 - Todas as funes referentes a cadastramento, lanamento, cobrana, recolhimento e fiscalizao de tributos municipais, aplicao de sanes ou infrao de disposio deste Cdigo, bem como as medidas de preveno e represso s fraudes, sero exercidas pelos rgos fazendrios e reparties a eles subordinadas segundo as atribuies constantes da lei de organizao dos servios administrativos e do respectivo Regimento. Art. 7 - Os rgos e servidores incumbidos da cobrana e fiscalizao dos tributos, sem prejuzo do rigor e vigilncia indispensveis ao bom desempenho de suas atividades, daro assistncia tcnica aos contribuintes, prestando-lhes esclarecimentos sobre a interpretao e fiel observncia das leis fiscais. 1 - Aos contribuintes facultado reclamar essa assistncia aos rgos responsveis. 2 - As medidas repressivas s sero tomadas contra os contribuintes infratores que, dolosamente ou por descaso, lesarem ou tentarem lesar o Fisco. Art. 8 - Os rgos fazendrios faro imprimir e distribuir, sempre que necessrio, modelos de declaraes e de documentos que devam ser preenchidos obrigatoriamente pelos contribuintes, para efeito de fiscalizao, lanamento, cobrana e recolhimento de impostos, taxas e contribuio de melhoria. Art. 9 - So autoridades fiscais, para efeitos deste Cdigo, os que tm jurisdio e competncia definidas em leis e regulamentos.

CAPTULO IV Do Domiclio Fiscal

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Art. 10 - Considera-se domiclio fiscal do contribuinte ou responsvel por obrigao tributria, tratando-se de pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, o local onde o contribuinte desenvolve suas atividades de negcios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas. Art. 11 - O domiclio fiscal ser consignado nas peties, guias e outros documentos que os obrigados encaminhem ou devam apresentar Fazenda Municipal. Pargrafo nico - Os inscritos como contribuintes habituais comunicaro toda mudana de domiclio, no prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da ocorrncia.

CAPTULO V Das Obrigaes Tributrias Acessrias Art. 12 - Os contribuintes, ou quaisquer responsveis por tributos, facilitaro, por todos os meios a seu alcance, o lanamento, a fiscalizao e a cobrana dos tributos devidos Fazenda Municipal, ficando especialmente obrigados a: I - apresentar declaraes e guias, e a escriturar em livros prprios os fatos geradores de obrigao tributria, segundo as normas deste Cdigo e dos regulamentos fiscais; II - comunicar Fazenda Municipal, dentro de 15 (quinze) dias, contados a partir da ocorrncia, qualquer alterao capaz de gerar, modificar, ou extinguir obrigao tributria; III - conservar e apresentar ao Fisco, quando solicitado, qualquer documento que, de algum modo, se refira a operao ou situaes que constituam fato gerador de obrigao tributria ou que sirva como comprovante da veracidade dos dados consignados em guias e documentos fiscais; IV - prestar, sempre que solicitado pelas autoridades competentes, informaes e esclarecimentos que, a juzo do Fisco, se refiram a fato gerador de obrigao tributria. Art. 13 - O fisco poder requisitar a terceiros, e estes ficam obrigados a fornecer-lhe, todas as informaes e dados referentes a fatos geradores de obrigao tributria, para os quais tenham contribudo ou que devam conhecer, salvo quando, por fora de lei, estejam obrigados a guardar sigilo em relao a esses fatos. 1 - As informaes obtidas por fora deste artigo tm carter sigiloso e s podero ser utilizadas em defesa dos interesses fiscais da Unio, do Estado e deste Municpio. 2 - Constitui falta grave, punvel, nos termos do Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, a divulgao de informao obtida no exame de contas ou documentos exibidos. Art. 14 - As autoridades e os agentes fiscais tributrios do Municpio somente podero examinar documentos, livros e registros de instituies financeiras, inclusive os referentes a contas de depsitos e aplicaes financeiras, quando houver processo administrativo instaurado ou procedimento fiscal em curso e tais exames sejam considerados indispensveis pela autoridade administrativa competente. Pargrafo nico O resultado dos exames, as informaes e os documentos a que se refere este artigo sero conservados em sigilo, observada a legislao tributria. Art. 15 - A quebra de sigilo, fora das hipteses autorizadas neste Cdigo, constitui crime e sujeita os responsveis pena, de conformidade com a legislao federal e multa, aplicando-se , no que couber, o Cdigo Penal, sem prejuzo de outras sanes cabveis. Pargrafo nico Incorre nas mesmas penas quem omitir, retardar injustificadamente ou prestar falsamente as informaes requeridas nos termos deste Cdigo. Art. 16 - O servidor pblico que utilizar ou viabilizar a utilizao de qualquer informao obtida em decorrncia da quebra de sigilo de que trata este Cdigo responde pessoal e diretamente pelos danos decorrentes, sem prejuzo da responsabilidade objetiva da entidade pblica, quando comprovado que o servidor agiu de acordo com orientao oficial.

CAPTULO VI Do Lanamento Art. 17 - Lanamento o procedimento privativo da autoridade administrativa municipal, destinado a constituir o crdito tributrio mediante a verificao da ocorrncia da obrigao tributria correspondente, a determinao da matria tributvel, o clculo do montante do tributo devido, a identificao do contribuinte e sendo o caso, a aplicao da penalidade cabvel.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Art. 18 - O ato do lanamento vinculado e obrigatrio, sob pena de responsabilidade funcional, ressalvadas as hipteses de excluso ou suspenso do crdito tributrio previstas neste Cdigo. Art. 19 - O lanamento reporta-se data em que haja surgido a obrigao tributria principal e rege-se pela lei ento vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada. 1 - Aplica-se ao lanamento a legislao que, posteriormente ao nascimento da obrigao, haja institudo novos critrios de apurao da base de clculo, estabelecido novos mtodos de fiscalizao, ampliado os poderes de investigao das autoridades administrativas, ou outorgado maiores garantias e privilgios Fazenda Municipal, exceto, no ltimo caso, para atribuir responsabilidade tributria a terceiros. 2 - O disposto neste artigo no se aplica aos impostos por perodos certos de tempo, desde que a lei tributria respectiva fixe expressamente a data em que o fato gerador deva ser considerado para efeito de lanamento. Art. 20 - Os atos formais relativos ao lanamento dos tributos ficaro a cargo do rgo fazendrio competente. Pargrafo nico - A omisso ou erro de lanamento no exime o contribuinte do cumprimento da obrigao fiscal, nem de qualquer modo o beneficia. Art. 21 - O lanamento efetuar-se- com base nos dados constantes do Cadastro Fiscal e nas declaraes apresentadas pelos contribuintes, na forma e nas pocas estabelecidas neste Cdigo e/ou Regulamentos. 1 - As declaraes devero conter todos os elementos e dados necessrios ao conhecimento do fato gerador das obrigaes tributrias e verificao do montante do crdito tributrio correspondente. 2 - O rgo fazendrio competente examinar as declaraes para verificar a exatido dos dados apresentados. Art. 22 - Far-se- o lanamento de ofcio, com base nos elementos disponveis: I - quando o contribuinte ou responsvel no houver prestado declarao, ou a mesma apresentar-se inexata, por serem falsos ou errneos os fatos consignados; II - quando, tendo prestado declarao, o contribuinte ou responsvel deixar de atender, satisfatoriamente, no prazo e na forma legais, pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa. Art. 23 - Com a finalidade de obter elementos que lhe permita verificar a exatido das declaraes apresentadas pelos contribuintes e/ou responsveis, e de determinar, com preciso, a natureza e o montante dos crditos tributrios, o rgo fazendrio competente poder: I - exigir, a qualquer tempo, a exibio de livros fiscais e comprovantes dos atos e operaes que possam constituir fatos geradores de obrigaes tributrias; II - fazer inspees nos locais e estabelecimentos onde se exercerem as atividades sujeitas a obrigaes tributrias, ou nos bens ou servios que constituam matria imponvel; III - exigir informaes e comunicaes escritas ou verbais; IV - intimar o contribuinte ou responsvel para comparecer s reparties da Fazenda Municipal; V - requisitar o auxlio da fora pblica ou requerer ordem judicial, inclusive inspees necessrias ao registro dos locais e estabelecimentos, assim como dos objetos e livros dos contribuintes e/ou responsveis, quando estes se opuserem ou criarem obstculos realizao de diligncias. Pargrafo nico - Nos casos a que se refere o inciso V deste artigo, os funcionrios lavraro Termo de Diligncia, do qual constaro especificamente os elementos examinados. Art. 24 - O lanamento e suas alteraes sero comunicados aos contribuintes por meio de edital afixado na Prefeitura, por publicao em jornal de circulao local, ou mediante notificao direta, feita por meio de aviso, para servir como guia de pagamento. Art. 25 - Far-se- reviso do lanamento sempre que se verificar erro na fixao da base tributria, ainda que os elementos indutivos dessa fixao tenham sido apurados diretamente pelo Fisco. Art. 26 - Os lanamentos efetuados de ofcio, ou decorrentes de arbitramento, somente podero ser revistos em face da supervenincia de prova irrecusvel que modifique a base de clculo utilizada no lanamento anterior. Art. 27 - facultado fiscalizao o arbitramento de bases tributrias quando ocorrer sonegao de elementos indispensveis ao lanamento. Art. 28 - O Municpio poder instituir livros, documentos e registros obrigatrios de tributos municipais, a fim de apurar os seus fatos geradores e bases de clculo.
o o

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Art. 29 - Independentemente do controle de que trata o artigo anterior, poder ser adotada a apurao ou verificao diria no prprio local de atividade, durante determinado perodo, quando houver dvida sobre a exatido do que for declarado para efeito dos impostos de competncia do Municpio. Art. 30 - O movimento econmico, bem como outros fatos geradores de tributos, sero apurados em face dos livros e registros fiscais estabelecidos pela Unio e pelo Estado.

CAPTULO VII Da Cobrana e do Recolhimento dos Tributos Art. 31 - A cobrana dos tributos far-se-: I - pela rede bancria autorizada; II - por procedimento amigvel; III - mediante ao executiva amigvel ou judicial. 1 - A cobrana para pagamento na rede bancria autorizada far-se- pela forma e nos prazos estabelecidos neste Cdigo, nas leis e pelos regulamentos fiscais. 2 - Fica o Executivo autorizado a proceder compensao de crditos tributrios com crditos lquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica Municipal, respeitadas as disposies contidas neste Cdigo. 3 - Visando extino do crdito tributrio, objeto dos processos administrativos ou judiciais envolvendo o Municpio e empresas prestadoras de servios, podero ser celebradas transaes atravs de prestao de servios para preveno ou terminao dos litgios que contenham questes relativas a tributos municipais. 4 - Os crditos tributrios a que se referem os 2 e 3 abrangem, alm do valor original do tributo devido, os respectivos encargos correo monetria, multas e juros de mora decorrentes do seu inadimplemento. 5 - Em caso de crditos tributrios ajuizados, a compensao no alcana custas judiciais e honorrios advocatcios e de perito. 6 - Fica o Executivo autorizado a proceder compensao de crditos deste Municpio com o Estado e a Unio e suas entidades fundacionais, autrquicas e paraestatais, nos casos de encontro de contas entre a Administrao Municipal e os respectivos devedores. Art. 32 - O recolhimento de Tributos Municipais, aps o vencimento, sujeita-se incidncia de: I - juros de mora de 1% (um por cento) ao ms ou frao, contados da data do vencimento; II - correo monetria, com base no IGP-M da FGV, ou qualquer outro dispositivo que venha a substitu-lo; III - multa moratria: 1) em se tratando de recolhimento espontneo: a) 5% (cinco por cento) do valor corrigido dos tributos, se recolhido dentro do prazo de 30 (trinta) dias, contados da data do vencimento; b) 10% (dez por cento) do valor corrigido dos tributos, se recolhido aps 31 (trinta e um) dias, at 90 (noventa) dias, contados da data do vencimento; c)15% (quinze por cento) do valor corrigido dos tributos, se recolhido aps 91 (noventa e um) dias, contados da data do vencimento; 2) havendo ao fiscal: a) 30% (trinta por cento) do valor corrigido do tributo, com a reduo para 20% (vinte por cento), se recolhido dentro de (vinte) dias regulamentares do recebimento do auto de infrao, para os contribuintes inscritos no Cadastro Fiscal Prefeitura; b) 60% (sessenta por cento) do valor corrigido do tributo, com reduo para 30% (trinta por cento), se recolhido dentro de (vinte) dias regulamentares do recebimento do auto de infrao para os contribuintes no inscritos no Cadastro Fiscal Prefeitura. Art. 33 - A multa pela emisso de documento inidneo ser de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor atualizado do tributo. Art. 34 - Nenhum recolhimento de tributo ser efetuado sem que se expea a competente guia, conhecimento ou qualquer outro documento equivalente. Art. 35 - Nos casos de expedio fraudulenta de guias, conhecimentos ou qualquer outro documento equivalente, respondero, cvil, criminal e administrativamente os servidores que houverem subscrito ou fornecido. Art. 36 - Pela cobrana a menor de tributo responde, perante a Fazenda Municipal, solidariamente, o servidor culpado, cabendo-lhe direito regressivo contra o contribuinte. Art. 37 - No se proceder contra o contribuinte ou o servidor que tenha agido ou pago tributo de acordo com deciso administrativa ou judicial transitada em julgado, mesmo que, posteriormente, venha a ser modificada a jurisprudncia. 20 da 20 da

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Art. 38 - O executivo poder contratar com estabelecimento de crdito com sede, agncia ou escritrio no Municpio, o recebimento de tributos, segundo normas especiais baixadas para esse fim.

CAPTULO VIII Da Restituio Art. 39 - O contribuinte tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do tributo, seja qual for a modalidade de seu pagamento, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior que o devido em face deste Cdigo, ou da natureza ou das circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na identificao do contribuinte, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do tributo, ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, anulao, revogao ou resciso de deciso condenatria transitada em julgado. Art. 40 - A restituio total ou parcial de tributos abranger tambm, na mesma proporo, os juros de mora e as penalidades pecunirias, salvo as referentes a infraes de carter formal, que no se devam reputar prejudicadas pela causa assecuratria da restituio. Art. 41 - O direito de pleitar a restituio extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contados: I - nas hipteses previstas nos incisos I e II do Art. 39, da data de extino do crdito tributrio; II - na hiptese prevista no inciso III do Art. 39 da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa, ou transitar em julgado a deciso judicial que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. Art. 42 - Quando se tratar de tributos e multas indevidamente arrecadados, por motivo de erro cometido pelo Fisco, ou pelo contribuinte, regularmente apurado, a restituio ser feita de ofcio, mediante determinao do Prefeito em representao formulada pelo rgo fazendrio e devidamente processada. Art. 43 - O pedido de restituio ser indeferido se o requerente criar qualquer obstculo ao exame de sua escrita ou de documentos fiscais, quando isso se torne necessrio verificao da procedncia da medida, a juzo da administrao. Art. 44 - Os processos de restituio sero obrigatoriamente examinados, antes de receberem despacho pela repartio que houver arrecadado os tributos e multas reclamados.

CAPTULO IX Da Prescrio Art. 45 - O direito de proceder ao lanamento de tributo, assim como sua reviso, prescreve em 5 (cinco) anos, a contar do ltimo dia do ano em que se tornarem devidos. Pargrafo nico - O decurso do prazo, estabelecido pelo artigo, interrompe-se pela notificao ao contribuinte de qualquer medida preparatria indispensvel ao lanamento ou sua reviso, comeando de novo a correr da data em que se operou a notificao. Art. 46 - As dvidas provenientes de tributos prescrevem em 5 (cinco) anos, a contar do trmino do exerccio dentro do qual aqueles que se tornarem devidos. Art. 47 - Interrompe-se a prescrio da dvida fiscal: I - por qualquer intimao ou notificao feita ao contribuinte, por repartio ou funcionrio fiscal, para pagar a dvida; II - pela concesso de prazos especiais para esse fim; III - pelo despacho que ordenou a citao judicial do responsvel para efetuar o pagamento; IV - pela apresentao do documento comprobatrio da dvida, em juzo de inventrio ou concurso de credores. Art. 48 - Cessa em 5 (cinco) anos o poder de aplicar ou de cobrar multas por infrao a este Cdigo.

CAPTULO X Das Imunidades e Isenes Art. 49 - Os impostos municipais no incidem sobre: I - o patrimnio, a renda ou os servios da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e de outros Municpios; II - templos de qualquer culto e imveis (terrenos) ainda no construdos; III - patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao ou assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei; IV livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso. 1 - O disposto no inciso I deste artigo extensivo s autarquias e s fundaes, institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. 2 - As redaes do inciso I e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. 3 - As redaes expressas nos incisos II e III, compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. Art. 50 - Qualquer subsdio ou iseno, reduo de base de clculo, concesso de crdito presumido, anistia ou remisso, relativos a impostos, taxas ou contribuies, s poder ser concedido mediante lei especfica municipal, que regule exclusivamente as matrias acima enumeradas ou o correspondente tributo ou contribuio. 1 - O descrito no caput apoiar-se- sempre em fortes razes de ordem pblica ou de interesse do Municpio, no poder ter carter pessoal e depender de lei aprovada por 2/3 (dois teros) dos membros da Cmara de Vereadores. 2 - Entende-se como favor pessoal no permitido, as concesses e lei descritas no caput deste artigo a determinada pessoa fsica ou jurdica. 3 - As isenes esto condicionadas renovao anual e sero reconhecidas por ato do Prefeito, sempre a requerimento do interessado. Art. 51 - Verificada, a qualquer tempo, a inobservncia das formalidades exigidas para a concesso ou o desaparecimento das condies que a motivarem, ser a iseno obrigatoriamente cancelada. Art. 52 - As imunidades e isenes no abrangem as taxas e a contribuio de melhoria, salvo as excees expressamente estabelecidas neste Cdigo.
o

CAPTULO XI Da Dvida Ativa Art. 53 - Os impostos, taxas, contribuies, multas em geral e outras rendas, no arrecadadas dentro do exerccio a que se referirem ou nos prazos previstos em lei ou regulamento, constituem a Dvida Ativa do Municpio. 1 - A inscrio far-se-, aps o exerccio, quando se tratar de tributos lanados por exerccio e, nos demais casos, a inscrio ser feita aps o vencimento dos prazos previstos, em lei ou regulamento, para pagamento. 2 - A inscrio do dbito no poder ser feita na Dvida Ativa, enquanto no forem decididos definitivamente a reclamao, o recurso ou pedido de reconsiderao. Art. 54 - Para todos os efeitos legais, considera-se como inscrita a dvida registrada em livros especiais ou documentos equivalentes na repartio competente da Prefeitura. Art. 55 - Encerrado o exerccio financeiro, a repartio competente providenciar, imediatamente, a inscrio dos dbitos fiscais por contribuinte, dos tributos lanados anualmente. Pargrafo nico - Independentemente, porm, do trmino do exerccio financeiro, os dbitos fiscais no pagos em tempo hbil podero ser inscritos nos livros especiais ou documentos equivalentes da Dvida Ativa Municipal. Art. 56 - A Dvida Ativa ser cobrada por procedimento amigvel ou judicial. 1o - Feita a inscrio, a respectiva certido dever ser imediatamente enviada ao rgo encarregado da cobrana judicial, para que o dbito seja ajuizado no menor tempo possvel. 2 - Enquanto no houver o ajuizamento, o rgo encarregado da cobrana promover pelos meios ao seu alcance a cobrana amigvel do dbito. 3 - As dvidas relativas ao mesmo devedor, quando conexas ou conseqentes, podero ser acumuladas em uma s ao. Art. 57 - O Termo de Inscrio da Dvida Ativa, autenticado pela autoridade competente, indicar, obrigatoriamente: I - o nome do devedor e, sendo o caso, o dos co-responsveis, bem como, sempre que possvel, o domiclio ou a residncia de um ou de outros; II - a quantia devida e a maneira de calcular os juros de mora acrescidos; III - a origem e a natureza do crdito, mencionada especificamente a disposio da lei em que seja fundado; IV - a data em que foi inscrita; V - o nmero do processo administrativo de que se originar o crdito, sendo o caso. Pargrafo nico - A certido conter, alm dos requisitos deste artigo, a indicao do livro e da folha de inscrio. Art. 58 - Sero cancelados, mediante despacho do Prefeito, os dbitos fiscais: I - legalmente prescritos; II - de contribuintes que hajam falecido sem deixar bens que exprimam valor.
o o o o

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Pargrafo nico - O cancelamento ser determinado de ofcio ou a requerimento de pessoa interessada, desde que fiquem provadas a morte do devedor e a inexistncia de bens, ouvidos os rgos fazendrio e jurdico da Prefeitura. Art. 59 - O recebimento de dbitos fiscais constantes de certides j encaminhadas para cobrana executiva ser feito exclusivamente vista de guia em duas vias, expedida pelo rgo competente. Pargrafo nico - A partir da data do recebimento do aviso de dbito ou de notificao equivalente, comear a fluir o prazo de 15 (quinze) dias para a cobrana por procedimento amigvel. Decorrido esse prazo, ajuizar-se- a competente ao executiva. Art. 60 - As guias de arrecadao contero: I - o nome do devedor e seu endereo; II - o nmero de inscrio da dvida; III - a importncia total do dbito e o exerccio ou pedido a que se refere; IV - a multa, os juros de mora e a correo monetria a que estiver sujeito o dbito. Art. 61 - Ressalvados os casos de autorizao legislativa, no se efetuar o recebimento de dbitos fiscais inscritos na dvida ativa com dispensa da multa, dos juros de mora e/ou da correo monetria. Pargrafo nico - Verificada, a qualquer tempo, a inobservncia do disposto neste artigo, o servidor responsvel obrigado, alm da pena disciplinar a que estiver sujeito, a recolher aos cofres do Municpio o valor da multa, dos juros de mora e/ou da correo monetria que houver dispensado, sem prejuzo de procedimento criminal cabvel. Art. 62 - O disposto no artigo anterior se aplica, tambm, ao servidor que reduzir graciosa, ilegal ou irregularmente, o montante de qualquer dbito fiscal inscrito na dvida ativa, com ou sem autorizao superior. Art. 63 - solidariamente responsvel com o servidor, quanto reposio das quantias relativas reduo, multa, aos juros de mora e correo mencionados nos dois artigos anteriores, a autoridade superior que autorizar ou determinar aquelas concesses, salvo se o fizer em cumprimento de Mandado Judicial, sem prejuzo de procedimento criminal cabvel. Art. 64 - Encaminhada a Certido da Dvida Ativa para cobrana executiva, cessar a competncia do rgo fazendrio para agir ou decidir quanto a ela, cumprindo-lhe, entretanto, prestar as informaes solicitadas pelo rgo encarregado da execuo e pelas autoridades judicirias.

CAPTULO XII Das Penalidades SEO 1 Disposies Gerais Art. 65 - Sem prejuzo das disposies relativas a infraes e penas constantes de outras leis, as infraes a este Cdigo sero punidas com as seguintes penas: I - multa; II - proibio de transacionar com as reparties municipais; III - sujeio a regime especial de fiscalizao; IV - suspenso ou cancelamento de iseno de tributos por um exerccio e, definitivamente, no caso de reincidncia. Art. 66 - A aplicao da penalidade de qualquer natureza, de carter civil, criminal ou administrativo e o seu cumprimento, em caso algum, dispensa o pagamento do tributo devido e das multas, da correo monetria e dos juros de mora. Art. 67 - No se proceder contra servidor ou contribuinte que tenha agido ou pago tributo de acordo com interpretao fiscal, constante de deciso de qualquer instncia administrativa, mesmo que, posteriormente, venha a ser modificada essa interpretao. Art. 68 - A omisso do pagamento de tributo e a fraude fiscal sero apurados mediante representao, intimao, auto de infrao ou qualquer outro meio, nos termos da lei. 1 - Dar-se- por comprovada a fraude fiscal quando o contribuinte no dispuser de elementos convincentes em razo dos quais se possa admitir ter sido involuntria, a omisso do pagamento. 2 - Em qualquer caso, considerar-se- como fraude a reincidncia na omisso de que trata este artigo. 3 - Conceitua-se tambm como fraude o no pagamento do tributo, tempestivamente, quando o contribuinte o deva recolher a seu prprio requerimento, formulado este antes de qualquer diligncia fiscal e desde que a negligncia perdure aps decorridos 8 (oito) dias, contados da data de entrada desse requerimento na repartio arrecadadora competente. Art. 69 - A co-autoria e a cumplicidade, nas infraes ou tentativas de infrao aos dispositivos deste Cdigo, implica aos que as praticarem em responderem solidariamente com os autores pelo pagamento do tributo devido, ficando sujeitos s penas fiscais impostas a estes. Art. 70 - Apurando-se no mesmo processo, infrao de mais de uma disposio deste Cdigo pela mesma pessoa, ser aplicada somente a pena correspondente infrao mais grave.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

Art. 71 - Apurada a responsabilidade de diversas pessoas no vinculadas por co-autoria ou cumplicidade, impor-se- a cada uma delas a pena relativa infrao que houver cometido. Art. 72 - A sano s infraes das normas estabelecidas neste Cdigo ser, no caso de reincidncia, agravada de 30% (trinta por cento). Pargrafo nico - Considera-se reincidncia a repetio da infrao de um mesmo dispositivo pela mesma pessoa fsica ou jurdica, depois de transitada em julgado, administrativamente, a deciso condenatria referente infrao anterior. Art. 73 - A aplicao de penalidade pecuniria no constituir prejuzo instaurao de procedimento criminal, no que couber. SEO 2 Das Multas Art. 74 - passvel de multa no valor de R$ 100,00 (cem reais), o contribuinte que: I - iniciar atividade ou praticar ato sujeito taxa de licena, antes da concesso desta; II - deixar de fazer a inscrio no Cadastro de Contribuintes da Prefeitura, de seus bens ou atividades sujeitos tributao municipal; III - apresentar ficha de inscrio cadastral, livros, documentos ou declaraes relativas aos bens e atividades sujeitos tributao municipal, com omisses ou dados inverdicos; IV - deixar de comunicar, dentro dos prazos previstos, as alteraes ou baixas que impliquem em modificao ou extino de fatos anteriormente gravados; V - deixar de apresentar, dentro dos respectivos prazos, os elementos bsicos identificao ou caracterizao de fatos geradores ou base de clculo dos tributos municipais; VI - deixar de remeter Repartio Fiscal da Prefeitura, em sendo obrigado a faz-lo, documento exigido por lei ou regulamento fiscal; VII - negar-se a exibir livros e documentos da escriturao fiscal que interessar fiscalizao. Art. 75 - passvel de multa no valor de R$160,00 (cento e sessenta reais), o contribuinte ou responsvel que: I - apresentar ficha de inscrio ou documento equivalente fora do prazo legal ou regulamentar; II - negar-se a prestar informaes ou, por qualquer outro modo, tentar embaraar, iludir, dificultar ou impedir a ao dos agentes do Fisco a servio dos interesses da Fazenda Pblica Municipal; III - deixar de cumprir qualquer outra obrigao acessria estabelecida neste Cdigo ou em Regulamento a ele referente. Art. 76 - As multas de que tratam os artigos anteriores sero aplicadas, sem prejuzo de outras penalidades, por motivo de fraude ou sonegao de tributos. Art. 77 - Sero punidos com: I - multa de 50% (cinqenta por cento) do tributo, nunca inferior a R$100,00 (cem reais), os contribuintes que cometerem infrao capaz de elidir o pagamento do tributo, no todo ou em parte, uma vez regularmente apurada a falta e se no ficar provada a existncia de artifcio doloso ou intuito de fraude; II - multa de 70% (setenta por cento) do tributo, nunca inferior a R$100,00 (cem reais), os contribuintes que sonegarem por qualquer forma, tributos devidos, se apurada a existncia de artifcio doloso ou intuito de fraude; III - multa de R$150,00 (cento e cinqenta reais) quando: a) viciarem ou falsificarem documentos ou escriturao de seus livros fiscais e comerciais ou equivalentes, para iludir a fiscalizao ou fugir ao pagamento do tributo; b) instrurem pedidos de iseno ou reduo de imposto, taxa ou contribuio de melhoria, com documento falso ou que contenha falsidade. 1 - As penalidades a que se refere o inciso III sero aplicadas nas hipteses em que no se puder efetuar o clculo pela forma dos incisos I e II. 2 - Considera-se consumada a fraude fiscal, nos casos do inciso III, mesmo antes de vencidos os prazos de cumprimento das obrigaes tributrias. 3 - Salvo prova em contrrio, presume-se a configurao do dolo em qualquer das seguintes circunstncias ou em outras anlogas: a) contradio evidente entre os livros e documentos da escriturao fiscal e os elementos das declaraes e guias apresentadas s reparties municipais;

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

b) manifesto desacordo entre os preceitos legais e regulamentares no tocante s obrigaes tributrias e a sua aplicao por parte do contribuinte ou responsvel; c) remessa de informes e comunicaes falsas ao Fisco com respeito aos fatos geradores e base de clculo de obrigaes tributrias; d) omisso de lanamento nos livros, fichas, declaraes, documentos equivalentes ou guias, de bens e atividades que constituam fatos geradores de obrigaes tributrias.

SEO 3 Da Proibio de Transacionar com as Reparties Municipais Art. 78 - Os contribuintes que estiverem em dbito de qualquer natureza, no podero receber quaisquer quantias ou crditos que tiverem com a Prefeitura, participar de concorrncias, coleta, tomada de preos ou qualquer modalidade de licitao, celebrar contratos ou termos de qualquer natureza, ou transacionar a qualquer ttulo com a administrao do Municpio. 1 - A transao a qualquer ttulo a que se refere o caput deste artigo est relacionada a requerimentos de: I - Autorizao de Impresso de Documentos Fiscais AIDF; II - Revalidao de Notas Fiscais ou Bloco de Notas vencidos; III - Certido Negativa de Dbitos Fiscais e/ou Tributrios; IV - Renovao do Alvar de Licena para Localizao e Funcionamento dos contribuintes cuja atividade esteja elencada no 1, incisos I, II e III do artigo 235 deste Cdigo; V - Quaisquer outros documentos inerentes repartio municipal. 2 - A proibio a que se refere este artigo no se aplicar quando, sobre o dbito, houver recurso administrativo ainda no decidido definitivamente.

SEO 4 Da Sujeio a Regime Especial e Fiscalizao Art. 79 - O contribuinte que houver cometido infrao punida em grau mximo, ou reincidir na violao das normas estabelecidas neste Cdigo e em outras leis e regulamentos municipais, poder ser submetido a regime especial de fiscalizao. Art. 80 - O regime especial de fiscalizao de que trata este captulo ser definido em regulamento.

SEO 5 Da Suspenso ou Cancelamento de Isenes Art. 81 - Todas as pessoas fsicas ou jurdicas que gozarem de iseno de tributos municipais e infringirem disposies deste Cdigo, ficaro privadas da concesso, por um exerccio e, definitivamente, no caso de reincidncia. Pargrafo nico - As penas previstas neste artigo sero aplicadas em face de representao nesse sentido, devidamente comprovada, feitas em processo prprio, depois de aberta defesa ao interessado, nos prazos legais.

SEO 6 Das Penalidades Funcionais Art. 82 - Sero punidos com multa equivalente at o mximo de 10 (dez) dias do respectivo vencimento ou remunerao: I - os funcionrios que se negarem a prestar assistncia ao contribuinte, quando for por este solicitado na forma deste Cdigo; II - os agentes fiscais que por negligncia ou m f lavrarem autos sem obedincia aos requisitos legais de forma a lhes acarretar nulidade. Art. 83 - As multas sero impostas pelo Prefeito, mediante representao da autoridade fazendria competente, se de outro modo no dispuser o Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais. Art. 84 - O pagamento da multa decorrente de processo administrativo se tornar exigvel depois de transitada em julgado a deciso que a imps.

TTULO II Do Processo Fiscal

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

10

CAPTULO I Das Medidas Preliminares e Incidentes SEO 1 Dos Termos de Fiscalizao Art. 85 - A autoridade ou o funcionrio fiscal que presidir ou proceder a exames e diligncias, far ou lavrar, sob sua assinatura, Termos de Incio de Ao Fiscal TIAF, de Intimao TI ou de Verificao Fiscal TVF, circunstanciados do que apurar, dos quais constaro, alm do mais que possa interessar, as datas iniciais e finais do perodo fiscalizado, a relao dos livros e documentos examinados e prazo para cumprimento dos mesmos. 1 - Os termos sero lavrados no estabelecimento ou local onde se verificar a fiscalizao ou a constatao da infrao ainda que a no resida o fiscalizado ou infrator, e podero ser datilografados, digitados ou impressos em relao s palavras rituais, devendo os claros serem preenchidos mo e inutilizadas as entrelinhas em branco. 2 - Da lavratura dos Termos de Incio de Ao Fiscal TIAF ou de Intimao TI, ser intimado o infrator: I - pessoalmente, sempre que possvel, mediante entrega de cpia do termo ao intimado, seu representante ou preposto, contra recibo datado no original; II - por carta, acompanhada de cpia do termo, com Aviso de Recebimento (AR) datado e firmado pelo destinatrio ou algum de seu domiclio; III - por edital, com prazo de 30 (trinta) dias, se desconhecido o domiclio fiscal do infrator. 3 - A recusa do recibo, que ser declarada pela autoridade, no beneficia o fiscalizado ou infrator, nem o prejudica. 4 - Os dispositivos do pargrafo anterior so aplicveis, extensivamente, aos fiscalizados e infratores, analfabetos ou impossibilitados de assinar o documento de fiscalizao ou infrao, mediante declarao da autoridade fiscal, ressalvadas as hipteses dos incapazes, definidos pela lei civil. 5 - O prazo previsto no caput deste artigo, nos casos do TIAF e TI, no poder exceder a 15 (quinze) dias, podendo ser prorrogado uma vez por igual perodo anteriormente concedido. 6 - A intimao presume-se feita: I - quando pessoal, na data do recibo; II - quando por carta, na data do retorno do recibo, e se for esta omitida, 15 (quinze) dias aps a entrega da carta no Correio; III - quando por edital, no termo do prazo, contado este da data da afixao ou da publicao.

SEO 2 Da Apreenso de Bens e Documentos Art. 86 - Podero ser apreendidas as coisas mveis, inclusive mercadorias e documentos, existentes em estabelecimento comercial, industrial, agrcola ou profissional, do contribuinte, responsvel ou de terceiros, ou em outros lugares ou em trnsito, que constituam prova material de infrao tributria, estabelecidas neste Cdigo, em Lei ou Regulamento. Pargrafo nico - Havendo prova, ou fundada suspeita, de que as coisas se encontram em residncia particular ou lugar utilizado como moradia, sero promovidas a busca e apreenso via judicial, sem prejuzo das medidas necessrias para evitar a remoo clandestina. Art. 87 - Da apreenso lavrar-se- auto, com os elementos do auto de infrao, observando-se, no que couber, o disposto no artigo 94 deste Cdigo. Pargrafo nico - O auto de apreenso conter a descrio das coisas ou dos documentos apreendidos, a indicao do lugar onde ficarem depositados e a assinatura do depositrio, o qual ser designado pelo autuante, podendo a designao recair no prprio detentor, se for idneo, a juzo do autuante. Art. 88 - Os documentos apreendidos podero, a requerimento do autuado, ser-lhe devolvidos, ficando no processo cpia do inteiro teor ou da parte que deva fazer prova, caso o original no seja indispensvel a esse fim. Art. 89 - As coisas apreendidas sero restitudas, a requerimento, mediante depsito das quantias exigveis, cuja importncia ser arbitrada pela autoridade competente, ficando retidos, at deciso final, os espcimes necessrios prova. Pargrafo nico - Em relao matria deste artigo, aplica-se no que couber, o disposto nos artigos 118 a 120 deste Cdigo. Art. 90 - Se o autuado no provar o preenchimento das exigncias legais para liberao dos bens apreendidos, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da apreenso, sero os bens levados hasta pblica ou leilo. 1 - Quando a apreenso recair em bens de fcil deteriorao, a hasta pblica ou leilo poder realizar-se a partir do prprio dia da apreenso. 2 - Apurando-se, na venda, importncia superior ao tributo e multa devidos, ser o autuado notificado, no prazo de 5 (cinco) dias, para receber o excedente, se j no houver comparecido para faz-lo.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

11

3 - Decorrido o prazo de prescrio previsto no Cdigo Civil, o saldo ser convertido em renda eventual.

SEO 3 Da Representao Art. 91 - Quando incompetente para autuar, o agente da Fazenda Pblica Municipal deve, e qualquer pessoa pode , representar contra toda ao ou omisso contrria s disposies deste Cdigo ou de outras Leis e Regulamentos fiscais. Art. 92 - A representao far-se- em petio assinada e mencionar, em letra legvel, o nome, a profisso e o endereo de seu autor, ser acompanhada de provas ou indicar os elementos desta e mencionar os meios ou as circunstncias em razo dos quais se tornou conhecida a infrao. Pargrafo nico - No se admitir representao feita por quem haja sido scio, diretor, preposto ou empregado do contribuinte, quando relativa a fatos anteriores data em que tenham perdido essa qualidade. Art. 93 - Recebida a representao, a autoridade competente providenciar, imediatamente, as diligncias para verificar a respectiva veracidade e, conforme couber, autu-lo- ou arquivar a representao.

CAPTULO II Dos Atos Iniciais SEO 1 Do Auto de Infrao Art. 94 - O auto de infrao, lavrado com preciso e clareza, sem entrelinhas, emendas ou rasuras, dever: I - mencionar o local e o dia da lavratura; II - informar o nome do infrator e das testemunhas, se houver; III - descrever o fato que constitui a infrao e as circunstncias pertinentes, indicar o dispositivo legal ou regulamentar violado e fazer referncia ao termo de fiscalizao em que se consignou a infrao, quando for o caso; IV - conter a intimao ao infrator para pagar os tributos e multas devidos ou apresentar defesa e provas nos prazos previstos. 1 - As omisses ou incorrees do auto no acarretaro nulidade, quando do processo constarem elementos suficientes para a determinao da infrao e do infrator. 2 - A assinatura no constitui formalidade essencial validade do auto, no implica em confisso, nem a recusa agravar a pena. 3 - Se o infrator, ou quem o represente, no puder ou no quiser assinar o auto, far-se- meno dessa circunstncia. Art. 95 - O auto de infrao poder ser lavrado cumulativamente com o de apreenso, e ento conter tambm, os elementos deste (artigo 87 e pargrafo nico). Art. 96 - Da lavratura do auto ser intimado o infrator: I - pessoalmente, sempre que possvel, mediante entrega de cpia do auto ao autuado, seu representante ou preposto, contra recibo datado no original; II - por carta, acompanhada de cpia do auto, com Aviso de Recebimento (AR) datado e firmado pelo destinatrio ou algum de seu domiclio, domiclio fiscal ou estabelecimento; III - por edital, com prazo de 30 (trinta) dias, se desconhecido o seu domiclio, o domiclio fiscal ou estabelecimento do infrator. Art. 97 - A intimao presume-se feita de acordo com o descrito no 6 do artigo 85. Art. 98 - As intimaes subsequentes inicial far-se-o pessoalmente, caso que sero certificadas no processo, ou por carta ou edital, conforme as circunstncias, observado o disposto no 6 do artigo 85 deste Cdigo.

SEO 2 Das Reclamaes Contra Lanamento Art. 99 - O contribuinte que no concordar com o lanamento poder reclamar no prazo de 20 (vinte) dias, contados da publicao no rgo oficial, ou da afixao do edital, ou do recebimento do aviso, ou Auto de Infrao. Art. 100 - A reclamao contra lanamento far-se- por petio, facultada a juntada de documentos. Art. 101 - cabvel a reclamao, por parte de qualquer pessoa, contra a omisso ou excluso do lanamento. Art. 102 - A reclamao contra lanamento ter efeito suspensivo da cobrana dos tributos lanados.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

12

CAPTULO III Da Defesa Art. 103 - O autuado ter o prazo de 20 (vinte) dias, contados da intimao, para apresentar defesa ou recolher o dbito. Art. 104 - A defesa do autuado ser apresentada por petio repartio por onde tramita o processo, contra recibo. Apresentada a defesa, ter o autuante o prazo de 20 (vinte) dias para impugn-la, o que far na forma dos artigos seguintes. Art. 105 - Na defesa, o autuado alegar toda a matria que entender til, indicar e requerer as provas que pretenda produzir, juntar logo as que constarem de documentos e, sendo o caso, arrolar testemunhas, at o mximo de 3 (trs). Art. 106 - Nos processos iniciados mediante reclamao contra lanamento, ser dada vista a funcionrio da repartio competente para aquela operao, a fim de prestar informao, no prazo de 20 (vinte) dias, contados da data em que receber o processo.

CAPTULO IV Das Provas Art. 107 - Findos os prazos a que se referem os artigos 103 e 104 deste Cdigo, o dirigente da repartio responsvel pelo lanamento poder deferir, no prazo de 10 (dez) dias, a produo das provas, desde que no sejam manifestamente inteis ou protelatrias, ordenar produo de outras que entender necessrias e fixar o prazo, no superior a 30 (trinta) dias, para que uma e outra sejam produzidas. Art. 108 - As percias deferidas competiro ao perito designado pela autoridade competente, na forma do artigo anterior, quando requeridas pelo autuante, ou nas reclamaes contra lanamentos pelo funcionrio da Fazenda, ou quando ordenada de ofcio. Pargrafo nico - facultado ao autuado apresentar assistente tcnico para acompanhar as diligncias. Art. 109 - Ao autuante e ao autuado ser permitido, sucessivamente, reinquirir as testemunhas; do mesmo modo, ao reclamante e ao impugnante, nas reclamaes contra lanamento. Art. 110 - O autuante e o reclamante podero participar das diligncias, e as alegaes que tiverem sero juntadas ao processo ou constaro do Termo de Diligncia, para serem apreciadas no julgamento. Art. 111 - No se admitir prova fundada em depoimento pessoal de funcionrios municipais ou representantes da Fazenda Pblica Municipal. Pargrafo nico - O exame de livros ou arquivos das reparties municipais s poder ser feito dentro da unidade administrativa a que pertencerem.

CAPTULO V Da Deciso em Primeira Instncia Art. 112 - Findo o prazo para a produo de provas, ou perempto o direito de apresentar a defesa, o processo ser presente autoridade julgadora, representada pelo Secretrio Municipal da Fazenda, que proferir deciso, no prazo de 10 (dez) dias. 1 - Se entender necessrio, a autoridade poder, no prazo deste artigo, a requerimento da parte ou de ofcio, dar vistas sucessivamente, ao autuado e ao autuante, ou ao reclamante e ao impugnante, por 5 (cinco) dias a cada um, para alegaes finais. 2 - Verificada a hiptese do pargrafo anterior, a autoridade ter novo prazo de 10 (dez) dias, para proferir deciso. 3 - A autoridade no fica adstrita s alegaes das partes, devendo julgar de acordo com sua convico, em face das provas produzidas no processo. 4 - Se no se considerar habilitada a decidir, a autoridade poder converter o julgamento em diligncia e determinar a produo de novas provas, observando o disposto no Captulo IV e prosseguindo-se na forma deste Captulo, na parte aplicvel. Art. 113 - A deciso, redigida com simplicidade e clareza, concluir pela procedncia ou improcedncia do auto de infrao ou da reclamao contra lanamento, definindo expressamente os seus efeitos num e noutro caso. Art. 114 - No sendo proferida deciso, no prazo legal, nem convertido o julgamento em diligncia, poder a parte interpor Recurso Voluntrio, como se fora julgado procedente o auto de infrao ou improcedente a reclamao contra o lanamento, cessando, com a interposio do recurso, a jurisdio da autoridade de primeira instncia.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

13

CAPTULO VI Dos Recursos SEO 1 Do Recurso Voluntrio Art. 115 - Da deciso de primeira instncia, caber Recurso Voluntrio para o Prefeito, interposto no prazo de 20 (vinte) dias, contados da data da cincia da deciso, pelo autuado ou reclamante, nas reclamaes contra lanamento. Art. 116 - vedado reunir em uma s petio recursos referentes a mais de uma deciso, ainda que versem sobre o mesmo assunto e alcancem o mesmo contribuinte, salvo quando proferidas em um nico processo fiscal. Art. 117 - Nenhum Recurso Voluntrio interposto pelo autuado ou reclamante ser encaminhado ao Prefeito, sem o prvio depsito de metade das quantias exigidas, extinguindo-se o direito do recorrente que no efetuar o depsito no prazo legal. Pargrafo nico - So dispensados de depsito os servidores pblicos que recorrerem de multas impostas com fundamento no art. 82 deste Cdigo. Art. 118 - Quando a importncia total do litgio exceder a R$400,00 (quatrocentos reais), se permitir a prestao de fiana para interposio do recurso voluntrio, requerida no prazo a que se refere o art. 115 deste Cdigo. 1 - A fiana prestar-se- mediante indicao de fiador idneo, a juzo da Administrao, ou pela cauo de ttulos da dvida pblica. 2 - Ficar anexado ao processo o requerimento que indicar fiador, com a expressa aquiescncia deste e, se for casado, tambm de seu cnjuge, sob pena de indeferimento. 3 - A fiana mediante cauo far-se- no valor dos tributos e multas exigidos e pela cotao dos ttulos no mercado, devendo o recorrente declarar no requerimento que se obriga a efetuar o pagamento do remanescente da dvida, no prazo de 8 (oito) dias, contados da notificao, se o produto da venda dos ttulos no for suficiente para a liquidao do dbito. Art. 119 - Julgado inidneo o fiador, poder o recorrente, depois de intimado e dentro do prazo igual ao que restava quando protocolado o requerimento de prestao de fiana, oferecer outro fiador, indicando os elementos comprobatrios da idoneidade do mesmo. Pargrafo nico - No se admitir como fiador o scio solidrio, quotista ou comandatrio da recorrente, nem o devedor da Fazenda Municipal. Art. 120 - Recusados dois fiadores, ser o recorrente intimado a efetuar o depsito, dentro de 5 (cinco) dias ou de prazo igual ao que lhe restava, quando protocolado o segundo requerimento de prestao de fiana, se este prazo for maior.

SEO 2 Do Recurso de Ofcio Art. 121 - Das decises de primeira instncia, contrrias, no todo ou em parte, Fazenda Municipal, inclusive por desclassificao da infrao, ser obrigatoriamente interposto Recurso de Ofcio ao Prefeito, com efeito suspensivo, sempre que a importncia em litgio exceder a R$2.000,00 (dois mil reais). Pargrafo nico - Se a autoridade julgadora deixar de recorrer de ofcio, quando couber a medida, cumpre ao funcionrio que subscreveu a inicial do processo, ou que do fato tomar conhecimento, interpor recurso, em petio encaminhada por intermdio daquela autoridade. CAPTULO VII Da Execuo das Decises Fiscais Art. 122 - As decises definitivas sero cumpridas: I - pela intimao do contribuinte e, quando for o caso, tambm, o seu fiador, para, no prazo de 10 (dez) dias, satisfazerem ao pagamento do valor da condenao e, em consequncia, receberem os ttulos depositados ou documentos equivalentes; II - pela intimao do contribuinte para vir receber importncia recolhida indevidamente como tributo ou multa; III - pela intimao do contribuinte para vir receber ou, quando for o caso, pagar, no prazo de 10 (dez) dias, a diferena entre o valor da condenao e a importncia depositada em garantia da instncia; IV - pela intimao do contribuinte para vir receber ou, quando for o caso, pagar, no prazo de 10 (dez) dias, a diferena entre o valor da condenao e o produto da venda de ttulos caucionados, quando no satisfeito o pagamento no prazo legal; V - pela liberao das mercadorias apreendidas e depositadas, ou pela restituio do produto de sua venda, se houver ocorrido alienao, com fundamento no art. 90 e seus pargrafos deste Cdigo;

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

14

VI - pela imediata inscrio, como dvida ativa, e remessa da Certido para cobrana executiva dos dbitos a que se referem os incisos I, III, IV, se no satisfeitos no prazo estabelecido. Art. 123 - A venda de ttulos da dvida pblica aceitos em cauo, no se realizar abaixo da cotao e, deduzidas as despesas legais da venda, inclusive taxa oficial de corretagem, proceder-se- em tudo o que couber, de acordo com o art. 122, inciso IV, e com o 3 do art. 118 deste Cdigo.

TTULO III Do Cadastro Fiscal CAPTULO I Disposies Gerais Art. 124 - O Cadastro Fiscal da Prefeitura compreende: I - o Cadastro Imobilirio; II - o Cadastro dos Prestadores de Servios de Qualquer Natureza; III - o Cadastro do Comrcio e Indstria. 1 - O Cadastro Imobilirio compreende: a) os terrenos vagos existentes ou que venham a existir nas reas urbanas ou destinadas urbanizao; b) as edificaes existentes ou que vierem a ser construdas nas reas urbanas e urbanizveis. 2 - O Cadastro dos Prestadores de Servios de Qualquer Natureza compreende as empresas ou profissionais autnomos, com ou sem estabelecimento fixo, de servio sujeito tributao municipal. 3 - O Cadastro do Comrcio e Indstria compreende todas as empresas comerciais e industriais sediadas no municpio, sujeitas ou no tributao municipal. Art. 125 - Todos os proprietrios ou possuidores, a qualquer ttulo, de imveis mencionados no 1 do artigo anterior e aqueles que, individualmente ou sob razo social de qualquer espcie, exercerem atividade, lucrativa ou no, no Municpio, esto sujeitos inscrio obrigatria no Cadastro Imobilirio da Prefeitura. Art. 126 - O Poder Executivo poder celebrar convnios com a Unio e o Estado, visando a utilizar os dados e os elementos cadastrais disponveis, bem como o nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica, no mbito federal, para melhor caracterizao de seus registros. Art. 127 - A Prefeitura poder, quando necessrio, instituir outras modalidades acessrias de cadastros a fim de atender organizao fazendria, no que se refere aos tributos de sua competncia, especialmente os relativos Contribuio de Melhoria.

CAPTULO II Da Inscrio no Cadastro Imobilirio Art. 128 - A inscrio dos imveis urbanos no Cadastro Imobilirio ser promovida: I - pelo proprietrio ou seu representante legal, ou pelo respectivo possuidor a qualquer ttulo; II - por qualquer dos condminos, em se tratando de condomnio; III - pelo compromissrio comprador, nos casos de compromisso de compra e venda; IV - de ofcio, em se tratando de ente federal, estadual, municipal, entidade autrquica e fundao pblica, ou, ainda quando a inscrio deixar de ser feita no prazo regulamentar; V - pelo inventariante, sndico ou liquidante, quando se tratar de imvel pertencente a esplio, massa falida ou sociedade em liquidao. Art. 129 - Para efetivar a inscrio no Cadastro Imobilirio, so os responsveis obrigados a preencher e entregar na repartio competente uma ficha de inscrio para cada imvel, conforme modelo fornecido pela Prefeitura. 1 - A inscrio ser efetuada no prazo de 60 (sessenta) dias, contados da data da escritura definitiva ou da promessa de compra e venda do imvel. 2 - Por ocasio da entrega da ficha de inscrio, devidamente preenchida, dever ser exibido o ttulo de propriedade, ou de compromisso de compra e venda, para as necessrias verificaes. 3 - No sendo feita a inscrio no prazo estabelecido no 1 deste artigo, o rgo competente, valendo-se dos elementos de que dispuser, preencher a ficha de inscrio e expedir edital convocando o proprietrio ou aquele que figurar nos incisos I, II, III e V do artigo 128 para, no prazo de 30 (trinta) dias, cumprir as exigncias deste artigo, sob pena de multa para os faltosos, prevista neste Cdigo.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

15

Art. 130 - Em caso de litgio quanto ao domnio do imvel, a ficha de inscrio mencionar tal circunstncia, bem como os nomes dos litigantes e dos possuidores do imvel, a natureza do feito, o juzo e o cartrio por onde tramitar a ao. Pargrafo nico - Incluem-se tambm na situao prevista neste artigo, o esplio, a massa falida e as sociedades em liquidao. Art. 131 - Em se tratando de rea loteada, cujo loteamento houver sido licenciado pela Prefeitura, dever o impresso de inscrio ser acompanhado de uma planta completa, em escala que permita a anotao dos desdobramentos e designar o valor da aquisio, os logradouros, as quadras e os lotes, a rea total, as reas cedidas ao patrimnio municipal, as reas compromissadas e as alienadas. Art. 132 - Os responsveis por loteamentos ficam obrigados a fornecer, mensalmente, ao rgo fazendrio competente, relao dos lotes que no ms anterior tenham sido alienados definitivamente ou mediante compromisso de compra e venda, mencionando o nome do comprador e o endereo, os nmeros do quarteiro e do lote e o valor do contrato de venda, a fim de ser feita a anotao no Cadastro Imobilirio. Art. 133 - Devero ser obrigatoriamente comunicadas Prefeitura, dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, todas as ocorrncias verificadas com relao ao imvel, que possam afetar as bases de clculo do lanamento dos tributos municipais. Pargrafo nico - A comunicao a que se refere este artigo, devidamente processada e informada, servir de base alterao respectiva na ficha de inscrio. Art. 134 - A concesso de "HABITE-SE" a edificao nova ou a aceitao de obras em edificao reconstruda ou reformada, s completar com a remessa do processo respectivo repartio fazendria competente e a certido desta de que foi atualizada a respectiva inscrio no Cadastro Imobilirio.

CAPTULO III Da Inscrio no Cadastro de Prestadores de Servios de Qualquer Natureza e no Cadastro do Comrcio e Indstria em geral Art. 135 - A inscrio no Cadastro de Prestadores de Servios de Qualquer Natureza ser feita pelo responsvel, empresa ou profissional autnomo, ou seu representante legal, que preencher e entregar na repartio competente ficha prpria para cada estabelecimento fixo, ou para o local em que normalmente desenvolve atividade de prestao de servios e/ou atividades comerciais e industriais. 1 - So obrigados a se inscreverem no Cadastro dos Prestadores de Servio de Qualquer Natureza as pessoas fsicas ou jurdicas cujas atividades estejam sujeitas incidncia do ISSQN, inclusive as que gozarem de imunidade ou iseno. 2 - A autoridade competente promover inseres, alteraes e baixas em inscries de pessoas fsicas ou jurdicas sujeitas a obrigaes tributrias.

PARTE ESPECIAL
TTULO IV Do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana - IPTU CAPTULO I Da Incidncia, das Isenes, das Redues e dos Contribuintes Art. 136 - O Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU, tem como fato gerador a propriedade, o domnio til ou a posse de bem imvel por natureza ou por acesso fsica, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Municpio. 1 - Para os efeitos deste imposto entende-se como zona urbana a definida em Lei Municipal, observado o requisito mnimo da existncia de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos incisos seguintes, construdos ou mantidos pelo Poder Pblico: I - meio-fio ou calamento, com canalizao de guas pluviais; II - abastecimento de gua; III - sistemas de esgotos sanitrios; IV - rede de iluminao pblica, com ou sem posteamento para distribuio domiciliar; V - escola primria ou posto de sade, a uma distncia mxima de 3 (trs) quilmetros do imvel considerado.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

16

2 - Consideram-se tambm urbanas as reas urbanizveis, ou de expanso urbana, constantes de loteamentos aprovados pela Prefeitura, destinados habitao, indstria ou ao comrcio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do pargrafo anterior. Art. 137 - So isentos do IPTU os imveis cedidos gratuitamente para uso da Unio, do Estado ou do Municpio. Art. 138 - Contribuinte do imposto o proprietrio do imvel, o titular do seu domnio til, ou o seu possuidor a qualquer ttulo. Art. 139 - Aos proprietrios de terrenos com rea inferior a 20.000 m (vinte mil metros quadrados) que neles tenham promovido os melhoramentos abaixo especificados, sem nus para os cofres municipais, podero ser concedidas redues do imposto devido, nos seguintes casos: I - canalizao de gua potvel; II - esgotos; III - pavimentao; IV - canalizao ou galerias para guas pluviais; V - guias e sargetas. Pargrafo nico - A reduo ser proporcional extenso da testada correspondente ao melhoramento efetivamente executado. Art. 140 - O IPTU constitui nus real e acompanha o imvel em todos os casos de transmisso da propriedade ou de direitos reais a ela relativos do compromissrio comprador, se estiver na posse do imvel. Art. 141 - Considera-se ocorrido o fato gerador do IPTU no dia 1 de janeiro de cada exerccio financeiro. Art. 142 - A incidncia do imposto independe do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, sem prejuzo das penalidades cabveis e do cumprimento das obrigaes acessrias.

CAPTULO II Da Alquota e Base de Clculo Art. 143 - A base de clculo do imposto o valor venal do imvel. Art. 144 - Sem prejuzo da progressividade no tempo, o imposto poder: I - ser progressivo em razo do valor do imvel; II - ter alquotas diferentes de acordo com a localizao e o uso do imvel. 1 - A progressividade de que trata este artigo ser devida com base nas seguintes alquotas: I - imveis edificados: 1.1) Ocupao exclusivamente residencial................................................ 1,0%; 1.2) Demais ocupaes.............................................................................. 1,6%. II imveis no edificados, situados em logradouros: 2.1) Com menos de trs melhoramentos..................................................... 2.2) Com trs ou mais melhoramentos........................................................ 2,0%; 3,0%.

2 - Quando for concedido a licena para construo de edificao de que trata a Seo IV, do Captulo II, do Ttulo VII deste Cdigo, a alquota do IPTU passar a ser cobrada quando da comprovao da realizao da obra programada. Art. 145 - O valor venal do imvel ser apurado com base nos dados fornecidos pelo Cadastro Imobilirio, levando-se em conta, a critrio da repartio, os seguintes elementos, tomados em conjunto ou separadamente: I - preos correntes das transaes no mercado imobilirio; II - zoneamento urbano; III - caractersticas do logradouro e da regio onde se situa o imvel; IV - caractersticas do terreno como: a) rea; b) topografia, forma e acessibilidade; V - caractersticas da construo como: a) rea construda; b) o valor unitrio da construo; c) o estado de conservao da edificao.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

17

Art. 146 - Na determinao da base de clculo no se considera o valor dos bens mveis mantidos, em carter permanente ou temporrio, no imvel, para efeito de sua utilizao, explorao, aformoseamento ou comodidade. Art. 147 - A avaliao dos imveis ser procedida atravs do Mapa de Valores Genricos, que conter a Listagem ou Planta de Valores de Terrenos, a Tabela de Preos de Construo e, se for o caso, os fatores especficos de correo que impliquem em depreciao ou valorizao do imvel. Pargrafo nico - No sendo expedido o Mapa de Valores Genricos, os valores venais dos imveis sero atualizados com base no IGP-M da FGV, ou qualquer outro dispositivo que venha a substitu-lo. Art. 148 - A Listagem ou Planta de Valores de Terrenos e a Tabela de Preos de Construo fixaro respectivamente os valores unitrios do metro quadrado de terreno e do metro quadrado de construo que sero atribudos: I - a lotes, a quadras, a face de quadras, a logradouros ou a regies determinadas, relativamente aos terrenos; II - a cada um dos padres previstos para os tipos de edificao indicados na Tabela de Preos de Construo, relativamente s construes. Art. 149 - O valor venal do terreno resultar da multiplicao de sua rea total pelo correspondente valor unitrio de metro quadrado de terreno e pelos fatores de correo, previstos no Mapa de Valores Genricos, aplicveis conforme as caractersticas do terreno. Art. 150 - No clculo do valor venal de terreno, no qual exista prdio em condomnio, ser considerada a frao ideal correspondente a cada unidade autnoma. Art. 151 - O valor venal do imvel construdo ser apurado pela soma do valor do terreno com o valor da construo, calculados na forma deste Cdigo. Art. 152 - O valor unitrio do metro quadrado de construo ser obtido pelo enquadramento da edificao em um dos tipos e padres previsto na Tabela de Preos de Construo, mediante atribuio de pontos que sero fixados conforme as caractersticas predominantes da construo de maior rea. Art. 153 - O valor venal de construo resultar da multiplicao da rea total edificada pelo valor unitrio de metro quadrado de construo e pelos fatores de correo, aplicveis conforme as caractersticas da construo. Art. 154 - A rea total edificada ser obtida atravs da medio dos contornos externos das paredes ou no caso de pilotis, da projeo do andar superior ou da cobertura, computando-se tambm a superfcie das sacadas, cobertas ou descobertas de cada pavimento. 1 - Os pores, jiraus, terraos, mezaninos e piscinas sero computados na rea construda, observadas as disposies regulamentares. 2 - No caso de coberturas de postos de servios e assemelhados, ser considerada como rea construda a sua projeo sobre o terreno. Art. 155 - No clculo da rea total edificada das unidades autnomas de prdios em condomnios, ser acrescentada, rea privativa de cada unidade, a parte correspondente das reas comuns em funo de sua quota-parte. Art. 156 - Os dados necessrios fixao do valor venal sero arbitrados pela autoridade competente, quando sua coleta for impedida ou dificultada pelo sujeito passivo. Pargrafo nico - Para o arbitramento de que trata este artigo, sero tomados como parmetros os imveis de caractersticas e dimenses semelhantes, situados na mesma quadra ou na mesma regio em que se localizar o imvel cujo valor venal estiver sendo arbitrado. Art. 157 - Nos casos singulares de imveis para os quais a aplicao dos procedimentos previstos neste Cdigo possa conduzir a tributao manifestamente injusta ou inadequada, poder o rgo competente rever os valores venais, adotando novos ndices de correo.

CAPTULO III Do Lanamento e da Arrecadao Art. 158 - Sero obrigatoriamente inscritos no Cadastro Imobilirio os imveis situados na zona urbana do Municpio, ainda que sejam beneficiados com isenes ou imunidades relativamente ao imposto. Art. 159 - obrigado a promover a inscrio dos imveis no Cadastro Imobilirio, na forma prevista em regulamento: I - o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor;

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

18

II - o inventariante, sndico, liquidante ou sucessor, em se tratando de esplio, massa falida ou sociedade em liquidao ou sucesso; III - o titular da posse ou propriedade de imvel que goze de imunidade ou iseno. Art. 160 - O prazo para inscrio no Cadastro Imobilirio de 30 (trinta) dias, contados da data de expedio do documento hbil, conforme dispuser o regulamento. Pargrafo nico - No sendo realizada a inscrio dentro do prazo estabelecido, o rgo fazendrio competente dever promov-la de ofcio, desde que disponha de elementos suficientes. Art. 161 - O rgo fazendrio competente poder intimar o obrigado a prestar informaes necessrias inscrio, as quais sero fornecidas no prazo de 30 (trinta) dias, contados da intimao. Pargrafo nico - No sendo fornecidas as informaes no prazo estabelecido, o rgo fazendrio competente, valendo-se dos elementos de que dispuser, promover a inscrio. Art. 162 - As pessoas nomeadas no art. 159 so obrigadas: I - A informar ao cadastro qualquer alterao na situao do imvel, como parcelamento, desmembramento, remembramento, fuso, demarcao, diviso, ampliao, medio judicial definitiva, reconstruo ou reforma ou qualquer outra ocorrncia que possa afetar o valor do imvel, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da alterao ou da incidncia; II - a exibir os documentos necessrios inscrio ou atualizao cadastral, previstos em regulamento, bem como a dar todas as informaes solicitadas pelo fisco no prazo constante da intimao, que no ser inferior a 10 (dez) dias; III - a franquear ao agente do fisco, devidamente credenciado, as dependncias do imvel para vistoria fiscal. Art. 163 - Os responsveis por loteamento, bem como os incorporadores, ficam obrigados a fornecer, mensalmente, Secretaria Municipal da Fazenda, a relao dos imveis que no ms anterior tenham sido alienados definitivamente ou mediante compromisso de compra e venda, mencionando o adquirente, seu endereo, dados relativos situao do imvel alienado e o valor da transao. Art. 164 - As pessoas fsicas ou jurdicas que gozem de iseno ou imunidade ficam obrigadas a apresentar Prefeitura o documento pertinente venda de imvel de sua propriedade, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da expedio do documento. Art. 165 - Nenhum processo, cujo objetivo seja a concesso de Baixa e Habite-se, Modificao ou Subdiviso de Terreno, ser arquivado antes de sua remessa ao Setor de IPTU (SMF) para fins de atualizao do Cadastro Imobilirio e quitao de dvida, caso exista, sob pena de responsabilidade funcional. Art. 166 - Em caso de litgio sobre o domnio do imvel, da inscrio dever constar tal circunstncia, bem como os nomes dos litigantes, dos possuidores do imvel, a natureza do feito, o juzo e o cartrio por onde tramitar a ao. Art. 167 - Para fins de inscrio no Cadastro Imobilirio, considera-se situado o imvel no logradouro correspondente sua frente efetiva. 1 - No caso de imvel no construdo, com duas ou mais esquinas ou com duas ou mais frentes, ser considerado o logradouro relativo frente indicada no ttulo de propriedade ou, na falta deste, o logradouro que confira ao imvel maior valorizao. 2 - No caso de imvel construdo em terreno com as caractersticas do pargrafo anterior, que possua duas ou mais frentes, ser considerado o logradouro correspondente frente principal e, na impossibilidade de determin-la, o logradouro que confira ao imvel maior valor. 3 - No caso de terreno interno, ser considerado o logradouro que lhe d acesso ou, havendo mais de um logradouro de acesso, aquele a que haja sido atribudo maior valor. 4 - No caso de terreno encravado, ser considerado o logradouro correspondente servido de passagem. Art. 168 - O lanamento do IPTU ser anual e dever ter em conta a situao ftica do imvel existente poca da ocorrncia do fato gerador. Pargrafo nico - Podero ser lanadas e cobradas com o IPTU as taxas que se relacionem direta ou indiretamente com a propriedade ou posse do imvel. Art. 169 - O lanamento ser feito de ofcio, com base nas informaes e dados levantados pelo rgo competente, ou em decorrncia dos processos de Baixa e Habite-se, Modificao ou Subdiviso de Terreno ou, ainda, tendo em conta as declaraes do sujeito passivo e de terceiros, na forma e prazos previstos em regulamento. Pargrafo nico - Sempre que julgar necessrio correta administrao do tributo, o rgo fazendrio competente poder notificar o contribuinte para, no prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de cientificao, prestar declaraes sobre a situao do imvel, com base nas quais poder ser lanado o imposto.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

19

Art. 170 - O IPTU ser lanado em nome de quem constar o imvel no Cadastro Imobilirio. 1 - No caso de condomnio indiviso, o lanamento ser feito em nome de um ou de todos os condminos. 2 - Quando se tratar de condomnio de unidades imobilirias autnomas, o lanamento ser feito individualmente, em nome de cada condmino. Art. 171 - O recolhimento do IPTU, e das taxas que com ele so cobradas, ser feito dentro do prazo e forma estabelecidos em regulamento. Pargrafo nico - O recolhimento do IPTU fora do prazo acarretar as sanes previstas conforme disposto no artigo 32 deste Cdigo. Art. 172 - O IPTU e as taxas que com ele so cobradas, no recolhidos no exerccio a que se referir o lanamento, sero inscritos na Dvida Ativa.

CAPTULO IV Da Responsabilidade Art. 173 - responsvel pelo pagamento do IPTU e das taxas que com ele so cobradas: I - O adquirente, pelo dbito do alienante; II - o esplio, pelo dbito do de cujus, at a data da abertura da sucesso; III - o sucessor, a qualquer ttulo, e o meeiro, pelo dbito do esplio, at a data da partilha ou da adjudicao. Pargrafo nico - Quando a aquisio se fizer por arrematao em hasta pblica ou na hiptese do inciso III deste artigo, a responsabilidade ter por limite mximo, respectivamente, o preo da arrematao ou o montante do quinho, legado ou meao. Art. 174 - A pessoa jurdica que resultar de fuso, incorporao, ciso ou transformao responde pelo dbito das entidades fundidas, incorporadas, cindidas ou transformadas, at a data daqueles fatos. Pargrafo nico - O disposto neste artigo aplica-se igualmente ao caso de extino de pessoa jurdica, quando a explorao de suas atividades for continuada por scio remanescente, ou seu esplio, sob qualquer razo social ou firma individual.

TTULO V Do Imposto Sobre Transmisso de Bens Imveis por Ato Oneroso "Inter-vivos" - ITBI CAPTULO I Da Incidncia e das Isenes Art. 175 - O Imposto sobre Transmisso de Bens Imveis por Ato Oneroso "Inter-vivos" - ITBI - tem como fato gerador a transmisso inter-vivos, a qualquer ttulo, por ato oneroso, de bens imveis, por natureza ou acesso fsica, e de direitos reais sobre imveis, exceto os de garantia, bem como a cesso de direitos sua aquisio; Pargrafo nico - O disposto neste artigo abrange os seguintes atos: I - compra e venda pura ou condicional; II - adjudicao, quando no decorrente de sucesso hereditria; III - os compromissos ou promessas de compra e venda de imveis, sem clusula de arrependimento, ou a cesso de direitos deles decorrentes; IV - dao em pagamento; V - arrematao; VI - mandato em causa prpria e seus subestabelecimentos, quando estes configurem transao e o instrumento contenha os requisitos essenciais compra e venda; VII - tornas ou reposies que ocorram na diviso para extino de condomnio de imvel, quando for recebida por qualquer condmino quota parte material, cujo valor seja maior de sua cota ideal, incidido sobre a diferena; VIII - instituio ou venda do usufruto; IX - permuta de bens imveis e direitos a eles relativos; X - quaisquer outros atos e contratos onerosos translativos de propriedade de bens imveis ou de direitos a eles relativos, sujeitos transcrio na forma da lei.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

20

Art. 176 - O imposto no incide sobre a transmisso de bens e direitos, quando: I - efetuada para sua incorporao ao patrimnio de pessoa jurdica em pagamento de capital nela subscrito; II - quando decorrente da incorporao ou da fuso de uma pessoa jurdica por outra ou com outra. Pargrafo nico o imposto no incide sobre a transmisso aos mesmos alienantes, dos bens e direitos adquiridos na forma do inciso I deste artigo, em decorrncia da sua desincorpoorao do patrimnio da pessoa jurdica a que foram conferidos. Art. 177 - O disposto no artigo anterior no se aplica quando a pessoa jurdica adquirente tiver como atividade preponderante a compra e venda de bens imveis e seus direitos reais, a locao de bens imveis ou arrendamento mercantil. 1 - Considera-se caracterizada a atividade preponderante, quando mais de 50% (cinquenta por cento) da receita operacional de pessoa jurdica adquirente, nos 24 (vinte e quatro) meses anteriores aquisio, decorrem das transaes mencionadas no caput. 2 - Se a pessoa jurdica adquirente iniciar suas atividades aps a aquisio, ou menos de 24 (vinte e quatro) meses antes dela, apurar-se- preponderncia referida no pargrafo anterior, levando-se em conta os 24 (vinte e quatro) primeiros meses seguintes data do incio das atividades. 3 - A inexistncia da preponderncia de que trata o 1 ser demonstrada pelo interessado, na forma regulamentar, antes do prazo para pagamento do imposto. 4 - Verificada a preponderncia referida no caput, tornar-se- devido o imposto, nos termos da Lei vigente data da aquisio, sobre o valor do bem ou direito nessa data. Art. 178 - Fica isenta do imposto a aquisio de imvel, quando vinculada a programas habitacionais de promoo social ou desenvolvimento comunitrio de mbito federal, estadual ou municipal, destinados a pessoas de baixa renda, com participao ou assistncia de entidades ou rgos criados pelo Poder Pblico.

CAPTULO II Da Base de Clculo Art. 179 - A base de clculo do imposto o valor dos bens ou direitos transmitidos ou cedidos, no momento da transmisso ou cesso. 1 - O valor ser determinado pela administrao tributria, atravs de avaliao com base nos elementos constantes do Cadastro Imobilirio ou o valor declarado pelo sujeito passivo, se este for maior. 2 - No concordando com o valor avaliado, poder o contribuinte requerer a avaliao administrativa instruindo o pedido com a documentao que fundamente a sua discordncia. 3 - O valor estabelecido na forma do 1 prevalecer pelo prazo de 90 (noventa) dias, findo o qual, sem o pagamento do imposto, ficar sem efeito o lanamento ou a avaliao. 4 - O sujeito passivo fica obrigado a apresentar ao rgo fazendrio a declarao acerca dos bens ou direitos transmitidos ou cedidos, na forma e prazo regulamentares. 5 - Na avaliao sero considerados, dentre outros, os seguintes elementos, quanto ao imvel: I - zoneamento urbano; II - caractersticas da regio; III - caractersticas do terreno; IV - caractersticas da construo; V - valores oferecidos no mercado imobilirio; VI - outros dados informativos tecnicamente reconhecidos.

CAPTULO III Do Contribuinte Art. 180 - Contribuinte do imposto : I - o adquirente ou cessionrio do bem ou direito; II - na permuta, cada um dos permutantes. Pargrafo nico - Nas transmisses ou cesses que se efetuarem com recolhimento insuficiente ou sem o recolhimento do imposto devido, ficam solidariamente responsveis por este pagamento o transmitente, o cedente, os tabelies, os escrives e

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

21

demais serventurios de ofcio, relativamente aos atos por eles ou perante eles praticados em razo do seu ofcio, ou pelas omisses de que forem responsveis.

CAPTULO IV Da Alquota Art. 181 - As alquotas do imposto so: I - nas transmisses e cesses por intermdio do Sistema Financeiro da Habitao - SFH: a) 0,5% (cinco dcimos por cento) sobre o valor efetivamente financiado; b) 2% (dois por cento) sobre o valor restante. II - nas demais transmisses e cesses, 2% (dois por cento).

CAPTULO V Do Lanamento e da Arrecadao Art. 182 - O imposto ser pago: I - na transmisso ou cesso formalizada por instrumento pblico ou decorrente de qualquer modalidade de financiamento, precedentemente lavratura do instrumento respectivo; II - na transmisso ou cesso por instrumento particular, mediante apresentao do mesmo fiscalizao, dentro de 90 (noventa) dias de sua assinatura, mas sempre antes da inscrio, transcrio ou averbao no registro competente. Art. 183 - Na transmisso ou cesso por atos inter-vivos, o contribuinte, o escrivo de notas ou tabelio, antes da lavratura da escritura ou do instrumento, conforme o caso, emitir guia com a descrio completa do imvel, suas caractersticas, localizao, rea do terreno, tipo de construo, benfeitorias e outros elementos que possibilitem a determinao do seu valor venal pelo fisco. 1 - A emisso da guia de informao de que trata este artigo ser feita, tambm, pelo oficial do registro, antes da transcrio, na hiptese de registro do formal de partilha ou da carta de adjudicao. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, fica dispensada a descrio dos imveis na guia se a ela for anexada cpia do formal de partilha ou da carta de adjudicao. 3 - Na transferncia de imveis dever constar da Guia de Informao do ITBI, quando efetuada por pessoa fsica, assinatura do informante de acordo com a sua carteira de identidade e ser anexada cpia xerogrfica da mesma. 4 - No que se refere o pargrafo anterior, quando se tratar de pessoa jurdica, ser exigida a assinatura e aposio do devido carimbo, identificando plenamente o informante. Art. 184 - O ITBI ser recolhido mediante guia de arrecadao, emitida pela Repartio Fazendria. Art. 185 - Os escrives, tabelies, oficiais de notas, de registros de imveis e de registros de ttulos e documentos e quaisquer outros serventurios da justia devero, quando da prtica de quaisquer atos que importem transmisso de bens imveis ou de direitos a eles relativos, bem como suas cesses, exigir que os interessados apresentem comprovante original do pagamento do imposto, o qual ser transcrito em seu inteiro teor no instrumento respectivo. Art. 186 - Os escrives, tabelies, oficiais de notas, de registros imveis e de registros de ttulos e documentos ficam obrigados a facilitar fiscalizao da Fazenda Municipal, exame em cartrio, dos livros, registros e outros documentos e fornec-la, quando solicitadas, certides de atos que forem lavrados, transcritos, averbados ou inscritos e concernentes a imveis ou direitos a elas relativos. Art. 187 - O recolhimento do ITBI, aps o vencimento, acarretar as sanes previstas conforme disposto no artigo 32 deste Cdigo: Art. 188 - A multa pela emisso de documento inidneo ser de 50% (cinqenta por cento) sobre o valor atualizado do tributo. Art. 189 - A pessoa fsica ou jurdica que no cumprir as obrigaes acessrias previstas neste Ttulo sujeitar-se- s seguintes penalidades: I - multa no valor de R$70,00 (setenta reais): a) por deixar de apresentar, no prazo e forma regulamentares, demonstrativo de inexistncia de preponderncia de atividades nos termos do art. 177 e seus pargrafos; b) por deixar de apresentar, no prazo e forma regulamentares, declarao acerca dos bens ou direitos transmitidos ou cedidos; II - multa no valor de R$140,00 (cento e quarenta reais): a) por deixar de prestar informaes, quando solicitadas pelo fisco; b) por embaraar ou impedir a ao do fisco; c) por deixar de exibir livros, documentos e outros elementos solicitados pelo fisco; d) por fornecer ou apresentar ao fisco informaes, declaraes ou documentos inexatos ou inverdicos. Art. 190 - Nas transaes em que figurarem como adquirentes, ou cessionrios, pessoas imunes ou isentas, ou de no incidncia, a comprovao do pagamento do imposto ser substituda por declarao expedida pela autoridade fiscal.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

22

Art. 191 - Na aquisio de terreno ou frao ideal de terreno, bem como na cesso dos respectivos direitos, cumulados com contrato de construo por empreitada ou administrao, dever ser comprovada a preexistncia do referido contrato, inclusive atravs de outros documentos, a critrio do Fisco Municipal, sob pena de ser exigido o imposto sobre o imvel, includa a construo e/ou benfeitoria, no estado em que se encontrar por ocasio do ato translativo da propriedade.

TTULO VI Do Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN CAPTULO I Da Incidncia e dos Contribuintes Art. 192 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN tem como fato gerador a prestao de servios constantes da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, ainda que esses no se constituam como atividade preponderante do prestador. 1 - O imposto incide tambm sobre o servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas. 2 - Ressalvadas as excees expressas na lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, os servios nela mencionados no ficam sujeitos ao Imposto Sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Prestaes de Servios de Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS, ainda que sua prestao envolva fornecimento de mercadorias. 3 - O ISSQN incide ainda sobre os servios prestados mediante a utilizao de bens e servios pblicos explorados economicamente mediante autorizao, permisso ou concesso, com o pagamento de tarifa, preo ou pedgio pelo usurio final do servio. 4 - A incidncia do imposto independe: I - da denominao dada ao servio prestado; II - da existncia de estabelecimento fixo; III - do cumprimento de quaisquer exigncias legais, regulamentares ou administrativas, relativas ao exerccio da atividade, sem prejuzo das cominaes cabveis; IV - do resultado financeiro obtido no exerccio da atividade. Art. 193 - Ressalvadas as hipteses previstas no 1 deste artigo, o servio considera-se prestado e o imposto devido neste Municpio quando aqui se localizar o estabelecimento prestador ou, na falta do estabelecimento, o domiclio do prestador. 1 - Nas hipteses previstas abaixo, o imposto ser devido neste Municpio quando em seu territrio for o local: I do estabelecimento do tomador ou intermedirio do servio ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, na hiptese do 1 do art. 192 desta Lei; II da instalao dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas, no caso dos servios descritos no subitem 3.05 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; III da execuo da obra, no caso dos servios descritos no subitem 7.02 e 7.19 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; IV da demolio, no caso dos servios descritos no subitem 7.04 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; V das edificaes em geral, estradas, pontes, portos e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.05 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; VI da execuo da varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer, no caso dos servios descritos no subitem 7.09 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; VII da execuo da limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.10 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; VIII da execuo da decorao e jardinagem, do corte e poda de rvores, no caso dos servios descritos no subitem 7.11 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; IX do controle e tratamento do efluente de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos, no caso dos servios descritos no subitem 7.12 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; X do florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.16 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo;

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

23

XI da execuo dos servios de escoramento, conteno de encostas e congneres, no caso dos servios descritos no subitem 7.17 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XII da limpeza e dragagem, no caso dos servios descritos no subitem 7.18 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XIII onde o bem estiver guardado ou estacionado, no caso dos servios descritos no subitem 11.01 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XIV dos bens ou do domiclio das pessoas vigiados, segurados ou monitorados, no caso dos servios descritos no subitem 11.02 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XV do armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda do bem, no caso dos servios descritos no subitem 11.04 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XVI da execuo dos servios de diverso, lazer, entretenimento e congneres, no caso dos servios descritos nos subitens do item 12, exceto o 12.13, da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XVII onde est sendo executado o transporte, no caso dos servios descritos pelo subitem 16.01 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XVIII do estabelecimento do tomador da mo-de-obra ou, na falta de estabelecimento, onde ele estiver domiciliado, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.05 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XIX da feira, exposio, congresso ou congnere a que se referir o planejamento, organizao e administrao, no caso dos servios descritos pelo subitem 17.10 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo; XX do porto, aeroporto, ferroporto, terminal rodovirio, ferrovirio ou metrovirio, no caso dos servios descritos pelo item 20 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo. 2 - No caso dos servios a que se refere o subitem 3.04 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto neste Municpio quando em seu territrio houver extenso de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza, objetos de locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no. 3 - No caso dos servios a que se refere o subitem 22.01 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, considera-se ocorrido o fato gerador e devido o imposto neste Municpio quando em seu territrio houver extenso de rodovia explorada. 4 - No caso dos servios executados em guas martimas, excetuados os servios descritos no subitem 20.01 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, considera-se ocorrido o fato gerador do imposto neste Municpio quando aqui for o local do estabelecimento prestador Art. 194 - Considera-se estabelecimento prestador o local onde o contribuinte desenvolva a atividade de prestar servios, de modo permanente ou temporrio, e que configure unidade econmica ou profissional, sendo irrelevantes para caracteriz-lo as denominaes de sede, filial, agncia, posto de atendimento, sucursal, escritrio de representao ou contato ou quaisquer outras que venham a ser utilizadas. Art. 195 - Contribuinte do imposto o prestador do servio. Pargrafo nico - O contribuinte que exercer mais de uma das atividades relacionadas na Tabela I anexa a este Cdigo, ficar sujeito incidncia do imposto sobre todas elas, inclusive quando se tratar de profissional autnomo. Art. 196 - O Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza - ISSQN - incidente sobre servios prestados sob a forma de trabalho pessoal do prprio contribuinte ser exigido anualmente conforme Tabela II anexa a este Cdigo. 1 - Entende-se por profissional autnomo a pessoa fsica que, sem vnculo empregatcio, prestar servios valendo-se de seu prprio esforo ou do auxlio de, no mximo, 3 (trs) pessoas fsicas, empregadas ou no, que no possuam habilitao profissional idntica sua. 2 - Para efeito de incidncia do ISSQN, equiparam-se a empresa: I - o profissional autnomo que, no exerccio de sua atividade, valer-se do auxlio de mais de trs pessoas fsicas, empregadas ou no, ou de 1 (um) ou mais profissionais com habilitao idntica sua, empregados ou no; II - os profissionais autnomos, ainda que de formao distinta, que se agruparem para prestao de servios em um nico estabelecimento.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

24

CAPTULO II Da No Incidncia Art. 197 - O imposto no incide sobre: I as exportaes de servios para o exterior do Pas; II a prestao de servios em relao de emprego, dos trabalhadores avulsos, dos diretores e membros de conselho consultivo ou de conselho fiscal de sociedades e fundaes, bem como dos scios-gerentes e dos gerentes-delegados; III o valor intermediado no mercado de ttulos e valores mobilirios, o valor dos depsitos bancrios, o principal, juros e acrscimos moratrios relativos a operaes de crdito realizadas por instituies financeiras. Pargrafo nico - No se enquadram no disposto no inciso I os servios desenvolvidos neste Municpio, cujo resultado aqui se verifique, ainda que o pagamento seja feito por residente no exterior.

CAPTULO III Da Alquota e da Base de Clculo Art. 198 - A base de clculo do ISSQN o preo do servio. 1 - Considera-se preo do servio o valor total recebido ou devido em conseqncia da prestao do servio, vedadas quaisquer dedues, exceto as expressamente autorizadas em Lei. 2 - A base de clculo dos servios inseridos pelo subitem 3.04 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo ser proporcional extenso da ferrovia, rodovia, dutos e condutos de qualquer natureza, cabos de qualquer natureza, ou ao nmero de postes, existentes neste Municpio. 3 - No se incluem na base de clculo do ISSQN o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios inseridos nos subitens 7.02 e 7.05 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo. 4 - Incorpora-se base de clculo do imposto: I - os valores acrescidos e os encargos de qualquer natureza; II - os descontos e abatimentos concedidos sob condio. 5 - Quando se tratar de contraprestaes, sem prvio ajuste do preo, ou quando o pagamento do servio for efetuado mediante o fornecimento de mercadorias, a base de clculo do imposto ser o preo do servio corrente na praa. 6 - O ISSQN ser calculado sobre o preo do servio, por meio de alquotas percentuais, de acordo com a Tabela I anexa a este Cdigo. Art. 199 - Quando se tratar de profissional autnomo, a que se refere o artigo 196 e 1 deste Cdigo, o imposto ser cobrado por meio de alquotas fixas, de acordo com o disposto na Tabela II anexa a este Cdigo. Art. 200 - Os sinais e adiantamentos recebidos pelo contribuinte, durante a prestao de servio, integram o preo deste, no ms em que forem recebidos. Art. 201 - Quando a prestao do servio for subdividida em partes, considera-se devido o ISSQN no ms em que for concluda qualquer etapa contratual a que estiver vinculada a exigibilidade do preo do servio. Art. 202 - As diferenas resultantes de reajustamento do preo dos servios integraro a receita tributvel do ms em que sua fixao se tornar definitiva. Art. 203 - Nas demolies, inclui-se no preo do servio o montante dos recebimentos em dinheiro ou em materiais provenientes do desmonte. Art. 204 - Nos contratos de construo regulados pela Lei 4591, de 16 de dezembro de 1964, firmados antes do habite-se entre incorporador que acumule esta qualidade com a de construtor e os adquirentes de fraes ideais de terreno, a base de clculo ser o preo das cotas de construo, deduzido, proporcionalmente, do valor dos materiais. Art. 205 - Na prestao de servios a que se referem os itens 7.02 e 7.05 da lista de servios (Tabela I) anexa a este Cdigo, sobre o preo dos servios, sero deduzidas, desde que comprovadas com documentos revestidos das formalidades legais, as parcelas correspondentes ao valor dos materiais fornecidos pelo prestador de servios e definitivamente incorporados obra.

CAPTULO IV Do Lanamento e do Recolhimento Art. 206 - O imposto ser recolhido por meio de guia de arrecadao, em modelo prprio, at o dia 15 (quinze) do ms subsequente ao fato gerador, sob responsabilidade do contribuinte, pessoa fsica e/ou jurdica, atravs dos registros de sua

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

25

escriturao fiscal, sujeito a posterior homologao pela autoridade competente, exceto quando se tratar de profissional autnomo. 1 - O lanamento do I.S.S.Q.N. do profissional autnomo dar-se- em modelo prprio. Quanto ao Recolhimento inicial do profissional autnomo, este se dar at o dia 15 (quinze) do ms subsequente ao ms em que se processar a Inscrio no Cadastro de Prestadores de Servios de Qualquer Natureza do Municpio. 2 - Os demais recolhimentos dos profissionais autnomos sero devidos at o ltimo dia til do ms de Fevereiro de cada ano. 3 - O recolhimento do Imposto aps o vencimento, sujeita-se incidncia de juros de mora, correo monetria e multa moratria, nos termos do artigo 32 deste Cdigo. Art. 207 - As pessoas fsicas ou jurdicas que tenham relao pessoal e direta com a efetiva ou potencial prestao de servios constantes da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, salvo disposio expressa em contrrio, so obrigadas a possuir, independentemente da ocorrncia do fato gerador do imposto, e a emitir e escriturar os documentos e livros fiscais, nas formas estabelecidas em regulamento. P argrafo ni c o - A dispensa de possuir, emitir e escriturar os documentos e livros fiscais ocorrer nas formas e nas condies estabelecidas em regulamento. Art. 208 - O contribuinte que prestar servios para a Prefeitura Municipal de Vespasiano, ter o imposto retido na fonte no momento do pagamento. Art. 209 - As pessoas fsicas ou profissionais autnomos, ou jurdicas ou empresas, que na condio de prestadores de servio de qualquer natureza, no decorrer do exerccio financeiro, se tornarem sujeitas incidncia do imposto, sero lanadas a partir do ms em que iniciarem suas atividades. Art. 210 - No caso dos servios descritos no item 12 da Tabela I anexa a este Cdigo, cujo preo seja cobrado mediante bilhetes, ingressos, pules, estampilhas e congneres, o imposto poder ser calculado com base na receita estimada. Art. 211 - So responsveis pela reteno na fonte e recolhimento do ISSQN devido neste Municpio, observado o disposto no art. 213 deste Cdigo: I - o tomador ou intermedirio de servio proveniente do exterior do Pas ou cuja prestao se tenha iniciado no exterior do Pas; II - o responsvel, pessoa fsica ou jurdica, por ginsio, estdio, teatro, salo e congneres quanto aos eventos neles realizados e, supletivamente, o promotor ou o patrocinador, pessoa fsica ou jurdica, quanto aos eventos por ele promovidos ou patrocinados; III - os tomadores ou intermedirios, inclusive os rgos, empresas e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, ainda que imunes ou isentas, quando o prestador no estiver formalmente estabelecido neste Municpio e prestar em seu territrio os servios descritos nos subitens 3.04, 3.05, 7.02, 7.04, 7.05, 7.09, 7.10, 7.11, 7.12, 7.16, 7.17, 7.18, 7.19, 11.02, 16.01, 17.05 e 17.10 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo. IV - os rgos, empresas e entidades da Administrao Direta e Indireta do Municpio, na qualidade de fonte pagadora; V - a empresa concessionria de servio pblico de fornecimento de energia eltrica, de gua ou de telecomunicaes, pelo imposto devido decorrente da prestao de servios de cobrana ou recebimento de suas contas, prestados por agente estabelecido neste Municpio, exceto as instituies financeiras ou equiparadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central; VI - as empresas de telecomunicaes, pelo imposto incidente sobre as comisses pagas aos seus agentes ou revendedores, ainda que sob a forma de desconto sobre o valor de face do produto ou servio distribudo ou agenciado; VII - a instituio financeira ou equiparada autorizada a funcionar pelo Banco Central, pelo imposto devido pelos servios a ela prestados por agente no financeiro estabelecido neste Municpio, que desempenhe a funo de correspondente; VIII - a empresa de plano de sade pelo imposto devido sobre as comisses e demais valores pagos aos seus agentes e representantes estabelecidos neste Municpio; IX - a empresa ou entidade que administre ou explore loterias e outros jogos, apostas, sorteios, prmios ou similares, pelo imposto devido sobre as comisses e demais valores pagos a qualquer ttulo, aos seus agentes, revendedores ou concessionrios, inclusive quando sob a forma de desconto sobre o valor de face do produto; X - a empresa ou clube de seguro e capitalizao, bem como seu representante, quanto aos servios a ela prestados pelas empresas corretoras ou agenciadoras de seguro e de capitalizao estabelecidas neste Municpio. Art. 212 - Sem prejuzo do cumprimento do disposto no art. 211 desta Lei, os tomadores de servio, inclusive os rgos, empresas e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, so obrigados reteno na fonte e recolhimento do ISSQN devido neste Municpio, quando:

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

26

I - o prestador do servio, obrigado a emisso de Nota Fiscal de Servio ou documento equivalente, deixar de faz-lo ao tomador; II - o prestador do servio, estabelecido formal ou informalmente neste Municpio, emitir Nota Fiscal de Servio autorizada por outro municpio; Art. 213 - Os tomadores de servio, inclusive os rgos, empresas e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, deixaro de reter na fonte o ISSQN, em quaisquer das hipteses previstas neste Cdigo, quando: I - o prestador, estabelecido neste Municpio, nos servios isentos, informar em todas as vias do documento fiscal emitido os fundamentos legais indicativos desta situao; II - o prestador, estabelecido neste Municpio, nos servios imunes ou sujeitos ao regime de estimativa, apresentar, respectivamente, o despacho de reconhecimento da imunidade tributria ou a certido de estimativa dentro do seu prazo de validade e faa constar na Nota Fiscal de Servios ou outro documento, o nmero do respectivo processo administrativo; III - o prestador do servio pessoa fsica, inscrito no Cadastro dos Prestadores de Servios de Qualquer Natureza deste Municpio, fornecer cpia da guia de recolhimento do ISSQN-autnomo correspondente ao exerccio em curso; IV - o prestador do servio apresentar a Nota Fiscal Avulsa de Servios autorizada por este Municpio relativa ao servio tomado; V - o prestador do servio incentivador de projetos culturais no mbito deste Municpio fornecer cpia do respectivo Certificado de Incentivo Fiscal a que alude a legislao especfica, dentro do seu prazo de validade. Art. 214 - A responsabilidade pela reteno na fonte e recolhimento do ISSQN, includas as pessoas fsicas mencionadas nesta Lei, atribuda a todas as pessoas referidas em seu art. 211, estabelecidas neste Municpio, compreendendo qualquer de seus estabelecimentos, seja matriz, filial, agncia, posto, sucursal ou escritrio, mesmo as que gozem de iseno ou imunidade, inclusive os rgos, empresas e entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta, as empresas individuais, os condomnios, as associaes, sindicatos e cartrios notariais e de registro. Pargrafo nico - Os responsveis tributrios esto obrigados ao recolhimento integral do imposto devido, acrescido de multa, juros e atualizao monetria, se for o caso, independentemente de ter sido efetuada sua reteno na fonte, sujeitando-se ainda s penalidades cabveis pela infrao legislao tributria. Art. 215 - Em se tratando dos servios inseridos no subitem 17.06 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, a reteno na fonte incidir sobre o valor total pago agncia de publicidade e propaganda, ainda que os servios tenham sido prestados por terceiros, excludo o valor referente veiculao de publicidade e propaganda. Art. 216 - Em se tratando dos servios inseridos nos subitens 7.02 e 7.05 da lista que integra a Tabela I anexa a este Cdigo, a reteno na fonte incidir sobre o valor total pago excludo o valor dos materiais fornecidos pelo prestador dos servios. Art. 217 - Tornar-se- responsvel pelo recolhimento do imposto o tomador de servios que, a despeito de no estar sujeito s hipteses de responsabilidade tributria previstas neste Cdigo, proceder reteno na fonte do ISSQN. Art. 218 - A responsabilidade pela reteno na fonte e recolhimento do ISSQN no alcana os atos praticados pelo prestador de servio com dolo, fraude ou simulao, o qual responder pelas infraes praticadas e pelo imposto devido. Art. 219 - As alquotas para a reteno na fonte so as previstas na Tabela I anexa a este Cdigo. 1 - O recolhimento do imposto dever ser efetuado em nome do responsvel, em guias de arrecadao ISSQN-FONTE (DAMs), emitidas separadamente em razo da alquota aplicvel, no prazo e forma previstos no artigo 206 deste Cdigo. 2 - Os responsveis pela reteno na fonte e recolhimento do imposto ficam obrigados a preencher e a entregar ao fisco municipal, mensalmente, a RELAO DE SERVIOS/ RETENO DO ISSQN NA FONTE, conforme modelo para preenchimento constantes do Quadro I anexo a este Cdigo e que se destina identificao do prestador e do servio relativo reteno do imposto na fonte. 3 - A relao de que trata o pargrafo anterior dever ser preenchida at o dia 5 (cinco) do ms subsequente ao da prestao do servio relativo reteno do imposto na fonte e arquivada juntamente com a respectiva guia de arrecadao do ISSQN-FONTE, por um perodo de 5 (cinco) anos, a contar da data do pagamento do imposto. 4 - O descumprimento, total ou parcial, da obrigao, pelo responsvel, no exclui a responsabilidade supletiva do contribuinte. Art. 220 - A reteno na fonte de que trata o artigo 211 deste Cdigo no dispensa o prestador de servio do cumprimento das obrigaes acessrias, inclusive da emisso de Notas Fiscais de Servios, conforme disposto na legislao tributria. Pargrafo nico Os prestadores de servios alcanados pela reteno do imposto na fonte devero: I discriminar na Nota Fiscal de Servios o valor do imposto retido na fonte; II relacionar as Notas Fiscais de Servios emitidas em decorrncia de prestaes de servios que foram objeto de reteno na fonte, na coluna Observaes do Livro de Registro de Servios Prestados.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

27

Art. 221 - Os tomadores de servios a que se refere o inciso IX do artigo 211 deste Cdigo ficam obrigados a arquivar, pelo prazo de 5 (cinco) anos, em ordem cronolgica, os relatrios, comprovantes de crdito e demais documentos referentes apurao e pagamento das respectivas comisses ou corretagens. Art. 222 - Mediante solicitao da autoridade fiscal, ficam os tomadores de servios obrigados a fornecer, preferencialmente em meio magntico, informaes relativas aos servios contratados com terceiros, nos perodos e prazos determinados pelo fisco. Pargrafo nico A obrigao de que trata este artigo alcana todos os tomadores de servios, pessoas fsicas ou jurdicas, contribuintes ou no do imposto, inclusive os rgos da administrao pblica, direta ou indireta. Art. 223 - O descumprimento de qualquer das obrigaes mencionadas nos artigos 211 a 222 deste Cdigo, acarretar ao infrator multa correspondente a 100% (cem por cento) do valor do respectivo tributo devido e demais cominaes legais.

CAPTULO V Da Estimativa Art. 224 - A base de clculo de ISSQN poder ser fixada por estimativa mediante iniciativa do fisco ou a requerimento do sujeito passivo, quando: I - a atividade for exercida em carter provisrio; II - a espcie, modalidade ou volume de negcios e atividades do contribuinte aconselhem tratamento fiscal especfico; III - o sujeito passivo no tiver condies de emitir documentos fiscais ou deixar de cumprir com regularidade as obrigaes acessrias previstas na legislao; IV - o sujeito passivo, repetidamente, incorrer em descumprimento de obrigaes principais. 1 - No caso do inciso I deste artigo, consideram-se de carter provisrio as atividades cujo exerccio seja de natureza temporria e estejam vinculadas a fatores ou acontecimentos ocasionais ou excepcionais. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, o imposto dever ser pago antecipadamente e no poder o contribuinte iniciar suas atividades sem efetuar o pagamento sob pena de interdio do local, independentemente de qualquer formalidade. Art. 225 - Para fins de fixao, por estimativa, da base de clculo do ISSQN, sero considerados os seguintes elementos: I - o tempo de durao e a natureza do acontecimento e da atividade; II - o preo corrente dos servios; III - o volume de receitas em perodos anteriores e sua projeo para os perodos seguintes, podendo observar outros contribuintes de idntica atividade; IV - a localizao do estabelecimento. Art. 226 - A base de clculo de ISSQN para o regime de estimativa ser fixada para o prazo de at 12 (doze) meses, podendo a autoridade fiscal, a qualquer tempo, suspender sua aplicao, bem como rever os valores estimados para o perodo e atualizar monetariamente as parcelas mensais subsequentes reviso. Art. 227 - O contribuinte que no concordar com o valor estimado poder apresentar reclamao no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da data de publicao do despacho.

CAPTULO VI Do Arbitramento Art. 228 - A base de clculo do ISSQN ser arbitrada pela autoridade fiscal competente, quando se verificar qualquer das seguintes hipteses: I - no possuir o sujeito passivo, ou deixar de exibir, os elementos necessrios fiscalizao das operaes realizadas, inclusive nos casos de perda, extravio ou inutilizao de livros ou documentos fiscais; II - serem omissos ou, pela inobservncia de formalidades intrnsecas ou extrnsecas, no merecerem f os livros ou documentos exibidos pelo sujeito passivo ou por terceiros obrigados; III - existncia de atos qualificados em lei como crimes ou contravenes ou que, mesmo sem essa qualificao, sejam praticados com dolo, fraude ou simulao, atos esses evidenciados pelo exame de livros e documentos do sujeito passivo, ou apurados por quaisquer meios diretos ou indiretos; IV - no prestar o sujeito passivo, aps regularmente intimado, os esclarecimentos exigidos pela fiscalizao, prestar esclarecimentos insuficientes ou que no meream f, por inverossmeis ou falsos; V - exerccio de qualquer atividade que constitua fato gerador do imposto, sem se encontrar o sujeito passivo devidamente inscrito no rgo competente;

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

28

VI - prtica de subfaturamento ou contratao de servios por valores abaixo dos preos de mercado; VII - flagrante insuficincia do imposto pago em face do volume dos servios prestados; VIII - servios prestados sem a determinao do preo ou a ttulo de cortesia. 1 - O arbitramento referir-se-, exclusivamente, aos fatos ocorridos no perodo em que se verificarem os pressupostos mencionados nos incisos deste artigo. 2 - Nas hipteses previstas neste artigo, o arbitramento ser fixado por despacho da autoridade fiscal competente, que considerar, conforme o caso: 1) os pagamentos de impostos efetuados pelo mesmo ou por outros contribuintes de mesma atividade, em condies semelhantes; 2) peculiaridades inerentes atividade exercida; 3) fatos ou aspectos que exteriorizem a situao econmico-financeira do sujeito passivo; 4) preo corrente dos servios oferecidos poca a que se referir a apurao; 5) valor dos materiais empregados na prestao dos servios e outras despesas, tais como salrios e encargos, aluguis, instalaes, energia, comunicaes e assemelhados. 3 - Do imposto resultante do arbitramento sero deduzidos os pagamentos realizados no perodo.

TTULO VII Das Taxas CAPTULO I Das Disposies Gerais Art. 229 - As taxas tm como fato gerador o exerccio regular do poder de polcia ou a utilizao, efetiva ou potencial, de servio pblico especfico e divisvel, prestado ao contribuinte ou posto sua disposio pela Prefeitura. Art. 230 - Sero cobradas pelo municpio as seguintes taxas: I - de licena; II - de expediente e servios diversos; III - de servios urbanos.

CAPTULO II Das Taxas de Licena Art. 231 - A taxa de licena tem como fato gerador o poder de polcia do municpio na outorga de permisso para o exerccio de atividade ou prtica de atos dependentes, por sua natureza, de prvia autorizao pelos rgos municipais. Art. 232 - A taxa de licena exigida para: I - localizao e funcionamento; II - fiscalizao sanitria; III - fiscalizao de anncios; IV - execuo de obras particulares; V - execuo de arruamentos e loteamentos de terrenos particulares; VI uso e ocupao do solo nas vias e logradouros pblicos.

SEO 1 DA TAXA DE LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO T.L.L.F. Art. 233 - A Taxa de Licena de Localizao e Funcionamento T.L.L.F., fundada no poder de polcia do Municpio, concernente ao ordenamento das atividades urbanas e proteo do meio ambiente, tem como fato gerador a fiscalizao por ele exercida sobre a localizao de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestao de servios, bem como sobre o seu funcionamento em observncia legislao do uso e ocupao do solo urbano e s posturas municipais relativas segurana, ordem e tranquilidade pblicas e ao meio ambiente. Art. 234 - Nenhum estabelecimento comercial, industrial ou de prestao de servios de qualquer natureza poder instalar-se ou iniciar suas atividades neste Municpio sem prvia licena de localizao e funcionamento, outorgada pela Prefeitura, sem que haja seus responsveis efetuado o pagamento da taxa. 1 - As atividades cujo exerccio depender de autorizao de competncia exclusiva da Unio ou do Estado, no esto isentas da taxa de que trata este artigo. 2 - No ser concedida e/ou renovada a licena de que se trata o artigo 233 sem a competente quitao do IPTU do imvel no qual ser exercido o comrcio, indstria e/ou prestao de servios com estabelecimento fixo.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

29

Art. 235 - A licena de localizao e funcionamento, ser concedida mediante expedio de alvar, por ocasio da abertura ou instalao do estabelecimento, ou anualmente, em virtude da atividade fiscalizadora sobre os estabelecimentos listados no 1 deste artigo. 1 - A renovao do alvar se dar, obrigatoriamente, nos seguintes casos: I - quando o estabelecimento incorrer em alteraes de endereo, atividade e/ou objetivo social, reas construda e utilizada, razo social e scios responsveis; II - quando, pela sua caracterstica ou por ramo de atividade, forem: a) hospitais e clnicas em geral; b) postos de abastecimento de lubrificantes e combustveis lquidos e gasosos; c) postos de venda, revenda, armazenamento ou distribuio de Gs Liqefeito de Petrleo GLP; d) hipermercados, supermercados e restaurantes; e) templos de qualquer culto; f) faculdades e estabelecimentos de ensino de qualquer grau e natureza; g) indstrias de qualquer porte e natureza; h) shoppings centers, galerias e congneres; i) estdios, ginsios, casas de espetculos e congneres; j) frigorficos e aougues; k) asilos, creches e centros de recuperao em geral; l) garagens de empresas que operam com transporte de cargas e passageiros. III quando a instalao do estabelecimento, de qualquer espcie, tenha metragem superior a 300 m (trezentos metros quadrados) de rea construda e/ou utilizada. 2 - O no cumprimento do pargrafo anterior sujeitar o infrator penalidade prevista no 1 do artigo 237 deste Cdigo. 3 - Para os estabelecimentos j em funcionamento, no exerccio fiscal anterior, a taxa ser devida at o dia 31 (trinta e um) de maro de cada ano. 4 - A Taxa de Licena de Localizao e Funcionamento T.L.L.F. ser lanada anualmente, independentemente da obrigatoriedade da renovao do alvar a que se refere o 1 deste artigo. Art. 236 - Os pedidos de licena para abertura ou instalao de estabelecimentos sero acompanhados da competente ficha de inscrio no Cadastro dos Prestadores de Servios de Qualquer Natureza, constante no artigo 135 deste Cdigo. Art. 237 - O alvar de licena de localizao e funcionamento ser conservado em local visvel ao pblico e fiscalizao. 1 - O no cumprimento do disposto neste artigo acarretar a interdio do estabelecimento mediante ato da autoridade competente. 2 - A interdio ser precedida de auto de infrao contra o responsvel pelo estabelecimento, concedendo-lhe o prazo de 20 (vinte) dias para que regularize sua situao. 3 - A interdio no exime o faltoso do pagamento da taxa e das multas devidas. Art. 238 - Esta taxa incide, ainda, sobre a localizao e funcionamento de comrcio eventual e comrcio ambulante. 1 - considerado comrcio eventual o que exercido em determinadas pocas do ano, especialmente por ocasio de festejos ou comemoraes em locais autorizados pela Prefeitura, bem como o que exercido em instalaes removveis, colocados em vias ou logradouros pblicos, como balces, barracas, mesas, tabuleiros e semelhantes, sem prejuzo, quando for o caso, da cobrana da taxa de licena para ocupao do solo nas vias e logradouros pblicos. 2 - Comrcio ambulante o exercido individualmente, sem estabelecimento, instalao ou localizao fixa. 3 - A base de clculo a que se refere o caput ser calculada de acordo com a Tabela III TAXA DE LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO (T.L.L.F.). Art. 239 - A taxa de licena de localizao e funcionamento ser lanada anualmente, tomando-se como base de clculo a rea construda e a rea utilizada do estabelecimento, quando for o caso, e o valor em R$ (reais) por metro quadrado data do lanamento, de acordo com a Tabela III anexa a este Cdigo. 1 - A taxa de que trata o artigo ser devida por estabelecimento e ser exigida anual e integralmente, vedado o seu fracionamento em funo da data de abertura do estabelecimento, transferncia de local ou qualquer alterao contratual ou estatutria. 2 - Havendo mudana de endereo ou alterao de atividades, a taxa ser exigida tantas vezes quantas forem as modificaes. 3 - Quando o pagamento ocorrer aps o vencimento da taxa a que se refere o artigo 235, 3, ser acrescido de juros, multa e correo monetria nos termos do artigo 32 deste Cdigo.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

30

4 - Contribuinte da Taxa de Fiscalizao de Localizao estabelecimentos mencionados no art. 233.

e Funcionamento a pessoa fsica ou jurdica titular dos

5 - Por rea utilizada descrita no caput, compreende-se o estacionamento, lazer, acessos internos, locais de manobras de veculos, depsitos abertos e congneres. 6 - Entende-se por rea construda o que se refere o artigo 154 e pargrafos deste Cdigo. Art. 240 - Respondem pela taxa de licena de comrcio eventual ou ambulante as mercadorias encontradas em poder dos vendedores, mesmo que pertenam a contribuintes que hajam pago a respectiva taxa. Art. 241 - So isentos da taxa de licena de localizao e funcionamento para o exerccio do comrcio eventual ou ambulante: I - os cegos e mutilados que exercem comrcio ou indstria em escala nfima; II - os vendedores ambulantes de livros, jornais e revistas; III - os engraxates. SEO 2 DA TAXA DE FISCALIZAO SANITRIA T.F.S. Art. 242 - A Taxa de Fiscalizao Sanitria T.F.S., fundada no poder de polcia do Municpio, concernente ao controle da sade pblica e bem-estar da populao, tem como fato gerador a fiscalizao por ele exercida sobre produto, embalagem, utenslio, equipamento, servio, atividade, unidade e estabelecimento pertinentes sade pblica municipal, em observncia s normas sanitrias vigentes. Art. 243 - Contribuinte da Taxa de Fiscalizao Sanitria T.F.S. a pessoa fsica ou jurdica, titular de produto, de embalagem, de utenslio, de equipamento, de atividade, de unidade ou de estabelecimento sujeito fiscalizao sanitria prevista no artigo 242. Art. 244 - A Taxa de Fiscalizao Sanitria T.F.S. ter seu vencimento equiparado ao da Taxa de Licena de Localizao e Funcionamento T.L.L.F., sendo lanada juntamente com esta. 1 - A taxa de que trata o artigo ser devida por estabelecimento e ser exigida anual e integralmente, vedado o seu fracionamento em funo da data de abertura do estabelecimento, transferncia de local ou qualquer alterao contratual ou estatutria. 2 - Havendo mudana de endereo ou alterao de atividades, a taxa ser exigida tantas vezes quantas forem as modificaes. 3 - Quando o pagamento ocorrer aps o vencimento da taxa, ser acrescido de juros, multa e correo monetria, nos termos do artigo 32 deste Cdigo. Art. 245 - A Taxa de Fiscalizao Sanitria ser exigida por estabelecimento em R$ (reais) proporcional sua rea, de conformidade com a Tabela III anexa a este Cdigo.

SEO 3 DA TAXA DE FISCALIZAO DE ANNCIOS T.F.A. Art. 246 - A Taxa de Fiscalizao de Anncios - T.F.A. tem como fato gerador a explorao ou utilizao de meios de publicidade nas vias e logradouros pblicos do Municpio, bem como nos lugares de acesso ao pblico, e estar sujeita a prvia licena da Prefeitura e ao pagamento da taxa devida. Art. 247 - Incluem-se na obrigatoriedade do artigo anterior: I - os cartazes, letreiros, programas, quadros, painis, placas, outdoors, anncios e mostrurios, fixos ou volantes, luminosos ou no, afixados, distribudos ou pintados em paredes, muros, poste, veculos ou caladas; II - a propaganda falada, em lugares pblicos, por meio de amplificadores de voz, alto-falantes e propagandistas. Pargrafo nico - Compreende-se neste artigo os anncios colocados em lugares de acesso ao pblico, ainda que mediante cobrana de ingresso, assim como se forem, de qualquer forma, visveis da via pblica. Art. 248 - Respondem pela observncia das disposies desta seo todas as pessoas fsicas ou jurdicas, as quais direta ou indiretamente, a publicidade venha beneficiar, de acordo com as instrues e regulamentos respectivos. Art. 249 - Sempre que a licena depender de requerimento, este dever ser instrudo com a descrio da posio, da situao, das cores, dos dizeres, das alegorias e de outras caractersticas do meio de publicidade, de acordo com as instrues e regulamentos respectivos. Pargrafo nico - Quando o local em que se pretender colocar o anncio no for de propriedade do requerente, dever este juntar ao requerimento a autorizao do proprietrio. Art. 250 - Ficam os anunciantes obrigados a colocar nos painis e anncios, sujeitos taxa, um nmero de identificao, consignado no alvar de publicidade, fornecido pela repartio competente.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

31

Art. 251 - Os anncios devem ser escritos em boa linguagem, ficando, por isso, sujeitos reviso da repartio competente. Art. 252 - A Taxa de Fiscalizao de Anncios ser exercida anualmente por anncio com o valor determinado segundo suas caractersticas, de conformidade com a Tabela III anexa a este Cdigo. 1 - A taxa ser paga adiantadamente, por ocasio da outorga da licena. 2 - Nas licenas sujeitas renovao anual, a taxa ser paga na mesma data da outorga da licena. 3 - Consideram-se simples, os anncios divulgados atravs dos seguintes veculos, no luminosos, no iluminados e inanimados: I - Placas com rea inferior a 1,00 M2; II - Letreiros; III - Pintura Mural; IV - Veculos acoplados a placas de nomenclatura de logradouros. 4 - Contribuinte da T.F.A. a pessoa fsica ou jurdica proprietria do veculo de divulgao. 5 - O no pagamento da taxa, dentro do prazo estabelecido no artigo 252, 2, deste Cdigo, sujeitar o infrator s sanes previstas no artigo 32 do mesmo diploma. Art. 253 - So isentos da Taxa de Fiscalizao de Anncios: I - as tabuletas indicativas de stios, granjas ou fazendas, bem como as de sentido direcional de estradas; II - os dsticos ou denominaes de estabelecimentos comerciais e industriais apostos nas paredes e vitrines internas; III - os anncios publicados em jornais, revistas ou catlogos e os irradiados em estaes de radiofuso e teledifuso.

SEO 4 DA TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE OBRAS PARTICULARES Art. 254 - A Taxa de Licena para Execuo de Obras Particulares tem como fato gerador a fiscalizao e licena nos casos de construo, reconstruo, reforma ou demolio de prdios e muros ou qualquer outra obra, dentro das reas urbanas do Municpio. Art. 255 - Nenhuma construo, reconstruo, reforma, demolio ou obra, de qualquer natureza, poder ser iniciada sem prvio pedido de licena Prefeitura e o pagamento da taxa devida. Art. 256 - A Taxa de Licena para Execuo de Obras Particulares ser cobrada de conformidade com a Tabela III anexa a este Cdigo. Art. 257 - So isentos da taxa de licena para execuo das obras particulares: I - a limpeza ou pintura externa ou interna de prdios, muros ou grades; II - a construo de passeios quando do tipo aprovado pela Prefeitura; III - a construo de barraces destinados guarda de materiais para obras j devidamente licenciada.

SEO 5 DA TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE ARRUAMENTOS E LOTEAMENTOS DE TERRENOS PARTICULARES Art. 258 - A Taxa de Licena para Execuo de Arruamento de Terrenos Particulares tem como fato gerador a licena e a fiscalizao outorgada pela Prefeitura, na forma da Lei, e mediante prvia aprovao dos respectivos planos ou projetos, para arruamento ou parcelamento de terrenos particulares, segundo o zoneamento em vigor no Municpio. Art. 259 - Nenhum plano ou projeto de arruamento ou loteamento poder ser executado sem o prvio pagamento da taxa de que trata esta Seo. Art. 260 - A licena concedida constar de Alvar no qual se mencionaro as obrigaes do loteador ou arruador com referncia as obras de terraplenagem e urbanizao. Art. 261 - A taxa de que trata esta Seo ser cobrada de conformidade com a Tabela III anexa a este Cdigo.

SEO 6 DA TAXA DE LICENA E ROYALTIES PARA USO E OCUPAO DO SOLO NAS VIAS E LOGRADOUROS PBLICOS

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

32

Art. 262 - A Taxa de Licena e Royalties para Uso e Ocupao do Solo nas Vias e Logradouros Pblicos tem como fato gerador o uso e a ocupao do solo nas vias e logradouros pblicos mediante utilizao e/ou instalao: I) das vias frreas para o desenvolvimento de atividades comerciais ou de prestao de servios; II) de postes, torres e congneres; III) de redes de gua e de esgoto, de telefonia, de energia eltrica, de sistemas de transmisso de TV a cabo e similares; IV) de gasoduto; V) de captao de guas superficiais ou subterrneas. Art. 263 - A base de clculo a que se refere o artigo anterior, incisos I, II, III, IV e V, ser cobrada mensalmente, cujo vencimento dar-se- no ltimo dia til de cada ms, da seguinte forma: I) das vias frreas, a taxa ser cobrada razo de R$ 0,20 (vinte centavos de real) por metro linear; II) dos postes, torres e congneres e redes de telefonia, de energia eltrica, de sistemas de transmisso de TV a cabo e similares, a taxa ser cobrada razo de R$ 5,00 (cinco reais) por unidade instalada e/ou utilizada; III) para utilizao ou instalao de rede de gua e de rede de esgoto, a taxa ser cobrada razo de R$ 0,10 (dez centavos de real) por metro linear; IV) para o gasoduto, a taxa ser devida razo de R$ 0,30 (trinta centavos de real) por metro linear; V) a taxa de royalties ser devida razo de R$ 0,01 (um centavo de real) por metro cbico de gua captada. Art. 264 - Contribuinte da taxa a que se refere o artigo 262 a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, titular do bem ou da concesso, permisso, autorizao ou da utilizao dos mesmos. Art. 265 - O no pagamento da taxa, dentro do prazo estabelecido no artigo 263 deste Cdigo, sujeitar o infrator s sanes previstas no artigo 32 do mesmo diploma.

CAPTULO III Das Taxas de Expediente e Servios Diversos SEO 1 Da Taxa de Expediente Art. 266 - A taxa de expediente devida pela apresentao de petio e documentos s reparties da Prefeitura, para apreciao e despacho pelas autoridades municipais, ou pela lavratura de termos e contratos com o municpio. Art. 267 - A taxa de que trata este Captulo devida pelo peticionrio ou por quem tiver interesse direto no ato do governo municipal, e ser cobrada de acordo com a Tabela III anexa a este Cdigo. Art. 268 - Ficam isentos da taxa de expediente os requerimentos e certides relativos ao servio de alistamento militar ou para fins eleitorais.

SEO 2 Da Taxa de Servios Diversos Art. 269 - Pela prestao dos servios de manuteno de prdios, de apreenso e depsito de bens mveis, semoventes e mercadorias, servios de cemitrio, inclusive quanto s concesses, sero cobradas as seguintes taxas: I - de numerao de prdios; II - de apreenso de bens mveis ou semoventes e de mercadorias; III - de cemitrio. Art. 270 - A arrecadao das taxas de que trata esta seo ser feita no ato da prestao do servio, ou antecipadamente, segundo as condies previstas em regulamento ou instruo e de acordo com a Tabela III anexa a este Cdigo.

CAPTULO IV Da Taxa de Servios Urbanos Art. 271 - A taxa de servios urbanos tem como fato gerador a prestao, pela prefeitura, de servio de limpeza pblica, coleta de lixo, e conservao de calamento e ser devida pelos proprietrios ou possuidores, a qualquer ttulo, de imveis edificados ou no, localizados em logradouros beneficiados por esses servios. Pargrafo nico Entende-se por limpeza pblica e coleta de lixo os seguintes servios, prestados diretamente ou atravs de concessionrios: I) II) III) IV) Coleta e remoo de lixo domiciliar; Varrio de vias pblicas, limpeza de bueiros, de bocas-de-lobo e de galerias de guas pluviais; Capina peridica, manual, mecnica ou qumica; Desinfeco de vias e logradouros pblicos.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

33

Art. 272 - A taxa definida no artigo anterior incidir sobre cada uma das economias autnomas beneficiadas pelos referidos servios. Art. 273 - A base de clculo da taxa de servios urbanos o metro de testada principal do terreno multiplicado pelo nmero de servios efetivamente prestados ou postos disposio do contribuinte. Pargrafo nico O valor de referncia do metro de testada principal do terreno, a que se refere o caput, ser cobrado da seguinte forma: I) II) Residencial R$ 1,40 (um real e quarenta centavos); Demais R$ 2,00 (dois reais).

Art. 274 - A taxa de servios urbanos ser lanada juntamente com o IPTU.

CAPTULO V Das Obrigaes Art. 275 - Os contribuintes das taxas esto obrigados: I - a conservar e apresentar ao fisco, quando solicitados, os documentos que de algum modo se refiram a situaes que constituem fatos geradores das taxas; II - a prestar, sempre que solicitados, as informaes e esclarecimentos que se refiram aos fatos geradores das taxas; III - a facilitar as tarefas de cadastramento, lanamento, fiscalizao e cobrana das taxas. Art. 276 - O contribuinte que no cumprir as obrigaes acessrias previstas no artigo anterior sujeitar-se- s penalidades previstas nos artigos 74 e seguintes deste Cdigo. Art. 277 - Para efeito de incidncia das taxas, considera-se como domiclio fiscal o que se refere o artigo 10 deste Cdigo. Art. 278 - O lanamento e o pagamento das taxas no importam no conhecimento da regularidade da atividade exercida. Art. 279 - Consideram-se utilizados pelo contribuinte os servios pblicos: I - efetivamente, quando por ele usufrudos a qualquer ttulo; II - potencialmente, quando, sendo de utilizao compulsria, sejam postos disposio mediante atividade administrativa em funcionamento. Pargrafo nico - irrelevante para a incidncia das taxas que os servios pblicos sejam prestados diretamente, ou por meio de concessionrios, permissionrios ou atravs de terceiros contratantes. Art. 280 - Ressalvados os servios remunerados atravs de taxas, o executivo fixar, por decreto, preos pblicos para remunerar servios no compulsrios prestados pelo Municpio. Pargrafo nico - Sero considerados servios no compulsrios, todos os servios prestados pela municipalidade no previstos neste Cdigo e na Tabela III anexa.

TTULO VIII Da Contribuio de Melhoria CAPTULO I Disposies Gerais Art. 281 - A contribuio de melhoria ser cobrada pelo municpio, para fazer face ao custo de obras pblicas de que decorra valorizao imobiliria, tendo como limite total a despesa realizada, e como limite individual o acrscimo de valor que da obra resulta para cada imvel beneficiado, especialmente nos seguintes casos: I - abertura ou alargamento de ruas, parques, campos de esporte, vias e logradouros pblicos, inclusive estradas, pontes, tneis e viadutos; II - nivelamento, retificao, pavimentao, impermeabilizao, ou iluminao de vias ou logradouros pblicos, bem como a instalao de esgotos pluviais ou sanitrios; III - proteo contra inundaes, saneamento em geral, drenagens, retificao e regularizao de cursos d'gua; IV - canalizao de gua potvel e instalao de rede eltrica; V - aterros e obras de embelezamento em geral, inclusive desapropriao para desenvolvimento paisagstico.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

34

Art. 282 - Para cobrana da contribuio de melhoria, a repartio competente dever: I - publicar previamente os seguintes elementos: a) memorial descritivo do projeto; b) oramento do custo da obra; c) determinao da parcela do custo da obra a ser financiada pela contribuio; d) delimitao da zona beneficiada; e) determinao do fator de absoro do benefcio, valorizao para toda a zona ou para cada uma das reas diferenciadas, nela contidas. II - fixar o prazo, no inferior a 30 (trinta) dias, para impugnao, pelos interessados, de qualquer dos elementos referidos no inciso anterior; 1 - Por ocasio do respectivo lanamento, cada contribuinte dever ser notificado no montante da contribuio, da forma e dos prazos de seu pagamento e dos elementos que integrarem o respectivo clculo. 2 Caber ao contribuinte o nus da prova quando impugnar quaisquer dos elementos a que se refere o inciso I deste artigo. Art. 283 - As obras ou melhoramentos que justifiquem a cobrana da contribuio de melhoria enquadrar-se-o em dois programas: I - ordinrio, quando referente a obras preferenciais e de iniciativa da prpria administrao; II - extraordinrio, quando referente a obra de menor interesse geral, solicitadas por, pelo menos, dois teros dos proprietrios a serem beneficiados. Art. 284 - No custo das obras sero computadas as despesas de estudo e administrao, desapropriao e operaes de financiamento, inclusive juros no excedentes de 12% (doze por cento) ao ano sobre o capital empregado . Pargrafo nico - No se incluiro no custo as despesas de estudo e administrao quando este trabalho for executado por servidores municipais e a obra no for de grande vulto, a critrio do Prefeito. Art. 285 - A distribuio gradual da contribuio de melhoria, entre os contribuintes, ser feita proporcionalmente aos valores venais dos terrenos presumivelmente beneficiados, constantes do Cadastro Imobilirio. Na falta desse elemento, tomar-se- por base a rea ou a testada dos terrenos. Art. 286 - Para o clculo necessrio verificao da responsabilidade dos contribuintes, prevista neste Cdigo, sero tambm computadas quaisquer reas marginais, correndo por conta da Prefeitura as quotas relativas aos terrenos isentos da contribuio de melhoria. Pargrafo nico - A deduo de superfcies ocupadas por bens de uso comum e situadas dentro da propriedade tributada, somente se autorizar quando o domnio destas reas haja sido legalmente transferido Unio, ao Estado e ao Municpio. Art. 287 - No clculo da contribuio de melhoria devero ser individualmente considerados os imveis constantes de loteamento aprovado ou fisicamente divididos em carter definitivo. Art. 288 - Para efeito de clculo e lanamento da contribuio de melhoria considerar-se-o como uma s propriedade as reas contguas, de um mesmo proprietrio, ainda que provenientes de ttulos diversos. Art. 289 - Quando houver condomnio, quer de simples terreno, quer de terreno e edificao, a contribuio ser lanada em nome de todos os condminos, que sero responsveis na proporo de suas quotas. Art. 290 - Em se tratando de vila edificada no interior do quarteiro, a contribuio de melhoria corresponder rea pavimentada fronteira entrada da vila e ser cobrada de cada proprietrio proporcionalmente ao terreno ou frao ideal de terreno de cada um. A rea reservada a via ou logradouro interno, de serventia comum, ser pavimentada integralmente por conta dos proprietrios. Art. 291 - No caso de parcelamento de imvel j lanado, poder o lanamento, mediante requerimento do interessado, ser desdobrado em tantos outros quantos forem os imveis em que efetivamente se subdividir o primitivo. Art. 292 - Para efetuar os novos lanamentos previstos no artigo anterior ser a quota relativa propriedade primitiva distribuda de forma que a soma dessas novas quotas corresponda quota global anterior. Art. 293 - As obras a que se refere o inciso II do artigo 281, quando julgados de interesse pblico, s podero ser iniciados aps ter sido feita pelos interessados a cauo fixada. 1 - A importncia da cauo no poder ser superior a 2/3 (dois teros) do oramento total previsto para a obra. 2 - O rgo fazendrio promover, a seguir, a organizao do respectivo rol de contribuies, em que mencionar, tambm, a cauo que couber a cada interessado. Art. 294 - Completadas as diligencias de que trata o artigo anterior, expedir-se- edital convocando os interessados para, no prazo de 30 (trinta) dias, examinarem o projeto, as especificaes, o oramento, as contribuies e as caues arbitradas.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

35

1 - Os interessados, dentro do prazo previsto neste artigo, devero manifestar se concordam ou no com o oramento, as contribuies e a cauo, apontando as dvidas a serem sanadas. 2 - Sobre as caues no incidir juros e devero ser prestadas dentro do prazo no superior a 60 (sessenta) dias, a contar da data do vencimento do prazo fixado no edital de que trata este artigo. 3 - No sendo prestadas, totalmente, as caues, no prazo de que trata o 2, a obra solicitada no ter incio devolvendose as caues depositadas. 4 - Sendo prestadas todas as caues individuais e achando-se solucionadas as reclamaes feitas, as obras sero executadas, procedendo-se da em diante na conformidade dos dispositivos relativos a execuo de obras do plano ordinrio. 5 - Assim que a arrecadao individual das contribuies atingir quantia que, somada das caues prestadas, perfaa o total do dbito de cada contribuinte, transferir-se-o as caues a receita respectiva, anotando-se no lanamento da contribuio a liquidao total do dbito. Art. 295 - Ainda dentro do prazo de 30 (trinta) dias, referido no artigo anterior, poder o proprietrio reclamar contra a importncia lanada de acordo com o processo estabelecido para as reclamaes contra lanamento de tributos previstos neste Cdigo. Pargrafo nico - A execuo das obras e melhoramentos s tero incio aps o julgamento das reclamaes de que trata este artigo. Art. 296 - A contribuio de melhoria ser paga de uma s vez , quando inferior a R$150,00 (cento e cinqenta reais) ou quando superior a esta quantia, em prestaes mensais, a juros de 12% (doze por cento) ao ano, no podendo o prazo de recolhimento exceder a 6 (seis) meses. Pargrafo nico - facultado ao contribuinte antecipar o pagamento de prestaes devidas, com desconto dos juros correspondentes. Art. 297 - Quando a obra for entregue gradativamente ao pblico, a contribuio de melhoria, a juzo da Administrao, poder ser cobrada proporcionalmente ao custo das partes concludas. Art. 298 - lcito ao contribuinte pagar o dbito previsto com ttulos da dvida pblica municipal, pelo valor nominal, emitidos especialmente para o financiamento da obra ou melhoramento em virtude da qual foi lanado. Art. 299 - Iniciada a execuo de qualquer obra ou melhoramento sujeito contribuio de melhoria, o rgo fazendrio ser cientificado a fim de, em certido negativa que vier a ser fornecida, fazer constar o nus fiscal correspondente aos imveis respectivos. Art. 300 - No sendo fixada em Lei a parte do custo da obra ou melhoramento a ser recuperada dos beneficiados, caber ao Prefeito faz-lo, mediante Decreto e observadas as normas estabelecidas neste ttulo. Pargrafo nico - O Prefeito fixar, tambm, os prazos de arrecadao necessrios aplicao da contribuio de melhoria. Art. 301 - No caber a exigncia da contribuio de melhoria quando as obras ou melhoramentos forem executados sem prvia observncia das disposies contidas neste Ttulo. CAPTULO II Disposies Especiais Sobre as Obras de Pavimentao Art. 302 - Entendem-se por obras ou servios de pavimentao, alm da pavimentao propriamente dita, da parte carroavel das vias e logradouros pblicos e dos passeios, os trabalhos, preparatrios ou complementares habituais, com estudos topogrficos, terraplenagem superficial, obras de escoamento local, guias, pequenas obras de arte e ainda os servios administrativos, quando contratados. Art. 303 - A contribuio de melhoria devida pela execuo de servios de pavimentao: I - em vias no todo ou em parte ainda no pavimentadas; II - em vias cujo tipo de pavimentao, por motivo de interesse pblico, a juzo da Prefeitura, deva ser substitudo por outro de melhor qualidade. 1 - Nos casos de substituio por tipo idntico ou equivalente no devida a contribuio, desde que as obras primitivas hajam sido executadas sob o regime de contribuio de melhoria, taxa de calamento ou tributo equivalente. 2 - Nos casos de substituio por tipo de melhor qualidade, a contribuio ser calculada tomando-se por base a diferena entre o custo da pavimentao nova e o da parte correspondente ao antigo, reforado este ltimo com base nos preos do momento. Reputar-se- nulo, para esse efeito, o custo da pavimentao anterior, quando feita em material slico-argiloso, ou com simples encascalhamento. 3 - Nos casos de substituio por motivo de alargamento das ruas ou logradouros, a contribuio ser calculada tomando-se por base toda a diferena do custo entre os dois calamentos.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

36

Art. 304 - O custo das obras de pavimentao, que vierem a ser executadas nos termos dos artigos anteriores, ser dividido entre a Prefeitura e os proprietrios dos terrenos marginais s vias e logradouros beneficiados, sendo 2/3 (dois teros) parte aos proprietrios e 1/3 (um tero) parte Prefeitura e fazendo-se a distribuio da parte que toca aos proprietrios, seguindo o disposto no artigo 271 deste Cdigo. Art. 305 - Para clculo da contribuio a ser cobrada de cada proprietrio marginal, no se tomar distncia superior a 10 (dez) metros entre o meio-fio e o eixo da via ou logradouro, em se tratando de via carrovel de largura superior a 5 (cinco) metros, correndo o excesso por conta da Prefeitura. Art. 306 - Assentando periodicamente o programa ordinrio da pavimentao, procedero as reparties tcnicas competentes elaborao dos projetos e das especificaes e oramentos respectivos. Art. 307 - Aprovado o oramento de cada trecho tpico e apurada a importncia total a ser distribuda entre as reas marginais, ser verificada a quota correspondente a cada uma destas.

CAPTULO III Disposies Especiais Sobre as Obras de Construo de Estradas Art. 308 - Entende-se por obras de construo de estradas os trabalhos de levantamento, locao, cortes, aterros, desaterros, terraplenagem, pavimentao, calamento e suas respectivas obras de arte, como pontes, viadutos, pontilhes, boeiros, mataburros e outras, e quando se tratar de obra contratada, os servios de administrao. 1 - So ainda consideradas como obras de construo a de pavimentao asfltica, polidrica ou paraleleppedo, quando executadas em toda a extenso da estrada, ligando uma aglomerao urbana a outra. 2 - So consideradas apenas de conservao as obras de construo de desvios, retificao parcial, construo de pontes, viadutos, pontilhes, mata-burros e ensaibramento em estradas existentes. Art. 309 - A contribuio de melhoria exigida na forma deste Captulo destina-se, exclusivamente, indenizao parcial de despesas feitas com a construo de estradas municipais e ser exigvel dos proprietrios de terrenos marginais, limtrofes ou adjacentes s obras realizadas na rea rural do Municpio, quando da obra resultar benefcio para os mesmos. Art. 310 - O custo das obras em construo de cada estrada, observadas as disposies constantes do captulo I, deste Ttulo, ser dividido entre a Prefeitura e os proprietrios dos terrenos na seguinte forma: I - 1/6 (um sexto) caber aos proprietrios dos terrenos marginais; II - 1/12 (um duodcimo) caber aos proprietrios dos terrenos adjacentes ou no estrada construda, mas cujas propriedades passarem mediante ou imediatamente a ser servidas pela estrada e por ela beneficiada; III - o restante caber Prefeitura, conta de dotaes consignadas no oramento. Art. 311 - Quando a construo for solicitada por interessados e a estrada se destinar ao uso privativo dos mesmos, cobrar-se o custo total das obras mediante depsito prvio e integral do valor orado. Art. 312 - O clculo da contribuio exigvel de cada proprietrio ser feito nas seguintes bases: I - levantar-se- o rol dos imveis beneficiados, diretamente e os beneficiados indiretamente pela obra executada, contendo os nomes dos proprietrios e os valores venais de cada imvel, excludos os valores das benfeitorias, devendo cada rol ser somado separadamente; II - achar-se- a seguir, separadamente, 1/6 (um sexto) e 1/12 (um duodcimo) do custo total de obras executadas; III - dividindo-se o total de cada rol pela quantia correspondente a 1/6 (um sexto) ou 1/12 (um duodcimo) do custo da obra, conforme for o caso, obter-se- um quociente que, dividido pelo valor venal de cada terreno, dar a contribuio relativa a esse terreno. Art. 313 - Aplicam-se, quanto aos condminos, ao lanamento e arrecadao deste tributo, as disposies constantes do Captulo I deste Ttulo.

TTULO IX Da Contribuio para Custeio de Servio de Iluminao Pblica C.I.P.

CAPTULO NICO Art. 314 - A Contribuio para Custeio de Servio de Iluminao Pblica C.I.P. tem como fato gerador a utilizao efetiva ou potencial dos servios de iluminao pblica prestados por este Municpio, diretamente ou atravs de concessionrios.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

37

Pargrafo nico Entende-se como iluminao pblica aquela que esteja direta e regularmente ligada rede de distribuio de energia eltrica e que sirva s vias e logradouros pblicos. Art. 315 - Contribuinte da Contribuio para Custeio de Servio de Iluminao Pblica C.I.P. o proprietrio, o titular do domnio til ou o possuidor de imvel, edificado ou no, situado em logradouro servido por iluminao pblica. Art. 316 - A contribuio incidir sobre a prestao do servio de iluminao pblica, efetuada pelo Municpio no mbito do seu territrio. Art. 317 - Em se tratando de imveis construdos, a C.I.P. ser lanada mensalmente e cobrada nas contas de consumo de energia eltrica. Art. 318 - A Contribuio para Custeio de Servio de Iluminao Pblica C.I.P. ser calculada mensalmente sobre o valor da tarifa de iluminao pblica vigente, subgrupo B4b, devendo ser adotado nos intervalos de consumo indicados os seguintes percentuais: CONSUMO MENSAL KWh 0 a 30 31 a 50 51 a 100 101 a 200 201 a 350 351 a 500 501 a 1000 Acima de 1000 PERCENTUAL DE TARIFA DE IP Isento 1,5 4,0 5,5 7,0 8,0 10,0 15,0

Art. 319 - O produto da contribuio constituir receita destinada a cobrir os dispndios da Municipalidade decorrentes do custeio do Servio de Iluminao Pblica. Pargrafo nico - O Custeio do Servio de Iluminao Pblica compreende: I) despesas com energia consumida pelos servios de iluminao pblica; II) despesas com administrao, operao, manuteno, eficientizao e ampliao do sistema de iluminao pblica. Art. 320 - O Poder Executivo fica autorizado a celebrar contrato ou convnio com a empresa concessionria ou permissionria de energia eltrica local, para promover a arrecadao da Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica C.I.P. Art. 321 - Aplica-se Contribuio para Custeio do Servio de Iluminao Pblica, no que couber, as normas do Cdigo Tributrio Nacional e legislao tributria do Municpio, inclusive aquelas relativas s infraes e penalidades. Art. 322 - Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio, especialmente as leis N. 1.563/93, 1.593/94, 1.607/95, 1.608/95, 1.610/95, 1.661/96, 1.672/96, 1.738/97, 1.744/97, 1.748/97, 1.751/97, 1.764/98, 1.798/98, 1.799/98, 1.866/2.000, 1.873/2.000, 1.898/2.000, 1.992/2.002, 1.993/2.002, 2.009/2.003 e 2.014/2.003. Vespasiano, 22 de Novembro de 2.003. CARLOS MOURA MURTA ________________________________ Prefeito Municipal MAURO MAGNO VIANA __________________________________ Secretrio Municipal da Fazenda

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

38

TABELA I LISTA DE SERVIOS A QUE REFERE O ARTIGO 192 DO CAPTULO "I" DO TTULO "VI" So tributveis pelo municpio os servios relacionados nesta tabela Item/Subitem 1 Servios de informtica e congneres. 1.01 Anlise e desenvolvimento de sistemas. 1.02 Programao. 1.03 Processamento de dados e congneres. 1.04 Elaborao de programas de computadores, inclusive de jogos eletrnicos. 1.05 Licenciamento ou cesso de direito de uso de programas de computao. 1.06 Assessoria e consultoria em informtica. 2% 2% 2% 2% 2% 2% Servios Alquota

1.07 Suporte tcnico em informtica, inclusive instalao, configurao e manuteno de programas de computao e bancos de dado 2% 1.08 Planejamento, confeco, manuteno e atualizao de pginas eletrnica. 2 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 2.01 Servios de pesquisas e desenvolvimento de qualquer natureza. 3 Servios prestados mediante locao, cesso de direito de uso e congneres. 3.01 (VETADO) 3.02 Cesso de direito de uso de marcas e de sinais de propaganda. 2% 2% 2%

3.03 Explorao de sales de festas, centro de convenes, escritrios virtuais, stands, quadras esportivas, estdios, ginsios, auditrios, casas de espetculos, parques de diverses, canchas e congneres, para realizao de eventos ou negcios de qualquer natureza. 2% 3.04 Locao, sublocao, arrendamento, direito de passagem ou permisso de uso, compartilhado ou no, de ferrovia, rodovia, postes, cabos, dutos e condutos de qualquer natureza. 3% 3.05 Cesso de andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas de uso temporrio. 3%

4 Servios de sade, assistncia mdica e congneres. 4.01 Medicina e biomdicina. 2%

4.02 Anlises clnicas, patologia, eletricidade mdica, radioterapia, quimioterapia, ultra-sonografia, ressonncia magntica, radiologia, tomografia e congneres. 2% 4.03 Hospitais, clnicas, laboratrios, sanatrios, manicmios, casas de sade, prontos-socorros, ambulatrios e congneres. 2% 4.04 Instrumentao cirrgica. 4.05 Acupuntura. 4.06 Enfermagem, inclusive servios auxiliares. 4.07 Servios farmacuticos. 4.08 Terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. 4.09 Terapias de qualquer espcie destinadas ao tratamento fsico, orgnico e mental. 4.10 Nutrio. 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

39

4.11 Obstetrcia. 4.12 Odontologia. 4.13 Ortptica. 4.14 Prteses sob encomenda. 4.15 Psicanlise. 4.16 Psicologia. 4.17 Casas de repouso e de recuperao, creches, asilos e congneres. 4.18 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 4.19 Bancos de sangue, leite, pele, olhos, vulos, smen e congneres. 4.20 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 4.21 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres.

2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

4.22 Planos de medicina de grupo ou individual e convnios para prestao de assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e congneres. 2% 4.23 Outros planos de sade que se cumpram atravs de servios de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicao do beneficirio. 2%

5 Servios de medicina e assistncia veterinria e congneres. 5.01 Medicina veterinria e zootecnia. 5.02 Hospitais, clnicas, ambulatrios, prontos-socorros e congneres, na rea veterinria. 5.03 Laboratrios de anlise na rea veterinria. 5.04 Inseminao artificial, fertilizao in vitro e congneres. 5.05 Bancos de sangue e de rgos e congneres. 5.06 Coleta de sangue, leite, tecidos, smen, rgos e materiais biolgicos de qualquer espcie. 5.07 Unidade de atendimento, assistncia ou tratamento mvel e congneres. 5.08 Guarda, tratamento, amestramento, embelezamento, alojamento e congneres. 5.09 Planos de atendimento e assistncia mdico-veterinria. 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

6 Servios de cuidados pessoais, esttica, atividades fsicas e congneres. 6.01 Barbearia, cabeleireiros, manicuros, pedicuros e congneres. 6.02 Esteticistas, tratamento de pele, depilao e congneres. 6.03 Banhos, duchas, sauna, massagens e congneres. 6.04 Ginstica, dana, esportes, natao, artes marciais e demais atividades fsicas. 6.05 Centros de emagrecimento, spa e congneres. 2% 2% 2% 2% 2%

7 Servios relativos a engenharia, arquitetura, geologia, urbanismo, construo civil, manuteno, limpeza, meio ambiente, saneamento e congneres. 7.01 Engenharia, agronomia, agrimensura, arquitetura, geologia, urbanismo, paisagismo e congneres. 3%

7.02 Execuo, por administrao, empreitada ou subempreitada, de obras de construo civil, hidrulica ou eltrica e de outras obras semelhantes, inclusive sondagem, perfurao de poos, escavao, drenagem e irrigao, terraplanagem,

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

40

pavimentao, concretagem e a instalao e montagem de produtos, peas e equipamentos (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador de servios fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 3% 7.03 Elaborao de planos diretores, estudos de viabilidade, estudos organizacionais e outros, relacionados com obras e servios de engenharia; elaborao de anteprojetos, projetos bsicos e projetos executivos para trabalhos de engenharia. 3% 7.04 Demolio. 3%

7.05 Reparao, conservao e reforma de edifcios, estradas, pontes, portos e congneres (exceto o fornecimento de mercadorias produzidas pelo prestador dos servios, fora do local da prestao dos servios, que fica sujeito ao ICMS). 3% 7.06 Colocao e instalao de tapetes, carpetes, assoalhos, cortinas, revestimentos de parede, vidros, divisrias, placas de gesso e congneres, com material fornecido pelo tomador do servio. 3% 7.07 Recuperao, raspagem, polimento e lustrao de pisos e congneres. 7.08 Calafetao. 3% 3%

7.09 Varrio, coleta, remoo, incinerao, tratamento, reciclagem, separao e destinao final de lixo, rejeitos e outros resduos quaisquer. 3% 7.10 Limpeza, manuteno e conservao de vias e logradouros pblicos, imveis, chamins, piscinas, parques, jardins e congneres. 3% 7.11 Decorao e jardinagem, inclusive corte e poda de rvores. 7.12 Controle e tratamento de efluentes de qualquer natureza e de agentes fsicos, qumicos e biolgicos. 7.13 Dedetizao, desinfeco, desinsetizao, imunizao, higienizao, desratizao, pulverizao e congneres. 7.14 (VETADO) 7.15 (VETADO) 7.16 Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubao e congneres. 7.17 Escoramento, conteno de encostas e servios congneres. 7.18 Limpeza e dragagem de rios, portos, canais, baas, lagos, lagoas, represas, audes e congneres. 7.19 Acompanhamento e fiscalizao da execuo de obras de engenharia, arquitetura e urbanismo. 3% 3% 3% 3% 3% 3% 3%

7.20 Aerofotogrametria (inclusive interpretao), cartografia, mapeamento, levantamentos topogrficos, batimtricos, geogrficos, geodsicos, geolgicos, geofsicos e congneres. 3% 7.21 Pesquisa, perfurao, cimentao, mergulho, perfilagem, concretao, testemunhagem, pescaria, estimulao e outros servios relacionados com a explorao e explotao de petrleo, gs natural e de outros recursos minerais. 3% 7.22 Nucleao e bombardeamento de nuvens e congneres. 3%

8 Servios de educao, ensino, orientao pedaggica e educacional, instruo, treinamento e avaliao pessoal de qualquer grau ou natureza. 8.01 Ensino regular pr-escolar, fundamental, mdio e superior. 2%

8.02 Instruo, treinamento, orientao pedaggica e educacional, avaliao de conhecimentos de qualquer natureza. 2%

9 Servios relativos a hospedagem, turismo, viagens e congneres. 9.01 Hospedagem de qualquer natureza em hotis, apart-service condominiais, flat, apart-hotis, hotis residncia, residence-service, suite service, hotelaria martima, motis, penses e congneres; ocupao por temporada com fornecimento de servio (o valor da alimentao e gorjeta, quando includo no preo da diria, fica sujeito ao Imposto Sobre Servios). 3% 9.02 Agenciamento, organizao, promoo, intermediao e execuo de programas de turismo, passeios, viagens, excurses, hospedagens e congneres. 2%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

41

9.03 Guias de turismo.

2%

10 Servios de intermediao e congneres. 10.01 Agenciamento, corretagem ou intermediao de cmbio, de seguros, de cartes de crdito, de planos de sade e de planos de previdncia privada. 5% 10.02 Agenciamento, corretagem ou intermediao de ttulos em geral, valores mobilirios e contratos quaisquer. 10.03 Agenciamento, corretagem ou intermediao de direitos de propriedade industrial, artstica ou literria. 2% 2%

10.04 Agenciamento, corretagem ou intermediao de contratos de arrendamento mercantil (leasing), de franquia (franchising) e de faturizao (factoring). 5% 10.05 Agenciamento, corretagem ou intermediao de bens mveis ou imveis, no abrangidos em outros itens ou subitens, inclusive aqueles realizados no mbito de Bolsas de Mercadorias e Futuros, por quaisquer meios. 2% 10.06 Agenciamento martimo. 10.07 Agenciamento de notcias. 10.08 Agenciamento de publicidade e propaganda, inclusive o agenciamento de veiculao por quaisquer meios. 10.09 Representao de qualquer natureza, inclusive comercial. 10.10 Distribuio de bens de terceiros. 2% 2% 2% 2% 2%

11 Servios de guarda, estacionamento, armazenamento, vigilncia e congneres. 11.01 Guarda e estacionamento de veculos terrestres automotores, de aeronaves e de embarcaes. 11.02 Vigilncia, segurana ou monitoramento de bens e pessoas. 11.03 Escolta, inclusive de veculos e cargas. 11.04 Armazenamento, depsito, carga, descarga, arrumao e guarda de bens de qualquer espcie. 3% 3% 2% 2%

12 Servios de diverses, lazer, entretenimento e congneres. 12.01 Espetculos teatrais. 12.02 Exibies cinematogrficas. 12.03 Espetculos circenses. 12.04 Programas de auditrio. 12.05 Parques de diverses, centros de lazer e congneres. 12.06 Boates, taxi-dancing e congneres. 12.07 Shows, ballet, danas, desfiles, bailes, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 12.08 Feiras, exposies, congressos e congneres. 12.09 Bilhares, boliches e diverses eletrnicas ou no. 12.10 Corridas e competies de animais. 12.11 Competies esportivas ou de destreza fsica ou intelectual, com ou sem a participao do espectador. 12.12 Execuo de msica. 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

12.13 Produo, mediante ou sem encomenda prvia, de eventos, espetculos, entrevistas, shows, ballet, danas, desfiles, bailes, teatros, peras, concertos, recitais, festivais e congneres. 2% 12.14 Fornecimento de msica para ambientes fechados ou no, mediante transmisso por qualquer processo. 12.15 Desfiles de blocos carnavalescos ou folclricos, trios eltricos e congneres. 2% 2%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

42

12.16 Exibio de filmes, entrevistas, musicais, espetculos, shows, concertos, desfiles, peras, competies esportivas, de destreza intelectual ou congneres. 2% 12.17 Recreao e animao, inclusive em festas e eventos de qualquer natureza. 2%

13 Servios relativos a fonografia, fotografia, cinematografia e reprografia. 13.01 (VETADO) 13.02 Fonografia ou gravao de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congneres. 13.03 Fotografia e cinematografia, inclusive revelao, ampliao, cpia, reproduo, trucagem e congneres. 13.04 Reprografia, microfilmagem e digitalizao. 13.05 Composio grfica, fotocomposio, clicheria, zincografia, litografia, fotolitografia. 2% 2% 2% 2%

14 Servios relativos a bens de terceiros. 14.01 Lubrificao, limpeza, lustrao, reviso, carga e recarga, conserto, restaurao, blindagem, manuteno e conservao de mquinas, veculos, aparelhos, equipamentos, motores, elevadores ou de qualquer objeto (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 2% 14.02 Assistncia tcnica. 14.03 Recondicionamento de motores (exceto peas e partes empregadas, que ficam sujeitas ao ICMS). 14.04 Recauchutagem ou regenerao de pneus. 3% 2% 2%

14.05 Restaurao, recondicionamento, acondicionamento, pintura, beneficiamento, lavagem, secagem, tingimento, galvanoplastia, anodizao, corte, recorte, polimento, plastificao e congneres, de objetos quaisquer. 2% 14.06 e montagem de aparelhos, mquinas e equipamentos, inclusive montagem industrial, prestados ao usurio final, exclusivamente com material por ele fornecido. 3% 14.07 Colocao de molduras e congneres. 14.08 Encadernao, gravao e dourao de livros, revistas e congneres. 14.09 Alfaiataria e costura, quando o material for fornecido pelo usurio final, exceto aviamento. 14.10 Tinturaria e lavanderia. 14.11 Tapearia e reforma de estofamentos em geral. 14.12 Funilaria e lanternagem. 14.13 Carpintaria e serralheria. 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

15 Servios relacionados ao setor bancrio ou financeiro, inclusive aqueles prestados por instituies financeiras autorizadas a funcionar pela Unio ou por quem de direito. 15.01 Administrao de fundos quaisquer, de consrcio, de carto de crdito ou dbito e congneres, de carteira de clientes, de cheques pr-datados e congneres. 5% 15.02 Abertura de contas em geral, inclusive conta-corrente, conta de investimentos e aplicao e caderneta de poupana, no Pas e no exterior, bem como a manuteno das referidas contas ativas e inativas. 5% 15.03 Locao e manuteno de cofres particulares, de terminais eletrnicos, de terminais de atendimento e de bens e equipamentos em geral. 5% 15.04 Fornecimento ou emisso de atestados em geral, inclusive atestado de idoneidade, atestado de capacidade financeira e congneres. 5%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

43

15.05 Cadastro, elaborao de ficha cadastral, renovao cadastral e congneres, incluso ou excluso no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos CCF ou em quaisquer outros bancos cadastrais. 5% 15.06 Emisso, reemisso e fornecimento de avisos, comprovantes e documentos em geral; abono de firmas; coleta e entrega de documentos, bens e valores; comunicao com outra agncia ou com a administrao central; licenciamento eletrnico de veculos; transferncia de veculos; agenciamento fiducirio ou depositrio; devoluo de bens em custdia. 5% 15.07 Acesso, movimentao, atendimento e consulta a contas em geral, por qualquer meio ou processo, inclusive por telefone, fac-smile, internet e telex, acesso a terminais de atendimento, inclusive vinte e quatro horas; acesso a outro banco e a rede compartilhada; fornecimento de saldo, extrato e demais informaes relativas a contas em geral, por qualquer meio ou processo. __________ 5% 15.08 Emisso, reemisso, alterao, cesso, substituio, cancelamento e registro de contrato de crdito; estudo, anlise e avaliao de operaes de crdito; emisso, concesso, alterao ou contratao de aval, fiana, anuncia e congneres; servios relativos a abertura de crdito, para quaisquer fins. 5% 15.09 Arrendamento mercantil (leasing) de quaisquer bens, inclusive cesso de direitos e obrigaes, substituio de garantia, alterao, cancelamento e registro de contrato, e demais servios relacionados ao arrendamento mercantil (leasing). 5% 15.10 Servios relacionados a cobranas, recebimentos ou pagamentos em geral, de ttulos quaisquer, de contas ou carns, de cmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive os efetuados por meio eletrnico, automtico ou por mquinas de atendimento; fornecimento de posio de cobrana, recebimento ou pagamento; emisso de carns, fichas de compensao, impressos e documentos em geral. 5% 15.11 Devoluo de ttulos, protesto de ttulos, sustao de protesto, manuteno de ttulos, reapresentao de ttulos, e demais servios a eles relacionados. 5% 15.12 Custdia em geral, inclusive de ttulos e valores mobilirios. 5%

15.13 Servios relacionados a operaes de cmbio em geral, edio, alterao, prorrogao, cancelamento e baixa de contrato de cmbio; emisso de registro de exportao ou de crdito; cobrana ou depsito no exterior; emisso, fornecimento e cancelamento de cheques de viagem; fornecimento, transferncia, cancelamento e demais servios relativos a carta de crdito de importao, exportao e garantias recebidas; envio e recebimento de mensagens em geral relacionadas a operaes de cmbio. 5% 15.14 Fornecimento, emisso, reemisso, renovao e manuteno de carto magntico, carto de crdito, carto de dbito, carto salrio e congneres. 5% 15.15 Compensao de cheques e ttulos quaisquer; servios relacionados a depsito, inclusive depsito identificado, a saque de contas quaisquer, por qualquer meio ou processo, inclusive em terminais eletrnicos e de atendimento. 5% 15.16 Emisso, reemisso, liquidao, alterao, cancelamento e baixa de ordens de pagamento, ordens de crdito e similares, por qualquer meio ou processo; servios relacionados transferncia de valores, dados, fundos, pagamentos e similares, inclusive entre contas em geral. 5% 15.17 Emisso, fornecimento, devoluo, sustao, cancelamento e oposio de cheques quaisquer, avulso ou por talo. 5% 15.18 Servios relacionados a crdito imobilirio, avaliao e vistoria de imvel ou obra, anlise tcnica e jurdica, emisso, reemisso, alterao, transferncia e renegociao de contrato, emisso e reemisso do termo de quitao e demais servios relacionados a crdito imobilirio. 5%

16 Servios de transporte de natureza municipal. 16.01 Servios de transporte de natureza municipal. 3%

17 Servios de apoio tcnico, administrativo, jurdico, contbil, comercial e congneres. 17.01 Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, no contida em outros itens desta lista; anlise, exame, pesquisa, coleta, compilao e fornecimento de dados e informaes de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares. 2% 17.02 Datilografia, digitao, estenografia, expediente, secretaria em geral, resposta audvel, redao, edio, interpretao, reviso, traduo, apoio e infra-estrutura administrativa e congneres. 5% 17.03 Planejamento, coordenao, programao ou organizao tcnica, financeira ou administrativa. 17.04 Recrutamento, agenciamento, seleo e colocao de mo-de-obra. 5% 2%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

44

17.05 Fornecimento de mo-de-obra, mesmo em carter temporrio, inclusive de empregados ou trabalhadores, avulsos ou temporrios, contratados pelo prestador de servio. 2% 17.06 Propaganda e publicidade, inclusive promoo de vendas, planejamento de campanhas ou sistemas de publicidade, elaborao de desenhos, textos e demais materiais publicitrios. 2% 17.07 (VETADO) 17.08 Franquia (franchising). 17.09 Percias, laudos, exames tcnicos e anlises tcnicas. 17.10 Planejamento, organizao e administrao de feiras, exposies, congressos e congneres. 5% 2% 2%

17.11 Organizao de festas e recepes; buf (exceto o fornecimento de alimentao e bebidas, que fica sujeito ao ICMS). 2% 17.12 Administrao em geral, inclusive de bens e negcios de terceiros. 17.13 Leilo e congneres. 17.14 Advocacia. 17.15 Arbitragem de qualquer espcie, inclusive jurdica. 17.16 Auditoria. 17.17 Anlise de Organizao e Mtodos. 17.18 Aturia e clculos tcnicos de qualquer natureza. 17.19 Contabilidade, inclusive servios tcnicos e auxiliares. 17.20 Consultoria e assessoria econmica ou financeira. 17.21 Estatstica. 17.22 Cobrana em geral. 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2% 2%

17.23 Assessoria, anlise, avaliao, atendimento, consulta, cadastro, seleo, gerenciamento de informaes, administrao de contas a receber ou a pagar e em geral, relacionados a operaes de faturizao (factoring). 5% 17.24 Apresentao de palestras, conferncias, seminrios e congneres. 2%

18 Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 18.01 - Servios de regulao de sinistros vinculados a contratos de seguros; inspeo e avaliao de riscos para cobertura de contratos de seguros; preveno e gerncia de riscos segurveis e congneres. 2%

19 Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 19.01 - Servios de distribuio e venda de bilhetes e demais produtos de loteria, bingos, cartes, pules ou cupons de apostas, sorteios, prmios, inclusive os decorrentes de ttulos de capitalizao e congneres. 5%

20 Servios porturios, aeroporturios, ferroporturios, de terminais rodovirios, ferrovirios e metrovirios. 20.01 Servios porturios, ferroporturios, utilizao de porto, movimentao de passageiros, reboque de embarcaes, rebocador escoteiro, atracao, desatracao, servios de praticagem, capatazia, armazenagem de qualquer natureza, servios acessrios, movimentao de mercadorias, servios de apoio martimo, de movimentao ao largo, servios de armadores, estiva, conferncia, logstica e congneres. 2% 20.02 Servios aeroporturios, utilizao de aeroporto, movimentao de passageiros, armazenagem de qualquer natureza, capatazia, movimentao de aeronaves, servios de apoio aeroporturios, servios acessrios, movimentao de mercadorias, logstica e congneres. 2%

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

45

20.03 Servios de terminais rodovirios, ferrovirios, metrovirios, movimentao de passageiros, mercadorias, inclusive suas operaes, logstica e congneres. 2%

21 Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 21.01 - Servios de registros pblicos, cartorrios e notariais. 3%

22 Servios de explorao de rodovia. 22.01 Servios de explorao de rodovia mediante cobrana de preo ou pedgio dos usurios, envolvendo execuo de servios de conservao, manuteno, melhoramentos para adequao de capacidade e segurana de trnsito, operao, monitorao, assistncia aos usurios e outros servios definidos em contratos, atos de concesso ou de permisso ou em normas oficiais. 5%

23 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 23.01 Servios de programao e comunicao visual, desenho industrial e congneres. 2%

24 Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 24.01 - Servios de chaveiros, confeco de carimbos, placas, sinalizao visual, banners, adesivos e congneres. 2%

25 - Servios funerrios. 25.01 Funerais, inclusive fornecimento de caixo, urna ou esquifes; aluguel de capela; transporte do corpo cadavrico; fornecimento de flores, coroas e outros paramentos; desembarao de certido de bito; fornecimento de vu, essa e outros adornos; embalsamento, embelezamento, conservao ou restaurao de cadveres. 2% 25.02 Cremao de corpos e partes de corpos cadavricos. 25.03 Planos ou convnio funerrios. 25.04 Manuteno e conservao de jazigos e cemitrios. 2% 2% 2%

26 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 26.01 Servios de coleta, remessa ou entrega de correspondncias, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agncias franqueadas; courrier e congneres. 3%

27 Servios de assistncia social. 27.01 Servios de assistncia social. 28 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 28.01 Servios de avaliao de bens e servios de qualquer natureza. 2% 2%

29 Servios de biblioteconomia. 29.01 Servios de biblioteconomia. 2%

30 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 30.01 Servios de biologia, biotecnologia e qumica. 2%

31 Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 31.01 - Servios tcnicos em edificaes, eletrnica, eletrotcnica, mecnica, telecomunicaes e congneres. 2%

32 Servios de desenhos tcnicos.

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

46

32.01 - Servios de desenhos tcnicos.

2%

33 Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 33.01 - Servios de desembarao aduaneiro, comissrios, despachantes e congneres. 2%

34 Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 34.01 - Servios de investigaes particulares, detetives e congneres. 2%

35 Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 35.01 - Servios de reportagem, assessoria de imprensa, jornalismo e relaes pblicas. 2%

36 Servios de meteorologia. 36.01 Servios de meteorologia. 2%

37 Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 37.01 - Servios de artistas, atletas, modelos e manequins. 2%

38 Servios de museologia. 38.01 Servios de museologia. 2%

39 Servios de ourivesaria e lapidao. 39.01 - Servios de ourivesaria e lapidao (quando o material for fornecido pelo tomador do servio). 2%

40 Servios relativos a obras de arte sob encomenda. 40.01 - Obras de arte sob encomenda. 2%

TABELA II Base de Clculo de que trata o Artigo 196 N. da natureza da Atividade PROFISSIONAIS AUTNOMOS POR ANO/ R$ (REAIS) I Profissionais de nvel superior..................................................................... 130,00 II Profissionais de nvel mdio e afins............................................................. 66,00 III Demais profissionais................................................................................... 33,00 IV Sociedade de Profissionais Liberais, calculado por cada profissional habilitado, seja scio, empregado ou no, que preste servios em nome da sociedade, por ms.................................... 130,00

TABELA III TAXA DE LICENA DE LOCALIZAO E FUNCIONAMENTO (T.L.L.F) 1 - POR ANO, POR ESTABELECIMENTO: (REA CONSTRUDA M2) EM R$ (REAIS) 1.1 at 50m2 1.2 acima de 50 at 100m2 1.3 acima de 100 at 150m2 1.4 acima de 150 at 270m2 1.5 acima de 270 at 500m2 1.6 acima de 500 at 10.000m2 pelos primeiros 500 m2 37,57 53,51 68,32 91,09 182,17 286,92

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

47

Por rea de 100m2 ou frao excedente 1.7 acima de 10.000m2 POR ANO, POR ESTABELECIMENTO: ( REA UTILIZADA M2) EM R$ (REAIS) 1.8 at 50m2 1.9 acima de 50 at 100m2 1.10 acima de 100 at 150m2 1.11 acima de 150 at 270m2 1.12 acima de 270 at 500m2 1.13 acima de 500 at 10.000m2 pelos primeiros 500m2 Por rea de 100m2 ou frao excedente 1.14 acima de 10.000m2 2 - USO DE DEPENDNCIAS PBLICAS ESPECIFICAES 2.1) Cooperativa de produtos rurais Lojas (P/ M2 P/ EXERCCIO) Boxes (P/ M2 P/ EXERCCIO) Bancas (P/ M2 P/ EXERCCIO) 2.2) Quiosques (POR EXERCCIO) 2.3) Feiras Cobertas (POR M2 P/ MS) 2.4) Demais Dependncias (POR M2 P/ MS)

13,66 2.755,40

7,97 10,25 13,66 18,22 36,43 56,93 3,42 551,08 R$ (REAIS) 2,28 1,71 1,14 33,02 2,28 1,71

3 - USO DE LOGRADOUROS E PASSEIOS PBLICOS ESPECIFICAES R$ (REAIS) 3.1 Feiras livres, exposies e similares (POR DIA) 30,74 3.2 Programa ABC (POR DIA) 15,94 3.3 Bancas de revista (POR EXERCCIO) 30,74 3.4 Traylers / veculos diversos com fins similares (POR EXERCCIO) 30,74 3.5 Demais (POR DIA) 4,55 3.5.1 Por exerccio m2 1,71 3.5.2 Por ms 4,55 3.5.3 Veculos com fins comerciais (POR DIA) 4,55 3.6 Espao ocupado por balces, barracas, mesas, tabuleiros, aparelhos e semelhantes nas feiras, vias e logradouros pblicos - Por metro quadrado, dia 0,57 - Por metro quadrado, ms 0,57 - Por metro quadrado, ano 1,14 3.7 Espao ocupado como depsito de materiais para fins comerciais ou de prestaes de servios, estacionamento privativo de veculos em locais permitidos. - Por metro quadrado, dia 0,57 - Por metro quadrado, ms 0,57 - Por metro quadrado, ano 1,14 4 - FESTIVIDADES E EVENTOS CULTURAIS (FORR, CARNAVAL, RODEIOS, FEIRAS ETC.) ESPCIFICAES 4.1 Rua fechada / quadra coberta ou livre / lote vago e outros (POR EVENTO) 4.2 Barracas at 5m2 (POR EVENTO) 4.3 Barracas acima de 5m2 (POR EVENTO) 4.4 Ambulantes e camels (bancas, tabuleiros, balces, mesas) (POR DIA) 4.5 Traylers e veculos com fins comerciais (POR DIA) 4.6 Carrinhos mveis (POR DIA) 4.7 Demais (POR DIA) 5 - FESTIVIDADES RELIGIOSAS (POR EVENTO) 5.1 Carrinhos mveis 5.2 Demais 5.3 Por rua / quadra coberta ou livre / lote vago e outros 5.4 Barracas at 5 m2 5.5 Barracas acima de 5 m2 5.6 Ambulantes e camels (bancas, tabuleiros, balces, mesas) 5.7 Traylers e veculos com fins comerciais 6 - OUTROS EVENTOS (POR EVENTO) 6.1 Barracas at 5 m2 6.2 Barracas acima de 5 m2 6.3 Demais 6.4 Por rua fechada / quadra coberta ou livre / lote vago e outros

R$ (REAIS) 30,74 15,94 30,74 7,97 30,74 22,77 37,57 15,94 15,94 22,77 15,94 30,74 7,97 30,74 15,94 30,74 30,74 30,74

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

48

6.5 Parques de diverso 6.6 Circos

(Por dia) (Por dia)

7,97 7,97 15,94 15,94 15,94 15,94 15,94 15,94 7,97 7,97 7,97 30,74 3,42 1,71

7 - FORNECIMENTO DE ALVAR OU SEGUNDA VIA 7.1 Camel (Por exerccio) 7.2 Ambulante (Por exerccio) 7.3 Feirante (Por exerccio) 7.4 Horrio especial 7.4.1 Por exerccio por m2 (Por exerccio) 7.4.2 Por ms por m2 (Por exerccio) 7.5 De localizao (segunda via) 7.6 Demais alvars (segunda via) 7.7 De localizao no especificados 7.8 Shows, bailes, bingos, sorteios e similares (Por evento) 8 ARMAZENAMENTO 8.1 Mercadorias apreendidas (por ms ou frao), por unidade 8.2 Bancos, carrinhos, mesas, cadeiras e similares (POR DIA)

TAXA DE FISCALIZAO SANITRIA (T.F.S) ESPECIFICAES 1.1 at 50m2 1.2 acima de 50 at 100m2 1.3 acima de 100 at 150m2 1.4 acima de 150 at 270m2 1.5 acima de 270 at 500m2 1.6 acima de 500 at 10.000m2 pelos primeiros 500m2 Por rea de 100m2 ou frao excedente 1.7 acima de 10.000m2 EM R$ (REAIS) 9,11 12,52 17,08 26,19 42,12 53,51 5,69 638,75

TAXA DE FISCALIZAO DE ANNCIOS (T.F.A) ESPECIFICAES 1 2 3 3.1 3.2 3.3 4 4.1 4.2 4.3 5 Anncio simples Anncio simples acoplado a Termmetro ou relgio Anncio inanimados no iluminado Iluminado Luminoso Anncios animados no iluminado Iluminado Luminoso Outdoor ESPECIFICAES Internos Anncios em pano de boca em casa de diverso, por ano Anncios, quando estranhos ao prprio negcio, em casa de diverso, parques de diverses, estaes ou abrigos, para embarque de passageiros, campos de esportes, estabelecimentos comercias por metro quadrado ou frao Externos Anncios em painis referentes a diverses exploradas no local, inclusive pelculas cinematogrficas, colocadas na parte externa de teatros, cinemas e similares, quaisquer dimenses e nmeros, por ano Anncios em painis referente diverses colocadas em local diverso de estabelecimento do R$ (REAIS)/UNID./ANO 5,69 51,72 9,11 12,52 19,35 12,52 19,35 26,19 97,92 R$ (REAIS) 15,94 9,11

I 1 2

II 1 2

15,94 9,11

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

49

3 4

5 6 7 8 9

10

anunciante, por metro quadrado ou frao anual Anncios pintados nas paredes ou muros quando permitidos, em locais diversos do estabelecimento, por metro quadrado ou frao anual Placas ou tabuleiros com letreiros colocados nas plastibandas, telhados , paredes, andaimes ou tapumes e no interior de terrenos, desde que visveis da via pblica, anncios pintados em toldos, bambinelas ou cortinas, mesmo quando estranhos ao estabelecimento, por metro quadrado ou frao anual Anncios pintados em mesas, cadeiras ou bancos nas vias logradouros pblicos quando permitidos, por metro quadrado ou frao anual Mostrurios com frentes para galerias, corredores, passagens interiores de prdios de diverses pblicas, quando permitidos, por metro quadrado ou frao anual Folhetos, anncios ou impressos lanados na via pblica por qualquer forma, mensal Placas, letreiros e anncios de terceiros, colocados ou pintados no exterior ou interior de veculos coletivos, por anncio, mensal Propaganda, cartazes, placas, tabuleiros, ou letreiros, bem como anncios veiculados por aparelhos sonoros ou televisionados, em veculos especialmente empregados para este fim em poca de festas populares ou por iniciativa de empresas ou estabelecimentos comerciais ou indstrias, por veculo, dirio, exceto empresas de divulgao inscritas no ISS do municpio Anncios apresentados por meio de avies, bales ou outros sistemas areos, quando permitidos, por anncio dirio

9,11 9,11

9,11 9,11 15,94 15,94 9,11

15,94

TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE OBRAS PARTICULARES E TAXA DE LICENA PARA EXECUO DE ARRUAMENTOS E LOTEAMENTOS DE TERRENOS PARTICULARES ESPECIFICAES I-EXAME E VERIFICAO DE PROJETOS DE CONSTRUO, POR M2; a- Taxa de Licena de Execuo Obra, por m2 (at 70 m): 1) Acabamento popular 2) Acabamento mdio 3) Acabamento fino b- Por m2 excedente: 1) Acabamento popular 2) Acabamento mdio 3) Acabamento fino c- Construo comercial d- Construo industrial e- Galpo f- Modificaes sem acrscimo de rea por m2 da parte do edifcio modificada g- Gradil projeto, levantamento ou modificao, por metro linear h- Tmulos i- Servios topogrficos, quando o exame do projeto exigir levantamento de construo existente ou verificao de divisas do terreno, por metro quadrado II- Indicao de numerao por nmero, inclusive jogo de plantas III- Renovao de Alvar de licena para construo, por semestre IV- Transferncia de Alvar V- Comunicao de incio de construo VI- Croquis de Alinhamento e Nivelamento: a) Alinhamento, por metro linear b) Nivelamento, por metro linear VII- Baixa de Construo e Habite-se (inclusive Alvar) a) Acabamento popular b) Acabamento mdio c) Acabamento fino VIII- Licena para reconstruo, reforma, reparo e demolio IX- Dispensa de Responsvel Tcnico X- Licena para construo, quando dispensada a aprovao do projeto R$ (REAIS) 0,57 0,57 1,10

0,57 0,57 1,10 1,10 1,10 1,10 0,57 1,10 15,26 15,26 15,26 15,26 15,26 15,26 0,57 0,57 43,61 0,57 1,10 1,10 0,57 9,81 9,81

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

50

XI- Cpias de projetos aprovados (de construo) alm do custo da cpia, taxa fixa por projetos XII- Cpias de plantas de subdiviso de terrenos alm do custo da cpia, taxa fixa por planta XIII- Croquis de subdiviso de terreno por quarteiro ou frao XIV- Cancelamento de aprovao de projeto de construo XV- Substituio do responsvel tcnico XVI- Segunda via do alvar de licena para a construo XVII- Segunda via de croquis de alinhamento e nivelamento XVIII- Empachamento de via pblica, por ms XIX- Taxa de fiscalizao de obras particulares XX- Taxa de aprovao de projetos de construo para cada unidade habitacional, por m2 XXI- Taxa de aprovao de desmembramento da rea XXII- Taxa de licena para execuo de loteamento e arruamento em Terrenos particulares sobre a rea de lotes, por m2 XXIII- Taxa de licena para terraplanagem, por m2

9,81 9,81 15,26 15,26 15,26 15,26 15,26 15,26 15,26 0,57 29,43 0,01 0,01

TAXA DE EXPEDIENTE E SERVIOS DIVERSOS ESPECIFICAES I DIVERSOS 1- Requerimentos, peties, memoriais 2- Abaixo-assinados 3- Peties de recursos, isenes, perdo de multa 4- Pedido de pagamento de impostos em prestaes, reconsiderao de despacho 5- Guias de recolhimento de tributos expedidos pela Prefeitura 6- Guias de recolhimento de tributos expedidos pela Prefeitura por cada vez renovada 7- Segundas vias de guias de recolhimentos de tributo expedidos pela Prefeitura 8- Segundas vias de documentos 9- Inscrio de dbito em dvida ativa 10- Fornecimento de xerocpias em geral por lauda 11- Autenticao de livros fiscais, por livro 12- Alterao no Cadastro Mobilirio de contribuintes 13- Alterao no Cadastro Imobilirio 14- Revalidao de notas fiscais 15- Declarao de microempresa 16- Autorizao de AIDF 17- Baixa no Cadastro Mobilirio de Contribuintes 18- Denncia Espontnea 19- Inscrio provisria p/ construo civil 20- Cpias de leis (por lauda) 21- Taxa de emisso de guia de IPTU 22- Taxa de cobrana II CERTIDES 1- Negativa de tributo - por interessado e por cada tributo requerimento 2- Outras certides por ato ou fato administrativo requerido 3- Declaraes diversas por ato ou fato administrativo requerido III BUSCAS IV EMOLUMENTOS 1- Guarda de documentos, para efeito de fiana, cauo, depsitos e outros quando de interesse da parte 2- Concesso em transferncia de privilgios individuais 3- Contrato com o Municpio, bem como transferncia de contratos, prorrogao de prazos 4- Certides de dvida ativa emolumentos pr-lanamentos: a) certido referente ao exerccio anterior b) certido referente a dois exerccios EM R$ (REAIS) 7,97 7,97 15,94 15,94 15,94 5,69 5,69 12,53 15,94 1,15 4,55 12,53 12,53 15,94 18,22 9,11 7,97 7,97 7,97 1,14 4,55 2,28 7,97 7,97 7,97 15,94 7,97 15,94 22,77 15,94 22,77

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

51

c) certido referente a mais de dois exerccios, por exerccio l V ATESTADOS por lauda ou frao VI NUMERAO DE PRDIOS VII DE CEMITRIOS 1- Perpetuidade: - de carneiro - de sepultura - de nicho 2- Sepultamentos: - em carneiro - em sepultura - em gaveta 3- Exumaes 4- Entrada e sada de ossos: - em carneiro - em gaveta 5- Transferncia de concesso de sepultura carneiros

15,94 15,94 7,97

455,45 307,42 170,80 91,08 79,69 45,55 170,80 30,75 30,75 45,55

CDIGO TRIBUTRIO MUNICIPAL

52

Vous aimerez peut-être aussi