Vous êtes sur la page 1sur 16

Os 8 Presentes de Deus

Para a Sade

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

8 Presentes de Deus E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara. xodo 15:26 Voc j ficou doente? Ficar doente ruim, no verdade? s vezes, quando a gente fica doente a gente sente dor. s vezes preciso ir ao hospital, tomar remdios e at mesmo tomar injeo. Voc gosta de tomar injeo? muito chato ficar doente! Voc sabia que quando Deus criou esse mundo, as pessoas no ficavam doentes? verdade! Ado e Eva, os primeiros moradores desse mundo, eram fortes, corados e sadios. Mas, certo dia, esse bonito casal desobedeceu a Deus, e o pecado entrou no mundo belo e feliz que Deus havia criado. Foi depois desse dia que as doenas comearam a existir. Mas o nosso Deus muito sbio, e j havia providenciado 8 presentes especiais para que o ser humano vivesse com sade. Sabe, esses 8 presentes que nos ajudam a ter sade so diferentes dos remdios que a gente encontra na farmcia. Voc sabe quais so eles? Eu vou contar para voc! Preste bem ateno para voc memorizar: 1. Ar puro 2. Luz solar 3. Exerccio Fsico 4. gua 5. Alimentao saudvel 6. Repouso 7. Temperana 8. Confiana em Deus Viu quanta coisa boa Deus deixou para que tivssemos sade? Agora preciso aprender como usar cada um desses presentes. Por isso iremos conversar sobre cada um deles depois. Por enquanto, tente memorizar os 8 presentes de Deus para a nossa sade, e conte essa novidade para seus amiguinhos! Minha Orao: Querido Deus, muito obrigado pelos 8 presentes especiais que o Senhor deixou para que eu tenha mais sade. Ajuda-me a us-los com sabedoria. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Ar Puro E formou o SENHOR Deus o homem do p da terra, e soprou em suas narinas o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gnesis 2:7 Onde voc mora? Em uma grande cidade ou no campo? Perto de sua casa tem muitas rvores ou muitos prdios? Hoje, muitos de ns moramos em cidades cheias de fbricas, carros, e vrias outras coisas que poluem o ar que respiramos. Nem todos podem morar em meio natureza e respirar ar puro com facilidade. Mas, mesmo morando na cidade, onde existe poluio, podemos usar esse remdio que Deus nos deixou. O ar puro e a boa respirao so muito importantes para a nossa sade. O ar puro ajuda o sangue a circular de maneira saudvel atravs de nosso corpo. Ele refresca o corpo, tornando-o forte e saudvel. Ele tambm atua em nossa mente, ajudando-nos a sermos mais calmos. At em nossa alimentao e sono o ar puro ajuda. Viu quanta coisa boa podemos obter atravs do ar puro? Mesmo que voc more em um lugar onde o ar no to puro como deveria, onde carros e fbricas poluem o ar, voc pode cuidar da sua respirao, para que o seu corpo receba o melhor ar! Se voc gosta de brincar, voc pode brincar ao ar livre, na varanda ou no quintal de sua casa. O ar que circula fora de casa melhor que o ar que fica paradinho, preso dentro de casa, ento, aproveite esse ar na hora da diverso. Outra dica importante abrir as janelas da casa. Dessa forma, o ar velho, que estava preso dentro de casa sai, e o ar novo entra, fazendo de sua casa um lugar melhor para ter sade. Quando no respiramos bem, o sangue se move mais lentamente em nosso corpo e aquelas coisas ruins que o corpo deveria botar para fora atravs da respirao ficam presas em nosso corpo. Nossa pele, nosso estmago e at o nosso crebro so prejudicados quando no respiramos de forma correta. Voc quer aprender a respirar de forma correta? Os bebs respiram da forma correta. Todos ns, quando ramos bebs respirvamos certinho. Mas quando crescemos, parece que esquecemos a forma certa de respirar e aprendemos a respirar errado. Siga os passos abaixo e aprenda a respirar corretamente para que seu corpo aproveite o que h de melhor no ar. 1. Usando uma roupa bem confortvel, deite-se e coloque um livro sobre a barriga; 2. Puxe o ar lentamente pelo nariz, enchendo a barriga de ar, fazendo o livro subir junto com a barriga; 3. Solte o ar lentamente, at que o livro e a barriga abaixem. Quanto estiver em p ou sentado, tente respirar assim tambm, enchendo a barriga de ar, e o seu corpo aproveitar muito melhor o ar que voc respira. Minha Orao: Querido Deus, muito obrigada pelo ar que respiramos. Ajudame a aproveitar as coisas boas que o ar puro traz. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Luz Solar E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gnesis 1:3 Voc j tomou um banho de sol hoje? Os raios do sol so muito importantes. Sem eles, a vida em nosso planeta seria impossvel! Deus colocou o sol na distncia certinha de nosso planeta, para que seus raios nos dessem vida e sade. Veja que coisa boa! Os raios solares matam os germes (aqueles bichinhos responsveis por muitas de nossas doenas), fortalece o nosso organismo e nos previne de doenas. Voc sabia que em nosso quarto, na cama, no cho e at nas nossas roupas, existem germes? Por isso, importante abrirmos as janelas e deixarmos o sol entrar em nosso quarto, para que ele se torne um ambiente mais saudvel. Os raios solares fortalecem, tambm, um sistema do nosso corpo chamado sistema imunolgico. Esse sistema responsvel por defender o nosso corpo de invasores ruins (aqueles que tentam entrar em nosso corpo para nos fazer mal, e prejudicar nossa sade). Quando estamos doentes, muito importante que aproveitemos o que o sol tem de melhor, para voltarmos a ter sade mais rpido! Alm disso, os raios solares auxiliam na produo de vitamina D em nosso corpo. Precisamos da vitamina D para termos ossos fortes. Quando esta vitamina est em falta em nosso organismo, desenvolvemos doenas que geram ossos fracos. Para evitar essas doenas, podemos tomar 15 minutinhos de banho de sol por dia, e nosso corpo produzir a quantidade necessria de vitamina D para esse dia. ATENO! importante lembrar que o banho de sol deve ser tomado no incio da manh e no final da tarde. Tomar banho de sol nos horrios em que o sol est mais forte pode causar problemas para nossa sade! Alm disso, no devemos olhar diretamente para o sol. bom que nossos olhos recebam os raios do sol, tambm, mas isso no deve ser feito olhando para o sol. Feche seus olhos enquanto toma seu banho de sol e deixe os raios saudveis do sol agirem sobre seu corpo. Minha Orao: Querido Deus, muito obrigada pelo sol que traz sade ao nosso planeta e tambm ao nosso corpo. Ajuda-me a aprender a usar este presente com sabedoria. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Exerccio Fsico No suor do teu rosto comers o teu po... Gnesis 3:19 Quanto tempo por dia voc passa sentado? Voc fica muito tempo sentado para estudar, assistir TV, usar o computador e at mesmo brincar? Quando o pecado entrou no mundo, e trouxe junto as doenas, Deus deu um presente especial ao homem para que Ele tivesse sade o exerccio fsico. Junto com as doenas, o pecado trouxe muitas outras coisas ruins como a preguia e o sedentarismo (costume de ficar sentado o tempo inteiro). Ado teria que trabalhar na terra, cultivar seu alimento, e dessa forma estaria exercitando seu corpo, deixando de lado a preguia, o sedentarismo e muitas doenas. Se voc passa muito tempo do seu dia sentado, voc est precisando mexer mais o seu corpo!! Fazer exerccio fsico uma tima maneira de manter um corpo saudvel e viver feliz. Isso mesmo, ao mesmo tempo em que o exerccio colabora com a nossa sade, ele colabora tambm com as nossas emoes. Veja alguns dos benefcios de se exercitar o corpo: 1. Fortalece os ossos e os msculos! 2. Melhora a resistncia do corpo. 3. Ajuda a circulao do sangue, levando mais nutrio a todas as partes do nosso corpo. 4. Ajuda o corao, o intestino e o crebro a trabalhar melhor. 5. Combate emoes negativas, como tristeza, ansiedade e estresse. 6. Melhora o raciocnio e a memria, ajudando a gente a aprender melhor. 7. Ajuda a dormir e descansar melhor. Essas so s algumas das muitas coisas boas que a atividade fsica nos traz. Que tal praticar um pouco mais de atividade fsica ento? Voc pode praticar atividade fsica andando de bicicleta, correndo, nadando, pulando, jogando bola, ajudando a mame a varrer a casa, ajudando o papai a lavar o carro, passeando com o seu cachorro, e de muitas outras formas. Escolha uma dessas formas e tire um tempo do seu dia para se exercitar. Ah! Uma boa ideia praticar uma atividade fsica ao ar livre, em um horrio em que o sol no esteja to forte. Sim! A voc j aproveita as coisas boas que aprendemos sobre o ar puro e a luz solar, enquanto o seu corpo se exercita! Lembre-se de no exagerar, porque tudo que fazemos em exagero pode prejudicar a nossa sade! Minha Orao: Querido Deus, muito obrigado por eu poder fazer tantas coisas para manter o meu corpo em movimento e com sade. Ajuda-me a ter o hbito de me exercitar. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

gua ...e o Esprito de Deus se movia sobre a face das guas. Gnesis 1:2 Voc j bebeu gua hoje? Quantos copos de gua voc bebeu? Voc sabia que 65% (a maior parte) do nosso corpo composto de gua? A distribuio da gua em nosso corpo traz equilbrio e bem estar ao organismo, em todo o seu funcionamento. Temos tanta gua nossa disposio em nosso planeta, que nem damos tanto valor a ela, no verdade? Geralmente sentimos falta da gua s quando estamos com sede. Mas, na verdade, no deveramos esperar a sede vir para bebermos esse lquido to importante que Deus deixou para ns. A gua passeia por todo o nosso organismo, garantindo que tudo funcione de forma adequada. Tanto as pessoas saudveis, como as pessoas doentes precisam da gua. Mas, quando estamos doentes a gua age de maneira especial fortalecendo as defesas do nosso corpo contra a doena. Ns perdemos a gua do nosso corpo de muitas formas. A respirao, o xixi, e o suor so apenas algumas das vrias formas atravs das quais perdemos gua. Ento, precisamos estar atentos para repor a gua perdida. Todos os rgos do nosso corpo precisam da gua, mas gostaria de compartilhar com voc a importncia da gua para dois rgos em especial: o crebro e os rins. Quando falta gua no crebro, nosso raciocnio, memria e at o nosso humor ficam prejudicados. mais difcil aprender uma matria da escola quando nosso crebro est precisando de gua. Alm disso, mais fcil ficarmos de mau humor quando no h boa quantidade de gua no crebro. Os rins funcionam como filtros dentro do nosso corpo. Para que esses filtros trabalhem direito, livrando nosso corpo das impurezas, eles precisam de gua. Beber pouca gua traz muito prejuzo ao trabalho dos rins, e pode trazer tambm doenas graves. Viu como importante beber gua? Mas tem que ser a gua pura, no o suco ou o refrigerante. Os sucos e os refrigerantes no substituem a gua dentro do nosso corpo! Alm de ser boa para a parte de dentro do nosso corpo, a gua tambm muito importante para a parte de fora. Tomar banho e lavar as mos so prticas muito importantes para viver com sade! Ento, nada de reclamar na hora de tomar banho, certo?! Lembre-se que a gua um presente de Deus para ns, e deve ser usada com sabedoria. Como podemos fazer isso? Uma forma de cuidar do presente que Deus nos deu no deixar a torneira ligada toa. Todos os seres vivos precisam de gua, e quando no cuidamos desse presente de Deus, a natureza sofre! Minha Orao: Querido Deus, muito obrigado pela gua que tenho minha disposio. Ajuda-me a dar valor a esse presente especial e us-lo com sabedoria. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Alimentao Saudvel Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Isaas 1:19 O que voc comeu hoje? Voc costuma comer comida saudvel ou prefere comer biscoitos, doces e frituras? A alimentao saudvel mais um dos presentes que Deus nos deixou para que vivssemos com mais sade e felizes. A alimentao pode nos fazer bem como pode nos fazer mal. Se comemos comidas saudveis, nosso corpo ganha mais sade, mas se comemos comidas que no so saudveis, nosso corpo adquire doenas! Para garantirmos uma boa sade, precisamos aprender a escolher melhor aquilo que comemos, ento. Doces e frituras podem ser muito gostosos, mas trazem grandes prejuzos para o nosso corpo. Por outro lado, os alimentos naturais (gros, frutas, verduras e cereais), criados por Deus, trazem muita coisa boa para a nossa sade. Veja algumas dicas para que voc aproveite bem aquilo que os alimentos tm de melhor: 1. Mastigue bem os alimentos. Voc deve sentir o alimento dissolver em sua boca antes de engolir, por isso, mastigar bastante e lentamente muito importante; 2. No coma com os olhos. Comer demais traz prejuzos sade. Ento, coma apenas a quantidade necessria; 3. Evite beber lquido durante as refeies. Os lquidos atrapalham a mastigao correta do alimento e o trabalho da saliva (que muito importante para que possamos aproveitar o que os alimentos tm de melhor). 4. Coma frutas e verduras todos os dias. As frutas e as verduras so ricas em vitaminas, fibras e minerais. Esse presente de Deus nunca deve faltar em nossa alimentao. Minha Orao: Querido Deus, muito obrigada por ter criado tantos alimentos saudveis. Ajuda-me a escolher bem meus alimentos. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Repouso Quando te deitares, no temers; ao contrrio, o teu sono ser suave ao te deitares. Provrbios 3:24 Voc j percebeu que, depois de um tempo que usamos um telefone celular, precisamos ligar o telefone na tomada para recarregar a bateria? O que acontece se no recarregarmos a bateria do celular? Isso mesmo, ele no vai mais funcionar. Da mesma forma, nosso corpo precisa de um momento no dia para recarregar as energias. E como fazemos isso? Descansando! O descanso, ou repouso, quando feito de forma correta, fortalece as defesas do nosso organismo, evitando doenas, e melhora a qualidade do trabalho realizado pelo crebro, ajudando a aprendermos melhor aquilo que estudamos na escola. Quando no descansamos direito, ficamos mais irritados, temos mais dificuldade de aprender, e podemos adoecer com mais facilidade tambm! O descanso importante, e precisamos dele mesmo que no estejamos nos sentindo cansados. Mas descansar no s dormir! Existe o descanso do sono, mas tambm existe um descanso que fazemos acordados. O descanso do sono um descanso especial, que precisamos ter todos os dias. Quando somos crianas, precisamos dormir de 10 a 12 horas. E alm de dormir esse tempo, precisamos deitar para dormir cedo para que nosso corpo produza o hormnio responsvel pelo nosso crescimento! Quer crescer de forma saudvel? Ento, cuide de dormir cedo! Existe outro descanso que fazemos, que aquele em que deixamos as tarefas do dia e passamos um tempo especial com Deus e com a nossa famlia. Esse descanso tambm muito importante! Ele to importante que Deus separou um dia inteiro s para termos esse descanso! Voc sabe que dia esse? Isso mesmo, o Sbado. Todos os dias podemos ter um momento especial para descansarmos ao lado de Deus e das pessoas que amamos, mas o Sbado um dia diferente, um presente de Deus para a nossa semana de brincadeiras e estudos. Agora que voc j sabe a importncia do repouso, veja algumas dicas para dormir melhor: 1. Coma 3 ou 4 horas antes de deitar para dormir. No deixe para comer pouco tempo antes de dormir, pois seu estmago tambm precisa descansar. 2. Cuide para que no haja luz ou barulho no seu quarto na hora de dormir. 3. Durma em local ventilado. 4. Tome um bom banho antes de dormir. Seu corpo ficar relaxado, pronto para descansar! Minha Orao: Querido Deus, muito obrigada pela noite e pelo sbado. Obrigada por se preocupar com o meu repouso. Ajuda-me a dormir sempre nos horrios certos. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Temperana Tudo tem o seu tempo determinado, e h tempo para todo o propsito debaixo do cu. Eclesiastes 3:1 Voc sabe o que significa a palavra temperana? Palavra diferente, no verdade? De forma bem simples, temperana significa no usar aquilo que prejudicial ou ruim e usar na quantidade certa (sem exagero) aquilo que bom. O que isso significa? Significa que aquelas coisas que so ruins, que prejudicam nossa sade no devem ser usadas ou feitas por ns. J as coisas boas devem ser feitas e usadas na medida certa. Comer frutas saudvel, certo? Mas voc pode comer todas as frutas de um supermercado em um s dia? No! Se voc comer tantas frutas assim, seu corpo ir reclamar de tanta comida que voc colocou dentro dele, e voc ir passar mal. Como j aprendemos aqui, tomar banho de sol faz bem para a sade. Mas podemos passar o dia inteiro no sol? No! Se ficarmos no sol de forma exagerada, ficaremos com queimaduras e poderemos adoecer. Ento, ser temperante importante, pois ajuda a vivermos de forma saudvel, aproveitando as coisas boas na quantidade certa e deixando o que ruim de lado! Muitas crianas, hoje, no so temperantes. Comem mais do que deveriam, estudam o dia todo sem parar para descansar ou brincar, dormem muito mais do que precisam, e, dessa forma, atrapalham sua sade. Comer, estudar e descansar so coisas boas, mas se fizermos de forma errada, se tornam coisas ruins. Se voc est exagerando em alguma coisa, pea a Deus que lhe ajude a usar esse presente que Ele nos deu a temperana. Minha Orao: Querido Deus, muito obrigada por ter criado tantas coisas boas para a minha sade. Ajuda-me a ser temperante. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Confiana em Deus ... mas h um amigo mais chegado do que um irmo. Provrbios 18:24 Voc j contou um segredo a algum? J ficou triste? J precisou de ajuda? Todos ns temos segredos, j ficamos tristes e j precisamos de ajuda algum dia, no verdade? s vezes, dividimos essas coisas com nossos pais e nossos amigos. Mas existem algumas coisas que no sabemos com quem dividir! Precisamos sempre nos lembrar que Deus est ao nosso lado a todo tempo. Sempre que precisamos de um amigo, Ele est ao nosso lado para ser nosso amigo. Quando estamos fazendo uma prova difcil na escola, e no conseguimos lembrar algo que estudamos, podemos orar a Ele e pedir ajuda. Quando estamos tristes ou preocupados, podemos contar para Deus o que est acontecendo, e Ele nos ajudar a nos sentirmos melhor! Ele o melhor amigo que podemos ter. Imagine que coisa maravilhosa! O mesmo Deus que criou esse mundo e fez cada um desses presentes especiais que vimos aqui, quer ser nosso amigo, ouvir nossos problemas e nos ajudar. Muitas pessoas, hoje, morrem porque no tm esperana. Morrem de tristeza e medo, porque no conhecem o amigo Jesus, e no sabem que podem contar com Ele. Muitas ficam doentes, porque no aprenderam a confiar em Deus! Hoje, Deus quer te convidar a viver uma vida saudvel ao lado dEle. Ele quer ser seu amigo, quer te ajudar naquilo que voc precisar, e quer te ver sempre feliz! No se esquea de que Ele sempre est ao seu lado! Basta voc abrir seu corao e contar para Ele o que est acontecendo! O amor que Ele tem por ns o maior de todos os presentes que podemos ganhar! Minha Orao: Querido Deus, muito obrigado por dar-me o presente da Tua amizade! Ajuda-me a confiar sempre em Ti. Em nome de Jesus, amm!

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

AUXILIAR PARA PAIS E PROFESSORES:


Aprender sobre os 8 verdadeiros remdios/recursos deixados por Deus para que Seu povo tenha sade e viva mais e feliz algo importante tanto para crianas como para adultos. Ensinadas desde pequenas sobre os cuidados que podem ter com a sade, as crianas tero condies de crescer com hbitos saudveis e testemunhando da linda mensagem de sade deixada por Deus para ns. Este material tem como objetivo auxiliar pais e professores a trabalhar o assunto dos 8 remdios de Deus com os pequeninos. Sugestes de uso: Em casa: Culto familiar Pequeno Grupo infantil Culto de pr do sol Na Igreja: Adorao infantil Classe bblica infantil Semana de orao/Evangelismo para crianas

Ao usar este material no culto familiar, caso a criana saiba ler, permita que ela participe lendo o texto e aps a leitura, discutam sobre o que aprenderam e de que forma o texto lido pode ser colocado em prtica, tanto pela criana como pelos adultos. Ateno: ao ensinar essas preciosas lies para as crianas, cuide para que voc seja um bom exemplo de como viver as lies ensinadas! As atividades prticas sugeridas a seguir devem ser aplicadas e adaptadas de acordo com a idade da criana. O importante sempre haver uma atividade prtica para cada assunto!

TEMA 1 8 PRESENTES DE DEUS

Ar puro, luz solar, abstinncia, repouso, exerccio, regime conveniente, uso de gua e confiana no poder divino - eis os verdadeiros remdios. Toda pessoa deve possuir conhecimentos dos meios teraputicos naturais, e da maneira de aplic-los. essencial tanto compreender os princpios envolvidos no tratamento do doente como ter um preparo prtico que habilite a empregar devidamente esse conhecimento. A Cincia do Bom Viver, p. 127 A natureza o mdico de Deus. A Cincia do Bom Viver, p. 264.

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Sugestes de atividades: Pea que a criana faa um desenho, ou uma colagem (com imagens cortadas de revistas e jornais) dos 8 presentes de Deus. Guarde o desenho (ou colagem) feito em uma caixa de presente. Mostre alguns remdios para a criana (comprimidos, remdios de aplicao tpica, injees) e suas etiquetas com preo (se possvel em uma farmcia). Ajude-a a pensar sobre as vantagens de se usar os presentes de Deus em vez de precisar de remdios da farmcia.

TEMA 2 AR PURO

Para possuir bom sangue, preciso respirar bem. Plena e profunda inspirao de ar puro, que encha os pulmes de oxignio, purifica o sangue. Isso comunica ao mesmo uma cor viva, enviando-o, qual corrente vitalizadora, a todas as partes do corpo. Uma boa respirao acalma os nervos, estimula o apetite e melhora a digesto, o que conduz a um sono profundo e restaurador. Deve-se conceder aos pulmes a maior liberdade possvel. Sua capacidade se desenvolve pela liberdade de ao; diminui, se eles so constrangidos e comprimidos. Da os maus efeitos do hbito to comum, especialmente em trabalhos sedentrios, de ficar todo dobrado sobre a tarefa em mo. Nessa postura impossvel respirar profundamente. A respirao superficial torna-se em breve um hbito, e os pulmes perdem a capacidade de expanso. Idntico efeito produzido por qualquer constrio. No se proporciona assim espao suficiente parte inferior do peito; os msculos abdominais, destinados a auxiliar na respirao, no desempenham plenamente seu papel, e os pulmes so restringidos em sua ao. Assim recebida uma deficiente proviso de oxignio. O sangue move-se lentamente. Os resduos, matria venenosa que devia ser expelida nas exalaes dos pulmes, so retidos, e o sangue se torna impuro. No somente os pulmes, mas o estmago, o fgado e o crebro so afetados. A pele torna-se plida, retardada a digesto; o corao fica deprimido; o crebro nublado; confusos os pensamentos; baixam sombras sobre o esprito; todo o organismo se torna deprimido e inativo, e especialmente suscetvel doena." A Cincia do Bom Viver, p. 272 e 273

Sugestes de atividades: Faa com a criana o exerccio de respirao sugerido no texto. Pea o auxlio dela para abrir as janelas da casa, e realize alguma atividade com ela ao ar livre (na varanda ou no quintal, por exemplo). Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como ela usou o ar puro nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 3 LUZ SOLAR


Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

As criancinhas devem especialmente vir em contato ntimo com a Natureza. Em vez de se porem sobre elas os grilhes da moda, estejam elas livres como os cordeiros para que brinquem suave e amena luz solar. Conselho Professores Pais e Estudantes, p. 188 s crianas deve-se permitir correr e brincar fora de casa, desfrutando o ar fresco e puro, e a vivificante luz solar. Fundamentos da Educao Crist, p. 60

Sugestes de atividades: Realize, juntamente com a criana alguma atividade expondo-se aos raios solares nos horrios adequados. Pea o auxlio dela para abrir as janelas para que o sol entre em casa. Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como ela usou a luz solar nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 4 EXERCCIO FSICO

A constituio fsica de Jesus, bem como Seu desenvolvimento espiritual, so-nos apresentados nestas palavras: "E o Menino crescia e Se fortalecia em esprito." Luc. 2:40. Na infncia e na juventude deve-se dar ateno ao desenvolvimento fsico. Os pais devem educar os filhos nos bons hbitos de comer, beber, vestir e fazer exerccio, para que seja posto um bom fundamento para uma boa sade na vida posterior. O organismo fsico deve receber especial cuidado a fim de que as energias do corpo no sejam atrofiadas, mas desenvolvidas ao mximo. Isso coloca as crianas e os jovens numa posio favorvel, de modo que com o devido preparo religioso possam, como Cristo, tornar-se fortes no esprito. Orientao da Criana, p. 187 As crianas e os jovens, mantidos na escola e presos aos livros, no podem possuir s constituio fsica. O exerccio do crebro no estudo, sem correspondente exerccio fsico, tem a tendncia de atrair o sangue cabea, ficando desequilibrada a circulao sangunea atravs do organismo. O crebro fica com demasiado sangue, e os membros com muito pouco. Deve haver regras que limitem os estudos das crianas e jovens a certas horas, sendo depois uma poro do tempo dedicada ao trabalho fsico. E se seus hbitos de comer, vestir e dormir estiverem em harmonia com as leis fsicas, podero educar-se sem sacrificar a sade fsica e mental. Orientao da Criana, p. 340 A primeira e constante preocupao dos pais deve ser a de cuidar de que os filhos tenham constituio forte, para que possam ser homens e mulheres saudveis. Sem exerccio fsico, impossvel alcanar esse objetivo. Orientao da Criana, p. 342

Sugestes de atividades: Se houver possibilidade, d criana um presente simples que tenha a ver com esse tema e a estimule a exercitar-se, como por exemplo uma bola, uma corda para pular. Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Envolva a criana nas atividades domsticas, tanto como sua auxiliar em alguma tarefa, quanto como responsvel pelo desempenho de determinada atividade sozinha. Respeite sempre sua faixa etria e suas capacidades para realizar a atividade escolhida. Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como ela praticou o exerccio fsico nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 5 GUA

Na sade e na doena, a gua pura uma das mais excelentes bnos do Cu. Foi a bebida provida por Deus para saciar a sede de homens e animais. Bebida abundantemente, ela ajuda a suprir as necessidades do organismo, e a natureza em resistir doena. A aplicao externa da gua um dos mais fceis e mais satisfatrios meios de regular a circulao do sangue. Um banho frio ou fresco excelente tnico. O banho quente abre os poros, auxiliando assim na eliminao das impurezas. Tanto os banhos quentes como os neutros acalmam os nervos e equilibram a circulao. A Cincia do Bom Viver, p. 237

Sugestes de atividades: Pea auxlio criana para lavar a loua ou as frutas e verduras. Enquanto isso, mostre como a gua importante para remover as impurezas das coisas. D para a criana uma garrafinha de gua com o nome dela, para que ela use e lembre-se de beber gua. Ensine-a a encher a garrafinha com a gua adequada para repor sempre que necessrio. Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como ela usou a gua nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 6 ALIMENTAO SAUDVEL

Mal se pode apreciar devidamente a importncia de habituar bem as crianas quanto a um so regime alimentar. As crianas devem aprender que tm de comer para viver, e no viver para comer. Esses hbitos devem comear a ser implantados j na criancinha de brao. Ela s deve tomar alimentos a intervalos regulares, e menos freqentemente, medida que vai tendo mais idade. No convm dar-lhe doces, ou comidas dos adultos, que incapaz de digerir. O cuidado e a regularidade na alimentao dos pequeninos no somente promove a sade, tendendo assim a torn-los sossegados e mansos, mas lanar o fundamento para os hbitos que lhes sero uma bno nos anos posteriores. A Cincia do Bom Viver, p. 383

Sugestes de atividades: Envolva a criana nas tarefas de fazer compras e preparar os alimentos. Quando as crianas participam do preparo dos alimentos elas se interessam mais em experiment-los. Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre os alimentos saudveis que ela comeu (ou comprou no supermercado) nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 7 REPOUSO

Alguns se tornam doentes por excesso de trabalho. Para esses, o descanso, a libertao do cuidado e um regime reduzido so essenciais restaurao da sade. Para os que esto mentalmente fatigados e nervosos devido a trabalho contnuo e restrita limitao de ambiente, uma visita ao campo, onde podem viver uma vida simples, livre de cuidado, pondo-se em ntimo contato com as coisas da natureza, ser muito salutar. Vagar pelos campos e matas, apanhando flores, escutando os cnticos dos pssaros, far por seu restabelecimento incomparavelmente mais que qualquer outro meio. A Cincia do Bom Viver, p. 236 e 237

Sugestes de atividades: Prepare, juntamente com a criana, o ambiente do quarto para dormir. Pea que ela observe se no h iluminao ou barulho excessivos. Combine com ela um horrio para deitar, e ensine-a a olhar no relgio ou outra forma de identificar que esse horrio est prximo. Planeje com a criana um momento do dia para descansar das atividades escolares. Se possvel, descanse com ela nesse momento, passeando, conversando, ou fazendo qualquer outra atividade que permita mente e ao corpo descansarem. Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como foram os momentos de descanso dela ao longo do dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 8 TEMPERANA

A verdadeira temperana nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que saudvel. Patriarcas e Profetas, p. 562.

Sugestes de atividades: Faa com a criana uma lista das coisas que ela gosta que no so boas ou saudveis, e uma lista daquelas que so boas e saudveis mas no esto sendo feitas na medida certa. Ore com ela, todos os dias, por essa lista, pedindo a Deus que a ajude a ser temperante, abstendo-se do que prejudicial e sendo equilibrada no que bom. Ao final do dia, pea que ela desenhe aquilo em que ela aplicou a temperana ao longo do dia e, no verso da folha, pea que ela desenhe aquilo em que ela ainda precisa aplicar a temperana, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

TEMA 9 CONFIANA EM DEUS


Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

"Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor Se compadece daqueles que O temem." Sal. 103:13. "Como a algum que sua me consola, assim Eu vos consolarei." Isa. 66:13. Feliz a criana em quem palavras como estas despertam amor, gratido e confiana; para quem a ternura, justia e longanimidade do pai, da me e do professor interpretam o amor, a justia e a longanimidade de Deus; criana que, pela confiana, submisso e reverncia em relao a seus protetores terrestres, aprende a confiar em seu Deus, e obedecer-Lhe e reverenci-Lo. Aquele que transmite ao filho ou discpulo um dom de tal natureza, dotou-o de um tesouro mais precioso do que a riqueza de todos os sculos tesouro to duradouro como a eternidade. Educao, p. 245

Sugestes de atividades: Crie com a criana um espao na casa (pode ser no quarto dela) onde ser o cantinho da orao. Incentive-a a ter um momento com Deus, todos os dias, contando como foi o seu dia e abrindo seu coraozinho. Realize o culto familiar, estudo da Bblia e da lio com a criana todos os dias. Insira no momento do culto um momento de pedidos e agradecimentos, para ensin-la a pedir as coisas a Deus e a agradecer por aquilo que Ele tem feito. Ao final do dia, pea que ela desenhe sobre como ela se relacionou com Deus nesse dia, e guarde seu desenho na caixa de presentes.

Texto e Edio Karyne M. Lira Correia www.PequeninaLuz.com

Vous aimerez peut-être aussi