Vous êtes sur la page 1sur 2

ABUSO DE AUTORIDADE

Quando

o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer

categoria, poder ser cominada a pena autnoma ou acessria, de no poder o acusado exercer funes de natureza policial ou militar no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos. No abrange as pessoas que exercem cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para a empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. O processo administrativo no poder ser sobrestado para o fim de aguardar a deciso da ao penal ou civil. A audincia de instruo e julgamento ser pblica, se contrariamente no dispuser o Juiz, e realizar-se- em dia til, entre dez (10) e dezoito (18) horas, na sede do Juzo ou, excepcionalmente, no local que o Juiz designar.

A representao

no constitui condio de procedibilidade para a ao penal, que pblica

incondicionada, no podendo ser obstada pela ausncia de representao. Esta tem natureza de notcia do fato criminoso. A Lei 5.249/67 foi editada com o nico objetivo de esclarecer que os crimes de abuso de autoridade so de ao penal pblica incondicionada. Autoridade supondo a ao correta e legtima, no haver abuso por inexistncia de dolo. Inexiste tentativa nos crimes do art. 3, posto que no h tentativa de crime de atentado. Nos crimes do art. 4 admite-se tentativa. A defesa preliminar do art. 514 do CPP s aplicvel aos crimes afianveis praticados por funcionrio publico contra a administrao, constantes do CP. No se aplica s leis penais especiais. O rito das leis penais especiais especifico e, portanto, no se aplica a defesa prvia ao crime de abuso de autoridade. Art. 6, 3. A sano penal ser aplicada de acordo com as regras dos artigos 42 a 56 do Cdigo Penal e consistir em: a) multa de cem a cinco mil cruzeiros; b) deteno por dez dias a seis meses; c) perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. Aps a edio da Lei 10.259/2001, o abuso de autoridade caracterizado como delito de menor potencial ofensivo, sendo cabvel a transao penal, em qualquer caso. O nico parmetro a pena mxima que, no caso, de 6 meses. Smula 172, STJ: COMPETE A JUSTIA COMUM PROCESSAR E JULGAR MILITAR POR CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE, AINDA QUE PRATICADO EM SERVIO. Nem todo abuso de poder configura crime de abuso de autoridade. preciso que a conduta esteja descrita nos art. 3. ou 4. da lei n. 4898/65 (crimes de abuso de autoridade). Em se tratando de crime de abuso de autoridade, eventual falha na representao, ou mesmo sua falta, no obsta a instaurao da ao penal. Isso nos exatos termos do art. 1 da Lei n 5.249/67, que prev, expressamente, no existir, quanto aos delitos de que trata, qualquer condio de procedibilidade (Precedentes do STF e do STJ).

O particular

pode ser sujeito ativo do crime de abuso de autoridade, desde pratique a conduta

em concurso com a autoridade pblica. Haver crime de abuso de autoridade ainda que o agente esteja fora de suas funes (ex.: frias), DESDE QUE INVOQUE A FUNO. NO EXISTE crime de abuso de autoridade na FORMA CULPOSA. PRISO PARA AVERIGUAO crime de ABUSO DE AUTORIDADE. No caso flagrante imprprio, em que autor de crime preso em perseguio, haver crime de abuso de autoridade na conduta dos policiais de ingressar dentro do domiclio do criminoso? Sim. No caso da priso em flagrante, leciona Guilherme de Souza Nucci, deve o flagrante ser prprio (art. 302, I e II, CPP), no nos parecendo correto ampliar a possibilidade de invaso para as hipteses de flagrante imprprio ou presumido (art. 302, III perseguido logo aps; e IV encontrado logo depois, CPP).

Orientao do STF: A administrao penitenciria, com fundamento em razes de segurana pblica, pode, excepcionalmente, proceder interceptao da correspondncia remetida pelos sentenciados, eis que a clusula da inviolabilidade do sigilo epistolar no pode constituir instrumento de salvaguarda de prticas ilcitas. possvel concurso entre os crimes de abuso de autoridade e de homicdio? E entre os crimes de abuso de autoridade e de leso corporal? Sim, desde sejam duas condutas distintas. O descumprimento de prazo em favor de adolescente privado de liberdade, cumprindo medida de interdio pelo cometimento de ato infracional, em face do princpio da especialidade, no configura crime de abuso de autoridade, mas sim CRIME CONTRA A CRIANA E O ADOLESCENTE, previsto no art. 235 da lei n. 8.069/90.

Vous aimerez peut-être aussi