Vous êtes sur la page 1sur 4

Estudo conciso da comunicao humana

1. homem, cultura e linguagem A - Conceito de Cultura: Conjunto de padres de comportamento, crenas, costumes, atividades de um grupo social. Forma ou etapa evolutiva das tradies e valores de um lugar ou perodo especfico; civilizao.
Mini dicionrio Houaiss. Editora Objetiva, 2001

o conjunto complexo das representaes, dos juzos ideolgicos e dos sentimentos que se transmitem no interior de uma comunidade [...] o estudo lingstico implica, de uma maneira ou de outra, a descrio de uma cultura. Com efeito, a linguagem contm uma srie de escolhas sobre a forma de se representar o mundo: por exemplo, o nmero gramatical, com a existncia de uma oposio singular/plural [...]. Isto no significa que a representao contida implcita ou explicitamente numa lngua sature a cultura do povo que a fala e, com mais forte razo constitua a nica realidade que conhece.
Dubois, et al. Dicionrio de Lingstica. Editora Cultrix, So Paulo, 1995

B - Conceito de Linguagem: a capacidade especfica espcie humana de comunicar por meio de um sistema de signos vocais (ou lngua) que coloca em jogo uma tcnica corporal complexa e supe a existncia de uma funo simblica e de centro nervosos geneticamente especializados. Este sistema de signos vocais utilizado por um grupo social determinado constitui uma lngua particular.
Dubois, et al. Dicionrio de Lingstica. Editora Cultrix, So Paulo, 1995

C Conceitos de Gramtica: 1 Descrio completa da lngua, isto dos princpios de organizao da lngua (...) 2 (...) a gramtica de uma lngua o modelo da competncia ideal que se estabelece certa relao entre o som e o sentido

2. Teoria da Comunicao Humana A- O signo lingstico Combinao de um conceito com uma imagem sonora. Uma imagem sonora algo mental, visto que possvel a uma pessoa falar consigo prpria sem mover os lbios. Mas em geral, as imagens sonoras so usadas para produzir uma elocuo.
Saussure, F. Curso de Lingustica Geral, Cultrix, So Paulo, 1985

(...) signos so entidades em que sons ou sequncias de sons - ou as suas correspondncias grficas - esto ligados com significados ou contedos. (...) Os signos so assim instrumentos de comunicao e representao, na medida em que, com eles, configuramos linguisticamente a realidade e distinguimos os objetos entre si.
Koch, Ingedore Gramtica da lngua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001

ndice: um signo indicador. quando o significante remete ao significado tomando como base a experincia vivenciada pelo interpretador. Por exemplo, ao ver uma imagem de um carro sem a maaneta, estando apenas um buraco no seu lugar, isto um ndice de uma tentativa de assalto. Mas isso s se torna evidente porque temos experincias anteriores com assaltos, seja atravs de experincias pessoais, seja por reportagens vistas no telejornal dirio. Segundo Peirce, o ndice opera pela conexo de contigidade de fato entre dois elementos. cone: uma imagem que mantm com um determinando objeto uma relao de semelhana ou propriedade. Um cone uma abstrao de algo que do nosso conhecimento e apresenta pelo menos um trao em comum com o objeto representado. Como exemplos de cones podemos citar um retrato que se toma pela pessoa retratada, um mapa pela localidade referida, o desenho de uma casa pela prpria casa, o de um avio pelo aeroporto, o de talheres por um restaurante. Smbolo: designa um elemento representativo que est (realidade visvel) em lugar de algo (realidade invisvel) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou idia, determinada quantidade ou qualidade. O "smbolo" um elemento essencial no processo de comunicao, encontrando-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam smbolos que so reconhecidos internacionalmente, outros s so compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc.). Tambm pode ser uma palavra ou imagem que designa outro objecto ou qualidade por ter com estes uma relao de semelhana.

B - Funes da linguagem As funes da linguagem so, na verdade, as formas possveis que temos para comunicar e expressar a inteno que h por trs de toda mensagem. Existem seis formas de comunicar estas intenes, e cada uma delas tem como foco (alvo) um dos seis (6) elementos que compem a comunicao humana, que so: Emissor, Interlocutor, Mensagem, Contexto, Canal e Cdigo. Veja abaixo, exemplos de cada uma destas funes: 1- Funo Emotiva alvo = emissor: expressa os sentimentos de quem comunica: "Quando eu nasci: Um breve histrico Oi, meu nome Tami e faz 25 dias que deixei de ser aquela espcie de peixe espremido e virei gente que respira. Sou a quarta filha de meu pai e a terceira de minha me, a temporona, a raspa do tacho como se dizia antigamente. Obviamente no fui planejada, e, como na minha casa tudo de verdade, no vamos ficar com falsos moralismos: ningum me queria. Nem meu irmo de 11 anos, nem a de 21 e muito menos a de 9. Papai engolia em seco e a nica palavra que disse foi: encaramos. Mame, que das outras vezes em que ficou grvida saiu correndo para contar a Deus e ao mundo, quando ficou sabendo de minha existncia entrou em perplexidade e levou um tempo para fazer o exame. que ela tinha certeza de que estava grvida e sabia que o resultado positivo mudaria sua vida para sempre, porque um filho muda a vida de uma mulher para sempre e um outro filho muda tudo de novo e assim sucessivamente. Nova vida chegando nova vida mesmo, principalmente para a me, e especialmente para o tipo de me que eu tenho: amamenta um tempo, mesmo depois que j sabemos andar, faz questo de dar os banhos, trocar as fraldas e at se orgulha de nunca ter contratado uma bab. http://www.amigasdoparto.com.br/depoim40.html 2-Funo Conativa alvo = Interlocutor: expressa inteno de convencer o interlocutor: Roda TSW Soyuz aro 16x7 A melhor roda esportiva do pedao! No perca a oportunidade de ter uma roda moderna e arrojada. Seu veculo merece!!!

Tudo para seu carro em at 12x sem juros.*

3-Funo Potica alvo = Mensagem: trabalha sobre a forma da mensagem (poesia): Amizade verdadeira Houve tempos em que precisei chorar, e voc me consolou. Houve tempos em que sorri, e voc sorriu comigo. Houve tempos em que briguei, questionei e voc me apoiou. Houve tempos em que sonhei, lutei, acreditei e vivi intensamente muitas emoes
(annimo)

4-Funo Referencial alvo = Contexto: Expressa somente uma informao necessria ou real. Terra poder sobreviver ao fim do Sol em 5 bilhes de anos H uma nova esperana de que a Terra, mesmo que no haja vida nela, possa sobreviver a um apocalipse daqui 5 bilhes de anos. quando, segundo os cientistas, o Sol esgotar o hidrognio combustvel e seu dimetro inchar temporariamente mais de 100 vezes, se transformando em uma chamada gigante vermelha, engolindo Mercrio e Vnus. Os astrnomos esto anunciando a descoberta de um planeta que parece ter sobrevivido expanso de sua estrela local, sugerindo que h alguma esperana de que a Terra possa sobreviver ao envelhecimento e inchao do Sol. http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2007/09/13/ult574u7775.jhtm 5-Funo Ftica alvo = Canal: Somente verifica se os canais permitem a comunicao: Homem entra no txi: -Boa tarde. Boa tarde (responde o taxista). Ouvi dizer que vai chover hoje. verdade, parece que o tempo mudou (responde o taxista). 6-Funo Metalingstica alvo = Cdigo: Consiste na lngua sendo utilizada para explicar os fatos da prpria lngua: Passagem da voz ativa para a voz passiva analtica e vice-versa: Para efetivar a transformao da ativa para a passiva e vice-versa, procede-se da seguinte maneira: 1-O sujeito da voz ativa passar a ser o agente da passiva. 2-O objeto direto da voz ativa passar a ser o sujeito da voz passiva. 3- Na passiva, o verbo ser estar no mesmo tempo e modo do verbo transitivo direto da ativa. 4- Na voz passiva, o verbo transitivo direto ficar no particpio

Vous aimerez peut-être aussi