Vous êtes sur la page 1sur 2

Hierglifos Durante quase 15 sculos, a humanidade olhou fascinada para os hierglifos egpcios sem lhe entender o sentido.

Os sacerdotes egpcios do sculo IV de nossa era foram os ltimos homens a utilizar essa linguagem. Eles, mantendo a linguagem to fechada, fizeram com que o significado dessas mensagens se perdessem. Os Europeus da poca, e posteriormente, pensavam que os hierglifos eram instrumentos msticos de algum rito demonaco.

Os hierglifos podem ter comeado em tempos pr-histricos como uma escrita por meio de imagens. Embora os egpcios nunca tivessem formado um alfabeto como o conhecemos, estabeleceram smbolos para todas os sons consonantais da sua lngua. O sistema mostrou-se notavelmente eficiente. Combinando-se fonogramas, formavam-se verses esquematizadas de palavras. Nem todos os hierglifos abandonavam a sua funo de imagens de palavras para se tornarem smbolos fonticos. Pelo menos 100 hierglifos eram usados para representar a palavra que retratavam, sendo usados tambm como determinativos do significado das palavras. Durante 3000 anos constituram a linguagem monumental do Egito. A ltima inscrio conhecida do ano de 394 d.C., quando o Egito era uma provncia romana. J ento, tantos hierglifos tinham sido propositadamente obscurecido pelos escribas sacerdotais fazendo com que os sinais fossem incompreensveis para a maioria dos egpcios. Em 1822, um lingista francs provou que os desenhos podiam formar palavras no relacionadas com a imagem. S ento os homens do Ocidente comearam a compreender que tinham diante de si toda uma linguagem que representava a chave para o que at ento tinha sido um povo misterioso. Alfabeto egpcio

Bem no incio da histria do Egito, h mais de 6.000 anos, os Egpcios usavam simples figuras chamadas hierglifos para a sua escrita. Isto significa que tudo e cada idia tinha de ter sua prpria figura representativa. Gradualmente, essas figuras foram tornando-se mais simples, e algumas vezes usavam-se apenas parte de uma palavra.

Mais tarde, algumas figuras foram aproveitadas como letras, pela primeira vez na Histria. Essas letras, contudo, eram ainda misturadas com figuras de slabas e de palavras. possvel que os Fencios, que foram os primeiros a usar somente letras para escrever, tenham se inspirado nos Egpcios. O alfabeto egpcio na verdade o ancestral do nosso. Mesmo a palavra "alfabeto" vem da. As primeiras duas letras do alfabeto deles so: "aleph" e "beth", nomes de "boi" e "casa", respectivamente. Os Gregos copiaram suas letras dos fencios e tentaram copiar seus nomes, mas "aleph" tornou-se ALFA e "beth" tornou-se BETA. Se voc puser as duas palavras juntas, dar (adaptado ao Portugus) "ALFABETO". Depois de algum tempo, os Gregos fizeram suas letras tomar formato contrrio. Deles os romanos copiaram a maior parte do seu alfabeto. Depois que dominaram a regio chamada "Ibria", tornou-se comum o uso do alfabeto Latino. Quando os visigodos a invadiram, por sua vez, introduziram novas letras, com as quais foram grafados trechos da Bblia. A partir do Sculo XV comearam a vigorar os "CARACTERES ITLICOS", o chamado "ALFABETO REDONDO", adotado definitivamente no Sculo XVII em diante. E, finalmente, com relao a Lngua, sabe-se que o "Latim" foi e a 'Lngua Me' de todas as lnguas atuais, at mesmo daqueles que possuem grafias diferentes a do Portugus, pois foi com base nela em que estudiosos criaram outros alfabetos prprios, como por exemplo o Alfabeto Cirlico, usado atualmente na Rssia; criado por dois estudiosos russos, os irmos So Cirilo e So Metdio (dois missionrios que trabalhavam para a converso da Rssia Antiga ao Cristianismo, e pesquisadores de vrias outras lnguas, como o Grego).

Vous aimerez peut-être aussi