Vous êtes sur la page 1sur 6

TCNICAS DE AMOSTRAGEM Amostragem Casual Equivale a um sorteio, utilizada quando a populao encontra-se desordenada, sendo que por essa

a tcnica, qualquer elemento tem a mesma chance de ser sorteado. - Quando a populao relativamente pequena (at 30, por exemplo) pode-se numerar os elementos e em seguida, realizar o sorteio. - Tratando-se de uma quantidade grande, o processo de numerao torna-se trabalhoso. Para tanto, utiliza-se a TABELA DE NMEROS ALETORIOS (TNA). -A leitura dessa tabela feita, aps escolhido o ponto de incio, da esquerda para a direita e vice-versa, de cima para baixo e vice-versa, na diagonal, etc. A opo deve ser feita antes de iniciado o processo.

Ex.: Suponhamos que uma amostra dever ter 12 elementos de uma populao total de 90 indivduos, e que se tenha escolhido comear na primeira linha da Tabela de Nmeros Aleatrios (TNA), partindo da esquerda para a direita. O primeiro nmero escolhido seria 57, o segundo 72, e a seqncia seria: 57 - 72 - 00 - 39 - 84 - 84 - 41 - 79 - 67 - 71 - 40 - 21 - 13 Destes nmeros sorteados seriam utilizados os 12 primeiros: 57 - 72 - 39 - 84 - 41 - 79 - 67 - 71 - 40 - 21 - 13 - 56 Se o procedimento escolhido fosse da direita para esquerda, os elementos utilizados: 83 - 54 - 74 - 68 - 29 - 08 - 86 - 49 - 56 - 13 - 21 40

Amostragem Estratificada Esta tcnica de amostragem usa informao existente sobre a populao para que o processo de amostragem seja mais eficiente. A lgica que assiste estratificao de uma populao a de identificao de grupos que variam muito entre si no que diz respeito ao parmetro em estudo, mas muito pouco dentro de si, ou seja, cada um homogneo e com pouca variabilidade. As trs etapas para se definir uma amostra estratificada so: . definir os estratos; . seleccionar os elementos dentro de cada estrato mediante um processo aleatrio simples; . conjugar os elementos seleccionados em cada estrato, que na sua totalidade constituem a amostra. Este mtodo de amostragem estratificada tem a vantagem de ser mais eficiente do que os mtodos de amostragem simples ou sistemtica, pois mais econmico em termos de tempo e dinheiro e fornece resultados com menor probabilidade de erro associada. Exemplos de populaes divididas em estratos: -sexo (homem e mulher); - idade (criana, adolescente, adulto e idoso); - setores de uma empresa (administrao, vendas, tesouraria, servios gerais, etc) -Cursos de uma faculdade (C. Contbeis, Administrao, Direito, Enfermagem, etc); -Faixa salarial (at 1 SM, de 1 a 2 SM, de 2 a 4 SM, acima de 4 salrios-mnimos). Ex.: Ser realizada uma pesquisa, a partir de uma amostra, de 12 pessoas. Essa pessoas compem um grupo de 94 que faro parte de uma expedio na Amaznia, sendo: 45 argentinos, 18 bolivianos e 31 colombianos. Determinar a quantidade de pessoas de cada nacionalidade que responder a pesquisa.

Amostragem por Conglomerados Esta tcnica usada quando a identificao dos elementos da populao extremamente difcil, porm pode ser relativamente fcil dividir a populao em conglomerados (subgrupos) heterogneos representativos da populao global. A seguir, descrito o procedimento de execuo desta tcnica: 1) Seleciona uma amostra aleatria simples dos conglomerados existentes; 2) Realizar o estudo sobre todos os elementos do conglomerado selecionado. So exemplos de conglomerados: quarteires, famlias, organizaes, agncias, edifcios, etc. Exemplo Estudar a populao de uma cidade, dispondo apenas do mapa dos quarteires da cidade. Neste caso, no temos a relao dos moradores da cidade, restando o uso dos subgrupos heterogneos (conglomerados). Para realizar o estudo estatstico sobre a cidade, realizaremos os seguintes procedimentos: 1) Numerar os quarteires de 1 a n; 2) Escrever os nmeros de 1 a n em pedaos de papel e coloc-los em uma urna; 3) Retirar um pedao de papel da urna e realizar o estudo sobre os elementos do conglomerado selecionado. Amostragem por Conglomerado (AC) A populao dividida em subpopulaes (conglomerados) distintas (quarteires, residncias, famlias, bairros etc.). Alguns dos conglomerados so selecionados segundo a AAS, e todos osindivduos nos conglomerados selecionados so observados. Em geral, menos eficiente que aAAS ou AE, mas, por outro lado, bem mais econmica. Tal procedimento amostral adequado quando possvel dividir a populao em um grande nmero de pequenassubpopulaes. A AC tem as seguintes caractersticas: - dentro de cada conglomerado h uma grande heterogeneidade (grande variabilidade); - entre os conglomerados h uma pequena variabilidade (grande homogeneidade). Exemplo 5. Realizao de uma pesquisa eleitoral em uma cidade com 12 zonas eleitorais.Usando a tcnica de amostragem por conglomerados, podemos selecionar aleatoriamente 2zonas eleitorais e, em seguida, entrevistar todos os eleitores dessas zonas selecionadas: fcil confundir amostragem estratificada com amostragem por conglomerado porque ambasenvolvem a formao de subgrupos. A diferena que a amostragem por conglomerado usatodos os membros de uma amostra de conglomerados, enquanto a amostragem estratificadausa uma amostra de membros de todos os estratos. Amostragem Sistemtica Novamente feito o sorteio, sendo que nessa amostragem os elementos da populao j se encontram ordenados e, nesses casos, no necessrio se construir um sistema de referncia (TNA). Exemplos de populaes ordenadas: fichas individuais de empregados (alfabtica), casas de uma rua (nmero), notas fiscais (data), etc. Ex.: Suponhamos que uma empresa tenha 720 colaboradores em determinado setor, dentre os quais deseja-se uma amostra formada por 30 destes empregados.

Procedimento: 1.Determinar o intervalo de amostragem.

2.Escolhemos, por sorteio, um nmero de 01 a 24 (inclusive). Este nmero indicar o primeiro elemento da amostra 3. Se o primeiro nmero sorteado for o 5, escolhemos os demais colaboradores relacionado com o primeiro elemento da amostra: 2. > 5 + 24 = 29. 3. > 29 + 24 = 53. 4. > 53+ 24 = 77.

Os demais elementos sero escolhidos, periodicamente, em intervalos de 24 em 24.

Segundo o CFC - Resoluo n 1.012 de 21.01.2005

Seleo aleatria ou randmica Seleo aleatria ou randmica a que assegura que todos os itens da populao ou do estrato fixado tenham idntica possibilidade de serem escolhidos. Na seleo aleatria ou randmica, utiliza-se, por exemplo, tabelas de nmeros aleatrios que determinaro quais os nmeros dos itens a serem selecionados dentro do total da populao ou dentro de uma seqncia de itens da populao predeterminada pelo auditor. Seleo Sistemtica Seleo sistemtica ou por intervalo aquela em que a seleo de itens procedida de maneira que haja sempre um intervalo constante entre cada item selecionado, seja a seleo feita diretamente da populao a ser testada, ou por estratos dentro da populao. Ao considerar a seleo sistemtica, o auditor deve observar as seguintes normas para assegurar uma amostra, realmente, representativa da populao: a) que o primeiro item seja escolhido ao acaso; b) que os itens da populao no estejam ordenados de modo a prejudicar a casualidade de sua escolha. Se usar seleo sistemtica, o auditor deve determinar se a populao no est estruturada de tal modo que o intervalo de amostragem corresponda a um padro, em particular, da populao. Por exemplo, se em cada populao de vendas realizadas por filiais, as vendas de uma filial, em particular, ocorrerem somente como cada 100 item e o intervalo de amostragem selecionado for 50, o resultado seria que o auditor teria selecionado a totalidade ou nenhuma das vendas da filial em questo. Seleo Casual Seleo casual pode ser uma alternativa aceitvel para a seleo, desde que o auditor tente extrair uma amostra representativa da populao, sem inteno de incluir ou excluir unidades especficas. Quando utilizar esse mtodo, o auditor deve evitar a seleo de uma amostra que seja influenciada, por exemplo, com a escolha de itens fceis de localizar, uma vez que esses itens podem no ser representativos.

MDULO CENTRO UNIVERSITRIO


CURSO DE GRADUAO EM CINCIAS CONTBEIS

Levi Gabriel Silva

Tcnicas de Amostragem

Caraguatatuba/ SP 2012

Vous aimerez peut-être aussi