Vous êtes sur la page 1sur 25

Apostila

Algar L Correio Educao


II Mdulo de Formao com Educadores

Realizao

Assessoria Educacional

Parceria

Uberlndia-MG, maio de 2009

ndice

Apresentao Definio............................................................................................. 03 Objetivo e estratgia............................................................................. 03 Metodologia......................................................................................... 03 Acompanhamento................................................................................. 03

Contedos Leitura e Escrita


Ler e escrever para exercer a cidadania..............................................................

04

Introduo aos Gneros Textuais


Gneros textuais: possibilidade de prtica social na sala de aula................................... Exemplos de Gneros Textuais........................................................................

08 09

Sequncia Didtica
Exemplo de uma sequncia didtica sobre gnero textual para a sala de aula.....................

11

Textos Complementares Leituras de mundo... ou A traio das imagens....................................... 12 Fragmentos do livro O teatro como arte marcial...................................... 21 O jardineiro.......................................................................................... 24

Ficha Tcnica................................................................................................25

Apresentao
Definio O Algar L um programa de formao continuada de educadores da rede pblica de ensino fundamental de Uberlndia-MG. desenvolvido por meio de oficinas de arteeducao focadas no uso de jornal impresso em sala de aula. O programa uma iniciativa do Instituto Algar de Responsabilidade Social, com coordenao artsticopedaggica da ONG EMCANTAR e apoio da Lei Rouanet, com a parceria da Secretaria Municipal de Educao de Uberlndia, por meio do CEMEPE - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais.

Objetivo e estratgia A proposta do programa , atravs do uso do jornal impresso em sala de aula, contribuir para o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos alunos da 4 ao 7 ano das escolas parceiras. A principal estratgia a formao de educadores por meio de oficinas para que o jornal seja utilizado como ferramenta pedaggica na sala de aula e incentive a produo escrita e artstica dos alunos. Metodologia Nessas oficinas, tambm chamadas de encontros de formao, a metodologia utilizada a sequncia didtica. Para a realizao desta, so escolhidos temas de cunho cultural e alguns gneros textuais, que orientam a produo dos alunos a ser publicada no Revistinha, suplemento infanto-juvenil do jornal Correio de Uberlndia. Uma das etapas metodolgicas o trabalho de campo, que ser empreendido pelos educadores com seus alunos em espaos culturais da cidade com o intuito de promover a ampliao do universo cultural e gerar contedos para os textos informativos a serem produzidos. Acompanhamento O trabalho com educadores ser acompanhado por meio de visitas tcnicas s escolas que sero realizadas bimestralmente e pela criao de blogs e grupo de emails para registro e veiculao dos trabalhos realizados. Alm disso, sero realizados quatro seminrios, dois iniciais para apresentao do projeto a todos os envolvidos, e dois no final da etapa anual do programa, para a divulgao interna e externa dos

resultados do trabalho com alunos pelos educadores em exposies das produes artsticas.

Contedos
Leitura e Escrita Ler e escrever para exercer a cidadania
Carlim Ribeiro, Ana Carolina Ferreira e Mariana Rodrigues (EMCANTAR) As pessoas aprendem a gostar de ler quando, de alguma forma, a qualidade de suas vidas melhora com a leitura (PCNs)

O domnio da leitura e escrita uma das maiores preocupaes de educadores e pessoas relacionadas educao, j que uma habilidade bsica para aprendizagem e fator imprescindvel para organizao e atuao em uma sociedade letrada. Ao se refletir sobre conhecimento e atuao na vida social, se torna perceptvel o papel da Leitura e Escrita na vida das pessoas, j que:
A sociedade precisa trabalhar urgentemente pela melhoria da educao universal, formando cidados que possam organizar o conhecimento e analisar o mundo a sua volta de forma crtica e, dessa forma, ajudar a construir um mundo mais justo e solidrio.1

Nesse contexto, imprescindvel a discusso sobre concepes de leitura e escrita, pois elas implicam na prtica dessas habilidades em sala de aula, bem como na sua importncia no mbito escolar. O termo leitura est em um primeiro plano relacionado diretamente leitura da palavra escrita, que se d em livros, jornais, revistas e que, principalmente, se aprende na escola. Porm, o ato de ler no est restrito a essa leitura. A leitura da palavra escrita se d ento no mbito cognitivo:
Significa dizer que ela um processo que envolve desde a percepo do objeto pelos olhos at a consolidao das informaes contidas nele na memria de longo prazo (...). A leitura de material escrito inicia-se mesmo pelos olhos, por isso, segundo Jesus (2003), ela considerada uma atividade visual e cognitiva de alta complexidade, uma vez que engloba o trabalho conjunto dos olhos e do crebro.2

Concluso dos palestrantes e debatedores presentes no primeiro dia do Congresso Pitgoras, dia 4 de maio de 2006, em So Paulo, em evento que reuniu o filsofo colombiano Jose Bernardo Toro, o diretor presidente do Akatu, Helio Mattar, o socilogo Jorge Werthein e o acadmico australiano Peter Singer, entre outros. Retirado da dissertao de Patrcia de Brito Rocha (2007, p.35), mestre em Lingstica pela Universidade Federal de Uberlndia.

Em uma concepo social, ler significa perceber, compreender e refletir sobre o objeto lido, ou seja, um dilogo entre quem l e o que lido, uma compreenso de smbolos em qualquer linguagem. De um modo mais abrangente, a leitura significa ler/compreender e perceber a realidade de modo geral, uma leitura do contexto e relaes sociais, dos ambientes em que se vive, das sensaes, enfim, uma leitura de mundo, como nomeada por Freire. De acordo com Maria Helena Martins (1982), a leitura de mundo se d antes mesmo da fala. A criana l o mundo a partir do seu nascimento, quando o choro, a percepo do calor e aconchego, diferenciao de bero e colo so maneiras de faz-lo. Essa leitura de mundo precede sempre s outras leituras, j que aprendemos a ler a partir do nosso contexto social, aprende-se ler vivendo. Freire aponta para a relao intrnseca entre linguagem e realidade em uma concepo de educao poltica e libertria, pois permite aos educandos uma compreenso crtica da realidade, afim de nela poder intervir. Desse modo, seu mtodo de ensino parte da leitura de mundo para ensinar a leitura da palavra escrita, que permite ao aluno ler o mundo de modo crtico, incluindo-o assim de modo efetivo na dinmica social:
Em uma sociedade que exclui dois teros de sua populao e que impe ainda profundas injustias grande parte do tero para o qual funciona, urgente que a questo da leitura e da escrita seja vista enfaticamente sob o ngulo da luta poltica a que a compreenso cientfica do problema traz sua colaborao. (FREIRE, 2003, p. 9)

Como possvel observar, as habilidades de ler e escrever de forma competente permitem uma comunicao suficiente e adequada em qualquer situao social. Desse modo, elas so meios para compreenso, percepo, anlise, reflexo e atuao na vida social. No texto Habilidade com a leitura e a escrita, Ana Elisa Ribeiro (2006), aponta exemplos de situaes comunicativas diversas em que saber ler e escrever imprescindvel:
Voc capaz de ler bem uma tirinha? Sabe lidar com o texto do rtulo de uma lata de ervilhas? Consegue produzir um bom bilhete para um familiar? Pode se mover na cidade lendo as placas de rua? Sabe como procurar informaes numa bula de remdio? (Ribeiro, 2006)

O desenvolvimento da leitura e escrita por meio da comunicao, que tem como fim a atuao social, apontada tambm pelo educador colombiano Bernardo Toro3, que elencou sete competncias e habilidades necessrias para a participao
3

Vice-presidente de relaes pblicas da Fundao Social, entidade civil cuja misso combater a pobreza na Colmbia e dirigente de um programa de educao social e preside a Confederao Colombiana de ONGs. Vide referncias em http://www.sagrada.net/contentId/21861 (acesso em 24/07/08)

produtiva do cidado no sculo XXI. O documento denominado Os 7 cdigos da Modernidade referncia para todas as aes educacionais da atualidade, pois retrata as necessidades que o processo ensino-aprendizagem deve contemplar visando o desenvolvimento do aluno enquanto cidado atuante na sociedade. O primeiro cdigo apresentado o domnio da leitura e escrita, j que ele imprescindvel para essa atuao social defendida por Toro e base para o desenvolvimento das outras competncias e habilidades apresentadas por ele. A inteno de que os cidados dominem a Leitura e Escrita para que sejam capazes de viver e trabalhar em uma sociedade altamente urbanizada e letrada:
Para se viver e trabalhar na sociedade altamente urbanizada e tecnificada do sculo XXI ser necessrio um domnio cada vez maior da leitura e da escrita. As crianas e adolescentes tero de saber comunicar-se usando palavras, nmeros e imagens. Por isso, os melhores professores, as melhores salas de aula e os melhores recursos tcnicos devem ser destinados s primeiras sries do ensino fundamental. Saber ler e escrever j no um simples problema de alfabetizao, um autntico problema de sobrevivncia. Todas as crianas devem aprender a ler e a escrever com desenvoltura nas primeiras sries do ensino fundamental, para poderem participar ativa e produtivamente da vida social. (TORO, 1997. Trad.: GOMES DA COSTA, Antnio Carlos.)

Diante disso, percebe-se que a preocupao com as habilidades de Leitura e Escrita se do em mbito mundial e no apenas pelo carter formal de que um aluno precisa aprender a ler e escrever na escola, mas em uma perspectiva social, que as reconhece com habilidades necessrias para participao e sobrevivncia em uma sociedade moderna, globalizada e comunicativa. Os outros cdigos apresentados por Toro so todos oriundos dessa competncia primeira: 2. Capacidade de fazer clculos e de resolver problemas 3. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes 4. Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social 5. Receber criticamente os meios de comunicao 6. Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informao acumulada 7. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo Ao detalhar as outras competncias e habilidades, Toro recorre novamente questo comunicacional, atravs da leitura e escrita de vrios signos e smbolos, alm da prpria capacidade de organizao, sntese, anlise, exposio e argumentao de idias.
Na sociedade moderna fundamental a capacidade de descrever, analisar e comparar, para que a pessoa possa expor o prprio pensamento oralmente ou por escrito. No possvel participar ativamente da vida da sociedade global, se no somos capazes de manejar smbolos, signos, dados, cdigos e outras formas de expresso lingstica. Para serem produtivos na escola, no trabalho e na vida como um todo, os

alunos devero aprender a expressar-se com preciso por escrito. (...) Todas as crianas adolescentes e educadores devem aprender a interagir com as diversas linguagens expressivas dos meios de comunicao para que possam criar formas novas de pensar, sentir e atuar no convvio democrtico. (...) Descrever, sistematizar e difundir conhecimentos ser fundamental. Todas as crianas e adolescentes devem, portanto, aprender a manejar a informao.

Os sete cdigos da modernidade so ento um norte para uma educao da sociedade do sculo XXI preocupada com a insero social de seus alunos-cidados. O desenvolvimento da competncia comunicativa do falante, nas habilidades de Leitura e Escrita, cada vez mais uma demanda socioeducacional, que deve ser feita na perspectiva da comunicao e da prtica social, a fim de que os educandos possam, segundo Toro, ter uma participao produtiva na sociedade. Partindo-se ento do pressuposto de que os cidados exercem sua cidadania em uma sociedade, e esta se caracteriza por ser letrada, a interseo entre linguagem e realidade, leitura de mundo e leitura da palavra escrita, como proposta por Freire, inegvel. Desse modo, uma questo poltica e libertria o desenvolvimento da leitura e escrita, pois aquele que no as possui excludo da vida social. Portanto, s possvel que o cidado atue na sociedade e (re)construa sua Histria e a Histria dessa sociedade se ele tiver a palavra em mos. Referncias bibliogrficas BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: lngua portuguesa. Braslia, 1997. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 48ed. So Paulo: Cortez, 2006. RIBEIRO, Ana Elisa. Habilidade com a leitura e a escrita. Estado de Minas, 14/02/2006 - Belo Horizonte MG. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramtica e Interao: uma proposta para o ensino de gramtica no 1 e 2 graus. 8 ed. So Paulo: Cortez, 2002 TRAVAGLIA, L. C. Um estudo textual-discursivo do verbo no portugus. Campinas, Tese de Doutorado / IEL / UNICAMP, 1991. 330 + 124 p.

Contedos
Introduo aos Gneros Textuais
Gneros textuais: possibilidade de prtica social na sala de aula Ana Lopez (EMCANTAR) O estudo e o trabalho com os gneros textuais tm sido nas ltimas duas dcadas o centro de discusses acerca do ensino de lngua materna e do desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Na publicao feita, em 1998, pelo MEC dos Parmetros Curriculares Nacionais, as diretrizes para o Ensino Fundamental brasileiro trouxeram a noo de gnero enquanto instrumento de ensinoaprendizagem para o primeiro plano do debate didtico. De acordo com Bronckart, a linguagem se constitui como prtica social, pois as interaes humanas se materializam por meio de aes de linguagem e, discursivamente, por meio dos gneros textuais. Essas aes, atividades de linguagem, so como uma interface entre o sujeito e o meio, bem como entre os prprios sujeitos. por meio da linguagem que os sujeitos dizem e agem sobre o mundo. As atividades de linguagem, de comunicao se do em diversas situaes e condies, por isso tanto os textos orais quanto os escritos se diferenciam uns dos outros. Mas como ento os sujeitos conseguem, mesmo com tanta diversidade, se fazer entender e ser entendido? Os gneros podem ser considerados, segundo Bakhtin, instrumentos que possibilitam a comunicao por serem tipos relativamente estveis de enunciados, com regularidades, caractersticas semelhantes, tais como, contedos que podem ser dizveis por meio dele, elementos da estrutura comunicativa e semiticas partilhadas pelos textos de um mesmo gnero, posio enunciativa do enunciador, tipos discursivos, dentre outros. Os gneros podem ser considerados ento como modelos que so conhecidos, reconhecidos e utilizados por todos, pois impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum gnero, assim como impossvel se comunicar verbalmente a no ser por algum texto.

Nesse sentido, a escola, sendo um espao formador de sujeitos sociais, histricos e ideologicamente situados - o que se constitui na interao com o outro tem por funo oferecer condies para que esse sujeito desenvolva sua capacidade discursiva, ou seja, suas competncias e habilidades para entender, escolher e/ou adaptar as possibilidades do mundo discursivo nas diversas situaes de uso real da lngua, oferecendo-lhe assim a chance de integrar-se na vida social de suas comunidades. Desse modo, a ela cumpre a tarefa de formar e informar quanto s possibilidades de comunicao em sociedade. Exemplos de Gneros Textuais DOMNIOS SOCIAS DE COMUNICAO Cultura literria ficcional CAPACIDADES DE EXEMPLOS DE GNEROS LINGUAGEM DOMINANTE ORAIS E ESCRITOS (tipo) NARRAR Conto maravilhoso Mimeses da ao atravs da Fbula criao de intriga Lenda Narrativa de aventura Narrativa de fico cientfica Narrativa de enigma Novela fantstica Conto parodiano Piada RELATAR Relato de experincia vivida Representao pelo discurso de Relato de viagem experincias vividas Testemunho Curriculum vitae Notcia Reportagem Crnica Ensaio biogrfico Entrevista Reportagem Notcia ARGUMENTAR Texto de opinio Sustentao, refutao e Dilogo argumentativo negociao de tomadas de Carta do leitor posio Carta de reclamao Deliberao informal Debate regrado Discurso de defesa (adv.) Discurso de acusao (adv.) Editorial Charge Crtica Artigo de opinio Artigo publicitrio

Documentao e memorizao de aes humanas

Discusso de problemas sociais

Ensaio Transmisso e construo de EXPOR Seminrio saberes Apresentao textual de Conferncia diferentes formas dos saberes Artigo ou verbete de enciclopdia Entrevista de especialista Tomada de notas Resumo de textos expositivos ou explicativos Relatrio cientfico Relato de experincia cientfico Grfico Instrues e prescries DESCREVER AES Instrues de montagem Regulao mtua de Receita comportamentos Regulamento Regras de jogo Instrues de uso Instrues Anncio Classificado Horscopo Referncias bibliogrficas BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Os gneros do discurso. In: Esttica da criao verbal. Traduo: Maria Ermantina Galvo Gomes Pereira. So Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 279-326. (Coleo Ensino Superior) BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: lngua portuguesa. Braslia, 1997. BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos: por um interacionismo scio-discursivo. Traduo de Anna Rachel Machado. So Paulo: Educ, 1999 [1997]. SCHNEUWLY, Bernard e DOLZ, Joaquim. Gneros orais e escritos na escola. Traduo e organizao: Roxane Rojo e Glas Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. TAKAZAKI, Helosa Harue. Lngua Portuguesa. So Paulo: Ibep, 2004. 360 p.

Contedos
Seqncia Didtica
Exemplo de uma sequncia didtica sobre um gnero textual para a sala de aula

EU AINDA TE CONTO
Objetivos: Conhecer as caractersticas do gnero Conto Policial e saber distingui-lo dos outros/ Elaborar um conto para o Revistinha/ Saber narrar um conto/ Fazer uma ligao entre a fico e os fatos cotidianos que aparecem no Jornal. Produo Inicial - Anlise dos contos j produzidos pelos alunos ou produo de um conto Durao Mdulo Oficinas Atividades estimada Encenao de trs tipos de conto: de fadas, Oficina 1 policial, maravilhoso (Sugesto: a brincadeira 1h30 Os trs marinheiros) Mdulo 1 - Conhecer o gnero Conto Degustatria e criao: Anlise das estruturas Policial do conto (criao um de conto com personagens Oficina 2 3h vivenciados pelos alunos) Oficina 1 Leitura em grupo de vrios contos policiais sem os finais da histria Brincadeira Detetive: Por meio das pistas das leituras escrever o desfecho do conto Inverso de papis: reescrita dos contos assassino passa a ser a vtima (sugesto do filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho que trabalha com conto de fadas e essa inverso de papis) Narrar para os colegas da turma o conto reescrito Pesquisa em jornais de fatos relacionados a assassinatos, sequestros, crimes Escrita dos contos a partir do material coletado nos jornais 3h

Oficina 2 Mdulo 2 - Pesquisa e Reescrita de Contos Oficina 3

1h30

3h

Oficina 4 Oficina 1 Oficina 2

3h 1h30 3h

Mdulo 3 - Escrita de Contos por meio da pesquisa em jornais

Produo Final - Reescrita dos contos e contao para outras turmas da escola

Textos Complementares
LEITURAS DE MUNDO... OU A TRAIO DAS IMAGENS
M. Terezinha T Guerra

A traio das imagens (Isto no um cachimbo) Ren Magritte - leo sobre tela, 62,2 x 81cm 1928/29 Los Angeles, County Museum.
O famoso cachimbo... Como fui censurado por isso! E, entretanto... Vocs podem encher de fumo o meu cachimbo? No, no mesmo? Ele apenas uma representao. Portanto, se eu tivesse escrito sob meu quadro: Isto um cachimbo, eu teria mentido. Ren Magritte (apud Foucault, 1998)

Iniciamos esta conversa com uma obra de Magritte que apresenta os textos verbal e o no verbal, aparentemente contradizendo-se. Exemplo curioso de intertextualidade. Se afirmamos que a imagem ali apresentada a de um cachimbo, significa ento que podemos ler imagens? Na verdade, esta pintura possibilita reflexes bastante interessantes sobre sistemas sgnicos de representao, sobre o que se v e o que se sabe, o que se l e

como se l, o que texto verbal e no verbal, sobre leituras e representaes de mundo... Afinal, como prope Magritte, imagens podem trair? Ou, como afirma o dito popular, dizem mais que mil palavras?
Fora e alm do livro, h uma multiplicidade de modalidades de leitores. H o leitor da imagem, desenho, pintura, gravura, fotografia. H o leitor do jornal, revistas. H o leitor de grficos, mapas, sistemas de notaes. H o leitor da cidade, leitor da mirade de signos, smbolos e sinais em que se converteu a cidade moderna, a floresta de signos de que j falava Baudelaire. H o leitor espectador, do cinema, televiso e vdeo. A essa multiplicidade, mais recentemente veio se somar o leitor das imagens evanescentes da computao grfica, o leitor da escritura que, do papel, saltou para a superfcie das telas eletrnicas, enfim, o leitor das arquiteturas lquidas da hipermdia, navegando no ciberespao. Lcia Santaella4

Aprendemos desde crianas, em casa e na escola, que s se l o que est nos livros, ou melhor, que apenas textos verbais so passveis de leitura. Assim, bons leitores conhecem e lem - os grandes nomes da literatura universal, freqentam bibliotecas, possuem bons acervos de textos, de livros, assinam jornais, revistas, e, mais do que tudo, entendem, interpretam, atribuem e se apropriam dos significados veiculados pelos cdigos verbais. Aprendemos, tambm, o que correto, que quanto mais lermos estes cdigos, melhores seremos ao us-los, tanto na leitura quanto na produo oral ou escrita deles. Acontece que h muito mais para se ler! Lemos rostos, gestos, pessoas, cidades inteiras e os pequenos cones do computador... Lemos imagens, os sons e a paisagem; a propaganda e a embalagem, o carto amarelo e o sinal vermelho; o apito do guarda e a sirene da ambulncia; o outdoor que se agiganta e o selo da carta no correio... Partituras musicais, radiografias, ultra-sons e eletrocardiogramas! Sinais de trnsito, obras de arte e toda a sorte de manifestaes artsticas: teatro, dana, cinema, fotografia, gravura, audiovisual, escultura, pintura, msica, webdesign e tantas outras! O ser humano um ser simblico. Desde tempos imemoriais, constri e atribui significados a linhas, formas, cores, luzes, sombras, volumes, sons, silncios, gestos, movimentos... Construiu totens, obeliscos, pinturas corporais, cocares... Danas para pedir a clemncia dos deuses e msica para homenagear seus ancestrais; mscaras e pajelanas acompanhadas de instrumentos que produziam estranhos sons curavam as dores do corpo e da alma... Esculturas gigantescas e carrancas assustadoras afastavam os maus espritos... A cruz dos cristos, a estrela de David, as coroas dos reis e imperadores, a aurola dos santos, as condecoraes militares, a sustica e as reverncias, saudaes, continncias, genuflexes, salvas de tiros, assobios, sinais de
4

Doutora em Teoria Literria; coordena a ps-graduao em Comunicao e Semitica da PUC SP.

fumaa, rojes... O distintivo na lapela e a aliana na mo esquerda... As viagens ao outro lado da vida presentes nas pirmides tumbas dos faras, as batalhas relatadas nos baixos relevos, tapearias e estandartes medievais - orientais e ocidentais, os prcolombianos cdices maias, as vias sacras, afrescos e vitrais nas grandes catedrais gticas relatando fatos da bblia so alguns poucos exemplos dentre os muitos que existem de narrativas figuradas presentes na histria da humanidade, desde as grutas de Altamira e Lascaux... de todas as culturas. A contemporaneidade se apresenta como uma poca em que a presena de signos, de imagens, de sinais, cdigos, smbolos, cones, ndices, alegorias to macia, que torna o mundo como se j no o fosse - cada vez mais e mais simblico. Assim, alm das obras de arte o que j no pouco! bandeiras, distintivos, logomarcas, jingles, vinhetas, quadrinhos, videoclipes, cartazes, sinais, apitos, novelas, charges, anncios, luminosos, animaes, comerciais, grafites, intertextos, hipertextos, multimdias, fico e realidade, o virtual e o concreto invadem o nosso cotidiano, disputando a ateno de quem nem sempre os compreende (ou dispe de tempo para) ou a eles se submete, deixando-se levar por interpretaes superficiais ou banalizadas, ausentes de reflexo. o tempo da pressa, da urgncia de escolhas. o tempo da onipresena da imagem televisiva, dos ipods e da multimdia. Do celular criado para o uso do cdigo verbal, mas que tambm imagem: filma e fotografa; dos chats e blogs da Internet, voltados para escrita, mas que precisa da visualidade dos emoticons (emotion + icons) para fortalecer estados de esprito, j que no se v o rosto e a expresso de quem escreve, no se sente a voz de quem fala... Imagens virtuais, visuais, sonoras, gestuais, corporais, todas no verbais: possvel viver, pensar, imaginar, conhecer mundos sem elas? No h como negar, os grandes referenciais de crianas, jovens e adultos contemporneos so os mundos irreais, artificiais, virtuais, fugidios, instantneos, mas persuasivos e paradisacos da televiso, da propaganda, da multimdia. Todos eles pautados pela presena macia dos cdigos no verbais, que numa dimenso caleidoscpica e vertiginosa de mundos paralelos interferem na maneira de cada um ver-se a si mesmo, ao outro, vida. A produo e a circulao destas imagens constroem significados coletivos que podem tambm se transformar em instrumentos de dominao e poder. O fato que o ser humano jamais interrompeu sua vertiginosa e fascinante produo de signos, patrimnio simblico material e imaterial

H at quem diga que os conceitos e experincias de identidade cultural e de pertencimento se do, atualmente, por meio da programao televisiva, pelo plinplin da emissora mais assistida, pelas vinhetas e a msica da abertura do programa do domingo. Este o novo show da vida... Vida que pode tornar-se cada vez mais automatizada, robotizada, num mundo que poder vir a ser habitado por seres cada vez mais alienados, estereotipados, submissos a uma cultura de massa que pode vulgarizar o ser, banalizar a vida, mediocrizar as relaes humanas... No a toa que governos autoritrios, ditaduras tanto temem (censuram, prendem, torturam, exilam e at matam artistas) quanto se utilizam imensamente dos cdigos no verbais...
Pereira5 afirma, citando Bucci: ... a televiso muito mais do que um aglomeramento de produtos descartveis destinados ao entretenimento de massa. No Brasil, ela consiste num sistema complexo que fornece o cdigo pelo qual os brasileiros se reconhecem brasileiros. Ela domina o espao pblico (ou a esfera pblica) de tal forma, que, sem ela, ou sem a representao que ela prope do pas, torna-se quase impraticvel a comunicao e quase impossvel o entendimento nacional.[...] O espao pblico, no Brasil, comea e termina nos limites postos pela televiso. [...] O que invisvel para as objetivas da TV no faz parte do espao pblico brasileiro. O que no iluminado pelo jorro multicolorido dos monitores ainda no foi integrado a ele. (1997, p.9-11) 6

Na verdade os sculos XX e XXI conviveram e convivem com processos de criao e reproduo de imagens sonoras e visuais - inexistentes em qualquer outra poca da histria da humanidade. Ao mesmo tempo que tais invenes possibilitam um sem nmero de vantagens, de acesso a conhecimentos antes impensveis, podem trazer tambm, especialmente a televiso, um mundo editado, manipulado, cujos imperativos so os fatores econmicos e/ou polticos.
Nos telejornais, por exemplo, quando se mostram imagens cedidas e editadas por outra emissora, ou quando as imagens produzidas pela prpria emissora so por demais "visveis", entra em cena o comentarista, em geral tido como especialista em poltica, em economia, esporte, etc que conduz a interpretao, oferecendo a leitura dos fatos segundo o ponto de vista da emissora, que se coloca no papel de juiz ao atribuir s imagens mostradas juzos de valor e, ao mesmo tempo, fazendo uma (re)leitura de tudo que fora exibido. As imagens so apagadas por um processo de verbalizao, de parfrase, porque reproduzem um determinado enfoque.(...)Isso porque, quase sempre, ouve-se uma voz relatando tudo aquilo que est sendo mostrado. Nesse caso, h de ser repensado o status do telespectador enquanto "testemunha do mundo" (Fec, 1997). O espectador de TV privado de sua autonomia no trabalho de interpretao, quando a voz de um locutor realiza o trabalho de leitura e interpretao.7
5

Rita Marisa Ribes Pereira Infncia, televiso e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construo. Bucci, E. Brasil em tempo de TV. S. Paulo: Boitempo, 1997, In: Infncia, televiso e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construo, citado por Rita Marisa Ribes Pereira. Tnia Clemente de Souza em Discurso e Imagem: perspectivas de anlise do no verbal. Ciberlegenda, 1998.

Preocupante tambm o uso que se faz de imagens verdadeiras para construo de contextos e informaes falsas. Algum j disse que possvel dizer grandes mentiras dizendo/mostrando s a verdade; que a fotografia no mente, mas mentirosos fotografam... Assim, possvel, por exemplo, numa manifestao que juntou dez milhes de pessoas numa determinada praa, veicular nas TVs, revistas e jornais uma foto que mostra seu trmino, seu momento de disperso, um grupo de meia dzia de pessoas, mas a legenda ou o locutor diz: foto da manifestao tal no dia tal... Verdade? Mentira?! Tais questes tm sido motivo de preocupao para educadores de diversos pases como Canad, Austrlia, Tailndia, Gr-Bretanha, Israel, Finlndia, Mxico, Espanha, ndia e Filipinas que j tm em seus currculos escolares a disciplina media literacy8 voltada para a leitura, discusso, relaes, influncias e reflexo sobre o mundo construdo, editado que se v na televiso, na hipermdia e o mundo em que de fato se vive... Mantida salvo raras excees - por recursos vindos da propaganda e da publicidade, a televiso reserva a elas grande parte de seu tempo. Brilhantes, inteligentes, persuasivas, educativas, artsticas, medocres, de mau gosto, preconceituosas, h de tudo no mundo da propaganda que hoje vende desde sabonetes a presidentes da repblica... Mas, assim como a TV um mundo fascinante, o da publicidade tambm o . Linhas, cores, volumes, luzes, formas, trilhas sonoras so de tal maneira organizadas e compostas que atingem, de maneira diferente, os mais diversos seres do planeta. Cada um l com os olhos que tem, com o repertrio que possui. Por isso tambm urgente a necessidade dessa alfabetizao nos cdigos no verbais, pois, sua leitura pressupe muito mais do que decodificar linhas retas ou cores primrias; sons graves ou agudos; gestos
8

Em sntese, a chamada media literacy (expresso inglesa que no tem uma traduo no portugus) pode ser subdividida em trs campos: Alfabetismo visual habilidade para interpretar o simbolismo das imagens visuais estticas ou em movimento e entender seus impactos na audincia. Alfabetismo miditico habilidade para entender como os meios de comunicao de massa, como TV, cinema, rdio e jornais trabalham na produo de significaes e como esto organizados. Leitura Crtica da Mdia habilidade para entender como apresentadores, escritores e produtores de textos e contedos audiovisuais integram contextos particulares e so influenciados por aspectos pessoais, sociais e culturais. (...) Maria Aparecida Baccega, professora da Universidade de So Paulo (USP), atua na rea h 20 anos. Ela considera que uma mudana social inclusiva s pode ser efetivamente alcanada se houver senso crtico para isso, e a educao desempenha a papel fundamental. Alfabetizao para as mdias: como ler o que no est escrito. Fonte: MidiaComDemocracia- Revista do Frum Nacional pela Democratizao da Informao.

suaves ou movimentos sinuosos... Significa interpretar o discurso por trs da cor, a ideologia presente no gesto, o significado poltico de uma cano, a inteno de uma campanha publicitria. Criar embalagens, outdoors, jingles, comerciais etc. e influenciar pessoas por meio da beleza e da persuaso tambm produto do trabalho de pessoas que aliam a esttica seduo. Assim, no qualquer cor ou formato de uma embalagem que vai atrair mais a ateno e fazer com que as pessoas comprem determinado produto; tambm, no qualquer logomarca ou outdoor que ir seduzir. Desenvolver a campanha publicitria de um produto ou candidato a cargo poltico, por exemplo, , na verdade, lanar nova mercadoria para competir no mercado; necessita muito estudo e requer uma equipe enorme de desenhistas, projetistas, fotgrafos, operadores de vdeo, filmadores, editores, arte-finalistas, redatores, roteiristas, publicitrios, artistas, compositores, cantores, atores... Isso tudo antes de a campanha tomar conta das ruas, rdios, TVs, revistas, catlogos...Como exemplo de trabalho de criao em equipe admirvel! Como resultado, algumas produes so verdadeiras preciosidades!
A publicidade hoje mais formadora de nossa subjetividade do que o ensino escolar. Ela a maior expresso de nossa poca, quantitativamente pelos investimentos que mobiliza, e qualitativamente por seu prottipo cultural, pois o consenso da razo contempornea parece ser feito de imagens de sonho que nos convidam: sejam como ns, imagens publicitrias". (Toscani apud Calligaris, 1996, p. 89)9

O mundo do consumo e da propaganda que geralmente cria necessidades onde no as h - tem sido motivo de pesquisas bastante srias. Outdoors, jingles, comerciais, adesivos, brindes que antes eram dirigidos a adultos, hoje j tm nas crianas seu pblico alvo; a criana o cliente... H carrinhos de compras tamanho infantil nos supermercados!
Eu penso que precisaria ensinar a ler a publicidade e em geral a nova comunicao. Hoje a leitura no s so os livros. Os professores, alis, deveriam se especializar em comunicao moderna. Precisa saber ler a televiso e ningum ensina isso, quando deveria ser um dos primeiros ensinos, na prpria escola maternal, ensinar a ler imagens. Parece-me muito claramente que hoje as imagens so a realidade. Mais de 90% do que conhecemos, conhecemos por imagens. Temos opinies sobre coisas que s conhecemos por imagens. (Toscani apud Calligaris, 1996, p. 85)10

Oliviero Toscani fotgrafo e publicitrio; famoso por fotos polmicas para publicidade da Benetton.; extrado do texto de Rita Marisa Ribes Pereira Infncia, televiso e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construo. (Internet) Idem. Calligaris, C. Crnicas do individualismo cotidiano. S.Paulo: tica, 1996. (Entrevista com Toscani)

10

Enfim, pensar um currculo que contemple as prticas culturais dos alunos, a cultura na qual se insere a escola, invivel se no levar em conta as questes aqui colocadas. Cultura tambm , hoje mais do que nunca, a cultura do no verbal. bvio que a leitura, a produo de a crtica dos cdigos no verbais um dos objetivos e contedos especficos das aulas de Arte, mas no devero ser contempladas como fontes de informao e conhecimento apenas nas aulas dessa disciplina. Obras de arte e produes artsticas so campos de sentidos que emergem da histria, de um contexto social, poltico, histrico e cultural que ampliam a leitura de mundo de todos que delas se apropriam, tornando acessveis a todos o pensamento, as idias e sentimentos de povos de todas as pocas, pases e culturas! Vale lembrar que filmes, msicas, propagandas, outdoors, reprodues de obras de arte, vdeos, audiovisuais, imagens em geral, visitas a museus, salas de concertos, teatros, so meios extremamente eficazes para a compreenso dos mais diferentes contedos nas diversas reas de conhecimento e que, se para professores das outras disciplinas so recursos, nas aulas de Arte so o prprio objeto de estudo. Jamais sero meios! Embora com objetivos diferentes, todos os professores como mediadores que so - devero estar atentos leitura, crtica, recepo do no verbal, que no devem ser vistos como meras decoraes ou ilustraes sem significado. Sempre tm uma inteno! As questes artsticas e estticas, a construo de redes perceptivas, afetivas, conceituais e cognitivas elaboradas no dilogo entre leitor e imagens na busca da atribuio de sentidos, especialidade do professor de Arte, tero seu momento privilegiado nas aulas desta rea de conhecimento, mas a no banalizao destes contedos nas outras disciplinas fundamental! Assim tambm, imprescindvel o respeito liberdade de expresso, diversidade cultural, aos valores simblicos das mais diversas culturas, povos e pases, assim como s produes dos colegas da classe. Fotografias que se guardam nas carteiras no so apenas pedaos de papel, assim como a bandeira nacional no s um pedao de pano... Uma guerra quase foi desencadeada e muitas pessoas morreram por causa de um desenho, de uma charge do profeta Maom... Em alguns pases europeus, como na Frana, meninas muulmanas esto sendo impedidas de usar o vu nas escolas assim como em algumas cortes americanas e salas de aula italianas crucifixos esto sendo retirados das paredes, no pelo que so, mas pelo que

representam... O verde e o amarelo solicitado uma vez aos brasileiros por um expresidente, tornou-se um mar negro de repdio e de protesto sem palavras... Com toda certeza, no lemos s o que est nos livros embora, em hiptese alguma devamos abrir mo deles! A no alfabetizao nos cdigos chamados no verbais tambm uma forma de excluso. A educao para a compreenso das manifestaes no verbais contribui, de forma inequvoca, para o letramento, para a ampliao do olhar sobre si prprio, sobre o outro, para a leitura de mundo e das inmeras culturas, construindo um olhar mais sensvel, crtico, questionador e transformador da sociedade naquilo que se faz mais urgente. Como ser produtor e leitor de culturas, inserido nelas, os aprendizes tero a possibilidade de adquirir mais meios para construir suas identidades pessoais, nacionais; sua cidadania e o sentido de pertencimento... Aos professores resta lembrar que a palavra ensinar vem de ensignare, que significa apontar signos...

Referncias bibliogrficas BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. A imagem no ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. So Paulo: Perspectiva, 1994. BARROS, Anna e SANTAELLA Lcia. (orgs.) Mdia e Artes os desafios da arte no incio do sculo XXI. So Paulo: Unimarco Editora, 2002. BOSI, Alfredo. Reflexes sobre a Arte. So Paulo: tica, 1991. BRONOWSKY, Jacob. Arte e conhecimento: ver, imaginar, criar. So Paulo: Martins Fontes, 1983. DOMINGUES, Diana (org). A arte no sculo XXI A humanizao das tecnologias. So Paulo: UNESP, 1997. GUERRA, M. Teresina T et alii A lngua do mundo: poetizar, fruir e conhecer Arte. So Paulo: FTD, 1998. MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens. So Paulo: Companhia das Letras, 2001.

TREVISAN, Amarildo Luiz. Pedagogia das Imagens culturais: da formao cultural formao da opinio pblica. UNIJU

Fragmentos do livro O teatro como arte marcial Augusto Boal

Ns somos daqueles que acreditam que todo ser humano artista; que cada ser humano capaz de fazer tudo aquilo que um ser humano capaz. Talvez no faamos to bem uns como outros, melhor que outros, mas cada um pode sempre fazer melhor do que si mesmo. (...) Ns acreditamos que o ato de transformar transformador: quando transformo, eu me transformo. No como os animais, que tambm transformam a realidade, porm dentro de um projeto geneticamente determinado. Cada pssaro canta o seu gorjeio e no o alheio; o seu trinado, sempre o mesmo, sem surpresas. S com o ser humano, que capaz de sonhar o futuro, nascem a Cultura, a Arte, a Cincia, a inveno. (...) Todo ser humano produtor de Cultura, porque Cultura toda ao transformadora realizada por homens e mulheres: no o que fazem, mas a maneira de fazer. Ser humano ser capaz de criar Cultura. (...) A Cultura o conjunto das maneiras diferenciadas e no geneticamente programadas pelas quais os seres humanos transformam a natureza. Cultura a concretizao da necessidade humana de recriar a natureza, reinvent-la. (...) Quando cria Cultura e inventa a Arte, o ser humano realiza a proeza de se tornar humano, se perder a sua condio animal. (...). Fazer arte no significa apenas tocar violo, cavaquinho ou reco-reco: significa expandir-se. Expandir-se a essncia da vida. Desde a nossa maculada concepo, desde o embrio, ns temos que nos expandir, no corpo e na alma. Conquistar territrios, fsicos e espirituais entre os meios de faz-lo, prima a Arte. No s o teatro, mas a msica, a pintura, a escultura, a literatura, a dana. Uma obra de arte no reproduo, a representao da natureza e da vida social. Esta representao deve ser percebida pelo observador sem a qual a obra de arte coisa, no Arte. Os girassis de Van Gogh, como a maa de Magritte, sero apenas flor e fruta se no forem percebidos na dimenso esttica que os artistas lhe deram. Porm, vejam bem: a ma e os girassis, quando ainda no pomar ou jardim, j haviam sido vistos pelos seus pintores como Arte, antes de serem pintados, antes de serem obra. Isto prova que a Arte o artista, ou nele est inscrita, e no o seu objeto, a obra de arte, que s ser Arte se nela estiver inscrito o artista. Esta distino tem que ser feita : Arte a percepo e a forma de perceber; obra de arte o objeto percebido; a coisa que, tendo sido transformada pelo artista, permite a percepo de valores e a fruio de vises, que vo alm da coisa, que nela no esto inscritos, mas sim no artista que nela se inscreve. Arte processo; obra de

arte objeto, coisa. (...) necessrio que o espectador seja tambm artista, pois deve realizar, a posteriori, na fruio da obra, o mesmo processo estetizante que o artista realiza ao cri-la. A nossa educao esttica do oprimido consiste em desenvolver esse atributo de sermos capazes de ver, na Natureza, a Arte, sem que seja necessria a intermediao da obra; e, na obra, ver a Arte alm da coisa que a corporifica, sejam objetos ou sons. Seremos artistas se formos capazes de nos fundir e confundir com a Obra, nossa ou alheia. Seremos artistas se formos capazes do espanto. Capazes de nos admirarmos com uma flor silvestre ou com a lata de lixo. Arte a maneira de ver, no a coisa vista. Mas, para que possa ser vista, h que se transformar a coisa natural em coisa esttica. Como se produz a obra de arte? Os sons andam por a (...), se organizarmos os sons no tempo, estaremos inventando a msica, pois que a msica a organizao do som e do silncio, no tempo. E o que so as artes plsticas seno a organizao das cores, dos traos e dos volumes, no espao? E o que o teatro seno a organizao das aes humanas, no espao e no tempo? O artista organiza o mundo segundo sua percepo subjetiva esta nossa linguagem, por isso somos artistas e no cientistas: na busca da verdade, vale a nossa subjetividade, no apenas o teste de laboratrio. Quanto mais fundo penetrar dentro de mim mesmo, mais prximo estarei do Outro, meu semelhante. Qual o significado da frase o ato de transformar transformador? (...) Se eu organizo os sons que ouo minha volta ou escuto no meu esprito, transformo a desordenada realidade sonora da natureza em cano, e o ato de transform-la, a mim me transforma em compositor. Se agarro com mo firme as palavras que esto no dicionrio ou correm de boca em boca, se as ordeno do jeito que s eu sei, se as manipulo, alongo, encurto (...), e escrevo um poema, estarei transformando a realidade das palavras, e o ato de transform-las e criar um poema a mim me transforma em poeta aquele que transforma as palavras. (...) Na educao esttica do oprimido, quando, em cada indivduo, so ativados os neurnios da percepo sensorial clulas do sistema nervoso , estes neurnios no ficam lotados, como bytes de um computador armazenando informaes. Eles no se esgotam nem se repletam: o saber no ocupa espao, diz a sabedoria popular! Ao contrrio dos bytes, os neurnios estimulados se tornam cada vez mais capazes de receber e transmitir mais mensagens simultneas, enriquecendo suas funes e estimulando neurnios vizinhos para que entrem em ao. As sinapses (pontos de

encontro entre os neutritos) se multiplicam e se diversificam, na medida em que so estimuladas. Quanto mais conhecemos, mais cresce nossa capacidade de conhecer. Quanto mais me ponho a pintar, mais invento como usar pincis, como se fosse pintor. Quanto mais me ponho a cantar, mais conheo a extenso da minha voz, como se fosse cantor. Quanto mais fizer danar minhas palavras, mais aprendo a am-las, como poeta. (...) O saber, o conhecer e o experimentar expandem a minha capacidade de conhecer, saber e aprender. Expandem alm da minha busca e me fazem encontrar o que nem sequer procuro.

O jardineiro
Rubem Alves

O que que se encontra no incio? O jardim ou o jardineiro? o jardineiro. Havendo um jardim, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecer. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecer. O que um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento est cheio de jardins. O que faz um jardim so os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo so os pensamentos daqueles que o compem. As escolas se dedicam a ensinar os saberes cientficos, visto que sua ideologia cientfica lhes probe lidar com os sonhos, coisa romntica! Assombra-me a incapacidade das escolas de criar sonhos! Enquanto isso os meios de comunicao, principalmente a televiso, que conhecem melhor os caminhos dos seres humanos, vo seduzindo as pessoas com seus sonhos pequenos, frequentemente grotescos. Assombra-me a capacidade dos meios de comunicao para criar sonhos! Mas de sonhos pequenos e grotescos s pode surgir um povo de idias pequenas e grotescas, ignorando que o essencial, na vida de um pas, a educao. (...) Minhas idias so meus sonhos. (...) Meus sonhos so minhas esperanas. Os sonhos so a imagem visvel das esperanas. Eles no correspondem a nada que exista. No tm, portanto, existncia no mundo da cincia. Mas os sonhos que nos separam dos animais. Nossos corpos fazem amor com o que no existe, ficam grvidos e parem. Existe um mundo que acontece pelo desenrolar lgico da histria, em toda a sua crueza e insensibilidade. Mas h um mundo igualmente concreto que nasce dos sonhos. (...) Quando os sonhos assumem forma concreta surge a beleza. (...) essa a imagem que se formar ao redor de minha paixo pela educao: estou semeando as sementes da minha mais alta esperana. No busco discpulos para comunicar-lhes saberes. Os saberes esto por a, para quem quiser. Busco discpulos para neles plantar minhas esperanas.

Ficha Tcnica

Realizao Instituto Algar

Assessoria Educacional EMCANTAR Cultura Educao e Meio Ambiente

Parceria Secretaria Municipal de Educao de Uberlndia CEMEPE Centro Municipal de Estudos e Pesquisas

Escolas Participantes E.M. Afrnio Rodrigues E.M. Amanda Carneiro E.M. Prof. Lencio do Carmo Chaves E.M. Prof. Stella Saraiva Peano E.M. Irene Monteiro E.M. Lus Rocha e Silva E.M. Oswaldo Vieira Gonalves E.M. Sebatiana Silveira E.M. Shopping Park E.M. Eugnio Pimentel Arantes E.M. Irm Odlcia Leo Carneiro E.M. Olhos Dgua E.M. Prof Orlanda Neves Strack E.M. de Sobradinho E.M. Emlio Ribas E.M. Prof. Josiany Frana E.M. Prof. Olga Del Fvero E.M. Prof Mrio Godoy Castanho E.M. Prof. Eurico Silva E.M. Prof. Maria Leonor F. Barbosa

www.institutoalgar.org.br/algarle algarle@institutoalgar.org.br

Vous aimerez peut-être aussi