Vous êtes sur la page 1sur 9

Trabalho realizado por: Francisco Mendes 7ano n9 Turma B

Introduo
Neste trabalho vou falar sobre o vulcanismo. Na primeira parte vou comear por explicar o que um vulco, qual a sua constituio e os diferentes tipos de materiais vulcnicos. Seguidamente, vou falar sobre as diferentes erupes vulcnicas e sobre os diferentes tipos de vulcanismo. Falarei tambm sobre a sua distribuio geogrfica mundial referindo os benefcios e prejuzos da actividade vulcnica. Para terminar este trabalho vou falar do vulcanismo secundrio.

O que um vulco?
O vulco pode ser definido como uma abertura atravs da qual so expelidos, do interior da crusta at superfcie terrestre, lava, fluidos e outros materiais. Os vulces so fenmenos naturais.

Como constitudo um vulco?

Ilustrao 1- Constituio de um vulco

Tipos de vulcanismo
Primrio Secundrio

Vulcanismo Primrio
O vulcanismo primrio caracteriza-se pela ocorrncia de erupes vulcnicas. Durante uma erupo so emitidos para o exterior da geosfera materiais vulcnicos.

Materiais vulcnicos
Os materiais vulcnicos podem ser de trs tipos diferentes: lquidos, gasosos e slidos. Materiais vulcnicos lquidos: Lava um material rochoso fundido, resultante do magma por perda da maioria dos gases. Existem trs tipos de lava: - Lava fluida ou pahoehoe: mais liquida, mais quente, e pouco gs. Tem piroclastos muito grandes;

3
Ilustrao 2- Lava fluida

- Lava viscosa ou escuricea ou aa: menos liquida, menos quente, e mais gs.tem piroclastos muito pequenos;

Ilustrao 3- Lava escuricea

- Lava muito viscosa ou pillow: mais fria e com muito gs. Sofrem um brusco arrefecimento.

Ilustrao 4- Lava pillow

Materiais vulcnicos gasosos: Dixido de carbono, vapor de enxofre e vapor de gua.

Ilustrao 5- Materiais gasosos

Materiais vulcnicos slidos: Piroclastos, brecha vulcnica, pedra-pomes. Os piroclastos aparecem quando a lava que sai do vulco arrefece e cai j slida. So exemplo deste tipo de materiais as cinzas vulcnicas, lapilli e bombas vulcnicas. A sua classifica feita de acordo com as suas dimenses.

Ilustrao 6- Materias slidos

Erupes vulcnicas
A natureza dos materiais expulsos condiciona o tipo de erupo vulcnica, ou seja, so condicionadas pela temperatura e composio qumica do magma. Isto vai determinar a maior ou menor viscosidade da lava e tambm a intensidade da expulso dos gases que constituem o magma. Existem trs tipos de erupes vulcnicas: erupo efusiva, erupo explosiva e erupo mista. Erupo efusiva: A lava muito fluida, a libertao de gases fcil e suave, a erupo calma, com derramamento de muita lava a uma temperatura elevadssima. Esta desliza rapidamente, podendo espalhar-se por grandes distncias. Pode formar rios de lava, denominados correntes de lava ou escoadas lvicas. Os cones vulcnicos so baixos, pois a lava espalha-se por grandes superfcies. Erupo explosiva: A lava pouco fluida, ou seja, muito viscosa. Flui com dificuldade e impede a libertao de gases, ocorrendo assim, violentas exploses. Como a lava muito viscosa e solidifica muito rapidamente forma, por vezes, domos ou ento a lava solidifica mesmo dentro da chamin, formando agulhas vulcnicas. Nestas erupes h muita libertao de produtos vulcnicos e os cones so essencialmente formados pela acumulao de piroclastos. Por vezes, esta erupo extremamente violenta, forma nuvens ardentes destruindo tudo por onde passa. Erupo mista: este tipo de erupo possui aspectos intermdios, ou seja, tem fases explosivas que alternam com fases efusivas. Formam-se cones mistos, as escoadas de lava so curtas e o nvel de viscosidade intermdio.

Ilustrao 7- Tipos de erupes

Riscos e benefcios da actividade vulcnica Riscos


Catstrofes naturais: com perdas de vidas e alteraes climticas (chuvas cidas), destruio de colheitas, edifcios, entre outros. Causam grande poluio na atmosfera, devido aos fumos, as poeiras e matrias lanados pelo vulco.

Benefcios
Solos frteis devido deposio de cinzas vulcnicas; Materiais valiosos como o enxofre, ouro e ferro; Atraco turstica (paisagem e vegetao) Produo de energia elctrica (converso da energia geotrmica) Efeitos medicinais (termas..)

Distribuio geogrfica mundial


Em Portugal, o vulcanismo primrio activo est reduzido ao arquiplago dos Aores. A erupo dos capelinhos histrica e durou mais de um ano. A maior parte dos vulces rodeia a costa do pacfico, formando o anel de fogo do pacfico como o Kilauea. O Kilauea, no Havai, um dos vulces mais activos do mundo. Encontra-se em erupo desde 1983 e tem uma emisso contnua de lava. Temos tambm o vulco do Monte Pele, Stromboli na Siclia, Tungurahua no Japo.

Ilustrao 8- Anel de fogo do pacfico

Vulcanismo secundrio
Aps perodos de erupes vulcnicas, os vulces entram numa fase mais calma, limitando-se a libertao de gases e gua quente. Estas manifestaes secundrias de vulcanismo podem ser de trs formas: fumarolas, nascentes termais e giseres.

Fumarolas: So emanaes de vapor de gua a elevadas temperaturas, libertados pelas fendas do cone vulcnico. Se forem ricas em enxofre designam-se de sulfataras, se forem ricas em dixido de carbono designam-se mofetas.

Ilustrao 9- Fumarolas

Nascentes termais: guas aquecidas geralmente mineraliadas que surgem em fracturas ou falhas da superfcie terrestre. So utilizadas para fins medicinais.

Ilustrao 10- Nascentes termais

Giseres: Fontes termais que expulsam, em intervalos, jactos de gua e vapor. A sua temperatura ronda os 90C. So projectados a uma altura enorme. Geyser significa fluir com violncia.

Ilustrao 11- Giseres

Concluso
Com este trabalho pretendo que fiquem com uma noo da dinmica interna da terra. Falei sobre os diferentes contedos de forma simples e tentei sempre colocar imagens para uma melhor compreenso. Como foi dito no trabalho existem diferentes tipos de vulcanismo, diferentes tipos de erupes vulcnicas e consequentemente diferentes matrias vulcnicos. Os vulces trazem grandes riscos para a humanidade mas tambm grandes benefcios.

Bibliografia
Descobrir a Terra 7, livro de cincias naturais. www.wikipedia.pt descoberta da terra 7ano, livro de cincias naturais.

Vous aimerez peut-être aussi