Vous êtes sur la page 1sur 6

PRIMEIROS SOCORROS OU SOCORRO DE EMERGNCIA - PROF Teresinha B.

Monteiro Primeiros socorros significa o atendimento imediato prestado a uma pessoa vtima de um acidente ou de mal sbito. Quando aplicados com eficincia, significam a diferena entre vida e morte; recuperao rpida e hospitalizao longa; invalidez temporria e invalidez permanente.

ASPECTOS LEGAIS DO SOCORRISMO


OMISSO DE SOCORRO (ART. 135 DO CDIGO PENAL.) Todo cidado obrigado a prestar auxlio a quem esteja necessitando, tendo trs formas para faz-lo: atender, auxiliar quem esteja atendendo ou solicitar auxlio. Excees da lei (em relao a atender e/ou auxiliar): menores de 16 anos, maiores de 65, gestantes a partir do terceiro ms, deficientes visuais, mentais e fsicos (incapacitados).

TELEFONES DE EMERGNCIA: CB: 193 SAMU: 192 PM: 190

A principal causa-morte pr-hospitalar a falta de atendimento. A segunda o socorro inadequado ETAPAS BSICAS DO SOCORRISMO Toda vez que um socorrista realizar um atendimento, ele levar em considerao dois fatores iniciais: 1. Est consciente ou no? Vtima consciente j demonstra estar viva. 2. evento clnico ou traumtico? Em princpio, os eventos clnicos nos permitem maior liberdade de manipulao das vtimas Anlise da cena 1. cuidados com a segurana do profissional (prioridade) 2. observao 3. sinalizao

ANLISE DA CENA - ABORDAGEM DA VTIMA Verificao da responsividade pode ser realizada a distncia. Procuramos perceber as manifestaes da vtima. Checagem dos sinais vitais s pode ser realizada em contato com a vtima. CARACTERSTICAS DO SOCORRISTA: => Capacidade de liderana; => Rapidez; => Calma; => Bom senso; => Segurana em si.

REGRAS GERAIS E PRIMEIROS SOCORROS. Estar consciente dos cuidados que vai prestar; No perder a calma em face de qualquer acidente, havendo ou no gravidade; Trabalhar com rapidez e segurana; Afastar as pessoas curiosas, evitando aglomeraes; Pedir ajuda a trs ou quatro pessoas, se for necessrio; Acalmar o acidentado ; Colocar a vtima em posio segura e confortvel.

TRAUMATISMOS, FRATURAS, ENTORSES E LUXAES FRATURAS : a ruptura do osso. O PRIMEIRO SOCORRO consiste em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando assim o agravamento da leso.

AS FRATURAS PODEM SER: Fechadas - quando o osso quebrado no perfura a pele. Expostas - quando o osso quebrado rompe a pele. Sinais e Sintomas de Fratura Dor e edema (inchao) local, Dificuldade ou incapacidade de movimentao, Posio anormal da regio atingida. H uma sensao de atrito das partes sseas no local da fratura, em fratura expostas h a rotura da pele com exposio do osso fraturado.

COMO PROCEDER: Fratura Fechada Mantenha a vtima em repouso, evite movimentar a regio atingida e o estado de choque. Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a regio lesada usando algodo ou pano, afim de evitar danos pele, faa a imobilizao de modo que o aparelho atinja as duas articulaes prximas fratura. Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos: => ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESO. => ACIMA e ABAIXO das articulaes prximas regio leso. => Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar).

Fratura Exposta Mantenha a vtima em repouso; Evite movimentar a regio atingida. Estanque a HEMORRAGIA e faa um curativo protetor sobre o ferimento, usando compressas, leno ou pano limpo. Evite o estado de choque; Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, at posterior orientao mdica. Imobilize o local usando tbua, papelo, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Remova a vtima para o hospital mais prximo, aps a imobilizao.

IMPORTANTE: No tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar). COMO CUIDAR DE UM OSSO QUEBRADO OU DESLOCADO No tente pr um osso deslocado no lugar. Isso s deve ser feito por um mdico. Use uma tala para manter o membro lesado na posio em que voc o encontrou e leve a pessoa para um hospital, desde que ela consiga mover-se. Caso isso no seja possvel, chame um mdico e aguarde a ajuda. Aplicando uma tala Geralmente, necessrio fazer uma tala. Ao impedir o movimento, voc evita a dor e o agravamento da fratura. Este procedimento deve ser realizado, principalmente, quando

preciso movimentar a pessoa acidentada ou se o socorro mdico demorar a chegar . Sempre que possvel, a tala deve ser rgida o suficiente para imobilizar as articulaes localizadas acima e abaixo da parte acidentada. As talas podem ser feitas com pedaos de madeira, revistas ou at mesmo travesseiros. No caso de um brao ou de uma perna quebrada, coloque um material macio entre o brao e o torso ou entre as pernas antes de fazer uma tala no membro acidentado. Use tecido (faixas, gravatas ou lenos) para manter a tala firme no local. ACIDENTES EM COLUNA VERTEBRAL Se, alm de dores fortes no pescoo ou na coluna vertebral, a pessoa acidentada sentir formigamento ou perda de sensibilidade ou de controle nos membros, ou, ainda, diminuio de controle da bexiga ou do intestino, pode ser que a sua coluna vertebral esteja fraturada ou deslocada. Como proceder No movimentar a pessoa, exceto se ela estiver correndo risco de vida ou tiver engasgado com vmito. Se a pessoa precisar ser removida, mantenha o seu corpo reto, no incline as costas ou o pescoo e no balance o corpo. Ela deve ser movida em linha reta, de preferncia colocada sobre uma superfcie rgida, como uma porta, mesa, placa de metal ou uma prancha larga.

FRATURAS DA COLUNA VERTEBRAL Partes da coluna vertebral Coluna cervical: pescoo... (7 vrtebras cervicais); Dorsal ou torcica: trax" (12 vrtebras torcicas); Lombar: abdome - (5 vrtebras lombares). As leses de coluna podem acontecer "por fraturas dos ossos da coluna, luxao entre as vrtebras, toro dos ligamentos. As leses na coluna so perigosas pois podem afetar a medula e os nervos. SINAIS E SINTOMAS: Paralisia ou formigamento dos membros. Perda de reflexo. Perda ou aumento exagerado de sensibilidade. Emisso involuntria de urina e fezes.

Como proceder: Manter as vias areas livres, facilitando a respirao; Se houver parada respiratria, iniciar a respirao artificial;

Deixar a vtima deitada onde se encontra; Agasalhar a vtima; Promover transporte adequado.

TRANSPORTE DO ACIDENTADO COM SINAIS DE LESO DE COLUNA Transportar o acidentado com muito cuidado em maca ou padiola; Nunca vire a cabea do acidentado na lateral; Se houver necessidade de transport-lo at a maca, peg-lo em 4 socorristas, ou mais, movimentando seu corpo em um s tempo, como se fosse um bloco nico.

LESES NOS MEMBROS INFERIORES A vtima que sofre algum tipo de leso nos membros inferiores, seja ela entorse ou luxaes, dever permanecer com o membro imvel at que seja transportada para o hospital.

Como proceder: * Deitar a vtima e apoiar sua perna segurando-a acima e abaixo da leso; * Avaliar o estado geral da vtima e fazer o controle dos sinais vitais. * Colocar uma proteo (coxim) entre as coxas, joelhos e tornozelos. * Unir as duas pernas, imobilizando a perna ferida, apoiando na perna que no sofreu leso. * Passar vrias faixas, com cuidado, nos joelhos, tornozelos, amarrando sempre acima e abaixo do local da fratura.

LUXAES Luxao o desencaixe de um osso da articulao provocado por traumas ou movimentos articulares muito violentos.

Sinais e sintomas: Dor intensa na articulao atingida, edema movimento,deformidade da articulao lesada; (inchao) local, perda de

Como proceder: * Tentar acalmar a vtima. * Fazer uma avaliao rpida da leso; * Aplicar bolsa de gelo; * Imobilizar o membro; * Encaminhar para atendimento mdico. Observao: se a luxao for no ombro, cotovelo ou punho, colocar o brao na tipia.

ENTORSE uma leso causada em um ligamento, na articulao ou perto dela. Poder haver distenso muscular ou distenso dos tendes.

ENTORSE DE TORNOZELO Como proceder: * Aplicar gel ou compressas frias nas primeiras 24 horas; * Imobilizar o membro; * Aps 24 horas, aplicar compressas quentes para diminuir a dor e inchao (edema). Caso no obtenha melhora, procurar o hospital.

LESES NO JOELHO O joelho sustentado por msculos e ligamentos que podem facilmente sofrer leses ou entorses.

Como proceder: * No deixe a vtima caminhar. * Passe uma atadura ou faixa de pano no joelho . * Se necessrio, antes de transportar a vtima, colocar uma tala em sua perna para fixar o joelho. * Providencie transporte para hospital

Vous aimerez peut-être aussi