Vous êtes sur la page 1sur 14

FUNDAMENTOS E IMPORTNCIA DA LOGSTICA 1.

Introduo Para entender os conceitos e importncia da logstica necessrio fazer uma retrospectiva do surgimento e evoluo das prticas de comrcio, pois a complexidade dessas atividades que tornou indispensvel o pensamento logstico. Vamos entender comrcio como a prtica de troca de bens ou servios por dinheiro, ou por qualquer coisa equivalente, monetrio ou no (escambo). A prtica de comrcio permeia s necessidades de consumo, e atender o consumidor a necessidade bsica de qualquer organizao. No incio do desenvolvimento moderno do comrcio, as mercadorias eram comercializadas diretamente nos postos de troca. Nessa poca a moeda ainda estava sem credibilidade suficiente para girar a economia. Essa fase ficou conhecida como a fase do escambo (troca), sendo a moeda de troca mais utilizada o ouro. Nesse perodo o processo logstico era Adquirir material necessrio nos postos de troca produzir retornar aos postos para vender os itens. Isso quando no havia encomenda do item. Sendo assim produzido. poca essa que ficou conhecida como a era da produo artesanal. Caractersticas da poca: pouca complexidade em operaes pouca concorrncia poucos itens disposio. O conceito de logstica praticamente no se discutia. Essa era a imagem de uma operao de distribuio.

Na era colonial, os colonizadores tinham que abastecer as regies colonizadas, as necessidades eram muitas, inmeros itens para abastecer a regio. Nessa poca surge os Armazns Gerais, que tinham regras para funcionar: Comercializao feita somente com dinheiro; As modalidades de pagamentos no era necessidade, pois quem consumia eram pessoas da regio colnia, quando havia a prtica de caderneta, o pagamento era feito a dinheiro; Oferta de produtos era estendida a: o Produtos alimentcios no-perecveis; o Ferramentas; o Roupas; o Sapatos. Os Comerciantes encomendavam os itens necessrios. O que no era consumido ficava parado nas prateleiras, no havia promoes ou liquidaes, muito menos devolver para o fornecedor; No havia variedade de produtos; Nessa poca de pouca estrutura logstica como funcionava o processo de aquisio? Os pedidos dos comerciantes, que vendiam nas vilas, eram feitos atravs dos caixeiros-viajantes, que iam visitando os pontos de venda em longa distncia, que poderiam durar dias ou semanas. Perceba que esse longo perodo era somente para fazer os pedidos, ainda falta a formalizao nos fabricantes e entregas. O que obrigava ter estoques grandes. Os caixeiros-viajantes organizavam seus pedidos em suas bases e os enviavam para os fornecedores, que providenciavam as remessas. As mercadorias eram encaixotadas e despachadas pela estrada de Ferro. O perodo entre pedido e recebimento no varejo chegava a ultrapassar um ms.

Parece ser algo inaceitvel, mas para uma poca em que a escassez de ofertas, principalmente em termos de locais de instalao para venda, e variedade de produtos, esse sistema logstica era perfeitamente aceitvel. As consequncias que esse sistema implicava eram inmeras, tais como: Estoque de produtos encalhados; Grandes intervalos entre visitas dos caixeiros-viajantes; Longo ciclo de pedidos; Oscilao nos tempos de distribuio; Custos de comercializao elevados; Relembrando que para a poca no eram grandes problemas, era aceitvel, pois a competitividade era pequena, no havia outra possibilidade de aquisio. Como evoluo uma tendncia natural do ser humano, o que antes era aceitvel, agora no mais satisfatrio. Os consumidores queriam maior variedade e estilos diferentes para suas roupas sapatos entre outros produtos. O grande problema era a interligao entre as reas distantes das grandes cidades, principalmente as zonas rurais. A questo era em como atender com variedade e rapidez todas as reas norte americanas? No possvel dizer se a necessidade que cria as novidades tecnolgicas ou se as novidades que criam as necessidades, mas nesse caso em especfico o desenvolvimento do sistema postal nos EUA que possibilitou atender essa necessidade. Onde o governo subsidiava as tarifas postais para as zonas rurais, o que incentivava comercializao e ainda a permanncia do homem no campo. Ento agora com um sistema de entregas, que no Brasil seria similar s atividades dos Correios, possibilitou as venda por catlogos e encomendas postais. Surgia ai uma nova estrutura de comercializao e entregas, um novo modelo logstico. 1872 a empresa Montgomery Ward primeira empresa americana que vendia por catlogo; 1886 Richard Sears entra na operao ampliando as oportunidades; As empresas de postagem eram parceiros das empresas que vendiam os produtos o papel Richard Sears, por exemplo, era somente fazer as entregas,

concentravam as mercadorias em estoques centrais em pontos estratgicos do pas, que recebiam dos fabricantes, possibilitava alguns pontos: Maior rapidez na distribuio dos produtos ao consumidor final; Maior variedade de tipos e marcas pois atendia vrias empresas diferentes; Eliminao de intermedirios na comercializao; Reduo dos preos como conseqncia; Esse modelo ainda enfrenta um grande problema, que era a confiabilidade no sistema, pois poderia receber algo quebrado ou simplesmente no ser exatamente do jeito que o cliente pensava ser. Empresas como Sears citada acima, garantia o dinheiro de volta se no ficasse satisfeito e garantia a troca caso necessrio. Mas o entrave era como operacionalizar logisticamente essa operao, pois deveria ser: Rpido; Seguro; Sem burocracia; Confivel; Barato; Com o aumento da demanda e conseqentemente o consumo surgia os grandes centros de comercializao, o que foi alimentado pelo surgimento de linhas de transporte urbanos - as linhas de nibus bondes facilitava a circulao de pessoas. Isso foi um impulso para o estabelecimento dos Centros Comerciais. As lojas de roupas calados mveis e utenslios domsticos foram rapidamente se instalando nesses pontos. Trazendo agora os produtos para prximo dos clientes, era uma nova realidade logstica. Nos fins do sculo XIX surgia as lojas de departamentos localizados exclusivamente em centros comerciais e especializada na venda de diversos produtos como: eletrodomstico mveis calados brinquedos. O Objetivo aqui era ter setores especializados em cada tipo de produtos como variedade de produtos vendedores que conheam os produtos etc. Aqui j era uma nova realidade logstica pois tinha que ter variedade preo baixo rapidez no atendimento bom atendimento.

Outras mudanas foram perceptveis: O Aumento do nmero de geladeiras possibilitou consumir produtos alimentcios em maior quantidade facilitando a implantao de supermercados pois o habito de consumo que antes era dirio agora pode ser semanal mensal etc. O aumento do nmero de automveis nos EUA incio de 1900 no Brasil em torno de 1950. S para diferenciar Supermercado de Armazm, podemos dizer que no primeiro h o conceito de auto-servio o cliente pega o que quer e paga no caixa. No armazm o proprietrio conversava com os clientes auxiliando na escolha. Nessa percepo observa-se diferena no volume de vendas. Podemos ainda apontar o surgimento dos Shoppings Centers e lojas de descontos, o comrcio eletrnico etc. Cada etapa da estrutura de consumo exigia novas formas de fazer, de produzir, de vender, de entregar etc. A logstica ento refora sua importncia como ferramenta estratgica para ser competitivo nessa operao. 1.1. Logstica Pela evoluo que vimos acima, percebe-se que a indstria, o comrcio e servios passaram por uma evoluo para atender demanda crescente e aproveitar oportunidades de negcios frente o crescimento da concorrncia. A percepo era atender mais e melhor e custando menos. A competio passava a ser em como se faz e no o que se faz. Em outras palavras, passou a ser na eficincia percebida em produzir entregar em um prazo e preos aceitveis. Hoje podemos dizer sem medo de errar que a competio no est no produto ou servio que uma empresa venda, e sim no como vende. Pois o produto vendido pode ser encontrado em qualquer outra empresa, o como feito o diferencial. Nesse contexto podemos definir logstica no cenrio de hoje: Logstica o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os servios e informaes associados, cobrindo desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do cliente.

(Council of Supply Chain Management Professionals -CSCMP) Mesmo com as necessidades citadas e com as inovaes tecnolgicas a situao era de necessidade e no saber exatamente como fazer. Nesse sentido a logstica passou a desenvolver-se a partir das grandes guerras mundiais. Havia a necessidade de locomover pessoas equipamento alimentos e principalmente armamentos e munies nas quantidades certas e na hora certa. Pois caso contrrio significaria uma derrota na guerra. Observe o grfico abaixo

At 1950 as atividades organizacionais eram separadas e cada um tinha seu objetivo, a partir de 1960 1970 a logstica passa a centralizar as informaes e traar os caminhos para viabilizar as operaes. At atingir a dcada de 1990, que o fluxo de informao passou a ser influenciada em sua amplitude pelo crescimento da internet. Nessa evoluo a logstica passou a ser estrategicamente indispensvel para a competitividade organizacional, pois a globalizao interliga o mundo. Completando essa percepo Ballou (2003), diz que: A misso da Logstica dispor a mercadoria ou o servio certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condies desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuio empresa.

Por que essa necessidade de ter quantidade certa na hora certa? Pois no poderia comprar grandes quantidades e ter vantagens como descontos do fornecedor? A resposta a essa questo est nos custos. Pois no auge da revoluo industrial onde a preocupao era em fazer o mximo e no o timo havia a necessidade de oferecer produtos e no diversificao, logo ento no havia muitas opes de escolha, aquilo que fosse produzido era consumido. O sistema produtivo era empurrado. Produzia o mximo empurrava para o estoque e a rea comercial tinha a obrigao de escoar os estoques. No esquema produtivo ficou conhecido como processo de produo em massa - fazer grandes quantidades de um mesmo produto h grande quantidade e pouca variedade. Os Japoneses iniciaram um processo chamado produo enxuta menores volumes e com variedade. Isso mudou o conceito de consumo agora o cliente tem opes. Reforado pela filosofia JIT Just in time que uma filosofia de reduo de desperdcio. Fazer somente o necessrio. Ponto esse que vamos discutir melhor mais adiante. Mas a realidade de consumo agora era baseada em escolhas e caso tenha estoque de produtos que o cliente no quer mais vai implicar em custos que deixaria a empresa em situao difcil. A logstica passa a centralizar as informaes como se fosse um quartel general que tem como misso traar o melhor caminho a ser seguido. Fluxo logstico

Observe o que o objetivo interligar todas as operaes, analisando inclusive necessidade de recursos partindo do cliente passando no como distribuir as vendas o como processar internamente e como comprar os suprimentos necessrios. Qualquer um dos elos que faltar, ser o cliente no fim da cadeia quem vai sofrer as conseqncias. Ou pagando mais caro, ou comprando menos do que tinha interessa, ou levando mais tempo para receber. Para observarmos internamente essas operaes podemos olhar para os fluxos de uma organizao:

Fonte: Ana C. Faria, Gesto Custos Logsticos Podemos ver que o foco do sistema o atendimento ao cliente, o objetivo traar o melhor caminho para atender esse cliente que hoje : Mais seletivo; Crtico; Exigente; E tem muitas opes de escolha.

Na primeira etapa devemos pensar em quem sero os fornecedores onde estaro se so nacionais ou no isso interfere no quanto vou comprar se vai ser para estocar ou se vai direto para a produo (JIT) qual o prazo para receber etc. Na segunda etapa vamos pensar em como produzir se empurrado ou puxado se para estocar ou entregar essa deciso vai traar o quanto posso vender custos envolvidos tamanho fisco da empresa. Outra etapa a distribuio se ser centralizada ou descentralizada se no atacado ou no varejo se distribuio prpria ou terceirizada. No importa o caminho seguido - o objetivo atender o cliente. importante ressaltar ento que a logstica uma rea que trabalha com a inteligncia planejando estrategicamente o como atender o mercado. Agilizar os fluxos em cada uma das etapas vai resultar em um ciclo de pedido menor. Vamos entender esse ciclo de pedido como o prazo entre o cliente pedir o produto e a empresa realizar a entrega. Vamos entender as etapas do ciclo interno das operaes logstica: 1. Aquisio de materiais; Compras Negociar com fornecedor Seleo de Fornecedor Qualificao de fornecedor Avaliao de fornecedor Acompanhamento de pedido 2. Recebimento de material; Liberar entrada de produtos na empresa; Conferir entregas com espelho de pedidos Descarregar veculos Conferir mercadorias 3. Estocagem matria prima; Estocar Movimentar materiais Controlar estoque Identificar itens no estoque

Separar materiais 4. Transporte interno: movimentao; Equipamentos de movimentao como: Empilhadeira Paleteira Esteiras Carrinhos de movimentao 5. WIP Material em processo; Controle de itens produzidos Volumes e seqncia produtiva 6. Produo planejamento e controle da produo; Planejar e controlar a produo atravs do PCP. 7. Armazenagem produto acabado; Estocar Movimentar materiais Controlar estoque Identificar itens no estoque Separar materiais 8. Distribuio Planejamento e controle dos canais; Planejar e controlar entregas de pedidos Se vai ser prpria ou terceirizada Escolher tipo de veculos 9. Expedio. Conferir pedidos Embalar Despachar pedidos Acompanhar pedidos entregues 2. reas da Logstica

Para fins de conceitos vamos definir o papel de algumas operaes logsticas: Logstica interna: fluxo de materiais (antiga administrao de materiais); Transfere itens internamente, de uma rea para outra na organizao como matria prima para produo da produo para estoques de acabados. Logstica corporativa/empresarial: o fluxo de materiais e informaes entre setores funcionais da empresa e suas unidades; o modelo de fluxo escolhido pela empresa como forma de agir ou trabalhar. Logstica da cadeia de suprimentos: o fluxo de materiais e informaes entre o consumidor e o fornecedor original; Interliga toda a cadeira do cliente ao fornecedor. Logstica global: o fluxo de materiais e informaes entre consumidores globais e fornecedores globais; Logstica reversa: o fluxo de materiais e informaes do consumidor para o ponto de origem ou descarte. 2.1. Conceito de cadeia logstica Com a complexidade das organizaes de hoje, percebe-se a necessidade de funcionamento em cadeia ou em conjunto, uma empresa depende da outra para poder funcionar com mais eficincia. Vamos entender como cadeia o conjunto de empresas que faa parte de um determinado negcio. Autor... diz que a cadeia logstica representa uma rede de organizaes, atravs de ligaes dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e servios que so colocados nas mos do consumidor final.

Para o referido autor cada uma das organizaes na cadeia dependente da outra, o desafio est em fazer com que cooperem umas com as outras buscando maximizar o valor na cadeia. Veja um modelo:

Para findar a respectiva unidade importante ressaltar que o objetivo de uma organizao ser competitiva, e que a maneira de competir mudou. A globalizao vem criando uma acirrada disputa no mercado mundial. Os competidores empregam diferentes estratgias sempre lutando por uma posio de vantagem. Alternativas para competio Empresa X Vende com preo baixo Vende com prazos mais longos Vende um mdulo do sistema Promete servio de suporte Concorrente Vende com alto desempenho Vende com prazos mais longos e entregas na casa do cliente. Vende todo o sistema pelo memso preo. Promete qualidade sem necessidade

de suporte. Vende por meio de distribuidores Utiliza canal direto Tem canal direto de vendas ou uma Utiliza a internet como canal de

loja

vendas Esse novo ambiente, comparado a dez ou quinze anos atrs, muito

diferente, rpido ou mortal, a dificuldade ganhar a preferncia do cliente. O fato de liderar o mercado hoje no garante que a mesma posio de liderana no futuro. Vejamos alguns exemplos: Comrcio de livros

As grandes livrarias americanas como a Barnes&Noble e Borders, receberam um golpe forte quando a Amazon.com, hoje a maior livraria virtual do mundo, resolveu implantar um sistema de vendas de livros pela internet. A concorrncia demorou a reagir. As vantagens so inmeras, pois a Amazon.com no precisa ter estoque, faz a venda processa o pedido envia para a editora e o sistema de entrega leva diretamente para a casa do cliente. O objetivo entrar agora na distribuio e comercializao de remdios, j que sua rede de distribuio ampla e eficiente. Hoje consegue vender livros at 40% mais barato. Televiso

As operadoras de TV a cabo tm revolucionado o mercado desbancando a televiso aberta. A Direct TV, por exemplo, com seus pequenos receptores tem conquistado o mercado de TV a cabo, oferecendo mais canais, um servio melhor e mais barato. Agora vemos as operadoras de telefonia entrarem na guerra. Nesse cenrio agregar valor para o cliente e questo de sobrevivncia. Agregar ou adicionar valor ao produto ou ao servio significa transform-lo em algo mais til e conseqentemente, mais desejado pelo cliente, satisfazendo a um nmero maior de necessidades e aumentando a disposio de pagar mais por ele. Slack (2003).

Veja como ficaria a relao do cliente com as aes da empresa:

Vous aimerez peut-être aussi