Vous êtes sur la page 1sur 23

PORTUGUS

a parte da gramtica que estuda os fonemas de uma lngua.


FONEMA o menor elemento sonoro capaz de estabelecer uma distino de significado entre palavras. Veja, nos exemplos, os fonemas que marcam a distino entre os pares de palavras: bar mar tela vela sela - sala No confunda os fonemas com letras. Fonema um elemento acstico e a letra um sinal grfico que representa o fonema. Nem sempre o nmero de fonemas de uma palavra corresponde ao nmero de letras que usamos para escrev-la. Na palavra chuva , por exemplo, temos quatro fonemas, isto , quatro unidades sonoras [xuva] e cinco letras. Certos fonemas podem ser representados por diferentes letras. o caso do fonema /s/ (lemos s), que pode ser representado por: s: pensar sc: nascer ss: passado xc: excelente x: trouxe c: cinto : caar s: deso s vezes, a letra x pode representar mais de um fonema, como na palavra txi . Nesse caso, o x representa dois sons, pois lemos tksi. Portanto, a palavra txi tem quatro letras e cinco fonemas. Em certas palavras, algumas letras no representam nenhum fonema, como a letra h , por exemplo, em palavras como hora , hoje , etc., ou como as letras m e n quando so usadas apenas para indicar a nasalizao de uma vogal, como em canto , tinta , ambulncia , etc. Classificao dos fonemas Vogais: so fonemas resultantes das vibraes das cordas vocais e em cuja produo a corrente de ar passa livremente na cavidade bucal. As vogais podem ser orais ou nasais. Nas orais, a corrente de ar passa apenas pela cavidade bucal (so elas: a, , , i, , o, u); j nas nasais, a corrente de ar passa pela cavidade bucal e nasal. A nasalidade pode se indicada pelo til (~) ou pelas letras m e n (so elas: , e, i, , u). Semivogais: so os fonemas /i/ e /u/ quando, juntos de uma vogal, formam com ela
PORTUGUS

FONOLOGIA

uma mesma slaba. Ex: pa-pai. (Observe que na formao da segunda slaba as duas vogais ficam juntas e que o /i/ pronunciado de maneira mais fraca em relao a /a/). Consoantes: so fonemas que, diferentemente das vogais (que encontram passagem livre para o ar), so produzidos com alguma obstruo da cavidade oral, provocada por movimentos articulatrios. Encontros voclicos

Ditongo: o encontro de uma vogal com


pai (vogal + semivogal = ditongo decrescente) ginsio (semivogal + vogal = ditongo crescente)

uma semivogal (ou vice-versa) numa mesma slaba. Ex:

Tritongo: o encontro de uma semivogal


com uma vogal e outra semivogal numa mesma slaba. Ex: Paraguai.

Hiato: a seqncia de duas vogais numa

mesma palavra, mas que pertencem a slabas diferentes, pois nunca h mais de uma vogal em uma mesma slaba. Ex: sada sa--da, juiz ju-iz). Encontros consonantais ocorrem quando h um grupo de consoantes sem vogal intermediria. Ex: flor, grade, digno. Dgrafos d-se o nome de dgrafo ao grupo de duas letras que representa apenas um fonema. Podem ser voclicos ou consonantais. Sero voclicos no caso de qualquer vogal combinada com as letras m e n (pois ambas esto ali para marcar a nasalidade da vogal). Sero consonantais quando a combinao de letras representar um fonema consonantal. So consonantais os dgrafos abaixo: ch chuva xc excelente sc nascer qu - quente ss osso nh - vinho s desa rr - ferro lh filho gu guerra
Ateno! Nos dgrafos, as duas letras representam um s fonema; nos encontros consonantais, cada letra representa um fonema.

Pgina 1 de 23

Mdulo I

SLABA um fonema ou grupo de fonemas pronunciados num s impulso expiratrio. Uma palavra pode ser formada por uma ou mais slabas. Em portugus, a base de qualquer slaba a vogal. Classificao das palavras quanto ao nmero de slabas Monosslaba: apenas uma slaba. Ex: me, p, cho, flor. Disslaba: duas slabas. Ex: dente, ponte, dado. Trisslaba: trs slabas. Ex: mdico, amigo, cadeira. Polisslaba: quatro ou mais slabas. Ex: amizade, medicina, literatura. Silaba tnica e slaba tona Na palavra com mais de uma slaba, dizemos que a slaba tnica aquela que se distingue das demais por ser pronunciada com mais intensidade. As outras slabas da palavra so chamadas de tonas. Quanto posio da slaba tnica, uma palavra pode ser: Oxtona: quando a slaba tnica a ltima. Ex: pular, gentil, mulher

pronncia na linguagem coloquial. Esse o caso da palavra (A) habitantes. (B) estruturalmente. (C) objeto. (D) portugus. (E) laser.

03.

comum fazermos acrscimos ou supresses de fonemas nas palavras, fenmenos esses so registrados na escrita. Todas as palavras abaixo, considerando sua pronncia na linguagem coloquial, encaixam-se nesse caso, exceo de (A) surpreendidos. (B) dignidade. (C) duradoura. (D) tcnicas. (E) ambigidade.

04. Algumas palavras da lngua portuguesa


contm slabas terminadas por consoantes que no costumam ocorrer nessa posio. (final de slaba). Em funo disso, na lngua falada, freqentemente tais palavras acabam por apresentar uma slaba a mais do que a sua representao escrita. Observe as palavras abaixo. I. II. III. pulso intelecto hipntica

Paroxtona: quando a slaba tnica a


penltima. Ex: casa, tela, amigo

Proparoxtona: quando a slaba tnica a


antepenltima. Ex: rvore, prximo, exrcito

EXERCCIOS
01. O mesmo fonema representado pelo em
direo ocorre em outros vocbulos. Esse no o caso de (A) pisaram. (B) prxima. (C) efervescente. (D) possibilidade. (E) espcie.

Quais delas correspondem descrio acima? (A) Apenas II. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

05. Ao pronunciar palavras como adeptos, os


falantes da lngua portuguesa tendem a acrescentar-lhes uma vogal no representada na lngua escrita. Observe as alternativas abaixo: I. II. III. perseguem, homossexuais rachar, igualdade faco, significa

02. A pronncia das palavras na linguagem


coloquial por vezes se distancia bastante de sua representao escrita. Em alguns casos, essa diferena chega a determinar uma quantidade diferente de slabas entre a palavra escrita e a
PORTUGUS

Em quais delas ambas as palavras sofrem o mesmo processo? (A) Apenas I.


Mdulo I

Pgina 2 de 23

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) Apenas II e III.

06. Todas as palavras abaixo, exceo de


uma, apresentam um mesmo fonema consonantal em posio inicial de slaba, com representaes grficas diferentes. No apresenta esse fonema consonantal comum a todas as outras a palavra (A) relao. (B) passivamente. (C) segurado. (D) reciprocidade. (E) existe.

MORFOLOGIA a parte da gramtica que estuda a estrutura e o processo de formao das palavras de uma determinada lngua. Trata ainda da classificao e das flexes das palavras.
Palavra uma unidade lingstica de som e significado que entra na composio dos enunciados da lngua.

Estrutura das Palavras

07. Embora escrevamos............... e ............. de


forma diferente, depois de su, bvio que as duas grafias representam o mesmo fonema; esse um exemplo das dificuldades de nossa ortografia. (A) suserano sucesso. (B) sucinto suserano. (C) sucesso sucinto. (D) suscitar suscetvel. (E) sucinto suscetvel.

08. Na fala freqente fazemos acrscimos ou


supresses de fonemas nas palavras. Tais fatos de pronncia, contudo, no so registrados na escrita. Todas as palavras abaixo, considerando sua pronncia na linguagem coloquial, se encaixam nesse caso, exceo de (A) verdadeira. (B) tampouco. (C) capturado. (D) bal. (E) fico.

09. Na ortografia da lngua portuguesa, usam-se


freqentemente combinaes de duas letras para representar um s som. Isso no ocorre na palavra (A) florescendo. (B) aquele. (C) mancha. (D) dissecava. (E) exonerado.

Observe as seguintes palavras: Gordo, gordinho, gordura, gorducho, gordo, engordar. A comparao entre essas estruturas revela uma unidade comum: gord- dotada de significado especfico; essas unidades so chamadas de elementos mrficos ou morfemas. Os elementos mrficos so classificados de acordo com a funo que exercem nas palavras. Assim, temos: Radical: o morfema que corresponde ao sentido bsico da palavra. Em alguns casos, pode ser depreendido por comparao entre vrias palavras de uma mesma famlia (grupo de palavras que se organizam a partir de um mesmo radical e que mantm, por esse motivo, um vnculo de significado). As palavras apresentados acima, cujo radical gord-, podem ser chamadas de cognatas.

PORTUGUS

Pgina 3 de 23

Mdulo I

Afixos: so morfemas que, se acrescentados a um radical, do origem a uma nova palavra. Os afixos de subdividem em: Prefixos: acrescentados ao incio do radical. Exemplo: en gordar. Sufixos: acrescentados ao fim do radical. Exemplo: gordura, gorducho, gordinho.
IMPORTANTE:

Formao de Palavras
Observam-se, na Lngua Portuguesa, dois diferentes processos de formao de palavras: derivao e composio. Derivao: o processo de formao de palavras pelo acrscimo de afixos a um determinado radical, da subtrao de morfemas ou da troca de classe gramatical. Subdivide-se em:

Desinncias: so os morfemas indicativos das flexes das palavras, ou seja, das variaes por que elas passam para indicar as categorias de gnero e nmero (nos substantivos, adjetivos e pronomes) e de pessoa, nmero, modo e tempo (nos verbos).

Derivao prefixal: ocorre quando a nova palavra formada pelo acrscimo de um prefixo ao radical da palavra primitiva.

Vogal Temtica: morfema que caracteriza as conjugaes verbais, estabelecendo a ligao entre o radical e as desinncias.

Derivao sufixal: ocorre quando a nova palavra formada pelo acrscimo de um sufixo ao radical da palavra primitiva.

Derivao parassinttica: ocorre quando a nova palavra formada pelo acrscimo simultneo de um prefixo e um sufixo ao radical da palavra primitiva.

Tema: o conjunto formado pelo radical acrescido da vogal temtica (o tema do verbo cantar canta-). Vogais e Consoantes de Ligao: so vogais e consoantes que, sem trazer nenhuma informao gramatical ou modificao de sentido, vm entre dois morfemas para facilitar a pronncia. Podemos dizer, ento, que sua utilizao deve-se a leis fonticas.

Derivao regressiva: a nova palavra formada pela subtrao de um elemento da palavra primitiva. Geralmente so formados substantivos a partir de verbos por meio desse processo.

PORTUGUS

Pgina 4 de 23

Mdulo I

Derivao imprpria: neste caso, a palavra muda de classe gramatical sem que tenha sofrido qualquer alterao de natureza morfolgica; a mudana ocorre pelo contexto em que a palavra utilizada.

01. As palavras molheira, saleiro e sujeira so


formadas pela adio de um mesmo sufixo ao radical. Assinale a alternativa que NO apresenta o mesmo sufixo. (a) roupeiro. (b) queira. (c) fofoqueira. (d) lixeira. (e) mosqueteiro.

LEMBRE-SE: Quando dizemos que uma palavra primitiva, quer dizer que ela no se origina de nenhuma outra. Para saber se uma palavra primitiva, tente sempre lembrar de outras palavras da mesma famlia, pois a palavra primitiva costuma ser a menor de todas (j que no apresentar prefixo, sufixo ou desinncia)! PRIMITIVAS casa flor DERIVADAS casario, casaro, casebre florista, florido, florescer

02. A palavra epatveis foi criada por Verssimo

Composio: o processo de formao de novas palavras pela combinao de radicais de palavras diferentes. Pode ser de dois tipos: Composio por justaposio: os radicais agregados conservam-se inalterados.

a partir do verbo pater, que no francs significa espantar. O neologismo do autor segue as regras de derivao da lngua portuguesa: a partir do emprstimo da palavra francesa , obtm-se o verbo epatar; tomando tal verbo como radical possvel, ento, a formao de epatveis. Seguindo a sugesto do autor, foram criados os cinco neologismos que aparecem na primeira coluna abaixo; na segunda coluna, aparecem observaes sobre a estrutura ou o significado de alguns desses neologismos. (1) (2) (3) (4) (5) epatados. epatabilidade. inepatveis. epatador. epatadio.

Composio por aglutinao: h a alterao de pelo menos um dos radicais que foram agregados para a formao da nova palavra.

( ) Substantivo formado a partir do adjetivo epatvel . ( ) Substantivo que designa o agente de uma ao, significando o agente de uma ao. ( ) Palavra formada pela adio de prefixo e sufixo. Assinale a alternativa cuja numerao corresponde associao correta entre as duas colunas. (a) 2 3 4 (b) 1 4 3 (c) 5 2 1 (d) 1 5 2 (e) 2 5 1

Outros Processos: Neologismo: criao de uma nova palavra. Exemplo: Imexvel. Abreviao vocabular: telefone fone; pornogrfico porn. Siglonimizao: criao de siglas. Exemplo: PIB Produto Interno Bruto. Onomatopia: criao de palavras com a inteno de imitar ou reproduzir certos sons ou rudos. Exemplo: tique-taque, zunzum, miau, bem-te-vi.

03. Todas as alternativas abaixo possuem o


mesmo prefixo, com exceo de: (a) insinuaes. (b) indireta. (c) incompetente. (d) incapazes. (e) inconscientemente.

EXERCCIOS
PORTUGUS Pgina 5 de 23 Mdulo I

04. Com o mesmo radical da palavra dspares


formada a palavra: (a) discreto. (b) mpar. (c) disparar. (d) aparar. (e) disperso.

(a) ferimento: composio por justaposio. (b) bispado: derivao sufixal. (c) entardecer: derivao parassinttica. (d) entrelinha: derivao prefixal. (e) aguardente: composio por aglutinao.

11. Considere o processo formador das palavras


e numere a segunda coluna de acordo com a primeira: (1) derivao prefixal (2) derivao sufixal (3) derivao parassinttica (4) derivao regressiva (5) composio por justaposio (6) composio por aglutinao ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) livreiro enfurecer desleal o abalo azul-marinho girassol planalto envenenar realismo

05. Entre as alternativas abaixo, qual contm


duas palavras que no pertencem mesma famlia? (a) ciso cindir (b) desiguais - designao (c) linear alinhado (d) gerando - gerador (e) polarizao plo

06. Todas as palavras abaixo tm prefixos,


exceo de: (a) deslavada. (b) desacreditados. (c) inverdades. (d) impassibilidade. (e) insinuao.

07. Com o mesmo radical da palavra passveis


formada a palavra (a) passado. (b) inultrapassvel. (c) capacidade. (d) impassibilidade. (e) pacfico.

Aponte, agora, a alternativa que apresenta a seqncia resultante. (a) 2 3 4 1 5 5 6 3 2 (b) 3 2 1 4 5 5 6 3 2 (c) 6 3 1 4 5 6 5 2 3 (d) 2 3 1 4 5 5 6 3 2 (e) 4 6 3 2 3 3 5 1 2

08. Existem prefixos que, embora totalmente


diferentes na forma, veiculam a mesma informao semntica, ou seja, tm o mesmo significado. Assinale a alternativa que contm palavras com esse tipo de relao entre si. (a) contrapartida - represlia (b) estratosfrica superioridade (c) impenetrvel descrente (d) reage originalidade (e) inconscientemente impenetrada

12. Foram formadas pelo mesmo processo as


seguintes palavras: (a) vendavais naufrgios polmicas (b) descompem desempregados - desejava (c) entendendo escritrio esprito (d) quietao sabonete nadador (e) religio irmo solido

13. O nico caso de aglutinao, nas alternativas


que seguem, : (a) supermulher. (b) antidemocrtico. (c) estadunidense. (d) caf-concerto. (e) embarcar.

09. Assinale a alternativa em que o prefixo da


palavra recriao foi empregado. (a) recreao (b) religiosidade (c) reorganizao (d) requisio (e) representao

14. (UFRGS) Abaixo so feitas trs afirmaes


sobre a formao de palavras: indica a falsa

10. Quanto ao processo formador das palavras,


marque a alternativa identificao.
PORTUGUS

que

I. As palavras parturientes, partos, e parteiras tm o mesmo radical.


Mdulo I

Pgina 6 de 23

Em histria e em obrigatrio, encontramos o mesmo sufixo, que admite flexo de gnero. III. As palavras estupidez, manipulao e obscurantismo so formadas por sufixao. Quais esto corretas? (a) Apenas I. (b) Apenas I e II. (c) Apenas I e III. (d) Apenas II e III. (e) I, II e III.

II.

ser tomado como tendo algum tipo de existncia prpria, ainda que apenas imaginada (gnomo, anjo, unicrnio). Os substantivos podem ser classificados da seguinte forma: Classificao quanto ao que nomeado: Prprios: nomeiam um nico ser (ou coisa) de modo a diferenci-la de outros da mesma classe (Paulo, Maria, Joo). Comuns: identificam todos os seres, coisas ou idias de um mesmo tipo, de uma mesma classe (rvore, dio, homem, cidade, carro). Coletivo: um substantivo comum que, mesmo no singular, designa um conjunto de seres da mesma espcie (boiada, enxame, matilha, esquadra, panapan).

15. (RITTER) Considere a palavra rentveis para


responder questo seguinte. No seu processo de formao por derivao, sofre uma alterao no radical, da mesma ordem que (a) mutvel. (b) aprecivel. (c) considervel. (d) demonstrvel. (e) detestvel.

16. Assinale a alternativa em que todos os


prefixos tm a mesma significao. (a) recuar reverter rever (b) amoral afnico aproximar (c) imperdovel desnutrir impossvel (d) insuficiente incapaz injetar (e) transferir transporte sobrepor

Classes de Palavras
Em nossa lngua, as palavras so divididas em dez classes, distribudas em dois grupos:

Classificao quanto natureza do que nomeado: Concretos: identificam algo cuja referncia imediata. No se trata de assegurar a existncia do ser ou coisa nomeada, mas sim a possibilidade de atribuir-lhe uma representao precisa (boi, prego, casa, dinossauro, bruxa, menina). Abstratos: nomeiam algo que pouco preciso: um sentimento, um estado. Trata-se sempre de uma noo, de uma idia sobre algum estado ou sentimento, sem que se possa precis-la (saudade, dio, tristeza, beleza, amor).
Classificao quanto origem: Primitivo: o substantivo que no provm de outra palavra (pedra, livro, casa, terra). Derivado: o substantivo formado a partir de uma outra palavra j existente, pelo uso de afixos (pedreira, livraria, casebre, terreiro).

a) Variveis

(tm flexo): substantivos, adjetivos, artigos e verbos. b) Palavras invariveis (no tm flexo): advrbios, preposies, conjunes, interjeies. c) Palavras variveis / invariveis (podem, ou no, flexionar-se): pronomes e numerais.

SUBSTANTIVO
Tradicionalmente o substantivo definido como vocbulo que designa os seres (pessoas, animais ou coisas): tijolo, floresta, pingim, etc. Contudo, tambm pode designar qualidade (honradez, lealdade ) ou aes (subtrao, viagem, assessoramento ). Enfim, podemos classificar como substantivo tudo aquilo que pode
PORTUGUS

Classificao quanto estrutura: Simples: formado a partir de


um nico radical (livro, guarda, flor, pedra). Composto: formado por mais de um radical (couve-flor, planalto, p-demoleque, aguardente). FLEXO DE GNERO
Mdulo I

Pgina 7 de 23

Gramaticalmente, os substantivos podem pertencer ao gnero masculino ou feminino, dividindo-se em biformes e uniformes. Biformes : so aqueles que apresentam uma forma para cada gnero. Nesse caso, ocorrem as seguintes situaes: a) Como regra geral, o gnero feminino marcado pela desinncia a. Ex: gato gata, fregus freguesa, juiz juza. b) Alguns substantivos formam o feminino por meio de acrscimo de sufixos. Ex: conde condessa, imperador imperatriz, sacerdote sacerdotisa, poeta poetiza. c) Os substantivos terminados em o formam o feminino em oa, ou ona. Ex: leo leoa, ano an, solteiro solteirona. d) A oposio masculino feminino pode ser indicada por substantivos de radicais diferentes que se referem a seres da mesma espcie; esses substantivos so chamados de heternimos. Ex: homem mulher, bode cabra, cavalo gua.

d) mudana de significado:

Gnero

de

Observao: No confunda gnero com o sexo dos seres a que se referem os substantivos. Na anlise gramatical, a palavra nuvem, por exemplo, um substantivo feminino e a palavra sapato, um substantivo masculino, no havendo nesses casos, evidentemente, nenhuma aluso a caractersticas sexuais. A palavra criana um substantivo feminino e tatu, um substantivo masculino, embora possam designar seres de ambos os sexos.

Uniformes : so aqueles que apresentam a mesma forma no masculino e no feminino. Podem ser: a) Comuns-dedois: so os que se referem a pessoas, e a distino dada pelas palavras que os acompanham.

FLEXO DE GRAU A classificao de grau dos substantivos serve para indicar uma proporo maior ou menor em relao a um ponto de referncia considerado normal. Quando a proporo maior, diz-se que o substantivo encontra-se no grau aumentativo (casa casaro), quando ela menor, diz-se que o substantivo encontra-se no grau diminutivo (casa casinha). Existem dois processos diferentes de formao da flexo de grau dos substantivos: Processo sinttico: um sufixo tpico (de forma aumentativa ou diminutiva) acrescentado ao radical do substantivo. Ex: gato + -inho= gatinho, gato + -o= gato. Processo Analtico: um adjetivo quantificador acompanha o substantivo para indicar flexo de grau. Ex: gato grandeI, gato pequeno.
Nem sempre, porm, o uso de sufixos aumentativos ou diminutivos est relacionada idia de tamanho. Muitas vezes, eles do ao substantivo um sentido afetivo, carinhoso ou, ento, pejorativo, irnico. Exemplo: Rodrigo meu amigo! Mas que sujeitinho covarde! PRINCIPAIS SUFIXOS AUMENTATIVOS

b)

Sobrecomun s: so os substantivos (referentes a pessoas) que s podem ser usados em um nico gnero, quer se refiram a pessoas do sexo feminino ou do masculino.

c)

Epicenos: substantivos de um nico gnero (referentes a animais); no caso de ser necessrio estabelecer uma diferena de sexo, recorre-se s palavras macho ou fmea.

-aa barcaa -ao ricao -alho vagalho -anzil corpanzil -o paredo -arro gatarro -az lobaz

-zio copzio -eiro vozeiro -ona mulherona -orra - cabeorra -udo barrigudo -zo pezo -zarro homenzarro

PORTUGUS

Pgina 8 de 23

PRINCIPAIS SUFIXOS DIMINUTIVOS Mdulo I

-acho - riacho -culo versculo -ejo lugarejo -elho rapazelho -ela ruela -inho livrinho -ito rapazito -ola rapazola -ota ilhota

-eta saleta -eto poemeto -ico burrico -ilha tropilha -im flautim -ote saiote -nculo homnculo -zinho cozinho -zito - pezito

7.

Os substantivos terminados em x no mudam de forma no plural. Ex: o trax os trax.

8.

FLEXO DE NMERO Os substantivos podem assumir forma singular ou plural. H, porm, alguns que s se usam no singular ou no plural, como f, caridade, parabns, psames. substantivos simples Plural dos

Os substantivos terminados em o podem formar o plural de trs maneiras: a) Pelo acrscimo de s . Ex: irmo irmos . b) Pela transformao de o em es . Ex: alemo alemes . c) Pela transformao de o em es . Ex: leo lees .

9.

1. Como regra geral, o plural feito pelo


acrscimo do s forma singular. Ex: aluno alunos, casa casas, urubu urubus.

Quando o substantivo est no grau diminutivo e formado com os sufixos zinho ou zito , perde o s do plural do substantivo primitivo. Ex: animalzinho animai (-s ) + zinhos - animai zinhos , cozinho ce (-s ) + zinhos ce zinhos .

2. Os substantivos terminados em al , el , ol e
ul fazem o plural trocando o l por is . Ex: jornal jornais , pastel pastis , anzol anzis , azul azuis .
plural de duas formas:

Plural dos substantivos compostos


1. Quando os elementos de um substantivo composto no esto separados por hfen, o plural se faz normalmente pelo acrscimo do s . Ex: passatempo passatempos . 2. Quando os elementos de um substantivo composto esto ligados por hfen, podem ocorrer os seguintes casos: a) Variam todos os elementos se eles forem substantivos, adjetivos ou numerais. Ex: carto-postal cartes -postais . quarta-feira quartas -feiras . amor-perfeito amores -perfeitos . guarda-noturno guardas noturnos .

3. Os substantivos terminados em il fazem o a)


Q uando so oxtonos, trocam o l por s . Ex: funil funis . b) Q uando so paroxtonos, trocam il por eis . Ex: fssil fsseis .

4.

Os substantivos terminados em r e z fazem o plural pelo acrscimo de es . Ex: pastor - pastores , juiz juzes .

5.

Os substantivos terminados em n fazem o plural pelo acrscimo de es ou s (a segunda forma mais usada). Ex: plen plens , hfen hfenes / hifens , abdmen abdmenes / abdmens .

b)

Varia apenas o primeiro elemento quando ele for ligado ao segundo por preposio. Ex: p-de-moleque ps de-moleque.

6.

Os substantivos monosslabos e os oxtonos terminados em s fazem o plural pelo acrscimo de es . Ex: pas pases , francs franceses , ms meses , gs gases .
Obs.: Quando no so oxtonos, os substantivos terminados em s no mudam de forma no plural. Ex: o tnis os tnis. PORTUGUS Pgina 9 de 23

c)Varia apenas o segundo elemento quando: O primeiro um verbo ou palavra invarivel. Ex: arranha-cu arranha-cus abaixo-assinado abaixo-assinados guarda-roupa guarda-roupas

O substantivo composto de palavras


repetidas ou onomatopaicas.
Mdulo I

Ex:

reco-reco reco-recos bem-te-vi bem-te-vis

d)

Os dois elementos ficam invariveis quando o substantivo composto de verbos de sentidos opostos ou de palavras que no admitem flexo. Ex: o leva-e-traz os leva-e-traz, o bota-fora os bota-fora.

um nico radical. Os adjetivos primitivos e derivados elencados acima podem ser tomados como exemplos de adjetivos simples. Adjetivos Compostos: so aqueles formados por mais de um radical: azul-marinho, mdicohospitalar, socioeconmico, luso-brasileiro, poltico-institucional. Adjetivos Ptrios So os adjetivos derivados de substantivos e que se referem a pases, estados, provncias, regies, cidades, aldeias, vilas, povoados. Indicam nacionalidade ou lugar de origem. LOCAL Acre Belo Horizonte Esprito Santo Mato Grosso RJ (estado) RJ (cidade) Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul SP (estado) SP (cidade) Viamo Afeganisto Bangladesh Blgica Chipre Nova Zelndia Vietn Estados Unidos Nova Iorque ADJETIVO acreano belo-hotizontino
esprito-santense ou capixaba (que significa roa de milho em uma lngua indgena da regio)

a sua estrutura: Adjetivos Simples: so os que apresentam

ADJETIVO
Todo adjetivo exprime algo atribuvel a um substantivo, ampliando, limitando ou precisando o seu sentido: poltico honesto (qualidade), carro amassado (estado), cu azul (aparncia / aspecto), criana educada (modo de ser). Alm disso, o adjetivo tambm serve para estabelecer com o substantivo uma relao de tempo, de espao, de matria, de finalidade, de propriedade, de procedncia, etc. Por isso, chamado de adjetivo de relao: nota mensal = nota relativa ao ms movimento estudantil= movimento feito por estudantes casa paterna= casa onde habitam os pais vinho portugus= vinho proveniente de Portugal ADJETIVO X SUBSTANTIVO
Uma preta velha vendia laranjas. Uma velha preta vendia laranjas.

mato-grossense
fluminense (do latim flumen , que quer dizer rio. carioca (que em tupi quer dizer casa do branco) rio-grandense-do-norte ou potiguar (que em tupi significa comedor de camaro) rio-grandense-do-sul, sulrio-grandense ou gacho (habitante dos pampas)

Assim como ocorre com os substantivos, os adjetivos tambm podem ser classificados quanto: a sua origem: Adjetivos Primitivos: so radicais que por si s designam qualidade, independentemente da existncia de seres ou aes que as representem. So muito poucos os adjetivos primitivos da lngua. Alm de voa parte dos adjetivos referentes s cores, so eles: curto, grande, pequeno, claro, escuro, liso, livre, triste, feliz, brando, largo. Adjetivos Derivados: so aqueles formados a partir de outras palavras, normalmente substantivos ou verbos + afixos (infeliz, entristecido, apavorado, desconfortvel, esbranquiado, etc.).
PORTUGUS

paulista paulistano viamonense afego / afegane bengali belga cipriota neozelands vietnamita estadunidense norte-americano novaiorquino

Muitas vezes, entretanto, necessrio utilizar adjetivos ptrios compostos para fazer referncias a mais de um povo ou regio. Dizemos, ento, a cultura luso-brasileira, o acordo sino-sovitico, os povos angloamericanos, os trovadores galegoportugueses e assim por diante. Nesses casos, observe que o primeiro radical assume uma forma
Mdulo I

Pgina 10 de 23

reduzida e erudita. Veja algumas das principais formas reduzidas de adjetivos ptrios: LOCAL RADICAL frica afrogermanoou Alemanha teutoAmrica amricosia sioAustrlia australoustria austroBlgica belgoChina sinoDinamarca danoEspanha hispanoEuropa euroFinlndia finoFrana francoGalcia galaico- ou galego Grcia grecondia indoInglaterra angloItlia taloJapo nipoPortugal lusoRepare que os radicais presentes na tabela acima sempre sero o primeiro termo da composio, nunca apresentando flexo de gnero e nmero (permanecem como mostra a tabela). FLEXO DE GNERO O substantivo tem sempre um gnero, o que no ocorre com o adjetivo, que assume o gnero do substantivo que est qualificando. Quanto flexo de gnero, tambm podemos dividir os adjetivos em: Biformes : so aqueles que apresentam uma forma para cada gnero. Uniformes : apresentam uma nica forma para ambos os gneros. Ex: menino gentil - menina gentil. Observao: Nos adjetivos compostos apenas o segundo elemento pode assumir a forma feminina, com exceo de surdo-mudo (fem. surda-muda). FLEXO DE NMERO Os adjetivos tambm assumem a noo de nmero do substantivo que esto qualificando, por isso, diz-se que os adjetivos concordam em nmero (e gnero tambm, como j foi dito) com o substantivo, podendo assumir a forma singular ou plural.
PORTUGUS

A flexo de plural dos adjetivos simples segue as mesmas regras de flexo dos substantivos simples: lugar agradvel lugares agradveis , co feroz ces ferozes , mulher gentil mulheres gentis . O plural dos adjetivos que indicam cor formado, na maioria das vezes, apenas com o acrscimo de s (caderno branco cadernos brancos ).
ATENO: Preste ateno quando for o caso de o nome da cor ser expresso por um substantivo adjetivado, pois, nesse caso, a cor dever ficar invarivel no plural. Ex: sapato cinza sapatos cinza. (cor de cinza) camisa rosa camisas rosa. (cor-de-rosa)

Quanto aos adjetivos compostos, tem-se: adjetivo + adjetivo: fazem plural flexionando apenas o segundo elemento. Ex: poema heri-cmico poemas hericmicos . acordo luso-brasileiro acordos lusobrasileiros . torcida rubro-negra torcidas rubronegras . homem afro-descendente homens afrodescendentes .

Os adjetivos compostos (adjetivo + adjetivo) azul-marinho e azul-celeste no variam no plural. Ex: palet azul-marinho palets azul-marinho. bandeira azul-celeste bandeiras azulceleste. Outra exceo o adjetivo surdo-mudo , que apresenta flexo nos dois radicais. Ex: rapaz surdo-mudo rapazes surdos-mudos .

nome de cor + substantivo: tm plural invarivel. Ex: vestido verde-oliva vestidos verde-oliva. cortina amarelo-ouro cortinas amareloouro. papel vermelho-sangue papis vermelho-sangue. olho verde-mar olhos verde-mar.

FLEXO DE GRAU O adjetivo pode ser usado nos graus:

Comparativo: ocorre quando se faz um

confronto entre as qualidades ou caractersticas de dois seres ou grupos de seres. O


Mdulo I

Pgina 11 de 23

comparativos pode ser de superioridade, de inferioridade ou de igualdade.


SUPERIORIDADE: INFERIORIDADE: IGUALDADE:

se juntam forma latina original e no forma usual do adjetivo. ADJETIVO


agradvel amargo amvel amigo antigo cruel difcil doce fcil feliz fiel frgil frio geral horrvel magro pessoal pobre provvel sensvel simptico simples

SUPERLATIVO
agradabilssimo amarssimo amabilssimo amicssimo antiqssimo crudelssimo dificlimo dulcssimo faclimo felicssimo fidelssimo fraglimo frigidssimo, frissimo generalssimo horribilssimo macrrimo, magrssimo personalssimo pauprrimo probabilssimo sensibilssimo simpaticssimo simplicssimo, simplssimo

Observao: Pode ocorrer a comparao entre mais de uma qualidade / caracterstica em um mesmo ser:

Superlativo: ocorre quando a qualidade /

caracterstica de um ser realada ao seu mais alto grau. Superlativo absoluto: a intensificao da qualidade / caracterstica expressa sem nenhuma confrontao com outros seres. sinttico: vem expresso por uma s palavra (adjetivo + sufixo). Ex: Maria belssima . analtico: o adjetivo vem acompanhado de outra palavra intensificadora (geralmente um advrbio de intensidade). Ex: Marina muito bonita.

Formas especiais de comparativo e de superlativo


ADJETIVO COMP. SUPERIORIDAD E SUPERLAT. ABSOLUTO SUPERLAT. RELATIVO o melhor (de) o pior (de) o maior (de) o menor (de)

bom mau grande pequeno

melhor pior maior menor

timo pssimo mximo mnimo

Superlativo relativo: a intensificao da qualidade / caracterstica expressa em relao a um conjunto de seres. Pode ser de superioridade ou de inferioridade. Ex: Mariana a mais bela da classe / Mariana a menos bela da classe.

LOCUO ADJETIVA As locues adjetivas so conjuntos de palavras com valor e funo de adjetivo. Existem adjetivos correspondentes a muitas dessas locues:
de de de de de de de de abdmen: abdominal aluno: discente ano: anual audio: tico, auditivo boca: bucal, oral cabea: capital cabelo: capilar chuva: pluvial, chuvoso de mestre: magistral de morte: mortal de noite: noturno de olho: ocular de orelha: auricular de osso: sseo de ouro: ureo de pai: paternal, paterno de paixo: passional de professor: docente de rim: renal

Formao do superlativo absoluto sinttico O superlativo absoluto sinttico formado juntando-se ao adjetivo os sufixos ssimo, -imo e -rimo. Ex: alto altssimo , fcil faclimo , pobre pauprrimo . Ocorre, s vezes, certa dificuldade na formao de alguns superlativos porque os sufixos
PORTUGUS

de corao: cardaco, cardial de criana: pueril, infantil de estmago: estomacal, gstrico

Pgina 12 de 23

Mdulo I

de de de de de de de de de

estudante: estudantil guerra: blico homem: viril idade: etrio ilha: insular irmo: fraternal, fraterno leite: lcteo lua: lunar me: maternal, materno

de de de de de de de de de

rio: fluvial selva: silvestre sintaxe: sinttico sonho: onrico terra: terrestre velho: senil virgem: virginal viso: tico, ptico voz: vocal

de gnero e nmero, apresenta as seguintes formas: um, uma, uns, umas. Exemplos:

Observe, entretanto, que h casos em que no possvel a transformao da locuo em um adjetivo: homem de carter loja de brinquedos carro de corrida mulher de negcios navio a vapor H casos, tambm, em que, mesmo que haja um adjetivo correspondente locuo, o significado fica alterado caso haja uma substituio: Maria de lua. Ontem ocorreu uma pancada de chuva. Paulo tem uma vida de sonho. Hoje comerei arroz de leite.

comum combinarem-se, na lngua, as formas de preposies com as formas dos artigos definidos e indefinidos, que resultam nas formas complexas abaixo:

PREPOSIES

ARTIGO DEFINIDO A OS

AS

a de em por (per)
PREPOSIES

ao do no pelo

da na pela

aos dos nos pelos

s das nas pelas

UM

ARTIGO INDEFINIDO UMA UNS UMAS

ARTIGO
Artigo a palavra varivel em gnero e nmero que se usa antes de um substantivo, determinando-o. A determinao operada pelo artigo pode ser definida ou indefinida. O artigo definido, anteposto ao substantivo, indica um ser determinado no interior de uma mesma espcie, ou porque j mencionado anteriormente no texto, ou porque dele se pressupe um conhecimento prvio por parte do leitor / ouvinte. Atribui ao ser um sentido preciso, determinado, destacado, particularizando-o. O artigo definido, com suas flexes de gnero e nmero, apresenta as seguintes formas: o, a, os, as. Exemplos:

em de

num dum

numa duma

nuns duns

numas dumas

Observaes: Quando se combinam a preposio a e o artigo feminino a (s), ocorre o que se chama de crase de vogais idnticas, marcada na escrita pelo acento grave. Qualquer palavra que vier acompanhada pelo artigo assume funo de substantivo, independentemente da classe gramatical a que pertenam (esses casos so conhecidos como derivao imprpria).

O valor de determinao do artigo definido por vezes enfatizado quando se pretende chamar a ateno para a excelncia de determinado ser, para o seu carter nico e singular no universo dos seres da mesma espcie.

artigo indefinido, anteposto ao substantivo, indica um ser que deve ser tomado apenas como representante de uma espcie, e sobre o qual no se havia ainda feito referncia. Atribui ao ser um sentido indeterminado, genrico. O artigo indefinido, com suas flexes
PORTUGUS

O artigo definido pode, ou no, ser utilizado depois do pronome indefinido todo. Quando utilizado, a idia de totalidade; quando omitido, o sentido obtido o de qualquer.
Mdulo I

Pgina 13 de 23

Compramos os livros que (os referidos livros) o professor nos indicou. Quem (que pessoa) est a?

Numeral
Numeral a palavra que quantifica os seres ou que indica a posio que eles podem ocupar em uma srie.

Os pronomes adjetivos so aqueles que ocorrem associados a substantivos, determinando a sua relao com os lugares discursivos:
Minha terra tem palmeiras. Aquelas meninas so horrveis. Este problema me tira o sono.

CLASSIFICAO Existe seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogatvivos.
CARDINAIS ORDINAIS MULTIPLICATIVOS FRACIONRIOS

Pronomes

pessoais: fazem referncia explcita e direta s pessoas do discurso. Assim: a) Primeira pessoa: eu (singular), ns (plural); b) Segunda pessoa: tu (singular), vs (plural); c) Terceira pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Observao: Na maioria das regies brasileiras, o pronome voc utilizado no lugar do pronome tu. Por isso, o pronome voc considerado um pronome de 2 pessoa, embora faa com que o verbo seja conjugado em Terceira pessoa. Por isso, se faz necessria a distino entre pessoa do discurso e pessoa gramatical: voc faz parte da 2 pessoa do discurso (pois, no discurso, indica a pessoa com quem se fala) mas considerado com pertencente terceira pessoa gramatical (j que faz com que o verbo seja conjugado em terceira pessoa). Assim: Tu cantas. Voc canta. O pronome vs, por sua vez, desapareceu da lngua falada e, mesmo na escrita, utilizado raramente hoje em dia.

Pronome
a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o a uma das trs pessoas do discurso, que so: 1 pessoa indica a pessoa ou as pessoas que falam. 2 pessoa indica a pessoa ou as pessoas com quem se fala. 3 pessoa indica a pessoa ou as pessoas de quem se fala. Entretanto, importante esclarecer que a noo de pessoa do discurso no se refere necessariamente a seres humanos, embora seja freqente na 1 e 2 pessoas essa associao (algum escreve uma carta a outro algum). J na 3 pessoa, abrange tudo aquilo que est de fora da perspectiva das duas primeiras pessoas: lugares, pessoas, situaes de que se fala. PRONOMES SUBSTANTIVOS PRONOMES ADJETIVOS E

Os pronomes pessoais de terceira pessoa podem estabelecer relaes anafricas (referncia, atravs do pronome, a um termo j anteriormente enunciado) no nvel do discurso. Veja:
Paulo e Carlos saram da sala apressadamente. Eles disseram que haviam sido expulsos. Elza no deve demorar para chegar. Ela j saiu de casa h dez minutos.

Os pronomes substantivos so aqueles que representam (esto no lugar de) substantivos:


Eu (Maria) gostaria que voc (Cristina) no se preocupasse demais com ele (Ricardo). PORTUGUS

Os pronomes pessoais podem assumir formas diferentes: podem ser de caso reto ou de caso oblquo. O uso dssas duas formas determindo pela funo que desempenham na orao. Assim, sero usadas as formas do caso reto quando desempenharem funo de sujeito ou de predicativo do sujeito; j as formas do caso
Mdulo I

Pgina 14 de 23

oblquo, estas sero usadas quando desempenharem as funes de objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, adjunto adverbial ou agente da passiva. O quadro abaixo permite uma melhor visualizao dessa variao nas formas dos pronomes pessoais:
PESSOAS PRON. PESSOAIS RETOS eu tu ela, ela ns vs PLURAL eles, elas PRON. PESSOAIS OBLQUOS TONOS TNICOS me mim, comigo te ti, contigo o, a, lhe ele, ela se si, consigo nos ns, conosco vos vs, convosco os, as, eles, elas lhes se si, consigo

senhoras , mas h outros que se referem especificamente a determinadas pessoas e funes, como se pode ver no quadro a seguir:
PRONOMES DE TRATAMENTO SINGULAR / PLURAL / ABREV. USO ABREV. prncipes, Vossa Alteza Vossas Altezas duques, (V.A.) (VV. AA.) arquiduques Vossa Vossas Eminncia (V. Eminncias (V. cardeais Em.) Em. as ) Vossa Vossas altas Excelncia (V. Excelncias autoridades as Ex.) (V. Ex. ) Vossa Vossas reitores de Magnificncia Magnificncias universidades (V. Mag.) (V. Mag. as ) Vossa Vossas reis, Megestade Megestades (VV. imperadores (V. M.) MM.) Vossa Vossas Reverendssima Reverendssimas sacerdotes (V. Rev. ma) (V. Ver. mas ) Vossa Santidade ------------------papa (V. S.) oficiais, Vossa Senhoria Vossas Senhorias funcionrios (V. S.) (V. S. as ) pblicos graduados Observao: Usamos a forma Vossa quando estamos nos dirigindo diretamente pessoa. Quando o tratamento no direto, substitumos o Vossa por Sua . Presidente, Vossa Excelncia pode me receber? Sua Excelncia , o presidente, visitar nossa cidade.

SINGULAR

Exemplos de construes com pron. pessoais de caso reto:

Exemplos de construes com pron. pessoais de caso oblquo:

Se, Si, Consigo : formas especiais de terceira pessoa para indicar ao reflexiva!

Ateno: nas abreviaturas basta substituir o V. por S.

possessivos: so aqueles que fazem referncia s pessoas do discurso indicando uma relao de posse. Quanto forma. os pronomes possessivos se apresentam assim:

Pronomes

Pronomes

de tratamento:tambm considerados pronomes pessoais, os pronomes de tratamento so palavras e expresses com que nos dirigimos a algum. Esses pronomes servem para indicar o grau de formalidade existente em determinadas situaes. Os pronomes de tratamento correspondem a pronomes pessoais e fazem com que o verbo seja conjugado em terceira pessoa:
Voc quer falar comigo? O senhor precisa de ajuda?

SINGULA R

PLURAL

PRONOMES POSSESSIVOS 1 meu minha meus PESSOA 2 teu tua teus PESSOA 3 seu sua seus PESSOA 1 nosso nossa nossos PESSOA 2 vosso vossa vossos PESSOA 3 seu sua seus PESSOA

minhas tuas suas nossas vossas suas

O pronomes de tratamento mais usuais so voc , vocs , senhor, senhora , senhores ,


PORTUGUS

Os possessivos podem ser pronomes adjetivos ou pronomes substantivos.


Mdulo I

Pgina 15 de 23

So pronomes adjetivos acompanham um substantivo.

quando

Aqui est meu livro. Vamos fazer nosso trabalho?

O, a, os , as : so pronomes demonstrativos quando equivalem, respectivamente, a aquele (s ), aquela (s ), isto , isso , aquilo :
No sei o que ele tanto quer comigo. A casa da direita maior do que a da esquerda.

Observe que sua posio usual antes do substantivo que est acompanhando. Existem casos, entretanto, em que usado depois dele, produzindo um outro sentido.
Meu filho no anda de moto. Filho meu no anda de moto.

Tal , tais : so pronomes demonstrativos quando equivalem, respectivamente, a esse (s ), essa (s ), este (s ), esta (s ), aquele (s), aquela (s ):
Haver greve de nibus. Estou preocupado com tal problema.

So pronomes vm sozinhos na frase:

substantivos

quando

Meu caderno est aqui. Onde est o seu ?

Mesmo (a ) (s ) e prprio (a ) (s ): so pronomes demonstrativos quando significam idntico ou em pessoa:


Eu mesma comprovei que tudo estava certo. Estes vestidos so do mesmo tamanho. O prprio pai veio denunciar o filho.

Observaes 1. Quando se relacionam a pronomes de tratamento, os possessivos ficam sempre na terceira pessoa: Vossa Excelncia ler sua mensagem hoje noite?

2.

s vezes, o uso do possessivo da terceira pessoa pode provocar ambigidade de sentido: Mariana disse que encontrou Pedro em sua casa. Nesse caso, o pronome sua pode referir-se tanto casa de Mariana quanto de Pedro, o que torna, portanto, o sentido da frase ambguo. Para desfazer a ambigidade, podemos usar o pronome dele ou dela . Mariana disse que encontrou Pedro na casa dele / dela .

Os demonstrativos podem ocorrer combinados com as preposies de e em. Neste caso, formas complexas so formadas da seguinte forma: d + pron. demonstrativo (deste, daquela, disso, etc.) e n + pron. demonstrativo (neste, naquele, nisso, etc.).

Pronomes demonstrativos: so aqueles que

indicam a posio dos seres no tempo e no espao, relacionando-os com as trs pessoas do discurso:
PRONOMES DEMONSTRATIVOS VARIVEIS INVARIVEIS MASCULINO FEMININO este, estes esta, estas isto Referem-se ao ser ou seres que esto perto da pessoa que fala. essa, esse, esses isso essas Referem-se ao ser ou seres que esto perto da pessoa a quem se fala. aquele, aquela, aquilo aqueles aquelas Referem-se ao ser ou seres que esto longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala.

referem 3 pessoa do discurso de modo indeterminado, indefinido, vago, impreciso ou genrico. Os indefinidos podem ser pronomes adjetivos e pronomes substantivos. So adjetivos quando acompanham um substantivo, e substantivos quando vm sozinhos na frase:
Poucas pessoas compareceram reunio. Ningum percebeu aquele erro.

Pronomes indefinidos: so aqueles que se

1 PESSOA 2 PESSOA

PRONOMES INDEFINIDOS VARIVEIS INVARIVEIS algum, bastante, certo, cada, nada, ningum, muito, nenhum, outro, algum, algo, outrem, pouco, qualquer, tanto, tudo, quem demais, quem, todo, um, vrio, quanto, mais, menos qual

3 PESSOA

Observaes:

1.

Os demonstrativos podem ser pronomes adjetivos ou pronomes substantivos. So pronomes adjetivos quando acompanham um substantivo, e so pronomes substantivos quando vm sozinhos na frase:
Foi voc quem fez estes cartazes? No, eu fiz apenas aquele .

As palavras certo , certa , certos e certas adquirem valor pronomes indefinidos somente quando colocados antes de um substantivo:
Ele foi criticado por certas pessoas.

2.

O pronome outrem equivale a qualquer outra pessoa:

Locues pronominais indefinidas: dse este nome ao grupo de palavras que tem valor de pronome indefinido. As locues mais comuns
Mdulo I

PORTUGUS

Pgina 16 de 23

so: cada um , cada qual , quem quer que , qualquer um , seja quem for . Observe seu uso nesta frase:
Cada um responsvel por seu destino.

O filho da mulher foi assaltado. A mulher prestou queixa na delegacia. A mulher cujo filho foi assaltado prestou queixa na delegacia.

Pronomes interrogativos: so pronomes

Onde pronome relativo quando, indicando lugar, pode ser substitudo por em que :
Quero comprar uma geladeira onde (em que) eu possa gelar toda a minha cerveja.

utilizados em frases interrogativas, diretas ou indiretas. So eles: que , quem , qual , quais , quanto , quanta , quantos e quantas . O pronome quem especfico para fazer referncia a seres humanos.
Quantos anos voc tem? Que aconteceu? Quem lhe disse isso? Perguntei qual vestido voc usar hoje.

Quanto , quantos e quantas so pronomes relativos quando tm por antecedentes os pronomes indefinidos tudo , todos (as ), tanto (s ), tanta (s ):
Aconteceu tudo quanto eu imaginava.

Pronomes

relativos: so aqueles que substituem termos expressos anteriormente, evitando, assim, a sua repetio. O termo anterior chamado antecedente. Observe que estes pronomes tm a capacidade de ligar duas oraes:
Comprei aquele livro de Machado de Assis. Aquele livro de Machado de Assis tem alguns contos muito interessantes. Comprei aquele livro de Machado de Assis que tem alguns contos muito interessantes. PRONOMES RELATIVOS INVARIVEIS VARIVEIS que, quem, onde, quando, o qual, a qual, os quais, como as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quantos, quantas

Verbo
Verbo a palavra que pode variar em nmero, pessoa, modo, tempo e voz., indicando aes, processos, estados, mudanas de estados e manifestao de fenmenos da natureza. Flexes verbais Modo: caracteriza as diversas maneiras como o falante percebe a significao contida no verbo; so trs os modos verbais: indicativo (que denota certeza), subjuntivo (que expressa dvida, desejo, suposio) e imperativo (caracterstico de uma ordem ou pedido). Tempo: indica o momento em que ocorreu a ao nomeada pelo verbo; so basicamente trs os tempos verbais: presente , pretrito e futuro . Estes trs tempos subdividem-se em: presente pretrito: perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito futuro: do presente, do pretrito Pessoa: indica a que pessoa do discurso est relacionada ao verbal. Nmero: indica se a ao verbal est associada a uma (flexo singular) ou mais pessoas (flexo plural). Voz: expressa a relao entre o sujeito e o processo expresso pelo verbo. Subdividem-se em: voz ativa: o sujeito agente do processo indicado pelo verbo. voz passiva: o sujeito sofre a ao verbal (paciente). voz reflexiva: quando o sujeito ao mesmo tempo agente e paciente do processo expresso pelo verbo. Formas nominais alm dos trs modos (indicativo, subjuntivo e imperativo) e seus
Mdulo I

De todos os pronomes relativos mencionados acima, o que o mais frequentemente empregado, j que faz referncia a coisas e a pessoas. O pronome quem faz referncia apenas a seres humanos: Este o Asdrbal, a quem devo dinheiro. Cuidado! O pronome que pode trazer ambigidade. Observe o exemplo:
Esta a Josefina, uma das namoradas de Ricardo, que tambm tem um caso com o inspetor de polcia.

A ambigidade se d porque o antecedente pode tanto ser Josefina como Ricardo. Uma boa maneira de evitar com que este tipo de ambigidade ocorra a utilizao de o qual e suas flexes:
Esta Josefina, uma das namoradas de Ricardo, a qual ....

Cujo , cuja , cujos e cujas so pronomes relativos que assinalam uma relao de posse entre o antecedente e o termo que eles especificam. Seu sentido equivale ao de de quem , do qual , de que . Observe:
PORTUGUS

Pgina 17 de 23

tempos, o verbo tambm pode apresentar-se em suas formas nominais, assim chamadas porque podem ter valor de nomes (substantivo ou adjetivo): Infinitivo: tem valor equivalente ao de um substantivo.
Ex: Viver lutar. (Vida luta.)

Irregulares: so os verbos que apresentam


alteraes no radical ou nas desinncias:
fazer fao, fazia, fiz, farei, fizesse querer quero, queria, quis, quisesse

Defectivos:

Gerndio: formado com o acrscimo da


desinncia adjetivo.

so os verbos que no apresentam conjugao completa, como polir e falir , e os verbos que indicam fenmenos da natureza, como chover , trovejar , etc.

ndo ,

tem

valor

adverbial

ou

Abundantes: so os verbos que possuem


mais de uma forma com o mesmo valor:
enxugar enxugado, enxuto acender acendido, aceso imprimir imprimido, impresso

valor adverbial: Voltando do cursinho, encontrei alguns amigos. (=quando voltava do cursinho...) valor adjetivo: Vi uma criana vendendo doces. (=...uma criana que vendia doces.)

Anmalos: so os verbos que incluem mais


de um radical em sua conjugao:
ir vou, fui, irei ser sou, era, fomos

Alm disso, atente para o fato de que, na forma simples, o gerndio expressa uma ao em curso; na forma composta, uma ao concluda. Veja:
Estudando , sers aprovado. Tendo estudado, foi aprovado.

Auxiliares: so verbos que acompanham

Particpio: formado com o acrscimo das

outros verbos na construo de tempos compostos e locues verbais. Os verbos auxiliarem mais freqentes so: ter , haver , ser , estar .
Tenho andado distrado. Havamos feito todos os exerccios da apostila. A estratgia ser estudada por todos ns. Estou chegando !

desinncias ado e ido , tem valor equivalente ao de um adjetivo. Quando no empregado na formao dos tempos compostos, geralmente expressa o resultado de uma ao terminada e flexiona-se como um adjetivo.
Ex: Terminado o espetculo, as luzes se apagaram. Terminadas as provas, todos se retiraram.

Advrbio
So palavras invariveis (no apresentam flexo) que se associam aos verbos, indicando as circunstncias da ao verbal; aos adjetivos, intensificando as qualidades por eles expressas; e a outros advrbios, intensificando o seu sentido.
Observaes: Quando modifica um verbo, o advrbio pode acrescentar diferentes idias:
Ele saiu tarde . (tempo) Ela veio aqui . (lugar) No entre na sala. (negao) Ela canta bem . (modo)

Conjugaes So trs as conjugaes verbais. a identificao da vogal temtica que nos permite determinar a qual conjugao pertence um verbo: 1 conjugao: verbos cuja vogal temtica a- (jantar, pular, gritar, estudar); 2 conjugao: verbos cuja vogal temtica e- ou o- (beber, comer, dispor, compor); 3 conjugao: verbos cuja vogal temtica i- (pedir, partir, dormir). Classificao dos verbos Os verbos so classificados de acordo com a forma como so conjugados. Regulares: so aqueles que possuem as desinncias normais de sua conjugao e no apresentam alteraes no radical:
cantar canto, cantava, cantei, cantar, cantasse. escrever escrevo, escrevia, escrevi, escrever, escrevesse. partir parto, partia, parti, partir, partisse.

1.

2.

Quando modifica um adjetivo, o advrbio sempre acrescenta idia de intensidade:


Esse livro muito interessante. O caf est bem quente.

3.

Felizmente , conseguimos resolver o problema.

s vezes, um advrbio pode modificar o sentido de uma orao toda e no especificamente o sentido de uma s palavra:

PORTUGUS

Pgina 18 de 23

Mdulo I

LOCUO ADVERBIAL: ocorre quando juntas, duas ou mais palavras, tm o valor de advrbio.
Ele veio de longe . (lugar) No saia noite . (tempo)

Classificao Relacione as colunas: (A) Alegria ou satisfao. (B) Advertncia. (C) Afugentamento. (D) Animao ou estmulo. (E) Aplauso ou aprovao. (F) Repulsa ou desaprovao. (G) Alvio. (H) Desculpa. (I) Dor ou tristeza. (J) Espanto ou admirao. (L) Impacincia ou contrariedade. (M) Pedido ou auxlio. (N) Saudao ou chamamento. (O) Silncio. (P) Terror ou medo. ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ) ai!, ui!, oh! credo!, ih!, abaixo!, chega!, basta! oh!, ah!, oba!, viva! credo!, cruzes! puxa!, raios! ol!, oi!, al!, ei!, salve! fora!, x! psiu!, silncio! cuidado!, devagar!, calma!, ateno!, alerta! socorro! perdo! bravo!, apoiado!, boa! puxa!, ah!, oh!, caramba!, nossa! ufa!, arre! coragem!, nimo!, firme!, vamos!

CLASSIFICAO: os advrbios so classificados de acordo com as circunstncias ou idias que expressam. Abaixo temos um quadro com os principais advrbios e locues adverbiais (na coluna da direita), juntamente com o sentido que expressam (coluna da esquerda).
de afirmao ADVRBIOS sim, realmente, certamente, deveras, efetivamente, seguramente, com certeza, sem dvida, de fato, etc. talvez, porventura, acaso, qui, provavelmente, quem sabe, possivelmente, etc. no, de modo algum, nunca, etc. bastante, bem, demais, mais, menos, meio, muito, assaz, quase, to, apenas, tanto, quanto. abaixo, acima, adiante, alm, ali, aqui, c, atrs, dentro, fora, l, perto, longe, adiante, defronte, em cima, em baixo, por cima, por baixo, por perto, direita, esquerda, ao lado assim, bem, devagar, depressa, mal, pior, melhor, vontade, s pressas, s claras, toa, em silncio, de cor, em vo, em geral, e todos os advrbios formados pelo acrscimo de mente: lentamente, rapidamente, alegremente. agora, ainda, amanh, cedo, tarde, nunca, jamais, depois, j, logo, outrora, sempre, antes, ontem, hoje, tarde, noite, de manh, de repente, de vez em quando, hoje em dia, de madrugada, nunca mais, em breve, etc.

de dvida de negao de intensidade de lugar

de modo

de tempo

Preposio e Conjuno: os Conectivos


Podemos chamar de conectivos as palavras pertencentes s duas classes acima citadas, j que funcionam como elementos que tm a funo de estabelecer uma conexo entre partes dos constituintes internos de uma orao (no caso das preposies: livro de matemtica, ela relutava em sair, gosto de voc) ou entre as oraes de um perodo (no caso das conjunes: Marcelo estuda porque gosta). Tais palavras so invariveis porque no podem receber marcas flexionais, apresentando-se sempre com a mesma forma, independentemente do contexto. PREPOSIO D-se este nome palavra que liga dois termos, subordinando o primeiro ao segundo e estabelecendo uma relao de sentido entre eles:
casa de madeira (idia de matria) fogo a gs (idia de meio)

Interjeio
Damos o nome de interjeio palavra que exprime emoo ou sensao, como ah! , ui! , oh! , ai! , etc. O sentido da interjeio depende basicamente do contexto em que usada e da entonao com que pronunciada. Assim, pode ocorrer que uma mesma interjeio tenha mais de um sentido. Locuo Interjetiva: quando duas ou mais palavras formam uma expresso equivalente a uma interjeio. Ex:
Valha-me Deus! Graas a Deus! Quem me dera!

PORTUGUS

Pgina 19 de 23

Mdulo I

Uma mesma preposio pode estabelecer diferentes relaes de sentido entre palavras:
papel de carta (idia de finalidade) vim de Campinas (idia de lugar) boneco de plstico (idia de matria)

prepositiva, a segunda palavra do conjunto uma preposio pertencente classe das preposies essenciais (apresentadas no quadro anterior). Funcionam como locues prepositivas conjuntos de palavras como os seguintes:
LOCUES PREPOSITIVAS por baixo de por cima de embaixo de ao lado de adiante de diante de alm de antes de acima de em cima de dentro de em frente a a par de em lugar de em vez de em redor de

Classificao:

Essenciais: so aquelas que funcionam


exclusivamente como preposies. Acidentais: so aquelas que, embora pertencendo a outras classes, por vezes funcionam como preposies: durante, mediante, conforme, segundo, exceto, afora, salvo, visto, etc.

acerca de apesar de a respeito de de acordo com graas a para com por causa de abaixo de

perto de por trs de junto a junto de por entre ao redor de em face de longe de

Os alunos, segundo a verso do professor, chegaram atrasados. Todos os alunos, exceto Eduardo, compareceram prova. Os convidados s podero entrar mediante apresentao do convite.

Veja abaixo o quadro com as preposies essenciais:


a ante aps PREPOSIES ESSENCIAIS at de entre por com desde para sem contra em perante sob sobre trs

Noes Observe, a seguir, exemplos das noes freqentemente indicadas por algumas preposies: a: Fomos a Belo Horizonte. (lugar) / Ele vai chegar

noite. (tempo) / Esta jaqueta deve ser lavada a seco. (modo). At: Por que no vamos at a praia? (lugar) / Os convidados ficaram at tarde na festa (tempo). Com: Gosto de estar com voc! (companhia) / Atualmente, ele anda com muita dificuldade. (modo). De: O vestido de sua irm maravilhoso! (posse) / Os enfeites eram todos de papel prateado (qualidade, especificao de matria). Em: Passamos as frias em Nova Iorque. (lugar) / Os convidados devero chegar em duas horas. (tempo) / Todos deveriam viver em paz! (modo). Para: Comprei vrios biqunis para ir ao Lami. (finalidade) / Vou para o Lami no vero. (lugar). Por: Passamos por lindas plancies. (lugar) / Vou estudar ainda por umas duas horas antes de sair. (tempo) / Os funcionrios pblicos esto em grave por melhores salrios. (finalidade). Sobre: Aquele seu amigo capaz de opinar sobre questes complexas. (assunto) / Coloquei o embrulho sobre a mesa (posio de superioridade com relao a determinado lugar no espao).

Combinaes e contraes de preposies Combinao: ocorre quando a preposio a junta ao artigo masculino singular ou plural: a o, a os. Contrao: ocorre quando, ao combinar-se com outra palavra, a preposio sofre alguma modificao em sua constituio fonolgica. H contrao com as formas singular e plural dos artigos e de alguns pronomes, originando formas como mostram os exemplos abaixo:
preposio de + artigo definido o = do preposio em + artigo definido o = no preposio de + artigo definido a = da preposio em + artigo definido as = nas

Quando a preposio a associada a artigos ou pronomes iniciados pelo fonema /a/ (a, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo), ocorre o fenmeno fonolgico conhecido por crase, que um caso particular de contrao. A crase resulta na fuso de dois fonemas voclicos idnticos em um s, como em Dirigi-me quele senhor de terno preto. Repare que a crase marcada graficamente pelo acento grave (` ). CONJUNO Os conectivos que recebem a denominao de conjuno so palavras invariveis (que no se flexionam) que conectam oraes, estabelecendo entre elas uma relao de subordinao (dependncia) ou de simples coordenao. So elementos importantssimos para o estabelecimento da coeso textual, pela funo
Mdulo I

Locuo Prepositiva: ocorre quando juntas, duas ou mais palavras, tm o valor de preposio. Sempre que h uma locuo
PORTUGUS

Pgina 20 de 23

que desempenham de estabelecer a conexo entre oraes e de marcar as relaes de sentido que entre elas se estabelecem. Ex: Helga acha que eu sou maluco porque quero ser um rei! O que temos, no exemplo acima, so trs oraes (Helga acha, Eu sou maluco, Quero ser um rei), ligadas sintaticamente pelas conjunes que e porque . Locuo Conjuntiva: ocorre quando duas ou mais palavras funcionam solidariamente com o sentido de uma conjuno. So exemplos de locues conjuntivas: j que , visto que , desde que , uma vez que , ainda que , por mais que , proporo que , medida que , etc. Classificao das conjunes A primeira grande classificao das conjunes em duas subclasses, a das conjunes coordenativas e das conjunes subordinativas, baseia-se em um critrio formal, pois so consideraes de ordem sinttica que fundamentam tal classificao. Assim, so consideradas coordenativas as conjunes que simplesmente coordenam oraes, sem que entre elas se estabelea uma relao de dependncia. Tambm se pode dizer que as conjunes coordenativas liga termos que exercem a mesma funo sinttica dentro de uma orao. No interior dessas duas grandes subclasses, a classificao das conjunes baseiase em um critrio lgico-semntico, como se ver a seguir.
CONJUNES COORDENATIVAS Expressam idia de soma, de adio: e, nem, no s... mas tambm, no s... como tambm, no s... mas ainda, etc. Ex: Ele no s dirigiu a pesquisa como tambm escreveu o relatrio final. Os professores e os alunos foram ao teatro. Expressam idia de contraste, de oposio, de adversidade: mas, porm, todavia, contudo, entretanto, no entanto, no obstante, etc. Ex: Mnica chegou ao shopping, entretanto no trouxe as pipocas de Cebolinha. Estava com fome, mas no comi. Expressam a idia de alternncia, escolha, excluso: ou, ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja, nem. Ex: Mnica nem faz, nem come pipocas. Ou eu saio, ou sai ele desta sala. Expressam idia de concluso: logo, portanto, pois, por isso, por conseguinte, assim. Ex: Ele fez uma boa prova, portanto deve ser aprovado na UFRGS.

Explicativas

Penso, logo existo. Expressam idia de explicao, justificativa: que, porque, pois, porquanto. Ex: Venha para aula, pois na rua voc no aprende! Vamos correr, porque j estamos atrasados.

Observao: A conjuno pois , quando explicativa, vem geralmente aps um verbo no imperativo e sempre no incio da orao a que pertence. Quando conjuno conclusiva, vem geralmente aps um ou mais termos da orao a que pertence (Ex: Ele fez um bom trabalho; merece, pois , nossos elogios.).

CONJUNES SUBORDINATIVAS Indicam que a orao subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da orao principal: se, que. Ex: Espero que ele me ajude. No sei se ele vir reunio. Introduzem uma orao que causa do fato relatado na principal: porque, que, como (= porque), pois que, porquanto, visto que, por isso que, j que, uma vez que. Ex: Como sou teu amigo, vou te ajudar. Cebolinha teve uma imensa dor de barriga, porque comeu pipocas demais. Introduzem uma orao que expressa um fato contrrio ao da principal, sem, no entanto, impedir sua realizao: ainda que, apesar de (que), embora, por mais que, conquanto, mesmo que, posto que. Ex: Fomo visit-lo, ainda que fosse tarde. Caminhamos muito, conquanto estivssemos exaustos. Introduzem uma orao que indica a hiptese ou a condio para a ocorrncia da principal: se, contanto que, salvo se, desde que, a menos que, a no ser que, caso. Ex: Se precisar de ajuda, chame o professor. Dar-te-ei o que queres, contanto que me ames! Introduzem uma orao em que se exprime a conformidade de um fato com outro: conforme, consoante, segundo, como. Ex: O trabalho foi feito conforme o planejado. Segundo os meus clculos, faz trs dias que no bebo. Introduzem uma orao que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal: para que, a fim de que, porque (=para que). Ex: Fiquem em silncio para que a

Integrantes

Causais

Concessivas

Aditivas

Condicionais

Adversativas

Conformativas

Alternativas Conclusivas

Finais

PORTUGUS

Pgina 21 de 23

Mdulo I

Proporcionais

Temporais

Comparativas

Consecutivas

professora possa falar. A fim de passar na UFRGS, passo todos os meus dias estudando. Introduzem uma orao que expressa um fato que ocorre proporcionalmente ao fato da principal: medida que, proporo que, ao passo que e as combinaes quanto mais... (mais), quanto mais... (menos), quanto menos... (mais), quanto menos... (menos). Ex: Quanto mais ele reclamava, menos ateno recebia. proporo que ele bebia, ia ficando bebum. Introduz uma orao que acrescenta uma circunstncia de tempo ao fato expresso na principal: quando, enquanto, assim que, logo que, desde que, depois que, sempre que, at que, mal (=assim que). Ex: A festa ficou animada quando Pafncia comeou a tirar a roupa. Enquanto eu te esperava, enchias a cara no boteco! Introduzem uma orao que expressa uma comparao em relao orao principal: como, assim como, tal como, bem como, como se, mais / menos / melhor / pior / maior / menor do que, tal... qual, tanto... quanto. Ex: Ela mais elegante do que suas colegas. Asdrbal agiu como se nada tivesse acontecido. Introduzem uma orao que expressa a conseqncia da principal: de sorte que, de modo que, de forma que, tal / tanto / to / tamanho... que. Ex: A dor era to forte que ele desmaiou. Prometi parar de beber, de modo que hoje no passei nem perto de botecos.

Situao Excluso

Explicao

dizendo. Traga-me uma ceva, ou melhor, uma ceva e dois copos. ento, afinal, e a. Ento, como vo as coisas? somente, s, apenas, seno, sequer, salvo. Dos candidatos selecionados, s um receber o prmio. isto , por exemplo, a saber. Os poetas do romantismo, como, por exemplo, Castro Alves e Gonalves Dias, viveram no sculo XIX.

SEMNTICA a parte da gramtica que trata do significado, tanto das palavras como das sentenas. Abrange tanto estudos do que diz respeito ao significado literal, como das relaes de sentido que se estabelecem entre os mais diversos significados.
CONOTAO E DENOTAO Pode-se dizer que as palavras e enunciados de uma lngua natural operam em dois eixos de significao: o eixo denotativo e o eixo conotativo. Diz-se que uma palavra tem ou enunciado tem valor denotativo quando utilizado em seu sentido literal, ou seja, aquele que corresponde primeira significao atribuda s palavras nos dicionrios da lngua. Esse sentido comum ou usual das palavras e enunciados costuma caracterizar os chamados textos informativos, tanto na modalidade oral como na modalidade escrita da linguagem. Diz-se que uma palavra ou enunciado tem valor conotativo quando seu sentido no tomado ao literalmente, mas ampliado e modificado, com o objetivo de obteno de um efeito particular, em um contexto especfico. normal a predominncia de linguagem conotativa em textos literrios, humorsticos e publicitrios. Vale lembrar um tipo particular de discurso, os chamados provrbios ou ditos populares, que condensam, em textos brevssimos, ensinamentos ou lies de vida caractersticos da sabedoria popular de uma cultura. A linguagem dos provrbios predominantemente conotativa. Prova de que a linguagem dos provrbios basicamente conotativa e de que as palavras no so a usadas em seu sentido literal o fato de que no podemos reescrev-los utilizando sinnimos ou definies. Veja como o humorista
Mdulo I

Palavras denotativas
H palavras que, em certas situaes, no se enquadram em nenhuma classe gramatical especfica, recebendo, por isso, uma denominao especial palavras denotativas. Estas palavras so geralmente classificadas a partir do sentido que denotam, como mostra a tabela abaixo:
PALAVRAS DENOTATIVAS Incluso Designao Realce Retificao at, mesmo, at mesmo, inclusive. At freiras bebem vinho! eis. Eis o vencedor da noite! s, l, c, que. Ele que deve fazer esse trabalho. L vem voc de novo com essa histria! alis, ou melhor, ou seja, melhor

PORTUGUS

Pgina 22 de 23

Millr Fernandes deixa isso evidente ao traduzir o conhecido provrbio De gro em gro a galinha enche o papo em uma linguagem denotativa, levando inevitavelmente ao riso:
De unidade de cereal em unidade de cereal, a ave de crista cornuda e asas curtas e largas da famlia dos galinceos abarrota a bolsa que existe nessa espcie por uma dilatao do esfago e na qual os alimentos permanecem algum tempo antes de passarem moela.

Aquele que anuncia por palavras tudo que

satisfaz ao seu ego tende a perceber pelos rgos da audio coisas que no se destinam a aumentar-lhe o sentimento de euforia.

03.

Procure construir, assim como Millr Fernandes, enunciados de sentido denotativo a partir dos provrbios abaixo: Quem ama o feio bonito lhe parece. Santo de casa no faz milagre. O diabo no to feio quanto de pinta.

ESCREVA AQUI ALGUNS PROVRBIOS QUE VOC CONHECE

EXERCCIOS
01. Como voc sabe, os provrbios condensam
ensinamentos ou lies de vida caractersticos da sabedoria popular de uma cultura atravs de uma linguagem predominantemente conotativa. Leia os provrbios e explique o significado de cada um deles. Falar prata, calar ouro. Filho de peixe, peixinho . Quem espera sempre alcana.

02. Os enunciados abaixo, de sentido denotativo,


foram construdos a partir de conhecidos provrbios. Procure identific-los, recuperando, assim, o sentido conotativo que as palavras devem ter nesse tipo particular de discurso.

A substncia inodora e incolor que j se foi no mais capaz de comunicar movimento ou ao ao engenho especial para triturar cereais.

Quando o sol est abaixo do horizonte a


totalidade dos animais domsticos da famlia dos feldeos de cor mescla entre branco e preto.
PORTUGUS Pgina 23 de 23 Mdulo I

Vous aimerez peut-être aussi