Vous êtes sur la page 1sur 6

Amava Simo sua vizinha, menina de quinze anos, rica herdeira, regularmente bonita e bemnascida.

Da janela do seu quarto que ele a vira a primeira vez, para am-la sempre. No ficara ela inclume da ferida que fizera no corao do vizinho: amou-o tambm, e com mais seriedade que a usual nos seus anos. Os poetas cansam-nos a pacincia a falarem do amor da mulher aos quinze anos, como paixo perigosa, nica e inflexvel. Alguns prosadores de romances dizem o mesmo. Enganam-se ambos. O amor aos quinze anos uma brincadeira; a ltima manifestao do amor s bonecas; tentativa da avezinha que ensaia o voo fora do ninho, sempre com os olhos fitos na aveme, que est da fronde prxima chamando: tanto sabe a primeira o que amar muito, como a segunda o que voar para longe. Teresa de Albuquerque devia ser, porventura, uma excepo no seu amor. O magistrado e sua famlia eram odiosos ao pai de Teresa, por motivos de litgios, em que Domingos Botelho lhes deu sentenas contra. Afora isso, ainda no ano anterior dois criados de Tadeu de Albuquerque tinham sido feridos na celebrada pancadaria da fonte. , pois, evidente que o amor de Teresa, declinando de si o dever de obtemperar e sacrificar-se ao justo azedume de seu pai, era verdadeiro e forte. E este amor era singularmente discreto e cauteloso. Viram-se e falaram-se trs meses, sem darem rebate vizinhana, e nem sequer suspeitas s duas famlias. O destino que ambos se prometiam era o mais honesto: ele ia formar-se para poder sustent-la, se no tivessem outros recursos; ela esperava que seu velho pai falecesse para, senhora sua, lhe dar, com o corao, o seu grande patrimnio. Espanta discrio tamanha na ndole de Simo Botelho, e na presumvel ignorncia de Teresa em coisas materiais da vida, como so um patrimnio! Na vspera da sua ida para Coimbra, estava Simo Botelho despedindo-se da suspirosa menina, quando subitamente ela foi arrancada da janela. O alucinado moo ouviu gemidos daquela voz que, um momento antes, soluava comovida por lgrimas de saudade. Ferveu-Ihe o sangue na cabea; contorceuse no seu quarto como o tigre contra as grades inflexveis da jaula. Teve tentaes de se matar, na impotncia de socorr-la. As restantes horas daquela noite passou-as em raivas e projectos de vingana. Com o amanhecer esfriou-lhe o sangue e renasceu a esperana com os clculos.
Camilo Castelo Branco, Amor de Perdio, Lisboa, Editorial Comunicao, 1983 Notas: celebrada pancadaria (l. 14): briga em que Simo se envolveu, descrita no incio da obra. Domingos Botelho (l. 13): pai de Simo, tambm referido no excerto como magistrado (l. 12). Fronde (l. 9): folhagem, copa de rvore. Obtemperar (l. 15): obedecer. patrimnio (ll. 21 e 23): conjunto dos bens de famlia, transmitidos por herana. Tadeu de Albuquerque (l. 14): pai de Teresa, inimigo de Domingos Botelho por este ter proferido sentenas que lhe foram desfavorveis.

Apresente, de forma estruturada, as suas respostas aos itens. 1. Indique, com base no texto, cinco dos traos caracterizadores de Teresa. 2. Explicite dois dos valores expressivos das imagens presentes na seguinte afirmao: tentativa da avezinha que ensaia o voo fora do ninho, sempre com os olhos fitos na ave-me, que est da fronde prxima chamando. 3. Descreva a relao existente entre Simo e Teresa, com base nos cinco primeiros pargrafos do excerto. 4. Atente nas alteraes do modo de representao do tempo que ocorrem no ltimo pargrafo, relativamente aos pargrafos anteriores. Identifique uma dessas alteraes, analisando os efeitos de sentido produzidos. GRUPO II 1. ......................................................................................................................................... 15 pontos
Critrios especficos de classificao

Aspectos de contedo. Indicam-se cinco nveis de desempenho e o mximo de cotao atribuda a cada um deles. Apresenta, com base no texto, cinco traos caracterizadores de Teresa. (9 pontos) Apresenta, com base no texto, quatro traos caracterizadores de Teresa. (7 pontos) Apresenta, com base no texto, trs traos caracterizadores de Teresa. (5 pontos) Apresenta, com base no texto, dois traos caracterizadores de Teresa. (3 pontos) Apresenta, com base no texto, um trao caracterizador de Teresa. (1 ponto)0 Aspectos de organizao e correco lingustica

Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. 1(3 pontos) Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(3 pontos)
Cenrio de resposta

Teresa caracterizada como: uma jovem, ainda adolescente (menina de quinze anos l. 1); uma vizinha (l. 1) de Simo, que por ele se apaixona; uma jovem de estatuto socioeconmico elevado (rica herdeira, bem-nascida ll.1-2); uma jovem medianamente bela (regularmente bonita ll.1-2); uma adolescente singularmente madura, que ama com seriedade; uma jovem, apaixonada e determinada, que, por amor, desafia o dever de obedincia filial; uma rapariga que se v, pela fora, impedida de conversar com o seu apaixonado; 2. ........................................................................................................................................ 15 pontos Critrios especficos de classificao Indicam-se dois nveis de desempenho e o mximo de cotao atribuda a cada um deles. Explicita dois dos efeitos expressivos produzidos pelas imagens presentes no excerto transcrito. 1(9 pontos) Explicita um dos efeitos expressivos produzidos pelas imagens presentes no excerto transcrito. 1(5 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. 1(3 pontos) Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(3 pontos)
Cenrio de resposta

As imagens, presentes na afirmao transcrita, produzem, entre outros, os seguintes efeitos de sentido: Evidenciar a fragilidade e a imaturidade na adolescncia; Sublinhar a vontade de experimentao da autonomia, prpria da adolescncia; Salientar o receio e a insegurana que caracterizam a atitude amorosa na adolescncia; Acentuar que a busca de autonomia na adolescncia muito relativa, pois decorre sob a proteco maternal; 3. ........................................................................................................................................ 20 pontos Critrios especficos de classificao Indicam-se trs nveis de desempenho e o mximo de cotao atribuda a cada um deles. Descreve adequadamente a relao entre Simo e Teresa, fundamentando-se no texto. 1(12 pontos) Descreve adequadamente a relao entre Simo e Teresa, sem a fundamentar no texto. OU Descreve de modo incompleto a relao entre Simo e Teresa, baseando-se em elementos do texto. 1(8 pontos) Descreve de modo incompleto a relao entre Simo e Teresa, no se baseando em elementos do texto. 1(4 pontos) Aspectos de organizao e correco lingustica .......................................... 8 pontos Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. 1(4 pontos) Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(4 pontos)
Cenrio de resposta

Entre Simo e Teresa existe uma relao amorosa marcada, desde o incio, pela reciprocidade ( que ele a vira a primeira vez, para am-la para sempre, amou-o tambm ll. 2-3) e pela profundidade do sentimento que os une. Com efeito, apesar dos dios que opem as suas famlias, o relacionamento amoroso entre Simo e Teresa torna-se progressivamente mais srio, traando eles, nos trs meses em que se namoraram (Viram-se e falaram-se l. 17), de modo singularmente discreto e cauteloso, planos para darem continuidade sua relao afectiva, salvaguardando a sua autonomia econmica (ele ia formar-se para poder sustent-la, ela esperava que seu velho pai falecesse para, senhora sua, lhe dar, com o corao, o seu grande patrimnio ll. 19-21). 4. ........................................................................................................................................ 20 pontos Critrios especficos de classificao Indicam-se dois nveis de desempenho e o mximo de cotao atribuda a cada um deles. Identifica correctamente uma das alteraes do modo de representao do tempo registadas no ltimo pargrafo, relativamente ao resto do texto, analisando os efeitos de sentido produzidos. 1(12 pontos) Identifica correctamente uma das alteraes do modo de representao do tempo registadas no ltimo pargrafo, sem a comparar com o resto do texto, analisando os efeitos de sentido produzidos. 1(6 pontos) Evidencia coerncia na articulao das ideias e na estruturao do texto. 1(4 pontos) Escreve com correco lingustica (sintaxe e morfologia; lxico; pontuao; ortografia).* 1(4 pontos)

Cenrio de resposta

No ltimo pargrafo, a representao do tempo apresenta, entre outras, as seguintes diferenas, relativamente ao resto do texto: Preponderncia do pretrito perfeito, representando uma sucesso de aces pontuais e localizadas num tempo determinado, em contraposio com os pargrafos anteriores, em que predomina o pretrito imperfeito, que expressa um passado durativo e de localizao temporal indefinida; Referncias pormenorizadas ao tempo da aco Na vspera da sua ida, um momento antes, As restantes horas daquela noite, Com o amanhecer introduzindo um ritmo mais rpido no tempo da aco, contrastando com o ritmo mais lento e mais amplo dos pargrafos anteriores; Incidncia em tempos de curta durao o do instante da separao violenta dos apaixonados (subitamente l. 25) e o da reaco de Simo, que decorre numa s noite (horas daquela noite l. 29) , imprimindo, pela sucesso de microaces relatadas, uma vibrao emotiva narrao; ... Amor de Perdio (Camilo Castelo Branco) Caractersticas da novela Concentrao de episdios conducentes ao principal e consequente ausncia de episdios colaterais; Rapidez do ritmo narrativo; Nmero reduzido de personagens; Concentrao do espao e do tempo; Quase inexistncia de descrio; Ausncia de digresses; Frequncia do dilogo como expresso dos momentos de tenso dramtica; Extenso (menor do que a do romance).

Tempo da histria A ao decorre nos finais do sculo XVIII, inicio do sculo XIX. A ao principal dura 6 anos: de 1801 a 1807. o 1801 Simo tem 15 anos; Domingos Botelho corregedor em Viseu; o 1803 Teresa escreve a Simo, dizendo-lhe que o seu pai a ameaa de ir para o convento; o 1804 Simo preso com 18 anos; o 1805 1807 Simo encontra-se preso, antes de ser degredado; o 1807 Simo parte para o degredo, na ndia a 17 de maro; o 1807 A 28 de maro, Simo morre e lanado, ao mar.

Personagens Simo Nasce em 1784. Tem 15 anos, data de inicio da ao, em 1801; estuda humanidades em Coimbra. Caractersticas hereditrias psquicas e fisionmicas (anncio do realismo): gnio sanguinrio, rebeldia e coragem, inconformismo poltico herana de seu tio paterno, Lus Botelho (que matara um homem, em defesa de seu irmo Marcos) e de seu av paterno, Ferno Botelho (que fora encarcerado por suspeita de uma tentativa de regicdio, em 1758 (cf. Cap. I) e ainda de seu bisav Paulo Botelho Correia (que era consideradoo mais valente fidalgo que dera Trs-os-Montes (cf. Cap. I). belo como a sua me, ainda que viril. Aps a viso de Teresa, Simo transforma-se: distancia-se da ral de Viseu; torna-se caseiro; cumpre os seus deveres de estudante; passeia pelo campo, procurando o espao natural, em detrimento do espao social.

Quando Teresa obrigada a sair da janela, local onde via Simo e, posteriormente, quando lhe comunica o desejo do seu pai de que ela se case com o seu primo Baltasar, Simo revela-se de novo rebelde. A par desta faceta, ir porm surgir uma outra: a sua nobreza de alma, que se manifesta no momento em que deseja poupar um dos criados de Baltasar, que tentara matar Simo, pelo facto de o homem se encontrar ferido. Surge, entretanto, mais outra faceta de Simo: a de poeta, que se manifesta nas cartas que escreve a Teresa (cf. Cap. X). O seu sentimento exacerbado de honra tambm notvel ele manifesta-se pelo facto de Simo enfrentar sempre aqueles que se lhes opem, pelo facto de se ter negado a fugir, depois de ter morto Baltasar, em legtima defesa, e ainda por recusar qualquer ajuda da famlia, aceitando a sua condenao forca e, depois, ao degredo. O seu cdigo de honra conduzi-lo-, em ltima anlise, sua tragdia. Este sentimento valer-lhe- a admirao de personagens como Joo da Cruz e ainda daquelas que se situam numa esfera social marcada por valores conservadores, como o caso do desembargador Mouro Mosqueira. O sentimento de dignidade , por outro lado, inseparvel da possibilidade de realizao do seu amor assim que Simo no acede ao pedido de Teresa, para que cumpra os dez anos de pena, em Portugal, na cadeia, afirmando: Quero ver o cu no meu ltimo olhar, no me peas que aceite dez anos de priso. Tu no sabes o que a liberdade cativa dez anos! No compreendes a tortura dos meus vinte meses. Com efeito, para Simo o amor associa-se liberdade e sua integridade pessoal. Simo representa o heri romntico antissocial, por excelncia. Ele significa a oposio a uma sociedade podre e aos seus valores anti-humanos. Na sua ltima carta a Teresa, includa no Cap. XIX, escreve: Vou. Abomina a ptria, abomina a minha famlia; todo este solo est nos meus olhos coberto de forcas, e quantos homens falam a minha lngua, creio que os ouo vociferar as imprecaes do carrasco. Em Portugal, nem a liberdade tem opulncia; nem j agora a realizao das esperanas que me dava o teu amor, Teresa!. Morre a 28 de maro de 1807, no beliche do navio que o transportava para o degredo e o seu corpo lanado ao mar.

Teresa Tem 15 anos. Destaca-se pela sua beleza. o paradigma da mulher-anjo, pela sua delicadeza e pela grandiosidade dos seus sentimentos. Revela autonomia, para a poca, sobretudo, quando se recusa a casar com Baltasar. astuta, determinada e orgulhosa. Manifesta uma fora de vontade e uma desenvoltura viris. Esta personagem no tem uma evoluo psicolgica, pelo que considerada uma personagem plana. Mariana Tem 24 anos. O narrador salienta a sua beleza fsica. Caracteriza-se pela sua intuio, pelo poder de predio, enfim, pelo misticismo popular. Apresenta complexidade humana, ao nvel das emoes que experimenta e da esperana que acalenta de poder ser amada por Simo e ficar junto dele. Esta personagem apresenta a evoluo psicolgica, pois o seu amor motiva as suas esperanas e os seus desalentos, oscilando entre emoes que fazem vibrar a sua dimenso humana. Joo da Cruz uma personagem que se aproxima bastante do prottipo do homem popular portugus. Pela anttese das emoes que experimenta e pelas atitudes que apresenta, considerado o tipo do bom bandido.

Ele , simultaneamente, bondoso, grato, corajoso e violento. Caracterizam-no, ainda, a sua linguagem de cariz popular, pelo realismo da expresso. Baltasar a personagem que, pelos seus defeitos, se ope a Simo, fazendo sobressair as qualidades exemplares do heri. cobarde, mesquinho e vingativo. A sua vaidade torna-o incapaz de esquecer o seu orgulho ferido e de compreender o amor que Simo e Teresa sentem um pelo outro. Representa os valores sociais institudos e fossilizados, contribuindo para a tragdia final. Tadeu de Albuquerque e Domingos Botelho Representam o antagonismo motivado pelo preconceito de honra social. So inflexveis nas suas decises e baseiam-se no seu prprio orgulho e nas suas convenincias sociais. Preferem perder os filhos, reduzindo-os dimenso de objetos, a perder a dignidade social. D. Rita Preciosa Representa a convencionalidade do sentimento materno age mais por obrigao familiar do que por motivos afetivos; ajuda Simo porque esse o seu papel e no porque o amor de me a leve a perdoar e a compreender as atitudes do filho. Ritinha Distingue-se das outras irms de Simo pela sua capacidade afetiva. Representa, para Simo, o nico lao familiar genuno. Porque conduzida por aquilo que sente e no pelas convenes que lhe so impostas. A sua ligao a Simo leva-a a ser ela a relatora da sua histria ao autor da obra, quando este era criana.

Simbologia As grades simbolizam, no apenas as grades materiais que aprisionam Simo, mas aos grilhes sociais que o condenam e motivam a sua clausura. A janela, elemento que aparece na histria amorosa shakespeariana, Romeu e Julieta, o local onde os dois amantes se veem pela primeira vez. Elemento de ligao entre o interior e o exterior, a janela est conotada simbolicamente com a interioridade de Simo e de Teresa e com a sociedade. Ela funciona, ento, como ciso entre as personagens e o espao social em que estas se inserem. Associada aos olhos, rgos de perceo (a janela tambm se liga recetividade da luz exterior) que, por sua vez, so o espelho da alma; a sua simbologia situar-se- ainda ao nvel de dois outros espaos presentes na obra, atravs dos sentimentos das personagens: o aqui (espao terreno de hostilidade) que se ope ao alm (espao da esperana e da iluso fecundante). Os fios simbolizam a ligao eterna dos amantes, que no se desfaz aps a morte (os fios envolvem as cartas de Teresa a Simo); a sua significao remete para a unio total do par amoroso. Por outro lado, os fios so tambm o smbolo da unio dos diferentes estados da existncia Simo e Teresa acreditam que permanecero unidos aps a morte. Alis, o facto de as cartas e os respetivos fios que as envolviam terem sido lanados ao mar, espao ligado criao e vida, permite a reafirmao desta ideia. O fio remete igualmente para o destino, ligado ao mito das trs parcas (a primeira d o fio, ou seja, a vida, a segunda enrola-o trata-se da fase que corresponde vida do individuo e a terceira corta-o o momento da morte). Aqui, o tempo associa-se ao destino que ter que ser cumprido. Os fios separam-se das cartas, aps a morte das personagens, quando mariana, suicidando-se, as remete para o elemento lquido. Podemos ainda relacionar os fios com a aranha, isto , o fio evoca, neste sentido, a iluso, a realidade enganadora. No esqueamos que as grades que aprisionaram Simo e Teresa no so mais do que o alargamento e a equivalncia simblica dos fios (os fios da aranha formam a teia, que aprisiona os seres que nela caem). Simo, aps a morte, envolto num lenol, o lenol, que lembra o sudrio

de Cristo e representa o amor, a paixo, o sofrimento e a morte dos humanos (etimologicamente paixo significa morte). Cristo morreu para redimir os pecados dos homens; Simo morre vtimas dos seus iguais. O mar. O corpo de Simo deitado ao mar, fonte de vida e, metaforicamente, local de renascimento. O mar espelha o cu, o espao em que os amantes acreditavam como nico local onde poderiam realizar o seu amor puro, mas condenado pelos homens. O avental assume, na obra, um valor polissmico por um lado, associa-se condio social de Mariana; por outro, liga-se ao sofrimento, pois com ele que Mariana limpa as lgrimas que chora por Simo. Este elemento do traje de Mariana encontra-se, tambm, no mbito da referncia ao seu estado de loucura ao saber que Simo ia ser preso assim que, na cadeia da Relao do Porto, Simo tem sobre uma mesa um caixote de pau-preto que, para alm de conter as cartas de Teresa, ramalhetes secos, os seus manuscritos do crcere de Viseu, guardava igualmente o avental de Mariana, o ultimo com que ela, no dia do seu julgamento, enxugou as lgrimas e arrancara de si no primeiro instante de demncia. Simo, antes, pedir a Joo da Cruz que cuidasse de sua filha, pois ela tinha nascido debaixo da [sua] m estrela, o que a condenava a um irremedivel sofrimento motivado por um amor que no era correspondido. A simbologia do avental rene, deste modo, o trabalho e o martrio, significando o percurso de Mariana na terra uma forma de purificao. No ltimo capitulo, Mariana atira-se ao mar para se juntar a Simo e o comandante do navio que transportava Simo para o degredo viu enleado no cordame, o avental, e flor da gua um rolo de papis que os marujos recolheram na lancha.

Vous aimerez peut-être aussi