Vous êtes sur la page 1sur 2

Atividades Econmicas Estado e a Atividade Econmica

Ficha de trabalho
1.Indique se as seguintes afirmaes so verdadeiras ou falsas: a) As despesas pblicas so um meio de interveno dos Estado no plano econmico e social. b) Uma empresa em que o Estado detm 24,2% do seu capital social pertence ao Sector Empresarial do Estado (SEE). c) Os crditos que o Estado detm em virtude de emprstimos concedidos so receitas de capital. d) As amortizaes de um emprstimo contrado pelo Estado so despesas de capital. e) As polticas econmicas conjunturais visam modificar, a longo prazo, as estruturas econmicas do pas. f) Tanto as polticas fiscais como as polticas sociais permitem ao Estado realizar uma poltica de redistribuio de rendimentos. g) Para uma distribuio do rendimento mais igualitria, o imposto sobre o rendimento deve ter a mesma taxa para todos os cidados. h) A formao profissional um instrumento de poltica econmica conjuntural. i) A reduo da taxa de juro uma das polticas a seguir no combate inflao. 2. Da Constituio da Repblica Portuguesa: Art. 164. Compete Assembleia da Repblica b) Aprovar as leis das grandes opes do plano e o Oramento do Estado. 2.1 Explica a necessidade de elaborao do Oramento de Estado. 2.2 Que caratersticas apresenta o Oramento de Estado como documento? 2.3 Indica as funes que aquele documento cumpre. 3.Distingue as despesas correntes das despesas de capital. 4.Indica as fontes de receitas do Estado. 5.O que entendes por divida pblica? 6. Em Julho de 1997 o sistema de rendimento mnimo garantido foi alargado a todo o pas aps uma fase experimental de um ano. Prev transferncias em funo da dimenso do agregado familiar, do nmero de pessoas a cargo e do rendimento salarial
N e Ttulo do Projecto: 001905/2012/113 Cursos de Educao e Formao
Os melhores RUMOS para os Cidados da Regio

Atividades Econmicas Estado e a Atividade Econmica


tudes conomques de IOCDE, 1997-98 Portugal, OCDE

6.1 Explica a funo social do Estado implcita no texto. 6.2 Menciona duas formas de interveno que o Estado pode acionar no exerccio da sua funo econmica. 7. Atenta no que dispe a Constituio da Repblica Portuguesa quanto ao sistema fiscal: Artigo 107. (Impostos) 1. O imposto sobre o rendimento pessoal visar a diminuio das desigualdades e ser nico e progressivo, tendo em conta as necessidades e os rendimentos do agregado familiar. 2. ... 3. ... 4. A tributao do consumo visa adaptar a estrutura do consumo evoluo das necessidades do desenvolvimento econmico e da justia social, devendo onerar os consumos de luxo. 7.1 Identifica os dois tipos de impostos referidos no texto constitucional. 7.2 O que entendes por imposto progressivo?

8. O desemprego considerado dos problemas mais graves da sociedade atual. 8.1 Menciona os principais efeitos econmico-sociais do desemprego. 8.2 Indica os principais instrumentos de combate ao desemprego. 8.3 Descreve as linhas gerais da poltica de combate ao desemprego desenvolvida pelo Estado portugus. 9. As polticas sectoriais so aquelas que, incidindo sobre determinado sector da atividade econmica, pretendem atuar sobre as estruturas produtivas de modo a promoverem o seu desenvolvimento. 9.1 Distingue polticas estruturais de polticas conjunturais.

Prof: Duarte Vieira 24-10-2012

N e Ttulo do Projecto: 001905/2012/113 Cursos de Educao e Formao


Os melhores RUMOS para os Cidados da Regio

Vous aimerez peut-être aussi