Vous êtes sur la page 1sur 4

Coleco Guias prticos do CTA, No 10 Para mais informao, favor contactar :

Ethiopian National Tree Seed Centre PO Box 5580, Addis-Abeba, Etipia Ethiopian Institute of Agricultural Research Information and Communication Department PO Box 2003, Addis-Abeba, Etipia Tl. : +251-11-646 2633-41 Fax : +251-11-6461294 Site Web : www.eiar.gov.et Kenya Forestry Seed Centre Kenya Forestry Research Institute (KEFRI) PO Box 20412-00200, Nairobi, Qunia Site Web : www.kefri.org World Agroforestry Centre (ICRAF) United Nations Avenue, Gigiri PO Box 30677-00100 GPO, Nairobi, Qunia Tl. : +254-20-722-4000 Fax : +254-20-722-4001 E-mail : ICRAF@cgiar.org Site Web : www.worldagroforestrycentre.org National Tree Seed Programme PO Box 373, Morogoro, Tanznia National Tree Seed Centre PO Box 23889, Kampala, Uganda Tl. : +256-414-286049 Fax : +256-414-285326 E-mail : treeseed@africaonline.co.ug ; treeseed@swiftuganda.com

Coleco Guias prticos do CTA, No 10

Criao dum viveiro de rvores

Centro Tcnico de Cooperao Agrcola e Rural (ACP-UE) CTA Postbus 380, 6700 AJ Wageningen, Pases Baixos Tl. : + 31-(0)317-467100 Fax : + 31-(0)317-460067 E-mail : cta@cta.int Site Web : www.cta.int O CTA nanciado pela Unio Europeia

CTA 2008 ISSN 1877-072X


A informao contida neste guia pode ser livremente reproduzida para ns no-comerciais sob condio que se mencione a fonte. Caso a reproduo se destine a ns comerciais, necessria uma autorizao prvia do CTA.

Coleco Guias prticos do CTA, No 10

Coleco Guias prticos do CTA, No 10


Solo Pode-se obter um solo bom para o viveiro, misturando-se:

Criao dum viveiro de rvores


Porqu um viveiro de rvores? Em frica so muitas as pessoas que dependem das orestas e das rvores para satisfarem diversas necessidades. Com o aumento populacional estes recursos esto a ponto de se esgotar. So muitos os agricultores que desejariam plantar rvores mas difcil obter plntulas de rvore de alta qualidade. A criao dum viveiro de rvores pode ajudar a resolver este problema ligado a uma certa procura e servir, tambm, como fonte de rendimentos suplementares. Vantagens dum viveiro de rvores Fonte de rendimentos provenientes da venda das plntulas Produo de plntulas de tamanho uniforme dando lugar a plantaes regulares Disponibilidade de plntulas quando se necessita delas Produo dum stock de plantas ss Pode ser implantado em pequenas parcelas de terreno Pode-se assim fazer um bom uso das terras que no so adequadas para a produo agrcola Custos de estabelecimento pouco elevados.

3 bacias de solo recolhido debaixo da cobertura vegetal, por exemplo nas orestas ou debaixo de rvores grandes 2 bacias de solo argiloso 1 bacia de areia.

Para testar a qualidade da mistura, enrole uma amostra deste solo humedecido na sua mo. Uma boa mistura de solo poder-se- enrolar, conservando a sua forma mas parte-se quando se dobra.

A plantao de rvores comporta muitas vantagens. Aumento da disponibilidade de produtos como lenha, carvo vegetal, frutas, madeira para construo, estacas, forragem e objectos decorativos Funciona como quebra-ventos Melhoramento do meio ambiente pela reduo da eroso e o aumento da fertilidade do solo. Se no se parte, quer dizer que o solo tem demasiado argila. Se se esboroa antes que o possa enrolar, quer dizer que tem demasiado areia. Para garantir uma melhor fertlidade do solo, acrescente uma bacia de estrume animal ou de composto peneirados a cada 3-4 bacias da mistura padro.

Como criar um viveiro de rvores Escolha do lugar Um bom lugar para a criao dum viveiro de rvores tem as caractersticas seguintes: Aprovisionamento de gua cerca do lugar Aprovisionamento de terra Acesso ao mercado de plntulas.

Preparao da cama de sementes Instale a cama de sementes de preferncia num terreno ligeiramente inclinado. A largura da cama de sementes no dever ser superior a 1 m a m de facilitar o trabalho. O comprimento no importa. Cave uma vala de cerca de 10 cm de profundidade ao redor de toda a cama de sementes. Coloque, no fundo da vala, grandes pedaos de bambu ou de madeira, ou pedras achatadas, at altura de, pelo menos, 15 cm acima da terra.

Alm disso desejvel que o lugar disponha de: um solo bem drenado com uma ligeira inclinao um resguardo natural, como seja as copas das rvores, para proteger os trabalhadores do viveiro contra o sol.

Coleco Guias prticos do CTA, No 10


Estenda uma camada de 5 cm de cascalho grosso ou de pedrinhas no fundo da cama de sementes para melhorar a drenagem. Acrescente uma camada de 5 cm da mistura padro de solo em cima do cascalho grosso.

Coleco Guias prticos do CTA, No 10


Coloque, imediatamente, as plntulas num tabuleiro com gua para evitar que murchem. Ponha as plntulas em vasos fabricados a partir de materiais disponveis localmente, tal como sejam folhas de bananeira ou caules de bambu, ou saquinhos de politileno negro, especiais para este m. Encha os vasos com a mistura de solo e faa um buraco com um pau do tamanho dum lpis. A profundidade do buraco dever ultrapassar ligeiramente o comprimento das razes das plntulas. Introduza delicadamente as plntulas no buraco e depois encha-o com terra para que no haja nenhum espao livre em redor das razes. Compacte suavemente o solo. Coloque as plntulas envazadas no viveiro, sombra.

Sementeira Para as sementes grandes, como no caso do milho, a semente deve ser semeada em sulcos equidistantes de 5-10 cm, traados ao longo do comprimento da cama de sementes. As sementes mais pequenas, como sejam a do feijo nhemba, devem ser semeadas a lano na cama de sementes e comprimidas no solo com uma barra rasa. As sementes muito pequenas, como as do gergelim, devem ser misturadas primeiramente com areia ou com terra antes de serem semeadas para possibilitar um espaamento de germinao adequado. Cubra as sementes com uma camada na de terra ou de areia com cerca de 5 mm de espessura. Regue duas vezes por dia (de manhzinha e tardinha).

Repicagem das plntulas A repicagem o transplante das plntulas da cama de sementes para os vasos. A repicagem deve dar-se quando as plntulas tm trs ou quatro folhas normais. Escolha um dia nublado ou uma hora tardia na tarde para evitar o emurchechimento das plntulas devido ao sol. Regue bem as plntulas antes da repicagem. Retire as plntulas do solo inserindo um pequeno pau plano por debaixo delas e eleveas-as suavemente da cama de sementes. Tenha cuidado para no partir as pequenas razes.

Coleco Guias prticos do CTA, No 10


Corte das estacas A enxertia permite aos agricultores produzir plntulas de rvores das quais difcil obter sementes. Entre as espcies de rvores que devero ser propagadas atravs de estacas conta-se o ch, a eufrbia (bico de papagaio) e a rvore de fruta po. Corte as estacas dos ramos lenhosos da parte inferior da coroa, perto do tronco principal. No corte o tronco principal. As estacas devem ter aproximadamente 15-25 cm de comprimento e 10-20 mm de dimetro. As estacas devem ter pelo menos dois botes mas de preferncia trs ou quatro. Retire as folhas das estacas. Plante as estacas numa posio inclinada na cama do viveiro ou num vaso. Ver a ilustrao que est mais abaixo.

Coleco Guias prticos do CTA, No 10


Regue duas vezes por dia durante os dias secos e Observao : quentes para impedir que as plntulas murchem. Pode as razes que crescem fora dos vasos para O mesmo procedimento para a criao prevenir que se partam quando os vasos forem dum viveiro de rvores tambm se mudados de lugar, aquando da transplantao. pode aplicar a qualquer outro tipo de Monde regularmente para evitar a competio viveiro, por exemplo um viveiro de entre as plntulas e as ervas daninhas. hortcolas ou de plantas ornamentais Faa uma vedao no viveiro para impedir danos para venda. causados por animais e galinhas. Controle a presena de insectos e de doenas como sejam a murchido das plntulas que pode destruir as plntulas. A murchido das plntulas provocado, essencialmente, por um excesso de plntulas. Tal pode ser controlado desbastando as plntulas para facilitar o movimento de ar entre elas. Trate as plntulas com pesticidas apropriados no caso de problemas parasitrios. Endurea as plntulas reduzindo gradualmente a sombra e o nmero de regas. Isto permite que as plntulas se habituem s condies naturais antes da sua transplantao. A maioria das plntulas estar pronta para ser plantada fora do viveiro com a idade de dois a seis meses, segundo o tipo de rvore. Depois do endurecimento, as plntulas podem ser plantadas em locais bem preparados, de preferncia no incio da estao das chuvas. Tome cuidado para proteger as plantas contra animais herbvoros como sejam cabras.

Cuide bem das suas plntulas Para garantir um bom desempenho das plntulas: Preveja a sombra do viveiro na direco este-oeste para proteger as plntulas contra o sol. A sombra proteger as plntulas contra o sol forte e contra chuvas torrenciais. No coloque demasiadas plntulas na cama de sementes a m de reduzir ao mximo a competio por recursos como sejam nutrientes e gua.

Vous aimerez peut-être aussi