Vous êtes sur la page 1sur 4

1.

DEMONSTRAES DO RESULTADO DO EXERCCIO Conceito - a apresentao de forma resumida, das operaes realizadas pela empresa, durante um exerccio social, demonstradas de forma a destacar o RESULTADO LQUIDO DO PERODO. 1.1. Contas de Resultado So as contas que representam os fatos que modificam o Patrimnio Lquido da empresa, ou seja, Receitas e as Despesas. Resultado: o lucro ou o prejuzo que uma empresa apresenta, aps as suas transaes operacionais, que pode ser positiva ou negativa. Se uma empresa conduziu os seus negcios em alta, ou seja, vendas (receita) maiores do que as despesas, esta empresa obter um resultado positivo (lucro), ao final de um exerccio. 1.1.1. Receitas Para a Equipe de Professores da USP (1998, p.66) a receita

corresponde: A entrada de elementos para o ativo, sob forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes normalmente venda de mercadorias, de produtos ou prestao de servios... Pode tambm derivar de juros sobre depsitos bancrios ou ttulos e de outros ganhos eventuais, como, receita de juros de mora, aluguis, recuperao de despesas, etc.. 1.1.2. Despesas Para a Equipe de Professores da USP (1998, p.66) entende-se por despesa, o consumo de bens ou servios, que direta ou indiretamente, ajuda a produzir uma receita. Diminuindo o Ativo ou aumentando o Passivo, uma despesa realizada com a finalidade de se obter uma receita cujo valor se espera seja superior a diminuio que provoca no Patrimnio Lquido.

1.1.3. Principais Contas de Resultado Receita Bruta de Vendas Representa o total bruto vendido ou servios prestados. Natureza Credora. Dedues ou Impostos Sobre Vendas Representam as vendas canceladas e os impostos incidentes gerados no momento da venda ou prestao de servios. Natureza Devedora. Ex.: IPI Imposto sobre Produtos Industrializados (Federal); PIS Programa de Integrao Social (Federal); COFINS Contribuio para a Seguridade Social. (Federal) ICMS Imposto sobre Circulao de Mercadoria e Servios (Estadual); ISS Imposto sobre Servio (Municipal); CPV, CMV ou CSP a apurao dos custos dos produtos vendidos, diretamente relacionados aos estoques, pela baixa efetuada das vendas realizadas. A frmula simplificada da apurao : CPV ou CMV = EI + C EF. Natureza Devedora. CPV Custos dos Produtos Vendidos Indstria CMV Custo da Mercadoria Vendida Comrcio CSP Custo do Servio Prestado - Servio Despesas Comerciais ou com Vendas Representam os gastos com promoo, marketing, comisses sobre vendas ou todos os gastos possveis para realizao da venda. Natureza Devedora. Despesas Administrativas Representam os gastos pagos ou incorridos para direo ou gesto da empresa. Ex.: Salrio da Diretoria, Salrio e Encargos do Pessoal Administrativos, Despesas Legais, Escritrio, Etc. Natureza Devedora. Receitas Financeiras So registrados neste grupo todos os descontos obtidos, juros recebidos ou auferidos, correo monetria, ganhos sobre operaes financeiras. Natureza Credora. Despesas Financeiras So registrados neste grupo todos os descontos concedidos, Juros sobre emprstimos, correo monetria, despesas bancrias. Natureza Devedora.

Despesas No Operacionais Representa resultados negativos de pequenas operaes que no esto relacionadas a principal atividade da empresa. Ex.: Perda de Capital. Natureza Devedora. Receitas No Operacionais - Representa resultados positivos de pequenas operaes que no esto relacionadas a principal atividade da empresa. Ex:. Ganho de Capital. Natureza Credora. Imposto de Renda e Contribuio Social sobre o lucro So registradas as provises do IRSL e CSSL apurados no (LALUR) Livro de Apurao do Lucro Real. Natureza Devedora. Dividendos aos Acionistas a parte do lucro que ser distribuda aos donos do Capital da Empresa. Natureza Devedora. Lucro ou Prejuzo Lquido do Exerccio o resultado lquido apurado na Demonstrao do Resultado do Exerccio a disposio da empresa. Natureza Lucro Credora, Prejuzo Devedora. 2. EFEITOS DA RECEITA E DA DESPESA NO PATRIMNIO LQUIDO Considerando as tcnicas de classificao dos registros contbeis, podese observar que os lanamentos em contas das receitas e despesas, representam em conta partida os seguintes efeitos: A Receita (credora) representa um aumento de recursos no ativo (devedora). A Despesa (devedora) representa um aumento da fonte ou origem de Recursos no Passivo (credora). Todas as operaes que envolverem as contas de Resultados, como Receitas e Despesas, tero influncia direta no Balano Patrimonial, no grupo de contas do Passivo, no subgrupo Patrimnio Lquido, na conta Lucro ou Prejuzo do Exerccio.

3.

LIGAO

ENTRE

BALANO

PATRIMONIAL

(BP)

DEMONSTRAO DO RESULTADO DO EXERCCIO (DRE). A ligao que h entre o BP e a DRE esta numa conta do BP, mais precisamente dentro do grupo de contas do Patrimnio Lquido, onde h uma conta denominada Lucros ou Prejuzos Acumulados. Quando uma empresa encerra o seu exerccio, o saldo da DRE encerrado e transferido atravs de um lanamento contbil. Ex: O saldo na DRE de uma empresa foi um lucro de $ 500.000, ser efetuado o seguinte lanamento: Dbito Lucro do Exerccio Crdito Lucros ou prejuzos acumulados $ 500.000 $ 500.000

Ao efetuar este lanamento, pode-se entender que todas as contas da DRE, foram encerradas (zerada), atravs de um nico lanamento contbil, conforme exemplo acima demonstrado.

Vous aimerez peut-être aussi