Vous êtes sur la page 1sur 11

CONHECENDO O INIMIGO

Ezequiel 28:11-19; Isaías 14:12-16

A PESSOA DE SATANÁS “Um anjo caído” Devemos compreende que nosso inimigo - Satanás - existe (Lc 22:31-32). Cristo ensinou sobre a sua existência (Mt 13.39). Mas afinal, quem é Satanás? a) Seus nomes (Ap 20:2; Ap 12:17; Ap.12:9; 2 Co 6:15; Mt 12:24-26; 2 Co.4:4; Jo.12:31; Mt.13:19; Mt.4:3; Jo.10:10; Gn.3:4): Satanás, diabo, Lúcifer, ladrão, maligno, serpente, tentador, dragão , deus deste século, príncipe das trevas, inimigo, Belial, Belzebu. b) Sua natureza: ele é uma criatura, um ser espiritual (Ef.6:12). Pertencia à Ordem Angelical dos Querubins, era a mais exaltada das criaturas angelicais (Ez.28:14). Satanás e um ser milenar criado antes da raça humana. Mais antigo e mais vivido que o homem. c) Sua personalidade: ele é homicida (João 8:44), acusador (Ap 12:10), tentador (Mt 4:3), cruel, mentiroso, mal, provocador, caluniador, enganador, adversário (1Pd.5:8). d) Seus atributos: ele é astuto (2 Co.11:3), valente, agressivo, perseverante, persistente, poderoso, cega o entendimento das pessoas, tira a palavra de Deus dos corações, opõe-se à palavra de Deus. e) Seu exército: legiões de demônios, principados, potestades, hostes espirituais da maldade. f) Seu serviço:

acusar. Ele no AT conservava um relativo acesso a Deus, para denunciar os servos de Deus. É chamado de acusador (Ap 12.10). Ele delatou o sumo sacerdote Josué (Zc 3.1) e pediu para cirandar com Pedro (Lc 22.31).

Devemos viver de modo que ele não tenha de que nos acusar (Tt 2.8; João 14.30).
• • •

Tentar as pessoas, fazendo-as cair em suas armadilhas. -Fez isso com Jesus - Mt 4:3 / Fez com Ananias - Atos 5:3 Cegar o entendimento dos incrédulos, para que neles não venha resplandecer a luz do evangelho da glória de Cristo. ( II Coríntios 4:4). Levar a Deus o tempo todo, acusação dos crentes. (Ap.12:10).

Ananias. Caim.20.João 11:40 O Diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne e sangue para destruí-lo nem dizer que Cristo é Senhor – lembrando que essa não é apenas uma confissão de boca. Promover lutas e dissensões na vida das pessoas.Mateus 17:20. cantando e salmodiando ao Senhor.Marcos 9:23. • • • • . em nome do Senhor Jesus" – Efésios 5:19.Jesus expulsou espírito mudo e surdo. para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo". hinos.12 e I Cor. são várias as vítimas que ele tem deixado. Isto faz uma cápsula intransponível. Marcos 9:25. Ele é chamado príncipe deste mundo (João 12.) Fraquezas . Daí porque Paulo diz que nós devemos falar: "salmos. "Revesti-vos de toda a armadura de Deus. 14. (Salmos 139). O Diabo não pode ler a sua mente. O Diabo não pode impedir sua fé . sempre dando graças a Deus por tudo. O Diabo entretanto só sabe o que você diz. "Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões.12. e nada vos fará dano algum". no vosso coração. Nossas palavras são instrumentos valiosos. Quando Jesus está governando e reinando no trono do seu coração. cânticos espirituais. Só Deus é onipresente. Em Provérbios 18:21. (Ef. e toda força do inimigo. • O diabo não pode invadir o sangue de Jesus. mas de atitudes.Mateus 12:26-28. Saul. O Diabo é expelido do corpo de uma pessoas pelo poder do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo . Fomos lavados pelo Sangue de Jesus e estamos cobertos por ele. Só nós. etc. (Ap 2:10).26 g) Sua atuação: de rodear a terra. No seu rodear a terra. • O Diabo não pode causar-lhe dano se você usar toda a armadura de Deus.30. dores e sofrimentos físicos . lemos: "A vida e a morte estão no poder da língua". A brecha é aberta quando cometemos pecado. Recordemos: Adão e Eva. podemos abrir brecha nessa cápsula. diariamente .Enfermidades. então aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo (I João 4:4) e o diabo não lhe toca (I João 5:18).11). 6:11. Lucas 10:19.Efésios 6:11.31. 16.• • • Colocar pessoas em prisões para serem provadas. Se creres verás a glória de Deus . h) Suas limitações: Quando você tem em sua vida o poder de Deus. tanto para o bem quanto para o mal. Ele não pode prevalecer. l:11. onipotente e onisciente. Tudo é possível ao que crer . Prisões que satanás pode colocar pessoas: (II Co 12:7-10). Judas.

uma se refere ao rei Tiro e a outra a um “ser espiritual oculto”.6). O Diabo só pode operar sinais e prodígios mentirosos.12. formosura. Deus permitiu a Satanás destruir os bens e a família de Jó. para mostrar a Satanás que o homem que confia no seu Criador. ele era a consumação da perfeição em sabedoria. Cheio de Luz.12) . O Diabo não pode lhe atingir se você estiver com a vida limpa."As portas do inferno não prevalecerão contra ela". recebendo a unção de “Querubim da Guarda’’ ungido. Col 3. Satanás não pode tocar na vida do crente a não ser com permissão de Deus (I Jo 5. Era chamado de "O Filho da Alva". Tinha acesso à presença de Deus. 13-19). .I João 5:18. . "Estrela da Manhã". que manipulava o rei para revelar a sua pessoa e suas obras. coberto de pedras preciosas. Tinha inteligência e beleza originais. A Bíblia o descreve no livro do profeta Ezequiel: a) Ezequiel 28:11-19 Trata-se de uma profecia de duplo sentido.7). porém.II Tessalonicenses 2:9. . mas jamais deixa de confiar em Deus (II Tm 4. Era a mais exaltada das criaturas. i) Seu fim: seu destino já está traçado por Deus.31-32). Sua natureza como querubim A Bíblia descreve Lúcifer como um anjo. Satanás lançou tempestades e pessoas violentas contra Jó (vv. exceto por permissão de Deus.3). era perfeito no sentido de integridade e moralmente sadio. Ele fixou um limite até onde Satanás podia ir e não lhe concedeu o poder de morte sobre Jó. Jó 1: 8-12. que no dia em que foi criado foram preparadas para ele.• • • O Diabo não pode impedir que a igreja de Jesus Cristo prevaleça. Deus impôs limites acerca da provação de Jó (Jó 1.18). pois o cristão tem a sua existência no esconderijo do altíssimo (Sl 91. andava no brilho dessas pedras.. nada verdadeiro. Mateus 16:18 .10. Deus permitiu a prova de Jó (Jó 1. ocupando um lugar especial de proeminência da guarda do trono de Deus. pode perder todas as coisas aqui na terra. No caso de Pedro não houve permissão para satanás cirandar com ele (Lc 22. No dia do juízo final será lançado juntamente com seus demônios dentro do lago de fogo e enxofre para todo o sempre. Quando Deus criou Lúcifer. 2."SOMENTE CONTRA ELE NÃO ESTENDAS A TUA MÃO".

Manuscritos antigos citam que ele era a própria orquestra que produzia dentro de si todos os sons e. transgredir. Hoje ele busca usurpar o louvor e adoração que é devida somente a Deus. 3). creio que havia uma réplica desse jardim aqui na Terra. violar. Como em toda verdade há um paralelo. regra ou princípio sagrado. Deus lançou Satanás fora de Sua morada. As pedras preciosas citadas mais adiante.b) Ezequiel 28:12 “Tu és o sinete da perfeição. . responsável por guardar a adoração a Deus. Profanar: Tratar com irreverência as coisas sagradas. sábio e formoso (v. cheio de sabedoria e formosura”. degradar. (Novo Dicionário Aurélio). Quando quis ser como Deus. por ele haver profanado a sagrada habitação de Deus e declarou-lhe a condenação eterna (Ap 20:7-10). são as mesmas aqui na Terra. no jardim de Deus. 13). descongregar. fazer mau uso de. etc. juntamente com o coral de anjos. tentou usurpar a adoração devida ao único Deus e promoveu a exaltação do seu próprio ego. Ele foi criado perfeito. como maestro dirigia a adoração a Deus. Esse jardim era o celestial e ele vivia no meio de várias pedras preciosas. c) Ezequiel 28:14 Lúcifer era um querubim ungido. Ele é revelado como mais sábio que Daniel (v. infringir norma. Esse anjo estava no Éden. pois Deus nunca atribuiu a qualquer ser humano todos esses atributos. Há muitos estudiosos que concordam que este querubim tinha como que instrumentos musicais dentro de si e regia o coral de anjos. pois não havia segredo que pudesse se ocultar dele. Tratava-se de um ser angelical. todos os adornos e encaixes foram feitos de ouro para serem usados no dia de sua criação. violar a santidade. Mas houve um dia em que se achou iniquidade em seu coração.

12-20 "Eu subirei acima das estrelas" . pois os inimigos querem saber o que Deus está revelando à Sua igreja. quando em seu coração desejou ser igual ao Criador (Ezequiel 28: 16-17).Na sua caída.usurpando a Glória de Deus. ou seja. Satanás não é onisciente como Deus. Lúcifer se tornou satanás e os anjos que caíram com ele tornaram-se demônios.ele queria ocupar o céu. não devemos ignorá-lo ou subestimá-lo.Seu desejo era ser possuidor do céu e da terra. Satanás induziu o homem a ter os mesmos sentimentos que ele tem para levá-lo a queda.ele ambicionava governar todo universo que pertence somente a Deus. pois o seu conhecimento e astúcia ultrapassam a do . foram expulsos dos céus. sempre tentará levar o homem a se rebelar ou decepcionar-se com o Criador. por isso fica a espreitar os filhos de Deus. Lúcifer se tornou satanás ou diabo. São os pecados que Deus mais abomina e produzem a queda: orgulho e soberba. Em resumo.Isaías 14.A queda Seu pecado . A queda de Lúcifer deu-se por causa do orgulho e da soberba. principalmente os "profetas" (que recebem revelações de seus pensamentos.Esta é a estratégia dele. o seu fulgor era tão intenso que maculou a sabedoria que Deus lhe havia dado. foram lançados por terra. Ao tratar com nosso inimigo não devemos ter medo.João 16:13). a morada do próprio Deus”. “eu serei como o altíssimo” . "subirei acima das nuvens" . Contudo. Após a sua caída. havia uma legião de anjos que debaixo de seu comando também se rebelaram contra Deus e com isso. O cristão sábio é aquele que sabe fechar a sua boca. o inimigo lança outro sentimento: o de revoltar-se contra Deus. planos e estratégias e acerca das coisas do futuro através do Espírito Santo . pois o Senhor Jesus já o derrotou na cruz do calvário. Satanás não estava só. É necessário muita prudência no falar e jamais revelar o que Deus disse antes do tempo e para qualquer pessoa. Orgulhou-se de sua formosura e inteligência. Quando o homem cai. Lúcifer desejava no seu coração estabelecer um trono acima do trono de Deus e o Seu lugar ou no mínimo ser igual a Deus.

Quando adoramos a Deus enfraquecemos o exército do inimigo. Lúcifer. Exemplo: Tiro. Is 14:12 . cujo nome não está registrado biblicamente. Ele tornou-se o verdadeiro governante das nações e usou os homens que estavam no poder para executar as suas intenções. anjo de luz). Lc 1:19. um terço dos seres angelicais quiseram segui-lo (Ap. Lc 1:26 . Os demônios existem e são fartamente afirmados na Bíblia. Egito. Quando satanás foi lançado fora.MIGUEL (Dn 10:13.mensageiro de boas novas). Há aqueles que governam as nações e continentes como também os que fazem trabalhos mais imundos. Dn 9:21. Quando Satanás caiu do Céu. Uma terça parte do céu ficou vaga com a queda de Lúcifer. porque era portador de uma magnífica luz (no grego: "phosphorus"). PRINCIPAIS ANJOS . ele quer roubar toda a adoração que pertence a Deus. ele carregou consigo a terça parte dos anjos (Ap 12:3 e 9). Babilônia. . Hoje o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:24). Estrela (Ap 1:20) refere-se a anjo e satanás foi chamado na vulgata (em latim).LÚCIFER (Ez 28:11-19. Ele tem poder e é sagaz. 12:4) e ele possui um verdadeiro exército organizado com diversos escalões. Os homens entregaram-lhe o governo de suas nações e estas foram destruídas por Deus.guerreiro).GABRIEL (Dn 8:16. Jd 9. Deus nos criou para adorá-Lo.estrela da manhã. . Dn 12:1. Por isso Satanás sempre busca tirar a adoração que é devida a Deus para . etc. foi a partir dele que surgiu a idolatria. Satanás busca a adoração para si. de Lúcifer antes da queda. Ap 12:7 .homem. só podemos vencê-lo através do Senhor Jesus Cristo e na dependência do Espírito Santo que no dá o poder e autoridade para vencermos a batalha. foi jogado a terra e enfraquecia as nações.

Na idolatria encontramos a falsa "Maria". d) Ela tem um governo centralizado e é controlada para uma hierarquia humana. imagens.O PRINCIPADO DA IDOLATRIA I Sm 15:23. etc. Como detectar a idolatria a) Ela vem atrelada ao espírito de religiosidade. O que é idolatria? É tudo aquilo que tira Deus do centro. b) Ela é estabelecida nos templos. objetos. Ela foi trazida para o Brasil pelos portugueses desde o descobrimento. DESTRUINDO AS FORTALEZAS . dinheiro. I Co 10:14-21 A idolatria é um sistema satânico que tem operado na Igreja através dos séculos com o fim de derrotá-la. mesmo que seja por meios enganosos: ídolos.si. A idolatria é operada através dos principados que são espíritos do primeiro escalão que se revoltaram contra Deus. c) Ela é formal e litúrgica. . Gl 5:20. junto com Lúcifer (Satanás). chamada Rainha do céu. A idolatria é representada por Roma e na Bíblia a chamamos de Babilônia.

Sl 149:2 . Sl 149:3 . Veja: • • • Sl 149:1 . ou seja. A primeira visão do homem foi a glória do seu Criador.mas sem poder. Ap 5:6-14 . Veja a influência na Igreja: 1) Um culto litúrgico . ele começou a sua trajetória com adoração (Ap 22:4-9). Satanás disputa o lugar de Deus no coração dos homens. Toda a criatura e coisas no céu e na terra em meio ao incenso acumulado nas taças fará subir a indescritível adoração. sutil e vem com meias verdades. 5) Ausência de liberdade.seguindo um roteiro sem a dependência Espírito Santo. do .Danças. O salmo 149 comprova que a adoração é a nossa arma.A adoração dos santos na terra está sendo armazenada na sala do trono.Alegria.Cânticos novos. 2) Aparência de piedade . Quando as taças forem derramadas o Cordeiro tomará o livro da nossa redenção.e) Ela é visível. seus adeptos são facilmente identificáveis.Ele busca levar os santos ao pecado afim de que sua adoração a Deus não seja aceitável. 4) Congregação expectativa em vez de adoradora. Como enfrentar e combater esse principado Adoração A arma da igreja para acabar com esse principado é a adoração. da celebração. Como a idolatria afetou a igreja Ela afetou a igreja degenerando a asa do grupo grande. f) Ela é velada. 3) Rituais .em vez de experiência.

controlando os líderes.O PRINCIPADO DA FEITIÇARIA Is 47. tanto da igreja quanto das famílias. E por fim. Ex: subir escadarias de joelhos. Ex. Sl 149:8 . torpeza sexual.foi sacerdotisa direta de Baal. ele libera mentira da boca dos profetas a liderança. Sl 149:6 . O espírito de Jezabel é responsável pela mistura do santo com o profano (I Rs 18:21). ir de uma cidade para outra à pé. rei de Israel. Esse principado difunde o culto a Baal com a imoralidade. DESTRUINDO AS FORTALEZAS . A feitiçaria é a manifestação do espírito de Jezabel e no Brasil é chamada de Iemanjá (rainha das águas). . votos de castidade.Prende em cadeias os inimigos. Sl 149:5 . presentes favorecendo a soberba e a altivez dos líderes.: Na vida de Davi e de seu filho Salomão (foi esse espírito que os atacou).Humildade.Jezabel A feitiçaria é um poderoso principado que age para macular a santidade de Deus. etc. Jezabel foi esposa de Acabe. sensualidade. com bajulações.Vinga os inimigos. Sl 149:7 . Ele ataca os sacerdotes e profetas e as famílias com espírito de manipulação. espalha difamações entre os servos de Deus. Jezabel .pagar promessas e votos através de sacrifícios.Na palavra.Na família. sacrifício humano. tanto na família como no ministério.Trás o juízo de Deus.um tipo de principado . Sl 149:9 .• • • • • • Sl 149:4 . II Rs 9:30-37 . Transforma as mulheres em verdadeiros instrumentos de destruição. Esse principado foi trazido para o Brasil pelos escravos africanos. Produz a autoflagelação .

Como a feitiçaria se manifesta • • • • • • • Através da imoralidade. A feitiçaria ataca a asa pequena da igreja (casas. Como vamos enfrentar a imoralidade se convivemos com ela? . Entram em contato com o mundo dos espíritos. Libertar e restaurar as famílias. uma preocupação constante de não macular o templo do Espírito Santo de Deus (nosso corpo). É grosseira. A feitiçaria tem um culto com manifestação sobrenatural. A santidade expulsa a imoralidade. Operam no culto. Nas casas (a idolatria é nos templos). Através da restauração do altar de Deus nas casas. Como a igreja combate e vence esse principado 1. A feitiçaria tem seus centros independentes e é diretamente controlada por entidades incorporadas. definida. onde se reúnem homens e mulheres com o propósito de arrancar as vidas que estão escravizadas por esse principado. É nas casas que se infiltram a imoralidade através dos filmes pornográficos. orgias e toda sorte de torpeza.devemos estar em uma busca diária e uma sede de ter comunhão com o Espírito Santo. com aparência sexual. Através da santidade . É nas casas que se reúnem os grupos espíritas para fazer a "falsa caridade". 2. grupos caseiros) • • • É nas casas que se levantam os chamados terreiros de macumba. a isso chamamos células.

Jesus viveu uma vida de santidade.novelas. músicas e danças indecentes.O diabo se infiltrou dentro das casas com altares falsos: televisão . todas as áreas do caráter de Jesus eram governadas pelo Espírito Santo. filmes malignos. Sem santidade não somos capazes de vencer o principado da feitiçaria. desenhos.. esoterismo. incenso. centros espírita. Deus também quer que isso ocorra conosco.. Devemos fazer uma limpeza nos lares e levantar o altar de Deus. . terreiros de macumba. prostituição.

Centres d'intérêt liés