Vous êtes sur la page 1sur 5

CAPTULO IV - DO JUIZ SEO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO Art. 134.

vedado ao juiz exercer as suas funes no processo: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do MP, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte ou qualquer parente seu; V - quando cnjuge, parente, consanguneo ou afim, de alguma das partes; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. nico - No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa - vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Art. 135 - Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

Art. 136 - Quando dois ou mais juzes forem parentes, o primeiro, que conhecer da causa no tribunal, impede que o outro participe do julgamento; caso em que o segundo se recusar, remetendo o processo ao seu substituto legal. Art. 137 - Aplicam-se os motivos de impedimento e suspeio aos juzes de todos os tribunais. O juiz que violar o dever de absteno, ou no se declarar suspeito, poder ser recusado por qualquer das partes (art. 304). Art. 138 - Aplicam-se tambm os motivos de impedimento e de suspeio: I - ao rgo do MP, quando no for parte, e, sendo parte, nos casos previstos nos ns. I a IV do art. 135; II - ao serventurio de justia; III - ao perito e assistentes tcnicos; IV - ao intrprete. 1o - A parte interessada dever impugnar o impedimento ou a suspeio, em petio fundamentada e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz mandar processar o incidente em separado e sem suspenso da causa, ouvindo o impugnado no prazo de 5 dias, facultando a prova quando necessria e julgando o pedido. 2o - Nos tribunais caber ao relator processar e julgar o incidente. CAPTULO V - DOS AUXILIARES DA JUSTIA Art. 139. So auxiliares do juzo, alm de outros, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria, o escrivo, o oficial de justia, o perito, o depositrio, o administrador e o intrprete. SEO I - DO SERVENTURIO E DO OFICIAL DE JUSTIA Art. 140 - Em cada juzo haver um ou mais oficiais de justia, cujas atribuies so determinadas pelas normas de organizao judiciria.

Art. 141 - Incumbe ao escrivo: I redigir os ofcios, mandados, cartas precatrias e mais atos que pertencem ao seu ofcio; II - executar as ordens judiciais, promovendo citaes e intimaes, bem como praticando todos os demais atos, que Ihe forem atribudos pelas normas de organizao judiciria; III - comparecer s audincias, ou, no podendo faz-lo, designar para substitu-lo escrevente juramentado; IV - ter, sob sua guarda e responsabilidade, os autos, no permitindo que saiam de cartrio, exceto: a) quando tenham de subir concluso do juiz; b) com vista aos procuradores, ao MP ou Fazenda Pblica; c) quando devam ser remetidos ao contador ou ao partidor; d) quando forem transferidos a outro juzo; V dar certido de qualquer ato ou termo do processo, observado o disposto no art. 155. Art. 142 - No impedimento do escrivo, o juiz convocar-lhe- o substituto, e, no o havendo, nomear pessoa idnea para o ato. Art. 143 - Incumbe ao oficial de justia: I - fazer pessoalmente as citaes, prises, penhoras, arrestos e mais diligncias prprias do seu ofcio, certificando no mandado o ocorrido, com meno de lugar, dia e hora. A diligncia, sempre que possvel, realizar-se- na presena de duas testemunhas; II - executar as ordens do juiz a que estiver subordinado; III - entregar, em cartrio, o mandado, logo depois de cumprido; IV - estar presente s audincias e auxiliar o juiz na manuteno da ordem.

Art. 144 - O escrivo e o oficial de justia so civilmente responsveis: I quando se recusarem a cumprir os atos que Ihes impe a lei, ou os que o juiz, a que esto subordinados, Ihes comete; II - quando praticarem ato nulo com dolo ou culpa. SEO II - DO PERITO Art. 145 - Quando a prova do fato depender de conhecimento tcnico ou cientfico, o juiz ser assistido por perito, segundo o disposto no art. 421. 1o - Os peritos sero escolhidos entre profissionais de nvel universitrio, devidamente inscritos no rgo de classe competente, respeitado o disposto no Captulo Vl, seo Vll, deste Cdigo. 2o - Os peritos comprovaro sua especialidade na matria sobre que devero opinar, mediante certido do rgo profissional em que estiverem inscritos. 3o - Nas localidades onde no houver profissionais qualificados que preencham os requisitos dos pargrafos anteriores, a indicao dos peritos ser de livre escolha do juiz. Art. 146 - O perito tem o dever de cumprir o ofcio, no prazo que Ihe assina a lei, empregando toda a sua diligncia; pode, todavia, escusar-se do encargo alegando motivo legtimo. nico - A escusa ser apresentada, dentro de cinco (5) dias contados da intimao, ou do impedimento superveniente ao compromisso, sob pena de se reputar renunciado o direito a aleg-la. Art. 147 - O perito que, por dolo ou culpa, prestar informaes inverdicas, responder pelos prejuzos que causar parte, ficar inabilitado, por 2 (dois) anos, a funcionar em outras percias e incorrer na sano que a lei penal estabelecer. CAPTULO VI - DAS PROVAS SEO VII - DA PROVA PERICIAL

Art. 420 - A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliao. nico. O juiz indeferir a percia quando: I - a prova no depender do conhecimento especial de tcnico; II - for desnecessria em vista de outras provas produzidas; III - a verificao for impraticvel. Art. 421 - O juiz nomear o perito, fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1o - Incumbe s partes, dentro em 5 (cinco) dias, contados da intimao do despacho de nomeao do perito: I - indicar o assistente tcnico; II - apresentar respondidas. questes que devem ser

Art. 425 - Podero as partes apresentar, durante a diligncia, perguntas suplementares. Da incluso dessas perguntas aos autos dar o escrivo cincia parte contrria. Art. 426 - Compete ao juiz: I - indeferir perguntas impertinentes; II - formular questes que entender necessrias ao esclarecimento da causa. Art. 427 - O juiz, sob cuja direo e autoridade se realizar a percia, fixar por despacho: I - o dia, hora e lugar em que ter incio a diligncia; II - o prazo para a entrega do laudo. Art. 427 - O juiz poder dispensar prova pericial quando as partes, na inicial e na contestao, apresentarem sobre as questes de fato pareceres tcnicos ou documentos elucidativos que considerar suficientes. Art. 428 - Quando a prova tiver de realizar-se por carta, poder proceder-se nomeao de perito e indicao de assistentes tcnicos no juzo, ao qual se requisitar a percia. Art. 429 - Para o desempenho de sua funo, podem o perito e os assistentes tcnicos utilizar-se de todos os meios necessrios. Art. 430 - O perito e os assistentes tcnicos lavraro laudo unnime. Art. 431-A - As partes tero cincia da data e local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter incio a produo da prova. Art. 431-B - Tratando-se de percia complexa, que abranja mais de uma rea de conhecimento especializado, o juiz poder nomear mais de um perito e a parte indicar mais de um assistente tcnico. Art. 432 - Se o perito no puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-, por uma vez, prorrogao, segundo o seu prudente arbtrio.

2o - a percia poder consistir apenas na inquirio pelo juiz do perito e dos assistentes, por ocasio da audincia de instruo e julgamento a respeito das coisas que houverem informalmente examinado ou avaliado. Art. 422 - O perito cumprir escrupulosamente o encargo que Ihe foi cometido. Os assistentes tcnicos so de confiana da parte, no sujeitos a impedimento ou suspeio. Art. 423 - O perito pode escusar-se (art. 146), ou ser recusado por impedimento ou suspeio (art. 138, III); ao aceitar a escusa ou julgar procedente a impugnao, o juiz nomear novo perito. Art. 424 - O perito pode ser substitudo quando: I - carecer de conhecimento tcnico ou cientfico; II - sem motivo legtimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que Ihe foi assinado. nico - No caso previsto no inciso II, o juiz comunicar a ocorrncia corporao profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possvel prejuzo decorrente do atraso no processo.

Art. 433 - O perito apresentar o laudo em cartrio, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 dias antes da audincia de instruo e julgamento. nico - Os assistentes tcnicos oferecero seus pareceres no prazo comum de 10 dias, aps intimadas as partes da apresentao do laudo. Art. 434 - Quando o exame tiver por objeto a autenticidade ou a falsidade de documento, ou for de natureza mdico-legal, o perito ser escolhido, de preferncia, entre os tcnicos dos estabelecimentos oficiais especializados. nico - Quando o exame tiver por objeto a autenticidade da letra e firma, o perito poder requisitar, para efeito de comparao, documentos existentes em reparties pblicas; na falta destes, poder requerer ao juiz que o suspeito se submeta a um ditado ou cpia. Art. 435 - A parte, que desejar esclarecimento do perito e do assistente tcnico, requerer ao juiz que mande intim-lo a comparecer audincia, formulando desde logo as perguntas, sob forma de questes. nico - O perito e o assistente tcnico s estaro obrigados a prestar os esclarecimentos a que se refere este artigo, quando intimados 5 dias antes da audincia. Art. 436 - O juiz no est dependente do laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos. Art. 437 - O juiz poder determinar, de ofcio ou a requerimento da parte, a realizao de nova percia, quando a matria no Ihe parecer suficientemente esclarecida. Art. 438 - A segunda percia tem por objeto os mesmos fatos sobre que recaiu a primeira e destina-se a corrigir eventual omisso ou inexatido dos resultados a que esta conduziu. Art. 439 - A segunda percia rege-se pelas disposies estabelecidas para a primeira. nico - A segunda percia no substitui a primeira, cabendo ao juiz apreciar livremente o valor de uma e outra.

CAPTULO V - DA EXECUO PRESTAO ALIMENTCIA

DE

Art. 732 - A execuo de sentena, que condena ao pagamento de prestao alimentcia, farse- conforme o disposto no Captulo IV deste Ttulo. nico. Recaindo a penhora em dinheiro, o oferecimento de embargos no impede que o exeqente levante mensalmente a importncia da prestao. Art. 733 - Na execuo de sentena ou de deciso, o juiz mandar citar o devedor para, em 3 dias, efetuar o pagamento, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetu-lo. 1o - Se o devedor no pagar, nem se escusar, o juiz decretar-lhe- a priso pelo prazo de 1 a 3 meses. 2o - O cumprimento da pena no exime o devedor do pagamento das prestaes vencidas. 3o - Paga a prestao alimentcia, o juiz suspender o cumprimento da ordem de priso. Art. 734 - O juiz mandar descontar em folha de pagamento a importncia da prestao alimentcia. nico - A comunicao ser feita ao empregador por ofcio, de que constaro os nomes do credor, do devedor, a importncia da prestao e o tempo de sua durao. Art. 735 - Se o devedor no pagar os alimentos provisionais a que foi condenado, pode o credor promover a execuo da sentena, observando-se o procedimento estabelecido no Captulo IV deste Ttulo. CAPTULO II - DOS PROCEDIMENTOS CAUTELARES ESPECFICOS SEO IV - DA BUSCA E APREENSO Art. 839 - O juiz pode decretar a busca e apreenso de pessoas ou de coisas. Art. 840 - Na petio inicial expor o requerente as razes justificativas da medida e da cincia de estar a pessoa ou a coisa no lugar designado.

Art. 841 - A justificao prvia far-se- em segredo de justia, se for indispensvel. Provado quanto baste o alegado, expedir-se- o mandado que conter: I - a indicao da casa ou do lugar em que deve efetuar-se a diligncia; II - a descrio da pessoa ou da coisa procurada e o destino a Ihe dar; III - a assinatura do juiz, de quem emanar a ordem. Art. 842 - O mandado ser cumprido por dois oficiais de justia, um dos quais o ler ao morador, intimando-o a abrir as portas. 1 - No atendidos, os oficiais de justia arrombaro as portas, 2o - Os oficiais de justia far-se-o acompanhar de duas testemunhas. 3o - Tratando-se de direito autoral ou direito conexo do artista, intrprete ou executante, produtores de fonogramas e organismos de radiodifuso, o juiz designar, para acompanharem os oficiais de justia, dois peritos aos quais incumbir confirmar a ocorrncia da violao antes de ser efetivada a apreenso. Art. 843 - Finda a diligncia, lavraro os oficiais de justia auto circunstanciado, assinando-o com as testemunhas. SEO XV PROVISIONAIS DE OUTRAS MEDIDAS

IV - o afastamento do menor autorizado a contrair casamento contra a vontade dos pais; V - o depsito de menores ou incapazes castigados imoderadamente por seus pais, tutores ou curadores, ou por eles induzidos prtica de atos contrrios lei ou moral; Vl - o afastamento temporrio de um dos cnjuges da morada do casal; Vll - a guarda e a educao dos filhos, regulado o direito de visita; Vlll - a interdio ou a demolio de prdio para resguardar a sade, a segurana ou outro interesse pblico. Art. 889 - Na aplicao das medidas enumeradas no artigo antecedente observar-se- o procedimento estabelecido nos arts. 801 a 803. nico - Em caso de urgncia, o juiz poder autorizar ou ordenar as medidas, sem audincia do requerido.

Art. 888 - O juiz poder ordenar ou autorizar, na pendncia da ao principal, ou antes de sua propositura: I - obras de conservao em coisa litigiosa ou judicialmente apreendida; II - a entrega de bens de uso pessoal do cnjuge e dos filhos; III - a posse provisria dos filhos, nos casos de separao judicial ou anulao de casamento;

Vous aimerez peut-être aussi