Vous êtes sur la page 1sur 8

Universidade Howard, 1867 1910

A histria da Universidade Howard tem sido descrita como um dos grandes idlios da educao americana. a histria de homens e mulheres extraordinrios realizando nobres feitos como conseguir a sobrevivncia institucional pela cooperao biracial, benesses sociais e governamentais e a interao entre povos de diferentes bases raciais, sexuais, econmicas e culturais. Fundada por um ato do Congresso em maio de 1867, a Howard remete sua origem a um encontro da First Congregational Society of Washington, D.C. que se deu em Novembro de 1866. Preocupados com a situao dos afro-americanos 4.000.000 de libertos aproximadamente e 250.000 nascidos livres em janeiro de 1867, membros do grupo ampliaram sua viso original da criao de um seminrio teolgico para a criao de uma universidade. O primeiro Conselho Administrativo adotou uma poltica assegurando que a universidade permaneceria aberta a todos os indivduos, independentemente de raa, sexo, crena ou origem nacional. Eles viram isto como uma atitude ousada, um novo experimento de dimenso cosmopolita. O primeiro desafio foi a fundao de um veculo educacional que os afroamericanos apoiassem. De 1867 a 1910 afro-americanos instrudos serviram na equipe assumindo altos cargos administrativos e formando uma poro significativa do corpo estudantil. O segundo desafio foi manter a formao de fidelidade biracial para encorajar o futuro desenvolvimento escolar. Entre 1865 e 1910, homens e mulheres, idosos e jovens, casados e solteiros, brancos e negros, nativos e estrangeiros pessoas alfabetizadas, semialfabetizadas, analfabetos envolveram-se na experincia Howard. O terceiro desafio foi manter o financiamento universitrio num ambiente hostil. De 1867 a 1873, o Gen. Oliver Otis Howard, terceiro presidente da universidade e comissrio do Departamento de Libertos, forneceu fundos federais e prestao de servios em espcie, diretamente do Departamento. Ao perder a assistncia federal em 1873, a universidade lutou para manter-se com doaes privadas. De 1879 a 1910, a universidade recebeu ofertas financeiras do Congresso totalizando US$ 1.217,848. Estas ofertas e futuras dotaes federais geraram um simbintico relacionamento entre a Howard e o Governo Federal. O desafio final foi o estabelecimento de uma comunidade universitria multiracial e coeducacional. Os primeiros quatro estudantes universitrios em 1867 foram mulheres caucasianas. O corpo discente internacional inclua indivduos de mais de 20 pases de Barbados a China, de Cuba ndia, da Jamaica Coria, da frica do Sul Turquia. Nenhuma universidade americana poderia gabar-se de tal diversidade. Clifford L. Muse, Jr. [Membro de muitas organizaes de arquivistas, o Dr. Muse um Arquivista da Howard University e um especialista no desenvolvimento e na histria desta Universidade. Ele co-autor com Thomas C. Battle de Howard in Retrospect: images of the Capstone. N do T.]

Traduo: Renato Arajo, Museu Afro Brasil, Ncleo de Pesquisa, 2010.

Abolicionistas Negros: O movimento abolicionista nos Estados Unidos


comumente datado desde a publicao de Liberator (O Libertador), um jornal antiescravista fundado e editado por William Lloyd Garrison, que teve sua primeira publicao em 1 de Janeiro de 1831. Falo seriamente no me equivocarei No pedirei desculpas No me retratarei por um centmetro sequer E EU SEREI OUVIDO. Escreveu Garrison no seu primeiro exemplar. Dentre as vozes militantes crescentes, estavam abolicionistas negros que discursaram pelo fim da escravido e exigiam que os negros fossem vistos como cidados em igualdade. Cidados negros livres como David Walker e escravos fugitivos tais como Henry Highland Garnet e Frederick Douglas escreveram e deram aulas sobre a injustia da escravido. Mulheres incluindo a francesa Ellen Watkins Harper, Lucretia Coffin Mott e as irms Angelina e Sarah Grimk foram igualmente sem reservas. Este perodo narrado vividamente nos papeis pessoais dos abolicionistas e nos escritos antiescravistas recolhidos e publicados por Lewis Tappan.

Langston Hughes James Langston Hughes foi por vezes chamado de o poeta laureado do Povo Negro. Em seu renomado poema I, Too, Sing America (uma resposta ao cone americano Walt Whitman) Hughes espelha os sentimentos conflitantes de muitos negros nos dias subseqentes Primeira Guerra Mundial. Eles tiveram grande orgulho de seu concidado americano, embora cassem em profunda angstia ao ser negado tudo o que devia ter vindo com ele. A histria por trs dos escritos do poema ilustra a irnica batalha pela democracia durante aqueles anos do ps-guerra. Em 1924, a bordo de um navio de carga transatlntico, Hughes evadiu-se para Frana e Itlia. Num trem de volta paris a partir de Gnova, Itlia, ele caiu no sono e roubaram-lhe seu passaporte e a maior parte de seu dinheiro. Neste impasse ele encontrou acomodaes baratas e comeou a fazer biscates e fez amizade com diversos estrangeiros que o ajudaram tanto quanto puderam. Ele procurou trabalhar num cargueiro com destino aos Estados Unidos, mas lhe foi negado o emprego por causa de sua cor. Deprimido, em 25 de Setembro de 1924, Hughes escreveu uma carta a seu amigo Alain Locke na qual explicava que no tinha mais papel, mas ainda queria compartilhar seu mais recente poema. Ele escreveu I, Too nas costas da carta, refletindo seu desejo de ser julgado pelo seu mrito e no pela cor de sua pele. Finalmente, o capito do navio com toda uma tripulao negra concordou em aceitar Langston Hughes no trabalho para pagar a passagem do navio, mas sem pag-lo alm disto. Em 1 Maro de 1925, I, Too, Sing America foi publicado pela primeira vez na revista Survey Graphic na edio especial dedicada s artes da Renascena Negra que foi editado por Locke.

Frederick Douglass 1818-1895


Nascido escravo, Frederick Douglass escapou do cativeiro em 1838 e logo emergiu como um dos mais poderosos advogados dos Estados Unidos em favor da abolio.

A considerar sua dignidade de comportamento e seu brilho como orador, isso levou alguns a questionar se ele teria mesmo sido escravo. Douglas assumiu o risco de ser recapturado como um fugitivo ao descrever com o mximo de detalhes sua biografia em sua Narrative of the Life of Frederick Douglass (1845). Depois de uma extensa viagem como palestrante na Gr-Bretanha, onde apoiadores levantaram fundos para comprar sua liberdade. Douglas retornou aos Estados Unidos em 1847 e ampliou seu ativismo antiescravismo lanando o jornal North Star Quando posteriormente a nao decaiu em guerra civil, Douglas liderou o chamado para alistar tropas negras no Union Army (Exrcito da Unio) e nos anos posteriores ao conflito ele continuou a campanha vigorosamente pelos direitos dos afro-americanos.

W.E.B. Du Bois 1868 1963


Em 1903, William Edward Burghardt Du Bois proferiu a clebre frase o problema do sculo vinte o problema da fronteira da cor Ele proferiu esta declarao proftica compreendendo, talvez melhor que qualquer um, a posio poltica e social doas afroamericanos no comeo do novo sculo. Tendo recebido seu ttulo de Doutorado na Universidade Harvard em 1895, Du Bois focou suas extraordinrias energias intelectuais estudando a questo racial nos Estados Unidos. O autor de mais de vinte livros, ele prprio foi um ativista que ajudou a fundar a National Association for the Advancement of Colored People (NAAP) [Associao Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor], em 1910. Du Bois chegou a se opor ao plano de ao da poltica conservadora e tambm ao acomodamento racial (racial accommodation) [adaptao aos ideais e atitudes dos brancos] defendido pelo lder negro Booker T. Washington, insistindo que os afro-americanos deveriam receber totais direitos civis e polticos. Seu ativismo se estendeu para alm dos Estados Unidos e mudou-se permanentemente para Ghana em 1961.

James Weldon Johnson 1871 1938


A influncia de James Weldon Jonson se estende a vrias esferas da vida afroamericana do inicio do sculo vinte. Ele primeiramente alcanou fama como letrista ao compor com seu irmo Lift Every Voice and Sing, um trabalho que mais tarde se tornou conhecido como o Hino Nacional Negro. Como poeta, jornalista e editor, Johnson contribuiu para e encorajou o crescimento do movimento New Negro, uma renascena na expresso cultural afro-americana. Seu romance The Autobiography of an Ex-Colored Man explorou o fenmeno do Passing (passar por) [mulatos claros que passam por brancos] com uma notvel agudeza de viso e perspiccia. As contribuies de Johnson no se limitaram ao campo literrio, entretanto. Ele serviu como diplomata dos Estados Unidos, primeiramente na Venezuela e depois na Nicargua e em 1917 uniu-se equipe do NAACP [National Association for the Advancement of Colored People (NAAP) [Associao Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor]. Por volta de 1920 serviu como executivo chefe e ajudou a fazer da NAACP uma liderana nacional no ativismo pelos direitos civis.

Langston Hughes 1902 1967

Poeta, romancista, dramaturgo e compositor, Langston Hughes foi um dos mais prolficos e versteis escritores nas letras afro-americanas. Com a publicao em 1926 de seu primeiro volume de versos The Weary Blues and Other Poems, ele emergiu como uma figura de proeminncia nacional. Embora, s vezes criticado pelo seu uso de dialeto negro e por se demorar nos aspectos negativos de sua experincia racial nos EUA, um crtico de Chicago uma vez o intitulou de o poeta reles do Harlem (poet low-rate of Harlem) Hughes criou filmes que transcendem as realidades desagradveis que ele retratou. Nascido em circunstncias humildes, ele se identificou com seus camaradas suburbanos e os estimulou a manter sua individualidade frente padronizao americana. Seu trabalho mostra ainda a influncia do modernismo literrio, uma tradio para a qual ele contribuiu. Este retrato foi criado na Califrnia em ocasio de uma leitura no Artists Colony em Carmel.

Bessie Smith 1894 1937


Lendria cantora de blues, Bessie Smith fez nome por si mesma, primeiro atuando em shows ambulantes e em teatros vaudeville onde o pblico se animou com seu poderoso e spero contralto. A vida de Bessie Smith deslanchou a partir de 1923 quando assinou com a Columbia e lanou sua gravao de estria Down Hearted Blues. O sucesso fenomenal dessa gravao e daquelas que se seguiram consagrou Bessie Smith como incontestvel Imperatriz do Blues. Capaz de render cerca de US$ 2.000 por semana no auge de sua fama, Smith cantou em casas lotadas e gravou com os melhores msicos de jazz da poca. Embora sua carreira sofreu uma queda acentuada com o aparecimento da Depresso Econmica e o colapso da industria fonogrfica, Smith continuou a se apresentar at um acidente de automvel tirar sua vida em 1937. Seu legado musical influenciou incontveis artistas, de Billie Holiday a Janis Joplin.

Sidney Bechet 1897 1959


O retrato de Arthur Leipzig mostra Sidney Bechet no legendrio nightclub de Jimmy Ryan em Nova Iorque, tocando sax soprano, o instrumento pelo qual Bechet foi mais celebrado. Juntamente com Louis Armstrong, ele ajudou a trazer o jazz de New Orleans para o mundo. Embora com no menos talento, Bechet nunca atingiu a popularidade que Armstrong conseguiu nos Estados Unidos, em parte por causa de sua personalidade s vezes encrespada. Ainda assim, crticos e companheiros msicos reconheceram seu gnio musical e respeitaram seu compromisso com fazer do seu prprio jeito. Como escreveu um crtico em 1919, quando Bechet estava somente com vinte e dois anos: seu jeito prprio talvez o caminho [no qual] o mundo inteiro ir se embalar no futuro. Para Armstrong, seu modo de tocar era como um um jarro cheio de mel dourado. Depois de uma vida de shows, Bechet se mudou para paris em 1951, onde desfrutou de uma grande gama de seguidores.

A. Philip Randolph 1889 - 1979


Ativista pelos direitos civis A. Philip Randolph travou uma batalha contnua pelo fortalecimento econmico dos afro-americanos. Em 1925, aceitou o desafio de organizar o Sindicato e Irmandade dos Sleeping Car Porters [Sindicato dos Porteiros do Vago-Leito da fbrica de trens Pullman] o primeiro sindicato de trabalhadores negros autorizado pela American Federation of Labor [Federao Americana do Trabalho].

Continuando seu apoio aos trabalhadores afro-americanos, Randolph os incitou para a Marcha de Protesto para Washington em 1941 para protestar contra a excluso dos negros nos trabalhos da indstria da defesa. Ele cancelou esta marcha de protesto somente depois que o Presidente Franklin Roosevelt assinou uma ordem determinando o fim de prticas discriminatrias pelos contratantes do governo. Em seguida Segunda Guerra Mundial, Randolph liderou o esforo para a dessegregao nas foras armadas nacionais e travou uma campanha de desobedincia civil contra registro no exrcito at que o Presidente Harry Truman ordenasse um fim segregao militar em 1948. Randolph coroou sua careira em 1963 pela organizao e celebrao da Marcha de Protesto para Washington por Emprego e Liberdade.

Dorothy Dandrige 1922 - 1965 Uma talentosa cantora e atriz com uma beleza equivalente, Dorothy Dandridge possua todos os atributos de uma estrela. Acompanhada da irm, teve sua estria ainda quando criana e posteriormente atuando como cantora popular em um trio conhecido como Dandridge Sisters [As Irmns Dandridge]. Em 1940 ela lanou sua carreira solo como animadora cultural [entertainer] em uma discoteca e comeou a procurar trabalho na indstria cinematogrfica. Depois de aparecer em muitos filmes menores, Dandridge teve um triunfo quando foi escalada como atriz principal em Carmen Jones (1954). Aclamada pela critica pela sua performance, Dandridge se tornou a primeira artista negra na histria a ser indicada para o Oscar num papel principal. Apesar de ter comeado a brilhar, Dandridge passou o restante de sua carreira tentando superar a trincheira racial, preconceito que a condenou a papis secundrios, impedindo-a de mostrar sua habilidade como atriz dramtica.

Martin Luther King J. 1929 1968 Com Coretta Scott King e Yolanda Denise King Sob uma liderana inspirada da Martin Luther King Jr., protestos no violentos tornaram a marca registrada do movimento pelos direitos civis. Um brilhante estrategista, King demonstrou a eficcia da resistncia passiva em 1955, quando liderou o prolongado boicote empresas de nibus em Montgomery, Alabama, que resultou em desmantelar as leis segregacionistas em nibus. Revigorado pela vitria que o trouxe ao reconhecimento nacional, o jovem clrigo carismtico ajudou a fundar o Southern Christian Leadership Conference [Conferencia de Lderes Cristos Sulistas] e assumiu a liderana direta nas iniciativas em torno dos direitos civis. Numa campanha cuidadosamente organizada de protestos pacficos para expor e derrotar as injustias raciais, King despertou a conscincia nacional e solidificou o apoio ao marco divisrio que foi a legislao dos direitos civis da dcada de 1960. As palavras de King foram to poderosas quanto seus feitos e seus discursos emocionantes e eloqentes que deu esperana a milhes e continua a inspirar pessoas pelo mundo a fora. Em 4 de Abril de 1968, Dr. Martin Luther King Jr. foi assassinado a bala em Memphis, Tennessee, onde foi para organizar uma protesto de apoio greve de trabalhadores do saneamento bsico da cidade. O assassinato que privou a nao e o mundo de um campeo pelos direitos civis sem paralelos tambm privou as quatro crianas de King de um pai adorvel. Quando King foi velado no Estado de Atlanta na Sisters Chapel, Spelman College, milhares de condolentes prestaram sua homenagem ao passar em volta de seu caixo aberto. O fotografo Benedict Fernandez esteve l para registrar o

momento quando Bernice King, de cinco anos, ao lado da irm mais velha Yolanda e o irmo Marin Luther King III, avistou pela primeira vez o corpo do pai. A expresso de choque de Bernice serve como uma lembrana para que, enquanto a morte de Martin Luther King foi uma perda para o mundo, por outro lado, foi uma tragdia pessoal para sua jovem famlia.

Billie Holiday 1915 1959 Clebre por fazer canes prprias, Billie Holiday certa vez explicou Eu odeio cantar certinho. Eu tenho de mudar uma melodia para meu prprio jeito de fazer isso. Isso tudo que eu sei. Esta atitude caracterizou no somente seu estilo de cantar, mas sua vida tambm. Tendo suportado uma infncia difcil, Holiday mudou-se para a Cidade de Nova Iorque em 1927. Intencionada em formar uma carreira musical, ela comeou a se apresentar para incrementar sua renda insuficiente como domstica. Seu sucesso no palco a levou a oportunidades de gravaes e a comear em 1937 um estreito lao de trabalho com a banda de Count Basie. Holiday juntou-se depois Artie Shaw Orchestra, tornando-se uma das primeiras cantoras afro-americanas a encabear uma banda s de brancos. Apesar do estrelato que conseguiu, Holiday sofreu vrias crises pessoais durante as ltimas duas dcadas de sua vida, muitas dessas foram resultadas do abuso de drogas e lcool.

Jacob Lawrence 1917 2000


Jacob Lawrence alcanou reconhecimento durante sua vida anteriormente sem paralelos para um artista afro-americano. Chamou a ateno da critica cedo em sua carreira. Em 1941, com a idade de 24 anos, exibiu a serie de seis pinturas, The Migration of the Negro, na prestigiosa Downtown Gallery, em Nova Iorque. Uma narrativa visual da migrao histrica de afro-americanos do Sul para o Norte do Pas, entre as duas grandes guerras, estas pinturas chamaram bastante ateno e ajudaram a solidificar a reputao de Lawerence de criar narrativas multifacetadas sobre personagens e episdios da histria afro-americana. Outra srie notvel deste perodo destacou figuras como Frederick Douglass, Harriet Tubman e John Brown. Ao fim de sua carreira, Lawrence permaneceu compromissado a uma esttica ousada de formas planas e com uma temtica que era sensvel s variadas experincias dos afro-americanos.

Adam Clayton Powell Jr. 1908 1972

Stokely Carmichael 1941 1998


A fotografia de George Tames figura o poltico Adam Clayton Powell Jr. ( esquerda) e o ativista pelos direitos civis Stokely Carmichael rindo juntos no corredor de um escritrio do Congresso. Nascido com trinta e trs anos de diferena, Powell e Carmichael representam duas diferentes geraes em campanha pelos direitos civis. Powell o filho do Reverendo Adam Clayton Powell Sr. foi o primeiro congressista negro da cidade de Nova Iorque tendo sido eleito para este cargo em 1944. Em sua

posio, Powell tornou-se famoso por lutar contra a segregao no exrcito, na educao pblica e no trabalho formal. Durante os anos de 1960 especialmente, ele ajudou no desenvolvimento e na aprovao importante de vrias leis a favor dos direito civis. Crescido na cidade de Nova Iorque, Carmichael compartilhou com o compromisso de Powell para com o movimento dos direitos civis. Como diretor do Student Nonviolent Coordination Commitee (SNCC) [Comit Coordenativo NoViolento Estudantil] comeando em 1966, Carmichael conduziu seu trabalho principalmente nas ruas, mais que nos gabinetes do Congresso.

Malcon X 1925 1965


A fotografia de Gordon Parks mostra Malcom X numa calada de nova Iorque vendendo uma edio especial de Muhammad Speaks, o jornal oficial do grupo separatista negro A Nao do Islam. Cobrindo o movimento pelos direitos civis na revista Life, Parks achou Malcom X um orador fascinante com um humor amargo, poder e intelecto impressionantes. Preso por roubo quando jovem, o outrora Malcom Little posicionou-se como uma autoridade no incio dos anos da dcada de 1960 por ser um orador sem rodeios e crtico de Martin Luther King Jr. e de outros que estavam, em suas palavras, implorando por integrao, como disse em 1961. Embora abandonasse a Nao do Islam em 1964 e reconciliasse de suas diferenas com Martin Luther King, antes de ser assassinado, em 1965, Malcom X contribuiu para fazer a campanha pelos direitos civis mais militante e contribuiu tambm para implantar as sementes do movimento Black Power.

Angela Davis nascida em 1944


O retrato de Stephen Shames mostra a ativista pelos direitos civis Angela Davis em 1969, quando ela se tornou bem conhecida pelo seu ativismo apaixonado em favor dos direitos civis e liberdade de expresso. Davis ganhou ateno generalizada naquele ano por ganhar uma ao judicial contra a Universidade da Califrnia em Los Angeles por sua deciso em demiti-la por conta de sua filiao ao partido comunista. Sua conexo a um tiroteio no lado de fora do Tribunal da Califrnia no ano seguinte deu a ela fama internacional. Embora no estivesse presente no fato, ela foi acusada de ter comprado as armas que mataram um juiz e outras trs pessoas. Os dois anos em que esteve presa e seu eventual processo tornou uma causa clebre e causou protestos de ambas, da direita e da esquerda polticas. Davis acabou por ser absolvida. Desde ento, ela continuou a campanha por vrias causas sociais, incluindo a mais proeminente, pela reforma prisional.

Adam Clayton Powell Sr. 1865 1953


Um pregador carismtico com esplndidas habilidades organizacionais e um forte compromisso com o bem-estar social, o Reverendo Adam Clayton Powell Sr. No s erigiu prsperas Congregaes como tambm as ministrou de acordo com as necessidades da communidade. Em 1908, em seguida aos frutferos quinze anos como Pastor na Imamanuel Baptist Church. Sob sua liderana dinmica, o nmero membros da igreja se ampliou de 1.600 para 14.000, tornando a maior Congregao Protestante

nos Estados Unidos. Em 1923, Powell facilitou a realocao da Igreja do centro de Manhattan para a West 138th Street no Harlem, onde se tornou imediatamente um centro comunitrio vital fornecendo apoio aos que necessitavam. Comprometido em melhorar as relaes raciais, Powell expandiu ainda mais seu ministrio ajudando a fundar a National Urban League[ Liga Urbana Nacional] e servindo como um dos primeiro lderes da NAACP [National Association for the Advancement of Colored People (NAAP) [Associao Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor].

Vous aimerez peut-être aussi