Vous êtes sur la page 1sur 17

SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA

MANTENEDORA DA PUC Minas E DO

COLGIO SANTA MARIA

ROTEIRO DE RECUPERAO I ETAPA LETIVA LNGUA PORTUGUESA 4. ANO/EF 2012


Caro(a) aluno(a), tempo de conferir os contedos estudados na I Etapa, suas dvidas e possveis dificuldades. Com o estudo dirio, o esclarecimento junto sua Professora e a realizao de outros exerccios, voc poder avanar nos seus conhecimentos em Lngua Portuguesa. Preparamos para voc uma srie de atividades, que juntamente com seu livro-texto e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o ajudaro a realizar a Avaliao de Recuperao.

Bons estudos!
I CONTEDOS:

PRTICA DE LEITURA: Textos de linguagens verbais, no verbais ou mistas de diferentes gneros: literrios, de imprensa, de divulgao cientfica e publicidade CAPACIDADES BSICAS DESENVOLVER: ESCREVER ATRAVS DE GNEROS ORAIS E ESCRITOS:
DE A

LINGUAGEM

NARRAR, RELATAR, EXPOR, ARGUMENTAR E

Conto maravilhoso, histria em quadrinhos, bilhete, bula de remdio, rtulo, carto-postal, cartaz, convite, verbete de dicionrio, notcia, texto de opinio e de divulgao cientfica, de publicidade, texto instrucional, obra artstica, entrevista, ilustrao e fotografia, carta, e-mail, dirio, poema CONHECIMENTOS LINGUSTICOS: (lngua, linguagem, ortografia, textualidade) Trabalho com slaba, acento agudo e circunflexo. Variaes ortogrficas (emprego de am e o e ram e ro). Identificao da slaba tnica. Classificao das palavras quanto tonicidade. Paragrafao. Pontuao (emprego de sinais) Variaes ortogrficas: emprego de am e o, ram e ro. Adjetivo, substantivo, (gnero e grau), verbo (flexo em nmero e tempos verbais passado, presente e futuro), concordncia verbal e nominal. Construo de frases e perodos.

TEXTO I

O Dirio de Kaxi
Meus amiguinhos, conforme me foi pedido, estou escrevendo este dirio da viagem, que eu, Kaxi, vou fazendo cidade grande. Sou uma indiazinha de 9 anos e confesso que no estava com muita vontade de fazer esta viagem, mas meu pai disse que eu precisava vir pra c, para melhor ver as coisas. Seria um teste de coragem e de fora, mas eu tenho medo porque tudo que eu conheo so as coisas da floresta, a linguagem das rvores, a sabedoria de nosso irmo rio. O que eu sei de verdade subir no aaizeiro, na mangueira, o que eu gosto de fazer andar toa pela mata e brincar de caar, pescar e nadar no rio. Samos da aldeia e fomos pegar o pssaro de ferro que nos levaria at a cidade. Entrei no pssaro de ferro e ele comeou a roncar. De repente, ele deu um pulo e comeou a correr como se estivesse algum vindo atrs dele. Ele correu, correu, correu e passou a deslizar no cu como um verdadeiro pssaro de asas abertas. Dormi e quando acordei vi que estvamos descendo e chegando na cidade. Meu pai disse que a cidade era como nossa aldeia, a diferena que para ns todo mundo irmo, primo, e para eles, as pessoas so como estranhos, um no conhece o outro. O meu pai disse tambm que estar num lugar to diferente muito ruim. Mas preciso passar por isso para testar nosso esprito de fora e coragem. Fomos levados para um lugar que achei muito estranho. No era apenas uma casa, mas uma espcie de caixas. Esse lugar que todos chamam de prdio, estranho porque as pessoas no usam as pernas para subir, mas so carregadas por outra caixa, que sobe e desce o dia todo. Meu pai disse que isso se chama elevador. Quando cheguei em nossa casa no achei redes de dormir. E para tomar banho tinha uma latinha que jogava gua l do teto como se fosse chuva e a gente ficava debaixo dela um bom tempo. Fiquei com saudade da minha casa que feita de rvores e coberta com os cabelos das palmeiras. Nossas casas so construdas uma em frente s outras s para a gente olhar nossos vizinhos; conversar com eles e saber como cada um est. Aqui parece que uns tm medo dos outros! Quando acordei, fomos tomar nossa primeira refeio e havia uma mesa, cheia de comida. Mas eram comidas estranhas para mim. No vi o beiju, nem o mingau de banana. No tinha mandioca, nem milho cozido, sequer farinha de tapioca para misturar com melancia. Mas tinha muitas frutas! Notei que as pessoas no comiam com as mos como ns fazemos em nossa casa. Comiam com um instrumento que parecia um anzol, pois fisgavam a fruta enquanto que com a outra mo, eles cortavam. Muito estranho! Mas bom aprender coisas diferentes... Fomos passear para conhecer a cidade grande e entramos em outra caixa, s que essa tinha quatro rodas e se movia sozinha por entre as ruas apertadas. Paramos na rua e visitamos uma igreja e umas casas de comrcio. Vi que algumas pessoas compravam bastante coisas, mas outras ficavam s olhando, sem poder comprar.
2

Meu pai disse que na cidade existe muita coisa estranha, e uma das piores a diferena entre as pessoas. Nesse momento, encontrei uma amiga que se chama Gabriela. Ela filha de uns amigos do meu pai. Conversamos bastante. Ela me contou sobre a cidade e eu contei sobre a aldeia. Ficamos amigas e prometemos nos encontrar novamente. Bem, esta foi a minha visita cidade, aprendi muito e estou adorando descobrir o Brasil. E voc? Gostaria de conhecer a minha aldeia?
MUNDUKURU, Daniel. O dirio de Kaxi, um Curumim descobre o Brasil. So Paulo: Ed. Salesiana., 2001. (Adaptao)

01. a) Escreva o significado da palavra abaixo:


!... aprendi

muito e estou adorando descobrir o Brasil.

02. Escreva o significado das palavras e expresses em destaque: a) ... estou escrevendo este dirio.
1 2

b) ... seria um teste de coragem e de fora. d) Entrei no pssaro de ferro e ele ...
4 2

c) ... as pessoas so como estranhos.


3 1

03. A palavra rede possui vrios significados. 1. Tecido de malhas largas para apanhar peixes. 2. Tecido fino de malha, que se pe na cabea para segurar o cabelo. 3. Tipo de cama, presa por argolas nas extremidades. Qual o significado da palavra rede na frase abaixo? Pinte-o no quadro. ... em nossa casa no achei redes de dormir. 04. Disse Kaxi:

confesso que no estava com muita vontade de fazer esta viagem... Meu pai disse que seria um teste de fora e coragem.
a) Do que Kaxi tinha medo?

b) Vir para a cidade seria um teste de fora e coragem. Por qu?


3

05. No texto, Kaxi descreve vrias diferenas entre a aldeia e a cidade grande. Complete o quadro escrevendo diferenas entre a vida na cidade grande e a vida na aldeia.

ALDEIA

CIDADE

06. O dirio de Kaxi um texto narrativo. Nesses textos, existem dois tipos de narrador: O narrador personagem O narrador observador

a) Qual o tipo de narrador do texto O dirio de Kaxi?

b) Copie palavras ou expresses do texto que comprovem sua resposta.

07. Copie do texto O Dirio de Kaxi uma palavra que seja: Substantivo e oxtona no plural. Um verbo trisslabo no passado. Um adjetivo no primeiro perodo do texto.

a) No ano de 2007 o tema da Campanha da Fraternidade Vida e misso neste cho nos convida a conhecer a realidade em que vivem os povos da Amaznia, ndios em sua maioria. Que cuidados devemos ter com a floresta para que os ndios possam viver bem ali? Cite trs.

b) Neste ano de 2008, o tema da Campanha da Fraternidade Escolhe, pois a vida. Podemos afirmar que a floresta Amaznica e os povos que ali vivem esto tambm entre as preocupaes da Campanha da Fraternidade 2008? Justifique.

08. Sobre as brincadeiras das crianas indgenas, Daniel Mundukuru diz em seu livro Coisas de ndio: As crianas indgenas so muito criativas na hora de brincar. Elas no tm lojas onde comprar os brinquedos, por isso inventam sempre novas brincadeiras para passar o tempo e aprender. Desde cedo, os ndios aprendem a conhecer a natureza e, aproveitando-se dela, fazem instrumentos simples com os quais brincam. Fazem arcos e flechas, bichos de palha, bonequinhos de barro ou sabugo de milho, porm petecas e diversos brinquedos feitos com coco e palhas de palmeiras...
MANDUKURU, Daniel. Coisas de ndio. So Paulo: Ed. Callir, 2000.

a) Responda: E voc, de que brinca para passar o tempo?

Quais brincadeiras voc mais gosta? Das crianas da cidade ou dos ndios? Justifique sua resposta.

09. Kaxi estranhou a maneira como as pessoas da cidade comiam e se perguntou: Fiquei pensando se do nosso jeito no mais simples de comer... Voc concorda com Kaxi? Justifique.

10. Imagine que voc tinha aceitado o convite de Kaxi e foi conhecer a aldeia indgena onde ela mora. Escreva um pequeno texto contando o que voc viu e o que voc fez e aprendeu na aldeia.

TEXTO II

O Drago e a Galinha dAngola

Naquela manh, a galinha dAngola encontrou um ovo l no terreiro... O ovo estava comeando a rachar... crac... crac... E l de dentro saiu um dragozinho, que olhou pra galinha dAngola e disse: Piu, piu! A galinha ficou comovida e adotou o dragozinho. Onde ela ia com os filhotes, o dragozinho ia atrs. Ele era amigo de todos os pintinhos. Acordavam bem cedo, ciscavam no terreiro, tinham aula de abrir e fechar asas... Quando os pintinhos brincavam de esconde-esconde, o dragozinho era sempre achado em primeiro lugar, por causa do rabo verde. No fim do dia adorava ouvir histrias contadas pela mame galinha dAngola, histrias antigas sobre a famlia: a da bisav tutu, que veio l da frica para o Brasil; a da tia Gigi, que era muito moderna e que pintou de rosa-choque as bolinhas das penas... O drago e os pintinhos faziam muitas travessuras: trocavam os ovos das patas com os das galinhas inglesas, brincavam de guerra de milho... O tempo foi passando e o dragozinho foi virando um dragozo. Um dia ele disse piu-piu e quase incendiou o galinheiro porque vocs sabem, todos os drages soltam fogo pela boca. Alguns moradores do galinheiro ficaram com medo e fizeram uma reunio para decidir se ele continuaria a morar ali ou no. Depois de muita discusso, decidiram que os drago teria que ir embora, viver no bosque de contos de fadas, dentro do livro. A despedida foi uma choradeira s... piu, piu... buaa... A galinha dAngola deu muitos beijinhos no filho adotivo, ajudou a arrumar a mala, colocou sanduche e suco de milho na sacolinha e prometeu ir visit-lo logo. L na floresta dos contos de fadas, o drago encontrou seus colegas. Eles no entendiam pra que servia um drago que s comia milho, voava baixinho, piava e no atacava ningum. Nessas horas, o drago ia para o lago, olhava seu rosto nas guas e perguntava: Quem sou eu? Drago ou galinha dAngola? Ele sentia muitas saudades de todos, mas no tinha coragem de voltar para o galinheiro. O tempo foi passando, at que um dia a mame galinha, em uma das suas visitas, apareceu muito nervosa gritando: A raposa est rodeando o galinheiro! Todos esto apavorados! Ento a dragonice dentro dele veio tona. Ele se lembrou de suas garras, de seu rabo, do seu fogo, e se sentiu mais drago do que nunca! Abriu as asonas, colocou a mame galinha nas costas e voou para o galinheiro.
6

Quando os dois chegaram l, s faltava um pouquinho para a raposa pegar trs galinhas... Ah! Ele soltou um fogo to forte, to forte pela boca, que a raposa virou churrasquinho! A todos os galos, galinhas, pintinhos e patos abraaram o drago, fizeram uma roda em torno dele e cantaram: Drago um bom camarada, drago um bom camarada, ningum pode negar!
FLORA, Ana. O Drago que era galinha dAngola. Ed. Salamandra.

01. Faa o que se pede: a) Escreva o significado das palavras sublinhadas: A galinha ficou comovida e adotou o dragozinho. Acordavam bem cedo e ciscavam no terreiro. O drago e os pintinhos faziam muitas travessuras. b) Responda: Qual o significado da palavra pena na frase abaixo?

A pena da galinha dAngola era rosa choque!

c) A palavra pena pode ser usada com outros sentidos. Escreva uma frase interrogativa empregando a palavra pena com um sentido diferente do empregado na frase em destaque.

02. A galinha dAngola adotou o dragozinho. Como era o convvio do drago com seus irmos adotivos? Justifique sua resposta.

03. Que atitude do drago fez com que as galinhas no o aceitassem mais no galinheiro?

04.

O drago comportava-se como uma galinha dAngola. Que aes do drago confirmam a afirmativa?

05.

L na floresta dos contos de fada, o drago encontrou seus colegas. Na sua opinio, quais foram os colegas encontrados pelo drago? A que histrias eles pertencem?

06. Em reunio, as galinhas decidiram que o drago teria que ir embora. Imagine e escreva, no balo, o que a me adotiva do drago disse s galinhas convencendo-as de deix-lo permanecer.

07.

A dragonice dentro dele veio tona. Que fato fez com que o drago se sentisse mais drago do que nunca?

08. Faa o que se pede: a) Transcreva o primeiro perodo do texto no tempo verbal presente.

b) Escreva os personagens do texto e o adjetivo que caracteriza cada um deles.

c) Copie do texto trs palavras: Oxtonas

Paroxtonas

proparoxtonas

09. As galinhas arrependidas escreveram um bilhete para o drago pedindo desculpas por t-lo expulsado do galinheiro. Imagine esse bilhete e escreva-o.

10. Leia a histria em quadrinhos a seguir:

a) Na sua opinio, o papagaio precisa realmente de um professor de portugus? Por qu?

b) Observe a expresso do Menino Maluquinho no ltimo quadrinho. Imagine o que ele vai dizer e escreva no bvalo abaixo.

TEXTO III

A viagem de uma carta


Ol crianas, jovens, velhos e adultos! Eu sou um antigo meio de comunicao. Conheo o mundo inteiro, as montanhas de neve, os desertos, as cidades, os litorais e as plancies. Percorro tudo levando notcias: mato saudade, fao rir, provoco choro e suspiro. Levo notcias de nascimento, festa, casamento... de todo acontecimento. Vou contar para vocs uma das minhas viagens. Fui escrita com muito carinho, por uma jovem que queria mandar notcias para uma pessoa muito amada. Nasci em Belo Horizonte. No correio comeou a mais incrvel aventura. Sa das mos delicadas de minha criadora e ca numa enorme caixa, cheia de cartas iguais a mim e, a cada instante, chegavam mais coleguinhas. Enfim fui selecionada e encaminhada para o aeroporto. Viajei de avio pela primeira vez, cortei o cu, atravessei as nuvens e voei bem junto s estrelas e cheguei cidade de So Paulo. Fui de nibus at Curitiba. Bem cedinho levaram-me estao ferroviria. Num confortvel trenzinho, subi a serra de Paranagu. Avistei toda a paisagem e suas belezas: flores, pssaros, cachoeiras, tneis... Cheguei ao meu destino: a cidade de Paranagu. Colocaram-me na mochila de um funcionrio do correio, que quase me matou de susto com sua possante moto. Ai, meu Deus, quanto susto! Eu me agarrava sua bolsa, com medo de cair. Com jeito, ele me ps numa caixinha. Logo, mos doces me pegaram, fui acariciada, olhos cheios de lgrimas. Fui cheirada e apertada ao peito daquela velhinha. Entre um sorriso e uma lgrima, ajeitou os culos no rosto e leu baixinho: "Minha querida vovozinha..." Fui lida e relida, depois guardada com vrias outras cartas. Acostumei-me com o novo lar, apesar de sentir falta das andanas.
GUIMARES, Andra, A viagem de uma carta, BH: Ed. RHJ, 1991. (Adaptao)

INTERPRETAO DE TEXTO 01. Escreva, no quadro, o significado das palavras numeradas no trecho: "No correio comeou1 a mais incrvel2 aventura. Sa das mos delicadas3 de minha criadora e ca numa enorme4 caixa, cheia de cartas iguais a mim e a cada instante5 chegavam mais coleguinhas."

1. 2. 3. 4. 5.
10

02. Sobre a carta, complete: a) c) Cidade em que foi escrita: ___________________________________________________ Cidades por onde passou durante a viagem: ____________________________________ ___________________________________________________________________________ d) Meios de transporte utilizados por ela: __________________________________________ 03. Responda: a) b) Cidade para qual foi enviada: ________________________________________________

Fui escrita com muito carinho por uma jovem.


A quem a carta foi enviada? Que frase do texto comprova a sua resposta?

b)

Com jeito, o funcionrio do correio me ps numa caixinha. Logo, mos doces me pegaram.
Que atitudes da velhinha, a destinatria da carta, mostraram que ela estava feliz e emocionada?

04.

Eu sou um antigo meio de comunicao.


Hoje podemos tambm nos comunicar atravs de e-mail. Na sua opinio, a carta poder deixar de existir? Por qu?

05. Leia o trecho e faa o que se pede:

"Bem cedinho levaram-me estao ferroviria. Num confortvel trenzinho, subi a serra de Paranagu. Avistei toda a paisagem e sua beleza: flores, pssaros..."
Copie do trecho uma palavra que seja: oxtona acentuada: _____________________________________________________ paroxtona acentuada: __________________________________________________ proparoxtona: _________________________________________________________ um verbo trisslabo: ____________________________________________________ um substantivo: ________________________________________________________ um adjetivo: __________________________________________________________
11

06. Leia o poema e responda:

Se voc for para a ndia No se esquea de comprar Uma passagem de ndia e volta. Se for para o Canad Nem pense em beber garapa: No Canad nem cana d. Se for para o Equador Nunca pea caf expresso: L s tem caf de coador. E se for para o Peru No espere que lhe respondam Quando gritar "Glu Glu Glu".
PAES, Jos Paulo. Um passarinho me contou. So Paulo: tica, 1996, p. 27.

Dicas de viagem

a) Na sua opinio, essas dicas so de uma viagem verdadeira ou imaginria? Por qu?

b) O autor de "Dicas de viagem" utiliza-se de algumas brincadeiras poticas. Identifique essas brincadeiras na: 1 estrofe: 2 estrofe: 3 estrofe: 4 estrofe:

07. Leia o texto e resolva as questes 07, 08 e 09.

Viajar bom. Mas, para a viagem ser bem sucedida, necessrio estarmos preparados para enfrentar situaes inesperadas, experimentar comidas diferentes... Geralmente levo coisas bsicas e necessrias: Uma pequena lanterna de bolso (com dois jogos de pilhas); Sacos para coleta de lixo; Roupas apropriadas para o clima do lugar e para as atividades que sero realizadas; Barraca de lona; ... Se, durante a viagem, voc fizer caminhada pelo mato, previna-se: Ande em grupo, nunca sozinho; Use bota de cano alto; Preste ateno em algumas coisas: rvores altas e velhas, lagos, rios, montanhas ...
MATUCK, Rubens. Trecho retirado do livro Viagens - Manual do Pequeno Observador. So Paulo: Ed. tica, 1999. (Adaptao)

A viagem

A mala de viagem

Cuidados

Responda:

necessrio, em viagens, levar roupas apropriadas para as atividades que sero realizadas.
Voc concorda com essa afirmativa? Justifique.

12

08. Sobre o texto da questo 07, d a sua opinio: a) A mala de viagem foi preparada para que tipo de viagem? Copie do texto dois itens que comprovam a sua resposta. b) Ao preparar a mala, o autor mostrou-se preocupado com o meio ambiente? Justifique a sua resposta.

09. Imagine que, nas prximas frias, voc far uma viagem. Complete os quadros.

Para onde viajarei: _______________________________________________

Levarei na mala:

Cuidados que deverei ter:


10. Produes de textos (use folha avulsa ou o caderno)

a) Imagine que voc tenha viajado para a Lua ou para Marte. Descreva a sua viagem. b) Que viagem voc gostaria de fazer? Justifique. c) Descreva a viagem que voc fez e que mais gostou.
13

SOUSA ,Maurcio de. Turma da Mnica n 1 Voc sabia? O descobrimento do Brasil.

TEXTO IV O Sol aquece o planeta e fornece energia para a formao da chuva, neve, vento e outros fenmenos climticos. Parte da energia emitida pelo Sol absorvida e transformada em calor. Uma parte do calor que chega Terra vai para o espao, mas outra fica presa nas camadas de ar e responsvel pelo seu aquecimento. Isto necessrio para a sobrevivncia do planeta. Se esse calor no for retido, as temperaturas sero to baixas que a vida na Terra se tornar impossvel. O problema que alguns gases, como o CO2 (gs carbnico)e o CFC, aumentam o acmulo do calor e o planeta fica quente em excesso. A temperatura da terra est aumentando e isso traz resultados ruins para o planeta como grande perodo de secas ou de chuvas, enchentes e at tsunamis. GASES QUE CAUSAM O EFEITO ESTUFA METANO ENCONTRADO NOS LIXES liberado pela ao de bactrias durante a decomposio de matria orgnica. CFC Usado em sistemas de refrigerao de geladeiras. CO2 GS CARBNICO Esse gs produzido pela respirao de plantas e animais e no causa danos ao planeta. Liberado na atmosfera por veculos e fbricas. Ele um dos principais responsveis pelo aumento excessivo da temperatura da Terra. O QUE ELE CAUSA O superaquecimento da Terra traz vrios problemas para a vida no planeta. O nvel dos mares pode subir, uma vez que as geleiras derretem. Assim, cidades beira-mar podem desaparecer. Secas e enchentes sero mais frequentes. O clima quente favorvel ao aumento de mosquitos e doenas como dengue e malria. COMO EVITAR Para evitar o aquecimento global, devemos diminuir a emisso de gases como CO2 e CFC. No caso do Brasil, a preservao das matas e das florestas como a Amaznica e outras essencial, pois ajuda o planeta a respirar. O Brasil usa pouco combustvel orgnico, mas as queimadas da Amaznia nos colocam em quarto lugar entre os maiores emissores de gases causadores do efeito estufa e aquecimento global. Dessa forma, preservar a floresta e evitar as queimadas uma grande ajuda para a preservao do planeta. A biodiversidade, que a variedade de seres vivos, pode diminuir. CURIOSIDADE Em 1997, no Japo, vrios pases assinaram o Protocolo de Kyoto, um acordo internacional visando diminuir a emisso de gases poluentes que aumentam o efeito estufa. E assim iriam reduzir o aumento da temperatura no planeta. Infelizmente os Estados Unidos, maior responsvel pelo aquecimento da Terra, no aceitaram esse acordo afirmando que prejudicaria o desenvolvimento industrial do seu pas.

Estado de Minas Gurilndia, 27 jun. 2009.

01.

Faa as atividades. a) Qual o melhor significado das palavras sublinhadas nas frases? Risque-o no quadro de verbetes. Uma parte do calor que chega Terra O Sol aquece e fornece energia vai para o espao. para o planeta. FORNECER Dar, produzir, abastecer de; facilitar; proporcionar, gerar.
14

ESPAO perodo ou intervalo de tempo; extenso onde existe o Sistema Solar, as estrelas, o Universo; distncia entre dois pontos.

b) Explique a afirmativa abaixo. O superaquecimento da Terra traz vrios problemas para a vida no planeta.

02.

Uma parte do calor que chega Terra vai para o espao. Outra parte desse calor fica presa s camadas de ar. Se esse calor no ficasse retido, seria impossvel a vida no planeta, a) Explique a afirmativa sublinhada no pargrafo acima.

b)

Alguns gases causam o efeito estufa, aquecendo a Terra em excesso. Identifique esses gases:

gs liberado no ar por veculos e fbricas: gs produzido nos lixes: gs usado em refrigeraes e geladeiras:
c) Desses gases, qual considerado o maior causador do aumento excessivo da temperatura da Terra?

03.

a)

No h como evitar o aquecimento global. De acordo com o texto, essa afirmativa verdadeira? Justifique.

b) Crie um cartaz para pedir a preservao das nossas florestas e mostrando a importncia dessa atitude para a Terra.

15

04. Leia o texto e faa o que se pede. TEXTO II O VELHO VIRA NOVO Um dos maiores problemas do planeta Terra a grande produo de lixo. Ele no serve para nada, certo? Nada disso. Tudo aquilo que jogamos fora pode ser reaproveitado. Na reciclagem, o lixo tratado como matria que ser reaproveitada para fazer novos produtos. Olha s quantas vantagens: diminui a quantidade de lixo que vai para os lixes, ou ficam espalhados pela rua entupindo os bueiros, reduz a poluio, alm de gerar empregos.
Disponvel em: canalkids.com.br/meio_ambiente/cuidando planeta. Acesso em: 11 mar. 2010.

a) De acordo com o texto, qual um dos maiores problemas do nosso planeta? b) Sobre reciclagem, escreva:

O que ?

Vantagens da reciclagem do lixo.


05. Leia os quadrinhos e responda.

a) O que podemos perceber no 1. quadrinho?

SOUSA, Mauricio de./Panini Comics. Almanaque Histria de uma pgina. Turma da Mnica. n. 4. p.73.

b) O que Chico Bento e sua turma pretendiam? Isso foi possvel? Por qu?

c) Chico Bento e sua turma contriburam para a preservao do planeta? Explique.

16

06.

Os rios esto virando depsito de lixo. Os peixes esto morrendo. Esgotos esto sendo jogados nos rios. a) Crie um cartaz, contendo texto e ilustrao, mostrando que rios devem ser lugar de peixes e gua potvel e a importncia disso.

b)

A Campanha da Fraternidade 2011 Fraternidade e a vida no Planeta tem como objetivo despertar a todos ns para a importncia da preservao do nosso planeta. Voc pode ajudar a preservar o planeta com pequenas atitudes e hbitos saudveis. Continue a lista abaixo. Economizar gua no banho, enquanto ensaboa feche a torneira do chuveiro.

ZICS/gmf 17

Vous aimerez peut-être aussi